Journal articles on the topic 'Outils diamantés'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Outils diamantés.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 28 journal articles for your research on the topic 'Outils diamantés.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Barbero-González, José-Ignacio, and Hugo Rodriguez-Campazas. "TRÁFICO DE JÓVENES EN EL FÚTBOL: DIAMANTES NEGROS, UN TEXTO CINEMATOGRÁFICO DE SOCIOLOGÍA PÚBLICA." Movimento (ESEFID/UFRGS) 20, esp (January 16, 2015): 197. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.48232.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como propósito mostrar, utilizando-nos do filme Diamantes Negros, o potencial do cinema como meio, recurso ou texto de sociologia pública. O filme escolhido aborda o tema do tráfico de meninos (africanos) no âmbito do futebol. Foi sua clareza expositiva, a relevância do problema narrado e o compromisso emocional que nos impulsionou a tratar tal problemática. Ao revisar a literatura acadêmico-cientifica, constatamos, entre outros, primeiro, o caráter quase pioneiro do dito texto fílmico no contexto espanhol e, segundo, grandes coincidências discursivas entre os escritos acadêmicos convencionais e a ficção cinematográfica. Considerando tais similitudes, o conteúdo e as características formais do filme, defendemos que Diamantes Negros é exemplo de um bom texto de sociologia pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rangel, J. J. A., S. N. Monteiro, G. S. Bobrovnitchii, and A. L. D. Skury. "Características microestruturais do diamante carbonado produzido com grafite brasileiro." Matéria (Rio de Janeiro) 13, no. 1 (March 2008): 162–70. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762008000100020.

Full text
Abstract:
Carbonado é a denominação de um diamante policristalino opaco e de cor escura, naturalmente encontrado no Brasil e na República Central Africana. Artificialmente é possível produzir-se um diamante sintético policristalino do tipo carbonado. Devido a sua microestrutura constituída de muitos grãos, este diamante é mais duro e mais tenaz que os comuns. Assim, pode ser usado com vantagens em brocas para perfuração de petróleo e outras ferramentas resistentes à abrasão. O objetivo deste trabalho foi, pela primeira vez, produzir o carbonado no Brasil e apresentar suas características microestruturais. Este carbonado foi sintetizado a altas pressões e temperaturas utilizando grafite brasileiro no setor de Materiais Superduros da UENF. As características avaliadas o colocam como um material compatível para utilização em ferramentas de corte e perfuração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Varanda, Jorge. "Cuidados biomédicos de saúde em Angola e na Companhia de Diamantes de Angola, c. 1910-1970." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 21, no. 2 (June 2014): 587–608. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702014000200008.

Full text
Abstract:
Pretende-se caracterizar a prestação de cuidados biomédicos em Angola durante a atividade da Companhia de Diamantes de Angola. Uma análise comparativa de políticas e práticas de saúde pública de vários atores coloniais, como os serviços de saúde da Companhia, sua congénere do Estado e outras empresas coloniais, revelará diferenças de investimento na saúde, isto é, instalações e pessoal de saúde, e tratamentos. Este escrutínio bem como as condições de vida iluminarão o carácter idiossincrático e central dos serviços de saúde da Companhia em termos de morbimortalidade em Angola, e a centralidade destes para as representações de um império cuidador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Fernanda Emanuele da Rocha, Celeste Maria Patto de Abreu, Simone Abreu Asmar, Angelita Duarte Corrêa, and Custódio Donizete dos Santos. "Firmeza de pêssegos 'diamante' tratados com 1-MCP." Revista Brasileira de Fruticultura 27, no. 3 (December 2005): 366–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452005000300007.

Full text
Abstract:
No Brasil, o consumo de pêssegos in natura vem aumentando a cada ano. No entanto, durante o transporte, o período de armazenamento e a comercialização, as perdas são bastante significativas, havendo a necessidade de desenvolver tecnologias para manter a qualidade pós-colheita e prolongar a vida útil desses frutos. O composto 1-metilciclopropeno (1-MCP) vem sendo usado com resultados positivos em diversos tipos de frutos, como goiaba, banana, maçã, entre outras. Neste trabalho, foi avaliado o tratamento com 1-MCP em pêssegos armazenados em condições ambientais para a manutenção da firmeza dos frutos. Os frutos da cv. Diamante foram provenientes do município de Nepomuceno-MG, colhidos no estádio de maturação 'de vez' e selecionados em função do tamanho, estádio de maturação e ausência de injúrias. Os frutos foram submetidos à imersão em hipoclorito de sódio a 1% para desinfecção e parte deles foi tratada com 1-MCP, na concentração aproximada de 625 nL/L, por 12 horas. Em seguida, os frutos foram armazenados por até 10 dias, em temperatura ambiente (22 ± 2°C e 77 ± 2% UR). Foram realizadas análises de firmeza da polpa, solubilização de pectinas e atividades de pectinametilesterase e poligalacturonase a cada 2 dias até o final do período de armazenamento. Os frutos tratados com 1-MCP apresentaram maior firmeza e menor solubilização de pectinas durante o período avaliado e também menor atividade de pectinametilesterase que os frutos-controle até o 6º dia de armazenamento, demonstrando que o 1-MCP foi eficiente em retardar o amaciamento dos frutos no período estudado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Barrozo, João Carlos. "Mobilidade social no garimpo: herança ou esforço pessoal?" Novos Cadernos NAEA 20, no. 1 (July 21, 2017): 135. http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v20i1.4425.

Full text
Abstract:
Os garimpeiros de diamante do Alto Paraguai eram filhos de agricultores, vindos predominantemente do Nordeste. De lá foram expulsos pela seca, pelo latifúndio, pela pobreza e atraídos pelo sonho de enriquecer no garimpo. A herança social não é determinante, mas tem um grande peso para os filhos. Muitos herdaram a posição social dos pais, continuando no garimpo, dependendo da “sorte”, ou da vontade divina. Mas outros romperam este círculo vicioso, pelo esforço próprio e com o apoio da rede familiar. A segunda e a terceira gerações, filhos e netos, que estudaram e se qualificaram, construíram uma trajetória social ascendente, escapando da herança social dos pais e avós.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Trivellato, Francesca. "Juifs de Livourne, Italiens de Lisbonne, hindous de Goa: Réseaux marchands et échanges interculturels à l’époque moderne." Annales. Histoire, Sciences Sociales 58, no. 3 (June 2003): 581–603. http://dx.doi.org/10.1017/s0395264900004790.

Full text
Abstract:
RésuméCette étude entend mettre en oeuvre les outils de l’analyse réticulaire dans l’étude des échanges interculturels à l’époque moderne. Dans ce but, elle s’inspire (du point de vue analytique plutôt que mathématique) de la network analysis britannique et des travaux de Fredrik Barth. Face aux débats récents polarisés autour des diasporas négociantes et des réseaux marchands, le recours à l’analyse de réseau présente trois avantages : il oblige l’historien à analyser les relations entre les groupes – et non les relations internes aux groupes – et permet ainsi de surmonter un obstacle commun aux approches anthropologique et économique. Il réduit le fossé qui sépare les études anthropologiques (centrées sur l’organisation interne des diasporas négociantes et le rôle des normes culturelles) et la théorie du choix rationnel qui voit les réseaux marchands comme le produit des intérêts individuels. Enfin, parce qu’il s’agit d’une approche micro-analytique, l’analyse réticulaire permet aux historiens d’examiner la formation de réseaux informels spécifiques qui se déploient au croisement des aires géographique, politique et culturelle communément définies. La validité de ce type d’approche, basée sur leur correspondance d’affaires, est testée à partir d’une étude de cas portant sur la filière indo-portugaise du commerce du corail méditerranéen et des diamants indiens, associant Juifs de Livourne, d’Amsterdam et de Londres, marchands italiens de Lisbonne et une caste hindoue de Goa, réseau informel actif au moins jusqu’aux années 1730.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Seabra, Silvana. "Cinema, história, memória e verdade: found footage e apropriação em Wajda." Lumina 14, no. 2 (August 30, 2020): 7–21. http://dx.doi.org/10.34019/1981-4070.2020.v14.30380.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a apropriação de arquivos de filmes e vídeos footage para propostas representacionais de fundo histórico no cinema, através de alguns trabalhos do cineasta Andrzej Wajda (Trilogia da guerra 1954-1958, Homem de mármore 1976 e Katyn 2007). Embora a relação dos estudos históricos com as imagens tenha sido sempre questionada pelos pesquisadores da área, ao longo do século XX a utilização da fotografia, do cinema e do vídeo, em geral, foi cada vez mais incorporada e ampliada ao campo histórico. Wajda foi um cineasta que, por seu viés nacionalista, teve aproximação marcante com o gênero histórico, adotando, desde sua estreia, imagens de arquivos fílmicos (footage) mescladas ao ficcional. Contudo, a apropriação dos footage por Wajda não se limitou, como era comum aos anos 1930, a um caráter puramente documental ou ilustrativo, mas tornou-se, a exemplo de outros artistas, um recurso criativo e crítico. Assim, nas obras aqui examinadas – Trilogia da guerra (Geração, Canal e Cinzas e diamantes), Homem de mármore e, mais enfaticamente, Katyn –, é possível atestar como o recurso ao footage não apenas fornece outros significados à história oficial, mas engendra uma meta-história, tanto da história oficial como das formas canônicas de se buscar a memória e a história. Tomando o conceito de “efeito de arquivo”, elaborado por Jamie Baron (2012, 2014), esta análise busca, ainda, destacar o papel determinante da recepção no estabelecimento dos sentidos de “documento” e dos elementos considerados “ficcionais” no uso dos arquivos de imagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fernandes, Felipe Munhoz Martins. "Imitação e transformação ou a criatividade Macuxi." Revista de Antropologia da UFSCar 12, no. 1 (June 1, 2020): 199–234. http://dx.doi.org/10.52426/rau.v12i1.338.

Full text
Abstract:
Entre os Macuxi, situados, em sua maioria, sobre as savanas e serras da bacia do Rio Branco, é possível ouvir uma miríade de composições musicais. No entanto, desde mais ou menos a segunda metade do século XX, as composições com ritmos de forró têm sido as mais frequentemente apreciadas. A difusão desses ritmos musicais nordestinos, bem como de outros ritmos e práticas musicais exógenos no cotidiano macuxi, remonta ao final do século XIX. Com a intensificação da migração colonial na região, em decorrência da expansão da pecuária bovina sobre os campos naturais do Rio Branco, e mais tarde, em meados do século XX, em razão do garimpo de ouro e diamantes, as populações indígenas se viram forçadas ao contato mais intensivo com os forasteiros. A partir de uma análise sumária das principais práticas musicais macuxi, buscaremos refletir sobre o processo criativo dessa população, com o fito de compreender as transformações operadas pelos Macuxi ao incorporarem o forró, bem como os desdobramentos políticos e simbólicos que tal procedimento criativo acarretou. Daremos especial atenção à manipulação do conceito de “cultura”, colateralmente relacionado ao processo criativo dos Macuxi, sobretudo no que diz respeito às suas estratégias de resistência política e cosmológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Barbosa, Cassandra Terra. "Gemologia." Terrae Didatica 16 (May 8, 2020): e020016. http://dx.doi.org/10.20396/td.v16i0.8658362.

Full text
Abstract:
A Gemologia é a ciência que estuda os materiais gemológicos, os quais variam entre esmeralda, ametista, turmalina, diamante, topázio, entre muitos outros. O Brasil produz grande parte destas variedades e, paradoxalmente, a gemologia científica brasileira ainda é embrionária. Atualmente, a tecnologia aprimorou técnicas de produção e tratamento da maioria desses minerais e estas novas substâncias invadiram o mercado de forma vertiginosa. Diante de uma série de eventos alarmantes presenciados pela autora, surgiu a iniciativa da divulgação de conceitos introdutórios sobre a Gemologia. A falta de conhecimento por parte do admirador e de profissionais da área pode acarretar desapontamentos e até prejuízos para ambas as partes. O objetivo é educar e ensinar essa ciência de forma conscienciosa, através da experiência e conhecimentos simples, que poderão proporcionar maior autonomia para todos os públicos e apresentar, para aqueles incansáveis admiradores das coisas belas, o encantador universo das mil cores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Cláudia Mendes dos, Celeste Maria Patto de Abreu, Juliana Mesquita Freire, and Angelita Duarte Corrêa. "Atividade antioxidante de frutos de quatro cultivares de pessegueiro." Revista Brasileira de Fruticultura 35, no. 2 (June 2013): 339–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452013000200002.

Full text
Abstract:
Esforços são empregados para identificar plantas com teores de antioxidantes que conferem benefícios à saúde. A capacidade antioxidante do pêssego deve-se aos compostos fenólicos, vitamina C e carotenoides. O objetivo deste trabalho foi caracterizar quatro cultivares de pessegueiro (Aurora, Biuti, Diamante e Douradão) em relação à capacidade antioxidante, determinando o teor dos compostos antioxidantes relacionados a essa atividade. Os frutos foram separados em dois grupos: sem armazenamento e armazenados por cinco dias à temperatura ambiente. Foram determinados os teores de vitamina C, carotenoides, compostos fenólicos e a capacidade antioxidante, pelos métodos DPPH e β-caroteno/ácido linoleico. As quatro cultivares mostraram-se ricas em substâncias antioxidantes, porém a intensidade dessa ação foi diferenciada entre elas. A cultivar Biuti apresentou maior teor das substâncias analisadas e maior atividade antioxidante em relação às outras cultivares. Foi observado que o potencial antioxidante dos frutos de pêssego aumentou durante o período de armazenamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Penha, Nilton, Dirk Duddeck, Sonia Groisman, Odair Dias Gonçalves, and Jack Ng. "Análise qualitativa do interior de imperfeições presentes em 5 marcas de implantes brasileiros por microscopia eletrônica de varredura e espectroscopia por energia dispersiva." Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 29, no. 2 (November 28, 2017): 140. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicid.v29i2.272.

Full text
Abstract:
O titânio é um dos 10 mais comuns elementos da terra, existem diferentes pesos atômicos, isótopos estáveis e radioisótopos conhecidos, está presente em ligas comerciais e semicomerciais, sendo que o titânio puro apresenta diferentes graus de pureza. Além disso, as ligas possuem classificações que agregam outros elementos neutros e/ou estabilizadores, são submetidas a diferentes tipos de tratamento de superfícies. Na fabricação dos implantes, o processo industrial da extração da rocha até a colocação na boca pode corromper o grau de pureza. A proposta do presente estudo foi avaliar qualitativamente buracos presentes em 5 implantes dentários brasileiros. As amostras foram preparadas em resina acrílica e realizados cortes sagitais com lâmina de diamante e analisadas no Microscópio Eletrônico de Varredura TM 3030 PLUS TABLESTOP MICROSCOPE HITACHI e reanalisadas no Microscópio Fei Quanta 400. Os resultados evidenciaram que os implantes apresentaram impurezas e estas impurezas podem ser os estabilizadores ou elementos neutros presentes no titânio ou nas ligas utilizadas. Implantodontistas devem ficar alertas sobre a qualidade do implante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Castellucci, Aldrin. "Por uma política de valorização das Revistas acadêmicas na área de História." Revista Mundos do Trabalho 14 (January 3, 2022): 1–6. http://dx.doi.org/10.5007/1984-9222.2022.e85186.

Full text
Abstract:
A ideia deste editorial coletivo surgiu, foi discutida e elaborada no Fórum de Editores de periódicos da ANPUH-Brasil, entre os meses de setembro e novembro de 2021. Buscou-se na iniciativa elementos consensuais no campo da História, aqui representado pelos editores de vários dos periódicos da área, em defesa dos artigos publicados, dos trabalhos realizados pelas revistas e por suas equipes editoriais. Destacar o valor dos nossos periódicos e artigos não é menosprezar ou reduzir o papel do livro autoral junto à área, mas é reconhecer que a manutenção e existência dos periódicos, enquanto trabalho de médio e longo prazo, requerem atenção e trabalhos específicos, nem sempre reconhecidos pelas instâncias e instituições que os abrigam. De tal modo, esta iniciativa visa lançar luz e fomentar o debate sobre o papel dos periódicos e seu lugar na circulação de conhecimento, o papel das equipes editoriais (editores, pareceristas, entre outros), necessidade de financiamento público (na garantia do acesso aberto diamante) e importância dos apoios institucionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Dias, Luiz Antonio. "POR UMA POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DAS REVISTAS ACADÊMICAS NA ÁREA DE HISTÓRIA." Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História 73 (May 1, 2022): 9–16. http://dx.doi.org/10.23925/2176-2767.2022v73p9-16.

Full text
Abstract:
A ideia deste editorial coletivo surgiu, foi discutida e elaborada no Fórum de Editores de periódicos da ANPUH-Brasil, entre os meses de setembro e novembro de 2021. Buscou-se na iniciativa elementos consensuais no campo da História, aqui representado pelos editores de vários dos periódicos da área, em defesa dos artigos publicados, dos trabalhos realizados pelas revistas e por suas equipes editoriais. Destacar o valor dos nossos periódicos e artigos não é menosprezar ou reduzir o papel do livro autoral junto à área, mas é reconhecer que a manutenção e existência dos periódicos, enquanto trabalho de médio e longo prazo, requerem atenção e trabalhos específicos, nem sempre reconhecidos pelas instâncias e instituições que os abrigam. De tal modo, esta iniciativa visa lançar luz e fomentar o debate sobre o papel dos periódicos e seu lugar na circulação de conhecimento, o papel das equipes editoriais (editores, pareceristas, entre outros), necessidade de financiamento público (na garantia do acesso aberto diamante) e importância dos apoios institucionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Carpenedo, Silvia, Luis EC Antunes, and Rosa O. Treptow. "Caracterização sensorial de morangos cultivados na região de Pelotas." Horticultura Brasileira 34, no. 4 (December 2016): 565–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-053620160417.

Full text
Abstract:
RESUMO No Brasil as cultivares de morangueiro utilizadas, são oriundas de programas de melhoramento genético de outros países, e apresentam características sensoriais que atendem à demanda do local de origem. Além disto, essas características podem ser variáveis com as condições de clima e solo, bem como, com o sistema de cultivo adotado, sendo de grande importância a avaliação desses materiais no local de cultivo. O objetivo do trabalho foi caracterizar sensorialmente morangos das cultivares Camarosa, Diamante, Aromas, Ventana, Albion, Camino Real, Earlibrite e Festival produzidas em Pelotas-RS. Para tanto, os frutos foram avaliados quanto à aparência, textura e sabor através do Método Descritivo Quantitativo, por uma equipe composta de oito provadores treinados. A cultivar Camino Real mostrou melhor coloração enquanto a 'Earlibrite' se caracterizou pela maior intensidade de brilho e a 'Camarosa' exibiu maior quantidade de defeitos, o que resultou em comprometimento da qualidade visual. A Cultivar Albion, seguida da Ventana e da Camino Real apresentou frutos de qualidade superior às demais, além de ter mostrado boas características sensoriais ao serem produzidas na região de Pelotas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Cavalcanti, Erinaldo Vicente, Geovanni Gomes Cabral, Karla Leandro Rascke, and Marcus Vinicius Reis. "Editorial - Por uma política de valorização das Revistas acadêmicas na área de História." Escritas do Tempo 3, no. 9 (December 30, 2021): 1–7. http://dx.doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v3.i9.2021.0107.

Full text
Abstract:
A ideia deste editorial coletivo surgiu, foi discutida e elaborada no Fórum de Editores de periódicos da ANPUH-Brasil (https://anpuh.org.br/index.php/forum-de-editores-2), entre os meses de setembro e novembro de 2021. Buscou-se na iniciativa elementos consensuais no campo da História, aqui representado pelos editores de vários dos periódicos da área, em defesa dos artigos publicados, dos trabalhos realizados pelas revistas e por suas equipes editoriais. Destacar o valor dos nossos periódicos e artigos não é menosprezar ou reduzir o papel do livro autoral junto à área, mas é reconhecer que a manutenção e existência dos periódicos, enquanto trabalho de médio e longo prazo, requerem atenção e trabalhos específicos, nem sempre reconhecidos pelas instâncias e instituições que os abrigam. De tal modo, esta iniciativa visa lançar luz e fomentar o debate sobreo papel dos periódicos e seu lugar na circulação de conhecimento, o papel das equipes editoriais (editores, pareceristas, entre outros), necessidade de financiamento público (na garantia do acesso aberto diamante) e importância dos apoios institucionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Silva, Ivamauro Ailton de Sousa. "DEGRADAÇÃO AMBIENTAL EM GILBUÉS-PI: BASES CONCEITUAIS, CONDICIONANTES GEOAMBIENTAIS E IMPACTOS NA PAISAGEM." REVISTA EQUADOR 2, no. 1 (June 6, 2013): 14–29. http://dx.doi.org/10.26694/equador.v2i1.1051.

Full text
Abstract:
As diferentes manifestações do clima e sua interação com outros elementos físicos como a formação geológica, o relevo, os solos, a cobertura vegetal e a ação antropogênica, interferem na maneira pela qual o meio ambiente e a sociedade obtêm os seus mais diversificados processos. O propósito e o foco central do artigo é abordar um panorama que enfatiza questões pertinentes à amplitude conceitual, os condicionantes geoambientais que influenciam o processo de degradação ambiental em Gilbués-Piauí. Considerado oficialmente como um “núcleo de desertificação”, Gilbués, apresenta intensa morfogênese natural e teve historicamente, três ciclos econômicos: a pecuária extensiva, a mineração de diamantes e atualmente a agricultura mecanizada. A pesquisa foi elaborada com base na pesquisa bibliográfica, elaboração de gráficos de pluviosidade, mapas temáticos construídos a partir de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento e registros fotográficos que destaca os aspectos físicos. Por meio da compreensão das condições ambientais e socioeconômicas da área de estudo, foi fundamental para identificar e elucidar os condicionantes de maior expressividade na degradação ambiental, bem como as vicissitudes climáticas (distribuição e intensidade das chuvas), litologia (arenitos e rochas sedimentares) suscetibilidade dos solos (arenosos), influência da topografia do terreno (comprimento da rampa/vertente), cobertura vegetal (ausência) e ação antropogênica (uso e ocupação do solo). Destarte, a região apresenta suscetibilidade natural à ocorrência e expansão do processo de degradação ambiental em Gilbués-PI, exercendo influência na configuração da paisagem do sudoeste piauiense
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Junior, J. S., A. M. Ramalho, and G. S. Bobrovnitchii. "Transformação do nitreto hexagonal de boro em nitreto cúbico de boro com o catalisador magnésio." Matéria (Rio de Janeiro) 13, no. 2 (June 2008): 258–66. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762008000200003.

Full text
Abstract:
A importância do Nitreto cúbico de Boro (cBN) reside em processos de usinagem de metais ferrosos de elevada dureza. Apesar do cBN ser superado pelo diamante em termos de dureza, ele é mais resistente a oxidação provocada pelo ferro sob altas temperaturas em torno de 700ºC. Os cristais de cBN podem ser obtidos pela síntese a partir da mistura de Nitreto hexagonal de Boro (hBN), aplicando altas pressões e altas temperaturas (HPHT), durante um determinado tempo. Para facilitar os processos de transformação do hBN em cBN, podem ser utilizados um ou mais catalisadores, tais como o magnésio, lítio e bário e outros. No presente trabalho o magnésio na forma de partículas de até 53µm foi utilizado como catalisador nas tentativas de síntese de cBN. Com o objetivo de identificar os parâmetros de síntese (HPHT) que possibilitam a obtenção de partículas de cBN, foram feitas calibrações de temperatura e pressão na prensa hidráulica de 630 toneladas utilizada nos experimentos. As sínteses foram realizadas, utilizando a mesma temperatura para quatro pressões de 5,0; 6,0; 7,0; e 8,0 GPa, durante 5 minutos. E logo após as sínteses foram obtidas imagens por microscopia eletrônica de varredura (MEV) de cada amostra fraturada, o que mostrou algumas formações de cBN.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Tibola, Casiane Salete, José Carlos Fachinello, Anderson Dionei Grützmacher, Luciano Picolotto, and Leandro Krüger. "Manejo de pragas e doenças na produção integrada e convencional de pêssegos." Revista Brasileira de Fruticultura 27, no. 2 (August 2005): 215–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452005000200008.

Full text
Abstract:
A Produção Integrada de Pêssego (PIP) está sendo desenvolvida na região de Pelotas-RS, desde o ano de 1999, com o objetivo de avaliar, agronomicamente, o sistema de Produção Integrada (PI) comparado com o sistema de Produção Convencional (PC), em pomar de pessegueiro cv. Diamante. Foram analisados os dados de cinco safras (1999-2003), onde as avaliações compreenderam danos causados por pragas: grafolita, mosca-das-frutas, gorgulho e cochonilha; ocorrência de doenças: podridão-parda, bacteriose, sarna e outras doenças; e número de aplicações de agrotóxicos. Os danos por grafolita foram de 1,11% e de 1,69%, para os sistemas PI e PC, respectivamente. Os danos decorrentes do ataque pelo gorgulho do milho foram de 2,12% na PI e 0,86% na PC. No sistema PI, o percentual de frutas com podridão-parda foi de 26,27% e na PC foi de 30,55%, sendo a maior causa das perdas nos pomares. A ocorrência de sarna foi muito elevada na área com PC, no ano de 2003, atingindo 33,82% dos frutos analisados. O número de tratamentos fitossanitários foi maior na PC, em 1999 e 2000 e, posteriormente, houve similaridade nos tratamentos efetuados nos dois sistemas PI e PC. A avaliação conjunta dos resultados demonstra uma superação do sistema PI, quando comparado com o sistema PC, nos parâmetros analisados, indicando que é possível conduzir os pomares de pessegueiro de acordo com as Normas de Produção Integrada de Pêssego.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Andrade Júnior, Valter C., Amanda G. Guimarães, Alcinei M. Azevedo, Nísia AVD Pinto, and Marcos AM Ferreira. "Conservação pós-colheita de frutos de morangueiro em diferentes condições de armazenamento." Horticultura Brasileira 34, no. 3 (September 2016): 405–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362016003016.

Full text
Abstract:
RESUMO O morango é um produto muito apreciado pelos consumidores devido às características organolépticas. Porém, os frutos do morangueiro são altamente perecíveis depois de colhidos, sendo necessário adotar medidas alternativas para prolongar o período de conservação dos frutos. O trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a conservação pós-colheita de frutos de cultivares de morangueiro em diferentes condições de armazenamento. Os frutos de morangueiro utilizados no experimento foram cultivados na fazenda da empresa Mape Frutas, localizada no município de Datas-MG. Foram avaliados os frutos de oito cultivares (Festival, Campinas, Toyonoka, Dover, Oso Grande, Camarosa Diamante e Aromas). As condições de armazenamento e as análises foram realizadas no Laboratório de Tecnologia Biomassa do Cerrado da UFVJM. As condições de armazenamento foram em câmara fria (temperatura média 2,34±0,78°C e umidade relativa 89,93±4,14%) e condições ambiente (temperatura média 17,43±2,68°C e umidade relativa 74,11±10,44%). As características foram analisadas por 12 dias, com avaliações a cada 3 dias: aparência, incidência de doenças, teores de sólidos solúveis totais, acidez titulável total, vitamina C e firmeza. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial com oito cultivares de morangueiro e cinco tempos de armazenamento, com três repetições, avaliados separadamente nas duas condições de armazenamento. Em condições ambiente os frutos de morangueiro podem ser armazenados por no máximo três dias. O armazenamento em câmara fria proporciona maior conservação pós-colheita de frutos de morangueiro, podendo os frutos ser armazenados até doze dias. A cv. Festival apresentou melhor conservação pós-colheita nas duas condições de armazenamento, enquanto que as cvs. Toyonoka e Campinas apresentaram maior incidência de doenças e menor firmeza de frutos quando comparadas com as outras cultivares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Tomchinsky, Bernardo, and Felipe Fernando Da Silva Siqueira. "ONDE OS DIAMANTES OCORREM: PLANTAS INDICADORAS DE DIAMANTES NO BRASIL." Ethnoscientia - Brazilian Journal of Ethnobiology and Ethnoecology 5, no. 1 (December 31, 2020). http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v5i1.10304.

Full text
Abstract:
As plantas indicadoras são espécies adaptadas a determinados ambientes que podem ser utilizadas pelas populações humanas para a classificação destas paisagens de acordo com as suas caraterísticas ou potenciais usos. Entre estas plantas, algumas são utilizadas como indicadoras geobotânicas por estarem relacionadas à presença de determinados minerais ou propriedades do solo. Este trabalho faz um levantamento de espécies consideradas indicadores de diamantes no Brasil. A partir de ampla revisão de literatura foram identificadas cinco espécies vegetais relacionadas com a ocorrência de diamantes no país (Babarcenia sp., Vellozia sp., Lageonocarpus adamantinus, Schwartzia adamantium e Norante guianensis). Destas, três foram analisadas quanto as suas distribuições e comparadas com os locais com registro de ocorrência de diamantes no país. Existe uma sobreposição entre as áreas onde estas plantas ocorrem e locais diamantíferos. É provável que as espécies de ocorrência mais restrita (L. adamantinus e S. adamantium) são melhores indicadoras ambientais para a ocorrência de diamantes. Entretanto, com os dados obtidos neste trabalho, apenas a ocorrência destas plantas não é suficiente como indicador da presença de diamantes e são necessários outros estudos para a prospecção geológica de corpos kimberlíticos e de gemas de diamantes em fontes secundárias onde estas espécies ocorrem para confirmar esta correlação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Tomchinsky, Bernardo, and Felipe Fernando Da Silva Siqueira. "ONDE OS DIAMANTES OCORREM: PLANTAS INDICADORAS DE DIAMANTES NO BRASIL." Ethnoscientia 5, no. 1 (August 17, 2020). http://dx.doi.org/10.22276/ethnoscientia.v5i1.321.

Full text
Abstract:
<p>As plantas indicadoras são espécies adaptadas a determinados ambientes que podem ser utilizadas pelas populações humanas para a classificação destas paisagens de acordo com as suas caraterísticas ou potenciais usos. Entre estas plantas, algumas são utilizadas como indicadoras geobotânicas por estarem relacionadas à presença de determinados minerais ou propriedades do solo. Este trabalho faz um levantamento de espécies consideradas indicadores de diamantes no Brasil. A partir de ampla revisão de literatura foram identificadas cinco espécies vegetais relacionadas com a ocorrência de diamantes no país (<em>Babarcenia</em> sp., <em>Vellozia</em> sp., <em>Lageonocarpus</em> <em>adamantinus</em>, <em>Schwartzia adamantium</em> e <em>Norante guianensis</em>). Destas, três foram analisadas quanto as suas distribuições e comparadas com os locais com registro de ocorrência de diamantes no país. Existe uma sobreposição entre as áreas onde estas plantas ocorrem e locais diamantíferos. É provável que as espécies de ocorrência mais restrita (<em>L. adamantinus e S. adamantium</em>) são melhores indicadoras ambientais para a ocorrência de diamantes. Entretanto, com os dados obtidos neste trabalho, apenas a ocorrência destas plantas não é suficiente como indicador da presença de diamantes e são necessários outros estudos para a prospecção geológica de corpos kimberlíticos e de gemas de diamantes em fontes secundárias onde estas espécies ocorrem para confirmar esta correlação.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Chaves, Mario Luiz de Sá C., and Leila Benitez. "O “CERTIFICADO DO PROCESSO DE KIMBERLEY": PROPOSTA PARA SUBSIDIAR SUA IMPLEMENTAÇÃO EM BASES CIENTIFICAS." Geonomos, February 16, 2013. http://dx.doi.org/10.18285/geonomos.v14i1.120.

Full text
Abstract:
Na última década, ganhou força a nível internacional manifestação destinada a reconhecer a origemdos diamantes no comércio varejista, de modo com que se evitasse a compra de pedras produzidas depaíses africanos em estado de guerra civil. Essa campanha levou à implementação do “Certificado doProcesso de Kimberley”, emitido por países produtores de diamantes, incluindo-se o Brasil. Entretanto,junto com a aceitação geral de tal certificado, diversos estudos têm procurado definir parâmetros deconferência de que os mesmos seriam eficazes. No decorrer desses acontecimentos, diversos doscertificados brasileiros foram colocados em dúvida, com a possibilidade de inclusão de diamantesprovenientes de outros países nos lotes, permitindo assim, em princípio, a inclusão de pedras de paísesbeligerantes. Os estudos realizados sobre lotes de diamantes das principais áreas produtoras de MinasGerais, têm demonstrado que é plenamente possível identificar a proveniência de lotes representativosde diferentes áreas, através da definição de parâmetros básicos que, integrados e tratados estatisticamente,podem fornecer uma assinatura típica para cada uma delas.Palavras-chave: diamante, mercado internacional, Certificado Kimberley. ABSTRACT:In the last decade, the international market happened a great worldwide manifestation which objectiveto recognize the origin of the diamonds in the retail trade, with the purpose to restrict the acquisitionof stones from African countries in civil war state. This campaign led the implementation of the“Certificate of the Process of Kimberley”, emitted for producing diamond countries, including Brazil.However, together with the general acceptance of such certificate, several studies have looked fordefining conference parameters of that the same ones would be efficient. In elapsing of these events,some of the brazilian certificates it had been placed in doubt, with the possibility of inclusion ofdiamonds proceeding from other countries in these lots, thus allowing, in principle, the inclusion ofstones from belligerent countries. The studies carried through on lots of diamonds of the mainproducing areas of Minas Gerais, have demonstrated that it is fully possible to identify the provenance of representative lots of different areas. In this way, through the definition of basic parametersintegrated and treated by statistic manner, can supply a typical signature to each one of thesedeposits.Keywords: diamond, international market, Kimberley Certificate.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Barroso, Catarina, and Jorge Correia-Pinto. "Correção Laparoscópica de Atresia Duodenal Associada a Pâncreas Anular." Gazeta Médica, February 22, 2018. http://dx.doi.org/10.29315/gm.v3i2.117.

Full text
Abstract:
A atresia duodenal é a causa mais comum de obstrução intestinal congénita. Frequentemente associa-se a outras malformações, como o pâncreas anular. A abordagem laparoscópica, ainda que tecnicamente exigente, traz para o recém-nascido benefícios evidentes. Os autores reportam o caso de um recém-nascido com diagnóstico pré-natal de atresia duodenal proposto para laparoscopia, durante a qual foi constatada a existência de pâncreas anular, e realizada a duodeno-duodenostomia em diamante. Recebido: 04/06/2016 - Aceite: 06/06/2016
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Equipe Editorial. "Por uma política de valorização das Revistas Acadêmicas na área de História." Tempos Históricos 25, no. 2 (January 20, 2022). http://dx.doi.org/10.36449/rth.v25i2.28719.

Full text
Abstract:
A ideia deste editorial coletivo surgiu, foi discutida e elaborada no Fórum de Editores de periódicos da ANPUH-Brasil (https://anpuh.org.br/index.php/forum-de-editores-2), entre os meses de setembro e novembro de 2021. Buscou-se na iniciativa elementos consensuais no campo da História, aqui representado pelos editores de vários dos periódicos da área, em defesa dos artigos publicados, dos trabalhos realizados pelas revistas e por suas equipes editoriais. Destacar o valor dos nossos periódicos e artigos não é menosprezar ou reduzir o papel do livro autoral junto à área, mas é reconhecer que a manutenção e existência dos periódicos, enquanto trabalho de médio e longo prazo, requerem atenção e trabalhos específicos, nem sempre reconhecidos pelas instâncias e instituições que os abrigam. De tal modo, esta iniciativa visa lançar luz e fomentar o debate sobre o papel dos periódicos e seu lugar na circulação de conhecimento, o papel das equipes editoriais (editores, pareceristas, entre outros), necessidade de financiamento público (na garantia do acesso aberto diamante) e importância dos apoios institucionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Moraes, João Gabriel Lima. "Desenvolvimento de um Motor Gráfico de Apoio a Ambientes Lúdicos Educacionais." Anais dos Seminários de Iniciação Científica, no. 21 (November 1, 2017). http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i21.2467.

Full text
Abstract:
A interatividade permitida por meio de jogos digitais, e o ambiente lúdicoproporcionado pelos mesmos, colabora para a assimilação de conteúdos didáticos em geral.Jogos eletrônicos de sucesso proporcionam uma experiência imersiva de níveis variados,permitindo ao jogador sentir-se parte do universo fictício proposto pelo mesmo.Interatividade e imersão são características importantes que podem ser bemexploradas em jogos educativos, tanto à nível de abstração quanto no ensino e naaprendizagem de assuntos diversos. Como resultado, tem-se atualmente no uso de jogoseletrônicos uma ferramenta viável e inovadora para a educação escolar em si (Lewis eJacobson, 2002).Considerando a produção de jogos digitais, um motor de jogos é uma ferramenta quepermite ao desenvolvedor agregar funções básicas para o funcionamento de um jogo, o quevaria desde o gerenciamento de periféricos de entrada e saída até o som e a renderização demodelos gráficos (Ward, 2008). Motores de jogo são amplamente difundidos na indústria dejogos eletrônicos, apesar dos mesmos limitarem as possibilidades de desenvolvimento eportabilidade do jogo em si. Questões de desempenho também devem ser consideradas, umavez que motores de jogos 3D costumam exigir um bom hardware do usuário para que sepossa ter uma jogabilidade “agradável” durante uma partida.Motores de jogo podem ser divididos em duas partes: motor físico e motor gráfico. Omotor gráfico é o colar de diamantes dos jogos eletrônicos. Ele toma como base conceitosmatemáticos baseados em vetores e transformações geométricas, no intuito de representar ede permitir a interação de diferentes formas complexas de um jogo em diferentes pontos edimensões na tela. Em outras palavras, ele incorpora o complexo código necessário paraidentificar e renderizar a perspectiva do jogador de um modelo de ambiente. O motor gráficoé uma caixa preta, e não pode ser aberta para quaisquer modificações do usuário (Lewis eJacobson, 2008).O projeto propôs a criação de um motor gráfico baseado na Interface de Programaçãode Aplicações(API) OpenGL(Bensted, 2009), tomando como ponto de partida o estudo demétodos gráficos para renderização e rasterização de imagens e modelos 3D, bem como omanuseio dessas estruturas com o intuito de montar um jogo da categoria proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Oliveira, Tatiane Gabi de, and Adilson Rodrigues da Costa. "Influência da microestrutura na resistência ao desgaste microabrasivo de ligas de F-Cr-C e Fe-Cr-C-Nb." Matéria (Rio de Janeiro) 24, no. 1 (2019). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620190001.0618.

Full text
Abstract:
ABSTRACT Neste trabalho é feita uma avaliação da influência do teor de cromo e da combinação do cromo e nióbio em ligas de revestimento duro do tipo Fe-Cr-C, na microestrutura e propriedades que envolvam a resistência ao desgaste microabrasivo. Vários estudos têm sido realizados em busca de informações conclusivas sobre este sistema em condições de desgaste, devido às distintas fases e propriedades apresentadas por estas ligas. As ligas de Fe-Cr-C associam fases duras (carbonetos), com uma matriz metálica, o que lhes proporciona elevada dureza e resistência mecânica. Para realização dos experimentos, foram utilizadas as ligas de Fe-Cr-C comerciais, em forma de consumíveis (eletrodos e arame) e aplicadas em aço carbono ASTM A36 por meio de processos de soldagem SMAW e GMAW, respectivamente, como revestimentos. Neste caso, foram utilizados dois eletrodos com adição de 25 e 45% em peso de cromo e um arame com 20 e 5% em peso de cromo e nióbio, respectivamente. O ensaio de desgaste por microabrasão foi realizado utilizando o teste por esfera rotativa fixa e, como abrasivo, uma suspensão de diamante de granulação 3µm. Para o qual, foram utilizados 4 corpos de prova referentes à cada liga. Para determinar o coeficiente de desgaste foi obtida a perda média de volume de material, em intervalos de tempo de ensaio pré-estabelecidos, relacionando o resultado com a distância de deslizamento. Ao analisar os resultados obtidos, verificou-se que a liga que apresentou combinação de cromo e nióbio em sua composição exibiu melhores resultados de resistência ao desgaste, embora apresentasse menores valores de dureza e percentual de carbonetos em relação às outras duas ligas. Tal fato evidencia a possibilidade de se utilizar tais ligas em aplicações que requerem alto desempenho em relação à resistência ao desgaste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Prtry, Cáudia, Leila Beledeli, and Elaiana Mendes De Araujo. "Resposta de cultivares de crisântemo ao manejo de iluminação e ao número de plantas por vaso." Revista Brasileira de Horticultura Ornamental 5, no. 2 (May 19, 1999). http://dx.doi.org/10.14295/rbho.v5i2.47.

Full text
Abstract:
As práticas de manejo permitindo a extensão da produção do crisântemo sobre um período mais longo e a utilização de cultivares adaptadas às condições ambientais locais são, entre outras, as principais metas e objetivos de pequenos produtores desta planta ornamental. Foram avaliados os efeitos da densidade de planta e da duração do crescimento vegetativo sob dia longo (DL: 15 h) precedendo as condições de período indutivo curto (DC: 1 O h), sobre a estatura de plantas, massa fresca e seca de parte aérea, massa fresca e seca de raízes, número de botões florais e diâmetro floral de quatro cultivares de crisântemo (<i>Dendranthema grandiflora Tzvelev</i>), produzidos em vaso com fins de comercialização. As densidades de plantas foram de 5 ou 6 plantas por vaso de 1.000 mL de volume. As condições do DL, antes da indução floral, foram impostas a dois tipos de manejo de iluminação: o convencional (42 dias em DL) ou por um período mais curto, de 21 dias (precoce). As quatro cultivares de crisântemo usadas foram: Pappilon, Amarelo São Paulo, Red Delano e White Diamond. Foi utilizado um arranjo fatorial com três fatores, num delineamento com quatro blocos completos casualizad os. Os três fatores foram as quatro cultivares de crisântemo, dois manejos de iluminação (precoce e convencional; 21 e 42 dias em DL) e as duas densidades de plantas utilizadas por vaso. Os dados foram submetidos à análise da variância e as médias de tratamentos, separadas pelo teste de Tukey (P < 0,05). A densidade de planta por vaso não afetou a altura de plantas no manejo convencional. Comparadas às do manejo convencional, as plantas sob o manejo precoce foram mais baixas e apresentaram menores quantidades de matérias frescas e secas. Não houve efeito do manejo precoce sobre o número de botões florais produzidos por vaso. Comparadas às do manejo convencional, as plantas das cultivares White Diamond, Red Delano e Amarelo São Paulo, apresentaram, sob o manejo precoce, redução no diâmetro floral, e houve antecipação da antese em 12 dias nas cultivares Red Delano, Pappilon e White Diamond. As plantas da cultivar Pappilon produziram maior número de botões florais, com flores menores, plantas mais baixas e compactas. As plantas da Diamante produziram menor número de botões florais, com flores maiores e mais vigorosas. As plantas da Amarelo São Paulo foram as menos produtivas e mais tardias. As plantas da cultivar White Diamond, seguidas das plantas da Pappilon e Red Delano, apresentaram a maior uniformidade de florescimento, de estatura e de composição de plantas, quando comparadas à cultivar Amarelo São Paulo. O manejo de dias longos pode ser utilizado para escalonar a produção comercial de crisântemo em plantas de mesma idade transplantadas na mesma data.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Santiago Júnior, Joel Ferreira, and Eduardo Miyashita. "Anais do 11º Encontro do Grupo Brasileiro de Reciclagem em Prótese e Implante." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 6 (May 14, 2017). http://dx.doi.org/10.21270/archi.v6i0.2091.

Full text
Abstract:
Adaptação marginal e análise da distribuição de tensões de próteses fixas sobre implantes de hexágono externo obtidas por diferentes sistemas CAD-CAM. Mello CC, Lemos CAA, Oliveira HFF, Cruz RS, Gomes JML, Santiago-Junior JF, Verri FR, Pellizzer EPAlvéolos frescos versus alvéolos cicatrizados para a instalação de implantes osseointegráveis. Uma revisão sistemática e meta-análise. Mello CC, Lemos CAA, Oliveira HFF, Cruz RS, Gomes JML, Verri FR, dos Santos DM, Goiato MC, Pellizzer EPAnalise biomecânica em MEF-3D dos efeitos da bicorticalização de implantes cone morse em próteses unitárias. Fernandes e Oliveira HF, Cruz RS, Lemos CAA, Batista VES, Mestrener LR, Gomes JML, Mello CC, Verri FRAnálise da adaptação marginal vertical em coroas cerâmicas feldspáticas confeccionadas através de diferentes sistemas CAD/CAM: aberto e fechado. Bueno CRS*, Kricheldorf F, Santiago Júnior JF, Nary Filho HAnálise da rugosidade superficial em resina acrílica reforçada com 1% de sílica silanizada com polimerização em micro-ondas. Cruz IDS, Silva PNF, Kamezawa LSG, Yamamoto LT, Almeida BM, Tango RNAnálise de diferentes configurações de protocolo mandibular com elementos finitos tridimensional. Alonso AA, Tribst JPM, Dal Piva AMO, Bottino MA, Tango RN, Borges ALSAnálise de uma superfície cerâmica a base de zircônia após diferentes técnicas de aplicação de glaze. Leite FPP, Castro FM, Pinto RAS, Malta NV, Miranda JS, de Carvalho RLAAnálise do comprimento, diâmetro e confecção das coroas em implantes de hexágono externo em maxila posterior pelo metodos dos elementos finitos 3D. Gomes JML, Lemos CAA, Batista VES, Mello CC, Cruz RS, Oliveira HFF, Verri FR, Pellizzer EPAnálise do nível de evidência cientifica em trabalhos sobre o uso das facetas diretas e indiretas. Dias ABG, Bessa GS, Neves AS, Garcia MG, Hayassy A, Souza FNAnálise do tipo de fresagem para pilares protéticos em implantes dentários. Cerqueira Filho JRA, Osorio LSA, Amaral WS, Bresaola MD, Santiago-Júnior JF, Nary Filho HAnálise in vitro da modulação da osseointegração em diferentes amostras de titânio poroso. Zutin EAL, Sartori EM, Carvalho LM, Mendonça DBS, Vasconcellos LMR, Carvalho YR, Cairo CAA, Mendonça GAnálise in vivo da modulação óssea em implantes de titânio com topografia de superfície em nanoescala. Carvalho LM, Sartori EM, Zutin EAL, Mendonça DBS, Smith L, Jepsen K, Krebsbach PK, Vasconcellos LMR, Mendonça GAnálise microtomográfica do processo de reparo periimplantar de ratas ovariectomizadas e tratadas com genisteína. Monteiro NG, Batista FRS, Gandolfo MIL, Freire A, Botacin PR, Faverani LP, Okamoto RAnálise morfométrica do osso reparacional pós-exodôntico de ratas ovariectomizadas tratadas com genisteína. Gandolfo MIL, Batista FRS, Monteiro NG, Freire AR, Botacin PR, Faverani LP, Okamoto RApresentações clínicas das desordens temporomandibulares e inter-relação com variações na curvatura de Spee. Silva BMF, Nascimento J, Souza RAO, França M, Garcia MG, Souza FNAumento ósseo em região posterior de mandíbulas atróficas: osso autógeno X biomaterial. Uma revisão sistemática e meta-análise. Sousa CA, Lemos CAA, Santiago-Júnior JF, Faverani LP, Pellizzer EPAvaliação biomecânica de diferentes pilares protéticos. Tribst JPM, Dal Piva AMO, Melo RM, Borges ALS, Souza ROA, Bottino MAAvaliação clínica da manutenção de alvéolos dentários humanos preenchidos por osso composto heterógeno. Araujo NJ, Natale Júnior V, Carvalho PSP, Bassi APF, Almeida JM, Souza FAAvaliação da atividade fotocatalítica e antibacteriana do TiO2 depositado na superfície do titânio comercialmente puro por meio de pulverização catódica. Pantaroto HN, Ricomini Filho AP, Silva JHD, Azevedo Neto NF, Sukotjo C, Rangel EC, Barão VARAvaliação da efetividade do Bio-oss® e Cerasorb® em defeitos peri-implantares. Análise biomecânica. Girotto FC, Justo YM, Queiroz TP, Luvizuto ER, Gulinelli JL, Garcia-Junior IR, Santos PLAvaliação do Biosilicato® em defeitos ósseos na calvária de ratos e sua influência no tecido ósseo neoformado. Munerato MS, Mendes GCB, Lima J, Duarte MAH, Couto MCR, Alcade M, Bossini PS,Matsumoto Biocompatibilidade e biofilme tri-espécies em superfícies de titânio tratados com plasmas para aplicações odontológicas. Matos AO, Ricomini-Filho AP, Beline T, Ogawa ES, Oliveira BEC, Almeida AB, Nociti Junior FH, Rangel EC, da Cruz NC, Sukotjo C, Mathew MT, Barao VARCaracterização de filmes finos de carbono tipo diamante depositado em substrato de polimetilmetacrilato. Souza FN, Evers M, Nachez L, Almeida CC, Franceschin Filho DF, Tiossi RCaracterização superficial e da resistência à flexão biaxial de cerâmica Y-TZP translúcida submetida a diferentes condicionamentos de superfície. Bittar BF, Castro FM*, Miranda JS, Simões AC, Souza, ROA, Leite, FPP, Pinto RASCirurgia sem retalho e carga imediata em overdenture mandibular sobre um implante: relato de 6 anos de acompanhamento. Longhini D, Rocha COM, Pereira RP, Adabo GL, Arioli-Filho JNComplicações de próteses internas de PMMA comparada a outros materiais. Revisão sistemática e meta-análise. Maior JRS, Leão RS, Lemos CAA, EP Pelizzer, Montes MJR, Moraes SLDComportamento biomecânico de diferentes próteses cimentadas sobre implante. Dal Piva AMO, Tribst JPM, Rodrigues VA, Borges ALS, Bottino MAComportamento biomecânico de implantes instalados em diferentes angulações. Datte CE, Tribst JPM, Rodrigues VA, Dal Piva AMO, Nishioka RS, Borges ALSComportamento biomecânico de prótese fixa sobre implante de três elementos com pôntico em cantilever. Estudo pelo MEF-3D. Cruz RS, de Souza Batista VE, Lemos CCA, Fernandes e Oliveira HF, Gomes JML, Mestrener LR, Pellizzer EP, Verri FRComportamento biomecânico de restaurações Endocrown: influência da espessura da restauração e do direcionamento da carga mastigatória. Fonseca GF, Tribst JPM, Dal Piva AMO, Borges ALSDesenvolvimento de ligas contendo Zr e Nb para implantes dentários. Cordeiro JM, Beline T, Ribeiro ALR, Rangel EC, Cruz NC, Landers R, Faverani LP, Vaz LG, Fais LMG, Grandini CR, Barão VARDiferentes protocolos de condicionamento podem alterar as propriedades de uma cerâmica híbrida? Miranda JS*, Monteiro JB, Silva PNF, Valera MC, Bresciani E, Marinho RMDistribuição de tensão em retentores intrarradiculares fabricados por CAD/CAM de diferentes módulos de elasticidade. Andrade GS,Tribst JPM, Santin DC, Dal Piva AMO, Bottino MA, Borges ALSEfeito da adição de 1% de sílica silanizada no módulo elástico da resina acrílica ativada por microondas em diferentes ciclos de polimerização. Almeida BM, Silva PNF, Kamezawa LSG, Yamamoto LT, Barros IM, Tango RNEfeito da escovação associada à irrigação oral na manutenção dos tecidos peri-implantares e overdentures. Salles MM, Oliveira VC, Macedo AP, Paranhos HFOEfeito da esplintagem de implantes curtos na região posterior de maxila: estudo pela MEF-3D. Mestrener LR, Oliveira HFF, Cruz RS, Lemos CAA, de Souza Batista VE, Pellizzer EP, Verri FREfeito da overdenture mandibular na autopercepção da saúde bucal e eficiência mastigatória de usuários de prótese. Rocha COM, Pereira RP, Longhini D, Bonafé FSS, Campos JADB, Arioli Filho JNEfeito da pressão, tempo de pós-prensagem e ciclo de polimerização sobre o grau de conversão de resina acrílica termoativada: abordagem para uso em próteses internas. Leão RS, Moraes SLD, Aquino KAS, Isolan CP, Montes MAJREfeito da radiação ionizante na resistência mini-flexural e caracterização estrutural de cimentos resinosos protegidos com cerâmicas Y-TZP. Silva PNF, Gonçalez OL, Manea S, Yamamoto LT, Cruz IDS, Barros IM, Tango RNEfeito da sacarose na formação de biofilme no titânio: estudo in situ. Souza JGS, Cury JA, Ricomini-Filho AP, Faveri M, Feres M, Barão VAREfeito das conexões internas na distribuição de tensões em implantes de diâmetro regular. Pereira IT, Cerqueira Filho JR, Lemos CAA, Batista VES, Almeida DAF, Verri FR, Pellizzer EP, Santiago Júnior JFEfeito de protocolos de envelhecimento na resistência de uma cerâmica feldspática. Martins GB, Yamamoto LT, Silva PNF, Tango RNEfeito do auxílio do google docs na aplicação do método ativo peer instruction no aprendizado de conceitos de montagem de modelos em articulador semi-ajustável. Servera MSD, Marques R, Filho JEP, Santos FP, Garcia MG, Souza FNEfeito do posicionamento tripoidal em implantes curtos instalados na região posterior de maxila. Estudo pela MEF-3D. de Souza Batista VE, Cruz RS, Fernandes e Oliveira HF, Gomes JML, Lemos CAA, Verri FR, Pellizzer EPEfetividade dos tratamentos não cirúrgicos de periimplantite: uma revisão sistemática. Araujo NJ, Gusman DJR, Matheus HR, Faleiros PL, Novaes VCN, Almeida JMEnxerto de tecido conjuntivo subepitelial para otimização da estética periimplantar. Araujo NJ, Faleiros PL, Gusman DJR, Oliveira FLP, Fiorin LG, Almeida JMEsquemas de oclusão em próteses totais: uma revisão. Contreras LPC, Alonso AA, Tango RN, Paes Junior TJAEstudo clínico retrospectivo de 3 anos acompanhamento de coroas cerâmicas unitárias confeccionadas por sistema CAD/CAM chair-side. Karam FK, Reis TA, Zancopé K, Resende CCD, Prado CJ, Neves FDExtensometria: o efeito de mesa oclusal larga e do posicionamento de implantes em PPF de 3 elementos implanto-suportada. Vasconcellos LGO, Rodrigues VA, Nishioka GNM, Vasconcellos LMR, Andretta-Filho OD, Kojima AN, Nishioka RSFeixe de luz auxiliar aplicado na remoção de corpo estranho em seio maxilar. Aplicação em cirurgia e implantodontia. Polo TOB, de Lima VN, Momesso GAC, Bassi APF, Faverani LPImpacto da reabilitação oral na qualidade de vida de um indivíduo com características da Síndrome de Kelly. Dias ABG, Bessa GS, Vieira GS, Hayassy A, Garcia MG, Souza FNImpacto da reabilitação oral sobre implantes em pacientes com anomalias craniofaciais associadas à fissura labiopalatina. Lino LFO, Lopes MMW, Azevedo RMG, Tavano RDA, Pinto JHN, Lopes JFSImpacto de diferentes tipos ósseos para a implantodontia: Uma revisão sistemática. Holobenko L,Kudo GAH, Loureiro NB, Pereira IT, Oliveira RG, Verri FR, Pellizzer EP, Santiago Junior JFImplantes curtos versus implantes convencionais com elevação do seio maxilar. Uma revisão sistemática e meta-análise. Cruz RS, Lemos CAA, Mello CC, Oliveira HFF, Gomes JML, de Souza Batista VE, Pellizzer EP, Verri FRImplantes de diâmetro estreito de titanium-zirconium. Revisão sistemática e metanálise. Iegami CM, Uehara PN, Sesma N, Panutti CM, Laganá DC, Tamaki R, Tortamano Neto P, Mukai MKImplantes instalados em pacientes com fissura labiopalatina. Revisão Sistemática. Oshiro TY, Magalhães KMF, Lopes JFS, Azevedo RMG, Minatel L, Santiago Júnior JF, Pinto JHNInfluência da estrutura interna de coroas temporárias na distribuição de tensões em implantes unitários. Rodrigues VA, Tribst JPM, Dal Piva AMO, Nishioka RS, Bottino MA, Borges ALInfluência da rigidez dos cimentos resinosos na distribuição de tensão em prótese fixa adesiva. Penteado MM, Jurema ALB, Tribst JPM, Saavedra GSFA, Borges ALSInfluência de escâneres CAD/CAM na adaptação marginal de infraestruturas em zircônia implanto-suportadas. Resende CCD, Carneiro TAPN, Karam FKK, Neves FDNInfluência do laser de baixa potência na terapia de reparo de defeitos ósseos maxilo-faciais. Revisão Sistemática. Fernandes e Oliveira HF, Santinoni CS, Batista VES, Lemos CAA, Cruz RS, Mello CC, Martim BEA, Verri FRInfluência do nível do tecido ósseo na distribuição de tensões. Análise pelo método dos elementos finitos 3D. Lemos CAA, Verri FR, Batista VES, Mello CC, Cruz RS, Fernandes e Oliveira HF, Gomes JML, Mestrener LR, Pellizzer EPInfluência do tipo de liquido de manipulação na dureza e tenacidade à fratura de uma cerâmica feldspática. Moura GS, Takahashi T, Ramos GF, Campos T, Özcan M, Melo RMM, Amaral MInstalação de implantes em região distal para converter pacientes portadores de próteses parciais removíveis classe I para classe III de Kennedy: revisão sistemática. Karam FK, Zancopé K, Abraão GM, Neves FDInstalação de implantes zigomáticos em maxila atrófica em paciente portador de insuficiência renal. Relato de caso. Momesso GAC, Lima VN, Queiroz SBF, Polo TOB, Sousa CA, Assunção WG, Faverani LPLaserterapia de baixa potência e fator de crescimento epidérmico em fibroblastos gengivais cultivados sobre titânio. Pansani TN, Basso FG, Hebling J, de Souza Costa CAMockup imediato em resina composta para confecção de laminados cerâmicos. Castro FM, Leite FPP, Pinto RAS, Pazinatto RBNível de evidência científica em trabalhos publicados sobre o bruxismo. Cardozo BB, Oliveira FP, Quelhas MC, Garcia MG, França L, Souza FNO impacto de diferentes estratégias de fresagem na adaptação de coroas CAD/CAM – avaliação 3D. Piras FF, Ferruzzi F, Ferrairo BM, Borges AFS, Bonfante EA, Rubo JHOsseointegração de implantes com diferentes superfícies: estudo in vivo. Vasconcellos LMR, Beraldo JM, Villaça-Carvalho MF, Moraes MEL, Vasconcellos LGO, Regone NN, Acciari HAPrincípios odontológicos na harmonização do sorriso: laminados cerâmicos. Barcellos ASP, Barchetta NF, Monteiro JB, Cabral G, Melo RMM, Kimpara ET, Saavedra GSFAPróteses overdentures retidas por mini implantes. Uma revisão sistemática. Gomes JML, Lemos CAA, Batista VES, Mello CC, Santiago-Júnior JF, Cruz RS, Oliveira HFF, Verri FR, Pellizzer EPRanelato de estrôncio melhora a resposta de osseointegração em ratas com deficiência de estrógeno. Yogui FC, Coléte JZ, Batista FRS, Gomes-Ferreira PHS, Momesso GAC, Faverani LP, Okamoto RReabilitação com prótese parcial removível associada a implantesapós lesão por arma de fogo: 5 anos de acompanhamento. Gomes JML, de Faria Almeida DA, Goiato MC, Batista VES, Lemos CAA, Mello CC, Verri FR, Pellizzer EPReabilitação de anquilose condilar bilateral das articulações temporomandibulares com próteses internas em PMMA. Leão RS, Monteiro JLGC, Barbosa LM, Carneiro SCAS, Moraes SLD, Vasconcelos BCEReabilitação estética minimamente invasiva com abordagem multidisciplinar. Relato de caso. Mestrener LR, Oliveira HFF, Cruz RS, Lemos CAA, de Souza Batista VE, Mello CC, Almeida JM, Verri FRReabilitação estético funcional: conjugação de restaurações em resina direta, laminados ultrafinos e onlays cerâmicas. Miranda JS, Sato TP, Penteado MM, Kimpara ET, Moura Jr JR, Prats FS, Cabral GReabilitação protética com componentes dinâmicos – relato de caso. Resende CCD, Carneiro TAPN, Pereira LM, Tavares LN, Karan FK, Neves FDNReabilitação provisória estética unitária imediata sobre implante com enxerto de tecido conjuntivo associado - relato de caso. Cruz RS, Fernandes e Oliveira HF, Mestrener LR, Lemos CAA, Gomes JML, de Souza Batista VE, Mello CC, Verri FRResistência à flexão biaxial de resinas nanocerâmicas e Bulk Fill antes e após o envelhecimento. Piza MMT, Beltramini I, Machado CM, Jalkh EBB, Hirata R, Coelho PG, Bonfante EAResistência à flexão biaxial de uma cerâmica feldspática confeccionada com diferentes líquidos de manipulação. Takahashi T, Moura GS, Ramos GF, Campos T, Özcan M, Melo RMM, Amaral MResistência ao pull-out de coroas CAD/CAM cimentadas em pilares do tipo Ti-base. Machado CM, Lopes ACO, Jalkh EBB, Da Silva CPE, Piza MMT, Bonjardim LR, Bonfante EAResistência de união de pinos de fibra de vidro submetidos a diferentes protocolos de cimentação. Pinto RAS, Castro FM, de Landa FV, Miranda JS, de Carvalho RF, Kimpara ET, Leite FPPResistência de união entre dois cimentos resinosos autocondicionantes e zircônia Y-TZP submetida a tratamento superfície. Casado BGS, Beltrão MGP, Feltrin PP, Inoue RT, Moraes SLD, Zanetti RVTécnica de expansão óssea modificada para pré-maxila atrófica: um estudo piloto caso controle. Caetano AS, Damante CA, Bizelli VF, Junior Moraes EFMToxina botulínica como terapia para o bruxismo: existem evidências para sua indicação? Câmara-Souza MB, De la Torre Canales G, Amaral CF, Rodrigues Garcia RCM, Manfredini DTratamento com ranelato de estrôncio melhora atividade celular e microarquitetura óssea alveolar em ratas osteopênicas. Momesso GAC, Colete JZ, Ervolino ACS, Hassumi JS, Puttini IO, Polo TOB, Faverani LP, Okamoto RTratamento de peri-implantite com complicação estética em sorriso gengival: relato de caso. Caetano AS, Bizelli VF, Junior Moraes EFMTratamento multidisciplinar: associação entre ortodontia, implantodontia e prótese. Relato de um caso. Lima DR, Lima FR, Pazinato R, Pedroso JFTrauma e instabilidade oclusal como fatores etiológicos da osteoartrite nas ATM: relato de caso. Pinto RAS, Dias IM, Bonato LL, Castro FM, Leite FPP, Guimarães JPUma abordagem não cirúrgica de 5 semanas para hiperplasia fibrosa causada por prótese. Lopes DM, Iegami CM, Lopes DM, Tormamano P, Tamaki RUso de implantes com gengiva cerâmica em reabilitação oral estética anterior. Fernandes e Oliveira HF, Cruz RS, Lemos CAA, Mello CC, Batista VES, Mestrener LR, Gomes JML, Verri FRUtilização do β-tricálcio fosfato para preenchimentos de defeitos peri-implantares e alvéolos frescos: caso clínico. Casimiro GHS, Marques DO, Margonar R, Faloni APS, Queiroz TP, Gulinelli JL, Santos PL
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography