Academic literature on the topic 'Índios (exposições)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Índios (exposições).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Índios (exposições)"

1

Vieira, Marina Cavalcante. "A Exposição Antropológica Brasileira de 1882 e a exibição de índios botocudos: performances de primeiro contato em um caso de zoológico humano brasileiro." Horizontes Antropológicos 25, no. 53 (April 2019): 317–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832019000100012.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo remonta a Exposição Antropológica Brasileira, exibida no Segundo Império, no ano de 1882, no Museu Nacional do Rio de Janeiro. Convido o leitor a interpretar esse evento pouco lembrado da história brasileira, com o intuito de reconstituir a apresentação de sete índios botocudos, levados à corte com a finalidade de serem expostos ao público e ao mesmo tempo estudados pelos pesquisadores do Museu Nacional. Finda a participação dos índios botocudos na referida exposição, publica-se a notícia de que alguns destes mesmos índios teriam sido enviados para a Europa, gerando acaloradas discussões na imprensa nacional. A partir de documentos institucionais do Museu Nacional e reportagens de jornais da época, lança-se luz sobre o fenômeno das grandes exposições antropológicas de finais do século XIX, aqui entendidas como zoológicos humanos. Diante desse evento e da prática de colecionamento e tráfico de pessoas e objetos etnográficos, abre-se um espelho, desde o qual se pode vislumbrar a formação da antropologia brasileira e questões fundamentais à identidade nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Roca, Andrea. "Museus indígenas na Costa Noroeste do Canadá e nos Estados Unidos: colaboração, colecionamento e autorrepresentação." Revista de Antropologia 58, no. 2 (December 22, 2015): 117. http://dx.doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2015.108515.

Full text
Abstract:
A revisão das relações históricas de dominação nos museus etnográficos e o aparecimento e proliferação dos museus indígenas se enquadram dentro da virada pós-colonialista das últimas décadas. Enquanto os primeiros se reconheceram como instrumentos de legitimação da expansão colonial e começaram a considerar a presença dos produtores dos objetos expostos, os segundos foram aparecendo para reclamar as soberanias indígenas sobre a definição e interpretação de suas próprias histórias. Nesse processo de descolonização museológica, uma das práticas cruciais é o chamado “trabalho colaborativo” entre os profissionais que trabalham nos museus e os índios. A partir da leitura de uma série de trabalhos e exposições na Costa Noroeste do Canadá e nos Estados Unidos onde a colaboração aparece invocada, este trabalho propõe avaliar os alcances, limites e pontos de contato entre o trabalho colaborativo e a autorrepresentação indígena, fornecendo uma estrutura analítica que vai além das fronteiras desses dois países.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Restrepo, María Clara, Bernardo Lessa Horta, and Denise Petrucci Gigante. "Perfil lipídico na adolescência: efeito de exposições intra-uterinas." Cadernos de Saúde Pública 25, no. 11 (November 2009): 2345–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2009001100005.

Full text
Abstract:
Avaliou-se o efeito do retardo de crescimento intra-uterino e de fatores de risco para o retardo de crescimento intra-uterino sobre o perfil lipídico em adolescentes pertencentes ao estudo de coorte de nascimentos de 1982 de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Em 2000, os participantes do sexo masculino foram identificados no alistamento militar; 79% (n = 2.250) foram entrevistados e 2.089 doaram amostra de sangue. No presente estudo, as variáveis dependentes foram o colesterol total e suas frações (VLDL, LDL, HDL), colesterol não-HDL, razão LDL/HDL e triglicerídeos. As exposições estudadas foram o retardo de crescimento intra-uterino, o índice de massa corporal (IMC) materno pré-gestacional e o tabagismo materno durante a gravidez. Após ajuste para fatores de confusão, o colesterol total, LDL e não-HDL foram maiores entre os adolescentes cujo IMC materno pré-gestacional estava no terceiro e quarto quartil. No entanto, tais associações desapareceram após controle para dieta, escolaridade e IMC do adolescente. O retardo de crescimento intra-uterino e o tabagismo materno na gravidez não foram associados com o perfil lipídico aos 18 anos de idade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Gerciane Maria da Costa. "Chico da silva, o pioneiro da arte indígena?" MODOS: Revista de História da Arte 8, no. 2 (July 11, 2024): 706–26. http://dx.doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675001.

Full text
Abstract:
Considerado um dos principais artistas naïves do país, Chico da Silva tem ganhado particular interesse do sistema e mercado das artes (nacional e internacional) nos últimos anos. A partir de 2021 foram mais de seis exposições realizadas nas cidades de São Paulo, Fortaleza e Nova York, entre individuais e coletivas. Neste contexto um aspecto novo chama atenção: o reconhecimento de Chico da Silva como artista indígena. Radicado em Fortaleza nos anos de 1920, o pintor acreano, filho de cearense com índio peruano do Kampa, tem sua obra revisitada sob outro enfoque da crítica, mercado e curadoria. Ocorre, por assim dizer, uma espécie de reabilitação não necessariamente do pintor, mas de sua condição de artista indígena situando-o, inclusive, como o marco inaugural desta posição no campo das artes. Torna-se, portanto, interesse desta reflexão compreender como nas recentes exposições realizadas em torno do pintor se operou esse deslocamento de uma poética naïf para indígena e quais critérios foram considerados para tal conversão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lima, Pedro ernesto freitas. "A queda do céu: representação e mímesis em uma "arte índia"." ouvirOUver 15, no. 1 (June 17, 2019): 126–41. http://dx.doi.org/10.14393/ouv24-v15n1a2019-9.

Full text
Abstract:
Pelo menos desde 2010, Moacir dos Anjos tem realizado curadorias de exposições de artes visuais nas quais, partindo de motes literários, discute com produções artísticas a situação de determinados discursos subalternos sob uma perspectiva pós-colonial. Entre elas, A queda do céu, realizada no Paço das Artes em São Paulo no ano de 2015 parte de obra homônima escrita pelo yanomami Davi Kopenawa junto ao antropólogo francês Bruce Albert para tratar da "questão indígena" e reivindicar o reconhecimento de uma produção artística no Brasil comprometida em trazer essa questão para o campo do sensível como "arte índia". Pretendemos discutir aqui como a curadoria aciona procedimentos de representação e mímesis, recorrentes em muitas obras, de modo a construir seu argumento político a partir de diálogos com a obra de difícil classificação de Kopenawa e Albert.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gomes, Camila de Moraes Santos, Milena Cristina Silva Almeida, and Luiz Fernando Nascimento. "PADRÕES ESPACIAIS DA INCIDÊNCIA DE LEUCEMIA LINFOIDE AGUDA NO ESTADO DE SÃO PAULO." Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde 10, no. 19 (December 17, 2014): 1–7. http://dx.doi.org/10.14393/hygeia1024751.

Full text
Abstract:
A leucemia linfoide aguda é neoplasia maligna mais comum em crianças. O objetivo deste estudo foi identificar padrões espaciais da incidência de leucemia linfoide aguda em crianças no Estado de São Paulo, entre 2000 e 2009, e associá-los a possíveis exposições a poluentes ambientais. Foi um estudo ecológico e exploratório com dados obtidos da Fundação Oncocentro de São Paulo e utilizando as ferramentas da análise espacial obtendo os valores dos índices de Moran e construindo mapas temáticos com as taxas de incidência de leucemia, com os dados do Box Map e do estimador de Kernel. Foram identificados 1637 casos novos de leucemia linfoide aguda no estado de São Paulo. As taxas encontradas variaram de 0,0 até 47,6 casos por 100.000 habitantes. Municípios com maiores taxas: Cândido Rodrigues com 47,6 casos por 100.000 habitantes e Santa Rita D´Oeste com 35,0. Obteve-se um índice Global de Moran de I = 0,08 (p = 0,01). O Box Map identificou 96 municípios com alta prioridade de intervenção por parte dos gestores da saúde. O estimador de Kernel permitiu visualizar uma densidade maior de taxas na região noroeste do estado que coincide com a região em que há maior produção de laranja. Os resultados apresentados neste estudo fornece informações aos gestores de saúde para identificar possíveis fatores associados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sousa, Francisca. "Aplicação e análise da ferramenta ‘índice comportamental’ na gestão de uma obra conceptual de Joseph Kosuth." Ge-conservacion 19, no. 1 (June 16, 2021): 239–47. http://dx.doi.org/10.37558/gec.v19i1.988.

Full text
Abstract:
Este artigo documenta a aplicação da ferramenta de gestão de arte conceptual ‘índice comportamental’ (Stigter 2011) a One and three plants, 1965 de Joseph Kosuth. A arte contemporânea engloba diversas obras com características variáveis, frequentemente intrínsecas. A análise do ‘comportamento’ de determinada obra ao longo do tempo e das suas iterações, permite-nos construir uma perspetiva biográfica que pode auxiliar um processo de decisão mais consciente e responsável. Dado o vasto espectro de documentação gerada na instalação e conservação destas obras, urge apelar a uma abordagem de conservação que seja sistemática, simplificada e de fácil interpretação. O ‘índice comportamental’ permite abranger grandes quantidades de informação, frequentemente subjetiva, num sumário biográfico com uma importante componente visual e esquemática. A aplicação desta ferramenta a One and three plants permitiu delimitar o espectro da sua variabilidade, refletindo sobre apresentações passadas e eventuais exposições futuras numa apreciação crítica essencial para a sua preservação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Donatelli Neto, Oswaldo, and Jéfferson Augusto Colombo. "O impacto de criptomoedas na performance de carteiras multiativos: Evidências para o Brasil." Brazilian Review of Finance 19, no. 4 (December 24, 2021): 86–129. http://dx.doi.org/10.12660/rbfin.v19n4.2021.84354.

Full text
Abstract:
Este artigo avalia o impacto da adição de criptomoedas em carteiras bem diversificadas sob a perspectiva de um investidor brasileiro. Partindo de portfólios-base compostos por ações (IBOV), renda fixa (IMAG), imóveis (IFIX), \emph{commodities} (OURO) e ativos internacionais (IVVB11), avalia-se o incremento no retorno ajustado ao risco a partir da inclusão de criptomoedas sob oito estratégias de alocação de ativos dentro e fora-da-amostra. Os resultados indicam que a inclusão de criptoativos aumenta os índices de Sharpe, Sortino e Omega para todas as estratégias analisadas. Dentre os grupos de diversificação, “Cripto Basket” e “Altcoins” superaram, em média, “Bitcoin”, indicando potenciais benefícios de exposições diversificadas a criptoativos. Os resultados são robustos a diferentes janelas de estimação e frequências de rebalanceamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Yagui, Akemi, Ricardo da Costa De Souza, Anna Luiza Malthez, Carlos Almeida Barbosa, Hugo Reuters Schelin, and Ricardo Rabello Ferreira. "Avaliação de índice volumétrico de dose em tomografia axial de crânio utilizando detectores termoluminescentes." Revista Brasileira de Física Médica 14 (December 6, 2020): 469. http://dx.doi.org/10.29384/rbfm.2020.v14.19849001469.

Full text
Abstract:
Os exames de tomografia computadorizada (TC) de crânio são amplamente realizados por fornecerem imagens com alta qualidade diagnóstica. No entanto, estes têm contribuído com uma grande parcela da dose devido às exposições médicas, chegando até dois terços das doses relativas na população. Deste modo, procedimentos de qualidade e otimização das doses se tornam fundamental em TC. A avaliação da dose fornecida nesta modalidade diagnóstica é realizada por meio do índice volumétrico de dose (CTDIvol). Este trabalho teve como objetivo avaliar o CTDIvol, em exames de TC de crânio, no modo axial, utilizando detectores termoluminescentes (TL) e comparar com o valor fornecido pelo equipamento. A aquisição dos dados foi realizada em um tomógrafo de 128 canais, utilizando um simulador cilíndrico de polimetilmetacrilato para obter as imagens. O CTDIvol,avaliado por meio de detectores TL, teve um valor de (74±15) mGy e o equipamento forneceu, no relatório de dose ao final do exame, um CTDIvol de 73,4 mGy. O valor calculado a partir da estimativa de dose nos detectores TL é compatível com o valor fornecido pelo equipamento. Este resultado demonstra a aplicabilidade de TLD100 para avaliações postais de TC e levantamento de níveis de referência locais e regionais em radiodiagnóstico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rodrigues da Silva, João Victor, Vitty Enzo Oliveira dos Santos, Maxwell de Souza Santos, Pedro Henrique Veloso Leite Oliveira, Ian Albuquerque Costa, João Otávio Chaves Cardoso, and Marcelo Vieira Lopes. "Análise financeira da Petrobras no contexto dos atos de corrupção expostos na operação Lava Jato." Revista Economia e Políticas Públicas 11, no. 1 (September 25, 2023): 100–141. http://dx.doi.org/10.46551/20230105.

Full text
Abstract:
Este artigo, adotou como objetivo analisar financeiramente a situação da Petrobras no período da Lava Jato, que ocorreu entre os anos de 2014 e 2021. A pesquisa foi do tipo descritiva, pois visou descrever o estabelecimento de relações entre variáveis, por meio de uma abordagem quantitativa. Através da análise de alguns indicadores como a análise vertical, análise horizontal e índices de liquidez, foi possível entender o comportamento financeiro da estatal durante o período analisado. Após estudo dos resultados coletados, tornou-se exequível apurar a capacidade da Petrobras em gerar lucro mesmo em meio a tantas polemicas e exposições de forma exacerbada. Além disso, o artigo apurou que houve uma repercussão da operação na petrolífera perante o cenário mundial, mostrando o impacto negativo que ela sofreu durante as investigações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Índios (exposições)"

1

Brunini, Rodrigo Garcia [UNESP]. "Índice de estresse hídrico na cultura de cana-de-açúcar, em superfícies irrigadas sobre diferentes exposições e declividades." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/134354.

Full text
Abstract:
Submitted by Rodrigo Garcia Brunini null (rgbrunini@gmail.com) on 2016-02-26T17:17:57Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Rodrigo_Garcia_Brunini_2016.pdf: 1968086 bytes, checksum: 3bf99718970a4fb4c41a3c6f92e68f89 (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Paula Grisoto (grisotoana@reitoria.unesp.br) on 2016-02-26T20:14:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 brunini_rg_me_jabo.pdf: 1968086 bytes, checksum: 3bf99718970a4fb4c41a3c6f92e68f89 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-02-26T20:14:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 brunini_rg_me_jabo.pdf: 1968086 bytes, checksum: 3bf99718970a4fb4c41a3c6f92e68f89 (MD5) Previous issue date: 2016-02-18
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A cana-de-açúcar é uma cultura de fundamental importância para o país. Grande parte dos índices de seca ou estiagem agrícola consideram, ou somente a chuva, ou em alguns casos a interação entra água disponível no solo, como passivas, na evapotranspiração real e a potencial. Com este trabalho o objetivo foi de determinar o índice de estresse hídrico diário baseado na termometria a infravermelho, para a cana-de-açúcar em superfícies irrigadas. Foram avaliados dados meteorológicos do ambiente, o índice de estresse hídrico da planta com o uso do termômetro de infravermelho, o potencial de água no solo e analisada a condução do sistema produtivo durante o período de coleta de dados. A pesquisa foi desenvolvida na área experimental do Departamento de Engenharia Rural da FCAV/UNESP, em uma estrutura denominada “Bacia Hidrográfica Experimental”, utilizando superfícies caracterizadas como HNI (superfície horizontal sem irrigação), HI (superfície horizontal irrigada), 20N (superfície com 20% de declividade, exposição norte e irrigada), 40N (superfície com 40% de declividade, exposição norte e irrigada), 20S (superfície com 20% de declividade, exposição sul e irrigada), e 40S (superfície com 40% de declividade, exposição sul e irrigada). Os resultados deste estudo indicaram que: o índice de estresse hídrico diário acima de 5°C compromete negativamente a produtividade da cultura; a superfície de exposição sul com 20% de declividade apresentou maior produtividade sobre as demais superfícies estudadas; e a exposição e declividade do terreno influenciaram no manejo da irrigação e na produtividade para cada superfície estudada.
The sugarcane is a crop of vital importance to the country. Much of the drought indices or agricultural drought consider, or only the rain, or in some cases the interaction enters water available in the soil, as passive, the actual evapotranspiration and potential. With this work, the objective was to enter the daily water stress index based on the infrared thermometry, for sugarcane in irrigated areas. They evaluated environmental meteorological data, the water stress index of the plant with the use of infrared thermometer, the water potential in the soil and analyzed driving the production system during the data collection period. The research was conducted in the experimental area of the Department of Rural Engineering FCAV / UNESP, in a structure called "Basin Experimental", using surfaces characterized as HNI (horizontal surface without irrigation), HI (irrigated horizontal surface), 20N (surface 20% slope, north and irrigated exposure), 40N (surface with 40% slope, north and irrigated exposure), 20S (surface with 20% slope, south and irrigated exposure) and 40S (surface with 40% slope , south and irrigated exposure). The results of this study indicated that: the daily water stress index above 5°C adversely compromises the productivity of culture; south exhibition area with 20% slope had higher productivity on the other surfaces studied and exposure; and slope of the terrain influence the management of irrigation and productivity for each study area.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brunini, Rodrigo Garcia. "Índice de estresse hídrico na cultura de cana-de-açúcar, em superfícies irrigadas sobre diferentes exposições e declividades /." Jaboticabal, 2016. http://hdl.handle.net/11449/134354.

Full text
Abstract:
Orientador: José Eduardo Pitelli Turco
Banca: Antônio Carlos Barreto
Banca: Teresa Cristina Tarlé Pissarra
Resumo: A cana-de-açúcar é uma cultura de fundamental importância para o país. Grande parte dos índices de seca ou estiagem agrícola consideram, ou somente a chuva, ou em alguns casos a interação entra água disponível no solo, como passivas, na evapotranspiração real e a potencial. Com este trabalho o objetivo foi de determinar o índice de estresse hídrico diário baseado na termometria a infravermelho, para a cana-de-açúcar em superfícies irrigadas. Foram avaliados dados meteorológicos do ambiente, o índice de estresse hídrico da planta com o uso do termômetro de infravermelho, o potencial de água no solo e analisada a condução do sistema produtivo durante o período de coleta de dados. A pesquisa foi desenvolvida na área experimental do Departamento de Engenharia Rural da FCAV/UNESP, em uma estrutura denominada "Bacia Hidrográfica Experimental", utilizando superfícies caracterizadas como HNI (superfície horizontal sem irrigação), HI (superfície horizontal irrigada), 20N (superfície com 20% de declividade, exposição norte e irrigada), 40N (superfície com 40% de declividade, exposição norte e irrigada), 20S (superfície com 20% de declividade, exposição sul e irrigada), e 40S (superfície com 40% de declividade, exposição sul e irrigada). Os resultados deste estudo indicaram que: o índice de estresse hídrico diário acima de 5°C compromete negativamente a produtividade da cultura; a superfície de exposição sul com 20% de declividade apresentou maior produtividade sobre as demais superfícies estudadas; e a exposição e declividade do terreno influenciaram no manejo da irrigação e na produtividade para cada superfície estudada
Abstract: The sugarcane is a crop of vital importance to the country. Much of the drought indices or agricultural drought consider, or only the rain, or in some cases the interaction enters water available in the soil, as passive, the actual evapotranspiration and potential. With this work, the objective was to enter the daily water stress index based on the infrared thermometry, for sugarcane in irrigated areas. They evaluated environmental meteorological data, the water stress index of the plant with the use of infrared thermometer, the water potential in the soil and analyzed driving the production system during the data collection period. The research was conducted in the experimental area of the Department of Rural Engineering FCAV / UNESP, in a structure called "Basin Experimental", using surfaces characterized as HNI (horizontal surface without irrigation), HI (irrigated horizontal surface), 20N (surface 20% slope, north and irrigated exposure), 40N (surface with 40% slope, north and irrigated exposure), 20S (surface with 20% slope, south and irrigated exposure) and 40S (surface with 40% slope, south and irrigated exposure). The results of this study indicated that: the daily water stress index above 5°C adversely compromises the productivity of culture; south exhibition area with 20% slope had higher productivity on the other surfaces studied and exposure; and slope of the terrain influence the management of irrigation and productivity for each study area
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodrigues, Beatriz Gomes. "Índios em Portugal : perspectivas a partir de coleções e exposições museológicas posteriores à constituição brasileira de 1988." Master's thesis, 2017. http://hdl.handle.net/10451/30339.

Full text
Abstract:
Em função do número de objetos etnográficos ameríndios armazenados em museus portugueses e consequentemente a realização de exposições organizadas a partir destes materiais, criou-se o interesse em analisar seus processos de musealização e exposição e compreender os possíveis reflexos destas na forma como determinada parcela da sociedade percepciona diferentes culturas, em especial a indígena. Refiro-me aqui aos processos de transmissão de saber, dos museus para a sociedade. Por este viés, temos como objeto central nesta pesquisa cinco grandes exposições museológicas ocorridas em Coimbra, Porto e Lisboa, circunscrevendo-as ao marco de mudança da política indígena no Brasil com a Constituição de 1988. A dissertação insere-se assim nos interstícios da antropologia e da museologia, dando pistas para uma compreensão da forma como a exposição de objetos indígenas nos permite construir um entre muitos olhares sobre a forma como a questão indígena tem sido inscrita na vida cultural portuguesa na contemporaneidade. Temos como metodologia central de trabalho o levantamento bibliográfico e histórico destas exposições bem como das recolhas e constituição destas coleções etnográficas. Esse aglomerado de informações nos possibilitou identificar alguns elementos e ideais presentes no processo de formação e consolidação de uma determinada imagem a respeitos dos ameríndios brasileiros, imagem estas, muitas vezes exíguas e disformes da realidade.
Given the important number of Brazilian Amerindian objects stored in Portuguese museums and the consequent existence of exhibitions organized from these materials, it is pertinent to analyze the process of musealization and exhibition to understand your reflexes on the way with the perception of a certain part of society about determinate cultures, particularly indigenous; Reference is made in the study to the processes of transmission of knowledge, from museums to society. Given this bias, the main objects of the investigation are five major exhibitions, which took place in Coimbra, Porto and Lisbon, that occurred during the period of change of the indigenous policy in Brazil with the Constitution of 1988. The dissertation is inserted in the interstices of anthropology and museology, giving clues to understand how the exhibition of Amerindian objects allows one to construct one of many glimpses on the way in which the indigenous question has been inscribed in Portuguese cultural life in contemporary times. We have with central methodology the research bibliography and historical these exhibition, as well, these ethnographic collections were collected and constituted. This information we possibility identify some elements and ideas presents in the process of creation and consolidation of the image of the Brazilian indigenous, this imagine are sometimes exiguous and disform reality.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Índios (exposições)"

1

Museu de Prehistòria de València and Museo de Prehistoria de Valencia, eds. Mundos tribales: Una visión etnoarqueológica. València: Museu de Prehistòria de València, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brésil indien: Les arts des Amérindiens du Brésil. Paris: Réunion des Musées Nationaux, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Índios (exposições)"

1

Barbo, Marselle, Eric Brandão Carneiro, and Viviane Suzey Gomes de Melo. "Análise acústica de uma galeria de exposições a partir da inteligibilidade da palavra." In XVII ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO. ANTAC, 2023. http://dx.doi.org/10.46421/encac.v17i1.3976.

Full text
Abstract:
As atividades desenvolvidas numa edificação irão orientar o programa de necessidades de conforto acústico. Ao projetista, é necessário o conhecimento técnico dessas variáveis alinhado à manipulação em projeto para que o conforto acústico desejado seja alcançado. Museus são espaços em que a experiência dos frequentadores passa por aprendizado e concentração. O conforto acústico, portanto, é item fundamental. Este trabalho avalia a inteligibilidade da fala em museus e sua relação com o ruído residual e tempo de reverberação. Foi estudado o índice de transmissão da fala (STI) dentro de uma galeria da Pinacoteca de São Paulo, seguindo as instruções da norma ISO 3382-3:2022, que segue a metodologia da norma IEC 60268-16:2020. Os testes in situ foram realizados a partir de uma fonte omnidirecional emitindo sinal com a potência de uma pessoa falando em esforço normal. Trabalhar inteligibilidade em museus é importante visto o papel educativo que essas edificações representam. Os resultados mostram que a sala possui ruído residual elevado, com RLASmax 62 dB, o que influencia em baixa inteligibilidade, com STI de 0,20 - classificado qualitativamente como ruim - mesmo no ponto mais próximo da fonte. É preciso refletir sobre a questão do conforto acústico em museus, bem como parâmetros relevantes para essas edificações, que consequentemente estarão relacionados a questões projetuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography