Academic literature on the topic 'Genealogia científica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Genealogia científica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Genealogia científica"

1

Rossi, Luciano, and Jesús Pascual Mena-Chalco. "Mapeamento do conhecimento científico: uma proposta de método baseado em Genealogia Acadêmica." Em Questão 24 (December 31, 2018): 172. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245240.172-192.

Full text
Abstract:
A estruturação do conhecimento fornece os meios para organizar o saber formal em categorias que facilitem sua gestão e contribuam para sua disseminação. Entretanto os modelos formais de classificação do conhecimento não permitem a observação das relações existentes entre as diferentes categorias ou do fluxo desse conhecimento entre membros da comunidade científica. Neste trabalho, buscamos estruturar o saber científico, representado por mapas da ciência, considerando a estrutura hierárquica fornecida pela Genealogia Acadêmica. Utilizamos, como estudo de caso, a descendência acadêmica de Johann Bernoulli representada em forma de grafo de genealogia e as informações biográficas disponibilizadas pelo Wikipedia em concordância com o padrão desenvolvido pelo Mathematics Subject Classification, além de um glossário de áreas da matemática. Para inferir os tópicos do conhecimento aos matemáticos que não possuíam informações, utilizamos um procedimento de propagação de tópicos que considera a topologia do grafo de genealogia. Consideramos que identificar e estudar o fluxo do conhecimento científico entre gerações de pesquisadores é uma tarefa importante para entender como o conhecimento do estado da arte foi difundido. Contudo, no nosso entendimento, essa tarefa foi pouco explorada pela comunidade científica devido à inexistência de conjuntos de dados. Acreditamos que este trabalho permitirá a definição de um novo método computacional para o estudo de fluxo de conhecimento. A relevância do trabalho recai na possibilidade de descoberta de novas informações que auxiliem a identificar, analisar e estruturar os mapas da ciência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Elias, Denise. "CNPq e a genealogia de um desmonte." Revista Entre-Lugar 12, no. 24 (December 30, 2021): 389–94. http://dx.doi.org/10.30612/rel.v12i24.15319.

Full text
Abstract:
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é a principal agência de fomento à pesquisa científica do Brasil e desempenha papel primordial na formulação e na condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação é estruturante para o avanço das fronteiras do conhecimento e, assim, para o desenvolvimento e a soberania do país. Mas tudo isto hoje está em risco, dado o atual contexto político nacional, considerando os cortes no orçamento da instituição, comprometendo a continuidade do papel que a mesma desempenha. O objetivo principal do artigo é alertar para o desmonte do CNPq e da ciência brasileira, através do compartilhamento de inquietações vividas como cientista e cidadã.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Damázio Júnior, Valdir. "Genealogia e Etnomatemática: uma aproximação em prol da insurreição dos saberes sujeitados." Bolema: Boletim de Educação Matemática 28, no. 50 (December 2014): 1155–71. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n50a08.

Full text
Abstract:
Neste artigo abordaremos as contribuições do pensamento genealógico de Michel Foucault para a Etnomatemática. A genealogia, conforme Foucault, problematiza o que é considerado como certo e seguro, além disso, busca uma insurreição dos saberes que foram sujeitados pelos discursos científicos hegemônicos. Nosso principal objetivo é estabelecer um diálogo entre a genealogia e a Etnomatemática com o intuito de traçar elementos que possibilitem uma insurreição dos saberes matemáticos que foram sujeitados pelo discurso da Matemática científica no âmbito da educação matemática. Este diálogo permite em um primeiro momento problematizar a aceitação de uma pretensa matemática universal que se impõe como verdadeira ditando o que deve ser ensinado como Matemática e, além disso, possibilita o aparecimento de diferentes saberes matemáticos sujeitados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gutierres Castanha, Rafael. "Acoplamento bibliográfico entre autores, identidade científica e genealogia acadêmica." Informação & Informação 27, no. 3 (April 27, 2023): 241–61. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p241.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisa a conectividade, por meio do método de acoplamento bibliográfico entre autores, da rede de genealogia acadêmica composta por pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa advindos do pesquisador Jacob Palis Junior. Metodologia: Utiliza os conceitos de recitação diacrônica de autores e de identidade de citação para promover o acoplamento entre os pesquisadores que compõe a rede de genealogia acadêmica de Jacob. Identifica 12 descendentes, sendo 7 orientandos e 5 netos acadêmicos de Jacob, recupera todos os artigos produzidos por estes pesquisadores na base de dados Web Of Science, extraí as referências citadas e calcula as frequências de acoplamento sob três diferentes perspectivas: autores citados em comum, autores recitados em comum, e, valores normalizados via Cosseno de Salton. Foram calculados o acoplamento entre orientadores e orientandos, e, entre Jacob e seus netos acadêmicos e posteriormente aplicado o teste de Kruskal-Wallis para verificar diferenças significativas, entre os valores de acoplamento nas duas gerações analisadas. Resultados: Detecta acoplamento nas duas gerações analisadas, de modo que, o acoplamento entre Jacob e seus orientandos e entre Jacob seus netos acadêmicos não são estatisticamente diferentes entre si. Conclusão: Conclui que o método de acoplamento bibliográfico aplicado a redes de genealogia acadêmica oferece não só uma nova métrica topológica de conectividade, mas também, um modo de avaliar continuidade de correntes científicas em redes de orientação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Moura, Vanessa Paula Alves de, and Leandro Innocentini Lopes de Faria. "A contribuição da genealogia acadêmica para a construção de indicadores bibliométricos." Em Questão 27, no. 1 (December 22, 2020): 336–60. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245271.336-360.

Full text
Abstract:
A medição da produção científica por meio da bibliometria, que permite avaliar o desempenho dos pesquisadores e os impactos de suas produções, é objeto de estudo muito explorado na Ciência da Informação. A genealogia acadêmica, por outro lado, permite estudar a herança intelectual que se resulta dos relacionamentos entre orientadores e seus alunos. Estudos recentes no Brasil sobre a genealogia acadêmica utilizam como base de dados a Plataforma Lattes, extraindo informações que podem ser utilizadas para diversas análises. Diante disso, este trabalho tem por objetivo investigar se a aplicação da genealogia acadêmica e da análise bibliométrica em conjunto pode trazer informações complementares sobre a atuação de um programa de pós-graduação na formação de pesquisadores e produção científica, realizando um estudo de caso baseado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos. A metodologia utilizada baseia-se no método de identificação de grafos de genealogia acadêmica em conjunto com as ferramentas SyncLattes, VantagePoint e Microsoft Excel. Como resultados são apresentados indicadores bibliométricos sobre o programa e seus descendentes, que podem contribuir na elaboração de estratégias para a autoavaliação e o desempenho dos programas de pós-graduação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sodré, Fernanda dos Santos. "Considerações acerca da noção de história no conceito de genealogia nietzschiano." Griot : Revista de Filosofia 22, no. 2 (June 19, 2022): 215–26. http://dx.doi.org/10.31977/grirfi.v22i2.2916.

Full text
Abstract:
O objetivo geral deste artigo é discutir o conceito de genealogia criado por Friedrich Nietzsche. A nossa hipótese é a de que Nietzsche se alia a uma determinada noção de história para criar este conceito. Trata-se então de investigar em que medida Nietzsche toma a história como uma escrita hieroglífica e como esta concepção de história não pode ser pensada a partir de sua compreensão acerca das origens. Assim, a relação que Nietzsche estabelece com a história é outra, que não pertence ao registro tradicional. Pois, se a metafísica pode tornar a história uma ciência objetiva na qual é possível definir um absoluto, uma constante, e a partir daí traçar um movimento teleológico, Nietzsche pensa a história como descontinuidade, apostando na singularidade do acontecimento. Por fim, apontaremos para a dimensão do riso inerente a este registro de história, e de como o riso do genealogista seria uma espécie de proteção diante da seriedade científica para realização de sua gaia ciência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Barbosa, Leticia, and André Pereira Neto. "Ludwik Fleck (1896-1961) e a translação do conhecimento: considerações sobre a genealogia de um conceito." Saúde em Debate 41, spe (March 2017): 317–29. http://dx.doi.org/10.1590/0103-11042017s23.

Full text
Abstract:
RESUMO A racionalidade científica moderna tem sido questionada, nos últimos anos, de diversas maneiras, entre as quais destaca-se a translação do conhecimento - um método de pesquisa e ação que visa a incentivar a troca entre diferentes saberes, construindo um conhecimento comum voltado para a compreensão e transformação da realidade existente. Trata-se de um procedimento cada vez mais utilizado na avaliação participativa. O objetivo deste artigo é discutir em que medida as bases conceituais da translação do conhecimento podem estar associadas à ideia de 'coletivo de pensamento', desenvolvida por Ludwik Fleck (1896-1961) na obra 'Gênese e desenvolvimento de um fato científico' (1935).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Torres, Jessé Antunes. "A “ficção científica” em Vilém Flusser: alguns caminhos de investigação." Revista Memorare 8, no. 1 (July 21, 2021): 6. http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v1e120216-28.

Full text
Abstract:
O ensaio pretende explorar alguns caminhos para a investigação da proposta do filósofo Vilém Flusser para uma ficção científica, evidenciando a genealogia desse conceito e esboçando sua potência. A ficção científica, aqui, é significante não (apenas) do gênero de livros, filmes e histórias em quadrinhos, mas de uma estratégia, de um artifício da ciência. Trata-se de um ficcionalismo. A origem dessa noção em Flusser pode ser mapeada até Hans Vaihinger e sua obra-prima A filosofia do como se. Mas a proposta de Flusser para a ficção científica parece ter notas só suas, como, por exemplo, a preocupação informática (teoria da informação). Em um de seus textos mais tardios, Flusser escreve que essa ficção científica se “materializa” em imagens técnicas – o tema flusseriano por excelência. Acreditamos que a questão aqui abordada, ainda pouco explorada, tem grande potencial de contribuição para pensarmos fenômenos do contemporâneo em ciência, arte e tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Torres, Jessé Antunes. "A “ficção científica” em Vilém Flusser: alguns caminhos de investigação." Revista Memorare 8, no. 1 (July 21, 2021): 6. http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v8e120216-28.

Full text
Abstract:
O ensaio pretende explorar alguns caminhos para a investigação da proposta do filósofo Vilém Flusser para uma ficção científica, evidenciando a genealogia desse conceito e esboçando sua potência. A ficção científica, aqui, é significante não (apenas) do gênero de livros, filmes e histórias em quadrinhos, mas de uma estratégia, de um artifício da ciência. Trata-se de um ficcionalismo. A origem dessa noção em Flusser pode ser mapeada até Hans Vaihinger e sua obra-prima A filosofia do como se. Mas a proposta de Flusser para a ficção científica parece ter notas só suas, como, por exemplo, a preocupação informática (teoria da informação). Em um de seus textos mais tardios, Flusser escreve que essa ficção científica se “materializa” em imagens técnicas – o tema flusseriano por excelência. Acreditamos que a questão aqui abordada, ainda pouco explorada, tem grande potencial de contribuição para pensarmos fenômenos do contemporâneo em ciência, arte e tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa, Roberta, Sabrina da Silva de Souza, Flávia Regina de Souza Ramos, and Maria Itayra Padilha. "Foucault e sua utilização como referencial na produção científica em enfermagem." Texto & Contexto - Enfermagem 17, no. 4 (December 2008): 629–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072008000400002.

Full text
Abstract:
O trabalho teve como objetivo evidenciar a incorporação do referencial foucaultiano na produção científica do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. É um estudo qualitativo que utiliza a pesquisa documental. A fonte de pesquisa foi o Banco de Teses e Dissertações do programa. Foram identificados 13 estudos que utilizaram Michel Foucault. A análise dos estudos foi feita em duas etapas: classificação dos trabalhos em relação aos objetos de investigação e organização do material a partir dos dados dos estudos, dando lugar às categorias: Por que Michel Foucault?; A questão do poder nos estudos da enfermagem e, Arqueologia e genealogia nos estudos foucaultianos. Este referencial aponta um novo olhar para os diversos campos de pesquisa em enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Genealogia científica"

1

Damazio, Junior Valdir. "Genealogia e etnomatemática." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94820.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011
Made available in DSpace on 2012-10-25T16:37:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 288272.pdf: 1811406 bytes, checksum: c3555650bf22c2b063d9b3f5b98d2e3d (MD5)
O presente trabalho aborda o pensamento genealógico de Michel Foucault. A genealogia, tal como a entende Foucault, busca uma insurreição dos saberes sujeitados por um discurso hegemônico. Com base nessa perspectiva nosso principal objetivo é estabelecer um diálogo entre a genealogia e a Etnomatemática com o intuito de traçar elementos que possibilitem uma "insurreição dos saberes" que foram sujeitados pelo discurso da matemática científica moderna, nesse sentido destacaremos principalmente as noções foucaultianas de saber, poder, discurso, verdade-conhecimento, verdade-acontecimento, problematização e acontecimentalização. Buscamos considerar como esse diálogo entre a genealogia e a Etnomatemática permite problematizar a aceitação de uma matemática universal que se impõe como verdadeira ditando o que deve ser ensinado em matemática e, além disso, possibilita uma insurreição dos saberes matemáticos que não estão em conformidade com a matemática científica, ou seja, das diversas etnomatemáticas oriundas de diferentes práticas discursivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Kopcak, Vandré. "Educação científica no Brasil : genealogia e condições de produção de um conceito." reponame:Repositório Institucional da UFABC, 2014.

Find full text
Abstract:
Orientadora: Profa. Dra. Margarethe Born Steinberger-Elias
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2014.
A presente pesquisa intenta a reflexão sobre o conceito da "educação científica" no Brasil, partindo de uma análise fundamentada epistemologicamente na genealogia desta expressão e explorando marcas discursivas que denotem a evolução de sua trajetória como conceito e campo de saber. A pesquisa da genealogia e das condições de produção deste conceito foi realizada com base em uma visão mais geral e histórica até a exploração de sua materialização linguística através do vocabulário utilizado em publicações sobre educação científica constantes no banco de teses e periódicos da CAPES. Com apoio de métodos da Cienciometria e da Análise de Discurso de linha francesa, foram identificadas marcas discursivas que podem ser associadas às transformações e rupturas históricas que tenham ocorrido no campo da educação científica brasileira. A delimitação de conjuntos de recortes discursivos é inspirada nos conceitos de genealogia e arqueologia dos saberes de Michel Foucault, iniciado a partir de considerações extemporâneas de Nietzsche como viés crítico ao conceito tradicional de ciência. O tratamento dos conjuntos de recortes discursivos tomou como referência o conceito de campo apresentado por Pierre Bourdieu, aqui abordado em sua representação lexicográfica. Os resultados obtidos foram, em primeiro lugar, a contribuição para uma visão genealógica do conceito de educação científica no Brasil, evitando o tratamento apriorístico que geralmente lhe é dado. Em segundo lugar, a contribuição para a criação de uma metodologia mista para a abordagem genealógica de um campo de saber, equilibrando o trabalho qualitativo concebido no viés da Análise do Discurso de linha francesa e o enfoque quantitativo da Cienciometria (em sua abordagem construtivista). A investigação sobre o campo educacional científico brasileiro revelou aspectos de sua dinâmica e permeabilidade a interferências, revelados através do caráter de suspensão (ambiguidade) nas práticas lexicais e nas reflexões sobre o conceito "educação científica".
This research intends to reflect on the concept of "science education" in Brazil , starting from a grounded epistemologically in the genealogy of this expression and exploring discursive marks that denote the evolution of his career as a field of knowledge and concept analysis. The research of genealogy and production conditions of this concept was based on a more general and historical view to exploiting their linguistic materialization through the vocabulary used in publications listed in the database of theses and journals CAPES science education . With support from methods of Scientometrics and Analysis of French Discourse, discourse tags that can be attached to historical ruptures and transformations that have occurred in the field of Brazilian science education were identified. The delimitation of discursive sets of clippings is inspired by the concepts of genealogy and archeology of knowledge Michel Foucault , started from extemporaneous considerations Nietzsche as critical to the traditional concept of science bias. The processing of sets of discursive excerpts taken as the reference field concept introduced by Pierre Bourdieu, discussed here in his lexicographical representation. The results were, first, the contribution to a family view of the concept of science education in Brazil , avoiding a priori treatment is generally given. Secondly, the contribution to the creation of a mixed methodology for genealogical approach to a field of knowledge , balancing qualitative work conceived in the Discourse Analysis of French bias line and quantitative focus of Scientometrics (in its constructivist approach). Research on the Brazilian scientific educational field revealed aspects of their dynamics and permeability interference , revealed through the character of suspension (ambiguity) in the lexical practices and reflections on the concept " science education ".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

COSTA, Erica Atem Gonçalves de Araújo. "Elementos para uma genealogia da subjetividade infantil contemporânea, a partir da análise dos discursos crítico-científicos sobre a infância." http://www.teses.ufc.br, 2006. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3108.

Full text
Abstract:
COSTA, Erica Atem Gonçalves Araújo. Elementos para uma genealogia da subjetividade infantil contemporânea, a partir da análise dos discursos crítico-científicos sobre a infância. 2006. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2006.
Submitted by Maria Josineide Góis (josineide@ufc.br) on 2012-07-09T15:04:18Z No. of bitstreams: 1 2006_Dis_EAGACosta.pdf: 1146371 bytes, checksum: 0da48c1e125aead3dbb8f4ab2db6a3f5 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Josineide Góis(josineide@ufc.br) on 2012-07-09T16:46:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2006_Dis_EAGACosta.pdf: 1146371 bytes, checksum: 0da48c1e125aead3dbb8f4ab2db6a3f5 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-07-09T16:46:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006_Dis_EAGACosta.pdf: 1146371 bytes, checksum: 0da48c1e125aead3dbb8f4ab2db6a3f5 (MD5) Previous issue date: 2006
Esta pesquisa discute a naturalização da idéia da “criança com voz” pelos discursos crítico-científicos contemporâneos. Essa concepção foi constituída nesses discursos com o objetivo de estabelecer uma crítica à idéia de infância moderna, ligada, dentre outras coisas, às noções de imaturidade e dependência em relação ao adulto. A figura de subjetividade “criança com voz” é utilizada para justificar um conjunto de práticas variadas - jurídicas (“criança-testemunha”), políticas (“criança cidadã”), midiáticas (“criança protagonista”), educativas (“criança competente”) - que têm como alvo um tipo de investimento sobre o corpo infantil para o qual é determinante a constituição da criança como sujeito de opinião e representação. A análise deste campo discursivo - do qual fazem parte a Sociologia da infância, a Antropologia da infância, a Pedagogia da infância, a Psicologia social - a partir da arqueogenealogia de M. Foucault, levou à identificação dos tipos de enunciado presentes nesta rede, assim como do tipo de discursividade em jogo. Viu-se que o funcionamento desses discursos depende de alguns pressupostos, os quais se denominam, nesta pesquisa, dispositivos da discursividade crítica. São eles: a evolução das concepções de infância e criança, a constituição do adulto como um interditor, a redescoberta da infância, a fala como uma possibilidade natural e a idealização da “infância que fala”. Concluiu-se que tais pressupostos concorrem para a produção da “infância que fala” como uma evidência, à qual os saberes devem se dedicar a conhecer. Por último, elaborou-se um conjunto de linhas de investigação que poderiam servir de base à constituição de uma genealogia dessa figura de subjetividade característica do presente.
This research discusses the naturalization of the idea of a “child with a say” in contemporary critical-scientific discourses. This conception was constituted in these discourses so as to criticize the idea of modern childhood, related, among other things, to notions of immaturity and dependence on adults. The figure of subjectivity “child with a say” is used to justify an ensemble of varied practices – juridical (“child-witness”), political (“citizen child"), mediatic (“protagonist child”), educational (“competent child”) – which aims at investing on the child figure for which the constitution of a child as a subject of opinion and representation is determinant. The analysis of this discursive field – which comprises Sociology of Childhood, Anthropology of Childhood, Pedagogy of Childhood and Social Psychology – based on M. Foucault’s archaeo-genealogy, identified the kinds of statements present in this network, as well as the kind of discourse used. It was noticed that the functioning of these discourses depends on some presuppositions, which, in this research, are denominated mechanisms of critical discursivity. They are: the development of the concept representations of childhood and child, the constitution of the adult as an interdictor, the rediscovery of childhood, speech as a natural possibility and the idealization of the “childhood with a speech”. It was concluded that such presuppositions cooperate to produce the “childhood with a speech” as evidence, to which knowledge must devote itself and experience. Finally, an assemblage of investigation lines were elaborated and served as a base for the constitution of a genealogy of this subjectivity figure, typical of present times.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa, Teogenes Luiz Silva da. "Discursos sobre a interdição à auto-hemoterapia: genealogia de um fato médico-científico." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2017. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22660.

Full text
Abstract:
COSTA, Teogenes Luiz Silva da. Discursos sobre a interdição à auto-hemoterapia: genealogia de um fato médico-científico. 2017. 209f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2017.
Submitted by Gustavo Daher (gdaherufc@hotmail.com) on 2017-05-08T11:40:42Z No. of bitstreams: 1 2017_tese_tlscosta.pdf: 2485734 bytes, checksum: 5ee5466ee141f18a9f32785c1c6363fb (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2017-05-08T13:50:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_tese_tlscosta.pdf: 2485734 bytes, checksum: 5ee5466ee141f18a9f32785c1c6363fb (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-08T13:50:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_tese_tlscosta.pdf: 2485734 bytes, checksum: 5ee5466ee141f18a9f32785c1c6363fb (MD5) Previous issue date: 2017
This thesis intends to present the knowledge obtained from research concerning the process that leads to the interdiction attributed to a health "technique" called autohemotherapy (AHT). Here it is intended to demonstrate the political dimension of the action (taken, jointly, by political and biomedical entities) to make health practitioners "forbidden" to practice AHT. The interdiction of the AHT is treated here as an event permeated by three dimensions of social life, namely, economic, scientific and political. The central focus is concentrated on the latter two. The thesis I present here is that the change in the scientific parameters of medicine was influenced by the discovery of penicillin. I develop this thesis from some hypotheses, namely: 1) "Medical-scientific" agents (or biomedical ones, figured in the Federal Medical Council) are carrying out a political action in suggesting the "ban" to the AHT – based on alleged lack of scientificity – since no research is used, Required by them, attesting to any risk of using the therapy; 2) The interdictive act is the result of an "institutional thought"; 3) The prohibition of AHT is based on the change in the criteria of scientificity and the reduction of "medical authority" in the production of health knowledge for pharmacological knowledge.
Esta tese intenciona apresentar os conhecimentos alcançados a partir de pesquisa referente ao processo que leva à interdição imputada a uma “técnica” de saúde denominada auto-hemoterapia (AHT). Aqui se pretende demonstrar a dimensão política da ação (tomada, em conjunto, por entes políticos e biomédicos) de tornar “interdita” a profissionais de saúde a prática da AHT. A interdição à AHT é aqui tratada como um acontecimento perpassado por três dimensões da vida social, a saber: a econômica, a científica e a política. O enfoque central é concentrado nas duas últimas. A tese que apresento aqui, é a de que a mudança nos parâmetros de cientificidade na medicina foi influenciada pela descoberta da penicilina. Desenvolvo esta tese a partir de algumas hipóteses, a saber: 1) Os agentes “médicos-cientistas” (ou biomédicos, figurados no Conselho Federal de Medicina) estão realizando uma ação política ao sugerirem a “interdição” à AHT – baseados em alegada falta de cientificidade –, pois não são usadas pesquisas, nos moldes exigidos por eles, que atestem qualquer risco de utilização da terapia; 2) O ato interditivo é resultado de um “pensamento institucional”; 3) A interdição à AHT se baseia na mudança nos critérios de cientificidade e na diminuição da “autoridade médica” na produção de conhecimentos em saúde para os saberes farmacológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Abreu, Vera de Castro. "Genealogia identitária e reprodução sócio-cultural no concelho de Aljezur." Master's thesis, 2018. http://hdl.handle.net/10362/65523.

Full text
Abstract:
Num concelho onde a natureza e o modelo de transmissão dos conhecimentos e a socialização entre as gerações familiares se alterou profundamente, o presente trabalho tem por objecto analisar a reprodução geracional de uma genealogia idenJtária, o modo como são percepcionadas e transportadas para o presente valores e práJcas ancestrais, expostas à permeabilidade dos fenómenos de localidade com a rede de fluxos globais, e à interacção gerada pela circulação massiva de informação, pessoas e bens. Este projecto, que tem por base dois documentários, procura dar conta do processo de transmissão e reprodução do “saber fazer”, enquanto conhecimento das matérias e competência técnica do arBfice, existente nas mãos e no corpo, incorporada e conJnuamente praJcada, tornada memória vivida, garanJndo desse modo que os referentes materiais e simbólicos, integrantes da idenJdade e herança sócio-cultural de um grupo, sejam conservados e/ou adaptados ao seu desempenho individual no presente. Acompanhando duas famílias cuja acJvidade está ligada há três gerações a dois oMcios tradicionais no concelho de Aljezur - a “arte” da pesca artesanal no PorJnho da praia da Arrifana e a “arte” da desJlação de aguardente de medronho na serra de Monchique, percorremos o espaço e o tempo familiar auto-biográfico e o que dele foi re-significado e transportado para o espaço e para o tempo actual, comparando o seu percurso e as suas escolhas com fontes historiográficas locais.
In a county where the socializaJon between family generaJons has been profoundly altered, breaking the nature of the tradiJonal transmission model of knowledge, the following works deals with the transmission and reproducJon of a genealogy idenJty made within the family memory. It quesJons the way values and ancestral pracJces are perceived and transported to the present, once exposed to the permeability of locality phenomena with the network of global flows and the interacJon generated by the massive circulaJon of informaJon, people and commodiJes. The project reflects on the process of transmission and reproducJon of the "knowhow", as a knowledge of the raw materials and technical competence of the cramsman, moving hands and body, incorporated and conJnuously pracJced, becoming a lived memory, thus ensuring that the material and symbolic values of the idenJty and sociocultural heritage of a group, are conserved and / or adapted to their individual performance in the present. It aims to understand how each generaJon discovers a path guided by clues - stories, signs, gestures, through which it builds its own idenJty, recognising and regeneraJng what is already there, thus giving conJnuity to socio-cultural referents and pracJces related to a territory and its local resources. Going trough the biographical space and family Jme whose acJvity is linked for three generaJons to two tradiJonal crams in the municipality of Aljezur, one pracJcing the art of arJsanal fishing in Arrifana beach and another one handling in the producJon of a firewater disJlled from the strawberry tree fruit (aguardente the medronho) in the mountain of Monchique, apending to what was re-signified and adapted to the needs of the present space and Jme, comparing its pathway and its choices with local historiographical sources.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alexandre, José Carlos de Almeida. "Uma genealogia da espiral do silêncio: a expressão da opinião sobre as praxes académicas." Doctoral thesis, 2017. http://hdl.handle.net/10400.6/4496.

Full text
Abstract:
Em 1974, Elizabeth Noelle-Neumann apresentou a espiral do silêncio, uma teoria que tenta explicar a formação, continuidade, alteração, efeitos e funções da opinião pública. A opinião pública assume aqui como principal função assegurar a coesão social, ameaçando com o ostracismo e a exclusão os que se lhe opõem. A autora alemã sempre admitiu abertamente que a espiral do silêncio é tributária e subsidiária de outros autores. A sua teoria visava precisamente recuperar e resgatar um conceito de opinião pública que a autora dizia remontar à Antiguidade Clássica. Elaborar uma genealogia da espiral do silêncio é o primeiro objetivo deste trabalho. Para o efeito, partimos das referências deixadas pela própria autora nos seus textos e recorremos aos conceitos de público, espaço público e opinião pública. O segundo objetivo é testar empiricamente esta teoria da opinião pública. Teremos em conta as abordagens críticas e os desenvolvimentos metodológicos suscitados pela espiral do silêncio ao longo dos seus mais de 40 anos de vida. A expressão da opinião sobre as praxes académicas é o tema da nossa investigação empírica. Tendo por base uma amostra de 701 estudantes da Universidade da Beira Interior e do Instituto Politécnico da Guarda, pretendemos responder a duas questões principais. Primeira, serão os estudantes condicionados na expressão da sua opinião sobre as praxes académicas? Segunda, existirá uma espiral do silêncio associada às praxes académicas? Os resultados do nosso estudo empírico apontam para uma resposta afirmativa a estas duas questões.
In 1974, Elizabeth Noelle-Neumann presented the theory of the spiral of silence, where she proposes an explanation for the formation, continuity, change, effects and functions of the public opinion. In her vision, public opinion guarantees social cohesion, threatening with ostracism and exclusion everyone that challenges it. In the elaboration of the spiral of silence theory, Noelle-Neumann has acknowledged the contribution of other authors. In fact, her theory aimed at recovering the concept of public opinion that had its origin in Classical Antiquity. To propose a genealogy of the spiral of silence is the first objective of this thesis, using the references in the author’s texts and also of the concepts of public, public sphere and public opinion. The second objective of this thesis is to provide an empirical test of this theory of the public opinion. We will consider the critical approaches and the methodological developments raised by the spiral of silence in the last four decades. Our empirical investigation focus on opinion expression on hazing. We use a sample of 701 students from Universidade da Beira Interior and Instituto Politécnico da Guarda to investigate two questions. First, are the students restrained on their opinion expression on hazing? Second, is there a spiral of silence associated to hazing? Our results suggest a positive answer to both questions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Monteiro, Miguel Antunes Gomes do Sacramento. "Genealogia da influência neoliberal e ordoliberal no discurso da Comissão Europeia 2010 - 2014." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10362/74806.

Full text
Abstract:
Após a crise financeira de 2008, as instituições financeiras entraram em falência causando a crise das dívidas soberanas na zona euro. Desde o início da crise das dívidas soberanas, que afectou principalmente os países do sul da Europa, foi proposta a execução de um programa de austeridade como forma de solução da crise. O discurso dominante da Comissão Europeia de 2010 a 2014 baseou a sua abordagem na ideia de que os países afetados “estavam a viver acima das suas possibilidades”, argumento que justificou a adoção de medidas como a flexibilização laboral, liberalização dos serviços, privatizações, redução de pensões e salários. A solução apresentada pela CE foi apelidada por vários autores de neoliberal ou ordoliberal. Todo este discurso tornou se cada vez mais questionado desde o início da crise, por economistas que alertavam para os maus resultados do processo de liberalização e das políticas aplicadas durante a crise do euro. Partindo deste contexto, a dissertação traça uma genealogia crítica do discurso neoliberal a nível internacional e ordoliberal a nível regional para compreender o discurso da CE 2010 2014. Pretende se identificar os principais agentes, contextos e conceitos que estruturaram o discurso neoliberal e ordoliberal. A investigação parte de uma abordagem genealógica baseada na análise crítica de discurso foucaulniana, para entender como o discurso se tornou dominante ao longo da história recente. Nesse processo, analisa se as comunidades epistémicas que formaram o discurso neoliberal e a sua institucionalização internacional bem como do ordoliberalismo a nível europeu, de forma a compreender a influência sistémica que esses dois discursos tiveram nas principais propostas da CE 2010 2014. No final desta investigação, concluir se á que existe uma influência da ideologia neoliberal a nível internacional e do ordoliberalismo europeu no discurso da CE 2010 2014.
After the financial crisis of 2008, financial institutions "too big to fail" went bankrupt causing the eurozone crisis. Since the beginning of the sovereign debt crisis, which mainly affected the countries of southern Europe, the application of "structural adjustment programs" has been proposed as a solution. The European Commission's dominant discourse from 2010 to 2014 based its approach on the idea that the affected countries "were living beyond their means", an argument that justified the adoption of measures such as labor flexibility, liberalization of services, privatization, reduction pensions and salaries. The solution presented by the EC was dubbed by various neoliberal or ordoliberal authors. This whole speech has been increasingly questioned since the beginning of the crisis by economists who warned of the poor results of the liberalization process and the policies implemented during the euro. Based on this context, the dissertation traces a critical genealogy of neoliberal discourse at the international level and ordoliberal level at a regional level to understand the dominant discourse of the EC 2010 2014. It intends to identify the main agents, contexts and concepts that structured neoliberal and ordoliberal discourse. The research starts from a genealogical approach based on the critical analysis of foucauldian discourse, to understand how discourse has become dominant throughout recent history. In this process, we analyze the epistemic communities that formed the neoliberal discourse and its international institutionalization as well as the ordoliberalism at European level, in order to understand the systemic influence that these two discourses had on the main EC proposals 2010 2014. At the end of this investigation, it will be concluded that there is an influence of international neoliberal discourse and regional European ordoliberalism in the discourse of EC 2010 2014.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

HANDLYKKEN-LUZ, Jean Carlos. "Liberalismo à Brasileira: Um estudo sociológico sobre a genealogia do tipo de cidadão brasileiro (1822-1891)." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10362/87723.

Full text
Abstract:
Liberalismo à Brasileira: Um Estudo Sociológico Sobre a Genealogia do Tipo de Cidadão Brasileiro (1822-1891) é uma dissertação de mestrado em Sociologia a realizar um balanço crítico sobre a agenda do liberalismo brasileiro, a sua relação com a independência do Brasil e a escravidão, assim como a atuação do Estado brasileiro na promoção e difusão da cidadania formal durante o século XIX, e a omissão deste Estado em relação à cidadania substantiva. Problematiza-se nesta dissertação tanto a independência do Brasil, quanto o liberalismo brasileiro como uma revolução a construir um Estado democrático e de direito em paridade com as demais formações liberais internacionais, mas que permanece com práticas de gestão colonial em relação à sua gente. Desconstrói-se nesta dissertação a “ideologia do atraso” dos países em desenvolvimento, para encontrar a emergência dos cidadãos insurgentes enquanto práticas de liberdade e igualdade.
The Brazilian way of Liberalism: A Sociological Study on the Genealogy of the Brazilian Citizen Type (1822-1891) is a master's thesis in Sociology that critically reviews the agenda of Brazilian liberalism, its relationship with Brazilian independence and slavery, as well as the Brazilian State’s promotion and diffusion of formal citizenship during the nineteenth century. Moreover, the State has omitted and neglected to provide substantive citizenship. This thesis discusses both the independence of Brazil and the Brazilian way of liberalism as a revolution building a democratic State and nation of law in parity with other international liberal formations, but which remains with colonial practices of governance of the population. This study provides a deconstruction of the “ideology of backwardness” in developing countries, thereby exploring the emergence of insurgent citizens related to practices of freedom and equality.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vallera, Tomás Azevedo de. "“Torna-te o que deves ser” : uma história da polícia como genealogia da escola moderna (meados do século XVII – segunda metade do século XVIII)." Doctoral thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10451/41303.

Full text
Abstract:
Esta tese – “Torna-­te o que deves ser”: Uma história da polícia como genealogia da escola moderna (meados do século XVII – segunda metade do século XVIII) – versa sobre o encontro histórico entre polícia e educação. Conceitos tendencialmente desvinculados no ocidente desde que, a partir do século XIX, os Estados-­nação começaram a instituir, sedimentar e reformar quer os diferentes ramos das forças de segurança pública, quer os seus sistemas de ensino nacionais. Propõe-se ao leitor uma viagem desfamiliarizante em direcção a um tempo antes das instituições policiais e escolares tais como as conhecemos hoje, no decurso da qual o termo “polícia” vai sofrendo sucessivas inflexões no sentido de desocultar os modos como se relacionava com a temática educacional. Começando pela polícia de segurança pública em contexto urbano, passando pela “polícia geral do Estado” na Europa continental do século XVIII e culminando, por fim, na polícia como forma de governo que se refere à “produção da conformidade”, este extenso e sinuoso périplo procura não só demonstrar que diferentes concepções da polícia dizem respeito a modos distintos do historiador se relacionar com o passado, senão também que o aluno moderno foi – e continua hoje a ser – essencialmente concebido como um sujeito de polícia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Neves, Paulo Jorge da Fonseca. "Aprender a Pensar Criticamente." Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10400.6/6211.

Full text
Abstract:
O presente trabalho é regulado pelo tempo em que vivemos, marcado por mudanças aceleradas, pela intensificação da interdependência entre pessoas e países e pelo aumento de perigos iminente. O tempo presente exige de todos nós um saber e um pensar exercitados no âmbito de uma reflexão ampla e disponível sobre as condições de nos podermos afirmar como pessoas livres e com autonomia e preparados para vivermos juntos, local ou globalmente. Para esta atitude de discernimento e de reflexão, consideramos que a aprendizagem do pensar crítico é fundamental, como consideramos que o ensino da filosofia no ensino secundário, pela sua natureza iniciática, é o âmbito por excelência para preparar e exercitar o aluno nesta atividade. A crítica, que foi o projeto regulador da ação política durante o século XVIII, pode reverter em dinâmica da ação pedagógica e didática no sentido em que o essencial desta ação consista em ensinar a emitir um juízo que distinga o autêntico e o inautêntico, o verdadeiro e o falso, o correto e o incorreto, o belo e o feio. Reconhece-se, pois, a importância de aprofundarmos a conceção da arte da crítica na tradição kantiana, no projeto da teoria crítica e da pedagogia crítica. Por outro lado, pretende-se mostrar, aqui, que a problemática crítica se torna especialmente inspiradora de programas de aprendizagem do seu princípio, como são os programas de metodologia de análise de texto, debate e pesquisa, que encontramos em Richard Paul, Linda Elder e Gerald Nosich. Pretende-se demonstrar que a arte da crítica reverte favoravelmente em aprendizagem do pensamento num programa didático crítico. O nosso intuito fundamental é enquadrar o programa de filosofia do ensino secundário português de acordo com a pertinência de um aprender a pensar criticamente. Tal é o desafio deste trabalho, que só será efetivo se for assumido e percorrido pelos envolvidos nesse processo, enquanto aprendizagem, o qual implica, desde logo, uma atenção aos elementos, critérios e características subjacentes à atitude de pensar criticamente.
The current work focuses on the time we live in, marked by rapid change, the increasing interdependence between people and countries, as well as the rise in imminent danger. Our time demands a knowledge and a thinking which must stem from a wide and accessible reflection on the conditions we are given to assert ourselves as free autonomous people, prepared to live together, either locally or globally. Learning to think critically is thus essential to build this discerning reflective attitude. Hence, it is our belief that teaching Philosophy in Secondary Education is, for its initiating nature, an excellent area for students to prepare and exert themselves in this activity. Criticism, which was the guiding principle behind political action throughout the 18th century, may turn into the dynamics of pedagogic and didactic practice, so that its main goal will consist in teaching students to formulate judgments in which they will be able to distinguish between authentic and inauthentic, true and false, right and wrong, beautiful and ugly. For this reason, we must acknowledge that, in this context, it is important to deepen the understanding of the art of criticism, following Kant’s tradition, the project of critical theory and critical pedagogy. On the other hand, our purpose is to show how the questions around criticism may become particularly inspiring in syllabi concentrating on its principle, like the ones relating to techniques for text analysis, discussion and research, which can be found in Richard Paul, Linda Elder and Gerald Nosich. We intend to demonstrate that the art of criticism turns into an asset which may effectively teach students to think, when it becomes the core of a critical didactic syllabus. In conclusion, our main goal is to set the Philosophy syllabus of Portuguese Secondary Education in a framework where learning to think is crucial. This challenge can only be met if those involved can take and follow it as a learning process requiring a special attention to the elements, criteria and features underlying critical thinking.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Genealogia científica"

1

Amaro, Sarita. Crianças vítimas de violência: Das sombras do sofrimento à genealogia da resistência : uma nova teoria científica. Porto Alegre: AGE Editora, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Genealogia científica"

1

Santos, Maysa Lohanna Barbosa, Jorge Rony dos Santos Dias, Cláudio Junyo dos Santos, Luzia Virgínia da Silva, and Fábio Abel de Carvalho. "Explorando bancos de dados genéticos na investigação criminal: avanços e desafios." In Avanços em Genética Humana um panorama do 1° simpósio da LAGH, 82–84. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2024. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-44-7.82-84.

Full text
Abstract:
A Genética forense vem demonstrando enorme potencial nas perícias criminalísticas pela caracterização dos polimorfismos do DNA, permitindo maior agilidade nos processos criminais. O uso de vestígios biológicos permitiu a criação e ampliação de bancos de dados genéticos, ampliando a capacidade de investigação2 . A Genética forense evolui e está em progresso, assim, no escrutínio desses avanços temos a impressão digital, as bases de dados, parentesco genético (pesquisa familiar), sequenciamento genético, os quais são amparados por técnicas como Autosomal Short Tandem Repeat (STR) no perfilamento genético, que podem ser analisados pela técnica de PCR, como também a genealogia Genética, que faz uso de SNP (em inglês, Single Nucleotide Polymorphims) 4 . Apesar de todo avanço, ainda enfrenta desafios, como na questão ética, perpassando pelo olhar social que ignora o caráter probabilístico dos resultados de fenotipagem, e que, também podem agir para a discriminação de grupos vulneráveis através da definição de características físicas e estereótipos3 . A presente pesquisa objetiva investigar a eficácia e os desafios da utilização de bancos de dados genéticos na investigação criminal, com foco em identificar avanços tecnológicos, padrões de utilização, questões éticas e legais associadas. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa da literatura realizada através de livros e artigos depositados na base de dados Biblioteca Virtual 83 em Saúde e PubMed, no período de 2020 a 2024, utilizando os descritores: “Genética Forense”, “Criminologia” e “Bancos de dados aplicado a Genética forense”. Foram priorizadas publicações completas, disponibilizadas gratuitamente, em formato eletrônico, nos idiomas português e inglês. Observa-se que houve uma enorme evolução científica da investigação forense nacional e internacional, no tocante ao aprimoramento tecnológico da produção de novos equipamentos e a adoção de técnicas de investigações inovadoras3 . É possível identificar autoria de um crime com base apenas na análise genética de vestígios biológicos, ao contrário do que acontecia antigamente, por meio de impressões digitais dos acusados e testemunhas. Uma rede de bancos de perfis genéticos desempenha um papel fundamental em duas áreas principais: a elucidação de crimes e a identificação de pessoas desaparecidas e cadáveres não identificados1 . No âmbito da investigação criminal, perfis genéticos obtidos a partir de vestígios encontrados em locais de crimes são comparados entre si e com os perfis genéticos de indivíduos que constam em bancos de dados criminais - sendo os perfis genéticos dos condenados por crimes hediondos obrigatoriamente incluídos nos bancos2 . Além disso, os bancos de perfis genéticos são utilizados para auxiliar na identificação de pessoas desaparecidas, nesse contexto, os perfis obtidos a partir de restos mortais não identificados ou de indivíduos desconhecidos são confrontados com os perfis genéticos dos familiares ou referências diretas do desaparecido1 . Apesar dos avanços significativos observados nas últimas décadas, ainda há desafios a serem superados relacionados a questões éticas de privacidade e discriminação, bem como a necessidade de regulamentação mais clara sobre o uso de bancos de dados genéticos. É fundamental que os avanços tecnológicos sejam acompanhados por um debate amplo e democrático, para garantir que tais ferramentas sejam utilizadas de forma responsável e justa na investigação criminal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Genealogia científica"

1

Camargo, Sandro Da Silva, and Leonardo Bidese De Pinho. "ERAD/RS 20 anos: Quem fez esta história?" In Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/eradrs.2020.10799.

Full text
Abstract:
A Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul (ERAD/RS), evento itinerante criado em 2001 com foco no RS, expandiu-se ao longo dos anos almejando divulgar a produção científica e qualificar profissionais da região sul em Processamento de Alto Desempenho (PAD). Na sua vigésima edição, atingiu quase 1200 trabalhos que contam a evolução da pesquisa Sul-brasileira em PAD. Este estudo explora, com técnicas de Análise de Redes Sociais e de Genealogia Acadêmica, as publicações das vinte edições, identificando os autores e grupos que se destacaram nesta história. Seus resultados fornecem subsídios à Comissão Regional de Alto Desempenho para o reconhecimento dos pesquisadores e relações que construı́ram os vinte anos da ERAD/RS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cota, João M. M. C., Alberto H. F. Laender, and Raquel O. Prates. "Árvore da Ciência: Uma Plataforma para Exploração da Genealogia Acadêmica Brasileira." In Seminário Integrado de Software e Hardware. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/semish.2021.15834.

Full text
Abstract:
Identificar e estudar a formação dos pesquisadores ao longo dos anos é uma tarefa desafiadora, pois os atuais repositórios de teses e dissertações são catalogados de forma descentralizada em diferentes bibliotecas digitais. Neste artigo, damos um passo à frente na construção de um grande repositório para registro da genealogia acadêmica brasileira. Para isso, coletamos dados da plataforma Lattes, mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e desenvolvemos uma plataforma voltada a usuários finais para gerar as árvores genealógicas acadêmicas dos pesquisadores brasileiros a partir dos dados coletados, fornecendo também dados adicionais sobre as principais propriedades dessas árvores. Nosso esforço identificou aspectos interessantes relacionados à trajetória acadêmica dos pesquisadores brasileiros, que destacam a importância de se catalogar as suas árvores genealógicas acadêmicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Damaceno, Rafael J. P., Luciano Rossi, and Jesús P. Mena-Chalco. "Identificação do grafo de genealogia acadêmica de pesquisadores: Uma abordagem baseada na Plataforma Lattes." In Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/sbbd.2017.171363.

Full text
Abstract:
Diferentes áreas do conhecimento acadêmico-científico têm realizado esforços para a criação de bases de dados de pesquisadores e seus relacionamentos de orientação. No entanto, grande parte destas bases apresentam problemas como redundância, ausência e imprecisão de informações. Neste artigo, apresentamos um algoritmo para a identificação automática de registros acadêmicos, considerando estes problemas. A contribuição deste trabalho recai na precisão da estrutura hierárquica de orientação acadêmica resultante do algoritmo (grafo), que facilita análises genealógicas. Como estudo de caso, prospectamos mais de 272 mil doutores registrados na Plataforma Lattes e apresentamos características inéditas sobre a genealogia acadêmica brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gil Bell Mutell, Rebecca. "Una suerte de visión. La concepción de la fotografía como una conclusión experimental entre el arte y la ciencia." In I Congreso Internacional sobre Fotografia: Nuevas propuestas en Investigacion y Docencia de la Fotografia. Valencia: Universitat Politècnica València, 2017. http://dx.doi.org/10.4995/cifo17.2017.6757.

Full text
Abstract:
Cuando hablamos de fotografía o de su precedente la heliografía nos situamos ante un imaginario que nacía vinculado al sol; una iconología lumínica que había sido construida a lo largo de siglos por sombras y proyecciones de luz que facilitaron el camino hacia la aparición del fenómeno fotográfico. Un imaginario perceptivo que nos ha llevado directamente a considerar un campo enormemente amplio de la visión que nos hace pensar en lo que Ralph Waldo Emerson dijo: “Con mucho, la mejor parte de cada mente no es aquella que él conoce, sino la que flota delante de él en los destellos, en las sugestiones, atormentándole sin llegar a ser poseída” (Ozick 2015). Es decir, quizá muchas de las imágenes que nos han conducido hasta a la fotografía hayan sido inaprensibles y espectrales, invisibles o flotantes, o quizá fueran tan solo espejismos; pero es muy posible que ese imaginario sobre lo invisible sea el lugar desde donde hemos logrado imaginar los descubrimientos que el arte y la ciencia inventarían posteriormente. Tal como nos explica y demuestra Arthur Zajonc en su ensayo Capturar la luz, la visión a través de nuestros propios ojos requiere de la imaginación para ver, pues la visión requiere de un proceso de aprendizaje largo y arduo hasta conseguir que la luz de la naturaleza y la luz de la mente logren entrelazarse y conectarse entre sí. "[…] Al margen del razonamiento analítico, todos los científicos (al igual que nosotros mismos) dependen de una suerte de visión, de una capacidad de discernimiento que ha sido formado a través de la experiencia reflexiva. Gracias a ella ven lo que tal vez otros, por mucho que observen los mismos fenómenos no verán nunca. Así es como los científicos realizan sus observaciones y descubrimientos" (Zajonc 2015, 208). Este breve comentario afecta por igual al arte y a la ciencia y resume de manera magnífica una parte esencial de la problemática con la que se enfrenta esta investigación, pues la aparición de la fotografía no sólo proporcionó un instrumento para mejorar nuestra visión, sino que su aparición cuestionó la percepción interior que hasta entonces teníamos del mundo. En este trabajo se ha considerado –igual que lo han hecho anteriormente autores como R. Krauss–, que actualmente es imprescindible realizar de una forma renovada una historia de la fotografía que se aparte del discurso dominante y sea capaz de reflejar con mayor exactitud como fueron los esfuerzos conjuntos del arte y la ciencia, los que lograron Atrapar la luz a través de la fotografía. Descubrimientos como la cámara oscura, el telescopio o el microscopio permitieron dar uso a estas aplicaciones ópticas al incorporarlas en el proceso fotográfico. No cabe duda de que fueron Niepce, Daguerre, Talbot, Bayard y Florence los inventores de la materialidad fotográfica, pero no podemos ignorar la importancia de Schulze, Fulhame, Charles o Wedgwood como precedentes de esta gran genealogía accidental. Tal como considera Hubert Damisch, la fotografía ha tenido una trayectoria que se ha desviado de sí misma hasta regresar de nuevo a sus comienzos, intentando sacar de “esta involución reflexiva, su recurso principal” (Krauss 2002, 8). Esta ponencia indaga en esa misma dirección y propósito, dado que todavía nos encontramos bastante lejos de comprender la amplitud de lo sucedido. Bibliografía: KRAUSS, R.E. (2002). Lo fotográfico: por una teoría de los desplazamientos. Barcelona: Gustavo Gili. OZICK, C. (2015). Cynthia Ozick ante el daimon de Harold Bloom. El Cultural. El Mundo., 19 de junio 2015, sec.Libros. Ensayo.<http://www.elcultural.com/revista/letras/Cynthia-Ozick-ante-el-daimon-deHaroldBloom/36641>. [Consulta: 20 de julio de 2015] ZAJONC, A. (2015). Capturar la luz: la historia entrelazada de la luz y la mente. Girona: Atalanta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography