Academic literature on the topic 'Norme NFC forum'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Norme NFC forum.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Norme NFC forum"

1

Terassi, Paulo Miguel de Bodas, José Francisco Oliveira Júnior, Emerson Galvani, and Givanildo De Gois. "Frequência e Intensidade Pluviométrica na Região Norte do Estado do Paraná, Brasil." Geography Department University of Sao Paulo 35 (July 24, 2018): 121–33. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v35i0.134610.

Full text
Abstract:
A precipitação pluviométrica é o atributo climático de maior expressão e importância nas regiões de clima tropical devido à ocorrência dos elevados totais anuais. O presente trabalho objetiva analisar os totais de pluviosidade nas escalas anual, mensal e diário, bem como a intensidade e frequência dos registros diários de chuvas a partir da utilização da técnica de quantis em localidades da região Norte do estado do Paraná (RNP), Brasil. Como objetivo secundário, avaliou-se a associação entre os totais anuais de precipitação e o número anual de dias de chuva (NDC) com os eventos de El Niño - Oscilação Sul (ENOS). Utilizaram-se as séries pluviométricas de cinco estações meteorológicas convencionais para o período de 40 anos. As análises exploratórias da série temporal dos dados pluviométricos foram realizadas no software ambiente R versão 3.3.2. Destacou-se a associação de anos de pluviosidade e o NDC que registraram menos que 25% dos quantis com a ocorrência dos eventos de La Niña. De modo contrário, notou-se que os anos de pluviosidade e NDC superior a 95% dos quantis estiveram relacionados à ocorrência do El Niño em sua maioria. Observou-se a maior frequência dos maiores registros de pluviosidade diária, para os quantis de 75%, 95%, 99% e >99% no período que vai de outubro a março.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carvalho, Josué De Lima, Adriana Do Nascimento Moraes, and Michel Carvalho Ribeiro. "Aderência à NBC TG 29 no Agronegócio de Dendê em Empresas atuantes na Amazônia paraense." Amazônia, Organizações e Sustentabilidade 12, no. 1 (January 19, 2023): 126. http://dx.doi.org/10.17648/aos.v12i1.2610.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem por objetivo analisar o grau de conformidade à aplicação da NBC TG 29 nas empresas de dendê atuantes na Amazônia paraense. Foram analisadas as demonstrações contábeis de 3 companhias que divulgaram as suas demonstrações contábeis de 2019 através do Diário Oficial do Estado do Pará. Na verificação da conformidade foi aplicado um checklist contendo 32 itens que a norma apresenta em relação a divulgação. Após a análise das demonstrações pode-se perceber que as companhias em estudo não estavam em conformidade com a NBC TG 29. Do total de itens avaliados a Agropalma S/A obteve percentual de 47,05% de conformidade, seguida da Tauá Brasil Palma S/A com 38,46% e por último a BBB S/A com 30,76%. Portanto é perceptível que as companhias precisam se atentar o que é disposto na norma, para obterem um padrão passível de compatibilidade.Palavras-chaves: Dendeicultura, NBC TG 29, Conformidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Einsweiller, André Carlos, Luan Costa Beber, and Willian Savaris. "A percepção do profissional contábil sobre a aplicação da NBC TG 1000." Ágora : revista de divulgação científica 23, no. 2 (February 28, 2019): 47–72. http://dx.doi.org/10.24302/agora.v23i2.1620.

Full text
Abstract:
Os procedimentos contábeis advindos com a implantação da NBC TG 1000 proporcionaram uma série de ajustes a serem implantados pelas empresas de pequeno e médio porte. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo identificar qual a percepção dos contadores dos escritórios de serviços contábeis quanto à aplicação da norma NBC TG 1000. Quanto à abordagem, o trabalho caracteriza-se como qualitativa com utilização de recursos quantitativos. Para que os objetivos propostos fossem atingidos, utilizou-se da pesquisa descritiva. A amostra da pesquisa é de caráter intencional e os dados são de fontes primárias, a partir de um questionário estruturado aplicado junto a 18 contadores/escritórios. Os resultados obtidos foram condizentes com a atual situação de convergência das PMEs. Ressalta-se também que os profissionais contábeis estão buscando capacitação para poder aplicar a norma, de forma integral ou mesmo que parcial, levando a seus clientes informações relevantes e fidedignas para que possam tomar decisões dentro das entidades. Destaca-se, que a percepção do profissional contábil em relação ao processo de convergência é positiva, pois consideram que melhorará a informação contábil, ainda que demande mais tempo ou aumente os custos para a organização contábil em função da adequação à norma. Palavras-chave: NBC TG 1000. Empresas de pequeno e médio porte. Percepção dos contadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Moura, Tiago De, Amanda David Mamedes, and Sergio Adelar Brun. "Indicadores da NBC T 15: uma análise da adesão no balanço social da EPAMIG." Revista Brasileira de Administração Científica 12, no. 1 (December 2, 2020): 291–302. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2021.001.0024.

Full text
Abstract:
A preocupação da população com os aspectos sociais e ambientais nos últimos anos faz com que as empresas se adequem a apresentar informações contábeis exigidas pela legislação, além de demonstrarem informações sobre ações sociais e ambientais. Este estudo tem como objetivo principal analisar o nível de adesão dos indicadores da Norma Brasileira de Contabilidade NBC T 15 - Informações de Natureza Social e Ambiental, no balanço social da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). Para atingir o objetivo foram analisados os balanços sociais da EPAMIG dos anos 2016 e 2017. Os demonstrativos foram extraídos do site da empresa, e solicitados via Lei de Acesso à Informação, sendo comparados com os indicadores da NBC T 15. O estudo se justifica pela importância da responsabilidade social e ambiental e da contabilidade como ferramenta na apresentação das informações aos interessados. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritiva com abordagem qualitativa, com dados obtidos a partir de análise bibliográfica e documental. Constatou-se que a EPAMIG apresenta informações acerca dos recursos humanos, sendo a maior adesão aos indicadores. Por sua vez, as informações sobre a interação com o ambiente externo e com o meio ambiente não apresentaram nenhum indicador proposto na norma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Belmonte, Thaís Gomes, and Fernando de Almeida Santos. "A utilização das Demonstrações Contábeis pelas Pequenas e Médias empresas." REVISTA ENIAC PESQUISA 4, no. 2 (November 26, 2015): 143. http://dx.doi.org/10.22567/rep.v4i2.268.

Full text
Abstract:
A NBC TG 1000 insere as pequenas e médias empresas no processo de harmonização das normas contábeis internacionais, assim, a norma traz a exigibilidade da apresentação anual de um conjunto completo de demonstrações por parte dessas empresas. Nota-se a complexidade das exigências considerando que as demonstrações financeiras são, em sua grande maioria, elaboradas apenas para o atendimento das exigências da fiscalização. O objetivo do trabalho consiste em identificar as demonstrações financeiras utilizadas pelos pequenos e médios empresários na gestão de seus negócios e verificar a contribuição da NBC TG 1000 para a superação dos novos desafios propostos às empresas de pequeno e médio porte. Este trabalho é uma pesquisa exploratória dedutiva. Para realização, além da pesquisa bibliográfica foram elaborados dois questionários: um aplicado a pequenos e médios empresários e outro a contadores que atendam à empresas desse porte, para identificar quais demonstrações financeiras são utilizadas no cotidiano do pequeno e médio empresário. Nas considerações finais, conforme a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, foi realizada uma análise comparativa entre as demonstrações exigidas pela nova NBC TG 1000 e, as demonstrações utilizadas pelos pequenos e médios empresários no processo de gestão, a fim de identificar a suficiência de informações obtidas das demonstrações financeiras hoje utilizadas e as agregadas pelas demonstrações exigidas pela norma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nascimento, Ítalo Carlos Soares do, Ana Jeniffer Rebouças Maia, Magali Carvalho Façanha, and Ana Paula Moreno Pinho. "Percepção de Auditores das Big Four sobre o Novo Relatório de Auditor Independente." Sociedade, Contabilidade e Gestão 14, no. 2 (June 3, 2019): 57–79. http://dx.doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.15913.

Full text
Abstract:
As demonstrações financeiras das companhias do ano 2016 foram submetidas a um novo conjunto de Normas Brasileiras de Contabilidade de Auditoria Independente (NBC TA), editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Esse conjunto é representado por seis normas que compõem o chamado Novo Relatório do Auditor Independente (NRA). Dentre tais normas, destaca-se a NBC TA 701, que dispõe sobre a comunicação dos principais assuntos de auditoria no relatório do auditor independente. A partir dessa norma, os auditores passaram a evidenciar os pontos considerados de maior relevância no processo de auditoria da empresa, relatando as razões pelas quais foram considerados relevantes, como foram conduzidos os processos de análises e as suas respectivas conclusões. Destarte, o objetivo do presente trabalho consiste em analisar a percepção de auditores das Big Four sobre o Novo Relatório de Auditor Independente após a emissão da NBC TA 701. A pesquisa foi conduzida pelo método exploratório e qualitativo, através de entrevistas semiestruturadas com seis auditores. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. Os resultados apontam que o relatório dos auditores independentes se tornou mais informativo e melhorou a comunicação dos auditores com os órgãos de governança corporativa. Além disso, revelam que as principais barreiras encontradas foi fazer com que os clientes, principalmente as grandes empresas, pudessem entender efetivamente o que estava sendo aplicado nesse primeiro ano de implementação. Por fim, destaca-se que os assuntos de maior relevância e as áreas avaliadas como de maior risco, sob a ótica dos entrevistados, são sempre aonde há um maior grau de julgamento por parte deles e que geralmente se faz necessário envolver um especialista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Freitas, Débora Pool da Silva, and Walter Nunes Oleiro. "CONTABILIDADE AMBIENTAL: A EVIDENCIAÇÃO NAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA." REUNIR: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade 1, no. 2 (December 14, 2015): 65. http://dx.doi.org/10.18696/reunir.v1i2.29.

Full text
Abstract:
Para garantir longevidade e sucesso das instituições em meio aos desafios de novos mercados, um dos requisitos essenciais atualmente é a correta utilização dos recursos naturais e a divulgação das ações que identifiquem sua preservação, manutenção e correção. Um das formas de garantir transparência e responsabilidade socioambiental é a opção de um dos níveis da Governança Corporativa (GC). O objetivo geral foi identificar de que forma as empresas listadas na BM&FBOVESPA evidenciaram as variáveis da Gestão Ambiental (GA) no conjunto das Demonstrações Financeiras do ano 2008. Para isso foram traçados os objetivos específicos: (i) segmentar as empresas listadas no Nível 1 de GC; (ii) identificar no conjunto das demonstrações financeiras das empresas onde são evidenciadas as variáveis da GA; (iii) verificar o grau de correspondência das evidenciações apresentadas com as informações relacionadas pela NBC T 15; e (iv) descrever as principais ações evidenciadas pelas companhias. Como pesquisa documental aplicada, descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa analisou o conjunto de relatórios financeiros de 40 empresas listadas no nível I de GC listadas na BM&FBOVESPA. Seguindo um roteiro elaborado conforme a norma brasileira de contabilidade, verificou-se o grau de correspondência das informações evidenciadas pelas empresas pesquisadas com o estabelecido na norma. Observaram-se algumas evidenciações de natureza ambientais, entretanto não foi encontrada nenhuma evidenciação nas peças contábeis. Todas as evidenciações foram apresentadas no relatório da administração, demonstrando que as empresas ainda não utilizam a contabilidade e a gestão ambiental como ferramentas úteis e importantes nos aspectos relativos ao meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carvalho, Luiz Nelson Guedes de, Patrícia de Souza Costa, and Alan Teixeira de Oliveira. "Impairment no setor público: particularidades das normas nacionais e internacionais." Revista de Administração Pública 44, no. 4 (August 2010): 839–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122010000400005.

Full text
Abstract:
O impairment no setor público tem sido pouco discutido no meio acadêmico. Os órgãos normatizadores têm publicado pronunciamentos sobre o assunto, enquanto muitas dúvidas surgem e permanecem sem resposta. Diante disso, este artigo analisa as particularidades de normas nacionais e internacionais balizadoras do impairment no setor público: o Gasb 42, os Ipsas 21 e 26 e a NBC T 16.10. Foram analisados aspectos relacionados ao conceito de impairment, à periodicidade de aplicação do teste, para quais ativos deve ser aplicado e o processo de reconhecimento, mensuração e evidenciação da perda por impairment. As principais divergências entre os pronunciamentos são: o Gasb 42 está baseado em princípios e não em regras; os critérios utilizados pelo Gasb 42 para cálculo do fair value são semelhantes àqueles usados pelos Ipsas 21 e 26 para cálculo do valor em uso; o valor de reposição é usado para cálculo do fair value no Gasb 42 e o valor de saída nos Ipsas; apenas o Ipsas 26 utiliza a figura da unidade geradora de caixa; o Gasb 42 não admite a reversão da perda por impairment e os Ipsas não se aplicam a bens reavaliados. Apesar da NBC T 16.10 já estar em vigor no Brasil, todos os ativos públicos e a depreciação precisam ser reconhecidos e mensurados antes da aplicação dessa norma
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Milton Jarbas Rodrigues Chagas, Danival Sousa Cavalcante, Silvana Karina de Melo Travassos, Suelem Katherinne de Macedo Pinto, and Polyandra Zampiere Pessoa da Silva. "Evidenciação contábil dos recursos auferidos pelas OSCIPs do nordeste brasileiro: um enfoque nas subvenções e assistências governamentais." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 12, no. 2 (July 1, 2020): 236–53. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2020v12n2id19282.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar o nível de evidenciação das principais fontes de recursos das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) situadas na região Nordeste do Brasil, enfocando as subvenções e assistências governamentais, uma vez que estas devem seguir normas, tais como o pronunciamento CPC 07 (R1) e a norma contábil NBC TG 07 (R2). Metodologia: A pesquisa se caracteriza como um estudo descritivo, de natureza qualitativa e quantitativa, cujos dados foram coletados das demonstrações contábeis obtidas do website do Ministério da Justiça, referente aos anos de 2010 a 2014. Resultados: Observou-se que apenas 27% das OSCIPs da região Nordeste evidenciaram as subvenções e assistências em conformidade com o pronunciamento e a norma citados, e que algumas instituições dessa região não publicam suas demonstrações contábeis em todo o período em análise. Além disso, os testes mostram que as OSCIPs da região Nordeste não apresentaram conformidade contábil quanto à evidenciação das subvenções e assistências governamentais auferidas, demonstrando uma necessidade de melhoria do processo de accountability pelas OSCIPs. Contribuições do estudo: espera-se trazer o debate a respeito da necessidade da elaboração das demonstrações contábeis pelas OSCIPs, bem como da evidenciação de informações que são exigidas pelos CPCs e normas, para que os usuários tenham informações fidedignas sobre a realidade das organizações para o processo de tomada de decisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Franco, Geovane, Paulo Geovani dos Santos, Gilmar Tavares Lossa, Alessandra Da Silva Campos Souza, and Silvana Duarte. "Novo Código de Ética do contador: uma análise da aceitabilidade na perspectiva dos contadores de Corumbá-ES e os impactos advindos das principais alterações." CAFI - Contabilidade, Atuária, Finanças & Informação 3, no. 2 (July 1, 2020): 195–206. http://dx.doi.org/10.23925/cafi.v3i2.45566.

Full text
Abstract:
O novo código de ética profissional do contador está estabelecido na Norma Brasileira de Contabilidade (NBC PG 01), aprovada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em 7 de fevereiro de 2019. Este estudo tem como objetivo analisar a aceitabilidade do novo código de ética na perspectiva dos contadores, com base na sua atualização que entrou em vigor em 1 de junho de 2019, tendo suas devidas atualizações e exclusões consideradas significativas. Utilizou-se a metodologia classificada como quantitativa, descritiva, documental, e por meio de coleta de dados, os dados apontaram que dos contadores analisados durante a pesquisa, apenas 76% dos contadores da cidade de Corumbá-MS, estavam cientes da atualização do código. Quanto ao aspecto do aviltamento que não consta mais no novo código, cerca de 70% foram contra a atualização, pois será prejudicial à classe contábil. Quanto à divulgação de preços e gratuidades, 76% são contra, devido à desvalorização da classe, evidência que geraria competição desleal e até mesmo a desunião da classe. Quanto ao tabelamento de preços, as respostas se dividiram em 50% contra e 50% a favor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Norme NFC forum"

1

Quignon, Jérémy. "Chargement sans fil par NFC." Electronic Thesis or Diss., Aix-Marseille, 2022. http://www.theses.fr/2022AIXM0462.

Full text
Abstract:
Le contexte de la thèse se situe sur le marché du NFC et de son extension permettant de faire du chargement sans fil. Cette nouvelle fonctionnalité permet de recharger des petits produits nomades qui ne peuvent pas l’être avec les technologies de recharge sans fil présent sur le marché aujourd’hui. L’objectif de cette thèse est de développer une solution destinée à ces produits nomades, comme des montres et bracelets connectés, des écouteurs sans fil, des lunettes connectées, … Cette solution doit répondre aux différentes normes NFC tout en cherchant à optimiser au maximum le rendement du transfert de puissance
The PHD context is focused on the NFC market and its extension allowing wireless charging. This new functionality allows to charge wearable products that cannot be charged with the wireless charging technologies available on the market today. The PHD objective is to develop a solution for these wearable products, such as connected watches and bracelets, wireless headphones, connected glasses, ... This solution must satisfy NFC standards while seeking to optimize the performance of power transfer
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography