To see the other types of publications on this topic, follow the link: Formativ pedagogik.

Journal articles on the topic 'Formativ pedagogik'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Formativ pedagogik.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Theves, Denise Wildner, and João Francisco Lopes de Lima. "A ESCOLA, A PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO HUMANA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS." Educere et Educare 16, no. 38 (April 23, 2021): 201–22. http://dx.doi.org/10.17648/educare.v16i38.25494.

Full text
Abstract:
Esse estudo, de caráter bibliográfico, analisa, numa perspectiva histórica e sociológica, a emergência e a evolução dos sistemas escolares como um sistema de formação humana, de responsabilidade do Estado, desde a Modernidade. Considera a tradição formativa produzida como missão para essa modalidade institucionalizada de educação. Analisa, em especial, o binômio instrução e socialização como papel central da escola para a conversão do indivíduo em sujeito social, o cidadão do Estado Moderno, e suas implicações, divididas entre as funções de reprodução social e pretensões superadoras da ordem social. Destaca-se, nesse contexto, o papel da Pedagogia como campo de conhecimento que visa a compreender o fenômeno educativo, organizar suas finalidades e gerar os meios práticos de realização de um projeto formativo. O texto pondera, ainda, sobre alguns desafios contemporâneos às práticas formativas escolares, levando-se em conta o papel atribuído aos sistemas escolares como instância pública de formação humana, desde a Modernidade. O estudo conclui pela viabilidade da tradição formativa moderna no cenário contemporâneo, a ser reconstruída, atualizada e ampliada numa perspectiva hermenêutico-interpretativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Boffo, Vanna. "L'Università per le professioni educative e formative." QUADERNI DI ECONOMIA DEL LAVORO, no. 112 (March 2021): 27–47. http://dx.doi.org/10.3280/qua2020-112003.

Full text
Abstract:
Il tema al centro dell'interesse dell'articolo riguarda il rapporto fra formazione e lavoro e, conseguentemente, un rinnovamente del significato di epistemologia professionale all'interno dei Corsi di Studio Magistrali di area pedagogica. La do-manda principale della ricerca è inerente al modo di indagare e costruire una epi-stemologia per le professioni educative e formative. Viene proposta l'adozione del-la matrice TECO-D per le competenze educativo-formative dando evidenza della sua applicazione all'offerta formativa proposta dal CdS LM 57 e 85 dell'Università degli Studi di Firenze. La matrice viene indagata attraverso l'applicazione alla Scheda SUA, offrendo una dimostrazione del rapporto fra la definizione di una epistemologia professionale e le competenze da utilizzare per le professioni educative e formative.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rolim de Lima Severo, José Leonardo, and Negla Santos Queiroga. "ATUAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A) EM PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CONTEXTOS EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES." Interfaces Científicas - Educação 8, no. 3 (April 2, 2020): 55–68. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p55-68.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta dados e reflexões de uma pesquisa que teve como objetivo investigar finalidades e características que configuram a atuação de pedagogos(as) no contexto da Educação Não Escolar para a promoção da saúde em instituições localizadas na cidade de João Pessoa - Paraíba. Os elementos teóricos se configuram através das concepções do sentido da Pedagogia enquanto Ciência da Educação, do campo da Educação Não Escolar e dos processos de Promoção da Saúde. O desenho metodológico do estudo empírico incluiu mapeamento de instituições, aplicação de questionário estruturado e realização de entrevistas semiestruturadas junto a 8 (oito) pedagogas. Os dados foram tratados através da Análise Categorial de Conteúdo. Foi possível refletir sobre elementos da formação acadêmica, identidade profissional e trabalho pedagógico das pedagogas atuantes em espaços não escolares para a promoção da saúde, apontando para a necessidade de que os currículos dos cursos de Pedagogia sejam fundamentados uma base formativa mais ampla e inclusiva, orientada para diferentes formas de manifestação do trabalho pedagógico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Demschinski, Sandra Cristina, and Simone De Fátima Flach. "O ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE O PROCESSO FORMATIVO E A EXPLORAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO." Educação em Revista 19, no. 2 (November 19, 2018): 109–28. http://dx.doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v19n2.08.p109.

Full text
Abstract:
O presente texto apresenta reflexões acerca da realidade de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia, com o intuito de identificar se a realização de estágio não obrigatório se caracteriza como atividade formativa ou exploração da força de trabalho. O aporte teórico metodológico que dá sustentação às análises é o materialismo histórico e dialético, de forma a explicitar como os estudantes oriundos da classe trabalhadora estão sujeitos à exploração, sob a lógica capitalista, mesmo quando desempenham atividades consideradas não laborais. Os dados, coletados a partir de questionamentos a 239 estudantes-estagiários, nos anos de 2014 e 2015, revelam que: os estudantes se submetem à atividade em razão das necessidades materiais de subsistência e para sua manutenção no processo formativo, fatos que os expõe a um processo que se assemelha à exploração dos trabalhadores em geral; e, ainda, que as atividades desenvolvidas não são condizentes com a fase de seu processo formativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Demschinski, Sandra Cristina, and Simone De Fátima Flach. "O ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE O PROCESSO FORMATIVO E A EXPLORAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO." Educação em Revista 19, no. 2 (November 19, 2018): 109–28. http://dx.doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n2.08.p109.

Full text
Abstract:
O presente texto apresenta reflexões acerca da realidade de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia, com o intuito de identificar se a realização de estágio não obrigatório se caracteriza como atividade formativa ou exploração da força de trabalho. O aporte teórico metodológico que dá sustentação às análises é o materialismo histórico e dialético, de forma a explicitar como os estudantes oriundos da classe trabalhadora estão sujeitos à exploração, sob a lógica capitalista, mesmo quando desempenham atividades consideradas não laborais. Os dados, coletados a partir de questionamentos a 239 estudantes-estagiários, nos anos de 2014 e 2015, revelam que: os estudantes se submetem à atividade em razão das necessidades materiais de subsistência e para sua manutenção no processo formativo, fatos que os expõe a um processo que se assemelha à exploração dos trabalhadores em geral; e, ainda, que as atividades desenvolvidas não são condizentes com a fase de seu processo formativo. Recebido em: 09/01/2017.Aprovado em: 01/10/2018.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Schmengler, Angélica Regina, Mariane Carloto da Silva, and Sílvia Maria de Oliveira Pavão. "Trajetórias formativas e profissionais de pedagogia frente à inclusão educacional." Revista Contemporânea de Educação 16, no. 35 (May 28, 2021): 105–23. http://dx.doi.org/10.20500/rce.v16i35.26590.

Full text
Abstract:
Essa escrita busca refletir sobre o processo formativo inicial em Pedagogia acerca da atuação frente aos estudantes público-alvo da Educação Especial. A pesquisa definiu-se como qualitativa, do tipo exploratória, sendo utilizados questionários com cinco pedagogas de uma escola municipal de Santa Maria/RS. As profissionais tiveram contato com uma ou mais disciplinas da Educação Especial, mas os conhecimentos não foram suficientes. Evidenciaram aspectos que dificultam a prática inclusiva: salas de aulas lotadas; falta de sistema educacional preparado para a inclusão; diferentes especificidades que nem sempre são abordadas nas disciplinas; distância entre teoria e prática/realidade das escolas. É preciso repensar os cursos que formam Pedagogos(as) para a atuação frente à inclusão educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pitano, Sandro De Castro. "A EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA DE PAULO FREIRE, UMA PEDAGOGIA DO SUJEITO SOCIAL." Revista Inter Ação 42, no. 1 (June 9, 2017): 087. http://dx.doi.org/10.5216/ia.v42i1.43774.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta os resultados de uma investigação bibliográfica sobre o pensamento de Paulo Freire, considerando a tese de que o mesmo tem o sujeito social como horizonte formativo. Visa identificar e evidenciar, a partir dos escritos freireanos, um conceito de sujeito social afinado com os princípios políticos e pedagógicos da educação popular. A análise bibliográfica abarcou a totalidade dos livros de Freire, dedicando maior atenção às obras: Pedagogia do Oprimido, Conscientização, Pedagogia: Diálogo e Conflito, Política e Educação, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Indignação. Aprofundando o estudo de categorias centrais como conscientização e diálogo, foi possível identificar e caracterizar um conceito de sujeito social na pedagogia freireana, configurando um horizonte formativo em consonância com os fundamentos e ideais da educação popular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Girotti, Luca. "Da "filologi dell'amministrazione" a "ispiratori del cambiamento": il contributo dell'indagine pedagogica alle politiche educative." EDUCATION SCIENCES AND SOCIETY, no. 2 (November 2020): 410–18. http://dx.doi.org/10.3280/ess2-2020oa9502.

Full text
Abstract:
Da molto tempo la pedagogia si interroga rispetto alla sua relazione con la politica, se non altro a motivo della percezione diffusa di non essere considerata come riferimento autorevole nella formulazione delle politiche educative; in particolare, negli ultimi anni, da più parti si è insistito sulla necessità per l'indagine pedagogica di riflettere sul contributo che la ricerca educativa può offrire alle politiche pubbliche in materia di istruzione, formazione e orientamento, a fronte delle rapide trasformazioni che attraversano la società postmoderna e della profonda crisi che sembra attanagliare le agenzie educative e i sistemi formativi. Le argomentazioni svolte pongono in luce il fatto che l'opportunità di chiarire in quali "termini" e a quali "condizioni" la ricerca educativa può essere una risorsa per le politiche pubbliche, la necessità di approfondire, sotto il profilo metodologico, i criteri in ragione dei quali attribuire/giudicare tale funzione e i relativi metodi/strumenti ad essi adeguati e l'esigenza di affrontare interrogativi etici connessi con la relazione fra pedagogia e politica sono questioni di natura complessa fra loro intrinsecamente interconnesse
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Barbosa, Ivone Garcia, Nancy Nonato de Lima Alves, and Telma Aparecida Teles Martins Silveira. "Child Education in the Pedagogy Course: Lessons from the Internship." Educativa 20, no. 2 (December 20, 2017): 357. http://dx.doi.org/10.18224/educ.v20i2.6249.

Full text
Abstract:
Abstract: this article presents research results comparing Federal Public Institution of Higher Education. The place of Early Childhood Education and the role of the internship in the Pedagogy course. Based on the socio-historical-dialectic perspective, we analyzed the Political-Pedagogical Project of the Course and the Supervised Internship Project in Early Childhood Education and Early Years of Primary Education, considering the possibilities of the internship in the constitution of dialogues between the formative ideology and the realization of the educational praxis in its specificities. The results show that Pedagogy courses still subordinate the pedagogical proposals and practices of Early Childhood Education to Primary School models. A Educação Infantil no curso de Pedagogia: lições do estágio Resumo: este artigo apresenta resultados de pesquisas cotejando Instituição de Ensino Superior pública federal. Problematiza-se o lugar da Educação Infantil e o papel do estágio no curso de Pedagogia. Com base na perspectiva sócio-histórico-dialética, analisamos o Projeto Político-Pedagógico do Curso e o Projeto de Estágio Supervisionado na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando as possibilidades do estágio na constituição de diálogos entre o ideário formativo e a realização da práxis educativa em suas especificidades. Os resultados evidenciam que os cursos de Pedagogia ainda subordinam as propostas e práticas pedagógicas da Educação Infantil a modelos do Ensino Fundamental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pentini, Anna Aluffi. "Una rilettura interculturale del concetto di spazio potenziale di Donald Winnicott. Analisi di un’esperienza educativa italiana." Educar em Revista 34, no. 68 (April 2018): 289–303. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57815.

Full text
Abstract:
SOMMARIO In questo contributo si vuole dare conto della situazione italiana per quanto riguarda l’approccio educativo alla prima infanzia, e descrivere un progetto interculturale1, ideato, realizzato, monitorato e sostenuto per venti anni a Roma in un’ottica di pedagogia sociale2. Il nucleo fondante di questo progetto è il concetto di spazio potenziale di Winnicott (1971, 1986), applicato all’educazione interculturale e al sostegno alla genitorialità. Dati gli sviluppi delle politiche educative italiane attuali,3alcune pratiche che sono state concretamente realizzate in questo progetto, grazie al costante accompagnamento di consulenza pedagogica, potranno essere recuperate per promuovere una dimensione di accoglienza delle diversità nel contesto formativo e per rendere l’istituzione scolastica, anche quella della prima infanzia, un contesto democratico in cui si promuove la parità tra i bambini.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Sartori, Jerônimo, Denilson Da Silva, and Lidiane Limana Puiati Pagliarin. "A pedagogia da alternância como possibilidade formativa nas licenciaturas em educação do campo." Educação, Ciência e Cultura 24, no. 1 (April 4, 2019): 41. http://dx.doi.org/10.18316/recc.v24i1.4472.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo analisar a pedagogia da alternância como constitutiva da formação de professores para atuar na educação do/no campo. O debate está ancorado em autores como Freire (1996), Arroyo (2012), Caldart (2004; 2012), Molina (2011; 2015), dentre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa, com utilização de questionários aplicados para alunos do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza (Licenciatura), curso que possui sua organização curricular constituída por tempos e espaços alternados de formação, entre a universidade e a comunidade onde residem os acadêmicos. Tal coleta de dados foi realizada em duas etapas, sendo a primeira com questionário online composto de questões fechadas que envolveram aspectos da organização curricular no processo formativo no Curso. Na segunda coleta – para aprofundar algumas questões suscitadas na primeira – realizou-se um questionário com perguntas abertas sobre temas estruturantes da formação de professores como: interdisciplinaridade, ensino de Ciências da Natureza, formação de educadores à Educação do Campo e Pedagogia da Alternância. O estudo realizado é fruto da análise das respostas de ambos os questionários sobre a Pedagogia da Alternância como possibilidade formativa no Curso. Mediante análise dos dados coletados podemos afirmar que a Pedagogia da Alternância apresenta muitas possibilidades formativas, dentre elas, o auxílio na articulação de saberes acadêmico-científicos com aqueles da origem da prática social dos acadêmicos em formação. Por sua vez, esta modalidade de organização curricular também evidencia diversos desafios, principalmente para os formadores que atuam em cursos com esta modalidade de oferta - Pedagogia da Alternância. Nesse sentido, é preciso haver planejamento, acompanhamento e avaliação permanente dessas atividades, para que elas sejam formativas e que estejam de acordo com a realidade e demandas desses acadêmicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Guimarães, Vinicius Oliveira Seabra, and Aldimar Jacinto Duarte. "O curso Pedagogia da Terra como estratégia formativa e de enfrentamento à exclusão dos jovens do campo / The earth pedagogy course as a formative strategy..." Cadernos CIMEAC 8, no. 2 (October 29, 2018): 103. http://dx.doi.org/10.18554/cimeac.v8i2.2829.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo analisar o curso de Pedagogia da Terra que foi ofertado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás nos anos de 2007 a 2011, entendendo ser este curso uma ação de fortalecimento dos pressupostos defendidos pelos movimentos sociais do campo em relação à garantia de direitos dos jovens do campo. A abordagem visa reiterar que a educação urbana não atende às especificidades e espacialidades educativas dos sujeitos do campo. Para tanto, se faz necessário uma prática pedagógica específica e contextualizada, visando assim fornecer condições de emancipação dos jovens campesinos. Conclui-se que ao longo dos anos houve avanços significativos no modelo de educação do campo, sendo que iniciativas como a do curso de Pedagogia da Terra (FE/UFG) vêm a fortalecer as práticas educativas e a cultura campesina, especialmente na região do centro-oeste brasileiro. Contudo, considera-se como necessário investigar os impactos sociais de tais ações pedagógicas dos concluintes do curso nos percursos formativos dos jovens que habitam o campo.Palavras-chave: Jovens; Pedagogia da Terra; Movimentos Sociais do Campo. ABSTRACT: This article aims to analyze the Pedagogy of the Earth course that was offered by the Faculty of Education of the Federal University of Goiás in the years 2007 to 2011, understanding that this course is an action to strengthen the assumptions defended by the social movements of the field in relation guarantee the rights of young people in the countryside. The approach aims to reiterate that urban education does not meet the specificities and educational spatiality of rural subjects. In order to do so, a specific pedagogical practice is necessary and contextualized, aiming to provide conditions for the emancipation of young peasants. It is concluded that over the years there have been significant advances in the field education model, and initiatives such as the Pedagogy of the Earth (FE / UFG) course have strengthened educational practices and peasant culture, especially in the Brazilian midwest. However, it is considered as necessary to investigate the social impacts of such pedagogical actions of the graduates of the course on the formative courses of the young people who live in the field.Keywords: Young; Pedagogy of the Earth; Social movements of the countryside.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Turpo Gebera, Osbaldo, Alejandra Hurtado Mazeyra, Yvan Delgado Sarmiento, and Gerber Sergio Pérez Postigo. "Satisfacción del profesorado con la formación en servicio online: aproximaciones desde la usabilidad pedagógica." Pixel-Bit, Revista de Medios y Educación, no. 62 (2021): 39–70. http://dx.doi.org/10.12795/pixelbit.79472.

Full text
Abstract:
En los escenarios formativos, la usabilidad resulta fundamental para avanzar con mayor seguridad en la aprehensión de los contenidos formativos. La usabilidad pedagógica indica la satisfacción con la formación recibida, a partir de la valoración del diseño, la navegabilidad y los contenidos brindados por la plataforma virtual. Este estu-dio presenta una experiencia formativa evaluada por 152 docentes de educación superior participes de un curso ofertado por una universidad peruana. Se sigue un diseño metodológico combinado, de encuesta y entrevista. Los resultados obtenidos avalan el alto novel de satisfacción de los docentes respecto a la usabilidad de los recursos online. Este aspecto evidencia la importancia de considerar las características y motivaciones de los participantes en la planificación formativa a fin de contribuir a las re-flexiones que posibilitan la continuidad formativa en dichos entornos. De la misma forma, la valoración satis-factoria con la formación recibida en línea indica no solo una adaptación pertinente de los recursos a sus necesidades, sino también la adquisición de mayores niveles de madurez en el dominio de competencias digitales. Por este motivo, se reclama la interacción constructiva de la práctica pedagógica, así como la transferencia de la propuesta a otros contextos similares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Genovese, Cinthia Leticia de Carvalho Roversi, Washington Luiz Pacheco de Carvalho, and Luiz Gonzaga Roversi Genovese. "Os conceitos de formação e semiformação de Adorno na análise de trabalhos de conclusão de curso sobre questões sociocientíficas na graduação em Pedagogia." Ciência & Educação (Bauru) 25, no. 4 (October 2019): 873–91. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320190040003.

Full text
Abstract:
Resumo: Este estudo aborda a formação crítica de professores no ensino de Ciências e analisa desafios e potencialidades formativas da realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por futuros pedagogos, na perspectiva da Educação, por meio das questões sociocientíficas, bem como busca estimular e promover, durante este processo, a subjetividade, a criatividade e a autoria dos sujeitos envolvidos. A partir dos conceitos teóricos de Theodor Adorno e dos dados obtidos por meio de notas de campo e de gravações das aulas foram criadas três dimensões: semiformativa, transição e dimensão formativa. Concluímos que a Educação, na perspectiva das questões sociocientíficas, contribuiu para a formação crítica em Ciências da Natureza de estudantes de pedagogia em formação, tanto para atuarem na docência, como no processo formativo da elaboração do TCC. Acreditamos que esta pesquisa também traz contribuições para compreender a construção da autonomia, da criatividade e da valorização da subjetividade na busca pela autoria no trabalho acadêmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Shapovalova, Ol'ga Nikolaevna, and Nadezhda Fedorovna Efremova. "Formative Assessment as a Technique to Develop Schoolchildren’s Educational Autonomy." Pedagogika. Voprosy teorii i praktiki, no. 1 (March 2020): 1–8. http://dx.doi.org/10.30853/pedagogy.2020.1.1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos. "Performances da Pedagogia: uma narrativa estético-pedagógica." Educar em Revista 34, no. 67 (February 2018): 87–103. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.56082.

Full text
Abstract:
RESUMO O artigo analisa questões que têm emergido de experimentações feitas no cruzamento da formação de professores e da arte da performance no contexto de um curso de Pedagogia. A linguagem performática é abordada em suas dimensões expressiva e formativa, ampliando os horizontes das reflexões sobre as culturas escolares, as relações pedagógicas e as intencionalidades do ato educativo. Para construir o debate, a narrativa é estruturada de forma a revelar as etapas de trabalho de três iniciativas performativas, analisando-as.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

SEHGAL, VANDANA. "Formative Studios in Architecture Design: Pedagogy Based on the Syntax." Creative Space 3, no. 1 (July 2, 2015): 83–101. http://dx.doi.org/10.15415/cs.2015.31007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Albuquerque, Andrea Serpa. "FORMANDO PROFESSORES PESQUISADORES: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE INTEGRAL E INTEGRADA." Revista Interinstitucional Artes de Educar 2, no. 3 (January 31, 2017): 117–31. http://dx.doi.org/10.12957/riae.2016.26115.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta as experiências desenvolvidas por um grupo de bolsistas do PIBID Pedagogia/UFF. A proposta desenvolvida em 2015 pelo subprojeto: "Alfabetização por projetos de trabalho: ler é conhecer o mundo.", se apresentou como uma rede formativa que extrapola o objetivo primeiro de ser uma iniciação à docência compreendo hoje o PIBID como um projeto de formação integrada e integral. Conceitos como professorapesquisadora, avaliação formativa, interdisciplinaridade, assim como discussões sobre a pedagogia de projetos, afetividade e disciplina, currículos e práticas pedagógicas, se materializam em situações complexas do cotidiano escolar, desafiando alunos, professoras e coordenadora a um movimento continuo de exame das teorias em diálogo com as práticas.PALAVRAS CHAVE: Formação docente, professora pesquisadora, formação integral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Souza, Nadia Aparecida de, and Evely Boruchovitch. "Avaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professores." ETD - Educação Temática Digital 10 (November 6, 2009): 204. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v10in.esp..942.

Full text
Abstract:
A avaliação pode processar-se sob a égide de duas distintas lógicas: a da classificação ou a da formação. A prevalência da primeira parece condenar os estudantes a desempenhos sofridos e sofríveis, conforme se constata nos resultados revelados por provas nacionais e internacionais. Afinal, apesar do discurso a propalar um exercício formativo, o que se nota, ainda, em termos de avaliação é a preocupação em separar o joio do trigo. A inquietação quanto às decorrências da avaliação classificatória, principalmente no que tange á motivação para a aprendizagem, orientou a delimitação do objetivo do presente estudo: mapear e analisar as implicações das concepções de avaliação vivenciadas ao longo de um curso de Licenciatura em Pedagogia relativamente à motivação da aprendizagem. A pesquisa quanti-qualitativa valeu-se de metodologia também hibrida, o estudo de caso. Os procedimentos de coleta utilizados foram: questionário e entrevista. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo clássica. Os resultados parecem apontar relação entre avaliação classificatória, motivação extrínseca e abordagem superficial à aprendizagem, bem como entre avaliação formativa, motivação intrínseca e abordagem profunda à aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Prais, Jacqueline Lidiane de Souza, and Vanderley Flor da Rosa. "NUVEM DE PALAVRAS E MAPA CONCEITUAL: ESTRATÉGIAS E RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA." Nuances: estudos sobre Educação 28, no. 1 (April 14, 2017): 201–19. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4833.

Full text
Abstract:
Este trabalho discute a utilização da nuvem de palavras e do mapa conceitual como estratégias pedagógicas a partir do uso de recursos tecnológicos como o Wordle® e CmapTools®. A aplicação dessas ferramentas tecnológicas ocorreu em um curso de extensão visando à formação de professores para a inclusão e, portanto, foram empregadas para ensinar e para avaliar a apropriação do conteúdo desse processo formativo: a inclusão educacional. A questão principal de investigação é: de que forma licenciandas em Pedagogia percebem a utilização da nuvem de palavras e do mapa conceitual como atividades didáticas? Para isso, foi utilizada a pesquisa do tipo intervenção pedagógica, a coleta de dados feita por meio de questionários, diário de campo e atividades desenvolvidas, sendo os dados interpretados pela análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as atividades didáticas promoveram a familiaridade com o uso de TIC no processo de ensino e de aprendizagem, e que contribuíram para a sistematização e a apropriação do conteúdo do curso de extensão como uma ação didática formativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Ganishina, Irina, Ella Podnebesnaya, Albina Mamedova, Nina Tyugaeva, Nikolay Tkachenko, and Marina Ovsyannikova. "PEDAGOGIC DIAGNOSTIC METHODS OF JUVENILE CONVICTS SOCIAL HEALTH: EXPERIMENTAL STUDY." SOCIETY. INTEGRATION. EDUCATION. Proceedings of the International Scientific Conference 6 (May 20, 2020): 228. http://dx.doi.org/10.17770/sie2020vol6.4930.

Full text
Abstract:
Convicts social health is regarded by the authors of the article as the state of social welfare including the ability to support the socially healthy relationships in the society. To diagnose this state of ability among the juvenile convicts serving sentences in the correctional colonies is of special importance. According to the experimental study there is not enough work done to develop social health among juvenile convicts in the places where the imprisoned are stayed. The hypothesis of the investigation is the assumption that to form the social health among convicted male minors in the juvenile correctional facility will be more successful if they participate in the project “Book is the source of new life and the way to rehabilitation.” To diagnose the state of social health of juvenile convicts the following methods and techniques have been used, they are watching, talking, summative assessment, formative assessment, testing, The Test of Viability by D.A. Leontyev, The Questionnaire: Health, Activity, Mood (by V.A. Doskin, N.A. Lavrentyeva, V.B. Sharay, M.P. Miroshnikov); Success Stimuli and Failure Fear methods by A.A. Rean. The summative assessment procedure was held in March 2019, the formative assessment experiment had been conducted for 3 months (from April till June 2019). The summative assessment has shown that juvenile convicts have weak viability, reduced level of well-being, and activity, and mood as well; there is a low level of success stimuli and high level of failure fear. The results of formative assessment have shown that the participation in the Project helps to form viability, activity, cheering up, decreasing of failure fear, increasing of success motivation; and it assists conforming social health of juvenile convicts as a whole.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Priestley, Mark, and Daniela Sime. "Formative assessment for all: a whole‐school approach to pedagogic change." Curriculum Journal 16, no. 4 (December 2005): 475–92. http://dx.doi.org/10.1080/09585170500384586.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Franco, Maria Amélia Santoro. "Pedagogia da pesquisa-ação." Educação e Pesquisa 31, no. 3 (December 2005): 483–502. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022005000300011.

Full text
Abstract:
A pesquisa-ação tem sido utilizada, nas últimas décadas, de diferentes maneiras, a partir de diversas intencionalidades, passando a compor um vasto mosaico de abordagens teórico-metodológicas, instigando-nos a refletir sobre sua essencialidade epistemológica, bem como sobre suas possibilidades como práxis investigativa. O presente trabalho aprofunda reflexões sobre a pertinência e as possibilidades da pesquisa-ação como instrumento pedagógico e científico, buscando indicativos de respostas às questões: a pesquisa-ação deve ser essencialmente uma pesquisa intencionada à transformação participativa, em que sujeitos e pesquisadores interagem na produção de novos conhecimentos? Deve assumir o caráter formativo-emancipatório? Mediando pesquisas e estudos já realizados, buscou-se estruturar um processo pedagógico para a pesquisa-ação, que organize a questão da coerência entre a ontologia e a epistemologia pretendida na pesquisa. Para tanto, foi necessário estabelecer referências às questões: de que pesquisa falamos quando nos referimos à pesquisa-ação? Ou mesmo, de que ação falamos quando nos referimos à pesquisa-ação? E ainda, como pesquisa e ação se integram na prática pedagógica da pesquisa-ação? O trabalho realça que a pesquisa-ação, estruturada dentro de seus princípios geradores, é uma pesquisa eminentemente pedagógica, dentro da perspectiva de ser o exercício pedagógico, configurado como uma ação que cientificiza a prática educativa, a partir de princípios éticos que visualizam a contínua formação e emancipação de todos os sujeitos da prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pons-Altés, Josep M. "Entrevista amb Enric Prats." Comunicació educativa, no. 30 (March 24, 2020): 7. http://dx.doi.org/10.17345/comeduc20177-22.

Full text
Abstract:
Enric Prats Gil, doctor en Pedagogia per la Universitat de Barcelona, actualment és professor de Pedagogia Internacional i forma part del GREPPS (Grup de Recerca en Pensament Pedagògic i Social). També és membre del Programa MIF, de Millora i Innovació en la Formació de Mestres, que pretén millorar la formació inicial dels mestres a les universitats catalanes. Cap d’edició de la revista Temps d’Educació, ha treballat particularment qüestions relacionades amb l’ètica, l’educació per a la ciutadania i la formació del professorat, amb estudis comparatius amb altres sistemes europeus. Entre les seves publicacions podem destacar els llibres L’escola importa (2019), Aprendre de lletres. Literatura i pedagogia, vides paral·leles (2016), L’educació, una qüestió d’estat. Una mirada a Europa (2013), Diversidad y complejidad en la educación secundaria (2013), Multiculturalismo y educación para la equidad (2006), Ètica de la informació (2004) i Racismo en tiempos de globalización (2001).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Falcão, Giovana Maria Belém, and Afrânio Vieira Ferreira. "A pessoa do professor: Significados e sentidos sobre uma experiência formativa." Revista Brasileira de Extensão Universitária 11, no. 2 (May 14, 2020): 135–44. http://dx.doi.org/10.36661/2358-0399.2020v11i2.10859.

Full text
Abstract:
Os processos formativos destinados aos professores não podem se orientar somente numa perspectiva técnica, distante das vivências e experiências da escola, sem levar em conta a natureza subjetiva que há no trabalho docente. Este escrito, tem por objetivo compreender como os professores participantes do projeto de extensão “Olhar para mim, para olhar para o outro: a dimensão subjetiva da formação docente”, significaram a formação vivenciada. O projeto aconteceu no ano de 2017 e envolveu professores da Educação Básica do Município de Iguatu-CE e alunos do curso de Pedagogia de uma universidade pública. Como os docentes significaram a participação nessa experiência formativa? Para responder a indagação, ouviu-se nove participantes, por intermédio de questionário, tendo, também, consultado registros de áudio e escritos realizados ao longo do projeto. A investigação, de natureza qualitativa, do tipo exploratória, se apoia, principalmente, nos estudos de Vygotsky, Nóvoa e Cunha. O estudo revelou que a formação se constituiu relevante experiência formativa para todos os envolvidos, manifestando-se como espaço de expressão sobre os desafios vivenciados no exercício da profissão, a partilha de experiências, o reconhecimento e a renovação dos saberes docentes, contribuindo no fortalecimento da identidade docente e no desenvolvimento de profissionais mais autônomos, críticos, bem como numa atuação docente mais ativa e efetivas. Palavras-chave: Formação de professores, Identidade, Trabalho docente The teacher as a person: meanings and senses within a formative experience Abstract: Formative processes for teachers cannot be merely focused on a technical perspective, distant from school experiences and without considering the subjective nature of the teaching work. This study aims at understanding how teachers who participated in the extension project entitled “Looking at myself to look at the other one: the subjective dimension of teacher education” processed the training experience. The project took place in 2017 and involved Basic Education teachers from the Iguatu municipality (Ceará State, Brazil), as well as Pedagogy students from a public university. How did teachers understand their participation in this formative experience? In order to answer this question, we heard nine participants based on a questionnaire. Audio recordings and essays produced during the project were also analyzed. It was a qualitative, exploratory research based mainly on Vygotsky, Nóvoa and Cunha theories. The study revealed that the formative process became an important formative experience for all the involved. Resulting in a space of expression about the experienced challenges during the exercise of their profession, to share experiences, the recognition and the renovation of the teacher’s knowledge, thus contributing on the strengthening of the teacher’s identity as well as the development of more independent and critical professionals, acting in a more active and effective way as teachers. Keywords: Teacher Training, Identity, Teacher Work.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Freitas, Wélica Patrícia Souza de, and Vivian Dos Santos Calixto. "Caminhos trilhados e perspectivas para a formação do professor como intelectual transformador." Educação e Fronteiras 7, no. 21 (May 7, 2018): 88–96. http://dx.doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8063.

Full text
Abstract:
O presente texto objetiva, por meio da exposição e problematização de uma narrativa acerca do processo de constituir-se professora, apresentar possibilidades de discussão da pedagogia crítica, mais especificamente do modelo formativo do professor como Intelectual Crítico Transformador desenvolvido por Giroux. Para tanto organizamos este percurso narrativo por meio de quatro movimentos, dos quais pode-se destacar: Primeiros passos: encontro com a perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS); O despertar crítico; Imersão em sala de aula: dificuldades emergentes e perspectivas, e; A busca por um continuum formativo. Argumentamos sobre a potencialidade da pedagogia crítica como arcabouço teórico para que o professor possa atuar de forma a ser um agente atuante na luta por uma sociedade mais justa e igualitária, bem como na sua emancipação e autonomia, obtida a partir de uma análise crítica das ações pedagógicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Silva, Otavio Henrique Ferreira da. "Formação cidadã de pedagogas." Revista Docência do Ensino Superior 11 (April 14, 2021): 1–22. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24139.

Full text
Abstract:
Este relato de experiência tem o objetivo de apresentar os alcances do projeto de ensino “Numeramento, cidadania e práticas sociais” do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité. Diante do crime socioambiental ocorrido na cidade de Brumadinho/MG em janeiro de 2019, organizou-se um processo de formação embasado em autores que articulam conhecimento transdisciplinar às práticas sociais e à democracia. Realizou-se, também, visita técnica ao Acampamento Pátria Livre, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra e à Aldeia Naô Xohã, da etnia indígena Pataxó Hã-hã-hãe, que dividem área ocupada na região afetada pela lama de rejeitos que escorreu pelo Rio Paraopeba. Como resultado, destaca-se que as experiências do projeto possibilitaram aos participantes um processo formativo crítico, questionador e sensível com os problemas sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Antiqueira, Liliane Silva de, Celiane Costa Machado, and Cleiva Aguiar de Lima. "Prática de escrita no processo formativo: a constituição de uma pesquisadora (Writing practice in the formative process: the composition of a researcher)." Revista Eletrônica de Educação 13, no. 2 (May 10, 2019): 726. http://dx.doi.org/10.14244/198271992482.

Full text
Abstract:
This present work has as a goal presenting an experience that begins from a writing practice, called to report, and lived through the subject entitled Professional Education: Contemporary Challenges from the Post-Graduation Program Science Education – Federal University of Rio Grande – FURG (Brazil). It is argued about the composition of a researcher in an environment full of dialogue, reading and critical analysis of texts, articulated with many writings and group discussions. In order to comprehend this experience, it is used theoretical contributions; their ideas go towards the importance of the writing when it comes to the constitution of the ongoing formation of the person. The subject proposal was based on the writing of three individual texts from the critical analysis of the three articles, on a group text related to an article about professional education, as well as the reading and a critical analysis from at least one text from a colleague, according to criteria related to form and content, totaling five writings. From this experience, it can be said that being a researcher is searching for information due to a problem, a topic, a concern, besides the necessity of expressing through writing and reflecting critically about the discussed topics. It was a group practice that required constantly dialogues established with the authors, the colleagues and the teacher, adding the learning about how to analyze an article meticulously, from the investigation about who is the author, his/her formation, to structural aspects of the text. The activities were considered as something very pleasurable, beyond evaluations or obligations, used as inspiration for the reflections, other readings and writings.ResumoO artigo tem como objetivo relatar uma experiência a partir de uma prática de escrita, denominada de relatoria, vivenciada na disciplina Educação Profissional: Desafios Contemporâneos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Brasil. Argumenta-se sobre a constituição da pesquisadora em formação num ambiente de muito diálogo, de leitura e análise crítica de textos, articulado com diversas produções escritas e discussões coletivas. Para compreender essa experiência narrada, utilizam-se teóricos que apontam a importância da escrita na constituição do sujeito em formação. A proposta da disciplina envolveu a escrita de três textos individuais a partir da análise crítica de três artigos, um texto coletivo relacionado a um artigo sobre Educação Profissional, bem como a leitura e análise crítica coletiva de pelo menos um texto de um colega, seguindo critérios quanto à forma e ao conteúdo, totalizando em cinco produções realizadas. Decorre desta experiência, a constatação de que ser pesquisador é estar em busca de informações acerca de um problema, um assunto, uma inquietação, além da necessidade de se posicionar por escrito e refletir criticamente sobre os temas abordados. Foi uma prática coletiva que demandou constantes diálogos estabelecidos com autores, com colegas e com a professora, incluindo o aprendizado de como analisar um artigo minuciosamente, desde a investigação sobre quem é o autor, sua formação, até aspectos estruturais do texto. As atividades foram assumidas como algo prazeroso, muito além de avaliações ou obrigações, servindo de inspiração para reflexões, outras leituras e produções textuais.Keywords: Researcher, Writing, Formation.Palavras-chave: Pesquisador, Escrita, Formação.ReferencesBENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.BRUNER, J. The narrative construction of reality. Critical Inquiry, Chicago, v. 18, n.1, p. 1-21, 1991.CLANDININ, J.; CONNELLY, M. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. São Francisco: Jossey-Bass, 2000.CUNHA, M. I. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, vol. 23, n. 1-2. São Paulo, jan. de 1997. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551997000100010>. Acesso em: 22 jul. 2017.DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez Editora, 2001.FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.HOUAISS, Instituto Antônio. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.LARROSA, J. Sobre a lição. In: LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Editora Autêntica, p. 139-146, 2001.LARROSA, J. A arte da conversa. In: SKLIAR, C. Pedagogia (improvável) da diferença. E se o outro não estivesse aí? Tradução de Giane Lessa. Rio de Janeiro: DP&A, p. 211-216, 2003.LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.MARQUES, M. O. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 2ª ed. Ijuí: Unijuí, 2011.NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. Indagações, reflexões e práticas em leituras e escritas na educação matemática. Campinas: Mercado das Letras, 2013.PERISSÉ, G. Ler, pensar e escrever. São Paulo: Saraiva, 2011.PRADO, G.V.T.; SOLIGO, R. Porque escrever é fazer história: revelações, subversões, superações. Campinas: Alínea, 2007.SANTOS, S. A narrativa como estratégia de formação e de reflexão sobre a prática docente. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 11, n. 2, p. 207 – 217, maio/ago. 2008. Disponível em <http://www.dtp.uem.br/rtpe/volumes/v11n2/010-artigo-sydione-207-217.pdf. > Acesso em: 03 dez. 2016.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Bastos, Ghislaine Dias da Costa, and Tatiana Duarte de Souza. "Memórias e escrita de si: uma viagem formativa pelo curso de pedagogia." Brazilian Journal of Development 6, no. 6 (2020): 40993–1005. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n6-585.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

De Azerêdo, Maria Alves. "A formação matemática na pedagogia: a articulação universidade-escola como caminho formativo." Reflexão e Ação 29, no. 1 (January 5, 2021): 114–32. http://dx.doi.org/10.17058/rea.v29i1.13780.

Full text
Abstract:
Considerando que a formação matemática na Pedagogia apresenta lacunas, o objetivo deste artigo é o de problematizar as possibilidades de se formar para a docência em Matemática por meio de um projeto voltado à Licenciatura. Embasando-se em autores que discutem formação docente em matemática e na pesquisa qualitativa, analisou-se um relato de uma sequência didática sobre multiplicação, numa turma de 5º ano e dados de um questionário aplicado aos graduandos. Concluiu-se que as atividades do projeto têm ampliado a formação docente em matemática ao possibilitar a vivência em salas de aula, tendo a escola pública também como espaço formativo, articulando teoria e prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Souza, Ana Lúcia Santos, and Daisi Teresinha Chapani. "Concepções de ciência de um grupo de licenciandas em Pedagogia e suas relações com o processo formativo." Ciência & Educação (Bauru) 21, no. 4 (December 2015): 945–57. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150040010.

Full text
Abstract:
ResumoEste artigo apresenta uma análise das concepções de ciência de um grupo de licenciandas de um curso de Licenciatura em Pedagogia e suas relações com as concepções apresentadas em documentos do curso e pela docente da disciplina Conteúdos e Metodologia do Ensino Fundamental de Ciências. Partimos das seguintes questões: uais as concepções de ciência demonstradas por concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia? Como essas concepções podem estar relacionadas ao processo formativo das licenciandas? O estudo ampara-se teoricamente em Habermas, que considera três tradições das ciências: empírico-analítica, histórico-hermenêutica e crítica. Os dados foram constituídos por meio de documentos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstraram que a abordagem crítica que fundamenta o curso não foi materializada na construção ou revisão das concepções de ciência das discentes durante seu processo formativo, prevalecendo entre as mesmas, sobretudo, concepções de cunho positivista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Silva Júnior, Gerson Alves da. "Reflexões étnicas sobre o processo formativo a partir de uma perspectiva psicológica." Psicologia: Ciência e Profissão 22, no. 4 (December 2002): 56–67. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932002000400007.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, realizou-se uma releitura do percurso conceituai traçado pela Antropologia e Pedagogia a partir de uma perspectiva psicológica, a fim de efetivar análise das relações étnicas no processo educativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Batista, Morgana Fernandes, and Ricardo Luiz de Bittencourt. "FORMAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESC, COM ENFÂSE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO." Revista Saberes Pedagógicos 2 (June 1, 2017): 202. http://dx.doi.org/10.18616/rsp.v2i0.3399.

Full text
Abstract:
A formação de professores é um processo complexo, uma vez que se entrelaçam diversos fatores, dentre os quais o estágio obrigatório. O objetivo geral desta pesquisa é “analisar a contribuição do Estágio Supervisionado Obrigatório para formação docente na perspectiva do licenciando do curso de licenciatura em Pedagogia da UNESC”. Alguns autores como Nóvoa (2009), Pimenta (2002) e Tardif (2002), entre outros, apontam perspectivas atuais de formação de professores. Já Pimenta e Lima (2012), Pimenta (2005), Moraes (2012) entre outros destacam o estágio supervisionado obrigatório como atividade formativa. Desenvolvemos a coleta de dados a partir da aplicação de um questionário com 15 (quinze) acadêmicos que cursavam a 8ª fase do curso de licenciatura em Pedagogia da UNESC no ano de 2016-1, no município de Criciúma-SC. As análises dos dados produzidas indicam que o estágio obrigatório tem forte impacto na formação dos licenciados em Pedagogia. Os sujeitos pesquisados indicam que o estágio supervisionado contribui para a escolha da modalidade em que querem atuar. Afirmam que este é o momento de fazer a articulação da teoria na prática e que este se constitui como atividade formativa por auxiliá-los em sua formação por inseri-los dentro da escola e da sala de aula para que seja possível observar a realidade escolar e, assim, refletir sobre sua prática pedagógica.PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores. Estágio Supervisionado. Pedagogia. Teoria x Prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Losa, Stefano, Luca Botturi, Martin Hermida, and Stéphanie Boéchat-Heer. "Due decadi di tecnologie digitali in educazione." Swiss Journal of Educational Research 43, no. 1 (April 14, 2021): 98–115. http://dx.doi.org/10.24452/sjer.43.1.8.

Full text
Abstract:
Alla luce della forte pervasività sociale e culturale, nelle società contemporanee, di tutte quelle tecnologie chiamate dell’informazione e della comunicazione, contraddistinte appunto dalla dimensione digitale, l’articolo si propone di fare una sintesi informata sul tema delle tecnologie digitali in educazione e formazione. Tale sintesi scaturisce da un campione di 25 articoli rilevanti ed evidenzia tre grandi aree tematiche che hanno contraddistinto il tema delle tecnologie digitali in ambito educativo e formativo: l’uso di risorse digitali all’interno delle pratiche di insegnamento e apprendimento, l’uso adeguato delle tecnologie digitali, anche al di fuori dei contesti formativi ed educativi, e la formazione del corpo docenti alle tecnologie digitali e soprattutto al loro utilizzo a fini didattici e pedagogici. Tale sintesi rappresenta un’opportunità privilegiata per evidenziare ciò che la rivista ha contribuito a diffondere in tale ambito dal punto di vista scientifico. L’articolo, grazie anche ad uno sguardo attuale sugli sviluppi della ricerca sulle tecnologie in educazione, permette così di delineare gli orientamenti passati e recenti, così come le problematiche e le criticità attuali che contraddistinguono questo ambito importante e in continua evoluzione.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Silva, Dulciene Anjos de Andrade e. "Educação e ludicidade: um diálogo com a Pedagogia Waldorf." Educar em Revista, no. 56 (June 2015): 101–13. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.41463.

Full text
Abstract:
Este artigo busca relacionar os princípios e fundamentos da Pedagogia Waldorf, iniciativa educacional concebida por Rudolf Steiner, orientada epistemológica e didático-metodologicamente para a formação multidimensional do educando, com o conceito de ludicidade desenvolvido por Cipriano Luckesi: um estado interno do sujeito que age e/ou vivencia uma atividade de forma plena. Identifica que, ao transcender a concepção reducionista e instrumental do processo de aprendizagem e voltar-se para a integração do pensar, sentir e fazer no processo formativo do educando, a Pedagogia Waldorf apresenta-se como um modelo efetivo de educação lúdica e, portanto, consoante com o paradigma educacional da contemporaneidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Zanotto, Luana, Bruno Martins Ferreira, and Fernando Donizete Alves. "A LINGUAGEM CORPORAL DE MOVIMENTO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA." Revista Conhecimento Online 1 (January 2, 2020): 49. http://dx.doi.org/10.25112/rco.v1i0.1771.

Full text
Abstract:
O presente artigo relata as aprendizagens oriundas de um curso de formação de curta duração sobre a linguagem corporal de movimento e a Educação Infantil. Objetivou socializar os saberes e fazeres docentes para organizar a proposição de atividades lúdicas corporais em práticas pedagógicas. Conduzido por professores de Educação Física para pedagogas, a formação resultou na vivência de atividades e momentos de compreensão da linguagem corporal aliada à ludicidade, além de reflexões sobre como torná-la mais significativa nas intervenções pedagógicas. A análise da formação revelou o apreço das participantes em reconhecer as potencialidades das brincadeiras no desenvolvimento das crianças. Conclui-se com reflexões em torno das práticas pedagógicas de caráter lúdico que possam ser usufruídas na infância. Ademais, com percepções sobre o modo como ocorre a formação inicial e continuada de pedagogos para o trato pedagógico da motricidade infantil, que prescinde ações diferenciadas e contextualizadas ao perfil docente que lida com a infância. Palavras-chave: Formação docente. Educação física escolar. Pedagogia. Educação infantil.ABSTRACTThis article reports the learning from short duration training about movement body language and the children education. It aimed to socialize the teacher’s knowledge and skills to organize the proposition of body playful activities in the pedagogical practices. From Physical Education teachers to educators, the training showed the practice of activities and created comprehension of body language combined with playfulness, as well as reflections on how to make it more meaningful in pedagogical interventions. The training analyzes showed the participants’ appreciation for recognizing the potential of play in children’s development. It ended with reflections on the playful pedagogical practices that can be enjoyed in childhood. Moreover, it was finished with perceptions about the way of educator’s basic training and continued education for acting children’s motricity, that require differentiated and contextualized actions to the childcare workers profile.Keywords: Teacher training. School physical education. Pedagogy course. Children education.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Padilha, Lucia Mara De Lima. "O PROCESSO FORMATIVO DAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA: A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL." Diversidade e Educação 6, no. 2 (February 7, 2019): 43–52. http://dx.doi.org/10.14295/de.v6i2.8309.

Full text
Abstract:
Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa realizada com alunas (os) dos 2º e dos 4º anos do curso de Licenciatura em Pedagogia. O objetivo da pesquisa foi o de compreender de que forma essas estudantes percebem a diversidade sexual na escola, as suas interpretações sobre o público LGBT e suas perspectivas para trabalhar com a diversidade sexual. Para a coleta dos dados foram aplicados sessenta e nove questionários, numa metodologia exploratória de abordagem qualitativa. A partir da análise realizada, conclui-se que existe uma confusão na percepção das (os) estudantes de Pedagogia com relação a identidade de gênero e orientação sexual, e, essas identidades ou orientações quando fogem aos padrões instituídos historicamente tendem a ser discriminadas ou não compreendidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Alvares Sofiati, Camila, and Claudia Chueire de Oliveira. "FORMAÇÃO DOS DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA: A EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOCO." Revista Temas em Educação 27, no. 1 (July 10, 2018): 27. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.38769.

Full text
Abstract:
Este texto pretende caracterizar os docentes de um curso de Pedagogia, no que tange a sua formação e concepções, de uma universidade estadual do interior do estado do Paraná que atuam em disciplinas específicas para formar o profissional da educação infantil, bem como busca conhecer as bases teórico-metodológicas de sua formação e indicar os motivos pelos quais optaram por atuar na formação de professores para a educação infantil. A justificativa para o estudo considerou a preocupação em refletir a respeito do processo formativo dos responsáveis pela tarefa de formar professores para a educação infantil, visto que ofertam bases teóricas e práticas, estabelecendo referenciais e procedimentos que balizam determinada ação pedagógica. A abordagem qualitativa foi a opção metodológica da pesquisa, com o auxílio de questionário com questões mistas para coletar informações junto a professores da referida universidade. Os resultados indicam que o trabalho pedagógico realizado pelas docentes é fruto de um percurso formativo e de atuação profissional que evidencia criticidade na condução do processo de formação de professores para a educação infantil, com nítida clareza que esta etapa da educação requer esmero e respeito para suprir necessidades e especificidades, além de erradicar posturas assistencialistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Mariano, Alessandro Santos, and José Claudinei Lombardi. "O TRABALHO NA PRÁXIS FORMATIVA DA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES: UMA ESCOLA CONSTRUÍDA PELA E PARA A CLASSE TRABALHADORA." Revista Trabalho Necessário 17, no. 34 (September 27, 2019): 80. http://dx.doi.org/10.22409/tn.17i34.p38045.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é refletir sobre o método formativo da Escola Nacional Florestan Fernandes - ENFF, uma escola coordenada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, e que tem como principal papel a formação de militantes, quadros e dirigentes de movimentos e organizações populares do Brasil e outros países. A ENFF assume a concepção marxista de construção e socialização do conhecimento e o trabalho como principal sustentáculo (MARX, 1987) que, por sua vez, encontra-se orientado pela Pedagogia Socialista (PISTRAK, 2009), na Educação Popular (FREIRE, 2005) e na Pedagogia do Movimento (CALDART, 2004).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Mariano, Alessandro Santos, and José Claudinei Lombardi. "O TRABALHO NA PRÁXIS FORMATIVA DA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES: UMA ESCOLA CONSTRUÍDA PELA E PARA A CLASSE TRABALHADORA." Revista Trabalho Necessário 17, no. 34 (September 26, 2019): 80. http://dx.doi.org/10.22409/tn.17i34.p38136.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é refletir sobre o método formativo da Escola Nacional Florestan Fernandes - ENFF, uma escola coordenada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, e que tem como principal papel a formação de militantes, quadros e dirigentes de movimentos e organizações populares do Brasil e outros países. A ENFF assume a concepção marxista de construção e socialização do conhecimento e o trabalho como principal sustentáculo (MARX, 1987) que, por sua vez, encontra-se orientado pela Pedagogia Socialista (PISTRAK, 2009), na Educação Popular (FREIRE, 2005) e na Pedagogia do Movimento (CALDART, 2004).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Souza, Ana Paula Gestoso de, and Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira. "Aciepe histórias infantis e Matemática: uma instância formativa." Educação & Realidade 39, no. 4 (December 2014): 1027–49. http://dx.doi.org/10.1590/s2175-62362014000400005.

Full text
Abstract:
Neste artigo, analisa-se a dinâmica da Atividade Curricular de Integração Ensino Pesquisa e Extensão (Aciepe) Histórias Infantis e Matemática nas séries iniciais, a partir da trajetória de cinco egressas do curso de Pedagogia, participantes da atividade. Optou-se pelo estudo de caso da Aciepe e tomaram-se como dados os depoimentos das cinco participantes, utilizando-se múltiplas fontes de coleta de dados: registros escritos produzidos ao longo da Aciepe, entrevista e questionário respondidos após o término da atividade. A análise dos dados mostra a constituição da Aciepe como uma instância formativa, respaldada pela instituição, que impulsiona o desenvolvimento profissional e a aprendizagem da docência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Midlej, Jussara, and Marcos Villela Pereira. "AS HISTÓRIAS DE VIDA COMO TRAMAS DE FIOS NA COMPOSIÇÃO DA PROFESSORALIDADE." Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica 1, no. 3 (December 13, 2016): 551. http://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426x.2016.v1.n3.p551-563.

Full text
Abstract:
Este texto trata de uma investigação-formação realizada numa abordagem (auto)biográfica, entre 2013 e 2014, numa turma de Pedagogia, integrada ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), em colaboração com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), no campus de Jequié. As escritas de si, concretizadas nos memoriais, e as ações realizadas nos ateliês deram-se num plano extensional de recolha de informações, em diferentes circunstâncias e contextos, com a finalidade de expandir o campo dos possíveis, com retornos aos materiais produzidos no processo profissional e formativo. As conversações, como ações de reciprocidade, foram relacionadas à triangulação formativa e às histórias de vida, em contextos de pesquisa e formação. Os agrupamentos, com repetidas análises compreensivas das informações produzidas, demonstraram alargar as perspectivas docentes e ampliar as características formativas dos atos de narrar-se e às práticas educacionais cotidianas. Nos partícipes, o acréscimo das percepções de si e o aguçamento de seus entendimentos acerca das situações e das experiências ficaram patentes; contribuíram para a concepção da formação como autoformação, demonstrando que o ser humano, ao viver experiências de si rearranja, atualiza-se, diferencia-se continuamente, produz forças vitais criadoras de estados inéditos de ser professor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Meyer, Jan H. F. "Threshold concepts and pedagogic representation." Education + Training 58, no. 5 (June 13, 2016): 463–75. http://dx.doi.org/10.1108/et-04-2016-0066.

Full text
Abstract:
Purpose – The purpose of this paper is to present a brief exposure to the development of the threshold concepts framework (TCF), the intention being to illuminate for interested readers a broader landscape of research activity than that perhaps conveyed by the individual contributions to this special edition. Design/methodology/approach – There is first an account of how the notion of a “threshold concept” was presented by Meyer and Land in their seminal 2003 paper, and a clarification of some terminology used by them at that time to describe the (confusing for some) “characteristics” of such a concept. A discursive account, with examples, follows on how analyses for, and of, threshold concepts might proceed, and how findings might provoke a reappraisal of associated learning and teaching practices. Towards this end a contemporary pedagogical perspective is introduced based on the construct of integrated threshold concept knowledge (ITCK) as proposed by Meyer and Timmermans (2016). Reference to a detailed case study illustrates the practical dynamics of generating ITCK; specifically in the context of a third-year engineering course embedding the threshold of “critical flow”. Activities and processes, transferable to other discipline contexts, are described that yield particular elements of ITCK (different constituent “types of knowledge”) in relation, in this case, to “critical flow”. A final consideration is the “representation” of “critical flow” for pedagogical purposes in the form of a metacognitive activity for learning and formative assessment purposes that is, again, adaptable to other discipline contexts. Findings – There are no specific findings in this paper as its purpose is to provide a condensed review of the development of the TCF. Originality/value – This value of this paper is that it provides a contemporary expert exposure to the development of the TCF by the originator of the notion of a threshold concept.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Cruz, Maria do Carmo Alves da, Neuza Bertoni Pinto, and Suzana Andréia Santos Coutinho. "PEDAGOGIA, MATEMÁTICA E ESTÁGIO EM DOCÊNCIA: a experiência a partir de uma tríade formativa." PLURAIS - Revista Multidisciplinar 5, no. 2 (August 18, 2020): 169. http://dx.doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.169-191.

Full text
Abstract:
A necessidade de pensar o lugar ou o não-lugar reservado à educação matemática, seja nos documentos legais, seja nos currículos, impulsiona cada vez mais pesquisadores a identificarem o porquê das defasagens, considerando que desde os primórdios da humanidade até a modernidade, a matemática é vista, num contexto nacional, como inflexível e causadora de traumas em crianças e adolescentes. Considerando este cenário, esta pesquisa objetiva socializar as experiências vivenciadas durante o estágio em docência em Ciências e Matemática, no doutorado em Educação, organizado a partir do conceito de tríade formativa no curso de Pedagogia. A metodologia utilizada é qualitativa, precedida de revisão bibliográfica, utilizando como método a investigação da própria prática na perspectiva de Ponte (2002), Lima e Nacarato (2009), tendo como interlocutores estudantes de Pedagogia e Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para viabilizá-la, enquanto o aporte teórico considera Zabalza (2014) para discutir estágio; as discussões sobre experiência foram ancoradas em Bondía (2002); Fiorentino e Lorenzato (2006) sobre educação matemática; o conceito de tríade formativa é utilizado a partir de Zanon (2003) e sobre formação de professores Tardif (2008), dentre outros, além dos documentos oficiais, Brasil (2002; 2006; 2015; 2017 e 2019) também foram incorporadas às análises. A pesquisa mostrou que as aprendizagens empreendidas, por meio dos diálogos, integram a constituição do ser docente, evidenciando o quão válido é a aproximação das escolas com a universidade pública. O contato dinâmico e flexível possibilita construir espaços de reflexão-ação-reflexão para qualificar as práticas pedagógicas, tanto das estudantes, dos docentes da educação básica, quanto dos docentes formadores.Palavras chave: Estágio em docência. Tríade Formativa. Ensino de Matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Carlisle, Katie. "A study of teacher formative influence upon and student experience of social–emotional learning climate in secondary school music settings." British Journal of Music Education 30, no. 2 (April 16, 2013): 223–43. http://dx.doi.org/10.1017/s0265051713000053.

Full text
Abstract:
Conceiving the construct ‘social-emotional learning climate’ as an embodiment of Illeris’ contemporary learning theory, this paper serves dual purposes. First, it examines recent music education literature, which identifies issues of competence and institutionalised pedagogic practice in secondary school music settings that result in adolescents’ inability to target and develop personal locus of control over learning, and the subsequent rejection of the learning environment. Second, it details findings, discussion and pedagogic implications from the author's dissertation study exploring music teacher formative influence upon and student experience of Illeris’ theory of learning process within three Canadian secondary school learning settings integrating informal learning practices.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Nicolay, Deniz Alcione. "CONHECIMENTO, CRÍTICA E FORMAÇÃO EM NIETZSCHE E KANT." Imagens da Educação 9, no. 2 (September 16, 2019): 47–61. http://dx.doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i2.42229.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata das filosofias de Kant e Nietzsche, e sua conexão com a formação do pensamento crítico na Pedagogia. Para isso, apresenta duas modalidades de crítica derivadas dessas filosofias. Por um lado, a crítica transcendental representa o esforço kantiano em validar os conhecimentos a priori e demarcar as fronteiras da epistemologia; por outro, a crítica genealógica radicaliza a compreensão dos valores basilares da modernidade, denunciando os artifícios morais do conhecimento. A partir disso, o artigo analisa o modelo formativo derivado dessas duas correntes, como também suas implicações na realidade escolar. Assim, provoca o sentido do que é pensar criticamente na Pedagogia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Campos, Carolina Fernanda Cunha, and Mariana Lettieri Ferreira. "PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: DIÁLOGOS EM EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO." Revista Docência e Cibercultura 4, no. 3 (December 24, 2020): 266–90. http://dx.doi.org/10.12957/redoc.2020.52897.

Full text
Abstract:
O presente artigo configura-se, em termos metodológicos, como um estudo qualitativo de caráter exploratório que integra uma experiência de estágio da pesquisadora e estagiária licencianda em língua inglesa, primeira autora deste artigo, realizada em uma escola municipal da cidade de São Paulo sob a supervisão da pesquisadora e professora-formadora, segunda autora deste artigo. A proposta de estágio envolveu-se nos pressupostos teóricos da pedagogia dos multiletramentos, conforme proposta pelo Grupo de Nova Londres em 1996, além de também terem sido encontrados pontos de convergência com a pedagogia da autonomia conforme proposta por Freire (2016). A vivência formativa aqui relatada, uma sequência de quatro aulas, possibilitou a criação de atividades relevantes para os alunos, pautadas na estrutura da sala de aula, com discussões sobre suas necessidades e análise de diferentes cenários. Além disso, a experiência possibilitou às autoras debates sobre a própria pedagogia dos multiletramentos, a pedagogia da autonomia, as demandas do ensino de inglês na escola e os efeitos do estágio na formação de professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Campos, Carolina Fernanda Cunha, and Mariana Lettieri Ferreira. "PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: DIÁLOGOS EM EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO." Revista Docência e Cibercultura 4, no. 3 (December 24, 2020): 266–90. http://dx.doi.org/10.12957/redoc.2020.52897.

Full text
Abstract:
O presente artigo configura-se, em termos metodológicos, como um estudo qualitativo de caráter exploratório que integra uma experiência de estágio da pesquisadora e estagiária licencianda em língua inglesa, primeira autora deste artigo, realizada em uma escola municipal da cidade de São Paulo sob a supervisão da pesquisadora e professora-formadora, segunda autora deste artigo. A proposta de estágio envolveu-se nos pressupostos teóricos da pedagogia dos multiletramentos, conforme proposta pelo Grupo de Nova Londres em 1996, além de também terem sido encontrados pontos de convergência com a pedagogia da autonomia conforme proposta por Freire (2016). A vivência formativa aqui relatada, uma sequência de quatro aulas, possibilitou a criação de atividades relevantes para os alunos, pautadas na estrutura da sala de aula, com discussões sobre suas necessidades e análise de diferentes cenários. Além disso, a experiência possibilitou às autoras debates sobre a própria pedagogia dos multiletramentos, a pedagogia da autonomia, as demandas do ensino de inglês na escola e os efeitos do estágio na formação de professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Pacheco, Mayara Alves Loiola, Rachel Rachelley Matos Monteiro, Alana Dutra do Carmo, and Antonio Germano Magalhães Júnior. "Formação de professores: A trajetória da docência universitária no curso de Licenci-atura em Pedagogia da UAB/UECE." Tendencias Pedagógicas 36 (March 30, 2020): 129–40. http://dx.doi.org/10.15366/tp2020.36.10.

Full text
Abstract:
A educação a distância apresenta características específicas, rompendo com a concepção da presencialidade no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho é oriundo de uma pesquisa sobre a formação dos professores e a trajetória profissional de docentes do curso de Pedagogia na modalidade de educação a distância da Universidade Aberta do Brasil. Tivemos como objetivo compreender o percurso formativo dos professores do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UAB de uma Instituição de Ensino Superior para o exercício da docência em um curso de educação a distância. O presente estudo é de abordagem qualitativa, que tem como método o estudo de caso. Tivemos uma amostra de 10 docentes que ministraram as disciplinas de Avaliação Educacional e 5 que estiveram à frente da disciplina de Didática Geral, mapeamos a sua formação inicial, continuada e complementar em busca de compreender a trajetória profissional de cada um destes docentes, em especial, de “profissionais formadores”. Concluímos que a formação dos professores e a sua trajetória profissional se constituem como essenciais na atuação docente e, neste estudo, com as compreensões teóricas e práticas sobre a modalidade educacional, o nosso objetivo de compreender o percurso formativo dos professores do curso de Licenciatura em Pedagogia da UAB foi alcançado, nos permitindo realizar uma reflexão sobre as trajetórias profissionais e a constituição do “ser professor”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

BATISTA NETO, José. "Narrativas da trajetória escolar de um formador de professor: memória, história e formação." INTERRITÓRIOS 5, no. 9 (December 9, 2019): 187. http://dx.doi.org/10.33052/inter.v5i9.243609.

Full text
Abstract:
RESUMOA narrativa da trajetória escolar de formador de professores é trazida à luz como pretexto para discussão sobre a relevância de material biográfico em processos formativos. Práticas relacionadas ao método biográfico no cenário da escola de educação básica são aqui exploradas com a finalidade de evidenciar seu potencial formativo. A contextualização foi um recurso metodológico observado, tendo de seu uso resultado um texto recheado de notas históricas. A narrativa de trajetória escolar e do contexto de produção compõe aqui um memorial, entendido como um olhar lançado sobre a história de vida de um docente que toma sua vida como objeto e, de suas experiências, faz história. É uma história de si, uma autobiografia, pela qual nos fazemos historiadores de nós mesmos. A narrativa deslindou traços da escola, da formação de professores e da prática pedagógica, de modo a fazer compreender a participação da dimensão biográfica no processo formativo de professor.Trajetória escolar. Biografia. Formação de professor.Narratives of the school career of a teacher trainer: memory, history and formationABSTRACTThe narrative of the school trajectory of teacher educator is brought to light as a pretext for discussion about the relevance of biographical material in formative processes. Practices related to the biographical method in the scenario of the elementary school are explored here in order to highlight its formative potential. Contextualization was an observed methodological resource, and its use resulted in a text full of historical notes. The narrative of the school trajectory and the context of production composes here a memorial, understood as a look at the life story of a teacher who takes his life as an object and, from his experiences, makes history. It is a story of itself, an autobiography, by which we make ourselves historians of ourselves. The narrative unraveled traces of the school,teacher training and pedagogical practice, in order to make the participation of the biographical dimension in the teacher training process easier to understand.School trajectory. Biography. Teacher training.Narrative della carriera scolastica di un insegnante di maestri: memoria, storia e formazioneRIASSUNTOLa narrazione della traiettoria scolastica dell'insegnante viene messa in luce come pretesto per la discussione sulla rilevanza del materiale biografico nei processi formativi. Le pratiche del metodo biografico nello scenario della scuola elementare sono esplorate qui al fine di evidenziarne il potenziale formativo. La contestualizzazione era una risorsa metodologica osservata e il suo uso ha prodotto un testo pieno di note storiche. La narrazione della traiettoria della scuola e il contesto della produzione compongono qui un memoriale, inteso come uno sguardo alla storia di un insegnante che prende la sua propria vita come oggetto e, dalle sue esperienze, fa la storia. È una storia di se stessa, un'autobiografia, con la quale ci rendiamo storici di noi stessi. La narrazione ha svelato le tracce della scuola, della formazione degli insegnanti e della pratica pedagogica, al fine di facilitare la comprensione della partecipazione della dimensione biografica al processo di formazione degli insegnanti.Traiettoria della scuola. Biografia. Formazione degli insegnanti.Narrativas de la carrera escolar de un formador de docentes: memoria, historia y formaciónRESUMENLa narrativa de la trayectoria escolar del formador de docentes sale a la luz como pretexto para la discusión sobre la relevancia del material biográfico en los procesos formativos. Aquí se exploran prácticas relacionadas con el método biográfico en el escenario de la escuela primaria para resaltar su potencial formativo. La contextualización fue un recurso metodológico observado, y su uso resultó en un texto lleno de notas históricas. La narrativa de la trayectoria escolar y el contexto de producción compone aquí un memorial, entendido como una mirada a la historia de vida de un maestro que toma su vida como un objeto y, desde sus experiencias, hace historia. Es una historia en sí misma, una autobiografía, por la cual nos hacemos historiadores de nosotros mismos. La narración desvela las huellas de la escuela, la formación del profesorado y la práctica pedagógica, a fin de facilitar la comprensión de la participación de la dimensión biográfica en el proceso de formación del profesorado.Trayectoria escolar. Biografía. Formación del profesorado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography