To see the other types of publications on this topic, follow the link: Inertní atmosféra.

Journal articles on the topic 'Inertní atmosféra'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 29 journal articles for your research on the topic 'Inertní atmosféra.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Martins, Maria Alice, Luiz Henrique Capparelli Mattoso, and José Dalton Cruz Pessoa. "Comportamento térmico e caracterização morfológica das fibras de mesocarpo e caroço do açaí (Euterpe oleracea Mart.)." Revista Brasileira de Fruticultura 31, no. 4 (December 2009): 1150–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452009000400032.

Full text
Abstract:
A agroindústria do açaí gera uma grande quantidade de resíduos, constituída de caroços e fibras, o que é um grave problema ambiental e de saúde pública. O objetivo deste estudo foi estudar as fibras do mesocarpo e o caroço do fruto do açaí para sua utilização em materiais compósitos. As amostras foram caracterizadas usando análise por termogravimetria (TG/DTG) em atmosferas inerte e oxidativa, microscopia eletrônica de varredura e microscopia óptica. As fibras apresentaram boa estabilidade térmica até 230 ºC e um processo de degradação em atmosfera inerte em três etapas. Em atmosfera oxidativa, as fibras apresentaram menor estabilidade térmica e uma mudança no processo de degradação de três para quatro etapas. os resultados da análise térmica do caroço mostraram um comportamento térmico similar ao da fibra. A microscopia mostrou que as fibras presentes no fruto do açaí recobrem o caroço e possuem morfologia irregular com a presença de células do parênquima na sua superfície. O comportamento térmico das fibras do açaí é semelhante ao de outras fibras vegetais já utilizadas industrialmente na área de compósitos poliméricos, o que abre novas e promissoras áreas para sua utilização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Daniele Zago. "Diagnóstico diferencial das mortes por asfixia." Saúde, Ética & Justiça 10, no. 1-2 (November 7, 2005): 19. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v10i1-2p19-25.

Full text
Abstract:
<span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;"><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;"><p>As mortes por asfixia podem ser causadas por enforcamento, estrangulamento, esganadura, afogamento, sufocação, soterramento ou exposição a atmosferas deficientes em oxigênio. O presente trabalho visa fazer uma revisão dos principais achados perinecroscópicos, necroscópicos, bioquímicos e toxicológicos verificados em casos de morte por asfixia, ressaltando os parâmetros que podem auxiliar no diagnóstico diferencial destes tipos de mortes. Entre os elementos individualizadores dos tipos de asfixia estão lesões cutâneas no pescoço da vítima, nos casos de enforcamento, estrangulamento e esganadura; ferimentos no nariz e boca na sufocação por oclusão dos orifícios respiratórios; fraturas nas costelas, nos casos de sufocação por compressão torácica; corpos estranhos obstruindo as vias respiratórias, nas asfixias aspirativas ou por soterramento; e presença de gases suspeitos nas amostras de sangue e tecidos coletadas do cadáver, somada à atmosfera local compatível, quando o ar é deslocado por gases inertes.</p></span></span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Miranda, Felipe de Souza, Eduardo Sant'Ana Petraconi Prado, Cristian Cley Paterniani Rita, Roberson José da Silva, Mauricio Ribeiro Baldan, and Gilberto Petraconi Filho. "Deposição de recobrimentos de proteção térmica e ambiental por plasma spray utilizando precursor híbrido de SiO2+ZrO2/ Plasma spray deposition of thermal and environmental protection coatings using SiO2+ZrO2 hybrid precursor." Brazilian Applied Science Review 5, no. 4 (July 6, 2021): 1755–66. http://dx.doi.org/10.34115/basrv5n4-002.

Full text
Abstract:
Compósitos reforçados com fibra de carbono (C/C) são materiais amplamente utilizados em componentes estruturais, especialmente quando expostos as intensas cargas aerotermodinâmicas. Sua alta resistência e excepcional tenacidade à fratura, combinados com suas propriedades refratárias, resistência à erosão, corrosão e desgaste tornam este material ideal para aplicações em componentes estruturais, submetidos a altas temperaturas, tais como turbinas e veículos de reentrada atmosférica. Quando utilizados em atmosferas inertes ou em vácuo, os compósitos C/C mantêm suas propriedades a temperaturas superiores a 2000°C. Porém, nas condições de ambientes oxidantes e de elevadas temperaturas, os compósitos a base de fibras de carbono sofrem intensa degradação devido à elevada catalicidade de reações entre o carbono e o oxigênio, dificultando e, muitas vezes, impossibilitando seu uso em dispositivos aeroespaciais. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é a deposição de recobrimentos de barreira ambiental (Environmental Barrier Coating, EBC), utilizando precursores híbridos de ZrO2+SiO2 visando proteção contra oxidação dos compósitos estruturais de C/C. Os recobrimentos serão depositados por meio do processo de spray a plasma de alta velocidade (High Velocity Plasma Spray, HVPS).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Setz, L. F. G., S. R. H. Mello-Castanho, I. Santacruz, R. Moreno, and M. T. Colomer. "Influência da atmosfera na sinterização do cromito de lantânio dopado." Cerâmica 59, no. 351 (September 2013): 366–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132013000300004.

Full text
Abstract:
O cromito de lantânio (LaCrO3) para ser utilizado como interconector em células a combustível de óxido sólido, ademais de possuir condutividade elétrica adequada, deve apresentar alta densidade, contribuindo com a estanqueidade dos gases utilizados. Utilizando LaCrO3 dopado com Sr e Co sintetizado por combustão, estudou-se o efeito das atmosferas inerte (argônio) e oxidante (ar) no comportamento de sinterização e densificação. As peças foram sinterizadas em dilatômetro, caracterizadas com difração de raios X e as densidades foram determinadas pelo método de Arquimedes. Na observação das microestruturas formadas utilizou-se microscopia eletrônica de varredura. Os resultados mostram que as duas atmosferas favorecem a densificação do cromito de lantânio dopado; porém, ciclos térmicos em meios oxidantes podem prejudicar o desempenho do material quando em utilização como interconector.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Mara L. de, Lucianna L. Cabral, Marcia C. A. M. Leite, and Mônica R. C. Marques. "Pirólise de resíduos poliméricos gerados por atividades offshore." Polímeros 19, no. 4 (2009): 297–304. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282009000400009.

Full text
Abstract:
Resíduos plásticos gerados pelas atividades offshore da indústria de exploração e produção de óleo e gás, após caracterização por ensaio de identificação das classes poliméricas e análise térmica, foram pirolisados em atmosfera inerte a 450 °C. Os óleos pirolíticos foram caracterizados por espectrofotometria de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) e cromatografia em fase gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG/EM), indicando a composição de parafinas, olefinas e aromáticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Suratman, Suratman. "Studi kinetika penghilangan air kristal limonit menjadi hematit pada atmosfer inert." Jurnal Teknologi Mineral dan Batubara 13, no. 2 (May 31, 2017): 113–23. http://dx.doi.org/10.30556/jtmb.vol13.no2.2017.204.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gonçalves, Rogério Amaro, Jamilton Pereira Santos, Prabir Kumar Chandra, and Rogério Germani. "Controle de Rhyzopertha dominica pela atmosfera controlada com CO2, em trigo." Pesquisa Agropecuária Brasileira 35, no. 1 (January 2000): 1–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2000000100001.

Full text
Abstract:
A utilização de gases inertes como fumigantes no controle de pragas é uma alternativa ao uso de fosfina. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de uma atmosfera com CO2 no controle de Rhyzoperta dominica (Fabr.) (Coleoptera: Bostrichidae) em grãos de trigo armazenado. O trabalho constou de cinco concentrações de CO2 (0, 30 , 40, 50 e 60%, completadas com N2), três períodos de exposição (5, 10, 15 dias), três populações de R. dominica (Fabr.) (Coleoptera: Bostrichidae) (Campo Mourão, PR, Sete Lagoas, MG e Santa Rosa, RS) e sete fases de desenvolvimento do inseto (ovo, larva de 1º, 2º, 3º e 4º ínstar, pupa e adulto) com três repetições. As diferentes fases da R. dominica foram acondicionadas em tecido organza e levadas para câmaras de expurgo de 200 litros com 75% deste volume repletos de grãos. As câmaras foram vedadas com borracha de silicone para garantir a hermeticidade. Após a vedação das câmaras injetavam-se os gases contendo diferentes teores de CO2. Os resultados mostraram que todos os teores de CO2 causaram 100% de mortalidade de adultos das três populações nos três períodos de exposição utilizados. Em pupas a mortalidade atingiu 100% no teor de 60% de CO2 para as três populações no período de 15 dias de exposição; porém, todos os teores de CO2 utilizados no período de 15 dias de exposição causaram 100% de mortalidade das pupas da população de Santa Rosa. Para o adequado controle de larvas de diferentes ínstares são necessários teores de CO2 iguais ou acima de 50%. Nos períodos de 10 e 15 dias de exposição, todos os teores de CO2 causaram 100% de mortalidade dos ovos das três populações avaliadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Senatore, E. V., S. F. Santos, and T. Ogasawara. "Caracterização do pigmento de ZnCr2O4 sintetizado pelo método dos precursores poliméricos." Cerâmica 60, no. 354 (June 2014): 187–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132014000200004.

Full text
Abstract:
O pigmento de cromita de zinco foi sintetizado pelo método Pechini. Inicialmente, realizou-se um estudo de análise termodinâmica, visando prever os detalhes operacionais para síntese do pigmento pelo método de co-precipitação química. Entretanto, os resultados deste estudo mostraram que embora possível, o mesmo é de difícil execução prática, já que seria necessário uso de atmosfera inerte, preferencialmente atmosfera de hidrogênio e uma faixa de pH (5,5-6,5) muito estreita. Diante disto, escolheu-se como rota de síntese o método Pechini ou método do precursor polimérico. Após calcinação em diferentes temperaturas, os pigmentos foram caracterizados por análises difração de raios X, análises térmicas, microscopia eletrônica de varredura e analises colorimétricas usando o método CIElAB. Os pigmentos foram incorporados a fritas cerâmicas e seu comportamento neste sistema foi caracterizado. Os resultados de cor confirmaram a cor verde do pigmento que corresponde a valores negativos da coordenada a*. Além disso, estudou-se estabilidade da cor obtida por meio da avaliação colorimétrica do pigmento em diferentes condições de luminosidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Tatagiba, Luiz Claudio Soares, Renata Barbosa Gonçalves, and Ronaldo Paranhos. "Tendências no desenvolvimento de gases de proteção utilizados na soldagem MIG/MAG." Soldagem & Inspeção 17, no. 3 (September 2012): 218–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-92242012000300006.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão do estado da arte sobre os gases de proteção usados nos processos de soldagem a arco elétrico, com ênfase na soldagem MIG/MAG do aço. São apresentados os principais conceitos da física do arco e as propriedades relacionadas aos gases de proteção. O modelo de atmosfera ligeiramente oxidante para os gases de proteção é discutido, sendo mostradas as formulações dos gases estudados em artigos científicos e em patentes depositadas, bem como as reivindicações (vantagens) requeridas. Também são mencionados alguns poucos estudos usando adições de gases não convencionais. Foi observado que no desenvolvimento de gases de proteção para soldagem MIG/MAG do aço predomina o modelo da formação de atmosfera ligeiramente oxidante. A maioria das formulações propostas envolve o uso de misturas binárias, ternárias e até quaternárias dos gases Ar, He, CO2 e O2. Em aplicações específicas, adições de N2 e H2 foram usadas. Neste sentido, pouca inovação foi identificada, sendo atribuídas possíveis razões a este fato. A tendência observada para o desenvolvimento de gases de proteção parece ser o uso de misturas ricas em gases inertes, com adições calibradas de elementos oxidantes, sempre atendendo a aplicações específicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Simões, André L. C., Neusa M. T. Pires, Mauro de C. B. Dolinsky, Marco A. P. Dias, and Fernanda M. B. Coutinho. "Estudo da polimerização do 2-metil, 1,3-butadieno via catalisadores lantanídicos: influência do tipo de alquilalumínio, da temperatura reacional e da concentração do catalisador." Polímeros 21, no. 1 (February 11, 2011): 19–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282011005000014.

Full text
Abstract:
Os catalisadores lantanídicos são muito eficientes na polimerização estereoespecífica de dienos, principalmente aqueles à base de neodímio. Neste trabalho será apresentado o estudo da polimerização do 2-metil, 1,3-butadieno com catalisadores à base de neodímio, utilizados comercialmente na polimerização do 1,3-butadieno. Foi estudado o efeito da temperatura, do tipo de alquilalumínio e da concentração de catalisador. As reações foram realizadas em reator de aço inox sob atmosfera inerte, usando como solvente o hexano e uma concentração de 2-metil, 1,3-butadieno de 12%. Foram obtidos polímeros com massas molares na faixa de 1,0 a 1,5 × 105 e teor de unidades repetitivas cis em torno de 97%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Souza, A. D. V., A. R. M. Gualberto, R. Salomão, and A. C. Hernandes. "Cerâmica transparente de Y2O3 obtida por sinterização rápida em forno de radio frequência sob atmosfera de vácuo dinâmico." Cerâmica 60, no. 354 (June 2014): 231–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132014000200011.

Full text
Abstract:
Monocristais de ítria (Y2O3) são importantes materiais hospedeiros para lasers. Entretanto, seu elevado ponto de fusão (2450 ºC) dificulta o processo de crescimento de monocristais. Uma alternativa para a obtenção de ítria policristalina com propriedades similares às dos monocristais é a fabricação de cerâmicas transparentes. Desta forma, este trabalho teve o propósito de desenvolver uma metodologia para fabricar cerâmicas transparentes de ítria, utilizando-se um forno de indução eletromagnética que permite o uso controlado de atmosferas inertes ou redutoras e pode atingir temperaturas próximas a 2000 ºC, com taxas de aquecimento maiores que 100 ºC/min. Os pós-precursores foram preparados por meio de reação do estado sólido usando 3% em mol de ZrO2 como aditivo. As amostras foram conformadas em discos com 12 mm de diâmetro e 1 mm de espessura sob uma pressão uniaxial de 50 MPa e isostática de 350 MPa. Em seguida, foram sinterizadas a 1800 e 1900 ºC com tempos de sinterização de 1 e 5 h. Difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura foram usadas na caracterização estrutural e microestrutural das amostras e sua transmissividade ótica foi medida por meio de espectrofotometria. Através da sinterização em forno de indução foi possível obter cerâmicas com até 60 % de transmissão em linha na região de 800 nm em tempos de sinterização menores que os descritos na literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Schiavon, M. A., S. U. A. Redondo, and I. V. P. Yoshida. "Caracterização térmica e morfológica de fibras contínuas de basalto." Cerâmica 53, no. 326 (June 2007): 212–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132007000200017.

Full text
Abstract:
Os basaltos são rochas vulcânicas abundantes provenientes de extensos derrames de lava. A tecnologia de fiação contínua produz filamentos de basalto na forma de fios micrométricos amorfos. Neste trabalho são apresentados resultados da caracterização térmica e morfológica de fibras longas de basalto, de diâmetro micrométrico. Estas fibras apresentaram excelente estabilidade térmica, resultando em alterações de massa menor que 1% sob aquecimento até a temperatura de 1000 ºC, em atmosfera inerte ou oxidante. Por outro lado, a ~ 800 ºC ocorreu a cristalização parcial das fibras de basalto, com a formação de fases cristalinas de silicatos e alumino-silicatos, como a anortita, da classe dos plagioclásios. A morfologia das fibras, aquecidas a 1000 ºC, foi alterada devido à fusão e cristalização das fases presentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Escócio, Viviane A., Leila L. Y. Visconte, Mariana B. M. de Carvalho, Regina C. R. Nunes, and Volker Altstädt. "Caracterização térmica e dinâmico-mecânica de compósitos TPU/mica preparados em reômetro de torque." Polímeros 21, no. 3 (June 17, 2011): 240–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282011005000033.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo a incorporação da mica à matriz do elastômero termoplástico de poliuretano (TPU) tipo poliéter, para o desenvolvimento de novos materiais nos quais as propriedades inerentes da mica possam ser combinadas às do TPU. Este elastômero termoplástico tem alto custo, ao contrário da mica, que é de baixo custo e abundante no Brasil. Os diferentes compósitos, com teores de mica variando de 0 a 20 phr (por cem partes de resina), foram preparados em misturador interno, acoplado a um reômetro de torque Haake. Estes compósitos foram analisados termicamente por análise termogravimétrica (TGA) e análise dinâmico-mecânica (DMA). Foi observado que a incorporação de mica ao TPU altera as propriedades dinâmico-mecânicas bem como a estabilidade térmica deste polímero em diferentes atmosferas. A adição de mica desloca o início da degradação para temperaturas mais baixas nas duas atmosferas (inerte e oxidante) e a temperatura de transição vítrea tem ligeira diminuição com o aumento do teor de mica. Os resultados decorrem principalmente das interações entre a mica e o segmento rígido do TPU, durante o processamento em misturador interno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Guinesi, Luciana Simionatto, Clóvis Augusto Ribeiro, Marisa Spirandeli Crespi, and Ana Maria Veronezi. "Preparação e caracterização do complexo sólido de estanho(II)-EDTA e influência do tratamento térmico sobre a morfologia do resíduo SnO2." Eclética Química 27, spe (2002): 241–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-46702002000200020.

Full text
Abstract:
A síntese do complexo sólido de estanho(II)-EDTA é descrita e sua caracterização efetuada através da análise elementar, espectroscopia de absorção na região do infravermelho, difratometria de raios X e ressonância magnética nuclear de ¹H e 13C. O comportamento térmico é avaliado através das curvas termogravimétricas TG e de análise térmica diferencial DTA em atmosferas inerte e oxidante sugerindo etapas de decomposição térmica para o quelato de estequiometria [H2SnH2O(NCH2(CH2COO)2)2].¹/2H2O. As microscopias eletrônicas de varredura demonstram diferentes morfologias para os resíduos óxidos obtidos a 1200ºC em função da razão de aquecimento utilizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Carneiro, Débora da S., and Mônica R. da C. Marques. "Co-pirólise de resíduos de polietileno com gasóleo pesado da Bacia de Campos." Polímeros 21, no. 5 (December 13, 2011): 347–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282011005000074.

Full text
Abstract:
Neste estudo, quatro misturas de PEBD pós-consumo com gasóleo pesado da Bacia de Campos, em diferentes proporções, foram submetidas à pirólise em atmosfera inerte a 550 °C. Os líquidos pirolíticos foram caracterizados por cromatografia em fase gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG/EM). A pirólise do gasóleo puro forneceu elevado teor de resíduo e apenas 4% hidrocarbonetos na faixa do óleo diesel. Por outro lado, a pirólise da mistura de gasóleo com PEBD (na proporção 1/0,5 em m/m) forneceu 20% de hidrocarbonetos leves com elevada produção de óleo pirolítico (96%). Desta forma, pode-se concluir que a pirólise de resíduos plásticos com gasóleo pesado pode ser uma tecnologia promissora não apenas para aumentar a formação de hidrocarbonetos leves derivados de gasóleo pesado como também para o reaproveitamento de resíduos plásticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Schvartzman, M. M. A. M., Adalberto Matias, and J. R. B. Cruz. "Avaliação da corrosão sob tensão em aço inoxidável AISI 321 em ambiente de reator nuclear." Matéria (Rio de Janeiro) 15, no. 1 (2010): 40–49. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762010000100006.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo avaliar a suscetibilidade à corrosão sob tensão do aço inoxidável austenítico AISI 321 em ambiente similar ao de um reator nuclear. Utilizou-se o ensaio de taxa de deformação lenta - SSRT (Slow Strain Rate Test), que é um dos métodos mais recentes desenvolvidos para avaliar o processo de CST (Corrosão Sob Tensão) em laboratório. Os ensaios foram realizados à temperatura de 288°C e pressão de 8 MPa, em meio aquoso, contendo 1000 ppm de B e 2,2 ppm de Li, e em atmosfera inerte (N2). Os resultados indicaram que a taxa de deformação de 3x10-7 s-1 é adequada para realizar avaliações comparativas do processo de CST utilizando o ensaio de SSRT e que o aço AISI 321 apresenta baixa suscetibilidade à CST nas condições estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Deksnys, T. P., R. R. Menezes, E. Fagury-Neto, and R. H. G. A. Kiminami. "Síntese de Al2O3/SiC em forno de microondas: estudo de parâmetros do processo." Cerâmica 51, no. 320 (December 2005): 343–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132005000400007.

Full text
Abstract:
Estudos demonstram a eficiência do método de moagem prévia do aluminossilicato precursor para a síntese da fase Al2O3/SiC por meio da reação de redução carbotérmica em forno de microondas. No presente trabalho, além da moagem do precursor, outros parâmetros de reação foram estudados, como tempo de reação, potência da radiação emitida e fluxo de gás. As reações foram realizadas em forno de microondas semi-industrial, com adaptação para inserção de gás inerte. Dois tipos de reatores foram avaliados: um reator cilíndrico, termicamente isolado, e um reator tubular de leito fixo, nos quais foram colocados os precursores peletizados. Existe uma relação direta entre a saturação da atmosfera de reação com a cinética de redução carbotérmica do aluminossilicato. Esse comportamento, aliado a elevadas potências de emissão, favorecem a formação da fase Al2O3/SiC em períodos de tempo reduzidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Brito Júnior, Carlos A. R., Robson R. Fleming, Luiz C. Pardini, and Nilton P. Alves. "Análise térmica da poliacrilonitrila plastificada com glicerol em extrusora." Polímeros 22, no. 4 (August 28, 2012): 364–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282012005000055.

Full text
Abstract:
Neste trabalho são apresentados resultados de análise térmica para poliacrilonitrila (PAN) plastificada com glicerina. Foram observados os efeitos da glicerina de alta pureza (glicerol) e demais aditivos à base de glicóis na fusão e degradação térmica da PAN pela técnica de DSC sob alta taxa de aquecimento (90 °C/min) e atmosfera inerte. Foi constatado que o glicerol reduziu a temperatura de fusão da PAN de 290 °C para 217 °C. Em uma etapa preliminar foi empregado o método de Kissinger para verificar o efeito da composição química da PAN sob sua degradação térmica. A energia de ativação aparente para o copolímero de PAN foi calculada em 149 kJ.mol-1. Sugeriu-se que a presença do comonômero acetato de vinila (AV) na composição química da PAN proporcionou menor entalpia de degradação (353 J.g-1) em comparação com outros comonômeros constituintes de uma PAN precursora de fibras de carbono (988 J.g-1).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Teleken, J. G., G. Bonassa, L. T. Schneider, E. I. B. Parisotto, and A. F. De Oliveira. "POTENCIAL DENDROENERGÉTICO DE COMBUSTÍVEIS SÓLIDOS DE EUCALYPTUS GRANDIS." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 4 (December 16, 2015): 523. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v4e02015523-531.

Full text
Abstract:
A utilização de combustíveis fósseis ainda é o grande pilar de sustentação da atual matriz energética mundial, porém devido a questões ambientais relacionadas ao efeito estufa, emissões de CO2 e mudanças climáticas, juntamente aos impasses econômicos associados aos preços do petróleo, tais combustíveis vêm sendo substituídos por demais fontes de energias renováveis, onde pellets e materiais carbonizados de biomassa são vistos como alternativas para a geração de energia. A peletização consiste em comprimir a matéria-prima, onde a lignina serve como aglutinante e a carbonização ocorre em atmosfera inerte, havendo degradação parcial da matéria. Assim sendo, o presente trabalho objetivou análises de pellets de eucalipto e dos mesmos carbonizados analisando os teores de: umidade, carbono, voláteis e cinzas, de ambos os materiais, comparando suas propriedades e afirmando o poder dendrocombustível. Após a carbonização o teor de carbono do material teve um aumento de quatro vezes, com redução de voláteis e umidade, o que é vantajoso para o processo de combustão e geração de energia térmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Baldotto, Marihus Altoé, Luciano Pasqualoto Canellas, Maria Cristina Canela, Marcelo Luiz Simões, Ladislau Martin-Neto, Maurício Paulo Ferreira Fontes, and Ary Carlos Xavier Velloso. "Propriedades redox e grupos funcionais de ácidos húmicos isolados de adubos orgânicos." Revista Brasileira de Ciência do Solo 31, no. 3 (June 2007): 465–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832007000300006.

Full text
Abstract:
Dependendo das condições do sistema, os ácidos húmicos podem atuar como oxidantes ou redutores. Nos sistemas naturais, o fluxo de elétrons está diretamente associado à quantidade e à qualidade do húmus. O potencial do eletrodo e a capacidade de oxidação informam sobre os fatores intensidade e capacidade dos sistemas redox, respectivamente. Estudos prévios têm aventado a hipótese de que radicais livres nos ácidos húmicos participam dessas reações redox. No presente estudo, seis ácidos húmicos isolados de adubos orgânicos foram titulados com um oxidante (I2) em atmosfera inerte e condições especificadas. Os ácidos húmicos apresentaram valores do potencial formal-padrão do eletrodo semelhantes: entre 0,773 e 0,794 V a 25 ºC. A capacidade de oxidação dos ácidos húmicos variou de 3,88 a 4,39 mol c kg-1 a pH 5,0 e de 5,35 a 7,89 mol c kg-1 a pH 7,0. Foi observada correlação positiva e significativa entre a capacidade de oxidação dos ácidos húmicos e as suas concentrações de grupos funcionais fenólicos, quinonas e semiquinonas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Garcia, Dorival Pinheiro, José Cláudio Caraschi, and Gustavo Ventorim. "DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DE PELLETS DE MADEIRA POR TGA." HOLOS 1 (February 15, 2016): 327. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2016.3886.

Full text
Abstract:
A utilização dos pellets de madeira para a geração de energia térmica está se difundindo no Brasil e a termogravimetria tem sido amplamente aplicada para o estudo da decomposição da madeira e seus principais componentes como a celulose, hemiceluloses e lignina. O objetivo deste trabalho foi investigar o comportamento térmico de quatro diferentes amostras de pellets de madeira, em condições não isotérmicas, por meio das análises termogravimétricas TGA. Os ensaios foram conduzidos desde a temperatura ambiente até 500°C, com taxa de aquecimento de 20°C/min, em atmosfera inerte de gás nitrogênio, com fluxo de 100 mL/min. Os termogramas mostraram três estágios de decomposição: o primeiro, atribuído à evaporação da água e dos materiais voláteis; o segundo, refere-se à decomposição da holocelulose na pirólise ativa; e o terceiro, atribuído a decomposição da lignina na pirólise passiva. Além disso, conclui-se que a maior decomposição térmica ocorreu na faixa de temperatura compreendida entre 250°C e 400°C, com perdas superiores a 60,8% da massa inicial do biocombustível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Silva, Marcos Anacleto da, Maria I. B. Tavares, Suelen A. M. Nascimento, and Elton J. da R. Rodrigues. "Caracterização de nanocompósitos de poliuretano/montmorilonita organofílica por RMN de baixo campo." Polímeros 22, no. 5 (October 18, 2012): 481–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282012005000064.

Full text
Abstract:
Poliuretanos são materiais poliméricos importantes e versáteis, principalmente devido a algumas de suas propriedades, como alta resistência à abrasão, resistência ao rasgo, excelente absorção de choques mecânicos, boa flexibilidade e elasticidade. No entanto, existem também algumas desvantagens, como a baixa estabilidade térmica e propriedade de barreira. Para superar essas desvantagens, têm sido produzidos nanocompósitos de poliuretano/montmorilonita organofílica. A investigação da estrutura dos nanocompósitos de poliuretano/argila tem sido realizada principalmente por difração de raios X (DRX) e microscopia eletrônica de transmissão (TEM). Neste trabalho, foram estudados filmes de nanocompósitos de PU/argila organofílica obtidos por intercalação por solução. Os nanocompósitos foram caracterizados por DRX e, principalmente, por ressonância magnética nuclear de baixo campo (RMN-BC). As medidas de RMN-BC, com a determinação do tempo de relaxação spin-rede do núcleo de hidrogênio, forneceram informações ímpares e importantes sobre a dinâmica molecular desses nanocompósitos. Para validar esse estudo foram realizadas análises de difração de raios X, que confirmaram os resultados de RMN. A estabilidade térmica dos materiais também foi determinada por análise termogravimétrica em atmosfera de gás inerte, observando-se pequena melhora na estabilidade do nanocompósito quando comparado com o poliuretano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Domingos, Eloilson, Thieres M. C. Pereira, Eustáquio V. R. de Castro, Wanderson Romão, Geovane L. de Sena, and Regina C. L. Guimarães. "Monitorando a degradação da poliamida 11 (PA-11) via espectroscopia na região do infravermelho médio com transformada de fourier (FTIR)." Polímeros 23, no. 1 (October 30, 2012): 37–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282012005000070.

Full text
Abstract:
O potencial da técnica de espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier e acessório de reflexão total atenuada (FTIR-ATR) foi avaliado para o monitoramento da degradação da poliamida 11 (PA-11) usada em dutos flexíveis. As amostras foram submetidas a envelhecimento em reatores com pressão controlada e atmosfera inerte. Os corpos de prova foram imersos em água deionizada (pH 7), nas temperaturas de 110, 120 e 140 ºC por um período de até 50 dias. A técnica recomendada para monitoramento da degradação da PA-11 é a viscosimetria, através de medidas da viscosidade inerente corrigida (VIC) e a análise termogravimétrica (TGA). O comportamento observado para a VIC e TGA durante o envelhecimento possibilitou a construção de modelos que correlacionam com a técnica de FTIR-ATR. A partir dos resultados de FTIR-ATR, a variação na intensidade da banda atribuída à fase amorfa, 1161 cm-1, possibilitou o monitoramento do envelhecimento quando associamos a técnica a modelos quimiométricos como o de regressão dos mínimos quadrados parciais, PLS. Portanto, a técnica FTIR-ATR pode ser uma nova alternativa no monitoramento da degradação hidrolítica da PA-11, eliminando assim o uso de solventes orgânicos tóxicos e reduzindo, consequentemente, o tempo de análise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Wahyu Aji, Jamiul Alim, and Sri Purwantini. "IDENTIFIKASI DAMPAK DECK WATER SEAL UNTUK PENINGKATAN KERJA INERT GAS SYSTEM DI MT. GREEN STARS DENGAN METODE FTA." Dinamika Bahari 8, no. 1 (October 31, 2017): 1837–43. http://dx.doi.org/10.46484/db.v8i1.60.

Full text
Abstract:
Inert Gas System adalah pesawat bantu yang digunakan untuk mempertahankan kadaroksigen yang rendah dalam tangki sehingga memungkinkan timbulnya kebakaran. Purging padatangki-tangki muatan yang kosong dengan maksud menggantikan campuran hidrokarbon gasdengan inert gas agar bisa mengurangi konsentrasi atau kadar hidrokarbon di bawah garisyang disebut Critical Dilution. Kalau sampai ada udara segar masuk ke dalam tangki tersebutmaka kondisi atmosfir dalam tangki akan segera masuk dalam kantong dimana campuran inidapat terbakar atau rusak. Terdapat 3 permasalahan yang terdapat pada IGS saat dioperasikanyaitu perawatan Deck Water Seal diperlukan dalam pengoperasian IGS, dampak apabila DeckWater Seal tidak bekerja secara maksimal dan upaya yang dilakukan agar Deck Water Sealbekerja secara maksimal dalam pengoperasian IGS. Untuk mengupayakan agar IGS dapat beroperasi dengan maksimal maka diadakanpenanganan yang baik dan tepat, dalam mencari solusi permasalahan digunakan metode FaultTree Analysis (FTA). Metode analisis ini terutama digunakan dalam bidang teknik keselamatandan rekayasa keandalan untuk memahami bagaimana sistem bisa gagal, untuk mengidentifikasicara terbaik untuk mengurangi resiko angka kejadian kecelakaan keselamatan atau systemfungsional, FTA mengidentifikasi hubungan antara faktor penyebab dan ditampilkan dalambentuk pohon kesalahan yang melibatkan suatu gerbang logika sederhana. Perawatan DeckWater Seal sangat penting dalam pengoperasian IGS, yaitu salah satunya merawat komponenyang menunjang kinerja dari Deck Water Seal seperti demister pad, inert gas blower. Dalamdemister pad ada komponen lain yaitu deck seal pump dan drain valve. Begitu juga dalan inergas blower ada safety valve, mast riser, non return valve. Komponen tersebut sangatlah pentingguna menunjang kinerja dari deck water seal. Masinis dapat melaksanakan kegiatan perawatandengan baik terhadap deck water seal, agar kerja dari deck water seal dapat bekerja secaramaksimal pada saat pengoperasian IGS di kapal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Souza, Lyssa Martins de, Jefferson Bezerra Bezerra, Wiully Luan Valverde de Queiroz, Paulo Fernando Trugilho, Thiago De Paula Protásio, Tiago Marcolino de Souza, and Lina Bufalino. "Comparação da qualidade dos tecidos do pecíolo de buriti (Mauritia flexuosa L. f.) para combustão e carbonização." Ciência Florestal 30, no. 2 (June 4, 2020): 516. http://dx.doi.org/10.5902/1980509839653.

Full text
Abstract:
Apesar da importância social, cultural e econômica para a Região Amazônica, o potencial energético da Mauritia flexuosa, popularmente conhecida como buriti, ainda não foi explorado para ampliar as possibilidades de uso dessa espécie pelas comunidades locais. Assim, o objetivo deste trabalho é comparar o potencial dos tecidos que compõem o pecíolo de Mauritia flexuosa para combustão e carbonização. O miolo e casca do pecíolo foram separados e caracterizados por composição química (extrativos removíveis por água e totais, lignina e cinzas), umidade base úmida, composição imediata (teores de materiais voláteis, carbono fixo e cinzas), densidade básica, poder calorífico superior e análise termogravimétrica em atmosfera inerte de N2. Os dois tecidos do pecíolo de Mauritia flexuosa apresentaram vantagens para finalidades bioenergéticas, como: baixo teor de cinzas (≤ 2%), além de teor de carbono fixo (≈ 18%) e poder calorífico superior (≈ 18 MJ kg-1) adequados. Para miolo e casca, os teores de lignina (19 e 28%, respectivamente), extrativos (8,9 e 5%, respectivamente), e densidade básica (0,041 e 0,267 g cm-3, respectivamente) diferiram significativamente. Contudo, a composição imediata dos tecidos não foi influenciada por essas diferenças, ao contrário do poder calorífico e densidade energética. O comportamento termogravimétrico demonstrou taxa de degradação superior e rendimento final em massa inferior (7%) para o miolo em relação à casca. A casca apresentou melhor qualidade para combustão e carbonização em comparação ao miolo. Esse resultado é vantajoso para as comunidades extrativistas da Amazônia, pois a casca é um resíduo do processamento do pecíolo para obtenção do miolo, destinado à produção de artesanatos. Pela baixa densidade básica, o miolo é mais indicado para torrefação, densificação, pirólise para geração de bio-óleo e produção de filtros naturais e carvões ativados do que para combustão direta e carbonização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Ores Bonamigo, Angelo, Jorge Luis Braz Medeiros, Luciano Volcanoglo Biehl, Hektor Oliveira Borges, and José de Souza. "Influência da atmosfera de sinterização na densificação de uma liga Monel 400." Revista Liberato, December 19, 2019, 169–76. http://dx.doi.org/10.31514/rliberato.2019v20n34.p169.

Full text
Abstract:
Resumo O presente estudo compara a densificação de amostras de uma liga de níquel Monel 400 sinterizadas em duas diferentes atmosferas, sendo uma atmosfera inerte de gás argônio e outra um sólido composto de coque de petróleo. Três pares de amostra foram feitos, cada uma delas compactadas em diferentes pressões de 665 MPa, 1350 MPa e 2000 MPa; nos pares de mesma pressão, uma amostra foi sinterizada no meio gasoso, e a outra amostra sinterizada no meio sólido a uma temperatura de 1100°C por um tempo de 180 minutos. Diversas imagens metalográficas foram obtidas e analisadas por meio de software, para descobrir a porcentagem de área porosa superficial. Verificou-se que as amostras que tiveram maior pressão de compactação obtiveram uma menor área porosa, assim como as sinterizadas, em meio sólido, também obtiveram uma maior densificação, em relação às amostras sinterizadas em meio gasoso. Palavras-chave: Densificação. Sinterização. Atmosferas de sinterização. Abstract The present study compares the densification of samples of a sintered Monel 400 nickel alloy in two different atmospheres, one being an inert atmosphere of argon gas and other a solid medium composed of petroleum coke. Three sample pairs were made, each compressed at different pressures of 665 MPa, 1350 MPa and 2000 MPa; in the same pressure pairs, one sample was sintered in the gaseous environment, and the other sample sintered in the solid environment at a temperature of 1100 ° C for a time of 180 minutes. Several metallographic images were obtained and analyzed by software to find the percentage of porous surface area. It was found that the samples that had higher compaction pressure had a smaller porous area, as well as the sintered ones, in solid medium, also had a higher densification, compared to the sintered samples in gas medium. Keywords: Densification. Sintering. Sintering atmospheres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Konatu, Reginaldo Toshihiro, Kerolene Barboza da Silva, Felipe Da Silva Barros, and Ana Paula Rosifini Alves Claro. "Análise do processamento da liga Ti30Ta visando aplicação biomédica." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 5, no. 5 (October 23, 2016). http://dx.doi.org/10.21270/archi.v5i5.1323.

Full text
Abstract:
Ligas de titânio são utilizadas para aplicações biomédicas devido às excelentes propriedades mecânicas, resistência à corrosão e biocompatibilidade. No presente trabalho foram analisadas a microestrutura e as propriedades mecânicas da liga Ti-30Ta com diferentes níveis de compressão. A liga foi obtida por fundição em forno a arco voltaico com atmosfera inerte de argônio, homogeneizada, forjada e solubilizada. Para caracterização da liga Ti30Ta foram utilizadas técnicas de difração de raios-X (DRX) em temperatura ambiente e com aquecimento, calorimetria diferencial de varredura (DSC), microscopia eletrônica de transmissão (TEM) e compressão. As amostras deformadas em 19%, 22% e 44% foram avaliadas usando as técnicas de DRX, microscopia óptica e microdureza. A liga apresentou transformação alotrópica a uma temperatura próxima de 650 °C e microestrutura do tipo α''. A compressão resultou no cisalhamento da amostra de 44% e valores de dureza próximos para as demais amostras analisadas.Descritores: Ligas; Titânio; Propriedades Físicas e Químicas; Difração de Raios-X.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Dias, Fabiano da Silva, Tayra Rodrigues Brazil, Larissa Stieven Montagna, and Mirabel Cerqueira Rezende. "Estudo da influência dos parâmetros de tratamento térmico da resina furfurílica nas características morfológicas, estruturais e condutividade elétrica do carbono vítreo reticulado." Matéria (Rio de Janeiro) 26, no. 2 (2021). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620210002.1295.

Full text
Abstract:
RESUMO O carbono vítreo reticulado (CVR) é um material carbonoso, rico em átomos de carbono ligados por ligações sp2, obtido pelo tratamento térmico (TT) de carbonização (a pelo menos 1000 ºC, sob atmosfera inerte) de resinas termorrígidas. A sua obtenção pode se dar por diferentes metodologias, usualmente pelo uso de um material de sacrifício, que se degrada durante o TT e gera poros de transporte. Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência de diferentes tempos de patamar (2, 8, 12, 24 e 36 h) a 1000 ºC nas características estruturais, morfológicas e condutividade elétrica de amostras de CVR obtidas a partir de uma espuma de poliuretano (PU, material de sacrifício), impregnada com resina furfurílica (PFA). A espuma de PU/PFA foi caracterizada por espectrofotometria de infravermelho com transformada de Fourier (FT-IR) e análises termogravimétricas, as amostras de CVR por difração de raios X (DRX), microscopias óptica (MO) e eletrônica de varredura (MEV), e condutividade elétrica por 2 pontas. Os resultados de FT-IR e DRX confirmam a conversão da espuma de PU/PFA no CVR, com um rendimento de ~44%. As análises de DRX também evidenciam mudanças no ordenamento estrutural das amostras de CVR em função dos diferentes tempos de patamar, devido à provável expulsão de heteroátomos ainda presentes na estrutura do referido material carbonoso. As medidas de condutividade elétrica corroboram com essa observação, com um aumento significativo a partir de 8 h de patamar (de 1,71 x 10-1 para 1,17 x 104 S.cm-1), como uma consequência da diminuição de defeitos na estrutura do CVR. As micrografias mostram a estrutura alveolar da espuma de PU/PFA, rica em poros de transporte, que é preservada no CVR, após a carbonização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Hashim, Jasmi. "The Production of Cast Metal Matrix Composite by a Modified Stir Casting Method." Jurnal Teknologi, January 20, 2012. http://dx.doi.org/10.11113/jt.v35.588.

Full text
Abstract:
Dalam praktik biasa teknik tuangan kacau, komposit matriks logam dihasilkan dengan cara meleburkan bahan matriks dalam suatu bekas kemudiannya leburan logam ini dikacau dengan kuat untuk membentuk vorteks dan bahan tetulang partikel dimasukkan melalui bahagian tepi vorteks yang telah terbentuk. Daripada satu sudut pandangan pendekatan ini mempunyai kekurangan, yang timbul daripada kaedah memasukkan partikel dan kaedah pengacuan. Semasa penambahan partikel ini dilakukan akan berlaku pemejalan setempat dalam leburan tersebut yang teraruh oleh partikel, dan ini akan meningkatkan kelikatan buburan tersebut. Kaedah penambahan partikel melalui bahagian atas ini juga akan memasukkan udara ke dalam buburan yang muncul sebagai poket udara di antara partikel tersebut. Kadar penambahan partikel ini juga perlu diperlahankan terutamanya apabila terdapat peningkatan pecahan isipadu partikel yang digunakan. Proses ini akan memakan masa yang lama terutamanya untuk produk yang lebih besar. Kajian ini mencadangkan satu pendekatan baru untuk menghasilkan tuangan MMC. Apabila semua bahan dimasukkan ke dalam mengkok grafit dan dipanaskan dalam atmosfera lengai sehingga aloi matriks menjadi lebur dan kemudiannya diikuti dengan tindakan kacauan dua-langkap sebelum penuangan ke dalam acuan, mempunyai kelebihan daripada segi menggalakkan kebolehbasahan di antara partikel silikon karbida dengan aloi A359 aloi matriks. Kejayaan penambahan partikel silikon karbida ke dalam aloi matriks telah menunjukkan bahawa kebolehbasahan di antara partikel silikon karbida, dan sifat mekanikal seperti kekerasan dan kekuatan tegangan adalah setanding dengan data sebelumnya yang dihasilkan oleh penyelidik lain. Kata kunci: Komposit matriks logam; tuangan kacau; kebolehbasahan; kekerasan; kekuatan; penyebaran partikel In a normal practice of stir casting technique, cast metal matrix composites (MMC) is produced by melting the matrix material in a vessel, then the molten metal is stirred thoroughly to from a vortex and the reinforcement particles are introduced through the side of the vortex formed. From some point of view this approach has disadvantages, mainly arising from the particle addition and the stirring methods. During particle addition there is undoubtedly local solidification of the melt induced by the particles, and this increase the viscosity of the slurry. A top addition method also will introduced air into the slurry which appears as air pockets between the particles. The rate of particle addition also needs to be slowed down especially when the volume fraction of the particles to be used increases. This is time consuming for a bigger product. This study propose a new approach of producing cast MMC. When all substances are placed in a graphite crucible and heated in an inert atmosphere until the matrix alloy is melted and then followed by a two–step stirring action before pouring into a mould has advantages in terms of promoting wettability between the silicon carbide particle and the A359 matrix alloy. The success of the incorporation of silicon carbide particles into the matrix alloy showed that the wettability between silicon carbide particles and mechanical properties such as hardness and tensile strength are comparable with previous data produced by other researchers. Keywords: Metal matrix composite; stir casting; wettability; hardness; tensile strength; particle distribution.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography