Academic literature on the topic 'Grupo de dança'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Grupo de dança.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Grupo de dança"

1

Janning Xavier, Jussara. "GRUPOS DE DANÇA DA FURB." Expressa Extensão 27, no. 3 (September 22, 2022): 82–88. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v27i3.22798.

Full text
Abstract:
Memória visual do projeto de extensão desenvolvido na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), intitulado Grupos de Dança da FURB, que oferece aulas semanais de dançaarticuladas a ensaios e apresentações, com foco em cinco diferentes técnicas: Danças Alemãs, Danças Urbanas, Danças de Salão, Dança Contemporânea e Dança Espanhola. Aberto e acessível à comunidade interna e externa da universidade, cada grupo conta com um instrutor, necessariamente um acadêmico do curso de Licenciatura em Dança da FURB. O ensaio revela traços das atuais escolhas éticas e estéticas manifestadas nos diversos campos expressivos do projeto, discorrendo sobre suas práticas operacionais e cognitivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Franca, Aline Vidal, and Sergio Ricardo Boff. "A influência da dança no desenvolvimento da coordenação motora em crianças com Síndrome de Down." Conexões 6 (July 14, 2008): 144–54. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637820.

Full text
Abstract:
A dificuldade que um indivíduo com Síndrome de Down (S. D.) tem de se tornar independente, está relacionado a um bom tratamento, visando à melhora em longo prazo, isto poderia ser amenizado através da dança. O objetivo desse trabalho é verificar o auxilio oferecido pela dança nos índices de coordenação motora de crianças com S. D. A pesquisa foi realizada com 20 crianças portadoras de S. D. de ambos os sexos, com idade entre 2 a 6 anos, formando 2 grupos com 10 crianças cada um, sendo um grupo com crianças que praticam a dança e outro com crianças que não praticam. Em que o nível de coordenação motora foi avaliado pelo teste de dança: Atividades de Movimentos Criativos do Projeto Spectrum de Barrow & McGreen. Após a realização dos testes comparamos os grupos, de crianças que dançam com o outro grupo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Schiavo, Aniuska, Cléia Rocha de Oliveira, Anelise Ineu Figueiredo, Lucas Athaydes Martins, Marcos Antõnio Silveira da Costa, and Régis Gemerasca Mestriner. "HÁBITO DE PRATICAR DANÇAS TRADICIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL COMO POSSÍVEL FATOR DE PROTEÇÃO PARA A MOBILIDADE, EXPERIÊNCIA DE QUEDAS E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS." Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano 16, no. 2 (December 10, 2019): 15. http://dx.doi.org/10.5335/rbceh.v16i2.10361.

Full text
Abstract:
Introdução: A dança folclórica do Rio Grande do Sul (RS) é uma atividade coletiva apreciada e praticada por idosos, empregando estímulos sensório-motores e cognitivos em um cenário sociocultural significativo para os seus praticantes. Objetivo: O estudo avaliou se o hábito de praticar danças tradicionais do RS constitui-se como um fator protetor para a mobilidade funcional, ocorrência de quedas e qualidade de vida em indivíduos idosos moradores da região noroeste do estado do RS. Método: Estudo caso-controle, com 54 indivíduos de idade ≥60 anos, divididos em dois grupos, praticantes habituais (caso) e não-praticantes (controle) da dança regionalista do RS da cidade de São Luiz Gonzaga. Os participantes foram avaliados por meio do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), do teste Timed Up and Go em dupla tarefa motora (TUG-DT), pela escala de Equilíbrio de Tinetti, pelo teste do alcance funcional e pela aplicação do questionário de avaliação da qualidade de vida, WHOQOL abreviado. Todos os indivíduos assinaram o TCLE. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da PUCRS (2.278.677). Resultados: Os sujeitos que praticam dança regionalista do Rio Grande do Sul diferiram significativamente dos que não a praticam, evidenciando melhor mobilidade, autopercepção de qualidade de vida e a menor experiência de quedas. A análise de regressão logística binária revelou efeitos em relação à previsibilidade destas variáveis de mobilidade, equilíbrio e quedas para determinar o hábito de dançar: a) Especificamente a cada ml de água derramada no teste do TUG-DT existiu uma chance 6% menor do sujeito pertencer ao grupo praticante de dança; b) Além disso, o fato de o sujeito não ter experienciado quedas elevou em 3,78 vezes as chances deste pertencer ao grupo praticante das danças tradicionais gaúchas, embora o achado apresente uma significância limítrofe. Por fim, verificou-se uma associação independente entre obter escores mais elevados no MEEM e na autopercepção de qualidade de vida com o hábito de dançar, bem como uma redução na quantidade de medicamentos de uso contínuo neste grupo. Conclusões: Pode-se concluir que o hábito da prática de danças tradicionais do RS provavelmente confere benefícios independentes quanto a mobilidade funcional dos idosos e contribui para uma melhor qualidade de vida e, outrossim, a dança talvez, reduza as chances de que seus praticantes experienciem quedas da própria altura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Duarte, Gustavo de Oliveira, and Oneide Alessandro Silva dos Santos. "Entre armários e gavetas, eu danço!" ouvirOUver 16, no. 2 (December 31, 2020): 608–23. http://dx.doi.org/10.14393/ouv-v16n2a2020-52557.

Full text
Abstract:
Os corpos que chegam à Universidade são diversos e diferentes entre si, nos grupos e nas relações que exercem com quem convivem, mostram-se carregados de afetos a partir das negociações entre sujeito e sociedade. Um texto em meio a essa complexidade que vivemos, o corpo está em constante evidência a partir do processo de tradições e construções culturais. Esta pesquisa analisa a relação entre as masculinidades e o dançar por meio do Grupo de Estudos em Educação, Dança e Cultura (GEEDAC) do Curso de Dança-Licenciatura, da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O grupo permeou um inventário corporal a partir de suas relações sociais e afetivas para então compor relações entre infância, adolescência e memórias na construção de cenas coreográficas. Em uma sociedade marcada pela (hetero)normatividade, pela homofobia e, sobretudo, pelo machismo gaúcho, construímos uma possibilidade de dança, uma outra masculinidade dançante a partir das relações entre Corpo, Gênero e Sexualidade(s). Chamamos esta heterotopia de "Frescura de Guri".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carmo, Carlos Eduardo Oliveira do, and Fátima Campos Daltro de Castro. "Grupo X de improvisação em dança." Conceição/Conception 12, no. 00 (December 20, 2023): e023019. http://dx.doi.org/10.20396/conce.v12i00.8674899.

Full text
Abstract:
Este artigo acompanha os 25 anos do Grupo X de Improvisação em Dança, deslindando memórias e as relações criadas em seu percurso com enfoque no ensino, na pesquisa e na extensão, vinculado à Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. As propostas cênicas do grupo lidam com estratégias coreográficas que se utilizam da improvisação em cena, relacionadas à acessibilidade e participação de pessoas com deficiência na construção de conhecimento em Dança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Guimarães, Adriana Coutinho de Azevedo, Aline Pedrini, Darlan Laurício Matte, Fernanda Guidarini Monte, and Silvia Rosane Parcias. "Ansiedade e parâmetros funcionais respiratórios de idosos praticantes de dança." Fisioterapia em Movimento 24, no. 4 (December 2011): 683–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-51502011000400012.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A ansiedade é um diagnóstico comum encontrado em idosos e se associa comumente a anormalidades respiratórias. Ligado ao envelhecimento, encontra-se também o sedentarismo, o qual é um importante fator de risco para diversas patologias. A prática de atividade física regular melhora a ansiedade e a condição cardiorrespiratória. Entre os tipos de atividades físicas, a dança destaca-se como uma boa opção para os idosos. OBJETIVO: Descrever os parâmetros respiratórios de idosas praticantes de dança quando comparadas com idosas sedentárias e a influência da prática regular de dança sobre a ansiedade. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram avaliadas 18 idosas, divididas em dois grupos: praticantes de dança (grupo G1) e sedentárias (grupo G2). Nos grupos G1e G2, foram aplicados o inventário de ansiedade traço-estado IDATE, a cirtometria, a espirometria e a manovacuometria, além de ser utilizado o questionário de Baecke modificado para idosos, apenas para o grupo G2, a fim de garantir o sedentarismo dos participantes. Foi realizada a estatística descritiva para sintetizar os dados. RESULTADOS: As participantes do grupo G1 apresentaram valores superiores em relação à ansiedade-estado e à pressão expiratória máxima. A cirtometria em nível basal foi maior nas participantes do grupo G1, enquanto em nível xifoide foi maior nas idosas do grupo G2. Todas as participantes obtiveram valores de espirometria dentro da normalidade, sem diferenças entre os grupos. CONCLUSÃO: Observaram-se nas idosas que praticam dança de forma regular menor nível de ansiedade-traço, valores adequados de pressão expiratória máxima e maior valor na cirtometria em nível basal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Mariane Richetto da, Karin Ziliotto Dias, and Liliane Desgualdo Pereira. "Estudo das habilidades auditivas de resolução temporal e figura-fundo em dançarinos." Revista CEFAC 17, no. 4 (August 2015): 1033–41. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517413514.

Full text
Abstract:
Resumo:OBJETIVO:avaliar a habilidade auditiva de resolução temporal e de identificação de sentenças com mensagem competitiva em dançarinos.MÉTODOS:trata-se de um estudo prospectivo em que foram avaliados 40 indivíduos distribuídos em dois grupos: grupo 1 (dançarinos) e grupo 2 (não-dançarinos). Os instrumentos de avaliação do processamento auditivo utilizados foram: teste Gaps-in-noise (GIN) e teste de reconhecimento de sentenças na presença de mensagem competitiva (SSI).RESULTADOS:os limiares de gap de ambos os grupos variaram de 3 a 6 ms e não demostraram diferença estatisticamente significante na comparação entre os grupos. Houve diferença estatisticamente significante ao comparar a porcentagem de identificação de gaps entre os dois grupos, sendo que o grupo de dançarinos apresentou média maior que o grupo de não dançarinos.O teste de reconhecimento de frases em escuta monótica (rel -10dB) mostrou resultados que variaram de 50% até 100% para o grupo de dançarinos e de 40% até 100% para o de não - dançarinos. A idade de início da dança (antes ou depois dos sete anos) não influenciou no desempenho dos testes estudados. Não houve correlação entre as variáveis dos achados obtidos nos testes estudados no grupo de dançarinos considerando o tempo de dança.CONCLUSÃO:a dança influenciou positivamente a habilidade auditiva de resolução temporal, pois o grupo de dançarinos apresentou desempenho melhor do que o grupo de não-dançarinos. A dança parece não ter influenciado a habilidade auditiva de figura-fundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Camargo, Andréia Vieira Abdelnur. "O voo do cisne: quando o corpo testemunha a dança." Sala Preta 16, no. 2 (December 21, 2016): 131. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p131-144.

Full text
Abstract:
Este artigo trama diferentes experiências de recriação coreográfica sobre a figura emblemática do cisne para discutir como o corpo pode ser visto como testemunho da dança e dos sujeitos que dançam ao longo dos séculos XIX, XX e XXI. O cisne, uma das figuras mais citadas pela gestualidade da dança ocidental, alvitra uma possibilidade de olhar as histórias da dança e compreender em que medida os corpos atravessaram as tradições e se impuseram como coautores daquilo que se convencionou chamar de História da Dança. Com base em Estudos do Corpo, Teoria e Historiografia da dança, aportaremos na análise da Trilogia do Cisne, obra coreográfica criada pelo grupo brasileiro Pró--Posição entre 2007 e 2009.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Braga, Marília Rameh Reis de Almeida. "CONTEXTOS ENTRE DANÇA E POLÍTICA." DANÇA: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança 8, no. 11 (December 14, 2023): 27–36. http://dx.doi.org/10.9771/dana.v8i0.58152.

Full text
Abstract:
Proponho a reflexão sobre algumas questões no campo da cultura e da arte, mais especificamente da dança no pós-pandemia, frente à instabilidade dos seus fazedores. Para isso, o recorte foi dado a partir da atuação de dois agrupamentos: o Dança de PE, criado em 2017 com atuação em pautas emergenciais, e a Cia. Artefolia, grupo artístico fundado em 1993, que cria diálogos com danças populares, ambos impactados pela pandemia no estado de Pernambuco. Para o desenvolvimento, foram analisadas situações vividas pelos dois coletivos, com abordagem de aspectos das políticas culturais, das práticas coletivas em conjunturas de precariedade, através de relatos de experiências e apontamentos com perspectivas de esperança, sobretudo na tessitura das redes coletivas de atuação para reinvenção das suas metodologias e modos que propiciem o engajamento, sejam eles de grupos de dança ou mobilizações políticas, para que as atualizações recentes advindas da retomada, em 2023, do Ministério da Cultura e da Funarte possam de fato capilarizar as políticas culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Davidovitsch, Fernando. "História concisa da dança Israeli." Cadernos de Língua e Literatura Hebraica, no. 24 (December 29, 2023): 101–25. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2023.218087.

Full text
Abstract:
Quando se fala em dança israeli, não se está se referindo a um tipo de dança milenar como é a religião judaica. Diferentemente disto, é uma forma de expressão cultural historicamente quase tão recente quanto o Estado de Israel, fundado em 1948. O início da evolução da dança israeli pode ser localizado no final do séc. XIX d. C. e primeira metade do séc. XX d. C., um pouco após começarem as primeiras imigrações massivas de judeus em Israel, mobilizadas pelo movimento sionista, o qual trazia como ideia central a necessidade de retorno desse povo à sua terra de origem. O que se denomina como dança israeli são as formas de dança que se constituíram dentro da região de Israel, tanto as derivadas dos vários lugares de onde os imigrantes judeus vieram, quanto aquelas referentes aos grupos étnicos não judeus, que também habitam aquele território. Ela é um grande conjunto que engloba uma pluralidade de tipos de dança. O reconhecimento de que existe uma forma de expressão de dança própria de Israel (ainda que resultante da mistura de informações de outros lugares) é fruto do empenho de uma turma de coreógrafos, que buscavam consolidar uma identidade cultural para este novo Estado. Fizeram isto investindo na estruturação e disseminação da harkadá (bailes de danças circulares israeli) e organizando festivais que reuniam os diversos tipos de dança próprios de cada grupo étnico que habitava Israel e as novas formas nacionais de dança que estavam emergindo naquele território,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Grupo de dança"

1

Sirimarco, Gisela Dória. "A teatralidade na dança do grupo Primeiro Ato." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-19112010-091232/.

Full text
Abstract:
Este estudo realiza uma reflexão sobre a teatralidade existente na dança do Grupo Primeiro Ato. Tem início em uma breve retrospectiva histórica da dança moderna brasileira, atravessando o período que vai dos anos vinte aos anos setenta do século passado, quando experiências de dança contemporânea começaram a surgir no cenário artístico nacional, traçando assim, um percurso do macro para o micro, do Brasil para a cena mineira e depois para o Primeiro Ato. Um duplo olhar, então, é construído. Primeiramente aquele que parte da dança em direção ao teatro, analisando alguns de seus criadores mais significativos, e em seguida do teatro para a dança, para chegar assim ao amálgama entre essas formas artísticas. Na parte final deste estudo, o espetáculo Sem Lugar foi escolhido como referência através da qual a teatralidade pode ser reconhecida como produto de um diálogo profundo com a dança, processo esse que é gerador, por sua vez, de diferentes dramaturgias que se interrelacionam, caracterizando um tecido poético que torna específico o trabalho do Primeiro Ato.
This study represents a reflection on the theatricality developed by the Primeiro Ato Dance Group. It begins with a short historical retrospective of Brazilian Modern Dance, going through a period from the twenties to the seventies of the past century, a moment when aspects related to contemporary dance emerged in the Brazilian dance scene. In this way, a path was designed, from a macro to a micro point of view, from events occurred throughout Brazil to the State of Minas Gerais, and then to the work created by Primeiro Ato specifically. Then, a kind of Double approach was explored. Firstly from dance to theatre, analyzing some of its most important creators, and secondly from theatre to dance, in order to achieve what was called here the amalgam between these art forms. In the final part of this study, a production named Sem Lugar was chosen as a reference through which theatricality can be recognized as a result of a deep dialogue with dance, a process which generates, in turn, different dramaturgies that intertwine, characterizing a poetic layer which makes the work created by Primeiro Ato truly unique.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Déborah Maia de. "Dança popular e psicoterapia : um estudo sobre “efeitos terapêuticos” em integrantes do grupo Baiadô : pesquisa e prática de danças brasileiras." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/3447.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, 2008.
Submitted by Diogo Trindade Fóis (diogo_fois@hotmail.com) on 2009-09-11T14:08:26Z No. of bitstreams: 1 2008_DeborahMaiadeLima.pdf: 612829 bytes, checksum: 50f1180241a20eaf7970abfc47192e4b (MD5)
Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-01-27T12:37:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2008_DeborahMaiadeLima.pdf: 612829 bytes, checksum: 50f1180241a20eaf7970abfc47192e4b (MD5)
Made available in DSpace on 2010-01-27T12:37:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008_DeborahMaiadeLima.pdf: 612829 bytes, checksum: 50f1180241a20eaf7970abfc47192e4b (MD5) Previous issue date: 2008-08
O ato de dançar acompanha a história humana desde suas origens. Em seu início e de maneira eminentemente coletiva, esta forma de movimentação corporal foi e ainda tem sido um importante meio de comunicação e expressão humanas. Realizou-se neste trabalho, um estudo sobre os efeitos terapêuticos encontrados no Grupo Baiadô: Pesquisa e Prática de Danças Brasileiras, um Projeto Ensino e Extensão da Universidade Federal de Uberlândia, MG. Este grupo pratica danças populares de algumas regiões do Brasil e tem por meta estudar danças e ritmos brasileiros originados da tradição. A investigação realizada foi de natureza exploratória e qualitativa. Um questionário foi aplicado, cujas perguntas englobam os seguintes campos de investigação: a) a compreensão dos membros do Baiadô a respeito da Cultura Popular; b) as modificações pessoais entendidas como advindas da permanência no grupo; c) as informações pessoais sobre seus participantes; d) os efeitos (terapêuticos) identificados pelos integrantes em si mesmos, a partir da freqüência nas atividades do grupo em questão. As respostas das perguntas abertas foram analisadas segundo a metodologia de Análise de Conteúdo e distribuídas em categorias globais e iniciais. Em uma análise das respostas e das crenças dos membros do Baiadô obtidas a partir do instrumento aplicado, foi reconhecida, por parte de seus integrantes, a existência de efeitos positivos, em decorrência de sua participação das atividades do grupo. Foi também encontrado que, independentemente da atuação em um contexto onde existiam as danças populares brasileiras, o vínculo e o relacionamento entre seus integrantes tiveram uma fundamental relevância nas modificações descritas pelos participantes. Considerações sobre cultura popular, cultura de massa, psicoterapia e sobre a dança e sua história, propiciaram reflexões sobre a inserção desta manifestação artística no campo das terapias. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Dancing has been present in the mankind History since primitive times. Such kind of body movement was, in a strongly collective way, an important means of communication and human expression in its beginnings and it has remained so. In the present research a study concerning the therapeutic effects found in the Baiadô group: Brazilian Dance Research and Practice, an Extension Project of the Federal University of Uberlândia, MG. The Baiadô members perform popular dances from some Brazilian regions by aiming at the traditional dance and rhythm research and renewal. The investigation was a qualitatively exploratory study, carried out by using a questionnaire including questions on the following investigation areas: a) the Baiadô member comprehension concerning Popular Culture; b) intrapersonal changes regarded as derived from the group participation; c) personal information about the participants; d) the inner therapeutic effects identified by the members due to the participation in the group. The open questions were analyzed according to the Analysis of Content methodology and classified as initial and overall categories. The existence of positive effects stemmed from rehearsal participation according to member answer and belief analysis was recognized by some of them. It was also found that the link set by the members and the relationship among them had fundamental importance on the described changes regardless of their performances. Considerations regarding concepts on popular culture, mass culture, psychotherapy, dance and its history provided some thoughts concerning the inclusion of this artistic manifestation in therapy areas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ribeiro, Luciana Gomes. "Os sentidos da dança : construção de identidades de dança a partir da experiencia com o ?por qua? grupo experimental de dança." [s.n.], 2003. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274951.

Full text
Abstract:
Orientador: Adilson Nascimento de Jesus
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Made available in DSpace on 2018-08-03T14:26:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ribeiro_LucianaGomes_M.pdf: 8228559 bytes, checksum: 9a005d69007c8cf5791f1a61d60396b0 (MD5) Previous issue date: 2003
Resumo: Este trabalho é o relato de uma experiência. É a trajetória do POR QUÁ?, grupo experimental de dança sua formação e processos de criação. Sua proposta é estabelecida a partir da compreensão da dança como forma de conhecimento, como uma forma de apropriação e organização do/no mundo. Parte também do princípio de que este conhecimento se forma na prática, no trabalho conjunto dos homens. Sendo assim, a dança é fruto e também agente da produção do ser humano a partir de suas relações sociais: consigo, com o outro e com o mundo. A discussão acontece partindo do trato reducionista muitas vezes dado à dança, gerado e intensificado por dicotomias como fazer-pensar e corpo-mente - distanciando a mesma das contradições presentes na nossa sociedade. Sendo assim, a dança é colocada como um sentimento espontaneísta ou como uma habilidade física prodigiosa, ignorando-se as problemáticas que envolvem sua concretização.A experiência do "POR QUÁ? é colocada sob três olhares: o da proponente do trabalho, o dos alunos-dançarinos e o do espectador. Buscou-se desta forma estabelecer conexões entre a proposta do grupo e sua concretização na realidade social. A proposta de apropriação da dança a partir de sua compreensão histórica e dialética tem como objetivo a superação das contradições que a permeiam e sua potencialização como atividade criadora
Abstract: This work is a report about an experience. It's about the POR QUÁ? experimental dance group' s career- its fonnation and criation processo Its purpose comes from the comprehension of dance as a sort of knowledge, apropriation and organization of/in the world. And this knowledge is considered to come from practise, the united men work. Thus, dance is a result and also productive agent of human being by its social relations: with itself, the others and the world. The discussion emerges from the diminishing treatment often given to dance which is produced and heightened by the conception of two contradictory elements like "dothink" and "body-mind" - getting it further from the contradictions which are present in our society. 80, dance is acclaimed to be a spontaneous feeling or a prodigious physical hability ignoring the problematics which involve its materialization. The experience of POR QUÁ? is settled under three aspects: the work's purpose, the student-dancers and the audience. It has looked foward to making conections between the group' s purpose and its materialization considering its social reality. The purpose of the dance appropriation by its historical and dialetic comprehension aims to overcome the penneating contradictions and its potencialization as a creative activity
Mestrado
Pedagogia do Movimento
Mestre em Educação Física
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Andrade, Sérgio Pereira. "O grupo comtempu's e a dança frouza: (re)olhares sobre o pensar-fazer desconstrutivo em dança." reponame:Repositório Institucional da UFBA, 2010. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9443.

Full text
Abstract:
178f.
Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-04-01T17:32:59Z No. of bitstreams: 1 Andrade%20Dissertacao.pdf: 6538392 bytes, checksum: 3cb0a69278532349e909217d9565e69b (MD5)
Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães(ednaide@ufba.br) on 2013-04-05T14:48:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Andrade%20Dissertacao.pdf: 6538392 bytes, checksum: 3cb0a69278532349e909217d9565e69b (MD5)
Made available in DSpace on 2013-04-05T14:48:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andrade%20Dissertacao.pdf: 6538392 bytes, checksum: 3cb0a69278532349e909217d9565e69b (MD5) Previous issue date: 2010
Trata-se de uma pesquisa sobre a perspectiva desconstrutiva, sua ocorrência e aplicabilidade na Dança tomando como campo observacional o Grupo CoMteMpu‟s – Linguagens do Corpo, criado em 2005 pelo autor junto a outros artistas de Salvador-BA. Adota como principal estratégia metodológica a proposta da Pesquisa-ação, segundo Michel Thiollent, uma vez que, além de sujeito, o autor faz parte do objeto de investigação. É um estudo transdisciplinar e qualitativo que entrecruza o campo das Artes Cênicas, em especial da Dança, com a Filosofia e os Estudos Culturais. A fundamentação se apoia principalmente na perspectiva desconstrutiva de Jacques Derrida, estabelecendo contatos com outros autores e estudiosos sobre Contemporaneidade, Dança, Corpo, Cultura e Estética, como: Stuart Hall, Henri-Pierre Jeudy, Eliana Rodrigues Silva, Laurence Louppe, Paulo César Duque-Estrada,Homi Bhabha, Luige Pareyson, entre outros. Levanta como problema que a Dança ainda lida com processos de (re)produçãoe preservação de modelos estéticos que remetem a ideia mecanicista do corpo, o que reafirma o pensar-fazer logocêntrico. A hipótese da dissertação apresenta a Desconstrução como um movimento contínuo de afrouxamento no pensar-fazer em Dança como uma postura pós-colonial, evidenciada pelo surgimento de uma organização coreográfica sem a priori canônicos e de um corpo em estado de prontidão artístico-políticocotidiana: a Dança Frouxa e o Corpo Zeza – perspectivas encontradas nas proposições artísticas do Grupo CoMteMpu‟s. A proposta apresenta entrecruzamentos com os estudos pós-coloniais sobre o Corpo e a Dança com a pretensão de contribuir para uma proposição de estética crítica e multifacetada para o pensar-fazer coreográfico.
Salvador
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Soares, Luciane Silveira. "Memórias em movimento : histórias do Grupo de Dança da UFRGS." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/67162.

Full text
Abstract:
Este estudo de caráter histórico teve como objetivo reconstruir alguns fragmentos da história do Grupo de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) a partir da narrativa de alguns bailarinos, professores e coreógrafos que o integraram. Como recorte temporal, foi escolhido o período compreendido entre 1976, ano de sua criação, e 1983 quando aconteceu o seu término. A pesquisa está amparada nos pressupostos teóricometodológicos da história cultural e da história oral, utilizando como fontes materiais impressos e depoimentos orais. O grupo foi fundado na Escola Superior de Educação Física da UFRGS por iniciativa da professora Morgada Cunha e de algumas alunas do curso de Educação Física. Apesar de suas atividades estarem vinculadas e serem realizadas dentro da universidade, a participação de pessoas externas estava aberta, desde que tivessem alguma experiência em dança. O grupo propunha-se a trabalhar com a dança contemporânea, sendo um dos primeiros na cidade de Porto Alegre a se assumir como tal e cujo trabalho se desenvolveu fora do ambiente das escolas de dança. Considerando as fontes de pesquisa, é possível afirmar que uma das características do Grupo de Dança da UFRGS era apresentar, em suas coreografias, elementos utilizando a criatividade e a expressividade, identificadas pelos seus ex-integrantes como um diferencial em relação a outros grupos que coexistiam na época. Tais características eram marcantes na dança contemporânea que o grupo se propunha a apresentar, em que seus integrantes participavam do processo de criação coreográfica através dos chamados laboratórios de expressão. Por fim, são apresentadas possíveis causas para o término das atividades do grupo em 1983, apesar da tentativa de alguns integrantes continuarem dançando juntos fora da UFRGS, mantendo-se assim por pouco mais de um ano. Em 1984, o grupo finalmente se desfez.
This study of historical nature aimed to reconstruct some fragments of the history of the Dance Group of University of Rio Grande do Sul (UFRGS) from the narrative of some dancers, professors and choreographers who joined it. The time frame chosen was the period between 1976, the year of its creation, and 1983, when it has ended. The research is supported by theoretical and methodological assumptions of cultural history and oral history, using sources such as printed materials and oral testimonies. The group was founded in the College of Physical Education of UFRGS, by initiative of professor Morgada Cunha and some college students. Although their activities were linked and conducted within the university, participation was open to outsiders, since they had some experience in dance. The group proposed to work with contemporary dance, being one of the first in Porto Alegre to assume itself as such and whose work has developed outside dance schools. Considering research sources, it is possible to say that one of its UFRGS’s Dance Group characteristics was to present, in its choreographies, elements of creativity and expressivity, identified by its former members as a differential against other groups that coexisted. These were outstanding characteristics in the contemporary dance proposed by the group, in which its members participate in the process of choreographic creation through so-called laboratories of expression. Finally, we present possible causes for the termination of the group in 1983, despite the attempt by some members to continue dancing together outside UFRGS, remaining that way for a little over a year. In 1984, the group disbanded at last.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cernea, Fernanda. "Corpo e reconhecimento: narrativas sobre experiencias em um grupo de dança." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-04082015-154233/.

Full text
Abstract:
Esta é uma pesquisa na Área da Psicologia Social e tem como principal tema a relação entre reconhecimento e o corpo na contemporaneidade. O movimento de dominação da natureza, considerado primordial para o progresso da humanidade, gerou uma relação do ser humano com seu corpo pautada no controle e na minimização de experiências sensoriais, onde este concebe o corpo cindido da mente, dando maior prioridade e importância às atividades mentais. Esse trabalho teve como objetivo saber como os integrantes da Oficina de Dança e Expressão Corporal relatam as suas experiências corporais obtidas a partir da participação no grupo. Buscamos saber em que grau a experiência de participação pode significar uma ação de luta por relações de reconhecimento recíproco. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, na forma de uma observação participante, com realização de um diário de campo. Também fizemos também entrevistas semi-estruturadas com os participantes do grupo, onde utilizamos fotografias tiradas pela pesquisadora durante os ensaios e apresentações do grupo. O referencial da pesquisa foi a Teoria Crítica da Sociedade. A partir das entrevistas e da pesquisa participante, pudemos perceber que a participação no grupo estimula que cada participante desenvolva uma maior integração entre seus aspectos mentais e corporais, possibilitando um espaço para que possam entrar em contato com suas emoções e expressá-las através de movimentos corporais. Neste sentido, promove um processo de individuação, onde cada um pode vivenciar maneiras de ser e de interagir mais próprias e mais fundadas em sua própria experiência, escapando dos processos que homogeneízam os sujeitos atualmente. Pudemos concluir também que o trabalho do grupo pode ser considerado a busca por formas de reconhecimento em três âmbitos: luta por reconhecimento por amor, por direito e por solidariedade. A ação do grupo, tanto na busca de maior integração entre os aspectos mentais e corporais de seus participantes, quanto na luta por reconhecimento, enfrenta resistências decorrentes da relação institucional com o espaço que ocupa e decorrentes também da mediação da sociedade que repõe a dominação na forma da cisão entre corpo e razão
This is a research in Social Psychology and it is about the relation between recognition and body in contemporaneity. The process of the nature´s domination, considered essential for the progress of the humanity, developed a relationship between the human being and their body guided by the control and minimization of sensory experiences, where the human being understand the concept of the body splitted from the mind, giving higher priority and importance to mental activities. This study aimed to find out how the members of Oficina de Dança e Expressão Corporal report their body experiences from the participation in the group. We also tried to find out if the experience of participation in the group can be understood as a fight for reciprocal Recognition of the relationships. We did a qualitative ethnographic research, with participant observation, and a fieldnote diary. We also did semi-structured interviews with members of the group, where we use photographs taken by the researcher during rehearsals and performances of the group. The theoretical framework that led the research was the Critical Theory. The results showed that the participation in the group encourages each participant to develop the integration between their mental and body dimensions, providing a space for them to get in touch with their emotions and express them through body movements. Thus, promotes a process of individuation, where one can experience ways of being and interacting based on their own experience, escaping of the processes that homogenize people nowadays. We also conclude that the group\'s work can be considered the search for Recognition in three areas: the fight for Recognition of love, rights and solidarity. The action of the group, either in the search for greater integration between the mental and physical aspects of its participants, or as in the struggle for Recognition, faces resistance by the institutional relationship with the space it occupies and also caused by the mediation of society that contributes the domination of the body
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carvalho, Daiana. "Dança: campo móvel para pensar alteridade." Escola de Dança, 2016. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20712.

Full text
Abstract:
Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2016-09-30T13:59:26Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Daiana Miranda.pdf: 3122041 bytes, checksum: 8739d75c42c5bdfd7dc9dda89bb8d7a0 (MD5)
Approved for entry into archive by Patricia Barroso (pbarroso@ufba.br) on 2016-10-03T17:44:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Daiana Miranda.pdf: 3122041 bytes, checksum: 8739d75c42c5bdfd7dc9dda89bb8d7a0 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-10-03T17:44:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Daiana Miranda.pdf: 3122041 bytes, checksum: 8739d75c42c5bdfd7dc9dda89bb8d7a0 (MD5)
A presente pesquisa tem como campo de investigação a “alteridade” em processos colaborativos artísticos que utilizam a improvisação como ação criadora. Debruça-se sobre as experiências e práticas compositivas realizadas junto ao Grupo X de Improvisação em Dança, que há dezessete anos desenvolve pesquisa continuada em processos colaborativos, e sobre as minhas próprias experiências em formação em dança que transitam nesse campo de atuação. O estudo sugere que a alteridade, sob a perspectiva da interação corpo / ambiente potencializa a capacidade de conhecer e dialogar com as diferenças. Considera-se que o estar atento e perceptivo ao outro no ambiente circundante põe em jogo vários mecanismos atentivos do corpo, e que a alteridade também sofre interferências desses ajustes melhorando o fator comunicação entre os participantes. Em processos não hierarquizantes de organização cênica, a alteridade se evidencia, disponibilizando um modo de ser de corpo e intenção que se retroalimentam, e favorece a construção de um campo permeável ás trocas. Adotamos a compreensão do corpo como mídia de si mesmo, proposto pela Teoria do Corpomídia de Christine Greiner e Helena Katz (2005), juntamente com os estudos sobre alteridade de Bondía e Ronik, bem como o entendimento de processos colaborativos sob a perspectiva de Richard Sennett. Esses autores em conjunto sustentam as argumentações acerca de procedimentos compositivos que utilizam a colaboração em dança. A partir da prática e das questões geradas na ação, o fazer dos dançarinos e as obras As estrelas não vão ao chão, Superfícies de improvisação, Mais ou menos depois do meio – ocupe o 401, e Saída de emergência, foram contundentes para a compreensão de que a habilidade artística pode ser mediada pela alteridade, o que exige o reconhecimento das diferenças e das singularidades dos envolvidos, sobretudo, compreender que os acordos poéticos elaborados são desafios em continuidades e aperfeiçoamentos para ambos os lados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Rosemeri Rocha da. "SPIN, a velocidade da partícula: procedimentos de criação em dança contemporânea pelo grupo de dança da Faculdade de Artes do Paraná." reponame:Repositório Institucional da UFBA, 2008. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9665.

Full text
Abstract:
136f.
Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-04-01T17:10:09Z No. of bitstreams: 1 Silva_Dissertacao_seg.pdf: 3076976 bytes, checksum: 21a9e839f6f2a68885141cafee2dbb1b (MD5)
Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães(ednaide@ufba.br) on 2013-04-10T13:58:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Silva_Dissertacao_seg.pdf: 3076976 bytes, checksum: 21a9e839f6f2a68885141cafee2dbb1b (MD5)
Made available in DSpace on 2013-04-10T13:58:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva_Dissertacao_seg.pdf: 3076976 bytes, checksum: 21a9e839f6f2a68885141cafee2dbb1b (MD5) Previous issue date: 2008
Essa pesquisa nasce da reflexão sobre os Processos Criativos do Grupo de Dança da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), na cidade de Curitiba. Nos últimos sete anos, algumas ações, tais como a investigação, a criação e a formação em dança, incidiram de forma significativa na trajetória desse Grupo - que está sob minha direção desde 2000 – salientando-se, sobremaneira, a importância da Educação Somática para construção de um corpo que dança, que carrega características de discussão, crítica e pesquisa na arte e na vida, o criadorintérprete. O objetivo desta pesquisa é registrar, por meio das análises das etapas dos procedimentos de criação, o caminho estético da produção artística do GDFAP. Como metodologia, propõe-se a análise dos dados de maneira sistêmica, ou seja, entendendo as articulações entre os elementos investigados a partir das teorias sistêmicas propostas pelo astrofísico Jorge Albuquerque Vieira (2006), dos princípios de movimento e de corpo proposto por Rudolf Laban (2002, 2005), Stanley Keleman (1992, 1999), Madeleine M. Beziérs (1992), Bonnie Bainbridge Cohen (1993), Irgmard Bartenieff (2002,2005), dos estudos culturais e políticos, tais como os desenvolvidos por Zigmund Bauman (1998, 2005) e Stuart Hall (2005) , e a contribuição da crítica de processos criativos proposto por Cecília Salles (1992, 1998, 2004,2006). Tanto a pesquisa bibliográfica quanto as obras revisitadas e reconfiguradas propuseram novos modos de organização na criação e análise. A partir do exercício investigativo teórico–prático, a pesquisa demonstra novas estratégias de formato de um Grupo de Dança, criando núcleos de pesquisas distintos, descentralizando poderes, multiplicando idéias e ações e expandindo o pensamento em dança no espaçotempo.
Salvador
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pascoal, Patrícia Magda Monteiro. "Factores associados às perturbações alimentares em grupo de estudantes de dança: Estudo comparativo." Master's thesis, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, 2003. http://hdl.handle.net/10400.12/759.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Macedo, Eliene Nunes. "A dança dos congos da cidade de Goiás: performances de um grupo afro-brasileiro." Universidade Federal de Goiás, 2015. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5307.

Full text
Abstract:
Submitted by Cássia Santos (cassia.bcufg@gmail.com) on 2016-03-04T14:29:56Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Eliene Nunes Macedo - 2015.pdf: 2596070 bytes, checksum: 48efb799e64e51bedb36f55a296fc65d (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-03-04T14:54:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Eliene Nunes Macedo - 2015.pdf: 2596070 bytes, checksum: 48efb799e64e51bedb36f55a296fc65d (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-03-04T14:54:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Eliene Nunes Macedo - 2015.pdf: 2596070 bytes, checksum: 48efb799e64e51bedb36f55a296fc65d (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2015-07-30
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG
This master thesis introduces the Congo dance, which has been performed in Goiás City (Goiás/Brazil) since the first half of the 18th century. In this ritual, we are able to watch the fight between Moors and Christians. The routine is divided into street parades and representations of an embassy mission, performed by poor Afro-Brazilian men, usually at the city’s Historical Centre (held as a UNESCO world cultural heritage). The performances generally take place during the Divine Holy Ghost and the Our Lady of the Rosary festivals. This is an ethnographic research project, which aims at interpreting the performances of the Congo dance ritual and its complex meaning relations. Therefore, a detailed description of the Congo dance structure was done, by highlighting its gestures, orality, music, clothing and dramatization. Also, as an analytical category, the theoretical background to such cultural performances was reviewed, aiming at analysing the dance and dancers’ embodied knowledge. Furthermore, some questions on the congos’ cultural social historical were raised, bringing some comparison among the thoughts on ethnographic studies on the Congo dance and the possibility of an interlocution between Brandão’s ethnography (1977) and the one presented in this paper. Eventually, the representation and appropriation of this way of expression towards the whole Goiás City’s cultural heritage and how safeguard policy is done were deeply observed. As a conclusion, the study states that the Congo dance from Goiás City is the materialisation of the iconography of people who live, fight, resist and remain.
Esta dissertação apresenta a Dança dos Congos que se realiza na cidade de Goiás (Goiás/Brasil) desde a primeira metade do século XVIII. Nesse ritual, é realizada a luta entre mouros e cristãos e constitui-se em uma performance dividida em marchas de rua e embaixadas, executadas por homens afro-brasileiros, possuidores de poucos recursos financeiros, sendo realizada, sobretudo, no Centro Histórico da cidade (reconhecida como patrimônio mundial pela UNESCO), por ocasião das festas do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora do Rosário. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, cujo principal objetivo é interpretar as performances do ritual da Dança dos Congos e as complexas relações de significados naquele sistema cultural. Por isso, primeiramente foi realizada uma descrição pormenorizada da estrutura da Dança dos Congos, destacando gestos, oralidade, músicas, indumentárias, dramatizações. Também foram acionados os referenciais teóricos das performances culturais, enquanto categoria analítica, para analisar o conhecimento encorporado na dança e nos dançantes dos congos. Logo em seguida, levantaram-se algumas questões sobre o contexto sócio-histórico e cultural dos congos, trançando reflexões sobre os estudos etnográficos da Dança dos Congos, explorando a possibilidade de uma interlocução entre a etnografia realizada por Brandão (1977) e a que realizei. E por fim, observaram-se as representações e apropriação dessa forma de expressão em relação ao conjunto de bens patrimoniais da cidade de Goiás e as políticas de salvaguardas executadas por seus detentores. Este estudo permitiu identificar que a performance da Dança dos Congos, da cidade de Goiás é a materialização da iconografia de um povo que vive, luta, resiste e permanece.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Grupo de dança"

1

Nguizani, Domingos. Como dirigir um grupo e montar uma obra de dança. Luanda: Editorial Nzila, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Freitas, Roberto. Arte, educação e inclusão: 10 anos de Cordão Grupo de Dança = Art, education and inclusion : 10 years of the Cordão Dance Group. Teresina, PI: [publisher not identified], 2018.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

HOFMANN, HUBERTUS. Danza para 6 grupos de violoncelos. Porto Alegre: Goldberg, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tomassini, Stefano. Enzo Cosimi: Gruppo Occhèsc : compagnia di danza Enzo Cosimi. Civitella in Val di Chiana (Ar): Zona, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Côrtes, Gustavo Pereira. Danças do Brasil: Nos passos do Grupo Sarandeiros = Dances from Brazil : on the footsteps of the Sarandeiros Ensemble. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Villanueva, Eric. La danza contemporánea, un problema sin resolver: Integración dancística para grupos y bailarines de danza independientes. México: Grupo Editorial Gaceta, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Benito, Gramola, ed. La formazione del partito d'azione vicentino la Brigata Rosselli, Divisione partigiana Vicenza: Intervista con il comandante ing. Giobatta Danda "Vestone". Novale: G. Rossato, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alcaraz, Gloria Briceño. Relatos desde la danza y el cuerpo: Identidad y oficio de un grupo de mujeres mexicanas y argentinas. Guadalajara, Jalisco: Universidad de Guadalajara, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Asociación Nacional de Grupos de Danza Folclórica Mexicana. Congreso. III Congreso de la Asociación Nacional de Grupos de Danza Folclórica Mexicana, Zacatecas, Zac., marzo del 2000. Zacatecas: Asociación Nacional de Grupos de Danza Folclórica Mexicana, Delegación Zacatecas, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Siles, Aldo. Héroes en el desierto: Historia de los grupos de danza moderna y contemporánea en Sonora, 1954-1996. [Hermosillo, Mexico]: Universidad de Sonora, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Grupo de dança"

1

Alves, Andressa, and Bruna Maria Carminatti. "GRUPO DANÇA E SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA TRANSVERSAL." In Núcleos de práticas corporais – pensando as teorias e práticas (1a Edição), 133–46. Brazilian Journals Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000564.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Lindemberg Monteiro dos. "MENDAE: METODOLOGIA DE ENSINO DA DANÇA/EDUCAÇÃO." In IV ENCONTRO CIENTÍFICO DO GRUPO PESQUISAS & PUBLICAÇÕES - GPS, 123–36. Even3 Publicações, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/552122.1-8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

LAKKA, Vaniton. "Prefácio." In CENAS DA DANÇA BRASILEIRA: GRUPO CORPO EM FOCO, 1–4. Navegando Publicações, 2021. http://dx.doi.org/10.29388/978-65-86678-65-9-f.1-4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Lindemberg Monteiro dos. "VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS NA ESCOLA MUNICIPAL DE DANÇA DE BELÉM." In VI ENCONTRO CIENTÍFICO DO GRUPO PESQUISAS & PUBLICAÇÕES - GPs, 315–27. Even3 Publicações, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/559506.1-19.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bernardi, Caren Luciane, Bruna Ledur, Maria Laura Schiefelbein, and Caroline Santos Figueiredo. "GRUPO MOVERE: PROJETO DE DANÇA PARA INDIVÍDUOS COM PARALISIA CEREBRAL." In Ciências da Saúde: Da Teoria à Prática 11, 202–6. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.03019130619.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Machado, Camila, Candida Fagundes, Dionatan Gonçalves, and Walkiria Regert. "GRUPO DE DANÇA FLOR DA IDADE: COMPARTILHANDO SABERES NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA." In Ciências da Saúde: Da Teoria à Prática 7, 165–70. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.99619130620.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Lívia Helene Paixão. "A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM O APOIO DA DANÇA PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN." In V ENCONTRO CIENTÍFICO DO GRUPO PESQUISAS & PUBLICAÇÕES - GPS, 203–15. Even3 Publicações, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/554076.1-12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

MARCIA FERNANDES, DANIELLE. "Grupo Trans-Forma: dança moderna em diálogo com a política através do sensível." In Ciência Brasileira: Múltiplos olhares - Direito, Sociologia, Política, Antropologia e Serviço Social. Brasil: Even3 Publicações, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/cb-direito-sociologia-politica-antropologia-servico-social-1.598987.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

NEVES, VIRGINIA LUCIA COSTA, CIRLENE FRANCISCA SALES DA SILVA, and CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO DIAS. "A CONTRIBUIÇÃO DE UMA PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR À SAÚDE MENTAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS." In Perspectivas e desafios do cuidado em saúde na contemporaneidade. Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/x.cieh.2023.01.027.

Full text
Abstract:
Este projeto qualitativo e longitudinal teve como objetivo geral promover uma Prática Integrativa e Complementar (PIC), numa Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), como contribuição à saúde mental. Especificamente almejou-se: identificar disfunções depressivas, por meio da Escala de Depressão Geriátrica (GDS-15), aplicada na primeira fase de um estudo multicêntrico; realizar Rodas de Dança Circular, articulando a fala, o gesto, a música e o movimento; analisar nas narrativas durante as rodas, a possibilidade de perceber repercussões positivas à saúde mental dos participantes. Participaram 10 pessoas idosas, de ambos os sexos, entre 62 e 78 anos, que obtiveram pontuação entre cinco e 15 no GDS-15. Os instrumentos foram: o GDS-15 e as focalizações da Dança Circular. Quanto ao método constou de oito encontros, entre setembro e novembro de 2022, nos quais as narrativas entremearam as rodas e foram interpretadas pela Análise de Conteúdo Temático. Pelos relatos do grupo pode-se distinguir três categorias que caracterizaram os resultados: 1) recordações da infância - as rodas recordaram a infância para a maioria do grupo, só não sendo expressada verbalmente por três dos idosos; 2) sentimentos relativos a institucionalização - oito participantes trouxeram o desconforto frente as normas da casa, a perda da liberdade, o afastamento da família e o desgaste emocional; 3) sexualidade - emergiram as falas sobre solidão afetiva, falta do namoro e da atividade sexual. Assim, conclui-se que seja importante levar às tais instituições, práticas integrativas e complementares grupais, inclusivas, alegres, que facilitem maior proximidade e sensação de pertencimento, na perspectiva de minimizar o distanciamento entre os residentes e/ou disfunções mentais por meio de sentimentos empáticos e vínculos salutares. Reputa-se incentivar outros focalizadores e/ou pesquisadores a reproduzir esta ou outra prática integrativa e complementar junto às pessoas que se sentem sozinhas, abandonadas e/ou precisam viver o presente com mais alegria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rocha, Sofia da Silva, Thayssa Bianca Eleres da Rocha, and Maria Auxiliadora Monteiro. "OS BENEFÍCIOS DA DANÇA MODERNA PARA MULHERES COM SINTOMAS DE ANSIEDADE." In X Encontro Científico do Grupo Pesquisas & Publicações - GPs; II Encontro Binacional Científico da FICS Brasil - Paraguai, 287–301. Even3 Publicações, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5194617.1-17.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Grupo de dança"

1

PENNA, MAíRA DE OLIVEIRA, AMANDA BERGER ZIMMERMANN, TEREZA CRISTINA BLASI, JANE BEATRIZ LIMBERGER, and FERNANDA REAL DOTTO. "DANÇA CIRCULAR EM GRUPO DE CUIDADORES: UM ENCONTRO CONSIGO E COM OUTRO." In XXIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE. sepebr, 2020. http://dx.doi.org/10.48195/sepe2020-161.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

PIZZOL, VANESSA, and Marta Fuentes Rojas. "A dança e a recuperação da capacidade funcional na percepção de mulheres da terceira idade frequentadoras de um grupo de dança." In XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP - 2016. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2016. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2016-50907.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santana, Elem Juliana Silva, Adriano Matos Cunha, Neires Alves de Freitas, Maria Rocineide Ferreira da Silva, and Mikaele Alves Freitas. "AS TECNOLOGIAS LEVES E OS SABERES IMBRICADOS QUE SALTAM EM PARTILHA: O GRUPO DE PRÁTICAS CORPORAIS NA ESF." In I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/2974.

Full text
Abstract:
Introdução: No cenário da ESF, existem diferentes estratégias de cuidado, e nesse caso anunciamos as práticas grupais da unidade, como o grupo de prática corporal. O grupo de práticas corporais caracteriza por um espaço de encontro de mulheres, especificamente, que se reúnem com objetivo de enfoque na saúde, socialização, lazer, usufruto da diversificação das práticas, como jogos, danças, lutas, esportes e outros. Objetivo: apresentar as tecnologias que se destacam na vocalização de sujeitos inseridos no grupo de Práticas Corporais de CSF no interior do Ceará. Material e Métodos: Trata-se de uma proposta com abordagem qualitativa, do tipo descritivo exploratório, resultante de uma pesquisa de intervenção, onde o cenário escolhido foi o Centro de Saúde da Família (CFS) Herbert de Sousa, Padre Palhano, Sobral, Ceará. O estudo envolveu usuários dos grupos de idosos, gestantes, dança sênior, práticas corporais, conselho local de saúde e saúde mental que integrem esses espaços. por pelo menos um ano. Foi utilizado nas abordagens, o Circulo de Cultura, que é um modelo pedagógico, alicerçado no modelo Pedagógico de Paulo Freire. Realizou-se duas etapas: A primeira etapa se constituiu da "busca do universo vocabular*, onde além das discussões de categorias analíticas, tivemos as levantadas pelos os usuários, E a segunda, a etapa de tematização, onde, foram agendadas as oficinas para diálogo sobre os temas geradores na fase de observação-participante. Resultados: O grupo emanou algumas palavras e termos, como: sentimentos, relacionamento, respeito, atenção, família, liberdade de escolha e comunicação. Os usuários expressaram a necessidade de estar atento aos momentos de comunicação, seja no grupo ou em outros momentos. Na primeira dimensão preocupou-se em realizar a aproximação com as pessoas através do dialogo, verbalizando suas necessidades e problemas de saúde. Na segunda dimensão, contemplou-se condições de convívio consumo de bens e serviços, tecnologias de informação, de cuidado e estruturadas capazes de prolongar a vida. Conclusão: A escuta qualificada é importante para conseguir compreender o máximo possível das subjetividades dos sujeitos, reiterando as tecnologias leves em saúde como um campo promissor de cuidado a saúde, não por serem ferramentas acessíveis, mas pela capacidade de resolubilidade, transformação e atenção continuada ao usuário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodríguez Timarán, Christian, Ana Isabel Victoria Rengifo, and Daniel Gómez Marín. "DancE." In Encuentro de investigación formativa en Diseño – Semilleros y Grupos de investigación RAD 2020. Bogotá, Colombia: Red Académica de Diseño - RAD, 2021. http://dx.doi.org/10.53972/rad.eifd.2020.3.9.

Full text
Abstract:
Este texto presenta un sistema que apoya el diseño y la ejecución de piezas de danza, sugiere a los coreógrafos elementos para estructurar sus escenas y busca maximizar la atención del público. La danza es un arte que transmite emociones a través de los movimientos corporales en sincronía con la música. Muchas veces, al construir piezas de danza es difícil controlar los factores que guían la atención y dirigen las emociones de sus espectadores a lo largo de la presentación de la pieza. Buscando soluciones para este problema, se creó un corpus de 10 piezas de danza, el cual contiene diversas variables estructurales que impactan la atención del público, esto es: Número de escenas, duración de la escena, cantidad de bailarines por escena, ubicación de los bailarines en el escenario, pulsos por minuto (BPM) de la música en la escena. Para entender cómo funciona la atención, se estudiaron las respuestas emocionales que diversas puestas en escena de baile generan en los espectadores, así como diversas técnicas de danza y sus mecanismos para proyectar y estimular la excitación del espectador. Uniendo los elementos que afectan la emoción con las respuestas emocionales, se creó un modelo generativo que sugiere a un coreógrafo cuáles y cuántos deben ser los elementos de una obra de danza estructurando las variables específicas estudiadas en el corpus. Este modelo se ha dispuesto en línea a través de una interfaz para ser usado libremente en línea por coreógrafos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Padilha, Vitoria Hamdan, Eduardo Timm Maciel, Susane Graup, and Simone Lara. "AVALIAÇÃO DA MOBILIDADE E DA RESISTÊNCIA MUSCULAR LOMBOPÉLVICA EM BAILARINAS JOVENS." In Semana Online Científica de Saúde. CONGRESSE.ME, 2021. http://dx.doi.org/10.54265/wlqe4627.

Full text
Abstract:
As características de exacerbada demanda física do Ballet, decorrentes de exercícios repetitivos de flexão, hiperextensão e rotação da coluna vertebral têm sido associadas a elevados índices de injúrias lombossacrais. Essas lesões parecem estar condicionadas ao movimento lombopélvico ineficiente, visto que o Ballet favorece um desequilíbrio de forças entre a musculatura anterior e posterior de tronco. Defronte este cenário, o presente estudo objetivou avaliar a mobilidade e a resistência muscular lombopélvica de bailarinas jovens. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo de corte transversal, que incluiu uma amostra por conveniência, composta por bailarinas praticantes de Ballet clássico de um estúdio de dança do município de Uruguaiana-RS, no ano de 2021. Visando avaliar a mobilidade de tronco, as bailarinas foram submetidas a dois testes: Leg Lateral Reach Test e Lumbar Locked Rotation Test . Quanto à avaliação da resistência muscular, optou-se por analisar três grupos musculares: extensores lombares, flexores lombares e abdominais. Para verificar a correlação entre as variáveis foi utilizado o Teste de Pearson. O projeto foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº 4.587.592. Participaram do estudo 14 bailarinas, com idade média de 14,3 anos, estatura média de 157cm e peso corporal médio de 47,7kg que, em média, possuíam experiência de 6,7 anos com o Ballet, participando de aulas aproximadamente 3 vezes por semana. Ao analisar a correlação das medidas de mobilidade com as de resistência muscular, foi possível perceber que a mobilidade lombar apresentou correlação moderada significativa com a resistência muscular lombopelvica (r=0,682; p=0,007). Entretanto, foi possível identificar uma correlação inversamente proporcional e significante entre a mobilidade torácica e a resistência muscular de extensores de tronco (r=-0,640; p=0,014). Com base nos resultados, foi possível evidenciar que desajustes biomecânicos são capazes de causar desequilíbrios funcionais, afetando a manutenção adequada de estruturas corporais. Isto posto, sugere-se a aplicação de intervenções preventivas direcionadas ao complexo lombopélvico de bailarinas jovens, de modo a minimizar a ocorrência de patologias musculoesqueléticas e maximizar a performance na dança. PALAVRAS-CHAVE: Avaliação, Bailarinas, Complexo Lombopélvico
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

ELVIRA CURTY ROMERO CHRISTOFF, MARIA, and HELOISA DE LOURDES VELOSO DUMONT. "A CULTURA VISUAL, AS RELAÇÕES SOCIAIS, DE PODER E TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO, ATRAVÉS DA HIBRIDIZAÇÃO DAS DANÇAS POPULARES APRESENTADAS PELO GRUPO FITAS DE MONTES CLAROS-MG." In 31º Encontro Nacional da ANPAP - EXISTÊNCIAS. ,: Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/31enanpap2022.511889.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography