Journal articles on the topic 'Ligas Camponesas (Brazil)'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Ligas Camponesas (Brazil).

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 18 journal articles for your research on the topic 'Ligas Camponesas (Brazil).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

CARVALHO OLIVEIRA, PEDRO. "CABO DE GUERRA FRIA: as Ligas Camponesas de Pernambuco frente à política estadunidense para Brasil por intermédio da Aliança Para o Progresso." Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História 17, no. 29 (February 12, 2020): 34–57. http://dx.doi.org/10.18817/ot.v17i29.702.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo examinarcomoa vigilância empreendida pelosEUA, por meio da CIA e de seus consulados,àsLigas Camponesas de Pernambuco,estado considerado fortemente propício a levantes políticosno início do ano de1960, sobretudo após a Revolução Cubana de 1959, gerou preocupação com as estruturas arcaicas da região rural. Projetos como a Aliança Para o Progresso (1961) almejavam contribuir para o desenvolvimento da região sob a ordem estadunidense,garantir sua hegemonia hemisférica,reduzir as possibilidades de ação das Ligas e fornecer às elites locais nordestinas subsídios às suas própriasdirigências. Para defendermos estahipótese, observaremos como a fragmentada formação política brasileira possibilitou este processo. Palavras-chave: Ligas Camponesas.Relações Brasil-EUA.Guerra Fria. TUG OF COLD WAR:the Peasant Leagues of Pernambuco and the foreign policies of United States through the Alliance for Progress Abstract: this work aims to examine how the vigilance undertaken by the US, through the CIA and its consulates, to the Peasant Leagues of Pernambuco, a state considered strongly conducive to political upheavals in the early 1960s, especially after the Cuban Revolution of 1959, generated concern about the archaic structures of the rural region. The Alliance for Progress (1961) aimed to contribute to the development of the region under the American order, to guarantee its hemispheric hegemony, to reduce the possibilities of action of the Leagues and to provide the local elites of the Northeast their own hegemonies. In order todefend this hypothesis, we will observe how the fragmented Brazilian political formation made this process possible. Keywords:Peasant Leagues. Brazil-USA Relations. Cold War. EL CABLE DE GUERRA FRÍA: las Ligas Campesinas de Pernambuco frente a lapolíticaestadunidense paraBrasil por intermedio de la Alianza Para el Progreso Resumen: Este trabajo tiene por objetivo examinarcomola vigilancia emprendida por los Estados Unidos, por medio de la CIA y sus consulados, a las Ligas Campesinas de Pernambuco, estado considerado fuertemente propicio a levantamientos políticos a principios delañode1960, sobre todo después de la Revolución Cubana de 1959, generó preocupación por las estructuras arcaicas de la región rural. Proyectos como la Alianza para el Progreso (1961) deseaban contribuir al desarrollo de la región bajo el orden estadounidense, garantizar su hegemonía hemisférica, reducir las posibilidades de acción de las Ligas y proporcionar a las élites locales nordestinas subsidios a sus propias dirigencias. Para defender esta hipótesis, observaremos cómo la fragmentada formación política brasileña posibilitó este proceso. Palabras-clave: Ligas Campesinas. Relaciones Brasil-EUA.Guerra Fría.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Porfirio, Pablo Francisco de Andrade. "Escritos políticos de Francisco Julião no processo de redemocratização do Brasil (1981-1985)." Topoi (Rio de Janeiro) 16, no. 31 (December 2015): 616–40. http://dx.doi.org/10.1590/2237-101x016031011.

Full text
Abstract:
RESUMO Francisco Julião ficou conhecido, nacional e internacionalmente, pela sua ação frente às Ligas Camponesas, em Pernambuco, entre meados de 1950 e o golpe civil-militar de 1964. Advogado dos camponeses, deputado estadual e federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) foi preso em junho de 1964 e conseguiu asilo político na embaixada do México, no Rio de Janeiro, em outubro do ano seguinte. Na historiografia, esse é o período mais conhecido de sua trajetória política. Este artigo, contudo, estuda as suas ações no momento pós-exílio, a partir de 1979, com destaque para o período da redemocratização do Brasil e, mais especificamente, o movimento de Diretas Já. Procura-se analisar como, nesse período, Francisco Julião operou com o seu passado de líder das Ligas Camponesas, colocando sua memória em diálogo com a escrita sobre o tempo presente, ou seja, o processo de redemocratização do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Simonetti, Thiago França, and Bruno Maia Halley. "Josué, Julião e as ligas: R-existencias camponesas." Revista Mutirõ. Folhetim de Geografias Agrárias do Sul 1, no. 2 (October 7, 2020): 170. http://dx.doi.org/10.51359/2675-3472.2020.246722.

Full text
Abstract:
O artigo constitui uma ligeira contribuição à retomada de dois intelectuais, políticos e ativistas sociais no Brasil do século XX, Josué de Castro e Francisco Julião, procurando elucidar suas práticas sociais empreendidas a favor do movimento das Ligas Camponesas no Nordeste brasileiro, no período que antecedeu o Golpe Militar de 1964. A pesquisa aporta-senas trajetórias destes atores sociais, marcadas pela contestação e pela denúncia das mazelas sociais, em especial no campo brasileiro, reveladoras de um engajamento e de uma luta político-social que aproximou Josué e Julião, seja nos palanques eleitorais e no contato direto com os camponeses, seja nas suas ações a favor da reforma agrária e contra a fome e o latifúndio monocultor. Na vanguarda do seu tempo, Josué e Julião lutaram juntos pelos camponeses, externando o modo de vida destes trabalhadores rurais imerso em outras cognições e matrizes de saberes reveladoras de r-existências identitárias ao seu território de vivência, o simbólico Engenho Galileia, frente à lógica perversa da monocultura canavieira da Zona da Mata Pernambucana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Maria Clyvia Martins dos, and Marco Antonio Mitidiero Junior. "“A tragédia de Mari”." REVISTA CAMPO-TERRITÓRIO 15, no. 37 Ago. (October 20, 2020): 139–68. http://dx.doi.org/10.14393/rct153707.

Full text
Abstract:
Este trabalho pretende contribuir com o estudo da luta pela terra no Brasil, dando ênfase a atuação das Ligas Camponesas no município de Mari-PB. Procuramos neste trabalho investigar a partir da história territorial desse município, a chamada “Tragédia de Mari”, a qual é produto da estrutura agrária brasileira, marcada pela alta concentração de terras de um lado, e camponeses sem terra, do outro. Esse quadro desigual tem gerado historicamente a violência desenfreada no campo brasileiro, atingindo aos que resistem e lutam por condições melhores de sobrevivência. É nesse contexto de resistência que se insere a chamada “tragédia de Mari” ocorrida em 15 de janeiro de 1964. Neste fatídico dia, os camponeses de Mari foram os alvos da ação comandada pelo latifúndio, e reagindo contra as agressões deram início ao confronto que resultou em mortes e feridos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Nivalter Aires. "Questão nordestina: esboço de uma interpretação a partir da questão meridional de Gramsci." MovimentAção 4, no. 07 (July 13, 2017): 108–30. http://dx.doi.org/10.30612/mvt.v4i07.7394.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetiva propor uma interpretação da questão nordestina no Brasil, a luz da produção intelectual de Antonio Gramsci sobre a questão meridional. Não se pretende dar conta de explicar a complexa dinâmica do capitalismo atual, mas sim entender historicamente a formação de uma questão nordestina. Para isso, usaremos, principalmente, os conceitos de Bloco Histórico, Revolução Passiva, o papel dos Intelectuais, e a importância da aliança Operário-Camponesa para emancipação das classes subalternas. Como resultado observa-se a validade dessa interpretação para entendimento das contradições presentes na região Nordeste, desde a formação do Estado brasileiro, e especialmente no auge no processo de lutas das Ligas Camponesas, criação e atuação da SUDENE entre as décadas de 1950 e 1960, e o abafamento desse processo de lutas com o Golpe de 1964.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

BORBA, Carlos Alberto Vieira. "DA LUTA PELA TERRA AO ATAQUE AO LATIFÚNDIO: A MOBILIZAÇÃO CAMPONESA EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA “NA LEI OU NA MARRA”." Tempos Históricos 23, no. 1 (November 26, 2019): 154–83. http://dx.doi.org/10.36449/rth.v23i1.22369.

Full text
Abstract:
No final dos anos de 1950 e início de 1960, o estado de Goiás foi palco de inúmeros conflitos agrários envolvendo posseiros e grileiros em virtude do estabelecimento do mercado capitalista de terras deflagrado com a construção de Brasília. A resistência dos posseiros contra a expropriação de suas terras somou-se a mobilização em defesa da reforma agrária, levando-os a se aproximarem da proposta de “reforma agrária na lei ou na marra” elaborada pelas Ligas Camponesas do Nordeste. Através da mobilização dos camponeses em sucessivas reuniões e congressos que resultou na elaboração de uma proposta de reforma agrária que propunha atacar frontalmente o latifúndio e romper com o papel desempenhado pelo Brasil na economia mundial, buscamos demonstrar as potencialidades do campesinato enquanto classe social e como a agitação no campo foi determinante para o golpe civil-militar de 1964.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Jesus, Charles Travezani de. "Organização sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Espírito Santo: o processo de construção da FETAES." Argumentum 3, no. 1 (September 1, 2011): 259. http://dx.doi.org/10.18315/argumentum.v3i1.1439.

Full text
Abstract:
O presente trabalho remonta a história da formação e consolidação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Espírito Santo através de entrevistas e análise documental; visa compreender os posicionamentos dessa organização frente às mudanças que vêm ocorrendo no Brasil da década de1960 até a década de 1990. Partindo da premissa que os movimentos camponeses são expressão de uma sociedade capitalista e, no caso do Brasil, de um país capitalistadependente, a pesquisa bibliográfica identifica: o lugar do Brasil em uma economia capitalista mundializada e como que o desenvolvimento da ordem social competitivacriou as contradições que deram origem às rebeliões do campo. Analisa o processo de amadurecimento dos movimentos camponeses, principalmente, o surgimento das Ligas Camponesas ligadas a Francisco Julião e a intervenção do Partido Comunista Brasileiro e como a movimentação promovida por essas duas organizações vão criar a base para o surgimento do Movimento sindical dos Trabalhadores e TrabalhadorasRurais (MSTTR). Destacamos a intervenção do PCB que vai promover junto com o Partido Trabalhista Brasileiro um grande processo de sindicalização dos trabalhadoresrurais. O MSTTR no inicio da década de 1960 vai chegar ao seu auge com o surgimento da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG). Ao mesmo tempo oBrasil que estava sendo governado por um presidente que de certa forma se aproximava dos movimentos populares sofre o golpe militar e o movimento sindical passa ser atrelado ao estado, inaugurando assim a fase dos sindicalistas pelegos noMSTTR. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Espírito Santo nasce em meio ao regime militar e até a década de 1980 vai ser hegemonizada pelos pelegos. Nadécada de 1970 um novo grupo político passa a ser articulado no MSTTR do Espírito Santo, apoiado por setores progressistas da igreja Católica, esse grupo foi chamado deoposição sindical e vai, na década de 1980, disputar a hegemonia do MSTTR com os chamados pelegos. Quando esse grupo alcança a hegemonia, a sociedade brasileira passa por profundas mudanças que vão atuar de forma a alterar os posicionamentos da oposição sindical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Porphirio, Max Fellipe Cezario. "A Identidade Negra como instrumento de luta entre os trabalhadores rurais, 1954-64." Diálogos 23, no. 3 (October 15, 2019): 241–58. http://dx.doi.org/10.4025/dialogos.v23i3.44293.

Full text
Abstract:
Influenciados pelas discussões desenvolvidas por Álvaro Nascimento no artigo Trabalhadores Negros e o “Paradigma da Ausência”: contribuições à história social do trabalho no Brasil, pensamos este trabalho, cujo objetivo é analisar a instrumentalização da identidade negra nas estratégias argumentativas do Partido Comunista Brasileiro (PCB), das Ligas Camponesas e da Igreja Católica, forças que atuaram no campo brasileiro entre 1945 e 1964. Para tanto, consultamos um conjunto diversificado de periódicos e dialogamos com produções de diferentes centros de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, João. "Frentes de trabalho e ligas camponesas: movimentos populares, conflitos e sobrevivência (1960-1976)." Revista Galo 1, no. 3 (July 18, 2021): 141–54. http://dx.doi.org/10.53919/g3d8.

Full text
Abstract:
Este artigo procura abordar as ações estabelecidas nas Frentes de Trabalho no Rio Grande do Norte e as Ligas Camponesas em Pernambuco. Espaços de resistência e conflitos, onde os retirantes da seca a partir do programa norte americano Aliança para o Progresso se estabelecem como agentes modernizadores através de suas funções voltadas à construção de obras emergenciais. A partir da obra de Henrique Alonso, “Criar Ilhas de Sanidade: os Estados Unidos e a Aliança para o Progresso no Brasil (1961-1966)”, o documentário norte americano “The Troubled Land” de 1961 que aborda o tema das Ligas Camponesas no interior pernambucano, e matérias publicadas no Diário de Natal entre 1960 e 1970, foi possibilitada a ampliação do repertório investigativo sobre tal temática. Os resultados mostram que as muitas intervenções realizadas entre as décadas de 1960 e meados de 1970 surgiram como paliativas diante das intempéries climáticas nordestinas, além do reflexo da proposta modernizadora estabelecida pelos Estados Unidos da América aos países que aderissem ao programa. Diante dos fatos, a população necessitada, que buscava aflita por um meio de sobrevivência, encontrou nas ações da elite oligárquica, ainda que não em definitivo, uma solução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SANTOS, Leonardo Soares dos. "A EXPERIÊNCIA DA TEORIA DAS “TESES” NA PRÁTICA DA “LAVOURA”: PEQUENOS LAVRADORES, MILITANTES COMUNISTAS E LUTA PELA TERRA NO SERTÃO CARIOCA (1945-1964)." Tempos Históricos 23, no. 2 (April 14, 2020): 375–409. http://dx.doi.org/10.36449/rth.v23i2.21736.

Full text
Abstract:
Este artigo trata da intervenção das organizações políticas camponesas na produção agrária e conflitos rurais no cinturão verde do Rio de Janeiro. Durante a Era Populista (1945-64) na zona rural desta cidade, uma urbanização intensiva das áreas agrícolas mudou as relações de produção e as formas de ocupação da terra. Os territórios entre a frente urbana e os locais suburbanos foram rapida e intensamente ocupadas por residencias e indústrias.Não-intensionalmente ou intensionalmente, isso destruiu muitas das antigas plantações e práticas tradicionais. Os pequenos lavradores começaram a resistir contra aquela expropriação e exploração. Para tanto, eles criaram várias organizações camponesas na zona rural: Sindicatos rurais, Ligas Camponesas, Cooperativas, Associações de Pequenos Lavradores, Intendências Agrícolas.Nos anos 1920 e 1930, aquelas organizações acima privilegiaram as dimensões econômicas da produção. Desde os anos 1940, em paralelo com um extraordinário crescimento no número de organizações, houve um engajamento daqueles agentes nos conflitos de terra e nos movimentos sociais rurais. Além da expansão urbana, a decisiva atuação do PCB (Partido Comunista do Brasil) foi uma causa dessa mudança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Barreto, Raylane Andreza Dias Navarro, and Raquel Barreto Nascimento. "Entre o professorado e a militância política." Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade 30, no. 63 (September 29, 2021): 193–206. http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p193-206.

Full text
Abstract:
Este artigo, ancorado na abordagem da história vista de baixo e baseado, sobretudo, em documentos da Secretaria de Segurança Pública de Pernambuco (Brasil), tem como proposta dar a ver a trajetória de vida da professora primária e presa política Maria Celeste Vidal. Por meio de suas experiências em prol dos trabalhadores rurais foi possível desvelar elementos formativos do ser mulher em que a ação individual se associa ao habitus professoral, a militância política e as redes de relacionamentos nos enfrentamentos às violentas estruturas politica e de gênero da década de 1960. Palavras-chaves: Ligas camponesas, mulher, militância, Pernambuco, regime civil militar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Porfirio, Pablo Francisco de Andrade. "A trajetória de Francisco Julião no exílio e as relações entre Brasil e México, 1965-1969." Revista Eletrônica da ANPHLAC, no. 18 (August 4, 2015): 87–120. http://dx.doi.org/10.46752/anphlac.18.2015.2287.

Full text
Abstract:
Este artigo estuda o exílio de Francisco Julião no México (1965-1979). Considerado por muitos como um dos mais radicais líderes de esquerda no período pré-1964 no Brasil, o dirigente das Ligas Camponesas e deputado socialista foi exilado para o México em 1965. Suas ações e entrevistas no novo país passaram a ser mapeadas pelo governo brasileiro e provocaram interpelações por parte da embaixada do Brasil a Secretaria de Relaciones Exteriores do México. Por meio da trajetória de Julião no exílio e das trocas de ofícios e correspondências entre os países, investiga-se práticas de vigilância e repressão da ditadura militar brasileira contra os asilados políticos, bem como o funcionamento do governo mexicano, que nas décadas de 1960-70 procurava-se sustentar como uma democracia latino-americana, apesar dos diversos episódios de repressão aos grupos de esquerda no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva de Moura, Carlos André, and Saymmon Ferreira dos Santos. "“A palavra justiça está mais na bôca de ateus do que cristãos”." HISTÓRIA UNICAP 8, no. 16 (December 29, 2021): 177–93. http://dx.doi.org/10.25247/hu.2021.v8n16.p177-193.

Full text
Abstract:
A atuação de grupos protestantes em Pernambuco adquiriu novas conotações com as ações do Reverendo João Dias de Araújo nos púlpitos da Igreja Presbiteriana do Brasil. Como defensor de um cristianismo comprometido com questões sociais, o eclesiástico atuou com integrantes de distintas denominações, membros das Ligas Camponesas e foi coadjuvante na corrida eleitoral de Miguel Arraes, nos anos de 1960, para o Governo do Estado. A partir das propostas da História Cultural, analisamos periódicos e documentos da IPB, com o objetivo de compreender a introdução de novos conceitos na teologia reformada. Com o artigo entendemos como os discursos despertaram reações em parte das lideranças, com acusações de que o reverendo compactuava com o Partido Comunista Brasileiro e buscava promover querelas na instituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Queler, Jefferson José, and Arnaldo José Zangelmi. "Por uma revolução branda no campo." Revista de História, no. 179 (February 11, 2020): 01–29. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.154247.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende explorar possíveis relações entre a história da imprensa e a história dos movimentos sociais no campo no Brasil. Para tanto, analisará uma série de reportagens de Antonio Callado sobre o Nordeste e as Ligas Camponesas publicadas no jornal Correio da Manhã, em 1959, e reunidas no livro Os industriais da seca e os “galileus” de Pernambuco um ano depois. Tal obra tem sido desde então tomada por historiadores e cientistas sociais como fonte central de informações para o estudo daquele período. Entretanto, essas matérias ainda não receberam um estudo específico que procure esclarecer suas condições de produção e seus objetivos políticos. Desse modo, esta análise pretende, ao levar em conta as referidas matérias em seu suporte original e os editoriais do Correio da Manhã que as comentaram, deter-se sobre essas questões. Isso talvez permita avaliar o papel das escolhas individuais de Callado e das forças sociais que convergiram para a confecção daquelas reportagens, bem como alguns dos significados do vocabulário político presente nelas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Carvalho, Marivaldo Aparecido, Rosana Passos Cambraia, and Silvia Regina Paes. "Trabalho e natureza nas representações sociais dos contos e causos." Extensão Rural 26, no. 1 (March 30, 2019): 51. http://dx.doi.org/10.5902/2318179635173.

Full text
Abstract:
Atentamos para as representações sociais expressas pelos contos e causos e pela maneira como as comunidades rurais percebem a natureza envolvente. O trabalho objetivou valorar as relações culturais e a memória coletiva, com participação de narradores e historiadores. Foram realizadas gravações, coletas e sistematização dos relatos e narrações em algumas comunidades rurais tradicionais do Vale do Jequitinhonha e do Sul de Minas Gerais (Brasil). As ações tiveram como foco a produção de texto e a publicação de livros e cartilhas. Os contos se apresentam estruturados pelas formas do trabalho, a natureza é vista como criação de Deus e espaço fundamental para o ato do trabalho. Seja na relação entre os moradores e as unidades de conservação da natureza, ou monocultivos, o homem rural se relaciona com outras formas de organização do trabalho e com a percepção da natureza. O ‘trabalho’ se coloca como elemento aglutinante entre a organização da economia camponesa e a percepção da natureza. A manifestação social dessa aglutinação se dá nas narrativas dos contos, de forma imaginária, as lidas da vida diária, demonstram os aspectos éticos/religiosos dos valores sociais que norteiam hábitos, costumes e manifestações culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Altmann, Eliska. "Memórias de um Cabra Marcado pelo Cinema: representações de um Brasil rural." CAMPOS - Revista de Antropologia Social 5, no. 2 (December 31, 2004). http://dx.doi.org/10.5380/cam.v5i2.1622.

Full text
Abstract:
Com base no documentário Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, o artigo analisa as representações do Nordeste rural no cinema brasileiro. Através da história do surgimento das Ligas Camponesas, vemos como o filme trata, a partir da reconstituição biográfica de um líder assassinado da Liga Camponesa de Sapé, as lutas e conseqüências de um movimento camponês. Assim, sob o enfoque da fabricação de significados sociais a partir de signos artísticos, dialogamos com alicerces teóricos sobre o campesinato no Brasil como forma de discutir as representações imagéticas que criam possíveis “espaços históricos”. Memories of a “Cabra” Marked by Cinema: representations of a rural Brazil Abstract Based on Eduardo Coutinho’s documentary “Cabra Marcado para Morrer”, the article analyzes representation of the northeastern agricultural regions in Brazilian cinema. Through the history of the Ligas Camponesas’ sprouting, it is shown how the film portrays, through the biographical reconstitution of an assassinated leader of Liga Camponesa de Sapé, the struggles and consequences of a peasant movement. Thus, by approaching social meanings manufactured by artistic signs, the article dialogues with theoretical foundations of analysis of Brazilian peasantry as a way to discuss the imagetic representations that create possible “historical spaces”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Porphirio, Max. "esquerdas e a modernização do campo (1945-1970)." Ciência & Luta de Classes 4, no. 6 (May 31, 2022). http://dx.doi.org/10.54025/clc.v4i6.78.

Full text
Abstract:
Em linhas gerais, objetivamos discutir como o PCB, as Ligas Camponesas e Paulo Freire pensaram o processo de modernização do campo, entre os anos de 1945 e 1970. Para tanto, dialogamos com produções de diferentes centros de pesquisa e recorremos a uma diversidade de fontes: obras dos principais teóricos pecebistas e dirigentes das Ligas Camponesas, resoluções dos congressos pecebistas, principais manifestos, entrevistas concedidas por importantes agentes do período (especialmente, Paulo Freire e Luiza Erundina) e periódicos ligados aos movimentos rurais de orientação marxista. A partir dessa análise foi possível perceber como era difícil, nas décadas de 1940, 1950 e 1960, conceituar a realidade social sem dialogar com a ideologia da modernização. Essa análise é fundamental para dar sentido histórico aos processos de desenvolvimento do campo brasileiro. ResumenEn términos generales, nuestro objetivo es discutir cómo el PCB, las Ligas Campesinas y Paulo Freire han reflexionado acerca del proceso de modernización del campo, entre los años 1945 y 1970. Dialogamos con producciones de diferentes centros de investigación y recurrimos a una diversidad de fuentes: obras de los principales teóricos pecebistas y dirigentes de las Ligas Campesinas, resoluciones de los congresos pecebistas, principales manifiestos, entrevistas concedidas por importantes actores de la época (especialmentePaulo Freire y Luiza Erundina) y publicaciones periódicas vinculados a movimientos rurales de orientación marxista. A partir de este análisis, fue posible darse cuenta de lo difícil que era, en las décadas de 1940, 1950 y 1960, conceptualizar la realidad socialsin dialogar con la ideología de la modernización. Este análisis es fundamental para dar sentido histórico a los procesos de desarrollo del campo brasileño. AbstractIn general terms, we aim to discuss how the PCB, the Peasant Leagues and Paulo Freire thought about the agricultural mechanization, between the years 1945 and 1970. For that, we dialogued with productions from different research centers and use a variety of sources: works by the main Pecebist theorists and leaders of the Peasant Leagues, resolutions of the PCB’s congresses, main manifestos, interviews given by important agents of the period (especially Paulo Freire and Luiza Erundina) and periodicals linked to rural movements with a Marxist orientation. From this analysis, it was possible to see how difficult it was, in the 1940s, 1950s and 1960s, to conceptualize social reality without dialoguing with the ideology of modernization. However, we identified a proper reading of the Leagues and the PCB. This analysis is essential to give a historical sense to the rural development in the Brazil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Almeida, Mauro William Barbosa de. "Desenvolvimento entrópico e a alternativa da diversidade." RURIS (Campinas, Online) 10, no. 1 (November 30, 2016). http://dx.doi.org/10.53000/rr.v10i1.2635.

Full text
Abstract:
Este ensaio trata de uma segunda via transoceânica planejada para ligar o Brasil Central ao Oceano Pacífico através do Acre e do Peru. Esse projeto é descrito como um exemplo das teses formuladas por Rosa Luxemburg e Georgescu-Roegen em 1913 e 1914 respectivamente. Essas teses foram apoiadas no caso de Luxemburg em uma leitura crítica da economia política marxista, e, no caso de Georgescu-Roegen, baseada numa crítica radical da economia neoclássica inspirada na termodinâmica. Elas convergem para uma conclusão que permanece relevante: o desenvolvimento econômico, nome dado hoje em dia para a acumulação do capital, alimenta-se inevitavelmente da destruição da diversidade natural e social. Cabe à Antropologia enquanto ciência tomar partido em defesa dos povos indígenas e comunidades camponesas atingidas pela máquina desenvolvimentista, em defesa da diversidade natural e social, e contribuir para a investigação de alternativas para uma boa vida de humanos e não humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography