To see the other types of publications on this topic, follow the link: Paisagem Natural e Cultural.

Journal articles on the topic 'Paisagem Natural e Cultural'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Paisagem Natural e Cultural.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Kelia Leite, Siderlania, Arlene Anélia Renk, Camila Kissmann, and Giovana Vendruscolo. "Preferência visual da paisagem por agricultores do Sul do Brasil." Sociedade & Natureza 32 (November 4, 2020): 752–65. http://dx.doi.org/10.14393/sn-v32-2020-50978.

Full text
Abstract:
A preferência de paisagem varia de acordo com a cultura e experiências sociais de cada indivíduo. As paisagens preferidas pelas pessoas estão relacionadas com ambientes naturais, com presença de vegetação e água. Idade e gênero são variáveis que podem influenciar na preferência da paisagem, sendo, principalmente, a sensação de segurança relacionada com a idade e a estética com o gênero. O objetivo deste estudo foi analisar a preferência visual da paisagem por agricultores e avaliar se gênero e idade são variáveis relacionadas com esta preferência. Foram entrevistados agricultores do sul do Brasil, utilizando entrevista semiestruturada, para coleta de dados socioculturais, e o método Q, através de fotografias, para identificar preferências de paisagem. Foram identificados discursos (fatores), gradiente de preferência de paisagem e influência da idade e gênero na preferência, através de análises multivariadas e testes estatísticos. Três fatores de preferência de paisagem foram identificados: paisagem natural para apreciação e recreação; paisagem rural como familiaridade; e paisagem cultural. O gradiente de paisagem foi natural > rural > urbano e paisagem degradada. Elementos naturais, com vegetação nativa e água, foram os preferidos. As paisagens degradadas, com silvicultura e predominância de elementos com infraestrutura urbana tiveram um consenso de rejeição. Quanto menor a idade maior a preferência por paisagens naturais; com o aumento da idade aumentou a preferência por paisagens urbanas. Com relação ao gênero, diferença significativa foi observada somente com relação a paisagem com silvicultura. Considerar a percepção das pessoas na gestão de paisagens urbanas e rurais é importante para que a população se identifique com o local que reside. Nesta perspectiva, este estudo demonstrou que os agricultores não se identificam com paisagens degradadas e com paisagens com infraestrutura urbana sem a presença de árvores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bezerra, Onilda Gomes, and Vera Lúcia Mayrinck de Oliveira Melo. "Valores da paisagem: os significados dos rios e manguezais da cidade do Recife." Paisagem e Ambiente, no. 34 (December 7, 2014): 95. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i34p95-106.

Full text
Abstract:
<p>Este trabalho apresenta uma reflexão acerca dos valores atribuídos à paisagem dos rios e manguezais da cidade do Recife, aqui representados pelo rio Capibaribe e pelo Manguezal do Pina, da interpretação dos significados evocados por grupos humanos que vivenciam e mantêm relação direta ou indiretamente com esses ambientes. Busca-se desenvolver subsídios para a construção de instrumentos de avaliação da conservação patrimonial como diretrizes norteadoras de políticas públicas de proteção do patrimônio natural e cultural. Parte-se do pressuposto que o meio ambiente é constituído por bens naturais e culturais, que se expressa na paisagem. Compreendendo que o sítio natural tem papel fundamental na formação fisiográfica, estruturação urbana e no uso e ocupação da cidade, constitui-se como marco patrimonial representativo da identidade sociocultural de sua paisagem. As paisagens podem ser interpretadas no tempo e no espaço de formas distintas, ao serem representadas segundo os valores atribuídos pelos olhares e pelas percepções, formados dentro de contextos socioeconômicos e culturais específicos. Na análise, adotou-se como fundamentação teórica a abordagem da paisagem cultural sob a ótica da Nova Geografia Cultural, e como resultados identificaram-se diferentes valores obtidos a partir da interpretação das representações dos grupos humanos investigados.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gevehr, Daniel Luciano, Franciele Berti, and Alexandre Aloys Matte Junior. "VINHOS E PAISAGENS CULTURAIS NA REGIÃO DO DOURO: PATRIMÔNIO E TURISMO CULTURAL EM PORTUGAL." Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos 6, no. 1 (September 24, 2020): 8123. http://dx.doi.org/10.18224/baru.v6i1.8123.

Full text
Abstract:
A Região do Douro, em Portugal, apresenta uma rica paisagem natural e uma ampla área vinhateira, que juntamente com o Rio Douro, que corta a paisagem, permitem a exploração da região como espaço turístico. O aprofundamento da análise sobre o turismo português, permite melhor compreender a dinâmica regional de desenvolvimento do Douro, tornando evidente que a região reconhece a importância do vinho e tenta explorar esse produto, aliado a rica paisagem natural. O desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades turísticas, Douro, são uma constante na região e demonstram, claramente, como a Universidade desempenha um papel fundamental, enquanto articuladora do processo de aproximação, do debate acadêmico e das ações, voltadas para o desenvolvimento regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silveira, Yume Kikuda, Ana Beatriz Pierri Daunt, Marcelo Franzin, Paulo Henrique Vieira, Ringo Benjamin Victor, and Solange T. de Lima Guimarães. "PERCEPÇÃO, INTERPRETAÇÃO E VALORAÇÃO DA PAISAGEM AMBIENTAL DA SERRA DO MAR, SÃO LUIZ DO PARAITINGA E UBATUBA." Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia 15 (October 16, 2017): 178–96. http://dx.doi.org/10.5016/estgeo.v15iespecial.12787.

Full text
Abstract:
Os Núcleos Santa Virginia (NSV) e Picinguaba (NP) do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) exibem cenários paisagísticos naturais que abarcam diversas fisionomias da Mata Atlântica que contribuem com a proteção de nascentes e cursos d’água. O cenário paisagístico cultural abriga paisagem caracterizada pela presença de comunidades tradicionais caipiras, quilombolas e caiçaras que apresentam uso diversificado do uso da terra e arquitetura própria. O objetivo desse trabalho foi a aplicação das teorias discutidas na disciplina Interpretação e Valoração da Paisagem durante a visitação ao NSV e NP do PESM. O presente trabalho foi desenvolvido através de compilação de pesquisa bibliográfica, coleta de informações em campo, observação direta de indicadores das paisagens cultural e natural, captação de imagens fotográficas, palestras ministradas por profissionais locais e discussões. O estudo possibilitou uma compreensão da percepção, interpretação e valoração das paisagens natural e cultural como herança dos processos bioecológicos, históricos, sociais e políticos, permitindo a identificação de ações bem-sucedidas para a conservação da paisagem, bem como a detecção de conflitos originados por questões fundiárias e históricas de uso e ocupação da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cunha, Daniela Martins, and Altino Barbosa Caldeira. "A PERCEPÇÃO DA PAISAGEM DO MUNICÍPIO DE CARATINGA, MG: UM OLHAR DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA." REVISTA GEOGRAFAR 13, no. 1 (July 21, 2018): 54. http://dx.doi.org/10.5380/geografar.v13i1.56049.

Full text
Abstract:
O artigo realiza um diagnóstico da percepção que os estudantes do curso de graduação em Geografia possuem em relação às paisagens de Caratinga, MG. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: aplicação de questionários aos estudantes com a finalidade de caracterizá-los e constatar o conceito de paisagem que os mesmos possuem; elaboração, pelos estudantes, de mapas mentais da paisagem de Caratinga e, análise e interpretação dos mapas mentais segundo a metodologia de Kozel (LIMA e KOZEL, 2009; KOZEL e GALVÃO, 2008). O principal aspecto considerado nas discussões dos resultados foi a relação do mapa mental realizado pelos estudantes com o conceito que eles possuem sobre paisagem, o que, por conseguinte possibilitou a percepção do conceito de paisagem construído pelo grupo. As análises dos mapas mentais revelam aspectos da paisagem natural e cultural demonstrando a complexidade do conceito. Os mapas mentais evidenciam que a compreensão do conceito de paisagem perpassa pela integração do natural com o antrópico como elementos constituintes de uma paisagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gomes, Francisco Bruno Monte, and Marcus Vinicius Freire Andrade. "RECONHECIMENTO DAS DIFERENTES PAISAGENS NATURAIS EM ÁREA REPRESENTATIVA DO SEMIÁRIDO NO ESTADO DO CEARÁ: EXPERIÊNCIA DE CAMPO." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 21, no. 2 (September 30, 2019): 620–36. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.488.

Full text
Abstract:
O conhecimento da paisagem passa a ser pautado em uma visão de ordem do tipo natural e humana, dando origem, respectivamente, às paisagens naturais e culturais. O presente estudo, portanto, objetiva fazer um reconhecimento das diferentes paisagens naturais de uma área representativa do semiárido no Estado do Ceará, tendo como destaque suas principais características ambientais entre os anos de 2015 a 2016. Foi adotada uma metodologia baseada em levantamentos bibliográficos, pesquisas qualitativas, quantitativas e documentais, com visitações de campo. Foram acompanhadas em torno de nove grandes áreas indo do sertão até a planície litorânea, sendo encontrados, diferentes tipos de paisagens existentes com uma diversidade de condições de clima, vegetação, solos e até mesmo da relação homem e meio bastante diferenciadas, destacando algumas problemáticas ambientais encontradas assim, como queimadas, desmatamentos e dentre outros fatores que podem comprometer a qualidade ambiental, bem como, a existência desses contextos de paisagens. A pesquisa favorece o prosseguimento de outros estudos e de forma intensa e detalhada.Palavras-chave: Paisagem; Reconhecimento; Semiárido. ABSTRACTThe knowledge of the landscape can be set based on a vision of order of the natural and human type, giving rise, respectively, to natural and cultural landscapes. The present study proposes to recognize the different natural landscapes of a representative area of the semi-arid region in the Ceará State, emphasizing the main environmental characteristics between the years 2015 to 2016. The methodology adopted was based on bibliographical surveys, qualitative, quantitative and documental research, allied with field recognition. Nine large areas were chosen for this study from the hinterland to the coastal plain. There was found different types of landscapes with a diversity of climactic conditions, vegetation, soils and even of the man and environmental relationship was quite differentiated, highlighting some environmental problems such as burnings, deforestation and other factors that may compromise environmental quality, as well as the existence of these landscape contexts. The research favors the continuation of other studies and in an intense and detailed way.Keywords: Landscape; Recognition; Semi-arid. RESUMENEl conocimiento del paisaje ahora se basa en una visión natural y humana, dando lugar, respectivamente, a paisajes naturales y culturales. El presente estudio, por lo tanto, tiene como objetivo reconocer los diferentes paisajes naturales de un área representativa de los semiáridos en el estado de Ceará, destacando sus principales características ambientales entre 2015 y 2016. Una metodología basada en encuestas bibliográficas, investigaciones cualitativa, cuantitativa y documental, con visitas de campo. Fueron seguidos alrededor de nueve grandes áreas desde las tierras remotas hasta la llanura costera, y encontraron diferentes tipos de paisajes con una diversidad de condiciones climáticas, vegetación, suelos e incluso la relación muy diferente entre el hombre y el medio ambiente, destacando algunos problemas ambientales. así encontrado, como la quema, la deforestación y otros factores que pueden comprometer la calidad del medio ambiente, así como la existencia de estos contextos paisajísticos. La investigación favorece la continuación de otros estudios y de manera intensa y detallada.Palabras llave: Paisaje; Reconocimiento; Semiárido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sousa, José Antônio de. "A PAISAGEM VISTA COMO CULTURA, UMA HERANÇA A SER ASSEGURADA AS FUTURAS GERAÇÕES: CONCEITOS, APLICAÇÕES E SUBSÍDIOS A GESTÃO AMBIENTAL." Revista Ambivalências 1, no. 1 (August 12, 2013): 16. http://dx.doi.org/10.21665/2318-3888.v1n1p16-29.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objeto de estudo a Paisagem Cultural, onde num primeiro mo -mento procuramos ilustrar os conceitos de paisagem cultural entrelaçada à ciência geográfica a partir de algumas ideias clássicas de Milton Santos, as recentes discussões do Patrimônio Natural como do Arquiteto Carlos Fernando Moura Delphim, o Iphan e a legislação pertinente, no intuito de refletir acerca das políticas de enquadramento de áreas enquanto Paisagem Cultural, acreditando que oferecem subsídios no geren -ciamento da gestão e preservação ambiental. A discussão se faz necessária com a ex -posição das inter-relações entre cultura, meio ambiente...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Costa, Carlos Alberto Figueiredo, and Norberto Santos. "A paisagem enquanto produto turístico e património natural e cultural." Cadernos de Geografia, no. 38 (January 4, 2019): 23–41. http://dx.doi.org/10.14195/0871-1623_38_4.

Full text
Abstract:
O aproveitamento dos recursos endógenos, competitivos por força do aproveitamento das suas vantagens comparativas, assume-se como o pilar de desenvolvimento das regiões de baixas densidades, demográfica, económica e socialmente falando. Daí que entender a patrimonialização dos espaços naturais seja fundamental para a valorização da sustentabilidade contribuindo, simultaneamente, para estancar ou reduzir o processo de despovoamento do interior. A região da Serra da Estrela, enquanto espaço de montanha, encontra-se, no seu todo, associada ao geoturismo, ao turismo aventura e à valorização das identidades e autenticidades resultantes de funcionar como espaço de refúgio e santuário, através da apreciação da sua dimensão territorial e da diversidade morfológica, ecológica e ambiental. Neste sentido, este texto procura identificar as características do território e competências organizativas capazes de permitir à atividade turística criar condições para afirmar o turismo como modo de alavancagem económica e social e determinante para o impacto que o planeamento e uma correta gestão dos recursos ambientais e paisagísticos podem ter no processo de transformação económica e social da Serra da Estrela. O estudo aqui apresentado baseia-se na utilização de um modelo de investigação assente na técnica Delphi, tendo-se constituído, para esse efeito, um painel de especialistas convidados que, direta ou indiretamente, se encontram ligados à atividade do turismo no território em análise. Do estudo resultou a identificação dos recursos mais atrativos, transformações ocorridas, produtos e medidas estratégicas de intervenção a desenvolver no território da Serra da Estrela e respetiva gestão enquanto destino turístico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Seabra, Giovanni De Farias. "Paisagem natural e patrimônio cultural na região da Araucanía, Chile." Geografia Ensino & Pesquisa 24 (December 31, 2020): e50. http://dx.doi.org/10.5902/2236499439824.

Full text
Abstract:
O Chile é um país que apresenta uma diversidade paisagística representada pelos variados níveis topográficos, os diferentes tipos climáticos, a rica biodiversidade e a irregular ocupação humana. Nesse cenário, o presente trabalho enfoca a região de Araucanía, onde são evidenciadas as diferentes paisagens naturais, o patrimônio cultural, bem como os segmentos e roteiros turísticos implantados na região, com destaque para o turismo etnicocultural mapuche. A pesquisa priorizou estudar os mecanismo de gestão das áreas protegidas, observando as ocorrências da gestão compartilhada e a oportunidade de serviços oferecidos à população local. O processo investigativo adotou o procedimento metodológico integrado reunindo diferentes campos das ciências, como a Geografia Física, Geologia, Biologia, Ecologia, Paisagismo e o Turismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

F. Nunes, Israel, and Lucia Maria S. A. Costa. "Paisagem Experimental:." Revista Prumo 4, no. 7 (November 15, 2019): 152–65. http://dx.doi.org/10.24168/revistaprumo.v4i7.1127.

Full text
Abstract:
The links among public space, landscape, and contemporary art are the central theme of this paper. In shaping a landscape design essay for a public park on a silted waterfront in the city of Ilhéus - BA, Brazil, dynamic alter-natives are introduced for the renovation of the public space, based upon the diversification of common uses. The purpose is to build a connection between landscape and art through the re-signification of the natural and cultural processes of the specific site, which may promote a new collective sense of place. The work presents as its theoretical support studies that look at the landscape from its active aspect and discuss the extended field of contemporary art. The paper concludes stressing the importance of the active role of landscape architecture in urban places reconfiguration. Key-Words: Landscape architecture, Urban park, Contemporary Art
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Silveira, Lélian Patrícia de Oliveira, and Maria Manuel Baptista. "Cartografias imaginativas do Brasil nas brochuras turísticas alemãs e francesas: da exotização à mercantilização turística." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 13, no. 2 (May 13, 2019): 69–92. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v13i2.1545.

Full text
Abstract:
À luz dos Estudos Culturais e da teoria pós-colonial, o presente estudo propôs-se investigar de que forma a imagem do Brasil em brochuras turísticas que o promovem na Alemanha e na França nas temporadas 2014 e 2015 está condicionada pela mercantilização e exotização. A análise centrada no conteúdo visual das brochuras turísticas permitiu acessar as representações simbólicas envolvidas na percepção do Brasil como um Outro. Além disso, foi possível identificar o que se designou indistintamente, por cartografias ou paisagens culturais imaginativas nas representações do Brasil, centradas em três dimensões: cultura urbana, cultura rural e paisagem natural e, ainda, uma vertente social e humana. Em linhas gerais, as cartografias ou paisagens forneceram um conjunto de referências responsáveis pela caracterização dos destinos: a cartografia da cultura urbana vinculou-se diretamente com o patrimônio material, as manifestações culturais e os espaços “turistificados” que suportam a atividades; a cartografia da cultura rural e a paisagem natural relacionaram-se com a forma como a natureza foi representada e as múltiplas possibilidades do visitante vivenciar experiências; já a cartografia social humana ligou-se ao comportamento e estilo de vida do povo brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Chasqui, Jesica Wendy Beltrán, and Christian Dennys Monteiro de Oliveira. "O pacífico colombiano, de região a paisagem: uma leitura desde o simbólico e cultural." Geosaberes 9, no. 19 (September 5, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.26895/geosaberes.v9i19.698.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende fazer uma leitura do Pacifico colombiano, desde os elementos que constituem a paisagem cultural, na medida, em que se desenvolve uma crítica ao conceito frequentemente utilizado de região, o qual, não responde ou não dá resposta às dinâmicas culturais e simbólicas que aí se tecem. Pois o Pacifico quando restrito a um recorte reduzido como região natural, empobrece seus elementos ecossistêmicos e culturais. Portanto, se propõe nesse estudo apresentar exemplos que embasam a paisagem cultural como categoria de analise, permitido a ampliação do estudo das relações e processos de transformação decisivos na composição simbólica intra-regional. Especialmente entre as comunidades negras e floresta úmida tropical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Lote, Marília Da Rocha, and Fernanda Cota Trindade. "PARQUE URBANO CULTURAL: MOVIMENTO ARTÍSTICO E URBANIZAÇÃO." Revista Univap 22, no. 40 (January 18, 2017): 346. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.841.

Full text
Abstract:
Pode-se apresentar o homem como principal agente da relação do ambiente natural e o espaço urbano. O homem nasce com a cultura e a cultura o define, e ela é capaz de promover a integração entre as pessoas e a transformação no meio social. A inserção de Parques Urbanos Culturais na paisagem da cidade busca o revir da cultura local, a melhoria da imagem da cidade e da relação do ambiente natural com o ambiente construído.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Albuquerque, Francisco Nataniel Batista de. "Calcário, Caieira e Cal: Análise da Paisagem no Alto Coreaú (Ceará)." Revista Brasileira de Geografia Física 13, no. 07 (December 16, 2020): 3135. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v13.07.p3135-3150.

Full text
Abstract:
Durante séculos, a cal foi um produto essencial em muitos aspectos da vida e do trabalho, especialmente nas áreas de ocorrência de calcário, fato comprovado por ruínas e representações artísticas de fornos de cal nas(das) paisagens de diferentes lugares do mundo. Essas paisagens e suas representações, configuram-se, na Geografia, um importante objeto de estudo, tendo o conceito de paisagem como principal recurso teórico-meteodológico. Diante desse contexto, o presente artigo tem como finalidade analisar as paisagens condicionantes e resultantes da atividade da produção da cal na região do Alto Coreaú, porção noroeste do Estado do Ceará, e, principalmente, utilizá-la como campo empírico para discussão dos principais aspectos que estruturam o referido conceito. A análise partirá da tríade de elementos da paisagem: calcário, caieira e cal identificando a relação entre sociedade e natureza e suas dimensões espaciais e temporais a partir da apropriação da rocha calcária como recurso natural, tanto do ponto de vista econômico como cultural. Entre os resultados podemos constatar a forte ligação entre os sistemas naturais e sociais em diferentes escalas de unidade de paisagem (depressão, campos calcários e afloramentos) e temporais (variação anual das chuvas à décadas de trasnsformações econômicas, ambentais e culturais), constitundo diferentes circuitos econômicos (cal e cimento) marcados pela decadência da produção da cal tanto do ponto de vista econômico, quanto cultural e o surgimento de novos elementos na paisagem regional, as fábricas de confecção de roupas. Calcário, caieira e cal: análise da paisagem no Alto Coreaú (Ceará) A B S T R A C T For centuries, quicklime was an essential product in many aspects of life and work, especially in areas where limestone occurs, a fact proven by ruins and artistic representations of limekilns in landscapes from different places in the world. These landscapes and their representations, configured, in Geography, an important object of study, having the concept of landscape as the main theoretical-meteorological resource. Given this context, the present article has the means to analyze the conditioning and resulting landscapes of the quicklime production activity in the Alto Coreaú region, Northwest part of the State of Ceará. An analysis based on the triad of elements of the landscape: limestone, caieira (limekiln) and quicklime identifying a relationship between society and nature and their spatial and temporary differences from the appropriation of limestone as a natural resource, both from an economic and cultural point of view. Among the results, we can see the decline in the quicklime production activity in Alto Coreaú with the high number of deactivated and destroyed limekiln resulting from economic, labor and environmental transformations that the region and the sector are going through, breaking with the representation of the landscape by the limestone-limekiln-quicklime triad, but leaving very significant cultural marks in the landscape that can be valued as geoheritage in an integrating interface between nature, economy and culture. Keywords: landscape, natural resource, limestone, limekiln, quicklime.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Corteletti, Rafael, and Paulo DeBlasis. "Arqueologia Jê do Sul do Brasil: ambiente, sistema, poder e experiência na paisagem de Urubici, Santa Satarina." Revista Memorare 5, no. 2 (August 14, 2018): 132. http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v5e22018132-164.

Full text
Abstract:
Neste texto será debatida uma “estratigrafia da paisagem” Jê do Sul do Brasil, através do uso do conceito paisagem em diversos gradientes, desde uma abordagem natural até uma abordagem cultural. Será observada a “paisagem como ambiente”, isto é, a paisagem abordada como reconstrução de ambientes específicos, a partir de estudos de paleo-ambiente; a “paisagem como sistema”, ou seja, a paisagem compreendida através da criação de padrões de atividades intra e intersítios; a “paisagem como poder”, ou seja, a paisagem interpretada como fator de manipulação ideológica nas relações de dominação e resistência; e a “paisagem como experiência”, isto é, a paisagem percebida e imbuída de significado em função de esquemas sociais ou cosmológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Delfino, Ângela. "Estética e Paisagem - Algumas Referências Legais." Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 10, no. 19 (2002): 69–85. http://dx.doi.org/10.5840/philosophica20021019/206.

Full text
Abstract:
This paper analyses the legal treatment of the concepts of “aesthetics” and “landscape” in the areas of Zoning, Planning and Environmental Law, both in domestic and public international law. References are made to the World Charter for Nature, Convention for the Protection of the World Cultural and Natural Heritage, Convention on the Conservation of European Wildlife and Natural Habitats, Protocol to the Antarctic Treaty on Environmental Protection, European Landscape Convention and several Portuguese Statutes. In the absence of a common agreed definition of the terms, several proposals of interpretation are provided and discussed taking into account the relevant values of law, i.e. justice and certainty.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Martins, Tiago Damas, and Bianca Carvalho Vieira. "OS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ E A CONTRIBUIÇÃO DA GEOMORFOLOGIA CLIMÁTICA." Geography Department University of Sao Paulo 28 (February 2, 2015): 221. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v28i0.543.

Full text
Abstract:
No Brasil, especificamente na região dos Campos Gerais, no estado do Paraná, a ampliação das descrições das paisagens dadas por naturalistas e viajantes, ainda no século XIX, trouxe questionamentos quanto à ocorrência de vegetações distintas, como campos e cerrados, entremeadas em florestas úmidas nas zonas planálticas. Desta forma, este trabalho tem como objetivo central descrever as principais pesquisas sobre a origem da paisagem dos Campos Gerais do Paraná com base, sobretudo, nos preceitos da Geomorfologia Climática. Reinhard Maack foi um dos primeiros pesquisadores que identificou evidências geomorfológicas referentes às mudanças climáticas durante o Quaternário especialmente neste estado. Destacam-se na paisagem dos Campos Gerais, que se estendem por 19 mil km², características geológicas e geomorfológicas peculiares, abrigando grupos vegetacionais que remontam ao Pleistoceno. A beleza cênica da paisagem tem sido utilizada no desenvolvimento de projetos turísticos, em função, tanto do seu patrimônio natural, quanto pelo seu valor cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Figueiredo, Lauro César. "QUARTA COLÔNIA DE IMIGRAÇÃO ITALIANA NA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL: Os sitios históricos na construção do patrimônio e da paisagem cultural." Raega - O Espaço Geográfico em Análise 31 (February 20, 2014): 147. http://dx.doi.org/10.5380/raega.v31i0.29322.

Full text
Abstract:
Este artigo busca reconhecer a paisagem cultural em sítios históricos rurais de imigração italiana como detentora de valor patrimonial e identidade. Destaca os conjuntos edificados cuja implantação, características arquitetônicas e técnicas construtivas singulares no contexto nacional são testemunhos de hábitos, costumes e usos característicos da área de imigração italiana no estado do Rio Grande do Sul durante o século XIX e XX. Sua relevância encontra-se no estudo das transformações da paisagem por meio dos valores e costumes dessas comunidades, que resultou em uma nova categoria patrimonial denominada paisagem cultural. A região da Quarta Colônia destaca-se nesse cenário. Pela quantidade de imigrantes que recebeu, configurou-se como uma verdadeira região de cultura ítalo-brasileira. Nesse viés, as edificações e a análise visual da paisagem evidenciam como o imigrante italiano transformou seu entorno, seja por meio da organização espacial de sua moradia, seja pela sua relação de troca com a natureza e o modo como estes elementos vêm transformando a paisagem. Assim, a partir da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo, são apresentadas propostas para a preservação dos sítios históricos rurais. Esta preservação ocorre por meio da fixação dos produtores rurais em seus lotes, incentivo da produção de produtos de valor cultural e valorização do imigrante italiano enquanto detentor do conhecimento necessário para a transformação do meio natural onde viveu e onde seus descendentes ainda vivem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Luca, Virginia De, and Alina Golçalves Santiago. "Avaliação do caráter da paisagem: abordagens européias." Paisagem e Ambiente, no. 36 (December 8, 2015): 37. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i36p37-46.

Full text
Abstract:
O caráter da paisagem resulta da combinação particular dos atributos definidores do padrão de paisagem por meio dos elementos que distinguem uma paisagem da outra, cujo arranjo é modelado pelas ações culturais e naturais de cada local. A abordagem de cunho teórico perpassa por alguns autores e algumas organizações internacionais europeias, principalmente do Reino Unido e da Espanha. O presente estudo tem como objetivo apresentar uma breve proposta para o estudo da paisagem a partir do enfoque da Convenção Europeia da Paisagem (CEP). A CEP, aprovada em 2000 em Florença, compreende a relação entre os aspectos naturais e culturais da paisagem com foco no desenvolvimento sustentável e na relação equilibrada e harmoniosa entre as necessidades sociais, econômicas e ambientais de cada comunidade, e tem como objetivo promover a proteção, a gestão e o ordenamento da paisagem. Sendo assim, é possível proteger a paisagem por meio de ações de conservação e manutenção dos traços significativos ou característicos de uma paisagem, justificadas pelo seu valor patrimonial resultante da configuração natural ou da intervenção humana. Como as paisagens sempre mudaram e continuarão a mudar, seja por processos naturais ou pela ação humana, faz-se necessário o acompanhamento das mudanças no sentido de enriquecer a diversidade e a qualidade de cada uma delas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Costa, Diogo Menezes. "ECO(ARQUEO)LOGIA HISTÓRICA NAS LAVRAS DO ABADE: PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL." Amazônica - Revista de Antropologia 5, no. 1 (September 9, 2013): 38. http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v5i1.1303.

Full text
Abstract:
A ecologia estuda as relações no mundo natural, enquanto a arqueologia estuda a construção de mundos artificiais. O estudo ecológico e arqueológico histórico apresentado aqui pretende combinar ambas as perspectivas, através de pesquisas no rio das Almas, paisagem de ligação entre o sítio arqueológico histórico das Lavras do Abade e a cidade de Pirenópolis, no centro-oeste brasileiro.Palavras-Chave: Ecologia histórica, arqueologia histórica, patrimônio culturale natural
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Sá, Renata Camargo. "Pintura de paisagem no século XIX." Revista de História da Arte e da Cultura 1, no. 1 (July 19, 2020): 20–31. http://dx.doi.org/10.20396/rhac.v1i1.13684.

Full text
Abstract:
O desempoderamento da natureza é um fenômeno cultural baseado no pressuposto de que os seres humanos possuem total controle sobre o meio ambiente. O presente estudo investiga como tal fenômeno se apresenta na pintura, e sugere que na arte o chamado “fim da natureza” está enraizado nas representações de céu, não no “nominalismo” de Duchamp, onde os historiadores da arte costumam apressadamente apontá-lo. Analisando o desenrolar do processo que levou a malfadada morte da natureza, a investigação tenta iluminar a relação entre nosso contato com o mundo natural e a qualidade de nossos afetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Pacheco Carvalho, Aline Beatriz. "O homem como agente transformador da paisagem." Revista Memória em Rede 10, no. 18 (January 14, 2018): 146. http://dx.doi.org/10.15210/rmr.v10i18.12662.

Full text
Abstract:
Este ensaio visual evidencia modificações na paisagem natural no município de Glorinha, Rio Grande do Sul, a partir das interações entre os seres humanos e os ecossistemas naturais. Os registros fotográficos foram obtidos entre os meses de agosto a outubro de 2017, organizados e discutidos a partir de três eixos temáticos: paisagem natural, vestígios e impactos na paisagem. As fotografias demonstram a modelagem da paisagem de Glorinha ao longo do tempo e história do município. Palavras-chave: Natureza. Cultura. Impacto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Rossetto, Onélia Carmem, and Antonio C. P. Brasil Junior. "Cultura e desenvolvimento sustentável no pantanal mato-grossense: entre a tradição e a modernidade." Sociedade e Estado 18, no. 1-2 (December 2003): 155–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69922003000100009.

Full text
Abstract:
Apesar de estarem ocupados por diferentes grupos sociais há centenas de anos, algumas parcelas das áreas rurais dos pantanais mato-grossenses ainda mantêm parte das suas características naturais preservadas. A pecuária, principal atividade econômica, desenvolveu-se sem praticamente alterar a dinâmica da paisagem. Como correlato, a imagem construída sobre os seus habitantes é mencionada como exemplo de uso sustentável dos elementos naturais. Apesar deste estereótipo positivo, pouco se sabe ainda sobre esses conhecimentos que, devido à modernidade, muitas vezes se perdem ou assumem outras formas. O presente texto inscreve-se nessa perspectiva. Seu principal objetivo é investigar os saberes pantaneiros, que resultaram em formas peculiares de organização da paisagem e em aspectos específicos da cultura material. Concluiu-se que, com a modernização e as alterações na cultura material, principalmente a substituição do pasto nativo pelo exótico, o equilíbrio da paisagem natural encontra-se ameaçado. A sustentabilidade cultural, entendida como um sistema aberto, passível de alterações, é um indicador de grande relevância na busca do desenvolvimento sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pardini, Patrick. "Natureza e cultura na paisagem amazônica: uma experiência fotográfica com ressonâncias na cosmologia ameríndia e na ecologia histórica." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 7, no. 2 (August 2012): 589–603. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-81222012000200017.

Full text
Abstract:
Enquanto experiência artística, o projeto fotográfico "Arborescência - fisionomia do vegetal na paisagem amazônica" proporciona ao autor uma série de descobertas: a paisagem como entrelaçamento de Natureza e Cultura (a presença indireta do homem; o face a face com 'sujeitos vegetais'); as relações de continuidade, indiferenciação e equivalência entre o 'natural' (heterogêneo, espontâneo, nativo, rural) e o 'cultural' (homogêneo, cultivado, exótico, urbano) na experiência da paisagem vegetal; a arborescência como "imagem cósmica" (Gaston Bachelard), onde o alto (céu, luz, galhos, água celeste) e o baixo (terra, sombra, raízes, água terrestre) são pólos equivalentes e reversíveis. Tal experiência encontra ressonâncias na eco-cosmologia das sociedades da floresta amazônica. A cosmologia ameríndia é uma "ecologia simbólica" (Philippe Descola), pois elabora "uma complexa dinâmica de trocas e transformações entre sujeitos humanos e não humanos, visíveis e invisíveis" (Bruce Albert); a ecologia ameríndia é uma "cosmologia posta em prática" (Kaj Århem), na qual animais caçados e plantas cultivadas são 'parentes' que é preciso seduzir ou coagir. Tal modelo constitui uma forma de "socialização da natureza" (Descola), de "humanização da floresta" (Evaristo Eduardo de Miranda) e de "antropização indireta" dos ecossistemas amazônicos (Descola), geradora de "matas culturais" (William Balée).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Araujo Pereira, Diana, and Paulo Maria Junior. "Pensar e escrever a partir da fronteira." Revista Texto Poético 16, no. 29 (February 25, 2020): 133. http://dx.doi.org/10.25094/rtp.2020n29a646.

Full text
Abstract:
Este texto procura refletir sobre os resultados do projeto de pesquisa “Literatura e paisagem na Tríplice Fronteira”, realizado com o objetivo de construir um acervo literário que dialogasse com a paisagem natural e humana de uma região trinacional (Brasil, Paraguai e Argentina), cujo território geográfico está vinculado a um território simbólico e cultural atravessado pela diversidade de línguas e sujeitos que transitam o espaço em fluxos constantes. Propomos uma leitura geopoética deste lugar, em perspectiva descolonial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Seemann, Jörn, and Breno Viotto Pedrosa. "FRIEDRICH RATZEL E A ALMA DO POVO DA AMÉRICA DO NORTE." Espaço e Cultura, no. 46 (December 11, 2019): 137–46. http://dx.doi.org/10.12957/espacoecultura.2019.48822.

Full text
Abstract:
Este texto procura contextualizar o significado da obra do geógrafo alemão Friedrich Ratzel (1844-1904) na atualidade. Ratzel ainda continua sendo identificado como pai do determinismo ambiental e precursor da geopolítica sem levar em consideração outras ideias apresentadas na sua vasta produção acadêmica que compreende mais de 1200 publicações. Destaca-se a influência de Ratzel para a geografia cultural da Escola de Berkeley. A sua abordagem histórico-cultural na geografia e suas reflexões sobre migração, colonização e difusão geográfica foram uma inspiração para Carl Sauer e muitos dos seus discípulos. A tradução do texto “País e Paisagem na Alma do Povo Norte-Americano”, originalmente publicado na Alemanha em 1902, serve como exemplo para discutir como Ratzel concebia os processos de migração, povoamento e a apropriação de terras na América do Norte e as relações entre as culturas imigrantes e as condições ambientais. Ratzel enfatiza os laços entre um país (estruturas políticas), a sua paisagem (meio natural) e os pioneiros americanos, analisados através da “alma do povo”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Priori, Angelo Aparecido, and Letícia Aparecida da Paixão. "A paisagem como fonte histórica e como produtora de memória." História Revista 20, no. 1 (November 24, 2015): 158. http://dx.doi.org/10.5216/hr.v20i1/31759.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é realizar uma discussão sobre o uso da paisagem como fonte para a história, bem como sua elaboração na produção de memória. A sociedade produz e reproduz o seu espaço de acordo com as suas necessidades e com os recursos técnicos e econômicos de que dispõe. À medida que ela vai se modificando, marcas e heranças das atividades econômicas do passado vão se registrando na paisagem. Produzida historicamente pelos homens, segundo a sua organização social, o seu grau de cultura e o seu aparato tecnológico, a paisagem é o reflexo da organização social e de condições naturais particulares. Portando, constitui-se em um espaço natural, social e histórico. Para a sustentação destes argumentos, utilizaremos a metodologia da História da Ambiental. Ao fazer uma análise histórica das paisagens, consideramos que elas são sistemas abertos, submetidos permanentemente a fatores aleatórios – entre os quais os variados tipos de ação humana. A paisagem é o lugar de projeções e simbolizações de sentimentos e ações humanas, bem como o lugar onde se articulam o social e sua representação, a matriz simbólica onde a experiência coletiva se enraíza e se reflete ao mesmo tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Andrade, Vagner Luciano de, and Veroni Friedrich. "PATRIMÔNIO RURAL, PAISAGENS AGRÍCOLAS E CONSTRUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE EM RIBEIRÃO DO EIXO (MG): A NECESSIDADE DA EDUCAÇÃO VOLTADA À REALIDADE CULTURAL DOS ESTUDANTES CAMPONESES." Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 23, no. 1 (July 4, 2018): 167. http://dx.doi.org/10.17765/1516-2664.2018v23n1p167-183.

Full text
Abstract:
No contexto sociopolítico brasileiro atual, é cada vez mais comum a submissão de comunidades e populações camponesas à realidade dos grandes centros urbanos. Esta é também a realidade de Ribeirão do Eixo, localidade rural do município de Itabirito, eixo sul de expansão urbana da Grande BH. Esta proximidade dos dois importantes polos urbanos é ampliada pela pressão do tráfego rodoviário da BR-040, por empreendimentos imobiliários, industriais e minerários, que contribuem demasiadamente para a perda da identidade local e descaracterização da paisagem natural, gerando expectativas fora daquela realidade, desvalorizando-a. A região espera pela definitiva preservação das Serras da Moeda e das Serrinhas, implantação de uma estrada parque entre as regiões do Pico e da Fábrica e um posto de fiscalização da Polícia Ambiental em conjunto com IEF, gestor de duas unidades de conservação na área. Além da importância ambiental, a região é detentora de paisagens culturais singulares ligadas à época do Brasil Colônia, principalmente aos primórdios auríferos. Neste sentido, o presente estudo propõe intervenções pautadas em princípios de identidade, sustentabilidade, agroecologia, ecoturismo, ruralidade e cultura que contribuam para a ressignificação e devida valorização ambiental e cultural da localidade por todos que nela vivem, trabalham, ou apenas passam períodos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Romeiro, Clara Mascarenhas, and Bernardo Machado Gontijo. "A aplicação da metodologia GTP (geossistema, território e paisagem) como subsídio à compreensão dos conflitos socioambientais na região da Serra do Cabral (MG)/ The application of the methodology GTP (geosystem, territory and landscape) as a subsidy to the comprehension of the socio-environmental conflicts in the Serra do Cabral region (MG)." Geografia em Atos (Online) 3, no. 10 (April 1, 2019): 113–46. http://dx.doi.org/10.35416/geoatos.v3i10.6099.

Full text
Abstract:
A Serra do Cabral é uma feição geomorfológica do relevo mineiro que resguarda aspectos ambientais de grande relevância para a conservação. Espécies da fauna e flora endêmicas e ameaçadas de extinção, bem como a presença de sítios arqueológicos motivaram a criação de Unidades de Conservação na região. Apesar disso, há uma carência de estudos integrados na Serra do Cabral e que enfoquem a problemática ambiental que aí se expressa por meio da dicotomia preservação X exploração econômica. Assim, este trabalho buscará analisar a respectiva Serra de forma integrada, utilizando-se da metodologia proposta por Bertrand (2009) denominada Sistema GTP (Geossistema, Território e Paisagem), na qual o Geossistema possibilita a análise do ambiente natural antropizado, o Território representa o viés socioeconômico e a Paisagem o olhar sociocultural de determinado recorte espacial. O objetivo desta análise espacial integrada da Serra do Cabral é o de promover reflexões acerca da complexidade da questão ambiental na região, que envolve a exploração do meio natural (Geossistema) motivada por questões de ordem socioeconômica (Território) e cultural (Paisagem).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Puglia Oliveira, Nina, and Dante Flávio Da Costa Reis Júnior. "Onde o físico encontra o humano: proposição de um programa de pesquisa multidimensional para uma geografia da música baseada em ruído." Punto sur, no. 4 (July 10, 2021): 239–66. http://dx.doi.org/10.34096/ps.n4.10410.

Full text
Abstract:
Neste artigo, propomos um programa de pesquisa que, definindo como objeto a relação entre “paisagem sonora” e “ruído”, sugere que o campo da Geografia da Música pode estar melhor subsidiado pela incorporação simultânea de três perspectivas temáticas ou dimensões: ou “dimensões”: a física, a orgânica e a cultural. Ampliando a perspectiva cultural fenomenológica, buscamos empreender uma proposta de análise multidimensional sobre o comportamento espacial das paisagens sonoras que influenciam na produção de música e, consequentemente, na formação de identidades musicais. Amparados pela geografia dos ruídos como um desdobramento da geografia sônica, acrescentam-se conceitos fundamentais de acústica, fisiologia da audição e neurociência. Espera-se, assim, consolidar uma proposta teórico-epistemológica que promova pontos de intersecção entre as geografias física e humana, e a compreensão da música enquanto linguagem e enquanto fenômeno humano a partir de um fenômeno natural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Soares, José Wellington Lúcio, and Raimundo Freitas Aragão. "PAISAGEM E GEOGRAFIA VERNACULAR NA SERRA DA MERUOCA - CE: FOTOGRAFIA E PINTURA COMO AUTOTESTEMUNHOS." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 22, no. 1 (April 25, 2020): 93–112. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v22n1.654.

Full text
Abstract:
O contexto de análise das paisagens vernaculares para a construção das reflexões deste artigo é a Serra da Meruoca, maciço residual encravado no Sertão cearense, na região Noroeste do estado do Ceará. A metodologia utilizou imagens fotográficas e pinturas artísticas como vetores importantes e essenciais para o aprofundamento do que se entende sobre saberes e Geografia vernaculares. O texto funciona como autotestemunho, dado o fato de os autores pertencerem ao mesmo meio de seu estudo e também atuarem, um como fotógrafo, outro como pintor amador e serem ambos atuantes em Geografia. O objetivo deste artigo é o de contribuir com estudos e possíveis debates acerca desses saberes, destacando como enfoque as paisagens que envolvem os ambientes naturais e culturais. Para isso, usamos abordagem qualitativa direcionada para as realidades espaciais em seus aspectos conceituais, com destaque para a paisagem enquanto conceito essencial nos estudos geográficos. Palavras-chave: Paisagem vernacular. Serra da Meuoca. Imagem. Fotografia. Pintura Artística. ABSTRACT The vernacular landscape analysis to the construction of this article is placed at Meruoca Mountain, a residual mass located in the Northwest region of Ceara state. The methodology used photographic images and artistic paintings as important and essential vectors for understanding about vernacular Knowledge and vernacular Geography. The text is a self-testimony given the fact that the authors belong to the same place of living and research. They are amateur photographer and painting artist as well both are geographers. The purpose of this paper is to contribute to the studies and possible debates about those knowledges, highlighting the landscapes that surround the natural and cultural environments. For this we use qualitative approach directed to spatial realities in their conceptual aspects with emphasis on Landscape as an essential concept in Geography. Key words: Vernacular Landscape. Meruoca Mountain. Image. Photography. Artistic Painting. RESUMEN El contexto de análisis de los paisajes vernáculos para la construcción de las reflexiones de este artículo es la Sierra de la Meruoca, macizo residual enclavada en el agreste cearense, en la región noroeste del estado de Ceará. Cuanto a la metodología, utilizamos imágenes fotográficas y pinturas artísticas como conductores importantes y esenciales para la profundización sobre conocimientos y Geografía vernácula. El texto actúa como testigo propio, dado que los autores pertenecen al mismo medio de su estudio y también actúan, uno como fotógrafo, el otro como pintor aficionado y ambos actúan en la Geografía. El artículo tiene como objetivo contribuir a los estudios y posibles debates sobre estos conocimientos, enfatizando los paisajes que rodean los alrededores naturales y culturales. Para eso, utilizamos un abordaje cualitativo direccionado a las realidades espaciales en sus aspectos conceptuales, destacando el paisaje como un concepto esencial en los estudios geográficos. Palabras clave: Paisaje vernáculo. Sierra de la Meruoca. Imagen. Fotografía. Pintura Artística. RÉSUMÉ Le contexte de l'analyse des paysages vernaculaires pour la construction des réflexions dans cet article est la Serra da Meruoca, une massif résiduelle encastrée dans la confins du Ceará, dans la région nord-ouest de l'état. La méthodologie a utilisé des images photographiques et des peintures artistiques comme vecteurs importants et essentiels pour l'approfondissement de ce qui est compris comme connaissances et géographie vernaculaire. Le texte fonctionne comme un témoignage de soi, étant donné que les auteurs appartiennent au même environmment de leur étude et également agissent, l'un en tant que photographe, l'autre en tant que peintre amateur et tous deux sont actifs en géographie. Le but de cet article est de contribuer aux études et aux débats possibles sur ces connaissances, en soulignant comment se concentrer sur les paysages qui impliquent des environnements naturels et culturels. Pour cela, nous utilisons une approche qualitative orientée vers les réalités spatiales dans leurs aspects conceptuels, en mettant l'accent sur le paysage comme concept essentiel dans les études géographiques. Mots-clés: paysage vernaculaire. Serra da Meruoca. L’Image. La photographie. Peinture artistique.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Castro, Paulo de Tarso Amorim. "Patrimônio Geo-Mineiro: quando a interrelação entre eles se evidencia." Caderno de Geografia 28, no. 1 (March 25, 2019): 39–54. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2018v28nespp39.

Full text
Abstract:
Este artigo faz uma análise sobre a relação existente entre patrimônio mineiro e geopatrimônio. Em face a segmentação existente entre patrimônio cultural e natural, estudos sobre o patrimônio mineiro e geopatrimônio traçaram caminhos paralelos. O conceito de paisagem, que agrega o aspecto natural e cultural faz um elo entre os dois conceitos patrimoniais. Parte-se do princípio que a geomorfologia antropogênica, sobretudo aquela relacionada às atividades mineiras, pode fazer aflorar aspectos da geodiversidade relevantes para o entendimento da história evolutiva regional. É proposta uma classificação de patrimônio geomineiro em três tipos com base na intensidade e extensão das alterações antrópicas sobre as geoformas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

TEIXEIRA, Gustavo Costa, André dos Santos RIBEIRO, and Ronaldo Luiz MINCATO. "ZONEAMENTO GEOAMBIENTAL DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MANDU, SUL DE MINAS GERAIS, PELA GEOECOLOGIA DAS PAISAGENS." Geosciences = Geociências 37, no. 2 (June 25, 2018): 315–30. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v37i2.11873.

Full text
Abstract:
O atual processo de acelerada urbanização, de concentração de pessoas e de atividades econômicas no Brasil causa pressões, altera e impacta de forma deletéria e direta os diferentes ambientes locais, especialmente as sub-bacias hidrográficas. Neste cenário, foi elaborado o Zoneamento Geoambiental da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Mandu, na Região Sul do Estado de Minas Gerais. O trabalho foi feito a partir da concepção de Geoecologia das Paisagens, baseada no conceito de geossistemas, no qual a paisagem é estudada sob perspectiva sistêmica, que considera as relações entre natureza, economia, sociedade e cultura. A partir dos pressupostos teórico-metodológicos adotados, foi possível identificar a localização e caracterizar a adequação dos usos antrópicos frente ao sistema ambiental natural. A partir daí, foram estabelecidas as bases para proposições sobre a gestão ambiental da paisagem local com vistas à sustentabilidade, por meio de indicações de alternativas de usos adequados dos recursos naturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Fois, Eleonora. "The english translation of Grazia Deledda’s La Madre and the relevance of culture in translating Landscape metaphor." Cadernos de Tradução 40, no. 2 (May 19, 2020): 112–30. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7968.2020v40n2p112.

Full text
Abstract:
Este artigo explora o impacto da estrutura cultural do tradutor na tradução da metáfora relacionada à paisagem por meio de uma análise contrastiva de La madre, de Grazia Deledda, Prêmio Nobel de Literatura, e a tradução de 1922, The Mother, realizada por Mary Steegman. A cultura influencia a visão da natureza ao fornecer normas e ideologias distintas sobre como as pessoas se relacionam com os outros e com o mundo natural. A linguagem do espaço de Deledda se originou de uma percepção subjetiva, assim como seu uso de metáforas relacionadas ao espaço. Na tradução, no entanto, a negociação de significado envolvendo metáforas da paisagem se torna mais complexa. A percepção subjetiva e a individualidade do autor do original se sobrepõem à subjetividade do tradutor, que impacta o texto de chegada com consequências políticas e ideológicas. Esta contribuição examina em particular o antropomorfismo e a relação entre metáfora e símile. Argumentar-se-á que a interpretação do tradutor pode remodelar o relacionamento e a compreensão dos leitores-alvo desse cenário. A análise será baseada na teoria conceitual de metáfora e na hipótese de tradução cognitiva de Mandelblit (1995). A ecoestilística fornecerá uma estrutura adicional para examinar os padrões que revelam a abordagem do tradutor em relação à natureza e paisagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Cañizares Ruiz, María del Carmen. "Paisajes culturales, Ordenación del Territorio y reflexiones desde la Geografía en España." Polígonos. Revista de Geografía, no. 26 (May 8, 2015): 147. http://dx.doi.org/10.18002/pol.v0i26.1703.

Full text
Abstract:
Partiendo del concepto de paisaje, el objetivo principal de este artículo es caracterizar el concepto de “paisaje cultural”, entendiéndolo como el resultado de la interacción en el tiempo de las personas y del medio natural, cuya expresión es un territorio percibido y valorado por sus cualidades culturales, producto de un proceso y soporte de la identidad de una comunidad, según la definición que ofrece en España el Plan Nacional de Paisaje Cultural (2012). La Geografía, apoyada en una rica tradición en la atención al paisaje, se muestra útil para la conceptualización, análisis y gestión de los paisajes, y de manera concreta de los paisajes culturales en los que nos interesa destacar, especialmente, la contemplación del paisaje como patrimonio. En relación con las políticas de ordenación del territorio se expone la diversidad normativa y planificadora existente en España derivada de ámbitos diferentes (espacios naturales, patrimonio cultural, suelo y ordenación del territorio, paisaje), en la que solo algunas Comunidades Autónomas incorporan la figura de “paisaje cultural” (La Rioja, Navarra y Murcia) dentro de la legislación de patrimonio cultural. En el ámbito de la planificación se analiza el Plan Nacional de Paisaje Cultural, una herramienta de gran utilidad basada en el consenso y espíritu de colaboración de las Comunidades Autónomas que, además, debe servir como marco de referencia para elaboración de nuevas normativas aunque su trascendencia ha sido muy escasa hasta el momento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Carvalho, Raquel, and Teresa Portela Marques. "Paisagem Cultural de Transumância: A Rota da Serra da Estrela para as Campinas de Idanha." Cem, no. 11 (2020): 24–44. http://dx.doi.org/10.21747/2182109711/cema1.

Full text
Abstract:
: The transhumance cultural landscape reflects a deep knowledge of the territory. Based on pastoral activity, involves spatial, periodic and seasonal movements of livestock between mountain pastures, valleys and lowlands, to provide food. We highlight an important Portuguese route: Serra da Estrela – Idanha-a-Nova, where wool production was the main activity’s driving force. The acti‑ vity reached its peak in the Middle Ages and survived until the 1950s in Beira Interior region. Aware that change is an inherent dynamic in landscape, we cannot, however, disregard that over generations, the use of endogenous natural resources, shows an understanding of the ecosystem, contributing to the region’s cultural and landscape identity heritage.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

De Oliveira, Natália Maria, and José Flávio Morais Castro. "Análise da paisagem das mulheres viajantes no Brasil durante o século XIX / Landscape analysis of women travelers in Brazil during the nineteenth century." Caderno de Geografia 26, no. 1 (November 29, 2016): 155. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2016v26nesp1p155.

Full text
Abstract:
<p>As técnicas de pesquisa observação e descrição são fundamentais aos estudos geográficas. A análise da paisagem, natural ou cultural, sobretudo histórica, depende de registros documentais capazes de descrevê-la com riqueza de detalhes. Os relatos de mulheres viajantes do século XIX são compreendidos como importantes documentos históricos à análise da paisagem e da organização social do período. Compreende-se a literatura de viagem, principalmente para o viés humanista-cultural da Geografia, instrumento de análise de aspectos físicos, sociais e culturais. Realiza-se nesta pesquisa um levantamento bibliográfico dos relatos de viagem de mulheres viajantes estrangeiras que estiveram no Brasil durante o século XIX, alem do estudo de caso sobre as contribuições para a análise da paisagem contidas no diário de viagem “Uma Parisiense no Brasil”. Por fim, a análise espacial das informações obtidas a partir deste relato, de autoria de Adèle Toussaint-Samson, apresenta uma das possibilidades de resultado de pesquisas que utilizem relatos de mulheres viajantes estrangeiras do século XIX.</p><p><strong>Palavras-chave</strong>: Observação; Descrição; Mulheres Viajantes; Século XIX; Literatura.</p><p> </p><p><strong>Abstract</strong></p><p>Observation and description are fundamental research techniques to geographical studies. The Analisys of landscape, natural or cultural, especially historical, depends on documental records that are able to describe it in great detail. The traveling women reports from the nineteenth century are important historical documents to analyze the landscape and social organization of the period. Travel literature is, especially to the humanistic and cultural bias of Geography, an instrument of analysis for physical, social and cultural aspects. This research carried out a bibliographical survey on foreing traveling women who visited Brazil during the nineteenth century. A case study on the travel diary “A Parisian in Brasil” by Adèle Toussaint-Samson was made, emphasizing its contribuitions to landscape analysis. Finally, the spatial analysis of the information from this report presents one of the possible results for researches using reports of foreign women travelers of the nineteenth century.</p><p> </p><p><strong>Keyword</strong>: Observation, Description, Traveling Women, Nineteenth Century, Literature</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Duarte, Daiane Romio, Jaqueline Andrade, Juliana Castro Souza, and Alina Gonçalves Santiago. "Conexão entrepessoas e ambiente: uma revisão de literatura sobre topofilia | Connection between people and environment: a literature review on topophilia." Oculum Ensaios 18 (April 30, 2021): 1. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v18e2021a4706.

Full text
Abstract:
O presente trabalho é uma revisão integrativa da literatura sobre o conceito de topofilia, entendendo que a percepção ambiental é um fator influenciador da vida humana através do comportamento, da sociabilidade e do bem-estar. O estudo teve o objetivo de compreender como o conceito tem sido abordado nos estudos de paisagem cultural, natural e urbana. Foram selecionados 30 artigos que investigam a relação humana com o ambiente ou com a paisagem,que discutem o senso de lugar, apego ou a conexão com o lugar. Como resultado foram identificadas diferentes abordagens que puderam ser agregadas em três grupos de análise: o indivíduo, a coletividade e o ambiente. Além disso, foram avaliados quantitativamente dados que apontam direções para um futuro aprofundamento do estudo acerca do tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Facco, Janete, Sival Francisco de Oliveira junior, Fábio Luiz Carasek, Janete Webler Cancelier, and Lisane Regina Vidal Conceição. "Os rios e o urbano: rupturas ou continuidades nas cidades médias do Brasil - Chapecó (SC), Brasil." Revista de Geografia 38, no. 2 (July 23, 2021): 1. http://dx.doi.org/10.51359/2238-6211.2021.243215.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo compreender as transformações das paisagens de rios urbanos do município de Chapecó-SC, decorrentes do processo de urbanização. Buscou-se identificar as mudanças ocasionadas na paisagem dos rios, as causas e suas repercussões, desde o ano de 1940. Chapecó possui 220.367 habitantes, 7% residentes no rural e 93% no urbano (IBGE, 2019). O levantamento de dados históricos e imagens dos rios antigos se deu pelo acesso ao acervo do Centro de Memórias do Oeste – CEOM. No decorrer dos anos, a paisagem dos rios urbanos em Chapecó foi alterada especialmente pela urbanização desenfreada, sem respeito aos planos originais. A função desses vêm se ajustando as diferentes necessidades dos homens. Alguns fenômenos se reproduzem em distintos espaços temporais, como sua utilização para canal de escoamento e depósito de resíduos, são reflexos culturais vistos até os dias atuais. A população em muitos casos desdenha a presença dos rios, o que ocasionou uma drástica ruptura entre esse patrimônio natural e o espaço urbano. Os resultados demonstram que estes fenômenos estão presentes em Chapecó, muitos rios foram ocultados da paisagem urbana. Diante de tal complexidade o presente trabalho contribui com informações para o planejamento e tomada de decisão no presente e futuro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Oseki, Jorge Hajime. "A Fluvialidade no Rio Pinheiros: um projeto de estudo." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, no. 8 (December 19, 2000): 168. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i8p168-177.

Full text
Abstract:
Este texto tratava originariamente de um projeto de estudos e reconstitui a trajetória teórica que representou a mudança da problemática da produção do ambiente construído para aquela da produção do espaço - na concepção lefebvriana - cujo conceito e exposição engloba além da crítica ao econômico, uma crítica ao político, ao cultural, ao cotidiano e ao urbano podendo, portanto, ser útil para esclarecer a dimensão natural e social do espaço e da paisagem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Marques, Ailson De Lima, Gabryelle De Farias Sousa, Debora Coelho Moura, Rodrigo Santana Macedo, and Cássio Ricardo Gonçalves da Costa. "Solo-paisagem no “Pico do Jabre (PB)." Holos Environment 21, no. 2 (July 10, 2021): 303–20. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v21i2.12444.

Full text
Abstract:
O Pico do Jabre é um patrimônio natural e cultural com alto potencial turístico para o desenvolvimento socioeconômico da região imediata de Patos e embora seja considerado uma das mais importantes áreas de preservação do estado da Paraíba, os trabalhos sobre suas características geomorfológicas e pedológicas dispostos na literatura não contemplam uma abordagem holística que possa reportar uma compreensão de parte da gênese de sua paisagem. Este estudo realizou a caracterização do solo-paisagem do Parque Estadual Pico do Jabre-PB. Para realização desta pesquisa foram utilizadas técnicas de cartografia geomorfológica com extração de dados morfométricos a partir de dados de elevação do sistema TOPODATA, interpretação morfológica com base na taxonomia do relevo proposta por Ross e observação foto-geológica. Levou-se em consideração o limite da Unidade de Conservação Pico do Jabre, e com base neste, criou-se um buffer de 10 km. Com base na hipsometria, declividade, relevo sombreado, perfis topográficos, rede de drenagem, Modelo Digital de Elevação e dados da CPRM, foi realizado o mapeamento do relevo. Além disso, os solos representativos e a descrição morfológica foram utilizadas para compreender a interação solo-paisagem. Os resultados obtidos mostraram que a área de estudo apresenta vertentes adaptadas a linhas de falhas. Com base na distribuição dos solos identificados na topossequência, foi constatado que os mesmos estão em catena, numa mesma superfície geomórfica, o que ressalta processos pedogenéticos associados. Os solos foram classificados como Organossolo Fólico, Neossolo Litólico, Neossolo Regolítico, Argissolo Vermelho-Amarelo, e o Neossolo Regolítico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Misquita de Oliveira, Nicodemos, and José Carlos Ugeda Junior. "A DUALIDADE NA RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA ENTRE OS INDÍGENAS PARESI E OS FAZENDEIROS DO ENTORNO SOBRE A PAISAGEM." Caminhos de Geografia 20, no. 69 (July 7, 2019): 282–92. http://dx.doi.org/10.14393/rcg206941243.

Full text
Abstract:
O estudo apresenta uma análise da paisagem na bacia hidrográfica do Rio Verde, território indígena Paresi em Tangará da Serra - Mato Grosso. Pautada no método geossistêmico somado ao viés crítico da geografia. Envolveu estudos sobre concepções diferenciadas na relação sociedade-natureza entre os Paresi-Haliti e os fazendeiros do entorno. Assinalada pela resistência dos indígenas frente ao processo de homogeneização da paisagem. O resultado cartográfico do uso e ocupação do solo nos últimos trinta anos revelou uma paisagem muito alterada no entorno da terra indígena, marcada pelas geometrias das plantações de commodities de grãos. Já no território indígena a vegetação natural foi mantida praticamente conservada. Entrevistas com os fazendeiros e indígenas apontaram incompatibilidades nos usos múltiplos do rio. Rituais tradicionais foram comprometidos, pois muitos locais sagrados ficaram situados fora do território delimitado, em áreas particulares. Houve também uma diminuição dos animais de caça pela perda de habitat. O território indígena Paresi representa, juntamente com outros territórios indígenas, a riqueza da heterogeneidade cultural e também acabaram assumindo um importante papel na preservação dos biomas no estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Fredson Pereira da, Danilo Diego de Souza, Rodrigo José de Carvalho Lopes, and Hilton Nobre da Costa. "POTENCIAL TURÍSTICO E PEDAGÓGICO DAS PAISAGENS DE PAULO AFONSO, BAHIA, NORDESTE DO BRASIL." InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade 5, no. 18 (December 21, 2019): 12280. http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.2019.12280.

Full text
Abstract:
POTENTIAL TOURISM AND PEDAGOGICAL OF THE LANDSCAPES OF PAULO AFONSO, BAHIA, NORTHEAST OF BRAZILPOTENCIAL TURÍSTICO Y PEDAGÓGICO DE LOS PAISAJES DE PAULO AFONSO, BAHIA, NORESTE DE BRASILRESUMOAo considerar o crescimento das cidades na atualidade, muitas pessoas procuram lugares que lhe apresentem tranquilidade e descanso. Este trabalho teve como objetivo descrever o potencial turístico e pedagógico da cidade de Paulo Afonso, Bahia, além de destacar a importância do turismo para a conservação das paisagens naturais e culturais e a potencialidade pedagógica das mesmas. O método de pesquisa utilizado para este trabalho foi o exploratório, seguido de pesquisa bibliográfica para maior conhecimento da área de estudo e estudo de campo, com visitas técnicas à cidade de Paulo Afonso, Bahia. Os resultados demostram diversas formações rochosas na região da cidade de Paulo Afonso-BA, as quais proporcionam o surgimento de exuberantes paisagens. O potencial turístico da região é promovido pelos elementos naturais, como o cânion do Rio São Francisco, o Parque das Mangueiras e o Parque Belvedere. Com essa riqueza de elementos que evidencia o potencial da região, pode ser realizada pesquisas científicas e aulas de campo por várias áreas de conhecimento.Palavras-chave: Turismo; Paisagem; Recursos Naturais; Rio São Francisco.ABSTRACT When considering the growth of cities today, many people look for places that give them peace and rest. This paper aimed to describe the tourist and pedagogical potential of the city of Paulo Afonso, Bahia, as well as highlighting the importance of tourism for the conservation of natural and cultural landscapes and their pedagogical potential. The research method used for this work was the exploratory, followed by bibliographic research for better knowledge of the study area and field study, with technical visits to the city of Paulo Afonso, Bahia. The results show various rock formations in the region of the city of Paulo Afonso-BA provide the emergence of lush landscapes. The tourist potential of the region is promoted by natural elements such as the São Francisco River Canyon, Mangueiras Park and Belvedere Park. With this wealth of elements that show the potential of the region, scientific research and field classes can be carried out by various areas of knowledge.Keywords: Tourism; Landscape; Natural Resources; São Francisco River.RESUMENAl considerar el crecimiento de las ciudades hoy en día, muchas personas buscan lugares que les den paz y descanso. Este artículo tiene como objetivo describir el potencial turístico y pedagógico de la ciudad de Paulo Afonso, Bahía, así como destacar la importancia del turismo para la conservación de los paisajes naturales y culturales y su potencial pedagógico. El método de investigación utilizado para este trabajo fue el exploratorio, seguido de investigación bibliográfica para un mejor conocimiento del campo de estudio y trabajo de campo, con visitas técnicas a la ciudad de Paulo Afonso, Bahía. Los resultados muestran que varias formaciones rocosas en la región de la ciudad de Paulo Afonso-BA conforman paisajes exuberantes. El potencial turístico de la región es promovido por elementos naturales como el cañón del río São Francisco, el parque Mangueiras y el parque Belvedere. Con esta riqueza de elementos que muestran el potencial de la región, la investigación científica y las clases de campo pueden llevarse a cabo por diversas áreas del conocimiento.Palabras clave: Turismo; Paisaje; Recursos Naturales; Río São Francisco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Guimarães, Solange Terezinha de Lima. "Mulheres e florestas: um estudo sobre comunidades tradicionais no PE da Serra do Mar, Núcleo Santa Virginia (PESM-NSV), estado de São Paulo, Brasil / Women and Forests: a study of traditional communities (...)." Caderno de Geografia 24, no. 42 (July 18, 2014): 264–86. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2014v24n42p264.

Full text
Abstract:
O cenário paisagístico natural do PESM-NSV abarca áreas florestais de Mata Atlântica, em suas diferentes formações, além de mananciais e recursos hídricos a serem protegidos, sendo o PESM considerado área de Reserva da Biosfera. Já o cenário cultural abriga a paisagem construída e o patrimônio imaterial das comunidades tradicionais de caipiras*, apresentando historicidade específica quanto a sua origem e identidade, modo de vida, organização social e ocupação geográfica dos seus espaços e construção de suas territorialidades. O estudo foi delineado com base na gestão de recursos hídricos e florestais alinhadas aos preceitos da Agenda 21, no que tange à “Análise das relações estruturais entre relações de gênero, meio ambiente e desenvolvimento”. Em relação à construção do referencial teórico, nos baseamos na análise da multifuncionalidade e multidimensionalidade da paisagem. A mulher emerge não somente como mediadora, mas como sujeito proativo e proambiental, liderando mudanças sociais em suas comunidades, mediante a inserção socioeconômica destas populações nas atividades do PESM-NSV, propiciando a valoração da paisagem como herança, o resgate dos significados das identidades culturais e territoriais, do etnoconhecimento, através dos saberes e práticas tradicionais, no sentido de viabilizar o desenvolvimento territorial sustentável.Palavras-chave: Gestão de Recursos Hídricos e Florestais. Agenda 21. Educação Ecológica. Parque Estadual da Serra do Mar. Comunidades Tradicionais. Gênero Feminino. ABSTRACTThe natural landscaped setting of PESM-NSV includes forest areas of the Atlantic Forest, in its different formations, besides spring water and water resources to be protected, being the PESM considered as an area of Biosphere Reserve. In the cultural setting it includes built landscape and intangible heritage of traditional communities of caipiras*, presenting historical specificity regarding their origin and identity, way of life, social organization and geographical occupation of their spaces and construction of their territoriality. The study was designed based on the management of water and forest resources aligned with the principles of Agenda 21, regarding the "Analysis of the structural links between gender relations, environment and development". Regarding the construction of the theoretical framework, the basis were the analysis of multifunctional and multidimensional landscape. Therefore, in this landscape, the woman emerges not only as a mediator, but also as the proactive subject and pro-environment, leading social changes in their communities, through the socioeconomic insertions of those populations in these visitation activities of the PESM-NSV, and also in the recovery of cultural traditions, the rescue of the meanings of cultural and territorial’s identities, the ethno-knowledge through the traditional knowledge and practices, in order to enable sustainable territorial development.Keywords: Water Resources and Forests Management. Agenda 21. Ecological Education. Parque Estadual da Serra do Mar. Traditional Communities. Female Gender.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Rama, Samuel. "Um percurso meditativo por algumas florestas na arte." Revista Visuais 2, no. 3 (October 19, 2016): 41–62. http://dx.doi.org/10.20396/visuais.v2i3.12071.

Full text
Abstract:
A grande floresta europeia densa e obscura desapareceu proporcionalmente ao crescimento das cidades sobretudo a partir da modernidade. Na mesma medida do desaparecimento das florestas reais dá-se o seu incremento no território da cultura em geral e nas artes plásticas em particular. A floresta assume-se assim como arquétipo ou índice do natural e é nos seus melhores exemplos da arte sempre revisitada por uma persistente expressão atravessada pelo sonho e pela nostalgia. Nas representações de florestas feitas por artistas que quiseram recuperar, do pondo de vista estético, estas paisagens a partir de dentro, podemos encontrar talvez uma das raízes mais longínquas do questionamento ou da relativização da ideia de paisagem enquanto vista ou janela, a favor de uma ideia de paisagem enquanto errância ou envolvimento. Esse questionamento parece trazer também consigo a expressão ou tradução do fundamento ético primeiro que faz reconhecer a natureza como algo absolutamente superior ao homem. Tal acontece porque a maioria das representações de florestas feitas a partir do seu interior revelam um certo carácter estético negativo que induz no espectador mobilidade, desconforto, estranhamento obrigando-o a indagar e articular juntamente estética e ética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Leite, Ana Caroline Guerhardt, and Lidiane Espindula. "A CORRELAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS URBANAS COM O PATRIMÔNIO HISTÓRICO E NATURAL: O CASO DE MANHUMIRIM/MG." Pensar Acadêmico 18, no. 3 (August 3, 2020): 666. http://dx.doi.org/10.21576/pa.2020v18i3.1649.

Full text
Abstract:
As políticas públicas urbanas e patrimoniais desempenham papéis importantes no meio urbano e na história das cidades. A correlação dessas políticas é essencial para a preservação da memória, cultura e o contexto visual da paisagem urbana. O alinhamento da aplicabilidade dessas diretrizes deve ser parte do processo diário da administração pública e dos usuários do local. O presente artigo tem como objetivo analisar a legislação vigente na cidade de Manhumirim, bem como sua história e patrimônios existentes, com base em pesquisas bibliográficas, levantamento fotográfico e análise do espaço urbano, com foco no centro comercial do município, uma vez que é exatamente onde se localizam obras de maior porte e carga histórica, por se tratar também do local dos primeiros registros da cidade. Mediante o levantamento de dados, é possivel concluir que a cidade possui muita história e memória para ser contada e vivida e, diante disso, seu potencial turístico e econômico poderia ser muito mais valorizado, desde que se fizessem presentes as políticas de planejamento urbano e preservação histórica, cultural e natural. Manhumirim possui um acervo histórico-cultural importante, concluindo assim que a mescla entre espaço urbano e histórico já existe, mas necessita de diretrizes específicas aplicáveis que promovam mudanças no meio urbano patrimonial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Borges, Vicente de Paula Censi. "Rota das Emoções." Cadernos de Geografia, no. 37 (July 26, 2018): 81–97. http://dx.doi.org/10.14195/0871-1623_37_7.

Full text
Abstract:
A política de turismo no Brasil, nos últimos 13 anos, foi baseada no objetivo de dinamizar a economia regionalmente através de atividades relacionadas ao turismo, utilizando, basicamente, recursos locais, identidade cultural e paisagem. Desta forma, entre os produtos gerados pela política implementada, destacam-se as novas rotas turísticas. Assim, este artigo trata da influência do turismo na região costeira do Piauí, que faz parte do principal produto turístico da região meio-norte, a Rota das Emoções. Portanto, com base numa metodologia qualitativa, a pesquisa incide na área que compreende os municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia, que delimitam o território de estudo, denominado "Polo Turístico Costa do Delta". O presente trabalho tem como objetivo destacar o atual cenário de turismo na Rota das Emoções, apresentando influências na paisagem cultural do Polo Turístico da Costa Delta. Inquirida a população residente, os resultados apontam para um impacto negativo no ambiente natural, transformação no modo de vida local e novas perspectivas econômicas para a região costeira do Piauí, que explicam a modelagem das formas de relação entre os sujeitos com a natureza e espaço turístico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Masullo, Yata Anderson Gonzaga, Leonardo Silva Soares, Claudio Eduardo De Castro, and Elison André Leal Pinheiro. "DINÂMICA DA PAISAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPECURU - MA." Revista Brasileira de Geografia Física 12, no. 3 (June 2, 2019): 1054. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v12.3.p1054-1073.

Full text
Abstract:
A paisagem não é a simples adição de elementos geográficos disparatados, mas sim o resultado da combinação dinâmica dos elementos físicos, biológicos e antrópicos que, reagindo dialeticamente uns sobre os outros, fazem da paisagem um conjunto singular em constante evolução (Bertrand, 2004). Diante das inúmeras atividades que produzem e ao mesmo tempo reproduzem a paisagem, faz-se necessário refletir sobre estratégias de planejamento, gestão e conservação do patrimônio natural e cultural. Observa-se nas bacias hidrográficas, a possibilidade de construir um importante instrumento de planejamento e ordenamento territorial em um contexto regional, conforme expõe a Lei Federal N° 9.433/1997 (Lei das Águas). Sob essas perspectivas a presente pesquisa surge com o objetivo de analisar a dinâmica espacial e temporal da bacia hidrográfica do rio Itapecuru, a partir do processamento de imagens e do emprego de métricas da paisagem como CA (área das classes), MPS (Tamanho Médio da Classe) e NUMP (Número do Fragmento), MSI (índice de Forma Médio) SHDI (índice de diversidade Shannon). Desse modo foi possível identificar que por ano cerca de 53,5 mil hectares em média, são convertidas em pastagem ou áreas destinadas a agricultura na bacia do rio Itapecuru. Ao mesmo tempo nota-se que entre 1990 e 2016, registrou-se elevação de 5 pontos percentuais – pp de área edificada, enquanto identifica-se redução de 29,5 pp na área coberta por vegetação arbórea e mata ciliar.Landscape dynamics of the Itapecuru river basin – MA A B S T R A C TThe landscape is not simply the addition of disparate geographical elements, but rather the result of the dynamic combination of physical, biological and anthropic elements that, by reacting dialectically with each other, make the landscape a singular, constantly evolving set (Bertrand, 2004). Given the numerous activities that produce and at the same time reproduce the landscape, it is necessary to reflect on strategies for planning, management and conservation of natural and cultural heritage. It is observed in the hydrographic basins the possibility of constructing an important instrument of planning and territorial planning in a regional context, as set forth in Federal Law N ° 9.433 / 1997 (Water Law). Under these perspectives the present research arises with the objective of analyzing the spatial and temporal dynamics of the Itapecuru river basin, from image processing and the use of landscape metrics such as CA (area of classes), MPS Class) and NUMP (Fragment Number), MSI (Medium Shape Index) SHDI (Shannon diversity index). In this way it was possible to identify that about 53,500 hectares per year are converted into pasture or areas for agriculture in the Itapecuru river basin. At the same time, between 1990 and 2016, there was an increase of 5 percentage points - pp of constructed area, while a reduction of 29,5 pp in the area covered by tree vegetation and ciliary forest was identified.Keywords: Landscape; Image processing; Metrics; Itapecuru River.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Silva, Felipe Santos, Genilda Maria da Silva, and Ricardo Santos de Almeida. "CINEMA E ENSINO DE GEOGRAFIA: o uso do filme Rio 2 em sala de aula - uma proposta didática para além das paisagens." Revista Brasileira de Educação em Geografia 7, no. 14 (January 5, 2018): 254–66. http://dx.doi.org/10.46789/edugeo.v7i14.410.

Full text
Abstract:
Esta prática tem como intuito propor a linguagem fílmica como recurso didático no ensino de Geografia, pois acreditamos que o cinema é uma arte capaz de aproximar os fenômenos geográficos, que podem parecer distantes do universo escolar, a realidade dos alunos. Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia (PCN’s) de 1998, desenvolvemos uma proposta de plano de aula com o a utilização do Filme Rio 2, à luz do entendimento dos elementos geográficos presentes no quarto ciclo do ensino fundamental, em específico o nono ano. A proposta de plano de aula encontra-se sustentada, principalmente nos escritos de Dollfus (1972), Santos (2014), Claval (2014), Costa (2013), Castrogiovanni (2007), Chaui (2000), Santos et al (2011) e Tuan (2012). A proposta metodológica é uma crítica às práticas pedagógicas tradicionais, conhecidas como mnemônicas, que tem por objetivo a memorização de conteúdos, e não contextualizam com o meio em que os estudantes estão inseridos. O filme Rio 2 é uma produção da Blue Sky, sobre a direção do brasileiro Carlos Saldanha, e seu gênero perpassa aventura, comédia e animação. Desse modo, apresenta-se como uma excelente mídia para a discussão geográfica dos conceitos: paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, espaço geográfico, território e ralação sociedade e natureza. PALAVRAS-CHAVE Paisagem. Sociedade e natureza. Cultura. Ensino de Geografia. CINEMA AND TEACHING GEOGRAPHY: the use of the Rio 2 film in the classroom - a didactic proposal in addition to the landscapes ABSTRACT This educational practice intends to propose the filmic language as didactic resource in the teaching of Geography, because we believe that the cinema is an art capable of approaching the geographic phenomena, which may seem distant from the school universe, the reality of the students. Based on the Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia (PCN’s) of 1998, we developed a lesson plan proposal with the use of the Rio 2 Film, in light of the understanding of geographic elements present in the fourth cycle of elementary education, specifically the ninth year. The proposal of the lesson plan is based mainly on the writings of Dollfus (1972), Santos (2014), Claval (2014), Costa (2013), Castrogiovanni (2007), Chaui (2000), Santos et al (2011) and Tuan (2012). The methodological proposal is a critique of the traditional pedagogical practices, known as mnemonics, that aim to memorize contents, and do not contextualize with the environment in which the students are inserted. The film Rio 2 is a production of Blue Sky, directed by the Brazilian Carlos Saldanha, and its genre perpasses adventure, comedy and animation. In this way, it presents itself as an excellent medium for the geographical discussion of the concepts: landscape, natural landscape, cultural landscape, geographic space, territory and society and nature. KEYWORDS Landscape. Society and nature. Culture. Geography teaching. ISSN: 2236-3904REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEGwww.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Cirillo, José. "Destinos poéticos da paisagem : (des)apropriações autorais na obra colaborativa “entre saudades e guerrilhas”." Signum: Estudos da Linguagem 20, no. 2 (August 3, 2017): 76. http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n2p76.

Full text
Abstract:
O presente artigo discute modos de aproximação do espaço da natureza por artistas, e, também, como o projeto poético para este espaço pode revelar tendências e intencionalidades condicionadas por variantes culturais determinadas pelo ambiente natural a partir da relação afetiva do artista/ meio (topofilia). Partimos da hipótese de que há dois modos de aproximação do processo de criação da arte pública destinada aos espaços de natureza. Analisamos um deles, a partir do projeto poético de “Entre Saudades e Guerrilhas”, de Piatan Lube, que aproxima-se da natureza com uma intencionalidade de dialogar com os sujeitos e com o ambiente, revelando um processo pautado na perspectiva colaborativa (autores externos) e no diálogo poético com o espaço, com os materiais e com as comunidades, materiais básicos para a edificação de um projeto plástico coautoral, uma escultura social, cujo principal documento de processo é a própria cultura e a memória da comunidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography