To see the other types of publications on this topic, follow the link: Mercado imobiliário - Brasil.

Journal articles on the topic 'Mercado imobiliário - Brasil'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Mercado imobiliário - Brasil.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Scolese, Daniel, Daniel Reed Bergmann, Fabiana Lopes da Silva, and José Roberto Ferreira Savoia. "ANÁLISE DE ESTILO DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS NO BRASIL." Revista de Contabilidade e Organizações 9, no. 23 (April 21, 2015): 24. http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i23.83452.

Full text
Abstract:
<p>Os Fundos Imobiliários (FIIs) são veículos de investimentos que reúnem investidores cujo objetivo é aplicar seus recursos em ativos de cunho imobiliário. As ofertas públicas dos fundos de investimento imobiliário vêm crescendo ano a ano, e a negociação de suas cotas, embora ainda baixa, também vem apresentado crescimento constante, tornando o investimento em fundos imobiliários uma opção bastante acessível e satisfatória para os investidores de qualquer porte. Assim, este trabalho tem por objetivo investigar o retorno dos fundos de investimentos imobiliários, buscando identificar seu estilo e, consequentemente, seu comportamento frente aos índices do mercado financeiro brasileiro do segmento de renda fixa, de renda variável e do segmento imobiliário. Para tanto, a metodologia adotada neste estudo foi a aplicaçao de um modelo de regressão linear múltipla, cujas variáveis analisadas foram o retorno dos fundos de investimento imobiliário em função dos índices do merado financeiro dos segmentos de renda fixa, de renda variável e do segmento imobiliário, para o período de 2011 a 2013. O estudo concluiu que mesmo que o fundo imobiliário esteja naturalmente lastreado a um ativo real, considerado com um ativo seguro e com baixa volatilidade, verificou-se que, pela dinâmica inerente às variações de preços e riscos associados aos FIIs, há um caráter híbrido desses fundos no que tange ao mercado de renda fixa e variável. Os resultados apontaram que os retornos dos FIIs acompanham de forma mais pronunciada os juros prefixados e os retornos do mercado imobiliário, corroborando com os resultados empíricos internacionais de Niskanen e Falkenbach (2010) e Ghosh, Miles e Sirmans (1996).</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mendonça, Mário Jorge, and Adolfo Sachsida. "Existe Bolha no Mercado Imobiliário Brasileiro?" MISES: Interdisciplinary Journal of Philosophy, Law and Economics 2, no. 1 (June 1, 2014): 109–38. http://dx.doi.org/10.30800/mises.2014.v2.585.

Full text
Abstract:
Este estudo tem por objetivo avaliar a possibilidade de existência de “bolha” especulativa no mercado imobiliário brasileiro. Para tanto, estudou-se e se empregou diversas metodologias, tanto no nível microeconômico quanto no macroeconômico. De maneira geral, os resultados apontam para a possibilidade concreta de existência de uma bolha no mercado de imóveis no Brasil. De maneira objetiva, a Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos, reforçada por técnicas estatísticas, fornece uma base teórica sólida para apontar o governo federal, por meio de suas políticas fiscais e de estímulo ao crédito, como o principal responsável pelo surgimento desta bolha. A insistência do governo em aquecer ainda mais um mercado imobiliário já aquecido só tende a piorar o resultado final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Jesus, Guilherme Cardoso. "Vantagens dos fundos imobiliários como forma de aplicação no mercado imobiliário para o pequeno investidor." Ágora : revista de divulgação científica 22, no. 1 (August 21, 2017): 104. http://dx.doi.org/10.24302/agora.v22i1.1480.

Full text
Abstract:
Os antepassados sempre diziam que investir em imóveis era um investimento com um retorno excelente e seguro, mas sabe-se que nem todos têm condições de investir devido ao alto custo que acaba se tornando. Com isso foi criado os Fundos Imobiliários que aproximaram o pequeno investidor da possibilidade de diversificar seu portfólio de investimentos no mercado imobiliário. Neste caso o objetivo do estudo é compreender o que é o Fundo Imobiliário e apresentar ao pequeno investidor uma porta de acesso para aplicações no mercado imobiliário através das FIIs e com isso trazer diversificação para sua carteira de investimentos. Também demonstrar a rentabilidade de um determinado Fundo Imobiliário por um certo período e fazer uma comparação com a poupança, uma das mais antigas e populares formas de aplicação financeira existente no Brasil. Alguns autores como Martini explicam a importância dos FII’s e os riscos e vantagens desta ferramenta de investimento. O artigo tem seu procedimento metodológico disciplinar com sua pesquisa pura, o autor busca aplicar uma pesquisa histórica, seu objetivo descritivo e tendo como meio de investigação utilizará a pesquisa bibliográfica e análise de dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Boscariol, Renan Amabile. "Financeirização, circuitos da economia urbana e produção do espaço urbano no Brasil." PatryTer 3, no. 6 (September 1, 2020): 234–50. http://dx.doi.org/10.26512/patryter.v3i6.32309.

Full text
Abstract:
O artigo utiliza a teoria dos circuitos da economia urbana de Milton Santos para fazer uma leitura sobre o mercado imobiliário brasileiro no contexto atual da financeirização da economia nacional, partindo do estudo de cidades médias do estado de São Paulo. Partimos da análise feita em nossa tese de doutoramento, que buscou a identificação de um moderno capital incorporador atuando nas cidades médias do interior do estado de São Paulo no início da década de 2010, para traçar algumas características do circuito superior do mercado imobiliário brasileiro. Neste texto, pretendemos discutir as consequências da financeirização da economia brasileira sobre os agentes econômicos do mercado imobiliário nacional, a partir da teoria dos circuitos da economia urbana, apontando possíveis consequências sobre a vida nas cidades brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ivantes Dias, Eric, and Antonio Carlos Magalhães da Silva. "Análise do desempenho dos Fundos Imobiliários no Brasil de 2017 a pandemia Covid-19." Revista Vianna Sapiens 12, no. 2 (September 3, 2021): 22. http://dx.doi.org/10.31994/rvs.v12i2.813.

Full text
Abstract:
Em um contexto onde investidores pessoas físicas estão cada vez acessando o mercado imobiliário por meio dos fundos imobiliários em um cenário de queda de juros, este estudo tem como objetivo analisar o retorno dos fundos imobiliários no período de janeiro de 2017 a maio de 2021 como forma de auxiliar o investidor pessoa física na tomada de decisões para diversificação dos seus investimentos. A metodologia adotada foi a regressão linear de mínimos quadrados ordinários (MQO) para analisar o comportamento das variáveis explicativas macroeconômicas e de mercado em relação a variável dependente IFIX. Para análise da amostra foi realizada uma regressão para o período amostral completo e posteriormente, uma segunda regressão foi realizada para o subperíodo amostral da pandemia Covid-19, com a conclusão de que, das variáveis adotadas, apenas o Ibovespa apresentou significância na explicação da variação do IFIX em ambas amostras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lacerda, Norma, and Iana Ludermir Bernardino. "Ressemantização das áreas centrais das cidades brasileiras e mercado imobiliário habitacional: o caso recifense (Brasil)." Cadernos Metrópole 22, no. 49 (December 2020): 913–34. http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4911.

Full text
Abstract:
Resumo Na década de 1990, as baixas taxas de crescimento da economia brasileira e sua inserção no mundo globalizado tiveram repercussões sobre os centros históricos das grandes cidades ao impulsionarem os governos locais a neles investirem para atrair empresas. Isso tem significado a volta do interesse do capital por esses centros e a revalorização dos respectivos entornos mediante empreendimentos imobiliários habitacionais. Ante essa dinâmica, o objetivo deste texto é identificar as implicações do retorno dos investimentos aos centros históricos sobre o mercado imobiliário de unidades habitacionais antigas e sobre o mercado de moradias novas no seu entorno, responsável pela criação de novas espacialidades que pouco se articulam às antigas espacialidades, tendo como objeto de reflexão a área central recifense.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Domingues, Fabian Scholze. "Renda da terra, expansão da fronteira imobiliária, gentrificação e exclusão no Brasil (2009 - 2015)." Desenvolvimento em Questão 14, no. 35 (June 23, 2016): 35. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2016.35.35-59.

Full text
Abstract:
Este artigo utiliza a teoria da renda diferencial de David Ricardo para oferecer uma explicação econômica para o recente aumento dos preços imobiliários presenciado no Brasil entre 2009 e 2015. Ao contrário dos defensores da existência de uma bolha especulativa no mercado imobiliário, defende-se que os aumentos de preços de alugueis e imóveis decorreram da expansão da fronteira imobiliária, em grande parte provocada pelas políticas públicas de habitação voltadas às classes de menor renda. Assim como no modelo ricardiano, a análise é feita dividindo-se a sociedade em três classes sociais: trabalhadores, capitalistas e rentistas. Diferente dos defensores de uma bolha imobiliária, argumenta-se que os preços nominais não diminuíram, como seria de se esperar caso a origem do fenômeno se situasse no mercado de crédito. Conclui-se que a principal beneficiária desta política é a classe dos rentistas e não a classe dos trabalhadores ou dos capitalistas. A teoria da renda diferencial também permite compreender melhor movimentos de gentrificação e de exclusão, isto é, de revalorização de áreas centrais com boa infraestrutura urbana, mas degradadas, que resultou na exclusão de grandes contingentes populacionais, removidos para áreas distantes do centro das regiões metropolitanas. Como consequência, para resolver no longo prazo o problema do déficit habitacional e garantir o direito à habitação o governo deveria criar um conjunto articulado de medidas regulatórias para a política de habitação que visem não apenas a construção de moradias, como também o controle do preços dos alugueis, para reduzir o ônus excessivo com habitação, e a criação de um imposto social sobre domicílios vagos, para frear a especulação imobiliária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Arrais, Tadeu A. "the real estate market integration and the second home - the metropolitan Brazil." Mercator 13, no. 1 (April 30, 2014): 49–62. http://dx.doi.org/10.4215/rm2014.1301.0004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Francisco de. "O vício da virtude: autoconstrução e acumulação capitalista no Brasil." Novos Estudos - CEBRAP, no. 74 (March 2006): 67–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-33002006000100005.

Full text
Abstract:
Esta conferência problematiza o papel dos mutirões no contexto das estratégias para a habitação no Brasil. Argumenta-se que o processo de autoconstrução não deve ser estimulado ou transformado em política pública, pois depende de trabalhadores desempregados e não contribui para a criação de um mercado imobiliário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Baliski, Patricia. "PERIFERIA E CAPITAL IMOBILIÁRIO: O MUNICÍPIO DE FAZENDA RIO GRANDE/PR NO ÂMBITO DOS EMPREENDIMENTOS RESIDENCIAIS POPULARES OFERTADOS PELO MERCADO." REVISTA GEOGRAFAR 12, no. 1 (November 6, 2017): 7. http://dx.doi.org/10.5380/geografar.v12i1.52732.

Full text
Abstract:
A produção de empreendimentos residenciais populares pelo capital imobiliário tem sido representativa para a produção do espaço e a expansão das periferias no Brasil. Nessa perspectiva, no contexto do aglomerado metropolitano de Curitiba (Paraná/Brasil), se destaca o município de Fazenda Rio Grande pela quantidade significativa de empreendimentos residenciais populares implantados ao longo do tempo. A análise do processo no município permitiu verificar que o imobiliário explora as melhores oportunidades conforme a conjuntura existente. Dessa forma, em períodos de inexistência de fomento à produção de moradias, sobressaíram-se os loteamentos com a comercialização de terrenos; posteriormente, com o desenvolvimento do Programa Minha Casa Minha Vida, proliferaram-se os empreendimentos com unidades habitacionais. Em ambos os casos se constata a relevância da produção do espaço para a reprodução do capital, na medida em que os investimentos mais baixos nos empreendimentos populares representam maior rentabilidade às empresas, embora isto signifique à população residente na periferia um cotidiano repleto de carências. Palavras-Chave: Capital Imobiliário; Periferia; Fazenda Rio Grande.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Leal, Suely Ribeiro. "A retração da acumulação urbana nas cidades brasileiras: a crise do Estado diante da crise do mercado." Cadernos Metrópole 19, no. 39 (August 2017): 537–55. http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2017-3908.

Full text
Abstract:
Resumo A sintonia entre a crise econômica do estado brasileiro e a crise do mercado imobiliário leva à hipótese de estar havendo uma retração do processo de acumulação urbana nas cidades brasileiras. Ambas se situam no contexto da crise econômica mundial que têm afetado os países capitalistas desenvolvidos e periféricos desde 2008. No Brasil, essa crise tem se associado a uma crise de governabilidade política, que vem tendo impactos nos arranjos de governança pautados nas parcerias público-privadas e em modelos de empreendedorismo que deram sustentação aos grandes projetos urbanos veiculados pelas políticas de planejamento estratégico em estados e municípios metropolitanos nos anos recentes. Este artigo avalia a capacidade de sustentação da dinâmica da acumulação urbana diante da retração da produção imobiliária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Pascoal, Pedro Ernesto Celestino. "A alienação fiduciária de imóveis." Scientiam Juris 2, no. 1 (November 27, 2015): 6–32. http://dx.doi.org/10.6008/spc2318-3039.2014.001.0001.

Full text
Abstract:
A Alienação Fiduciária de Imóveis, regulada pela Lei nº 9.514/1997, proporcionou, sem sobra de dúvidas, o recrudescimento do mercado imobiliário brasileiro, notadamente, em face da instituição do Sistema Financeiro Imobiliário no Brasil, inovando ao inaugurar a garantia fiduciária do imóvel, por meio de um procedimento extrajudicial imensamente mais célere e eficaz para retomada da garantia pelo agente financiador na hipótese de inadimplemento do devedor, robustecendo o sistema financeiro imobiliário pátrio com a consequente expansão do crédito para aquisição de mais e mais imóveis, retroalimentando a cadeia produtiva entrelaçada. A análise da experiência de outros países mostra que o crescimento habitacional está intimamente ligado à existência de garantias efetivas de retorno dos recursos aplicados, autonomia na contratação das operações e um mercado de crédito imobiliário capaz de captar recursos de longo prazo, principalmente junto a grandes investidores, o que, de fato também ocorreu no nosso país. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é analisar, os ciclos de formação, execução e extinção normal e anormal do contrato de alienação fiduciária de bem imóvel em garantia nos termos da Lei nº 9.514/1997.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Nunes, Jéssica Martins, Orlando Celso Longo, Luciane Ferreira Alcoforado, and Gustavo Oliveira Pinto. "Análise dos impactos da Covid-19 no mercado imobiliário brasileiro." Research, Society and Development 9, no. 12 (December 29, 2020): e46891211317. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11317.

Full text
Abstract:
O mercado imobiliário brasileiro vem apresentando um processo de crescimento nos últimos cinco anos. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo principal verificar os prováveis impactos no setor devido à atual pandemia da Covid-19, bem como apresentar o atual panorama nacional do mercado imobiliário. Como objetivos secundários, avaliar o comportamento do setor em cada região do Brasil e a correlação entre os índices estudados. O estudo foi realizado a partir de análises de indicadores oficiais do setor, por meio da verificação do comportamento destes no período entre 2016 e 2020, com auxílio de estatística descritiva. Os resultados mostraram evidências de impacto devido à pandemia no 2º trimestre de 2020, com redução nos lançamentos e vendas de imóveis residenciais, aumento no índice do preço médio de locação e redução do IPCA. No 1º trimestre de 2020, não foram evidenciados reflexos significativos devido à pandemia; pelo contrário, os indicadores de lançamentos e vendas registraram pico com maiores números. A partir das análises realizadas, pode-se afirmar que a curva de evolução do mercado imobiliário possui fortes características com a evolução do setor na região Sudeste, a qual foi a mais aquecida dos últimos cinco anos. Também foi evidenciada a existência de ciclos anuais por trimestres nos lançamentos e vendas. O tema abordado possui relevância para apresentação de informações confiáveis e verídicas à sociedade e investidores, bem como para todos os interessados no setor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Louro e Silva, Hugo, and Candido Malta Campos. "A economia brasileira e o mercado imobiliário: uma síntese das últimas décadas." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 25, no. 45 (April 27, 2018): 118. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v25i45p118-131.

Full text
Abstract:
Como desdobramento da pesquisa realizada para obtenção do título de mestre por um dos autores, ambos os autores discorrem nesse artigo sobre os principais eventos econômicos e marcos regulatórios que ocorreram nas últimas décadas no Brasil e em São Paulo e o desenvolvimento do mercado imobiliário face a esses acontecimentos.A partir da criação do Banco Nacional da Habitação, na década de 1960, até o recente êxito produtivo do Programa Minha Casa, Minha Vida; considerando, nesse ínterim, eventos econômicos nacionais e políticas federais e municipais (na cidade de São Paulo), esses acontecimentos são sintetizados em ordem cronológica, com o intuito de ressaltar a importância da economia sobre a produção urbana residencial, particularmente a realizada pela iniciativa privada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Silva, Antonio Carlos Magalhães da, Alexius Viktor de Andrade Freund, and Eduardo Facó Lemgruber. "MODELO BINOMIAL DE OPÇÕES COMPOSTAS:." Revista Vianna Sapiens 9, no. 1 (August 10, 2018): 24. http://dx.doi.org/10.31994/rvs.v9i1.287.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata da aplicação de um modelo de apreçamento na avaliação das cotas seniores de um Fundo de Investimento Imobiliário no Brasil. O modelo utilizado é o binomial de opções compostas, desenvolvido por Freund (2013) para a avaliação de cotas seniores, mezanino e subordinadas de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC). Esse modelo considera diversos fatores que influenciam no apreçamento dessas classes de cotas, tais como nível de subordinação, volatilidade, taxas de juros, taxas de inadimplência, prazo de duração do fundo, bem como características relacionadas ao fluxo de caixa das amortizações. Os resultados da avaliação das cotas seniores de um fundo imobiliário indicam que os preços observados no mercado estavam superavaliados em relação aos obtidos pela modelagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Lacerda, Norma. "Mercado imobiliário de bens patrimoniais: um modelo interpretativo a partir do centro histórico do Recife (Brasil)." EURE (Santiago) 44, no. 132 (May 2018): 89–108. http://dx.doi.org/10.4067/s0250-71612018000200089.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Xavier Martins, Bruno. "Do Modelo Crítico de Expansão do Setor Imobiliário Brasileiro ao Programa Minha Casa Minha Vida." GEOgraphia 18, no. 36 (May 31, 2016): 86. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2016.1836.a13744.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo traçar um percurso do mercado imobiliário brasileiro que vai da abertura de capital de suas principais incorporadoras nos anos de 2006 e 2007 até o lançamento do Programa Minha Casa Minha Vida no começo de 2009, como medida emergencial de resposta à grande crise de 2008 e ao colapso já deflagrado no próprio setor a partir da entrada dessas incorporadoras na bolsa de valores. Buscamos, assim, entender as relações críticas que se desenrolaram desse processo de comunhão entre o ritmo de remuneração do capital financeiro mundial e o endividamento geral da sociedade brasileira. O Programa Minha Casa Minha Vida parece dar um forte impulso no processo de internalização do funcionamento do capital fictício no Brasil, em que o Estado nacional, incorporadoras e indivíduos passam a ter na dívida a única forma (crítica) de inserção e permanência no mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Xavier Martins, Bruno. "Do Modelo Crítico de Expansão do Setor Imobiliário Brasileiro ao Programa Minha Casa Minha Vida." GEOgraphia 18, no. 36 (May 31, 2016): 86. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2016.v18i36.a13744.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo traçar um percurso do mercado imobiliário brasileiro que vai da abertura de capital de suas principais incorporadoras nos anos de 2006 e 2007 até o lançamento do Programa Minha Casa Minha Vida no começo de 2009, como medida emergencial de resposta à grande crise de 2008 e ao colapso já deflagrado no próprio setor a partir da entrada dessas incorporadoras na bolsa de valores. Buscamos, assim, entender as relações críticas que se desenrolaram desse processo de comunhão entre o ritmo de remuneração do capital financeiro mundial e o endividamento geral da sociedade brasileira. O Programa Minha Casa Minha Vida parece dar um forte impulso no processo de internalização do funcionamento do capital fictício no Brasil, em que o Estado nacional, incorporadoras e indivíduos passam a ter na dívida a única forma (crítica) de inserção e permanência no mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Silva, Joana Mello de Carvalho e. "Habitar a metrópole: os apartamentos quitinetes de Adolf Franz Heep." Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 21, no. 1 (June 2013): 141–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-47142013000100009.

Full text
Abstract:
A reestruturação do mercado imobiliário e o surgimento de uma nova tipologia habitacional em São Paulo a partir de meados dos anos 1940, o apartamento quitinete, coincidiram com as transformações nos parâmetros disciplinares que orientavam o discurso e a prática arquitetônica no Brasil. Analisar o momento em que a nova tipologia foi formulada, as suas motivações iniciais e os desenvolvimentos posteriores, permite não só recuperar a trajetória do arquiteto germânico Adolf Franz Heep (1902-1978) como investigar diálogos entre as vanguardas arquitetônicas européias, as experiências norte-americanas, a produção arquitetônica e as demandas locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Stroher, Laisa Eleonora Maróstica. "Operações urbanas consorciadas com Cepac: uma face da constituição do complexo imobiliário-financeiro no Brasil?" Cadernos Metrópole 19, no. 39 (August 2017): 455–77. http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2017-3905.

Full text
Abstract:
Resumo Este trabalho propicia uma visão panorâmica crítica sobre a literatura acerca da implementação das Operações Urbanas Consorciadas (OUCs) com Certificado de Potencial Adicional Construtivo (Cepac) no Brasil, com base em um enfoque teórico inspirado nos debates sobre financeirização espacial, de forma articulada à abordagem dos regimes espaciais estatais (da Escola de Regulação anglo-saxã). A metodologia baseou-se em uma seleção de artigos sobre experiências de OUCs, os quais foram analisados a partir de questionamentos centrais às abordagens teóricas elencadas, a saber: “quais as principais articulações entre os agentes do mercado financeiro, imobiliário e o Estado e quais suas estratégias (materiais e discursivas)?”; “De que forma as disputas em torno das OUCs têm contribuído para moldar o Estado?”; e “Quais as principais contradições socioespaciais promovidas?”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Salvi, Ana Elena, José Marques Carriço, and Ricardo de Almeida. "Transição entre interior e exterior de edifícios com térreo livre em São Paulo e Nova Iorque." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 28, no. 52 (June 17, 2021): e176121. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.psrevprogramapsgradarquiturbanfauusp.2021.176121.

Full text
Abstract:
O trabalho compara a legislação urbanística e sua espacialização em edifícios com térreo livre, para São Paulo, Brasil, e Nova Iorque, EUA, em períodos concomitantes. A partir de 1930, com o Plano de Avenidas de Prestes Maia, obras viárias em São Paulo impulsionaram a produção imobiliária no centro novo, construindo-se edifícios com galerias ou com programas multifuncionais com uso comercial nos térreos livres. A contrapartida do poder público à verticalização dos edifícios desejada pelo mercado imobiliário foi a legislação estudada. Esse modelo alastrou-se nas áreas da Paulista e Faria Lima. No caso de Nova Iorque, após 1960, sobretudo no Downtown e no Midtown, a legislação incentivou a construção de áreas de transição entre espaços públicos e privados, inicialmente como áreas abertas denominadas plazas ou cobertas denominadas arcades. A comparação mostra que, em Nova Iorque, há quantidade considerável desses espaços, que não se articulam com intervenções urbanísticas viárias, enquanto em São Paulo, as obras viárias serviram para produção de certo número de passagens e galerias. Em ambos os casos os benefícios à permeabilidade e à conectividade do tecido urbano são relevantes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Pires, João Victor Ribeiro. "COMÉRCIO INTENSO E PREÇOS EM ALTA: O MERCADO IMOBILIÁRIO NO RIO DE JANEIRO JOANINO (1808-1821)." Revista Mosaico - Revista de História 14, no. 1 (June 9, 2021): 107. http://dx.doi.org/10.18224/mos.v14i1.8557.

Full text
Abstract:
O presente artigo investiga o mercado imobiliário do Rio de Janeiro no período joanino (1808-1821). As principais fontes foram os anúncios publicados na seção “Avisos” da Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro periódico impresso no Brasil e fundado pela monarquia portuguesa após a transferência para a então capital colonial. O estudo defende que a comercialização de casas e terrenos na cidade foi particularmente intensa nesses 14 anos devido à chegada de milhares de europeus no rastro da corte do príncipe regente, futuro rei D. João VI. Os classificados do impresso, cotejados com outras fontes, possibilitam revisitar o período em que a corte esteve no Rio e descortinar que a elevação nos preços praticados e a alta procura provocaram consequências marcantes durante os últimos anos de colonização na região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Oliveira, Francisco Cardozo, and Guilherme Carta Ribeiro. "A NORMATIVIDADE DO DIREITO REAL DE LAJE NO BRASIL ENTRE OS PARADIGMAS DE DIREITO CIVIL CONSTITUCIONAL E DE SOCIEDADE DE DIREITO PRIVADO." Revista Brasileira de Direito Civil em Perspectiva 6, no. 1 (August 17, 2020): 104. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0243/2020.v6i1.6552.

Full text
Abstract:
O artigo trata da normatividade do direito real de laje no direito brasileiro, em face dos paradigmas de direito civil constitucional e de sociedade de direito privado. A premissa de que o direito real de laje está comprometido com a inclusão social, mediante a titularização proprietária de modos informais de autoconstrução, em áreas ocupadas pela população carente, é confrontada com os processos de financeirização implicados no mercado imobiliário. O objetivo é analisar o quanto a introdução do direito real de laje no Código Civil pode constituir evidência de uma transição de fundamentos no direito civil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Dumont, Tiago Vieira Rodrigues. "Uma Análise da Política Urbana e Habitacional no Brasil – A construção de uma ilusão." Áskesis - Revista des discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar 3, no. 1 (January 22, 2014): 23. http://dx.doi.org/10.46269/3114.122.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo evidenciar as limitações da recente expansão urbana brasileira e, mais especificamente, a política habitacional para a população de baixa renda, focada no Programa Minha Casa, Minha Vida. Entende-se que esse Programa objetiva democratizar o acesso à moradia para as populações excluídas do mercado imobiliário, resultando num direito a cidade. Com isso, buscaremos pensar como as ações realizadas entre o final do século XX e início do século XXI, em diferentes governos, vislumbram a constituição de uma insuficiente política urbana e habitacional voltada para população de baixa renda. Desse modo, a gênese da habitação popular como resultante da estrutura de classes e da distribuição de renda no modo de produção capitalista constitui-se numa proposta ilusória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Alvarenga, Daniela das Neves, and Paulo Romano Reschilian. "Financeirização da moradia e segregação socioespacial: Minha Casa, Minha Vida em São José dos Campos, Taubaté e Jacareí/SP." urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 10, no. 3 (May 21, 2018): 473–84. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.010.003.ao01.

Full text
Abstract:
Resumo O presente artigo aborda o processo de internacionalização do capital financeiro no Brasil após a década de 1990, no período denominado neoliberal, e a política pública habitacional na fase neodesenvolvimentista, entre 2002 e 2016, por intermédio da produção de moradia vinculada ao Programa Federal Minha Casa, Minha Vida (MCMV). A discussão foi feita a partir do entendimento da forma pela qual a moradia de mercado se tornou um ativo financeiro, uma nova fronteira de ganhos para o mercado de capitais no espaço urbano, evidenciando a sofisticação do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) criado em 1997, e seu distanciamento do conceito da universalização da habitação enquanto direito. O objetivo do trabalho é demonstrar que as unidades habitacionais produzidas nas cidades de São José dos Campos, Taubaté e Jacareí, situadas na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN), no Estado de São Paulo, no período de 2009 a 2014, passaram a atender a esse novo mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Oliveira, Edilson Luis, and Tania Maria Fresca. "FINANCEIRIZAÇÃO DAS EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E VERTICALIZAÇÃO EM LONDRINA – PR, BRASIL." Raega - O Espaço Geográfico em Análise 45, no. 1 (January 16, 2019): 07. http://dx.doi.org/10.5380/raega.v45i1.44779.

Full text
Abstract:
RESUMONo Brasil, ao longo dos últimos 15 anos, fundos e investidores globais tornaram-se sócios de empresas do setor da construção civil. A chegada desses novos agentes econômicos se deu de formas diversas. Uma das formas pelas quais esses novos agentes econômicos conseguiram obter participação societária nas incorporadoras, foi a aquisição de um dado volume de ações negociadas em Bolsa de Valores, nos casos de empresas de capital aberto. Outra estratégia utilizada pelos investidores globais, no caso das empresas de capital fechado, isto é, que não possuíam ações negociadas no mercado financeiro, foi a compra direta de parcelas societárias dos proprietários desse tipo de incorporadoras e construtoras. Esses processos são denominados no presente artigo como financeirização das empresas da construção civil. A financeirização tem implicações sobre o comportamento das empresas, intensificando sua atuação no mercado imobiliário. Observou-se também mudanças nas estratégias espaciais das incorporadoras financeirizadas. Essas empresas expandiram suas áreas de atuação, abarcando novas cidades. A escolha das novas localidades atende a critérios que indiquem possibilidades de rápida valorização dos capitais investidos na produção dos novos empreendimentos. O objetivo deste artigo é analisar geograficamente as implicações do processo de financeirização das empresas de construção que têm sido ativas na verticalização de Londrina - PR, no período de 2000-2015.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Dos Santos, Felipe César Augusto Silgueiro. "A habitação social de mercado em cidades médias: uma reflexão a partir do conjunto habitacional Jardim Panorâmico em Presidente Prudente/SP / The social housing of market in middle cities: a reflection from the set of housing “Jardim Panorâmico” in Presidente Prudente/SP." Geografia em Atos (Online) 7, no. 14 (December 4, 2019): 74–98. http://dx.doi.org/10.35416/geoatos.v7i14.6161.

Full text
Abstract:
As políticas habitacionais possuem grande importância para as cidades brasileiras, pois, são à base de expansão urbana delas, já que as produções de habitações sociais formarão os bairros que constituíram as cidades. Tendo o Brasil um grande déficit habitacional, muitas políticas foram implementadas com a visão de conter este problema, onde nós destacamos as ações do Banco Nacional de Habitação (BNH) e o Programa “Minha Casa, Minha Vida” (PMCMV). Este último obteve relativo sucesso com uma produção habitacional de grande dimensão, isso devido à junção do governo federal com o mercado imobiliário, que transformou a habitação social em um produto. Com isso, buscamos utilizar do conceito de habitação social de mercado como forma de compreender esta nova realidade na dinâmica habitacional brasileira. Para melhor entendimento desta visão, iremos destacar o Conjunto Habitacional Jardim Panorâmico da cidade média de Presidente Prudente/SP, que apresenta pontos interessantes para a compreensão desta nova lógica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Villa, Simone Barbosa, Rita de Cássia Pereira Saramago, Camila Cristina Marçal Cardoso, and Maria Julia de Almeida Paulino. "Habitar vertical: avaliação da qualidade espacial e ambiental de edifícios de apartamentos." Ambiente Construído 18, no. 1 (March 2018): 519–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000100236.

Full text
Abstract:
Resumo Frente ao significativo crescimento da produção de edifícios de apartamentos na última década no Brasil, vislumbrou-se a necessidade de se analisar sua qualidade. Assim, este artigo apresenta os principais resultados da pesquisa intitulada "Habitar vertical: avaliação da qualidade espacial e ambiental de edifícios de apartamentos", que objetivou investigar a qualidade de empreendimentos habitacionais multifamiliares destinados à classe média e lançados pelo mercado imobiliário nas cidades de Uberlândia, MG, e Ribeirão Preto, SP. Essa comunicação aborda a fundamentação teórica da pesquisa e sua metodologia, bem como expõe alguns resultados que enfocam questões relativas à funcionalidade e à qualidade ambiental das habitações - derivados da aplicação de instrumentos de avaliação pós-ocupação (APO) em quatro estudos de caso. Os resultados apontam para o descumprimento de parâmetros básicos de funcionalidade nos edifícios avaliados, em função da redução dimensional dos apartamentos, da excessiva compartimentação dos espaços e da sobreposição de usos não planejada. Indicam também a incipiente incorporação de estratégias de sustentabilidade nos edifícios, além do baixo nível de consciência ambiental dos moradores. Acredita-se que bancos de dados alimentados por APO possam nortear o processo de concepção de produções imobiliárias que visem a uma maior qualidade do ambiente construído.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Claudino-Sales, Vanda. "Paisagem dunar em área urbana consolidada: natureza, ciência e política no espaço urbano de Fortaleza, Brasil." Sociedade & Natureza 22, no. 3 (December 2010): 447–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132010000300003.

Full text
Abstract:
Fortaleza é capital do Estado do Ceará, situado no Nordeste do Brasil. Tem 314 km² e aproximadamente 2,5 milhões de habitantes, sendo a quinta cidade do Brasil em população e a de maior densidade demográfica, com cerca de 8.000 hab/km². Do ponto de vista geoambiental, é uma cidade litorânea com 35 km de praias, dunas e pequenos estuários. Tais elementos naturais encontram-se drasticamente degradados ou virtualmente extintas na área urbana. Quanto às dunas, que são residuais, datações realizadas nessa pesquisa indicaram idade em torno de 2.200 anos. O presente artigo caracteriza do ponto de vista natural e evolutivo o campo de dunas de Fortaleza, tipicamente formado por dunas barcanas e parabólicas. Salienta-se a evolução singular das dunas parabólicas, que iniciam barcanas e, submetidas à fixação, evoluem para a forma final. Em contexto de clima tropical tendendo à semi-aridez, as dunas colocam-se como importantes agentes catalisadores da qualidade do ambiente, por gerarem lagoas interdunares, que engendram ecossistemas costeiros aptos a abrigarem espécies da fauna continental e aquática. As dunas atuam também como captadoras de águas pluviais, alimentando os lençóis freáticos e garantindo perenidade dos rios, além de inibir cheias urbanas. O artigo trata também da grande mobilização social, realizada na perspectiva de preservar 15 ha de dunas situados em área de elevada valorização imobiliária. A luta socioambiental, vitoriosa, pela primeira vez sobressaiu-se em relação aos interesses do mercado imobiliário, resultado da interrelação entre diversos segmentos sociais, cientes e ciosos da necessidade de preservação do campo de dunas milenar "do Cocó".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Lopes, Renato de Carvalho, and Marcelo Romarco Leles de Oliveira. "Considerações sobre a Lei nº 13.465/2017 e os possíveis efeitos em relação à política de Reforma Agrária no Brasil." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 5, 2021): e14510111165. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11165.

Full text
Abstract:
Em 2017, o Congresso Nacional Brasileiro converteu a Medida Provisória nº 759 (MP 759) na Lei nº 13.465, ditada pelo Governo Federal, cujo texto trata, entre outros temas, da questão fundiária rural e urbana e sobre a regularização fundiária no âmbito da Amazônia Legal. Essa legislação tem sido alvo de fortes críticas por vários movimentos sociais e entidades ligadas à luta pela terra, tanto por suas possíveis inconstitucionalidades quanto pela fragilização de políticas públicas estabelecidas nas últimas décadas, pois alegam tratar-se, dentre vários pontos, de uma lei que beneficia o mercado imobiliário especulativo, a grilagem e a reconcentração de terras da Reforma Agrária. O objetivo do presente artigo é trazer ao debate alguns elementos históricos e recentes sobre a luta pela terra no Brasil, bem como discorrer sobre os possíveis efeitos e repercussões da referida Lei, em especial no âmbito da política de Reforma Agrária no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Lacerda, Norma, Helena Lúcia Zagury Tourinho, Marco Aurélio Arbage Lôbo, and Marluce Wall de Carvalho Venâncio. "Dinâmica do mercado imobiliário nos centros históricos em tempos de globalização: os casos do Recife, Belém e São Luís (Brasil)." Cadernos Metrópole 20, no. 42 (August 2018): 443–69. http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2018-4207.

Full text
Abstract:
Resumo As baixas taxas de crescimento da economia brasileira e a sua inserção na economia globalizada, verificadas a partir da década de 1990, tiveram repercussões sobre os centros históricos. A descentralização político-administrativa e a competição entre as cidades pelos investimentos privados impulsionaram os governos locais a investir nesses centros para atrair atividades. Isso tem tido implicações nas dinâmicas dos seus respectivos mercados imobiliários. O presente texto analisa, comparativamente, como essas dinâmicas ocorreram nos Centros Históricos do Recife, de Belém e de São Luís, bem como em seus espaços internos, mostrando suas regularidades e especificidades. Revela que ora se reproduzem espacialidades preexistentes, ora se recriam outras mediante processos de requalificação capazes de inseri-los, de diferentes maneiras, no processo de globalização da economia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Misoczky de Oliveira, Clarice. "A produção do espaço urbano na orla de Porto Alegre, Brasil." Revista de Urbanismo, no. 42 (April 22, 2020): 17. http://dx.doi.org/10.5354/0717-5051.2020.54280.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo desvelar o processo de produção do espaço na Orla do Rio Guaíba na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul - Brasil. O estudo se posiciona no campo dos Estudos Críticos Urbanos e tem como repertório fundamental o pensamento marxista a partir da obra de Henri Lefebvre. A análise dos dados se dá a partir dos conceitos de totalidade, realidade e alienação em conjunto com a tríade da produção do espaço que proporciona um movimento trialético entre o espaço concebido (dos técnicos, arquitetos e urbanistas), o espaço percebido (a prática espacial), com o espaço vivido (os espaços de dominação e/ou de transformação). O argumento passa pela associação da ação do mercado imobiliário em relação a fundos de investimentos, a imagem da cidade via marketing urbano e do empreendedorismo urbano com a inovação tecnológica e a criação de espaços de consumo de lazer que operam na valorização do valor do espaço urbano construído. Ainda assim, grupos insurgentes por meio de ocupações e movimentos sociais se colocam no processo visando uma produção social do espaço urbano, ante a produção capitalista neoliberal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Jesus, Christiano Romanholo Marques de, and Mércia Maria Semensato Bottura de Barros. "Recomendações para elaboração de orçamento de obras de reabilitação de edifícios habitacionais." Ambiente Construído 11, no. 2 (June 2011): 57–72. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212011000200005.

Full text
Abstract:
O segmento de reabilitação de edifícios residenciais no Brasil vem se desenvolvendo lentamente, seja por meio de programas habitacionais geridos pelo Estado, seja de maneira ainda tímida pelo mercado imobiliário privado. Entretanto, a exemplo de muitos países europeus, essa atividade tende a se intensificar com o passar dos anos e exigirá conhecimentos específicos hoje não consolidados. O processo de produção de um empreendimento de reabilitação é bastante distinto do de um edifício novo, demandando o desenvolvimento de novos parâmetros tecnológicos, de gestão e de custos. Com base neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo propor recomendações para elaboração de orçamento de obras de reabilitação de edifícios para uso habitacional. O trabalho é baseado num estudo minucioso dos custos envolvidos na produção de cinco empreendimentos de reabilitação habitacional realizados na cidade de São Paulo, para os quais foram elaborados os orçamentos detalhados e a curva ABC. A análise dos custos dos empreendimentos permitiu estabelecer um intervalo de participação percentual do custo de produção dos subsistemas do edifício no custo total da obra de reabilitação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Silva, Gildemir, Bruno Prata, and Augusto Albuquerque. "Análise da eficiência dos sistemas estruturais para edifícios em concreto." Ambiente Construído 18, no. 1 (March 2018): 313–25. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000100223.

Full text
Abstract:
Resumo Nos últimos anos houve uma evolução dos métodos construtivos empregados no Brasil, principalmente no que se refere às estruturas de concreto. Embora a literatura sobre eficiência na construção civil seja vasta, a proposição de métodos não paramétricos para a análise de eficiência de processos construtivos ainda é bastante limitada. Este trabalho apresenta um modelo para análise de eficiência baseado na técnica Data Envelopment Analysis (DEA) para uma análise comparada da eficiência dos sistemas estruturais de edifícios em concreto, avaliando a utilização eficiente dos insumos de produção (capital e trabalho) para a produção da estrutura. No trabalho foram comparados diversos sistemas estruturais, entre os quais pavimentos formados por lajes nervuradas apoiadas em faixas protendidas, formados por lajes apoiadas em vigas altas e formados por lajes apoiadas diretamente nos pilares, em um total de 23 obras, de 16 construtoras com reconhecida atuação no mercado imobiliário, monitoradas periodicamente, o que permite um diagnóstico do setor. O modelo proposto pode ser usado pelos planejadores com vantagens significativas. Os resultados apontam que pode haver ganhos financeiros substanciais ao melhor alocar mão de obra para o mesmo método construtivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Santos, Tiago Veloso dos. "ELEMENTOS DA METROPOLIZAÇÃO NA PERIFERIA URBANO-REGIONAL: BELÉM E A PARTICULARIDADE DA METROPOLIZAÇÃO AMAZÔNICA." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 21, no. 3 (December 11, 2019): 33–58. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v21n3.656.

Full text
Abstract:
Explorando a tendência de difusão do processo de metropolização do espaço nas diferentes regiões do Brasil, verifica-se que esse fenômeno está associado as mudanças nas dinâmicas produtivas que orientam a configuração de espaços metropolitanos, especialmente em regiões periféricas do território nacional, tal como a Amazônia brasileira. Partindo da referência empírica da Região Metropolitana de Belém, identificamos que esse espaço passa por aceleração na intensidade das mudanças que, até o final dos anos 1990, apareciam como de longa duração e maturação. Tal aceleração é provocada pelas transformações do período de crescimento no interregno entre 2004 e 2012, que tiveram impacto na alteração de dois aspectos da sua expansão metropolitana: alteração nas formas de produção do solo urbano e da valorização da renda fundiária a partir do circuito imobiliário, relacionado à entrada de capitais financeirizados e modificações no mercado de trabalho, que ampliaram tendências de precarização, ainda que em contexto de criação de emprego formal. O percurso metodológico da pesquisa seguiu: i) levantamentos bibliográficos de caráter teórico e empírico; ii) trabalhos de campo no espaço metropolitano de Belém; c) levantamento documental das variáveis destacadas; iii) coleta de dados e estatísticas que evidenciam a metropolização regional na Amazônia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

De Abreu, Aline Cavalcanti. "CRISE DO CAPITAL E ORÇAMENTO PÚBLICO DA HABITAÇÃO SOCIAL NO BRASIL." Revista Políticas Públicas 20, no. 1 (July 21, 2016): 289. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v20n1p289-306.

Full text
Abstract:
O presente estudo trata do financiamento da habitação social no Brasil no período de 2006 a 2012. Para isso, a metodologia envolveu a pesquisa teórica e do orçamento público da União. A institucionalização da política habitacional se desenvolveu num contexto de tomada do Estado como indutor de uma macroeconomia sob o ideário do social-liberalismo. Nessa perspectiva, ocorreu a reestruturação do mercado imobiliário e sob a crise econômica de 2008 a implementação de medidas anticíclicas para minimizá-la. Para a promoção da habitação social tivemos o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social orientado a satisfazer as necessidades habitacionais da população. Contudo, este foi paulatinamente desfinanciado e esvaziado de seu sentido político. Em 2009, foi criado o Programa Minha Casa Minha Vida com caráter de privilegiamento do produtor privado, o que possibilita a punção de fundo público e a redução da responsabilidade do Estado sob a habitação social como direito social. Palavras-chave: Crise do capital, Política de habitação social, Orçamento público.CAPITAL CRISIS AND PUBLIC SOCIAL HOUSING BUDGET IN BRAZIL Abstract: This study deals the financing of social housing in Brazil between the years 2006 to 2012. For this purpose, the methodology involved the theoretical research and the Union's public budget. The institutionalization of the housing policy developed in a context of state taken as inducer of macroeconomics under the social liberalism of ideas. From this perspective, it occurred the restructure of the housing market and under the economic crisis of 2008 measures were implemented to minimize it. For the promotion of social housing we had the National Funding for housing of social interesting oriented to meet the housing needs of the population. However, this was gradually non-funding and withdraw from its political sense. In 2009, it was created the Programa Minha Casa Minha Vida with character of the private producer privileging to continue taking in the public fund and the State’s to reduce under the politic of social housing as a social right. Key words: Capital Crisis, Social housing policy, Public budget.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Abrahão, Cinthia Sena, and Edegar Luis Tomazzoni. "Turismo de Segundas residências no litoral sul do Brasil: uma discussão sobre seu dimensionamento e relevância para a atividade turística contemporânea." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 12, no. 1 (February 1, 2018): 80–101. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v12i1.1328.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo consiste em analisar a dimensão da segunda residência turística litorânea na região Sul do Brasil, considerando a premissa de que esse fenômeno persiste relevante no âmbito da atividade turística, tanto em nível internacional, como nacional. Compreende-se a segunda residência como uma tipologia não hoteleira de hospedagem turística, na qual existe um vínculo permanente, mas cuja permanência não exceda ao período de um ano. Aspecto particular refere-se à sua vinculação com as atividades de construção civil, bem como do mercado imobiliário. Problematiza-se a relativa invisibilidade do fenômeno da segunda residência nas bases de dados que subsidiam a elaboração das políticas públicas e ações relativas ao turismo, tanto no âmbito nacional, como nos estados. Em termos de metodologia, a abordagem do tema nesse recorte foi quantitativa e de caráter exploratório. A perspectiva exploratória guiou a revisão bibliográfica, com vistas a compreender a política pública de desenvolvimento turístico e suas prioridades, bem como discutir o fenômeno da segunda residência turística e a forma pela qual tem sido abordado. A análise dos dados secundários envolveu coleta, sistematização e interpretação, tendo em vista explicitar a participação e o crescimento do volume de segundas residências litorâneas. Os dados foram coletados, exclusivamente, para os municípios litorâneos, dos três estados da região sul brasileira nas bases do IBGE. Em seguida foram analisados em processo comparativo dados relativos ao mapa do turismo, no qual os destinos turísticos são classificados. Os resultados reiteram que a desconsideração desses fluxos e dessas dinâmicas territoriais no âmbito da política pública de turismo tende a gerar fortes distorções no planejamento, na sua implementação e nos resultados que poderão ser obtidos. Entende-se que sua apreensão, no entanto, requer um esforço de levantamento, sistematização e análise estatística distinto daquele que deve ser empreendido para mensurar os fluxos econômicos advindos dos estabelecimentos empresariais relacionados a hospedagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Rozenbaum, Sérgio, and T. Diana L. V. A. de Macedo-Soares. "Proposta para construção de um índice local de preços de imóveis a partir dos lançamentos imobiliários de condomínios residenciais." Revista de Administração Pública 41, no. 6 (December 2007): 1069–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122007000600004.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe um modelo para construção de índices de mercados locais a partir das informações fornecidas nos lançamentos imobiliários residenciais, pois construir um índice de preços nacional para unidades residenciais em um país de dimensões continentais e com uma diversidade cultural e econômica como a do Brasil é muito difícil. Além disso, mesmo nas grandes regiões metropolitanas, faltam informações sobre os preços reais praticados nas transações imobiliárias e sobre as características dos imóveis negociados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Maricato, Erminia. "The Future of Global Peripheral Cities." Latin American Perspectives 44, no. 2 (January 6, 2017): 18–37. http://dx.doi.org/10.1177/0094582x16685174.

Full text
Abstract:
In June 2013 an unprecedented movement spearheaded by young people took to the streets of Brazilian cities. Despite the diversity of explanations of the protests, one thing became clear: the urban question was at the center of events. Brazil has become an international role model for its innovations in social policy and even urban policy. There have been social struggles for a democratic city. New policies, new programs, new projects, and a Ministry of Cities have been created. This democratic and participatory process has taken place in the context of fiscal adjustment and therefore contention over resources. When the federal government resumed investment in cities following a developmentalist project, capital linked to the production of space took over the leadership of the urban process and the virtuous cycle of urban policy declined. Investment in works directed by the real estate market in the context of mega-events such as the World Cup and the Olympics together with tax relief for the purchase of automobiles deepened the deterioration of urban living conditions, especially housing and mobility. Em junho de 2013 um grupo de jovens criou uma onda de protestos jamais vistos nas cidades brasileiras. Não obstante a multiplicidade de explicações para esses protestos, algo ficou claro: a questão urbana era o elemento central desses eventos. O Brasil tornou-se modelo internacional para inovações em política social e urbana. Havia uma luta social por centros urbanos democráticos. Novas políticas, novos programas, novos projetos e um Ministério das Cidades foram criados. Esse processo democrático e participatório ocorreu num contexto de ajuste fiscal e consequentemente de contenção de despesas. Quando o governo federal retomou os investimentos em cidades após um projeto desenvolvimentista, o capital atrelado à produção de espaço tomou as rédeas do processo de urbanização e o ciclo virtuoso da política urbana foi interrompido. Investimentos em projetos direcionados pelo mercado imobiliário no contexto de megaeventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, bem como incentivos fiscais para a compra de automóveis, aumentaram a deterioração da qualidade de vida urbana, especialmente no que diz respeito à moradia e à mobilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Gómez Dávila, Javier, and Rafael De Aguiar Arantes. "El imaginario urbano del miedo en Latinoamérica: evidencias de estudios en Salvador de Bahía, Brasil, y Monterrey, México." Revista Temas Sociológicos, no. 19 (September 14, 2016): 41. http://dx.doi.org/10.29344/07194145.19.262.

Full text
Abstract:
ResumenEs innegable la importancia y la fuerza que el estudio de los imaginarios urbanosha cobrado en los últimos años en las disciplinas espaciales, incluyendola sociología urbana. Este trabajo analiza el origen, los significados y lasconsecuencias de uno de los imaginarios urbanos más latentes y poderososen las ciudades latinoamericanas: el imaginario del miedo, el cual, con sumezcla de violencia real y percepción subjetiva de la sociedad, se ha convertidoen la forma de habitar de la ciudad contemporánea latinoamericana, volviéndolaun espacio de miedo e inseguridad, situación potencializada por elmercado inmobiliario y los medios de comunicación. Este trabajo toma comocasos de estudio las ciudades de Salvador de Bahía, en Brasil, y Monterrey, enMéxico, para analizar las manifestaciones sociales y urbanísticas de este imaginario,encontrando que el imaginario del miedo no es solamente un miedoa la violencia e inseguridad, sino también a mezclarse con el otro, una negaciónde la heterogeneidad, la diversidad y la sociabilidad que siempre hancaracterizado a las ciudades, provocando así manifestaciones de aislamientoy segregación arquitectónicas, que hacen cada vez más difícil alcanzar unconcepto de sustentabilidad urbana real.Palabras clave: imaginarios sociales, miedo, segregación, América Latina. The Latin-American urban imaginary of fear:evidence from studies in Salvador, Brazil, andMonterrey, MexicoAbstractThe importance and strength that the study of urban imaginary has gainedin recent years in space disciplines is undeniable, including urban sociology.This paper analyzes the origin, meaning and consequences of one ofthe most latent and powerful urban imaginary in Latin American cities:the imagination of fear, which, with a mix of real violence and subjectiveperception of society, has become the way of living of Latin American contemporarycity, as a place of fear and insecurity, a situation potentiated bythe housing market and the media. This work takes cities of Salvador deBahia in Brazil and Monterrey, Mexico, as case studies to analyze social andurban manifestations of this imaginary, finding that the imaginary of fear isnot just about violence and insecurity but also about relating with others,a denial of heterogeneity, diversity and sociability that have always characterizedthe cities, causing manifestations of insulation and architecturalsegregation. This makes that reaching a concept of real urban sustainabilityis increasingly difficult.Keywords: social imaginary, fear, segregation, Latin America.O imaginário urbano do medo na América Latina:evidências de estudos em Salvador de Bahía,Brasil e Monterrey, MéxicoResumoÉ inegável a importância e força que o estudo dos imaginários urbanos temganhado nos últimos anos nas disciplinas espaciais, incluindo a sociologiaurbana. Este trabalho analisa a origem, os significados e as consequências deum dos imaginários urbanos mais latentes e poderosos nas cidades latino--americanas: o imaginário do medo, o qual se mistura de violência real e apercepção subjetiva da sociedade, tornou-se forma de viver a cidade contemporânealatino-americana, volvendo-se num espaço de medo e insegurança,situação potenciada pelo mercado imobiliário e da mídia. Este trabalho temcomo estudos de caso as cidades de Salvador de Bahia, no Brasil, e Monterrey,no México, para analisar manifestações sociais e urbanas deste imaginário,encontrando que o imaginário do medo não é apenas um medo deviolência e insegurança, mas também, se misturar com outro, uma negaçãoda heterogeneidade, a diversidade e sociabilidade que sempre tem caracterizadoas cidades, causando manifestações de isolamento e segregação daarquitetura, o que torna cada vez mais difícil de lograr um conceito de sustentabilidadeurbano real.Palavras – chave: imaginários sociais, medo, segregação, América Latina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Gómez Dávila, Javier, and Rafael De Aguiar Arantes. "El imaginario urbano del miedo en Latinoamérica: evidencias de estudios en Salvador de Bahía, Brasil, y Monterrey, México." Revista Temas Sociológicos, no. 19 (September 14, 2016): 41. http://dx.doi.org/10.29344/07196458.19.262.

Full text
Abstract:
ResumenEs innegable la importancia y la fuerza que el estudio de los imaginarios urbanosha cobrado en los últimos años en las disciplinas espaciales, incluyendola sociología urbana. Este trabajo analiza el origen, los significados y lasconsecuencias de uno de los imaginarios urbanos más latentes y poderososen las ciudades latinoamericanas: el imaginario del miedo, el cual, con sumezcla de violencia real y percepción subjetiva de la sociedad, se ha convertidoen la forma de habitar de la ciudad contemporánea latinoamericana, volviéndolaun espacio de miedo e inseguridad, situación potencializada por elmercado inmobiliario y los medios de comunicación. Este trabajo toma comocasos de estudio las ciudades de Salvador de Bahía, en Brasil, y Monterrey, enMéxico, para analizar las manifestaciones sociales y urbanísticas de este imaginario,encontrando que el imaginario del miedo no es solamente un miedoa la violencia e inseguridad, sino también a mezclarse con el otro, una negaciónde la heterogeneidad, la diversidad y la sociabilidad que siempre hancaracterizado a las ciudades, provocando así manifestaciones de aislamientoy segregación arquitectónicas, que hacen cada vez más difícil alcanzar unconcepto de sustentabilidad urbana real.Palabras clave: imaginarios sociales, miedo, segregación, América Latina. The Latin-American urban imaginary of fear:evidence from studies in Salvador, Brazil, andMonterrey, MexicoAbstractThe importance and strength that the study of urban imaginary has gainedin recent years in space disciplines is undeniable, including urban sociology.This paper analyzes the origin, meaning and consequences of one ofthe most latent and powerful urban imaginary in Latin American cities:the imagination of fear, which, with a mix of real violence and subjectiveperception of society, has become the way of living of Latin American contemporarycity, as a place of fear and insecurity, a situation potentiated bythe housing market and the media. This work takes cities of Salvador deBahia in Brazil and Monterrey, Mexico, as case studies to analyze social andurban manifestations of this imaginary, finding that the imaginary of fear isnot just about violence and insecurity but also about relating with others,a denial of heterogeneity, diversity and sociability that have always characterizedthe cities, causing manifestations of insulation and architecturalsegregation. This makes that reaching a concept of real urban sustainabilityis increasingly difficult.Keywords: social imaginary, fear, segregation, Latin America.O imaginário urbano do medo na América Latina:evidências de estudos em Salvador de Bahía,Brasil e Monterrey, MéxicoResumoÉ inegável a importância e força que o estudo dos imaginários urbanos temganhado nos últimos anos nas disciplinas espaciais, incluindo a sociologiaurbana. Este trabalho analisa a origem, os significados e as consequências deum dos imaginários urbanos mais latentes e poderosos nas cidades latino--americanas: o imaginário do medo, o qual se mistura de violência real e apercepção subjetiva da sociedade, tornou-se forma de viver a cidade contemporânealatino-americana, volvendo-se num espaço de medo e insegurança,situação potenciada pelo mercado imobiliário e da mídia. Este trabalho temcomo estudos de caso as cidades de Salvador de Bahia, no Brasil, e Monterrey,no México, para analisar manifestações sociais e urbanas deste imaginário,encontrando que o imaginário do medo não é apenas um medo deviolência e insegurança, mas também, se misturar com outro, uma negaçãoda heterogeneidade, a diversidade e sociabilidade que sempre tem caracterizadoas cidades, causando manifestações de isolamento e segregação daarquitetura, o que torna cada vez mais difícil de lograr um conceito de sustentabilidadeurbano real.Palavras – chave: imaginários sociais, medo, segregação, América Latina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Royer, Luciana de Oliveira. "O FGTS e o mercado de títulos de base imobiliária: relações e tendências." Cadernos Metrópole 18, no. 35 (June 2016): 33–52. http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2016-3502.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo pesquisa as relações entre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e os títulos creditícios de base imobiliária. As contratações efetuadas com recursos do FGTS a partir de 2008 para compra de títulos de base imobiliária acabaram por alavancar o mercado desses títulos no país, constituindo-se em um mecanismo gerador de uma liquidez mínima para seu funcionamento. A lógica do investimento nesses fundos é a lógica da valorização e do retorno do investimento, sem que exista necessariamente foco em uma política pública de habitação e desenvolvimento urbano voltada à universalização de direitos. É discutida a disputa pelos recursos do fundo e seu papel como um player desse mercado, no contexto da inserção do Brasil no capitalismo financeirizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Filippi, Giancarlo Azevedo De, and Sílvio Burrattino Melhado. "Um estudo sobre as causas de atrasos de obras de empreendimentos imobiliários na região Metropolitana de São Paulo." Ambiente Construído 15, no. 3 (September 2015): 161–73. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212015000300033.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo elencar as principais causas de atrasos de obra que se verificam atualmente em empreendimentos imobiliários no Brasil. Buscou-se primeiramente uma identificação teórica, através de revisão bibliográfica, das principais causas que afetam as obras fora do país, com ênfase em países em desenvolvimento, e que possivelmente apresentam condições e dificuldades similares às encontradas pelos empreendedores e construtores brasileiros. Com base nesta relação de motivadores de atrasos, estabeleceu-se uma classificação e correlação, identificando-se as possíveis causas. Este referencial foi utilizado para a uma pesquisa analítica em 32 obras imobiliárias executadas na região metropolitana de São Paulo nos últimos 7 anos. Os resultados mostram que, apesar de interferências de empreendedores afetarem significativamente os projetos, ao menos nestes empreendimentos, os principais problemas parecem estar relacionados muito mais às questões internas e de organização dentro do canteiro de obras pelos gestores das construtoras, do que a questões externas ao ambiente de execução (chuvas, solo, variações de mercado, fornecedores, envolvimento dos clientes, etc.), o que reforça cada vez mais a importância do investimento em qualificação de pessoas, sistemas e metodologias, mesmo que simplificados, de planejamento e controle de obras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Perez, Renata Alves, and Débora Sayuri Kimura. "Análise de mercado como ferramenta para a abertura de novos loteamentos." Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento 3, no. 1 (November 16, 2015): 129. http://dx.doi.org/10.3895/rbpd.v3n1.3577.

Full text
Abstract:
Na última década ocorreu uma expansão territorial das cidades de pequeno, médio e grande porte no Brasil. Dentre os novos empreendimentos imobiliários destacam-se principalmente os residenciais. Para a abertura de novos loteamentos deve ser realizada uma pesquisa de mercado analisando o ciclo de vida familiar, renda, quais as necessidades que a família possui, idade dos integrantes, se os compradores possuem ou não filhos, enfim várias características pertinentes aos futuros compradores. O objetivo deste artigo é mostrar como inicialmente deve ser realizada uma análise de mercado para ver se há ou não viabilidade para a abertura de novos loteamentos em determinada cidade. Para esta análise escolheu-se a Região Metropolitana de Maringá – RMM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Santos Melazzo, Everaldo. "Terra urbana e dinâmica imobiliária: elementos para uma interpretação crítica no Brasil." Semestre Económico 22, no. 50 (January 1, 2019): 71–86. http://dx.doi.org/10.22395/seec.v22n50a4.

Full text
Abstract:
O artigo coloca em debate o funcionamento dos mercados de terras urbanas diante das características e mecanismos da dinâmica imobiliária, condição para apreender os múltiplos papéis que a terra urbana cumpre no Brasil: instrumento de poder político e econômico, forma de detenção da riqueza privada e ativo capaz de alavancar a acumulação do capital. Defende-se a necessária articulação de uma economia política e uma geografia crítica do capitalismo para a apreensão dos processos que produzem hoje as cidades brasileiras, considera-se principalmente as chamadas cidades médias. Do ponto de vista metodológico, argumenta-se sobre a relevância de que múltiplas escalas geográficas e as particularidades históricas do capital incorporador sejam consideradas, e que quaisquer interpretações da espacialidade urbana sejam desnaturalizadas em face das transformações do capitalismo contemporâneo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Souza, A. G. R., M. Gianezini, and M. Watanabe. "PANORAMA DO SETOR DE TINTAS NO BRASIL: MERCADO, GESTÃO E TECNOLOGIAS PARA O SEGMENTO DE TINTAS IMOBILIÁRIAS." Revista Gestão Inovação e Tecnologias 8, no. 3 (September 15, 2018): 4430–46. http://dx.doi.org/10.7198/geintec.v8i3.1110.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Kopper, Moisés. "“Minha Casa, Minha Vida”: experts, sentidos de classe e a invenção do “mercado” da casa própria no Brasil contemporâneo." Horizontes Antropológicos 22, no. 45 (June 2016): 185–215. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832016000100008.

Full text
Abstract:
Resumo Casas são materialidades centrais na elaboração de imaginários e políticas de ascensão social. Baseando-me em etnografia conduzida entre arquitetos, economistas e planejadores, examino os dispositivos que “performam” o mercado da casa própria no Brasil contemporâneo e suas operações de adequação a perfis de renda, classe social e aspiração cultural. Demonstro como a reconfiguração de empresas imobiliárias a partir do maior programa habitacional do país – o Minha Casa, Minha Vida – terminou por inventar um “mercado” emergente que conecta cidadania, consumo e moralidades de “classe média”. Nesse processo, ao qualificarem territórios, atributos, técnicas, padrões construtivos e design arquitetônico, experts fabricam materialidades políticas e sedimentam cartografias induzidas, engajando-se ativamente em processos de valorização e precificação que reinventam o território urbano das grandes cidades brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Milan, Marcelo, and Bernardo Cordenonzi de Quadros. "A política monetária e a crise financeira: podem os Bancos Centrais se antecipar?" Economia e Sociedade 25, no. 2 (August 2016): 341–72. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2016v25n2art3.

Full text
Abstract:
Resumo Este trabalho investiga o comportamento dos bancos centrais (BCs) dos EUA e do Brasil frente à recente crise financeira global. O artigo avalia a atuação das autoridades monetárias por meio de uma leitura sistemática das atas dos respectivos comitês de política monetária entre 2004 e 2011. Procura também identificar conceitos necessários para uma correta leitura e reconhecimento da conjuntura macroeconômica e logo uma possível antecipação ou reação adequada à eclosão da crise. Em ambos os casos os BCs não parecem ter sido capazes de diagnosticar corretamente a evolução da conjuntura macroeconômica, principalmente em termos de detectar a bolha no setor imobiliário dos EUA e se antecipar ao estouro da mesma quando esta adquiriu proporções preocupantes. Quando os mercados financeiros entraram em pânico, os BCs tiveram de reagir pragmaticamente de reagir, mas de forma desorganizada, emergencial e, possivelmente, despreparada, em função da complexidade dos sistemas monetário e financeiro e provavelmente dos respectivos interesses financeiros envolvidos. Finalmente, argumenta-se também que parte desta incapacidade de antecipação pode derivar, entre outros, dos modelos macroeconômicos convencionais empregados pelos BCs e de uma confiança absoluta na hipótese dos mercados eficientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Marques, César, and Henrique Frey. "As mudanças habitacionais em regiões metropolitanas brasileiras." urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 7, no. 2 (August 2015): 250–67. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.007.002.ao03.

Full text
Abstract:
A partir da década de 2000, o mercado de habitação brasileiro passou por sensíveis mudanças, que permitiram a retomada do crescimento da construção civil, do número de unidades construídas e comercializadas. Tais mudanças foram possíveis em função de uma série de mudanças nas políticas urbanas e habitacionais, com destaque para a ampliação da oferta do financiamento habitacional, que permitiu a incorporação de uma parcela maior da população no acesso à casa própria. No entanto, os efeitos das recentes políticas de habitação ainda não são claros. Por um lado, o crescimento do valor dos bens imobiliários foi generalizado, alcançando patamares comparáveis a de importantes centros mundiais, principalmente nas grandes cidades e metrópoles brasileiras. Por outro, ainda pouco se sabe sobre os efeitos quantitativos desse modelo, ou seja, se de fato a parcela da população com acesso ao domicílio próprio aumentou significativamente e houve uma consequente queda do número de domicílios alugados e cedidos. Para isso, esse artigo propõe uma primeira análise exploratória, utilizando os dados dos Censos Demográficos 1991, 2000 e 2010 para avaliar se tais políticas alteraram as dinâmicas das condições de ocupação nos domicílios na escala metropolitana. Analisamos dados das três maiores regiões metropolitanas (Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro) a partir do município, comparando as mudanças na sede e no entorno. O texto está estruturado em torno da discussão do mercado habitacional no Brasil, das inovações em termos de políticas públicas no período recente e da própria análise dos dados censitários, apontando suas potencialidades e limites.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Prof. Dr. Maurício Corrêa da Silva. "Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 13 – Número 1 – Ano 2021 (Jan./Jun. 2021)." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 13, no. 1 (January 2, 2021): i—vii. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n1id23736.

Full text
Abstract:
Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 13 – Número 1 – Ano 2021 (Jan./Jun. 2021) A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 25ª edição 20 (vinte) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil (idioma português); 01 (uma) resenha de livro; 04 (quatro) bancos de dados brutos de pesquisa e 10 (dez) artigos no idioma inglês. Seção 1: Contabilidade Aplicada ao Setor Empresarial Artigo 1 - Análise envoltória de dados para avaliação da eficiência financeira das cooperativas de eletrificação do sul do Brasil de Mariane Martins Scheffer, Januário José Monteiro, João Vanio Mendonça Cardoso e Cleyton de Oliveira Ritta com o objetivo de analisar a eficiência financeira das cooperativas de eletrificação localizadas na região sul do Brasil, no período entre 2012 a 2016. Artigo 2 - Os princípios subjacentes às IFRS e as bases de mensuração dos elementos integrantes das demonstrações financeiras de Camila Teresa Martucheli e Antônio Dias Pereira Filho com o objetivo de apresentar conceitos, argumentos e discussões acerca da adoção e utilização das IFRS, com foco em seus princípios subjacentes e bases de mensuração. Artigo 3 - Benefícios do uso da tecnologia blockchain como instrumento para a auditoria contábil de Maervelym Pâmella de Andrade Simões, Janeide Albuquerque Cavalcanti, Janaina Ferreira Marques de Melo e Cristiane Queiroz Reis com o objetivo de analisar quais os possíveis benefícios do uso da tecnologia Blockchain como instrumento para a auditoria contábil. Artigo 4 - Um estudo sobre os fatores determinantes da estrutura de capital das empresas brasileiras: uma análise de regressão quantílica de Osvaldo Martins Quintella Junior e Claudio Ulysses Ferreira Coelho com o objetivo de analisar os fatores determinantes da estrutura de capital de noventa e quatro empresas dentre as quinhentas maiores companhias brasileiras do anuário da revista Exame de 2018. Artigo 5 - Gerenciamento de resultados via accruals discricionários: seriam os lucros medidas confiáveis para os investidores? de Ronan Reis Marçal com o objetivo de analisar a relevância dos lucros na determinação do valor de mercado das empresas de capital aberto no Brasil considerando os efeitos do gerenciamento de resultado via accruals discricionários. Artigo 6 - Indicadores econômico-financeiros de empresas brasileiras: uma comparação entre setores de Vinícius Giovani Jacintho e Adriana Kroenke com o objetivo de analisar pesos de indicadores econômico-financeiros de diferentes setores da B3 e avaliar o impacto destes pesos ao se trabalhar com rankings de empresas de diversos setores simultaneamente. Artigo 7 - Características associadas ao nível de evidenciação das receitas de contratos com clientes das companhias de capital aberto brasileiras de Joice Aparecida Augusto e Maíra Melo de Souza com o objetivo de identificar características associadas com o nível de evidenciação das receitas de contratos com clientes nas companhias de capital aberto brasileiras. Artigo 8 - Value relevance: efeitos das especificidades contábeis das empresas brasileiras do segmento de construção civil e incorporação imobiliária de Paula Graciely da Silva Braga, Carlos Henrique Silva do Carmo e Moisés Ferreira da Cunha com o objetivo de analisar se a relevância da informação contábil, em relação ao valor de mercado, possui características diferentes nas empresas do segmento de construção civil e incorporação imobiliária em comparação com entidades dos demais segmentos. Artigo 9 - Aderência a teoria pecking order pelas firmas brasileiras: uma análise multisetorial de Thicia Stela Lima Sampaio, Alan Bandeira Pinheiro, Rubens Carlos Rodrigues e Eva Valéria Maia Lameu com o objetivo de analisar à luz da teoria pecking order a associação do endividamento total, de curto e de longo prazo, das empresas que negociam ações no Brasil Bolsa Balcão (B3), em seus diversos segmentos e exercício do compliance. Seção 2: Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor Artigo 1 - Análise da eficiência dos municípios sergipanos: comparação entre notas da prova Brasil e recursos destinados à educação de Nadielli Maria dos Santos Galvão com o objetivo o nível de eficiência dos municípios sergipanos em promover bons índices educacionais com os recursos destinados a este setor. Artigo 2 – A adequação dos grandes municípios brasileiros na divulgação das informações de margem de expansão das despesas conforme a LRF de Guilherme Simões Belote e Ricardo Rocha de Azevedo com o objetivo de verificar a adequação dos grandes municípios do Brasil na divulgação das informações no anexo da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado (DOCC), previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Artigo 3 - Uma análise da eficiência dos gastos públicos com educação nos municípios do Estado do Amazonas no período de 2013 a 2017 de Mayara Guimarães de Sousa, Carla Macedo Velloso dos Santos, Adenes Teixeira Alves e Manoel Martins do Carmo Filho com o objetivo de avaliar a eficiência dos gastos públicos dos municípios do Estado do Amazonas com o ensino fundamental nos anos de 2013 a 2017 por meio da construção de um ranking da eficiência dos municípios relacionando os resultados obtidos no Ideb por cada município no período, sob a contrapartida dos valores das despesas liquidadas com educação fundamental, média de alunos matriculados no período, gasto médio por aluno e PIB per capita de cada município. Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) Artigo 1 - Sistema de avaliação de desempenho para apoio à gestão da coordenadoria dos processos licitatórios de um Hospital Universitário de Samuel Souza de Araújo, Lucas dos Santos Matos e Sandra Rolim Ensslin com o objetivo de propor um modelo para apoiar a gestão da Coordenadoria de Processos Licitatórios do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina, visando construir, no seu gestor, conhecimento acerca do contexto ao qual administra, permitindo a visualização dos aspectos julgados como necessários e suficientes para se ter em consideração nesse processo. Artigo 2 - Balanced scorecard e a questão ambiental: um estudo sobre a percepção dos controllers de Maria do Rosário da Silva e Antônio André Cunha Callado com o objetivo de analisar a percepção dos controllers sobre o Balanced Scorecard e a questão ambiental e descrever o perfil destes profissionais. Artigo 3 - Enfrentando a cortina de fumaça: uma análise epistemológica sobre o uso da expressão “contabilidade criativa” de Roselaine Araújo Vassalo e Diana Vaz de Lima com o objetivo de analisar a percepção de estudantes e profissionais contábeis a respeito dos conceitos e usos dos termos associados à expressão “contabilidade criativa”. Artigo 4 – Institucionalização de regras e rotinas da contabilidade gerencial em uma fundação privada educacional catarinense: abordagem institucional do terceiro setor brasileiro de Renícia Maria Innocenti, Rogério João Lunkes e Valdirene Gasparetto com o objetivo de verificar a mudança de regras e rotinas da contabilidade gerencial de uma organização do terceiro setor à luz da Velha Economia Institucional (OIE). Artigo 5 - Expectativas e satisfação dos discentes sobre os saberes e competências requeridas dos docentes na área de ciências contábeis de Tamires Sousa Araújo, Edvalda Araújo Leal e Roberta Ferreira Lourenço com o objetivo de verificar na percepção dos estudantes de ciências contábeis quais as expectativas e satisfação em relação às competências dos docentes atuantes no curso, envolvendo a compreensão sobre conhecimentos, habilidades e atitudes. Artigo 6 - Traços de personalidade e variáveis do comportamento planejado do indivíduo: um estudo de seus efeitos nas intenções empreendedoras de Edicreia Andrade dos Santos, Gabriel Lourenço Xavier, Cristiane Alves da Silva Moura e Luiz Miguel Renda dos Santos com o objetivo de investigar quais os efeitos dos traços de personalidade sobre as intenções empreendedoras dos alunos concluintes dos cursos de Ciências Contábeis de duas instituições de ensino superior privadas e uma pública, localizadas na região centro-oeste do Brasil. Seção 4: Casos de Ensino Aplicados a Contabilidade Artigo 1 - Qual é o valor da empresa? O caso de valuation da empresa Magazine Luiza de Kelly Silva Jacques, Vivian Duarte Couto Fernandes, Lísia de Melo Queiroz e Moisés Ferreira da Cunha com os objetivos: a) promover a análise de problemas, propor e indagar decisões em relação à valuation; b) estimular a reflexão entre a teoria que sustenta os propósitos de avaliação e a forma como ela deve ser desenvolvida e aplicada; c) ampliar a capacidade de relacionar os pressupostos teóricos de valuation e a sua adequação à realidade. Artigo 2 - Planejamento orçamentário para a educação: superando um desafio de Jander Ângelo Diogo Ferreira, Naiany Gabrielle Pereira Lima, Juliana Saraiva Moreira, Odemir Vieira Baêta e Carla Beatriz Marques Rocha e Mucci. O caso de ensino foi preparado a partir de observações de questões vivenciadas pelo município de Cachoeiro de Santa Cruz e adaptadas para efeitos didáticos, com o objetivo de auxiliar na construção de um planejamento orçamentário governamental efetivo. Sua finalidade é fomentar a reflexão a respeito das limitações e potencialidades da gestão orçamentária municipal e, ainda, propor soluções aos fundos destinados à educação básica e fundamental, em cenários de restrição de ordem material e financeira. Seção 5: Resenhas de Teses, Dissertações e Livros sobre Contabilidade Resenha 1 - Resenha do livro: Fraudes documentais e contábeis. Timi, S. R. R. & Heimoski, V. T. M. (2020). (1ª ed). Curitiba, PR: Editora Intersaberes, 194 páginas, ISBN: 978-8522702626 Autora da resenha: Lorena Layza Pimenta Oliveira Seção 6: Banco de Dados (Arquivos suplementares em Excel) Artigo 1 da Seção 4 - Qual é o valor da empresa? O caso de valuation da empresa Magazine Luiza de Kelly Silva Jacques, Vivian Duarte Couto Fernandes, Lísia de Melo Queiroz e Moisés Ferreira da Cunha com os objetivos: a) promover a análise de problemas, propor e indagar decisões em relação à valuation; b) estimular a reflexão entre a teoria que sustenta os propósitos de avaliação e a forma como ela deve ser desenvolvida e aplicada; c) ampliar a capacidade de relacionar os pressupostos teóricos de valuation e a sua adequação à realidade. Artigo 2 da Seção 2 - A adequação dos grandes municípios brasileiros na divulgação das informações de margem de expansão das despesas conforme a LRF de Guilherme Simões Belote e Ricardo Rocha de Azevedo com o objetivo de verificar a adequação dos grandes municípios do Brasil na divulgação das informações no anexo da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado (DOCC), previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Artigo 6 da Seção 1 - Indicadores econômico-financeiros de empresas brasileiras: uma comparação entre setores de Vinícius Giovani Jacintho e Adriana Kroenke com o objetivo de analisar pesos de indicadores econômico-financeiros de diferentes setores da B3 e avaliar o impacto destes pesos ao se trabalhar com rankings de empresas de diversos setores simultaneamente. Artigo 5 da Seção 1 - Gerenciamento de resultados via accruals discricionários: seriam os lucros medidas confiáveis para os investidores? de Ronan Reis Marçal com o objetivo de analisar a relevância dos lucros na determinação do valor de mercado das empresas de capital aberto no Brasil considerando os efeitos do gerenciamento de resultado via accruals discricionários. Seção 7: Internacional (S7) English Section 1 Article 2 (Section 1) - The principles underlying the IFRS and the measurement bases of the elements comprising the financial statements of Camila Teresa Martucheli and Antônio Dias Pereira Filho. This theoretical essay seeks to present concepts, arguments and discussions about the adoption and use of IFRS, focusing on their underlying principles and measurement bases. Article 3 (Section 1) - Benefits of using Blockchain technology as an accounting auditing instrument of Maervelym Pâmella de Andrade Simões, Janeide Albuquerque Cavalcanti, Janaina Ferreira Marques de Melo and Cristiane Queiroz Reis. Analyze the possible benefits of using Blockchain technology as a tool for accounting auditing. Article 4 (Section 1) - A study about the determinant factors of the capital structure of Brazilian companies: a quantile regression analysis of Osvaldo Martins Quintella Junior e Claudio Ulysses Ferreira Coelho. The present paper aims to analyses the determinants of capital structure of ninety-four organizations from the five hundred largest Brazilian companies according to 2018 Exame magazine yearbook. Section 2 Article 1 (Section 2) - Analysis of the efficiency of municipalities from the Brazilian State of Sergipe: a comparison of the results in Brazil’s evaluation of its basic education system and investments on education of Nadielli Maria dos Santos Galvão. To identify the efficiency of municipalities in the Brazilian State of Sergipe in promoting satisfactory education levels from the resources aimed at this sector. Article 3 (Section 2) - An analysis of the efficiency of public expenditure on education in the Municipalities of the State of Amazonas from 2013 to 2017 of Mayara Guimarães de Sousa, Carla Macedo Velloso dos Santos, Adenes Teixeira Alves and Manoel Martins do Carmo Filho. This article aimed to evaluate the efficiency of public expenditure in the municipalities of the State of Amazonas with primary education in the years 2013 to 2017 by building a ranking of the efficiency of the municipalities relating the results obtained in IDEB by each city in the period, under the counterpart of the values of expenses paid for primary education, the average number of students enrolled in the period, average expenditure per student and GDP per capita of each municipality. Section 3 Article 1 (Section 3) - Performance evaluation system to support the Coordination of Bidding Processes management in a University Hospital of Samuel Souza de Araújo, Lucas dos Santos Matos and Sandra Rolim Ensslin. The purpose of this research is to structure a model to support the management of the Coordination of Bidding Processes at the Professor Polydoro Ernani de São Thiago University Hospital of Universidade Federal de Santa Catarina (Federal University of Santa Catarina). The main purpose is to build, in its manager, knowledge about the management context, allowing the visualization of the aspects deemed as necessary and sufficient to be taken into account in this process. Article 4 (Section 3) - Institutionalization of management accounting rules and routines in a private educational foundation in Santa Catarina: institutional approach of the Brazilian third sector of Renícia Maria Innocenti, Rogério João Lunkes e Valdirene Gasparetto. To verify the change of rules and routines of management accounting of a third sector organization in the light of the Old Institutional Economy (OIE). Article 6 (Section 3) - Personality traits and variables of the individual’s planned behavior: a study of its effects on entrepreneurial intentions of Edicreia Andrade dos Santos, Gabriel Lourenço Xavier, Cristiane Alves da Silva Moura and Luiz Miguel Renda dos Santos. This study aims to investigate the effects of personality traits on the entrepreneurial intentions of students concluding Accounting courses at two private higher education institutions and a public one, located in the Midwest region of Brazil. Section 4 Article 1 (Section 4) - What is the value of the company? The valuation case of Magazine Luiza of Kelly Silva Jacques, Vivian Duarte Couto Fernandes, Lísia de Melo Queiroz and Moisés Ferreira da Cunha. Magazine Luiza, founded in November 1957, a national retail icon, started in 2011 at B3, with exponential growth in the valuation of its shares. This case provides the following pedagogical objectives: a) to promote the problem analysis, to propose and inquire decisions regarding valuation; b) stimulate reflection between the theory that supports the evaluation purposes and the way it should be developed and applied; c) expand the ability to relate the valuation theoretical assumptions of valuation and their adequacy to reality. Article 2 (Section 4) - Budget Planning for education: overcoming a challenge of Jander Ângelo Diogo Ferreira, Naiany Gabrielle Pereira Lima, Juliana Saraiva Moreira, Odemir Vieira Baêta and Carla Beatriz Marques Rocha e Mucci. This teaching case was prepared from observations of issues experienced by the municipality of Cachoeiro de Santa Cruz, and adapted for didactic purposes, with the objective of assisting in the construction of an effective government budget planning. Its purpose is to foster reflection on the limitations and potentialitys of municipal budget management and also to propose solutions to funds for basic and fundamental education, in scenarios of material and financial restrictions. Boa leitura. Cordiais saudações! Prof. Dr. Maurício Corrêa da Silva Editor Gerente da Revista Ambiente Contábil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography