Academic literature on the topic 'Paisagem (teoria)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Paisagem (teoria).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Paisagem (teoria)"

1

Leite, Julieta Maria Vasconcelos, and Rafaela Rodrigues Alves Souza. "Teoria da paisagem em cadernos de bordo: uma experiência no ensino de arquitetura e urbanismo." Paisagem e Ambiente, no. 37 (July 26, 2016): 181. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i37p181-196.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta os resultados de uma experiência pedagógica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na disciplina de Tópicos Especiais em Teoria III. A disciplina visa introduzir ao aluno noções de teoria da paisagem. Parte-se da noção de que nós somos integrantes da paisagem e, por isso, seu entendimento fundamenta-se na percepção e na experiência, englobando aspectos subjetivos. A experiência pedagógica consolida-se no exercício do Caderno de Bordo, elaborado individualmente pelos alunos, onde as suas reflexões são apresentadas de maneira associada a fotografias ou desenhos de paisagens produzidas por eles. A análise dos Cadernos revela maior sensibilização dos alunos em relação à paisagem, despertando olhar crítico sobre o pensar e construir paisagens e fornecendo bases que auxiliam no desenvolvimento de seus projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Manosso, Fernando Cesar. "INTEGRAÇÃO VERTICAL E HORIZONTAL DA PAISAGEM, UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DA PAISAGEM." Ensaios de Geografia 2, no. 4 (February 24, 2014): 67. http://dx.doi.org/10.22409/ensaiosgeo2013.v2i4.a21940.

Full text
Abstract:
Na ciência geográfica, utilizando a paisagem como categoria de análise e interpretação do espaço, requer o entendimento de interações entre a estrutura geoecológica e os sistemas sócio-culturais e econômicos, que apresentam-se de difícil percepção, no entanto, este método pode se mostrar bastante eficiente no âmbito da compreensão da dinâmica da superfície, que está sujeita às diferentes combinações entre os agentes atmosféricos, litosféricos, biológicos e antrópicos. Este trabalho aborda a teoria da paisagem enquanto importante ferramenta para a interpretação holística do espaço geográfico, reconhecendo suas estruturas horizontais e verticais, utilizando-se de alguns exemplos práticos, que mostraram-se eficientes, na abordagem integrada, resultando na identificação de unidades de paisagem no território, dotadas de uma estrutura e funcionamento próprio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

de Oliveira Costa Junior, José, Noemi Sutil, and João Amadeus Pereira Alves. "Paisagens sonoras, música e industria cultural: problematização na formação inicial de professores de física." Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias 14, no. 2 (July 31, 2019): 322–39. http://dx.doi.org/10.14483/23464712.13852.

Full text
Abstract:
Neste trabalho são explicitadas considerações sobre atividades educacionais envolvendo análise de paisagens sonoras, música e indústria cultural, desenvolvidas com estudantes de um curso de Licenciatura em Física, numa instituição de Ensino Superior na cidade de Curitiba, estado do Paraná, Brasil, em 2016. Este trabalho possui fundamentos na Teoria Crítica, conforme proposições de Theodor Adorno, na teoria da ação dialógica, de Paulo Freire, e em estudos de paisagens sonoras, de acordo com Raymond Murray Schafer. As ações compreendidas neste trabalho agregaram a identificação e a caracterização de elementos de paisagem sonora e música, com estabelecimento de relações com a indústria cultural. Nesse contexto foram constituídos dados por meio de observação direta, com registros escritos em diário de campo e gravações em áudio, assim como produções escritas dos participantes. Esses dados foram analisados conforme pressupostos e características de análise de conteúdo apresentada por Laurence Bardin. Entre os resultados podem ser destacados avanços em relação ao desenvolvimento de percepção auditiva, aprendizagem de conteúdos de Física, críticas à paisagem sonora observada, aspectos musicais e reflexão em relação às imposições da indústria cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sebastião, Guilherme. "A paisagem como forma simbólica: uma análise da teoria da paisagem de Anne Cauquelin." ARS (São Paulo) 19, no. 41 (April 30, 2021): 492–521. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.174769.

Full text
Abstract:
No ensaio A invenção da paisagem, a filósofa Anne Cauquelin investiga possíveis relações entre a produção imagética ocidental no gênero paisagem e a percepção visual do espaço como paisagem. Compreendendo a paisagem como uma peculiar forma simbólica, a filósofa defende que sua percepção resulta de um perene processo de aprendizagem que cria tanto a existência da paisagem como objeto da sensibilidade quanto as condições específicas para sua identificação com a realidade. Este artigo procura apresentar como o conceito de forma simbólica aparece e se desdobra em A invenção da paisagem, destacando o recorte referencial e a articulação autoral de Cauquelin diante da origem neokantiana do conceito em Ernst Cassirer e de sua retomada na história da arte por Erwin Panofsky.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fernandes, Ana Caroline Voltolini, and Luiza Liene Bressan da Costa. "Imaginário, memórias e paisagens em poemas de Cora Coralina e Carlos Drummond de Andrade." Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários 43, no. 2 (December 29, 2023): 178. http://dx.doi.org/10.5433/1678-2054.2023vol43n2p178.

Full text
Abstract:
Este artigo discute, a partir dos pressupostos teóricos do imaginário, o universo da paisagem poética em “Becos de Goiás”, de Cora Coralina e “Cidadezinha qualquer” de Carlos Drummond de Andrade. Procuramos desenvolver argumentos de que as paisagens expressas no conteúdo poético e o imaginário constituem recursos simbólicos a serem considerados nos textos analisados. Compreendemos que o Imaginário potencializa as paisagens ao trabalhar a potência simbólica revelada pela memória da poeta e do poeta. Nossos estudos estão ancorados na teoria do Imaginário de Durand (2002), nos estudos de Topofilia de Tuan (1974) e também em estudos da memória. Compreendemos a paisagem como linguagem simbólica a expressar múltiplas interpretações, dialogando com a memória e com o imaginário numa estreita teia de relações transdisciplinares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sebastião, Guilherme Guimarães. "Como transformar prédios em montanhas." ÎANDÉ : Ciências e Humanidades 5, no. 1 (April 5, 2021): 73–87. http://dx.doi.org/10.36942/iande.v5i1.219.

Full text
Abstract:
No ensaio A Invenção da Paisagem (1990), a filósofa francesa Anne Cauquelin discute a percepção do espaço investigando possíveis relações entre a produção imagética ocidental no gênero “paisagem” e a percepção visual humana, num percurso que problematiza o estatuto da paisagem como análogon da natureza. Para Cauquelin, o advento da paisagem como imagem e como percepção peculiar resulta de um processo de educação da sensibilidade que é articulado em dois movimentos: o entrelaçamento da ação perceptiva com um paradigma imagético culturalmente constituído, especialmente pela pintura renascentista, e o ajuste dos dados sensoriais a tal estrutura cultural. A conclusão de Cauquelin é que perceber a paisagem é, acima de tudo, compô-la. Segundo a autora, a paisagem urbana, aparente contraponto da dobra que produz a paisagem-natureza, ressalta o caráter criativo intrínseco à noção de paisagem, uma vez que nela são utilizados os mesmos recursos de percepção acionados ante o lirismo de um bosque europeu ou a imponência das montanhas. O interesse deste estudo é utilizar as teses apresentadas por Cauquelin para analisar as paisagens urbanas produzidas pelo fotógrafo brasileiro Nelson Kon a fim de tentar responder à seguinte questão: podemos, com a teoria de Cauquelin, compreender quando a paisagem urbana surge para nós, citadinos do século XXI, e em que momento ela se dissipa diante de nossos olhos?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rebelo, Helena. "Da paisagem à paisagem linguística como património ou da prática à teoria: para uma tipologia da paisagem linguística." Confluência 1, no. 60 (December 9, 2020): 198. http://dx.doi.org/10.18364/rc.v1i60.395.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Monteiro Filho, Paulo De Alencar, Marcio Rodrigues Silva, William Ferreira Da Silva, and Roberta Costa Rocha. "DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS: ANALISANDO AS PAISAGENS DO URBANO NO MUNICÍPIO DE JATAÍ (GO)-2013." Boletim de Geografia 33, no. 3 (March 24, 2016): 121. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v33i3.22649.

Full text
Abstract:
A segregação socioespacial é um fenômeno que vem se tornando cada vez mais notório nas cidades brasileiras, sua materialidade atinge não somente os grandes centros urbanos, tornando-se uma paisagem usualmente comum inclusive em cidades pequenas. A desigualdade social aliada ao processo natural do sistema capitalista, provoca um estrangulamento social que obriga a uma (re)organização do espaço urbano, gerando acentuadas discrepâncias nas paisagens das cidades. O objetivo deste trabalho é demonstrar por meio da paisagem, a materialização da estratificação social, evidenciando os contrastes do lugar de morada em três bairros do município de Jataí-GO. O caminho seguido no presente estudo articula a teoria com os dados de trabalho de campo: fotografias e mapeamento das aéreas que apresentaram acentuadas discrepâncias em suas paisagens. Por fim, percebe-se que a paisagem está para além do visível, ou seja, há uma história na sua constituição, a qual nos leva a compreender um pouco mais sobre seu estado material, mesmo entendendo que a análise do espaço urbano, consiste em uma complexa avaliação de vários fenômenos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

De Araujo Silva, Fernando Henrique, and Izabelli De Pieri Santos. "Análise comparativa do cenário ambiental em dois córregos com estruturas paisagísticas diferentes - parâmetros para a determinação da qualidade da água." Geografia em Atos (Online) 2, no. 9 (March 21, 2019): 93–104. http://dx.doi.org/10.35416/geoatos.v2i9.6353.

Full text
Abstract:
O objetivo principal desse trabalho materializa-se na tentativa de proporcionar uma análise integrada do cenário ambiental a partir do que apresenta a paisagem dominante no médio curso de dois córregos localizados no município de Santo Anastácio-SP. A escolha das áreas bem como a orientação teórica e metodológica partiu da ideia de utilizar os conceitos que descrevem a taxionomia de paisagens desenvolvida por Bertrand na teoria dos geossistemas para classificar as unidades paisagísticas delimitadas em campo. A partir de então utilizando a paisagem como ponto de partida foi diagnosticada e interpretada à qualidade da água nos trechos analisados nos dois córregos em questão: córrego Sete de Setembro e córrego do Ruani.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pellegrino, Paulo R. M. "Pode-se Planejar a Paisagem?" Paisagem e Ambiente, no. 13 (December 10, 2000): 159. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i13p159-179.

Full text
Abstract:
A aplicação dos princípios da ecologia da paisagem no planejamento e projeto paisagístico pode integrar esquematicamente todas as dimensões na paisagem que são espacialmente explícitas, como a cultural, estética e socioeconômica com a dimensão ambiental. Estes princípios oferecem uma teoria e uma evidência empírica para o entendimento e comparação entre diferentes configurações espaciais, que nos permite enfrentar a questão central: qual é o arranjo ótimo do uso do solo numa paisagem?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Paisagem (teoria)"

1

Maria, Yanci Ladeira. "Paisagem: cultura-natureza em perspectiva. Uma abordagem trajetiva do conceito de paisagem." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-06012017-110558/.

Full text
Abstract:
Esta tese tem como intuito realizar uma abordagem teórico-conceitual da paisagem, a partir de uma proposta de ampliação epistemológica deste conceito. Para tanto, pretende-se alargar a concepção moderna da paisagem pautada na dicotomia entre cultura e natureza, por meio da abordagem trajetiva deste conceito, que engendra o conceito de paisagem trajetiva. Esta perspectiva não se pauta mais nos paradigmas de cisão entre sujeito e objeto, natureza e cultura, mas sim, na imbricação e interrelação representadas pelo termo cultura-natureza. Este debate é fundamentado por uma articulação interdisciplinar entre geografia, teoria do conhecimento, filosofia da paisagem, antropologia e, especialmente, por um debate teórico contemporâneo que permeia estes campos e procura dissolver os dualismos da modernidade.
This thesis intends to conduct a theoretical and conceptual approach to landscape, proposing an epistemological extension of this concept. Therefore, by approaching the concept of the trajectivity of landscape, it proposes to expand the modern conception of landscape based on the dichotomy culture and nature. This perspective does not rely anymore on the paradigms of the disconnection between subject and object, nature and culture, but in the interrelation represented by the term culture-nature. This debate is based on an interdisciplinary narrative involving geography, theory of knowledge, landscape philosophy, anthropology, and especially, a contemporary theoretical debate that permeates these fields, in an effort to dissolve the dualisms of modernity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pacheco, Rodrigo da Cunha. "Kant e os fundamentos epistemológicos da teoria geográfica da paisagem: possibilidades e limitações." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-17112015-122106/.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa busca analisar a filosofia crítica kantiana com dois objetivos básicos: identificar sua articulação com a visão de geografia promovida por Kant através do seu curso de geografia física e determinar os aspectos positivos e negativos que ela oferece para a fundamentação epistemológica do atual paradigma geográfico da paisagem. A hipótese inicial foi que a filosofia crítica poderia embasar a discussão a respeito da fundamentação epistemológica de uma teoria geográfica da paisagem. Ela encontrou que o filósofo teve um intenso relacionamento com o conhecimento geográfico do seu tempo, o qual contribuiu para a formulação de sua filosofia crítica, já que forneceu a fundamentação empírica para suas reflexões. O debate filosófico intenso que Kant provocou, todavia, não se repetiu no campo geográfico. Sua leitura geográfica da paisagem procurava relacionar os elementos no espaço, como as características dos habitantes e seus climas. Não obstante, ela era cheia de limitações devido a sua preferência por uma abordagem universalista e normativa das sociedades, como os pesquisadores fazem no campo das ciências naturais. Sua concepção histórica da sociedade não era suficiente. Esta pesquisa defende que o resultado do método de abordagem geográfica de Kant era falho em alguns aspectos. Ele ignorava o contexto histórico no qual as pessoas viviam e fornecia uma educação geográfica falha, a qual promovia certo determinismo e intolerância racial, como seu curso de geografia física e outros trabalhos indicam. O filósofo reservou um lugar para a geografia em sua arquitetônica do conhecimento, mas não procurou desenvolvê-la ao nível científico. Apesar disso, sua filosofia influenciou outros personagens que viriam a contribuir ativamente para o desenvolvimento da geografia científica e a formação do paradigma geográfico da paisagem. É importante perceber que sua filosofia crítica tem importantes reflexões sobre as características do conhecimento científico e a posição do homem na natureza. Essas questões são relevantes para auxiliar na análise epistemológica da geografia. Este trabalho demonstra ainda que a filosofia crítica kantiana pode contribuir mesmo atualmente para o desenvolvimento do paradigma geográfico da paisagem em seu campo epistemológico, não obstante as limitações do filósofo como um geógrafo (ou mesmo como um cientista social). Esta contribuição pode ser positiva (pela apropriação de alguns raciocínios por ela oferecidos) e negativa (encontrando seus erros e buscando superá-los).
This research seeks to analyze the Kantian critical philosophy with two basic aims: to identify its articulation with the view of geography Kant promoted through his course of physical geography and to determine the positive and negative aspects it offers to the epistemological foundation of the current geographical landscape paradigm. The initial hypothesis was that the critical philosophy could base the discussion about the epistemological foundation of a geographical landscape theory. It found that the philosopher had an intense relationship with the geographical knowledge of his time, which contributed to the formulation of his critical philosophy, since it provided empirical foundation for his reflections. The intense philosophical debate Kant provoked, however, did not repeat in the geographical realm. His geographical reading of landscape sought to relate elements on the space like the characteristics of the inhabitants and their climates. Nevertheless, it was also full of limitations due to his preference for a Universalist and normative approach of societies, as researchers do in the field of natural sciences. His historical conception of society was not enough. This research defends that the result of Kant´s geographical method of approach was defective in some aspects. It ignored the historical context that people lived and provided a flawed geographical education, which promoted even certain determinism and racial intolerance, as his course of physical geography and other work sindicate. The philosopher reserved a place for geography in his architectonic of knowledge, but did not seek to develop it to the scientific level. Nonetheless, his philosophy influenced other characters that would actively contribute to the development of scientific geography and with the formation of the geographical landscape paradigm. It is important to realize that his critical philosophy has important reflections about the characteristics of the scientific knowledge and the position of man in nature. These issues are relevant to assist in the epistemological analysis of geography. This work still demonstrates that the Kantian critical philosophy can contribute even today to the development of the geographical landscape paradigm in its epistemological field, despite the limitations of the philosopher as a geographer (or even as a social scientist). This contribution can be positive (by the appropriation of some reasoningsit offers), and negative (finding its mistakes and searching to overcomethem).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Maria Amélia da Fonseca dos. "Teoria e prática de projecto em arquitectura paisagista." Doctoral thesis, Universidade de Évora, 2017. http://hdl.handle.net/10174/21344.

Full text
Abstract:
A presente tese incide sobre o projecto de arquitectura paisagista, considerando as vertentes teóricas e práticas que o integram. A arquitectura paisagista como disciplina de síntese, é informada por múltiplos conhecimentos e saberes: das ciências da terra e da vida, das ciências sociais e humanas, das técnicas e das artes. Como disciplina eminentemente prática, a arquitectura paisagista - à semelhança de outras disciplinas projectuais - apoia-se no projecto como tradução da prática profissional e como meio para a edificação e reforço do seu corpo disciplinar, teórico e prático. A prática de projecto, reveladora do campo experimental, é um meio para a experimentação teórica e, simultaneamente, a principal fonte dos conteúdos disciplinares teóricos. Esta tese, através da apresentação de doze projectos de arquitectura paisagista, pretende contribuir para o aprofundamento dos aspectos teóricos e práticos que orientam a concretização do projecto de paisagem. A reflexão sobre o estabelecimento e amadurecimento da base teórica e prática, aplicada ao projecto, poderá contribuir para a clarificação do papel da arquitectura paisagista na actualidade, dos seus métodos, processos e objectivos; ABSTRACT: This thesis focuses on the design aspect in landscape architecture, considering both its theoretical and practical basis. Landscape architecture as a discipline of synthesis is informed by multiple fields of knowledge and expertise: from engineering and earth sciences, to social and human sciences and arts. As an eminently practical discipline, landscape architecture - like other design disciplines - supports the design as a translation of the professional practice and as a means for building and strengthening its disciplinary body, both in its theoretical and practical aspects. As a notable example of the experimental method, the design practice is a means for testing its theoretical base while simultaneously being the main source of theoretical advances. This thesis, through the detailed analysis of twelve distinct projects, aims to broad the theoretical and practical basis that guide the implementation of project in landscape architecture. By reflecting on the establishment and maturation of the theoretical and practical basis applied to the design, this thesis aims to contribute to the clarification of the role of landscape architecture in the present time, of its methods, processes and objectives.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa, Carla Santos da. "Outras paragens: paisagem e inf?ncia em Manuel da Fonseca." Universidade Estadual de Feira de Santana, 2016. http://localhost:8080/tede/handle/tede/481.

Full text
Abstract:
Submitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2017-07-13T21:11:39Z No. of bitstreams: 1 DISSERTA??O Carla Vers?o Final- PDF.pdf: 730252 bytes, checksum: 8f7b5c94bb0682c60e27ee7d4821d8be (MD5)
Made available in DSpace on 2017-07-13T21:11:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTA??O Carla Vers?o Final- PDF.pdf: 730252 bytes, checksum: 8f7b5c94bb0682c60e27ee7d4821d8be (MD5) Previous issue date: 2016-03-28
Funda??o de Amparo ? Pesquisa do Estado da Bahia - FAPEB
The present study proposed the reading of some of the short stories in Aldeia Nova (1942) and O Fogo e as Cinzas (1953) from the Portuguese writer Manuel da Fonseca. These analysis were developed under two principal interpretative plots: the representation of landscape and childhood. To do so, we had as pretension evaluate how the landscape, in the author?s narratives, acquires symbologies that link to the inseparable relation between the man and environment, his subjectivity and the physical space that surrounds him, relation that says much about the imaginary and the identity of these individuals. In a similar way we attend to the symbolic weight attributed to the infant characters and how they conceive the transit from childhood to grown up life, as well as the losses, the fears and frustrations. With this intention, we localize the production of Manuel da Fonseca in the social-historic context of Portugal in the beginning of the Twentieth century, having as initial point the imaginary of heroic greatness that borders all the Lusitanian history, until we come to the context of the Salazar dictatorship and its issues. Among them, the abandonment of small rural communities and the muting of these communities? individuals, aspects that show up in Manuel da Fonseca?s writing as commitment, placing him in the context of Portuguese Neorealism intentions, with denunciations that, imbricated in his productions that distance the plots of his authorship from the problematic propagandistic writing.
O presente estudo prop?s leituras de alguns contos das colet?neas Aldeia Nova (1942) e O Fogo e as Cinzas (1953) do escritor portugu?s Manuel da Fonseca. Essas an?lises foram desenvolvidas sob dois motes interpretativos: a representa??o da paisagem e da inf?ncia. Para isso, tivemos como pretens?o avaliar como o cen?rio, nas narrativas do autor, ganha simbologias que apontam para a rela??o indissoci?vel entre o homem e o meio, sua subjetividade e o espa?o f?sico que o rodeia, rela??o que diz muito sobre o imagin?rio e a identidade desses indiv?duos. De modo semelhante atentamos para a carga simb?lica atribu?da ?s personagens infantis e como elas concebem o tr?nsito da inf?ncia para a vida adulta, assim como as perdas, os medos e as frustra??es. Com essa inten??o, localizamos a produ??o de Manuel da Fonseca no contexto s?cio-hist?rico de Portugal no in?cio do s?culo XX, tendo como ponto de partida o imagin?rio de grandeza heroica que margeia toda a hist?ria lusitana, at? chegarmos ao contexto da ditadura salazarista e suas problem?ticas. Dentre elas, o abandono das pequenas comunidades rurais e o silenciamento dos discursos dos indiv?duos do campo, aspectos que aparecem na escrita de Manuel da Fonseca como um comprometimento, localizando-o no contexto das inten??es do Neorrealismo portugu?s, com den?ncias, que, imbricadas em suas produ??es distancia os enredos de sua autoria da problem?tica escrita panflet?ria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Sandro Damião Ribeiro da. "Delimitação de unidades da paisagem do litoral setentrional potiguar e adjacências." PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA, 2018. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25503.

Full text
Abstract:
Submitted by Automação e Estatística (sst@bczm.ufrn.br) on 2018-07-02T20:06:20Z No. of bitstreams: 1 SandroDamiaoRibeiroDaSilva_DISSERT.pdf: 8546219 bytes, checksum: f2ac354cbd9b7f178a5998164d944f57 (MD5)
Approved for entry into archive by Arlan Eloi Leite Silva (eloihistoriador@yahoo.com.br) on 2018-07-05T11:57:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SandroDamiaoRibeiroDaSilva_DISSERT.pdf: 8546219 bytes, checksum: f2ac354cbd9b7f178a5998164d944f57 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-07-05T11:57:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SandroDamiaoRibeiroDaSilva_DISSERT.pdf: 8546219 bytes, checksum: f2ac354cbd9b7f178a5998164d944f57 (MD5) Previous issue date: 2018-02-27
A Geografia se caracteriza por ser uma ciência dotada de uma ampla capacidade de apreensão de conhecimento do mundo. Estando situada numa encruzilhada entre as ciências básicas e aplicadas, por um lado, e naturais e sociais, por outro, ela busca trabalhar, no seu âmago, com a complexa, dinâmica e eminente relação entre homem e natureza. Desde os pensadores clássicos, como por exemplo, Alexander Von Humboldt e Élisée Reclus, este pensamento (sistêmico/integrado) permeia os estudos basilares que acabaram sendo responsáveis pelo enriquecimento epistemológico da ciência geográfica. Contudo, a extrema especialização da Geografia, pautada, sobretudo, na dicotomia entre Geografia Física e Humana, enfraqueceu o seu campo teórico nos séculos XIX e XX, o que veio a ser superado, ainda no mesmo século, pelo retorno do pensamento sistêmico, através de novas formulações como a Teoria Geral dos Sistemas, proposta por Ludwig von Bertalanffy. Esta teoria foi o pano de fundo para a concepção geossistêmica, fundada por Viktor Sochava e Georges Bertrand, que aliou-se ao conceito de paisagem para a formulação de uma Geografia Física Global, a qual está atrelada, intrinsecamente, aos objetos de estudo desta dissertação. Tomou-se, aqui, como parâmetro fundamental, as reflexões de Bertrand e de Souza no que tange às características desta delimitação de unidades da paisagem. Partindo dessa perspectiva, este estudo teve como objetivo elaborar a delimitação de unidades da paisagem do Litoral Setentrional do estado do Rio Grande do Norte e Áreas Adjacentes. Utilizando-se de uma metodologia orientada pelos aspectos físicos/fisionômicos da área estudada, buscou-se trabalhar com a escala de 1:50.000, na qual a taxonomia das geofácies foi priorizada. Para tanto, foram utilizadas as técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, por meio da vetorização de dados cartográficos e imagens de alta resolução, em conjunto com trabalhos de campo. Como resultados definitivos, destaca-se, primeiramente, a caracterização detalhada dos aspectos físicos de toda a área delimitada. Ademais, foi realizado o mapeamento de 17 (dezessete) geofácies, que foram analisadas, no que concerne as suas características físicas, bem como no apontamento de suas potencialidades, fragilidades e peculiaridades.
Geography is characterized by being a science endowed with an ample capacity of apprehension of knowledge of the world. Being situated at a crossroads between the basic and applied sciences, on the one hand, and natural and social, on the other, it seeks to work at its core with the complex, dynamic and eminent relationship between man and nature. Since the classical thinkers, for example, Alexander Von Humboldt and Élisée Reclus, this (systemic/ integrated) thinking permeates the basic studies that ended up being responsible for the epistemological enrichment of geographic science. However, the extreme specialization of Geography, based mainly on the dichotomy between Physical and Human Geography, weakened its theoretical field in the XIX and XX centuries, which came to be overcome, even from the same century, by the return of systemic thinking, through new formulations such as the General Theory of Systems proposed by Ludwig von Bertalanffy. This theory was the background for the geosystemic conception, founded by Viktor Sochava and Georges Bertrand, who allied himself with the concept of landscape for the formulation of a Global Physical Geography, which is intrinsically linked to the objects of study of this dissertation. Here, as a fundamental parameter, Bertrand and Souza reflections on the characteristics of this delimitation of landscape units. Based on this perspective, this study aimed to elaborate the delimitation of landscape units of the Northern Coast of the state of Rio Grande do Norte and Adjacent Areas. Using a methodology oriented by the physical/physiognomic aspects of the studied area, it was tried to work with the scale of 1:50,000, in which the taxonomy of the geofacies was prioritized. Therefore, geoprocessing and remote sensing techniques were used, by means of the cartographic data vectorization and high resolution images, together with fieldwork. As definitive results, it is important to emphasize, first, the detailed characterization of the physical aspects of the entire delimited area. In addition, mapping was performed of 17 (seventeen) geofacies, which were analyzed, regarding their physical characteristics, as well as in pointing out their potentialities, fragilities and peculiarities.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Borba, Guilherme Galuppo. "A paisagem dos lugares. Teoria e práticas na periferia da metrópole paulistana: o caso do Jardim Celeste e entorno." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16135/tde-25072014-153012/.

Full text
Abstract:
Este trabalho aprofunda o estudo da paisagem na periferia da metrópole de modo interdisciplinar, valendo-se de uma perspectiva teórico-prática aplicada ao estudo de caso Jardim Celeste e entorno, São Paulo. O termo composto paisagem dos lugares foi circunscrito e utilizado a fim de enfocar o estudo da paisagem por um viés criativo e crítico, propositivo e transformador, atentando para a totalidade dos processos sociais, culturais e ambientais intrinsecamente relacionados ao objeto de estudo e seu campo empírico. Os conceitos e métodos foram criados ao longo da pesquisa e objetivaram, em última instância, a expansão do conhecimento e a emancipação dos envolvidos; para tanto, uma variedade de métodos e atividades práticas foram organizadas e aplicadas, sendo estas: a observação participante, o mapeamento do substrato do objeto de estudo, entrevistas, questionários, mutirões e oficinas. Em suma, esta dissertação versa sobre novos entendimentos e perspectivas da paisagem na metrópole através do prisma da paisagem dos lugares, as quais convidam a uma postura visual-estético-sensorial sobre o espaço da esfera pública de todos os dias.
This research sought to deepen the study of the landscape in the periphery of the metropolis through an interdisciplinary approach, making use of theories and practices applied to the case study of Jardim Celeste and its surroundings, Sao Paulo. The compound term landscape of places was defined and utilized as a means to focus the study of the landscape on the importance of proposing social transformations through creative and critical thinking. Moreover, the social, cultural and environmental processes inherently related to the study object and its empirical field have been fully considered. The concepts and methods were created as the research progressed and they aimed ultimately at expanding the knowledge and empowerment of those involved in the research. To this end, a variety of methods and practical activities were organized and implemented, such as: participant observation, mapping of the study object and is substrate, interviews, questionnaires, community work and workshops, all of them being participatory. In short, this dissertation examines new understandings and perspectives of the landscape in the metropolis through the prism of the landscape of places, which proposes a visual, sensorial and aesthetic stance on the public spaces of everyday life.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Katia Kayahara da. "ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DA RPPN CISALPINA E ENTORNO A PARTIR DA TEORIA SISTÊMICA." Universidade Federal da Grande Dourados, 2012. http://tede.ufgd.edu.br:8080/tede/handle/tede/364.

Full text
Abstract:
Submitted by Cibele Nogueira (cibelenogueira@ufgd.edu.br) on 2016-06-30T18:07:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) KATIASILVA.pdf: 1614741 bytes, checksum: fe84d5c3776e3ea94aa7f5ac4ab41f51 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-06-30T18:07:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) KATIASILVA.pdf: 1614741 bytes, checksum: fe84d5c3776e3ea94aa7f5ac4ab41f51 (MD5) Previous issue date: 2012-08-31
The Hydroelectric Power Plant Engenheiro Sergio Motta is between São Paulo e Matogrosso do Sul and have a big lake, the formation of this lake and the construction of Hydroelectric Power Plant changed an extensive area, including the area analyzed in this dissertation Private Natural Heritage Reserve - Cisalpine, located in the municipality of Brasilândia-MS and the adjacent areas. One aim of this thesis was to analyze qualitatively the changes occurring after the filling of the lake from the Hydroelectric Power Plant a comprehensive and not piecemeal, for this reason we chose to use the systems theory and the concept of landscape. The work begins with a theoretical discussion, such reflection is important for understanding the discussions throughout the work, especially regarding the concept of landscape, since it is marked by a polysemy.To verify the changes that occurred in the study area after filling the lake Hydroelectric Power Plant, two cards were made from Landsat TM images, for the preparation of this material was used the logarithm NDVI - Normalized Difference Vegetation Index. Besides cartographic material, were also interviewed in the city of Brasilândia-MS, and a photographic survey.
A UHE – Usina Hidrelétrica – Engenheiro Sergio Motta que se encontra entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do sul, possui um extenso lago, a formação deste lago e a construção desta UHE alteraram de diferentes formas uma grande área, incluindo área analisada por esta dissertação que abrange a RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural – Cisalpina, localizada no município de Brasilândia-MS e as áreas adjacentes. Um dos objetivos desta dissertação foi analisar qualitativamente as transformações ocorridas após o enchimento do lago do UHE a partir de uma visão abrangente e não fragmentada, por esta razão optou-se pela utilização da teoria sistêmica e do conceito de paisagem. O trabalho inicia-se com uma reflexão teórica, tal reflexão é importante para o entendimento das discussões realizadas ao longo do trabalho, principalmente a respeito do conceito de paisagem, visto que este é marcado por uma polissemia. Para verificar as mudanças que aconteceram na área estudada após o enchimento do lago da UHE, foram confeccionadas duas cartas a partir de imagens TM do satélite Landsat, para a elaboração deste material foi empregado o logaritmo NDVI – Normalized Difference Vegetation Index. Além do material cartográfico, também foram realizadas entrevistas no município de Brasilândia-MS, e um levantamento fotográfico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Trindade, Veronica Almeida. "Encantos l?ricos da cidade: o urbano e a paisagem ecol?gica em Myriam Fraga." Universidade Estadual de Feira de Santana, 2014. http://localhost:8080/tede/handle/tede/344.

Full text
Abstract:
Submitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2016-06-16T23:58:49Z No. of bitstreams: 1 Ancantos L?ricos da cidade_O Urbano e a paisagem ecol?gica em Miriam Fraga_Veronica Almeida Trindade.pdf: 1110919 bytes, checksum: d9b52b3b546d6b56434a2f4de5774f86 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-06-16T23:58:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ancantos L?ricos da cidade_O Urbano e a paisagem ecol?gica em Miriam Fraga_Veronica Almeida Trindade.pdf: 1110919 bytes, checksum: d9b52b3b546d6b56434a2f4de5774f86 (MD5) Previous issue date: 2014-07-24
Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior - CAPES
Tomando las esquinas y los encantos de la ciudad como bucles que constituyen las parcelas urbanas entre el sujeto y la naturaleza, revelados por las posibilidades de la literatura y tejidos l?ricamente bajo la precariedad y el esplendor de la metr?polis contempor?nea en constante cambio, proponemonos investigar los paisajes construidos en el texto po?tico de Myriam Fraga, con la finalidad de descubrir otros paisajes que nos sirver?n para dar a conocer trav?s de las imagenes urbanas y/o ecol?gicas presentes en su poes?a, adem?s de los caminos recorridos por la ciudad y su proyecci?n en la coyuntura actual en la que discutese sobre los problemas ambientales y el estar en el mundo. Los enfoques metodol?gicos utilizados impregnan por temas abordados com?nmente en la literatura, como el sujeto y la ciudad, el paisaje y el lugar. En este contexto, la lectura y la tesitura de estos versos siguen esbozados por senderos de la ciudad sobresaltado por las percepciones ecol?gicas representados en la l?rica fragueana.
Tomando os cantos e encantos citadinos como malhas que constituem as tramas entre sujeito urbano e natureza, reveladas pelas possibilidades da literatura e tecidas liricamente sob ? precariedade e esplendor da urbe contempor?nea em constante muta??o, nos propomos a investigar as paisagens constru?das no texto po?tico de Myriam Fraga, a fim de descobrir paisagens outras que nos servir?o para descortinar atrav?s das imagens urbanas e/ou ecol?gicas presentes em sua poesia, al?m de ampararmo-nos pelos caminhos percorridos pela cidade e sua proje??o na atual conjuntura em que se problematiza sobre as quest?es ambientais e o estar no mundo. Os caminhos metodol?gicos utilizados perpassam por tem?ticas abordadas t?o comumente na literatura tais como o sujeito e a cidade, a paisagem e o lugar. Nesse contexto, a leitura e a tessitura desses versos seguem delineadas pelas trilhas citadinas sobressaltadas pelas percep??es ecol?gicas representadas na l?rica fragueana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Antonio, Davi Gutierrez [UNESP]. "Comunidades sustentáveis: um estudo de percepção, interpretação e valoração da paisagem mediante o conhecimento tradicional." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012. http://hdl.handle.net/11449/104440.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:33:21Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-01-29Bitstream added on 2014-06-13T21:05:54Z : No. of bitstreams: 1 antonio_dg_dr_rcla.pdf: 2778203 bytes, checksum: 35ac63303320a1ae5297e0606a7d2a8e (MD5)
Este estudo visou compreender as dinâmicas comunitárias pela análise do quilombo Pedro Cubas (Eldoroado/SP), e de que forma ocorre a valoração da paisagem mediante o conhecimento tradicional, possibilitando a busca pelo desenvolvimento territorial sustentável da comunidade. Este trabalho almejou contribuir para essa reflexão, por meio de proposições que contribuíram de forma aplicada para não só elevar a qualidade ambiental, mas também propiciar meios para a construção de uma comunidade que garantisse sua sustentabilidade, mediante aspectos concernentes à sua resiliência cultural e socioecológica, diante de processos acelerados de transformação da paisagem e criação de territorialidades objetivas e subjetivas. O tema proposto apresenta uma complexidade inerente à análise da paisagem, concomitantemente com estudo de comunidades tradicionais, assim, estabelecemos procedimentos capazes de fornecer as respostas necessárias, cujo eixo norteador da pesquisa priorizou uma visão sistêmica e complexa, subdividida em duas matrizes teóricas: o Interacionismo Simbólico, a partir da pesquisa qualitativa, e a Análise da Paisagem. O principal objetivo foi verificar a aplicabilidade do conhecimento ecológico tradicional na sua inter-relação com o conhecimento cientifico, no contexto da construção de comunidades sustentáveis, numa abordagem sistêmica sobre a paisagem, permitindo a visualização das potencialidades e o desenvolvimento de comunidades sustentáveis, na perspectiva de que os membros dessas comunidades se tornem protagonistas do processo. A preocupação que norteou este estudo inseriu-se no âmbito de como a comunidade (coesa socialmente) interage com a paisagem, e como a pluralidade cultural encontra-se ligada à biodiversidade através do conhecimento tradicional ecológico. Assim, observamos que, para...
This study aimed to understand the community dynamics by analyzing the Quilombo Pedro Cubas (Eldoroado / SP), and how is the valuation of the landscape through traditional knowledge, allowing the search for sustainable territorial development of the community. This work craved contribute to this debate, by proposing that contributed applied not only to raise the environmental quality, but also provide the means to build a community that would ensure its sustainability through its resilience aspects concerning cultural and socio-ecological, before accelerated processes of landscape transformation and creation of objective and subjective territoriality. The theme presents an inherent complexity in landscape analysis, concurrently with the study of traditional communities thus established procedures capable of providing the necessary answers, whose guiding principle of research prioritized a systemic and complex, divided into two theoretical frameworks: Interactionism Symbolic, from the qualitative research and Analysis Landscape. The main objective was to assess the applicability of traditional ecological knowledge in their relationship with the scientific knowledge in the context of building sustainable communities, a systemic approach to the landscape, allowing visualization of the potential and the development of sustainable communities in perspective that members of these communities to become protagonists of the process. The concern that guided this study was inserted as within the community (socially cohesive) interacts with the landscape, and how cultural diversity is linked to biodiversity through traditional ecological knowledge. Thus, we observe that, for viability of a sustainable community, we need your center, which unites and amalgamates cohesion and senses / meanings of otherness established, not just... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Antonio, Davi Gutierrez. "Comunidades sustentáveis : um estudo de percepção, interpretação e valoração da paisagem mediante o conhecimento tradicional /." Rio Claro, 2012. http://hdl.handle.net/11449/104440.

Full text
Abstract:
Orientador: Solange T. de Lima Guimarães
Banca: Luiz Augusto Passos
Banca: Pedro de Souza Quevedo Neto
Banca: Odaleia Telles Marcondes Machado Queiroz
Banca: José Gilberto de Souza
Resumo: Este estudo visou compreender as dinâmicas comunitárias pela análise do quilombo Pedro Cubas (Eldoroado/SP), e de que forma ocorre a valoração da paisagem mediante o conhecimento tradicional, possibilitando a busca pelo desenvolvimento territorial sustentável da comunidade. Este trabalho almejou contribuir para essa reflexão, por meio de proposições que contribuíram de forma aplicada para não só elevar a qualidade ambiental, mas também propiciar meios para a construção de uma comunidade que garantisse sua sustentabilidade, mediante aspectos concernentes à sua resiliência cultural e socioecológica, diante de processos acelerados de transformação da paisagem e criação de territorialidades objetivas e subjetivas. O tema proposto apresenta uma complexidade inerente à análise da paisagem, concomitantemente com estudo de comunidades tradicionais, assim, estabelecemos procedimentos capazes de fornecer as respostas necessárias, cujo eixo norteador da pesquisa priorizou uma visão sistêmica e complexa, subdividida em duas matrizes teóricas: o Interacionismo Simbólico, a partir da pesquisa qualitativa, e a Análise da Paisagem. O principal objetivo foi verificar a aplicabilidade do conhecimento ecológico tradicional na sua inter-relação com o conhecimento cientifico, no contexto da construção de comunidades sustentáveis, numa abordagem sistêmica sobre a paisagem, permitindo a visualização das potencialidades e o desenvolvimento de comunidades sustentáveis, na perspectiva de que os membros dessas comunidades se tornem protagonistas do processo. A preocupação que norteou este estudo inseriu-se no âmbito de como a comunidade (coesa socialmente) interage com a paisagem, e como a pluralidade cultural encontra-se ligada à biodiversidade através do conhecimento tradicional ecológico. Assim, observamos que, para ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: This study aimed to understand the community dynamics by analyzing the Quilombo Pedro Cubas (Eldoroado / SP), and how is the valuation of the landscape through traditional knowledge, allowing the search for sustainable territorial development of the community. This work craved contribute to this debate, by proposing that contributed applied not only to raise the environmental quality, but also provide the means to build a community that would ensure its sustainability through its resilience aspects concerning cultural and socio-ecological, before accelerated processes of landscape transformation and creation of objective and subjective territoriality. The theme presents an inherent complexity in landscape analysis, concurrently with the study of traditional communities thus established procedures capable of providing the necessary answers, whose guiding principle of research prioritized a systemic and complex, divided into two theoretical frameworks: Interactionism Symbolic, from the qualitative research and Analysis Landscape. The main objective was to assess the applicability of traditional ecological knowledge in their relationship with the scientific knowledge in the context of building sustainable communities, a systemic approach to the landscape, allowing visualization of the potential and the development of sustainable communities in perspective that members of these communities to become protagonists of the process. The concern that guided this study was inserted as within the community (socially cohesive) interacts with the landscape, and how cultural diversity is linked to biodiversity through traditional ecological knowledge. Thus, we observe that, for viability of a sustainable community, we need your center, which unites and amalgamates cohesion and senses / meanings of otherness established, not just... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Paisagem (teoria)"

1

Vieira, Maria Elena Merege. O Jardim e a paisagem: Espaco, arte, lugar. São Paulo: Annablume, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

M, Valadés Sierra Juan, Fundación Ortega Muñoz, and Museo de Cáceres (Spain), eds. Palabras para una pintura del silencio: Teoría del paisaje en la obra de Ortega Muñoz. [Mérida?]: Junta de Extremadura, Consejería de Cultura, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodríguez Ruíz, María Camila, and Jairo Humberto Agudelo Castañeda. La memoria urbana en la representación cinematográfica. Bogotá en los siglos XX y XXI. Bogotá. Colombia: Universidad de La Salle. Ediciones Unisalle, 2020. http://dx.doi.org/10.19052/9789585486874.

Full text
Abstract:
La memoria urbana en la representación cinematográfica es una conjunción de los intereses particulares de los autores, la cinematografía y los estudios semióticos del paisaje urbano; usa la arquitectura como amalgama que define el principal interés de la investigación. Este libro se centra en el análisis simbólico de nueve piezas filmográficas rodadas e inspiradas en la ciudad de Bogotá, desde las cuales los autores desarrollan los principales conceptos para el análisis semiótico, tanto de los códigos culturales, como de los lenguajes estéticos y los acontecimientos urbanos, encontrando así, una metodología de análisis única de la expresión cinematográfica. Estos conceptos y metodologías innovadores generaron interesantes resultados que representan la apertura a nuevas formas de teorizar la arquitectura y la ciudad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

El paisaje: Génesis de un concepto. Madrid: Abada Editores, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Turismo: Espaco, paisagem e cultura (Geografia, teoria e realidade). Editora Hucitec, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Más allá del urbanismo: De paisaje a ecología : genealogía de una teoría. [Italy]: LISt Lab, 2017.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Haber, Alejandro. Casa, Las Cosas y Los Dioses: Arquitectura Doméstica, Paisaje Campesino y Teoría Local. Independently Published, 2021.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Saquet, Marcos Aurelio. Approaches and conceptions of territory. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-029-8.

Full text
Abstract:
ESTE TEXTO EXPRESSA OS RESULTADOS DE VÁRIOS ANOS DE UMA PESQUISA INTERDISCIPLINAR REALIZADA NA ITÁLIA E NO BRASIL, PORÉM, CONSIDERANDO OBRAS E AUTORES DE DIFERENTES PAÍSES, COMO FRANÇA, SUÍCA, ITÁLIA E BRASIL. TAMBÉM CONSIDERADOS PESQUISADORES DE LÍNGUA INGLESA, NO INTUITO DE IDENTIFICAR E SOCIALIZAR DISTINTAS ABORDAGENS E CONCEPÇÕES HISTÓRICO-CRÍTICAS DE TERRITÓRIO. ASSIM, A PEQUISA FOI FEITA NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, ESPECIALMENTE DA GEOGRAFIA, SOCIOLOGIA, ECONOMIA E DA ARQUITETURA E URBANISMO, BEM COMO DA FILOSOFIA, DESTACANDO TEORIAS E ENFOQUES PRODUZIDOS A PARTIR DOS ANOS 1950-60, OU SEJA, REALIZAMOS UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E TRANSTERRITORIAL DO CONCEITO DE TERRITÓRIO, EVIDENCIANDO TAMBÉM OS CONCEITOS DE TEMPO, ESPAÇO, PAISAGEM E IDENTIDADE, FINALIZANDO O LIVRO COM UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM TERRITORIAL (I)MATERIAL VOLTADA PARA A PESQUISA E A AÇÃO PARTICIPATIVA E DIALÓGICA EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Hernández García, Iliana, Raúl Niño Bernal, and Jaime Hernández-García. Estética poshumana: interacciones entres sistemas naturales y artificiales. Editorial Pontificia Universidad Javeriana, 2021. http://dx.doi.org/10.11144/javeriana.9789587816754.

Full text
Abstract:
Este libro ofrece una teoría de la estética poshumana en los paisajes de información mediados por procesos computacionales. A partir de innovaciones científicas, tecnológicas y conceptuales, se investiga la transformación que ha tenido la estética hacia una visión poshumana, en la que se vincula lo humano y lo no humano a través de la relación con otros animales, plantas y sistemas maquínicos. En Estética poshumana, se reconocen otros sistemas sociales en los que robots, microbios, animales, plantas y humanos interactúan socialmente, en un vínculo endo y ecosimbiótico. Esto implica, entonces, alcanzar un conocimiento basado en epistemologías convergentes no humanas que producen estructuras conceptuales metahumanas. En definitiva, estas características conforman un modo más radical de pensar la creatividad relacionado con los procesos evolutivos tanto biológicos como maquínicos, en la vida artificial, la vida microbiana y los paisajes artificiales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Marques, Marcia Alessandra Arantes, ed. Avanços em Ciências Humanas e Sociais. Bookerfield Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.53268/bkf22080200.

Full text
Abstract:
Diversos estudos na interface entre a linguística e a ciência da informação revelam contribuições para as áreas, tais como a terminologia e a análise documentária, e problemas, mais relacionados à construção de conceitos e representação da informação. Contudo, há notadamente uma escassez na literatura acerca das relações entre linguística computacional e a ciência da informação. Por meio do primeiro capítulo foi verificado o conhecimento produzido nesse ponto de intersecção, oferecendo um panorama do que já foi realizado no contexto nacional. Quantitativamente, os resultados confirmam a pouca produção acerca do tema, porém, revelam uma concentração maior de algumas subáreas em relação a outras, apontando para possíveis pesquisas futuras. A linguagem radiofônica alemã é abordada pelo segundo capítulo, o qual considera que a riqueza da linguagem radiofônica, com as palavras, trilhas, efeitos e silêncios, é pouco aproveitada na produção de radiofonia e na produção sonora contemporânea brasileira em diferentes gêneros e formatos. Por este capítulo são apresentadas formas de valorizar o imaginário do ouvinte no que tange à criação, produção e recepção de produtos simbólicos radiofônicos, com a perspectiva de resgate da cultura da oralidade apoiados por conceitos como a Paisagem Sonora, de Murray Schafer e a peça radiofônica alemã. Pelo terceiro capítulo são abordadas a informalidade urbana e a regularização fundiária. A recorrente existência de assentamentos informais nas cidades latinas, dificulta o acesso da população ao processo de regularização, afastando a infraestrutura disponível para outros setores das cidades. Pelo presente capítulo são apresentados estudos recentes acerca da questão social da informalidade e possibilidades para sua resolução, passando pela configuração de um cadastro territorial e de políticas públicas específicas. Por meio do quarto capítulo é mostrada a vida de Maria Eva Duarte, desde a infância no interior da Argentina, até sua adolescência e vida adulta quando se mudou para a capital Buenos Aires, para atuar como modelo e depois como atriz de radionovelas, onde ganhou destaque, trabalhando na principal companhia teatral do país. A partir de seu casamento com Juan Perón, coronel do exército argentino, passou a se dedicar à política e tornando-se primeira-dama, criou a fundação Eva Perón, onde dialogava com os mais pobres, mulheres e sindicatos, sendo crucial para manter o peronismo no poder. Pelo quinto capítulo são aprtesentadas as relações entre o trabalho prescrito e o realizado à luz do conceito de real da atividade do trabalho. São investigadas quais são as ações prescritas e quais são realizadas antes e durante uma atividade de trabalho. Os resultados mostram que o APRESENTAÇÃO trabalhador ao realizar o trabalho prescrito, realizado e o “real da atividade”, se autoregula, se transformando e mudando seu próprio coletivo de trabalho. E os recursos utilizados por ele estão intimamente ligados ao seu trabalho prescrito, realizado e ao real da atividade. Os capítulos seis e sete se complementam, e tratam de ciência política, no contexto das contribuições das perspectivas críticas feministas diante das discussões teóricas sobre o conhecimento político. Pelo capítulo seis são tratados os aspectos introdutórios, a discussão sobre o campo do conhecimento político e alguns aspectos das contribuições críticas feministas. Na última parte são abordadas as correntes e perspectivas relacionadas aos vários feminismos, as dimensões da ciência política, relações internacionais e teoria política e as considerações finais, ressaltando o que compreendemos como “teoria política feminista”. Pelo oitavo capítulo se propõe a problematizar os debates de gênero no campo das relações internacionais (RIs) e ciência política (CP), a partir da perspectiva pós-estruturalista como um instrumental teórico e conceitual propício para análises feministas e críticas. O estudo apresenta uma breve contribuição da problematização do paradigma neoliberal e como este se reflete e se comporta no atual cenário político e socioeconômico de casos referentes ao neoconservadorismo político e religioso. Os capítulos nove e dez se complementam. Pelos capítulos é analisada a pobreza nas famílias brasileiras e suas relações causais com as características da própria família, aspectos pessoais do chefe da família e com a infraestrutura do domicílio. Para tanto, a pobreza é avaliada pela Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Entre os resultados, verificouse que os domicílios chefiados por homem, com a presença de cônjuge, localizados na área urbana, com saneamento básico e conforto lar estão associados com o maior rendimento domiciliar per capita, fazendo com que estejam, proporcionalmente, em menor condição de pobreza, tanto em 2004 quanto em 2012. Por meio do capítulo nove são apresentados os aspectos introdutórios e metodológicos. Pelo capítulo dez é realizado o desenvolvimento e as conclusões do estudo. Desejo uma excelente leitura!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Paisagem (teoria)"

1

Bernardo-Pedro, Thiago, and Andrea Kill Silveira. "CARACTERÍSTICAS DE PAISAGEM ASSOCIADAS À OCORRÊNCIA DE CARRAPATOS VETORES DE FEBRE MACULOSA BRASILEIRA." In Ciências da Saúde: Teoria e Intervenção, 80–92. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1172023049.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

APARECIDO SOLANA DOS SANTOS, VLADIMIR, and CHARLEI APARECIDO DA SILVA. "IMBRICAÇÕES: TEORIA GERAL DOS SISTEMAS, SISTEMA CLIMA URBANO E PAISAGEM URBANA." In GEOGRAFIA & PESQUISA, 41–63. TOTALBOOKS, 2021. http://dx.doi.org/10.52632/978.65.88393.20.8.2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dantas, Pedro Luiz Câmara, and Raul Fagundes Cocentino. "A sensível paisagem moderna: a saudade presente na obra poética modernista O Arado (1959), de Zila Mamede." In A literatura na teoria e na prática, 200–215. Pimenta Cultural, 2020. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2020.093.200-215.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Escada, Maria Isabel Sobral, Antônio Miguel Vieira Monteiro, and Michelle Andrade Furtado. "Métodos para a análise da paisagem nos estudos dos processos saúde-doença: exemplo do complexo patogênico da hantavirose." In Geografia e saúde : teoria e método na atualidade. Universidade de Brasília, 2019. http://dx.doi.org/10.26512/9786550800086.c10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Eder Donizeti da, and Adriana Dantas Nogueira. "A HISTÓRIA E TEORIA DA CONSERVAÇÃO E RESTAURO MEDIANTE AÇÕES PROJETUAIS SOBRE A PAISAGEM CULTURAL." In Saberes Tradicionais e Conhecimentos Científicos nas Ciências Humanas 3, 50–68. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4302015124.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

López Silvestre, Federico. "Cara a unha teoría integral da paisaxe." In Olladas críticas sobre a paisaxe. Consello da Cultura Galega, 2009. http://dx.doi.org/10.17075/ocp.2009.005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

"TEORÍA ABIERTA DE LA ECOPOLÍTICA DE LO ARTIFICIAL." In Ecopolítica de los paisajes artificiales, 89–124. Pontificia Universidad Javeriana, 2018. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctvkwnqcj.6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Checa Yabar de Costa, Liliana Ana María. "El paisaje urbano en la literatura peruana : Vargas Llosa y Bryce." In Espacio: teoría y praxis, 385–98. Pontificia Universidad Católica del Perú, 2023. http://dx.doi.org/10.18800/9789972400889.024.

Full text
Abstract:
En los últimos treinta años, a partir del nacimiento del "Boom" de la narrativa hispanoamericana con la publicación de la novela La cíudad y los perros de Mario Vargas Llosa, la obra de un grupo de narradores jóvenes pertenecientes a la generación de Vargas Llosa y la de otros escritores de la generación anterior. ha evolucionado en dos grandes tendencias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

BROI JUNIOR, C. C., F. G. M. MARTINS, N. A. FRANÇA, and L. O. MALER. "LEVANTAMENTO DE PELTOPHORUM DUBIUM (SPRENG.) TAUB. NO CAMPUS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, MARINGÁ, BRASIL." In Mudanças Climáticas e seus Impactos Socioambientais concepções, fundamentos, teorias e práticas mitigadoras, 236–46. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230713705.

Full text
Abstract:
Objetivo: A arborização exerce função importante na composição da paisagem urbana. Neste contexto, o trabalho apresenta informações sobre a morfologia, distribuição e as interações ecológicas na população de P. dubium estabilizadas no campus da Universidade Estadual de Maringá. Métodos: O levantamento de P. dubium foi feito com base na identificação botânica visual. Em cada indivíduo foi feito medições nas estruturas tronco e copa. Resultados: Foram encontrados 28 indivíduos de Peltophorum dubium. Houve variação nos tamanhos dos troncos e copas. Foi visualizado interações com epífitas, figueira mata pau e conflitos com fiações. Conclusão: Os indivíduos apresentam características estruturais parcialmente semelhantes. A insuficiência de área permeável para P. dubium tem impactos negativos na integridade do calçamento. As inclinações observadas são atribuídas às práticas de manejo empregadas. 87% das epífitas identificadas foram classificadas como anemocóricas. A presença de epífitas não está correlacionada com a proporção de copa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sousa, Vítor de. "Identidade e Cultura. As Identidades Culturais num Mundo Globalizado. A Lusofonia Enquanto Possibilidade Intercultural." In Culturas e Turismo: Reflexões Sobre o Património, as Artes e a Comunicação Intercultural, 92–104. UMinho Editora/CECS, 2021. http://dx.doi.org/10.21814/uminho.ed.48.10.

Full text
Abstract:
O significado de cultura é impossível de ser fixado de um modo único, o mesmo acontecendo com o de identidade. Não será por acaso que ambos são declinados no plural. Para Stuart Hall (1992), foi graças à homogeneização cultural decorrente da globalização que as teorias da identidade se estilhaçaram. Já Homi Bhabha (1994/1998) colocara em causa o essencialismo de categorias, nomeadamente na definição do espaço da cultura, enquanto detalhe periférico e secundarizado que faz reconsiderar todo o sistema. Como acontece no quadro Paisagem Com a Queda de Ícaro (cerca de 1558), de Pieter Bruegel, em que as pernas do filho de Dédalo, quando por fim se dá por elas, evidenciam uma morte por afogamento, sem que ninguém sequer note a tragédia em curso. O que faz com que Bhabha questione sobre quem é hoje a testemunha moral do sofrimento humano, sendo essa uma das perguntas que a cultura pode lançar ao mundo (Rato, 2015). Este artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre identidade e cultura, observando de que forma as identidades culturais se situam num mundo globalizado, olhando para a lusofonia enquanto pos- sibilidade intercultural, transcultural, crítica e inclusiva, por oposição à globalização cosmopolita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Paisagem (teoria)"

1

Wächter, Adriane Schrage. "A paisagem na obra de Teresa Poester (1989/2007)." In Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2015. http://dx.doi.org/10.20396/eha.11.2015.4284.

Full text
Abstract:
O artigo que apresentei é fruto de minha dissertação de mestrado realizado no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na área de História, Teoria e Crítica de Arte. Em minha dissertação, me concentrei nas relações da paisagem com as obras de Teresa Poester, bem como de outros artistas como Cristina Canale, Gelson Radaelli, Luiz Zerbini e Vânia Mignone. A título de comparação, me utilizei de duas obras destes artistas para relacioná-las às obras de Teresa. Apresento também um histórico da origem da paisagem na história da arte como representação e, também os meios de seu surgimento ligados a questões territoriais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Giacomoni, Marcello Paniz, and Geraldo Xexéo. "História ensinada por um sistema? Análise a partir do jogo “Revolução Neolítica”." In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Sociedade Brasileira de Computação, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234127.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo refletir sobre as relações entre o processo de ensino-aprendizagem da ciência histórica e os jogos de tabuleiro, apresentando especificamente o jogo “Revolução Neolítica”, desenvolvido para problematizar os conceitos históricos de nomadismo, domesticação da natureza e sedentarismo. Visando compreender as relações entre o sistema do jogo e as possibilidades de aprendizado que advém do mesmo, o jogo é analisado a partir dos conceitos de retórica procedimental e da noção de “árvore de decisões”, da Teoria dos Jogos. O sistema do jogo, ainda que permita desfechos variados, se associa às possibilidades de um processo histórico que transforma a paisagem humana, produzindo um estado perceptível a todos os envolvidos no jogo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Priore Lima, Renata, Rafael Sampaio Martins, Laura Soares Gundim, and Maysa Florentino Ruiz. "INFRAESTRUTURA VERDE-AZUL COMO POTENCIAL DE TRANSFORMAÇÃO DE BAIRROS-JARDIM: O caso da Vila Ipojuca em São Paulo/SP." In Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo. Universitat Politècnica de Catalunya, Grup de Recerca en Urbanisme, 2022. http://dx.doi.org/10.5821/siiu.12168.

Full text
Abstract:
This article addresses the potential of Blue-Green Infrastructure (BGI) systems as a strategy for the environmental qualification of urban garden districts. The study clipping is the Vila Ipojuca neighborhood, in São Paulo/SP, which had its initial subdivision carried out in the 1920s, inspired by the Garden City model. From a conceptual and systemic view of BGI and an understanding of the influence of the Garden City model on the design of the city's initial subdivisions, it was possible to recognize the compatibility between the biophysical aspects of the neighborhood and the theory under study. Based on this analysis, urban intervention guidelines were developed for the implementation of a BGI network in the existing urban infrastructure, in which the morphological characteristics of the area are thought to support the system. It is intended, therefore, to present the BGI as a planning and design tool for the anthropic landscape and an alternative to the traditional model of city planning. Keywords: hydrographic basin; urban drainage; nature-based solutions; São Crispim square. Este artigo aborda o potencial de sistemas de Infraestrutura Verde-Azul (IVA) como estratégia de qualificação ambiental do meio urbano de bairros-jardim. O recorte de estudo é o bairro Vila Ipojuca, em São Paulo/SP, que teve seu loteamento inicial realizado na década de 1920, inspirado no modelo de Cidade-Jardim. A partir de uma visão conceitual e sistêmica de IVA e da compreensão da influência do modelo de Cidade-Jardim no desenho dos loteamentos iniciais da cidade, foi possível reconhecer a compatibilidade entre os aspectos biofísicos do bairro e a teoria em estudo. Com base nessa análise, foram elaboradas diretrizes de intervenção urbana para a implantação de uma trama de IVA, na infraestrutura urbana existente, em que as próprias características morfológicas da área são pensadas como suporte ao sistema. Pretende-se assim, apresentar a IVA como uma ferramenta de planejamento e projeto da paisagem antrópica e alternativa ao modelo tradicional de planejamento da cidade. Palavras-chave: sub-bacia hidrográfica; drenagem urbana; soluções baseadas na natureza; praça São Crispim.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodriguez, Cristian. "Ontofania Digital: O digital como estrutura de percepção." In LINK 2021. Tuwhera Open Access, 2021. http://dx.doi.org/10.24135/link2021.v2i1.96.g130.

Full text
Abstract:
Poucas pessoas hoje em dia contestariam o argumento de Negroponte, de que a revolução digital acabou. Não porque a revolução tenha falhado de alguma forma, mas porque já tocou a todos. No entanto, nesta paisagem pós-digital, vários campos diferentes ainda estão discutindo como esta presença onipresente de tecnologias digitais pode ser enquadrada conceitualmente. Alguns teóricos alinham-se por trás de ideias que se assemelham ao modelo de realidade mista de Milgram e Kishino (1994), onde o virtual e o real são representados como um continuum, que engloba o ambiente virtual em uma extremidade e o real na outra. Outros ainda preferem o que Jurgenson (2009) chama de dualismo digital, onde o mundo digital é visto como virtual e o mundo material como real; como reinos separados e diferenciados. Ontophany Digital (Vi al, 2018) argumenta, de uma perspectiva metafísica, que, embora se possa concordar com a ideia de uma única realidade contínua com propriedades diferentes, um conceito central é que as tecnologias ao longo dos séculos geraram mudanças na maneira como percebemos as coisas (mudanças ontofânicas), que abalam as estruturas dominantes de percepção. Estas mudanças estão intimamente relacionadas às capacidades tecnológicas de trazer as coisas à existência, e têm o poder de mudar nossa ideia do que é a realidade. Dispositivos tecnológicos, portanto, tornam-se condições de possibilidade para a realidade (Vial, 2019), organizando a história da humanidade em uma série de sistemas tecnológicos. O sistema pré-mecânico do Renascimento e o sistema mecânico industrial são exemplos deles, que criaram não apenas seus próprios processos de produção, mas, também, conjuntos particulares de práticas sociais. A irrupção da revolução digital dos anos 1970-90 trouxe um novo sistema: o sistema tecnológico digital. As tecnologias digitais, caracterizadas pela introdução de simulações, avatares e relacionamentos mediados pela Internet, causaram um choque fenomenológico em nosso ser-no-mundo (industrial). Para sobreviver a esse trauma ontofânico, criamos a distinção entre os mundos virtual e real, regidos por suas próprias regras fenomenológicas. Rejeitando este dualismo, Digital Ontophany define o ser como uma construção antropo-técnica, onde os objetos materiais medeiam crenças, hábitos e agências. Deste modo, a revolução digital torna-se um acontecimento filosófico, no sentido de que afeta nossa experiência fenomenológica do mundo. O surgimento do digital não é apenas uma questão de ontologia, mas de ontofania, pois define como os seres (ontos) aparecem (phaino). As tecnologias digitais, portanto, são estruturas de percepção que criam matrizes ontofânicas e as condições materiais que determinam as manifestações fenomênicas que lhe são exclusivas e particulares. Não é apenas uma mudança de materiais e dispositivos, mas a transformação do próprio ato de percepção e de sua dinâmica fenomenológica. Na perspectiva da teoria da cognição, de Santiago, a ontofania digital oferece uma sensibilidade única para analisar a dinâmica de acoplamento estrutural evidenciada nos processos de interação entre o organismo (o aprendiz) e o ambiente na produção de uma experiência única de usuário, que transforma os dispositivos digitais em máquinas filosóficas, condições de possibilidades e geradores de realidade (Vial, 2019).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sanz Martín, Cristina. "Videoarte y paisaje: la cultura como espectáculo." In IV Congreso Internacional de Investigación en Artes Visuales. ANIAV 2019. Imagen [N] Visible. Valencia: Universitat Politècnica de València, 2019. http://dx.doi.org/10.4995/aniav.2019.9551.

Full text
Abstract:
Basándonos en las numerosas teorías acerca de la mercantilización de la cultura, la cultura de masas, la cultura como espectáculo o la popularización de la cultura pretendemos analizar las prácticas que, a través de los recursos del audiovisual -particularizando en el videoarte-, se están sirviendo de los aspectos formales del medio para promover esta sobreexposición de las imágenes. Defino mi conjunto [n] como una serie de imágenes que comparten unas mismas propiedades: imágenes que responden a las exigencias que reclama la sociedad del espectáculo. Mi conjunto [n] está formado por [“El naufragio de los hombres” (2008) de Charly Nijensohn, “The Three Gorges” (2011) de Sonja Hinrichsen, “Fire Woman” (2005) de Bill Viola, “Imperial Valley” (2018) de Lukas Marxt y “I know you are everything but I still want you to be everything” (2010) de Richard T. Walker]. Y mi cero es [“El naufragio de los hombres”]. Esta será la base para desarrollar las teorías que invitarán a reflexionar sobre la visibilidad y la sobreexposición de las imágenes en la era tecnológica. Los restantes elementos de mi conjunto soportarán mi tesis. En esta comunicación reflexionaremos sobre una serie de obras que acuden a recursos que abrazan alarmantemente los códigos identificados por aquellos que hablan de la mutación de la cultura a un producto para satisfacer a las masas. Obras que parecen haber supeditado el contenido al contenedor. Elementos como la inmersión, la sensación de realidad, la velocidad, el audiovisual, la imagen en movimiento, la apelación sensorial o la manipulación emocional delimitaran el campo de estudio. Tras haber estudiado las prácticas artísticas que representan a la sociedad del Antropoceno desde su contenido, hemos obtenido otros resultados paralelos y no planeados. Aquí analizaremos estas prácticas en torno a sus aspectos formales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Clausí, Raquel. "Camins al Mar. Retrat fotogràfic d'un paisatge habitat." In I Congreso Internacional sobre Fotografia: Nuevas propuestas en Investigacion y Docencia de la Fotografia. Valencia: Universitat Politècnica València, 2017. http://dx.doi.org/10.4995/cifo17.2017.6720.

Full text
Abstract:
Cuando fotografío, en muchas ocasiones utilizo este medio para conocer un poco más la realidad que me rodea. En “CAMINS AL MAR. Retrat fotogràfic d’un paisatge habitat”, narro visualmente retazos de mi lugar de origen, un espacio de la huerta valenciana, conviertiendo así mi práctica fotográfica en un documento visual desde la perspectiva autobiográfica, ya que formo parte del espacio y tiempo de una cultura que es a su vez evolución de otras que la precedieron. Este lugar es fruto de sociedades anteriores que dejaron su huella física sobre el territorio, y a través de la fotografía voy recogiendo aquello que señala hacia lo intangible, hacia el pensamiento que las produjo. Esta manera de reconocer la cultura de mi lugar de origen surge del reencuentro con espacios de mi pasado, transformados actualmente, que forman parte de mi memoria vital pero de los que no poseo memoria gráfica[1] Es entonces cuando dirijo mi mirada hacia el paisaje habitado de l’Horta Nord, heredero de una cultura milenaria, y me pregunto, ¿podría la fotografía como documento reflejar la historia y la identidad de un lugar y establecer una relación dialógica con la propia realidad representada?[2] Busco así respuesta a través de una investigación fotográfica y teórica sobre el retrato en la huerta valenciana, relacionando el imaginario identitario reflejado en la fotografía y el contexto histórico, y también a través de la realización fotográfica propia para la creación de un mapa visual de retrato documental y huellas indiciales del intangible cultural humano en el paisaje. [1] MARINA, José Antonio. “Teoría de la Inteligencia Creadora”. Compactos, Editorial Anagrama, 2002. Págs. 118-119. Según el autor, la memoria es un sistema a través del cual percibimos, viendo, interpretando y comprendiendo desde su sistema dinámico. [2] GARCÍA VARAS, Ana. “Filosofía de la Imagen”. Ediciones Universidad Salamanca. Año 2011. Partiendo de las fotografías como superficies con significación, utilizo la fotografía para encontrar respuestas visuales a la pregunta “¿Cómo se vive la huerta ahora?”. A partir de las imágenes realizadas, ¿qué pensamientos o nuevas preguntas surgen? de las fotografías como superficies con significación, utilizo la fotografía para encontrar respuestas visuales a la pregunta “¿Cómo se vive la huerta ahora?”. A partir de las imágenes realizadas, ¿qué pensamientos o nuevas preguntas surgen?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Zuanon, Rachel, and Barbara Faria. "Diseño de paisaje-Arquitectura-Neurociencias: aplicación de parámetros de diseño de paisaje homeodinámico en entornos CAISM-UNICAMP." In LINK 2021. Tuwhera Open Access, 2021. http://dx.doi.org/10.24135/link2021.v2i1.137.g264.

Full text
Abstract:
Esta investigación se basa en la cooperación entre la arquitectura y los campos de las neurociencias cognitivas y del comportamiento, apoyada especialmente en el concepto de productos y entornos homeodinámicos [1]. Analiza la acción del diseño del paisaje sobre el ser humano, orientada a la homeostasis biológica. Las neurociencias cognitivas y conductuales ofrecen evidencia concreta de que el carácter y la calidad de los entornos ejercen una influencia medible en el cerebro humano [2], ya que la neurociencia cognitiva aborda capacidades mentales complejas del individuo, como la autoconciencia y la memoria, y la neurociencia conductual investiga las estructuras neuronales que producen conductas y otros fenómenos psicológicos como las emociones [3]. Así, el espacio construido —como mediador de la relación entre cuerpo y medio ambiente— puede cambiar la disposición fisiológica del cuerpo humano y, por tanto, influir en los estados emocionales [4]. Tales cambios se pueden verificar en ambientes hospitalarios, donde el espacio debe estar orientado a apoyar la recuperación, el tratamiento o la rehabilitación y ofrecer condiciones saludables para asegurar el bienestar y el mantenimiento del equilibrio interno del cuerpo humano. Las políticas de humanización para proyectos hospitalarios, como “Humaniza SUS” (2003), se enfocan en las necesidades globales del individuo, lo que implica un enfoque transdisciplinario, y tiene pautas orientadas al bienestar y la implicación saludable entre cuerpo y entorno. Los estudios relacionados con la humanización de la arquitectura [5, 6] presentan contribuciones consistentes en cuanto a elementos y estrategias de diseño. En este escenario destacan las técnicas que valoran elementos naturales como la luz solar y la vegetación. Esto refuerza la relación beneficiosa e intrínseca entre los seres humanos y la naturaleza, como propone la teoría de la “Biofilia” [7]. Esta conexión inherente ofrece una plataforma eficaz para la regulación interna del cuerpo humano, especialmente cuando está desequilibrado. Desde esta perspectiva, esta investigación se centra en los aportes del proyecto de paisaje al equilibrio homeodinámico del cuerpo de profesionales de enfermería del Centro de Atención Integral a la Mujer [CAISM-UNICAMP]. Se basa en la intensidad de las cargas diarias —físicas y mentales— que enfrentan durante largos períodos de exposición en ambientes hospitalarios, con los impactos adicionales de la pandemia de COVID-19. La revisión de la literatura señala estudios que tocan los intereses de esta investigación. Sin embargo, la mayoría de ellos surgen únicamente del campo de conocimiento de la salud. Además, faltan fuentes de investigación en lengua portuguesa sobre el tema de este estudio. La relevancia de esta investigación también reside en sus contribuciones a las recomendaciones de diseño del paisaje, que integran parámetros específicos del clima, los especímenes y la cultura brasileña, ya que el alcance disponible en la literatura no cumple con las características mencionadas. El enfoque metodológico de esta investigación incluye la revisión de la literatura, la investigación de campo, la aplicación de un protocolo experimental y el análisis, interpretación y sistematización de los datos recolectados, así como la elaboración de pautas de diseño para paisajismo orientadas a la homeostasis biológica de profesionales de enfermería en escenarios pandémicos y pospandémicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cortés Sánchez, Luis Miguel. "Fabricando paisajes: el estudio del arquetipo como forma de relación con el territorio." In Jornadas sobre Innovación Docente en Arquitectura. Grup per a la Innovació i la Logística Docent en l'Arquitectura (GILDA), 2023. http://dx.doi.org/10.5821/jida.2023.12301.

Full text
Abstract:
The continuous evolution of cities throughout the 20th century brought their growth into confrontation with the surrounding landscape. This encounter was the subject of the reflection proposed to the fifth-year students of the subject Architectural History, Theory and Composition 4. The aim of the proposed reflection consisted of finding a new way of exploring and characterising these interactions between the city and architecture with the territory, based on their study and reinterpretation. To this end, a three-stage exercise was proposed: the characterisation of the landscape; the definition of the interactions between architecture-landscape; and as a final result, the construction of the territorial model; where the latter aimed to translate the analysis and characterisation into an abstract model that would synthesise the process through the significance of the materials that build it. La continua evolución de las ciudades a lo largo del siglo XX hizo que su crecimiento entrase en confrontación con el paisaje que las rodeaba. Este encuentro fue el objeto de la reflexión propuesta a los alumnos de quinto curso de la asignatura de Historia, Teoría y Composición Arquitectónicas 4. El objetivo de la reflexión planteada consistía en encontrar una nueva forma de exploración y caracterización de estas interacciones entre la ciudad y la arquitectura con el territorio, en base a su estudio y reinterpretación. Para ello, se propuso ejercicio planteado en tres etapas: la caracterización del paisaje; la definición de las interacciones entre arquitectura-paisaje; y como resultado final, la construcción del modelo territorial; donde esta última pretendía traducir el análisis y la caracterización en una maqueta abstracta que sintetizase el proceso de realizado a través de la significación de los materiales que la construye.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Huerta, Mayra. "Aproximaciones a un diálogo sobre el territorio y la territorialidad en la práctica artística." In VI Congreso Internacional de Investigación en Artes Visuales ANIAV 2024. València: Editorial Universitat Politècnica de València, 2024. http://dx.doi.org/10.4995/aniav2024.2024.18311.

Full text
Abstract:
El presente ensayo tiene como propósito abordar dos términos que son representativos en la contemporáneidad, que promueven reflexiones y aspectos críticos en la práctica artística. Se refieren al territorio y la territorialidad que no son sinónimos, pero si provienen de situaciones cercanas. Este acercamiento parte del proyecto de investigación títulado: La territorialidad y su relación a través de la práctica artística contemporánea en el noroeste de México. Las diferencias entre estos dos térmnos mencionados, dan pauta para la impartición de un taller titulado Ciudadanía y territorio, que permitieron una serie de ejercicios para dialgoar en colectivo. Desde la investigación- acción, se plantean discusiones acerca del cuerpo-territorio; del espacio-memoria y del paisaje urbano. Desde el uso de derivas imaginarias, la integración del diálogo entre pares como eje de los planteamientos para los intercambios y construcción de las ideas colectivas.Se parte de conceptos teóricos desde la georgráfia humana, hasta la teoría del paisaje que proporcionan pistas o pautas para estos apuntes diarios en momentos de urgencia sobre la movilidad, las dispustas geográficas en la actualidad.Los hallazgos se insertan en momentos de cercanía con lo fronterizo ( la relación entre el noroeste de México y el suroeste de Estados Unidos); así como el desplazamiento del centro de la ciudad al límite de la región binacional y por último el hogar como espacio y memoria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bertarelli, Luciana Taniguti. "Entre o clássico e o sublime: sobre a obra de William Turner e sua relação com as teorias da paisagem do final do século XVIII e início do século XIX." In Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2005. http://dx.doi.org/10.20396/eha.1.2005.3590.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography