Journal articles on the topic 'Norme NFC forum'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Norme NFC forum.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 19 journal articles for your research on the topic 'Norme NFC forum.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Terassi, Paulo Miguel de Bodas, José Francisco Oliveira Júnior, Emerson Galvani, and Givanildo De Gois. "Frequência e Intensidade Pluviométrica na Região Norte do Estado do Paraná, Brasil." Geography Department University of Sao Paulo 35 (July 24, 2018): 121–33. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v35i0.134610.

Full text
Abstract:
A precipitação pluviométrica é o atributo climático de maior expressão e importância nas regiões de clima tropical devido à ocorrência dos elevados totais anuais. O presente trabalho objetiva analisar os totais de pluviosidade nas escalas anual, mensal e diário, bem como a intensidade e frequência dos registros diários de chuvas a partir da utilização da técnica de quantis em localidades da região Norte do estado do Paraná (RNP), Brasil. Como objetivo secundário, avaliou-se a associação entre os totais anuais de precipitação e o número anual de dias de chuva (NDC) com os eventos de El Niño - Oscilação Sul (ENOS). Utilizaram-se as séries pluviométricas de cinco estações meteorológicas convencionais para o período de 40 anos. As análises exploratórias da série temporal dos dados pluviométricos foram realizadas no software ambiente R versão 3.3.2. Destacou-se a associação de anos de pluviosidade e o NDC que registraram menos que 25% dos quantis com a ocorrência dos eventos de La Niña. De modo contrário, notou-se que os anos de pluviosidade e NDC superior a 95% dos quantis estiveram relacionados à ocorrência do El Niño em sua maioria. Observou-se a maior frequência dos maiores registros de pluviosidade diária, para os quantis de 75%, 95%, 99% e >99% no período que vai de outubro a março.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carvalho, Josué De Lima, Adriana Do Nascimento Moraes, and Michel Carvalho Ribeiro. "Aderência à NBC TG 29 no Agronegócio de Dendê em Empresas atuantes na Amazônia paraense." Amazônia, Organizações e Sustentabilidade 12, no. 1 (January 19, 2023): 126. http://dx.doi.org/10.17648/aos.v12i1.2610.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem por objetivo analisar o grau de conformidade à aplicação da NBC TG 29 nas empresas de dendê atuantes na Amazônia paraense. Foram analisadas as demonstrações contábeis de 3 companhias que divulgaram as suas demonstrações contábeis de 2019 através do Diário Oficial do Estado do Pará. Na verificação da conformidade foi aplicado um checklist contendo 32 itens que a norma apresenta em relação a divulgação. Após a análise das demonstrações pode-se perceber que as companhias em estudo não estavam em conformidade com a NBC TG 29. Do total de itens avaliados a Agropalma S/A obteve percentual de 47,05% de conformidade, seguida da Tauá Brasil Palma S/A com 38,46% e por último a BBB S/A com 30,76%. Portanto é perceptível que as companhias precisam se atentar o que é disposto na norma, para obterem um padrão passível de compatibilidade.Palavras-chaves: Dendeicultura, NBC TG 29, Conformidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Einsweiller, André Carlos, Luan Costa Beber, and Willian Savaris. "A percepção do profissional contábil sobre a aplicação da NBC TG 1000." Ágora : revista de divulgação científica 23, no. 2 (February 28, 2019): 47–72. http://dx.doi.org/10.24302/agora.v23i2.1620.

Full text
Abstract:
Os procedimentos contábeis advindos com a implantação da NBC TG 1000 proporcionaram uma série de ajustes a serem implantados pelas empresas de pequeno e médio porte. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo identificar qual a percepção dos contadores dos escritórios de serviços contábeis quanto à aplicação da norma NBC TG 1000. Quanto à abordagem, o trabalho caracteriza-se como qualitativa com utilização de recursos quantitativos. Para que os objetivos propostos fossem atingidos, utilizou-se da pesquisa descritiva. A amostra da pesquisa é de caráter intencional e os dados são de fontes primárias, a partir de um questionário estruturado aplicado junto a 18 contadores/escritórios. Os resultados obtidos foram condizentes com a atual situação de convergência das PMEs. Ressalta-se também que os profissionais contábeis estão buscando capacitação para poder aplicar a norma, de forma integral ou mesmo que parcial, levando a seus clientes informações relevantes e fidedignas para que possam tomar decisões dentro das entidades. Destaca-se, que a percepção do profissional contábil em relação ao processo de convergência é positiva, pois consideram que melhorará a informação contábil, ainda que demande mais tempo ou aumente os custos para a organização contábil em função da adequação à norma. Palavras-chave: NBC TG 1000. Empresas de pequeno e médio porte. Percepção dos contadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Moura, Tiago De, Amanda David Mamedes, and Sergio Adelar Brun. "Indicadores da NBC T 15: uma análise da adesão no balanço social da EPAMIG." Revista Brasileira de Administração Científica 12, no. 1 (December 2, 2020): 291–302. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2021.001.0024.

Full text
Abstract:
A preocupação da população com os aspectos sociais e ambientais nos últimos anos faz com que as empresas se adequem a apresentar informações contábeis exigidas pela legislação, além de demonstrarem informações sobre ações sociais e ambientais. Este estudo tem como objetivo principal analisar o nível de adesão dos indicadores da Norma Brasileira de Contabilidade NBC T 15 - Informações de Natureza Social e Ambiental, no balanço social da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). Para atingir o objetivo foram analisados os balanços sociais da EPAMIG dos anos 2016 e 2017. Os demonstrativos foram extraídos do site da empresa, e solicitados via Lei de Acesso à Informação, sendo comparados com os indicadores da NBC T 15. O estudo se justifica pela importância da responsabilidade social e ambiental e da contabilidade como ferramenta na apresentação das informações aos interessados. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritiva com abordagem qualitativa, com dados obtidos a partir de análise bibliográfica e documental. Constatou-se que a EPAMIG apresenta informações acerca dos recursos humanos, sendo a maior adesão aos indicadores. Por sua vez, as informações sobre a interação com o ambiente externo e com o meio ambiente não apresentaram nenhum indicador proposto na norma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Belmonte, Thaís Gomes, and Fernando de Almeida Santos. "A utilização das Demonstrações Contábeis pelas Pequenas e Médias empresas." REVISTA ENIAC PESQUISA 4, no. 2 (November 26, 2015): 143. http://dx.doi.org/10.22567/rep.v4i2.268.

Full text
Abstract:
A NBC TG 1000 insere as pequenas e médias empresas no processo de harmonização das normas contábeis internacionais, assim, a norma traz a exigibilidade da apresentação anual de um conjunto completo de demonstrações por parte dessas empresas. Nota-se a complexidade das exigências considerando que as demonstrações financeiras são, em sua grande maioria, elaboradas apenas para o atendimento das exigências da fiscalização. O objetivo do trabalho consiste em identificar as demonstrações financeiras utilizadas pelos pequenos e médios empresários na gestão de seus negócios e verificar a contribuição da NBC TG 1000 para a superação dos novos desafios propostos às empresas de pequeno e médio porte. Este trabalho é uma pesquisa exploratória dedutiva. Para realização, além da pesquisa bibliográfica foram elaborados dois questionários: um aplicado a pequenos e médios empresários e outro a contadores que atendam à empresas desse porte, para identificar quais demonstrações financeiras são utilizadas no cotidiano do pequeno e médio empresário. Nas considerações finais, conforme a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, foi realizada uma análise comparativa entre as demonstrações exigidas pela nova NBC TG 1000 e, as demonstrações utilizadas pelos pequenos e médios empresários no processo de gestão, a fim de identificar a suficiência de informações obtidas das demonstrações financeiras hoje utilizadas e as agregadas pelas demonstrações exigidas pela norma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nascimento, Ítalo Carlos Soares do, Ana Jeniffer Rebouças Maia, Magali Carvalho Façanha, and Ana Paula Moreno Pinho. "Percepção de Auditores das Big Four sobre o Novo Relatório de Auditor Independente." Sociedade, Contabilidade e Gestão 14, no. 2 (June 3, 2019): 57–79. http://dx.doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.15913.

Full text
Abstract:
As demonstrações financeiras das companhias do ano 2016 foram submetidas a um novo conjunto de Normas Brasileiras de Contabilidade de Auditoria Independente (NBC TA), editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Esse conjunto é representado por seis normas que compõem o chamado Novo Relatório do Auditor Independente (NRA). Dentre tais normas, destaca-se a NBC TA 701, que dispõe sobre a comunicação dos principais assuntos de auditoria no relatório do auditor independente. A partir dessa norma, os auditores passaram a evidenciar os pontos considerados de maior relevância no processo de auditoria da empresa, relatando as razões pelas quais foram considerados relevantes, como foram conduzidos os processos de análises e as suas respectivas conclusões. Destarte, o objetivo do presente trabalho consiste em analisar a percepção de auditores das Big Four sobre o Novo Relatório de Auditor Independente após a emissão da NBC TA 701. A pesquisa foi conduzida pelo método exploratório e qualitativo, através de entrevistas semiestruturadas com seis auditores. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. Os resultados apontam que o relatório dos auditores independentes se tornou mais informativo e melhorou a comunicação dos auditores com os órgãos de governança corporativa. Além disso, revelam que as principais barreiras encontradas foi fazer com que os clientes, principalmente as grandes empresas, pudessem entender efetivamente o que estava sendo aplicado nesse primeiro ano de implementação. Por fim, destaca-se que os assuntos de maior relevância e as áreas avaliadas como de maior risco, sob a ótica dos entrevistados, são sempre aonde há um maior grau de julgamento por parte deles e que geralmente se faz necessário envolver um especialista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Freitas, Débora Pool da Silva, and Walter Nunes Oleiro. "CONTABILIDADE AMBIENTAL: A EVIDENCIAÇÃO NAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA." REUNIR: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade 1, no. 2 (December 14, 2015): 65. http://dx.doi.org/10.18696/reunir.v1i2.29.

Full text
Abstract:
Para garantir longevidade e sucesso das instituições em meio aos desafios de novos mercados, um dos requisitos essenciais atualmente é a correta utilização dos recursos naturais e a divulgação das ações que identifiquem sua preservação, manutenção e correção. Um das formas de garantir transparência e responsabilidade socioambiental é a opção de um dos níveis da Governança Corporativa (GC). O objetivo geral foi identificar de que forma as empresas listadas na BM&FBOVESPA evidenciaram as variáveis da Gestão Ambiental (GA) no conjunto das Demonstrações Financeiras do ano 2008. Para isso foram traçados os objetivos específicos: (i) segmentar as empresas listadas no Nível 1 de GC; (ii) identificar no conjunto das demonstrações financeiras das empresas onde são evidenciadas as variáveis da GA; (iii) verificar o grau de correspondência das evidenciações apresentadas com as informações relacionadas pela NBC T 15; e (iv) descrever as principais ações evidenciadas pelas companhias. Como pesquisa documental aplicada, descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa analisou o conjunto de relatórios financeiros de 40 empresas listadas no nível I de GC listadas na BM&FBOVESPA. Seguindo um roteiro elaborado conforme a norma brasileira de contabilidade, verificou-se o grau de correspondência das informações evidenciadas pelas empresas pesquisadas com o estabelecido na norma. Observaram-se algumas evidenciações de natureza ambientais, entretanto não foi encontrada nenhuma evidenciação nas peças contábeis. Todas as evidenciações foram apresentadas no relatório da administração, demonstrando que as empresas ainda não utilizam a contabilidade e a gestão ambiental como ferramentas úteis e importantes nos aspectos relativos ao meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carvalho, Luiz Nelson Guedes de, Patrícia de Souza Costa, and Alan Teixeira de Oliveira. "Impairment no setor público: particularidades das normas nacionais e internacionais." Revista de Administração Pública 44, no. 4 (August 2010): 839–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122010000400005.

Full text
Abstract:
O impairment no setor público tem sido pouco discutido no meio acadêmico. Os órgãos normatizadores têm publicado pronunciamentos sobre o assunto, enquanto muitas dúvidas surgem e permanecem sem resposta. Diante disso, este artigo analisa as particularidades de normas nacionais e internacionais balizadoras do impairment no setor público: o Gasb 42, os Ipsas 21 e 26 e a NBC T 16.10. Foram analisados aspectos relacionados ao conceito de impairment, à periodicidade de aplicação do teste, para quais ativos deve ser aplicado e o processo de reconhecimento, mensuração e evidenciação da perda por impairment. As principais divergências entre os pronunciamentos são: o Gasb 42 está baseado em princípios e não em regras; os critérios utilizados pelo Gasb 42 para cálculo do fair value são semelhantes àqueles usados pelos Ipsas 21 e 26 para cálculo do valor em uso; o valor de reposição é usado para cálculo do fair value no Gasb 42 e o valor de saída nos Ipsas; apenas o Ipsas 26 utiliza a figura da unidade geradora de caixa; o Gasb 42 não admite a reversão da perda por impairment e os Ipsas não se aplicam a bens reavaliados. Apesar da NBC T 16.10 já estar em vigor no Brasil, todos os ativos públicos e a depreciação precisam ser reconhecidos e mensurados antes da aplicação dessa norma
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Milton Jarbas Rodrigues Chagas, Danival Sousa Cavalcante, Silvana Karina de Melo Travassos, Suelem Katherinne de Macedo Pinto, and Polyandra Zampiere Pessoa da Silva. "Evidenciação contábil dos recursos auferidos pelas OSCIPs do nordeste brasileiro: um enfoque nas subvenções e assistências governamentais." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 12, no. 2 (July 1, 2020): 236–53. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2020v12n2id19282.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar o nível de evidenciação das principais fontes de recursos das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) situadas na região Nordeste do Brasil, enfocando as subvenções e assistências governamentais, uma vez que estas devem seguir normas, tais como o pronunciamento CPC 07 (R1) e a norma contábil NBC TG 07 (R2). Metodologia: A pesquisa se caracteriza como um estudo descritivo, de natureza qualitativa e quantitativa, cujos dados foram coletados das demonstrações contábeis obtidas do website do Ministério da Justiça, referente aos anos de 2010 a 2014. Resultados: Observou-se que apenas 27% das OSCIPs da região Nordeste evidenciaram as subvenções e assistências em conformidade com o pronunciamento e a norma citados, e que algumas instituições dessa região não publicam suas demonstrações contábeis em todo o período em análise. Além disso, os testes mostram que as OSCIPs da região Nordeste não apresentaram conformidade contábil quanto à evidenciação das subvenções e assistências governamentais auferidas, demonstrando uma necessidade de melhoria do processo de accountability pelas OSCIPs. Contribuições do estudo: espera-se trazer o debate a respeito da necessidade da elaboração das demonstrações contábeis pelas OSCIPs, bem como da evidenciação de informações que são exigidas pelos CPCs e normas, para que os usuários tenham informações fidedignas sobre a realidade das organizações para o processo de tomada de decisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Franco, Geovane, Paulo Geovani dos Santos, Gilmar Tavares Lossa, Alessandra Da Silva Campos Souza, and Silvana Duarte. "Novo Código de Ética do contador: uma análise da aceitabilidade na perspectiva dos contadores de Corumbá-ES e os impactos advindos das principais alterações." CAFI - Contabilidade, Atuária, Finanças & Informação 3, no. 2 (July 1, 2020): 195–206. http://dx.doi.org/10.23925/cafi.v3i2.45566.

Full text
Abstract:
O novo código de ética profissional do contador está estabelecido na Norma Brasileira de Contabilidade (NBC PG 01), aprovada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em 7 de fevereiro de 2019. Este estudo tem como objetivo analisar a aceitabilidade do novo código de ética na perspectiva dos contadores, com base na sua atualização que entrou em vigor em 1 de junho de 2019, tendo suas devidas atualizações e exclusões consideradas significativas. Utilizou-se a metodologia classificada como quantitativa, descritiva, documental, e por meio de coleta de dados, os dados apontaram que dos contadores analisados durante a pesquisa, apenas 76% dos contadores da cidade de Corumbá-MS, estavam cientes da atualização do código. Quanto ao aspecto do aviltamento que não consta mais no novo código, cerca de 70% foram contra a atualização, pois será prejudicial à classe contábil. Quanto à divulgação de preços e gratuidades, 76% são contra, devido à desvalorização da classe, evidência que geraria competição desleal e até mesmo a desunião da classe. Quanto ao tabelamento de preços, as respostas se dividiram em 50% contra e 50% a favor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Fonseca, Felipe Augusto Pessoa de Belmont, Karla Katiuscia Nobrega de Almeida, and Robério Dantas de França. "EVIDENCIAÇÃO DE INFORMAÇÕES AMBIENTAIS EM EMPRESAS DO SEGMENTO DE UTILIDADE PÚBLICA LISTADAS NA BM&FBOVESPA: UM ESTUDO SOBRE A EVOLUÇÃO NA DIVULGAÇÃO DESSAS INFORMAÇÕES." REUNIR: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade 2, no. 3 (December 15, 2015): 51. http://dx.doi.org/10.18696/reunir.v2i3.63.

Full text
Abstract:
<span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;"> </span><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-family: &quot;Times New Roman&quot;,&quot;serif&quot;; font-size: 12pt;">O aumento da consciência ambiental pelos consumidores tem exigido das entidades mudanças na divulgação de informações a cerca do relacionamento entre a entidade e o meio ambiente. Nesta perspectiva, o<span style="mso-bidi-font-weight: bold;"> Conselho Federal de Contabilidade contribui ao editar a Norma Brasileira de Contabilidade técnica NBC T – 15, que versa sobre informações de natureza social e ambiental. </span>Este artigo objetivou analisar a aderência das informações ambientais divulgadas nos Balanços Sociais das empresas do setor de utilidade pública listadas na <span style="mso-bidi-font-weight: bold;">BM&amp;FBOVESPA</span> às exigências da NBC T 15, nos exercícios de 2008 a 2010. <span style="mso-bidi-font-weight: bold;">Tal intento adveio da leitura de estudos anteriores sobre o tema, destacando-se o de Cavalcanti <em style="mso-bidi-font-style: normal;">et al</em> (2009), o qual concluiu que houve uma adesão parcial das empresas do segmento de utilidade pública listada na BM&amp;FBOVESPA em 2007, quanto a divulgação de informações ambientais nos moldes da NBC T 15. U</span>tilizou-se a pesquisa documental e de levantamento, descritiva, e com predominância do aspecto quantitativo quanto à abordagem do problema. Foram analisados os Balanços Sociais de 37, 39 e 37 empresas respectivamente nos anos 2008, 2009 e 2010, de um universo de 62. Observou-se que a maioria das organizações estudadas preferiu divulgar seus Balanços Sociais através do relatório da administração. Quanto à aderência à NBC T 15, constatou-se que <span style="mso-bidi-font-weight: bold;">o grau médio foi de 25%. Tal resultado se mostra inferior ao identificado no estudo de Cavalcanti et al (2009) no qual foi observado um percentual de 32%. Constata-se, portanto, decréscimo no nível de divulgação de informações ambientais em conformidade com a NBC T 15, entre 2007 e 2010, no contexto das empresas de utilidade pública, o que pode contribuir para a não promoção de divulgação de informação financeira justa, adequada e completa.</span></span></p><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;"> </span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Lima, Aldemi Coelho, and Valtair Antonio Ferraresi. "Análise da microestrutura e da resistência ao desgaste de revestimento duro utilizado pela indústria sucroalcooleira." Soldagem & Inspeção 14, no. 2 (June 2009): 140–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-92242009000200006.

Full text
Abstract:
O setor sucroalcooleiro tem apresentado um expressivo crescimento nos últimos anos no Brasil, entretanto, a manutenção das indústrias apresenta um elevado custo devido à perda de metal dos equipamentos por mecanismos de desgaste. O objetivo deste trabalho é avaliar a resistência ao desgaste abrasivo e a microestrutura de revestimentos duros depositados em camada única. Foram utilizados quatro tipos de consumíveis utilizados na indústria sucroalcooleira: um eletrodo revestido da liga FeCrC de 4,0 mm de diâmetro e três arames tubulares autoprotegidos de 1,6 mm de diâmetro, de ligas FeCrC, FeCrCNb, FeCrCTiMo. O metal de base utilizado foi um aço SAE 1020. As soldagens com os arames tubulares foram efetuadas no modo de transferência por curto-circuito, com mesmos valores de corrente e tensão de soldagem. Para o ensaio de desgaste utilizou-se o abrasômetro Roda de Borracha, segundo a norma ASTM G65-91. Os corpos de prova de desgaste foram retirados da região central das chapas de testes e da mesma região retirou-se dois conjuntos de amostras para análise microestrutural (microscopia ótica). Os resultados dos ensaios com a roda de borracha mostrou que a liga FeCrCNb apresenta maior resistência ao desgaste, seguida do eletrodo revestido e com pior desempenho a liga FeCrCMoTi e a liga FeCrC. A liga FeCrC (tanto para o eletrodo revestido como para o arame tubular) apresentou microestrutura formada por carbonetos primários M7C3 distribuídos em uma matriz de menor dureza; a liga contendo Nb apresentou microestrutura similar além da presença de carbonetos NbC; por sua vez, a liga com adição de Ti e Mo apresentou a presença de grandes carbonetos primários de titânio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Arias-Gómez, Juan. "Las normas sobre el secreto pontificio. Sistema de defensa." Ius Canonicum 14, no. 28 (March 27, 2018): 332–51. http://dx.doi.org/10.15581/016.14.21341.

Full text
Abstract:
Instructio de pontificio secreto pro eo defendendo duas rationes accepit, quarum prima, officium morale objectivum spectans et in ambitu interni fori evoluta, statuitur cum moralis onerositas eius observantiae declaratur, nihil vero statuto de peccati reservatione. Altera ratio pro iuridico ordine defendendo, cuius forum efficientiae externum est, duobus coactivis instrumentis utitur, sanctione scilicet disciplinae et poenali sanctione, quae duos modos in normas publici commodi rumpendas spectant. Disciplinae sanctio perfecte definita est ac bene dispositus eius processus in applicatione qua eundem accepit atque in Regolamento generale della Cúria Romana ad quod remittit in omnibus suis argumentis. Sanctio autem poenalis in lege invenitur nec determinata nec definita. Poenam statuere, nihil vera legislantibus de eius re et de processu applicationis, relinquere valet in manus exsecutivae potestatis et institutionem et iudicium et iniunctionem poenae, neglectis flagitationibus veri momenti eis videlicet quae distinctionis munerum propriae sunt, tam necessariae ut Mali usus periculum vitetur. Similiter absque legis munimine manent principia exorta ad humanae personae dignitatem tuendam, principium scilicet convenientiae cum legibus -nunc acceptum secundum canonicae oro dinationis species proprias- vel cautionis principium. Poenalis normae relatio videtur constare in morali magis quam in iuridica acceptione pro lege tuenda. Moralis acceptio, ponens auctoritatem solí Deo responsuram, totam potestatem iudicium ferendi de culpa actus et dirimendi de habitudine erga reum própria convictione nitenti iIIi qui officio fungit sepositam habet. Hoc autem solummodo possibile in ordine morali et in eius foro peculiari, interno videlicet sacramentali: sacerdos confessarius illic in persona Christi agit, vitae rationem moralem iudicat et perspicuam notitiam nanciscitur ex reorum confessione quae sincere debet proferri cum a Deo cordis intima scrutante oriatur venia. Valde dissimilis est iuridici ordinis defensio. De humano et terreno negotio hic agitur, cuius solutionem illustrare debent virtutis iustitiae postulationes qua e iudicem quoque attingunt et cogunt ut secundum ius se gerat, id est, secundum probationis positivas normas. His positis existimat Auctor legem multo profecturam in technico-iuridica perfectione, tam necessária hac de re, si, omnibus quae supra protulit consideratis, paragraphus quae poenalem sanctionem statuit iterum exstrueretur.-
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Santos, Geovane Camilo, Camila Lima Bazani, and Dryelle Laiana de Jesus Silva dos Santos. "GRUPO DE VERBALIZAÇÃO E GRUPO DE OBSERVAÇÃO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS." Revista Mineira de Contabilidade 22, no. 1 (April 9, 2021): 96–108. http://dx.doi.org/10.51320/rmc.v22i1.1185.

Full text
Abstract:
As novas demandas das atividades profissionais acarretaram mudanças na educação, substituindo o uso das metodologias tradicionais pelas metodologias ativas e tornando o aluno responsável pelo seu processo de ensino-aprendizagem. Assim, este estudo busca verificar a percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) de Goiânia (GO) quanto às contribuições do Grupo de Verbalização e do Grupo de Observação (GVGO) para o aprendizado da NBC TG - Estrutura Conceitual. Trata-se este estudo de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados mediante questionário aplicado in loco a 129 alunos matriculados na disciplina de Contabilidade Avançada após a aplicação pelo docente do GVGO para aprendizado da referida norma. Os dados foram tratados em planilhas eletrônicas com o fim de verificar o perfil dos respondentes e realizar a análise descritiva quanto às contribuições do GVGO. Além disso, utilizou-se da análise de conteúdo para interpretação das respostas para a questão aberta, sendo criada uma Nuvem de Palavras a fim de reduzir a subjetividade dessa técnica. Para os alunos, essa metodologia facilita o conhecimento e incentiva a participação nas aulas. Eles destacaram a necessidade de um preparo extraclasse, o que, muitas vezes, não têm devido a fatores externos, como atividade profissional durante todo o dia. Acredita-se que o trabalho contribuirá teoricamente com a fomentação de estudos sobre o GVGO, pois são escassas as pesquisas que investigaram as contribuições dessa técnica. De forma prática, esta pesquisa auxiliará os docentes acerca das percepções dos alunos, o que poderá levá-los a adotarem essa metodologia em suas salas de aulas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Silveira, Gabriela Borges, Luiz Alberton, and Ernesto Fernando Rodrigues Vicente. "O ESTADO DA ARTE DA ASSEGURAÇÃO DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE) 2016." Revista de Gestão Social e Ambiental 11, no. 2 (August 30, 2017): 36. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v11i2.1260.

Full text
Abstract:
O objetivo geral desta pesquisa foi descrever o estado da arte da asseguração externa dos relatórios de sustentabilidade das empresas que compõem o ISE 2016. Este trabalho caracteriza-se como descritivo, de caráter quali-quantitativo, mediante uma pesquisa documental, com dados secundários coletados dos relatórios de sustentabilidade e de asseguração externa. Das 35 empresas que compõem a amostra, 28 submeteram seus relatórios de sustentabilidade ao processo de asseguração externa. Os resultados desta pesquisa demostraram que, dos 16 setores distintos de atuação, 61% das empresas atuam em setores regulados, e 58,3% pertencem ao nível de governança Novo Mercado. No entanto, o teste exato de Fisher, em nível de significância de 5%, não suportou a hipótese de que os setores regulados e o segmento do Novo Mercado estariam associados à opção das empresas em assegurar os seus relatórios de sustentabilidade. Quanto aos tipos de relatórios, observou-se a predominância do GRI em 97,14% dos relatórios de sustentabilidade analisados, e ainda uma forte tendência das empresas em divulgar, de forma integrada, as informações de natureza financeiras e não financeiras. Dentre os normativos utilizados pelas prestadoras de garantia, a norma de auditoria contábil NBC TO 3000 (CFC) esteve presente em 71,43% dos trabalhos realizados. Ressalta-se que 82,1% dos trabalhos de asseguração foram feitos por empresas de auditoria independente, o que reforça o know-how por parte das empresas de auditoria contábil neste segmento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Monteiro, Renato Pereira, and Joaquim Carlos da Costa Pinho. "PERCEPÇÕES DE ESPECIALISTAS SOBRE O PROCESSO DE MUDANÇA NA CONTABILIDADE DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO DO BRASIL." ABCustos 12, no. 1 (July 26, 2017). http://dx.doi.org/10.47179/abcustos.v12i1.424.

Full text
Abstract:
O estudo teve por objetivo responder a questionamentos como: (1) de que maneira os especialistas entendem o processo de implantação da NBC T 16.11?; (2) qual é a utilidade e importância desse sistema?; (3) quais são as principais dificuldades encontradas?; (4) qual é a perspectiva de futuro? Para este trabalho, utilizou-se um questionário direcionado aos especialistas em contabilidade do setor público do Brasil. Nove especialistas responderam, e a análise dos dados permitiu constatar que seu estágio de implantação ainda é muito embrionário. Mesmo após o regramento, são raros os entes públicos que implantaram ou tentaram a implantação, a qual é considerada o início de um longo processo. Existe concordância de que elaé importante no contexto atual da gestão pública. Seus contributos são entendidos como comparações de resultados, serviços, setores, entidades, melhoraria da gestão e a utilização dos recursos, efetividade, eficiência, eficácia, planejamento, tomada de decisão, controle social, função alocativa (orçamento) e transparência pública. As dificuldades apontadas foram: falta de sistemas informáticos adequados, baixa remuneração dos profissionais de contabilidade, falta de treinamento e inexistência de regras punitivas para a não adoção da referida Norma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Cardoso Furlan, Rodrigo. "CONTABILIDADE AMBIENTAL E SUA OBRIGATORIEDADE: UMA ABORDAGEM NO ESTADO DE RORAIMA." EXAMÃPAKU 5, no. 1 (June 24, 2013). http://dx.doi.org/10.18227/1983-9065ex.v5i1.1448.

Full text
Abstract:
A Contabilidade Ambiental representa uma nova perspectiva de evidenciação de informações contábeis que, em pouco tempo de existência, já influencia decisivamente o mercado e também os custos das empresas que apresentam grande potencial poluidor no Brasil. Este artigo avalia as normas legais e administrativas existentes sobre o tema, bem como as nuances constantes dos Projetos de Lei ns. 3.116/97 e 1.254/03, que pretendem ampliar substancialmente a Lei 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, de modo a implementar em definitivo a obrigação de contabilização de ativos e passivos ambientais. Sobre o tema foram resumidos estudos relevantes, como a aplicação da Contabilidade Ambiental por empresas brasileiras, por companhias ligadas ao mercado de ações e o conhecimento dos profissionais de contabilidade sobre este instituto regulamentado pela NBC T 15, norma expedida pelo Conselho Federal de Contabilidade. Por fim, diante da inexistência de estudos locais, foi realizada uma entrevista com um profissional da área e professor da Universidade Federal de Roraima do curso de Ciência Contábeis, com experiência comprovada no tema, o qual fez uma abordatem situacional da contabilidade de ativos e passivos ambientais no Estado de Roraima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Silveira de Avila, Edemar, and Adriano José Azeredo. "ADOÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PELAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO VALE DO TAQUARI." Revista Destaques Acadêmicos 9, no. 1 (April 20, 2017). http://dx.doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i1a2017.1316.

Full text
Abstract:
O processo de convergência das IFRS for SMEs foi regulamentado no Brasil pela Resolução CFC nº 1.255/2009 que aprovou a NBC TG 1000. A adoção da referida norma brasileira de contabilidade aplicada a pequenas e médias empresas, trouxe para elas benefícios e desafios. Direciona-se este estudo a identificá-los, bem como analisar o índice de adequação destas empresas. Para a realização do estudo, de caráter qualitativo e quantitativo, coletaram-se demonstrações contábeis referente ao exercício findo de 2015 de 150 pequenas e médias empresas da Região do Vale do Taquari – RS que possuem contabilidade em escritórios terceirizados. Na primeira etapa do tratamento dos dados, foi aplicado um checklist adaptado do CRC/RS na totalidade da amostra. Na segunda etapa, para fins de validação dos resultados do checklist foram selecionadas 10 empresas, dentre as 150, para aplicação de entrevistas junto a seus gestores. A pesquisa revelou que as demonstrações contábeis das empresas não estão condizendo com os fatos que elas praticam. Foi constatado que 75% das respostas apresentaram divergência nos dados fornecidos pelas empresas aos escritórios de contabilidade. Conclui-se que se as empresas não estão transparecendo todas as informações necessárias para a elaboração das demonstrações contábeis, certamente o escritório de contabilidade não terá condições de fazê-lo de forma precisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Tomkinson, Sian. "“This kind of life has no meaning”." M/C Journal 27, no. 2 (April 16, 2024). http://dx.doi.org/10.5204/mcj.3037.

Full text
Abstract:
Voice synthesising software Vocaloid (Yamaha Corporation) is a popular tool for professional and amateur music production. At the time of writing, there are over 770,000 videos tagged ‘vocaloid’ on Niconico; karaoke chain Karatez displays the top five thousand tracks on its Website (Karatetsu); Hatsune Miku Wiki has over 59,000 pages, while the Vocaloid Lyrics Wiki has over 90,000. Vocaloid is part of Japan’s unique media mix, comprising of the software and music but also official collaborations and a significant amount of fan culture. However, while there is academic research on the way that Vocaloid music is produced and consumed (Sousa; Hamasaki et al.; Leavitt et al.; Kobayashi and Taguchi), there is a lack of research into the content of Vocaloid songs and music videos: that is, what kinds of themes and messages are present and what this might suggest for producers and consumers. This article highlights the importance of the content of Vocaloid music. To this end, I have focussed on Vocaloid composer/producer Neru’s 2018 album CYNICISM. Not to be confused with the Vocaloid Akita Neru, Neru’s music tends to focus on negative affect such as depression, loneliness, and anxiety. Documenting such themes helps to illustrate some of the struggles that producers and consumers experience. I provide a brief explanation of Vocaloid, followed by a reflection on their personas and functioning as a Body without Organs (Annett; Lam; Deleuze and Guattari, Anti-Oedipus). Then I introduce Small’s concept of musicking to provide a framework for the way that music transmits certain affects. In the second half of the article, I unpack Neru’s album and its use of imagery, lyrics, and sound. Vocaloids Voice synthesising software Vocaloid was initially released in 2004, the result of a collaboration between Japan’s Yamaha Corporation and Spain’s Pompeu Fabra University (Voctro Labs; Yamada 17). This software allows the user to create singing audio, drawing from recordings of real people called “voicebanks”. These voicebanks are produced by third-party companies, and are typically provided with a persona with an appearance and personality. For instance, the most well-known Vocaloid is Hatsune Miku, while Kagamine Rin and Kagamine Len are those most used by Neru. Essentially anyone who uses the Vocaloid software can become producers – the term used in Vocaloid cultures for composer. Vocaloid is an example of Japan’s “unique media mix”, where the media are produced not just by “the original company”, but also via “commercial collaborations with media franchises”, and “by a creative collective of individuals on the internet” (Leavitt et al. 204 & 211; see also Steinberg). As well as producers there are songwriters, lyricists, tuners, illustrators, and animators. Some people edit Vocaloid videos, creating compilations, ranking them, and so on (Hamasaki et al. 166). There is also a vibrant fan culture of database managers, fan translators, artists, and fiction writers, as well as human cover artists (utaite), such as Mafumafu, who became popular in part due to his covers of Neru’s music. Official corporate production mostly involves Hatsune Miku, and includes concerts, video games, and collaborations for consumer products. Such branding and collaboration illustrates the creation of a complex Vocaloid narrative. Accordingly, most researchers who examine Vocaloid discuss the complex relationships between various content creators and their methods of collaboration (Yamada), as well as Vocaloid as fan-generated media, examining issues such as commercial interest and exploitation (Bell; Sousa; Jørgensen et al.; To; Kobayashi and Taguchi). However, in this article I am interested in why fans strongly enjoy Vocaloid music and find meaning in it; as I will explore below, such fan collaboration is both a symptom and a cause. Personas and Bodies without Organs Although Vocaloid has a crowd-sourced and collaborative production environment, its use of digital voicebanks and significant consumer culture has led to criticism. For instance, Lam (1110–11) describes voicebanks as being “devoid of originality”, suggests that “all Vocaloid works are derivative”, and also that Vocaloid simply allows users “to indulge … within the virtual space of fabricated authenticity and depthlessness”. However, it is evident from comments on Niconico, YouTube, Reddit, the aforementioned Wikis, Vocaloid Discord servers, and any other space where fans socialise that listeners are emotionally moved by Vocaloid music. Zaborowski, for instance, describes two Japanese boys enthusiastically singing to ryo/Supercell’s Melt. Strikingly, Zaborowski (107) noted that the boys repeatedly told him that “precisely because the voice is the same, the listener can appreciate the quality of the melody and the lyrics”, and that a Vocaloid “sounds different when you are sad. Or when you are away from home”. Listeners are experiencing something when they engage with Vocaloid music, and it would be hasty to simply dismiss their experiences as “depthless”. One factor that makes Vocaloid music particularly authentic and affective for its audiences is the attachment of crowdsourced, constructed personas to Vocaloids. Authenticity here is not necessarily evaluated by the virtual nature of the artist (or instrument) itself, but the producers’ effort to create the work (Zaborowski 107). In this sense there is a need to consider the people involved in producing and listening to Vocaloid music, who find meaning in the songs and characters. Aside from Vocaloids, producers and utaite often also establish a character or imagery as a persona. Neru for instance is recognisable through his avatar—a closed eye with eyelashes and a single tear, and the various characters featured in his videos. The practice of creating a persona for non-human items is unique to Japanese culture, visible in the way that yuru kyara or “wobbly characters” are created to represent entities such as events, corporations, locations, policies, and so on (Occhi 77). These characters can be human-like or creature-like, drawing on Shinto’s anthropomorphism (Jensen and Blok 97). Kyara help minimise the separation between humans and nature, as well as humans and technology (Occhi 80–81). The attachment of kyara to voicebanks, which would otherwise have no face, helps to facilitate a sense of humanisation and connection with the software. It may be that the synthetic nature of the music as well as the use of personas in Vocaloid music means that the listener feels that the song is sung by the Vocaloid, but also processes the creator’s emotion. Kenmochi (4), for instance, suggests that since synthetic voices hold less emotion, it is the persona that functions as a symbol to connect the creator and listener. The producer is able to “impose their own values and perceptions on the virtual character” (Lam 1111), and in doing so, the persona functions as what Deleuze and Guattari call a Body without Organs (Anti-Oedipus 9; A Thousand Plateaus 151). That is, the persona has “no fixed identity” (Lam 1117), and can stratify or destratify, depending on what people do with it (Annett 172). They can become whatever the listener or creator wants, and so there is an emotional connection. Vocaloid music is meaningful to listeners, then, not despite its digital, virtual, constructed nature, but in fact because of what these elements facilitate. Musicking Christopher Small’s work Musicking also provides a framework useful to consider the emotional impact of Vocaloid music. Small argues that “the fundamental nature and meaning of music lie not in objects … but in action”, and therefore proposes a definition of ‘musicking’; to “take part, in any capacity, in a musical performance” (8–9, emphasis omitted). Importantly, for Small (77) simply listening to a recording is to take part in music, and “we may be sure that somebody's values are being explored, affirmed, and celebrated in every musical performance”. Small’s comments here provide a framework for focussing on the experiences of the people involved in producing and listening to Vocaloid music, rather than getting caught up in negative beliefs around the digital nature of production. Further, reflecting on remix, a significant aspect of Vocaloid music, Small (214) notes that relationships are “open to reinterpretation over and over again as listeners create new contexts for their reception and their ritual use of it”. Further, Small (134) suggests that the act of musicking functions as a powerful “means of social definition and self-definition”. Small’s suggestions here that music can be recycled, reinterpreted, and used for self-definition aligns with many aspects of Vocaloid music; tracks are frequently covered by producers using other Vocaloids, or utaite; the meanings of lyrics are frequently discussed in comment sections of YouTube videos and Wikis, and fans often align themselves with certain Vocaloids or producers that they enjoy and relate to. Such self-definition is an important theme to keep in mind when I consider Neru’s CYNICISM album as it touches on societal issues such as loneliness, nihilism, and low self-esteem. CYNICISM Vocaloid producer Neru, also known as z’5 or Oshiire-P, is quite popular. At the time of writing, he has 124,000 followers on Japanese video-sharing site Niconico (Neru, "Neru"), 242,000 on Chinese video-sharing site BiliBili (Neru, "Neru_Official"), 388,000 monthly listeners on Spotify (Spotify), and 560,000 subscribers on YouTube (Neru, "Neru OFFICIAL"). He released his first Vocaloid song in 2009, and to date has three major albums. CYNICISM is the latest, released in 2018. The standard edition contains 14 tracks, and all aside from one use the Vocaloids Kagamine Rin or Kagamine Len. Fig. 1: CYNICISM standard edition, illustrated by Sudou Souta (Apple Music) Fig. 2: Tracklist All quotes from songs are my own translations from the original Japanese. The CYNICISM album communicates a strong sense of nihilism. Nihilism is an ambiguous concept (Nietzsche 76; Diken 6; Marmysz 61). However, Marmysz (71) summarises that nihilists have three claims: that humans are alienated from the world; that this should not be the case; and that “there is nothing we can do” about this situation. As explored below, Neru’s nihilism appears to align with Kant’s “existential nihilism (believing that life has no meaning)” (Gertz, ch. 2, emphasis omitted). It is worth noting that Neru’s music has some commonalities with other genres. For instance, Prinz (584–85) suggests that punk music is irreverent, challenging social norms, and is nihilistic, reflecting on themes such as “decay, despair, suicide, and societal collapse”. As explored below, CYNICISM projects feelings including disappointment with society, poor self-esteem, and themes of irreverence. Irreverence and Society The namesake of the album is important to note within the context of nihilism, as cynicism can be understood as “a passive nihilist affect” (Diken 61). Cynicism is the attitude that comes about when one has failed “to come to terms with loss”, “to realize that something has been lost”, or understand exactly what has been lost. It incited a state of melancholy, trapping the cynic, who suffers an “utterly debilitating sense of disappointment, the root cause of which it cannot identify or move beyond” (Allen, ch. 7). In numerous ways Neru exhibits a lack of faith in humanity and society. Just the title of the track What a Terrible Era communicates a sense of hopelessness, particularly the line “強いて言うとするなら人類は失敗作だった” (“if I had to say, humanity was a work of failure”). The album’s lyrics repeatedly refer to the negative state of the world; “本日の世界予報向上性低迷後退” (“today’s world forecast: Progress is stagnant and regressing”) (Hey, Rain). SNOBBISM asks “バグ塗れの人類のデバッグはいつ終わる” (“humanity is stained with bugs; when will debugging end?”). Neru repeatedly laments the state of humanity and his disappointment with the world. Further, cynicism is an attitude of scorn towards “sincerity and integrity”, which are viewed as “a cover for self-interest” (Allen, ch. 1). In line with this, reflecting the cynic’s embrace of untruthfulness (Gertz, ch. 3), in SNOBBISM Neru states “一生、ブラフを威すがいいさ” (“it’s okay to threaten to bluff through your entire life”). Further, Diken (59) suggests that “capitalism is the age of cynicism”, and the Law-Evading Rock (Neru OFFICIAL, "Law-Evading Rock") music video, illustrated and animated by Ryuusee, exhibits such a critique of capitalism. The video is quite chaotic, designed to appear as a Japanese TV channel. Meme-style characters are superimposed onto photographic backgrounds to depict absurd advertisements and news programmes with flashing and dancing, as the lyrics call for the viewer to escape from reality. The character in this video, Datsu, appears to enter a state of nirvana when Neru’s CD is inserted into him. Here we can see how personas are particularly affectual in Vocaloid music, with fans stating that they relate to Datsu, among other forms of affectation, in comments on his Wikia page (Neru Wikia). Further, CYNICISM frequently calls for the self-identified ‘losers’ to band together, breaking the norms of society. Whatever Whatever Whatever, with its upbeat tune, bright colours, and proclamation of “能天気STYLE” (“Carefree STYLE”) exhibits a strong sense that ‘nothing matters so do whatever’. Let’s Drop Dead’s “僕等はきっとあぶれ者” (“we are surely hooligans”), Law-Evading Rock’s “負け犬になって 吠えろ 吠えろ” (“become a loser, roar, roar”) indicate a sense of knowing that one is ‘useless’ but attempting to take pride in or band together in spite (or indeed, because of this). These lyrics ascribe to a nihilistic notion that nothing matters, but are also a call to arms in a sense – a call for losers to band together for strength, and to act with irreverence. Some encourage the listener to become someone unfit for society (Law-Evading Rock), or to turn back on and break away from morals that are designed to get one into heaven (March of Losers). The music video for SNOBBISM (Neru OFFICIAL, "SNOBBISM"), illustrated and animated by Ryuusee, features Bizu, a demon man wearing a formal suit and top hat. The video has a retro style and is bright but muted with blurry backgrounds, streaking, and graininess. Bizu appears to take on a retro rubber hose animation style, dancing and sometimes hitting objects while calling on the viewer to “make a scene”; to be irreverent and break the norms of society. Personal Failure CYNICISM also in numerous ways refers to personal failures and a lack of faith in the future. Some lyrics refer to a plan or manual (SNOBBISM, Song of Running Away), or a future being wrecked or torn (Spare Me My Inferiority, What a Terrible Era). Corresponding with the nihilistic tone of the album, Whatever Whatever Whatever describes being lazy today, and putting effort in tomorrow, while Let’s Drop Dead simply states “明日はくたばろうぜ” (“tomorrow let’s drop dead”). Yet continuing forward into the future seems mandatory, as in Whatever Whatever Whatever Neru describes himself as being too much of a wimp to commit suicide, and March of Losers repeats the refrain “進め進め” (“forward, forward”), calling for the losers to continue even though “this kind of life has no meaning”. Some tracks indicate a more raw or vulnerable state, with Nihil and the Sunken City’s “もっとちょーだい ちょーだい 承認をちょーだい” (“more, give it to me, give it to me, please give me approval”). Importantly, Neru identifies himself as a loser, engaging in self-irreverence, making fun of himself (Kroth 104), referring to himself and his social group as ‘losers’. The music videos for Whatever Whatever Whatever (Neru OFFICIAL, "Whatever Whatever Whatever") and Let’s Drop Dead (Neru OFFICIAL, "Let’s Drop Dead"), illustrated and animated by Terada Tera, exhibit self-irreverent themes. The former uses vapourwave aesthetics, and both exhibit bright colours, with cartoonish characters I and Yaya dancing and drinking alcohol. I wears a Space Invaders jacket and grill glasses, while Yaya wears a t-shirt featuring a marijuana leaf and a pink animal-eared beanie; together in the video they communicate a ‘slacker’, partying attitude. What is particularly interesting here is the way that nihilistic lyrics have been employed alongside upbeat, catchy, pop-style music and flashy colours. Such dissonance is attention-grabbing and also reflects a sarcastic, careless sense of cynicism, one that is “irreverent” and “playful” – a style that Nietzsche adopted (Allen, ch. 7). Relatedly, Marmysz (4) suggests that humour is a useful response to nihilism because it shatters expectations. It is important to understand CYNICISM within the Japanese context. Discussing the Meiji Period, Nishitani (175) points out that Buddhism and Confucianism lost their power, and that with modernisation Japan became Europeanised and Americanised to the extent that there is a spiritual void. More recently, various economic crises and disasters throughout the 1990s and 2000s have contributed to national trauma (Roquet 89). Due to significant societal pressure, many Japanese people feel anxiety, sensitivity, vulnerability, and alienation (Ren 29). Accordingly, much Japanese anime engages with feelings of nihilism (Lozano-Méndez and Loriguillo-López; Tsang). In some respects Vocaloid culture is interrelated with hikikomori, a form of social withdrawal associated with various psychological, social, and behavioural factors (Li and Wong 603). Much academic literature exists on hikikomori, which in many ways is a Japanese phenomenon, being influenced by “culture, society and history”, and having come about in Japan during a period of “very rapid socioeconomic changes” (Kato et al. 1062). Many Vocaloid producers and utaite identify as hikikomori, including Mafumafu. However, studies on hikikomori outside Japan have shown that feelings of isolation, anxiety, and social exclusion are a global concern (Krieg and Dickie 61; Kato et al. 1062), contributing to Neru’s popularity among English-speaking audiences Conclusion My goal in this article is to point out that a significant number of people find Vocaloid music relatable and affectual, and it would be hasty to dismiss such music as “depthless” due to its use of voicebanks and connection to consumer culture. Vocaloid music is particularly affective in part due to the way that Vocaloids, producers, and utaite make use of personas which function as bodies without organs: something that listeners are able to project their own feelings onto. Further, Small’s concept of musicking encourages us to pay attention to what producers are saying as well as what listeners and fans are engaging with: what values are being explored and how they are being used for self-definition. It is important to consider not just the economic aspects of participatory culture and the networks of production surrounding Vocaloid, but the content of the music and the meanings that listeners get out of it. Neru’s CYNICISM album is particularly interesting in this regard. The combination of upbeat music, bright and garish imagery, and nihilistic lyrics communicates a strong sense of disappointment with society and a lack of self-worth in a dissonant manner – there is a sense of playfulness that is attention-grabbing and uses humour to communicate these negative themes. Given the breadth of Vocaloid content that is produced, further research into other producers, fan groups, and pieces of media will provide insight into this varied and rich phenomenon. References Allen, Ansgar. Cynicism. Cambridge: MIT P, 2020. Annett, Sandra. "What Can a Vocaloid Do? The Kyara as Body without Organs." Mechademia 10 (2017): 163–77. Bell, Sarah A. "The dB in the .Db: Vocaloid Software as Posthuman Instrument." Popular Music and Society 39.2 (2016): 222–240. Deleuze, Gilles, and Félix Guattari. A Thousand Plateaus. Trans. Brian Massumi. 11th ed. Minneapolis: U of Minnesota P, 2005. ———. Anti-Oedipus. Trans. Robert Hurley et al. 10th ed. Minneapolis: U of Minnesota P, 2000. Diken, Bulent. Nihilism. London: Routledge, 2009. Gertz, Nolen. Nihilism. Cambridge: MIT P, 2019. Hamasaki, Masahiro, et al. "Network Analysis of Massively Collaborative Creation of Multimedia Contents – Case Study of Hatsune Miku Videos on Nico Nico Douga." Proceedings of the 1st International Conference on Designing Interactive User Experiences for TV and Video (UXTV '08). New York: Association for Computing Machinery, 2008. 165–168. Hatsune Miku Wiki. Page List [ページ一覧]. 15 Mar. 2024 <https://w.atwiki.jp/hmiku/list>. Jensen, Casper Bruun, and Anders Blok. "Techno-Animism in Japan: Shinto Cosmograms, Actor-Network Theory, and the Enabling Powers of Non-Human Agencies." Theory, Culture & Society 30.2 (2013): 84–115. Jørgensen, Stina Marie Hasse, et al. "Hatsune Miku: An Uncertain Image." Digital Creativity 28.4 (2017): 318–331. Karatetsu. Vocaloid Monthly Karaoke Ranking TOP5,000 [ボカロ月間カラオケランキング TOP5,000]. 15 Mar. 2024 <https://www.karatetsu.com/vocala/pickup/ranking.php>. Kato, Takahiro A., et al. "Hikikomori: Multidimensional Understanding, Assessment, and Future International Perspectives." PCN Frontier Review 73 (2019): 427–440. Kenmochi, Hideki. "VOCALOID and Hatsune Miku Phenomenon in Japan." Proceedings of the First Interdisciplinary Workshop on Singing Voice (InterSinging 2010) (2010): 1–4 <https://www.isca-speech.org/archive/intersinging_2010/kenmochi10_intersinging.html>. Kobayashi, Hajime, and Takashi Taguchi. "Virtual Idol Hatsune Miku: Case Study of New Production/Consumption Phenomena Generated by Network Effects in Japan’s Online Environment." Markets, Globalization & Development Review 3.4 (2018): 1–17. Krieg, Alexander, and Jane R. Dickie. "Attachment and Hikikomori: A Psychosocial Developmental Model." International Journal of Social Psychiatry 59.1 (2013): 61–72. Kroth, Michael. "Irreverence." Human Resource Development Review 16.1 (2017): 100–108. Lam, Ka Yan. "The Hatsune Miku Phenomenon: More than a Virtual J-Pop Diva." Journal of Popular Culture 49.5 (2016): 1107–1124. Leavitt, A., et al. "Producing Hatsune Miku: Concerts, Ommercialisation, and the Politics of Peer Production." Media Convergence in Japan. Eds. Patrick W. Galbraith and Jason Carlin. New Haven: Kinema Club, 2016. 200–229. Li, Tim M.H., and Paul W.C. Wong. "Youth Social Withdrawal Behavior (Hikikomori): A Systematic Review of Qualitative and Quantitative Studies." Australian and New Zealand Journal of Psychiatry 49.7 (2015): 595–609. Lozano-Méndez, Artur, and Antonio Loriguillo-López. "Nihilistamina: Gloomy Heroisms in Contemporary Anime." Handbook of Japanese Media and Popular Culture in Transition. Eds. Forum Mithani and Griseldis Kirsch. Amsterdam: Amsterdam UP, 2022. 124–139. Marmysz, John. Laughing at Nothing: Humor as a Response to Nihilism. Albany: State U of New York P, 2003. Neru. CYNICISM. NBC Universal Japan, 2018. 15 Mar. 2024 <http://nbcuni-music.com/neru/cynicism/detail/index.html>. ———. "Neru". Nico Nico Douga, 15 Mar. 2024 <https://www.nicovideo.jp/user/112798/>. ———. "Neru OFFICIAL". YouTube, 15 Mar. 2024 <https://www.youtube.com/user/NeruSleepOfficial>. ———. "Neru_Official". BiliBili, 15 Mar. 2024 <https://space.bilibili.com/243955530/>. Neru OFFICIAL. "Neru - Law-Evading Rock (脱法ロック) Feat. Kagamine Len." YouTube, 19 June 2016. <https://www.youtube.com/watch?v=u5mHVUwDf_0>. ———. "Neru - Let’s Drop Dead Feat. Kagamine Rin & Kagamine Len." YouTube, 29 Dec. 2017. <https://www.youtube.com/watch?v=jJirzFqSp-A>. ———. "Neru & z’5 - SNOBBISM Feat. Kagamine Rin & Kagamine Len." YouTube, 21 Mar. 2018. <https://www.youtube.com/watch?v=f5jDVFmEIVQ>. ———. "Neru & z’5 - Whatever Whatever Whatever (I~ya I~ya I~ya) Feat. Kagamine Rin & Kagamine Len." YouTube, 10 Nov. 2017. <https://www.youtube.com/watch?v=y8-6QPEes1k>. Niconico. Tag: VOCALOID. 15 Mar. 2024 <https://www.nicovideo.jp/tag/VOCALOID>. Nietzsche, Friedrich Wilhelm. The Will to Power: Selections from the Notebooks of the 1880s. Trans. R. Kevin Hill and Michael A. Scarpitti. London: Penguin, 2017. Nishitani, Keiji. The Self-Overcoming of Nihilism. Albany: State U of New York P, 1990. Occhi, Debra J. "Consuming Kyara 'Characters:' Anthropomorphization and Marketing in Contemporary Japan." Comparative Culture 15 (2010): 78–87. Neru Wikia. "Datsu." 16 Mar. 2024 <https://neru-oshiirep.fandom.com/wiki/Datsu>. Prinz, Jesse. "The Aesthetics of Punk Rock." Philosophy Compass 9.9 (2014): 583–593. Ren, Jiawen. "Analysis of the Japanese Iyashikei Films and the Culture behind These Films." Proceedings of the 2020 International Conference on Language, Art and Cultural Exchange (ICLACE 2020). Xiamen: Atlantis Press, 2020. Roquet, Paul. "Ambient Literature and the Aesthetics of Calm: Mood Regulation in Contemporary Japanese Fiction." The Journal of Japanese Studies 35.1 (2009): 87–111. Small, Christopher. Musicking: The Meanings of Performance and Listening. Middletown: Wesleyan UP, 1998. Sousa, Ana Matilde. "Beauty Is in the Eye of the 'Produser': Virtual Idol Hatsune Miku from Software, to Network, to Stage." In Post Screen: Intermittence + Interference, eds. Ana Moutinho et al. Lisbon: Edicoes Universitarias Lusofonas, 2016. 117–128. Spotify. "Neru." Spotify, 15 Mar. 2024 <https://open.spotify.com/artist/0rhcL1Mw7J9YJRDpD6mhXr>. Steinberg, Marc. Anime’s Media Mix: Franchising Toys and Characters in Japan. Minneapolis: U of Minnesota P, 2012. To, Kit Yan. The Voice of the Future: Seeking Freedom of Expression through VOCALOID Fandom. Master’s Thesis. Austin: University of Texas at Austin, 2014. Tsang, Gabriel F.Y. "Beyond 2015 : Nihilism and Existentialist Rhetoric in Neon Genesis Evangelion." Journal of International and Advanced Japanese Studies 8 (2016): 35–43. Vocaloid Lyrics Wiki. Home. 15 Mar. 2024 <https://vocaloidlyrics.fandom.com/wiki/Vocaloid_Lyrics_Wiki>. Voctro Labs. Vocaloid Libraries. 2020. <https://www.voctro-vocaloid.com/>. Yamada, Keisuke. Supercell Featuring Hatsune Miku. New York: Bloomsbury, 2017. Yamaha Corporation. Vocaloid. Microsoft Windows, macOS. 2004–2022. Zaborowski, Rafal. "Fans Negotiating Performer Personas: 'Melt' by Ryo Feat. Hatsune Miku." Suomen Antropologi 43.2 (2019): 104–108.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography