Academic literature on the topic 'Multidimensionalidade da Ciência'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Multidimensionalidade da Ciência.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Multidimensionalidade da Ciência"

1

Gomes, Eliane Azevedo, and Jorge Biolchini. "Infodemia e multidimensionalidade da ciência." Asklepion: Informação em Saúde 2 (November 18, 2022): 205–21. http://dx.doi.org/10.21728/asklepion.2022v2nesp.p205-221.

Full text
Abstract:
O fenômeno infodêmico que surgiu durante a pandemia da Covid-19, associado à propagação de notícias falsas amplificadas pelas redes sociais, geraram uma insegurança informacional que aumentaram ainda mais os efeitos negativos sobre a saúde da população em escala mundial. O Observatório de Evidências Científicas Covid-19 foi criado com o propósito de amenizar esses problemas e contribuir para que a sociedade acessasse informações de qualidade. O Objetivo geral deste estudo é apresentar a iniciativa de desenvolvimento do Observatório de Evidências Científicas Covid-19 a partir do conceito de multidimensionalidade proposto por Edgar Morin. Os objetivos específicos consistem em identificar no Observatório o conjunto da multidimensionalidade utilizada na sua construção; e apresentar os resultados alcançados pelo Observatório no seu papel de fonte de informação confiável. A metodologia adotada é exploratória e descritiva com análise qualitativa. O Observatório alcançou todos os continentes geográficos, com um total de 1.222.128 usuários beneficiados. Sua relevância foi reconhecida por diferentes instituições ao ser recomendado como fonte confiável e ser inserido no catálogo de bibliotecas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Zanetti Pessôa Candiotto, Luciano. "Agroecologia: Conceitos, princípios e sua multidimensionalidade." AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política 2, no. 2 (December 18, 2020): 25. http://dx.doi.org/10.48075/amb.v2i2.26583.

Full text
Abstract:
A proposta de discutir o conceito de agroecologia, considerando princípios e concepções, com base em publicações de pesquisadores e em documentos de instituições vinculadas a questão alimentar, agrária e ambiental, norteou a elaboração deste artigo. Além da clássica discussão sobre a agroecologia enquanto ciência, prática e movimento social, também são abordados os seguintes aspectos da agroecologia: sua multidimensionalidade; seu caráter multidisciplinar; sua multiescalaridade; e sua possível contribuição em um processo de transformação social. Defende-se a ideia de que a agroecologia é uma agricultura praticada por camponeses, pois apesar de ter nascido enquanto uma ciência, é resultante de diversas práticas sócio-culturais populares. Do ponto de vista escalar e geográfico, a agroecologia tem se materializado, sobretudo, em estabelecimentos agropecuários, que preferimos denominar Núcleos de Vida e Gestão Familiares (NVGF), e que fazem parte da escala geográfica denominada nanoterritorial (SOUZA, 2013). No entanto, ações de apoio e fortalecimento à agroecologia também têm se manifestado em outras escalas, como a microlocal, municipal, estadual, nacional, internacional etc. Considerando que, em torno do termo agroecologia, existe um amplo campo de disputas e de relações de poder, levando a um risco de cooptação da agroecologia por instituições e empresas vinculadas à lógica capitalista, entende-se que é preciso lutar por ela, defendendo-a enquanto uma possível ferramenta para a soberania alimentar e territorial e, quem sabe, para o fortalecimento da autonomia camponesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Semicek, Paulo Henrique. "MULTIPLICIDADE E SUBJETIVIDADE DE OBJETOS: PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS PARA A PESQUISA EM COMUNICAÇÃO." Revista Panorama - Revista de Comunicação Social 11, no. 2 (March 30, 2022): 2. http://dx.doi.org/10.18224/pan.v11i2.12098.

Full text
Abstract:
A comunicação possui subjetividades de pesquisador e objetos, traduzíveis para o âmbito do conhecimento objetivo, este discutível para além de uma ciência eurocêntrica. Desta forma, o objetivo do artigo é identificar perspectivas epistemológicas para a observação dos da comunicação, observando, por meio da revisão bibliográfica, as questões de multidimensionalidade, ressignificação de conhecimento e a comunicação como um organismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Moura, Fabiana Correia, and Marcos Antônio Pinto Ribeiro. "O que entendemos por Mentalidade Científica? Construções, Sentidos e Significados." Revista de Iniciação à Docência 6, no. 2 (December 22, 2021): 319–40. http://dx.doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9423.

Full text
Abstract:
O presente ensaio apresenta reflexões elaboradas em uma pluralidade de percursos formativos acerca da temática mentalidade científica. Nos estudos de múltiplas abordagens epistêmicas no campo de debate em Epistemologia, Ciência e Formação. Reconhecemos, entre leituras e discussões, os desafios situados na linha tênue entre a unidade e multidimensionalidade da Ciência, suas implicações sobre formação e práxis docente. Para a construção deste texto, problematizamos inicialmente as seguintes questões: O que concebemos como Ciência? “O que é Ciência, afinal?”, Como nossas leituras, reflexões epistêmicas, percepções sobre Ciência, usos da ciência e seus desdobramentos contribuem com a construção da mentalidade científica? Que importância têm a mobilização do “espírito científico” para pensar os processos formativos de pesquisadores, professores e a construção de conhecimentos científicos no processo de escolarização? Fundamentamos este estudo em pressupostos epistemológicos habermasianos (1968, 1987, 2002), na teoria bachelardiana (1996), Paulo Freire (2019, 2020) e outras interlocuções. Dessa forma, esperamos com este breve ensaio: contribuir com a formação intelectual de profissionais da educação, refletir sobre a importância do movimento dialético de produção da mentalidade científica, reorientação da práxis, do ensino e da ação comunicativa problematizadora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rocha, Paulo Ernesto Diaz. "Educação Ambiental e Questões Epistemológicas: algumas reflexões." Pesquisa em Educação Ambiental 3, no. 1 (July 24, 2012): 223. http://dx.doi.org/10.18675/2177-580x.vol3.n1.p223-238.

Full text
Abstract:
Para se entender a interação humano-meio na pós-modernidade, devemosdesenvolver teorias relacionadas às noções de sistema, do corpo, das significações,buscando a verdade (ciência) e o bem (filosofia), procurando investir numa energiamoral. A Modernidade, símbolo do domínio da natureza por uma ciênciamatematizante que se pretende universal, sofre desconstrução por uma Pós-Modernidade, mesmo que tal idéia se mantenha ainda fluídica, na intenção de seabarcar multiplicidade, imprevisibilidade, multidimensionalidade temporal,complexidade etc. Assim, indagamos: há no debate Modernidade X Pós-Modernidade, se pertinente, uma unidade metodológica que daria conta da EducaçãoAmbiental ou mesmo de uma Ciência Ambiental? Por ser multintertransdisciplinar epelo fato de ocorrer divergências metodológicas nas ciências, seria possível apoiaruma multiplicidade, situando-a como abertura a uma nova visão de mundo que sepretende igualitária, justa, democrática? Perante os discursos epistemológicos: comonos posicionarmos para a recriação de valores ou propostas da Educação Ambiental emnossa realidade? Eis algumas das perguntas que este texto levanta, mas está longe deresponder às mesmas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pereira, Juliana Carvalho, and Maria do Rocio Fontoura Teixeira. "Alfabetização Científica e o Ensino de Ciências nos anos iniciais: slogan ou realidade no cotidiano escolar?" Debates em Educação 11, no. 24 (August 31, 2019): 474–94. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p474-494.

Full text
Abstract:
O artigo objetivou investigar quais são os conceitos de Alfabetização Científica (AC) presentes em teses e dissertações produzidas junto a Programas de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Educação Científica, no período de 2013 a 2016, e que tratam sobre o Ensino de Ciências junto aos anos iniciais do Ensino Fundamental. A apresentação e a organização dos dados foram caracterizadas e classificadas com base na análise de conteúdo, a partir de três categorias: AC no âmbito teórico, AC no âmbito contextual e AC no âmbito prático. Os resultados indicaram a pluralidade semântica do termo, convergindo com a multidimensionalidade da relação da AC no Ensino de Ciências voltado para o avanço da ciência e tecnologia. Ainda indicaram a necessidade de melhor preparar o sujeito para a carreira científica e voltada ao desenvolvimento tecnológico, mas primando por sua melhoria da vida. Dessa forma, implica repensar o currículo escolar de Ciências, a formação inicial e formação continuada do professor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pires, Julherme José, and Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre. "Identidade e poder no processo comunicativo: A multidimensionalidade dos sujeitos comunicantes." Lumina 12, no. 1 (April 30, 2018): 185–200. http://dx.doi.org/10.34019/1981-4070.2018.v12.21307.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é propor uma perspectiva crítica para compreender o processo comunicativo. O caráter multidimensional dos sujeitos, que estão em comunicação, põe em cheque as pesquisas monocausais, funcionalistas e positivistas. Uma nova ciência da “recepção comunicativa” nasce a partir de olhares voltados à constituição identitária dos sujeitos e suas inter-relações históricas e políticas com os meios. Notamos que as dimensões identitárias pressupõem diferença, movimento, performatividade, intersecção e poder. Características essas que também são próprias da linguagem e das culturas, e que orientam o próprio devir das dimensões políticas da comunicação e dos sujeitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alberto Vicente de Oliveira, Camila, and Fernando Silva dos Santos. "Pesquisas sobre o docente que atua na universidade: reflexões no campo da didática." Tempos Históricos 26, no. 2 (December 21, 2022): 97–115. http://dx.doi.org/10.36449/rth.v26i2.29199.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda resultados de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento realizada nos Anais da ANPEd entre 2002 e 2015 (especificamente no Grupo de trabalho 4 – Didática) tendo como objeto a docência no ensino superior por meio dos trabalhos publicados neste suporte. O recorte ora apresentado busca cotejar parte dos resultados com os aspectos externos à sala de aula ou aos processos de ensino que ocorrem na Universidade retomando o conceito de multidimensionalidade dos processos de ensino-aprendizagem. Além disso, pretende apontar a relevância desta interlocução (aspectos internos e aspectos externos à prática docente) neste momento histórico do país, qual seja: de ataques à Universidade e à Ciência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Costa, Mario Jorge Nunes, and João Evangelista de Oliveira Neto. "Pensamento Ecossistêmico e Teoria da Objetivação: Reflexões para práticas de matemática complexas e transdisciplinares." REMATEC 18, no. 43 (May 1, 2023): e2023013. http://dx.doi.org/10.37084/rematec.1980-3141.2023.n43.pe2023013.id475.

Full text
Abstract:
Em virtude da emergência da transdisciplinaridade como paradigma de ciência pós contemporânea, bem como os desafios de sua implantação na educação, este artigo analisou reflexões de propostas pedagógicas de matemática complexas e transdisciplinares, tendo como aporte teórico, as convergências da Teoria da Objetivação e do Pensamento Ecossistêmico, debatidas no curso de extensão Professor-Pesquisador, o qual foi desenvolvido com docentes de matemática do ensino fundamental. A análise, baseada na metodologia da Analise Textual Discursiva, revelou que tais propostas aspiram a construção de conhecimentos matemáticos pelos princípios da multireferencialidade e da multidimensionalidade. Assim, concluiu-se que tais princípios são um dos requisitos da formação docente em matemática, de modo a se promover práticas complexas/transdisciplinares. A pesquisa também concluiu que trabalhar com as práticas requisitadas, requer um mapeamento detalhado sobre teorias de aprendizagem e processos de construção do conhecimento que os docentes possuem, sendo tópico para outros estudos no tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Messias, Elvis Rezende, Antônio Joaquim Severino, Mariana Silva Mancilha, and Izabel Cristina Petraglia. "Epistemologia da complexidade e transdisciplinaridade: uma introdução." Educação & Linguagem 26, no. 1 (August 29, 2023): 5–29. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1043/el.v26n1p5-29.

Full text
Abstract:
O artigo, oriundo de pesquisa bibliográfica, objetiva apresentar uma introdução à epistemologia da complexidade e à transdisciplinaridade, destacando seus contributos à investigação educacional, segundo a obra de Edgar Morin. Partimos da exposição da crítica complexa aos fundamentos da ciência clássica, seguida de uma problematização sobre o que o pensamento complexo entende por método e metodologia. Apresentamos, na sequência, os principais operadores do pensamento complexo e os acenos quanto à imbricação entre complexidade, transdisciplinaridade, epistemologia e educação. Distinguimos ainda racionalidade, racionalismo e racionalização, sintetizando, por fim, os princípios da inteligibilidade complexa. Os resultados nos permitem entrever que a epistemologia complexa e a transdisciplinaridade se entrelaçam e oferecem singular contribuição à educação contemporânea e à constituição dos diversos saberes humanos, na medida em que possibilitam maior conscientização da multidimensionalidade do real, dos limites e possibilidades da compreensão e da condição humana, bem como da percepção de que um conhecimento evidente, claro e distinto, que pretende dissipar todas as dúvidas e paradoxos existentes, não parece ainda ser acessível ao ser humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Multidimensionalidade da Ciência"

1

Paixão, Roberto Brazileiro. "Avaliação de impacto de mestrados profissionais: contribuições a partir da multidimensionalidade e da negociação." Escola de Administração, 2012. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24606.

Full text
Abstract:
Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2017-11-09T17:32:07Z No. of bitstreams: 1 Roberto Brazileiro.pdf: 4480302 bytes, checksum: 7b445e2e40e710ed2637bee356e98c3b (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2017-11-16T21:17:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Roberto Brazileiro.pdf: 4480302 bytes, checksum: 7b445e2e40e710ed2637bee356e98c3b (MD5)
Made available in DSpace on 2017-11-16T21:17:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Roberto Brazileiro.pdf: 4480302 bytes, checksum: 7b445e2e40e710ed2637bee356e98c3b (MD5)
Um dos principais pontos de discussão acerca dos mestrados profissionais (MPs) é sobre a forma de avaliá-los. Partindo da necessidade do processo avaliativo, esta pesquisa buscou analisar possíveis indicadores de impacto de cursos de mestrado profissional a partir de uma lógica multidimensional, baseada em Sander (1995), e negociada, baseada em Guba e Lincoln (1989). Para atingir o objetivo foi feita uma pesquisa utilizando a técnica Delphi em três rodadas com a participação de Coordenadores de MPs, Coordenadores de Área da Capes e Autores com artigos publicados sobre o tema. A análise dos dados permitiu a obtenção de uma lista de 21 indicadores de impacto dos MPs. Adicionalmente, foram coletados dados de cinco grupos focais com participantes de cursos de MPs, notadamente professores e alunos, de quatro universidades diferentes, com cursos em áreas diferentes. Os resultados, em conjunto com os resultados da Delphi, permitiram levantar algumas contribuições à sistemática de avaliação dos MPs, dentre elas: a) a reflexão sobre a identidade dos MPs é fundamental para a coerência dos processos avaliativos destes cursos; b) é importante ter fóruns locais, racionalizando cada curso, de forma contextualizada, sendo este processo o contrário da avaliação em larga escala ou, ainda, uma complementação da mesma; c) a avaliação externa, regulatória, não dispensa a autoavaliação; d) a inclusão de outras organizações (empresas, ONGs, governo, etc.) nas discussões sobre os impactos dos mestrados profissionais pode trazer à tona novos itens que agreguem melhorias ao processo avaliativo; e) a utilização de dimensões, sejam as propostas por Sander (1995) ou outras, têm impacto na racionalização dos indicadores e na possibilidade de redução e simplificação dos processos avaliativos, porém deve haver compartilhamento dos conceitos entre os participantes; e f) diferentes tipos de mestrado profissional possuem especificidades e a abordagem hermenêutica e dialética (negociação e envolvimento) pode auxiliar a captar seus impactos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Coelho, João Filipe Capote. "Relatório de Estágio Profissional - Ser Professor na Multidimensionalidade da sua Ação." Master's thesis, 2014. https://hdl.handle.net/10216/76954.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Coelho, João Filipe Capote. "Relatório de Estágio Profissional - Ser Professor na Multidimensionalidade da sua Ação." Dissertação, 2014. https://hdl.handle.net/10216/76954.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brandão, Magda. "A demência: uma avaliação sobre a multidimensionalidade da construção do desejo sexual." Dissertação, 2020. https://hdl.handle.net/10216/131073.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Brandão, Magda. "A demência: uma avaliação sobre a multidimensionalidade da construção do desejo sexual." Master's thesis, 2020. https://hdl.handle.net/10216/131073.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Costa, Filipa Silva Varela da. "Estruturação de um sistema de informação e controlo de gestão para a melhoria da rendibilidade no setor da distribuição." Master's thesis, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/2650.

Full text
Abstract:
Devido ao aumento da competitividade e da concorrência de mercado, cada vez mais as empresas negoceiam num ambiente de constante mudança, e a tomada de decisão necessita de ser rápida e assertiva, tendo por base informação útil e atualizada. O presente trabalho tem como objetivo propor um sistema de informação para a gestão que permita compreender melhor a rendibilidade obtida pela empresa segundo das várias perspetivas multidimensionais (produto, cliente, mercado, global). A empresa a ser estudada pertence ao setor da distribuição de bebidas e labora em todo o país. Neste trabalho será desenvolvido e proposto um sistema de custeio ABC que permitirá obter informação mais detalhada sobre os custos da empresa e o custo efetivo da venda e distribuição dos seus produtos. Serão identificadas as principais atividades realizadas na empresa em todos os departamentos, bem como os recursos utilizados e a distribuição dos tempos de trabalho. Foram identificadas algumas limitações como a dificuldade em estimar os tempos de execução de cada atividade por parte dos colaboradores e a falta de disponibilidade da empresa em fornecer dados que complementaria este trabalho. Na impossibilidade de entrevistar todos os trabalhadores da empresa foi pressuposto que as atividades, os recursos e os tempos de execução fossem iguais para todos os armazéns tendo em conta a sua dimensão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Multidimensionalidade da Ciência"

1

A emergência do Design da Informação na contemporaneidade da Ciência da Informação. São Paulo, Brasil: Editora UNESP, 2020.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Multidimensionalidade da Ciência"

1

JOVELINO RODRIGUES, JOCIELYS, and LUIZ GUALBERTO. "OS METAIS PESADOS NO ENSINO DE QUÍMICA." In Educação Ambiental. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt14.011.

Full text
Abstract:
Ao longo dos anos os problemas relacionados ao ambiente vêm se agravando, ocasionados principalmente por contaminações do ar, água, solo. Assim como, esgotamento dos recursos naturais e perda da biodiversidade. Desequilíbrios provocados pela explosão demográfica, consumismo descontrolado, atividades empresariais e tecnológicas predatórias, que favorecem a uma crise ambiental sem precedentes. Entretanto, um movimento de reordenação está em curso e requerem da educação em geral e em particular da educação científica e tecnológica a contingência de seu vir a ser. Assim, focando a realidade social e tecnológica, a questão da problemática ambiental, de forma circunstancial, demanda o esforço de conscientização das mentes, com o intuito de construção de uma nova compreensão de ambiente, que privilegie a sua multidimensionalidade e interdisciplinariedade. Nessa perspectiva da problemática ambiental, é importante explorar o campo de estudos de outras ciências e ultrapassar as fragmentações que separam o homem da natureza e lhe confirma o poder de dominação. É fundamental evoluir para o entendimento da realidade, e para uma observação de mundo mais integrada. É nesse enfoque que se evidenciam as novas possibilidades que poderão ser inseridas pela operacionalização de estudos no enfoque CTS no ensino de Química, as quais considerando, entre outros, os temas ambientais, incluem novos espaços para interações, e também introduz um novo fazer pedagógico, mais crítico e contextualizado. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância da utilização do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS para a abordagem da problemática ambiental no ensino de Química. Entende-se que a aprendizagem em relação ao meio ambiente é uma das vertentes necessárias à formação no ensino de Química, visto que sua prática profissional se encontra relacionada com a utilização de recursos do ambiente, execução de tecnologias e atendimento de necessidades e interesses da sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Melo, Amanda Caroline Souza, Emanuelle Soraya Pereira da Silva, Patrícia Fernanda Faccio, and Augusto César Alves de Oliveira. "OFICINA DE EQUILÍBRIO E POSTURA: VISÃO MULTIDIMENSIONAL EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE DE ALAGOAS." In Open Science Research XI, 1281–93. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230312379.

Full text
Abstract:
A população idosa vem crescendo de forma acelerada e tende a continuar aumentando nas próximas décadas. Essa configuração demográfica promoveu um novo olhar sobre o envelhecimento, modificando as relações e demandando ações de melhoria do processo de envelhecer. Este trabalho relata a importância da visão multidimensional sobre o envelhecimento saudável através da Oficina de Equilíbrio e Postura do projeto Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Trata-se de uma abordagem com modelo qualitativo do tipo relato de experiência, que busca esclarecer com visão crítica a multidimensionalidade. A equipe da Oficina é formada por facilitadores e acadêmicos de diferentes cursos e períodos da graduação. Os facilitadores são fisioterapeutas que atuam na execução das atividades da oficina e na supervisão dos acadêmicos, e estes desenvolvem atividades coletivas e dinâmicas para pessoas idosas, visando à prevenção de riscos de quedas, melhora da capacidade funcional e da qualidade de vida. Os impactos positivos relatados na execução das atividades das rodas de conversa demonstram os benefícios do formato e do programa da oficina que promove ganhos ainda nas visões clínica, psicossocial e funcional presentes na multidimensionalidade, na independência e autonomia com a redução dos níveis de depressão e isolamento social dessa população, bem como quanto à mudança de paradigmas sobre a visão do envelhecer como sinônimo de fragilidade, quebrando limitações preestabelecidas baseadas em preconceito etário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

BARBOSA, KEYLLA TALITHA FERNANDES BARBOSA, MARIA DAS GRAÇAS MELO FERNANDES, FABIANA MARIA RODRIGUES LOPES DE OLIVEIRA, and NATALIA PESSOA DA ROCHA LEAL LEAL. "ANÁLISE DA VULNERABILIDADE DA PESSOA IDOSA SOB PERSPECTIVA DOS PROFISISONAIS DE SAÚDE." In Perspectivas e desafios do cuidado em saúde na contemporaneidade. Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/x.cieh.2023.01.085.

Full text
Abstract:
A vulnerabilidade consiste em um constructo multidimensional, em que condições comportamentais, socioculturais, econômicas e políticas interagem com os processos biológicos ao longo da vida. Pouco estudado na gerontologia, o conceito de vulnerabilidade na pessoa idosa necessita ser construído a partir das especificidades decorrentes do processo natural do envelhecimento humano, contribuindo para ampliação do cuidado integral à pessoa idosa. O presente estudo analisar a vulnerabilidade da pessoa idosa sob perspectiva dos profissionais de saúde. Trata-se de um estudo exploratório, qualitativo, com 12 profissionais (incluídos enfermeiros, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e assistente social) com experiência laboral ou acadêmica no cuidado à pessoa idosa. Como método de análise das entrevistas, utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados. O presente estudo foi apreciado pelo Comitê de Ética do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Com base nos discursos dos profissionais entrevistados, evidenciou-se, como núcleo da teoria fundamenta nos dados, a seguinte categoria central: Compreendendo a multidimensionalidade do constructo vulnerabilidade da pessoa idosa e as alterações advindas do processo de envelhecimento humano. A partir da análise aprofundada, foram evidenciados os seguintes fenômenos: desvelando as múltiplas alterações advindas com o processo de envelhecimento humano e compreendendo as múltiplas dimensões do constructo da vulnerabilidade da pessoa idosa. Ressalta-se que a vulnerabilidade é vista como um constructo multidimensional, em que condições comportamentais, socioculturais, econômicas e políticas interagem com os processos biológicos ao longo da vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bezerra, Andrei Aguiar Muniz. "MEDICINA INTEGRATIVA: O PROCESSO DE CUIDADO E CURA SOB A PERSPECTIVA DA MULTIDIMENSIONALIDADE DO SER HUMANO." In Ciências humanas: uma abordagem pluralista. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200802503.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography