Journal articles on the topic 'Onde d'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Onde d.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Onde d.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

SILVA, D. V., and V. FERREIRA. "RECUPERAÇÃO DO PALÁCIO DE QUELUZ: ONDE D. PEDRO NASCEU E ESCOLHEU MORRER." Gestão e Gerenciamento 2, no. 1 (April 4, 2018): 57. http://dx.doi.org/10.17648/nppg-gestaoegerenciamento-2447-1291-16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ribeiro, Luciano Corrêa, and Francisco José Dutra Souto. "Hepatite Delta no Estado de Mato Grosso: apresentação de cinco casos." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 33, no. 6 (December 2000): 599–602. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822000000600013.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Cinco casos graves de infecção pelos vírus das hepatites B e D foram diagnosticados em jovens oriundos do norte do Mato Grosso, onde é comum a ocorrência de hepatite B, mas não de hepatite D. A proximidade com os Estados do Acre e do Amazonas e a migração interna podem explicar a introdução do vírus da hepatite D na região. Os autores salientam a necessidade de manter vigilância epidemiológica para casos de hepatite D na região.
3

Toledo, Ana Tereza Landolfi. "Poder e política nas Minas Gerais." Cadernos de História 21, no. 34 (December 2, 2020): 15. http://dx.doi.org/10.5752/p.2237-8871.2020v21n34p15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A presente comunicação tem por objetivo analisar como se deu as articulações entre a elite política de Minas Gerais e o governador d. Manoel de Portugal e Castro no contexto da independência do Brasil. Dentro deste imbróglio, acreditamos que a nossa personagem se colocava na articulação pela manutenção do equilíbrio entre os constitucionais, absolutistas e autonomistas em meio a uma atmosfera de negociações e disputas política, onde o governador agia em prol de um certo senso de convivência política entre os grupos locais, com o intuito de manter o controle da situação e evitar desordens sociais. Neste sentido, em face aos acontecimentos que se desenrolavam em Minas à época, d. Manoel de Portugal e Castro via-se imerso em um universo onde o novo e o antigo se mesclavam.
4

Zappi, Daniela Cristina. "Flora das cangas da Serra dos Carajás, Pará, Brasil: Dilleniaceae." Rodriguésia 69, no. 3 (September 2018): 1099–103. http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860201869317.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Resumo O presente estudo apresenta o tratamento taxonômico de Dilleniaceae para as formações de canga da Serra dos Carajás (Pará, Brasil), onde foram registradas duas espécies de Davilla: D. cearensis, espécie endêmica das regiões Norte e Nordeste do Brasil e D. rugosa, de distribuição mais ampla, além de Doliocarpus brevipedicellatus, distribuída desde a Costa Rica até o Brasil. São apresentadas descrições detalhadas, comentários e ilustrações das espécies.
5

Dos Santos, Sheila Martins. "Carta-resenha do Livro Olhos D´Água de Conceição Evaristo." Revista Interinstitucional Artes de Educar 8 (November 3, 2022): 293–96. http://dx.doi.org/10.12957/riae.2022.70997.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Querida Conceição,Estava protelando escrever esta carta há muito tempo, mas hoje acordei nessa manhã de domingo animada. Olhei pela janela do quarto, e lá fora está fazendo sol, daqueles de outono. Ainda está frio aqui dentro. Faço meu café, pego meu caderno onde estou tecendo esta carta-resenha e, antes de começar a escrita de fato, converso um pouco com as minhas plantas. Este é um hábito que herdei de minha mãe Dona Vera. Pronto... ou melhor, estou pronta!
6

Lima, Hugo Fernandes, Ninive Bezerra Florêncio, Maria de Fátima Rodrigues, and Rodrigo Ribeiro Alves Caiana. "Vitamina D: influencia na homeostase corpórea e benefícios relacionados a sua suplementação." Brazilian Journal of Biological Sciences 10, no. 24 (June 4, 2024): e13. http://dx.doi.org/10.21472/bjbs.v10n24-001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A vitamina D atua no metabolismo ósseo e exerce efeitos em diversos órgãos e sistemas do corpo humano. Atualmente, sua deficiência está remetendo a um problema de saúde global. Assim, a suplementação é uma alternativa para reverter tal cenário e promover a saúde. Contudo, equilibrar doses eficazes é desafiador dada a estreita margem com doses nocivas. Diante disso, foi feito um panorama sobre a importância, os danos da deficiência e benefícios da suplementação da vitamina. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória de dados publicados em plataformas científicas e tomada uma abordagem qualitativa adequada à temática. Assim, notou-se como a deficiência da vitamina tem relação com a saúde óssea e com possíveis problemas no sistema cardiovascular, renal e imunológico. Ainda, foi evidenciada a importância de uma abordagem individualizada para a suplementação clínica. Onde fatores como idade, modo de vida, local onde vive e tempo de exposição solar devem ser considerados para a determinação de doses adequadas. Salienta-se também a importância da padronização da determinação sérica da vitamina. Por fim, tornou-se nítida a necessidade de mais pesquisas sobre os efeitos benéficos da suplementação para condições não ósseas e sobre a influência da vitamina D para o funcionamento saudável do metabolismo humano.
7

Lustosa, Isabel. "O séjour de D. Pedro I em Paris e a imprensa francesa: familiaridade e exotismo." História (São Paulo) 31, no. 2 (December 2012): 171–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-90742012000200009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A imagem de d. Pedro I na imprensa francesa, durante o período em que viveu em Paris (de agosto de 1831 a janeiro de 1832), foi fundamental para o sucesso que ele alcançou na busca de apoios para a expedição com que retomaria a coroa de D. Maria II usurpada por D. Miguel. Graças ao empenho de estudiosos do Brasil, já circulava na Europa um considerável volume de informações sobre o país. Ao caráter liberal que d. Pedro dera ao modelo político brasileiro que lhe garantiria o apoio dos liberais franceses, juntavam-se aspectos míticos de sua trajetória e do país onde vivera. A familiaridade com que d. Pedro tratava a todos, nobres e plebeus, também seria um fator importante para a conquista de adesões à causa de d. Maria.
8

Costa, Claudio Fernandes da. "Ubiratan D`Ambrosio e a Decolonialidade na Etnomatemática." Revista de Educação Matemática 18, Edição Esp (September 3, 2021): e021037. http://dx.doi.org/10.37001/remat25269062v18id597.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Em tempos de crise político-econômica e de retrocesso democrático, agravados pela pandemia do Corona vírus, vivemos um ano de 2020 com continuidade em 2021, onde a face cruel e dramática da histórica exclusão social brasileira atingiu um patamar inimaginável em número de mortes, desempregados, subempregados e desvalidos, ou seja, de degradação do valor da vida, em especial da vida dos trabalhadores, dos mais pobres e dos idosos. É nesse contexto dramático que trazemos uma entrevista realizada com Ubiratan D`Ambrosio, o principal teórico da Etnomatemática, infelizmente falecido em 12 de maio de 2021, antes, portanto, de publicizarmos essa sua recentíssima contribuição. Nela poderemos constatar a potência e atualidade de sua formulação, já que se vincula à uma crítica contundente das formas dominantes e excludentes de conhecimento e de existência, defendendo em contrapartida uma concepção ontológica, histórica e dialética, onde a vida e as culturas, o ser humano e suas relações sociais e com a natureza, ocupam lugar central. Essa entrevista buscou, em sua organização e dinâmica, instigar D`Ambrosio a analisar possíveis relações entre teorias da decolonialidade e a Etnomatemática”, expressão cunhada por ele como síntese da sua definição sobre esta importante área da Educação Matemática. Diante da pandemia, optamos pela dinâmica de uma entrevista online que, apesar dos previsíveis problemas inerentes a este formato, acabou enriquecendo a reflexão nela desenvolvida. Neste sentido, D`Ambrosio explicitou a sua compreensão sobre processos e ideias coloniais/decoloniais, estabelecendo uma análise a partir de fundamentos do seu Programa Etnomatemática. Ao mesmo tempo, o pensador buscou contextualizar essa análise, abordando, na medida do possível, temas como globalização, tecnologia, “ensino” remoto, Base Nacional Comum Curricular, relações político-econômicas de poder e de saber. Portanto, acreditamos que a organização e, sobretudo, a dinâmica dessa entrevista, realizada e transcrita intencionalmente em linguagem coloquial, com a autorização do autor, produziu um conjunto de reflexões acerca do necessário diálogo entre ideias decoloniais e a Etnomatemática. Cumpriu, assim, o papel de provocar, instigar, mas também de vislumbrar alternativas necessárias nesse momento histórico que nos obriga a refletir profundamente sobre temas como conhecimento, exclusão e a própria existência humana. D`AMBROSIO PRESENTE!
9

Lenz, Adriana Janice, and Moacir Fernando Viegas. "Um estudo sobre as práticas educativas de mediação de conflitos na orientação educacional." Perspectiva 39, no. 2 (June 7, 2021): 1–19. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2021.e71217.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo descrever, analisar e explicar as práticas educativas de mediação de conflitos das orientadoras educacionais. A discussão se justifica pelos limites da produção teórica sobre o tema e pelas contribuições às práticas de mediação em que estão envolvidos profissionais da educação, alunos e familiares de alunos. O estudo apoiou-se no materialismo histórico e dialético, em elementos conceituais e históricos sobre os conceitos de mediação e de conflito e, por fim, em contribuições de autores do campo da orientação educacional. Metodologicamente, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro orientadoras educacionais que, no momento da pesquisa, trabalhavam em escolas públicas. Os resultados são apresentados em quatro categorias de análise: a) formação e experiência, onde é discutida a ausência de práticas educativas específicas sobre a atuação profissional das orientadoras, além do exíguo material teórico disponível; b) organização e divisão do trabalho, onde fica clara a reprodução da divisão do trabalho capitalista na prática dessas educadoras; c) práticas educativas de mediação de conflitos, onde se descreve a complexa trama de atividades realizadas por essas trabalhadoras e d) identidade profissional, tópico onde são abordados os dilemas advindos dos muitos papéis que elas desempenham.
10

Ferreira, A., P. Cusin, P. Minotti, and P. Le Moal. "Moteurs piézo-électriques à onde progressive : III. Limites de validité des modèles 2-D et perspectives actuelles." Journal de Physique III 6, no. 10 (October 1996): 1363–88. http://dx.doi.org/10.1051/jp3:1996191.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Kalaoum, Jaqueline, Jonathas Batista Gonçalves Silva, Otávio Eurico de Aquino, Camila Ferreira Pinho, Marcos Gervasio Pereira, and João Henrique Gaia Gomes. "Mapeamento da vulnerabilidade do sistema de aquífero do Distrito Industrial do Município de Queimados (RJ) utilizando a metodologia GOD." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 13, no. 3 (August 14, 2020): 1069–90. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2020v13n3p1069-1090.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O desenvolvimento e a expansão industrial desenfreados propiciaram o uso inadequado do solo e das águas subterrâneas. Entretanto, o conhecimento da vulnerabilidade das áreas onde ocorre a exploração industrial é de extrema importância para a gestão sustentável destes recursos, bem como para o uso e a ocupação do solo. O presente trabalho apresenta a avaliação da vulnerabilidade do sistema de aquíferos do município de Queimados (RJ). A área experimental fica localizada no Distrito Industrial deste município, onde foram cadastrados trinta e três pontos de coletas. Para a avaliação da vulnerabilidade foi utilizada a metodologia GOD, onde G - Grau de confinamento hidráulico; O - Ocorrência de estrato geológico; e D - Profundidade do nível da água subterrânea. A área foi classificada como de extrema vulnerabilidade, com peso variando entre 0,7 a 0,8 e verifica-se que um zoneamento de uso e ocupação se faz necessário. O presente trabalho mostrou-se como uma ferramenta eficaz para a tomada de decisão dos órgãos gestores competentes.
12

Oliveira, Maria Eugénia Dias de. "SOBRE A NOÇÃO DE ESTÉTICA." Síntese: Revista de Filosofia 27, no. 88 (July 22, 2010): 261. http://dx.doi.org/10.20911/21769389v27n88p261-267/2000.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Marc Jimenez, professor na Universidade de Paris (Panthéon- Sorbonne), ensina Estética na Unité de Formation et d' Arts Plastiques et Sciences d' Art, onde é responsável pela formação de doutores e dirige o Centre des Recherches en Esthétique; é membro da Société Française d'Esthétique e da comissão de redação da Révue d'Esthétique, é também diretor da "Collection d'Esthétique" das Éditions Klincksieck. Em 1988 veio ao Brasil para lecionar Estética no Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS e escolheu a Editora UNISINOS para a publicação da tradução brasileira da presente obra.
13

Oliveira, Izes Regina de, and Teresinha Maria Gonçalves. "A EXPANSÃO DA ESPACIALIDADE URBANA: onde está a área natural?" Tecnologia e Ambiente 25 (October 7, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.18616/ta.v25i0.5402.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A integração das áreas naturais ao urbano potencializa as funções ecossistêmicas com melhoria nos fluxos das águas e na vida humana e natural. Com o mundo cada vez mais urbano, é limitante a proteção da biodiversidade e o manejo dos serviços ecossistêmicos. A relação entre espaço construído e espaço natural está cada vez mais distante. No histórico do crescimento das cidades, o presente artigo mostra que o mundo urbano altera gradativamente o uso da terra de agrícola para o assentamento de aglomerações urbanas e vias de acesso. Isso gera vazios urbanos e faz perder a dicotomia urbano-rural. O aumento previsto da expansão de cidades pequenas e médias até o ano 2030 exige estudos e propostas para supor menores impactos e revitalizar as interfaces entre o urbano e o rural. O crescimento disperso é real nas cidades e influencia na piora da qualidade de vida, de muitos, e na alteração climática, para todos, além de diminuir a quantidade e qualidade da água. Mais pessoas pressupõem mais impactos e mais água para sobreviver. A cidade de Criciúma, com um perímetro urbano quase na totalidade do seu território e grandes espaços vazios, continua a adensar-se segundo um padrão social segregacionista, desfavorecendo a qualidade de vida para os de menores recursos financeiros. A morfologia característica são os condomínios verticais classe “C” e “D” distantes do centro urbano e dos serviços e de outro lado os condomínios horizontais fechados de alta classe. O tratamento dos vazios urbanos e a integração entre o ambiente construído e o ambiente natural nas aglomerações poderão aumentar a biodiversidade na escala local e na escala biorregional e deixar a cidade mais resiliente para enfrentar as alterações climáticas.Palavras-chave: Ecologia urbana. Vazios urbanos. Cidade compacta.
14

Mello, Rafael Machado, Carlos Tadeu Carvalho do Nascimento, Sergio Koide, and João Cândido Magalhães. "IDENTIFICATION OF GROUNDWATER CONTAMINATION USING 2-D ELECTRICAL IMAGING SURVEY." Revista Brasileira de Geofísica 32, no. 2 (June 1, 2014): 291. http://dx.doi.org/10.22564/rbgf.v32i2.483.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
ABSTRACT. In February, 2009, an underground industrial effluent discharge originating from a small meat processing industry was identified in Ceilˆandia, DistritoFederal, Brazil. The contamination plume reached the phreatic level, where it propagated reaching the wells located downstream the discharge point. The area near thiseffluent discharge point was monitored by monthly groundwater sampling and analysis. In January, 2011, a geophysical survey was carried out in this area, using theDC electrical resistivity method. Three resistivity sections were obtained and they allowed the mapping of the contamination plume. The contaminated spots presentedresistivity values less than 140 Ohm.m and non-contaminated areas showed values between 140 and 2550 Ohm.m. The three sections were numerically integrated andthe result was a 3-D figure showing the volume of subsurface with lower values of resistivity. The study showed reduced resistivity values in a portion of the subsoil outof the expected contaminated area, which suggests the existence of another contamination source.Keywords: resistivity, pollution, industrial effluent.RESUMO. Em fevereiro de 2009, em Ceilândia, Distrito Federal, foi identificado um lançamento de efluente industrial no subsolo derivado do processamento, lavagem,tratamento e embalagem de carnes. A pluma de contaminação chegou ao lençol freático onde se propagou até atingir poços e cisternas situadas a jusante do ponto de lançamento. A região onde ocorreu este lançamento passou a ser monitorada por meio de coleta mensal e análise de amostras da água subterrânea. Em janeiro de 2011 foi feito um levantamento geofísico na área utilizando o método elétrico de corrente contínua. Foram obtidas três seções de resistividade que possibilitaram mapeara pluma de contaminação. As regiões contaminadas apresentaram valores de resistividade inferiores a 140 Ohm.m, enquanto aquelas não contaminadas mostraramvalores entre 140 e 2550 Ohm.m. As três seções foram integradas numericamente e o resultado foi uma figura tridimensional que envolve o volume da subsuperfí ciecom os menores valores de resistividade. O estudo mostrou valores reduzidos de resistividade em uma parte do subsolo fora da área de influência da pluma de contaminação conhecida, sugerindo a existência de outro foco de contaminação.Palavras-chave: resistividade, poluição, efluente industrial.1ADASA,
15

Rocha, Denise. "Teatro em silencio: onde foi parar o Jubileu de Amores, de Gil Vicente (c.1465 - c.1536)?" Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 2, no. 38 (September 22, 2020): 1–28. http://dx.doi.org/10.5965/14145731023820200030.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O texto propõe uma revisitação da inquisição literária e da censura teatral no século XVI em Portugal, em uma época de fausto e cultura, promovida pelos gigantescos lucros do colonialismo, que proporcionou à corte lisboeta a presença de Gil Vicente (c.1465- c.1536): Ourives, dramaturgo, encenador e artista, ele escreveu, desde o ano de 1502 até 1536, cerca de 45 peças teatrais, algumas das quais foram silenciadas pela máquina de censura do Tribunal do Santo Ofício, instalado em 1536. O objetivo do artigo é delinear, principalmente, um momento histórico que selou o destino de uma obra vicentina: Em Bruxelas (Flandres), no dia 21 de dezembro de 1531, foi apresentado um auto de Gil Vicente, Jubileu de Amores, por ocasião das comemorações do nascimento de D. Manuel, filho do rei D. João III. Presente estava o cardeal Girolano Aleandro, diplomata enviado pelo Papa para persuadir o imperador Carlos V a intervir contra a heresia alemã, desencadeada por Martim Luther. Em carta enviada para o secretário papal, Aleandro teceu severas críticas à comédia vicentina, a qual recriminava o sistema de indulgências de Roma. A peça foi encenada na corte lusa, mas não foi incluída na Copilaçam de Todalas obras de Gil Vicente de 1562 e desapareceu sem deixar vestígios.
16

OLIVEIRA, CHARLES M., ROSA M. S. MOLINA, ROSENIR S. ALBRES, and JOÃO R. S. LOPES. "Disseminação de molicutes do milho a longas distâncias por Dalbulus maidis (Hemiptera: Cicadellidae)." Fitopatologia Brasileira 27, no. 1 (February 2002): 91–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-41582002000100015.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O objetivo do trabalho foi testar a hipótese de que a cigarrinha Dalbulus maidis (Hemiptera: Cicadellidae) serve como reservatório natural dos molicutes (Spiroplasma kunkelii e fitoplasma) que infetam o milho (Zea mays) no Mato Grosso do Sul, após períodos prolongados de pousio. Nas safras 1997/98 e 1998/99, avaliou-se a infetividade natural de migrantes desse inseto vetor em plantios de primavera (novembro/dezembro) da região de Anastácio (MS), onde não se cultiva o milho na entressafra (abril a setembro), em duas situações distintas: (A) áreas onde o milho era plantado anualmente a partir de outubro, e (B) áreas onde o milho não era cultivado há vários anos. Cigarrinhas foram coletadas no campo e confinadas em plântulas sadias de milho, em casa de vegetação, para a inoculação dos patógenos. Após 50-60 dias, as plantas-teste foram avaliadas quanto a sintomas diagnósticos de S. kunkelii e por PCR para detecção de fitoplasma. Através dos bionsaios de transmissão, detectou-se S. kunkelii e fitoplasma em 2 a 20% e 1 a 4% dos indivíduos coletados, respectivamente. O aparecimento de adultos infetivos logo após a germinação da cultura, inclusive nas áreas onde o milho não era cultivado há vários anos, sugere que os molicutes foram transportados na entressafra por indivíduos migratórios de D. maidis.
17

Fevereiro, António Cota. "A iluminação no Chalet do Estoril ao tempo da rainha D. Maria Pia." Herança 3, no. 1 (October 19, 2020): 037–86. http://dx.doi.org/10.52152/heranca.v3i1.238.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Resumo No ano de 2018 publicamos a primeira obra dedicada à iluminação da Casa Real, onde disponibilizamos documentação referente às obras, à encomenda de projetos de arquitetura e à aquisição de luminária pela rainha D. Maria Pia para o seu Chalet do Estoril. Nesse mesmo ano tivemos acesso ao interior do edifício onde verificamos a possível colocação das peças para iluminação. Suposição corroborada pelo cotejamento com o Inventário do Real Chalet Estoril, que nos permitiu entender como estas peças foram criteriosamente escolhidas para uma determinada decoração. São estas novas reflexões e a realização de duas plantas dos pisos principais, ao tempo da monarquia, que aqui damos a conhecer. Palavras-chave: Família Real Portuguesa, Arquitetura de veraneio, Artes Decorativas, Atelier, Luz Abstract In 2018, we published the first work concerning the Portuguese Royal Court lighting. Where we gathered information regarding Queen Maria Pia order of ironstone works, architectural projects and the purchase of lighting fixtures for her Chalet of Estoril. During that same year, we had access to the interior of the building and realized how those lighting fixtures might have been placed. This assumption was confirmed when we collated the Inventário do Real Chalet Estoril (Royal Chalet Estoril Inventory). Which, allowed us to understand how those pieces were carefully chosen for a specific decoration. What we present here is these new considerations and the creation of the two main floor plans at the time of the monarchy. Key words: Portuguese Royal Family, Seaside Architecture, Decorative Arts, Studio, Light
18

Paiva, Katiúcia Batista Silva, and Manoel Lima De Menezes. "Avaliação do emprego dos adsorventes: carvão ativo, chromosorb W e membrana C18 na preparação de amostras de ar para a determinação de d-aletrina em ambientes fechados." Ecletica Quimica 28, no. 1 (December 8, 2003): 97–103. http://dx.doi.org/10.26850/1678-4618eqj.v28.1.2003.p97-103.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Os piretróides sintéticos são inseticidas amplamente utilizados para o controle de agentespatogênicos, desde a produção agrícola até a proteção da saúde humana, porém, apesar de suas inúmerasvantagens podem causar intoxicações em indivíduos potencialmente expostos a suas diversasapresentações. Amostras de ar foram coletadas pela geração da atmosfera padrão, onde a d-aletrina foiadsorvida em cartuchos contendo Carvão Ativo, Chromosorb W e/ou Membrana C 18 . As determinaçõesdas concentrações da d-aletrina foram efetuadas empregando um sistema de cromatografia gasosa.Os adsorventes Carvão ativo, Chromosorb W e Membrana C 18 apresentaram adsorções de 100,8., 104,1e 100,5%, com um desvio padrão relativo de 4,1, 7,5 e 7,9%, respectivamente. Coletou-se amostras de arpara a determinação da concentração da d-aletrina em diferentes em ambientes fechados, em diferentesdias da semana, obtendo-se níveis de concentração de d-aletrina de 3,4., 8,5 e 12,7 μg.m 3 , respectivamente.
19

Vitório, Elyne. "ACESSANDO O SIGNIFICADO SOCIAL DA PALATALIZAÇÃO /t, d/." Revista (Con)Textos Linguísticos 14, no. 29 (December 30, 2020): 208–26. http://dx.doi.org/10.47456/cl.v14i29.32356.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Ao considerar a língua como sistema inerentemente variável, a Teoria da Variação e Mudança (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006 [1968]) postula que as variantes linguísticas apresentam o mesmo significado referencial, mas tendem a apresentar significados sociais diferentes. Esses significados podem ser associados a valores positivos, negativos ou neutros na comunidade. Neste estudo, mensuramos os significados sociais associados ao processo de palatalização /t, d/ por estudantes universitários do agreste alagoano, a partir de seis parâmetros de julgamento social: percepção da variação na cidade onde mora, crença a respeito do próprio uso linguístico, avaliação da variação, percepção do uso quanto à variação diatópica, quanto à escolarização e quanto ao preconceito linguístico. Adotamos uma abordagem direta (GARRET; COUPLAND; WILLIAMS, 2003) através de um questionário de crenças e atitudes linguísticas, que foi aplicado a 102 estudantes universitários. Os dados evidenciam que a percepção dos estudantes é sensível ao contexto linguístico, revelando que, para a palatalização regressiva, há uma avaliação positiva, indicando ser um estereótipo positivo, ao passo que, para a palatalização progressiva, há uma avaliação negativa, indicando um caso de estereótipo negativo na comunidade.
20

Barra, Valdeniza Lopes. "Espaço Físico da Escola Pública Goiana de Tempo Integral: dados e apontamentos." Educação & Realidade 42, no. 3 (May 29, 2017): 1081–101. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623660579.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Resumo1: A ampliação da jornada escolar nas redes públicas de educação é apreendida em dados construídos a partir de base empírica advinda de pesquisa tipo survey realizada no estado de Goiás. O foco temático é o espaço físico que sedia a escola goiana de tempo integral, com recorte sobre os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Portanto os dados postos à análise se interessam pela escola cuja jornada foi ampliada e pretende pensá-la a partir de aspectos como: a) locais dentro e fora da escola onde são realizadas as atividades; b) cronologia de edificação dos prédios escolares onde estas escolas funcionam; c) ambientes escolares que receberam reformas ou adaptações; d) ambientes escolares que requerem reformas; e) ambientes escolares que precisam ser construídos.
21

Taunay Leite Guimarães, Adriano. "Política médico-hospitalar do Brasil." Revista do Serviço Público 67, no. 03 (September 10, 2020): 450–60. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v67i03.5095.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Ao Primeiro Congresso Nacional de Hospitais e Primeira ConferênciaNacional de D iretcres de Assistência Hospitalar, o Dr.Adriano Taunay Leite Guimarães, Técnico do Conselho Nacional deEconomia e Neuropsiquiatra do Instituto de Aposentadoria e Pensõesdos Bancários, contribuiu com o presente trabalho, onde estudaatenta e minuciosamente os problemas pertinentes à saúde no Brasil.Examina sob novos aspectos a administração hospitalar, levando-aaté as áreas da administração municipal.
22

Silva, Camila Aparecida da, Larissa Beatriz Soares Silva, Letícia Aparecida de Souza, and Gérsika Bitencourt Santos. "Inter-relação entre a deficiência de vitamina D e depressão: uma revisão de literatura." Revista Eletrônica Acervo Científico 24 (April 22, 2021): e7094. http://dx.doi.org/10.25248/reac.e7094.2021.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Objetivo: Analisar a relação entre a deficiência de vitamina D com o aumento do diagnóstico da depressão e identificar se o aumento do consumo dessa vitamina influencia na prevenção e diagnóstico da depressão. Métodos: O presente estudo é uma revisão bibliográfica. Utilizou-se artigos das bases de dados Scielo, Google Acadêmico, PubMed e LILACS para confecção desta revisão de literatura. Foram utilizados os descritores: “depressão”, “vitamina D” e “deficiência” e foram selecionados trabalhos publicados entre os anos de 2008 a 2020. Resultados: Os artigos encontrados apresentaram divergências quanto à relação entre a deficiência de vitamina D e depressão, e sua suplementação para tratar dos sintomas depressivos, visto que trabalhos onde foi utilizado doses mais altas demonstraram efeitos positivos da vitamina D no tratamento da depressão, em contraste a estudos com baixas doses da vitamina e nenhum efeito sobre a patologia. Considerações finais: É necessária a realização de estudos mais controlados e padronizados, a fim de elucidar a correlação entre vitamina D e depressão.
23

Magno, Wictor C., Alberto E. P. de Araujo, Marcos A. Lucena, and Erivaldo Montarroyos. "Realizando experimentos didáticos com o sistema de som de um PC." Revista Brasileira de Ensino de Física 26, no. 2 (2004): 117–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-47442004000200006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Apresentamos um sistema experimental simples e útil para ensino e aprendizagem em cursos de Física experimental. Desenvolvemos um sistema experimental com a ajuda de um computador pessoal que funciona ao mesmo tempo como um gerador de função e um conversor A/D, o qual pode ser usado como um osciloscópio digital de dois canais e um analisador de espectro, permitindo em tempo real a automação na aquisição de dados. Estudamos a resposta em frequência de um circuito oscilador RLC a uma excitação do tipo onda quadrada, onde a saída de áudio do PC foi usada para produzir uma forma de onda quadrada com frequência sintonizável, e sua placa de som para detectar os sinais AC de resposta do circuito. Usamos o circuito RLC como um susceptímetro AC para medir susceptibilidades magnéticas de amostras ferromagnéticas. Os dados experimentais estão em acordo com a previsão teórica da análise de Fourier. Estudamos ainda um sistema não linear constituído por um circuito caótico RLD.
24

LÉOMY, F., M. DE BILLY, G. QUENTIN, and I. MOLINERO. "ÉTUDE DE LA RÉFLEXION D 'UNE ONDE DE VOLUME BORNÉE À L'INTERFACE SOLIDE ÉLASTIQUE/PLAQUE AVEC DIFFÉRENTS CONTACTS." Le Journal de Physique Colloques 51, no. C2 (February 1990): C2–1269—C2–1272. http://dx.doi.org/10.1051/jphyscol:19902298.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Paiva, K. B. S., and M. L. de Menezes. "Avaliação do emprego dos adsorventes: carvão ativo, chromosorb W e membrana C18 na preparação de amostras de ar para a determinação de d-aletrina em ambientes fechados." Eclética Química 28, no. 1 (2003): 97–103. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-46702003000100013.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Os piretróides sintéticos são inseticidas amplamente utilizados para o controle de agentes patogênicos, desde a produção agrícola até a proteção da saúde humana, porém, apesar de suas inúmeras vantagens podem causar intoxicações em indivíduos potencialmente expostos a suas diversas apresentações. Amostras de ar foram coletadas pela geração da atmosfera padrão, onde a d-aletrina foi adsorvida em cartuchos contendo Carvão Ativo, Chromosorb W e/ou Membrana C18. As determinações das concentrações da d-aletrina foram efetuadas empregando um sistema de cromatografia gasosa. Os adsorventes Carvão ativo, Chromosorb W e Membrana C18 apresentaram adsorções de 100,8., 104,1 e 100,5%, com um desvio padrão relativo de 4,1, 7,5 e 7,9%, respectivamente. Coletou-se amostras de ar para a determinação da concentração da d-aletrina em diferentes em ambientes fechados, em diferentes dias da semana, obtendo-se níveis de concentração de d-aletrina de 3,4., 8,5 e 12,7 mig.m³, respectivamente.
26

Premaor, Melissa Orlandin, and Tania Weber Furlanetto. "Hipovitaminose D em adultos: entendendo melhor a apresentação de uma velha doença." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 50, no. 1 (February 2006): 25–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302006000100005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A pré-vitamina D é produzida na pele, onde, através de foto-reação mediada pela luz solar, isomeriza-se em vitamina D. É metabolizada no fígado em 25-hidroxivitamina D. Esta é o substrato para a formação do verdadeiro hormônio, a 1,25-dihidroxivitamina D, que ocorre sob a influência do cálcio sérico e do hormônio da paratireóide. Receptores nucleares mediam suas funções principais. A doença causada pela deficiência de vitamina D em indivíduos adultos se estabelece de forma sutil, com hipocalcemia leve, hiperparatireoidismo reacional, gerando perda do osso trabecular e estreitamento do osso cortical, o que leva a um risco aumentado de fraturas. Essa doença é muito prevalente na Europa, África, América do Norte e alguns países da América do Sul, como Chile e Argentina. O padrão-ouro para o diagnóstico de hipovitaminose D é a dosagem de 25-hidroxivitamina D no soro, e valores abaixo de 50 nmol/L seriam suficientes para causar aumento na concentração sérica do hormônio da paratireóide e perda óssea. Fatores de risco para esta doença são pouca exposição à luz solar, envelhecimento da pele e doenças que alteram o metabolismo da vitamina D. Seu tratamento é feito através da reposição oral de vitamina D, o que o torna fácil e barato.
27

Jayo, Martin, and Rafael Valente. "Edifício JFK." GV-executivo 9, no. 2 (May 22, 2010): 22. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v9n2.2010.23415.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Projetado no final dos anos 1950 e construído na década seguinte, o edifício sede da EAESP incorpora em sua arquitetura marcas da história da instituição. Parte do espaço onde hoje há salas de aula já foi ocupada por 28 apartamentos de 2 dormitórios.
28

Andrade, Valdir Carlos Lima de, Elaine Aparecida Kroetz, Andrei Nicola, Priscila Bezerra de Souza, Fabiano Kenji Nohama, Helio Garcia Leite, Daniel Henrique Breda Binoti, and Mayra Luiza Marques da Silva BinotiI. "Amostragem e agrupamento de dados de relação hipsométrica em inventários florestais de Cerrado Tocantinense." Pesquisa Florestal Brasileira 35, no. 83 (September 30, 2015): 227. http://dx.doi.org/10.4336/2015.pfb.35.83.683.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
<p class="Resumo">Este estudo foi conduzido com o objetivo de avaliar o emprego de equações hipsométricas em cerrado <em>sensu stricto</em> focalizando o sistema de amostragem e o agrupamento dos dados de relação hipsométrica. Para isso, foram utilizadas 46 parcelas de 1.000 m² cada, onde 13 parcelas foram empregadas na simulação de seis diferentes sistemas de amostragem e na estratificação de dados para o ajuste de modelos hipsométricos. As 33 parcelas restantes foram reservadas para um teste de aplicação das equações hipsométricas geradas, onde, para decidir quanto ao modelo hipsométrico e sistema de amostragem, foram adotados os critérios estatísticos: erro padrão residual e correlação linear múltipla, além da análise da distribuição de resíduos. Após esta decisão, foi utilizado um teste de identidade de modelos para verificar a melhor forma de preparar a base de dados visando o ajuste de modelos hipsométricos. Concluiu-se que a relação funcional linear: Ln(h)=f[Ln(N); Ln(dq/d); 1/d] foi a mais adequada para caracterizar a relação hipsométrica em inventários florestais de cerrado sensu stricto e deve ser ajustada com dados obtidos nas 50 primeiras árvores de cada parcela, sem agrupamento por classe de diâmetro.</p>
29

Durigan, J. C., P. C. Timossi, and G. J. Leite. "Controle químico da tiririca (Cyperus rotundus), com e sem cobertura do solo pela palha de cana-de-açúcar." Planta Daninha 22, no. 1 (March 2004): 127–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582004000100016.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Objetivou-se neste trabalho avaliar a eficácia e seletividade da mistura comercial pronta de trifloxysulfuron-sodium + ametryne (1.312,5 e 1.500 g ha-1), em comparação ao halosulfuron (112,5 g ha-1), MSMA (2.400 g ha-1), 2,4-D (1.675 g ha-1), sulfentrazone (700 g ha-1) e imazapic (105 g ha-1), além das testemunhas infestada e capinada, no controle de tiririca (Cyperus rotundus) em um canavial, com e sem cobertura do solo com a palhada da cana remanescente da colheita. A palhada de cana reduziu a infestação, porém não evitou grandes densidades das plantas de tiririca. O número de tubérculos inviáveis foi superior a 50% nas áreas onde se aplicou a mistura pronta (1.312,5 e 1.500 g ha-1), apesar do controle apenas regular (41,3 a 67,5%) das manifestações epígeas. Os melhores resultados de controle foram proporcionados pelos herbicidas sulfentrazone (700 g ha-1) e imazapic (105 g ha-1), sem a cobertura de palha. O número de afilhos, a altura das plantas e a produção de colmos foram reduzidos apenas na testemunha infestada e onde se aplicaram os herbicidas 2,4-D (1.675 g ha-1) e MSMA (2.400 g ha-1), que proporcionaram os menores níveis de controle. Os herbicidas foram seletivos para as plantas de cana-de-açúcar da variedade RB806043.
30

Nepomuceno, Leandro Lopes, Nayane Peixoto Soares, Juliana Carvalho de Almeida Borges, Vanessa de Souza Vieira, Dayane Kelly Sabec Pereira, Kleber Fernando Pereira, Vanessa de Sousa Cruz, Jorge Luís Ferreira, Emmanuel Arnhold, and Eugênio Gonçalves de Araújo. "Extrato etanólico da casca de fruta de Caryocar brasiliense promove a morte e o controle do ciclo celular em células osteossarcoma caninas." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 16, 2020): e7299109194. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9194.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O bioma Cerrado é fonte de moléculas químicas com grande potencial medicinal. As substâncias extraídas do pequi, fruto do Caryocar brasiliense, têm propriedades antiparasitárias, antioxidantes e antineoplásicas. O osteossarcoma canino é um tumor ósseo altamente agressivo e metastático, pouco responsivo às modalidades atuais de quimioterapia. Este estudo teve como objetivo mostrar os efeitos do extrato etanólico da casca de pequi (EEPP) sobre as células do osteossarcoma canino, além de sugerir uma rota metabólica que explique a ação do extrato. As células D-17 foram semeadas e expostas a EEPP nas concentrações de 0, 10 e 100 µg / mL. Após o tratamento, os núcleos celulares foram marcados com DAPI e quantificados por microscopia de fluorescência. A expressão das proteínas p53, Ki-67, Bcl-2, Akt, AMPK e mTOR foi analisada por imunocitoquímica. Ao usar o DAPI, encontramos uma redução no número de núcleos quantificados, tempo e dose-dependente. A marcação de anticorpos p53, Ki-67 e Bcl-2 diminuiu nos grupos expostos a EEPP. O oposto foi observado com os anticorpos Akt, AMPK e mTOR, onde a proteína não foi encontrada no grupo controle, mas foi expressa nos grupos expostos à EEPP. Nós sugerimos uma possível rota metabólica onde EEPP promove a morte celular e o controle do ciclo celular em células D-17.
31

Mota, Guilhermina. "Morte e glorificação de D. Miguel da Anunciação (1703-1779), Bispo de Coimbra." Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra 36, no. 1 (July 10, 2023): 107–20. http://dx.doi.org/10.14195/2182-7974_36_1_4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Este texto publica dois registos de óbito relativos ao Bispo de Coimbra D. Miguel da Anunciação (1703-1779) que faleceu em agosto de 1779 no Mosteiro de Santa Maria de Semide. Um dos registos foi lavrado na freguesia de Semide, o outro na de São João de Almedina, de Coimbra, paróquia onde se localizava o Paço Espiscopal. Nesses registos se documenta as circunstâncias do seu falecimento e o destino que tiveram os seus restos mortais. A vida conturbada de D. Miguel, marcada pelo seu longo cativeiro na prisão de Pedrouços, por causa da sua firme oposição ao regalismo pombalino, granjeou-lhe a auréola do martírio, tendo desencadeado a sua morte um grande movimento popular em busca de relíquias suas.
32

Stefanello, Suzana, Juliane Karsten, Taina Soraia Müller, Ana Paula Tomczak, Lucimar Pereira Bonett, and Adilson Ricken Schuelter. "Conversão in vitro de raízes e folhas de Miltonia flavescens Lindl. em protocormos e regeneração de plantas." Ciência e Agrotecnologia 33, no. 1 (February 2009): 53–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542009000100007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Objetivou-se, no presente trabalho, avaliar o efeito do 2,4-D e do BAP na formação de protocormos a partir de regiões meristemáticas da raiz e segmentos foliares de Miltonia flavescens Lindl., bem como testar o efeito de concentrações de sacarose e níveis de pH no crescimento in vitro dos protocormos. Ápices radiculares e segmentos de folhas de plantas germinadas in vitro foram inoculados em meio de cultura MS/2 suplementado com 2,4-D e BAP onde permaneceram por 210 dias no escuro, sendo transferidos para a luz e inoculados em meio de cultura isento de reguladores, avaliando-se a porcentagem de explantes com protocormos e o número médio de protocormos regenerados por explante. A associação de 3 mg L-1 de 2,4-D e 1 ou 3 mg L-1 de BAP proporcionou os melhores resultados quanto à formação de protocormos. Esses foram cultivados em meio de cultura MS/2 onde testou-se o efeito da sacarose (0, 15, 30, 45 e 60 g L-1) e do pH (5.0, 5.8 e 6.6) sobre o seu crescimento. As concentrações de 15 e 30 g L-1 de sacarose independentes do pH, mostraram-se mais eficientes para o cultivo in vitro da espécie proporcionando a formação de um maior número e comprimento de raízes, altura de parte aérea e peso da matéria fresca. O pH só apresentou-se significativo quando em combinação com 15 g L-1 de sacarose para as variáveis comprimento da maior raiz e peso da matéria fresca.
33

Varjão, Rafaela Ramos, Jomar Gomes Jardim, and Adilva de Souza Conceição. "Rubiaceae Juss. de caatinga na APA Serra Branca/Raso da Catarina, Bahia, Brasil." Biota Neotropica 13, no. 2 (June 2013): 105–23. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032013000200011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O trabalho apresenta um levantamento das espécies encontradas na APA Serra Branca/Raso da Catarina, onde foram catalogadas 21 espécies distribuídas em onze gêneros: Mitracarpus foi o gênero mais representativo com quatro espécies (M. baturitensis, M. longicalyx, M. robustus, M. salzmannianus), seguido de Staelia (S. aurea, S. galioides, S. virgata), Diodella (D. gardneri, D. radula, D. teres), Borreria (B. spinosa, B. verticillata), Cordiera (C. rigida, Cordiera sp.) e Guettarda (G. angelica, G. sericea). Os demais gêneros estão representados por uma espécie cada, Emmeorhiza umbellata, Leptoscela ruellioides, Margaritopsis carrascoana, Richardia grandiflora e Tocoyena formosa. Foram registradas três espécies endêmicas da caatinga: G. angelica, G. sericea e M. longicalyx. Além disso, M. carrascoana constitui o primeiro registro para o estado da Bahia. São apresentadas uma chave para identificação, descrições, ilustrações, comentários sobre a distribuição geográfica e fenologia das espécies.
34

Longaretti, Luiza Martins, and Paula Rohr. "DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D E RESISTÊNCIA À INSULINA." Inova Saúde 14, no. 1 (February 9, 2023): 111–27. http://dx.doi.org/10.18616/inova.v14i1.4280.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é uma doença caracterizada por altos níveis de glicemia, implicando a uma resistência à insulina, sendo esta definida como a incapacidade do organismo de diminuir os níveis de glicose circulante. Alguns literaturas têm proposto que os baixos níveos de micronutrientes estão relacionados, especialmente a vitamina D, está relacionada com diversas doenças, tais como as do sistema imune, endócrino, circulatório e nervoso. Neste cenário, baixos níveis séricos de vitamina D são frequentemente observados em grande proporção em pacientes com resistência à insulina, intolerância à glicose e obesidade. Assim, o objetivo deste artigo foi realizar uma revisão de literatura sobre a relação entre resistência à insulina e vitamina D. Para tanto, foram feitas buscas na base de dados PubMed, onde os artigos incluídos deveriam seguir os seguintes critérios: ensaios clínicos com ambos os sexos; artigos com livre acesso; artigos que compreendam as palavras chaves: ‘’vitamin D + insulin resistance’’; artigos publicados no idioma inglês e artigos publicados entre os anos de 2013 e 2017; suplementados com vitamina D. Com relação aos resultados, pode-se encontrar dez artigos que se enquadravam nos critérios de inclusão. Ao analisar os artigos, pode-se concluir que a suplementação de vitamina D é eficaz em níveis iguais ou maiores que 300000 UI, mesmo nos portadores de DM2.
35

Preto, Mariana, Nayara Costa Lipolis, Amanda Aparecida das Virgens, Vera Silvia Frangella, and Thais De Campos Cardenas. "Obesidade e absorção de vitamina D: como compreender essa relação?" Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN 14, no. 1 (April 17, 2023): 1–26. http://dx.doi.org/10.47320/rasbran.2023.2798.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A obesidade é considerada uma desordem nutricional globalmente prevalente, com consequentes efeitos econômicos, psicossociais e clínicos. Obesidade e baixo nível de vitamina D alcançaram patamares elevados ao redor do mundo e pesquisas ligando esses dois problemas de saúde pública aumentaram nos últimos anos. Essa revisão bibliográfica integrativa visa compreender as possíveis causas de baixos níveis de vitamina D em obesos. A busca de artigos científicos foi realizada nos idiomas português, espanhol, italiano e inglês, com estudos publicados de 2011 a 2021. Os dados sugerem que a obesidade e os baixos níveis de vitamina D estão mais relacionados ao fato de a vitamina D ser sequestrada pelo tecido adiposo. Assim, quanto mais adipócito, mais vitamina D estocada, reduzindo a sua biodisponibilidade sérica. Outra hipótese é a diluição volumétrica, onde uma quantidade maior de vitamina D deve ser depositada para saturar a grande massa de tecido adiposo que acaba servindo como reservatório de vitamina D. A perda de peso poderia ser uma aliada no aumento dos níveis de vitamina D sérica, mas ainda não se sabe se a suplementação de vitamina D seria capaz de aumentar seus níveis séricos. Os resultados dessa revisão indicam que o manejo nutricional para obesidade, incluindo melhoria de parâmetros hormonais, resposta à glicemia, modulação de microbiota intestinal, mudança na composição corporal com redução da gordura corporal, parece ser a principal estratégia para o alcance de níveis adequados de vitamina D. Palavras-chave: Vitamina D. Obesidade. Absorção. Deficiência de vitamina D.
36

Franceschi, Mauricio, Oscar Mitsuo Yamashita, Sayonara Andrade do Couto Moreno Arantes, and Sérgio Plens Andrade. "Comportamento do 2,4-D + picloram em Latossolo Vermelho Amarelo." Revista Brasileira de Herbicidas 16, no. 3 (September 10, 2017): 238. http://dx.doi.org/10.7824/rbh.v16i3.524.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O 2,4-D e o picloram são moléculas muito utilizadas no controle de plantas daninhas em pastagens. Estudar o destino destas moléculas em solo da Amazônia é de extrema importância para avaliar o potencial de contaminação de águas subterrâneas. O presente trabalho teve como objetivo determinar a lixiviação de doses crescentes de 2,4-D + picloram em Latossolo Vermelho Amarelo Distrófico. Para isso, amostras desse solo foram usadas como substrato para preenchimento de tubos de PVC com 10 cm de diâmetro e 50 cm de comprimento. Os tratamentos constituíram da combinação de cinco doses 0,125; 0,25; 0,5 e 1,0% de um litro do produto comercial Tordon mais uma testemunha sem aplicação e seis profundidades de amostragem nas colunas (0; 8; 16; 24; 32 e 40 cm). Utilizou-se o pepino como espécie bioindicadora onde foram analisadas as seguintes variáveis: fitointoxicação, altura de plantas, comprimento radicular e área foliar. Realizou-se o experimento em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Verificou-se que houve lixiviação do herbicida 2,4-D + picloram em Latossolo Vermelho-Amarelo Distrófico e que essa foi mais intensa com o aumento das doses dos herbicidas, chegando a ser lixiviado ao longo de toda a coluna estudada.
37

Abreu Junior, Paulo Sérgio de, Suelen Brito Nascimento, Sara Nascimento, Gabriel Dourado, Marianna Gomes, Jenifer Pereira Vitoriano, Iasmin Cardoso Fonseca, and Hye Chung Kang. "Aumento de solicitações de dímero–D na primeira onda de COVID-19 em um hospital universitário da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro." Research, Society and Development 10, no. 14 (October 31, 2021): e148101421666. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.21666.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Introdução: O dímero-D é um produto de degradação da fibrina, sendo marcador indireto da fibrinólise. Se um indivíduo infectado por SARS-COV 2 evolui com agravamento, o resultado igual ou superior a quatro vezes o valor de referência deste marcador no momento da internação é considerado um preditor de mortalidade. O exame ganhou maior importância desde o início da pandemia, devido às manifestações trombóticas decorrentes da infecção. Objetivo: Avaliar a variação no quantitativo de solicitações médicas para dosagem do dímero-D em um dado Hospital Universitário e seu perfil na primeira onda da pandemia da COVID-19. Metodologia: Foi realizado um estudo observacional transversal, onde foram quantificados e analisados exames de pacientes com perfil de COVID-19 identificados no Laboratório de Urgências de um Hospital Universitário, foram consideradas solicitações médicas para dosagem de dímero-D no período de 03/01/2020 a 03/07/2020. Resultados: No primeiro semestre de 2020 observamos 1017 solicitações. Comparando o 1° trimestre com o 2° trimestre do mesmo ano verificou-se um aumento abrupto de 1274% no total de solicitações de um trimestre para o outro, uma vez que no 1º foram detectadas apenas 69 solicitações com mediana 2231 ng/mL (intervalo interquartil 175-15605), já no 2º trimestre esse número saltou para um total de 948 solicitações com mediana 2020 ng/mL (intervalo interquartil 99-97026). Conclusão: Embora o dímero-D não tenha sua especificidade elevada enquanto ferramenta de diagnóstico, tem sido muito útil como preditor de gravidade para COVID 19. A despeito de o enorme impacto causado pelo aumento substancial na demanda de solicitações de dímero-D neste Hospital Universitário não ter provocado solução de continuidade na prestação dos serviços, maiores estudos em gestão de riscos e de calamidades seriam oportunos, a fim de se aprimorar o fluxo resolutivo para situações que, infelizmente, possam vir a ocorrer.
38

DOYAMA, Julio Toshimi, Maria Teresinha Trovarelli TORNERO, and Massayoshi YOSHIDA. "Relações lineares múltiplas entre deslocamentos químicos em RMN 13C de haletos alifáticos." Eclética Química 24 (1999): 61–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-46701999000100005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Os deslocamentos químicos de RMN 13C de carbonos a , b , g e d de 17 conjuntos de haletos (F, Cl Br e I) alifáticos, inclusive compostos mono, bi e tricíclicos, podem ser reproduzidos por uma equação linear de duas constantes e duas variáveis do tipo : d R-X = A*d R-X1 + B*d R-X2 onde A e B são constantes obtidas por regressão multilinear a partir de deslocamentos químicos de 13C; d R-X, o deslocamento químico de 13C do composto com halogênio (R-X); d R-X1 e d R-X2 deslocamentos químicos de outros haletos. Para brometos (R-X) alifáticos a melhor correlação foi obtida com os dados de fluoretos (R-X1) e iodetos (R-X2) com R2 de 0,9989 e desvio médio absoluto (DM) de 0,39ppm. Para cloretos (R-X) a melhor correlação foi com dados de brometos (R-X1) e iodetos (R-X2) com R2 de 0,9960 e DM de 0,76ppm. Para fluoretos (R-X) a melhor correlação foi com brometos (R-X1) e iodetos (R-X2) com R2 de 0,9977 e DM de 1,10ppm e para iodetos (R-X) foi com fluoretos (R-X1) e brometos (R-X2) com R2 de 0,9972 e desvio médio absoluto de 0,60 ppm.
39

Doyma, Julio Toshimi, Maria Teresinha Trovarelli Tornero, and Massayoshi Yoshida. "Relações lineares múltiplas entre deslocamentos químicos em RMN 13C de haletos alifáticos." Ecletica Quimica 24, no. 1 (December 6, 1999): 61–68. http://dx.doi.org/10.26850/1678-4618eqj.v24.1.1999.p61-68.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Os deslocamentos químicos de RMN 13C de carbonos a , b , g e d de 17 conjuntos de haletos (F, Cl Br e I) alifáticos, inclusive compostos mono, bi e tricíclicos, podem ser reproduzidos por uma equação linear de duas constantes e duas variáveis do tipo : d R-X = A*d R-X1 + B*d R-X2 onde A e B são constantes obtidas por regressão multilinear a partir de deslocamentos químicos de 13C; d R-X, o deslocamento químico de 13C do composto com halogênio (R-X); d R-X1 e d R-X2 deslocamentos químicos de outros haletos. Para brometos (R-X) alifáticos a melhor correlação foi obtida com os dados de fluoretos (R-X1) e iodetos (R-X2) com R2 de 0,9989 e desvio médio absoluto (DM) de 0,39ppm. Para cloretos (R-X) a melhor correlação foi com dados de brometos (R-X1) e iodetos (R-X2) com R2 de 0,9960 e DM de 0,76ppm. Para fluoretos (R-X) a melhor correlação foi com brometos (R-X1) e iodetos (R-X2) com R2 de 0,9977 e DM de 1,10ppm e para iodetos (R-X) foi com fluoretos (R-X1) e brometos (R-X2) com R2 de 0,9972 e desvio médio absoluto de 0,60 ppm.
40

Dutra, Juliete Martins, Diego Vinicius de Araujo, Rogerio Favareto, Geovana Rocha Placido, and Marco Antonio Pereira da Silva. "Suplementação alimentar da vitamina D na prevenção contra o vírus covid-19." Research, Society and Development 9, no. 7 (June 16, 2020): e910974769. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4769.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A deficiência de alimentos e o sedentarismo são fatores que influenciam na qualidade e expectativa de vida do ser humano, prejudicando sua imunidade a possíveis problemas de saúde, dando espaço a contaminação do vírus SARS-CoV-2 que afeta principalmente pessoas com má-absorção de nutrientes. O vírus da doença Covid-19 em contato com a boca, olhos e nariz onde se liga as células da mucosa criando novas células que se multiplicam contaminando células saudáveis que causam sintomas iniciais leves como dor de garganta, tosse e febre, alcançando sintomas mais graves que podem ser fatais pela dificuldade para respirar, abalando a saúde de idosos e pessoas vulneráveis com problemas respiratórios. Por meios de cuidados devemos nos precaver ao vírus, começando pela nossa alimentação como forma de cuidado e prevenção através da suplementação da vitamina D.
41

Cordiviola, Alfredo. "As apologias da História: écfrase e exercícios poéticos na aclamação de D. João VI." Revista Leitura 2, no. 57 (February 20, 2018): 9. http://dx.doi.org/10.28998/rl.v2i57.4369.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Este ensaio analisa os vínculos entre episódio histórico e registro poético que se condensam na Relação dos Festejos, cartilha publicada em 1818 com o propósito de descrever e deixar constância das cerimônias de aclamação de D. João VI como Rei do fugaz Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, ocorridas nesse ano na cidade do Rio de Janeiro. Sendo o Rio a capital do recém-criado Reino, e onde a família real, diante das expansões napoleônicas, tinha se instalado com a corte dez anos antes, a cidade se transforma em cenário principal das celebrações, marcadas, no espaço urbano, pelos artefatos efêmeros, as decorações alusivas e os poemas laudatórios que homenageiam a figura do Monarca.
42

Cordiviola, Alfredo. "As apologias da História: écfrase e exercícios poéticos na aclamação de D. João VI." Revista Leitura 2, no. 57 (April 18, 2018): 9–23. http://dx.doi.org/10.28998/2317-9945.201657.9-23.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Este ensaio analisa os vínculos entre episódio histórico e registro poético que se condensam na Relação dos Festejos, cartilha publicada em 1818 com o propósito de descrever e deixar constância das cerimônias de aclamação de D. João VI como Rei do fugaz Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, ocorridas nesse ano na cidade do Rio de Janeiro. Sendo o Rio a capital do recém-criado Reino, e onde a família real, diante das expansões napoleônicas, tinha se instalado com a corte dez anos antes, a cidade se transforma em cenário principal das celebrações, marcadas, no espaço urbano, pelos artefatos efêmeros, as decorações alusivas e os poemas laudatórios que homenageiam a figura do Monarca. DOI: https://doi.org/10.28998/rl.v2i57.4369
43

Silva, Marcelo De Melo, and Carla Gomes Beuter Diogenes. "A IMPORTÂNCIA DAS PATENTES NO CENÁRIO DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA DOS BRICS." Cadernos de Prospecção 10, no. 3 (September 30, 2017): 510. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v10i3.22949.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O Objetivo deste artigo é fornecer uma visão estratégica do cenário de gestão no processo decisório do registro de patentes, relacionado ao BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), incluindo adicionalmente a Coréia do sul. Os BRICS são cada vez mais importantes no Cenário Global, e a pesquisa apresenta diversos cenários competitivos, como Patentes, Macroeconomia, Disponibilidade de Capital, Jurídico, Inovação, Educação, Investimento em P&amp;D, onde a Coréia do Sul é destaque com desenvolvimento acima da média; o método de interpretação foi o dedutivo, com abordagem exploratória, de natureza qualitativa e teve como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, na Internet, em artigos, publicações em revistas eletrônicas e outras fontes; onde as Considerações Finais possuem recomendações futuras, como a agilidade dos exames de patentes no Brasil, a melhoria na relação entre Universidades e Empresas, evidenciando a possibilidade do aprofundamento estratégico das soluções encontradas
44

Araújo, Juliana Iscarlaty Freire de, Marília Rute de Souto Medeiros, Talita Araújo de Souza, Ilisdayne Thallita Soares da Silva, and José Adailton da Silva. "Grupo estratégico de promoção da saúde como dispositivo de cuidado a pessoas que vivem com diabetes mellitus." Research, Society and Development 10, no. 4 (April 21, 2021): e52810414436. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14436.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Este estudo tem por objetivo analisar as experiências dos sujeitos que convivem com diabetes e que participaram de um grupo com estratégias delimitadas, em relação ao controle da doença e exercício da autonomia pessoal. Trata-se de um estudo do tipo participativo, com abordagem qualitativa, apoiada na reflexibilidade, onde os encontros realizados deram origem a narrativas que foram organizadas em eixos temáticos e analisados. O trabalho mostrou que o grupo assume uma característica de rede de apoio, e agente facilitador para o convívio com a síndrome, onde a premissa da troca de vivências contribui significativamente no processo de transformação do outro, refletindo no processo de co-construção da autonomia pessoal, e por consequência melhora da qualidade d vida dos sujeitos envolvidos. Pode-se concluir que as práticas grupais como dispositivo de promoção da saúde, possibilitam um impacto positivo na qualidade de vida das pessoas, desenvolvimento da autonomia e autocuidado.
45

Chaves, Maria Auxiliadora, Amélia Shioko Akatuka, and Mariangela Tirico Auricchio. "Determinação da DL-lisina em produtos farmacêuticos e dietéticos." Revista do Instituto Adolfo Lutz 48, no. 1-2 (August 13, 2021): 49–55. http://dx.doi.org/10.53393/rial.1988.48.36906.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O presente trabalho estabelece técnica de doseamento de DL-lisina em preparações farmacêuticas ou dietéticas, onde também fazem parte da fórmula substâncias como: Cloridrato de buclisina, vitaminas A e do complexo B e D, triptofano, ácido glutâmico e Cloridrato de betaína. A técnica proposta não requer extração prévia da lisina, e utiliza o nitroprussiato de sódio e tetraborato de sódio, que reagem com o referido aminoácido, formando um composto colorido, com máximo de absorção em 545nm.
46

Martins, Giuliano S., Antonio V. Cardoso, and Guilherme A. Marcondes. "Agregação e sedimentação eritrocitária utilizando VHS (velocidade de hemossedimentação) e espectrofotometria UV-Vis." Matéria (Rio de Janeiro) 12, no. 1 (2007): 206–14. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762007000100026.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A agregação eritrocitária excessiva está intimamente ligada à ocorrência de alguns processos patológicos e diretamente relacionada ao fenômeno de sedimentação eritrocitária. Neste trabalho investigamos as características cinéticas do processo de agregação e sedimentação eritrocitária. Para este estudo foram realizados ensaios de VHS (Velocidade de Hemossedimentação) com sangue suíno (hematócrito H de 20%, 25%, 30% e 35%) e absorbância em função do tempo, utilizando espectrofotometria UV-Vis, em amostras de sangue suíno (hematócrito de 1%, 5%, 10%, 15%, 20% e 30%) e sangue humano (hematócrito de 5%, 10%, 15% e 20%). Os ensaios de VHS indicaram que a sedimentação diminui com o aumento do hematócrito (H); entretanto, nos ensaios de espectrofotometria o fenômeno não é observado. O VHS é uma técnica essencialmente macroscópica enquanto a espectrofotometria fornece informações que facilitam uma análise da microestrutura do sangue e a compreensão das etapas dos processos de agregação e sedimentação. É possível distinguir, com o UV-Vis, quatro regiões no processo: a- Região I onde ocorre a agregação eritrocitária; b- Região II onde ocorre crescimento dos agregados e termina o início da sedimentação; c- Região III onde ocorre a sedimentação da amostra; e d- Região IV, um platô que indica a parte final do processo de sedimentação.
47

Mineiro, Andréa Aparecida da Costa, Thais Assis Souza, and Cleber Carvalho de Castro. "Desafios e Críticas ao Modelo de Hélice Tríplice: uma revisão integrativa." Desenvolvimento em Questão 18, no. 52 (August 21, 2020): 233–48. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.233-248.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
As críticas e desafios ao modelo de HT precisam ser consideradas, compreendidas e transpostas, de forma que novos modelos como a Hélice Quádrupla e Quíntupla possam ser implantados, direcionando a melhores resultados para o processo de geração da inovação e do conhecimento. Por esta lente, este artigo tem como objetivo identificar os principais desafios e críticas associadas ao modelo de HT a partir de uma revisão integrativa. Para tanto, os estudos foram sistematizados de forma a identificar os principais objetivos da pesquisa; abordagens teóricas; metodologia e objeto de estudo; as críticas da HT; e contextos associados. Adicionalmente foi proposta uma síntese como agenda futura. Resultados apresentam um panorama onde os estudos sobre as críticas estão concentrados na Europa e, entre as principais críticas ao modelo estão: diferenças nos objetivos; falhas na cooperação e problemas de comunicação entre os atores da HT; falha ao considerar o contexto e aspectos globais; falta de um ator ou representante líder; ser um modelo top down e não considerar os problemas culturais. Ademais, os contextos desafiadores para o modelo de HT são as regiões periféricas onde há baixa densidade de P&D, regiões onde a universidade tenha um papel secundário, além de localidades com atores que apresentam sistemas burocráticos.
48

Oliveira, R. J., B. Caldeira, and J. F. Borges. "Prospeção geofísica de vestígios de estruturas do antigo Paço Real de São Francisco (Évora), com uso de georradar e laser scanner." digitAR - Revista Digital de Arqueologia, Arquitectura e Artes, no. 4 (March 14, 2018): 59–67. http://dx.doi.org/10.14195/2182-844x_4_7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
No local onde atualmente existe o Palácio de D. Manuel, em Évora, terá existido o Paço Real de S. Francisco, uma das residências da monarquia portuguesa entre o século XVI e XVII. O edifício entrou em declínio em 1616, tendo sido adaptado para outras ocupações, abandonado e destruído por incêndios. Entre este edifício e o mercado existem vestígios arqueológicos, descobertos durante a execução de obras urbanas. O atual edifício foi o resultado de várias alterações sobre o que restou, a última delas na parte frontal da sua fachada, onde foram removidas umas escadas monumentais de que há registo fotográfico. Este trabalho pretende mostrar a existência de vestígios do antigo palácio, integrados nas estruturas que atualmente existem, no âmbito da investigação de metodologias eficazes de aplicação de técnicas geofísicas em Arqueologia. Para concretizar o objetivo, procedeu-se à realização de prospeção geofísica, com georradar, nas áreas adjacentes ao palácio, e com laser scanner, de modo a integrar os resultados de georradar numa representação tridimensional do atual edifício. Os resultados evidenciam a existência de estruturas que terão correspondido à escadaria do palácio e de vestígios compatíveis com a opinião de que o palácio se prolongaria para o lado onde existe o atual mercado.
49

Gonçalves, Charleston, Mário José Pedro Júnior, and Carlos Eduardo Ferreira de Castro. "Fenologia e estimativa da duração do ciclo da zínia 'Profusion Cherry' cultivada em vasos em ambiente protegido." Bragantia 67, no. 2 (2008): 527–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052008000200030.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Durante o período de 4/2/05 a 17/6/05, estudou-se a fenologia da zínia 'Profusion Cherry', envasada e cultivada em ambiente protegido, em diferentes datas de semeadura. A duração do ciclo da planta foi influenciada pela temperatura do ar e pelo fotoperíodo. A média de duração do subperíodo semeadura-primeira flor aberta variou de 39 dias, para as semeaduras de 11/3/05 e 18/3/05, a 63 dias, para a semeadura de 10/6/05. Além disso, constatou-se que a estimativa da duração do subperíodo (D) semeadura-primeira flor aberta pode ser obtida pela equação: 1/D = 0,019108 + 0,001968 T - 0,00352 F (R² = 0,99), onde T é a temperatura média (ºC) e F é o fotoperíodo médio (horas).
50

Alves, Francisca Aline da Silva, Juliana Alves Bezerra, Mayara Monte Feitosa, Jorgiana Libânio Araújo, Rafael Melo Santos de Serpa Brandão, Conceição de Maria Aguiar Carvalho, and Amanda Castro de Amorim Serpa Brandão. "Relação entre vitamina D e doenças inflamatórias intestinais." Brazilian Journal of Development 9, no. 6 (June 13, 2023): 19721–35. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n6-067.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Introdução: As doenças inflamatórias intestinais (DII) são representadas pela Doença de Crohn (DC) e pela Colite Ulcerativa (CU). A deficiência de vitamina D é comum em individuos com DII e a suplementação da vitamina apresenta efeitos positivos no quadro da doença. A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel e sua suplementação tem mostrado efeitos terapêuticos positivos no percurso da doença. Objetivo: Avaliar se a suplementação de vitamina D melhora o quadro clínico de indivíduos com Doença inflamatória intestinal. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados PUBMED e Biblioteca virtual em saúde, e os descritores combinados na busca foram Inflammatory bowel disease, vitamin D e supplementation. Foram incluídos no estudo artigos originais publicado nos últimos cinco anos, cuja pesquisa foi realizada em humanos. Resultados: No total, 7 artigos foram incluídos na revisão. Predominam-se ensaios clínicos controlados e randomizados, onde a grande parte dos estudos selecionados encontraram resultados favoráveis da suplementação da vitamina D nas DII, principalmente com a administração de doses altas da vitamina. Discussão: A dosagem ideal de suplementação de vitamina D ainda não está definida para pacientes com DII e hipovitaminose D, porém alguns estudos apresentaram resultados positivos a respeito da eficácia e a segurança do regime de tratamento com a vitamina. Conclusão: Pode-se concluir que a suplementação de doses altas de vitamina D tem efeitos positivos em pacientes com doenças inflamatórias intestinais.

To the bibliography