To see the other types of publications on this topic, follow the link: Nossa senhora de pompeia.

Journal articles on the topic 'Nossa senhora de pompeia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Nossa senhora de pompeia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

De Sousa, Ana Maria. "AS FACES DE NOSSA SENHORA NO IMAGINÁRIO DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA BRASILEIRA." Último Andar, no. 31 (May 5, 2018): 079. http://dx.doi.org/10.23925/1980-8305.2018v1i1p79-97.

Full text
Abstract:
Partindo do pressuposto que os aspectos devocionais mariológicos estão bem fundamentados na Igreja Católica Apostólica Brasileira e que a Nossa Senhora Menina, conhecida também como Nossa Senhora do Bercinho, foi escolhida como padroeira, tentaremos identificar a razão de Nossa Senhora Aparecida (mito apostólico romano) ter a maior prática devocional na ICAB. Assim, propomos desvendar as origens da criação da tradição de Nossa Senhora Menina, inclusive em relação ao processo de apropriação da iconografia italiana. Nesse viés teremos subsídios para compreender melhor a fundação dessa Igreja no Brasil e as estratégias que a levaram a se firmar como alternativa ao catolicismo romano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ribeiro, Lidice Meyer Pinto. "As Muitas Faces de Nossa Senhora dos Remédios." Debates do NER 2, no. 32 (February 6, 2018): 259–87. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8136.72261.

Full text
Abstract:
Através da análise da iconografia de Nossa Senhora dos Remédios, o objetivo deste trabalho é identificar a difusão desta devoção e suas características marcantes e diferenciadoras no que tange a sua íntima correlação com o ideal de libertação de cativos. Para tanto realizou-se pesquisas de campo na França, Espanha, Portugal, Itália (Roma, Arquivos Secretos do Vaticano) e em diversos locais do Brasil, sempre em busca de imagens representativas de Nossa Senhora dos Remédios. Observou-se que a mudança ocorrida na devoção do século XII ao século XXI pode ser percebida através das alterações sofridas pelas representações físicas desta invocação. Palavras-chave: Nossa Senhora dos Remédios. Ordem da Santíssima Trindade e Redenção de Cativos. Trinitários. Nossa Senhora do Leite.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dawsey, John C. "História noturna de Nossa Senhora do Risca-Faca." Revista Estudos Feministas 17, no. 1 (April 2009): 135–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-026x2009000100008.

Full text
Abstract:
No Jardim das Flores, sobre as cinzas do antigo bairro do Risca-Faca, vivem as filhas - ou netas e bisnetas - de escravas e "índias laçadas no mato". Muitas delas também se consideram filhas de Nossa Senhora. A justaposição das linhagens maternas pode suscitar um efeito de montagem. Nas inervações corporais de Nossas Senhoras não lampejam, também, os gestos de índias e escravas? Nos subterrâneos dos símbolos se encontram indícios de "histórias noturnas" de Nossa Senhora. Sobre esse terreno, o estudo de processos de povoamento em Piracicaba, no interior paulista, requer uma espécie de arqueologia: um duplo deslocamento, de um bandeirante povoador a Nossa Senhora, e de Nossa Senhora às índias e escravas "laçadas no mato". Nesses fundos, o gesto de uma mulher "boia-fria" que "fez picadinho de um homem" agita as sombras de uma nação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Somavilla, Nádia, and Thais Scotti do Canto-Dorow. "Levantamento das plantas medicinais utilizadas em bairros de Santa Maria – RS." Ciência e Natura 18, no. 18 (December 9, 1996): 131. http://dx.doi.org/10.5902/2179460x26612.

Full text
Abstract:
A survey done in the districts of Santa Maria, RS, revealed that people make continuous use of medicinal plants. This study was based on interviews made with the residents of seven districts of the city: Nossa Senhora de Lourdes, Medianeira, Nossa Senhora das Dores, Centro, Nossa Senhora do Rosário, ltararé and Patronato. A total of 148 species were registered, belonging to 134 genus and arranged in 64 families. Lists are shown containing the species mentioned in the questionaries, along with the popular name, family, therapeutic indication and pharrnacogeno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cechin, Antônio. "Nossa Senhora Aparecida das Águas." Revista Eclesiástica Brasileira 57, no. 225 (March 31, 1997): 145–57. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v57i225.2488.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Zordan, Paola Basso Menna Barreto Gomes. "VIRGEM SENHORA NOSSA MÃE PARADOXAL." História: Questões & Debates 65, no. 2 (September 22, 2017): 239. http://dx.doi.org/10.5380/his.v65i2.47241.

Full text
Abstract:
Figuras femininas, em especial a Virgem Maria, apresentam aspectos icônicos e mitológicos propícios para se pensar como a mulher é vista, sentida e prospectada. Características da figura são tratadas com a semiologia de Barthes para desenvolver uma crítica junto as invaginações e o pensamento genital de Gilles Deleuze. Com a mitologia semiológica aborda a popularização de sua imagem de culto na contexto do final do século XIX a fim de mostrar criações poética e críticas e através de amostras do paradoxo inerente à imagem. A intenção é construir outros modos de pensar o feminino para problematizar as diferentes séries de sentido que convergem na figura de Nossa Senhora. As imagens em evidência neste texto dão origens a produções sincréticas, onde as relações entre signos sacros e sexuais se imiscuem, evidenciando paradoxos de sentido na devoção mariana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Da Silva, Antonio Jorge Barbosa, Ires Paula de Andrade Miranda, and Calvino Camargo. "A EFETIVIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E DO MODELO DE GESTÃO DESTINADO AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA COMUNIDADE DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO LOCALIZADA NA RDS DO TUPÉ." Revista Contemporânea 3, no. 9 (September 6, 2023): 13742–65. http://dx.doi.org/10.56083/rcv3n9-017.

Full text
Abstract:
Os dados desse estudo trata-se uma tese de doutorado que analisa os parâmetros socioeconômicos e ambientais na comunidade de Nossa Senhora do Livramento da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé no Amazonas. Todavia, esse artigo tem como objetivo geral do trabalho é avaliar a efetividade das políticas públicas e do modelo de gestão destinado ao desenvolvimento social da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Comunidade de Nossa Senhora do Livramento do Tupé. A metodologia da pesquisa foi do tipo exploratório/descritivo, no qual o local da pesquisa é a Comunidade de Nossa Senhora do Livramento do Tupé e a coleta de dados ocorreu por meio de questionário semiestruturado aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com o parecer nº 3.706.046, com 40 perguntas sobre o perfil dos entrevistados, perfil educacional e atenção à saúde, realizado com 252 moradores da referida localidade, sendo a técnica de análise de dados através das informações qualitativas e quantitativas. A análise da organização social, econômica e populacional da comunidade Nossa Senhora do Livramento, abrangendo o conhecimento acerca dessa comunidade tradicional, que é extremamente importante do ponto de vista da utilização e conservação ambiental e do desenvolvimento dessa unidade, uma vez que é fundamental o conhecimento do potencial socioeconômico dessa RDS do Tupé e da Comunidade Nossa Senhora do Livramento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Araújo, Rebeca Oliveira, and Etiane Caloy Bovkalovski. "ANÁLISE DAS VESTIMENTAS FÚNEBRES DE CRIANÇAS SEPULTADAS NA IGREJA NOSSA SENHORA DO PILAR NO ANO DE 1836, SALVADOR." Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas 29, no. 2 (December 2, 2019): 310. http://dx.doi.org/10.18224/frag.v29i2.6808.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa os usos das mortalhas em crianças enterradas na Igreja Nossa Senhora do Pilar, no ano de 1836, em Salvador (BA). Sendo que o objetivo geral se propôs em analisar o motivo da escolha de determinadas mortalhas utilizadas por crianças, com mais especificidade diferenciar as roupas usadas por meninas e meninos enterradas na Igreja Nossa Senhora do Pilar; pesquisar sobre a relação entre o batismo e uso da mortalha nas crianças; investigar a devoção aos santos através do uso das mortalhas. A pesquisa se pauta na metodologia de análise de conteúdo, com abordagem quantitativa, proposta por Bardin. As fontes utilizadas foram registros de óbitos da Igreja Nossa Senhora do Pilar, no ano de 1836.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pardal, Francisco José Pegacha. "“Escravas da Mãy Santíssima”." Caderno Espaço Feminino 34, no. 1 (August 1, 2021): 65–88. http://dx.doi.org/10.14393/cef-v34n1-2021-5.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda a devoção das religiosas dos conventos das Chagas, de Santa Cruz e da Esperança a Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, padroeira de Portugal. Inscritas na Irmandade dos Escravos, fizeram a ponte entre a igreja matriz e os meios claustrais mais nobres da localidade. PALAVRAS-CHAVE: Nossa Senhora da Conceição. Conventos. Irmandade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bonfim, Wátila Misla Fernandes, and Josicleia Sousa Ribeiro. "IRMANDADES DE SANTOS PRETOS NO JULGADO DE NATIVIDADE – ANTIGO NORTE DE GOIÁS DOS SÉCULOS XVIII E XIX: CONVIVER, ORAR, RESISTIR..." Revista Multidisciplinar do Amapá 3, no. 1 (2023): 20–32. http://dx.doi.org/10.56856/remap.v3i1.414.

Full text
Abstract:
Nos séculos XVII e XVIII, o sertão do norte da capitania de Goiás, atual Estado do Tocantins, foi devassado por sertanistas, missionários e criadores de gado vindos da atual região Nordeste, especialmente do sul de Pernambuco, Bahia e Piauí e, por fim, pelas levas de aventureiros em busca de descobrirem minas auríferas. As minas de Natividade foram encontradas e exploradas a partir de 1734, pela expedição do bandeirante Antônio Ferraz de Araújo. Natividade, teve no período colonial 5 templos religiosos, ligados às irmandades: Nossa Senhora da Natividade, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Nossa Senhora do Terço, São Benedito e a capela rural de Nosso Senhor do Bomfim. A presente pesquisa busca descortinar a presença das irmandades de santos pretos no julgado de Natividade, tais como Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito, e as estratégias utilizadas pelos escravos e forros dentro destas confrarias. Através da pesquisa bibliográfica e documental em inventários e testamentos do recorte entre 1797-1850, percebeu-se a importância destes espaços na construção da identidade dos povos africanos e seus descendentes nas minas brasileiras do antigo norte de Goiás.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Laumonier, Isabel, and Mário Geremia. "Festividade de nossa senhora de Copacabana." TRAVESSIA - revista do migrante, no. 11 (December 24, 1991): 27–36. http://dx.doi.org/10.48213/travessia.i11.299.

Full text
Abstract:
Cada grupo de migrantes se reveste de características próprias, percorre uma história e uma= geografia particulares. O trabalho que apresentamos aqui - referente ao grupo boliviano na Argentina - tenta realizar uma breve aproximação da dinâmica dessa comunidade e lançar um pouco de luz sobre as estratégias que permitiram a tal coletividade fazer frente a uma dura realidade econômica, a uma política migratória equívoca e a preconceitos mais ou menos encobertos. spírito do “ayllu” (vide glossário) atua para além dos limites bolivianos e de que forma as redes de parentesco (carnal ou ritual) se estendem superando fronteiras. Tomamos como parâmetro o processo de desenvolvimento de uma festa religiosa, colocando em cena a movimentação de uma coletividade em torno de um fim comum: neste caso, a celebração da festa de N. S. de Copacabana, tal como se desenvolve há muitos anos em vários pontos do país, especialmente no Bairro de Vila Soldati.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Sales, Lilian. "aparições de Nossa Senhora em Jacareí." Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião 13, no. 14 (October 26, 2020): 67–92. http://dx.doi.org/10.22456/1982-2650.19960.

Full text
Abstract:
Neste artigo analisamos o processo de modelagem realizado na aparição de Nossa Senhora na cidade de Jacareí, no interior do Estado de São Paulo. Observamos como, por meio deste processo, acontece a aproximação entre este fenômeno e um padrão de aparições formado durante o final do século XIX na Europa, destacando a centralidade do reconhecimento dos elementos simbólicos recorrentes em aparições marianas para a construção da legitimidade da manifestação de Jacareí.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Carmelino, Ana Cristina. "Novas representações de Nossa Senhora Aparecida." REVER: Revista de Estudos da Religião 23, no. 1 (July 27, 2023): 135–50. http://dx.doi.org/10.23925/1677-1222.2023vol23i1a9.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é mostrar diferentes ethé de Nossa Senhora Aparecida representados em charges. O que justifica a análise é o fato de as imagens construídas para Nossa Senhora pelos desenhistas serem singulares e distintas das comumente feitas pelos fiéis. As produções foram veiculadas no dia dedicado à padroeira do Brasil, 12 de outubro de 2022. Nessa data, políticos que disputavam as eleições naquele mês estiveram presentes ao Santuário. A atitude dos candidatos foi vista como ato de campanha. Isso foi sugerido pela imprensa e exposto, de forma mais explícita, em charges sobre o tema. Duas delas são consideradas neste texto por sintetizarem dois ethé frequentes nos desenhos analisados: o de vítima e o de justiceira. O artigo se fundamenta na articulação de noções teóricas de três campos, a saber, quadrinhos, discurso e humor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Horta, Ana Paula Santos, and Carolina Herrera Rojas. "Festa de Nossa Senhora de Andacollo." Proa: Revista de Antropologia e Arte 9, no. 1 (October 11, 2022): 171–80. http://dx.doi.org/10.20396/proa.v9i1.17328.

Full text
Abstract:
As festividades à Virgem de Andacollo são realizadas duas vezes por ano no Chile, segundo as celebrações indígenas ancestrais. A primeira, denominada “chica”, acontece no equinócio de primavera ao longo do primeiro domingo de outubro. A segunda, designada “festa grande”, ocorre no solstício de verão, no período de 23 a 27 de dezembro. Atualmente, essas festas foram assimiladas pelas celebrações católicas e atraem centenas de pessoas à pequena Andacollo, na região de Coquimbo. A praça principal é tomada pelo som de caixas, tambores e flautas, as ruas ganham cor e brilho com as vestimentas e estandartes dos devotos. As igrejas tornam-se cúpulas vivas do ir e vir de homens, mulheres e crianças que renovam a cada ano o íntimo propósito de se colocarem diante da imagem de Nossa Senhora de Andacollo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Martins, Cláudia Araújo de Menezes Gonçalves, Edileuza Lobato da Cunha, and Fernanda De Souza Farias. "Roteiro sacro autoguiado no Centro Histórico de Manaus (AM): uma avaliação do patrimônio cultural edificado." Caderno Virtual de Turismo 21, no. 3 (December 27, 2021): 45. http://dx.doi.org/10.18472/cvt.21n3.2021.1913.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo central analisar as igrejas pertencentes ao roteiro sacro autoguiado do Centro Histórico de Manaus/AM e sua relevância como equipamento turístico da cidade. Para isso, utilizou-se um instrumento de coleta de dados com 14 variáveis distribuídas em três campos de análise: serviços, infraestrutura e patrimônio. Trata-se de um estudo de caso que avaliou as três igrejas do roteiro sacro de Martins (2015) – Igreja Nossa Senhora da Conceição, Igreja Nossa Senhora dos Remédios e Igreja de São Sebastião. Para tanto, partiu-se de uma abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa exploratória e descritiva no que se refere à finalidade do trabalho. Concluiu-se que, entre as igrejas constituintes do roteiro, a mais bem preparada para o turismo religioso é a Nossa Senhora da Conceição, Catedral Metropolitana de Manaus, pois apresentou melhor infraestrutura e organicidade, segundo nossa análise. Nas demais, verificou-se a necessidade de uma maior aproximação da academia para disponibilizar um produto turístico de qualidade e com continuidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Cristo, Mirian Cristina Siqueira de. "Chólera Morbus no curato de Nossa Senhora Imaculada Conceição do Porto das Caixas: a epidemia relatada nos periódicos." Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura 26, no. 1 (March 23, 2018): 67–80. http://dx.doi.org/10.20396/resgate.v26i1.8648825.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa a epidemia da Chólera Morbus no curato de Nossa Senhora Imaculada Conceição do Porto das Caixas no ano de 1855, e como a doença foi retratada nos periódicos do período. O curato de Nossa Senhora Conceição do Porto das Caixas (RJ) pertencia à então Vila de São João de Itaborahy e, no início do século XIX, quando ainda tinha a nomenclatura de Arraial de Nossa Senhora Imaculada Conceição do Porto das Caixas, já tinha sido atacada por outra mortífera onda de doenças, que ficaram conhecidas pelo nome de “febres do Macacu”. A epidemia da Chólera Morbus, que desembarcou nos portos da província do Rio de Janeiro, chegou na localidade através do transporte de gêneros e passageiros da corte para o interior do recôncavo da Guanabara, vitimando, em sua maioria, a população escrava do curato.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Moreira, Fuviane Galdino. "A beleza do divino: vestes como ornamento na imaginária cristã." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 11, no. 23 (May 22, 2018): 41–56. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v11i23.710.

Full text
Abstract:
As roupas das esculturas cristãs são caras aos estudos dos têxteis. Qualificados como ornamentos por Bonne (1996), os tecidos investigados aqui se conectam a traços do conceito de beleza inspirado na Antiguidade grega. Este artigo propõe uma interpretação sobre o contato entre a História da Arte Sacra e a História do Vestuário a partir da aná- lise dos modos vestimentares de duas padroeiras da América Latina: Nossa Senhora dos Anjos, da Costa Rica, e Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, de Porto Rico. Ambas são objeto de nossa pesquisa de doutorado. A teoria desse estudo se fundamenta em obras advindas da história medieval que continuam repercutindo em períodos mais recentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Cedraz, Ana Claudia Carmo, and Joceneide Cunha dos Santos. "Escravidão, trabalho e família nas Vila Sertanejas do Lagarto em Sergipe e de Conceição do Coité na Bahia (1860-1888)." Revista Crítica Histórica 12, no. 23 (July 31, 2021): 44–82. http://dx.doi.org/10.28998/rchv12n23.2021.0004.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo rastrear trajetórias de vida de homens e mulheres escravizados e a formação de famílias negras em duas regiões sertanejas; a Vila da Nossa Senhora da Piedade do Lagarto na Província de Sergipe e da Freguesia e posterior Vila de Nossa Senhora da Conceição do Coite na Província da Bahia, nas últimas décadas da escravidão. A intenção é apontar dados sobre a constituição da família negra, frente ao regime escravista nas duas Vilas escolhidas. Vilas que possuíam semelhanças nas atividades econômicas e no perfil dos escravizados. Para isso, utilizamos fontes históricas diversas, documentos oficiais, registros cartoriais e eclesiásticos, relatórios de Presidentes da Província, censo de 1872, jornais da época, entre outras fontes. Estas fontes nos legaram informações importantes sobre a última geração de homens e mulheres escravizados em Lagarto e em Nossa Senhora da Conceição do Coité, como viviam, como conseguiram sua alforria, e as estratégias usadas para circular na sociedade escravista nas últimas décadas da escravidão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Farinha, Alessandra Buriol, and Fabio Vergara Cerqueira. "A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de São José do Norte, Brasil: devoção popular e Memória Cultural." Revista Memória em Rede 12, no. 22 (January 30, 2020): 85–107. http://dx.doi.org/10.15210/rmr.v12i22.17879.

Full text
Abstract:
A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de São José do Norte, Rio Grande do Sul, Brasil, ocorre desde o ano de 1811. É uma tradição luso-brasileira herdada de açorianos que ocuparam o território em meados do século XVIII. O objetivo principal deste artigo é destacar alguns elementos da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, considerando, além dos aspectos históricos, a memória viva, importante referência que reforça identidades sociais, utilizando principalmente os conceitos de “memória cultural” e “memória comunicativa”, conforme a teoria de J. Assmann (2006). Pode-se afirmar que a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de São José do Norte, por seus aspectos relacionados ao lugar, tais como as técnicas de trabalho ligadas a atividades primárias, como agricultura e pesca, proporcionam uma “intimidade” com os elementos naturais, além de um sentimento de súplica e gratidão pela fecundidade do solo e das águas, passíveis de compreensão por meio da Teoria da Dádiva, de Marcel Mauss.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Amanda Araújo Santos, Larissa, Shirley Verônica Melo Almeida Lima, Júlia Guimarães Reis da Costa, and Andrezza Marques Duque. "Análise temporal e espacial das Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária em idosos." Revista Brasileira em Promoção da Saúde 36 (October 18, 2023): 13. http://dx.doi.org/10.5020/18061230.2023.13883.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar a dinâmica espacial e tendência temporal das Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária emidosos no estado de Sergipe. Método: Estudo ecológico, com análise espacial e tendência temporal das internações em idosos.Utilizados dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde, considerando como unidades de análiseas sete regiões de saúde e os 75 municípios de Sergipe durante os anos de 2008 a 2020. Resultados: Identificamos os cincogrupos de causas mais prevalentes: pneumonias bacterianas, doenças cerebrovasculares, insuficiência cardíaca, hipertensãoe diabetes mellitus. Regiões com tendência de crescimento: Itabaiana e Nossa Senhora da Glória (pneumonias bacterianas edoenças cerebrovasculares), Nossa Senhora do Socorro (pneumonias bacterianas) e Propriá (diabetes mellitus). Na análiseespacial, foram encontradas taxas muito altas em municípios de todas as regiões de saúde, com destaque para Propriá (em todosos grupos de causas) e Estância e Lagarto (para todos, exceto hipertensão). Clusters com altas taxas foram observados paraas pneumonias bacterianas, doenças cerebrovasculares e diabetes mellitus com predominância na região central e, hipertensãono leste Sergipano. Foram identificados quatro clusters considerados baixos em quatro dos cinco grupos de causas: doençasSantos LAA, Lima SVMA, Costa JGR, Duque AM2 Rev Bras Promoç Saúde. 2023;36:13883cerebrovasculares nos municípios da regional Nossa Senhora da Glória, insuficiência cardíaca e diabetes mellitus nas regiõesde Nossa Senhora da Glória, Itabaiana e Lagarto; hipertensão nas regiões de Itabaiana e Lagarto. Conclusão: O estudo podecontribuir para estratégias de promoção à saúde na atenção primária e nas políticas que visem maior integralidade das açõesna saúde da pessoa idosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Kasper, Gilberto. "Aparecida: Nossa Rainha, Senhora e Mãe, Saravá!" Revista de Cultura Teológica. ISSN (impresso) 0104-0529 (eletrônico) 2317-4307, no. 25 (April 4, 2013): 87. http://dx.doi.org/10.19176/rct.v0i25.14621.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Oliveira, José Lisboa Moreira de. "As “aparições” de Nossa Senhora: uma avaliação teológica." Revista Eclesiástica Brasileira 56, no. 223 (September 30, 1996): 563–97. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v56i223.2511.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Cardoso Cezário, Vanessa. "Cinema ruandês." Revista Ponto de Vista 13, no. 1 (March 1, 2024): 01–04. http://dx.doi.org/10.47328/rpv.v13i1.17228.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Freire, Ralyanara Moreira. "Materialidades e preces no Sertão Cerrado." Proa: Revista de Antropologia e Arte 8, no. 2 (April 8, 2023): 120–37. http://dx.doi.org/10.20396/proa.v8i2.17590.

Full text
Abstract:
“Lá no alto de São Benedito, onde sol e a lua alumeia. Lá no alto tem um caminho onde Nossa Senhora passeia”. Ritmado pela batida forte dos tambores, os Ternos de Congadas se destacam nas ruas de bairros e vilarejos. As procissões partem dos barracões das comunidades até a chegada final nas igrejas que têm Nossa Senhora do Rosário e São Benedito como santidades cultuadas. O mastro se faz imponente com a bandeira destes santos, e a coroa do rei do Congo é entregue à família que dará prosseguimento ao festejo no ano seguinte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Gonçalves, Ana Maria. "EDUCAÇÃO CATÓLICA EM GOIÁS: as Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário de Monteils." Poíesis Pedagógica 12, no. 2 (March 29, 2016): 45. http://dx.doi.org/10.5216/rpp.v12i2.33664.

Full text
Abstract:
Com o propósito de discutir a ação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário de Monteils no campo educacional goiano, esse artigo analisa as circunstâncias que marcaram a vinda dessa congregação para Goiás, assim como a ação educacional estabelecida por elas de sua chegada ao Brasil à criação do Colégio Sant’Anna na Cidade de Goiás. A congregação das Dominicanas de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário de Monteils foi criada em 1850 em Aveyron na França. As irmãs Dominicanas chegaram a Uberaba, no estado de Minas Gerais, no ano de 1885. Elas vieram com a missão de auxiliar o trabalho pastoral desenvolvido pelo bispo Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão. Esse artigo sustenta que a congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário de Monteils exerceu um papel preponderante na reforma católica e na educação feminina em Goiás. Identifica os modos-chave segundo os quais essa educação foi realizada, destacando que a promoção dos valores familiares e o reforço do papel das mulheres como sustentáculos morais da sociedade tiveram grande apelo junto da sociedade goiana à época.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Lima, Geraldo Gonçalves de, and Décio Gatti Júnior. "A formação continuada das docentes do curso normal do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio (Patrocínio – MG, 1947–1971) e a educação escolar como estratégia da “restauração católica”." Revista HISTEDBR On-line 12, no. 46 (September 16, 2012): 94. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640073.

Full text
Abstract:
O trabalho docente era assumido pelas próprias religiosas da Congregação. O presenteartigo tem por objetivos: compreender os valores católicos como base inspiradora;descrever os desafios do ensino e o trabalho das religiosas mestras; discutir as principaisquestões burocráticas inerentes às perspectivas da formação acadêmica e continuada. Operíodo abrange o Decreto Estadual 2.400 (07/02/1947), quando há o mandato para oEnsino Normal de 2.º ciclo, do Colégio Normal Nossa Senhora do Patrocínio. Se encerraquando o Ensino Normal é extinto com a Lei 5.692/71. Os “Cursos de Férias” eramfrequentados para garantir não só a atualização dos conhecimentos e práticas, mas tambémcomo atendimento às prerrogativas legais. Os procedimentos metodológicos foram apesquisa bibliográfica de alguns autores como Azzi (1992), Manacorda (2004) e Segers etall (1995); no exame interpretativo de documentos da Igreja Católica, como a Encíclicapapal “Divini Illius Magistri”, Pio XI; na investigação da Lei Orgânica do Ensino Normal(1946); e, finalmente, no tratamento de fontes documentais presentes na secretaria doColégio Normal Nossa Senhora do Patrocínio. A formação de normalistas do ColégioNormal Nossa Senhora do Patrocínio consistia em parte da estratégia católica de“restauração”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Pascoaloto, Domitila, Maria do Socorro Rocha da Silva, Antônia Gomes Neta Pinto, Terezinha de Jesus Gonçalves, Vanessa Karem Carvalho Lins, Juliana Freitas Lins, Roberta Kelly Batalha da Silva, and Eliana Emiko Araújo Takano. "MACROALGAS E QUALIDADE DA ÁGUA EM TRÊS COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA BACIA DO TARUMÃ-MIRIM, MANAUS (AM)." Caminhos de Geografia 10, no. 29 (March 15, 2009): 135–43. http://dx.doi.org/10.14393/rcg102916021.

Full text
Abstract:
Este estudo foi desenvolvido como subsídio para explicar a alunos do ensino fundamental a importância do meio físico para organismos aquáticos. Foram investigadas as macroalgas e a qualidade da água do rio Tarumã-Mirim, próximo às comunidades Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Livramento e São Sebastião. O estudo foi realizado entre setembro/2006 e maio/2007. As características físico-químicas da água nos três locais foram condizentes com as esperadas para rios de água preta: ácidas, com valores baixos de turbidez e condutividade, embora em alguns locais, com maior incidência de pessoas, principalmente nos finais de semana, o pH tenha sido superior a 5,0. A existência dos balneários ou das comunidades não afetou significativamente a qualidade da água dos rios, oposto do que foi observado anteriormente na parte urbana da bacia do Tarumã-Açu, onde as águas de quase todos os igarapés já estão contaminadas por esgotos domésticos e pelo "churumeâ€? do aterro sanitário. Macroalgas estiveram em Nossa Senhora de Fátima e do Livramento, onde houve substrato disponível. As espécies encontradas também não indicam contaminação das águas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Belusso, Gisele, and Terciane Ângela Luchese. "O caderno de sabatinas: uma proposta de análise sobre culturas e práticas escolares do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha (Rio Grande do Sul/Brasil)." Cadernos de História da Educação 17, no. 2 (August 1, 2018): 460. http://dx.doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-11.

Full text
Abstract:
O presente artigo comunica resultados de pesquisa na temática da História da Educação, atentando para o processo histórico do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha/RS (1922-1954). Nesse sentido, tem como objetivo analisar indícios das culturas e práticas escolares a partir da cultura material. Para tanto, utilizou-se, principalmente, um caderno de sabatinas e também outros documentos, tais como o livro de atas de comemorações cívicas, livros de chamada, legislação vigente e memórias de ex-alunos e ex-professoras-religiosas. O aporte teórico é o da História Cultural e, como metodologia, foi utilizada a análise documental e a história oral. A análise permitiu perceber elementos das culturas e práticas escolares que permearam o cotidiano do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, no ensino primário, na década de 40 do século XX.Palavras-chave: Práticas escolares. História das instituições. Ensino Primário.AbstractThis article presents research results within the subject History of Education, paying attention to the historic process of Nossa Senhora de Lourdes School, Farroupilha/RS (1922-1954). In this sense, its objective is to analyze signs of culture and school practices from material culture. For this, an evaluation notebook and other documents were mainly used, as well as a minute book of civic commemorations, roll call books, existing legislation and memories of ex-students and ex-teachers-Sisters. The theoretical contribution is that of Cultural History, and, as methodology, the document analysis and oral history were used. The analysis allowed noting elements of school cultures and practices that permeated Nossa Senhora de Lourdes School daily routine, in primary school, in the forties of the twentieth century.Key words: School practices. History of institutions. Primary teaching. ResumenEste artículo comunica resultados de investigación en la temática de la Historia de la Educación, atentando para el proceso histórico del Colegio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha/RS (1922-1954). En este sentido, tiene por objetivo analizar indicios de las culturas y prácticas escolares a partir de la cultura material. Para tanto, se utilizó, principalmente, un cuaderno de pruebas y también otros documentos, tales como el libro de actas de conmemoraciones cívicas, libros de presencias, legislación vigente y memorias de ex-alumnos y ex-maestras religiosas. El aporte teórico es el de la Historia Cultural y, como metodología, fue utilizado el análisis documentario y la historia oral. El análisis permitió descubrir elementos de las culturas y prácticas escolares que permearon el cotidiano del Colegio Nossa Senhora de Lourdes, en la enseñanza primaria, en la década del 40 del siglo XX.Palabras clave: Prácticas escolares. Historia de las instituciones. Enseñanza Primaria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Magnani, José Guilherme Cantor. "Identidades." TRAVESSIA - revista do migrante, no. 19 (August 1, 1994): 3. http://dx.doi.org/10.48213/travessia.i19.408.

Full text
Abstract:
Título do número 19 de Travessia, Identidades - grafado no plural, é duplamente sugestivo. De um lado, aponta para a diversidade dos temas, personagens e situações abordadas pelos autores: índios, negros, trabarurais, nordestinos no sul, gaúchos no norte e até portugueses, devotos de Nossa Senhora de Fátima, em Paris. Título do número 19 de Travessia, Identidades - grafado no plural, é duplamente sugestivo. De um lado, aponta para a diversidade dos temas, personagens e situações abordadas pelos autores: índios, negros, trabalhadores rurais, nordestinos no sul, gaúchos no norte e até portugueses, devotos de Nossa Senhora de Fátima, em Paris. [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Cardeal, Analine Maquea. "Religião e arte no litoral paranaense: uma releitura das igrejas barrocas do século XVIII." Revista NEP - Núcleo de Estudos Paranaenses da UFPR 2, no. 3 (June 29, 2016): 229. http://dx.doi.org/10.5380/nep.v2i3.47259.

Full text
Abstract:
O trabalho analisa a arquitetura campeira a partir da colonização portuguesa e suas influências na construção do centro histórico das vilas fundadas no século XVIII, compreendendo o desenvolvimento da cidade através das construções das igrejas e com isso demonstrar a influência da ocupação portuguesa no uso da arquitetura barroca da época. As construções analisadas são a Igreja de Nossa Senhora do Pilar de 1714, a Igreja do Bom Jesus do Sairá de 1789, ambas de Antonina; a Igreja de São Sebastião do Porto de Cima, de 1779, de Morretes; e a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, de 1766, em Guaratuba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Rodighero, Ivanir Antônio. "Mãe Aparecida no embate entre ciclo do açúcar e do ouro." Revista Eclesiástica Brasileira 56, no. 222 (June 30, 1996): 364–86. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v56i222.2529.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Dias, Michele Dos Santos, and Renato Kirchner. "UMA PIETÀ BRASILEIRA: A ESCULTURA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE EM CAETÉ, MINAS GERAIS." Revista Caminhos - Revista de Ciências da Religião 17, no. 2 (September 10, 2019): 669. http://dx.doi.org/10.18224/cam.v17i2.7059.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo apresentar a escultura de Nossa Senhora da Piedade localizada em Caeté, MG, sua origem e contexto histórico. Para isso, será apresentada a conjuntura em que foi produzida a escultura, tema de inspiração da obra, estilo artístico e a importância no campo religioso deste importante Patrimônio Histórico e Artístico tombado pelo IPHAN. Para atingir este objetivo, serão tomados como base dois importantes estudos sobre a obra e o santuário: "A Serra e o Santuário Nossa Senhora da Piedade: uma herança setecentista das Minas do Ouro", de José Carlos Vargens Tambasco e "O Aleijadinho na Serra da Piedade", de Edmundo Fontenelle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Médard, Biembe Bakamba, and Miguel Ysrrael Ramirez-Sánchez. "Mediação como método de resolução de confl itos escolares, da escola Nossa Senhora de Fátima." Cadernos de Pesquisa 27, no. 1 (August 7, 2020): 349. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v27n1p349-379.

Full text
Abstract:
Este artigo tem em vista analisar a mediação escolar de confl itos e sua viabilidade na Escola da Nossa Senhora de Fátima (ENSF) na cidade da Beira em Moçambique. Nesta pesquisa a mediação escolar é concebida como um elemento importante da fi losofi a educativa e como uma oportunidade de formação pessoal e social para resolver os confl itos do dia-a-dia e promover uma cultura de paz. O estudo tem quatro objetivos específi cos: a) identifi car que tipo de confl itos ocorrem na ENSF; b) descobrir as fontes e os níveis de conflitos na ENSF; c) reconhecer a forma como são geridos confl itos na ENSF; e d) sugerir a mediação como um dos métodos de resolução de confl itos na ENSF. A conclusão deste estudo traduz-se em várias sugestões práticas, nomeadamente a criação e implementação de um Departamento de Serviços de Apoio ao Aluno (DSAA), como espaço de convívio, onde os alunos possam ter e sentir a liberdade de expressão para resolver as suas diferenças.Palavras-chave: Mediação escolar. Gestão de conflitos. Escola Nossa Senhora de Fátima. Cidade da Beira. Pesquisa em sala de aula.Mediation as a method of resolving school confl icts, the Nossa Senhora de Fátima school AbstractThis article aims to analyze the school mediation of confl icts and their viability in the School of Our Lady of Fátima (ENSF) in the city of Beira in Mozambique. In this research, school mediation is conceived as an important element of educational philosophy and as an opportunity for personal and social formation to resolve day-to-day confl icts and promote a culture of peace. The study has four specifi c objectives: a) identify what kind of conflicts occur in the NSS; b) to discover the sources and levels of conflicts in the ENSF; c) recognize the way conflicts are managed in the ENSF; and d) suggest mediation as one of the conflict resolution methods in ENSF. The conclusion of this study is translated into several practical suggestions, namely the creation and implementation of a Student Support Services Department (DSAA), as a convivial space where students can have and feel the freedom of expression to solve their differences.Keywords: School mediation. Conflict management. Nossa Senhora de Fátima school. City of Beira. Research in the classroom.Mediación como método de resolución de confl ictos escolares, de la escuela Nossa Senhora de FátimaResumenEste artigo tiene como objetivo analizar la mediación escolar de conflictos y su viabilidad en la Escuela de Nossa Senhora de Fátima (ENSF) en la ciudad de Beira en Mozambique. En esta investigación la mediación escolar es concebida como un elemento importante de la filosofía educativa y como una oportunidad de formación personal y social para resolver los conflictos del día a día y promover una cultura de paz. El estudio tiene cuatro objetivos específicos: a) identificar qué tipo de conflictos ocurren en la ENSF; b) descubrir las fuentes y los niveles de conflictos en la ENSF; c) reconocer la forma como son generados los conflictos en la ENSF; e d) sugerir la mediación como uno de los métodos de resolución de conflictos en la ENSF. La conclusión de este estudio se traduce en varias sugerencias prácticas, a través de la creación e implementación de un Departamento de Servicios de Apoyo al Alumno (DSAA), como espacio de convivio, en donde los alumnos puedan tener y sentir la libertad de expresión para resolver sus diferencias.Palabras clave: Mediación escolar. Gestión de conflictos. Escuela Nossa Senhora de Fátima. Ciudad de Beira. Investigación en el salón de clases.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Silveira, Diego Omar, Ericky da Silva Nakanome, and Pedro Coelho. "O Boi, a Santa e a fé." Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social 8, no. 15 (July 14, 2021): 1–16. http://dx.doi.org/10.21680/2446-5674.2021v8n15id24269.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Flores, Moacyr. "Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Viamão." Estudos Ibero-Americanos 25, no. 2 (December 31, 1999): 197. http://dx.doi.org/10.15448/1980-864x.1999.2.25513.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

de Almeida Souza, J. B. "Virgem Imperial:: Nossa Senhora e imperio maritimo portugues." Luso-Brazilian Review 45, no. 1 (June 1, 2008): 30–52. http://dx.doi.org/10.1353/lbr.0.0014.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Moraes Pinto, Deise Cristina de, Karen Sampaio Braga Alonso, and Rafael Rodrigues da Silva Cardoso. "Lose, Alícia Duhá; Mazzoni, Vanilda Salignac (2015; 2016). Coleção Uma história escrita à mão. Volumes I e II." LaborHistórico 2, no. 2 (December 27, 2016): 253. http://dx.doi.org/10.24206/lh.v2i2.10014.

Full text
Abstract:
<p>Resenhas das seguintes obras:</p><p>LOSE, Alícia Duhá; MAZZONI, Vanilda Salignac. <em>Atas da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia (1869 a 1879) e da Irmandade Nossa Senhora do Rosario, São Benedicto e Sant'Anna (1933)</em>. Col. Uma história escrita à mão, vol. I. Salvador: Memória e Arte, 2015, 184p.</p><p>LOSE, Alícia Duhá; MAZZONI, Vanilda Salignac. <em>Manuscritos do antigo Recolhimento dos Humildes: documentos de uma história</em>. Col. Uma história escrita à mão, vol. II. <em> </em>Salvador: Memória e Arte, 2016, 172p.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Monteiro, Lívia Nascimento. "História Oral e as festas do Rosário: memória, ancestralidade e identidade negra em Minas Gerais." Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura 22, no. 1 (October 27, 2014): 31. http://dx.doi.org/10.20396/resgate.v22i27.8645765.

Full text
Abstract:
O artigo procura reconstituir aspectos da festa da Congada e Moçambique de Piedade do Rio Grande – Minas Gerais, a partir das entrevistas orais realizadas com membros de diferentes gerações de congadeiros e moçambiqueiros. Reconhecida como festa do povo negro em devoção a Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora das Mercêse São Benedito, a festa do Rosário de Piedade do Rio Grande rememora a escravidão e a Abolição, em seus cantos, ritmos e rituais, desde a década de 1920 até o tempo presente. A abordagem histórica desse artigo procurará demonstrar os atores políticos coletivos envolvidos na festa, a relação com a ancestralidade negra, a memória de antepassados escravos e a valorização da identidade negra em Minas Gerais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Pimentel Águas, Carla Ladeira. "FESTA E FRONTEIRA: AS CELEBRAÇÕES INTERSTICIAIS DO QUILOMBO DE CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS." Revista de História das Ideias 35 (September 17, 2018): 463–78. http://dx.doi.org/10.14195/2183-8925_35_17.

Full text
Abstract:
O presente artigo explora os vínculos entre festa, identidade e resistência, baseando-se na trajetória do quilombo pernambucano de Conceição das Crioulas e a partir do conceito de fronteira – aqui entendido como um instável espaço intersticial de encontro e articulação. Através da discussão de três aspetos – a festa de Sábado de Aleluia, a novena de Nossa Senhora da Assunção e a comemoração abrangente dedicada à santa – busca identificar fenômenos tipicamente fronteiriços, em termos intra e interculturais, sinalizando para o papel da festa para a manutenção dos elos identitários e para a negociação e afirmação perante o «outro». No primeiro momento, discute-se a fluidez do espaço fronteiriço através da celebração de Semana Santa realizada na exata fronteira geográfica que divide o território quilombola e o território indígena Atikum, de quem a comunidade é vizinha. No segundo momento, analisa-se a cerimôniade passagem de testemunho realizada nas noites de novena de Nossa Senhora da Assunção, quando cada subgrupo que compõe o quilombo reafirma seu pertencimento a Conceição das Crioulas. No terceiro momento, é discutido o papel da celebração de Nossa Senhora da Assunção perante o «outro» externo à comunidade, explorando-se desde as origens do protagonismo dos quilombolas sobre a festa até as suas grandes dimensões atuais, de maneira a reunir uma variada gama de atores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Ritter, Jamila, and Anelise Pieniz Lunge. "Memória do grupo de idosos Nossa Senhora de Lurdes." Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar 4, no. 2 (December 15, 2015): 125–31. http://dx.doi.org/10.24302/sma.v4i2.671.

Full text
Abstract:
Conhecer a história de um grupo de idosos nos faz pensar como será nosso futuro, faz nos refletir aonde podemos ajuda-lós também pode se perceber como é importante manter atividades físicas melhora nossa saúde e nossa memória. Tenho como principio verificar a qualidade de vida no que diz respeito aos relacionamentos do grupo de idosos Nossa Senhora de Lurdes, o qual está situado no Distrito de Tamanduá, Concórdia SC. Resgatar a história do grupo de idosos é manter viva as memórias de uma comunidade e de uma região, assim resgatando uma cultura que é levada de geração em geração. Percebeu-se que ao longo desta pesquisa que o grupo mantém forte as raízes na comunidade e seus integrantes sentem-se muito felizes em participar deles, aguardando com expectativa os dias de seus encontros. É nítido perceber o grau de satisfação deste grupo, tanto pelo grau de desenvolvimento de atividades físicas e mentais como o de convivência entre todos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Santos, Magno. "No sertão e na capital, salve Aparecida: peregrinações em Sergipe no tempo presente." Estudos Históricos (Rio de Janeiro) 28, no. 55 (June 2015): 169–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21862015000100010.

Full text
Abstract:
ResumoAs peregrinações constituem uma das principais facetas do catolicismo no mundo ocidental. Elas estão presentes na cultura judaico-cristã e em pleno século XXI ainda exercem um papel relevante no processo de congregação de devotos. Este artigo se debruça sobre duas peregrinações devotadas a Nossa Senhora Aparecida em Sergipe, ambas instituídas no primeiro decênio do século XXI. A primeira, designada em 2004, ocorre no sertão sergipano, no município de Nossa Senhora Aparecida. A segunda, criada no mesmo ano, ocorre na periferia da capital sergipana, no Conjunto Bugio, onde há um santuário mariano. Com esse exame, pretendemos entender a constituição, pautada no uso de diferentes linguagens da cultura religiosa, de novos santuários em torno de devoções tradicionais em Sergipe no tempo presente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Sales, Lilian. "Redes e peregrinações." Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião 11, no. 11 (October 22, 2020): 59–91. http://dx.doi.org/10.22456/1982-2650.8387.

Full text
Abstract:
Neste artigo analisamos a circulação das aparições de Nossa Senhora e de outras manifestações marianas contemporâneas no Brasil. Essa circulação ocorre por meio de peregrinações – de pessoas e dos próprios fenômenos – pelo país. Devemos nos deter em dois aspectos fundamentais e complementares para o sucesso destes eventos: por um lado, a importância das redes paroquiais, como as formadas pelos grupos de oração da RCC, na divulgação e realização das peregrinações – geralmente ônibus que partem de uma paróquia, tendo como destino uma aparição de Nossa Senhora. Por outro lado, apenas as redes paroquiais não são suficientes para explicar o sucesso destes eventos, articulados a partir de redes desterritorializadas, utilizando-se de outras formas de contato e comunicação entre as pessoas, que ultrapassam a paróquia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Honor, André Cabral. "CULTURA CARMELITA EM AÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA ORIGEM ELIANA DA ORDEM DE NOSSA SENHORA DO CARMO." Sæculum – Revista de História 37, no. 37 (December 20, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2017v37n37.39326.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca analisar a origem eliana da Ordem Primeira de Nossa Senhora do Carmo através da perspectiva da História Cultural, formulando-se, para isso, o conceito de cultura histórica carmelita. A análise utilizou como fontes primárias as principais crônicas carmelitas que narram a história da Ordem, que sempre principiam com a presença do profeta Elias na Terra, seja narrando sua história desde o seu nascimento ou tomando como ponto de partida o seu ciclo bíblico. Fruto de extrema controvérsia, a origem eliana possui papel fundamental dentro da Ordem Carmelita ao proporcionar à congregação a primazia da antiguidade entre o clero regular conectando a presença do profeta no Monte Carmelo ao surgimento da devoção à Nossa Senhora do Carmo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Santos, Magno Francisco. "“ENTRE RAIOS DE FOGO E GIROS DE SOL”: VIDENTES DE APARIÇÕES MARIANAS E OS ESCRITOS DE MENSAGENS ANTICOMUNISTAS (BRASIL E PORTUGAL)." Cultura y Religión 11, no. 2 (December 31, 2017): 150–71. http://dx.doi.org/10.61303/07184727.v11i2.791.

Full text
Abstract:
As aparições marianas constituem um dos principais fenômenos do catolicismo. Trata-se de uma crença que perpassou os diferentes momentos do cristianismo e marcou a proliferação de registros escritos que legitimavam a formação de santuários, nos quais são elucidadas as memórias dos videntes, dos milagres da aparição e o teor das mensagens marianas. Este artigo tem como foco os registros mnemônicos sobre as mensagens marianas, ocorridas nos quatro primeiros decênios do século XX no Brasil e em Portugal. Desse modo, por meio dos inquéritos eclesiásticos e da escrita epistolar, elucidamos o teor anticomunista presente nas memórias acerca das aparições marianas de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal (1917), Nossa Senhora das Lágrimas de Sangue, em Campinas, Brasil (1930) e Nossa Senhora das Graças de Cimbres, Pernambuco, Brasil (1936). Com isso, enfatizaremos a trajetória das videntes (Lúcia, Amália e Adélia), que passaram a atuar em diferentes congregações religiosas e a propagação das ideias anticomunistas ao longo da primeira metade do século XX, principalmente, ao longo da década de 30, na qual Brasil e Portugal estavam sob a vigência dos respectivos governos denominados de “Estado Novo”. Neste sentido, torna-se possível compreender a constituição de uma cultura política devocional atrelada ao combate à expansão comunista e ao fortalecimento da União Soviética, na qual a formação dos novos santuários marianos passava a expressar o elemento de resistência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Moraes, Lenise Glaucia de Souza. "A COROAÇÃO COMO PONTE SAGRADA ENTRE A VIRGEM MARIA E AS RAINHAS EUROPEIA, AFRICANA E CONGA "The coronation as sacred bridge between the virgin Mary and the european, african and congo reigns"." PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP 5, no. 10 (December 30, 2014): 313. http://dx.doi.org/10.25247/paralellus.2014.v5n10.p313-328.

Full text
Abstract:
A partir da descrição do percurso histórico de consolidação do cristianismo em Portugal e do contato político, econômico e cultural dessa nação com povos africanos via expansão ultramarina e colonização, esse trabalho pretende descrever um paralelismo entre a divindade e a realeza europeia e africana pela comparação entre as coroações de rainha conga no Reinado de Nossa Senhora do Rosário, descrita em diversos trabalhos acadêmicos, e da Virgem Maria na Igreja Católica de Nossa Senhora de Fátima no bairro Tupi em Belo Horizonte, observada por essa pesquisa, por suas características e coincidências rituais e uso de objetos. Por essas relações, visa-se verificar como as trocas geradas entre o cristianismo e o banto, principalmente, e as reinterpretações de uma cultura por outra produziram uma terceira cultura religiosa, que se faz presente nas irmandades negras e festas de Congado em todo o Brasil, assim como uma terceira figura reinante, que conjuga o divino, o ancestral e o monarca.Palavras-chave: Congado. Performance. Banto. Igreja Nossa Senhora de Fátima. Transculturalidade.AbstractFrom the description of the historical course of consolidation of Christianity in Portugal and the political, economic and cultural contact this nation with African people through overseas expansion and colonization. This paper aims to describe a parallel between the deity and the European and African royalty by comparing coronation of queen conga of Our Lady of the Rosary, described in many academic papers and the coronation of Virgin Mary in the catholic church of Our Lady of Fatima in Tupi neighborhood of Belo Horizonte, observed in this research, because its characteristics and rituals coincidences and use of objects. For these relationships this paper aims to see how the exchange generated between Christianity and Bantu, mainly, and reinterpretations of one culture by another produced a third religious culture that is present in the black sororities and Congo throughout Brazil as well as a third reigning figure, which combines the divine, the ancestor and the monarch.Keywords: Congo. Performance. Bantu. Igreja Nossa Senhora de Fátima. Transculturality.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Penteado Júnior, Wilson Rogério, and Vanhise Da Silva Ribeiro. "VESTIR-SE À BOA MORTE: APONTAMENTOS SOBRE O VESTUÁRIO EM IRMANDADES NEGRAS RELIGIOSAS NA REGIÃO RECÔNCAVA DA BAHIA." Mosaico 10 (August 14, 2017): 100. http://dx.doi.org/10.18224/mos.v10i0.5545.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a roupa enquanto importante elemento que circunscreve a lógica social, ao mesmo tempo em que guarda importância histórica, de duas Irmandades existentes na atualidade: a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte da cidade de Cachoeira e a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte da cidade de São Gonçalo dos Campos, ambas situadas no estado da Bahia. Embora muito se tenha escrito sobre irmandades negras religiosas no Brasil, sobre diferentes épocas e contextos, resultando interessantes e reveladores estudos, é curioso que pouca atenção tenha sido dada à dimensão do vestuário no âmbito das relações socialmente vividas em tais instituições. Para o desenvolvimento deste artigo, são apresentados apontamentos a partir de dados etnográficos que evidenciam aspectos importantes vividos no contexto das irmandades partindo do vestuário como prisma privilegiado de análise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Mendonça, Roselene Candida Barroso, and Sandra Elaine Aires de Abreu. "Estatutos da Escola Doméstica anexa ao Ginásio Auxilium de Anápolis/GO (1940)." Cadernos de História da Educação 21 (August 4, 2022): e139. http://dx.doi.org/10.14393/che-v21-2022-139.

Full text
Abstract:
O Colégio Auxilium de Anápolis/GO (atualmente extinto) foi criado em 1937, quando as Irmãs Salesianas assumiram a Escola Normal de Annapolis – unidade de ensino privada mista, criada em 1931 – que passou a ser denominada de Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora, permanecendo uma instituição privada, mas de ensino feminino. Ao iniciar suas atividades, a Escola Nossa Senhora Auxiliadora oferecia, além do ensino normal, outras duas modalidades de ensino: o Oratório Festivo Dominical e a Escola Noturna de Alfabetização e Educação Profissional, sendo estes últimos ofertados gratuitamente (ANDRADE, 2018). Em 1943, a Escola Nossa Senhora Auxiliadora tornou-se um estabelecimento de ensino secundário ao implementar o ensino ginasial. Diante isso, adequou-se ao Decreto-Lei n. 4.244, de 9 de abril de 1942, passando a ser denominada Ginásio Auxilium de Anápolis. O Ginásio tornou-se, assim, um sucessor desta escola e incorporou seu patrimônio de “[...] Cr. $ 500,00, valor dos seus bens imóveis e instalações” (GINÁSIO AUXILIUM, 1943), tornando-se responsável por todos seus bens e encargos, assumindo a administração de todos os seus recursos, inclusive aqueles advindos do poder público (GOIAZ, 1943). O início de suas atividades ocorreu no dia 15 de março de 1943 (COLÉGIO AUXILIUM, 1988). Ao se tornar um Ginásio, essa unidade escolar ofertava, além do curso ginasial, os cursos: primário, complementar, preparatório ao ginásio e normal, com regime de internato, semi-internato e externato. Nessa época, a instituição passara a disponibilizar gratuitamente a Escola Doméstica, além de manter as obras beneficentes já mencionadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Morga, Antonio Emilio. "Moda masculina em Nossa Senhora do Desterro: século XIX." Revista Percursos 14, no. 27 (December 20, 2013): 200–220. http://dx.doi.org/10.5965/1984724614272013200.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Gonçalves Martins, Cintia, and Giani Rabelo. "CRÔNICAS DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS ESCOLARES DE NOSSA SENHORA:." Revista Pedagógica 23 (September 29, 2021): 1–21. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v22i0.6477.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa a chegada, a atuação escolar e missionária das religiosas da Congregação das “Irmãs Escolares de Nossa Senhora”, em Forquilhinha, Santa Catarina, Brasil, no início do século XX. A Congregação foi fundada na Alemanha, no ano de 1833, pela religiosa Maria Teresa de Jesus Gerhardinger e expandiu-se para diferentes continentes com o objetivo de auxiliar na educação escolar e catequética de crianças e adultos, em especial em localidades onde haviam colônias de migrantes de origem alemã. A pesquisa utilizou como fonte central do estudo o livro de Crônicas do Colégio Sagrada Família, escrito pelas freiras da Congregação. Referido livro de Crônicas se apresenta como um meritório documento histórico em razão de seus registros, que relatam o processo de saída da Alemanha até a chegada das Irmãs Escolares na então colônia alemã de Forquilhinha. Nele se encontram registros sobre as dificuldades encontradas, as realizações e os trabalhos escolares e catequéticos realizados tanto na escola como na comunidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Costa, Christiane Gonçalves. "NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO E O ARQUÉTIPO FEMININO." Revista Mosaico - Revista de História 13 (August 19, 2020): 72. http://dx.doi.org/10.18224/mos.v13i0.7536.

Full text
Abstract:
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um dos títulos dado à Mãe de Deus, pelos católicos e ortodoxos. Ela é representada através de um ícone encontrado no século XV, na Grécia. Esse ícone é venerado em todo mundo através de rituais de celebração eucarística e novenas. Esse artigo apresenta um resumo das características desse ícone, as representações do arquétipo feminino que se encontram nele, a importância de Maria na história e na mitologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography