Academic literature on the topic 'Oportunismo Metodológico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Oportunismo Metodológico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Oportunismo Metodológico"

1

Freire Romagnolo, Dayane, Ivan De Souza Dutra, and Carlos Eduardo De Lima. "A IMERSÃO EM REDES SOCIAIS." Organizações e Sustentabilidade 10, no. 1 (December 21, 2022): 55–77. http://dx.doi.org/10.5433/2318-9223.2022v10n1p55-77.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem o objetivo de compreender como se manifestam os elementos de confiança, oportunismo e ordem nas relações sociais oriundas da participação cidadã no Movimento Social pela Paz em Londrina (MSPL). O referencial teórico teve como temas: Nova Sociologia Econômica e a Imersão de Redes Sociais, mediante os elementos de Confiança, Oportunismo e Ordem, bem como a participação cidadã no contexto dos movimentos sociais. O percurso metodológico contemplou: a pesquisa qualitativa por meio do estudo de caso, cuja unidade de análise emergiram do conjunto de atores que se organizam nas ações de participação cidadã no âmbito do MSPL que, em diferentes perspectivas, configurou uma estrutura de relações sociais; a realização de entrevistas bem como a utilização de dados secundários; e a análise de dados com base no critério semântico. Os elementos se manifestam nas ações do MSPL a partir da própria rede de relações sociais formada pelos membros que assegura a confiança no desenvolvimento das ações e limita possíveis comportamentos oportunistas. Quando a má-fé não ocorre ou não é percebida, a confiança dos atores e seus laços são fortalecidos, promovendo a ordem e a continuidade do movimento, desenvolvendo um papel fundamental em seu processo social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sampaio Sieber, Shana, and Ramonildes Alves Gomes. "“Política e negociações” nos trilhos da convivência com o Semiárido." Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas 38, no. 2 (October 23, 2018): 23–42. http://dx.doi.org/10.37370/raizes.2018.v38.19.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca refletir sobre o processo de implementação do Plano Municipal de Convivência com o Semiárido, no município de Serra Talhada - PE, problematizando a disputa de significados atribuídos ao discurso da Convivência com o Semiárido pela Sociedade Civil, através das Organizações Não Governamentais (ONGs), e pelo Estado, por meio do poder público. A análise desse processo nos leva a questionar o protagonismo da sociedade civil ante o contexto de proximidade desta com o Estado, produzindo uma espécie de Confluência Perversa. O exercício metodológico privilegiou a observação de reuniões, a análise de documentos e a realização de entrevistas. As evidências dão conta de que a Convivência, enquanto prática política, foi reduzida ao acesso a programas e políticas governamentais, à competição para a obtenção de cargos públicos e ao oportunismo político partidário, colocando em questão o potencial transformador da sociedade civil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pinheiro, Adilson Ivan Caropreso, and Décio Estevão do Nascimento. "Desenvolvimento econômico e o abuso do poder “uma visão sobre a dinâmica da economia brasileira diante do abuso do capital”." Revista do Direito Público 13, no. 1 (April 27, 2018): 70. http://dx.doi.org/10.5433/1980-511x.2018v13n1p70.

Full text
Abstract:
A história da Republica Federativa do Brasil foi marcada por uma serie de planos econômicos e desenvolvimento que, sucedia-se a cada Governante estabelecido. Políticas de industrialização, infraestrutura, de estabilização econômica, controle inflacional e políticas sociais sucumbiram ao tempo e a globalização. Entretanto, a base do capital Liberal perseverou sobre todos os regimes e épocas da modernidade, favorecendo o progresso, mas, também, acumuladores de capital, investidores oportunistas e a corruptores e corruptos. O sistema político deixou-se levar pelo capital em uma crescente necessidade de progresso e modernização o que motivou, por outro lado, uma corrente de oportunismo financeiro montado sobre o capital publico e privado. O presente artigo através de uma análise metodológica da doutrina, Leis e jurisprudências visa apresentar uma visão real das ações, consequências e prevenções dos entes públicos e sociedade na ação abusiva do uso do poder econômico diante de uma visão histórica da evolução industrial e do capital no Brasil, mostrando a linha tênue entre desenvolvimento, progresso social,capital e a oportunidade do abuso e desequilíbrio dos mesmos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tálamo, José Roberto, and Marly Monteiro de Carvalho. "Cooperação com empresas de base tecnológica: pesquisa-ação no setor elétrico." Gestão & Produção 19, no. 2 (2012): 433–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2012000200015.

Full text
Abstract:
A pressão por inovação em empresas de base tecnológica, em ciclos cada vez mais curtos e demandando competências complexas, tem levado as empresas à busca de uma estruturação sob a forma de redes de cooperação empresarial, a fim de mitigar riscos e reduzir custos enquanto acelera o time to market. Entretanto, apesar de todas as vantagens e oportunidades reais, há grandes barreiras a serem transpostas. O objetivo dessa pesquisa é compreender o processo de estruturação de uma rede de cooperação no contexto de empresas de base tecnológica. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa-ação desenvolvida em 30 empresas do setor eletroeletrônico. Os resultados apontam o temor ao comportamento oportunista como o item mais crítico à formação da rede de cooperação empresarial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Guardia, Andreia, Claudineia Calegari, Fabio Aurelio De Mario, and Fabiane Cortez Verdu. "Os Relacionamentos Oportunistas e o Client Following na Formação de uma Born Global: O Caso da Confase." Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia 4, no. 2 (December 30, 2017): 102. http://dx.doi.org/10.18256/2359-3539.2017.v4i2.2436.

Full text
Abstract:
A internacionalização é um campo multidisciplinar. Suas práticas demonstram diversos comportamentos, modos e motivações para que o processo ocorra. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi o de compreender quais fatores motivadores e facilitadores levaram a empresa Confase a internacionalizar-se. Os procedimentos metodológicos adotados no presente trabalho foram caracterizados como pesquisa qualitativa e descritiva utilizando a estratégia de estudo de caso sendo o nível de analise organizacional. Os resultados demonstraram que a Confase teve como principais motivações para se internacionalizar: (a) a quebra de rede de relacionamento; (b) posicionamento de mercado; (c) custos menores por meio da diferença cambial e o (d) client following. Já como facilitadores: incentivos governamentais e Know How. Como dificultadores, foi destacado como principal a burocracia. E quanto aos benefícios demonstrou-se que houve a superação de barreira protecionista. De certa forma, o processo de internacionalização pode ser descrito em quatro macro eventos como: (1) exportação indireta por meio de uma trading company, (2) identificação de oportunismo da rede de relacionamento, (3) quebra da rede de relacionamento, (4) abertura da Confase. Portanto considera-se que houve a identificação dos fatores que influenciaram a empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Chaparro Cardozo, Diana Marcela, and Mónica Eugenia Peñalosa Otero. "Un Camino al Desarrollo Territorial: la especialización en la producción de Cebolla de Rama “Allium Fistulosum” en el municipio de Aquitania – Boyacá." Cuadernos Latinoamericanos de Administración 8, no. 14 (February 7, 2016): 69–81. http://dx.doi.org/10.18270/cuaderlam.v8i14.1232.

Full text
Abstract:
Artículo de reflexiónLos territorios están definidos por diferentes dinámicas marcadas por las organizaciones que operan en los sistemas económicos, sociales, culturales y ambientales; desde esta perspectiva se analizan los elementos que tiene el territorio de Aquitania para enfrentar exitosamente las tensiones del mercado y del territorio, tomando como estructura de análisis la articulación entre sector y territorio (verticalidad/horizontalidad). Los alcances metodológicos de esta investigación tienen un escenario exploratorio en el sentido que es el primer ejercicio en el que se está aplicando y validando el “camino de análisis”, donde se resalta, más que un “marco de análisis” que establece límites, un camino de análisis que significa salidas, dinámica, márgenes de libertad para la iniciativa y la acción. Se trata de la articulación entre sector y territorio, pasando por la organización empresarial, como una manera de comprender los problemas de competitividad agroindustrial. El sistema económico agroindustrial descrito en Aquitania tiene la naturaleza de las transacciones que se dan entre los agentes estratégicos de la cadena incidiendo en los costos de transacción, fenómenos como el oportunismo no logran hacer mella en el empleo de contratos verbales, basados en la institución de la confianza. La confianza, un elemento esencial en la gestión de capital social, hace que la incertidumbre característica de la agricultura, amenazada en Colombia por fenómenos de violencia, no frene la intención de los productores de continuar acumulando capital económico artificial, creado por el hombre y reinvertido en su territorio. En síntesis, la dimensión espacial definida por el cultivo de cebolla de Rama “Allium Fistulosum” es un referente en el desarrollo del territorio boyacense, el cual permite sostener una proyección económica a largo plazo con elementos de localización de la producción, flujos de comercialización, y aspectos estructurales socioeconómicos de las organizaciones agroindustriales
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Neumann, Juliane Laviniki, and Claudionor Guedes Laimer. "Proposed application of the relationship marketing in interorganizational relations." Revista Brasileira de Marketing 18, no. 1 (May 28, 2019): 118–31. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v18i1.3925.

Full text
Abstract:
Objetivo: O marketing de relacionamento é utilizado no estudo das relações de troca, sendo comumente estudado nas relações com os clientes ou com os fornecedores da empresa. Este estudo tem como objetivo propor um modelo conceitual para compreender a relação entre empresas concorrentes, a partir do marketing de relacionamento e da teoria das trocas sociais.Método: Realizou-se um ensaio teórico e utilizando-se de achados sobre o marketing de relacionamento foram desenvolvidas algumas proposições para a relação entre empresas concorrentes.Originalidade/Relevância: A pesquisa é relevante e inovadora ao utilizar uma teoria clássica dentro de um contexto não convencional.Resultados: Amparado pela teoria das trocas sociais, alguns aspectos do marketing de relacionamento influenciam positivamente nas relações entre empresas concorrentes (cooperação, confiança, compartilhamento de valores, comprometimento, comunicação, empatia e reciprocidade). Enquanto outros influenciam negativamente (poder coercivo, comparação de alternativas e comportamento oportunista).Contribuições teóricas/metodológicas: A contribuição do estudo é propor a utilização dos conceitos de marketing de relacionamento, como uma lente teórica para compreender as relações entre empresas concorrentes.Contribuições sociais / para a gestão: E a contribuição do gerencial está em fornecer subsídios para a manutenção de relações de longo prazo entre empresas concorrentes. Desse modo, o estudo estimula a discussão e o desenvolvimento de novas pesquisas para que a relação entre empresas concorrentes possa ser analisada empiricamente, através do marketing de relacionamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

GENTIL, Fernanda Alvarez, Dayane Temponi DIAS, Daniele Figueiredo PACHECO, Eveline De Almeida LUZ, Luiz Guilherme Ferreira da Silva COSTA, and Rosa Maria De Oliveira BRUM. "CRIPTOCOCOSE: RELATO DE CASO." Acta Biomédica Brasiliensia 7, no. 2 (December 23, 2016): 102. http://dx.doi.org/10.18571/acbm.114.

Full text
Abstract:
<p>Criptococose, doença infecciosa fúngica, oportunista, potencialmente fatal, que acomete animais silvestres e domésticos, principalmente cachorro e gato e o homem. Causada pela levedura, <em>Cryptococcus neoformans</em>. Mais frequente em adultos, comumente diagnosticada em pacientes imunodeprimidos, como os soropositivos, fator predisponente mais frequente. Outros fatores são: uso prolongado de medicações imunossupressoras, doenças como diabetes, sarcoidose, doença de Hodgkin e outras neoplasias hematológicas, lúpus eritematoso, artrite reumatoide, doença de Behçet, e transplante de vísceras sólidas. Geralmente adquirida pela inalação do agente etiológico. <strong>Objetivo:</strong> este estudo objetiva relatar o caso de um paciente portador de criptococose, que esteve invernado no Hospital São José do Avaí (HSJA) de Itaperuna, no mês de setembro de 2016, corroborando na literatura descrita sobre o tema, justifica-se o tema pela raridade do caso. <strong>Metodologia:</strong> inicialmente realizou-se pesquisa bibliográfica através da seleção de autores que asseguraram uma fundamentação teórico-metodológica que serviu de arcabouço para o desenvolvimento do estudo. A metodologia apresentada refere-se a um relato de caso, realizado a partir do prontuário do paciente e dos exames disponíveis. <strong>Resultados:</strong> a Radiografia de tórax evidenciou massa pulmonar em lobo inferior direito e a Tomografia de tórax também demonstrou esse acometimento; sendo realizada biópsia desse fragmento, que consolidou o diagnóstico de criptococose. A lâmina do paciente, corada com hematoxilina-eosina demonstrou aspectos característicos do acometimento por esse fungo.<strong> Conclusão:</strong> para o tratamento, pode-se utilizar antifúngicos como a anfotericina B associado com 5-flucitosina, em infecções disseminadas; ou fluconazol e itraconazol, para infecções cutâneas.</p><p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pantoja, Glauco Cohen. "Campos Conceituais e Indução Eletromagnética: Classificação de Problemas em Eletrodinâmica." Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, May 25, 2021, e24370. http://dx.doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u441473.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa objetiva apresentar a construção de um referencial teórico-metodológico para classificar problemas de eletrodinâmica dirigidos para o Ensino Médio e para o Ensino Superior. A abordagem se baseia na teoria dos campos conceituais e inclui a classificação de tarefas em termos das operações de pensamento essenciais à sua resolução e dos parâmetros destas. Neste contexto, a relevância dessa classificação à luz da teoria citada está em levar em conta o aspecto referencial dos conceitos no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, considerar o papel das situações na tomada de sentido ocorrente nas aprendizagens conceitual e procedimental. Propomos quatro classes primárias de situações, quais sejam, descrição de interações eletromagnéticas, representação analógica de campos eletromagnéticos, representação simbólica de campos eletromagnéticos e cálculo de campos eletromagnéticos. Estas classes são irredutíveis umas às outras, mas podem surgir concomitantemente em uma mesma situação. Cada classe primária é subdividida em classes secundárias de tarefas com base nos parâmetros que podem ocorrer para elas e as últimas são ordenadas por complexidade epistemológica. A construção de um campo conceitual para a indução eletromagnética implica para a área de Ensino de Ciências em três possibilidades imediatas, nomeadamente, o estudo do conhecimento operatório vinculado a este conceito, a classificação psicológica de situações e a abordagem de processos de oportunismo da conceitualização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Da Silva, Paula Junqueira, and Antonio Bosco De Lima. "O OPORTUNISMO NEOLIBERAL NA PANDEMIA DE 2020: a nova morfologia da educação e a superexploração do trabalho docente." movimento-revista de educação 7, no. 15 (December 23, 2020). http://dx.doi.org/10.22409/mov.v7i15.42973.

Full text
Abstract:
A história da segunda década do século XXI, marcada pela contaminação da população mundial pela Covid-19, registrou uma crise humanitária e econômica global e explicitou a insustentabilidade do capitalismo. Discutir a precariedade das políticas públicas de saúde e da banalização da educação a distância durante a pandemia é objetivo deste texto. Na educação pública brasileira, o oportunismo do Estado genocida de Jair Bolsonaro e de seus executivos estaduais intensificou o trabalho docente, improvisando o trabalho remoto no processo de ensino dos alunos durante a contenção do vírus no país pelo isolamento social. A construção teórico-metodológica da temática está pautada no materialismo histórico e dialético e destaca a centralidade do trabalho como eixo de compreensão da sociedade. As categorias marxianas e marxistas contextualizam as contradições do capital na territorialização pandêmica. As expressões educação a distância, remota, digital, online, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e congêneres foram aproximadas como recurso à limitação da modalidade improvisada de educação problematizada neste texto. Em síntese, na análise dessa crise global são destacados alguns pressupostos, os quais alertam sobre a insustentabilidade do necromodelo do Estado Nano, revelam que o avanço do neoensino a distância representa a subsunção dos professores e das famílias no processo de precarização do ensino-aprendizagem, o que reverbera na configuração de uma nova morfologia da educação brasileira. Enfim, na história do tempo presente a Covid-19 engendra, em conluio com as incertezas dos desdobramentos da crise mundial, o avanço de uma nova sociabilidade do trabalho na educação e acumulação privada da superexploração docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Oportunismo Metodológico"

1

PIRAGUA, CHAPARRO LILIANA CONSUELO. "IL VERO TESORO DELLA SCUOLA. Processo di costruzione della conoscenza scientifica da parte di studenti di una scuola rurale colombiana, a partire dallo studio di fenomeni quotidiani dell’astronomia di posizione." Doctoral thesis, Università degli Studi di Milano-Bicocca, 2015. http://hdl.handle.net/10281/77597.

Full text
Abstract:
Questa tesi indaga i modi di costruzione della conoscenza scientifica da parte degli studenti di questa scuola, a partire dall’adattamento alle caratteristiche socio culturali e geografiche del contesto scelto di una serie di attività che fanno parte di un percorso longitudinale ri-costruito sulla base del lavoro di un gruppo di ricercatori italiani guidati dalle professoresse Enrica Giordano e Nicoletta Lanciano . L’obiettivo generale di questa implementazione é stato progettare e sperimentare un percorso didattico allo scopo di analizzare le caratteristiche associate al processo di costruzione delle conoscenze scientifiche da parte degli studenti. La seguenza didattica ha come contenuto l'astronomia osservativa per coinvolgere gli studenti in un contesto scientifico nel quale individualmente e collettivamente, possano esplorare una molteplicità di strade per la costruzione della conoscenza associata ad un soggetto per sua natura multidimensionale. Nel primo capitolo si presenta l’ipotesi concettuale che sostiene tutto il modello cognitivo di base, e L’insegnamento delle scienze dalla prospettiva culturale. Il secondo capitolo presenta un quadro organizzato secondo uno schema originale, la linea di base, della ricerca colombiana in didattica della scienza. Si presentano anche riferimenti alle ricerche nella didattica della scienza dei contesti europeo e latinoamericano. Il terzo capitolo esplicita le domande di ricerca e gli obiettivi associati. Nel quarto capitolo presenta il Quadro Concettuale e la Descrizione Contestuale. Si tratta di una composizione dialogica tra le diverse prospettive metodologiche utilizzate nel divenire della ricerca Il quinto, sesto e settimo capitolo corrispondono rispettivamente a: l’analisi dei risultati, le conclusioni e le prospettive. Gli allegati sono inseriti dopo la Biliografia. L’elaborazione dell’ipotesi in relazione al modello cognitivo è stata fatta a partire da un confronto originale tra il lavoro dell'italiano Paolo Guidoni, (L-E-C) e del colombiano Carlos A. Hernández (V-I-Ap) a partire dalle fonti primarie. Nella organizzazione e stesura della linea di base sono state analizzate 384 esperienze di ricerca e innovazione didattica colombiane, riprese da fonti secondarie. Le fonti primarie utilizzate nella descrizione del contesto sono prese dagli attori diretti (studenti) e indiretti (comunitá) del processo. Gli strumenti che sono stati ri-costruiti secondo una metodologia qualitativa, si sono trasformati progressivamente a seconda delle caratteristiche del processo, arrivando ad una nuova configurazione metodologica. Ci si è per questo ispirati all’Opportunismo Metodologico descritto da Feyerabend riguardo al modo costitutivo della pratica scientifica reale, sostenendo che non esiste una sola forma legittima di fare ricerca qualitativa, nè una sola posizione o cosmovisione che la supporti. Alcuni conclusioni di ordine generale: 1. Il valore della sequenza didattica, riferito non solo alle implicazioni di contenuto e metodologiche, sta nel fatto che diventa lo strumento che permette allo studente di avvicinarsi ad un altro mondo, il mondo delle scienze. 3. Il nucleo dell’esperienza é stato cercare di arrivare alla razionalitá e alla comprensione dell’ esperienza stessa, in forma discorsiva e attraverso medellizzazioni, come consolidamento dell’apprendimento. 4. Si tratta di una proposta che offre la possibilità di costruzione di conoscenza nel rispetto delle condizioni individuali e non soltanto trasforma la vita di chi partecipa direttamente ma addirittura l’opinione che la comunità ha della scuola stessa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography