Academic literature on the topic 'Origem socioeconômica dos estudantes'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Origem socioeconômica dos estudantes.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Origem socioeconômica dos estudantes"

1

Honorato, Gabriela, Carolina Zuccarelli, and André Vieira. "Estratificação horizontal nas licenciaturas das instituições federais brasileiras." Revista Contemporânea de Educação 14, no. 29 (May 22, 2019): 28–53. http://dx.doi.org/10.20500/rce.v14i29.21995.

Full text
Abstract:
A ampliação das matrículas em cursos da área de Educação foi um dos principais vetores da expansãorecente do ensino superior brasileiro. O objetivo do artigo é analisar até que ponto essa expansãosignifica, de fato, democratização de oportunidades de formação em distintas carreiras docentes. Osresultados obtidos, a partir de exercícios realizados com os microdados do Exame Nacional de Desempenhode Estudantes 2014, revelam que as subáreas de Educação estão distintamente caracterizadasde acordo com a origem socioeconômica e marcas sociais dos/das estudantes. As evidências são discutidasa partir de bibliografia que trata da “democratização segregativa” do ensino superior e de sua“estratificação horizontal”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Garcez, Pedro de Moraes. "QUEM É ESTUDANTE FALANTE DE PORTUGUÊS EM FAMÍLIAS DE ORIGEM BRASILEIRA EM TORONTO, CANADÁ? QUESTÕES DE CLASSE." Linguagem em (Dis)curso 18, no. 3 (December 2018): 729–49. http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-180304-do0418.

Full text
Abstract:
Resumo Filhos de famílias de migrantes de origem brasileira em Toronto podem ser vistos como estudantes falantes de português, expressão usada por direções escolares da cidade para identificar luso-canadenses marcados por insucesso escolar. Entrevistas com estudantes de origem brasileira que frequentavam escolas de uma mesma Direção Escolar e suas famílias mostram, porém, perfis socioeconômicos distintos, conforme indicado pelas regiões de residência e as ocupações dos pais, associados a ideologias de linguagem diferentes. Amostras do discurso de entrevistados em cada perfil sobre o valor de falar português revelam indícios de aproximação apenas dos migrantes brasileiros com menos qualificação profissional à etnoclasse falante de português luso-canadense. O distanciamento do português por parte de uma estudante nesse perfil que, entretanto, possui aspirações acadêmicas aprofunda o entendimento das diferentes perspectivas do que é ser estudante falante de português em Toronto. O estudo reforça a relevância de classe social para os estudos da linguagem na contemporaneidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mendes, Maria Manuela, Olga Magano, Sara Pinheiro, and Susana Mourão. "Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar." Tempo Social 34, no. 3 (December 28, 2022): 403–26. http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2022.196230.

Full text
Abstract:
Apesar de em Portugal existirem políticas públicas de combate às desigualdades, incluindo as escolares, a origem socioeconômica, o gênero e a pertença étnica dos estudantes continuam a ter um impacto incontornável nos percursos escolares. Os ciganos são dos mais afetados por essas desigualdades, reveladas pelas ainda salientes taxas de abandono escolar precoce e por retenções e insucesso escolar. Tendo por base os resultados derivados de entrevistas semidiretivas, o objetivo do artigo consiste em compreender os fatores-chave determinantes nas trajetórias de continuidade escolar dos ciganos no ensino médio. Os resultados revelam jovens tendencialmente mais escolarizados que as gerações anteriores, evidenciando-se a importância do contexto familiar, mas também a agencialidade e a resiliência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Salata, André. "Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso?" Tempo Social 30, no. 2 (July 28, 2018): 219–53. http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.125482.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas podemos identificar uma significativa expansão do Ensino Superior no Brasil, acompanhada de importantes alterações na composição socioeconômica dos estudantes. O objetivo principal deste trabalho é verificar se esses movimentos levaram também a uma redução das desigualdades nas chances de acesso a esse nível educacional. Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (IBGE), para os anos de 1995, 2005 e 2015, buscaremos não somente descrever as tendências observadas nas duas últimas décadas, como também testar empiricamente, por meio de modelos multivariados, a hipótese de redução das desigualdades de acesso. Mais especificamente, estaremos interessados em avaliar a possível redução dos efeitos de classe de origem sobre as chances de acesso ao Ensino Superior, assim como sobre a qualidade desse acesso, se através da rede pública ou privada, ao longo das últimas duas décadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Aguiar, Márcio Mucedula, and Débora Cristina Piotto. "Desigualdade à brasileira: capital étnico-racial no acesso ao ensino superior." Educação 41, no. 3 (December 30, 2018): 478. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.24897.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é analisar indicadores socioeconômicos e étnico-raciais de estudantes da Universidade de São Paulo após a adoção de seu Programa de Inclusão Social. Foram analisados dados sobre renda familiar, origem escolar, escolaridade dos pais e cor / raça dos estudantes dos três cursos mais seletivos e dos três menos seletivos da USP entre 2005 e 2014. Os resultados mostram que, em relação ao aspecto étnico-racial, muito embora os cursos menos seletivos tenham apresentado maior diversificação, todos os analisados foram constituídos, majoritariamente, por estudantes autodeclarados brancos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pires, André. "Renda familiar e escolaridade dos pais: reflexões a partir dos microdados do ENEM 2012 do Estado de São Paulo." ETD - Educação Temática Digital 17, no. 3 (December 17, 2015): 523. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638262.

Full text
Abstract:
Tendo como referência as variáveis socioeconômicas disponíveis nos Microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 para os estudantes do Estado de São Paulo, este artigo busca analisar se a origem social dos candidatos tem efeito diferenciador na caracterização, aspirações e desempenho escolar. Os estudantes foram divididos em dois grandes grupos tendo como critério de seleção a escolaridade dos pais e a renda mensal familiar. Os resultados indicam que a origem social dos estudantes tem papel preponderante na diferenciação dos alunos, de suas aspirações e do desempenho no Enem. Possuir renda familiar acima de 20 Salários Mínimos ou ter um dos pais com curso superior aumentam substancialmente as chances dos alunos fazerem o exame numa idade considerada como adequada, de não ter parado de estudar no Ensino Médio, de ser de uma determinada cor; de aspirar entrar no Ensino Superior Público e ter condições objetivas de fazê-lo e de se sair melhor no desempenho nas provas objetivas e na redação. Ao final, o texto reflete sobre a incômoda constatação de que em 2012, no estado mais rico da federação brasileira, a origem social faça ainda tanta diferença, como parecem sugerir os números apresentados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Faria, Débora S. A., and Dante Henrique Moura. "DESISTÊNCIA E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DO PROEJA." HOLOS 4 (August 3, 2015): 151. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.3195.

Full text
Abstract:
Este artigo trata do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN – Campus Caicó. Analisa as causas da desistência e os motivos da permanência de estudantes do referido programa no âmbito da trajetória de estudos. Utilizamos a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a entrevista semiestruturada, o grupo focal e analisamos as falas de alguns sujeitos. Concluímos que condições institucionais, socioeconômicas e pessoais, repercutiram em uma nova interrupção da trajetória escolar de parcela significativa desses sujeitos. Mediante a pesquisa, concluímos que a permanência de estudantes também é motivada por condições institucionais no que concerne à qualidade do ensino, (infraestrutura e qualificação da equipe técnica e dos professores), como também pelas condições socioeconômicas e pessoais, como o apoio dos colegas e da família. Concluímos, então, que as causas da desistência e os motivos da permanência têm sua origem nas interrelações entre aspectos institucionais, socioeconômicas e pessoais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Batista, Neusa Chaves. "Políticas públicas de ações afirmativas para a Educação Superior: o Conselho Universitário como arena de disputas." Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 23, no. 86 (February 2015): 95–128. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362015000100004.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a emergência de políticas compensatórias, cujo foco central tem sido reservar vagas na Educação Superior pública para estudantes que, por razões de sua origem étnica, racial e/ou socioeconômica, não tiveram/têm acesso a esse nível da educação. Aborda a relação entre Estado, justiça social e democracia, procurando dar base teórico-conceitual ao estudo das políticas de ações afirmativas para a Educação Superior no Brasil. Utilizando-se o recurso metodológico da análise argumentativa, examina os embates e disputas estabelecidos em sessão do Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no ano de 2012, período de avaliação do programa de Ações Afirmativas implantado nessa universidade, em 2008. Como conclusão mais geral, postula que os embates e disputas estabelecidos pelos segmentos do Conselho, em especial, dos docentes e dos discentes, expressam as disputas presentes na sociedade brasileira por um modelo de justiça social em face às políticas públicas de ações afirmativas para a Educação Superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Knoblauch, Adriane, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, and Giselly Cristini Mondardo. "ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UNIFESP E DA UFPR: PERFIL SOCIOCULTURAL E FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA." Atos de Pesquisa em Educação 13, no. 1 (May 22, 2018): 102. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n1p102-124.

Full text
Abstract:
O trabalho apresenta dados do perfil socioeconômico dos estudantes de Pedagogia da UNIFESP – campus Guarulhos ingressantes em 2011 e dos estudantes de Pedagogia da UFPR ingressantes em 2012, a partir de Banco de Dados gerado pelas duas instituições. Os dados corroboram estudos clássicos da sociologia da educação que apontam correlação entre origem social e escolha por cursos superiores. As análises realizadas evidenciam a relevância de se apontar relações entre o perfil sociocultural de alunos de cursos de formação de professores e disposições vinculadas a esse perfil, importantes para se compreender a relação estabelecida por esses estudantes com o conhecimento em seu percurso universitário, ampliando o debate sobre a formação para a docência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Aguiar Neto, Jorge Morgan de. "DIVERSIDADE DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM CURSOS DE PRESTÍGIO." Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED 2, no. 4 (June 30, 2021): 1–20. http://dx.doi.org/10.22481/reed.v2i4.8072.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é conhecer a trajetória de estudantes de média e baixa renda com êxito escolar na escola pública, contribuindo para a explicação do fenômeno no contexto da formação superior. Partimos do pressuposto de que os estudantes de origem popular, oriundos do ensino fundamental e médio público, com defasagem de capitais (cultural, econômico, social e político), são considerados de exceção quando, superando as dificuldades de sua classe de origem, recorrentes em um país marcado por enormes disparidades socioeconômicas e culturais e, por conseguinte, grandes desigualdades de oportunidades educacionais, acessam o ensino superior. Essa questão é investigada através de uma pesquisa qualitativa apoiada na coleta de dados acerca das experiências dos estudantes a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas e observação de campo, que evidenciam os elementos sociais e culturais que agem na formação de suas disposições. Observa-se que as disposições e as socializações desses jovens são dinâmicas, resultando em uma diversidade de trajetórias escolares, cujos pontos de aproximação estão ancorados no investimento familiar e em seu capital subjetivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Origem socioeconômica dos estudantes"

1

Coutinho, Renata Gutierrez da Matta. "Posição Socioeconômica de origem e contemporânea e parto cesáreo em primíparas no Estudo Pró-Saúde." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2007. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4425.

Full text
Abstract:
Os objetivos do estudo foram avaliar o efeito da posição socioeconômica (PSE) de origem e contemporânea na proporção de parto cesáreo em primíparas (N=1438) na coorte do Estudo Pró-Saúde, e a evolução da proporção de partos cesáreos ao longo do tempo. A fim de identificar novos nascimentos na coorte, foi empregado o método probabilístico para relacionar as bases do Estudo Pró-Saúde e do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos. A PSE contemporânea e de origem foram classificadas, respectivamente, tomando por base a escolaridade da primípara e de seus pais, sendo criada uma variável com quatro níveis (PSE de origem-contemporânea: alta-alta; alta-baixa; baixa-alta e baixa-baixa). Considerando o grupo de PSE baixa-baixa como referência, foram observadas as seguintes razões de prevalência para parto cesáreo, após ajuste para idade e período do parto: alta-alta 1,16 (IC 95% 1,04 1,31); baixa-alta 1,16 (IC 95% 1,03 1,30); alta-baixa 1,14 (IC 95% 0,98 1,33). Nos estratos com PSE contemporânea alta observou-se um aumento de 1,5 vezes da proporção de partos cesáreos no último período avaliado (1990-2004), quando comparado com o período inicial (1947-1979), enquanto nos estratos de PSE contemporânea baixa esse aumento foi de 3 vezes. Concluindo, mulheres com PSE contemporânea alta, independentemente da PSE de origem, apresentaram maior probabilidade da realização do parto cesáreo. Entretanto, as mulheres dos estratos com PSE contemporânea baixa apresentaram o maior crescimento das proporções de partos cesáreos ao longo do tempo, o que potencialmente aumenta o risco de complicações em um grupo já mais vulnerável.
The objectives of the study were to evaluate the effect of the socieconomic position (SEP), both at origin and contemporary, on the cesarean section rate in primiparae (N = 1438) in the cohort of the Pro-Saude Study and the evolution of the cesarean section rates throughout time. In order to identify new births in the cohort, we used probabilistic methodology to link the Pro-Saude and the Brazilian Information System on Live Births databases. The contemporary and origin SEP were classified, respectively, based on the level of education of the primiparae and their parents, creating a four-level variable (origin contemporary SEP: high-high; high-low; low-high and lowlow). Considering the SEP group low-low as reference, we observed the following prevalence ratios for cesarean section, after adjusting for age and period of birth: high-high - 1.16 (CI 95% 1.04 - 1.31); low-high - 1.16 (CI 95% 1.03 1.30); high-low - 1.14 (CI 95% 0.98 - 1.33). The group with high contemporary SEP presented an increase of 1.5 times of the cesarean section rate in the last period evaluated (1990-2004), when compared with the initial period (1947-1979), while for the group with low contemporary SEP this increase was of 3 times. Concluding, women with high contemporary SEP, independently of the origin SEP, were more likely to have a cesarean section performed. However, the groups with low contemporary SEP presented the biggest growth of the cesarean section rates throughout time, which potentially increases the risk of complications in a group already more vulnerable.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barros, Eliene Barreto de Araujo. "Permanência dos Estudantes de Origem Popular na Universidade: A Bolsa Moradia na UFBA." Universidade Federal da Bahia/Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos, 2014. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16542.

Full text
Abstract:
Submitted by Eliene Barros (elibahia7@hotmail.com) on 2014-11-11T13:40:30Z No. of bitstreams: 1 PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DE ORIGEM POPULAR NA UNIVERSIDADE- A BOLSA MORADIA NA UFBA.pdf: 2962449 bytes, checksum: 49d19c635a98abfef7645b70390677cd (MD5)
Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva (sivalda@ufba.br) on 2014-11-11T17:46:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DE ORIGEM POPULAR NA UNIVERSIDADE- A BOLSA MORADIA NA UFBA.pdf: 2962449 bytes, checksum: 49d19c635a98abfef7645b70390677cd (MD5)
Made available in DSpace on 2014-11-11T17:46:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DE ORIGEM POPULAR NA UNIVERSIDADE- A BOLSA MORADIA NA UFBA.pdf: 2962449 bytes, checksum: 49d19c635a98abfef7645b70390677cd (MD5)
RESUMO O foco deste trabalho são os estudantes de origem popular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), contemplados com o beneficio de Bolsa Moradia da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE). Esta temática descreve a instituição Universidade como elemento de mudança na vida de tais estudantes, no período de 2006 a 2013. Para a realização desta pesquisa, tomou-se como referência a literatura que aborda o assunto e os documentos legais, em especial os decretos federais que estabelecem o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Em contexto de expansão do ensino superior e democratização da sociedade brasileira, esses programas ampliam e asseguram bolsas para a permanência nas universidades de estudantes com perfil de vulnerabilidade socioeconômica. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que analisa as percepções dos estudantes sobre o Programa Bolsa Moradia, tendo caráter exploratório por focar uma área ainda não estudada no âmbito das universidades brasileiras. Elegeu- se como população investigada os estudantes beneficiados com o Programa Bolsa Moradia nos campi de Salvador. A fim de confirmar os dados pesquisados, foi aplicado um questionário online, para 201 estudantes, de ambos os sexos, de vários cursos, oriundos, em sua maior parte, do interior da Bahia. Este instrumento metodológico contemplou questões abertas e fechadas, o que possibilitou identificar as percepções dos discentes sobre o impacto da bolsa moradia na sua permanência na Universidade. Os resultados apontam para a necessidade de ampliação desse tipo de programa de permanência, reafirmando a importância da Bolsa Moradia para os estudantes de origem popular da UFBA.
ABSTRACT The focus of this research is on the students of popular origin of the Federal University of Bahia (UFBa), awarded the benefit of housing assistance from the Affirmative Action and Student Assistance Office (PROAE). It describes the University as an element of change in the lives of these students in the period from 2006 to 2013. For this study, the literature that addresses the issue as well as legal documents were taken as reference, particularly the federal decrees which establish the Supporting Program for the Restructuring and Expansion of Federal Universities - REUNI (REUNI) and the National Student Assistance Program (PNAES), was taken as reference. In the context of expansion of higher education and democratization of the Brazilian society, these programs expand and ensure the continuation of scholarships for students with socioeconomic vulnerability profile. This is a qualitative study, which analyzes the student perceptions of the housing scholarship program, with exploratory perspective as it focuses on an area, not yet studied, in the context of Brazilian universities. The population who were chosen to be investigated were the students who benefited from the housing scholarship program on the campi in Salvador.In order to confirm the data, an online survey has been administered to 201 students of both sexes and various courses, mostly from the countryside of Bahia. This methodological instrument encompassed open and closed questions, which enabled us to identify the perceptions of students about the impact of the benefit during their trajectory in UFBa. The results point to the need for restructuring and expansion of this program in order to qualify the student permanence policy in UFBA. Keywords: University - Permanence of students. Students from popular origin UFBa. Housing scholarship program.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Kanzok, Yvonne Christine. "Os estudantes estrangeiros e os seus colegas de origem portuguesa na FCSH: lado a lado ou conjuntamente?" Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2011. http://hdl.handle.net/10362/7005.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Migrações, Inter-etnicidades e Transnacionalismo.
Esta dissertação tem como propósito investigar, até que ponto a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, como espaço social, tem um impacto significativo no alcance de relações interétnicas pelos alunos estrangeiros, ou seja em práticas de relacionamento destes, com os demais estudantes de origem portuguesa. A base de dados foi fornecida por um inquérito gerido autonomamente, levando em consideração a associação complexa de elementos teóricos da análise de redes sociais e da investigação da integração. A integração social é medida através de características das redes de relacionamento. Estas englobam todas as relações, tanto aquelas com membros do mesmo país de origem, como as com membros do país de acolhimento ou com membros de outros países de origem. As marcas da integração social manifestam-se nos padrões de interacção. Estes padrões de relacionamento vão ser medidos através de indicadores de contactos quotidianos e redes de amizade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

NEIVA, Ana Cláudia Gomes Rodrigues. "Caracterização socioeconômica da comunidade quilombola kalunga e proposta de reintrodução do bovino curraleiro como alternativa de geração de renda." Universidade Federal de Goiás, 2009. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1203.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-07-29T15:13:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ana.pdf: 2595612 bytes, checksum: ca9ebcfb4c046ad0dc6fd8dedd9ab732 (MD5) Previous issue date: 2009-11-13
The Kalunga community is the largest remaining quilombo community the Center West of Brazil. The objective of this study was to characterize the social and economic aspects and production systems of the Kalunga of Cavalcante community located in the micro-region Chapada dos Veadeiros, in the northeast of Goiás. Data was obtained from primary sources, such as direct interviews with 18 families of the Community and with the leaders of the Kalunga of Cavalcante Association. The main crops cultivated by the families are corn, cassava, pumpkin, rice and beans. Regarding animal production, the families keep cattle for milk, as well as chickens and swine destined mainly for autoconsumption. The families gross income is made up of autoconsumption and income obtained from the sale of agricultural products, retirement pensions, wives´ salaries, social programs and other income from temporary activities outside the family unit. The families in the community face several problems, especially the lack of basic services and infrastructure, such as sanitation, health centers, schools, roads and also problems related to the agrarian issue. Thus, it is necessary that works developed in this community take these problems into account, considering the viewpoint of residents on their reality and the economic activities to be implemented through development programs, value their identity and knowledge as well as guarantee their participation in the search for better living conditions.
A comunidade Kalunga é a mais importante comunidade remanescente de quilombo da Região Centro Oeste. Em 2007, essa comunidade foi beneficiada pelo projeto Estabelecimento e Manutenção de Núcleos de Criação de Gado Curraleiro que visa dentre outras coisas, reintroduzir os animais desta raça originalmente criados pelos Kalunga. A raça de bovino Curraleiro ou Pé-Duro é uma das raças naturalizadas do Brasil, originada a partir de raças procedentes da Península Ibérica, trazidas para o país pelos colonizadores à época do descobrimento e apresenta características como rusticidade, prolificidade e resistência a ecto e endoparasitas. Assim, objetivou-se com esse trabalho caracterizar os aspectos socioeconômicos da comunidade Kalunga de Cavalcante, nordeste do Estado de Goiás, bem como analisar a percepção do consumidor sobre a carne de Curraleiro produzida por essa população e propor estratégias de conservação e agregação de valor a estes animais reintroduzidos na comunidade. Para caracterização socioeconômica foram utilizados dados primários, mediante a utilização de entrevistas diretas com 18 famílias da comunidade e entrevistas com os dirigentes da Associação Kalunga de Cavalcante. As principais lavouras cultivadas pelas famílias são milho, mandioca, abóbora, arroz e feijão. As famílias criam bovinos para produção de leite, galinhas e suínos que se destinam principalmente para o autoconsumo. A estrutura da renda bruta das famílias é composta, pela renda de autoconsumo, pelos rendimentos obtidos com a venda de produtos agropecuários, aposentadorias, salários das esposas, programas sociais e outras rendas provenientes de atividades temporárias desenvolvidas fora da unidade familiar. Em relação à percepção do consumidor, sobre a carne do gado Curraleiro, foram realizadas 108 entrevistas com consumidores nas cidades de Goiânia, Pirenópolis e na região da Chapada dos Veadeiros no Estado de Goiás. De maneira geral, os consumidores entrevistados acham importante o consumo de carne orgânica e da carne de Curraleiro produzida em um sistema orgânico, em função dos benefícios à saúde das pessoas, ao meio ambiente e ao bem-estar animal. Os consumidores estão dispostos a pagar um sobrepreço pela carne de Curraleiro orgânica, especialmente em função dos seus atributos de qualidade como aroma, sabor e maciez. Em relação às indicações geográficas, especificamente a proposta da Denominação de Origem Carne de Curraleiro Kalunga, a implementação da mesma viabilizará o estabelecimento de uma modalidade de exploração sustentável para o Cerrado, com a preservação de uma raça bovina adaptada as condições adversas deste bioma e proporcionará às famílias quilombolas, manutenção da tradição pecuária, bem como a melhoria na disponibilidade de alimento e aumento da renda familiar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lopes, Solange Aparecida da Fonseca. "Origem geográfica e estratégias de escolarização: um estudo sobre estudantes migrantes do interior de Minas Gerais para a capital." Universidade Federal de Minas Gerais, 2008. http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MLMXV.

Full text
Abstract:
This work aimed to understand, from the perspective of Educational Sociology, the migratory process from the countryside of Minas Gerais to the Capital, and the educational strategies for the secondary school students of a traditional confessional private school of Belo Horizonte, whose families belong to middle and superior economic classes of the population. Based upon this empirical researches, which includes geographical origin as one of the factors which may have impact over the student school trajectory, based on the assumption that countryside young people present cultural disadvantages when compared to those from the Capital due to a lager offer of legitimate cultural assets present at major urban centers. In order to do this, we based upon: a) Pierre Bourdieu sociological studies, which indicate a strong correlation between school performance and cultural inheritance; b) the researches of Bernard Charlot and Philippe Perrenoud that analyses the relation between students and their families, knowledge and school. The empirical research constituted of a documental analysis and semi-structured interviews. Interviews have been made to: a) ten secondary school students: six from small to medium countryside cities of Minas Gerais and four inhabitants of Belo Horizonte; b) nine families of this students: five living on the countryside and four living in Belo Horizonte; c) seven educators responsible for the following up this students: five teachers, one educational advisor and the Social Integration Department coordinator. Results have shown a larger mobilization of countryside students towards the studies when compared to their pairs from the Capital. The results also indicate that the migration process, from the families point of view, represents a strategy of reconversion of the economical capital into social and educational capital as part of a broader process of social reproduction, in the words of Pierre Bourdieu.
Este trabalho procurou compreender, a partir da perspectiva teórica da Sociologia da Educação, o processo de migração do interior do Estado de Minas Gerais para a Capital e as estratégias de escolarização de alunos do ensino médio de um tradicional colégio confessional da rede privada de Belo Horizonte, cujas famílias pertencem às classes médias e superiores da população. Com base em pesquisas empíricas, que incluem a origem geográfica como um dos fatores que podem impactar na trajetória escolar dos alunos, partiu-se do pressuposto de que os jovens interioranos apresentam desvantagens culturais quando comparados com seus pares da Capital, em razão da maior oferta de bens culturais legítimos existente nos grandes centros urbanos. Para isso, apoiamo-nos: a) nos estudos do sociólogo Pierre Bourdieu, que apontam uma forte correlação entre o desempenho escolar e a herança cultural; b) nas pesquisas de Bernard Charlot e de Philippe Perrenoud, que analisam a relação dos alunos e de suas famílias com o saber e com a escola. A pesquisa empírica foi constituída de análise documental e de entrevistas semi-estruturadas. Foram realizadas entrevistas com: a) dez estudantes do ensino médio: seis oriundos de cidades pequenas e médias do interior de Minas Gerais; e quatro moradores em Belo Horizonte; b) nove famílias desses estudantes: cinco residentes no interior e quatro residentes em Belo Horizonte; c) sete educadores responsáveis pelo acompanhamento desses alunos: cinco professores, uma orientadora educacional e uma coordenadora do Departamento de Integração Social do colégio referido. Os resultados evidenciam uma maior mobilização dos estudantes interioranos face aos estudos, quando comparados com seus pares da Capital. Indicam também que o processo de migração, do ponto de vista das famílias, constitui uma estratégia de reconversão de capital econômico em capital escolar e social, como parte de um processo mais amplo de reprodução social, nos termos de Pierre Bourdieu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vilagra, José Mohamud. "Análise da prevalência de distúrbios ocupacionais de origem musculoesquelético em acadêmicos do Curso de Odontologia." Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82634.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-19T16:53:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 189737.pdf: 1369307 bytes, checksum: 88c709aed92bedeea2c8174300779ecc (MD5)
Este trabalho se caracteriza como um estudo epidemiológico analítico, com cortes do tipo transversal, pois verifica as condições no momento das intervenções, estudando a prevalência de uma tendência a instalação de Distúrbios musculoesquléticos - DME. A população de pesquisa foi composta por 96 acadêmicos do quarto ano do Curso de Odontologia da Universidade Paranaense - Campus Umuarama. Através de questionários auto-aplicáveis identificou-se os procedimentos clínicos com maior queixa de dor, desconforto e dificuldade em sua realização. Feito o reconhecimento foram aplicados os métodos MRI e RULA verificando-se a grande necessidade de manutenção postural principalmente na região cervical e de membros superiores durante o atendimento clínico e a pouca variabilidade do gestual, nos procedimentos analisados. Através do Método RULA foram quantificadas as exigências posturais e constatou-se que nos procedimentos de queixa foram obtidos escores máximos (6 e 7), o que se traduz em uma grande urgência de intervenção ergonômica no processo de aprendizagem da Odontologia destes acadêmicos, ratificando assim, os índices de queixa de dor e desconforto de mais de 80%, iguais aos encontrados em pesquisas realizadas com profissionais Cirurgiões-Dentistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mano, Amanda de Mattos Pereira [UNESP]. "Ideias de estudantes sobre a origem da Terra e da vida e suas relações com o desenvolvimento cognitivo: um estudo psicogenético." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/91262.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:24:57Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-02-25Bitstream added on 2014-06-13T18:23:45Z : No. of bitstreams: 1 mano_amp_me_mar.pdf: 1045516 bytes, checksum: 2477cb1e4e1901415b08cc6ad608d7cd (MD5)
A presente pesquisa está ancorada na Epistemologia Genética de Jean Piaget, em especial, no âmbito da construção do conhecimento social acerca da noção de origem da Terra e da vida. O objetivo central foi o de verificar as ideias sobre origem da Terra e da vida de estudantes, bem como as relações entre essas ideias e o desenvolvimento cognitivo dos participantes. Partiu-se da hipótese de que haveria uma relação significativa entre a compreensão do conteúdo da realidade social e as estruturas cognitivas pesquisadas. Para tanto, foi realizado um estudo evolutivo transversal, com a participação de 60 estudantes, matriculados em escolas estaduais, com idades entre 10 e 16 anos, sendo 15 sujeitos de cada uma das seguintes faixas etárias: 10, 12, 14 e 16. A coleta de dados foi feita mediante a aplicação de três instrumentos: uma entrevista clínico-crítica e duas provas operatórias que possibilitam verificar a construção do pensamento operatório formal e da abstração reflexionante. As entrevistas foram analisadas de acordo com os níveis de compreensão da realidade social e as provas operatórias, quanto aos estágios de desenvolvimento cognitivo e de construção das abstrações. Os dados também foram submetidos à análise estatística, por meio do Teste de Verossimilhança. Os resultados confirmaram nossa hipótese e apontaram que, em linhas gerais, a maior parte de nossos participantes apresentou níveis bastante elementares de compreensão sobre a origem da Terra e da vida, recorrendo a explicações mágicas e fantasiosas para resolver o problema das origens. Pretendeu-se, com este estudo, oferecer contribuições ao campo do conhecimento social e do ensino de ciências.
This research is anchored in Jean Piaget Genetic Epistemology, especially within the social knowledge construction about the concept of Earth and life origin. The main objective was to verify the ideas about Earth and life origin of students as well as the relationships between these ideas and the cognitive development of participants. We started from the hypothesis that there would be a significant relationship between the understanding of social and cognitive structures contents surveyed. Therefore, an evolutionary cross study was performed, with the participation of 60 students, aged between 10 and 16 years, been 15 subjects from each of the following age groups: 10, 12, 14 and 16. Data collection was done by applying three instruments: a clinical-critical interview and two operative tests that ascertaining the formal operational thinking construction and reflective abstraction. Interviews were analyzed according to understanding levels of social reality and the operative tests as cognitive development stages and construction of abstractions. Data were statistically analyzed by means of Likelihood Test. Results has confirmed our hypothesis and showed that, in general, most of our participants has very basic levels of understanding about Earth and life origin, using fanciful and magical explanations to solve the origin problem. It was intended, in this study, to provide contributions to the field of social knowledge and Science education.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mano, Amanda de Mattos Pereira. "Ideias de estudantes sobre a origem da Terra e da vida e suas relações com o desenvolvimento cognitivo : um estudo psicogenético /." Marília, 2013. http://hdl.handle.net/11449/91262.

Full text
Abstract:
Orientador: Eliane Giachetto Saravali
Banca: Carmen Lúcia Dias
Banca: Patrícia Unger Raphael Bataglia
Resumo: A presente pesquisa está ancorada na Epistemologia Genética de Jean Piaget, em especial, no âmbito da construção do conhecimento social acerca da noção de origem da Terra e da vida. O objetivo central foi o de verificar as ideias sobre origem da Terra e da vida de estudantes, bem como as relações entre essas ideias e o desenvolvimento cognitivo dos participantes. Partiu-se da hipótese de que haveria uma relação significativa entre a compreensão do conteúdo da realidade social e as estruturas cognitivas pesquisadas. Para tanto, foi realizado um estudo evolutivo transversal, com a participação de 60 estudantes, matriculados em escolas estaduais, com idades entre 10 e 16 anos, sendo 15 sujeitos de cada uma das seguintes faixas etárias: 10, 12, 14 e 16. A coleta de dados foi feita mediante a aplicação de três instrumentos: uma entrevista clínico-crítica e duas provas operatórias que possibilitam verificar a construção do pensamento operatório formal e da abstração reflexionante. As entrevistas foram analisadas de acordo com os níveis de compreensão da realidade social e as provas operatórias, quanto aos estágios de desenvolvimento cognitivo e de construção das abstrações. Os dados também foram submetidos à análise estatística, por meio do Teste de Verossimilhança. Os resultados confirmaram nossa hipótese e apontaram que, em linhas gerais, a maior parte de nossos participantes apresentou níveis bastante elementares de compreensão sobre a origem da Terra e da vida, recorrendo a explicações mágicas e fantasiosas para resolver o problema das origens. Pretendeu-se, com este estudo, oferecer contribuições ao campo do conhecimento social e do ensino de ciências.
Abstract: This research is anchored in Jean Piaget Genetic Epistemology, especially within the social knowledge construction about the concept of Earth and life origin. The main objective was to verify the ideas about Earth and life origin of students as well as the relationships between these ideas and the cognitive development of participants. We started from the hypothesis that there would be a significant relationship between the understanding of social and cognitive structures contents surveyed. Therefore, an evolutionary cross study was performed, with the participation of 60 students, aged between 10 and 16 years, been 15 subjects from each of the following age groups: 10, 12, 14 and 16. Data collection was done by applying three instruments: a clinical-critical interview and two operative tests that ascertaining the formal operational thinking construction and reflective abstraction. Interviews were analyzed according to understanding levels of social reality and the operative tests as cognitive development stages and construction of abstractions. Data were statistically analyzed by means of Likelihood Test. Results has confirmed our hypothesis and showed that, in general, most of our participants has very basic levels of understanding about Earth and life origin, using fanciful and magical explanations to solve the origin problem. It was intended, in this study, to provide contributions to the field of social knowledge and Science education.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Nascimento, Núbia Costa. "A aprendizagem de um tema que gera conflito entre ciência e crença: uma investigação com estudantes do ensino médio técnico." Instituto de Física, 2017. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24737.

Full text
Abstract:
Submitted by Núbia Nascimento (nbacosta76@gmail.com) on 2017-10-28T11:43:07Z No. of bitstreams: 1 TESE - Núbia Nascimento.pdf: 3328860 bytes, checksum: 8cddc8c7c5626aade4cc56052a45d3df (MD5)
Approved for entry into archive by NUBIA OLIVEIRA (nubia.marilia@ufba.br) on 2017-12-06T20:35:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE - Núbia Nascimento.pdf: 3328860 bytes, checksum: 8cddc8c7c5626aade4cc56052a45d3df (MD5)
Made available in DSpace on 2017-12-06T20:35:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE - Núbia Nascimento.pdf: 3328860 bytes, checksum: 8cddc8c7c5626aade4cc56052a45d3df (MD5)
A sala de aula é um ambiente que reflete o multiculturalismo social e no qual continuamente ocorre o cruzamento de fronteiras, inclusive quando o tema desenvolvido apresenta conflitos entre ciência e religião. O Brasil apresenta uma relativa multiplicidade religiosa e diante de tal realidade surge uma questão: As crenças influenciam o aprendizado de temas que geram conflito entre ciência e religião? O objetivo geral do presente trabalho foi analisar como se relaciona a postura com o desempenho escolar de estudantes de diferentes crenças no processo de aprendizagem em um tema que gera conflito entre ciência e religião, a origem da vida. Este estudo analisou seis grupos: Ateus, Ex-religiosos, Católicos, Protestantes, Espíritas/Espiritualistas e Adeptos de Religiões Afrobrasileiras. A pesquisa envolveu duas estratégias denominadas, estudo I, que utilizou como instrumentos um questionário Likert e uma avaliação com questões objetivas, e o estudo II, com questionários semiestruturados e mapas conceituais, sendo que os mapas foram analisados numa perspectiva quantitativa e qualitativa. Os dados quantitativos coletados foram analisados utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e estatística descritiva, e o desempenho no processo da aprendizagem foi interpretado na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A análise do questionário Likert permitiu verificar que os Ateus apresentaram a maior aceitação ao estudo do conhecimento científico sobre a origem da vida, os Ex-religiosos, os Católicos, Espíritas/espiritualistas e os Adeptos de Religiões Afrobrasileiras não tiveram uma diferença significativa entre si indicando um bom índice de aceitação quanto às teorias científicas e os protestantes obtiveram o menor índice de aceitação. Quanto à relação da crença e o desempenho no processo da aprendizagem, analisada por dois instrumentos, avaliação com questões objetivas e mapas conceituais, verificou-se que não houve uma diferença significativa no desempenho dos grupos de crença estudados. Tanto o grupo que apresentou o maior índice de aceitação da visão científica da origem da vida, os ateus, quanto o grupo que apresentou o maior índice de rejeição, os protestantes, obtiveram um resultado parecido, indicando que a crença não teve uma relação com o desempenho, mesmo sendo de um tema que gera conflito. Tal conclusão foi reafirmada ao analisar o desempenho dos grupos ex-religiosos, católicos, espíritas e espiritualistas e os adeptos de religiões afrobrasileiras que também apresentaram um desempenho similar ao dos ateus e protestantes. No entanto, através do questionário semiestruturado verificou-se que, depois de terem aprendido as teorias científicas sobre a origem da vida, alguns estudantes passaram a citar o conhecimento religioso e o científico, outros não utilizaram o conhecimento científico por questões religiosas e outros mesclaram informações científicas e religiosas criando uma explicação pessoal. Esse resultado sugere que deve existir um respeito à diversidade cultural e um cuidado ao desenvolver temas que geram conflito entre ciência e crença. Tanto professores quanto alunos devem compreender que o objetivo das aulas de ciência é oportunizar conhecimentos e que este pode existir sem que haja a obrigatoriedade em crer, ou seja, conhecer/saber não implica em acreditar, que como tal é uma escolha pessoal e inalienável.
The classroom is an environment which reflects the social multiculturalism and in which the borders continually intersect, even when the developed theme presents conflicts between science and religion. Brazil presents a relative religious multiplicity and in the face of such reality, a question arises: Do beliefs influence the learning of themes that generate conflict between science and religion? The general objective of the present study was to verify if there is a difference in the performance of the main groups of beliefs of technical high school students related to a theme “the origin of life”. This study analyzed six groups: Atheists, Ex-religious, Catholics, Protestants, Spiritists/ Spiritualists and Adepts of Afro-Brazilian Religions. The research involved two strategies called, study 1, which used as instruments a Likert questionnaire and an evaluation with objective questions, and study 2, with semistructured questionnaires and conceptual maps, and the maps were analyzed in a quantitative and qualitative perspective. The collected quantitative data were analyzed using the Item Response Theory (TRI) and descriptive statistics, and the performance in the process of the learning was interpreted in the perspective of the Ausubel Significant Learning Theory. The analysis of the Likert questionnaire allowed to verify that the Atheists presented the greatest acceptance to the study of the scientific knowledge on the origin of life, the Ex-religious, the Catholics, Spiritists/spiritualists and the Adepts of Afro-Brazilian Religions did not have a significant difference amongst themselves indicating a good acceptance rate as for the scientific theories and the Protestants got the lowest acceptance rate. Regarding the relation of belief and performance in the process of the learning analyzed by two instruments, evaluation with objective questions and with conceptual maps, was verified that there was not a significant difference in the performance of the groups studied. Both the groups that presented the highest acceptance rate of the scientific view of the origin of life, the Atheists, as the group that presented the highest rejection rate, the Protestants, obtained a similar result, indicating that the belief had no relation with the performance. Such conclusion was reaffirmed when analyzing the performance of Ex-religious, Catholics, Adepts of Afro-Brazilian Religions and Spiritists/spiritualists groups who also performed similarly to Atheists and Protestants. Nevertheless, through the semi-structured questionnaire it was verified that, after learning the scientific theories about the origin of life, some students started to cite the religious and the scientific knowledge; others did not use scientific knowledge for religious reasons and others mixed scientific and religious information creating a personal explanation. This result suggests that there should be respect for cultural diversity and care in developing themes that generate conflict between science and belief. Teachers and students must understand that the purpose of science classes is to provide knowledge and that it may exist without any obligation to believe, that is, knowing does not imply belief, which as such is a personal and inalienable choice.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Faria, Denilda Caetano de. "O acesso e a permanÃncia dos estudantes de origem popular à educaÃÃo superior: uma avaliaÃÃo do Programa ConexÃes de Saberes na UFT, Campus de Palmas." Universidade Federal do CearÃ, 2011. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5720.

Full text
Abstract:
nÃo hÃ
A proposta dessa investigaÃÃo à avaliar o Programa ConexÃes de Saberes na Universidade Federal do Tocantins, no campus de Palmas. O estudo constitui-se em uma avaliaÃÃo do tipo ex post por buscar compreender o processo de implementaÃÃo e execuÃÃo do PCS na UFT e analisar as reais implicaÃÃes desse na polÃtica de acesso dos estudantes de origem popular na instituiÃÃo e da permanÃncia qualificada dos estudantes conexistas. A abordagem escolhida foi a qualitativa e quantitativa, por acreditar que esta estratÃgia metodolÃgica possibilita uma anÃlise mais detalhada do programa. A pesquisa bibliogrÃfica discute as novas formas de intervenÃÃo do Estado Brasileiro frente Ãs questÃes sociais, principalmente, no contexto do neoliberalismo. A pesquisa contempla ainda, dados do Estado do Tocantins e do processo de criaÃÃo da UFT nesse Estado. Com a finalidade de reconstruir a trajetÃria do programa na instituiÃÃo, foi realizada a pesquisa documental no acervo da UFT e do MEC-SECAD, alÃm de entrevistas com os gestores desses ÃrgÃos oficiais. Por fim, foi realizada a pesquisa de campo contendo a aplicaÃÃo de questionÃrios, a fim de conhecer o perfil sÃcio-econÃmico dos conexistas; entrevistas com coordenadores e estudantes envolvidos no programa; e a observaÃÃo participante, com o objetivo de melhor compreender e analisar os impactos do programa, enquanto polÃtica de AÃÃes Afirmativas de apoio o acesso a permanÃncia de estudantes de origem popular na instituiÃÃo. Constatou-se, com base nos estudos teÃricos e empÃricos, que o PCS, foi implementado na UFT em contexto de reformas neoliberais, com a reduÃÃo de recursos pÃblicos para o financiamento da educaÃÃo superior. Evidenciou-se que essas reformas, de certa forma, repercutiram no desenvolvimento do PCS na instituiÃÃo. O atraso no repasse de recursos, por parte do governo e a falta desse para o pagamento de bolsas dos estudantes, fez com a UFT desenvolvesse as aÃÃes do programa de forma fragmenta e desarticulada. Todavia, hà de se reconhecer o empenho da gestÃo em manter o programa na instituiÃÃo, mas considera-se que a inclusÃo dos estudantes de origem popular à educaÃÃo superior, depende de aÃÃes que promovam a emancipaÃÃo desses estudantes, com uma permanÃncia qualificada, para isso o programa deve ser realizado de forma articulada tanto na UFT como no MEC-SECAD e nas comunidades populares.
This research aims to evaluate the Knowledge Connections Program at the Federal University of Tocantins, in Palmas. The study consists of an ex post evaluation seeking to comprehend the implementation and execution processes of the PCS in the UFT and to analyze the real implications of the mentioned program on the policies of the popular origin studentsâ entrance to the University and on the qualified permanence of the conectionist students. The qualitative and quantitative approaches were chosen because those methodological strategies make it possible to analyze the program in details. The bibliographical research discusses the new ways the Brazilian State uses to intervene on the social matters, mainly in the neoliberal context. The data about the State of Tocantins and the process of creation of the UFT are also considered in this work. Aiming to reconstruct the program pathway in the institution, a documental research of the UFT and the MEC-SECAD collection was carried out and also there were some interviews with the managers of those organizations. At last, a field survey was accomplished with the use of questionnaires in order to identify the socioeconomic profile of the conectionists, and interviews with the coordinators and students who are involved in the Program. Also, there was a participant observation with the objective of understanding and analyzing the impacts of the program as a policy of Affirmative Actions to ensure the access and endurance of the popular origin students in the institution. Based on the theorectical and empirical studies, it was verified that the PCS was implemented in the UFT within a context of neoliberal reforms, with the reduction of public resources to finance the high education. It could be seen that those reforms reverberated on the development of the PCS in the institution, in a certain way. The delay on the transfer of resources which had to be done by the government and the lack of those resources to pay the studentsâgrants caused the University to develop the program action in a fragmented and disjointed manner. However, the effort of the management to keep the program going in the institution has to be recognized. But, there must be considered that the inclusion of the popular origin students in the high education depends on the actions that promote the emancipation of those students, with a qualified permanence. To achieve that goal, the program must be carried out in an articulated way in the UFT as well as in the MEC-SECAD and in the popular communities.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Origem socioeconômica dos estudantes"

1

Simões, Pedro. Gênero, origem social e religião: Os estudantes de serviço social do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: E-papers, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bem-Vindo! - Caderno de Exercícios para Estudantes de Origem Anglo... 3rd ed. SBS, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

A educação médica na América Latina. Salvador, Brasil: EDUFBA, 2022.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gil Llinás, Susana, and Andreia Martins-Frias. Cruzando la raya 1, Manual de Espanhol para Lusofalantes (A1-A2). Imprensa Universidade de Évora, 2022. http://dx.doi.org/10.24902/uevora.27.

Full text
Abstract:
A proximidade entre a língua espanhola e a portuguesa é tanto uma vantagem como uma desvantagem para os estudantes portugueses que começam a estudar Espanhol. As semelhanças entre as duas línguas permitem aos aprendentes progredir com uma certa agilidade através dos níveis iniciais de espanhol, mas, ao mesmo tempo, dão origem a erros de interferência recorrentes que são partilhados. Tendo em conta estas peculiaridades, o manual Cruzando la Raya 1 é destinado aos estudantes universitários de Espanhol que são falantes nativos de Português. Este manual segue uma abordagem comunicativa e contrastiva, oferecendo explicações, notas semânticas ou exercícios que realçam as semelhanças e diferenças entre o Espanhol e o Português, a fim de promover uma melhor aprendizagem da língua espanhola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cervo, Amado Luiz. O espírito das relações internacionais. Editora UnB, 2022. http://dx.doi.org/10.7476/9786558461616.

Full text
Abstract:
Análise e interpretação de 11 comandos que conduzem e explicam o movimento dos agentes das relações internacionais pelo mundo – Estados, nações e agentes privados, sobretudo empresas, capitais e tecnologias –, este livro responde à pergunta essencial acerca do movimento das relações internacionais: quais são os impulsos de origem e como condicionam políticas, estratégias e resultados alcançados pelos agentes, por um lado, e, por outro, como esses mesmos agentes são condicionados? Ou seja: quais são os comandos superiores das relações internacionais? É um livro didático, útil para pesquisadores e estudantes da área de relações internacionais, teoria e história, e tem por objetivo a compreensão das relações internacionais no médio e no longo prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Peyrerol, Marc Santos. O uso do geogebra para o ensino da parábola. Universidade do Estado do Pará, 2021. http://dx.doi.org/10.31792/978-65-00-30180-9.

Full text
Abstract:
O presente livro aborda atividades de parábola com o uso do GeoGebra enquanto metodologia de ensino e caracteriza a elaboração de um Produto educacional vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará-UEPA. O software GeoGebra será utilizado como uma ferramenta de auxílio na aprendizagem para que o aluno possa visualizar a parábola em diferentes registros e também para que perceba a relação existente entre a equação e o gráfico e visualize dinamicamente cada um de seus elementos, assim, o próprio aluno ao construir a parábola irá perceber por ele mesmo as suas propriedades. Ao trabalhar desta forma o professor estará em consonância com o artigo 36 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que trata do currículo do ensino médio no qual em seu inciso I cita que deve destacar a educação tecnológica básica além de citar no inciso II que deve ser adotada metodologias de ensino que estimulem a iniciativa dos estudantes. O livreto tem por objetivo propor uma metodologia de ensino com a finalidade de contribuir com professores do ensino básico que ministram o conteúdo de parábola sobre a ótica da geometria analítica. Na seção inicial apresentaremos algumas considerações históricas sobre as cônicas, desde Menaecmo (350 a.C) com o problema da duplicação do cubo até Apolônio com a sua obra prima, Secções Cônicas, finalizando com as descobertas de Kepler sobre a trajetória descrita pelo planeta Marte e Newton com a lei da atração universal. Na seção dois traremos o que dizem sobre a parábola na educação básica os seguintes documentos oficiais: Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000), Os PCN + Ensino Médio (BRASIL, 2002), As Orientações Curriculares para o Ensino Médio de Matemática (2006) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na seção três vamos nos aprofundar no estudo matemático da parábola, para isso achamos importante trazer: a) A definição e os elementos principais da parábola, b) As formas canônicas ou reduzidas da parábola com vértice na origem, c) A translação de eixos, d) As formas canônicas ou reduzidas da parábola com vértice fora da origem, e) A propriedade refletora da parábola. 6 Na seção quatro mostraremos algumas aplicações da propriedade refletora da parábola, a exemplo, das antenas parabólicas, dos faróis de carro, das lanterna simples e dos fornos solares, além disso, destacaremos a parábola nas obras de Oscar Niemeyer, como a ponte Juscelino Kubitschek em Brasília, os arcos da Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro e a igreja da Pampulha em Belo Horizonte. Na seção cinco traremos a sequência de atividades de parábola com os seguintes tópicos: “conceituação da parábola”, “equações da parábola com vértice na origem e seus elementos principais”, “equações da parábola com vértice fora da origem e seus elementos principais”, “propriedade refletora da parábola”. Para cada tópico apresentaremos um conjunto de orientações didáticas direcionadas aos professores que forem utilizar a nossa sequência em suas aulas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Marques, Marcia Alessandra Arantes, ed. Avanços Científicos em Medicina. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21091200.

Full text
Abstract:
A atividade médica surgiu há milhares de anos, com origem em rituais e magias que tinham como objetivo afastar as doenças. A arte de curar é, portanto, uma prática antiga, mas que está em constante evolução. O misticismo perdeu espaço para o olhar científico, e a objetividade é a base da medicina hipocrática (o racionalismo foi aplicado pela primeira vez à medicina com Hipócrates). A medicina do futuro será preventiva e terapêutica. Os cuidados não serão mais focados nas enfermidades, e sim, em descobrir as doenças antes que elas aconteçam, com foco na qualidade de vida dos pacientes. O médico do futuro deverá ter pensamento crítico, criativo e flexível, ter consciência da necessidade de mudanças. Em meio aos avanços da ciência subsidiados pela tecnologia, os profissionais da medicina enfrentam desafios cotidianos em relação ao bem-estar e à saúde dos pacientes. Tivemos diversos avanços na medicina nesses últimos tempos, como: as cirurgias robóticas assistidas, garantindo procedimentos mais seguros e menos invasivos aos pacientes; o prontuário eletrônico, facilitando a integração e o trabalho de uma equipe multidisciplinar; a telemedicina , que pode levar a uma redução de custos para clínicas e hospitais; novos medicamentos, comunicação instantânea, produção artificial de células humanas, células tronco, etc; avanços esses que estão auxiliando o trabalho de milhares de cientistas e profissionais da saúde, levando à melhoria na expectativa e qualidade de vida dos pacientes. Esperamos que esta obra possa contribuir no processo ensino-aprendizagem de estudantes, professores e demais profissionais da área de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Brito Dorasci, Adriano Antonio. Pesquisa e extensão no IF Goiano - Campus Posse: primeiros passos. Editora IF Goiano, 2021. http://dx.doi.org/10.54879/978-65-87469-23-2.2021.01.010.

Full text
Abstract:
A Pesquisa e a Extensão são os membros de toda instituição de ensino, uma vez que, por meio delas, o conhecimento é produzido e colocado em prática na região. Através delas, problemas da sociedade em geral chegam até a comunidade acadêmica que se mobiliza para tentar solucioná-los. São criados, desta forma, espaços onde o ensino se sustenta na interação de estudantes, professores e pesquisadores, bem como, torna a instituição mais dinâmica e consoante com sua realidade. O Instituto Federal Goiano tem a Educação, a Ciência e a Tecnologia como fundamentos desde sua origem, interiorizando pelo Estado, a pesquisa científi ca e a extensão tecnológica. Editais internos alimentam essa postura gerando diversos projetos de resultados relevantes que precisam de divulgação, principalmente, em regiões pouco enaltecidas, como Posse e cidades vizinhas. Consultas rápidas em plataformas de busca revelam que a região de Posse ainda é pouco assistida ou tem a produção acadêmica parcamente divulgada. De diversas áreas, sem que nenhuma seja bem explorada, os trabalhos científicos/acadêmicos correspondem, em grande parte, a monografias oferecidas por instituições não situadas na localidade. Ou seja, instituições e comunidades naturais da região, possivelmente, carecem de estímulo para produzir ou de meios para divulgar suas produções. O estímulo para novos, amplos e contundentes trabalhos acadêmicos, depende, também, da maior visibilidade daqueles já concluídos. É um ciclo vicioso em que a publicidade aumenta a produção que aumenta a publicidade. Nesse contexto, toda ação acadêmica da região se torna importante para que as benesses da pesquisa e da extensão cheguem a mais pessoas e contribuam para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Pautados nessas concepções, apresentamos a presente obra que buscou agrupar, em coletânea, alguns dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no IF Goiano - Campus Posse, durante os anos 2017 a 2019. Buscamos contemplar várias áreas do saber e descrever a região por meio de diversos pontos de vista e problemáticas. Assim, esperamos preencher lacunas de conhecimento, fornecer fonte segura de informação e embasar novos trabalhos acadêmicos. Acreditamos, tal como nós percebemos ao ver todos os capítulos unidos, que outros considerarão a presente obra valiosa e que deverá inspirar outras, contemplando projetos vindouros do IF Goiano, em Posse, e, quiçá, das demais instituições da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cunha, Manuel Antunes da, ed. Repensar a Imprensa no Ecossistema Digital. Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia, 2020. http://dx.doi.org/10.17990/axi/2020_9789726973287.

Full text
Abstract:
Os discursos sobre a crise do jornalismo não datam de ontem, nem irromperam na era digital. Não deixa de ser significativo que a crítica acima reproduzida tenha sido formulada há mais de 130 anos pelo jornalista e romancista Emile Zola, que viria a assinar “J’accuse” (L’Aurore, 13 de janeiro de 1898), um dos mais célebres textos da história do periodismo. Nos finais do séc. XIX e inícios do séc. XX, a imprensa escrita francesa vai de vento em popa, contabilizando cerca de 600 diários, dos quais nove dezenas sediados em Paris (Kalifa, 2011). Já há algumas décadas que o jornalismo se tornara um negócio lucrativo. Artigos de opinião e debates de cariz político cedem progressivamente lugar a conteúdos suscetíveis de atraírem um maior número de leitores, incluindo os menos escolarizados, potenciando um aumento de receitas publicitárias. Por seu turno, nos Estados Unidos, o periodismo de informação impusera-se como paradigma dominante a partir dos anos 1880-1910, através da dissociação entre os factos e a interpretação dos mesmos (Brin et al., 2004). De um lado, uma ética da objetividade, consolidada por meio de géneros como a entrevista e a reportagem. Do outro, a busca do lucro por intermédio de virulentas controvérsias, alimentadas por “um fluxo vertiginoso de informação superabundante”, segundo a expressão de Zola. Entre muitas outras mudanças, o último século foi marcado por dois conflitos mundiais, a segmentação do globo em campos ideológicos e reconfigurações identitárias, o recurso à propaganda e à desinformação em doses massivas, a transformação dos media (jornal, radio, cinema, televisão, internet) em indústrias culturais intrinsecamente vinculadas à cultura de massas ou ainda a afirmação de uma “mitologia da felicidade individual” (Morin, 1962), num mundo cada vez mais desinstitucionalizado e dessocializado (Dubet & Martuccelli, 1998). Desde então, a produção académica tem vindo a debruçar-se – a partir de abordagens concetuais diferenciadas – sobre a influência dos discursos mediáticos na “construção social da realidade” (Berger & Luckmann, 1966) ou na consolidação dos “imaginários” (Castoriadis, 1975), no âmbito das esferas pública e privada, mas também sobre os contextos socioculturais em que esses mesmos discursos emergem (Hall, 1973; Goffman, 1974) e os eventuais efeitos suscitados junto de audiências e/ou públicos mais ou menos (in)conscientes e (in)ativos (Lazarsfeld & Katz, 1955; Klapper, 1960; Adorno, 1963; Morley, 1980). Como aconteceu com os seus predecessores, o recurso cada vez mais generalizado a um novo media – a partir da última década do século XX – deu origem a um conjunto de profecias apocalíticas e outras tantas utopias comunicacionais. Destarte, coloca-se a seguinte questão: “de que modo a Internet afeta o jeito de nos relacionarmos uns com os outros, de debatermos, trabalharmos, nos movermos, nos cultivarmos, sermos militantes, consumirmos, cuidarmos de nós, nos divertirmos, etc.?” (Beuscart et al, 2019: 8). As mudanças experienciadas nos derradeiros vinte anos replicam alguns dos desafios que, invariavelmente, caraterizaram os tempos áureos da imprensa, do cinema, da rádio e da televisão – embora hoje com uma intensidade inédita –, não deixando ainda de suscitar novos questionamentos. Em virtude da eclosão de um singular ecossistema mediático, o modelo tradicional de produção, difusão e receção do jornalismo impresso tem vindo a experimentar um complexo processo de reconfiguração de contornos ainda imprecisos, do ponto de vista profissional, sociopolítico, cultural, económico, técnico, ético e jurídico. Da reflexão sobre estas temáticas, levada a cabo no Centro de Estudos Filosófico-Humanísticos (UCP) e junto dos estudantes de Licenciatura em Ciências da Comunicação e do Mestrado em Comunicação Digital, nasceu o congresso internacional Repensar a imprensa no ecossistema digital, que teve lugar na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (UCP), em Braga, de 3 a 5 de Julho de 2019, com a participação de meia centena de académicos oriundos da Europa, América e Ásia. O título inspira-se do relatório Presse et numérique. L’invention d’un nouvel ecosystème, encomendado pelo Ministério francês da Cultura e da Comunicação ao investigador Jean-Marie Charon. A noção de ecossistema aponta para uma configuração de cariz horizontal, para um sistema de atores – plurais na sua história e organização, nos conteúdos das suas atividades e da sua produção – e a sua relação (in)direta com o(s) público(s). Alude ainda à complexidade das interações em jogo, num contexto tantas vezes de competição, outras de solidariedade, e de tempos e espaços colaborativos. Há muito que um tal ecossistema deixou de ser de âmbito meramente nacional, fomentando desafios de natureza transnacional, transdisciplinar e transmediática (Charon, 2015).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Origem socioeconômica dos estudantes"

1

Krahl, Gustavo, and Eduardo Peretti. "CONFINAMENTO DE BOVINOS DE ORIGEM LEITEIRA ALIMENTADOS COM DIETA DE ALTO GRÃO: RESULTADO ECONÔMICO EM DIFERENTES CENÁRIOS." In Análise Socioeconômica da Exploração de Ovinos, Caprinos e Bovinos, 33–43. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2841917104.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

ARTHUR VICTOR SILVA FIGUEIREDO, FRANCISCO, and ERIKA FREITAS MOTA. "RODA DE CONVERSA SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL: DESMISTIFICANDO TABUS, SENSIBILIZANDO E APRENDENDO." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.509.

Full text
Abstract:
SEXO, GÊNERO E SEXUALIDADE SÃO ALGUNS EXEMPLOS DAS DIVERSAS TEMÁTICAS EM EDUCAÇÃO SEXUAL (ES) E SÃO CONSIDERADOS TEMAS TRANSVERSAIS, PORQUE TÊM ORIGEM EM VIVÊNCIAS INDIVIDUAIS E CONSTRUÇÕES DA SOCIEDADE. O DEVER DA ESCOLA É OFERTAR ESPAÇOS DE DEBATE E ACONSELHAMENTO PARA OS ESTUDANTES. ESSE TRABALHO RELATA UMA ATIVIDADE INTITULADA “SEX EDUCATION” APLICADA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO COM OBJETIVO DE ESCLARECER DÚVIDAS SOBRE TEMÁTICAS RELACIONADAS AO CORPO E SEXUALIDADE. PARA ISSO, FORAM REALIZADAS: UMA AULA EXPOSITIVA, UMA PRÁTICA SOBRE USO DE PRESERVATIVOS, UMA RODA DE CONVERSA E APLICAÇÃO DE UM FORMULÁRIO AVALIATIVO. A ATIVIDADE FOI EXITOSA, OS ALUNOS PARTICIPARAM ATIVAMENTE E EMITIRAM OPINIÕES POSITIVAS SOBRE A ATIVIDADE, CONFIRMANDO A NECESSIDADE DE HAVER MOMENTOS COMO ESSE EM SALA DE AULA. CONCLUIU-SE QUE HÁ UMA GRANDE NECESSIDADE E INTERESSE DE DEBATER AS TEMÁTICAS DENTRO DA ES POR PARTE DOS ESTUDANTES, POIS ESTES NÃO ENCONTRAM LOCAIS OU MOMENTOS PARA ISSO EM SUAS VIDAS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

CARDOSO SILVA EUGÊNIO, ANA PAULA, and JOSÉ EDMILSON DA SILVA EUGÊNIO. "TDAH E MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: CONTROVÉRSIAS ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES DIAGNOSTICADOS." In Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt11.022.

Full text
Abstract:
A inclusão educacional de estudantes com TDAH vem representando um desafio para os sistemas de ensino, dado o grande contingente de estudantes brasileiros diagnosticados com TDAH e a necessidade de realizar adaptações para que estes possam superar as dificuldades de aprendizagem, evitar a evasão e retenção. O presente trabalho realiza uma revisão bibliográfica sobre a medicalização, escolarização e inclusão de estudantes com TDAH a partir de artigos publicados, no período de 2017 a 2021, no Portal de Periódicos CAPES e Google Acadêmico, paralelamente, analisa a legislação educacional brasileira para identificar como vem ocorrendo a inclusão educacional desses estudantes. Atualmente, pode-se considerar que existem dois modelos para a explicação do TDAH, sendo um, predominantemente, biológico enquanto o outro é de origem social. Quando se trata da medicalização da educação, os autores apresentam críticas ao procedimento, bem como ao modelo organicista dos profissionais de saúde, ou seja, pautado em identificar os problemas comportamentais e de aprendizagem como oriundos, unicamente, do sujeito e em propor uma resolução baseada no tratamento medicamentoso. Em relação às estratégias de ensino para esse público, os autores são enfáticos ao afirmarem que a escola precisa acolher o estudante e sua família, além de estabelecer uma parceria entre eles, bem como, que o professor deve ser sensível e conhecedor das características do TDAH para buscar estratégias adaptativas que melhorem o ensino e a aprendizagem desses estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

ROSE DOS ANJOS OLIVEIRA, MEIRE. "O CONHECIMENTO DA TRAJETÓRIA DISCENTE PARA SUBSIDIAR POLÍTICAS DE GRADUAÇÃO NOS CURSOS DE GEOGRAFIA DA UFMT." In Escola em tempos de conexões - Volume 02. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.02.117.

Full text
Abstract:
O PRESENTE ARTIGO ABORDA A ANÁLISE DE UMA TURMA INGRESSANTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO NO ANO DE 2016, BEM COMO O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES AO FINAL DE 4 ANOS NO QUE DIZ RESPEITO A INTEGRALIZAÇÃO MÍNIMA. REALIZAMOS LEITURA SOBRE A ORIGEM DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO SÉCULO XXI E CARACTERÍSTICAS DOS DISCENTES DOS CURSOS SUPERIORES NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS. PARA CARACTERIZAÇÃO DOS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM COLETADOS DADOS E INFORMAÇÕES POR MEIO DE ANÁLISES DOCUMENTAIS E QUESTIONÁRIOS APLICADOS JUNTO AOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE GEOGRAFIA DO CAMPUS CUIABÁ. IDENTIFICAMOS AS PRINCIPAIS CARATERÍSTICAS DO PÚBLICO-ALVO QUE CULMINA EM DIFICULDADES ACADÊMICAS E QUE TÊM LEVADO OS ESTUDANTES A DESISTIREM DE SUA FORMAÇÃO. ESTAS INFORMAÇÕES PERMITIRAM CONHECER O PERFIL DOS ALUNOS NO CURSO E AS PERSPECTIVAS DE INTEGRALIZAÇÃO. OS RESULTADOS PODERÃO CONTRIBUIR PARA A PROPOSIÇÃO DE POLÍTICAS OU AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS NO MEIO ACADÊMICO QUE CONTRIBUAM PARA AUMENTAR O NÚMERO FORMANDOS, O QUE VAI AO ENCONTRO DAS METAS ESTABELECIDAS NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES, DIEGO, and FRANCISCO HALYSON FERREIRA GOMES. "NÃO PODE ABRAÇAR OU BEIJAR ALGUÉM: CONHECIMENTOS E PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE A PANDEMIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS." In Escola em tempos de conexões - Volume 02. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.02.107.

Full text
Abstract:
O OBJETIVO DESSE TRABALHO É ANALISAR AS CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A PANDEMIA. O TRABALHO POSSUI UMA PERSPECTIVA QUALITATIVA E UTILIZA COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS QUESTIONÁRIOS. PARTICIPARAM 169 ALUNOS COM IDADES DE 11 A 15 ANOS. OS DADOS FORAM ANALISADOS A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN, TRÊS CATEGORIAS FORAM IDENTIFICADAS. AS RESPOSTAS DOS ALUNOS MOSTRARAM AS DIFICULDADES DE SUAS FAMÍLIAS NO CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL, TAMBÉM MOSTRAM A DISSEMINAÇÃO DE COMPREENSÕES EQUIVOCADAS SOBRE A ORIGEM DA COVID-19, BEM COMO A CONCORDÂNCIA DESSES ALUNOS A VISÕES IMPRECISAS SOBRE A DOENÇA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

ISABEL FERREIRA, SORAIDE. "A POLÍTICA DE COTA DE RECORTE ÉTNICO-RACIAL E A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL." In Escola em tempos de conexões - Volume 01. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.01.052.

Full text
Abstract:
ESTE ARTIGO APRESENTA O PROJETO DE PESQUISA QUE INTEGRA A LINHA MOVIMENTOS SOCIAIS, POLÍTICA E EDUCAÇÃO POPULAR, CUJO OBJETIVO É ANALISAR A PERMANÊNCIA DOS/AS ESTUDANTES NEGROS/AS COTISTAS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO – IFMT CAMPUS CUIABÁ INGRESSANTES PELA AÇÃO AFIRMATIVA DE RECORTE ÉTNICO-RACIAL, NO PERÍODO DE 2017 A 2022. A LEI 12.711/2002 CONTRIBUI PARA O INGRESSO DE GRUPOS HISTORICAMENTE EXCLUÍDOS DO ACESSO A RECURSOS FINANCEIROS, MATERIAIS, SOCIAIS E SIMBÓLICOS NA ÁREA EDUCACIONAL, DEVIDO ÀS PRECÁRIAS CONDIÇÕES DE VULNERABILIDADES SOCIOECONÔMICAS, BEM COMO DISCRIMINAÇÕES E PRECONCEITOS INDIVIDUAIS E CULTURAIS. O FOCO DESSE ESTUDO SEGUE UMA PERSPECTIVA DE ESTUDOS DECOLONIAIS DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLICATIVA, DE NATUREZA QUALITATIVA, COM USO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADA, PARA O APROFUNDANDO DA REALIDADE ACERCA DOS ELEMENTOS QUE INTERFEREM NA PERMANÊNCIA DOS/AS ESTUDANTES, POSSIBILITANDO A IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES DETERMINANTES DA EVASÃO ESCOLAR E A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS DAS FALAS DOS/AS ENTREVISTADOS/AS. OS/AS PARTICIPANTES SERÃO: GESTORES (2), PROFESSORES (3), PROFISSIONAIS DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL (3) E ESTUDANTES DE TRÊS CURSOS DO CAMPUS CUIABÁ: EDIFICAÇÕES (4), INFORMÁTICA (4) E SECRETARIADO (4), TANTO EGRESSOS COMO CURSANTES DO ÚLTIMO ANO. OS DADOS BIBLIOGRÁFICOS LEVANTADOS PROBLEMATIZAM SOBRE A DESIGUALDADE RACIAL, A DESIGUALDADE SOCIOECONÔMICA E A EXCLUSÃO CULTURAL ENFRENTADA PELA POPULAÇÃO NEGRA NA SOCIEDADE BRASILEIRA E SINALIZAM A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES E DE ESTRATÉGIAS INTERVENTIVAS, QUE AMPLIEM NOVOS HORIZONTES SOBRE A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NOS PILARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Almeida, Breno Machado de, Verônica Brito da Silva, Ângela Celis de Almeida Lopes, Regina Lúcia Ferreira Gomes, Lívia do Vale Martins, Sérgio Emílio dos Santos Valente, Ana Paula Peron, and Lidiane de Lima Feitoza. "PIMENTAS CAPSICUM L.: ASPECTOS BOTÂNICOS, CENTRO DE ORIGEM, DIVERSIFICAÇÃO E DOMESTICAÇÃO, IMPORTÂNCIA SOCIOECONÔMICA E PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS (PARTE I)." In As vicissitudes da pesquisa e da teoria nas ciências agrárias, 33–47. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5252004114.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

CANDEIA DE MELO, ARETUZA. "UMA ANÁLISE DESCRITIVA SOBRE O TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO INTERMUNICIPAL (TUI) COM DESTINO À CIDADE DE PATOS-PB." In Escola em tempos de conexões - Volume 03. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.03.112.

Full text
Abstract:
O PRESENTE ESTUDO VERSA SOBRE ANÁLISE DESCRITIVA SOBRE O TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO UTILIZADO PELOS ESTUDANTES, QUE SE DESTINAM A CIDADE DE PATOS-PB, POR MEIO DE A MESMA APRESENTAR UMA ENQUANTO POLO UNIVERSITÁRIO, OU SEJA, INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES), QUE OFERECE ESTE SERVIÇO A VÁRIOS ESTUDANTES QUE SE DESLOCAM DE SEUS MUNICÍPIOS DE ORIGEM, COMO DO SERTÃO PARAIBANO, PERNAMBUCO E RIO GRANDE DO NORTE SENDO PATOS CONSIDERADA UMA REDE DE POLICENTRALIDADE. O OBJETIVO DESSA PESQUISA FOI REALIZAR UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CENTRALIDADE URBANA DA CIDADE DE PATOS-PB, A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UEPB, UFCG, UNIFIP E IFPB, QUE DIARIAMENTE UTILIZAM O TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO INTERMUNICIPAL (TUI) E OS PROCESSOS DE FORNECIMENTO, CONCESSÃO E CUSTEIO POR PARTE DAS PREFEITURAS MUNICIPAIS. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DESTE TRABALHO TEVE COMO MÉTODO O QUANTITATIVO. A TÉCNICA UTILIZADA FOI A INVESTIGATIVO-DESCRITIVA INCLUINDO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO. PESQUISA DE CAMPO FOI REALIZADA COM OS ESTUDANTES DA UEPB, UFCG, UNIFIP E IFPB. OS RESULTADOS E DISCUSSÃO CONSISTIRAM DA PESQUISA DE CAMPO, COM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, NO QUAL FOI UTILIZADO O MÉTODO QUANTITATIVO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA UTILIZANDO-SE 80 QUESTIONADOS SEMIESTRUTURADOS, ELABORADO ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS. CONCLUI QUE, OS RESULTADOS ENCONTRADOS PUDERAM-SE SER ANALISADOS E DISCUTIDOS, COMPREENDENDO OS MESMOS A PARTIR DOS OBJETIVOS LEVANTADOS PARA SER FEITO ANÁLISE ACERCA DO CONTEÚDO ABORDADO, A QUAL SE BUSCOU TRAZER GANHOS PARA O CONHECIMENTO DE TODA COMUNIDADE ACADÊMICA, BEM COMO, PARA AQUELES QUE QUEREM TER ACESSO A UMA UNIVERSIDADE E/OU FACULDADE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

SCHIO DE ARAÚJO, DENISE LUISA, CARLOS FERNANDO GOMES DO NASCIMENTO, and GENESIO SALUSTIANO DE MOURA JUNIOR. ""POLÍMEROS E MEIO AMBIENTE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"." In Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vi.conapesc.2021.01.007.

Full text
Abstract:
"EM PLENO SÉCULO 21 HÁ UM AMPLO VOLUME DE PLÁSTICOS DESCARTADOS DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR, PRINCIPALMENTE NO PERÍODO DE RECREAÇÃO OU PAUSAS DE AULAS, E, POR CONSEGUINTE DOS QUESTIONAMENTOS FEITOS AOS ESTUDANTES SOBRE A PROBLEMÁTICA PLÁSTICOS E POLÍMEROS. ADVERTIR A NECESSIDADE DA INSERÇÃO DESSA TEMÁTICA EM AULAS DE QUÍMICA TANTO NO NÍVEL FUNDAMENTAL. HAJA VISTA QUE MOTIVOU A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE TRABALHO, CUJO OBJETIVO GERAL É INVESTIGAR COMO A TEMÁTICA POLÍMEROS. A PESQUISA FOI APLICADA AOS ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE PEDRO, NO MUNICÍPIO DE IPOJUCA NO ESTADO DE PERNAMBUCO. A METODOLOGIA APLICADA POSSUI UM CARÁTER QUANTITATIVO E QUALITATIVO, ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO SIMPLES, POIS OS ALUNOS RESPONDERAM CINCO PERGUNTAS. COMPROVOU-SE POR MEIO DO AUMENTO PORCENTUAL NAS RESPOSTAS CORRETA A EFICIÊNCIA DO MÉTODO, MOSTRANDO-SE TAMBÉM QUE INDEPENDENTEMENTE DO NÍVEL DE ENSINO E DA REALIDADE SOCIOECONÔMICA DOS ALUNOS PODE SER UTILIZADO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA."
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Soares, Laura, and Elsa Pacheco. "Educação para uma ‘sociedade de risco’: ensinar e aprender a (con)viver com os perigos e desastres." In Geografia, Riscos e Proteção Civil. Homenagem ao Professor Doutor Luciano Lourenço., 553–71. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2021. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-9053-04-5_1.1_36.

Full text
Abstract:
Enquanto domínio fundamental da Educação para a Cidadania, aprender a viver numa ‘sociedade de risco’ implica a definição de um conjunto de orientações no sentido de promover uma cultura de prevenção e autoproteção de crianças e jovens face à ocorrência de eventos danosos, independentemente da sua origem. Considerando o quadro normativo do sistema educativo em Portugal, assim como os métodos/estratégias pedagógicas que devem ser privilegiados na atualidade, apresentam-se um conjunto de reflexões sobre ‘perigos e desastres’ que, no âmbito da formação de jovens professores de Geografia da Universidade do Porto, serviram de inspiração para a implementação de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, designadamente através da promoção de trabalhos-projeto desenvolvidos em colaboração com estudantes do ensino básico e secundário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Origem socioeconômica dos estudantes"

1

Rodrigues, Ana Paula Piris, André Ricardo Moraes Rodrigues Serra, and Marcos Chogi Iano. "ANALISE METALOGRÁFICA DE FIXADORES EM VEÍCULOS DE ORIGEM CHINESA." In 13º ENEMET - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas. São Paulo: Editora Blucher, 2013. http://dx.doi.org/10.5151/2594-4711-22904.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Serra, André Ricardo Moraes Rodrigues, Ana Paula Piris Rodrigues, and Marcos Chogi Iano. "ANALISE METALOGRÁFICA DE FIXADORES EM VEÍCULOS DE ORIGEM FRANCESA." In 13º ENEMET - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas. São Paulo: Editora Blucher, 2013. http://dx.doi.org/10.5151/2594-4711-22905.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Farias, Mariana de Lira, Renê Pereira de Gusmão, and Cleonides Silva Dias Gusmão. "Mineração de Dados Educacionais: Investigando a Relação entre os Microdados do INEP e o Desempenho do IDEB." In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/sbie.2023.233489.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi investigar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em busca dos principais fatores que influenciam o seu resultado, através de mineração de dados educacionais. Para isso, foram analisados informações obtidas dos Microdados do INEP referentes ao Censo da Educação Básica e ao Sistema de Avaliação da Educação Básica. Os dados utilizados são referentes à situação socioeconômica de estudantes, à estrutura física das escolas e às condições de trabalho dos professores de turmas de terceiro ano do ensino médio de três estados, a saber: Sergipe, Bahia e Alagoas. Identificou-se que variáveis socioeconômicas dos estudantes possuem influência na obtenção da meta projetada do IDEB.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pereira, Claudia Pinto, José Solenir Lima Figuerêdo, Thiago Ribeiro Alves, Naiara Silva dos Santos, Nelma de Cássia S. Sandes Galvão, and Teófilo Alves Galvão Filho. "(In)visibilidade da Diversidade nos Cursos Presenciais de Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação: Um Panorama das Universidades Públicas da Bahia." In Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação, 2024. http://dx.doi.org/10.5753/educomp.2024.237512.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa a diversidade na educação superior em Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação no estado da Bahia, a partir das dimensões de gênero, raça, políticas de reservas de vagas, deficiência e faixa etária dos estudantes. Para isso, foram utilizados dados do Censo da Educação Superior do INEP de 2015 a 2019. Entre os principais resultados, destaca-se a significativa disparidade de gênero, com menos de 15% de mulheres em algumas instituições. No entanto, houve progresso na diversidade racial, com aumento notável de estudantes autodeclarados pretos e pardos. As reservas de vagas contribuíram principalmente para diversidade étnica e socioeconômica. A presença de estudantes com deficiência aponta para a necessidade de modificações no ambiente acadêmico para torná-lo mais acessível. A partir dos resultados encontrados, ações poderão ser tomadas para tornar o ambiente acadêmico mais inclusivo, acessível e promover a equidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Costa, Juliete A. R., Fabiano A. Dorça, and Rafael D. Araújo. "Avaliação do Comportamento de Estudantes em um Ambiente Educacional Ubíquo." In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.182.

Full text
Abstract:
Computadores têm se misturado cada vez mais no cotidiano das pessoas. No contexto educacional, esses dispositivos dão origem aos chamados Ambientes Educacionais Ubíquos que potencializam o processo de aprendizagem em um contexto mais dinâmico e engajador. O uso destes sistemas origina dados valiosos que podem ser explorados por técnicas de mineração de dados. Diante disso, este trabalho analisa dados de um Ambiente Educacional Ubíquo com auxílio da técnica de agrupamento de dados a fim de observar o comportamento de estudantes em sessões de aprendizagem. Resultados mostraram diferenças estatisticamente significantes nos grupos encontrados e indícios de Aprendizado Autorregulado em um dos grupos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Jaquelini Fernanda Gomes dos, Jhonatan Guilherme Fernandes, Jacqueline Godinho, and Vívian Taciany Bonassoli. "Influência da pandemia da Covid-19 na rotina dos estudantes de medicina de Maringá, PR." In II Congresso Internacional Interdisciplinar da Uningá. Editora Uningá, 2023. http://dx.doi.org/10.46311/ed.un.20221018160.

Full text
Abstract:
Durante o isolamento social, devido à pandemia da Covid-19, o ensino remoto emergencial levou a mudanças no dia a dia dos estudantes. Dessa forma, buscou-se avaliar a influência do isolamento social na rotina dos acadêmicos de medicina de Maringá-PR, levando em consideração seu local de moradia, rendimento acadêmico e sentimento de impotência. Para isso, realizou-se estudo quantitativo e qualitativo por meio de um questionário aplicado de forma on-line via Google Forms. Resultou-se que, 70,8% dos estudantes retornaram para a cidade de origem; em 81,6% queda do desempenho acadêmico e 80,3% sentiram impotência em um contexto que não se pode controlar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

De Deus, Sarah Barbosa, Steffany Caroline Carvalho Freire, and Carina Machado De Farias. "Um Estudo sobre as Dificuldades de Inserção de Meninas na Computação." In Women in Information Technology. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wit.2020.11309.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa científica realizada com estudantes concluintes do ensino médio que buscou entender as razões que levam meninas a não escolherem cursos superiores na área de computação. O estudo apontou que os meninos levam vantagem em conhecimentos básicos sobre computação e sugere que a origem do desinteresse feminino pela área pode estar associada, entre outros fatores, à falta de estímulos oriundos da família e da escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lourenço, Cristiane. "Quando a periferia chega à academia: Considerações sobre a presença de estudantes de origem popular na universidade pública." In Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR. Recife, Brasil: Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/174606.12-21.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

GABRIEL, ANA FLÁVIA BARBOSA, and CARLOS FERNANDO DE ARAÚJOCARLOS FERNANDO DE ARAÚJO JÚNIOR. "O AVANÇO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS RESULTADOS DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.57250.

Full text
Abstract:
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, NOS ÚLTIMOS ANOS, TEM DESEMPENHADO UM PAPEL IMPORTANTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, DEVIDO À FLEXIBILIZAÇÃO DO REGIME DE ESTUDOS, OFERECIDA PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA, E AOS PREÇOS MAIS ACESSÍVEIS, PROPORCIONANDO A REDUÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL E ASCENSÃO SOCIOECONÔMICA DOS BRASILEIROS. TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DESSA MODALIDADE, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVOS AVALIAR A EVOLUÇÃO TEMPORAL DAS MATRÍCULAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E APRESENTAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES. NOSSOS RESULTADOS EVIDENCIAM UM AUMENTO DE 4.020,36% NO NÚMERO DE MATRÍCULAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, NO PERÍODO DE 2003 A 2018, CONTRIBUINDO SIGNIFICANTEMENTE NO AVANÇO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. A MODALIDADE PRESENCIAL APRESENTOU REDUÇÃO NAS MATRÍCULAS ENTRE OS ANOS 2015 E 2016, ENQUANTO A MODALIDADE A DISTÂNCIA CONTRIBUIU PARA A NÃO ESTAGNAÇÃO DESSAS MATRÍCULAS. EM RELAÇÃO AOS RESULTADOS NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES, DE FORMA GERAL, O DESEMPENHO DOS ALUNOS DOS CURSOS A DISTÂNCIA FOI INFERIOR AOS ALUNOS DOS CURSOS PRESENCIAIS. NO ENTANTO, A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA APRESENTA PARTICIPAÇÃO IMPORTANTE PARA O AVANÇO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, TORNANDO-SE NECESSÁRIAS PESQUISAS PARA APRIMORÁ-LA. ALÉM DE MELHORIAS OU CONSTRUÇÃO DE NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE, CONSIDERANDO A ESPECIFICIDADE DA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

GABRIEL, ANA FLÁVIA BARBOSA, and CARLOS FERNANDO DE ARAÚJOCARLOS FERNANDO DE ARAÚJO JÚNIOR. "O AVANÇO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS RESULTADOS DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.57250.

Full text
Abstract:
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, NOS ÚLTIMOS ANOS, TEM DESEMPENHADO UM PAPEL IMPORTANTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, DEVIDO À FLEXIBILIZAÇÃO DO REGIME DE ESTUDOS, OFERECIDA PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA, E AOS PREÇOS MAIS ACESSÍVEIS, PROPORCIONANDO A REDUÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL E ASCENSÃO SOCIOECONÔMICA DOS BRASILEIROS. TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DESSA MODALIDADE, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVOS AVALIAR A EVOLUÇÃO TEMPORAL DAS MATRÍCULAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E APRESENTAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES. NOSSOS RESULTADOS EVIDENCIAM UM AUMENTO DE 4.020,36% NO NÚMERO DE MATRÍCULAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, NO PERÍODO DE 2003 A 2018, CONTRIBUINDO SIGNIFICANTEMENTE NO AVANÇO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. A MODALIDADE PRESENCIAL APRESENTOU REDUÇÃO NAS MATRÍCULAS ENTRE OS ANOS 2015 E 2016, ENQUANTO A MODALIDADE A DISTÂNCIA CONTRIBUIU PARA A NÃO ESTAGNAÇÃO DESSAS MATRÍCULAS. EM RELAÇÃO AOS RESULTADOS NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES, DE FORMA GERAL, O DESEMPENHO DOS ALUNOS DOS CURSOS A DISTÂNCIA FOI INFERIOR AOS ALUNOS DOS CURSOS PRESENCIAIS. NO ENTANTO, A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA APRESENTA PARTICIPAÇÃO IMPORTANTE PARA O AVANÇO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, TORNANDO-SE NECESSÁRIAS PESQUISAS PARA APRIMORÁ-LA. ALÉM DE MELHORIAS OU CONSTRUÇÃO DE NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE, CONSIDERANDO A ESPECIFICIDADE DA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Origem socioeconômica dos estudantes"

1

Arias Ortiz, Elena, Ana Dutra, Ximena Dueñas, Gregory Elacqua, Diana Hincapie, and Sammara Soares. Vamos falar de política educacional na América Latina e no Caribe #7: Os avanços da educação no Brasil estão em risco?: Desafios e recomendações para reduzir o impacto da pandemia. Inter-American Development Bank, April 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003197.

Full text
Abstract:
Apesar de ainda enfrentar grandes desafios, a educação pública no Brasil vinha apresentando uma trajetória favorável na última década: entre 2007 e 2018, a lacuna socioeconômica da taxa de abandono no ensino médio sofreu uma redução de 62%. No entanto, com a pandemia da COVID-19, escolas fecharam e a economia desandou. O Brasil está entre os países com o período mais longo de escolas fechadas e é o sistema educacional com o maior número de estudantes impactados pela ausencia das aulas presenciais. A transição para o ensino remoto obrigou governos locais e famílias a se adaptarem ao novo contexto, mas até maio de 2020, 40% dos municípios ainda no possuíam sequer um plano de ensino remoto. Além disso, dados de conectividade da Anatel mostram que o número de conexões móveis per capita é significativamente menor em municípios com IDH mais baixo. O presente relatório discute os resultados de pesquisas levantadas no Brasil ao longo de 2020 e evidencias empíricas na literatura nacional e internacional sobre os possíveis efeito da pandemia na educação do país. As evidências sugerem que tanto a ausencia de aulas presenciais como a redução na renda das famílias causaram danos sem precedentes nos indicadores de aprendizagem e nas taxas de abandono e amplifiquem as desigualdades socioeconômicas educacionais no país. Diante disso, discute-se algumas recomendações de políticas que podem ajudar a mitigar o impacto da pandemia nos resultados educacionais no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography