Journal articles on the topic 'Núcleo de Estudos de População'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Núcleo de Estudos de População.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Núcleo de Estudos de População.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Adamo, Susana B. "Población y Ambiente: cuestiones actuales." Idéias 6, no. 1 (June 28, 2015): 323. http://dx.doi.org/10.20396/ideias.v6i1.8649489.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Kalb, Christiane Heloisa, and Jessika Gonçalves Silva. "POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA." Revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas 21, no. 40 (May 24, 2021): 209–32. http://dx.doi.org/10.31512/rdj.v21i40.411.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo analisar as questões latentes relativas à população em situação de rua em Florianópolis, especialmente no que concerne à superpopulação, à violação de direitos e garantias, à exclusão social programada, à criminalização dos já condenados a miséria. A motivação pela pesquisa deu-se pela ausência de informações sóbrias sobre o fenômeno - população em situação de rua - na cidade de Florianópolis e o interesse em compreender tal fenômeno nos aspectos de contexto histórico-cultural, além de analisar os demais fenômenos que contribuíram para seu crescimento, os fatores sociais e jurídicos que refletem na condenação à exclusão social e a marginalização/criminalização dessa população fragmentada pela miséria que a conduz ao estado mais vulnerável do ser humano, por meio dos estudos da criminologia cultural. Para a elaboração dessa pesquisa, que é um recorte do trabalho de conclusão de curso de Direito e resultado de pesquisas empíricas realizadas junto ao Grupo de estudos e pesquisas em Direito público e teoria social – Virtú, foi utilizado o método de revisão bibliográfica, traçando paralelos com a pesquisa de campo realizada em 2019 junto ao NAJE – núcleo de assistência jurídica emancipatória que contribuiu para o enriquecimento do referencial teórico do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pereira, Lexley Maureen Pinto, Solaiman Juman, Isaac Bekele, Nadira Seepersadsingh, and Abiodun A. Adesiyun. "Achado de bactérias selecionadas em crianças de Trinidad com doença amigdaliana crônica." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 74, no. 6 (December 2008): 903–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992008000600014.

Full text
Abstract:
Faringoamigdalite na população pediátrica é largamente tratada com antibióticos. OBJETIVO: Estudar a microflora presente na superfície e no núcleo de amígdalas após adenoamigdalectomia eletiva em crianças. MÉTODO: Amígdalas de 102 crianças de Trinidad foram prospectivamente estudadas por meio de culturas e identificações bacteriológicas feitas a partir de amostras das superfícies e núcleos de suas amígdalas entre 2005-2006. RESULTADOS: A partir de 360 amígdalas, foram isolados Streptococcus spp. (51,3%), Staphylococcus spp. (42,3%) e Gram-Negativos (6,4%). A identificação de estafilococos e estreptococos tanto na superfície quanto no núcleo foi semelhante (p>0,05). Encontramos mais (p<0,001) Streptococcus spp. nas superfícies (82,2%) do que nos núcleos (63,3%); a prevalência de estreptococos alfa-hemolíticos foi maior (p<0,001) do que aquela de estreptococos beta-hemolíticos nas superfícies (74,4% vs. 18,6%) do que nos núcleos (58,9% vs. 13,7%). Não houve concordância entre superfícies e núcleos com relação a estreptococos (p<0,0004) e estreptococos alfa-hemolíticos (p<0,007). Estreptococos beta-hemolíticos foram mais identificados (p<0,05) em crianças dentre 6-16 anos do que naquelas entre 1-5 anos de idade (31% e 23,8% vs 12,5% e 8%). A prevalência de S. pyogenes na superfície e no núcleo foi de (84,6% vs 70%) e (50,0% vs 25,0%) em crianças de maior faixa etária e crianças mais novas, respectivamente. Klebsiella spp. (6,6%, 2,2%), Proteus (4,4%, 4,4%) e Pseudomonas (4,4 %, 1,1%) cresceram nas superfícies e núcleos, respectivamente. CONCLUSÃO: As superfícies amigdalianas tinham mais estreptococos e estreptococos hemolíticos do que seus núcleos. Crianças mais velhas tiveram mais estreptococos beta-hemolíticos, e são altamente colonizadoras de S. pyogenes. Sugerimos estudos que investiguem os mecanismos de aderência estreptocócica em crianças de Trinidad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Souza, Matheus Almeida, Sonia Ferreira Do Amaral, Renata Figueiredo Ferreguetti, Anna Cecília de Miranda Ferreira, Crislaini da Rocha Pacheco, Luciana de Cássia Cardoso, and Camila Teixeira Vaz. "A ATUAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA NO NÚCLEO DE ESTUDO DA PESSOA IDOSA: RELATO DE EXPERIÊNCIA." Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura 2, no. 2 (December 19, 2018): 114–23. http://dx.doi.org/10.5965/2594641222114.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência dos alunos(as) do curso de graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares (UFJF/GV) em um trabalho interprofissional no Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa (NEPI). O NEPI é um programa que conta com ações de ensino, pesquisa e extensão no contexto da saúde da população idosa. O núcleo é composto por alunos, professores e técnicos administrativos em educação de todos os cursos da área da saúde da UFJF/GV, são eles: educação física, farmácia, fisioterapia, medicina, nutrição e odontologia. Todos os membros atuam de forma dinâmica com atividades separadas por cursos e interfaces e atividades conjuntas, buscando a promoção e educação da saúde da população idosa. Conclui-se que a assistência fisioterapêutica desempenha um papel importante na preservação da funcionalidade e prevenção de quedas da população idosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Kalb, Christiane Heloisa, and Jessika Gonçalves da Silva. "POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA." Revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas 21, no. 41 (December 17, 2021): 65–88. http://dx.doi.org/10.31512/rdj.v21i41.399.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo analisar as questões latentes relativas à população em situação de rua em Florianópolis, especialmente no que concerne à superpopulação, à violação de direitos e garantias, à exclusão social programada, à criminalização dos já condenados a miséria. A motivação pela pesquisa deu-se pela ausência de informações sóbrias sobre o fenômeno - população em situação de rua - na cidade de Florianópolis e o interesse em compreender tal fenômeno nos aspectos de contexto histórico-cultural, além de analisar os demais fenômenos que contribuíram para seu crescimento, os fatores sociais e jurídicos que refletem na condenação à exclusão social e a marginalização/criminalização dessa população fragmentada pela miséria que a conduz ao estado mais vulnerável do ser humano, por meio dos estudos da criminologia cultural. Para a elaboração dessa pesquisa, que é um recorte do trabalho de conclusão de curso de Direito e resultado de pesquisas empíricas realizadas junto ao Grupo de estudos e pesquisas em Direito público e teoria social – Virtú, foi utilizado o método de revisão bibliográfica, traçando paralelos com a pesquisa de campo realizada em 2019 junto ao NAJE – núcleo de assistência jurídica emancipatória que contribuiu para o enriquecimento do referencial teórico do trabalho. Palavras chave: População em situação de rua. Direitos fundamentais. Direito Penal. Criminologia cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Costa, Frederico Carlos de Sá. "ESTUDOS ESTRATÉGICOS, CONTROLE CIVIL E IDENTIFICAÇÃO DO INIMIGO." Revista da Escola Superior de Guerra 30, no. 61 (August 14, 2017): 112–27. http://dx.doi.org/10.47240/revistadaesg.v30i61.154.

Full text
Abstract:
Este trabalho expande e aprofunda a discussão iniciada em artigo anterior, A relação civil-militar e os Estudos Estratégicos, que afirma ser a relação civil-militar o objeto por excelência dos Estudos Estratégicos, por constituir o núcleo capaz de fornecer diretrizes de trabalho, bem como determinar critérios e métodos para pesquisa na área dos Estudos Estratégicos com poder explicativo, causal e generalizante. Assumindo-se que a operação do controle civil é o núcleo da relação civil-militar, e que as populações têm precedência sobre os Estados, discute-se a identificação civil do inimigo contra quem se quer desfrutar da sensação de segurança e como, na ausência de tal identificação, as necessidades de segurança do Estado acabam por sobrepujar as necessidades de segurança da população. O método perseguido é de natureza qualitativa e privilegia o cotejo de teorias relativas às relações políticas entre civis e militares. A conclusão indica que a ausência de controle civil coloca as populações numa posição subalterna em relação ao Estado na consecução de segurança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Puh, Milan, and Cibele Krause-Lemke. "Produção acadêmica em estudos eslavos no Brasil: balanços e perspectivas para o fomento de novas propostas de cooperação internacional." Fórum Linguístico 18, no. 1 (April 6, 2021): 5675–88. http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e70280.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir o campo de estudos eslavos na universidade brasileira, enfocando a produção docente de um programa de pós-graduação (mestrado) e um núcleo de estudos em uma região com população eslava significativa. A produção foi inicialmente catalogada e categorizada na forma de um mapeamento temático, seguido da análise discursiva e conceitual inédita, definida como dezescrita (BARZOTTO; RIOLFI, 2014). A pesquisa resultou em um inventário bibliométrico e cienciométrico em que se mapeou a produção docente do programa e do núcleo; identificou áreas correlatas da produção acadêmica local, nacional e internacional com as quais as linhas de pesquisa do programa e do núcleo mais se articulam. A partir dessa trajetória reforçamos a hipótese da necessidade de criação de balanços acadêmicos internos que possibilitariam uma melhor formação discente, maior valorização e divulgação do conhecimento produzido e, a partir daí, a criação de novas propostas de internacionalização de universidades brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Menezes, Harlon França de, Elizabete Farias Lima Silva, Alexandra Schmitt Rasche, Maria da Soledade Simeão dos Santos, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa Rosas, and Cleide Gonçalo Rufino. "Educação e saúde: análise documental da produção de um núcleo de pesquisa em enfermagem." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 15, 2020): e3229119775. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9775.

Full text
Abstract:
Objetivos: Apresentar a produção acadêmica do Núcleo de Pesquisa em Educação e Saúde em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery, na Pós-Graduação strictu sensu, no recorte temporal 2007 a 2019 e analisar o produto advindo desta construção para a Enfermagem e a formação em Enfermagem. Método: pesquisa quantitativa, descritiva realizada, por meio da análise documental das dissertações e teses defendidas. Dados coletados por meio da leitura dos resumos e dos textos completos. Resultados: Foram defendidos 51 estudos, de metodologia qualitativa, sendo o cenário hospitalar representou 46% dos estudos e a técnica de entrevista foi utilizada em 31 estudos. Foram publicados 38 artigos e 02 livros. Conclusão: o Núcleo mostrou consolidação e potência na construção do conhecimento na Educação em Enfermagem através da discussão de temas relacionados a saúde da população e o cuidado em enfermagem, bem como sobre o processo que permeia o sistema educacional e formação em Enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Johansen, Igor Cavallini, Lidiane Maria Maciel, and Roberto Luiz do Carmo. "Apresentação." Idéias 6, no. 1 (October 28, 2015): 7. http://dx.doi.org/10.20396/ideias.v6i1.8649475.

Full text
Abstract:
É com grande alegria que apresentamos este primeiro número de 2015 da Idéias – Revista do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. O dossiê temático desta edição aborda as inter-relações complexas e dinâmicas entre População e Ambiente. Esta publicação é uma parceria entre a já consolidada Idéias e a Linha de Pesquisa População e Ambiente do Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” da Unicamp. A publicação do dossiê é muito oportuna neste momento, à medida que em dezembro de 2015 acontecerá a COP-21, na capital francesa, que poderá fazer este ano entrar para a história produzindo avanços signifi cativos na agenda ambiental do planeta, algo que talvez somente encontre paralelo na Rio-92.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Amorim, Thiago Rodrigues de, Welington Serra Lazarini, and Marluce Miguel de Siqueira. "Atenção à dependência química na Universidade Federal do Espírito Santo: possibilidades da extensão universitária." Escola Anna Nery 11, no. 4 (December 2007): 717–21. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452007000400026.

Full text
Abstract:
Objetiva-se neste trabalho descrever dois programas permanentes de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo que atuam com base nos princípios de ensino, pesquisa, assistência e extensão, direcionados à temática das drogas: o Núcleo de Estudos sobre o Álcool e outras Drogas e o Programa de Atendimento ao Alcoolista do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes. Tais estratégias constituem referências no Estado do Espírito Santo, promovendo a produção e divulgação de conhecimentos, a realização de pesquisas, a cooperação técnica e assessoria no campo da dependência química, a colaboração na organização de práticas de saúde que atendam às necessidades da população e a assistência ambulatorial para o tratamento do alcoolismo. Inicialmente descrevem-se o Programa de Atendimento ao Alcoolista e sua atuação interdisciplinar no atendimento a pacientes alcoolistas. Em seguida, são apresentadas a origem, a organização e as competências do Núcleo de Estudos sobre o Álcool e outras Drogas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Santos, Cláudio Ramos de Souza dos, Felipe Corrêa dos Santos, and Bruno Yoshio Hara. "educação brasileira e a população negra no momento pandêmico." Ponto-e-Vírgula, no. 31 (March 24, 2023): e59152. http://dx.doi.org/10.23925/1982-4807.2022i31e59152.

Full text
Abstract:
O seguinte artigo foi realizado a partir da discussão da mesa redonda de um evento intitulado “Necropolítica e vulnerabilidades no contexto da pandemia”, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Identidade-Metamorfose. O enfoque é a população negra brasileira, as políticas educacionais e a realidade pandêmica; para realizar a discussão, são articulados quatro principais tópicos, separados em introdução, percurso metodológico, produção de conhecimento e políticas de identidade. O referencial teórico para o estabelecimento de uma discussão fidedigna são as falas dos convidados, a teoria da identidade-metamorfose e outras autorias que estão imbricadas com a produção de conhecimentos dentro da realidade-tema. Compreende-se que somos produtos e produtores da realidade na qual estamos e nos tornamos sujeitos. Além disso, os desafios sistêmicos podem estar evidentes e desvelados no momento pandêmico, porém, não são datados e não são concebidos na contemporaneidade, e muito menos no início da relação pandêmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Dutra, Adriana, and Maria Júlia Eccard Lessa Pereira. "A importância e os desafios da participação na gestão dos desastres." EntreAções:diálogos em extensão 3, no. 2 (April 3, 2022): 14–26. http://dx.doi.org/10.56837/entreacoes.2022.v3.n2.979.

Full text
Abstract:
A construção do presente artigo está fundamentada no Projeto de Extensão desenvolvido no Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioambientais da Universidade Federal Fluminense (NESA/UFF), intitulado "Os Núcleos Comunitários de proteção e Defesa Civil como construção coletiva", que apresenta como um dos seus objetivos o fomento à criação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil nas regiões afetadas por desastres em Campos dos Goytacazes. A partir das experiências adquiridas com a sua execução, observou-se a necessidade de problematizar o conceito de participação, compreendendo as dificuldades para o seu exercício na gestão de desastres. Porém, a constatação da fragilidade no que diz respeito ao estímulo à participação popular por parte dos órgãos públicos não constitui fato isolado. A formação sócio-histórica do Brasil demonstra que a participação popular em todas as esferas da sociedade caminha a passos lentos e que os espaços de poder permanecem ocupados por uma pequena parcela da população que decide e fórmula políticas para a grande maioria. Com base em autores e estudos voltados para a participação, a Educação Popular e a democracia participativa são apontadas como caminho para o enfrentamento de tais dificuldades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Teixeira, Mateus da Silva, Reginaldo Conceição da Silva, and Manuel de Jesus Masulo da Cruz. "CARTOGRAFIA SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE RESISTÊNCIA." Revista Tocantinense de Geografia 10, no. 22 (October 1, 2021): 36–53. http://dx.doi.org/10.20873/rtg.v10n22p36-53.

Full text
Abstract:
O estado do Amazonas apresenta diversos conflitos por acesso aos bens comuns de povos e comunidades tradicionais, como os recursos naturais e aquáticos. Sendo a população composta por ribeirinhos, pescadores, extrativistas, quilombolas de pequenas comunidades distantes das sedes municipais que vivem em constantes lutas por direitos. A pesquisa é localizada na porção ocidental da Amazônia brasileira em fronteira na microrregião do Alto Solimões no Amazonas. O objetivo geral tende a refletir sobre o processo de produção dos mapas situacionais referentes aos conflitos por Terra e Água, sob a perspectiva dos povos e comunidades tradicionais residentes no Alto Solimões. A realização do trabalho esta baseado em levantamentos de dados primarios e secundários por meio da cooperação do Núcleo de Cartografia Social da Amazônia e Núcleo de Estudos Socioambientais, ambos possuem um farto material de estudos relacionados aos povos e comunidades tradicionais. Os resultados obtidos são elaborações cartográficas, boletins informativos e fascículos entre grupos étnicos e comunidades tradicionais, distribuídas entre os municípios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Maria Correia de Siqueira, Giovana, Liniker Scolfild Rodrigues da Silva, Yanna Georgia Crispiniano Ferreira da Silva, Pedro Augusto Maia Gomes, Priscila Bruna Pereira de Matos, and Mannuelle Dos Santos Ferreira. "Conhecimento dos profissionais de saúde acerca do núcleo de apoio à saúde da família." Saúde Coletiva (Barueri) 12, no. 72 (January 21, 2022): 9488–503. http://dx.doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v12i72p9488-9503.

Full text
Abstract:
Objetivo: Verificar na literatura científica o conhecimento dos profissionais de saúde acerca do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Método: Trata-se de uma revisão integrativa. Realizou-se a busca por artigos; publicados nos últimos dez anos (2009 a 2019); nos idiomas português, inglês e espanhol; disponíveis na íntegra. Foram consultadas as bases: BVS, MEDLINE, LILACS; e Biblioteca Virtual: SciELO. Os dados foram organizados e apresentados em figuras e tabelas. Resultados: Dos 128 estudos encontrados, 12 estavam disponíveis na BDENF; 1 na MEDLINE; 69 na LILACS; e 46 na SciELO; contudo, após a leitura permaneceram apenas 13 estudos. Após a leitura os artigos foram categorizados em recortes temáticos, classificando o conhecimento produzido. Conclusão: Constatou-se que os profissionais de saúde compreendem a estrutura do NASF, ainda que com algum déficit de informação, declarando o serviço como de extrema importância, apresentando satisfação acerca das atividades realizadas, categorizando como serviço alcançável pela população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Bezerra, Josué Alencar, and Keliane Queiroz De Lima. "Desigualdades socioespaciais em pequenas cidades: a segregação residencial na cidade de Pau dos Ferros-RN." Revista Geotemas 1, no. 1 (March 22, 2011): 43–54. http://dx.doi.org/10.33237/geotemas.v1i1.120.

Full text
Abstract:
O estudo das cidades do Alto Oeste Potiguar possibilita o entendimento da problemática que envolve as cidades de pequeno porte, sobretudo as que estão inseridas nas regiões economicamente frágeis. Muitas destas cidades são caracterizadas pela ausência de políticas públicas e atividades econômicas voltadas para o desenvolvimento da população, esse aspecto, aliado à insuficiente atuação do poder público, contribuiu para o surgimento de vários problemas, entretanto, o que nos chama mais atenção é o surgimento de espaços desiguais nestas cidades, como é o caso de Pau dos Ferros. Apesar da dimensão destes espaços, o processo de segregação, sobretudo a residencial, tem se mostrado cada vez mais comum. É preciso garantir para essa população a melhora da qualidade de vida e da justiça social em relação ao conjunto da coletividade urbana. Este trabalho é produto de pesquisa financiada pelo CNPq e desenvolvida no Núcleo de Estudos em Geografia Agrária e Regional (NuGAR) como também de Trabalho de Conclusão de Curso no Departamento de Geografia do CAMEAM/UERN.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Aparecida Martins Trindade, Daniela, Allen Cristina Ribeiro, Jefferson Merêncio dos Reis, Thais Morais Assis, Tiago Marques dos Reis, Ricardo Radighieri Rascado, and Luciene Alves Moreira Marques. "Núcleo de atenção farmacêutica: vivências e práticas junto à comunidade." Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 16, no. 33 (August 28, 2019): 133–44. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n33p133.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos pelo Núcleo de Atenção Farmacêutica da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) nos anos de 2016 a 2017. O Núcleo de Atenção Farmacêutica da UNIFAL é um componente extracurricular para o curso de Farmácia, indispensável à consolidação dos conhecimentos adquiridos durante o curso. Com o farmacêutico atuando nas diversas vertentes da Atenção Farmacêutica, este projeto visa abranger pesquisa, ensino e extensão nesta área, incentivar o trabalho em equipe, promover atividades de ensino curricular e extracurricular, bem como orientar os pacientes quanto ao uso racional dos medicamentos a fim de promover a saúde. O projeto realiza reuniões semanais com discussões de casos clínicos, campanhas educativas para a população e comunidade acadêmica com aferição de parâmetros bioquímicos e fisiológicos, palestras educativas, seminários, eventos científicos como o Simpósio Internacional de Atenção Farmacêutica, Estudos Dirigidos em Atenção Farmacêutica (EDAF), acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes portadores de doenças crônicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Silva, Jainne Oliveira Leão, Jaianne Oliveira Leão Silva, Rangel Campos Pereira, Marcos Vinicius Rodrigues Oliveira Silva, Erik das Merces Santos, Gabriele Lima Nunes, Grazyelle Teles Brito, et al. "Práticas de grupo desenvolvidas pelo núcleo ampliado de saúde da família e atenção básica: uma revisão integrativa da literatura." Research, Society and Development 10, no. 17 (December 21, 2021): e83101724497. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i17.24497.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva descrever o processo de trabalho do núcleo ampliado de saúde da família e atenção básica com ênfase nas práticas de grupos desenvolvidas pelos profissionais do núcleo ampliado de saúde da família e atenção básica. Trata-se de uma revisão integrativa com base na pesquisa avançada de estudos nas bases de dados: SCIELO, PubMed e LILACS, utilizando os operadores boleanos AND e OR. Foram incluídos artigos publicados em língua portuguesa que retratassem a respectiva temática, entre os períodos de 2011 a 2021 e excluídos aqueles com mais de dez anos, que não estivessem disponíveis gratuitamente e os que não estavam associados ao presente tema, monografias, dissertação, teses, resumos e artigos duplicados. Foram selecionados 09 artigos pelos critérios de inclusão previamente estabelecidos. Identificou-se grupos com grande variedade de públicos alvo. Conclui-se que, as práticas de grupo realizadas pelas equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família podem beneficiar inúmeras pessoas, tendo a possibilidade de desenvolver grupos em diversas áreas e temas de acordo com as necessidades específicas de cada população. Entretanto, houve dificuldade na busca dos artigos, pelo fato de que inúmeros autores apenas citaram o desenvolvimento dos grupos, sem detalhar sua finalidade e quais atividades eram realizadas em cada grupo, deixando uma lacuna que dificulta e compromete o entendimento acerca do processo de trabalho do núcleo ampliado de saúde da família e atenção básica, no âmbito dos grupos terapêuticos/educativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Peixoto, M. G. C. D., C. S. Pereira, C. G. Fonseca, and F. E. Madalena. "Seleção para produção de leite em núcleos MOET das raças zebuínas: um estudo de simulação." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 57, no. 5 (October 2005): 673–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352005000500013.

Full text
Abstract:
Um programa estocástico de seleção em núcleo MOET, esquema adulto, com geração discreta e população panmítica finita, foi simulado para uma característica influenciada por grande número de locos, mediante um modelo estocástico. Foram consideradas as herdabilidades de 0,25, 0,35 e 0,45 e a repetibilidade de 0,50. Os fatores utilizados na definição dos esquemas alternativos de núcleo MOET estudados foram: tamanho da população (N), estratégia de acasalamento (A), número de progênies MOET nascidas (P) e número de reprodutores selecionados por grupo de irmãos completos (R). Os tamanhos de população que constituíram a geração base do núcleo foram: 16 doadoras/8 reprodutores; 16 doadoras/4 reprodutores e 32 doadoras/4 reprodutores. Na estratégia hierárquica (H) de acasalamento, cada doadora foi acasalada com apenas um reprodutor, enquanto na estratégia fatorial de acasalamento, cada doadora foi acasalada com dois (F-I) ou quatro (F-II) reprodutores por geração. Considerou-se o nascimento de quatro ou oito progênies MOET por doadora a cada superovulação. O número de reprodutores selecionados foi limitado a um ou dois de cada grupo de irmãos completos. Para as três estratégias de acasalamento (H, F-I e F-II), foi utilizado o intervalo de gerações (IG) de 3,89 anos e, para a estratégia F-II, o IG de 4,15 anos. Todos os fatores utilizados na definição dos esquemas alternativos influenciaram (P<0,05) os resultados do ganho genético nas três herdabilidades consideradas. O efeito de algumas interações (N×A, N×R e P×A) também foi significativo (P<0,05). A interação A×R influenciou (P<0,05) apenas nas herdabilidades de 0,25 e 0,35. Para a taxa de endogamia, verificou-se influência (P<0,05) de todos os fatores estudados para as três herdabilidades. O efeito das interações N×P, N×A, N×R e P×A também foi significativo (P<0,05) sobre a taxa de endogamia. Verificou-se que a eficiência do MOET em produzir estruturas viáveis e prenhezes positivas, bem como o grau de redução no IG, constituem os principais aspectos responsáveis pela taxa de progresso genético nos esquemas de seleção em núcleos MOET.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Aragón, Luis E. "Introdução ao estudo da migração internacional na Amazônia." Contexto Internacional 33, no. 1 (June 2011): 71–102. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-85292011000100004.

Full text
Abstract:
Apesar da importância que a migração internacional alcançou na mídia e na academia no mundo inteiro, existem somente uns poucos estudos esparsos sobre a migração internacional na Amazônia. Como se apresenta o processo de migração internacional na Amazônia e qual é a sua importância nos destinos da região? Este artigo busca se aproximar da resposta a essa pergunta. O texto sintetiza resultados de investigações recentes realizadas pelo Grupo de Pesquisa Meio Ambiente, População e Desenvolvimento da Amazônia (MAPAZ), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará. Primeiramente, destaca-se a dificuldade de se definir a Amazônia; posteriormente, são apresentadas algumas considerações sobre a migração internacional em nível da Grande Região, agregando os migrantes acumulados nas respectivas Amazônias nacionais, conforme os censos de população de cada país; e, finalmente, trata-se essa problemática no caso da Amazônia brasileira, destacando os países de nascimento e a distribuição espacial dos migrantes na Amazônia Legal. Na Amazônia, os padrões e as tendências discutidas aqui se tornarão mais dinâmicos e complexos em função do andamento de políticas de desenvolvimento na busca da integração regional e econômica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Piloto, Aline Marques, Eduarda Silva e. Silva, Marilange Araújo de Almeida Souza, and Rosana Porto Cirqueira. "Análise das Características Clínicas em Mulheres com Disfunções do Assoalho Pélvico Atendidas em um Ambulatório no Interior da Bahia / Analysis of Clinical Characteristics in Women with Pelvic Floor Disorders Attended in an Ambulatory of the Interior of Bahia." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 48 (December 30, 2019): 109–19. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2241.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi apresentar as características clínicas de mulheres com disfunções do assoalho pélvico atendidas pelo ambulatório de fisioterapia em uroginecologiade uma instituição privada de ensino superior da cidade de Vitória da Conquista – Bahia. Caracteriza-se como um estudo retrospectivo com caráter descritivo exploratório transversal e quantitativo, realizado de setembro de 2019 a outubro de 2019 no Núcleo de Estudos em Fisioterapia de uma instituição privada de ensino superior da cidade de Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia. A maioria das mulheres analisadas tem idade maior ou igual a 60 anos (53%) com média de 77,12 ±10,2anos, eram casadas, da cor branca, se dedicam principalmente às atividades do lar e grande parte destas (45%) possuem o ensino médio completo.A paridade, histerectomia, idade avançada foram eventos frequentes nas pacientes com disfunções de assoalho pélvico. Apesar do amplo reconhecimento do problema entre os especialistas em saúde materna, estudos para avaliar a magnitude do distúrbio do assoalho pélvico são escassos. É importante que se faça mais estudos científicos acerca do tema, porque é algo que reflete diretamente com a população, sendo necessário que se entenda suas causas, tratamentos e formas deprevenções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Silva, Natalino Neves da, and Ana Márcia da Silva Costa. "Valorizando a manifestação político-religiosa e cultural da Associação Terno do Congo Nossa Senhora do Rosário em Areado-MG." Horizontes 39, no. 1 (April 24, 2021): e021012. http://dx.doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.893.

Full text
Abstract:
Este texto é resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica que integrou o projeto UBUNTU/NUPEAAs – Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e da Diáspora – da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), realizada no ensino médio em uma escola estadual, localizada no município de Areado, no Sul de Minas Gerais. Buscou-se investigar como a história e cultura da população negra na região são valorizadas por meio do trabalho realizado pela Associação Terno do Congo Nossa Senhora do Rosário. A perspectiva da abordagem da história oral norteou a realização metodológica do estudo. Os resultados alcançados revelam à importância de se trabalhar a valorização da cultura afro-brasileira com os(as) estudantes inseridos nesse nível de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Scott, Ana Silvia Volpi. "Migração Portuguesa para São Paulo na segunda metade do século XIX: um estudo de caso." Almanack, no. 17 (December 2017): 86–136. http://dx.doi.org/10.1590/2236-463320171706.

Full text
Abstract:
Resumo Por meio da análise de uma singular experiência migratória ocorrida entre Portugal (Província da Beira / Concelho da Lousã) e a província de São Paulo (região de Espírito Santo do Pinhal) apresentam-se algumas considerações sobre as características demográficas e sociais do contingente populacional de lousanenses, que se dirigiu para o Núcleo Colonial da Nova Lousã (fundado em 1867). Partindo-se da análise de dados demográficos recolhidos através da exploração de registros paroquiais de batizado e de casamento da Vila da Lousã e do Núcleo Nova Lousã, cruzados com fontes de caráter diverso, pretendeu-se contrapor o perfil específico da população que emigrou para a colônia no interior de São Paulo (entre as décadas de 1860 e 1880), com aquela que permaneceu na terra natal. Procuramos salientar comportamentos distintos do conjunto da população que imigrou, levando em consideração o novo ambiente e as novas condições de vida na terra em que estes indivíduos se inseriram.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Sposati, Aldaiza. "Suas e trabalho profissional." Textos & Contextos (Porto Alegre) 20, no. 1 (June 1, 2021): e39301. http://dx.doi.org/10.15448/1677-9509.2021.1.39301.

Full text
Abstract:
Este artigo se ocupa do significado da ação interprofissional no âmbito da atenção à população na efetivação de uma política social. Tem por objetivo identificar se o desempenho de uma profissão, no trabalho em equipe, destaca o poder exercido por essa profissão sobre outras, e se distancia da articulação interprofissional para alcance do objetivo comum: o direito do cidadão. Para exame empírico da questão refere-se a enquete realizada durante pandemia da COVID-19 e pesquisas realizadas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Seguridade e Assistência Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (NEPSAS/PUC-SP).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Costa Pinto Souza, José Henrique, Paulo César Da Rocha Poppe, Vera Aparecida Fernandes Martin, Elis Cristina Silva Sales, Toni Cordeiro de Almeida, Matheus Do Carmo Carvalho, Raquel Silva Freitas, et al. "Estudo da Atividade Nuclear e População Estelar na Galáxia Peculiar AM 0004-413 (ESO 293-IG 037)." Sitientibus Série Ciências Físicas 17 (November 24, 2021): 1–16. http://dx.doi.org/10.13102/sscf.v17i.7317.

Full text
Abstract:
Este trabalho espectroscópico investiga a atividade nuclear e a população estelar presente na galáxia peculiar AM 0004-413 (ESO 293-IG 037). Empregamos o código de síntese espectral STARLIGHT para subtrair a população estelar subjacente e recuperar os fluxos das linhas de emissão no intervalo óptico investigado (4500-7200 ˚A). De acordo com os critérios de classificação baseados em razões de linhas, os valores determinados neste estudo sugerem um núcleo do tipo LINER (Low-Ionization Nuclear Emission-line Region). A população estelar revelada pela síntese espectral é composta por estrelas jovens (29,61%) e de idades intermediarias (70,39%). Os resultados apresentados s˜ao in´editos na literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Raul, Jessica M., and José Roberto Da Silva Rodrigues. "SEGREGAÇÃO, ESCOLA E DESIGUALDADES: RACIALIZANDO AS OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS." e-Mosaicos 7, no. 14 (May 14, 2018): 178–86. http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.33623.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva uma análise racializada do fenômeno da segregação residencial para a reprodução das desigualdades educacionais na cidade do Rio de Janeiro. Entendemos que tanto a segregação socioespacial, quanto as relações humanas estabelecidas em um mundo hierarquizado a partir de pressupostos raciais tem efeitos negativos para os que estão nela envolvidos, com maior prejuízo para população negra porque, além de lhe causar danos psíquicos, se materializam em suas vidas gerando uma condição de subalternidade (OLIVEIRA, 2012). “Estudos sobre cotidiano escolar que tem como objeto central as relações raciais, evidenciam um contexto escolar desfavorável à população negra” (COSTA, 2012, p. 267). Examinaremos, à luz da pedagogia, o tema da segregação, partindo da reflexão sobre o território e suas implicações para a efetivação de direitos como educação, considerando a particularidade da segregação carioca, que, para além padrão núcleo-periferia, é marcada também por uma proximidade física e distância social. [R1]..têm..
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Sampaio de Carvalho, Rosiane, Marianna Miranda Sampaio, Emily Leite Sampaio, Eshylen Borges Silva, Bernardo Simões Castro, and Antônio Carlos Santos Silva. "Aspectos de saúde e hábitos alimentares em idosos." Revista Extensão & Cidadania 11, no. 20 (December 11, 2023): 24–37. http://dx.doi.org/10.22481/recuesb.v11i20.13747.

Full text
Abstract:
O estudo foi realizado sobre a concepção da abordagem quantitativa, possui como objetivo geral: desvendar as práticas alimentarem dos idosos que participam do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Conviabilidade com Doenças Crônicas (NIEFAM), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB; E como objetivos específicos: verificar qualitativamente o consumo alimentar de idosos assistidos pelo NIEFAM; e identificar a percepção sobre hábitos alimentares saudáveis dos idosos. Foram observadas as variantes perfil sociodemográfico; estado de saúde dos idosos; concepção sobre saúde bucal; e, dados nutricionais dos idosos. Conclui-se que as iniciativas organizadas pelo NIEFAM são amplamente relevantes, assim como se verifica que consiste em uma atividade constante e efetiva. Nesta perspectiva este estudo almeja servir de instrumento na sensibilização social, possibilitando uma melhor adesão de indivíduos à ingestão de uma alimentação balanceada e adequada, diminuindo os riscos de saúde, melhorando a qualidade de vidas da população idosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Gonçalves, Sylvia, Paulo Fagundes, Giovanni Lovisi, and Lúcia Abelha Lima. "Avaliação das limitações no comportamento social em pacientes psiquiátricos de longa permanência." Ciência & Saúde Coletiva 6, no. 1 (2001): 105–13. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232001000100009.

Full text
Abstract:
Este texto trata de uma avaliação do comportamento social de pacientes psiquiátricos de longa permanência. Estudos recentes concentram-se nesse tema, considerando-o relevante na transferência do eixo da atenção do hospital para a comunidade. Para avaliar dificuldades e limitações de uma população com longo período de institucionalização, utiliza-se a Social Behavioural Schedule (SBS), que cobre áreas do comportamento referentes às principais dificuldades de pacientes crônicos. Selecionou-se uma amostra de 46 pacientes de uma população de 200 mulheres, com longa história de internação psiquiátrica, residentes em duas moradias protegidas e quatro pavilhões do Núcleo Franco da Rocha (NFR), do Instituto Municipal Juliano Moreira, no Rio de Janeiro. Os resultados obtidos foram comparados aos dados de uma amostra de moradores em um albergue de sem tetos e aos de pacientes de um hospital psiquiátrico, ambos situados em Londres. Os resultados sugerem que significativo percentual dos pacientes que vivem longo tempo em hospitais teriam condições de viver em residências na comunidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Dutra, Gelson Garcia, Hedi Crecencia Heckler De Siqueira, Rosiele Gomes Flores, Miguel Armando Bick, Luciane Feira Gomes Espíndola De Ávila, and Saul Ferraz De Paula. "Núcleo de educação permanente regional no serviço de atendimento de urgência: percepção de enfermeiros." Cuadernos de Educación y Desarrollo 16, no. 3 (March 5, 2024): e3552. http://dx.doi.org/10.55905/cuadv16n3-018.

Full text
Abstract:
Objetivou-se conhecer a percepção dos enfermeiros sobre o Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Região Sul do Rio Grande do Sul e propor sua implementação e/ou aperfeiçoamento. Trata-se de estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa realizado por meio de entrevistas com 16 enfermeiros que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na Região Sul do Rio Grande do Sul. Os dados evidenciaram a importância da Educação Permanente para aprimorar a capacitação dos profissionais e, consequentemente, a assistência oferecida à população. Considera-se que a institucionalização de um Núcleo de Educação Permanente Regional poderá incrementar resultados favoráveis e enriquecedores para os trabalhadores desse serviço, ampliar o alcance de atuação e compartilhar as responsabilidades entre os envolvidos do serviço na regional. Os dados permitiram antever e compreender os benefícios esperados dessa capacitação e formação contínua dos profissionais. Desse modo, o Núcleo de Educação Permanente Regional vislumbra múltiplos benefícios para os trabalhadores, que se retroalimentam de forma contínua, às instituições que aperfeiçoam a oferta do serviço e, especialmente, a população que usufrui dos produtos desse serviço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Pereira de Souza, Cristina, Aline Pires Kiss, Jeferson Rodrigo Schaefer, Carolina Freitas de Lima, and Karla Rafaela Haack. "EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM IDOSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDO PELO NÚCLEO DE APOIO AO SUPERENDIVIDADO DE CANOAS." Revista Prâksis 2 (August 23, 2023): 290–307. http://dx.doi.org/10.25112/rpr.v2.3379.

Full text
Abstract:
Com o significativo aumento da população idosa, intervenções com esse público mostram-se importantes ferramentas para garantia e manutenção de direitos. Estudos apontam que idosos que estão em situação social e econômica mais vulnerável podem ser mais suscetíveis a violências econômicas, levando por exemplo a condições como o superendividamento. O superendividamento é um fenômeno social multifatorial com sérias repercussões na qualidade de vida, bem-estar e saúde dos sujeitos. Neste cenário, a equipe do Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS), vinculado ao PROCON do município de Canoas/RS realizou intervenções de caráter pedagógico e preventivo, com vias a construção de conhecimento a respeito de educação financeira, mudança de hábitos financeiros e de consumo. Através da metodologia de relato de experiência, narramos as vivências de 11 intervenções com grupos de idosos com idade média de 65 anos, abrangendo um total de 226 participantes. A partir do desenvolvimento deste trabalho, foi possível refletir sobre a importância e o impacto do ensino de educação financeira para idosos. Ao passo que muitos participantes se reconheceram como vítimas de fraudes e golpes financeiros, e que denunciam a necessidade do fortalecimento de políticas públicas voltadas a esse tema, bem como mais estudos que possam expor esta realidade em outros contextos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Asmus, Carmen Ildes Rodrigues Fróes, Carmen Maria Raymundo, Suyanna Linhales Barker, Carla Cristina Coelho Augusto Pepe, and Maria Helena Ruzany. "Atenção integral à saúde de adolescentes em situação de trabalho: lições aprendidas." Ciência & Saúde Coletiva 10, no. 4 (December 2005): 953–60. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232005000400018.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a experiência do Programa de Saúde do Trabalhador Adolescente (PSTA) do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Uerj. Na área assistencial, a equipe multidisciplinar do Núcleo vem desenvolvendo um modelo de atenção integral aos adolescentes trabalhadores, buscando analisar as questões ligadas ao nexo causal entre os agravos à saúde e o processo produtivo em que estão envolvidos. No que se refere à extensão, os profissionais, em associação com alguns adolescentes trabalhadores, vêm desenvolvendo uma metodologia de educação em saúde resgatando a discussão sobre o potencial produtivo de maneira abrangente, abordando temas que vão além da questão do trabalho. Devido ao conhecimento adquirido, a equipe, em parceria com a OIT, recebeu a incumbência de elaborar materiais pedagógicos para a formação e capacitação de recursos humanos sobre saúde e segurança no trabalho infanto-juvenil. Conclui-se que, diante das políticas públicas para a eliminação do trabalho infantil e proteção do trabalhador adolescente, já em vigência em nível nacional, a experiência relatada aponta para a necessidade da criação de programas semelhantes para a garantia dos direitos desta população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Santos, Karen Christina Rodrigues dos, and Luiz Fernanda Calage Alvarenga. "NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE." Saberes Plurais: Educação na Saúde 6, no. 1 (October 10, 2022): 51–56. http://dx.doi.org/10.54909/sp.v6i1.124230.

Full text
Abstract:
A Educação Permanente em Saúde é uma proposta ético-político-pedagógica que visa a transformação e a qualificação da atenção à saúde, dos processos de formação e das práticas de educação em saúde, além de incentivar a intersetorialidade. Este estudo teve como objetivo implementar o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) na rede de Atenção à Saúde de um município do interior do Rio Grande do Sul. Especificamente, buscou avaliar a opinião dos profissionais sobre o NEPS. Foi um relato de experiência oriundo da pesquisa realizada durante o Mestrado em Ensino na Saúde, na qual foram utilizados instrumentos como diário de campo e grupo focal para produção dos dados, que, posteriormente, foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin. Como categorias resultantes dessa análise, tomando por base os objetivos do estudo e o referencial teórico, destacaram-se: EPS e educação continuada: necessidade de compreensão conceitual e política; NEPS Dom Pedrito: entre limites e possibilidades, o que foi possível (des)aprender. Frequentemente, a EPS é vista como ação secundária, e nesse ponto ressalta-se a importância do NEPS, como indutor de práticas reflexivas sobre os processos de trabalho, qualificação dos serviços e minimização dos agravos e ampliando a qualidade de vida dos usuários. O NEPS proporcionou o trabalho colaborativo entre os profissionais, que conseguiram levar para seu cotidiano o que refletiram e aprenderam durante as atividades. Conhecer as condições de saúde de cada local, possibilita aos profissionais a reflexão sobre suas práticas e se esse cenário atende as necessidades da população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Ferraz, Lucimare, Maria Assunta Busato, Carla Rozane Paz Arruda Teo, Tamires Mattos, and Bruna Lieshout. "TABAGISMO: MOTIVOS DA CESSAÇÃO E DA RECAÍDA NA POPULAÇÃO DE UM NASF." Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde 11, no. 20 (June 27, 2015): 127–37. http://dx.doi.org/10.14393/hygeia1128339.

Full text
Abstract:
Introdução: o tabagismo é a principal causa evitável de óbito no mundo, caracterizando-se um problema de saúde pública. Objetivo: identificar os motivos que levaram a cessação do uso do tabaco e os que levam ex-fumantes a terem recaídas de moradores de bairros pertencentes a um Núcleo Apoio a Saúde da Família (NASF). Metodologia: pesquisa descritiva, com delineamento de um estudo transversal. Foram entrevistadas 1023 famílias pertencentes a quatro bairros de um Núcleo Apoio a Saúde da Família do município de Chapecó-SC. A análise dos dados foi realizada com o auxilio do programa Statistical Package for Social Science. Resultados: das famílias entrevistadas, 516 possuíam algum membro ex-fumante ou fumante. Dessas, em 55,2% havia pelo menos um fumante e em 44,7% pelo menos um ex-fumante. Os motivos que levaram a cessação do uso do cigarro foram: crença de que o tabaco faz mal à saúde (34,7%), problema de saúde (29,4%) e por orientação do profissional de saúde (3,3%). Quanto às recaídas à principal causa foi o nervosismo (42,8%). Conclusão: os resultados indicam a necessidade do acompanhamento aos ex-fumantes, visando minimizar os fatores de risco para recaídas, evidenciando a importância do profissional de saúde atuar nesse processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Beck, Donizete Ferreira, Wilson Levy Braga Da Silva Neto, Antônio Joelson Rodrigues Bezerra, Victória De Melo Araújo, and Carla Gomes Rodrigues Távora. "Um framework teórico sobre a dimensão social da inteligência das Cidades Inteligentes." Revista de Arquitetura IMED 9, no. 2 (December 31, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.18256/2318-1109.2020.v9i2.3748.

Full text
Abstract:
Sob a globalização e o uso em larga escala das Tecnologias da Informação e Comunicação, as Cidades Inteligentes surgiram para melhorar a qualidade de vida da população e o contexto socioespacial com políticas públicas e sistemas urbanos eficientes. Este artigo identifica e explora a dimensão social das cidades inteligentes. O método utilizado foi a revisão de literatura, sob análise qualitativa e exploratória. Criou-se um framework teórico da dimensão social das cidades inteligentes, em que seu núcleo é uma governança urbana que dispõe dos mecanismos da participação social e das Tecnologias de Informação e Comunicação para produzir valor social, e assim, beneficiar a sociedade pela transformação do ambiente urbano nas Cidades Inteligentes. Também, identificou-se os atores sociais desse processo: o poder público, a indústria, as empresas, a sociedade e a academia. Os principais aspectos sociais identificados foram o fortalecimento dos laços comunitários, melhor segurança pública e acessibilidade urbana. A interação entre o núcleo da dimensão social (governança, Tecnologias da Informação e Comunicação e valores sociais), os aspectos sociais e os atores sociais enfatizam: a eficiência dos serviços públicos, o desenvolvimento urbano sustentável, a inovação dos sistemas públicos, a modernização estrutural e o desenvolvimento educacional e humano. Também, foram sugeridas implicações de estudos futuros, inclusive que o framework proposto pode ser utilizado em estudos de casos para análise da dimensão social em cidades inteligentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Caniato, Angela, Adriana Rodrigues, Juliana Silva, Karina Quilice, Lara Santos, Luis Fernando Corazza, Mateus Castro, et al. "Phenix: a ousadia do renascimento da subjetividade cidadã." Psicologia & Sociedade 14, no. 2 (December 2002): 95–132. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822002000200006.

Full text
Abstract:
Este é um projeto de Pesquisa-intervenção vinculado à Universidade Estadual de Maringá (UEM). Enquanto projeto de Pesquisa-intervenção (Thiollent, 1981 e Brandão, 1981 e 1984) pressupõe a práxis como o lócus da produção do conhecimento e critério de verdade. A população com a qual interagimos é atendida pelo Núcleo Social Papa João XXIII, localizado na periferia de Maringá/PR/Brasil. A nossa inserção neste agrupamento humano está sustentada na premissa-denúncia de Martín-Baró (1987 e 1989) de que vivemos sobre o "império da desvalorização da vida humana", forjado pelo autoritarismo socioeconômico do capitalismo e da sociedade de consumo de massas por ele engendrada (Caniato, 1997; Martin & Schumann, 1999 e Beinstein, 1999). Seus reflexos excludentes são escamoteados pelos discursos demagógicos e ideológicos dos regimes políticos democráticos atuais. Partimos dos ensinamentos de Theodor Adorno (1965) em A Personalidade Autoritária de que tendências preconceituosas, nem sempre conscientizadas pelos indivíduos, dão sustentação subjetiva a formas de organização conduzentes à barbárie. Trilhando pelos estudos de Adorno, em especial agrupados em suas obras Dialética do Esclarecimento... (1985) e Educação e Emancipação (1995) - interagimos desde outubro de 2000 com a população do Núcleo Social, atravessando com eles o sofrimento psicossocial decorrente da banalização da violência (Arendt, 2000), e da injustiça (Dejours, 1999) sociais e de certas formas de inserção social marcadas pelo fatalismo e pela alienação psicossocial (Martín-Baró, 1987 e Chauí, 1993). A coordenação e os acadêmicos do Curso de Psicologia da UEM participantes deste projeto interagem, semanalmente, com a população do Núcleo Social, levantando questões-demanda que vêm estando vinculadas, principalmente, a sua situação de excluídos. Estas questões são estudadas teoricamente pelos integrantes do projeto e voltam a ser discutidas com a população, não se perdendo de vista a análise contextual e das condições concretas de vida daqueles indivíduos sob as quais estas demandas de compreensão emergiram. Nesta oportunidade é ampliado o conhecimento que nós-eles obtivéramos anteriormente e, assim, ocorre sucessivamente em novos encontros. Pudemos constatar nesta convivência com este grupo, a imersão destes indivíduos nos valores imputados pela sociedade de massa e até certa resistência em estar exercendo a verdadeira cidadania. Como a "consciência do povo daqui é o medo dos homens de lá...", é somente a partir do desenvolvimento da consciência crítica, principalmente, das denominadas "populações de risco" que haverá a ação transformadora da realidade psicossocial (Martín-Baró, 1987).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Silva, Carlos Benedito Rodrigues da, Carla Georgea Silva Ferreira, and Fernanda Lopes Rodrigues. "SAÚDE QUILOMBOLA NO MARANHÃO." Revista Ambivalências 4, no. 7 (August 24, 2016): 106. http://dx.doi.org/10.21665/2318-3888.v4n7p106-133.

Full text
Abstract:
O presente estudo avalia os dados de condições de vida e de saúde das populações quilombolas do estado de Maranhão, Nordeste do Brasil. Este estudo teve como objetivo coletar dados empíricos dos principais problemas de saúde enfrentados pelos povos quilombolas, a fim de divulgar e relatar as dificuldades experimentadas por essa população na obtenção de serviços de saúde pública adequados. Essa avaliação se baseia em dados empíricos coletados em campo. Portanto, ele permite uma visualização realista da situação relatada e constrói uma base de conhecimento para ser usado em políticas públicas que garantam a melhoria das condições de vida e de saúde dos quilombolas que vivem no estado do Maranhão. Este estudo foi conduzido em 2008 pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão (NEAB / UFMA). O apoio financeiro e técnico do presente estudo foi promovido pela Fundação Souza Andrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU). A fim de obter as informações necessárias, o estudo baseou-se num questionário quantitativo com 39 perguntas abertas e fechadas com foco nas condições de trabalho, educação e saúde relacionadas à população quilombola. Vinte e sete famílias foram selecionados em 15 municípios que apresentam o menor índice de desenvolvimento humano no estado. Um total de 760 questionários foram aplicados, resultando em um questionário por família. Além disso, 212 homens e 548 mulheres responderam às perguntas. A elevada incidência de gravidez na adolescência e a falta de assistência pré-natal adequada dos serviços públicos de saúde estavam entre os principais resultados relativos à população feminina. Além disso, a falta de uma estratégia de prevenção de doenças e o número ineficiente de médicos e centros de saúde devem ser destacados entre os resultados. Os resultados mostram também, que os povos quilombolas que vivem nas comunidades rurais do Maranhão sofrem de doenças étnicas tratadas com descaso pelos serviços públicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Da Silva Trindade, Josiney, Sérgio Pereira dos Santos, and Vilma Aparecida de Pinho. "Relações raciais e educação." Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas 7, no. 01 (April 10, 2023): 1–19. http://dx.doi.org/10.29280/rappge.v7i01.11268.

Full text
Abstract:
Neste artigo objetiva-se analisar as produções científicas que foram desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), buscando identificar quais aspectos das Relações Raciais e Educação foram privilegiados em tais produções. Realizamos este estudo por meio de uma pesquisa bibliográfica feita no acervo do NEPRE, adotando uma abordagem qualitativa, sendo os dados compreendidos à luz da análise de conteúdo. Os critérios para inclusão no corpus de análise foram: 1º) compor a Coletânea Educação e Relações Raciais; 2º) compreender o período de 2010 a 2013 e 3º) investigar pesquisas que tratam da questão racial na educação básica, com ênfase nas experiências da população negra. Nesse sentido, o corpus foi composto por seis estudos publicados em formato de livro, que são resultados de pesquisas de nível de mestrado. A partir da análise desses estudos foi possível identificar os diversos mecanismos intraescolares de discriminação racial e étnica que se desdobram em desigualdades e prejuízos para crianças e jovens negros/as. Além disso, tais estudos trazem importantes contribuições, visto que apontam um problema ainda muito presente nas escolas, isto é, a ausência de um trabalho sistematizado e institucionalizado que aborde a questão racial no cotidiano escolar, e a parca interferência curricular e pedagógica que problematize e supere pensamentos, comportamentos e práticas discriminatórias e preconceituosas de cunho racial, seja em nível individual, seja em nível coletivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Pilla, Milena Andrea Curitiba, and Maria Christina de Mello Amorozo. "O conhecimento sobre os recursos vegetais alimentares em bairros rurais no Vale do Paraíba, SP, Brasil." Acta Botanica Brasilica 23, no. 4 (December 2009): 1190–201. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062009000400030.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi realizar um inventário das plantas alimentares cultivadas e coletadas da vegetação nativa e ruderal, em região de Mata Atlântica, conhecidas pela população rural residente dentro da área do Núcleo Santa Virgínia, Parque Estadual da Serra do Mar (bairros Puruba e Guaricanga) e nos arredores (bairro Vargem Grande). Os 23 entrevistados amostrados atenderam aos seguintes critérios: origem na área rural dos municípios onde se localiza o Núcleo; idade superior a 45 anos; intimidade no trato com a terra. Ao todo, foram levantadas 146 espécies botânicas, distribuídas em 43 famílias botânicas, sendo as famílias Solanaceae e Cucurbitaceae as mais representativas e basicamente hortícolas. Os índices de diversidade de Shannon-Wiener e equidade de Pielou foram 1,90 (Base 10) e 0,95, respectivamente, para o grupo residente no Núcleo; e 1,97 e 0,92 para a população que se localiza nos arredores do Núcleo. Os dois grupos de bairros apresentaram uma similaridade de citação de plantas alimentares de 75%. Cerca de 17% das plantas citadas são nativas da Mata Atlântica e há uma significante riqueza de espécies e de variedades cultivadas nos quintais e nas roças que complementam a dieta, cujos itens principais são adquiridos no comércio local. As comunidades rurais estudadas se revelaram como um importante sistema de conservação de germoplasma de plantas cultivadas, pois foram identificadas 96 etnovariedades para 12 espécies botânicas e a maioria delas é mantida nas comunidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Silva, Tiago Da, Mariana Emídio Oliveira Ribeiro, Bianca Inez Antonioli, and Edileuza Valeriana De Farias Venturin. "Práticas Sociais que Direcionam o Desenvolvimento Sustentável na Agricultura Familiar." Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 12, no. 39 (January 30, 2018): 317–35. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v12i39.993.

Full text
Abstract:
A agricultura familiar enfrenta grandes desafios no século XXI, oriunda das crises políticas, econômicas e sociais. Osaspectos sociais influenciam diretamente a população, refletindo assim, na produtividade, no modo de vida e na saúde das pessoas. Diante do exposto, este artigo procurou verificar quais as práticas sociais que os agricultores familiares rurais têm realizado, direcionadas ao desenvolvimento sustentável. Os métodos de estudos foram compostos pela pesquisa qualitativa e exploratória, foram estudos de casos múltiplos, com entrevistas semiestruturadas. Assim,práticas sociais que direcionamo desenvolvimento sustentável da agricultura familiar é fundamentalpara contribuir com meio social e ambiental, nesse âmbito, as famílias organizam-se para prosperarem em comunidade, enriquecendo o estimulo de todos para desenvolveremas atividades, e as melhorias desse núcleo são observadas na construção dos interesses coletivos. Dessa forma, a mobilização sustenta as características dos agricultores e fortalecem o enlace da sociedade,necessários para a agricultura familiar, sendo que a mesma é o alicerce da comunidade, já que é benéfica e tem papel fundamental na vivência de todos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Borges, Michelle Yasmine, Marcelle Lima Assunção, and Camila Cremonezi Japur. "Experiências alimentares de pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs): uma revisão narrativa." Saúde em Revista 23, no. 1 (June 21, 2023): 1–20. http://dx.doi.org/10.15600/2238-1244/sr.v23e2304.

Full text
Abstract:
Objetivou-se retratar consequências e significados das experiências alimentares de pessoas com DCNTs. Trata-se de uma revisão narrativa realizada pela busca em bases de dados, utilizando o referencial teórico de Castellanos (2015). 28 estudos qualitativos ou mistos, publicados entre 2003 e 2022, compuseram o corpus de análise, predominando a população de pessoas com câncer (n=9), doença renal crônica (n=7) e diabetes mellitus (n=5). Emergiram quatro temas associados a essas experiências alimentares: 1- A presença de sintomas como motivador para mudanças alimentares; 2- Perda de autonomia para fazer escolhas alimentares e do prazer em comer; 3- Impacto da interação profissional de saúde-cliente; e 4- A influência do núcleo social nas experiências alimentares. Poucos estudos das Ciências Sociais, Humanas e da Saúde aprofundaram-se em como essas pessoas lidam com as consequências e significados do comer, sendo necessário olhar para a multidimensionalidade da alimentação nos processos terapêuticos visando o cuidado integral ao ser humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Silva, Adriana Andrade e., and Alessandra Rocha Arrais. "psicólogo hospitalar frente à vivência do cuidador-familiar do idoso hospitalizado." Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar 18, no. 1 (November 1, 2015): 82–104. http://dx.doi.org/10.57167/rev-sbph.18.290.

Full text
Abstract:
A dependência física da pessoa idosa pode ser considerada como um dos grandes fatores de inquietação nesta população. O objetivo deste estudo foi compreender o sentido subjetivo do adoecimento e finitude para o cuidador familiar de uma idosa, e apontar possibilidades de atuação do psicólogo hospitalar junto a essa população. Optamos por um estudo de caso, norteado pela epistemologia qualitativa. Participou da pesquisa uma cuidadora de 40 anos, filha da paciente idosa de 66 anos, hospitalizada por um período de nove meses. Os indicadores identificados a partir dos recursos instrumentais levaram à construção de três núcleos de sentido: 1) “Mãe da mãe e os filhos sem mãe” – ressalta o vínculo simbiótico entre a díade e a ambivalente solicitação de ajuda; 2) “sou eu por você e você por mim” - núcleo que mais sintetiza o caso em questão, expressando o que mobiliza a postura de Carmem como cuidadora; 3) “Minha mãe é meu tudo – se ela morrer, morro também” – engloba a postura de negação, o processo de distanásia e a possibilidade de um luto complicado. Permeando toda essa construção, foi possível questionar, rever, propor, testar o acompanhamento interventivo do psicólogo hospitalar, junto ao idoso e ao cuidador familiar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Campos, Giovani Correa, and Carla Fabiana Cazella. "Atendimento gratuito aos contribuintes do fisco federal: Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal de Chapecó-SC." CAFI - Contabilidade, Atuária, Finanças & Informação 3, no. 2 (July 2, 2020): 239–52. http://dx.doi.org/10.23925/cafi.v3i2.48680.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata dos atendimentos gratuitos realizados aos contribuintes do fisco federal efetuados pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal ( NAF) de Chapecó-SC que, desde o primeiro semestre de 2017, vem realizando um trabalho importante e fundamental à população de baixa renda com o objetivo interinstitucional de promover a educação fiscal à comunidade. O NAF Unoesc Chapecó conta com a integração de acadêmicos de diversas fases, professores e mestres, com vasto conhecimento fiscal, auxiliando os acadêmicos e aproximando-os ao ambiente de trabalho. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizado o estudo de caso único que auxiliou na análise do perfil do público e nos serviços prestados no período de 2019 e 2020. O resultado mostra que foram realizados 122 atendimentos e o perfil dos atendidos, e que a contribuição do NAF com a sociedade é extremante importante devido ao desenvolvimento educacional dos acadêmicos, desde a preparação do aluno, até o atendimento ao público, buscando melhorar e disseminar a informação para a população. A conclusão ainda demonstra a representatividade do projeto na sociedade, trazendo grandes proporções de colaboração e difusão do conhecimento fiscal por meio de projetos elaborados pelo núcleo na sociedade. PALAVRAS-CHAVES: Contribuintes;Fisco federal;Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Rodarte, Mario Marcos, and Isabella Azevedo Oliveira. "Afinal, depopulação ou expansão demográfica? O esforço de construção do sistema de registros vitais em Minas Gerais, entre 1836 e 1850." Cadernos de História 20, no. 32 (March 5, 2020): 131. http://dx.doi.org/10.5752/p.2237-8871.2019v20n32p131.

Full text
Abstract:
O presente artigo buscou apresentar uma fonte inédita levantada pelo projeto Antigos regimes demográficos e os registros paroquiais: Minas Gerais, primeira metade do século XIX, realizada pelo Núcleo de Pesquisa em História Econômica e Demográfica – NPHED do Cedeplar/UFMG. A pesquisa teve como propósito estudar o regime demográfico existente em Minas Gerais em meados do Século XIX utilizando uma fonte inédita de dados que são os formulários preenchidos pelos párocos sobre nascimentos, casamentos e óbitos, em atendimento a Lei Provincial de Nº 46, de 1836. Essa foi uma Lei que contribuiu para uma vasta produção de estatísticas vitais e, através da pesquisa, é perceptível as inúmeras possibilidades de estudos da dinâmica demográfica aliando esses registros a outras fontes como, por exemplo, as Listas Nominativas de População. Neste artigo apresenta-se a fonte, o processo de coleta e o banco de dados construído, para divulgação no meio científico e para avaliação das percepções concebidas sobre a mesma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

OLIVEIRA, Iolanda de. "Construindo a universidade que queremos." Revista de Educação Pública 30 (August 9, 2021): 1–15. http://dx.doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.11854.

Full text
Abstract:
Esta produção resulta da participação da autora no SemiEDU 2020: Educação Intercultural e Direitos Humanos em Tempo de Pandemia, subtema: Direitos Humanos e Educação das Relações Étnico-Raciais. Incorporam-se também alguns aspectos apresentados na XIII Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira, promovida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE/UFMT), realizada em 2019. O propósito deste artigo consiste em evidenciar, a partir das referências consultadas, os enfrentamentos necessários para construir uma instituição pública que, corroendo a sua finalidade original, coloque as suas funções a serviço da promoção da população brasileira, em particular dos negros e de outros grupos socialmente deserdados. Percebe-se que há um processo em curso, perpassado pela necessidade de avançar em busca de novas conquistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Brasil, Julia Alves, Mariana Bonomo, Amandha Gyselle Martins Nascimento, André Mota Livramento, and Lídio De Souza (in memoriam). "Ancoragem psicossocial a partir dos sentimentos negativamente valorados: representações sociais de ciganos." Psicologia em Revista 24, no. 2 (December 21, 2018): 616–37. http://dx.doi.org/10.5752/p.1678-9563.2018v24n2p616-637.

Full text
Abstract:
Tendo como referência a abordagem não consensual da teoria das representações sociais, este trabalho teve como objetivo investigar como se articulam as representações sociais e a dimensão afetiva associadas ao objeto social “ciganos”, entre população não cigana da Grande Vitória-ES. Foram desenvolvidos dois estudos complementares com (1) 108 estudantes universitários e (2) 10 sujeitos que associaram sentimentos de valoração negativa aos ciganos. A coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de questionário e de entrevista em profundidade, e o tratamento das informações obtidas foi conduzido com o auxílio dos softwares SPAD-T e Alceste. Os resultados indicaram a (re)produção de estereótipos negativos vinculados aos ciganos e a dimensão afetiva fortemente marcada por medo e aversão, núcleo de preconceito e discriminação contra os ciganos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Ramos, Edivan Rodrigo de Paula, Luís Fernando Rafalski Pereira, Thiago Rafael Mazzarollo, and Alcantara Ramos de Assis Cesar. "Popularização da ciência: proposta extensionista para divulgação de estudos em cefaleias e algias cranianas." Headache Medicine 13, no. 3 (October 1, 2022): 226–28. http://dx.doi.org/10.48208/headachemed.2022.25.

Full text
Abstract:
A produção de ciência é fundamental para o desenvolvimento da humanidade, e por muitos anos o conhecimento científico foi um assunto difundido somente entre pesquisadores e profissionais especializados. Dessa forma, a maioria da população acaba excluída do debate científico. Nesse contexto, faz-se importante a popularização da ciência como uma forma de democratizar o conhecimento e minimizar a disseminação de desinformação. Esse processo, no entanto, requer estratégias de comunicação para estabelecer um diálogo eficiente entre doutos e leigos. Tendo isso em vista, o papel das Universidades é essencial e exigiu, ao longo do tempo, adaptações nos modelos de ensino dentro delas, incluindo o ensino médico. Dentre essas adaptações, destaca-se a ascendente importância da extensão, por meio da qual os estudantes estabelecem um vínculo entre o meio científico e a comunidade. Com base nesses princípios, o Núcleo de Estudos em Cefaleias e Algias Cranianas do Oeste do Paraná (NECEFAC) foi criado no curso de medicina da Universidade Federal do Paraná - campus Toledo. Busca-se, assim, não apenas aprimorar o conhecimento técnico-científico dos membros do NECEFAC, como principalmente levar à populações informações de qualidade sobre cefaleias e algias cranianas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Pereira, Magnus Roberto de Mello. "Formas de controle do cotidiano da população urbana setecentista: o direito de almotaçaria." Estudos Ibero-Americanos 27, no. 1 (December 31, 2001): 75. http://dx.doi.org/10.15448/1980-864x.2001.1.24512.

Full text
Abstract:
A almotaçaria, uma das mais antigas e duradouras instituições das cidades de origem portuguesa foi praticamente ignorada pela historiografia. O presente artigo tem por objetivo resgatar esse tema. Procura demonstrar que as atribuições básicas do direito de almotaçaria (controle do mercado, do sanitário e do edificatório) revelam o núcleo profundo daquilo que era entendido como o urbano. A ciência política tem proposto que o Estado Moderno centralizado nasceu do aprofundamento e desdobramento da esfera administrativa do rei. Todavia, o estudo do direito de almotaçaria pode levar à conclusão que este Estado de políticas públicas nasce pela apropriação das atribuições administrativas da cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Dreher, Marialva Tomio, and Renata Dal Moro. "RESPONSABILIDADE SOCIAL: A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NAS ORGANIZAÇÕES DE BLUMENAU (SC)." Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 4, no. 3 (December 12, 2010): 62. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v4i3.6.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva analisar a participação das mulheres na gestão da responsabilidade social (RS) das Organizações de Blumenau (SC). O método de pesquisa foi à qualitativa e as técnicas exploratórias e descritivas. A população foi de 21 gestoras de RS das organizações vinculadas ao Núcleo de Responsabilidade Social da Associação Comercial e Industrial de Blumenau (NÚCLEO RS/ACIB). Os resultados confirmam que o índice de 21 mulheres gestoras de RS é elevado considerando que há 24 organizações no Núcleo. O perfil demonstra que a maioria é casada e possui filhos, estes motivos não limitam as gestoras a ingressar no mercado de trabalho e a assumir uma gestão de RS, pelo contrário representa uma conquista profissional. Todavia, afirmam que devido ao acúmulo de atividades, doméstica e profissional, ocorrem exigências demasiadas pelo excesso de compromissos. Quanto à gestão da RS, observou-se que há uma identificação pessoal das gestoras com a temática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Moreira, Maria Regina De Avila, Christiane Dos Santos Luciano, Cynthia Ribeiro Luiza do Amaral, Débora Zanghelini, Ingrid De Cássia Souza de Oliveira, and Maria Cecilia Olivio. "Projeto de extensão Faladeiras." Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 17, no. 36 (August 21, 2020): 175–86. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n36p175.

Full text
Abstract:
O projeto de Extensão Faladeiras é um projeto feminista e está vinculado ao Núcleo de Estudos em Serviço Social e Organização Popular (NESSOP) do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Caracteriza-se como ação junto à comunidade, tendo como foco principal a violência de gênero. Da primeira edição em 2017 até agora, o projeto original sofreu modificações, especialmente por avaliações permanentes com as participantes do projeto. Assim, o principal objetivo deste Relato de Experiência é, além de socializar a prática de um projeto de extensão, sinalizar a importância do contexto para indicar as necessidades de mudanças, o que pode ser visto na apresentação das edições. Esse deve ser o compromisso da Universidade Pública com a defesa dos direitos da população, na luta contra todas as formas de opressão e exploração vigentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Aciole, Geovani Gurgel, and Dayana Kelly Silva Oliveira. "Percepções de usuários e profissionais da saúde da família sobre o Núcleo de Apoio à Saúde da Família." Saúde em Debate 41, no. 115 (December 2017): 1090–101. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201711508.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo deste estudo foi explorar a percepção de usuários e profissionais da Estratégia de Saúde da Família sobre o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Trata-se de investigação qualitativa, com entrevista semi-estruturada e grupo focal, sob o prisma da análise de conteúdo. Os profissionais demonstraram conhecimento sobre o Nasf, mas dificuldade em conceituar os dispositivos da proposta. Os usuários, embora não reconheçam o núcleo pelo nome, valorizam e descrevem bem o trabalho, na perspectiva de acesso e qualidade do cuidado. As percepções sugerem que a proposta é reconhecida e valorizada pela população e que é necessário fortalecer as práticas de educação permanente e apoio matricial entre os profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Reis, Maria Gorette dos, and Regiane de Quadros Glashan. "Adultos hipertensos hospitalizados: percepção de gravidade da doença e de qualidade de vida." Revista Latino-Americana de Enfermagem 9, no. 3 (May 2001): 51–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692001000300008.

Full text
Abstract:
Estudo descritivo que objetivou identificar a percepção de qualidade de vida em hipertensos adultos hospitalizados, confrontando os dados relacionados à qualidade de vida com a percepção de gravidade da doença. A população abrangeu 83 pacientes internados na Clínica Médica do Núcleo de Hospital Universitário da UFMS. Os dados foram coletados por meio de entrevista utilizando-se instrumento genérico de avaliação de saúde traduzido e validado no Brasil, o SF-36®. Os principais resultados mostraram que, sob a ótica dos pacientes estudados, a percepção de qualidade de vida é boa, assim como a percepção de ausência de severidade da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography