Journal articles on the topic 'N. Lenta y Compañia'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: N. Lenta y Compañia.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'N. Lenta y Compañia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

George, B. "Compresi?n medular lenta." EMC - Tratado de Medicina 1-3 (January 1999): 1–4. http://dx.doi.org/10.1016/s1636-5410(99)70011-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Scivittaro, Walkyria Bueno, Roberto Pedroso de Oliveira, and Elizete Beatriz Radmann. "Doses de fertilizante de liberação lenta na formação do porta-enxerto 'Trifoliata'." Revista Brasileira de Fruticultura 26, no. 3 (December 2004): 520–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452004000300035.

Full text
Abstract:
Realizou-se, em viveiro telado, um experimento para avaliar o efeito de doses de fertilizante de liberação lenta na formação e acumulação de nutrientes pelo porta-enxerto 'Trifoliata' produzido em tubetes. Os tratamentos compreenderam uma testemunha sem adubação e quatro doses (1,5; 3,0; 4,5 e 6,0 kg m-3) de fertilizante de liberação lenta contendo 15% de N, 10% de P2O5 e 10% de K2O, com liberação total de nutrientes em um período de 150 a 180 dias à temperatura de 21ºC. Para fins de comparação, foram incluídos dois tratamentos com fontes solúveis de nutrientes diferindo, entre si, pela omissão ou não de N (superfosfato triplo, sulfato de potássio e soluções de sulfato de magnésio, micronutrientes e de cloreto ou nitrato de cálcio, respectivamente). Estes foram dispostos em delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições. As doses de N, P, K e Mg aplicadas nos tratamentos com fontes solúveis corresponderam às quantidades desses nutrientes fornecidas pela maior dose de fertilizante de liberação lenta. A elevação na dose de fertilizante de liberação lenta promoveu aumento no diâmetro do caule, produção de matéria seca da parte aérea e acumulação de N, P, K, Mg e B nas plantas de 'Trifoliata'. O uso de fertilizantes solúveis propiciou maior diâmetro do caule e acumulação de N e de Ca nas mudas de 'trifoliata', relativamente ao fertilizante de liberação lenta. A deficiência de N limitou o desenvolvimento e a acumulação de nutrientes pelo porta-enxerto 'Trifoliata'.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Almeida, Luciana Venturotti Braun de, Cláudia Sales Marinho, Rodrigo de Almeida Muniz, and Almy Júnior Cordeiro de Carvalho. "Disponibilidade de nutrientes e crescimento de porta-enxertos de citros fertilizados com fertilizantes convencionais e de liberação lenta." Revista Brasileira de Fruticultura 34, no. 1 (March 2012): 289–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452012000100038.

Full text
Abstract:
Os fertilizantes de liberação lenta são usados para reduzir a frequência das adubações por disponibilizar gradualmente os nutrientes às plantas. Entretanto, a liberação de nutrientes deve coincidir com a demanda nutricional das plantas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a disponibilidade de N, P e K e o crescimento de dois porta-enxertos de citros quando fertilizados com fertilizantes de liberação lenta e fertilizantes convencionais. Foram avaliados dois manejos de adubação em substrato comercial (com fertilizantes de liberação lenta e somente com fertilizantes convencionais), dois porta-enxertos (limoeiro 'Cravo' e tangerineira 'Sunki') e cinco épocas de avaliação (30; 60; 90; 120 e 180 dias após o replantio das mudas), com cinco repetições e duas plantas por parcela. O emprego do fertilizante de liberação lenta aumentou o diâmetro de caule, número de folhas, teores de P nas folhas e disponibilidade de P e K no substrato, quando comparado ao emprego da fertilização convencional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Paulo Henrique Muller da, Fabio Poggiani, Ariane Andre Silva, Ithamar Prada Neto, and Rinaldo Cesar de Paula. "MORTALIDADE, CRESCIMENTO E SOLUÇÃO DO SOLO EM EUCALIPTO COM APLICAÇÃO DE FERTILIZANTE DE LIBERAÇÃO LENTA." CERNE 21, no. 3 (September 2015): 473–81. http://dx.doi.org/10.1590/01047760201521031860.

Full text
Abstract:
RESUMO A fertilização é uma das maneiras para aumentar a produtividade e a utilização de fertilizantes de liberação lenta pode ser vantajosa, permitindo a assimilação dos nutrientes à medida que as plantas crescem. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da utilização de fertilizante de liberação lenta no crescimento inicial de um plantio de Eucalyptus urophylla x E.grandis, visando reduzir o número de fertilizações de cobertura. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com quatro tratamentos fornecendo as mesmas quantidades de nutrientes, porém variando o parcelamento e a fonte do fertilizante: T1-Fertilizante convencional com aplicação parcelada; T2-Fertilizante convencional com aplicação em dose única aos três meses; T3-Fertilizante de liberação lenta no plantio; e T4-Fertilizante de liberação lenta aos três meses. Foram avaliadas as seguintes características: mortalidade, altura, DAP, volume de madeira, teores foliares dos macronutrientes e de N e K na solução do solo. A mortalidade média foi de 4%, altura de 8,5 m, DAP de 7,5 cm e volume de 24 m3.ha-1, aos 18 meses de idade, não diferindo entre os tratamentos. Apenas o teor foliar de K diferiu entre os tratamentos, sendo a menor concentração com a aplicação parcelada do fertilizante. A aplicação do fertilizante de liberação lenta aos três meses proporcionou os menores teores na solução do solo. A aplicação parcelada dos nutrientes não resultou em ganho de produtividade ou benefícios nutricionais. O uso de fertilizantes de liberação lenta possibilita a redução do número de fertilizações de cobertura, sem o risco de lixiviação dos nutrientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Costa, Ana Claudia, Antônio Decarlos Neto, José Darlan Ramos, and Daniella Ines Borges. "Alternativas para adubação de porta-enxertos de abacateiro 'quintal' e seu efeito no pegamento de enxertia." Revista Brasileira de Fruticultura 33, no. 4 (December 2011): 1283–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452011000400029.

Full text
Abstract:
O abacate é uma fruta de alta expressividade no cenário frutícola brasileiro. Dos fatores limitantes na expansão racional dessa frutífera, destaca-se a dificuldade de obtenção de mudas de alta qualidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar a obtenção de porta-enxertos de abacateiro 'Quintal', em condições de telado, com o uso de fertilizante de liberação lenta e solução nutritiva, com diferentes doses de N, P e K. O experimento foi instalado e conduzido no Setor de Fruticultura do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras-MG, de maio a outubro de 2009. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 2X4 (duas fontes de fertilizantes e quatro doses) com um tratamento adicional (controle), com quatro repetições, sendo a parcela experimental composta de dez plantas. Os tratamentos consistiram em quatro doses de fertilizante de liberação lenta 15-10-10 (N-P2O5-K2O), nas dosagens 4; 8; 16 e 24 kg m-3 de solo usado como substrato e quatro doses de solução nutritiva, sendo o NPK aplicado numa mistura de ureia, nitrato de potássio e monoamônio fosfato, na mesma proporção do outro fertilizante. As plantas foram enxertadas, utilizando-se como copa da cultivar Fortuna. As características do porta-enxerto avaliadas foram: altura (cm), diâmetro (mm), matéria seca das folhas, raízes e caule (g), teor de N, P e K nas folhas (mg kg-1) e porcentagem de pegamento da enxertia (%). Houve interação significativa entre os fatores para a altura, diâmetro, matéria seca das folhas, raízes, caule e porcentagem de pegamento da enxertia. O uso de fertilizante de liberação lenta propiciou maior crescimento e desenvolvimento dos porta-enxertos de abacateiro cultivar Quintal comparado à solução nutritiva. Doses acima de 4 kg m-3 de fertilizante de liberação lenta e solução nutritiva não produziram efeito positivo na formação de porta-enxertos de abacateiro 'Quintal'.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Girardi, Eduardo Augusto, and Francisco de Assis Alves Mourão Filho. "Crescimento inicial de laranjeira 'Valência' sobre dois porta-enxertos em função da adubação nitrogenada no plantio." Revista Brasileira de Fruticultura 26, no. 1 (April 2004): 117–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452004000100032.

Full text
Abstract:
Avaliou-se o crescimento de laranjeira 'Valência' sobre os porta-enxertos limão 'Cravo' e citrumelo 'Swingle' durante o primeiro ano de plantio, em função da adubação nitrogenada, comparando-se dois fertilizantes solúveis (uréia e nitrato de amônio) com um fertilizante de liberação lenta (uréia recoberta por enxofre). A aplicação da dose de 80,0 g de N / planta foi parcelada em quatro vezes para os fertilizantes solúveis e em uma e duas vezes para o fertilizante de liberação lenta, também avaliado nas doses de 22,2 e 50,0 g de N / planta. Dados biométricos coletados incluíram: altura, diâmetros do tronco e da copa, teor foliar de clorofila e análise química foliar. Citrumelo 'Swingle' induziu maior diâmetro de tronco que limão 'Cravo', 12 meses após o plantio. As diferentes doses, fontes e parcelamentos do N não determinaram diferenças de crescimento vegetativo da laranjeira 'Valência' enxertada sobre os dois porta-enxertos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Alves, João Victor Mendonça, Lucas Marques Faleiro, and Cláudia Fabiana Alves Rezende. "Fertilizantes de liberação controlada e seus efeitos no milho." Agrarian 16, no. 56 (September 29, 2023): e16772. http://dx.doi.org/10.30612/agrarian.v16i56.16772.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi verificar a eficiência de tecnologias de adubação com fertilizantes de liberação controlada do N nas características morfológicas e produtivas do milho segunda safra. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições e quatro tratamentos: T1: 05-25-15+ ureia convencional; T2: 05-25-15+ ureia de liberação lenta; T3: 23-14-14; T4: 23-14-14+ ureia convencional. Avaliou-se as características agronômicas e produtivas. Os resultados foram submetidos à análise de variância, teste F, e aplicado o teste de médias de Tukey. A forma de disponibilização do N afeta o seu desenvolvimento morfológico e produtivo. Os fertilizantes de liberação lenta e controlada proporcionam melhor desempenho em altura, na massa de mil grãos, número de espigas e no peso médio das espigas e maior produtividade. As condições edafoclimáticas podem influenciar no desempenho dos fertilizantes revestidos, pois proporcionam resultados estatisticamente semelhantes ao uso da ureia convencional, na mesma dose total de N.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Kusumi, Eiji, Masahiro Kami, Yoshinobu Kanda, Kunihiko Seki, Masayo Fujiwara, Rikako Koyama, Tsunehiko Komatsu, et al. "Hepatic Injury Following Reduced-Intensity Unrelated Cord Blood Transplantation for Adult Patients with Hematological Diseases." Blood 108, no. 11 (November 16, 2006): 5322. http://dx.doi.org/10.1182/blood.v108.11.5322.5322.

Full text
Abstract:
Abstract Liver injury is a common complication in allogeneic hematopoietic stem cell transplantation. Its major causes comprise graft-versus-host disease (GVHD), infection, and toxicities of preparative regimens and immunosuppressants; however, we have little information on liver injuries following reduced-intensity cord blood transplantation (RICBT). We reviewed medical records of 104 recipients who underwent RICBT between March 2002 and May 2004 at Toranomon Hospital. Preparative regimen and GVHD prophylaxis comprised fludarabine/melphalan/total body irradiation, and cyclosporine or tacrolimus. We assessed the etiology of liver injuries based on the clinical presentation, laboratory results, comorbid events, imaging studies in 85 patients who achieved primary engraftment. The severity of liver dysfunction was assessed according to the National Cancer Institute Common Toxicity Criteria version 2.0. Hyperbilirubinemia was graded according to the report by Hogan et al. (Blood.2004;103:78–84). Moderate to very severe liver injuries were observed in 36 patients. Their causes included cholestatic liver disease related to GVHD or sepsis (CLD) (n=15), GVHD (n=7), cholangitis lenta (n=5) and others (n=9). Median onsets of CLD, GVHD and cholangitis lenta were day 37, 40 and 22, respectively. Frequencies of grade 3–4 ALT elevation were comparable among the three types of hepatic injuries. Serum GTP was not elevated in any patients with cholangitis lenta, while 27% and 40% of patients with CLD and GVHD, respectively, developed grade 3–4 GTP elevation. Multivariate analysis identified two risk factors for hyperbilirubinemia; grade II–IV acute GVHD (relative risk 2.23, 95% confidential interval (95% CI) 1.11–4.47, p=0.024) and blood stream infection (relative risk 3.77, 95% CI 1.91–7.44, p=0.00013). In conclusion, the present study has demonstrated that the hepatic injuries are significant problems following RICBT, and that GVHD and blood stream infection contribute to their pathogenesis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Valadão, Lidiane, Caroline Duarte, Gabriela Andrade, Diego de los Santos, and Pedro Sanches Filho. "Estudo comparativo dos bio-óleos obtidos por pirólises rápida e lenta do caroço de pêssego." Engenharia Sanitaria e Ambiental 26, no. 4 (August 2021): 757–64. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-415220200077.

Full text
Abstract:
RESUMO O processamento de pêssego em conserva gera o caroço como resíduo agroindustrial de difícil destinação. Assim, a técnica de pirólise do endocarpo lenhoso é um eficiente tratamento para conversão da biomassa em produtos com valor agregado. Entre os produtos, o bio-óleo é composto de duas fases imiscíveis (orgânica e aquosa), com potencial para suprir a produção de produtos químicos em diferentes ramos industriais. O objetivo deste estudo foi obter e avaliar a constituição da fase orgânica dos bio-óleos com base nas pirólises rápida (reator de quartzo) e lenta (reator de aço inox) do endocarpo lenhoso, ambos de leito fixo a 700°C evidenciando assim a influência dos processos na constituição dos bio-óleos obtidos. As frações líquidas foram derivatizadas com N-metil-N-trimetilsililtrifluoracetamida para posterior caracterização em cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas. Pela metodologia empregada, detectaram-se nas fases orgânicas dos bio-óleos da pirólise rápida e lenta um total de 59 e 41 compostos, respectivamente; destes, os fenóis são majoritários com 59,9% e 67,2%, em massa, em que os núcleos metoxifenol (rápida) e os alquilfenóis (lenta) são os compostos predominantes. Conclui-se que a etapa de derivatização e a técnica de cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas foram satisfatórias para a caracterização qualitativa e semiquantitativa dos bio-óleos, os quais mostraram potencial de utilização como fonte de produtos químicos e beneficiamento no reaproveitamento de resíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Brown, Susan, and Johan F. De Jonckheere. "Isolation of a new vahlkampfiid amoeba from soil: Paravahlkampfia lenta n. sp." European Journal of Protistology 40, no. 4 (December 2004): 289–94. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejop.2004.07.002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Schwerz, Felipe, Braulio Otomar Caron, Elvis Felipe Elli, Douglas Machado de Oliveira, Gean Charles Monteiro, and Velci Queiróz de Souza. "Avaliação do efeito de doses e fontes de nitrogênio sobre variáveis morfológicas, interceptação de radiação e produtividade do girassol." Revista Ceres 63, no. 3 (June 2016): 380–86. http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201663030015.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivou-se, com este trabalho, avaliar o efeito de doses e de fontes de nitrogênio sobre as variáveis morfológicas relacionadas com a produtividade de dois cultivares de girassol. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial 5 x 2 x 2, com cinco doses de adubação nitrogenada (0, 40, 80, 120 e 160 kg ha-1), duas fontes de nitrogênio (N), fertilizante convencional (ureia), com 44% de N e fertilizante nitrogenado de liberação lenta, com 26% de N, e dois cultivares de girassol (Olisun 3 e Aguará 6), com três repetições. Avaliaram-se altura de plantas, índice de área foliar, interceptação de radiação global, massa de mil aquênios, diâmetro do capítulo, produtividade de aquênios e estimou-se o teor de clorofila. Doses crescentes de N promovem aumento do índice de área foliar e de interceptação da radiação global, do florescimento pleno e da produtividade do girassol, de forma diferenciada entre cultivares. O fertilizante nitrogenado de liberação lenta possibilita índice de área foliar, no início de enchimento de aquênios, maior que o obtido por uso de ureia, a partir da dose de 120 kg ha-1 de N. O cultivar Olisun 3 apresenta maior índice de área foliar no florescimento pleno e maior produtividade, a partir das doses de 80 e de 120 kg ha-1 de N, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Martínez, Nadya Nathalie, Jorge Eliécer Pinzón, José Luis Porras, Javier Norberto Pérez, Edwin Ricardo Buitrago, Jorge Luis Zambrano, and Claudia Jiménez. "Criopreservación de embriones equinos y primer reporte de un potro de raza criolla colombiana nacido por transferencia de un embrión equino vitrificado." Revista de Medicina Veterinaria, no. 27 (June 1, 2014): 21. http://dx.doi.org/10.19052/mv.3021.

Full text
Abstract:
El objetivo de este artículo es informar sobre el éxito de un procedimiento de criopreservación de embriones equinos, a fin de conseguir una preñez viable. Se colectaron embriones equinos al día 6‑6,5 (< 300 μm; n = 24) y se sometieron a dos técnicas de criopreservación: grupo 1 (n = 12), vitrificados exponiéndolos a una solución VS1 (Gli [1,4 M]) 5 min, VS2 (Gli [1,4 M] + EG [3,6 M]) y VS3 (Gli [3,4 M] + EG [4,6 M] 1 min. Se empacaron en pajillas de 0,25 ml y se sumergieron en nitrógeno líquido; grupo 2 (n = 12), congelación lenta: expuestos a una solución de congelación (1,8 M de EG + 0,1 M sucrosa) por 10 min, empacados en pajillas de 0,25 ml, llevados al congelador de embriones, exponiéndolos a una curva de congelación y sumergidos en nitrógeno líquido. Posterior a la descongelación, a los 24 embriones se les removió el crioprotector mediante un paso; fueron sumergidos en medio de cultivo DMEM/F12 + 10 % de suero fetal bovino (SFB) e incubados bajo atmosfera controlada (5 % CO2, 5 % N2, 90 % O2) por 48 h. Se evaluó el desarrollo embrionario en el 75 % de los embriones vitrificados (n = 4); el 20 % de los embriones fueron sometidos a congelación lenta (n = 1). No se observaron diferencias significativas en los grupos respecto al desarrollo embrionario, pero sí mayor tendencia de supervivencia en los embriones vitrificados. Igualmente, uno de estos embriones vitrificados fue transferido a una receptora, se logró una preñez viable y el nacimiento de un potro vivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Terror, Vinicius Leandro, Hildeberto Caldas de Sousa, and Alessandra Rodrigues Kozovits. "Produção, decomposição e qualidade nutricional da serapilheira foliar em uma floresta paludosa de altitude." Acta Botanica Brasilica 25, no. 1 (March 2011): 113–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062011000100014.

Full text
Abstract:
Florestas paludosas são ecossistemas com ocorrência restrita a solos hidromórficos, sujeitos à presença superficial de água devido ao afloramento do lençol freático, onde a diversidade e o estabelecimento da vegetação dependem de sua adaptabilidade às condições de saturação hídrica e baixa oxigenação do solo. Este estudo teve como objetivo caracterizar aspectos da ciclagem de N e P em uma floresta paludosa no Parque Estadual do Itacolomi, MG, através de mensurações da produção, qualidade nutricional e decomposição da serapilheira foliar durante o período de outubro de 2006 a setembro de 2007. A produção anual média de serapilheira não apresentou variações espaciais e foi de 5.7 t ha-1, com pico de produção em setembro. A fração foliar foi responsável por 57% da produção total de serapilheira e apresentou concentrações de N, P e K de 12,6; 0,616 e 3,07 g kg-1, respectivamente. A porcentagem de perda de massa durante a decomposição de serapilheira foi inversamente correlacionada com o conteúdo de água no solo, variando de 29,2% a 46,2%. A razão N:P da serapilheira foliar sugere que a vegetação cresça sob limitação por P. Considerando-se os parâmetros avaliados, a floresta paludosa apresentou um taxa de ciclagem de nutrientes lenta, principalmente em razão da baixa qualidade nutricional da serapilheira e sua lenta decomposição, em comparação com valores obtidos em outros estudos em ecossistemas florestais tropicais úmidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Pezzutti, Raul Vicente, Mauro Valdir Scnumacher, and Juarez Martins Hoppe. "Crescimento de mudas de Eucalyptus globulus em resposta à fertilização NPK." Ciência Florestal 9, no. 2 (June 30, 1999): 117. http://dx.doi.org/10.5902/19805098389.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento de mudas de Eucalyptus globulus subsp. maidenii em resposta a diferentes doses de NPK, originadas da combinação de fertilizantes de liberação rápida e lenta. O estudo foi realizado em casa de vegetação climatizada, localizada no Centro Tecnológico de Silvicultura, pertencente ao Departamento de Ciências Floretais da Universidade Federal de Santa Maria-RS, no perído de setembro a dezembro de 1997. As plantas foram cultivadas em substrato à base de uma composto orgânico de casca de Pinus spp.. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, constando de 4 tratamentos, constituídos de doses de fósforo (superfostato simples (0-18-0)) e de um fertilizante de liberação lenta N-P-K (14-14-14) denominado Osmocote, sendo derivado de nitrato de amônio, fosfato de amônio, fosfato de cálcio e sulfato de potássio. Os tratamentos, resultantes da combinação de 60% de superfostato simples e 40% de osmocote foram 0,0; 2,5; 5,0 e 7,5 Kg m-3 de substrato. Para cada tratamento foram usadas 4 repetições, sendo cada uma composta de 11 plantas. Ao final de 100 dias, foram avaliados a altura, o diâmetro do colo, a massa seca da parte aérea, a massa seca do sistema radicular e o número de folhas. Pelos resultados obtidos verificou-se que o crescimento das plantas de Eucalyptus globulus subsp. maidenii, respondeu positivamente à fertilização NPK [60% Super Simples (0-18-0) + 40% fertilizante de liberação lenta (14-14-14)]. Quando não foi aplicado fertilizante as mudas apresentaram um menor crescimento enquanto que os máximos crescimentos em altura, diâmetro do colo, massa seca da parte aérea, massa seca radicular e número de folhas foram obtidos no intervalo de doses de 6,7 a 7,5 Kg m-3 de substrato.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Detmann, Edenio, José Fernando Coelho da Silva, Hernán Maldonado Vásquez, Lara Toledo Henriques, and Ismail Ramalho Haddade. "Cinética da degradação ruminal dos carboidratos de quatro gramíneas tropicais em diferentes idades de corte e doses de adubação nitrogenada: técnica de produção de gases." Revista Brasileira de Zootecnia 38, no. 1 (January 2009): 149–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982009000100019.

Full text
Abstract:
Objetivou-se neste experimento avaliar a cinética de degradação ruminal dos capins setária (Setaria anceps Stapf), hemarthria (Hemarthria altissima [Poir] Stapf. & Hubbard), angola (Brachiaria purpurascens [Raddi] Henr.) e acroceres (Acroceras macrum Stapf.) adubados com 0, 100, 200, 300 ou 400 kg de N/ha e colhidos aos 28, 42, 56 ou 70 dias de idade. Os resultados foram avaliados por intermédio de análise de fatores. Após redução e avaliação da variação conjunta total das variáveis, optou-se pela adoção de três fatores, que englobaram 86,4% da variação total: o primeiro fator (Fator 1) associou-se ao volume de gás oriundo das frações de lenta e de rápida degradação e à taxa de degradação da fração rapidamente degradável (Vf1, Vf2 e k2); o segundo fator (Fator 2) associou-se à taxa de degradação de lenta digestão e à latência (k1 e L); e o terceiro fator (Fator 3), por sua vez, associou-se à digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS). Os parâmetros da cinética de degradação foram influenciados pelas idades de corte. A digestibilidade in vitro da matéria seca reduziu com o avançar da idade das plantas. A adubação nitrogenada não promoveu respostas evidentes nos parâmetros avaliados. O capim-hemarthria se destacou dos demais em virtude de maior digestibilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Boaventura, Paulo Roberto Ronchini, José Antônio Quaggio, Mônica Ferreira Abreu, and Ondino Cleante Bataglia. "Balanço de nutrientes na produção de mudas cítricas cultivadas em substrato." Revista Brasileira de Fruticultura 26, no. 2 (August 2004): 300–305. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452004000200029.

Full text
Abstract:
A formação de mudas cítricas livres das principais doenças da citricultura e com certificação de origem faz parte da estratégia do setor para manter a continuidade e a competitividade do agronegócio citrícola brasileiro. As normas atuais de defesa sanitária vegetal do Estado de São Paulo determinam que a produção de mudas cítricas certificadas deve ser feita em ambiente protegido por tela à prova de insetos vetores e cultivadas em contêineres com substrato esterilizado. Já existe grande número de empresas produzindo mudas nestas condições, contudo não existem recomendações de doses e formas de manejo de fertilizantes. O ensaio foi conduzido num viveiro comercial, utilizando dois porta-enxertos e dois sistemas de adubação: fertirrigação e fertilizantes de liberação lenta. O período experimental compreendeu desde o transplante das mudas para os contêineres até a poda de formação das mudas, num total de 250 dias, com coletas mensais de plantas e semanais de solução. Os tratamentos foram arranjados no esquema fatorial 2 x 2 x 8, com quatro repetições. Os resultados mostraram que existe tanto imobilização como liberação de nutrientes no substrato, os quais podem superar as perdas por lixiviação. Os balanços entre as quantidades de nutrientes aplicadas e os valores recuperados foram satisfatórios, apesar de não serem exatos devido às fontes de erros que começam na amostragem de volumes de solução por período longo até erros analíticos em laboratório. As perdas de N, P e K por lixiviação foram, respectivamente, de 8; 12 e 26% para a fertirrigação e 7; 10; 56%, para os fertilizantes de liberação lenta, portanto próximas, com exceção do potássio, cujas doses aplicadas foram diferentes entre os sistemas de manejo. Da mesma forma, as quantidades de nutrientes absorvidos também foram semelhantes, com exceções do potássio, manganês e zinco. Isso mostra que a estratégia de seleção do sistema de adubação deve considerar principalmente a questão dos custos dos fertilizantes, pois a principal vantagem apontada para os fertilizantes de liberação lenta, que é diminuir as perdas por lixiviação, não foi observada nesse estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Mielke, Olaf H. H. "Notas sinonímicas sobre Hesperiidae neotropicais, com descrições de novos gêneros, espécies e subespécies (Lepidoptera)." Revista Brasileira de Zoologia 7, no. 4 (1990): 503–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81751990000400009.

Full text
Abstract:
Celaenorrhinus shema mercedensis, ssp. n. de La Mercede e Rio Colorado, Peru e Cochabamba, Bolívia; Phocides pialia intermedia, ssp. n. de Minas Gerais, Brasil; Corticea diamantina, sp. n. de Minas Gerais, Brasil; Artines tobiasi sp. n. de Minas Gerais, Brasil; Cymaenes albiventris albiventris, sp. n. do Maranhão, Brasil; Cymaenes albiventris capixaba, ssp. n. do Espirito Santo, Brasil; Papias cascatona, sp. n. de Minas Geras, Brasil; Lerema caraca, sp. n. de Minas Gerais e Espirito Santo, Brasil; Vettius ploetzii morretesi, ssp. n. do Paraná e Rio Grande do Sul, Brasil Propapias, gen. n., tipo: Rhinthon proximus Bell, 1934, única espécie incluída. Celaenorrhinus songoensis saroma Evans, 1952, comb. n.; Celaenorrhinus songoensis tonio Evans, 1952, comb. n. Lerema duroca duroca (Ploetz, 1883), comb. n. e sp. rev. Lerema duroca lenta Evans, 1955, stat. n. Eumesia eburones inornata (Bell, 1937), comb. n. e stat. n., Eprius veleda obrepta (Kivirikko, 1936), comb. n. e stat. n., Phocides zancleius 1932 syn. n. de Phocides pialia (Hewitson, 1857); Dalla eburones elna Evans, 1955 syn. n. de Eumesia eburones inornata (Bell, 1937); Staphylus holaphegges Dyar, 1913 syn. n. de Eprius veleda veleda (Godman, 1901); Eprius veleda palta Evans, 1955 syn. n. de Eprius veleda obrepta (Kivirikko, 1936); Lerema elgina Schaus, 1902 syn. n. de Lerema duroca duroca (Ploetz, 1883). Dalla Mabille, 1904 syn. n. de Eumesia Felder &. Felder, 1867, n. rev, Eumesiinae Felder & Felder, 1867, n. rev.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

SABO, M., BEDE M., and VUKADINOVIĆ V. "CORRELATION BETWEEN NUMBER OF STOMATA AND CONCENTRATION OF MACRO- AND MICROELEMENTS IN SOME WINTER WHEAT (TRITICUM AESTIVUM L.) GENOTYPES." Acta Agronomica Hungarica 49, no. 4 (December 1, 2001): 319–27. http://dx.doi.org/10.1556/aagr.49.2001.4.2.

Full text
Abstract:
The number of stomata and the concentration of macro- and microelements in four new winter wheat genotypes: Lenta, Lara, Perla and Fiesta were investigated in two localities in Croatia in the 1997/98 growing season. The stomata number per mm2 was determined by a standard method. N was established by the micro-Kjeldahl method, P spectrophotometrically and K, Ca, Mg, Zn, Cu, Fe and Mn by the AAS method. The interrelation of the investigated parameters was determined by multiple regression and correlation analysis. The results obtained indicate that the number of stomata per mm2 and the macro- and microelement concentrations depended on the genotype, the phenophase and the locality. A statistically significant correlation was found between the stomata number per mm2 and the macro- (N, P, K, Ca, Mg) and microelement (Zn, Cu, Fe, Mn) concentrations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Sousa, Vanessa Fernanda da Silva, Tony César de Sousa Oliveira, and Ivanilza Moreira de Andrade. "Prospecção científica e tecnológica de Caryocar coriaceum Wittm." Research, Society and Development 10, no. 14 (November 10, 2021): e481101422123. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22123.

Full text
Abstract:
Caryocar coriaceum Wittm. é uma espécie frutífera, nativa e endêmica do cerrado brasileiro, amplamente utilizada no ramo alimentício e medicinal. Nessa pesquisa, objetivou-se realizar uma prospecção científica e tecnológica sobre C. coriaceum a partir da análise de patentes e artigos científicos indexados em bases de dados nacionais (INPI) e internacionais (WEB OF SCIENCE, EPO e DII). Foram registrados 29 artigos científicos na Web of Science, sendo 2011, 2015 e 2020 os anos com maior número de publicações (n=4, cada). Na prospecção tecnológica, o número de patentes depositadas com a espécie é considerado baixo (n=7), se comparado à outra espécie do gênero, como Caryocar brasiliense Cambess (n=57). A EPO foi a base de dados com maior registro de patentes (n=4), com destaque para invenções com finalidades médicas e cosmetológicas e o Brasil, o principal depositário. Os resultados dessa pesquisa sugerem que, apesar das potencialidades da espécie e do relativo interesse brasileiro, o desenvolvimento científico e tecnológico da espécie encontra-se em lenta ascensão, evidenciando a necessidade de maior incentivo às produções e inovações tecnológicas com ela.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Vanin, João Paulo, Rafael Pio, Edvan Alves Chagas, Wilson Barbosa, Idiana Marina Dalastra, and Fábio Albuquerque Entelmann. "Adubação na produção de plântulas do marmeleiro 'Japonês'." Ciência e Agrotecnologia 34, no. 3 (June 2010): 545–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542010000300003.

Full text
Abstract:
Conduziu-se este trabalho, com o objetivo de verificar a ação da adubação por cobertura e por liberação lenta, no crescimento de plântulas do marmeleiro 'Japonês'. Sementes do marmeleiro 'Japonês' foram estratificadas à frio-úmido por 30 dias e, em seguida, foram dispersas em bandejas de poliestireno de 72 células (células com capacidade de 120 cm³, uma semente por célula), contendo Vermiculita® de grânulos finos como substrato. No primeiro experimento, a Vermiculita® foi acrescida de diferentes doses do adubo de liberação lenta Basacot® (15-8-12): 0, 3, 6, 9, 12 e 15 kg m-3 de substrato. No segundo experimento, as sementes foram dispersas em bandejas similares, preenchidas com Vermiculita® e passados 30 dias da semeadura, foram realizadas adubações por cobertura com nitrogênio na forma de uréia (45% de N), via água de irrigação: 0, 300, 600, 900, 1200 e 1500 mg dm-3. As aplicações foram parceladas em duas vezes em intervalos de 10 dias, adicionada em cada célula 10 mL de solução por aplicação. As bandejas permaneceram dentro de telado constituído de sombrite 50% de luminosidade e foram irrigadas diariamente. Aos 60 dias após a semeadura, foi mensurada a porcentagem de emergência, o comprimento médio das plântulas, número médio de folhas, massa seca média da parte aérea e total das plântulas. Concluiu-se que a adição de 9 kg de Basacot® em cada m-3 de Vermiculita® favoreceu o melhor desenvolvimento das plântulas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Winhelmann, Mara Cíntia, Aquélis Armiliato Emer, Marília Tedesco, Priscila Paris, Claudimar Sidnei Fior, and Gilmar Schafer. "Desenvolvimento de angelônia em vaso, sob doses de adubo de liberação lenta." Ornamental Horticulture 24, no. 4 (November 1, 2018): 387–92. http://dx.doi.org/10.14295/oh.v24i4.1164.

Full text
Abstract:
Angelonia integerrima is a native species that has ornamental potential, being cultivated in flowerbeds, flowerpots, pots, or even used as a complement in floral arrangements. Knowledge of mineral nutrition is required for the cultivation of the species, and slow release fertilization have become widespread in recent years, with a lower risk of toxicity to crops, an economy in relation to complementary fertilizers and may be an alternative to cultivation of potted plants. The aim of this study was to evaluate the development of Angelonia integerrima Sprengel in pot under slow release fertilization doses. Acclimatized seedlings with approximately 1 cm height, from in vitro germinated seeds were transplanted into 1 L pots containing substrate composted Pinus bark. Five doses of Basacote ® 9M slow release fertilizer, formulation 16-8-12 (N - P2O5 - K2O), 9 months: control - 0 g L-1, 2.5 g L-1, 5.0 g L-1, 7.5 g L-1 and 10.0 g L-1. The plants were grown in a greenhouse under drip irrigation. The shoot length, length of the largest inflorescence, number of stems, diameter of the largest stem, mean length of the stems, number of open flowers, fruits and senescent flowers, chlorophyll a, b and total, mass of dry matter of shoot and root system were evaluated after 286 days. The experimental design was completely randomized, with four replicates of six pots per plot. Data were submitted to analysis of variance (ANOVA) followed by polynomial regression by SigmaPlot 11.0. It was possible to adjust a quadratic equation for the variables: shoot length (with maximum response point in 7.2 g L-1), mean length of stems (6.7 g L-1), diameter of the largest stem and the root system (5.9 g L-1), number of open flowers, buds, senescent flowers and total flowers (7.7 g L-1). For the variables, number of stems, number of fruits, chlorophyll a, b and total did not differ between treatments. The slow releaser fertilizer indicated dose for the cultivation of the potted species is 7.2 g L-1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Boeira, Rita Carla, Marcos Antonio Vieira Ligo, and José Flávio Dynia. "Mineralização de nitrogênio em solo tropical tratado com lodos de esgoto." Pesquisa Agropecuária Brasileira 37, no. 11 (November 2002): 1639–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2002001100016.

Full text
Abstract:
A mineralização do N orgânico é um dos principais fatores que determinam as quantidades de lodos de esgoto (LE) a aplicar em solos. O objetivo deste trabalho foi quantificar, em laboratório, o potencial de mineralização de N orgânico num Latossolo Vermelho distroférrico, tratado com dois LE anaeróbios, um de origem estritamente urbana (Franca, SP) e outro com presença de despejos industriais (Barueri, SP). Os LE foram aplicados ao solo em doses de 1,5, 3, 6 e 12 g kg-1 (Franca) e 4, 8, 16 e 32 g kg-1 (Barueri), e o tempo de incubação foi de 15 semanas. O acúmulo de N inorgânico no solo ao final da incubação foi proporcional às quantidades de N orgânico adicionadas. O potencial de mineralização estimado pelo modelo exponencial simples foi de 24 mg kg-1 de N no solo sem lodo, e variou entre 44 e 265 mg kg-1 de N no solo tratado com os lodos. A fração de mineralização potencial do N orgânico dos lodos foi estimada em 31%. A mineralização foi mais lenta no solo tratado com as duas maiores doses do LE de Barueri. Os dois lodos acidificaram o solo; o de Franca causou acidificação mais intensa que o de Barueri.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Cunha, Fernanda Leite, Erick Martins Nieri, Manuela Gonzaga Dias, Lucas Amaral de Melo, and Nelson Venturin. "Uso de adubos de liberação lenta no crescimento inicial de clones de eucalipto." Ciência Florestal 33, no. 2 (June 21, 2023): e69118. http://dx.doi.org/10.5902/1980509869118.

Full text
Abstract:
O manejo de nutrientes em plantios de eucalipto é uma prática fundamental. Dessa forma, muitos esforços são realizados para otimizar o uso dos nutrientes pelas plantas. Nesse contexto, objetivou-se avaliar as doses adequadas do adubo de liberação lenta (ALL), em comparação à aplicação de superfosfato simples (SPS) na adubação de base (AB) e o seu impacto sobre a necessidade de adubação de cobertura (AC) em mudas de um híbrido de eucalipto, cultivadas em vaso. O experimento foi disposto em delineamento em blocos casualizados em esquema fatorial 6x3, em que o primeiro fator corresponde a seis doses de AB (0, 50, 75, 100, 125% de P) de ALL e 100% para P, de superfosfato simples (SPS). O segundo fator correspondeu a três aplicações de AC (0, 1 e 2 parcelas de KCl e NH4NH3). As doses de N, P, K foram baseadas na recomendação de adubação em vasos de 300, 100 e 100 mg dm-³, respectivamente. Avaliaram-se, aos 120 dias, a altura (H), o diâmetro do colo, a área foliar (AF), o número de folhas (NF) e as massas secas da planta. Ademais, calcularam-se as doses de máxima eficiência técnica (DMET). As médias obtidas pela AB via ALL, de todas as variáveis, foram superiores ao SPS. Em relação à H, recomenda-se o uso de uma AC, com DMET de 252,56 mg dm-³, de P, por ter obtido crescimento semelhante ao SPS. Para as demais variáveis, DMET, para a AB, variou de 236,52 a 327 mg dm-³, de P. Já em relação à AC, o D, NF e a massa seca aérea não apresentaram diferenças significativas, o que evidencia a qualidade do fertilizante em suprir os nutrientes fornecidos na AC, possibilitando sua redução. Assim, a DMET indicada para plantios da espécie é 100 % ALL, garantindo crescimento inicial satisfatório e uso de apenas uma AC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Francisco Danner, Leno, Fernando Danner, and Julie Dorrico. "A LENTA AGONIA DA AMAZÔNIA BRASILEIRA: ABANDONO POLÍTICO, SUBDESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, DESTRUIÇÃO AMBIENTAL E ETNOCÍDIO CULTURAL." Labirinto 31, no. 1 (2019): 80–96. http://dx.doi.org/10.47209/1519-6674.v31.n.1.p.80-96.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Weber, Wislan Cassino, Jeniffer Bortolini Schmeling, Eduardo Lorensi Souza, Mastrangello Enivar Lanzanova, Danni Maisa da Silva, and Marciel Redin. "Produtividade de milho e custo da aplicação em cobertura de fertilizantes nitrogenados." Revista de Ciências Agroveterinárias 22, no. 2 (May 31, 2023): 186–93. http://dx.doi.org/10.5965/223811712222023186.

Full text
Abstract:
O nitrogênio (N) é o nutriente mais requerido no cultivo do milho (Zea mays L.), ainda representa significativa participação no custo de produção. O objetivo foi avaliar a eficiência de diferentes fontes de fertilizantes nitrogenados aplicados em cobertura na produtividade de grãos de milho e os seus respectivos custos da adubação. O experimento foi realizado em condições de campo e sem irrigação sob sistema plantio direto, em Latossolo vermelho. Na semeadura foi utilizado 280 kg ha-1 de adubo NPK 12-30-20 para todos os tratamentos. Além do tratamento testemunha (NPK), quatro formulações nitrogenadas foram aplicadas em cobertura: Ureia, Super N, Nitromag, e Sulfammo, aplicadas 50% no estádio V3/V4 e 50% V7/V8, em quatro repetições. Na maturação fisiológica foi determinada a produtividade de grãos. O tipo de fertilizante nitrogenado não influenciou na produtividade de grãos de milho, média de 9016 kg ha-1. Os maiores lucros foram com a aplicação de Super N, Ureia e Nitromag. O uso em cobertura de fertilizantes nitrogenados de lenta e controlada liberação de N não promovem aumento na produtividade de grãos de milho em relação a Ureia. O uso de Super N em cobertura apresenta a maior lucratividade no cultivo do milho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Freire, Joelma de Lira, José Carlos Batista Dubeux Júnior, Mario de Andrade Lira, Rinaldo Luiz Caraciolo Ferreira, Mércia Virginia Ferreira dos Santos, and Erinaldo Viana de Freitas. "Decomposição de serrapilheira em bosque de sabiá na Zona da Mata de Pernambuco." Revista Brasileira de Zootecnia 39, no. 8 (August 2010): 1659–65. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982010000800006.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar a decomposição de frações de serrapilheira de sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth) utilizando-se a técnica de sacos de náilon. Foram incubadas as seguintes frações de serrapilheira: folha senescente, folha no início da mineralização e ramos com até 20 mm de diâmetro. A incubação foi realizada nos períodos de 0, 4, 8, 16, 64, 100 e 256 dias nos anos de 2006 e 2007. As frações foram distribuídas em blocos ao acaso com cinco repetições. Foram avaliados os desaparecimentos de biomassa, nitrogênio (N) e fósforo (P), as concentrações de nitrogênio e fósforo e a relação carbono/ nitrogênio da serrapilheira ao longo dos períodos de incubação. De modo geral, o modelo exponencial negativo explicou o desaparecimento de biomassa, nitrogênio e fósforo, todavia, houve variação entre anos e, em alguns casos, apesar de significativos, os modelos apresentaram baixa correlação entre dados observados e preditos. A taxa de desaparecimento de biomassa foi lenta, uma vez que apenas 30% de biomassa de folhas foi mineralizada após 256 dias de incubação. A mineralização líquida de nitrogênio apresentou ampla variação entre anos e diferiu entre as frações estudadas. O teor de nitrogênio da serrapilheira incubada aumentou, em média, até os 32 dias (folhas) e até os 64 dias (ramos) de incubação, estabilizando-se em seguida. Foi usado o modelo platô linear para explicar esse processo. Com o passar dos períodos de incubação, a relação carbono/ nitrogênio diminuiu. Apesar de elevado teor de nitrogênio, a decomposição da serrapilheira de sabiá é lenta, o que pode reduzir as perdas de nutrientes no bosque, aumentando sua sustentabilidade e reduzindo os possíveis efeitos deletérios ao ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Mantovani, José Ricardo, Márcio Cleber de Medeiros Corrêa, Mara Cristina Pessôa da Cruz, Manoel Evaristo Ferreira, and William Natale. "Uso fertilizante de resíduo da indústria processadora de goiabas." Revista Brasileira de Fruticultura 26, no. 2 (August 2004): 339–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452004000200037.

Full text
Abstract:
O resíduo da indústria processadora de goiabas vem sendo aplicado em algumas áreas, entretanto não é conhecido o seu efeito na fertilidade do solo. Foi realizado experimento em casa de vegetação, com o objetivo de avaliar o efeito da aplicação do resíduo da indústria processadora de goiabas na fertilidade do solo, tendo como planta-teste o milho. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, em esquema fatorial 5x2, com quatro repetições, combinando-se cinco doses do resíduo da indústria processadora de goiabas (0; 20; 40; 60 e 80 t ha-1) na presença e ausência de adubação mineral. A adição de resíduo da indústria processadora de goiabas propiciou aumento nos teores de P e K do solo. O resíduo da indústria processadora de goiabas é uma fonte de liberação lenta de N e P para as plantas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Morales Morales, Edgar Javier, Martín Rubí-Arriaga, José Antonio López-Sandoval, Angel Roberto Martínez-Campos, and Edgar Jesús Morales-Rosales. "Urea (NBPT) una alternativa en la fertilización nitrogenada de cultivos anuales." Revista Mexicana de Ciencias Agrícolas 10, no. 8 (December 11, 2019): 1875–86. http://dx.doi.org/10.29312/remexca.v10i8.1732.

Full text
Abstract:
Los fertilizantes nitrogenados son necesarios, ya que gracias a ellos se mejora la producción de los cultivos. Después del agua y la temperatura se considera como el tercer factor en importancia en la producción de alimentos de origen vegetal. La urea como fertilizante, presenta la ventaja de proporcionar un alto contenido de nitrógeno (46%), el cual, es esencial en el metabolismo de la planta. La mayor desventaja que tiene es la pérdida de nitrógeno (N) en forma de gas amoniaco (NH3), proveniente de su descomposición al ser aplicada al suelo. La urea de liberación lenta es utilizada para reducir las pérdidas por volatilización después de la fase de hidrólisis y por lixiviación luego de la nitrificación del amonio. Para reducir las pérdidas por volatilización y mantener una disponibilidad adecuada de N en el suelo, diferentes estrategias de manejo agronómico han sido evaluadas. La triamida N-(n-butil) tiofosfórica (NBPT), inhibidor de la ureasa, impide temporalmente la degradación enzimática de la ureasa y minimiza la pérdida por volatilización de NH3, aumentando en consecuencia la absorción de N del fertilizante por el cultivo. El estudio se realizó durante 2018. En el documento elaborado se aborda el papel del N en las plantas cultivadas, algunas implicaciones ecológicas, él uso de la urea y especialmente se hace una recopilación de las características de la urea NBPT y de las investigaciones más relevantes sobre el uso de este fertilizante y su incidencia en el incremento del rendimiento en cultivos anuales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Mayol Soto, María De Lourdes, and Luis Fernando Aragón-Vargas. "Estrategias de rehidratación post-ejercicio: Tasa de ingesta de líquido y tipo de bebida." Pensar en Movimiento: Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud 7, no. 1 (August 5, 2010): 1–10. http://dx.doi.org/10.15517/pensarmov.v7i1.372.

Full text
Abstract:
El propósito del presente estudio fue investigar el efecto de una tasa rápida (R) y una tasa lenta (L) de ingesta de líquido con agua pura (AP) y una bebida deportiva (BD) sobre el balance de líquido corporal después del ejercicio, y evaluar si las diferencias conocidas entre estas bebidas dependen de la tasa de ingesta de líquido. Varones físicamente activos (n=16) realizaron cuatro pruebas en orden aleatorio. Los participantes se presentaron a cada prueba en estado de euhidratación y realizaron ejercicio intermitente en bicicleta en un cuarto de clima controlado (30-35°C) hasta alcanzar un 2% de pérdida de peso corporal. Después de 30 min de descanso, ingirieron AP o BD en un volumen equivalente al 150% de su pérdida de peso, en 45 min (tasa rápida, R) o 165 min (tasa lenta, L). A partir del momento que coincidió con el término de R se recolectaron muestras de orina cada 30 min durante 4 horas. La pérdida de peso en el ejercicio fue similar en todas las pruebas y resultó en una ingesta de líquido total de 2.48 + 0.4 l. Al final, la producción de orina con AP excedió significativamente a la de BD a ambas tasas de ingesta de líquido (p=0.001), pero no hubo diferencias entre L y R (p=0.378). Los participantes terminaron en balance negativo de líquido en todas las pruebas. En conclusión, BD dio como resultado una restauración mejor pero incompleta del balance de líquido corporal que AP, independientemente de la tasa de ingesta de líquido. Aunque el balance de líquido al final del estudio fue igual con ambas tasas de ingesta (L y R), L fue más cómoda para los participantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Francisco, Cristina Oliveira, Vanessa Takakura Okada, Natalia Aquaroni Ricci, Benedito Galvão Benze, José Rubens Rebelatto, and Ana Cláudia Garcia de Oliveira Duarte. "Comparação do equilíbrio corporal de mulheres a partir da meia-idade obesas e não-obesas." Fisioterapia e Pesquisa 16, no. 4 (December 2009): 323–28. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-29502009000400007.

Full text
Abstract:
Este é um estudo comparativo do efeito da obesidade no equilíbrio estático e dinâmico de mulheres a partir da meia-idade. A amostra foi composta por mulheres acima de 50 anos (n=80), distribuídas segundo o índice de massa corporal em grupo não-obeso (n=45) e obeso (n=35), com médias de idade equivalentes. Foram avaliadas quanto à gordura corporal por bioimpedância e quanto ao equilíbrio pelos testes de apoio unipodal (TAU) e de velocidade máxima de andar (VMA). Os dados foram tratados estatisticamente. No TAU em ambos os membros inferiores o grupo não-obeso permaneceu por mais tempo na posição - 25,6 segundos (s) no membro direito e 24,9 s no esquerdo - do que o grupo obeso (19,0 s no direito e 17,5 s no esquerdo, p<0,01). No VMA o grupo obeso apresentou marcha mais lenta e velocidade média menor quando comparado ao grupo não obeso (p<0,027). No grupo não-obeso, verificaram-se correlações moderadas entre a gordura corporal e o equilíbrio estático e dinâmico; no grupo obeso não foram encontradas correlações entre a a gordura corporal e a maioria das variáveis de equilíbrio. Os resultados evidenciam que a obesidade contribui para o pior desempenho no equilíbrio de mulheres de meia-idade e idosas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Cházaro-Olvera, Sergio, Manuel Ortiz, Ignacio Winfield, and Brizeida Viveros-Villaseñor. "Parámetros poblacionales de Nototropis minikoi y Ampithoe longimana (Crustacea: Amphipoda) en dos Islas del Mar Caribe mexicano." Revista de Biología Marina y Oceanografía 56, no. 1 (June 7, 2021): 1. http://dx.doi.org/10.22370/rbmo.2021.56.1.2794.

Full text
Abstract:
Se analizó la estructura de la población, el crecimiento, la fecundidad y la supervivencia de Nototropis minikoi y Ampithoe longimana en Isla Contoy e Isla Mujeres del caribe mexicano. Se midieron la temperatura, salinidad y oxígeno disuelto in situ. Se recolectaron un total de 2.815 anfípodos de ambas especies: 1.407 de Nototropis minikoi y 1.408 de Ampithoe longimana. La temperatura presentó valores de 26 a 27 °C, salinidad de 35 a 36 unidades y oxígeno disuelto de 6 a 9 mg L-1. Los juveniles representaron el mayor porcentaje con 55 a 73% en N. minikoi y del 57 a 67% en A. longimana. Con el método de Bhattacharya se encontraron de 4 a 5 clases modales. Con el modelo de von Bertalanffy se encontró que las hembras presentaron la mayor longitud máxima con 10,88 mm (k= 0,35) y 14,54 mm (k= 0,24) en N. minikoi y A. longimana, respectivamente. El promedio de huevos fue de 6,83 ± 4,50 a 8,55 ± 5,22 en N. minikoi y 7,55 ± 4,82 a 8,33 ± 3,79 en A. longimana. La supervivencia fue de 13,70 y 36,63% para N. minikoi y de 13,31 y 28,11% para A. longimana, lo cual corresponde a especies con estrategia “r”. Los resultados evidenciaron una relación costo-beneficio entre los parámetros poblacionales, dado que a una tasa de crecimiento lenta y un mayor número de clases modales se alcanzan tamaños máximos mayores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

RODRIGUES, Jerônimo Porto, Diulie Fernanda Almansa da COSTA, Gabriela Dominique de Campos GAVILÁN, Gabrielly da Silveira CAVALHEIRO, Luana Pinheiro MARTINS, Natacha Pedroso ALVES, and Benjamin Dias OSORIO FILHO. "Atividade biológica e decomposição de resíduos orgânicos em área de lavoura sobre Argissolo Vermelho Distrófico." Revista Eletrônica Científica da UERGS 5, no. 1 (April 16, 2019): 13–17. http://dx.doi.org/10.21674/2448-0479.51.13-17.

Full text
Abstract:
A atividade biológica do solo pode ser determinada pela soma dos processos metabólicos em que o CO2 é produzido e pela taxa de decomposição de resíduos orgânicos no solo. Os compostos orgânicos podem apresentar alta ou baixa relação C/N, e podem ser lábeis ou recalcitrantes, ou seja, de rápida ou lenta decomposição. Os compostos lábeis possuem função de disponibilizar nutrientes e energia para os microrganismos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a emissão de CO2 e a decomposição de resíduos orgânicos sobre Argissolo Vermelho Distrófico. Os resíduos avaliados foram - T1: palha de serradela, T2: esterco bovino, T3: cama de aviário, T4: húmus, T5: cama de aviário + palha de serradela e T6: esterco bovino + palha de serradela. Houve estímulo na atividade biológica do solo pela presença de todos os tratamentos, principalmente pela palha de serradela (Ornithopus compressus). Observou-se que quando não havia presença de resíduos, o solo emitiu CO2, pois os microrganismos utilizaram a matéria orgânica do solo como fonte de energia para sobrevivência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Penha, Marcelo De Luca, José Luiz Catão Dias, and Benjamin Eurico Malucelli. "Influência da baixa temperatura ambiental sobre a atividade fagocítica de troinbócitos de rã touro gigante (Rana catesbeiana)." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 33, no. 1 (March 1, 1996): 15. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-3659.v33i1p15-18.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho foi o de investigar a influência da baixa temperatura ambiental sobre aatividade fagocítica de trombócitos de rã touro gigante (Rana catesbeiana). O modelo indutor defagocitose utilizado foi a injeção de carvão coloidal no saco linfático dorsal. Os resultados alcançados mostraramque o frio foi capaz de modular significativamente a capacidade fagocítica dos trombócitos. Animais tratados e mantidos a 6°C exibiram uma lenta atividade inicial à 1h (16,3 ± 4,3; resultados expressos como média desvio padrão de trombócitos positivos em 400 células analisadas/animal; n=6), que aumentou discretamente às 6h e 12h (45,8 ± 12,2; 55,5 ± 9,6), alcançando o máximo de reação aos 3d e 7d (80,3 ± 27,5; 78,3 ± 29,5). Por outro lado, rãs mantidas a 24°C apresentaram uma forte resposta inicial à 1h (90,0 ± 16,7), aumentando marcadamente até 1d (196,0 ± 49,8), e então diminuindo até 7d (56,0 ± 10,6). Os resultados obtidos suportam estudos prévios que demonstram a importância da temperatura ambiental sobre múltiplos processos relativos aos mecanismos de defesa desses animais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Lohia, Sonnal, Antonia Vlahou, and Jerome Zoidakis. "Microbiome in Chronic Kidney Disease (CKD): An Omics Perspective." Toxins 14, no. 3 (February 26, 2022): 176. http://dx.doi.org/10.3390/toxins14030176.

Full text
Abstract:
Chronic kidney disease (CKD) is predominant in 10% of the world’s adult population, and is increasingly considered a silent epidemic. Gut microbiota plays an essential role in maintaining host energy homeostasis and gut epithelial integrity. Alterations in gut microbiota composition, functions and, specifically, production of metabolites causing uremic toxicity are often associated with CKD onset and progression. Here, we present the latest omics (transcriptomics, proteomics and metabolomics) studies that explore the connection between CKD and gut microbiome. A review of the available literature using PubMed was performed using the keywords “microb*”, “kidney”, “proteom”, “metabolom” and “transcript” for the last 10 years, yielding a total of 155 publications. Following selection of the relevant studies (focusing on microbiome in CKD), a predominance of metabolomics (n = 12) over transcriptomics (n = 1) and proteomics (n = 6) analyses was observed. A consensus arises supporting the idea that the uremic toxins produced in the gut cause oxidative stress, inflammation and fibrosis in the kidney leading to CKD. Collectively, findings include an observed enrichment of Eggerthella lenta, Enterobacteriaceae and Clostridium spp., and a depletion in Bacteroides eggerthii, Roseburia faecis and Prevotella spp. occurring in CKD models. Bacterial species involved in butyrate production, indole synthesis and mucin degradation were also related to CKD. Consequently, strong links between CKD and gut microbial dysbiosis suggest potential therapeutic strategies to prevent CKD progression and portray the gut as a promising therapeutic target.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Galicia-Ramírez, C., E. Ruíz-Luna, A. Rodríguez-Rubí, G. Hernández-Carballo, U. Quiroz-López, R. Reyes-Luna, and J. Flores-Hernández. "Comparación de la sertralina y del extracto metanólico de Psilocybe Cubensis sobre la calidad espermática en un modelo de depresión inducido por estrés temprano en ratas." Suplemento de la Revista Mexicana de Física 1, no. 3 (August 22, 2020): 45–48. http://dx.doi.org/10.31349/suplrevmexfis.1.3.45.

Full text
Abstract:
La depresión es un problema de salud mundial. La sertralina, un antidepresivo de uso común, puede ocasionar efectos secundarios en la fertilidad. El tratamiento con alucinógenos, por ejemplo, la psilocibina, se considera un procedimiento alternativo para tratar la depresión. El objetivo de este trabajo fue comparar los efectos de la administración sub-crónica del extracto metanólico de P. cubensis o de sertralina sobre la calidad espermática de ratas macho. Treinta ratas machos Sprague-Dawley se distribuyeron en cinco grupos (n=6). Un grupo testigo absoluto (TA) de animales no separados de la madre; animales separados de la madre (Vetulani, 2013; DEP); medicados diariamente con sertralina (5 mg/kg; DEP+SERT); administrados con extracto metanólico de P. cubensis (0.1 mg/kg; DEP+EXTR); y con solución salina + 1% de Tween 80 como vehículo (DEP+VH). La administración se realizó desde el día 45 de edad y hasta el día 60. Los animales fueron sacrificados a los seis meses de edad. Se disecaron los epidídimos y se obtuvieron espermatozoides de la cola. Se cuantificó el número total y la viabilidad de los espermatozoides, así como el porcentaje de espermatozoides con motilidad progresiva rápida, lenta, in situ e inmóviles. La concentración (F=1.25624; p=0.3133), el porcentaje de viabilidad (F=0.96249; p=0.44528), de inmovilidad (F=2.31662; p=0.08509), y de motilidad progresiva lenta (F= 0.09148; p= 0.98428) de los espermatozoides no mostraron diferencias significativas entre grupos. La prueba de comparación de medias de Tukey arrojo que el porcentaje de motilidad progresiva rápida en SERT es menor con respecto a TA (α=0.05; p=0.04166), y EXTR (α=0.05; p=0.01971). Además, el porcentaje de espermatozoides in situ en EXTR es más bajo con respecto VH (α=0.05; p=0.00348), y TA (α=0.05; p=0.00619). Nuestros resultados sugieren que el uso del extracto metanólico de P. cubensis no afecta los parámetros de fertilidad a diferencia de la sertralina que afecta principalmente la motilidad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Mantovani, José Ricardo, Manoel Evaristo Ferreira, Mara Cristina Pessôa da Cruz, José Carlos Barbosa, and André Costa Freiria. "Mineralização de carbono e de nitrogênio provenientes de composto de lixo urbano em argissolo." Revista Brasileira de Ciência do Solo 30, no. 4 (August 2006): 677–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832006000400008.

Full text
Abstract:
Estudos da mineralização do C e do N em solos que receberam aplicação de composto de lixo urbano são importantes para avaliar o comportamento desse resíduo no solo e dar subsídios para definir as doses adequadas às culturas, com vistas em atender à necessidade de N das plantas. Foram realizados dois experimentos em condições de laboratório com o objetivo de avaliar a mineralização de C e de N em um Argissolo textura média adubado com composto de lixo urbano. No primeiro experimento, utilizou-se delineamento inteiramente ao acaso, com cinco tratamentos e três repetições, com os tratamentos constituídos de cinco doses de composto de lixo urbano, equivalentes a 0, 30, 60, 90 e 120 t ha-1. No segundo experimento, empregou-se esquema fatorial, com delineamento inteiramente ao acaso e três repetições, combinando as mesmas cinco doses de composto de lixo urbano utilizadas no primeiro experimento e 11 tempos de incubação (0, 7, 14, 28, 42, 56, 70, 84, 98, 112 e 126 dias). Os maiores aumentos de N-NO3- no solo foram obtidos até os 42 dias de incubação, independentemente da dose de composto de lixo aplicada, percebendo-se, a partir dos 70 dias, tendência de estabilização. A fração de mineralização de C-orgânico em C-CO2 menor do que 2 % em 168 dias indica que o composto de lixo urbano é material que contribui para aumentar os estoques de matéria orgânica do solo. Na ausência de adubação nitrogenada complementar, a fração de mineralização de N-orgânico de 12 % em 126 dias evidencia que o composto de lixo urbano apresenta potencial fertilizante de liberação lenta de N para as plantas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Costa, N. De L., A. L. G. Monteiro, A. L. P. Silva, A. De Moraes, A. F. Giostri, T. S. S. Stivari, S. Gilaverte, T. C. Baldissera, and E. A. Pin. "Considerações sobre a degradação da fibra em forragens tropicais associada com suplementos energéticos ou nitrogenados." Archivos de Zootecnia 64, no. 247 (December 10, 2015): 31–41. http://dx.doi.org/10.21071/az.v64i247.504.

Full text
Abstract:
Os carboidratos constituem entre 70 e 80 % da dieta dos ruminantes e são fundamentais para o atendimento de suas exigências em energia, síntese de proteína microbiana, componentes do leite e manutenção da saúde animal. As gramíneas forrageiras tropicais apresentam, normalmente, baixos teores de proteína bruta, os quais estão associados a elevados teores de fibra, que pode representar cerca de 60 % da matéria seca consumida. A fibra representa a fração dos carboidratos de digestão lenta ou indigestível do alimento que ocupa espaço no trato gastrintestinal e, em função de sua concentração e digestibilidade, impõe limitações ao consumo voluntário de matéria seca, minerais e energia. A suplementação energética ou protéica pode suprir as necessidades em energia e proteína dos microrganismos e do ruminante, proporcionando condições favoráveis ao ambiente ruminal, maximizando o crescimento microbiano e a utilização dos compostos fibrosos da forragem. A sincronização entre as fontes de carboidratos e as de nitrogênio (N) maximiza a eficiência microbiana e a diminuição da perda de N em forma de amônia e da energia dos carboidratos, promovendo melhoria na digestão da MS e, especialmente, da fração fibrosa da forragem. Neste artigo são analisados os efeitos da suplementação energética e/ou protéica sobre a degradação e o consumo da fibra de gramíneas forrageiras tropicais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Prieto Paoletti, Guillermo Fermín, Carlos Errecalde Erlicher, Natalia Francisca Urzúa Pizarro, María Paula Tonini García, and María Jimena Messina Mur. "Farmacocinética plasmática y urinaria de marbofloxacina intramuscular en caninos." Revista de Medicina Veterinaria, no. 33 (November 30, 2016): 59–66. http://dx.doi.org/10.19052/mv.4052.

Full text
Abstract:
Se estudió la disposición plasmática y urinaria de marbofloxacina en caninos (n = 6) tras la aplicación intramuscular de 2 mg/kg. En distintos tiempos posadministración se tomaron muestras de sangre hasta las 24 h, y de orina solo en los caninos machos (n = 4) a las 4, 8, 12 y 24 h. Se realizó una extracción líquido-líquido del analito con agua, metanol y centrifugado a 13.500 r. p. m. a 4 °C. La separación y cuantificación se realizó por HPLC mediante la elusión isocrática en fase reversa, utilizando columna C-18, detector de fluorescencia a 295 nm de excitación y 490 nm de emisión y fase móvil compuesta por agua, acetonitrilo y trietilamina. Las concentraciones plasmáticas temporales se analizaron con el software no compartimental PK Solution 2.0. Los resultados conseguidos indican pronta absorción, rápida y amplia distribución. El Cl y los valores conseguidos de t½β y TMR indican lenta depuración y prolongada permanencia. El ensayo determinó concentraciones plasmáticas perdurables hasta 24 h, y que exceden la CMI de patógenos relevantes. El cociente ABC/CMI indica eficacia frente a microorganismos con CMI ≤ 0,15 μg/ml. Las concentraciones urinarias de marbofloxacina son más significativas que las plasmáticas. No obstante, se requieren nuevos estudios que avalen su empleo con la dosis y vía de aplicación ensayada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Cabreira, Gerhard Valkinir, Paulo Sérgio dos Santos Leles, Emanuel José Gomes de Araújo, Eduardo Vinicius da Silva, Alysson Canabrava Lisboa, and Lucas Nunes Lopes. "Produção de mudas de Schinus terebinthifolius utilizando biossólido como substrato em diferentes recipientes e fertilizantes." Scientia Agraria 18, no. 2 (July 7, 2017): 30. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v18i2.50494.

Full text
Abstract:
O objetivo desse trabalho foi avaliar a influência da capacidade volumétrica de tubetes de polipropileno (110 e de 280 cm3), aliado a diferentes doses de Osmocote Plus® N-P-K (15-09-12), na produção de mudas de Schinus terebinthifolius, utilizando biossólido de lodo de esgoto como substrato. Foram produzidas mudas de Schinus terebinthifolius Raddi. Foram utilizados tubetes com volume de 110 e 280 cm3, sendo aplicadas doses de Osmocote Plus® (15-09-12) de 0, 3, 6 e 12 kg.m-3 de biossólido. O experimento foi em esquema fatorial, compondo oito tratamentos com cinco repetições. Avaliou-se o crescimento das mudas em viveiro e sua sobrevivência e o crescimento em campo cinco meses após plantio. Após 112 dias a repicagem, os resultados mostraram que as mudas de aroeira responderam positivamente ao acréscimo de fertilizante de liberação lenta junto ao biossólido. O plantio em campo apresentou boa sobrevivência e crescimento das mudas, indicando que apenas os tratamentos sem adubação nos dois recipientes não produziram mudas adequadas ao plantio. Para as condições que foi realizado o trabalho, indica produzir mudas de Schinus terebinthifolius em tubetes de 280 cm3 e dose de 3 kg de Osmocote Plus® N-P-K (15-09-12) por m3 de biossólido aplicados na época de enchimento dos tubetes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Storm, Alexander, Mary Beth Adams, Zachariah Fowler, and Jamie L. Schuler. "Effects of 21 Years of Simulated Acidic Deposition on Tree Growth and Species Composition in an Aggrading Appalachian Hardwood Forest." Forest Science 68, no. 3 (May 25, 2022): 283–90. http://dx.doi.org/10.1093/forsci/fxac018.

Full text
Abstract:
Abstract The long-term effects of soil acidification on the development of a young aggrading Appalachian forest were examined after 21 years of continuous treatment. Beginning with a clearcut harvest in 1997, annual ammonium sulfate (N+S) and ammonium sulfate with lime (N+S+LIME) treatments were aerially applied to a developing forest. The lime treatment was designed to counteract the acidification of the nitrogen and sulfur amendments. After 21 years, the N+S and N+S+LIME treatments had little impact on total woody biomass accumulation relative to the control. There were significant differences among species and treatment responses with respect to woody biomass accumulation, however. Biomass of Prunus pensylvanica was about twice as much as any other species in N+S and N+S+LIME treatments but was similar to Liriodendron tulipifera and Betula lenta on control areas. Treatment effects were not significant for average tree diameter or stem density, although both varied among the six tree species with the highest importance values. The importance value of P. pensylvanica decreased by almost half in the last 6 years due to mortality, but this was not associated with either the N+S or N+S+LIME treatments. The dynamic nature of this short-lived tree species is potentially masking any effects of the N+S or N+S+LIME treatments to date. Study Implications: We examined the long-term impact of nitrogen and sulfur additions with and without lime on forest stand development. After 21 years, the forest showed little change in aboveground woody biomass, although the distribution of biomass among species was affected by the treatments. Prunus pensylvanica (pin cherry) accumulated the greatest biomass on N+S and N+S+LIME treatments relative to the untreated areas. However, P. pensylvanica is a short-lived species, and our data show it is declining. It is unclear whether the treatments are having minimal impacts or they are being masked by the early dominance and subsequent mortality of P. pensylvanica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Silva, Liliane Maria da, Monalisa Alves Diniz da Silva, Rafael Mateus Alves, Elania Freire da Silva, Joyce Naiara da Silva, Robson José Rodrigues Alves, Débora Purcina de Moura, and Dominique Marinho Dvoskin. "Análise biométrica de frutos e tratamentos pré–germinativos para superação de dormência em sementes de Libidibia ferrea (Mart. ex Tul.) L. P. Queiroz." Research, Society and Development 10, no. 11 (September 9, 2021): e544101119898. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19898.

Full text
Abstract:
Na região semiárida grande parte das espécies florestais apresentam sementes com germinação lenta e desuniforme ao longo do tempo, por possuírem dormência. Diante do exposto, objetivou-se avaliar as características biométricas de frutos e sementes e a influência de tratamentos pré-germinativos na emergência de plântulas de Libidibia ferrea. Foram mensurados o comprimento, largura e espessura dos frutos e o número médio de sementes por fruto. Os dados de biometria foram submetidos à análise descritiva, sendo avaliados a média, máximo, mínimo, desvio padrão, coeficiente de variação e distribuição de frequência. Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado, com oito tratamentos pré-germinativos: controle (ausência de tratamento); imersão em ácido clorídrico durante 5, 10, 15 e 20 minutos; imersão em soda cáustica durante 5 e 10 minutos; escarificação mecânica com lixa n° 150 na região oposta ao hilo e posterior imersão em água durante 24 horas. Foram avaliadas as seguintes características: porcentagem, índice de velocidade e tempo médio de emergência, comprimento e massa seca do sistema radicular e da parte aérea das plântulas. O tamanho médio dos frutos foi de 7,93 mm de comprimento, 23,19 mm de largura e 11,87 mm de espessura e 4,67 sementes viáveis por fruto. O uso da escarificação mecânica com lixa n° 150 na região oposta ao hilo com posterior embebição em água por 24 h, é o método mais indicado na superação de dormência de L. ferrea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Huerta Leon, Jenny Rosalyn, Miguel Grande Ortiz, Jhonnel Williams Samaniego Joaquin, and Miguel Ángel Inocente Camones. "BIOEXENCIÓN DE DOS MEDICAMENTOS CONTENIENDO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO 100 mg EN TABLETAS." Revista Científica Ágora 7, no. 2 (December 28, 2020): 127–32. http://dx.doi.org/10.21679/arc.v7i2.184.

Full text
Abstract:
Objetivos: Determinar la bioexención de dos medicamentos multifuentes (genéricos) conteniendo Ácido acetilsalicílico 100 mg en tabletas. Materiales y métodos: Estudio descriptivo comparativo con determinación de parámetros estadísticos que reflejaron la validez, la objetividad y confiabilidad de la metodología analítica. Se utilizaron dos productos multifuente dispensados en establecimientos farmacéuticos en Lima y el producto de referencia. Los perfiles de disolución fueron cuantificados por la técnica por Espectrofotometría ultravioleta-visible Estos perfiles se evaluaron realizando un análisis de modelo independiente que se basó en la determinación del factor de similitud (f2). Se establecieron los perfiles de disolución efectuados en medios a pH fisiológicos según lo establecido por la OMS (Reporte Técnico 937). Para determinar la equivalencia terapéutica se utilizó el factor de similitud (f2), teniendo en cuenta que las dos fórmulas son equivalentes terapéuticos in vitro si los valores se encuentran entre 50 y 100. Resultados: Se obtuvieron que todos los productos analizados presentaron a pH 1,2 una disolución muy rápida, aunque, uno de los dos medicamentos que forman parte del presente estudio; medicamento multifuente N°2 presentó a pH 4,5 y pH 6,8 una disolución lenta con valores f2 a pH 4,5: (f2 = 26,44); y a pH 6,8: (f2 = 26,48). Conclusiones: Según los resultados de f2 determinados para las dos fórmulas de ácido acetilsalicílico; el producto multifuente N°2 (extranjero) no es equivalente terapéutico con el producto de referencia ya que no se logró demostrar su intercambiabilidad, la que si se pudo establecerlo fue el medicamento multifuente N°1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Donária, Leila, Ana Cristina Schnitzler Moure, Larissa Martinez, Karina Couto Furlanetto, Nidia Aparecida Hernandes, and Fabio Pitta. "Correlação entre a diferença da capacidade vital lenta e forçada com a atividade física na vida diária em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica." Fisioterapia e Pesquisa 27, no. 1 (January 2020): 64–70. http://dx.doi.org/10.1590/1809-2950/19003927012020.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo do estudo foi correlacionar a diferença entre capacidade vital lenta (CVL) e capacidade vital forçada (CVF) (CVL-CVF) com a atividade física na vida diária (AFVD) em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC); e verificar as diferenças na AFVD entre indivíduos com CVL maior ou menor do que a CVF. Vinte e oito indivíduos com DPOC (18 homens; 67±8 anos; VEF1: 40±13% previsto) tiveram a função pulmonar avaliada pela espirometria e foram divididos em dois grupos: CVL>CVF (n=17) e CVL≤CVF (n=11). Ademais, tiveram a AFVD avaliada objetivamente pelo monitor de atividade física DynaPort®, que quantifica na vida diária, dentre outros, o tempo gasto por dia andando, em pé, sentado e deitado. Não foram encontradas correlações significativas entre CVL-CVF e as variáveis da AFVD no grupo geral. No grupo CVL>CVF foi encontrada significância estatística na correlação entre a CVL-CVF e o tempo gasto por dia em pé (r=−0,56) e sentado (r=0,75). Já no grupo CVL≤CVF, houve correlação significativa somente com o tempo gasto por dia em pé (r=0,57) e deitado (r=−0,62). Ao comparar ambos os grupos, não houve diferença estatisticamente significante para nenhuma das variáveis da AFVD (p>0,05 para todas). No grupo com CVL maior que a CVF houve correlação alta com o tempo gasto sentado, mas não com o tempo andando. Portanto, indivíduos com maior obstrução ao fluxo aéreo segundo a diferença CVL-CVF tendem a gastar mais tempo em atividades de menor gasto energético, que não envolvam caminhar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Tamborelli, Melina Rut, and Silvina Elisabeth Fiant. "Efecto de tratamientos pregerminativos de hidratación-deshidratación sobre la viabilidad y germinación de semillas de Setaria sphacelata." AgriScientia 37, no. 2 (December 30, 2020): 35–43. http://dx.doi.org/10.31047/1668.298x.v37.n2.24889.

Full text
Abstract:
Setaria sphacelata es una gramínea forrajera megatérmica cultivada en diversas regiones dada su plasticidad. Al igual que otras forrajeras perennes estivales, tiene lenta implantación. Los tratamientos pregerminativos de hidratación-deshidratación (HD) mejoran la germinación y el establecimiento de muchas especies. El objetivo de este trabajo fue evaluar el efecto de HD con agua y nitrato de potasio en semillas de Setaria sphacelata. Se aplicó un diseño factorial de tratamientos 2 x 3 x 2. Un primer factor fue el agente imbibitorio: agua (A) y nitrato de potasio 2 % (N); el segundo, el tiempo de imbibición: 24, 48 y 72 horas; y el tercero, los lotes evaluados (dos). Se sembraron cuatro repeticiones de 50 semillas por tratamiento y un testigo (T). Se registró energía germinativa, porcentaje de germinación, semillas frescas y muertas (SM). Entrelotes sólo se encontraron diferencias significativas en % SM. Los tratamientos A24, A48, A72 y N24 superaron al T en porcentaje y velocidad de germinación, mientras que los N48 y N72 fueron similares o inferiores. El mejor tratamiento resultó ser HD con agua por 72 horas. La inmersión por más de 24 horas en nitrato de potasio 2 % perjudicó la viabilidad de las semillas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

del Pino García Sánchez, Jenny. "El nacionalismo canario y el insularismo tinerfeño durante la transición democrática." RIHC. Revista Internacional de Historia de la Comunicación, no. 18 (2022): 88–107. http://dx.doi.org/10.12795/rihc.2022.i18.06.

Full text
Abstract:
N El proceso transicional del estado dictatorial franquista hacia la democracia española permitió, tras la promulgación del texto constitucional del 1978, que la prensa, como vehículo informativo esencial y como conformadora de la opinión pública, sufriera una lenta pero imparable transformación hacia la pluralidad ideológica, y revivieran las tendencias nacionalistas pero, sobre todo, las insularistas de las islas capitalinas. Durante la dictadura, limitados por la Ley de Prensa de 1938, los medios se convierten en bocas de salida de un mismo mensaje, aquel que no era censurado por la dictadura, el que preconizaba con la nación unida, grande y libre. La transición supone, de facto, el inicio de la transformación de la prensa española porque, a pesar de que desde 1966 se contaba con una nueva ley de prensa que daba muestras de cierta libertad de información, esta seguía contando con un régimen sancionador feroz. Para corroborar la hipótesis planteada, la presente comunicación, recoge los principales rasgos obtenidos de una análisis pormenorizado y exhaustivo de una serie de hitos y acontecimientos relevantes para la sociedad tinerfeña enla prensa de la provincia durante el proceso transicional, teniendo en cuenta las peculiaridades informativasde los medios canarios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Souza, Henrique Antunes de, William Natale, Viviane Cristina Modesto, and Danilo Eduardo Rozane. "Mineralização do nitrogênio proveniente da aplicação do resíduo da indústria processadora de goiabas em Argissolo." Bragantia 70, no. 4 (2011): 882–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052011000400022.

Full text
Abstract:
Informações sobre a mineralização de subprodutos são importantes para o correto manejo desses materiais em áreas agrícolas. Assim, objetivou-se avaliar a mineralização do nitrogênio proveniente do resíduo da indústria processadora de goiabas, aplicado em Argissolo cultivado com goiabeiras. Amostras do solo mais o subproduto foram acondicionados em frascos de polietileno com capacidade de 0,25 dm³. Foram pesados 100 g de solo mais o resíduo referente a cada tratamento (doses do subproduto: 0; 9; 18 e 36 t ha-1), sendo tal procedimento realizado em triplicata. O período máximo de incubação foi de 11 semanas, analisando-se as amostras nos seguintes tempos: 0; 7; 14; 28; 42; 56; 70; 84; 98; 112 e 126 dias. A umidade foi corrigida para 70% da capacidade de retenção de água do solo, sendo monitorada diariamente através de pesagens dos potes. Nos tempos estabelecidos realizou-se a desmontagem de três frascos correspondentes a cada tratamento, determinando-se o nitrogênio inorgânico. Pode-se afirmar que a mineralização do N ou a liberação é lenta, ou seja, não há rápida disponibilização de nitrogênio. No período avaliado, 126 dias, a fração média de mineralização foi de 23% e, a meia vida média de 73 dias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Freitas, Sílvio De Jesus, Almy Júnior Cordeiro De Carvalho, Sávio Da Silva Berilli, Paulo Cesar Dos Santos, and Claudia Sales Marinho. "Substratos e osmocote® na nutrição e desenvolvimento de mudas micropropagadas de abacaxizeiro cv. Vitória." Revista Brasileira de Fruticultura 33, spe1 (October 2011): 672–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452011000500094.

Full text
Abstract:
O principal entrave da abacaxicultura brasileira é a ausência de mudas com qualidade e em quantidade. A obtenção de mudas livres de pragas e doenças é possível por meio da cultura de tecidos, no entanto essas mudas necessitam de um período de aclimatação. O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito de diferentes substratos e doses de adubo de liberação lenta no desenvolvimento e nutrição de mudas micropropagadas de abacaxi durante a aclimatação. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com três substratos (1- solo de superfície; 2- compostagem de bagaço de cana-de-açúcar e torta de filtro, e 3- um substrato composto (solo + areia + Plantmax®)) e 5 doses de Osmocote®: 0;10; 20; 25 e 30 g planta-1, com quatro blocos. O substrato que proporcionou maiores teores de N, P e K nas plantas foi o composto de bagaço de cana mais torta de filtro. O Osmocote® proporcionou incremento no comprimento da planta, no número de folhas e no peso da matéria seca da parte aérea. Dosagens elevadas de Osmocote® proporcionaram a redução do pH dos substratos e acúmulo de nutrientes, tornando-se tóxicos às mudas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Collado Martínez, Rosa M. "La vía lenta de la Ley del Sector Ferroviario y la vía rápida de la Ley Ómnibus: la supuesta liberalización del transporte de mercancías por ferrocarril." Asamblea. Revista parlamentaria de la Asamblea de Madrid, no. 21 (December 1, 2009): 335–55. http://dx.doi.org/10.59991/rvam/2009/n.21/382.

Full text
Abstract:
La liberalización del sistema de transporte de mercancías por ferrocarril, objetivo de la Ley 39/2003, de 17 de noviembre, del Sector Ferroviario, no se ha conseguido hasta el momento ni en los aspectos referidos a las infraestructuras ni en aquellos que afectan a los sujetos, empresas y operadores. El proyecto de Ley Ómnibus, una de las leyes relacionadas con la trasposición de la Directiva 2006/123/CE, del Parlamento Europeo y del Consejo, de 12 de diciembre de 2006, relativa a los servicios en el mercado interior, parece querer avanzar por esta vía. Pero las consecuencias previsibles de este proyecto de Ley en el sistema ferroviario no avalan esta inicial conclusión.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Rossa, Überson Boaretto, Alessandro Camargo Angelo, Jorge Zbigniew Mazuchowski, Danielle Janaina Westphalen, Catia Nara Tobaldini Frizon, and Carlos Eduardo Nogueira Martins. "INFLUÊNCIA DA LUMINOSIDADE E FERTILIZANTES NOS TEORES DE METILXANTINAS E COMPOSTOS FENÓLICOS EM FOLHAS DE ERVA-MATE." Ciência Florestal 27, no. 4 (December 11, 2017): 1365. http://dx.doi.org/10.5902/1980509830217.

Full text
Abstract:
A erva-mate (Ilex paraguariensis A. St.-Hil.) é uma espécie climácica, bastante adaptada ao sombreamento, por isso, cada vez mais cultivada em consórcio com outras espécies madeiráveis, e de forma mais intensiva de que a sua exploração tradicional. Para manter níveis de produtividade adequados é necessário o uso de fertilizantes que deem aporte nutricional às plantas. Os teores de substâncias do metabolismo secundário da planta, como as metilxantinas e os compostos fenólicos, podem ser afetados por esse tipo de manejo mais intensivo, já que o sombreamento e a adubação influenciam a fisiologia da planta. Objetivando a determinação de teores de metilxantinas e compostos fenólicos totais em folhas de erva-mate, produzidas sob luminosidade aparente de 30, 45 e 60%, e fertilização convencional (FC) (N, P2O5 e K2O 15-05-30) e de liberação lenta (N, P2O5 e K2O 15-08-12), foi proposto esse estudo para duas estações de crescimento nos anos de 2011 e 2012. A fertilização da erva-mate associada aos níveis de luminosidade aparente não promoveram o aumento de teores de metilxantinas totais e compostos fenólicos totais. A luminosidade aparente de 30% estabeleceu o melhor indicador para obtenção de metilxantinas, sendo que a fertilização FC apresentou a maior produção de metilxantinas, quando submetida à luminosidade aparente de 30 e 45%. Houve incremento do teor dos compostos fenólicos da estação de crescimento 2011 para 2012 promovido pelos tratamentos fertilizados com FLL e FC sob a luminosidade aparente de 30% e 60%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Ferreira, Luiz Leonardo, Ivo Frohlich Junior, Lucas Franco Machado, Sérgio Silva Ferreira, Ivan Ricardo Carvalho, Núbia Sousa Carrijo dos Santos, Marilaine de Sá Fernandes, et al. "Rendimento de genótipos de milho fertilizado com nitrogênio polimerizado e convencional: uma análise uni e multivariada." Research, Society and Development 9, no. 10 (September 20, 2020): e1469107792. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.7792.

Full text
Abstract:
O milho é considerado um dos principais cereais cultivados em todo o mundo, fornecendo produtos muito utilizados para a alimentação humana. A forma de aplicação do nitrogênio pode influenciar o seu aproveitamento pelas plantas, pela alta dinâmica que este elemento possui na natureza. Para reduzir as perdas nitrogenadas, foi desenvolvida a ureia revestida com camadas de polímeros que permite a liberação gradativa do nitrogênio fazendo com que estes tenham menores perdas. Dessa maneira, a eficiência da adubação nitrogenada pode ser ampliada mediante o uso de fertilizantes de liberação lenta. Portanto, este trabalho teve como objetivo avaliar o rendimento de genótipos de milho fertilizado com nitrogênio polimerizado e convencional, sobre uma análise uni e multivariada. O estudo foi conduzido no município de Mineiros, Goiás, Brasil. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso em fatorial 4x2, totalizando 8 tratamentos, correspondente a quatro cultivares de milho (LG6030, MG600, 2B610 e CD3770) com dois métodos de adubação nitrogenada (ureia polimerizada 40% N e convencional 45% N), em 4 repetições. As variáveis foram analisadas após a colheita e os dados submetidos as análises uni e multivariadas. As análises foram realizadas na interface Rbio e Genes. A interação entre os fatores foi quase nula, e a fonte de variação genética foi a grande responsável pela divergência experimental. Ao término pode se concluir que as análises uni e multivariadas foram complementares entre si, sendo possível recomendar para altos rendimentos de milho o cultivo do genótipo CD3770 utilizando a ureia polimerizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography