Academic literature on the topic 'Levantamento fitossociológico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Levantamento fitossociológico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Levantamento fitossociológico"

1

Inoue, M. H., B. E. Silva, K. M. Pereira, D. C. Santana, P. A. Conciani, and C. L. Sztoltz. "Levantamento fitossociológico em pastagens." Planta Daninha 30, no. 1 (March 2012): 55–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582012000100007.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho foi identificar a comunidade daninha presente em áreas de pastagens. O levantamento fitossociológico foi realizado nos meses de novembro e dezembro de 2009 em três regiões: duas localizadas no município de Tangará da Serra-MT (região A = áreas próximas à cidade; e região B = áreas presentes no Assentamento Antonio Conselheiro) e uma no município de Barra do Bugres-MT (região C). Em cada região foram analisadas cinco propriedades, tendo cada uma 10 parcelas de 25 m². Nas parcelas, foram realizadas a contagem e identificação das espécies daninhas. Os dados foram analisados por meio de cálculos de densidade, frequência, abundância, densidade relativa, frequência relativa, abundância relativa, índice de valor de importância (IVI) e índice de similaridade. Foram identificadas 38 espécies daninhas, distribuídas em 18 famílias, sendo Asteraceae (7), Fabaceae (6), Arecaceae (3), Euforbiaceae (3) e Poaceae (3) as mais representativas em número de espécies. As espécies que mais ocorreram na área foram: região A - Sida spp. (IVI 127,93) e Eragrostis plana (IVI: 42,18); região B - Eragrostis plana (IVI: 54,78), Mimosa wedelliana (IVI:52,39) e Sida spp. (IVI: 50,30); e região C - Sida spp. (IVI: 73,92) e Mimosa wedelliana (IVI: 26,55). Houve similaridade expressiva entre as regiões A e B (52,63%) e entre as regiões B e C (50,98%).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Piazentine, Ana Eliza, Willians César Carrega, Maira Rosene Da Costa, and Pedro Luís da Costa Aguiar Alves. "Levantamento fitossociológico na cultura do amendoim." South American Sciences ISSN 2675-7222 1, no. 1 (October 14, 2020): e2031. http://dx.doi.org/10.17648/sas.v1i1.31.

Full text
Abstract:
A identificação das espécies de plantas daninhas que infestam as áreas agrícolas é importante para a tomada de decisão durante a escolha do método de controle. Diante disto, o objetivo do trabalho foi identificar e quantificar as principais espécies de plantas daninhas presentes em área de produção de amendoim no município de Jaboticabal – SP. O delineamento experimental foi em blocos casualizados. As avaliações foram realizadas aos 15, 30, 45, 75, 90, 105 e 130 dias após a semeadura, utilizando-se o método do quadrado vazado. Em cada avaliação foram realizadas 2 amostragens/parcela, totalizando 8 amostragens por tratamento. As plantas coletadas foram seccionadas rente ao solo, identificadas, acondicionadas em estufa de circulação de ar a 70ºC e, após 96 horas, foi determinada a massa seca das plantas. Com base nas informações obtidas nas amostragens, foram estimados os parâmetros fitossociológicos, frequência, frequência relativa, densidade, densidade relativa, abundância, abundância relativa, dominância, dominância relativa e determinou-se o índice de valor de importância. Verificou-se que a comunidade infestante na cultura do amendoim apresentou 17 espécies, em 17 gêneros e 9 famílias. O maior número de plantas daninhas foi encontrado na família Poaceae. Concluiu-se que nesta área, as espécies que predominaram foram Alternanthera tenella Colla, Digitaria sp. e Amaranthus sp.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Maciel, Cleber Daniel de Goes, Juliana Parisotto Poletine, Antônio Mendes de Oliveira Neto, Naiara Guerra, and Wagner Justiniano. "Levantamento fitossociológico de plantas daninhas em cafezal orgânico." Bragantia 69, no. 3 (2010): 631–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052010000300015.

Full text
Abstract:
A adequação de um cafezal para o sistema orgânico causa grande mudança no sistema de manejo de plantas daninhas, mas as informações sobre o comportamento da comunidade infestante em áreas de cultivo de café orgânico são escassas no Brasil. Objetivou-se com este trabalho realizar um levantamento fitossociológico da comunidade infestante em três cafezais (variedades Mundo Novo, Bourbon Vermelho e Obatã) desenvolvidos em sistema orgânico, no município de Garça (SP). Nas três áreas estudadas foram arremessados ao acaso cem quadrados metálicos com área vazada de 0,25 m², nas entrelinhas da cultura. As espécies contidas no interior dos quadros foram identificadas segundo a espécie botânica, nome popular e família. A partir dos resultados, determinaram-se os parâmetros fitossociológicos: frequência, densidade, abundância, frequência relativa, densidade relativa, abundância relativa, índice de valor de importância e similaridade florísticas pelos métodos de Simple Matching de Sneath & Sokal e similaridade de Sorensen. As famílias que mais se destacaram, com maior número de espécies nas três áreas foram Poaceae e Asteraceae. Houve alta similaridade em todos os contrastes testados, já que pelo menos metade das espécies identificadas foi comum às duas áreas contrastadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Jackson Da, Jorge Luiz Xavier Lins Cunha, Jadson Dos Santos Teixeira, Artur Pereira Vasconcelos de Carvalho, Antônio Barbosa da Silva Júnior, and Cicero Alexandre Silva. "LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO DE PLANTAS DANINHAS EM CULTIVO DE BATATA-DOCE." Revista Ciência Agrícola 15, no. 2 (December 28, 2017): 45. http://dx.doi.org/10.28998/rca.v15i2.3164.

Full text
Abstract:
<p>Objetivou-se com a presente pesquisa realizar o levantamento fitossociológico de plantas daninhas em cultivo de batata-doce. Os dados foram coletados aos 60 dias após o plantio (DAP) utilizando o método quadrado vazado de 0,25 m2, lançado aleatoriamente 20 vezes na área cultivada, em seguidas as espécies foram identificadas, contadas e levadas para a estufa de circulação forçada de ar a 65 °C durante 72 horas. Foram utilizados como índices fitossociológicos a frequência, densidade, abundância, frequência relativa, densidade relativa, abundância relativa, massa seca relativa, índice de valor de importância (IVI) e o índice de valor de importância relativa (IVIR). Foram encontradas 27 espécies, distribuídas em 15 famílias, tendo como destaques as famílias Poaceae, Rubiaceae e Asteraceae que apresentaram as maiores densidades relativas de famílias (DRF) com 31,56, 26,47 e 8,88 respectivamente. A espécie Digitaria horizontalis se destacou em relação às demais por apresentar o maior IVI, de 76,22.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nagahama, H. J., J. W. Cortez, G. Concenço, V. F. Araujo, and A. C. Honorato. "Dinâmica e variabilidade espacial de plantas daninhas em sistemas de mobilização do solo em sorgo forrageiro." Planta Daninha 32, no. 2 (June 2014): 265–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582014000200003.

Full text
Abstract:
O mapeamento e a caracterização da distribuição espacial de plantas daninhas por meio da agricultura de precisão, associada a levantamentos fitossociológicos, têm sido utilizados no controle localizado da infestação. O presente trabalho avaliou a incidência e a dinâmica de plantas daninhas, além da distribuição espacial em distintos sistemas de mobilização do solo, na cultura do sorgo forrageiro. O experimento foi conduzido em Petrolina-PE. Os tratamentos constaram de quatro sistemas de mobilização do solo: sem preparo primário, grade tandem mais arado de aivecas, grade off-set de discos de 0,61 m e grade tandem mais escarificador. A coleta de dados ocorreu na cultura do sorgo forrageiro aos 110 dias após emergência, em uma área retangular de 20 x 12 m (240 m²) com malha regular de 4 x 3 m, referenciadas em coordenadas x e y. A caracterização fitossociológica foi realizada pela avaliação da densidade, frequência, abundância, dominância e índice de valor de importância das espécies, e a variabilidade espacial, por meio da geoestatística com a construção de mapas de isolinhas. Cenchrus echinatus teve maior incidência e índice de valor de importância. O mapeamento de plantas daninhas tem relevância para a aplicação de métodos de controle, principalmente quando aliado ao levantamento fitossociológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Toledo, Luciano de Oliveira, Lúcia Helena Cunha dos Anjos, Wanderson Henrique do Couto, João Roberto Correia, Marcos Gervasio Pereira, and Maria Elizabeth Fernandes Correia. "Análise multivariada de atributos pedológicos e fitossociológicos aplicada na caracterização de ambientes de cerrado no norte de Minas Gerais." Revista Árvore 33, no. 5 (October 2009): 957–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622009000500018.

Full text
Abstract:
O Cerrado é uma das principais regiões de expansão agropecuária do país, entretanto a fragilidade dos seus ecossistemas restringe a capacidade de suporte a muitas das atividades agrícolas e compromete a preservação da sua biodiversidade. O objetivo deste estudo foi definir padrões locais de características edáficas e vegetacionais, em uma sub-bacia em Rio Pardo de Minas (MG), como base para o planejamento local de uso sustentável. Para tal, foram utilizadas técnicas de levantamento fitossociológico e de solos associadas à análise estatística multivariada, dendrograma e análise de componentes principais, de forma a correlacionar distribuição espacial de grupos de espécies e atributos edáficos. Os resultados indicaram a ordenação dos ambientes em dois grupos, em função da natureza dos materiais de origem: arenítico-quartzítico e sedimentos argilo-arenosos e argilosos. A seleção de variáveis pela análise multivariada foi capaz de discriminar os ambientes representados no levantamento fitossociológico. Os padrões identificados pelos agricultores corresponderam, em geral, às variações nos parâmetros florísticos e fitossociológicos e aos atributos edáficos, entre estes a densidade absoluta, a área basal e o índice de diversidade; as frações granulométricas foram determinantes na diferenciação dos ambientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Acchile, Saymon, Jania Claudia Camilo Santos, Dayane Mércia Ribeiro Silva, Renato Nunes Costa, and Lennon Kledson dos Santos Silva. "LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO DE PLANTAS DANINHAS: INTERFERÊNCIA E IDENTIFICAÇÃO EM PLANTIO REMANESCENTE DE MANDIOCA." Revista Agrotecnologia - Agrotec 9, no. 1 (June 4, 2018): 9. http://dx.doi.org/10.12971/2179-5959/agrotecnologia.v9n1p9-15.

Full text
Abstract:
A mandioca vem sendo cultivada em todas as regiões do mundo, por apresentar características edafoclimáticas satisfatórias para o cultivo com pouca disponibilidade hídrica, principalmente em mais regiões pobres. Neste trabalho, objetivou-se realizar o levantamento fitossociológico para conhecer a comunidade de plantas daninhas em plantio remanescente associado ao cultivo de mandioca. O levantamento das plantas daninhas ocorreu aos 45 dias após o plantio da mandioca, sendo as plantas daninhas avaliadas e identificadas no laboratório de Fertilidade do solo da Universidade. Para caracterização e estudo fitossociológico da comunidade infestante foi utilizado como unidade amostral um quadro com 1,0 m2. Foram avaliadas Abundancia relativa, densidade relativa, frequência relativa e dominância relativa e foram calculadas e, posteriormente, utilizadas no cálculo do índice de valor de importância. O levantamento fitossociológico realizado na área com cultivo de mandioca, evidenciou a dominância das famílias Malvaceae, Rubiaceae e Asteraceae. As espécies mais representativas foram R. grandiflora e C. canadensis entre as espécies coletadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Márcia Vitória, Evander Alves Ferreira, Dilermando Miranda da Fonseca, Lino Roberto Ferreira, Leonardo David Tuffi Santos, and Daniel Valadão Silva. "Levantamento fitossociológico e produção de forragem em pasto de capim-gordura." Revista Ceres 62, no. 6 (December 2015): 561–67. http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201562060008.

Full text
Abstract:
RESUMO Este estudo foi realizado com o objetivo de efetuar o levantamento fitossociológico em um pasto de capim-gordura (Melinis minutiflora P. Beauv), que vinha sendo pastejado por bovinos de corte, há mais de dez anos, sem estratégia de manejo definida. A pesquisa foi desenvolvida no campus da Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa, MG. Para avaliação das características fitossociológicas e da massa seca das plantas daninhas e da forrageira, utilizou-se o método do quadrado inventário, aplicando-se um quadrado de 0,25 m2, lançado, ao acaso, 40 vezes, na pastagem, perfazendo uma área amostral de 10 m2. Em toda a área experimental, foram identificadas 31 espécies e 12 famílias botânicas, tendo como destaque as famílias Poaceae, com oito espécies, e Asteraceae, com sete espécies. A forrageira cultivada M. minutiflora P.Beauv, corresponde a 24,26% da produção total de massa seca, entre espécies levantadas na área. Estes resultados indicam estádio avançado de degradação do pasto de capim-gordura, com elevada infestação por plantas daninhas, inclusive espécies consideradas tóxicas, epinescentes e de alta competitividade com as forrageiras, o que o caracteriza como pasto de baixa capacidade de suporte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Teixeira, Aloysio de Pádua, and Ricardo Ribeiro Rodrigues. "Análise florística e estrutural do componente arbustivo-arbóreo de uma floresta de galeria no Município de Cristais Paulista, SP, Brasil." Acta Botanica Brasilica 20, no. 4 (December 2006): 803–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062006000400006.

Full text
Abstract:
Remanescentes florestais na porção nordeste do Estado de São Paulo são ainda pouco estudados quanto à composição florística. Foi realizado o levantamento florístico e fitossociológico de uma floresta de galeria no Município de Cristais Paulista visando à caracterização da flora do remanescente e o estudo das relações florísticas com outras formações ribeirinhas. Para o levantamento fitossociológico foi utilizado o método de ponto-quadrante. Em quatro transeções paralelas ao curso d'água, foram estabelecidos 90 pontos eqüidistantes em 10 metros e amostrados os indivíduos com PAP > 15 cm. Espécies em estágio reprodutivo, não amostradas no levantamento fitossociológico, foram coletadas e identificadas. Foram encontradas 68 espécies, distribuídas em 37 famílias, das quais 53 espécies e 34 famílias foram amostradas no levantamento fitossociológico. O índice de diversidade (H') para as espécies foi de 3,17 nats indivíduo-1 e as espécies mais importantes (em VI) foram Virola sebifera, Protium heptaphyllum, Tapirira guianensis e Copaifera langsdorffii. A comparação com outras florestas ribeirinhas evidenciou uma maior semelhança florística com as florestas situadas principalmente na bacia do Rio Grande, possivelmente devido às condições semelhantes de clima, e no Brasil Central, devido à rede de drenagem que atua como rota migratória das espécies. Foram encontradas também muitas espécies compartilhadas com os cerrados, evidenciando a contribuição da flora desse domínio para a floresta de galeria estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Tuffi Santos, L. D., I. C. Santos, C. H. Oliveira, M. V. Santos, F. A. Ferreira, and D. S. Queiroz. "Levantamento fitossociológico em pastagens degradadas sob condições de várzea." Planta Daninha 22, no. 3 (September 2004): 343–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582004000300003.

Full text
Abstract:
O levantamento foi realizado em duas áreas de várzea, eventualmente inundáveis, localizadas na Fazenda Experimental de Leopoldina, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. A área 1, de 3 ha, estava ocupada por uma pastagem de capim-angola (Brachiaria mutica), mal manejada e sem controle de plantas daninhas há mais de dez anos. A área 2, de 5 ha, estava ocupada por uma pastagem de capim-setária (Setaria anceps cv. Kazungula), implantada na estação chuvosa do ano anterior, cuja formação ficou prejudicada pelo baixo estabelecimento da forrageira. Para o estudo fitossociológico, utilizou-se o método do quadrado inventário, aplicado por meio de um quadrado de 1,0 m², lançado ao acaso 19 vezes na área 1 e 41 vezes na área 2. As espécies encontradas foram identificadas e cadastradas. Na pastagem de capim-angola foram identificadas 27 espécies, distribuídas em 11 famílias e na pastagem de capim-setária 34 espécies distribuídas em 13 famílias. As famílias mais representativas em número de espécies foram: Poaceae (11), Asteraceae (6), Papilionoideae (5), Malvaceae e Euphorbiaceae (4). As maiores freqüências foram das seguintes espécies: Cynodon dactylon, Sida rhombifolia, Cyperus esculentus, Mimosa pudica, Senna occidentalis, Setaria anceps cv. Kazungula e Paspalum urvillei. Em geral, as duas áreas apresentaram-se infestadas com plantas daninhas, inclusive com plantas tóxicas, espinescentes e de baixa palatabilidade, reduzindo a capacidade de suporte animal dos pastos e impedindo o aproveitamento adequado das áreas pelos bovinos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Levantamento fitossociológico"

1

Balduino, Alexander Paulo do Carmo. "Estrutura da vegetação lenhosa de cerrado stricto sensu e sua relação com o solo na Estação Florestal de Experimentação de Paraopeba-MG." Universidade Federal de Viçosa, 2001. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11210.

Full text
Abstract:
Submitted by Nathália Faria da Silva (nathaliafsilva.ufv@gmail.com) on 2017-07-12T13:58:16Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 919422 bytes, checksum: 83e64e1b4d0381b0842e91cb791684c9 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-07-12T13:58:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 919422 bytes, checksum: 83e64e1b4d0381b0842e91cb791684c9 (MD5) Previous issue date: 2001-04-26
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Este trabalho foi realizado na Estação Florestal de Experimentação de Paraopeba-MG, tendo como objetivos básicos: estudar a florística e fitossociologia de um hectare de cerrado stricto sensu; estabelecer comparações florísticas do cerrado estudado com outras amostras em outras localidades; analisar as distribuições diamétricas da amostragem total e das populações de maior densidade; e relacionar algumas características do solo com a vegetação. No levantamento florístico e fitossociológico, foram aplicadas 10 parcelas de 1.000 m² cada, em 10 áreas selecionadas de cerrado stricto sensu. A amostragem total resultou numa área basal de 18,1388 m²/ha e numa densidade de 1.990 indivíduos/ha de diâmetro igual ou superior a 5 cm ao nível de 0,30 m de altura do solo. Em se tratando do solo, foram coletadas, em cada parcela, 30 amostras simples, para obtenção de uma amostra composta, que foi submetida à análise química e física no Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa. A densidade das espécies foi correlacionada com algumas características físicas e químicas da camada superficial do solo (0-5 cm), por meio da análise de correspondência canônica (CCA). Em termos de riqueza florística, destacaram-se Leguminosae e Vochysiaceae, com 12 e 6 espécies, respectivamente. Entre as espécies, houve predomínio das entidades peculiares sobre as acessórias, o que seria justificado pela localização geográfica do cerrado stricto sensu da EFLEX (Paraopeba-MG). Os parâmetros fitossociológicos calculados em nível de família mostraram a dominância Leguminosae, da família Vochysiaceae Erythroxylaceae, o na grupo vegetação, das árvores destacando-se mortas, ainda Euphorbiaceae, Annonaceae, Myrtaceae, Malpighiaceae, Dilleniaceae, Clusiaceae e Rubiaceae. O grupo das árvores mortas alcançou o maior valor de importância, seguido por Qualea parviflora, Pera glabrata, Erythroxylum suberosum, Qualea grandiflora, Erythroxylum daphnites, Kielmeyera cf. grandiflora, Curatella americana, Eugenia dysenterica e Xylopia aromatica. As 11 amostras de cerrado stricto sensu comparadas apresentaram baixa similaridade na composição de espécies. Os agrupamentos formados nos diagramas de distância de ligação mostram relação com a localização geográfica das amostras e com a proporção de entidades peculiares e acessórias em cada amostra. O cerrado estudado e as espécies avaliadas apresentaram distribuição diamétrica de indivíduos e ramos tendendo ao “J” invertido, indicando uma estrutura equilibrada, com distribuição não- balanceada dos diâmetros. Os solos analisados mostraram-se, de maneira geral, muito ácidos, sendo constatada deficiência acentuada de P, Ca e Mg e teores maiores de K. Os teores de matéria orgânica e alumínio foram considerados médios e altos, respectivamente, em relação aos valores descritos na literatura. A classe textural da maioria das parcelas foi muito argilosa, sendo as das demais classificadas como argila e argilo-siltosa. Por meio da análise de correspondência canônica, foi possível detectar um padrão de variação da densidade das espécies, influenciado por algumas características edáficas, que responderam por 64,9% da variação existente nos dados de vegetação.
This work was carried out in the Forest Experiment Station of Paraopeba (Minas Gerais State, Brazil), and its basic objectives were to study the floristics and phytosociology of a hectare of cerrado stricto sensu; to establish floristic comparisons of the cerrado studied with samples of other places; to analyse the diametric distribution of the total sampling and of the populations of greatest density; and to relate some soil characteristics to vegetation. For the floristic and phytosociologic survey, 10 plots of 1.000 m² each were established in 10 selected areas of cerrado stricto sensu. The total sampling resulted in a basal area of 18.1388 m²/ha and a density of 1990 trees/ha, for trees with a diameter greater than or equal to 0.30 m of the soil level. For the soil survey, 30 simple samples were collected in each plot for the obtention of composite samples which were chemically and physically analysed in the Soil Department of the Federal University of Viçosa. The density of species was correlated with some physical and chemical characteristics of the superficial layer of the soil (0-5 cm), through the canonic correspondence analysis (CCA). In relation to floristic richness, leguminosae and Vochysiaceae were the richest families, with 12 and 6 species, respectively. Among the species, there was a predominance of peculiar entities upon the accessory ones, which could be explained by the geographic localization of the cerrado stricto sensu of the EFLEX (Paraopeba, MG). The phytosociologic parameters calculated at family level, showed the dominance of the Vochysiaceae Erythroxylaceae, family the in group the of vegetation, dead trees, followed by Leguminosae, Euphorbiaceae, Annonaceae, Myrtaceae, Malpighiaceae, Dilleniaceae, Clusiaceae and Rubiaceae. The group of dead trees reached the greatest importance value followed by Qualea parviflora, Pera Erythroxylum glabrata, daphnites, Erythroxylum Kelmeyera cf. suberosum, grandiflora, Qualea grandiflora, Curatella Americana, Eugenia dysenterica and Xylopia aromatica. The eleven samples of cerrado stricto sensu compared showed low similarity in the composition of species. The clusters formed in the linked distance diagrams show a relation with the geographic localization of the samples and with the proportion of the peculiar and accessory entities in each sample. The cerrado studied and the species evaluated presented a diametric distribution of individuals and branches tending to a inversed “J” indicating a balanced structure, with and unbalanced diametric distribution. In general, the analysed soils showed to be very acid, with a pronounced deficiency of P, Ca and Mg and greater contents of K. The organic matter and Al contents were considered medium and high, respectively, in relation to values described in the literature. The textural soil classes of the majority of the plots were very clayey and the others were clayey and clay-silty. Through the analysis of canonic correspondence it was possible to detect a pattern of density variation of the species, influenced by some soil characteristics, which were responsible by 64.9% of the variation existent in the vegetation data.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Vanda dos Santos. "Levantamento florístico e fitossociológico das espécies herbáceas da região de borda do Núcleo Cabuçu, Parque Estadual da Cantareira." Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-13032007-151503/.

Full text
Abstract:
São poucos os estudos da flora no Núcleo Cabuçu, mais raro ainda é o estudo das plantas herbáceas. Este estudo teve como objetivo geral conhecer a composição florística e estrutural de uma área localizada na região de borda do Núcleo Cabuçu, Parque Estadual da Cantareira, município de Guarulhos/SP. Para tanto, foram amostradas três áreas, com fisionomia e estádios distintos de sucessão, denominadas de capoeira, mata e pinus, em cinco transecções paralelas distanciadas em 20m. Nestas transecções foram marcadas as parcelas de 4m2 (2m X 2m) a cada 10m, compondo 38 amostras. Foram realizados o levantamento, a localização, a identificação das espécies vegetais arbóreas, herbáceas, oportunistas de clareiras, nativas e exóticas com DAP (diâmetro na altura do peito) menor que 10 cm, a análise da estrutura horizontal, a variação interna da composição, a riqueza e a diversidade da área, o reconhecimento das espécies características das séries sucessionais e a verificação das possíveis espécies indicadoras destes estádios. Foi também estudada a dinâmica da paisagem enfocando níveis pontuais, através de zoneamento em unidades, estratificando os diferentes tipos de vegetação e níveis sucessionais através da integração dos procedimentos geoestatísticos em SIG (sistema de informação geográfica), visando contribuir com estas informações para a conservação e adoção de práticas corretas para a proteção das florestas atlânticas e da reserva da biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo. Foram levantados 3405 espécimes nas amostras, distribuídos em 123 espécies, pertencentes a 95 gêneros e 41 famílias, incluindo quatro morfo-espécies identificadas até família e 25 morfo-espécies identificadas até gênero. A análise revelou grande divergência na composição florística relativa à riqueza e diversidade, além das diferenças estruturais (abundância e freqüência) nas diferentes tipologias. É de considerável relevância a elevada diversidade de espécies encontradas na região em estudo, comprovada pelo índice de \"Shannon\" (3,18 nits/ind). Com relação a este índice, a diversidade da área de mata (3,45 nits/ind) possui elevado valor comparando-se com áreas de florestas tropicais. As áreas de pinus (2,57 nits/ind) e capoeira (2,02 nits/ind) apresentaram valores próximos. As áreas de pinus e capoeira divergiram em riqueza, sendo esta maior na área de pinus. Já na área de mata a riqueza foi superior devido à presença de espécies raras. Foram encontradas espécies exóticas, porém não com características de invasoras.
There are few studies on the flora of Núcleo Cabuçu, and fewer still are the studies on herbaceous plants. The aim of this study was to acknowledge the floristical and structural composition of an area located in the edge of Núcleo Cabuçu, Parque Estadual da Cantareira, municipallity of Guarulhos/SP. Three areas with distinct phisiognomy and successional stages, called capoeira, mata and pinus, were sampled in five parallel transections distant 20m from each other. In these transections, 4m2 (2m X 2m) plots were established every 10m, totaling 38 samples. The survey, location, and identification of arboreal, herbaceous, gap opportunistic, native and exotic plants with DBH (diameter at breast height) lower than 10cm, were conducted, as well as the analysis of the horizontal structure, internal variation composition, richness and diversity of the areas, the recognition of species characteristic of successional series and the verification of possible indicator species of these stages. The landscape dynamics was also studied, with emphasis at punctual levels, through unit zoning, stratifying the different types of vegetation and successional levels through the integration of geostatistics methods such as GIS (geographic information system), aiming with this knowledge to contribute for the conservation and adoption of adequate practices for the protection of the Atlantic forests and the biosphere reserve of the Green Belt of Sao Paulo city. A total of 3405 specimens were sampled, distributed among 123 species, belonging to 95 genera and 41 botanical families, including four morpho-species identified up to the family level and 25 morpho-species identified up to the genus level. The analyses revealed high divergence in the floristical composition relative to the richness and diversity, besides structural differences (abundance and frequency) in the different typologies. Of a strong relevance is the high species diversity found in the study area, confirmed with the \"Shannon\" index (3.18 nits/ind). The diversity in the mata area (3.45 nits/ind) was high when compared to other areas of tropical forests. The areas of pinus (2.57 nits/ind) and capoeira (2.02 nits/ind) presented similar values. These two areas were divergent in richness, which was higher in the pinus area. In the area of mata the richness was superior due to the presence of rare species. Exotic species were found in the study area, but with no invasive characteristics.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Levantamento fitossociológico"

1

Roque, Rafael Henrique, Érick Afonso Agnes De Lima, Renan Marcelo Portela, Rayssa Chaves Braga, Jocasta Lerner, Fábio Gomes Monteiro, Débora Monteiro Gouveia, and Isabel Homzcinski. "LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO EM FRAGMENTO DE FLORESTA OMBRÓFILA MISTA NO MUNICÍPIO DE IRATI, PARANÁ." In Engenharia Florestal: Desafios, Limites e Potencialidade, 575–83. Editora Científica Digital, 2020. http://dx.doi.org/10.37885/200901182.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Kananda Maria Moraes, Giorgio Ercides Chiarini Nogueira, and Márcia Orie de Sousa Hamada. "LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO DE UMA ÁREA DE FLORESTA NATIVA NO PDS VIROLAJATOBÁ, ANAPÚ, ESTADO DO PARÁ." In Botânica aplicada 2, 229–39. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.55119220119.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Levantamento fitossociológico"

1

Alves, Lívia, Arthur Magalhães, and Janay Mota. "LEVANTAMENTO FLORÍSTICO E FITOSSOCIOLÓGICO EM ÁREA DE VEGETAÇÃO CAATINGA NO MUNICÍPIO DE TABULEIRO DO NORTE/CE." In III Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido. Associação COMVERGIR Sustentável, 2017. http://dx.doi.org/10.18068/iiisbrns2017.crns531.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Daniel Santos, Freire, da Mata Ramon Soares, Queiroz Geovana Brito, Soares Thais Santana, and Soares Maurício Robério Silva. "LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO DE PLANTAS DANINHAS EM CULTIVO DE MANDIOCA, NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA." In III Congresso Internacional das Ciências Agrárias. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2018. http://dx.doi.org/10.31692/2526-7701.iiicointerpdvagro.2018.00562.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

dos Santos Lira, Mikaely, Lindomar Braz Barbosa Júnior, Amanda Maria Bonfim de Souza, Wemerson Braz Barbosa, and Ruy Borges da Silva. "IMPORTÂNCIA DO LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO E UTILIZAÇÃO DE ESPÉCIES DE ADUBOS VERDES NA SUPRESSÃO DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DA MANDIOCA." In II Congresso Internacional das Ciências Agrárias. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2017. http://dx.doi.org/10.31692/2526-7701.iicointerpdvagro.2017.00088.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Reis, Hélio Souza dos, Poliana de Oliveira Saldanha, Sheila Silva De Santana, Rebeca Gonçalves da Silva, Andreia Santos Rezende, Crislane Silva Pereira, Edivania Coelho da Silva Almeida, and Profa Dra Valdira de Jesus Santos. "LEVANTAMENTO FLORÍSTICO E FITOSSOCIOLÓGICO DE UMA ÁREA DE CAATINGA ARBÓREA-ARBUSTIVA NO DISTRITO DE IGARA, SENHOR DO BONFIM, BAHIA, BRASIL." In Anais do 40º Encontro Regional de Botânicos - Regional MG, BA, ES. Recife, Brasil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/129084.1-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography