Academic literature on the topic 'Movimento de Esquerda Socialista'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Movimento de Esquerda Socialista.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Movimento de Esquerda Socialista"

1

Miguel, Sinuê Neckel. "Disposições políticas no espiritismo brasileiro:." Sæculum – Revista de História 25, no. 42 (June 16, 2020): 86–104. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2020v25n42.50928.

Full text
Abstract:
Neste artigo é examinada a conformação de um discurso de neutralidade, isenção e alheamento político no espiritismo brasileiro, acomodando-o de modo conservador à sociedade capitalista, bem como a produção de um espiritismo à esquerda, minoritário, que abriga ideários socialistas. Embora seja dominante, a disposição conservadora conviveu e confrontou-se com discursos dissonantes de viés progressista, geralmente discretos e moderados, mas, por vezes, expressos em termos mais engajados e radicalizados. Os termos do discurso de neutralidade e alheamento à política incluem a ojeriza às “paixões políticas”, uma concepção individualista e reducionista de moral consagrada numa fórmula despolitizada de “reforma íntima” e a dicotomia sagrado/profano como grade de leitura de mundo. A partir das lentes da classe média, opera ainda a seletividade ideológica quanto àquilo que é aceitável ou não em termos de discurso espírita sobre questões sociais. Já a produção de um discurso espírita à esquerda pode ser entendida sobretudo a partir das áreas de afinidade eletiva ou correspondência estrutural entre o cristianismo e o socialismo, bem como pela origem do espiritismo na França no bojo das relações históricas entre socialistas utópicos e o movimento espiritualista. Destacamos, por fim, o Movimento Universitário Espírita de 1967-1974, pelo claro rompimento com a dicotomia sagrado/profano e consequente adensamento político do ideário socialista no âmbito do espiritismo brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lagoa, Maria Izabel. "O atual programa político petista no contexto de uma esquerda em crise." Cadernos Cemarx 2, no. 2 (July 18, 2005): 62–67. http://dx.doi.org/10.20396/cemarx.v2i2.10823.

Full text
Abstract:
Os últimos trinta anos do século XX testemunharam inegavelmente uma criseestrutural não só na forma estrutural do capitalismo, mas também das estruturase conformações ideo-políticas do sistema. Esta crise do capital foi também acompanhadapor uma crise material e ideológica dos países do chamado “socialismoreal”, particularmente do leste europeu, e consequentemente do marxismo herdeiroda III Internacional.Esta crise do “socialismo real”, que teve na queda do muro de Berlim e na dissoluçãoda URSS seus momentos emblemáticos, desencadeou uma revisão nas principaiselaborações teórico-políticas do pensamento marxista, desaguando na chamada “crisedo marxismo”. Diante deste cenário geral de pseudocrise teórica do marxismo, umaparte da esquerda encontra no presente a possibilidade de realizar uma “autocrítica”de seu passado e abandonar as antigas determinações políticas de classe e de revolução,uma vez que acusam a emergência de uma crise do movimento socialista fundamentadana desqualificação da idéia de revolução, pois sua sustentação, a obra marxiana apresentaria diversos “equívocos”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Noberto, Lineker. "A revolução brasileira será socialista ou não será revolução: as origens da Polop e o nascimento da nova esquerda marxista." Germinal: marxismo e educação em debate 14, no. 1 (April 30, 2022): 131–46. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v14i1.46750.

Full text
Abstract:
A fundação da Organização Revolucionária Marxista – Política Operária (ORM-Polop) é um marco inicial na renovação do movimento marxista brasileiro dos anos 1960. Identificando originalidades em sua posição teórico-política, produções memorialísticas e historiográficas a consideraram “matriz” do que se convencionou chamar de “nova esquerda”. Mas o que exatamente é isto que parte da literatura especializada identificou como a “nova esquerda”? Sua resposta pode ser encontrada ao fim do encaminhamento de uma outra pergunta: Quais condicionantes históricos permitiram a formação de uma organização como a Polop? Este artigo tem o objetivo de responder a ambas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rosa, Pollyana Ferreira. "A Montagem de Heartfield na Guerra Ideológica às vésperas da Ascensão Nazista na Alemanha." Fronteiras 21, no. 36 (December 19, 2018): 71–97. http://dx.doi.org/10.30612/frh.v21i36.9417.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos da República de Weimar, o fotojornalismo moderno e suas composições de imagens eram consumidas em massa por meio das revistas ilustradas. O fato de a aparência mimética da fotografia dar credibilidade aos textos não tardou a chamar a atenção de críticos de esquerda, observando que essa operação permitia a manipulação ou falseamento da realidade. Observaram-no também os líderes nazistas, que souberam utilizar tais características a seu favor. As montagens de Heartfield nas páginas da revista AIZ (Revista Ilustrada dos Trabalhadores) buscavam, segundo propomos, enfrentar essa questão. Sua estratégia consistiria em expor o caráter construído da fotografia por meio de operações que podem ser descritas enquanto estranhamentos que promovam distanciamento crítico (nas definições de Brecht) no leitor: pelo cômico/absurdo da fotomontagem-caricatura e por desmascarar os mecanismos de manipulação da leitura de composições de imagens. No entanto, a esquerda ligada ao Partido Comunista Alemão – como era o caso da revista AIZ, ainda que não explícito – subestimou o movimento nacional-socialista até quase às vésperas de sua ascensão ao poder. Veremos aqui algumas cenas dessa guerra ideológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Barbosa da Silva Pereira, Célia. "A RELAÇÃO ENTRE MOVIMENTO FEMINISTA E PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL NO CONTEXTO DE ACIRRAMENTO DA CRISE CAPITALISTA, 2008-2017." Revista Trabalho Necessário 19, no. 38 (February 27, 2021): 385–90. http://dx.doi.org/10.22409/tn.v19i38.47324.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa como tem se expressado a relação entre movimentos feministas e partidos políticos de esquerda no Brasil, no período entre 2008 a 2017, contexto de acirramento da crise capitalista mundial. A partir de um estudo de caso sobre a forma como essa relação tem sido construída por três movimentos feministas de expressão nacional, quais sejam: a Marcha Mundial das Mulheres (MMM), a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e o Movimento de Mulheres Camponesas (MMM), apontamos tendências contemporâneas apresentadas pelos movimentos feministas sobre suas relações políticas com os partidos de esquerda. Nossa hipótese era de que, no contexto de acirramento da crise capitalista, a relação entre movimentos sociais e partidos políticos do campo da esquerda estaria se fortalecendo, no sentido de uma maior aproximação indicando organicidade. Assim, tendo em vista as particularidades do cenário nacional, propomos a tese de que, no Brasil, a relação atual entre movimentos feministas e partidos políticos de esquerda sinaliza uma relação de novo tipo, baseada na compreensão dos movimentos sociais de que são sujeitos políticos e cumprem a mesma função dos partidos no direcionamento da luta política da classe trabalhadora. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou-se de: levantamento bibliográfico para a construção do referencial teórico e compreensão histórica do objeto de estudo; pesquisa documental realizada em sites da MMM, da AMB e do MMC e entrevistas em profundidade realizadas com quatorze militantes de referência para esses movimentos, para coleta de dados; e análise do discurso para compreensão dos dados. Os resultados apontam para a sustentação da tese. Os movimentos estudados no contexto da crise capitalista aproximaram-se mais de partidos políticos do campo da esquerda, estabelecendo uma relação de organicidade, principalmente com a Consulta Popular e o Partido dos Trabalhadores. Essa relação é fundamentada na compreensão de que a transformação social só poderá ser levada a cabo por meio de luta antissistêmica que articule as dimensões do gênero/sexo, da raça/etnia e da classe. O mote “sem feminismo não haverá socialismo” indica o entendimento desses movimentos de que uma sociedade mais igualitária deve se alicerçar na luta pela emancipação da classe trabalhadora, mas também atentar para as especificidades da emancipação da mulher.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Assis, Laura De Oliveira, and Leandro Pereira Gonçalves. "A RENOVAÇÃO PECEBISTA NOS ANOS 50: UM PROJETO INSPIRADO NA IDEOLOGIA GRAMSCIANA." Revista Labor 1, no. 2 (March 16, 2017): 64. http://dx.doi.org/10.29148/labor.v1i2.6651.

Full text
Abstract:
O artigo analisa a mudança ideológica pela qual passou o Partido Comunista Brasileiro – PCB – na década de 1950. Mostra a forte influência de Antônio Gramsci no projeto político pecebista após o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética – PCUS – e sua relação com os acontecimentos de 1964. Identifica quais foram os principais erros da esquerda, que no momento do golpe manteve-se paralisada, impedida pela nova orientação ideológica mais democrática e favorável as legalidades constitucionais, de uma ação mais combativa e até mesmo golpista. O PCB, que no início da década de 60 participou ativamente dos movimentos populares contra as forças reacionárias, não foi capaz de articular devidamente a classe operária e demais trabalhadores em direção a uma conscientização política. A esquerda mais uma vez foi impedida de realizar seu tão sonhado projeto socialista. Toda uma geração de militantes sofreria as agruras da prisão, do exílio e do esquecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sousa, Bertone De Oliveira. "Nazismo, Socialismo e as políticas de direita e esquerda na primeira metade do século XX." Revista Brasileira de História & Ciências Sociais 7, no. 14 (February 28, 2016): 141. http://dx.doi.org/10.14295/rbhcs.v7i14.229.

Full text
Abstract:
Alguns trabalhos que discutem o tema do nazismo o situam como ideologia e movimento político de esquerda. Argumentam que seu caráter revolucionário, o uso do substantivo socialismo em sua sigla e o controle da economia pelo Estado, entre outras questões, são elementos que reforçam essa definição. Neste artigo, é feita uma problematização histórica dessas questões no sentido de mostrar por que o nazismo era uma ideologia de direita e para isso também são traçados alguns paralelos entre a Alemanha de Hitler e a União Soviética de Stalin, para mostrar como alguns elementos que caracterizavam o nazi-fascismo não estavam presentes com a mesma intensidade e os mesmos significados fora de seu arcabouço ideológico e de ação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bergel, Martín. "José Carlos Mariátegui e o fascismo." Revista Maracanan, no. 32 (June 20, 2023): 274–94. http://dx.doi.org/10.12957/revmar.2023.76556.

Full text
Abstract:
Nas tradições do pensamento das esquerdas latino-americanas, não são abundantes as elaborações sobre as formas dos movimentos de direita. José Carlos Mariátegui constitui uma das poucas exceções nesse panorama geral. Este ensaio, que trata de suas abordagens do fascismo italiano, está dividido em duas seções. Em primeiro lugar, destacam-se três dimensões de análise dos ensaios de Mariátegui sobre as direitas emergentes na Europa do pós-guerra, particularmente nos textos reunidos em sua “Biologia do Fascismo”. Essas três dimensões, argumenta-se, delinearam problemas que foram posteriormente elaborados por autores que se tornaram referências da historiografia contemporânea sobre o fascismo (esse exercício não pensa em Mariátegui em termos de “antecedente” dessa historiografia, mas simplesmente busca destacar algumas de suas intuições). Em segundo lugar, postula-se que Mariátegui fez uma leitura não preconceituosa do fascismo, que buscou entendê-lo em sua lógica própria e atentando às suas novidades. Apesar de situar o fascismo como um movimento contrarrevolucionário que se localizava no campo inimigo do socialismo e do proletariado internacional, Mariátegui extraiu elementos que estavam em harmonia com o clima cultural da época e que poderiam ser readaptados em um projeto socialista. O fascismo foi, em última análise, um laboratório prático que complementou suas leituras de Georges Sorel (em alguns casos antecipando-as) para a elaboração do tema do mito, fator-chave em sua filosofia política.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Da Silva, Danielle Freire. "ENCONTROS E DESENCONTROS DO MOVIMENTO MAPUCHE NA VIA CHILENA AO SOCIALISMO: UM BALANÇO DA QUESTÃO INDÍGENA NO GOVERNO ALLENDE A PARTIR DA TEMÁTICA DA PARTICIPAÇÃO INDÍGENA." Revista TransVersos, no. 25 (August 25, 2022): 132–46. http://dx.doi.org/10.12957/transversos.2022.68150.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca discutir a mobilização social no campo indígena chileno durante os anos de 1970-1973. Pretende-se adentrar a questão da participação política e social mapuche no processo político em curso e suas interlocuções com o campo da esquerda, seja ele com o governo popular, seja com o movimento social no campo, com destaque para a atuação do Movimiento de Izquierda Revolucionaria (MIR) e Movimiento Campesino Revolucionario (MCR). Objetiva-se, de maneira geral, refletir sobre o significado da via chilena ao socialismo para o mundo indígena. Para isso, discutiremos a política indigenista implementada pelo Estado, inserida no projeto político, econômico e social global do governo, em sua maior ou menor participação do movimento indígena. Concomitantemente, pretendemos compreender a dinamização das práticas de poder político no campo indígena.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

CODARIN, Higor. "O Derradeiro golpe à esquerda armada brasileira: A derrubada de Salvador Allende e o fim do sonho revolucionário na trajetória de Vera Sílvia Magalhães." Varia Historia 37, no. 73 (April 2021): 251–86. http://dx.doi.org/10.1590/0104-87752021000100009.

Full text
Abstract:
Resumo Animado pelas comemorações dos 50 anos do governo da coalizão de esquerda Unidade Popular (UP) no Chile, liderado por Salvador Allende, este artigo busca contribuir, através do vislumbre da importância das análises biográficas para compreensão do engajamento militante, às reflexões a respeito da trajetória dos militantes da esquerda brasileira exilados no Chile durante o governo Allende. Por intermédio da trajetória de Vera Sílvia Magalhães, militante da esquerda armada vinculada ao Movimento Revolucionário 8 de Outubro (DI-GB/MR-8), exilada desde 1970, objetiva-se reconstruir a atmosfera de circulação de exilados em Nuestra America. Demonstra-se, por uma perspectiva, como o Chile passou a ser, após a vitória da Unidade Popular, um polo de atração aos militantes latino-americanos e, por outra, como o golpe civil-militar chileno, que culminou no suicídio de Salvador Allende, não foi apenas o fim da "via chilena ao socialismo". No limite, ele representa o golpe final desfechado ao projeto da revolução brasileira e latino-americana pela via da luta armada, reconfigurando a visão sobre o exílio, até então compreendido dentro de uma lógica de provisoriedade e curta duração, colocando na ordem do dia a questão do desengajamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Movimento de Esquerda Socialista"

1

JELIČIĆ, IVAN. "Nell'ombra dell'autonomismo. Il movimento socialista a Fiume, 1901-1921." Doctoral thesis, Università degli Studi di Trieste, 2017. http://hdl.handle.net/11368/2908209.

Full text
Abstract:
Il tema di questa tesi di dottorato è lo sviluppo del movimento socialista nella città di Fiume (oggi Rijeka) durante gli ultimi anni della Monarchia Austro-Ungarica. In particolar modo, lo studio si concentra sui rapporti tra i locali socialisti, il partito autonomista e la società italofona dominante. Durante l'esistenza della Duplice Monarchia, la città deteneva lo status legale di corpus separatum, un ente amministrativo distaccato dalla vicina Croazia-Slavonia, e con un certo margine di autogoverno fu soggetta direttamente al Regno d'Ungheria. All'inizio del Novecento, il livello di autogoverno goduto dalla locale élite italofona fu contestato e limitato continuamente dalle autorità centrali ungheresi. Come risposta l'élite locale fondò il partito autonomo che in pochi anni prese il controllo delle istituzioni cittadine e iniziò a nazionalizzare la popolazione locale creando e rafforzando una specifica identità fiumana. Nel frattempo, Fiume stava diventando un rilevante centro economico e industriale dell'Alto Adriatico attraendo una cospicua forza lavoro. Contemporaneamente con la diffusione dell'autonomismo, il movimento socialista iniziò a creare proprie istituzioni di classe e lentamente organizzò i sindacati, delle istituzioni culturali, elaborò celebrazioni pubbliche e riuscì a fondare un partito socialista. L'organizzazione socialista e le celebrazioni pubbliche guidate dai socialisti non erano però completamente in opposizione con il resto della società locale. Anzi, come un'analisi prosopografica di alcuni socialisti dimostra, i socialisti erano a vario livello collegati con strati più ampi della società. Come nel caso di altri partiti socialisti, i socialisti fiumani erano convinti internazionalisti e utilizzarono e reinterpretarono in termini di classe la cultura dominante. Tuttavia, erano incapaci di separarsi dall'esistente cultura nazionale. Dall'altro lato, la cultura locale dominante non era semplicemente italiana ma connessa con una narrazione di fedeltà verso l'Ungheria e la dinastia degli Asburgo. Causa una particolare posizione amministrativa e storica della città e tramite l'intensa propaganda autonomista, gli operai e i socialisti fiumani divennero così dei localpatrioti. L'ultima e finale manifestazione di questa attitudine fu l'impegno dei socialisti per un'ambigua repubblica fiumana quando la Monarchia Austro-Ungarica era destinata a sparire.
The subject of this PhD is the development of the socialist movement in the city of Fiume (now Rijeka) during the last years of the Austro-Hungarian Monarchy. In particular, the study addresses the relationship between local socialists, the Autonomist party, and the dominant Italian speaking society. During the existence of the Dual Monarchy, the city held the legal status of a corpus separatum, a detached administrative body from the nearby Croatia-Slavonia, directly subjected to the Kingdom of Hungary with a certain degree of self-government. On the turn of the XX century, the level of self-government enjoyed by the local Italian speaking elite was disputed and continuously limited by the Hungarian central authorities. As a response to that, the local elite established the Autonomist party which in a few years managed to gain control over the civic institutions and started nationalising the local population by forming and strengthening a specific Fiuman regional identity. Meanwhile, Fiume was becoming a relevant economic and industrial centre in the North Adriatic region, attracting a large working force in town. Alongside with the spread of Autonomism, the socialist movement started to create its own class institutions, and slowly organized trade unions, cultural institutions, public celebrations and finally formed a socialist party. The socialist organization and public celebrations led by socialists were not completely opposed to the rest of the local society. On the contrary, as a prosopographic analysis of some socialists shows, socialists were to a various degree connected with the larger society. As in the case of other socialist parties, Fiuman socialists where convinced internationalists, and used and reinterpreted in class terms the dominant culture, however they were unable to separate themselves from the existing national culture. On the other side, the local dominant culture was not merely Italian but connected with a narration of fidelity towards Hungary and the Habsburg dynasty. Due to the particular administrative and historical position of the town and through the intensive autonomist propaganda Fiuman workers and socialists became local patriots. The last and final expression of this attitude was the socialists' commitment for an ambiguous Fiuman republic when the Austro-Hungarian Monarchy was doomed to disappear.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Castro, Maria João. "O Operário (1879-82) : e o movimento socialista no Porto." Master's thesis, Porto : [Edição do Autor], 1999. http://hdl.handle.net/10216/15094.

Full text
Abstract:
Procura-se destacar a partir da análise do discurso redactorial do jornal O Operário (1879-82), orgão oficial da Associação dos Trabalhadores no Porto e, depois, do Partido Socialista na mesma cidade, os principais vectores do pensamento político do movimento operário socialista portuense. Pretende-se realçar a existência, neste período, de autonomia e especificidade do movimento socialista no Porto, onde se esboçam as principais tendências que marcarão posteriormente, as divisões no movimento socialista português.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Castro, Maria João. "O Operário (1879-82) : e o movimento socialista no Porto." Dissertação, Porto : [Edição do Autor], 1999. http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000101658.

Full text
Abstract:
Procura-se destacar a partir da análise do discurso redactorial do jornal O Operário (1879-82), orgão oficial da Associação dos Trabalhadores no Porto e, depois, do Partido Socialista na mesma cidade, os principais vectores do pensamento político do movimento operário socialista portuense. Pretende-se realçar a existência, neste período, de autonomia e especificidade do movimento socialista no Porto, onde se esboçam as principais tendências que marcarão posteriormente, as divisões no movimento socialista português.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pansardi, Marcos Vinicius. "Republicanos e operarios : os primeiros anos do movimento socialista no Brasil (1889-1903)." [s.n.], 1993. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/281702.

Full text
Abstract:
Orientador: Armando Boito Jr
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-07-18T20:21:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pansardi_MarcosVinicius_M.pdf: 7350194 bytes, checksum: 748c1fba2f45131f6ecd7635e2801bc7 (MD5) Previous issue date: 1993
Resumo: Não informado
Abstract: Not informed.
Mestrado
Mestre em Ciência Política
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Anjos, Herbert Gler Mendes dos. "Socialismo e Liberdade : o PSB e a cultura socialista-democrática no Brasil (1945-1965)." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/16235.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2014.
Submitted by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2014-09-09T20:35:21Z No. of bitstreams: 1 2014_ HerbertGlerMendesdosAnjos.pdf: 1488803 bytes, checksum: 30bf59892bc71aea2d3d174b4f9e6c53 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2014-09-09T20:35:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_ HerbertGlerMendesdosAnjos.pdf: 1488803 bytes, checksum: 30bf59892bc71aea2d3d174b4f9e6c53 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-09-09T20:35:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_ HerbertGlerMendesdosAnjos.pdf: 1488803 bytes, checksum: 30bf59892bc71aea2d3d174b4f9e6c53 (MD5)
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) é objeto de pesquisa desta dissertação de mestrado. Os enfoques deste trabalho estão situados na análise da formação do PSB, partido político surgido no processo de redemocratização brasileira de 1945, por meio da ação de variados atores com experiências e ideias políticas que, embora estivessem todas no campo ideológico da esquerda, eram substantivamente distintas do pensamento de esquerda, mais ortodoxo, em especial o marxismo stalinista do PCB. Este trabalho também consiste em analisar os elementos peculiares que caracterizaram o projeto socialista democrático do PSB, que combinava igualdade social com liberdades civis e políticas. Enfatiza-se na análise as modificações sofridas pelo projeto e pelo discurso do PSB, que são visíveis a partir da década de 1950. Por fim, analisa-se a história do partido no período entre 1945-1965. Debruçamo-nos sobre a experiência e sobre o percurso do socialismo democrático no Brasil por meio das ações do partido em todo esse período democrático. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Brazilian Socialist Party (PSB) is the research object of this dissertation. The approaches that work are situated in analyzing formation of the PSB, political party, emerged in the 1945 Brazilian democratization process, through the action of actors with varying experiences and political views, even though they were all on the ideological left field, were substantively distinct from left thinking, more orthodox , especially the Stalinist Marxism of the PCB. This work also consists of analyzing the peculiar elements that characterized the democratic socialist project of the PSB, which combined social equality with civil and political liberties. We emphasize the analysis the changes undergone by the project and by the discourse of the PSB that are visible from the 1950s. Finally, we analyze the history of the party in the period 1945 to 1965. We focused on the experience and on the path of democratic socialism in Brazil through the actions of the party in all this democratic period.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Sergio Luiz Santos de. "O grupo (de esquerda) de Osasco. Movimento estudantil, sindicato e guerrilha (1966-1971)." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-25062012-164453/.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa tem por objetivo estudar a trajetória do Grupo de Osasco, grupo que reunia operários, estudantes e estudantes-operários. Para o desenvolvimento de nosso projeto utilizaremos fontes documentais provenientes de inquéritos policiais e material produzido pelas organizações revolucionárias (periódicos, manifestos, programas). Estes documentos são encontrados em arquivos como o Arquivo do Estado de São Paulo e o Centro de Documentação e Memória da UNESP (CEDEM). Também trabalharemos com História Oral, com base em depoimentos colhidos com personalidades que estiveram diretamente envolvidas com os eventos analisados em minha pesquisa. O recorte cronológico abrangerá o período que vai de 1966, início das atividades políticas do Grupo de Osasco, até 1971, quando praticamente todos os seus membros estavam exilados, presos ou mortos. Em setembro de 1971 tomba a última grande liderança remanescente de Osasco, José Campos Barreto, juntamente com Carlos Lamarca, no sertão da Bahia. Ao longo da segunda metade da década de sessenta, o Grupo de Osasco foi o principal movimento de esquerda nesta cidade. Em meados de 1968 dominava o movimento estudantil local, reunido em torno do CEO; dominava o sindicato dos metalúrgicos, e expandia sua influência a outras categorias através da criação de comissões de fábrica, mecanismo de representação que articulava os trabalhadores pela base, a margem do sindicato. Possuíam um vereador e vários representantes seus nas secretárias municipais. Pouco antes do AI-5, este grupo estava organizando associações de bairro sob sua influência, e nessas associações ministravam cursos de marxismo para populares. Coube ao Grupo de Osasco a organização da greve de julho de 1968, que se somou a onda de manifestações anti-ditadura que sacudiram o país. A repressão pós greve de julho jogou praticamente todos os militantes do Grupo de Osasco na clandestinidade, e estes acabaram por se integrar a VPR e partiram para a luta armada.
This research aims to study the trajectory of the Group of Osasco, group bringing together workers, students and student-workers. For development of our project will use documentary sources from of police investigations and material produced by organizations revolutionary (journals, manifestos, programs). These documents are found in archives and the Archive of State of São Paulo and the Documentation Center and Memorial of UNESP (CEDEM) . Also work with oral history, based on testimonies gathered with personalities who were directly involved in the events analyzed in my research. The outline will cover the chronological period from 1966, beginning of political activities of the Group of Osasco, until 1971, when virtually all of its members were exiled, imprisoned or killed. In September 1971 falls the last great remaining leadership of Osasco, Joseph Campos Barreto, along with Carlos Lamarca, in the interior of Bahia. Throughout second half of the sixties, the Group was the main Osasco leftist movement in this city. In mid-1968 dominated the movement local student, gathered around the CEO; dominated the union metallurgical, and expanded its influence to other categories by creating workplace committees, representation mechanism which articulated the workers at the base, the margin of the union. They had a city councilman and several their representatives in the municipal secretaries. Shortly before the AI-5, this group was organizing neighborhood associations under its influence, and these ministered associations for popular courses on Marxism. It fell to Group Osasco organizing the strike in July 1968, which added to the wave anti-dictatorship protests that rocked the country. The repression of post strike July played virtually every militant group in Osasco underground, and these will eventually join the VPR and went to battle armed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Zarpelon, Sandra Regina. "A esquerda não socialista e o novo socialismo utopico : aproximações entre a atuação das ONGs e o cooperativismo da CUT." [s.n.], 2003. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/279397.

Full text
Abstract:
Orientador: Armando Boito Junior
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-03T16:31:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Zarpelon_SandraRegina_M.pdf: 6797745 bytes, checksum: 277dcf16911c44b664406f7c5ef8fb0a (MD5) Previous issue date: 2003
Resumo: Esta dissertação trata das aproximações entre as práticas políticas de parte da esquerda não-socialista, representada no presente trabalho pelas organizações não-governamentais, e alguns programas socialistas não-marxistas, incorporados em parte pela inserção da CUT - Central Única dos Trabalhadores - na chamada economia solidária. A não consideração da função desempenhada pelo Estado de organizar a dominação de classe num dado modo de produção, e a despreocupação com a luta de classes fazem com que autores considerem possível a construção do socialismo nos interstícios da sociedade capitalista, sem ruptura ou transição. Este socialismo direto, ao não entender necessária a destruição do Estado burguês para a construção do socialismo, acaba por se aproximar não do socialismo como a superação do capitalismo, mas simplesmente como incremento da democracia e melhoria nas condições de exploração
Abstract: This thesis examines the proximity between the political practices of part of the non-socialist left, namely some non-governmental organizations, and some non-Marxist socialist programs, partly incorporated when CUT (Central Única dos Trabalhadores - United Labor Federation) adhered to the so-called economy of solidarity. Their option not to consider the role played by the State in the organization of class domination in a given production mode, and not to worry about class struggle leads the authors to consider it is possible to construct socialism in the interstices of the capitalist society, without rupture or transition. This direct socialism, which does not think building socialism entails destroying the bourgeois State, ends up approximating socialism, not as a way to overcome capitalism, but simply as an increment of democracy and an improvement of the exploitation conditions
Mestrado
Mestre em Ciência Política
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Rodrigo Freire de Carvalho e. "O Partido dos Trabalhadores (PT) no Brasil e o Partido Socialista (PSCh) no Chile : a transformação da esquerda latino-americana." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/7732.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, 2009.
Submitted by Larissa Ferreira dos Angelos (ferreirangelos@gmail.com) on 2011-05-04T17:25:24Z No. of bitstreams: 1 2009_RodrigoFreireCarvalhoSilva.pdf: 2098999 bytes, checksum: 64d6e496cf4b2cf5652edbde98b1b264 (MD5)
Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2011-05-13T12:50:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_RodrigoFreireCarvalhoSilva.pdf: 2098999 bytes, checksum: 64d6e496cf4b2cf5652edbde98b1b264 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-05-13T12:50:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_RodrigoFreireCarvalhoSilva.pdf: 2098999 bytes, checksum: 64d6e496cf4b2cf5652edbde98b1b264 (MD5)
Esta tese tem como objetivo fazer uma análise do processo de transformação da esquerda contemporânea na América Latina. Para isto, usará da teoria organizacional dos partidos políticos para fazer uma análise da trajetória de dois partidos políticos da região, o Partido Socialista do Chile (PSCh) e o Partido dos Trabalhadores (PT), do Brasil. Partindo do princípio de que estes dois partidos experimentaram um processo de mudança organizativa profunda nas últimas décadas, interpretamos que tal processo está relacionado com uma estratégia partidária de busca de maximização dos votos e dos espaços eletivos. Para tanto, estes partidos optaram pela adaptação ao novo ambiente político nacional e internacional, de democratização e de globalização da economia, além de procurarem construir uma resposta democrática à crise do socialismo. Portando, concluímos que o PSCh e o PT se constituem em um novo tipo da esquerda na América Latina, uma esquerda reformista e social-democrática. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis aims to analyze the transformation process of contemporaneous left parties in Latin America. For that, it will be used the organizational theory of political parties to analyze the trajectory of two political parties in region, the Socialist Party of Chile (PSCh) and the Workers‘ Party (PT), from Brazil. Starting with the principle that these two parties experimented a process of deep organizational change in the last decades, we interpreted that this process is related to a party strategy in search of vote-maximizing orientation and electoral spaces. For that, these parties decided for the adaptation to the new national and international political environment, where we can witness the economy democratization and globalization. Besides, they tried to construct a democratic answer to the socialism crises. Therefore, we can conclude that the PSCh and the PT consist of a new kind of left in Latin America, a reformist and social-democratic left.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Almeida, Guilherme Kichel de. "“Jogando pela esquerda”: o futebol brasileiro nas páginas dos jornais opinião e movimento (1975-1978)." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2018. http://hdl.handle.net/10183/181419.

Full text
Abstract:
O presente trabalho propõe entender de que modo o futebol foi apresentado e interpretado pelos jornais alternativos Opinião (1972-1977) e Movimento (1975-1981) entre os anos 1975 e 1978. Por ser um dos elementos definidores da identidade nacional brasileira, com grande capacidade de mobilização popular, o futebol apresenta-se como alvo de disputas políticas e culturais. Tendo em vista o contexto histórico da ditadura empresarial-militar, pretende-se compreender como setores da esquerda se posicionaram e interpretaram os significados do esporte mais popular do país num cenário de transformações tanto para a sociedade brasileira, com o início do processo de abertura política, quanto para o futebol brasileiro, com a eliminação da Copa do Mundo de 1974, questionamentos sobre o “estilo brasileiro” de se jogar futebol, além da influência institucional e ideológica do governo ditatorial. Para tanto, nos apoiamos nas contribuições teóricas dos autores Antonio Gramsci e Pierre Bourdieu, especialmente no papel da imprensa na sociedade moderna, e Benedict Anderson, Eric Hobsbawm e Marilena Chauí sobre a relevância da nação e da identidade nacional enquanto fenômeno histórico. A escolha dos referidos jornais como fonte e objeto de estudo se deu pelo fato dos mesmos integrarem parte da imprensa alternativa do período, que procurou colocar-se contra o governo ditatorial, questionando seu projeto de poder.
This work proposes to understand how football was presented and interpreted by both the alternative newspapers Opinião (1972-1977) and Movimento (1975-1981) among the years 1975 and 1978. Being one of the defining elements of Brazilian national identity, with huge capacity for popular mobilization, football presents as a target of political and cultural disputes. Taking into account the historical context of the military-enterprise dictatorship, it is intended to understand how left sectors have positioned themselves and interpreted the meanings of the most popular sport in the country in a scenario of transformations both for Brazilian society, with the beginning of the process of political opening, as well as for Brazilian football, with the elimination in the 1974 World Cup, questions about the "Brazilian style" of playing football, as well as the institutional and ideological influence of the dictatorial government. For this purpose, we rely on the theoretical contributions of authors Antonio Gramsci and Pierre Bourdieu, especially on the role of the press in modern society, and Benedict Anderson, Eric Hobsbawm and Marilena Chauí on the relevance of the nation and national identity as a historical phenomenon. The choice of these newspapers as a source and as object of study was due to the fact that they were part of the alternative press of the period, which sought to put itself up against the dictatorial government, questioning its power project.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Angelo, Vitor Amorim de. "A trajetória da Democracia Socialista : da fundação ao PT." Universidade Federal de São Carlos, 2007. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1452.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:25:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissAVA.pdf: 1239165 bytes, checksum: 432fdfdaf080988e96abc35883fc6fb7 (MD5) Previous issue date: 2007-03-06
Financiadora de Estudos e Projetos
The dissertation analyzes the Socialist Democracy s (DS) trajectory between 1979, year of its foundation, and 1987, when the resolution about the Brazilian Workers Party s (PT) internal trends was approved. The DS was created on the strength of the unification of regional groups that acted in the student movement along with old left militants and since its beginning it contributed to the creation of the PT. During this period, the Socialist Democracy was one of the organizations that grew the most inside the party, holding managerial positions in its board, enjoying good relationships with its management and having most of its proposals incorporated by the PT. The hypothesis of this work is that this growth was a result of the performance marked by critiscism of the party and its leadership, and also because of the support to its management and respect of their own decisions, in an intermediate position that differentiated the Socialist Democracy of other PT s left organizations, especially that of the trotskists.
A dissertação analisa a trajetória da Democracia Socialista (DS) entre 1979, ano da sua fundação, e 1987, quando foi aprovada a resolução sobre as tendências internas do Partido dos Trabalhadores (PT). A DS foi criada a partir da unificação de grupos regionais que atuavam no movimento estudantil com antigos militantes de esquerda e desde o início participou das articulações para a formação do PT. Durante esse período, a Democracia Socialista foi uma das organizações que mais cresceu dentro do partido, conquistando cargos na sua direção, gozando de boa relação com seus principais dirigentes e tendo a maior parte das suas propostas incorporadas pelo PT. A hipótese do trabalho é a de que esse crescimento foi resultado de uma atuação marcada pela crítica ao partido e à sua liderança, mas também pelo apoio aos seus dirigentes e respeito às decisões internas, numa posição intermediária que diferenciou a Democracia Socialista das outras organizações de esquerda do PT, em especial das trotskistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Movimento de Esquerda Socialista"

1

Bárcia, Paulo. MES, Movimento de Esquerda Socialista, (1970/1981): Uma improvável aventura. Porto: Afrontamento, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Joaquim Palminha. Pequeno dicionário do movimento socialista português. Lisboa: Fundação José Fontana, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Joaquim Palminha. Pequeno dicionário do movimento socialista português. Lisboa: Fundação José Fontana, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

1947-, Frederico Celso, ed. A Esquerda e o movimento operário, 1964/1984. São Paulo: Editora Novos Rumos, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Antico, Antonio. La nascita del movimento socialista nel Salernitano. Casalvelino Scalo, Salerno: Galzerano, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mónica, Maria Filomena. O movimento socialista em Portugal, 1875-1934. [Lisbon]: Impr. Nacional/Casa da Moeda, 1985.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Durão, Vasco. Intervenção Socialista: História e política de uma elite de esquerda, 1958-1978. Lisboa: Livros Horizonte, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Saresella, Daniela. Romolo Murri e il movimento socialista: 1891-1907. Urbino: Quattro venti, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Hecker, Alexandre. Socialismo sociável: História da esquerda democrática em São Paulo, 1945-1965. São Paulo, SP: Editora Unesp Fundação, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Leal, Murilo. A esquerda da esquerda: Trotskistas, comunistas e populistas no Brasil contemporâneo (1952-1966). Santa Ifigênia, São Paulo, SP: Paz e Terra, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Movimento de Esquerda Socialista"

1

"Friedrich Engels. Sul movimento socialista in Germania, Francia, Stati Uniti e Russia." In Karl Marx / Friedrich Engels: Werke, Artikel, Entwürfe, Mai 1875 bis Mai 1883, 119–22. Akademie Verlag, 2020. http://dx.doi.org/10.1515/9783050076195-017.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodrigues Miranda, Ricardo, and Irenísia Torres de Oliveira. "O MOVIMENTO MODERNISTA NO RIO GRANDE DO SUL: SUAS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES." In O sistema literário no século XX: de Lima a Carolina, 145–70. SertãoCult, 2021. http://dx.doi.org/10.35260/67960678p.145-170.2021.

Full text
Abstract:
Em defesa do livro livre! Esse o mote de entrada para começar esta prosa, assinalando em maiúscula e com a letra encarnada o que-fazer do Núcleo Antonio Candido de Estudos Literatura e Sociedade, na Universidade Federal do Ceará, espraiando-se para fora do limite da burocracia institucional e das exigências da ideologia do produtivismo. Se Irenísia Torres e Ana Amélia Cavalcante são suas principais animadoras, fazem-no com a camaradagem de pendor socialista acolhendo sem assimetrias aos estudantes, colegas professores e pesquisadores de distintas áreas do conhecimento. Esta publicação, ao modo de Coletânea de estudos e pesquisas, é uma sementeira do citado Núcleo. Um Tributo a Antonio Candido é também como se pode ler este livro. Nos diversos capítulos, vamos encontrar fulgurações de seu pensamento, não como uma interessada e certificadora referência, mas como um luminoso ponto de partida ou de indagação no novelo das pesquisas. O que é certo é que a leitura anotada à margem, dialogada em sala de aula ou como fruição e partilha do pensamento, motivaram os estudos donde partiu a anotação, a pergunta, a dúvida, o diálogo frutuoso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

GERMANO HOLLERBACH, JOANA DARC, and ANDRÉ RANDAZZO ORTEGA. "CORRE QUE O BICHO DO COMUNISMO VAI TE PEGAR: O PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO EM TRÂMITE." In Políticas Públicas de Educação (Vol 02). Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/ix.conedu.2023.gt21.011.

Full text
Abstract:
O presente texto tem por objetivo investigar os sentidos atribuídos ao discurso de doutrinação ideológica a partir das bases lançadas pelo programa Escola Sem Partido, com ênfase em alguns dos principais Projetos de Lei que buscaram incluir as prerrogativas inicialmente defendidas pelo movimento às leis e políticas públicas para educação no Brasil. Nesses termos, foi considerado para análise um conjunto composto por três projetos apresentados no Congresso Nacional entre os anos de 2014 e 2016, PL nº 7180/2016, PL nº 867/2015 e PL nº 193/2016, além de uma menção ao PL nº 258/2019. Após a definição de nosso conjunto amostral, submetemos os dados obtidos à luz de matriz bibliográfica amparada nos principais eixos do materialismo histórico-dialético de Karl Marx e Friedrich Engels. Como resultado, observamos que os projetos são tácitos no combate do que definem como uma doutrinação de viés de esquerda e marxista nas escolas Brasil afora. Advogamos, no entanto, que, ao produzirem um discurso sobre educação, os autores dos PLs e seus defensores desqualificam os sujeitos e atores educacionais ao nutrir as ideias das classes dominantes e dirigentes, produzindo justamente aquilo que tão veementemente dizem enfrentar. Essa é, de fato, a doutrinação ideológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nunes, Amanda Vieira, Cejane Oliveira Martins Prudente, Flávia Martins Gervásio, and Maysa Ferreira Martins Ribeiro. "ANÁLISE DA MARCHA EM PACIENTES COM DIPLEGIA ESPÁSTICA." In Coleção Gênesis: ciência e tecnologia, 85–92. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2019. http://dx.doi.org/10.18224/genesis.v1.2019.85-92.

Full text
Abstract:
A paralisia cerebral é um grupo de desordens permanentes do desenvolvimento, da postura e do movimento, que causa limitações da atividade funcional. O desequilíbrio muscular, as deformidades osteomusculares, as compensações e pobreza nas reações de equilíbrio são fatores que prejudicam a marcha. Conhecer os parâmetros lineares da marcha é fundamental para prática clínica do fisioterapeuta. Objetivos: avaliar a marcha de pacientes diplégicos espásticos com paralisia cerebral, descrever medidas espaço-temporais da marcha e variáveis antropométricas dos pacientes. Método: estudo transversal e descritivo, aprovado pelo comitê de ética em pesquisa, realizado em instituições públicas de saúde, localizadas em Goiânia. Critérios de inclusão: pacientes com paralisia cerebral; diplégicos espásticos; classificados nos níveis I e II do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS); com idade entre cinco a 19 anos. Realizou-se anamnese, exame físico geral e avaliação padronizada da marcha em pista com duas plataformas de força, foram realizadas cinco filmagens para caracterizar o ciclo de marcha. Resultados: participaram 22 pacientes com paralisia cerebral, todos classificados nos níveis I e II do GMFCS. A média da altura dos participantes foi de 1,34 metros (± 0,19) e a média de peso foi 28,38 kg (± 11,04). Descrição dos parâmetros lineares da marcha para velocidade foi de 0,99 metros/segundo (± 0,26), para cadência 119,53 passos/minuto (± 26,21), comprimento da passada esquerda 0,97 metros (± 0,16), comprimento da passada direita 1,01 metros (±0,14), comprimento do passo esquerdo 0,44 metros (± 0,08), comprimento do passo direito 0,52 metros (± 0,12). Conclusão: crianças e adolescentes com paralisia cerebral apresentam dificuldades durante a marcha. Os pacientes com paralisia cerebral do tipo diplegia espástica possuem prejuízo relacionado aos parâmetros espaços-temporais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Movimento de Esquerda Socialista"

1

Celecia, Alimed, and Marley Vellasco. "Algoritmo Evolucionário com Inspiração Quântica e Sequências Caóticas para Seleção de Atributos em Interfaces Cérebro-Computador." In Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/eniac.2021.18269.

Full text
Abstract:
Este trabalho descreve a exploração dos efeitos de adicionar ergodicidade a um Algoritmo Evolucionário com inspiração Quântica (QiEA) utilizando sequências caóticas em dois operadores: crossover uniforme caótico e porta quântica de atualização caótica. O algoritmo é aplicado na seleção de atributos de uma aplicação de interface cérebro-computador (BCI) que emprega o eletroencefalograma (EEG) da imaginação do movimento das mãos direita ou esquerda. Os resultados são comparados com os de um QiEA e Algoritmo Genético (GA) tradicionais, demonstrando que o QiEA caótico pode aperfeiçoar significativamente o tempo de convergência do modelo com só uma pequena perda na acurácia final do modelo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Shulman, Ami, and Jorge Soto-Andrade. "Um passeio aleatório na dança estocástica." In LINK 2021. Tuwhera Open Access, 2021. http://dx.doi.org/10.24135/link2021.v2i1.71.g70.

Full text
Abstract:
A música estocástica, desenvolvida no século passado por Xenakis, tem avatares mais antigos, como Mozart, que mostrou como compor minuetos lançando dados, da mesma forma que o coreógrafo contemporâneo Cunningham desmontou os elementos estruturais do que foi considerado uma obra coreográfica coesa (incluindo movimento, som, luz, cenário e trajes) e os reconstruiu de maneiras aleatórias. Pretendemos explorar um análogo enativo e experiencial da música estocástica, no reino da dança, onde a poesia de um padrão coreográfico espacial/de solo é eliciada por um processo estocástico matemático, a saber, um passeio aleatório — uma espécie de dança estocástica. Entre muitos passeios aleatórios possíveis, consideramos dois exemplos simples, concretizados nos seguintes cenários, propostos aos alunos/bailarinos: um sapo, saltando aleatoriamente sobre uma fila de pedras, escolhendo a direita e a esquerda como se fosse jogar uma moeda; uma pessoa andando aleatoriamente em uma grade quadrada, começando um determinado nó e escolhendo cada vez aleatoriamente, igualmente provável N, S, L ou O, e andando sem parar ao longo da aresta correspondente, até o próximo nó, e assim por diante. Quando os dançarinos se deparam com estas situações, questões bastante naturais surgem para o coreógrafo, como ”onde estará o andador/dançarino daqui a pouco?” Surgem várias ideias para uma coreografia, que são mais complexas do que apenas ter um ou mais dançarinos realizando o passeio aleatório, e que transformam, de fato, nosso processo aleatório em um determinístico. Por exemplo, para o primeiro passeio aleatório, 16 dançarinos partem de um mesmo nó de uma linha discreta no palco e executam, cada um, um caminho diferente dos 16 possíveis 4 caminhos de salto que o sapo pode seguir. Eles precisariam concordar primeiro sobre como fazer isto. Curiosamente, eles podem prosseguir sem um Magister Ludi distribuindo os roteiros para cada dançarino. Depois de chegar ao nó/posição final, eles poderiam tentar refazer seus passos, para voltar todos ao nó inicial; analogamente, para o passeio aleatório da grade, onde podemos ter agora 16 dançarinos encenando os 16 caminhos possíveis de 2 arestas do andador. Os dançarinos também podem entrar no palco (a grade ou algum outro padrão geométrico para caminhar), um por um, sequencialmente, descrevendo diferentes caminhos aleatórios, ou caminhos determinísticos entrelaçados, no espírito do Quadrado de Beckett. Além disso, os dançarinos poderiam escolher sua direção ad libitum, depois de alguns giros, a cada vez, em um palco sem grade, mas mantendo o mesmo comprimento de passo, como no modelo estatístico de Pearson para um voo aleatório de um mosquito. Estamos interessados em vários possíveis desdobramentos dessas coreografias, que entrelaçam dança e cognição matemática — por exemplo, quando os dançarinos escolhem, cada um, um caminho diferente, eles perceberão que sua distribuição final nos nós é desigual (surgem formas interessantes). Deste modo, apenas em movimento, coreógrafo e dançarino encontram uma resposta quantitativa para a pergunta impossível: “onde estará o andador/dançarino daqui a pouco?” Na verdade, a porcentagem de dançarinos que terminam em cada nó dá a probabilidade de o caminhante aleatório pousar ali.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alessandro Szeliga, Rafael, Bruno Henrique Suzuki Chaves, Daniela Trentin Nava, and Jorge Tiago Bastos. "VELOCIDADE VEICULAR PRATICADA EM INTERSEÇÕES URBANAS. Análise Baseada em Dados Naturalísticos." In Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo. Universitat Politècnica de Catalunya, Grup de Recerca en Urbanisme, 2022. http://dx.doi.org/10.5821/siiu.12175.

Full text
Abstract:
Road safety is an important issue for several sectors of society, and the speed practiced by drivers of motorized vehicles is a risk factor for both the occurrence and the severity of accidents. The objective of this research is to identify the influence of road and environmental factors in the choice of speed by drivers of passenger vehicles in urban intersections through the collection of naturalistic driving data. A total of 780 conversion maneuvers were analyzed in the city of Curitiba and its metropolitan region (Southern Brazil). The statistical analyzes showed that the highest speeds during the turning movement are practiced in left turns, without vertical deflections and without rain. The situations of speed variation were more significant at tighter angles of intersections, on secondary roads, without the presence of speed bumps and with higher approach speeds (entry speeds from 40 km/h). The naturalistic data showed to be adequate for the study of speeds in turning maneuvers. Keywords: Speed, road safety, urban intersections, Naturalistic Driving Study. A segurança viária é tema importante a diversos setores da sociedade, sendo a velocidade praticada por condutores de veículos motorizados fator de risco tanto para a ocorrência quanto para a severidade dos sinistros. O objetivo desta pesquisa é identificar a influência de fatores viários e ambientais na escolha da velocidade por parte de condutores de veículos de passeio em interseções urbanas a partir da coleta de dados naturalísticos de direção. Foram analisadas um total de 780 manobras de conversão na cidade de Curitiba e sua região metropolitana (região sul do Brasil). A análise estatística mostrou que as velocidades mais altas durante o movimento de conversão são praticadas nas conversões à esquerda, sem deflexões verticais e sem chuva. As situações de variação de velocidade foram mais significativas em ângulos mais fechados de interseções, em vias secundárias, sem a presença de deflexões verticais e com velocidade de aproximação mais altas (a partir de 40 km/h). Os dados naturalísticos mostraram-se adequados para o estudo das velocidades em manobras de conversão. Palavras-chave: Velocidade, segurança viária, interseções urbanas, Estudo Naturalístico de Direção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography