Journal articles on the topic 'Inovação em alimentos funcionais'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Inovação em alimentos funcionais.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Inovação em alimentos funcionais.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Souza, Amanda Fernandes Oliveira de, Eduardo do Nascimento Filho, Thaynna Leocádio Trajano Lacerda Sousa, and Celiane Gomes Maia da Silva. "Propriedades funcionais do yacon e atomização por diferentes agentes encapsulantes." Research, Society and Development 10, no. 12 (September 21, 2021): e285101220422. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20422.

Full text
Abstract:
A batata yacon é uma raiz tuberosa que vem despertando interesse, por apresentar em sua composição compostos bioativos que oferecem benefícios à saúde. Apesar de ser bastante perecível, apresenta grande potencial na tecnologia no desenvolvimento de novos produtos alimentícios. O artigo tem por objetivo promover informações acerca do yacon que é considerado alimento funcional, uma vez que apresenta um alto teor de compostos fenólicos, apresentando características prebióticas e antioxidantes, respectivamente, e sua aplicação da tecnologia de alimentos com o emprego do processo de atomização. O processo de microencapsulação apresenta vantagens visando a preservação das características originais de produtos naturais. O yacon em pó a partir da atomização do extrato, com a utilização de agentes encapsulantes como maltodextrina e goma arábica é uma alternativa viável para a preservação de alimentos com alto valor agregado, além de contribuir para a manutenção da estabilidade e dos compostos fenólicos, mesmo em altas temperaturas. Sendo assim, o desenvolvimento desse produto caracteriza-se como uma inovação importante para a indústria de alimentos funcionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Pedro Ivo Soares e., Suelma Ferreira do Oriente, Nayara Jessica da Silva Ramos, Thaisa Abrantes de Souza Gusmão, and Rennan Pereira de Gusmão. "Frutooligossacarídeos e aplicação em produtos lácteos: uma revisão bibliográfica." Research, Society and Development 12, no. 5 (May 13, 2023): e13812541582. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i5.41582.

Full text
Abstract:
O frutooligossacarídeo (FOS) é um dos prebióticos mais relevantes da indústria de alimentos, além de contribuir nas características sensoriais do produto, também conferem benefícios à saúde do hospedeiro. O efeito do FOS é frequentemente associado aos seus efeitos benéficos a microbiota intestinal. Este estudo tem como objetivo conceituar os frutooligossacarídeos em termos de definição, inovação, tendências, impacto na saúde e aplicação em produto lácteos através de uma revisão bibliográfica integrativa. Foi utilizado estudos experimentais e não experimentais para ter uma compreensão completa sobre a temática proposta. A pesquisa foi realizada na base do ScienceDirect se restringindo a estudos de livre acesso publicados nos últimos cinco anos usando “fructooligosaccharides”, “FOS”, “healthy”, “dairy”, “milk” como palavras-chave. O estudo fornece evidências sobre a origem, inovação, tendências, impacto na saúde dos frutooligossacarídeos comprovando assim sua relevância e funcionalidade na indústria de alimentos, principalmente pelo foco atual em alimentos funcionais. Sendo assim, a adição dos frutooligossacarídeos em produtos lácteos se mostra viável, o que leva a busca de inovação e atualização de formulações associando o mesmo a outras substâncias benéficas para uma maior eficiência em termos nutricionais, sustentáveis e econômicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Raud, Cécile. "Os alimentos funcionais: a nova fronteira da indústria alimentar análise das estratégias da Danone e da Nestlé no mercado brasileiro de iogurtes." Revista de Sociologia e Política 16, no. 31 (November 2008): 85–100. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782008000200008.

Full text
Abstract:
Os alimentos funcionais, que prometem ajudar na cura ou na prevenção de doenças, são a nova tendência do poderoso mercado alimentício neste início do século XXI. Iogurtes, margarinas, leites fermentados, cereais, águas minerais etc. prometem ajudar na cura ou na prevenção de doenças como as cardiovasculares, certos tipos de câncer, alergias, problemas intestinais etc. Entre os fatores-chave que explicam o êxito dos alimentos funcionais, há a preocupação crescente pela saúde e pelo bem-estar, mudanças na regulamentação dos alimentos e a crescente comprovação científica das relações existentes entre dieta e saúde. Escolhemos analisar e comparar as estratégias de duas multinacionais (Danone e Nestlé) que se enfrentam nas gôndolas dos supermercados brasileiros para dominar o mercado dos iogurtes funcionais. O Activia, da Danone, foi lançado com êxito em diversos países europeus, em meados da década de 1990, e no mercado brasileiro, em 2004, levando a uma considerável revitalização do mercado dos produtos lácteos. Em reação, a Nestlé lançou o Nesvita, em junho de 2006. Com base na Nova Sociologia Econômica, verificamos a existência de lutas no mercado, em que a inovação e o lançamento de novos produtos são necessidades para as empresas que pretendem manter ou estabelecer sua liderança. Nesse campo de lutas, o Estado desempenha um papel fundamental, ao definir as regras do jogo entre os parceiros da troca e entre os concorrentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Araújo, Talysie Freire, Luis Felipe Alves Sousa, Denis Frota Guimarães, and Mauro Vinicius Dutra Girão. "Prospecção Científica e Tecnológica do Uso do Óleo de Coco (Cocos nucifera. L) na Indústria Alimentícia." Cadernos de Prospecção 13, no. 3 (May 29, 2020): 875. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v13i2.31074.

Full text
Abstract:
<p>O óleo de coco tem se mostrado como um potencial alimento com benefícios nutricionais e funcionais. Este estudo tem como objetivo averiguar o estado da arte, realizando uma prospecção científica e tecnológica em relação ao uso do óleo de coco (<em>CocosnuciferaL</em>.) na indústria de alimentos. Para alcançar os objetivos foi realizado um levantamento das produções científicas da última década, bem como seu desenvolvimento tecnológico a partir da pesquisa realizada em bases de dados. Verificaram-se 1964 patentes com o óleo de coco, porém apenas três contemplaram os requisitos da pesquisa. Apesar de todos os aspectos positivos que o óleo apresenta, sua utilização para a produção de alimentos na indústria alimentícia se encontra escassa. Diante de todas as evidencias apresentadas sobre os benefícios do óleo de coco, sugere-se que pesquisas com esse alimento sejam desenvolvidas a fim de trazer novos estudos que promovam sua inovação tecnológica.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Zenni, Rafaely Dos Santos, Cristiane Vieira Helm, and Lorena Benathar Ballod Tavares. "CASCAS DO PROCESSAMENTO DE PALMITO PARA USO NA ALIMENTAÇÃO HUMANA: UMA ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7, no. 2 (April 27, 2018): 276. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e22018276-299.

Full text
Abstract:
Com o crescimento populacional e o desenvolvimento industrial e tecnológico, a produção de resíduos sólidos tem aumentado consideravelmente ao longo das últimas décadas, acentuando a discussão sobre sustentabilidade e a adequada destinação desses resíduos. Um dos setores responsáveis pela geração de grande quantidade de resíduos sólidos são as agroindústrias, tais como a de processamento de palmito, que é bastante difundida no Brasil e regiões tropicais. Para abordar essa problemática, este trabalho de revisão visa mostrar a importância da agroindústria de palmeiras comestíveis, seus impactos ambientais e sociais, e apresentar uma proposta de inovação para a indústria de alimentos funcionais, por meio de uma pesquisa descritiva qualitativa. A inovação apresentada nesse trabalho está relacionada com a aplicação da biotecnologia pela utilização das cascas ou bainhas medianas de palmeiras que são geradas durante a produção de palmito em conserva ácida, para o cultivo de fungos. Essas cascas quando empregadas como substrato para produção de cogumelos comestíveis poderá resultar em um alimento funcional, rico em nutrientes e com benefícios à saúde do consumidor, já que contêm moléculas bioativas, tais como as β-glucanas. A possibilidade de comercialização desse alimento, poderá resultar em benefícios socioambientais pelo aumento de renda dos envolvidos e pela redução de um passivo ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Araújo, Talysie Freire, Luis Felipe Alves Sousa, Denis Frota Guimarães, and Mauro Vinicius Dutra Girão. "Prospecção Científica e Tecnológica do Uso do Óleo de Coco (Cocos nucifera. L) na Indústria Alimentícia." Cadernos de Prospecção 13, no. 3 (May 29, 2020): 875. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v13i3.31074.

Full text
Abstract:
O óleo de coco tem se mostrado como um potencial alimento com benefícios nutricionais e funcionais. Este estudo tem como objetivo averiguar o estado da arte, realizando uma prospecção científica e tecnológica em relação ao uso do óleo de coco (CocosnuciferaL.) na indústria de alimentos. Para alcançar os objetivos foi realizado um levantamento das produções científicas da última década, bem como seu desenvolvimento tecnológico a partir da pesquisa realizada em bases de dados. Verificaram-se 1964 patentes com o óleo de coco, porém apenas três contemplaram os requisitos da pesquisa. Apesar de todos os aspectos positivos que o óleo apresenta, sua utilização para a produção de alimentos na indústria alimentícia se encontra escassa. Diante de todas as evidencias apresentadas sobre os benefícios do óleo de coco, sugere-se que pesquisas com esse alimento sejam desenvolvidas a fim de trazer novos estudos que promovam sua inovação tecnológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Pedro Ivo Soares e., Suelma Ferreira do Oriente, Rebeca Morais Silva Santos, Nayara Jessica da Silva Ramos, Thaisa Abrantes de Souza Gusmão, and Rennan Pereira de Gusmão. "Cacau: Inovação, produtividade e aplicação em produtos lácteos caprinos." Research, Society and Development 13, no. 1 (January 2, 2024): e1013144669. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v13i1.44669.

Full text
Abstract:
O cacau é um dos produtos agrícolas mais importantes do mundo, possui uma cadeia produtiva bem estabelecida e o Brasil é um dos maiores produtores mundiais. É considerado uma matéria-prima viável para produção de alimentos funcionais, devido aos seus altos níveis de substâncias bioativas e antioxidantes. Sendo assim o estudo tem como objetivo conceituar o cacau em termos de origem, produtividade, impacto na saúde, inovação na indústria de alimentos além da viabilidade da sua aplicação em produtos lácteos caprinos através de uma revisão bibliográfica narrativa. A abordagem metodológica permitiu o uso de estudos experimentais e não experimentais para ter uma compreensão completa sobre a temática proposta. A pesquisa foi realizada na base do ScienceDirect, Scielo, Web of Science, SCOPUS e Schollar Google se restringindo a estudos de livre acesso publicados de 2019 a 2023 usando “cocoa”, “healthy”, “dairy”, “goat milk” como palavras-chave. Através do estudo foi possível analisar a cadeia produtiva do cacau se tratando do panorama mundial, compreendendo que apesar da pandemia do covid-19 o cacau continua relevante, promissor e com demanda no mercado. Utilizando o mesmo como base é possível desenvolver uma gama de produtos com alto teor de compostos bioativos trazendo assim benefícios a saúde do consumidor. Também pode-se constatar a viabilidade da adição de cacau associado a outras substâncias probióticas e prebióticas em produtos lácteos caprinos, resultando assim em produtos acessíveis a sociedade com características nutricionais e sensoriais satisfatórias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferreira, Thaynara Aline Bassi, Petrina de Paula Carmo, Larissa Fernanda Dias, Victor Oliveira, Júlia Roberta Carioca Bezzara, and Renata de Souza Reis. "Elaboração e avaliação da aceitabilidade de ricota fresca acrescida de alimentos funcionais." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 29, 2020): e65091110180. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10180.

Full text
Abstract:
A Ricota é um queijo amplamente consumido em dietas alimentares por possuir um alto valor nutricional, alto teor de proteínas e ser pobre em gorduras. Além de possuir um importante papel ambiental quando se trata do não descarte do soro resultante da fabricação de queijos das indústrias. Considerando esse fator, e atrelado a um relevante aspecto funcional capaz de gerar ainda mais benefícios à saúde, objetivou-se realizar a fabricação de dois tipos de ricotas funcionais, sendo uma acrescida de chia e outra de linhaça. A fim de avaliar a aceitabilidade dos produtos, realizou-se análises sensoriais contemplando os parâmetros de aparência, sabor, odor e textura, além de avaliar a intenção de compra, o rendimento das ricotas e análises de pH das ricotas aos 1, 7, 14 e 21 dias de armazenamento. A intenção de compra da ricota acrescida de chia foi de 87,5%, e a intenção de compra da ricota acrescida de linhaça foi de 90% ao se considerar a avaliação dos analistas votantes. Ambas tiveram um bom rendimento e variações de pH dentro do esperado ao longo dos dias. Perante as avaliações, tais produtos demonstram a possibilidade de inovação no setor lácteo e se apresentam como uma proposta incipiente na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e em pesquisas acadêmicas futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Costa, Blenda de Souza, Amanda Gabriela Soares Lins, Pedro Henrique Campelo Felix, Rodolfo Pessoa de Melo Moura, Eyde Cristianne Saraiva Bonatto, and Carlos Victor Lamarão Pereira. "OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO CONCENTRADO PROTEICO DE INGÁ." Revista Contemporânea 4, no. 7 (July 16, 2024): e5115. http://dx.doi.org/10.56083/rcv4n7-135.

Full text
Abstract:
A necessidade por novas fontes de proteínas faz-se necessário, tanto para inovação na indústria alimentícia, para suprir uma nova gama de consumidores que optam pelo consumo de alimentos de origem vegetal, como para colaborar para uma produção que acompanhe o crescimento populacional. Este estudo tem como objetivo obter a caracterização da Inga edulis, uma leguminosa amazônica cuja semente apresenta um teor significativo de proteínas, tendo em vista esta propriedade, instigou-se a possível utilização desta matéria-prima para a pesquisa de uma nova fonte proteica de origem vegetal, que pode apresentar um alto potencial funcional para indústria de alimentos. Obteve-se a caracterização físico-química e funcional do concentrado protéico obtido da semente da Inga edulis, que foi comparado ao concentrado soro de leite seco (padrão), que possui ótimas propriedades funcionais e físico-químicas e é proveniente de uma das maiores fontes de proteínas animais, o leite. Foi realizada a composição centesimal, e processos para a obtenção do concentrado (precipitação, agitação e separação dos constituintes solúveis) e posteriormente análises para as propriedades funcionais (capacidade de absorção de água, capacidade de absorção de óleo e capacidade de formação de espuma). Os resultados demonstraram que as propriedades do concentrado de ingá são inferiores ao padrão, porém apresentado capacidade de absorção de óleo maior que outros concentrados de origem vegetal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Benites Oshiro, Camila, and Filipe Quevedo-Silva. "INOVAÇÕES EM MARKETING PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO." Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT 17, no. 1 (July 6, 2023): 67–78. http://dx.doi.org/10.15210/reat.v17i1.4709.

Full text
Abstract:
a) Objetivos do estudo: Ao longo das últimas décadas, verifica-se uma conscientização gradativa quanto ao valor de uma vida saudável, incluindo o consumo de alimentos saudáveis. O marketing na promoção da saúde, considerando a grande possibilidade de veiculação de informações relativas aos alimentos e quando bem conduzidas, torna-se um importante instrumento no processo de educação alimentar. O objetivo deste estudo é analisar a produção e propagação do conhecimento científico, envolvendo as inovações em marketing para a promoção da alimentação saudável. b) Metodologia/abordagem: Foi realizado um estudo biliométrico a partir de uma base de dados disponibilizada pela plataforma Web of Science, tem-se uma amostra de 108 artigos distribuídos em 86 fontes diferentes, entre journals e conferências. Com a utilização do software VosViewer, foi feito considerações acerca da evolução das pesquisas e demais análises relacionadas. c) Principais resultados: Os resultados demonstraram que os temas mais recorrentes são: comportamento do consumidor, alimentos funcionais e inovação de produtos. Além disso, ouve um crescimento recente no estudo da temática. d) Contribuições acadêmicas: O estudo descreve a conjuntura atual do cenário acadêmico acerca das inovações de marketing na promoção de uma alimentação saudável, apontando possíveis caminhos para pesquisas futuras. e) Contribuições práticas: O estudo demonstrou uma propensão ao crescimento de pesquisas envolvendo as inovações em marketing para estimular uma alimentação mais saudável. Esses resultados podem ser utilizados por gestores públicos e privados para dar base as estratégias e ações visando estimular a alimentação saudável da população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Aparecida Costa Rabêlo, Cínthia, Marcelly Fabiana Brito Pereira Patricio, Giovanna Lello Naves, Brunna Sullara Vilela, and Hadassa Cristhina Azevedo Soares dos Santos. "QUANTIFICAÇÃO DA MICROBIOTA PRESENTE EM PRODUTOS LÁCTEOS INDUSTRIALIZADOS COMERCIALIZADOS COMO PROBIÓTICOS." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 3, no. 5 (May 12, 2022): e351418. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1418.

Full text
Abstract:
Probióticos são alvo de estudos devido sua capacidade funcional que abrange aspectos endócrinos, imunológicos, gastrointestinais, dentre outros. A busca dos consumidores por alimentos que supram necessidades biológicas e apresentem benefícios adicionais à saúde tem crescido consideravelmente. Com isso, as indústrias têm buscado inovação para atingir estas expectativas. Neste sentido, a inclusão de microrganismos probióticos em alimentos vem sendo muito utilizada. No entanto, estudos tem demostrado inconformidade dos alimentos probióticos quanto ao teor e tipo de microrganismos descritos nas embalagens e o que realmente consta nos produtos. Diante disto, esta pesquisa teve objetivo de avaliar a presença e quantidade de microrganismos em produtos probióticos, relacionando os resultados obtidos com as descrições nas embalagens. Cinco amostras de produtos lácteos descritos como probióticos foram adquiridas em estabelecimentos comerciais de Varginha-MG e submetidos a análise microbiológica. Apenas um dos produtos apresentou conformidade em relação a presença e quantificação bacteriana, podendo estar de acordo com as recomendações microbiológicas para sua definição como probiótico. Dois produtos sequer apresentaram presença bacteriana. O estudo mostra inconformidade nas características microbiológicas dos produtos comercializados com probióticos e a necessidade de maior fiscalização sobre a produção desses alimentos para que realmente tenham os requisitos de um alimento funcional probiótico e apresentem benefícios a saúde do consumidor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Silva, Bruna Vieira, Lucas Guimarães Cardoso, Mariza Alves Ferreira, Jéssica Ferreira Mafra, and Norma Suely Evangelista-Barreto. "Prospecção cientifica e tecnológica de produtos funcionais a base de patê de pescado." Research, Society and Development 11, no. 2 (January 29, 2022): e40211225886. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25886.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento de informações tecnológicas e científicas relacionadas a produção de patê de peixe funcional. As buscas foram realizadas em documentos de patentes disponíveis no Banco de dados Espacenet, utilizando as palavras-chave pâté AND fish AND A23L17/00. O maior número de documentos depositados foi observado no ano de 2003, sendo a Rússia a maior depositante com 29,3% de documentos. Desse total os inventores independentes foram requerentes em 47% dos depósitos. Entre os documentos analisados, 39,65% tratam do processo de produção do produto, 34,48% de tecnologias e 25,86% de produtos. Dentre os artigos revisados, 60% dos patês foram bem aceitos entre os provadores, com índice de aceitação superior a 70%. O estudo de prospecção cientifica e tecnológica agrega contribuições importantes para a ciência, principalmente, para o desenvolvimento de novos produtos na área de alimentos. Dessa forma, a partir dos documentos de patentes selecionados foi possível constatar a ausência de detentores de patentes no Brasil acerca do tema analisado demonstrando que o país necessita de maiores investimentos na pesquisa científica, apesar de serem observados a publicação de artigos científicos sobre o tema, podendo este ser uma oportunidade para o desenvolvimento de inovação para o setor de alimentos provenientes do pescado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Lima, Mateus Silva de, Jean Philippe Palma Révillion, and Antonio Domingos Padula. "Estratégias competitivas e de desenvolvimento de produtos lácteos funcionais: estudos de caso em empresas agroindustriais da região Sul do Brasil." Ciência Rural 39, no. 5 (July 10, 2009): 1547–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009005000134.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa buscou compreender o motivo e o modo como as empresas agroindustriais brasileiras desenvolvem novos produtos e se orientam para o mercado no segmento de alimentos lácteos funcionais. Ela também examina o papel do sistema regulatório nesse processo. Foi utilizada a abordagem de estudos de caso para esclarecer as inter-relações sistêmicas e trade-offs entre os fatores relacionados à inovação. Foi escolhido um desenho de pesquisa com uma unidade de análise (empresas agroindustriais que, recentemente, lançaram novos produtos no mercado de lácteos funcionais) e estudos de caso múltiplos (três empresas agroindustriais da região Sul). Os resultados revelam que as empresas agroindustriais adotam estratégias seguidoras em relação às concorrentes multinacionais. Tradicionalmente, essa é uma estratégia considerada mais segura e exige menores investimentos em P&D e marketing. Contudo, ela corrói a imagem de marca e limita os retornos financeiros das inovações. O comportamento seguidor é resultado de um baixo grau de orientação para mercado e restrita cooperação com parceiros externos. Esse "ciclo vicioso" é reforçado pelas barreiras estabelecidas pelo sistema regulatório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Oriente, Suelma Ferreira do, Pedro Ivo Soares e. Silva, Nayara Jessica da Silva Ramos, Rebeca Morais Silva Santos, Thaisa Abrantes Souza Gusmão, Rennan Pereira de Gusmão, and Matheus Augusto de Bittencourt Pasquali. "Estratégia, conceito e produtividade de leite e queijo caprino: Uma revisão bibliográfica." Research, Society and Development 12, no. 11 (November 3, 2023): e116121143838. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i11.43838.

Full text
Abstract:
O leite caprino tem grande importância socioeconômica na produção de alimentos no Nordeste brasileiro, sendo a pecuária caprina uma das principais atividades realizadas na região Semiárida. É importante ressaltar que, o Semiárido Paraibano se caracteriza por apresentar condições ambientais de terras áridas e de baixa pluviosidade, onde os caprinos têm no bioma Caatinga sua principal fonte alimentar, que, somado ao reconhecido valor nutricional do leite caprino, o faz assumir papel na alimentação complementar das crianças dessa região. Sendo o leite caprino um alimento de alta digestibilidade e de elevado valor nutricional, o consumo deste produto vem aumentando devido à procura por derivados lácteos (com ênfase aos queijos) e aos problemas de alergia ao leite bovino. Logo, o estudo tem como objetivo conceituar o leite e queijo caprinos em termos de inovação, tendências, produtividade e impacto na saúde através de uma revisão bibliográfica narrativa. A abordagem metodológica permitiu o uso de estudos experimentais e não experimentais para ter uma compreensão completa sobre a temática proposta. O leite caprino apresenta uma composição rica em proteínas, vitaminas, com destaque para a vitamina A, gordura, extrato seco, carboidratos e sais minerais, os quais são essenciais aos seres humanos. Portanto, torna-se de interesse o aprofundamento de estudos sobre as potencialidades funcionais dos compostos presentes no queijo caprino, possibilitando alternativas de processamento da matéria-prima, o leite caprino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Ramos, Juliana Arruda, Flávia Aparecida de Carvalho Mariano-Nasser, Karina Aparecida Furlaneto, Maurício Dominguez Nasser, and Rogério Lopes Vieites. "ELABORAÇÃO DE UM PRODUTO FUNCIONAL À BASE DE ABACATE E CACAU." ENERGIA NA AGRICULTURA 35, no. 4 (May 21, 2021): 627–39. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2020v35n4p627-639.

Full text
Abstract:
ELABORAÇÃO DE UM PRODUTO FUNCIONAL À BASE DE ABACATE E CACAU JULIANA ARRUDA RAMOS1, FLÁVIA APARECIDA DE CARVALHO MARIANO-NASSER1, KARINA APARECIDA FURLANETO1, MAURÍCIO DOMINGUEZ NASSER1, ROGÉRIO LOPES VIEITES1 1Departamento de Horticultura, Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP, Botucatu, SP. Av. Universitária, nº 3780 - Altos do Paraíso, 18610-034, Botucatu - SP, Brasil. ju.a.ramos@globo.com, flaviamariano1@hotmail.com,. karinafurlaneto1@gmail.com, mdnasser@bol.com, vieites@fca.unesp.br. RESUMO: A crescente demanda social em conhecer as informações e composições dos alimentos tem impulsionado a inovação na elaboração de produtos funcionais, que além dos nutrientes como as vitaminas e minerais, possuem substâncias bioativas que melhoram o bem-estar das pessoas, modulando o sistema imunológico e prevenindo o surgimento precoce de doenças degenerativas, podendo, com isso, aumentar a longevidade. Dentro desses alimentos funcionais, destaca-se o abacate, fonte de fitoquímicos e o cacau, rico em polifenóis, que pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares e modular o metabolismo lipídico. Diante disso, objetivou-se elaborar e avaliar a aceitabilidade da pasta de abacate e cacau. Inicialmente foi realizada a caracterização físico-química, centesimal, da cor instrumental e dos compostos bioativos da polpa de abacate. Para a elaboração da pasta foram testados diferentes agentes de dulçor (mel, açúcar demerara e melado), a concentração mais adequada do agente escolhido (15%, 25% e 35%) e diferentes concentrações do cacau no produto (4,5%, 6,5% e 8,5%) verificando a aceitabilidade do produto através de testes sensoriais. E ao final foi calculada a informação nutricional da pasta de abacate e cacau. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado. Os dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA) e as médias foram comparadas por meio do teste de Tukey com 5 % de significância. O açúcar demerara foi o produto escolhido pelos consumidores, assim como as concentrações de 25 % de açúcar e 8,5 % de cacau. A pasta é rica em fibras (1,30 g por porção), pobre em gorduras saturadas (0,19g por porção) e livre de sódio. Portanto, foi possível desenvolver pasta de abacate com boa aceitação dos consumidores. Palavras-chaves: Persea americana Mill., cacau, processamento, análise sensorial, irradiação. ELABORATION OF A FUNCTIONAL PRODUCT BASED ON AVOCADO ABSTRACT: The increasing social demand to know the information and compositions of foods has driven innovation in the elaboration of functional products, which besides nutrients like vitamins and minerals, have bioactive substances that improve the well-being of the people, modulating the immune system and preventing the early onset of degenerative diseases, which may increase longevity. Within these functional foods, we highlight the avocado, source of phytochemicals and cocoa, rich in polyphenols, which can help in the prevention of cardiovascular diseases and modulate lipid metabolism. Because of this, the aim is to prepare and evaluate the acceptability of avocado and cacao paste. Initially the physical-chemical characterization, centesimal, of the instrumental color and bioactive compounds of the avocado pulp was carried out. Different sweetening agents (honey, demerara and molasses), the most appropriate concentration of the selected agent (15%, 25%, and 35%) and different concentrations of cocoa in the product (4.5%, 6.5% and 8.5%) verified the acceptability of the product through sensory tests. At the end, the nutritional information of the avocado and cacao paste was calculated. The design was completely randomized. The data were submitted to analysis of variance (ANOVA) and the means were compared by means of the Tukey test with 5% significance. The Demerara sugar was the product chosen by the consumers, as well as the concentrations of 25% sugar and 8.5% cocoa. The paste is high in fiber, low in saturated fats and free of sodium. Therefore, it was possible to develop avocado paste with good consumer acceptance. Keywords: Persea americana Mill., cocoa, processing, sensory analysis, irradiation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Silva, Ana Carolina Couto, Nayara Aparecida Silva, Mônica Cecília Santana Pereira, and Helena Siqueira Vassimon. "Alimentos contendo ingredientes funcionais em sua formulação: revisão de artigos publicados em revistas brasileiras." Conexão Ciência (Online) 11, no. 2 (December 7, 2016): 133–44. http://dx.doi.org/10.24862/cco.v11i2.429.

Full text
Abstract:
Introdução: Alimentos funcionais são alimentos que auxiliam positivamente em uma ou mais funções fisiológicas do organismo. São considerados uma nova tendência do mercado alimentício para aqueles que buscam a saúde. Objetivo: Revisar sistematicamente a literatura de revistas brasileiras sobre elaboração de alimentos que contem ingredientes funcionais em sua formulação, priorizando a qualidade nutricional e sua aceitação sensorial. Metodologia: Foram selecionados artigos publicados entre 2005 e 2015 nas bases de dados Scielo e Portal de Periódicos da Capes, utilizando palavras chaves de alimento funcional, alimento com alegação de funcional e alegações de propriedades funcionais. Foram incluídos somente artigos em português e na íntegra, que abordavam elaboração de alimentos com ingredientes funcionais. Resultados: Foram identificados 109 artigos, entretanto apenas 15 foram selecionados. Os ingredientes funcionais mais utilizados nas formulações foram fibra alimentar (10/15) e probióticos (5/15). Em relação à qualidade nutricional 7/15 estudos atribuíram redução do valor calórico ao produto, enquanto 6/15 estudos foram associados à melhora no aporte de nutrientes. Apesar das alegações positivas foi observado que 4/15 dos alimentos elaborados não poderiam ser considerados saudáveis, por apresentarem teores significativos de gordura, açúcar e sódio. Em relação a aceitação sensorial por provadores, foi satisfatória em 12/15 dos alimentos analisados. Conclusão: Alimentos têm sido elaborados utilizando ingredientes funcionais com boa aceitação. Entretanto, nem sempre o fato de incluir o componente funcional é o suficiente para garantir que realmente sejam saudáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Carvalho, Patrícia G. B. de, Cristina Maria M. Machado, Celso Luiz Moretti, and Maria Esther de N. Fonseca. "Hortaliças como alimentos funcionais." Horticultura Brasileira 24, no. 4 (December 2006): 397–404. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362006000400001.

Full text
Abstract:
Embora remonte às origens da civilização, a relação entre alimentação e saúde nunca foi tão estreita quanto nos dias de hoje. Dietas ricas em gordura, sal e açúcar e pobres em carboidratos complexos, vitaminas e minerais, aliadas a um estilo de vida mais sedentário, são responsáveis pelo aumento de doenças ligadas à dieta, tais como obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares, hipertensão, osteoporose e câncer. Há muito tempo acredita-se que o consumo de frutas e hortaliças auxilia na prevenção destas doenças. As hortaliças são um importante componente da dieta, sendo tradicionalmente servidas junto com um alimento protéico e um carboidrato. Elas fornecem não apenas variedade de cor e textura às refeições, mas também nutrientes importantes. As hortaliças têm pouca gordura e calorias, relativamente pouca proteína, mas são ricas em carboidratos e fibras e fornecem níveis significativos de micronutrientes à dieta. Além disso, elas possuem compostos funcionais, que beneficiam uma ou mais funções orgânicas, além da nutrição básica, contribuindo para melhorar o estado de saúde e bem-estar e/ou reduzir o risco de doenças. O desenvolvimento de cultivares mais ricas nestes compostos tem se consolidado como um dos principais focos dos modernos programas de melhoramento genético de hortaliças. Vários destes programas, trabalhando com diferentes hortaliças, estão em andamento no Brasil e no mundo visando aumentar os teores e diversificar os tipos de carotenóides presentes na dieta. Neste trabalho são discutidos os principais aspectos relacionados às hortaliças como alimentos funcionais, bem como são detalhados os principais avanços obtidos nesta área no melhoramento de cenoura e tomate no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Cabral Rebouças Caldeira da Costa, Larissa, Rafael Oliveira de Jesus, Beatriz De Oliveira Pedreira, and Tâmysa Ferreira dos Santos. "ALIMENTOS PLANT-BASED: INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 5, no. 3 (March 21, 2024): e535019. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5019.

Full text
Abstract:
O termo "plant-based", criado na década de 1980, refere-se a uma dieta baseada em produtos de origem vegetal com pouca gordura e alto teor de fibras, focada na saúde. Esses produtos são sinônimos de produtos que se assemelham aos convencionais, porém produzidos apenas com ingredientes vegetais. Este artigo analisa a tendência crescente das dietas baseadas em vegetais, conhecidas como "plant-based", e seu impacto em vários setores como economia, saúde, meio ambiente e indústria alimentícia. Desde a exploração da origem do termo e os motivos para sua adoção, o estudo também aborda o crescimento desse mercado, destacando cases de empresas bem-sucedidas, como a Fazenda do Futuro, e prevendo tendências. Além disso, propõe-se a discussão do impacto ambiental e os benefícios para a saúde associados às dietas baseadas em vegetais, bem como as inovações em biotecnologia que impulsionam o desenvolvimento desses alimentos. A análise inclui a relação entre as dietas plant-based e o veganismo, esclarecendo suas diferenças e semelhanças. Fornecendo um panorama sobre um assunto que vem ganhando força e se mostra uma tendência alimentícia mundial, a qual está revolucionando a forma como se produz e consome alimentos industrializados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Barboza, Antonia Alzira Alves, Naira Roselena Rogério Correia, Sandra Machado Lira, Igor Gondin da Silva, Carla Laíne Silva Lima, Marcelo Oliveira Holanda, José Ytalo Gomes da Silva, Celso Lourenço de Arruda Neto, and Fernando Cesar Rodrigues Brito. "Consumo de alimentos funcionais e seus benefícios no diabetes mellitus tipo II: revisão de literatura." Research, Society and Development 9, no. 9 (August 16, 2020): e234997058. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7058.

Full text
Abstract:
A Diabetes Mellitus (DM) faz parte de um grupo de doenças metabólicas, descrito por um quadro de hiperglicemia decorrente da diminuição da secreção de insulina. São alimentos funcionais aqueles alimentos que são consumidos na dieta, além de funções nutricionais, efeitos metabólicos e fisiológicos no organismo. O presente estudo é uma revisão da literatura cujo objetivo é identificar estudos que apontam para a relação com o consumo de alimentos funcionais e sua redução na redução do desenvolvimento e terapêutica do Diabetes Mellitus. Uma pesquisa utilizada como base de dados eletrônicos - Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA / Institutos Nacionais de Saúde (PUBMED / NCBI) e Google Acadêmico, com artigos dos anos de 2014 a 2019. Foi incorporado à presente revisão 34 estudos, sendo 21 em português e 13 em inglês. Foi evidenciado que o consumo de alimentos funcionais apresenta efeitos no tratamento e controle do tipo DM 2. Através desse estudo, concluiu-se que além de uma alimentação saudável, inclui alimentos funcionais na dieta que podem reduzir os riscos para o DM tipo 2 e usar no tratamento da doença. Assim, torna-se necessário o acompanhamento profissional de um nutricionista, quanto à orientação e inclusão de alimentos funcionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Streda, Karine, and Joseana Severo. "Fermentação de alimentos de origem vegetal e benefícios à saúde." Revista de Ciência e Inovação 10, no. 1 (January 19, 2024): 1–22. http://dx.doi.org/10.26669/2448-4091.2024.395.

Full text
Abstract:
A fermentação é uma técnica milenar utilizada por diferentes culturas, que, além de promover a conservação, ocasiona a produção de compostos benéficos à saúde. O consumo de alimentos funcionais, como prebióticos e probióticos, está em crescimento em todo o mundo, devido aos seus inúmeros benefícios. Alimentos fermentados a partir de vegetais surgem como alternativa para consumidores com restrições alimentares ou ideológicas e que buscam uma alimentação saudável. Na fermentação dos vegetais, ocorre uma série de reações, mediadas por microrganismos e enzimas, que influenciam o sabor, o aroma e os compostos produzidos e originam produtos finais potencialmente funcionais. Neste trabalho, por meio de uma revisão bibliográfica realizada nas principais bases de dados, buscou-se abordar trabalhos relacionados à temática dos alimentos fermentados de origem vegetal com ênfase nos aspectos relacionados à saúde e componentes funcionais. O Brasil apresenta um grande potencial para o desenvolvimento de fermentados de origem vegetal, tendo em vista a grande diversidade de vegetais encontrada em seu território. E, assim, pesquisas devem ser conduzidas para o desenvolvimento e aprimoramento desses produtos, visando à produção de alimentos potencialmente funcionais e comercialmente interessantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Costa, Maria Francisca do Nascimento, Beatriz Cordeiro de Araújo, Maísa Guimarães Silva Primo, Thaís Rodrigues Nogueira, and Gilmara Péres Rodrigues. "Alimentos funcionais: conhecimento e consumo por usuários de restaurante self-service em capital do nordeste brasileiro." Revista Eletrônica Acervo Saúde 11, no. 1 (November 15, 2018): 2369–79. http://dx.doi.org/10.25248/reas30_2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever o conhecimento e consumo de alimentos funcionais por usuários de restaurante self-service da capital piauiense. Métodos: Trata-se de estudo transversal descritivo, conduzido com 161 indivíduos, de ambos os sexos, idade de 20 a 59 anos. Os usuários foram investigados quanto à definição de alimentos funcionais. A dieta habitual foi avaliada por aplicação de um questionário de frequência alimentar, adaptado para alimentos funcionais, com as categorias de consumo: habitual, não habitual, raramente consumido e nunca consumido. Os dados obtidos foram analisados por estatística descritiva com auxílio do software IBM SPSS Statistics. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: A amostra, com média de idade de 38,6 ± 9,0 anos, apresentou maioria masculina (57,8%), com ensino superior completo (73,3%). Desta, apenas 36,6% dos indivíduos definiram corretamente a terminologia “alimentos funcionais”, em contradição ao esperado para escolaridade elevada como determinante do conhecimento e qualidade alimentar. A dieta habitual caracterizou-se por baixa ingestão semanal de frutas, hortaliças, cereal integral, leguminosas, óleos insaturados, peixes, oleaginosas, chás e especiarias, sendo insuficiente, portanto, em compostos antioxidantes, anti-inflamatórios e anticarcinogênicos, entre os quais se destacam: resveratrol, licopeno, organossulforetos, catequinas, gingerol, curcumina e ômega 3. Conclusão: Conclui-se que a população de adultos ativos participante deste estudo possui conhecimento inadequado sobre alimentos funcionais, os quais não estão incluídos em sua alimentação habitual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Silva, Tatiane Ferreira da, and Ana Lúcia Barretto Penna. "Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais." Revista do Instituto Adolfo Lutz 71, no. 3 (March 1, 2012): 530–39. http://dx.doi.org/10.53393/rial.2012.v71.32461.

Full text
Abstract:
Muitos alimentos possuem ingredientes ou compostos bioativos que oferecem benefícios à saúde. O colágeno, que é uma proteína fibrosa encontrada nos tecidos conjuntivos do corpo, tem a função de contribuir com a resistência e elasticidade dos tecidos. Em virtude de suas características funcionais, essa proteína tem sido adicionada aos alimentos com o intuito de alcançar os efeitos terapêuticos. O presente trabalho visa mostrar como ocorre a formação do colágeno e os efeitos benéficos no organismo, bem como as características, propriedades e aplicações em alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Sousa, Rita De Cássia Pompeu de, Daniela Cavalcante dos Santos, Leandro Timoni Buchdid Camargo Neves, and Edvan Alves Chagas. "Tecnologia de bioprocesso para produção de alimentos funcionais." REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE 7, no. 3 (December 31, 2013): 366. http://dx.doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v7i3.1240.

Full text
Abstract:
A busca por tecnologias para produção de alimentos com alto valor agregado tem sido alvo de pesquisas nos últimos anos. A tecnologia de bioprocesso para produção de alimentos funcionais é um exemplo. Os alimentos funcionais têm sido definidos como alimentos que, em virtude da presença de componentes fisiologicamente ativos, fornecem benefícios à saúde, além da nutrição básica. Entretanto, devido as diferentes etapas que a compõem, a tecnologia de bioprocessos para produção desses alimentos encontra-se como um dos desafios da Biotecnologia. Assim, o conhecimento integrado desta temática é imprescindível, principalmente, quando se pretende transformar conhecimento em produto. Além disso, uma visão abrangente de áreas inter-relacionadas é necessária, para estimulo ao conhecimento, reflexões e aplicação prática das ferramentas biotecnológicas existentes. Objetiva-se com esse trabalho fazer uma revisão da tecnologia de bioprocessos na produção de alimentos funcionais. Os mais importantes avanços são citados e discutidos, mostrando que esta é uma das tendências atual da biotecnologia. Os alimentos funcionais, não possuindo histórico de consumo, são enquadrados na categoria de novos alimentos. Para que o produto possa ser comercializado no Brasil, é necessário que as empresas interessadas apresentem documentação científica comprovando sua segurança de uso e, ainda, que solicitem seu registro na Anvisa. Estudos semelhantes devem ser conduzidos a fim de avaliar o potencial biotecnológico de outros produtos de natureza agroindustrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Borges, Ana Carolina Lacerda, and Isabela Silva Peres da Conceição. "BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS NO CONTROLE E TRATAMENTO DO DIABETES MELLITUS (DM) - REVISÃO DE LITERATURA." Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde 17 (March 4, 2021): 26–44. http://dx.doi.org/10.14393/hygeia17055287.

Full text
Abstract:
O Diabete Mellitus (DM) é uma doença ocasionada pela deficiência na ação ou produção da insulina no pâncreas, atingindo mais de 300 milhões de pessoas mundialmente. Acredita-se que os casos ultrapassem em 2035, mais de 19,2 milhões de pessoas somente no Brasil. Nesse contexto, sabe-se que a alimentação é fator primordial para o tratamento do DM, e que, juntamente com os medicamentos periódicos e atividades físicas, determinarão o controle e uma boa qualidade de vida para os indivíduos diabéticos. Assim, acredita-se que os alimentos funcionais realizem ações metabólicas no organismo, sendo responsáveis por auxiliar neste controle, principalmente na diminuição da glicose na corrente sanguínea. Portanto, esse trabalho tem como objetivo avaliar os benefícios dos alimentos funcionais no controle e tratamento do Diabetes Mellitus (DM). Foi desenvolvido um trabalho de revisão de literatura, iniciado no mês de maio de 2017 e finalizado em novembro de 2017, utilizando como palavras chaves: “Diabetes”, “Alimentos Funcionais” e “Tratamento”. Os benefícios dos alimentos funcionais no controle e no tratamento do DM estão vinculados à redução da absorção de glicose, da resistência à insulina, da destruição das células beta do pâncreas, contribuindo diretamente na manutenção da glicemia por meio dos compostos funcionais encontrados em diversos alimentos como a aveia, oleaginosas, probióticos, gorduras poli-insaturadas (Ômega 3) e soja. O Biólogo tem papel primordial no que diz respeito às pesquisas vinculadas a essa temática, sendo profissional de destaque, podendo contribuir de forma ativa para o crescimento da ciência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Silva, Carla, Ana Passos, Ana Pereira, Ana Vinha, and Ana Nunes. "Alimentos funcionais: uma tendência de mercado." Egitania Sciencia 1, no. 16 (June 30, 2015): 109–27. http://dx.doi.org/10.46691/es.v1i16.273.

Full text
Abstract:
A mudança dos hábitos e costumes da sociedade moderna que tem vindo a acontecer nas últimas décadas, conduziu a uma alteração dos padrões alimentares e, consequentemente, a consumidores mais exigentes e atentos aos benefícios que cada género alimentício aporta. Como resposta a esta situação, a indústria alimentar reforçou a sua política de investigação, surgindo um novo tipo de alimentos, denominados alimentos funcionais, os quais são caracterizados como alimentos comuns, integrados na dieta e capazes de produzir benefícios específicos para a saúde. As substâncias biologicamente ativas presentes nos alimentos funcionais podem ser classificadas em: probióticos e prebióticos, alimentos sulfurados e azotados, pigmentos naturais e vitaminas, compostos fenólicos, ácidos gordos polinsaturados e fibras alimentares. Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica fundamentada que sustente a importância dos alimentos funcionais como géneros alimentícios integrantes da dieta alimentar, apresentando as diferentes classes de compostos bioativos que os integram e divulgando os seus efeitos benéficos à saúde. A pesquisa de informação para a realização deste trabalho foi efetuada recorrendo aos motores de busca PubMed, Science Direct, Google Scholar e Scielo. As palavras-chave utilizadas foram, maioritariamente, alimento funcional, ingrediente funcional, componentes bioativos, prebióticos, consumo. A pesquisa bibliográfica teve por base artigos de revisão e estudos experimentais publicados, relacionados com o tema deste trabalho, limitando-se a procura a textos escritos em inglês, espanhol e português. Uma vez que esta revisão pretendeu abranger a evolução dos alimentos funcionais, desde o aparecimento do conceito dos mesmos, no Japão, na década de 80, até aos dias de hoje, a pesquisa realizada teve como limites temporais os anos de 1995 até à atualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Aguiar, Luis Kluwe, Thelma Lucchese-Cheung, Christiano França Da Cunha, and Ivilaine Pereira Delguingaro. "Benefit-based market segmentation for innovative products: the case of carrot-enriched cheese bread." Cadernos de Ciência & Tecnologia 40 (December 6, 2023): 27307. http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2023.v40.27307.

Full text
Abstract:
A segmentação do mercado, com base em fatores demográficos isolados, frequentemente falha em capturar as expectativas dos consumidores. Assim, o objetivo deste estudo foi estabelecer quais valores e benefícios mais influenciam a aceitação de um alimento inovador. O pão de queijo, um “snack” brasileiro tradicional e popular, foi experimentado um processo de desenvolvimento como novo produto. Isto resultou na substituição de 40% do conteúdo de queijo da receita por cenoura, conforme as tendências atuais em saúde e sustentabilidade. Uma amostragem com 2.158 respondentes foi testada, aplicando-se a escala de neofobia alimentar. Análises de fatores exploratórios e de agrupamento foram aplicadas para identificar segmentos distintos de consumidores que representariam os valores de atributos e benefícios melhor avaliados de um produto inovador. Identificaram-se quatro segmentos, conforme a seguir: hedônico (mulheres de meia idade, de renda média e que valorizam sabor); conveniência e saúde (mulheres jovens interessadas em soluções rápidas); inovação (homens e mulheres de meia idade, com alto nível de educação e baixa tendência à neofobia); e funcional (homens jovens com alto nível de neofobia). Sabor, conveniência e saúde foram os determinantes de intenção que mais influenciaram a segmentação de mercado quanto a este produto inovador. A percepção quanto aos benefícios do produto pode reduzir a rejeição a este alimento inovador. Os resultados contribuem para preencher uma lacuna na literatura quanto a ‘benefícios desejáveis’, particularmente como base para a segmentação a ser aplicada a um produto inovador inovador em um mercado emergente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Soares, João Vitor Souza, Ana Caroline Pascareli Da Costa, Amanda Kezia da Silva E Silva, Rodolfo Pessoa de Melo Moura, Carlos Victor Lamarão Pereira, Jhonny de Araújo Bonatto, Maria das Graças Gomes Saraiva, and Eyde Cristianne Saraiva Bonatto. "Caracterização físico-química de iogurte grego probiótico de <em>Lactobacillus acidophilus</em> endocapsulados com calda de cubiu (<em>Solanum sessiliflorum Dunal</em>)." Brazilian Journal of Development 9, no. 3 (March 2, 2023): 9139–59. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n3-019.

Full text
Abstract:
Os últimos anos possuíram o foco crescente na saúde e na qualidade de vida, comer alimentos saudáveis e reduzir a ingestão de alimentos ricos em açúcar, sal e gordura. Essa busca pela qualidade de vida tem aumentado a busca por alimentos funcionais, em particular, os probióticos são uma das categorias mais lucrativas no mercado de alimentos funcionais. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é desenvolver um iogurte probiótico enriquecido e saborizado com fruto não convencional da Amazônia, o cubiu (Solanum sessiliflorum Dunal), visando assim, contribuir para a procura e o crescimento da domesticação de frutos não convencionais dessa região. Para tanto, foi realizada a análises físico-química, viabilidade do microrganismo e vida de prateleira. Foram obtidos, portanto, umidade (64,98%), cinzas (0,61%), carboidratos (25,68%), valor calórico (156Kcal/100g), acidez titulável (0,70%), pH (4,34), lipídeos (3,84%) e proteínas (4,89%). Quanto a viabilidade da adição do microrganismo encapsulado ao iogurte, o estudo mostrou uma boa taxa de sobrevivência (aproximadamente 62%) dos microrganismos após 35 dias. A diferença de tratamento não provocou grandes alterações do ponto de vista físico-químico nos iogurtes produzidos, entretanto, há a necessidade de novos estudos que possam realizar análises mais aprofundadas do produto como análise sensorial, microbiológica e verifiquem a concentração de microrganismos probióticos presentes no produto após a acidificação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Chagas, Andreia Aparecida dos Anjos, Regiane Ribeiro Santos, Kamila de Oliveira do Nascimento, Renata Ferreira Santana, Denise Rosane Perdomo Azeredo, Lanamar de Almeida Carlos, and Felipe Machado Trombete. "Compostos bioativos de interesse para a indústria de alimentos: propriedades, aplicações e perspectivas para o mercado consumidor." Research, Society and Development 9, no. 10 (September 29, 2020): e3469108094. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8094.

Full text
Abstract:
Alimentos funcionais são uma tendência de mercado devido a possibilidade de fabricação de produtos processados mais saudáveis, com benefícios à saúde e sensorialmente agradáveis, agregando assim valor aos produtos. Essa pesquisa teve como objetivo revisar as propriedades funcionais dos compostos bioativos β-glucanas, inulina, psyllium, quitosana e licopeno, demonstrando as possibilidades de utilização pela indústria de alimentos no desenvolvimento de novos produtos, apresentando suas composições, aplicações tecnológicas e características funcionais. Tais compostos bioativos possuem grandes possibilidades de uso em produtos da panificação, produtos lácteos, cárneos e bebidas. Do ponto de vista tecnológico, a indústria de alimentos brasileira pode explorar suas aplicações na reformulação de produtos mais saudáveis, com diferentes texturas e apelos de mercados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Laureano de Azevedo, Jaqueline, Ana Clara Da Cruz Della Torre, Eric Batista Ferreira, Flávia Della Lucia, and Daniela Braga Lima. "Caminho oculto da pandemia de COVID-19 na saúde e nutrição de crianças." Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social 11, no. 1 (March 18, 2023): e6111. http://dx.doi.org/10.18554/refacs.v11i1.6111.

Full text
Abstract:
Objetivo: caracterizar a rotina alimentar de crianças em tempo de pandemia. Método: estudo transversal, com responsáveis de alunos de Centro Educacional Infantil de um município de Minas Gerais, com o uso de questionário referente à alimentação, conhecimento sobre alimentos funcionais e rotulagem de alimentos, meio das redes sociais, entre 2020 e 2021. Utilizou teste de qui-quadrado com nível de significância de 5%. Resultados: verificou-se alta ingestão de alimentos ultraprocessados pelas crianças, tempo elevado de tela durante as refeições, baixo conhecimento sobre os alimentos funcionais e análise dos rótulos pelos pais ou responsáveis. Conclusão: a organização e disciplina são essenciais às crianças. Observa-se a necessidade da criação de intervenções de educação alimentar e nutricional no contexto em que se configuram as possibilidades para auxiliar em menores impactos na saúde infantil, notadamente pela influência pandêmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

De Avila, Cassiane, and Thais Pinheiro. "Aceitabilidade de preparações com cacau na alimentação escolar." Nutrição Brasil 18, no. 3 (February 13, 2020): 127. http://dx.doi.org/10.33233/nb.v18i3.2159.

Full text
Abstract:
Introdução: A alimentação escolar deve prezar pela oferta de alimentos saudáveis, sendo importante o fornecimento de alimentos funcionais que propiciam benefícios à saúde nutricional. Objetivos: Analisar o grau de aceitação de preparações a base de cacau. Métodos: O estudo foi realizado com 81 escolares matriculados em uma escola municipal de Pinheirinho do Vale/RS. Foi aplicado o teste de Escala Hedônica facial para análise da aceitabilidade de duas preparações a base de cacau (bolo de cenoura com cacau e vitamina de banana com cacau), considerando uma amostra aprovada quando o índice de aceitabilidade é ≥ 85%. Resultados: Foi possível obter o índice de aceitabilidade de 91,3% para a Vitamina de Banana com cacau e, 87,3% para o Bolo de Cenoura com cacau. Verificou-se que não houve diferença significativa entre os índices de aceitabilidade das amostras com p = 0,868, considerando um intervalo de confiança de 95%. Conclusão: As preparações funcionais utilizando cacau em pó analisadas tiveram altos índices de aceitabilidade entre os escolares participantes da pesquisa, Avalia-se importante ampliar a variedade de alimentos e sabores na alimentação escolar e incentivar o consumo de alimentos funcionais.Palavras-chave: alimentos funcionais, índice de aceitabilidade, escolares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Da Silva, Vania Santos, and Ravely Casarotti Orlandelli. "DESENVOLVIMENTO DE ALIMENTOS FUNCIONAIS NOS ÚLTIMOS ANOS: UMA REVISÃO." Revista Uningá 56, no. 2 (June 2, 2019): 182–94. http://dx.doi.org/10.46311/2318-0579.56.euj1110.

Full text
Abstract:
A produção de alimentos com alto valor agregado, por meio da tecnologia de bioprocessos, se apresenta como um novo desafio que visa atender a um público que possui – ou não – problemas relacionados à saúde, mas prioriza uma alimentação cada vez mais saudável e rica em nutrientes. Visando atender a esses consumidores, a indústria de alimentos passou a agregar ingredientes funcionais para a elaboração de novos produtos alimentícios. O presente artigo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura recente a respeito do desenvolvimento de alimentos funcionais. Para isso, um levantamento bibliográfico foi realizado, a partir da análise de artigos científicos disponíveis em diferentes plataformas de busca A literatura nacional e internacional analisada apontou que diversos autores devenvolveram produtos alimentícios a partir da incorporação de diversos ingredientes funcionais como fibras, flavonoides, prebióticos, probióticos e resíduos alimentares, mantendo os padrões de qualidade exigidos pela legislação brasileira. Muitos desses produtos foram aprovados por possíveis futuros consumidores conforme atestaram as análises sensoriais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Souza, Ednaldo de Santana, Karina Silva Silveira, Rozilene Américo da Silva, and Priscila Fernandes de Figueirêdo. "ESTUDO DAS PROPRIEDADES NUTRICIONAIS E FUNCIONAIS DE REFRIGERANTES." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 9, no. 7 (August 24, 2023): 1472–80. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v9i7.10750.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma análise das características nutricionais e funcionais de bebidas refrigerantes. Para tal foram coletadas 10 amostras, sendo realizada uma avaliação das informações nutricionais apresentadas nos rótulos dos alimentos. Estas informações foram tabuladas e posteriormente quantificadas. Foram identificadas diferenças na composição das amostras analisadas em 91,8% para o valor energético, assim como 97,5% no teor de açúcar. Além disso observou-se um elevado percentual de produtos utilizando aditivos como ácido cítrico, açúcares e benzoato de sódio. Estes aditivos, quando consumidos em excesso, estão associados ao desenvolvimento de uma série de patologias. Ao término deste estudo foi possível concluir que estes resultados reforçam a importância da leitura e avaliação por parte dos consumidores das informações nutricionais existentes nos alimentos, o que irá ocasionar escolhas mais adequadas e saudáveis. Além disso, torna-se importante uma maior regulação e o estabelecimento de limites mais rígidos ao uso exacerbado de aditivos em alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

MONTENEGRO, ADAUTO DE VASCONCELOS, ANA PAULA MORENO PINHO, ANTONIO CAUBI RIBEIRO TUPINAMBÁ, and RAQUEL LIBÓRIO FEITOSA. "É possível encontrar inovação gerencial e práticas de gestão de pessoas voltadas à inovação em universidades federais?" Cadernos EBAPE.BR 19, spe (November 2021): 761–76. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395120200224.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo objetiva investigar a inovação gerencial e as práticas de gestão de pessoas voltadas à inovação em 2 universidades federais. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e de campo. Os principais resultados apontam que as práticas de gestão de pessoas voltadas à inovação com mais destaque foram “delegação” e “treinamento”. Ademais, 55,7% dos respondentes perceberam a inovação gerencial no contexto pesquisado, notadamente na área de gestão de pessoas. Evidenciaram-se contribuições para o conhecimento científico, ao investigar a inovação gerencial e de práticas voltadas à inovação no setor público, tema ainda pouco explorado na literatura; para a gestão de pessoas, ao investigar práticas da área; e para a prática de gestores, ao investigar tais fenômenos em áreas e categorias funcionais distintas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Vessoni, Natalia Grando, Allan Fabro Piaia, and Daniela Miotto Bernardi. "PESQUISA DE CONSUMO DE CARNE BOVINA, PRODUTOS CÁRNEOS, HAMBÚRGUER E ALIMENTOS FUNCIONAIS." FAG JOURNAL OF HEALTH (FJH) 1, no. 4 (December 20, 2019): 25–37. http://dx.doi.org/10.35984/fjh.v1i4.88.

Full text
Abstract:
Introdução: O hambúrguer é um tipo produto cárneo que, em geral, tem elevado teor de gordura, entretanto, seu processo de fabricação permite que reformulações, como a adição de fibras, sejam feitas a fim de que o produto apresente melhores características nutricionais, assim como, propriedades funcionais. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa de consumo de produtos cárneos e hambúrgueres, e verificar o conhecimento da população sobre alimentos funcionais e fibras. Métodos: A pesquisa continha 18 questões e foi realizada com 505 participantes, por meio do Google Formulários online. Resultados: Verificou-se um maior consumo de carne bovina e 68,7% dos participantes relataram ser consumidores frequentes de hambúrguer. Os motivos mais apontados pelos consumidores para consumir hambúrguer foram sabor e a praticidade. Para 83,2% dos participantes o hambúrguer é um produto com grande quantidade de gordura, portanto necessita de uma formulação mais saudável. Em relação às fibras e alimentos funcionais, a maioria relatou que acredita que podem trazer benefícios para a saúde. Conclusão: Diante disto, a pesquisa demonstra um interesse da população pelo o aumento do consumo de alimentos funcionais e que o desenvolvimento de um hambúrguer com uma formulação mais saudável pode ser bem aceito pela população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Ramírez, Yudi Paulina García, Raquel Regina Duarte Moreira, and José Ricardo Soares de Oliveira. "Avaliação de cardápio e identificação de alimentos funcionais: estudo qualitativo de restaurante popular de Araraquara, São Paulo, Brasil." Segurança Alimentar e Nutricional 23, no. 1 (October 18, 2016): 859. http://dx.doi.org/10.20396/san.v23i1.8635627.

Full text
Abstract:
Este estudo avalia qualitativamente o cardápio e a presença de alimentos funcionais nas preparações do restaurante popular do município de Araraquara, São Paulo. Esse estabelecimento integra a rede de ações e programas da Fome Zero, política de inclusão social, administrada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, visando à oferta de refeições prontas saudáveis e a preços acessíveis, reduzindo assim, o número de pessoas em situação de insegurança alimentar. Realizou-se um estudo de caso descritivo, de caráter qualitativo, durante o período de fevereiro a abril de 2014. Analisou-se qualitativamente o cardápio do almoço de 12 semanas pelo método Análise Qualitativa das Preparações do Cardápio. A presença de alimentos funcionais foi avaliada por meio da identificação, quantidade e frequência oferecida nas preparações do cardápio, seguindo as recomendações da American Dietetic Association de 2004. O cardápio apresentou como aspectos positivos, oferta de frutas como sobremesa 89,7%, carnes gordurosas 6,9%, doces 12,1% e não foi observada oferta de frituras e doces no mesmo dia. A baixa oferta de saladas de folhosos e a monotonia de cores das preparações foram evidentes, sendo um aspecto negativo do cardápio. Os alimentos funcionais foram identificados principalmente em frutas e verduras, oferecidos todos os dias. Conclui-se que o restaurante popular avaliado ofereceu um cardápio adequado quanto aos itens analisados. Destaca-se que a introdução de uma alimentação saudável e de alimentos funcionais na dieta de cada indivíduo deve ser contínua, auxiliando na prevenção de doenças e na busca da saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Braga, Adriana D‘Auria Aparecida, and Valéria Calmeto Noronha Barleta. "Alimento Funcional: Uma Nova Abordagem Terapêutica das Dislipidemias como Prevenção da Doença Aterosclerótica." Cadernos UniFOA 2, no. 3 (March 23, 2017): 100. http://dx.doi.org/10.47385/860rt.

Full text
Abstract:
A nutrição é uma das ciências mais antigas que visa estudar o alimento e as modificações que este sofre ao passar pelo organismo. No Japão na década de 80, estudos comprovaram que certos alimentos além de suas funções básicas nutricionais demonstraram benefícios fisiológicos e reduziram o risco de doenças; foram denominados alimentos funcionais, que podem potencialmente reduzir a ocorrência de doenças cardiovasculares, cânceres, osteoporose, problemas intestinais. A associação Americana do Coração já indica o uso de alimentos funcionais como parte da dieta para dislipidemias, o principal fator desencadeador da aterosclerose. As doenças cardiovasculares lideram o índice de mortalidade no Brasil, e são responsáveis por 50% das mortes nos EUA. Os principais compostos ativos responsáveis pelas ações preventivas das doenças cardiovasculares pertencem ao grupo dos polifenóis (flavonóides e isoflavonas), carotenóides e ômega–3; encontrados em alimentos usuais como: alho, tomate, berinjela, chocolate amargo, uva - vinho tinto, peixe, oleaginosas, chá verde, soja, especiarias, leguminosas, cogumelos e maçã. Hoje os alimentos com atividade funcional fazem parte da nutrição aplicada no dia-a-dia de muitos nutricionistas, nas mais diversas atividades,exigindo do profissional um aprofundamento na ciência dos compostos funcionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Braga, Adriana D‘Auria Aparecida, and Valéria Calmeto Noronha Barleta. "Alimento Funcional: Uma Nova Abordagem Terapêutica das Dislipidemias como Prevenção da Doença Aterosclerótica." Cadernos UniFOA 2, no. 3 (March 23, 2017): 100–120. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v2.n3.860.

Full text
Abstract:
A nutrição é uma das ciências mais antigas que visa estudar o alimento e as modificações que este sofre ao passar pelo organismo. No Japão na década de 80, estudos comprovaram que certos alimentos além de suas funções básicas nutricionais demonstraram benefícios fisiológicos e reduziram o risco de doenças; foram denominados alimentos funcionais, que podem potencialmente reduzir a ocorrência de doenças cardiovasculares, cânceres, osteoporose, problemas intestinais. A associação Americana do Coração já indica o uso de alimentos funcionais como parte da dieta para dislipidemias, o principal fator desencadeador da aterosclerose. As doenças cardiovasculares lideram o índice de mortalidade no Brasil, e são responsáveis por 50% das mortes nos EUA. Os principais compostos ativos responsáveis pelas ações preventivas das doenças cardiovasculares pertencem ao grupo dos polifenóis (flavonóides e isoflavonas), carotenóides e ômega–3; encontrados em alimentos usuais como: alho, tomate, berinjela, chocolate amargo, uva - vinho tinto, peixe, oleaginosas, chá verde, soja, especiarias, leguminosas, cogumelos e maçã. Hoje os alimentos com atividade funcional fazem parte da nutrição aplicada no dia-a-dia de muitos nutricionistas, nas mais diversas atividades,exigindo do profissional um aprofundamento na ciência dos compostos funcionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Papalia, Índira da Silva, and Patrícia Medianeira Grigoletto Londero. "Extração de zeína e sua aplicação na conservação dos alimentos." Ciência Rural 45, no. 3 (March 2015): 552–59. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20131649.

Full text
Abstract:
As proteínas do endosperma dos grãos de milho, referente às zeínas, apresentam grau de polimerização importante para formação de filmes em alimentos, sendo útil na conservação destes. Nesta revisão, serão abordadas formas de extração destas proteínas, através da solubilidade de seus aminoácidos em solventes alcoolicos e métodos combinados dos tratamentos químicos e enzimáticos. O polímero de zeína pode substituir polímeros sintéticos empregados em embalagens para alimentos, atribuindo valor econômico para a indústria do milho. Sua aplicação em filmes proporciona características funcionais de estabilidade de massa, controle microbiano e redução da oxidação lipídica em determinados alimentos, durante o seu armazenamento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Santos, Claudia Cristina Auler do Amaral, and Alex Fernando De Almeida. "INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SUSTENTABILIDADE: BASES PARA O FUTURO DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS." DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins 7, Especial (April 1, 2020): 1–2. http://dx.doi.org/10.20873/uftsupl2020-8781.

Full text
Abstract:
O mercado global de alimentos prevê taxas contínuas de crescimento entre os anos de 2019 a 2024. Este crescimento se deve à demanda por personalização e inovação na variedade, conveniência e qualidade dos produtos, que pressionam a indústria de alimentos e bebidas a diferenciar seus produtos por meio de processos inovadores. Essa tendência traduz também, a necessidade de garantir a segurança alimentar e a qualidade nutricional dos produtos alimentícios. O desenvolvimento da inovação, tecnologia e sustentabilidade no setor de alimentos requer o emprego de áreas multidisciplinares não somente para desenvolver o setor industrial, mas também para o desenvolvimento da agricultura familiar e dos pequenos e médios produtores que tem como objetivo a produção de alimentos e bebidas regionais e artesanais. Com o objetivo de discutir as tendências no setor de alimentos, o tema “Inovação tecnológica e sustentabilidade: bases para o futuro da indústria de alimentos” foi abordado no evento XV Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos (SEMEALI) e II Congresso Tocantinense de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTOCTA), realizado entre os dias 04 e 08 de novembro de 2019, na Universidade Federal do Tocantins, no munícipio de Palmas. O evento organizado pelo curso de Engenharia de Alimentos e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos contou com a participação de palestrantes de renome internacional e nacional, além de profissionais atuantes nos seguimentos de regulamentação, aproveitamento e inserção de produtos regionais. Os participantes tiveram a oportunidade de debater e trocar experiências com investidores e empresários do setor e outros profissionais da área de alimentos em um ambiente onde a ciência e o setor econômico se encontraram, oportunizando a discussão de políticas que incentivam a transferência de tecnologias geradas nas instituições de pesquisa, transformando-as em produtos comerciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Basílio, Bárbara Cristina Sobral de Oliveira, Luciana Santos Oliveira, and Leonardo Guimarães. "A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS E SUAS SUBSTÂNCIAS BIOATIVAS NO TRATO DA HIPERTENSÃO." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 9 (October 5, 2021): 1354–69. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i9.2359.

Full text
Abstract:
Alimentos funcionais são alimentos que provêm da combinação de produtos comestíveis de alta flexibilidade com moléculas biologicamente ativas, como estratégia para corrigir distúrbios metabólicos, resultando em redução de doenças e manutenção da saúde. A hipertensão é uma condição clínica multifatorial caracterizada pela presença constante de níveis elevados de pressão arterial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Filbido, Gabriel Silvério, José Paulo Araujo Siquieri, and Alencar Garcia Bacarji. "Perfil do consumidor de alimentos lácteos funcionais em Cuiabá-MT." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 45 (June 28, 2019): 31. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n45p31-39.

Full text
Abstract:
The Brazilian Health Regulatory Agency (ANVISA) classifies functional foods as those that contain a functional property and those that help health maintenance. The objective of this study was to characterize the consumer profile of functional dairy foods in the city of Cuiabá-MT. Aiming to identify the profile of this consumer, the following demographic factors were analyzed: gender, family income, schooling, among others. The results showed that the predominant family income was between 2 to 5 minimum wages for group A respondents and 5 to 10 minimum wages for group B interviewees. According to the data found, 50% of the respondents in group A prioritize the nutritional quality in a food product. On the other hand, the respondents in group B value the flavor, 58.3%. It has been found that most consumers in group B believe that the price of functional dairy is fair. However, group A believes that the price of these foods is expensive. The research revealed that a large part of the consumer public has characteristics in common , with emphasis on healthy practices. This way, it was possible to observe that there is a great opportunity for the manufacturers of functional dairy products according to the consumption profile identified in the research.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Barros, Francisco Fábio Cavalcante, Cedenir Pereira de Quadros, Mário Roberto Maróstica Júnior, and Gláucia Maria Pastore. "Surfactina: propriedades químicas, tecnológicas e funcionais para aplicações em alimentos." Química Nova 30, no. 2 (April 2007): 409–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422007000200031.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Otto, Eduarda, Eduarda Caroline Vazatta, Letícia Capelezzo, Thainã Morais, Caroline Tombini, Francisco Roberto da Silva Machado Junior, Cristiano Reschke Lajús, Liziane Cassia Carlesso, and Francieli Dalcanton. "Análise sensorial e nutricional de bolo tipo brownie de chocolate com ingredientes funcionais." Research, Society and Development 11, no. 13 (October 11, 2022): e423111335496. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i13.35496.

Full text
Abstract:
Os alimentos ou ingredientes funcionais são caracterizados por oferecerem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Estes alimentos estão em crescente expansão, visto que o consumidor está cada vez mais exigente no que diz respeito à alimentação saudável e na qualidade dos alimentos ingeridos. Diante disso, o objetivo deste estudo foi elaborar e avaliar sensorialmente um bolo tipo brownie de chocolate com ingredientes funcionais, além de avaliar a composição nutricional. A formulação deste alimento foi composta por ingredientes como a aveia, cacau e chocolate 70%, que são considerados com propriedades funcionais. Para avaliação sensorial utilizou-se o teste de aceitação por escala hedônica de nove pontos, índice de aceitabilidade, além da análise de intenção de compra, com a participação de 57 provadores não treinados. Para o cálculo nutricional utilizou-se o software Avanutri e a tabela de composição química de alimentos. Os resultados obtidos demonstraram uma média de impressão global do produto de 8,30, situando-se entre os termos “gostei muito” e “gostei muitíssimo”, aceitação acima de 87% e o índice de intenção de compra foi de 98,2%. O brownie desenvolvido neste estudo pode ser considerado como uma boa fonte de proteínas e fibras alimentares. Sendo assim, considerou-se um produto de ótima aceitação e intenção de compra e que poderá oferecer benefícios funcionais aos consumidores de brownie devido aos ingredientes utilizados na formulação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Cano, Fernando Camillo Santos. "O CONSUMO DE ALIMENTOS FUNCIONAIS: ANÁLISE DO CIRCUITO ESPACIAL PRODUTIVO DA PROTEÍNA DO SORO DO LEITE." Revista Gestão e Conhecimento 16, no. 1 (August 31, 2022): 472–89. http://dx.doi.org/10.55908/rgcv16n1-027.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa realiza uma análise crítica a cerca da construção histórico-temporal dos regimes alimentares na contemporaneidade e suas relações com o consumo de alimentos funcionais. Dessa forma, faz-se necessário caracterizar a sociedade contemporânea que, ao longo do tempo, está transformando seus hábitos alimentares a partir de produtos que manifestam símbolos sociais. Em primeiro momento, investigam-se os regimes alimentares na contemporaneidade, bem como, a sociedade de consumo. Num segundo momento, destaca-se o circuito espacial produtivo de um alimento funcional, qual seja: a proteína do soro do leite. Considerando a escassez de trabalhos científicos sobre a produção de alimentos funcionais e suas implicações espaciais, foram investigados os circuitos espaciais de produção de 6 importantes indústrias desse ramo industrial, quais sejam: ADS Laboratório Nutricional Ltda. (Atlhetica Nutrition), New Millen Produtos Alimentícios Ltda., Pro Corps Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda., Pronutrition do Brasil Indústria e Comércio de Suplementos Alimentares Ltda., Supley Laboratório de Alimentos e Suplementos Nutricionais Ltda. (Max Titanium) e Vida Forte Nutrientes Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda. (Vitafor). Assim sendo, urge compreender as potencialidades que consumo de alimentos funcionais incidem na sociedade contemporânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Meneses, Thiago Silva Conceição, João Antonio Belmino dos Santos, Flávia Luiza Araújo Tavares da Silva, Fábio Oliveira Uchôa, and Juliana Maria Freitas de Oliveira. "Perfil de consumo de alimentos probióticos funcionais: uma análise com estudantes da Universidade Federal de Sergipe – UFS." Research, Society and Development 10, no. 17 (December 24, 2021): e198101724440. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i17.24440.

Full text
Abstract:
A indústria alimentícia vem reforçando o investimento em pesquisadores e tecnologias visando os efeitos metabólicos, fisiológicos e benéficos à saúde do consumidor. O uso dos alimentos como veículo de promoção do bem-estar e saúde e como redutor dos riscos de algumas doenças tem incentivado as pesquisas de novos componentes naturais e o desenvolvimento de novos ingredientes. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi analisar o perfil de estudantes universitários em relação ao consumo de alimentos probióticos funcionais. O método utilizado nesta pesquisa foi Survey, tipo uma pesquisa de campo mediante aplicação de um questionário on-line com 10 questões fechadas, sendo estruturado na seguinte sequência: 1) Análise do perfil socioeconômico do pesquisado; 2) Análise do estilo de vida e 3) Avaliação do conhecimento e hábito de consumir os alimentos probióticos. Nos resultados da pesquisa identificaram que os jovens estudantes estão mais preocupados em obter hábitos mais saudáveis, a maioria destes possui renda familiar de 2 a 4 salários-mínimos, tem preferência por esporte individual (natação, surf, pilates, caminhada), tem conhecimento do que seria um alimento probiótico, preferem consumir respectivamente alimentos pastosos (Iogurte, leites fermentados e queijo), sólidos (suplementos alimentício em cápsulas, cereais, chocolate e pão integral) e líquido tipo (chás, leite de soja ou suplementos). Assim, os resultados levam a crer que uma parte considerável dos estudantes aderem ao consumo dos alimentos probióticos funcionais em prol de manter hábitos de vida saudáveis, aumentando o bem-estar físico e mental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Raupp, Dorivaldo da Silva, Kelly Cristina Rebonato Carrijo, Léa Luzia Freitas Costa, Sandra Denise Camargo Mendes, and David Ariovaldo Banzatto. "Propriedades funcionais-digestivas e nutricionais de polpa-refinada de maçã." Scientia Agricola 57, no. 3 (September 2000): 395–402. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-90162000000300004.

Full text
Abstract:
Propriedades funcionais-digestivas e nutricionais da polpa-refinada-desidratada de maçã (PRM) foram avaliadas em ratos Wistar, tendo como padrão de fibra o farelo de trigo (FT). A PRM apresentou 91,91% de fibra alimentar/dietária, mais que o dobro do FT (43,69%), sendo 82,27% de fração insolúvel e 9,64% da fração solúvel; 8,20% de proteínas; 0,57% de lipídeos; 2,04% de cinzas (minerais); e ausência de carboidratos digestíveis. A incorporação na dieta dos ratos de PRM ou do padrão FT em proporções de 5%, 15% ou 25% produziu, nos animais, efeitos funcionais-digestivos e nutricionais próprios de fibra alimentar insolúvel. Na concentração de 5% (PRM e FT forneceram 4,6% e 2,2% de fibra alimentar, respectivamente) as duas fontes de fibra produziram, com exceção da densidade de fezes seca, efeitos semelhantes. No entanto, em concentrações de 15% ou 25%, a PRM resultou em mais defecações, maior peso de fezes seca e densidade, porém, produziu fezes seca de menor volume. Com base no resultado da pesquisa, bem como na quantidade industrial disponível, conclui-se que a "polpa-refinada" de maçã poderá constituir-se em fonte alternativa potencial de fibra alimentar para a formulação de alimentos para consumo em dieta normal, mas, principalmente para alimentos especiais que devem apresentar propriedades funcionais-digestivas relacionadas à fibra alimentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Fornari, Vinicius Cardoso de Barros, Rogério Gomes, and André Luiz Corrêa. "Indicadores de inovação: um exame das atividades inovativas na indústria internacional de alimentos processados." Revista Brasileira de Inovação 14, no. 1 (February 23, 2015): 135. http://dx.doi.org/10.20396/rbi.v14i1.8649092.

Full text
Abstract:
Este artigo procura combinar métodos tradicionais de medição de intensidade tecnológica com outros indicadores alternativos para examinar a dispersão das atividades inovativas na indústria e em diferentes países. A hipótese que sustenta o estudo reside no fato de que nas indústrias tradicionais, como a de alimentos processados (IAP), os métodos tradicionais são insuficientes para detectar o processo de inovação em sua totalidade. Como método, foram analisados os dados de patentes extraídos das 25 maiores empresas de alimentos processados do mundo e propostos diferentes indicadores elaborados a partir da Pesquisa de Inovação Tecnológica – Pintec (IBGE, 2010) – empresas brasileiras – e da Community Innovation Survey – CIS (EUROSTAT, 2009) – países da União Europeia. Os resultados permitiram estabelecer relações em três dimensões: (i) a complexidade do esforço inovativo da IAP; (ii) os esforços para a inovação nos diferentes países são distintos; e (iii) existe heterogeneidade no desempenho dos países.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

De Faria, Ana Cristina Cecconello Corrêa, Vanessa Yuri Suzuki, and Denise Nicodemo. "Desenvolvimento e validação de curso a distância em inovação em suplementação alimentar na cirurgia plástica pós-bariátrica." Caderno Pedagógico 20, no. 9 (December 20, 2023): 4245–69. http://dx.doi.org/10.54033/cadpedv20n9-027.

Full text
Abstract:
Introdução: Existem diversas deficiências nutricionais e necessidade de suplementação após a cirurgia bariátrica, incluindo a cirurgia plástica subsequente. Além disso, há ingredientes inovadores disponíveis para formulações. Por outro lado, a utilização do recurso de educação a distância tem apresentado relevância na atualização profissional. Sendo assim, pensou-se na elaboração de conteúdo sobre inovação em suplementação alimentar na cirurgia plástica pós-bariátrica. Objetivo: Desenvolver e validar conteúdo programático de curso a distância em educação continuada sobre inovação em suplementação alimentar na cirurgia plástica pós-bariátrica para cirurgiões plásticos, nutricionistas e engenheiros de alimentos. Método: Estudo descritivo e exploratório, desenvolvido por meio do Design Thinking, cujas etapas foram: descobrir, definir, desenvolver e entregar. Em descobrir, foi realizada busca de anterioridade, levantamento bibliográfico e aplicação de questionário aos profissionais. A etapa definir consistiu do tratamento de dados obtidos. Na etapa desenvolver, foram estabelecidas as temáticas dos módulos, o conteúdo programático e a escolha dos professores. O curso foi finalizado em entregar e seu conteúdo validado pela técnica Delphi. Resultados: O curso contemplou 19 aulas, disponibilizadas em três módulos, e sua primeira edição ficou disponível em plataforma digital por 30 dias. Conclusão: Foi desenvolvido e validado curso a distância em educação continuada “Inovação em suplementação alimentar na cirurgia plástica pós-bariátrica” para cirurgiões plásticos, nutricionistas e engenheiros de alimentos”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Friedrichsen, Jéssica Souza Alves, Andressa Rafaella Silva Bruni, Alisson de Lima Figueiredo, Emanoele de Oliveira dos Santos, Geovane Aparecido Ramos da Silva, Elienae da Silva Gomes, Jaqueline Ferreira Silva, Gislaine Almeida Santana Ientz, Milena Keller Bulla, and Oscar Oliveira Santos. "Propriedades e funcionalidades oferecidas a alimentos por filmes e revestimentos comestíveis: Uma revisão." Research, Society and Development 11, no. 13 (October 12, 2022): e468111335649. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i13.35649.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo fornecer uma compreensão sobre as propriedades e funcionalidades de filmes e revestimentos comestíveis, em relação as condições de aplicações em alimentos, baseada em uma revisão bibliográfica. Para isso foram realizadas investigações na literatura dos últimos 5 anos, utilizando as seguintes palavras-chaves: edible film, edible coating, food coating, food film. Esta revisão discute as aplicações de diferentes revestimentos comestíveis (carboidratos, proteínas, lipídios e compósitos) como transportadores de ingredientes funcionais para alimentos capaz de aprimorar sua qualidade e vida útil. Filmes e revestimentos comestíveis são comumente formulados de acordo com as características funcionais que oferece à matriz do produto indicada. No geral, a capacidade empregada divulga efeitos ecologicamente corretos, permitindo controle de impacto ambiental diante a biodegradabilidade, e ao mesmo tempo permita sua ação de barreira diante a conservação de alimentos. Além disso, são considerados um excelente transportador de ingredientes, quando aplicados aditivos bioativos, que são capazes de atingir positivamente a estabilidade e valor nutricional dos alimentos. Existem relatos de aplicação com aspectos de manutenção e controle da qualidade para frutos, hortaliças, carnes e laticínios, uma vez que garantiram a proteção e prolongaram o tempo de armazenamento. A partir do estudo realizado, pode-se definir a necessidade de novas pesquisas que avaliem a integridade ofertada durante processamento e armazenamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Tavares, July-Ana Souza, Manoel Soares Soares Júnior, Fernanda Salamoni Becker, and Eduardo Eifert da Costa. "Mudanças funcionais de farinha de arroz torrada com micro-ondas em função do teor de umidade e do tempo de processamento." Ciência Rural 42, no. 6 (June 2012): 1102–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782012000600025.

Full text
Abstract:
O Brasil está entre os dez maiores produtores de arroz do mundo. Devido ao beneficiamento, boa parte dos grãos é quebrada, gerando um subproduto de baixo valor comercial. A farinha de arroz normalmente é produzida a partir de grãos quebrados e é utilizada em produtos manufaturados devido a suas propriedades funcionais. Visando à obtenção de farinhas com propriedades funcionais diferenciadas e assim ampliar sua utilização como ingrediente em diferentes aplicações na indústria de alimentos, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da umidade e do tempo de torra (variáveis independentes), em micro-ondas, sobre as características funcionais de farinhas de arroz da cultivar 'IRGA 417'. Utilizou-se delineamento experimental composto central. A variação do teor de amilose (TA) entre as farinhas de arroz torradas foi de 16-30g (100g)-1, sendo que nos menores tempos de torra (até 13,3min) e umidade acima de 18,5g (100g)-1 observaram-se os maiores TA. Ocorreu elevação do índice de absorção de água (IAA) à medida que aumentou o tempo de torra das farinhas de arroz. Os valores mais elevados de índice de solubilidade em água (ISA) (25%) foram encontrados para as farinhas de arroz com umidade acima de 22g (100g)-1. Com o aumento do tempo de torra, ocorreu diminuição do pico de viscosidade, viscosidade final e de tendência a retrogradação das farinhas torradas. O contrário foi observado para a quebra de viscosidade. Conclui-se que a torração em micro-ondas pode ampliar as aplicações da farinha de arroz na indústria de alimentos em função das mudanças funcionais resultantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography