Academic literature on the topic 'Intervenção Gerontológica em tempo de pandemia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Intervenção Gerontológica em tempo de pandemia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Intervenção Gerontológica em tempo de pandemia"

1

Bastos, Alice, Joana Monteiro, and Carla Faria. "Otimização seletiva com compensação e intervenção gerontológica "life-span." Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology. 1, no. 1 (August 3, 2021): 391–402. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n1.v1.2079.

Full text
Abstract:
Fatores tecnológicos, materiais, sociais e mentais associados à Cultura foram o principal motor para o aumento da longevidade no século XX e não mudanças no genoma geradas pela evolução da espécie. A otimização seletiva com compensação (SOC) pode ser vista como capacidade adaptativa - estratégias psicológicas de gestão da vida que garantem o processo de envelhecimento bem-sucedido. Inspirado nos princípios da Psicologia Desenvolvimental “Life-Span”, o SOC é simultaneamente um modelo e meta-modelo, na medida em que permite explicar quer mecanismos gerais do funcionamento humano, quer transformações em domínios específicos. A Equipa de Baltes e cols. Elaborou um instrumento para avaliar a capacidade adaptativa – SOC Questionnaire, útil para a intervenção gerontológica “life-span” - uma visão otimizadora da transformação desenvolvimental ao longo da vida, tomando como referência “life-events”. Este estudo analisa estratégias SOC em adultos mais velhos a participar em iniciativas autárquicas. Inclui 104 participantes, idade média 72,6 anos (DP = 5,9), predominantemente mulheres (80,8%), casados (61,5%), reduzida escolaridade (84,6%). Na recolha de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico e a versão portuguesa do SOC-Questionnaire. Na análise da capacidade adaptativa em função das variáveis sociodemográficas observa-se uma diferença significativa entre mulheres e homens (p < 0,05), assim como uma interação significativa entre grupo e anos de escolaridade (p < 0,01). Independentemente do grupo, as mulheres pontuam mais baixo que os homens. Nas escolaridades mais baixas, a pontuação no SOC é superior no grupo de intervenção, enquanto nas escolaridades mais altas o grupo de comparação pontua mais alto. Esta tendência nos participantes com mais escolaridade deve ser interpretada com alguma reserva, dado que há poucos participantes nestes estratos. Estes resultados parecem promissores para o planeamento de intervenções “life-span”, enriquecendo a capacidade adaptativa ao longo da vida para lidar com situações de vida particularmente stressantes, como é o caso da Pandemia COVID-19.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodríguez Díaz, Raime Rolando, Carlos Alberto Ramos Torres, Milena Lidia Alves Martins, and Guilherme Henrique Santos Gamito. "As medidas econômicas frente à pandemia da Covid-19: mapeando o debate de política econômica no Brasil." Research, Society and Development 9, no. 9 (September 14, 2020): e975998177. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8177.

Full text
Abstract:
O propósito geral deste ensaio é contribuir direta ou indiretamente com o estudo das controvérsias presentes na ciência econômica. Situado no contexto da pandemia da COVID-19, procuramos mapear e analisar os principais posicionamentos e propostas de política econômica presentes na esfera do debate público brasileiro para fazer frente ao problema, identificando os possíveis fundamentos teóricos que estão por trás das mesmas. A estratégia metodológica foi baseada na análise de conteúdo e sistematização dos posicionamentos levantados num intervalo de tempo de 15 de março a 15 de julho de 2020. Parte-se do pressuposto que é necessária a intervenção estatal e que há um componente ideológico e teórico-metodológico embutido nas recomendações de política. A principal conclusão é que existe uma clivagem clara entre os economistas que defendem um programa de intervenção sistemática frente àqueles que apenas recomendam a intervenção excepcional. Observou-se que, as discordâncias e controvérsias entre especialistas está menos relacionada aos “acertos e erros” da política econômica em si, mas, influenciadas em boa medida pelos diversos fundamentos e pressupostos que eles trazem consigo na sua formação e trajetória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferreira, Marcos, Pedro Augusto Lopes Rosa Rosa, and Bruno Sebastião Rodrigues da Costa Costa. "Relato de experiência na educação básica em tempos de pandemia: As dificuldades de aprendizagem observadas no estágio supervisionado do nível fundamental." CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação 2, no. 2 (June 24, 2021): 131–45. http://dx.doi.org/10.21166/ctp.v2i2.2088.

Full text
Abstract:
Com este artigo objetivamos apresentar a experiência dos discentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Pará (UEPA), na disciplina Prática de Ensino de Matemática I, conhecida em alguns cursos de nível superior como Estágio Supervisionado, o qual foi realizado no período de setembro à dezembro de 2020. Em razão da pandemia causada pela Covid-19, as escolas da rede pública e privada de ensino do estado do Pará, funcionaram de forma não presencial e hibridas. Sendo assim, as fases de observação e regência ocorreram fora do ambiente escolar, com três alunas, sendo duas da rede pública e uma da rede privada de ensino. Para tal intervenção, buscamos por meio de jogos lúdicos estimular o aprendizado das discentes, com o intuito de contribuir com o processo de Ensino e Aprendizagem. Com isso, concluímos que os resultados foram satisfatórios, visto que as alunas apresentaram bom desempenho mediante as instruções e a intervenção pedagógica. Portanto foi uma experiência gratificante, ao mesmo tempo complexa e desafiadora em razão dos limites, possibilidades e dificuldades no percurso, o qual estamos vivenciando nesta nova realidade de adaptações tanto para aluno quanto para professores em aproximar a essa nova realidade tentando favorecer o processo de Ensino e Aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fontes Júnior, José, Érika Ramos Silva, Lucas Aragão da Hora Almeida, Caroline Nunes dos Santos, Julia Lorena Santos de Souza, David Jacinto Bezerra, Carlos José Oliveira Matos, and Patrícia Silva Tofani. "Perfil sociodemográfico e clínico de pacientes com câncer no contexto da pandemia da COVID-19 em um Hospital Universitário do Nordeste: estudo transversal." Research, Society and Development 10, no. 11 (August 30, 2021): e255101119611. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19611.

Full text
Abstract:
A pandemia do COVID-19 gerou sobrecarga dos serviços público de saúde tornando-se uma barreira para administração de terapias anticâncer. A reestruturação dos serviços de saúde e a vulnerabilidade dos pacientes oncológicos contribuíram para a interrupção do tratamento anticâncer. Assim, o objetivo foi descrever o perfil sociodemográfico, clínico e principais desfechos dos pacientes adultos e idosos com câncer internados em um hospital universitário (HU), submetidos à intervenção da Fisioterapia, considerando período prévio e atual à pandemia. Estudo exploratório e retrospectivo envolvendo 71 pacientes oncológicos internados no HU nos anos de 2019 e 2020. Os dados epidemiológicos foram coletados por meio de prontuários eletrônicos. Os critérios de elegibilidade foram registro do CID primário relacionado a neoplasia e faixa etária (≥ 30 e ≥ 60 anos). A análise estatística considerou as variáveis confundidoras: idade, sexo, local onde reside, tipo de neoplasia, desfecho clínico (alta ou óbito), condutas de fisioterapia (oxigenioterapia, ventilação mecânica invasiva e não invasiva) tempo de internação. Os resultados demonstram que o sexo não foi uma variável determinante para internação. Maior incidência de internação foram observados em idosos, afrodescendentes, pacientes com câncer de cólon e reto, pulmão e, em igual percentual, cânceres de mama, estômago e orofaringe. Os pacientes que necessitaram de acompanhamento fisioterapêutico e de oxigenoterapia evoluíram o desfecho óbito, independente do tipo de intervenção (suporte ventilatório mecânico invasivo ou não invasivo). Houve diferença entre a quantidade de admissões e desfechos alta e óbito no ano de 2020 quando comparado com 2019.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bomfim, Fernando. "COVID-19, a pandemia que mudou a saúde e a economia." REVISTA CIÊNCIAS EM SAÚDE 10, no. 2 (June 3, 2020): 1–2. http://dx.doi.org/10.21876/rcshci.v10i2.995.

Full text
Abstract:
Pandemias como a enfrentada atualmente frente ao Coronavírus (SARS-CoV-2; COVID-19) são caracterizadas como doenças infecciosas que se espalham por grandes regiões geográficas, praticamente ao mesmo tempo, em diversos países. A pandemia surgiu na cidade de Wuhan na China e acredita-se que haja uma relação com a ingestão de animais silvestres e seu comércio, contudo não há certeza sobre vários aspectos da história de origem do COVID-19, incluindo quais espécies a passaram para um ser humano. O SARS-CoV-2 é um vírus da família dos beta- coronavírus entre os quais se insere também o SARS-CoV, ambos responsáveis pela Síndrome Respiratória Aguda Grave e também o MERS-CoV, Síndrome Respiratória do Oriente Médio. Embora haja semelhança, a busca pelo entendimento da história natural da COVID-19 é importante para determinar as possibilidades de intervenção, prognóstico e curso da doença, contudo os dados são extremamente escassos e os que surgem são recentes e ainda controversos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Felipe Néo dos, Francisco Pereira Sá Neto, Luciana Venâncio, and Luiz Sanches Neto. "Possibilidades de intervenção e de avaliação em Educação Física Escolar no ensino remoto: parceria colaborativa por meio do PIBID." Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional 2, no. 3 (September 11, 2021): e021022. http://dx.doi.org/10.51281/impa.e021022.

Full text
Abstract:
Essa pesquisa consiste em um relato de experiência coletiva, onde precisamos adaptar as aulas de educação física de uma escola municipal de Fortaleza/CE a novas demandas e desafios devido a pandemia e as decisões de isolamento social causadas pela COVID-19 (SARS-CoV-2). Desse modo, foi necessário refletir em busca de estratégias para lecionar remotamente. Tem como objetivo apresentar os avanços e as limitações durante o contexto pandêmico em que ocorre a realização do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física, junto a um professor supervisor, em uma escola-campo, do ensino fundamental II. Conclui-se que mesmo diante das complexidades proporcionadas pelo ensino remoto, a parceria colaborativa exercida pelo docente e bolsistas do PIBID tem adquirido êxito ao melhorar a assiduidade e maior envolvimento dos/as alunos/as presentes nas aulas síncronas em tempo real, bem como possibilitar momentos de diálogos, de escuta ativa e de interação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Menezes, Rachel Aisengart, and Natalia Luxardo. "Apresentação do Dossiê 9: Doença e Morte." Revista M. Estudos sobre a morte, os mortos e o morrer 5, no. 9 (July 13, 2020): 5. http://dx.doi.org/10.9789/2525-3050.2020.v5i9.5-8.

Full text
Abstract:
Redigimos esta apresentação em plena pandemia do covid-19. Ao lançarmos a chamada para o dossiê 9 da Revista M., com o tema “Doença e Morte”, não havia sombra ou sinal, tanto na imaginação e na fantasia quanto em dados observáveis ou observados e divulgados na mídia, do que viria a configurar a mais mortal das epidemias mundiais. Na chamada, afirmamos que em diferentes tempos, culturas, grupos e sociedades elaboraram – e elaboram – sistemas de classificação, leitura, entendimento e intervenção referentes ao que há algum tempo se convencionou chamar de saúde e, em oposição, doença. Com o processo de secularização iniciado há cerca de três séculos no Ocidente, à Medicina, baseada em saberes científicos, aos seus profissionais e instituições foram delegados os cuidados de doentes e, em especial, daqueles com enfermidades sem possibilidade de controle e/ou cura. Em suma, o processo do morrer passou a ser objeto de atenção e assistência de equipes de saúde, sobretudo a partir da segunda metade do século XX. A ênfase dos trabalhos apresentados nesse dossiê incide sobre a gestão da morte na instituição hospitalar, com artigos de autores procedentes de distintos países e regiões da América Latina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sousa, Ana Carolinny de, Kênia Rayane Alves Miranda, Fernanda Muniz Vieira, and Alenice Aliane Fonseca. "Impacto da pandemia COVID-19 no comportamento sedentário e nível de atividade física de professores da rede estadual de um município do Norte de Minas Gerais." Research, Society and Development 10, no. 11 (September 5, 2021): e438101119643. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19643.

Full text
Abstract:
Diante do contexto de pandemia pela COVID-19, a prática do isolamento social tem causado alguns impactos na vida dos professores, relacionadas ao uso das tecnologias digitais, somadas à sua vida conjugal, materna e doméstica e tantas outras atribuições que lhes são conferidas. Adicionalmente, causando um aumento do sedentarismo e inatividade física. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar o impacto da pandemia COVID-19 no comportamento sedentário e nível de atividade física de professores da rede estadual de ensino de Monte Azul-Minas Gerais. Foi realizado um estudo descritivo de corte transversal e caráter quantitativo. Os participantes responderam a questionários online através do Google Forms, enviado via @Whatsapp. Utilizou-se teste Qui-quadrado para avaliar associações entre o comportamento sedentário e o nível de atividade física antes e durante o período da pandemia. A amostra foi composta por 72 professores. O comportamento sedentário dos professores aumentou significativamente (p=0,000), durante o isolamento social. Enquanto a prática de atividade física apresentou um aumento, não significativo (p=0,182). Apesar do aumento, a prevalência de professores que não praticam atividade física suficiente é alta, variando de 63,9% antes e 55,6% durante o isolamento social. Conclui-se que o isolamento social pela pandemia COVID-19 resultou em um aumento significativo do comportamento sedentário é uma alta prevalência de atividade física insuficiente entre professores da rede estadual de ensino. Desta forma, o estudo traz implicações práticas para que sejam pensadas formas de intervenção a essa população afim de incentivar a prática de atividade física e reduzir o tempo sentado durante períodos de distanciamento social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva Bezerra da Guirra, Pedro, Jackeline De Souza Gomes, Karine Silva Biliu, Isabely Vilanova MedVed, and Virginia Cunha de Almeida. "Manejo do paciente com COVID-19 em pronação e prevenção de Lesão por Pressão." Health Residencies Journal - HRJ 1, no. 2 (May 9, 2020): 71–87. http://dx.doi.org/10.51723/hrj.v1i2.30.

Full text
Abstract:
RESUMO: O COVID-19 atingiu todos os continentes, sendo então caracterizado como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde. É uma doença infectocontagiosa proveniente do novo vírus SARS-CoV-2, que pode evoluir para quadro mais grave do COVID-19, a Síndrome Respiratória Grave Aguda (SRGA). Como medida profilática, esses pacientes são submetidos a intubação orotraqueal fechada. Com intuito de melhorar o padrão respiratório existe a indicação para posicionamento em prona, que por sua vez, tem como complicação as lesões por pressão. Objetivos: Identificar os cuidados a serem executados por meio da posição de pronação no leito em pacientes com a COVID-19, bem como o manejo da prevenção de lesões por pressão relacionadas a este posicionamento. Métodos: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura sobre os manejos de pacientes diagnosticados com COVID-19 que evoluíram para SRAG e submetidos a manobra de pronação. Resultados: O treinamento da equipe para pronar o paciente é de suma importância para que seja feita de maneira efetiva e segura de modo a minimizar os riscos de eventos adversos desta intervenção. Conclusões: Ressalta-se que essas lesões podem prolongar o tempo de internação tendo em vista o risco de infecções, consequentemente o aumento do uso de medicamentos e demais complicações clínicas. Desse modo é viável, realizar as intervenções propostas nesse trabalho para se prevenir esse agravo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Esteves, Alexandra Patrícia, and Sílvia Pinto. "A gripe espanhola em Portugal: a construção da memória. O trabalho médico e a assistência hospitalar." Mundos do Trabalho 12 (October 27, 2020): 1–15. http://dx.doi.org/10.5007/1984.9222.2020.e75134.

Full text
Abstract:
Com este trabalho pretendemos refletir sobre a gripe espanhola em Portugal, procurando evidenciar o seu impacto na sociedade portuguesa e o papel desempenhado pelos profissionais da saúde, em particular pelos médicos, na assistência às vítimas da doença. Atingido pela primeira vaga da epidemia na primavera de 1918, o país, então governado por Sidônio Pais, já sofria as consequências da sua participação na Primeira Guerra Mundial. Era um tempo marcado por carências de toda ordem, em que as convulsões sociais davam expressão ao descontentamento e à revolta da população. O surgimento e a propagação da pneumônica puseram a nu as fragilidades do país em diversas áreas, nomeadamente, em matéria de prestação de cuidados de saúde, de assistência hospitalar, de higiene pessoal e pública. A impreparação e a incapacidade reveladas pelas autoridades administrativas e sanitárias para conter e combater a doença, apesar das medidas tomadas com esse propósito, motivaram reações violentas e geraram mesmo a desconfiança da população nas entidades públicas. Valeu, na altura, a intervenção de várias instituições, designadamente das Misericórdias, que tomaram a seu cargo a prestação de auxílio aos doentes e às respectivas famílias. Para a (re)construção da memória sobre a pneumônica, uma pandemia durante muito esquecida, e traçar um quadro mais geral da situação que se viveu em Portugal, recorremos a estudos efetuados por médicos e, em particular, à imprensa da época, reconhecido o importante papel que desempenhou, apesar da censura então vigente não apenas na transmissão de informação sobre o flagelo que afetava o país e o mundo, mas também na crítica e na denúncia do que se considerava merecer reprovação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Intervenção Gerontológica em tempo de pandemia"

1

Campos, Mónica. "Entre confinamentos, no Centro de Dia." Master's thesis, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36832.

Full text
Abstract:
Neste relatório apresentamos o trabalho desenvolvido durante o nosso estágio curricular que decorreu num centro de dia, no âmbito do Mestrado em Gerontologia Social 2019-2021. Optamos pela metodologia da investigação-ação participativa e começamos com o diagnóstico social, tendo em vista as potencialidades e os problemas da resposta social centro de dia, assim como a avaliação diagnóstica dos idosos. Esta avaliação evidenciou um bom nível de funcionamento cognitivo dos idosos inquiridos; o seu autoconceito positivo; alguma sintomatologia depressiva em quase metade destes idosos; a sua pouca dependência nas atividades instrumentais da vida diária, nas quais a maioria são autónomos; o isolamento social, colmatado em grande medida com sua a ida para o centro de dia; a retaguarda familiar e muito pouco isolamento familiar nestes idosos. E também permitiu definirmos quatro objetivos fundamentais que sustentaram a intervenção: promover a identidade dos idosos, promover atividades de animação sociocultural para ocupação dos tempos livres dos idosos, promover a vivência da espiritualidade e promover o reforço dos laços sociais. As perceções dos idosos sobre o projeto foram positivas, considerando o seu gosto de participar nas atividades, as aprendizagens que estas potenciaram e a sua importância e contributo, para a construção de um grupo mais coeso e participativo. O processo de intervenção revelou ainda que, a importância da criação de novas dinâmicas foi positiva também, para o cumprimento da missão do Centro de Dia.
In this report we present the work done during our curricular internship, which took place in a day care center, within the Master in Social Gerontology 2019-2021. We chose the methodology of participant research-action and we began with the social diagnosis, given the potentialities and problems of the day care center, and the diagnostic evaluation of the elderly. The diagnosis allowes, to understand the daily life of these elderly people and the services provided to them, as well as the activities carried out. The result showed their good level of cognitive functioning; their positive self-concept, some depressive symptoms were found, in almost half of the inquired seniors; their little dependence on instrumental activities of daily living, in which most of them are autonomous; their social isolation, largely filled with going to the day care centre, their family support, and low family isolation in these elderly people. It also allowed us to define four goals that supported the intervention: to promote the identity of the elderly, to promote activities of socio-cultural animation on the occupation of the elderly’s leisure time, to promote the experience of spirituality as an important strategy of meaning for life and to promote the strenthening of social ties. The perceptions of the elderly about the project were positive, considering the participation in the activities, the learning they fostered, its importance and contribution to the construction of a more cohesive and participative group. The intervention process revealed that the importance of creating new dynamics was also positive to accomplish the mission of the Day Care Center.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography