To see the other types of publications on this topic, follow the link: Format de disque virtuel.

Journal articles on the topic 'Format de disque virtuel'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Format de disque virtuel.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Poizat-Amar, Mathilde. "La Littérature de voyage à l'heure du numérique: Olivier Hodasava et Mathias Énard." Nottingham French Studies 60, no. 1 (March 2021): 64–79. http://dx.doi.org/10.3366/nfs.2021.0305.

Full text
Abstract:
Cet article interroge comment la littérature de voyage contemporaine peut interagir avec le monde numérique. Il s'appuie sur des œuvres qui explorent, par le biais du voyage, un espace dans lequel dialoguent le digital et l'imprimé: le blog « Dreamlands, Carnet de voyage virtuel » suivi de son adaptation en format imprimé ( Éclats d'Amérique, Inculte, 2014) d'Olivier Hodasava, et le roman Boussole (Actes Sud, 2015) de Mathias Énard. Du blog et journal de voyage d'Hodasava, inspirés par Street View, à l'hyper-stratification de la prose d'Énard rappelant la vocation encyclopédique d'Internet, la littérature de voyage contemporaine pose la question maintenant inévitable de la porosité du monde, du texte, et du numérique en faisant jouer les frontières du réel et du virtuel, du mouvement et de l'immobilité. Ce faisant, ces œuvres nous invitent à repenser nos outils critiques pour aborder l'écriture du monde au contact du digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Monteiro, Silvana Drumond. "Aspectos filosóficos do virtual e as obras simbólicas no ciberespaço." Ciência da Informação 33, no. 1 (April 2004): 108–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652004000100013.

Full text
Abstract:
Discute os aspectos filosóficos do virtual e relaciona-os com o ciberespaço. Assim, o virtual é capaz de explicar um novo modelo de realização das formas simbólicas, ou seja, aquela tomada no pólo do virtual onde a conjunção e... e... constitui-se em aliança desenhando o conhecimento sob a forma de rede e explicando a desmaterialização das obras, contra a realidade tomada no pólo da "reificação", cujo paradigma é o da materialidade. A virtualização no ciberespaço potencializa a virtualidade da linguagem produzindo formas simbólicas que são, em essência, metamórficas. O virtual opera, ainda, a desterritorialização dos signos, portanto a desmaterialização das obras, produzindo uma complexidade na representação humana, em vez de uma substituição completa das obras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

De Sousa e Silva, Alexsandro. "Cinema e Vídeo em Tempos de Pandemia: As mostras virtuais." Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 9, no. 1 (January 11, 2022): 363–72. http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v9n1.873.

Full text
Abstract:
O texto discute um festival de cinema e uma mostra de vídeo, exibidos em formato virtual. O primeiro é o Festival Cine Terreiro, sobre o sagrado afro-indígena. O segundo é a Mostra Joel Zito Araújo: uma década em vídeo, 1987-1997, panorama das primeiras produções deste cineasta, conhecido por obras antirracistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Leite, Martha Dias da Cruz, and Vitor Hugo Moreira Lima Compadre. "Processos criativos remotos em teatro: Um diálogo entre a Análise Ativa de Stanislavski e o RPG." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 2, no. 41 (September 15, 2021): 1–22. http://dx.doi.org/10.5965/1414573102412021e0119.

Full text
Abstract:
O texto apresenta os resultados de pesquisa que investigou procedimentos metodológicos para criação de uma peça de teatro virtual, a partir do diálogo entre a Análise Ativa de Stanislavski e elementos do RPG. Discute conceitos teóricos, descreve os caminhos metodológicos adotados e, por fim, tece uma reflexão sobre o processo de criação cênica em formato remoto. A reflexão busca evidenciar que, ainda que experiência do teatro virtual não possa ser simetrizada ao teatro presencial, o teatro virtual possui potência para ser mais do que uma alternativa emergencial de produção cênica em contexto pandêmico, agregando possibilidades formais dentro do grande rol de experiências que se entende por teatro contemporâneo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tejadas, Silvia da Silva, and Maíz Ramos Junqueira. "Serviço Social e pandemia: desafios e perspectivas para a atuação no sociojurídico." Serviço Social & Sociedade, no. 140 (April 2021): 101–17. http://dx.doi.org/10.1590/0101-6628.240.

Full text
Abstract:
Resumo: O artigo discute a pandemia, na conjuntura brasileira, e suas repercussões para o trabalho do(a) assistente social no sociojurídico - Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública. Debate os efeitos das contrarreformas na condição de trabalhador(a) do(a) assistente social e na precarização das políticas públicas. Situa o trabalho remoto, as tensões engendradas por mecanismos administrativos de contenção de custos e de ampliação do trabalho virtual e formas de resistência desenvolvidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

De Oliveira, Wellington. "A atividade de ensino na formação tecnológica: processo de formação de professores e alunos." Dialogia 8, no. 2 (April 5, 2010): 279–90. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.v8i2.1929.

Full text
Abstract:
Discute-se, por meio deste artigo, o papel desempenhado pelos professores e alunos na formação tecnológica e o seu impacto na constituição de um processo pedagógico virtual. Com base em autores como Oliveira (2009), Freire (2008), Kenski (2003) e Valente (2002), analisa-se a mudança das formas de interação entre quem aprende e quem ensina e a mudança do modo como se reflete sobre a natureza do conhecimento em ambientes virtuais de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rocha, Angelo Eduardo. "Pesquisa aplicada em Realidade Virtual: as particularidades e possibilidades do uso da tecnologia na produção jornalística." Media & Jornalismo 21, no. 38 (April 20, 2021): 39–57. http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_38_2.

Full text
Abstract:
O artigo discute o uso da tecnologia em Realidade Virtual (VR) na produção de conteúdo jornalístico em audiovisual. A reflexão teórico-metodológica aborda pesquisa experimental, aplicada e experiencial, formato micro documentário no Jornalismo e gêneros jornalísticos imersivos. Para descrever o processo de produção, montagem e distribuição de peças jornalísticas imersivas realizou-se uma pesquisa aplicada de forma experimental ao produzir quatro micro documentários em VR sobre agricultura familiar. Foram testados diferentes recursos – enquadramento, configurações de imagem e áudio, técnicas jornalísticas e elementos gráficos – na construção da narrativa imersiva. Os resultados apontam que a aplicação da Realidade Virtual exige pensar novas habilidades e conhecimentos no fazer jornalístico, aplicados tanto na etapa de pré-produção, quanto na construção e distribuição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Leitão, Débora Krischke. "Entre primitivos e malhas poligonais: modos de fazer, saber e aprender no mundo virtual Second Life." Horizontes Antropológicos 18, no. 38 (December 2012): 255–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832012000200011.

Full text
Abstract:
Baseado em etnografia realizada num mundo virtual 3D, este artigo discute os saberes e práticas que permeiam esse ambiente on-line. No Second Life o conteúdo é produzido pelos usuários e o ato de construir ocupa lugar central em seu sistema de valores: construir constrói a materialidade e a socialidade do ambiente. Partindo de um olhar sobre como esses elementos se articulam no cotidiano dos usuários, procuro iniciar discussões mais amplas sobre artesanato digital, formas de aprendizado e interação humano-computador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Farias, Igor Gomes. "Em busca de um olhar animado: reflexões sobre o teatro de animação e o cotidiano em tempos pandêmicos." Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas 1, no. 24 (August 17, 2021): 131–52. http://dx.doi.org/10.5965/2595034701242021131.

Full text
Abstract:
Este artigo é um relato de experiência que propõe reflexões sobre o ensino e a difusão do Teatro de Animação por meio do ciberespaço, investigando como o isolamento social pode estimular certa sensibilização do olhar para o cotidiano, reconhecendo nele elementos que nos conduzem até as formas animadas. A partir de relatos sobre a vivência em um workshop virtual, ofertado durante a pandemia de COVID-19, discute-se aqui sobre o que significa conhecer este universo composto por bonecos, objetos, sombras e máscaras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mara Pacheco Martins Leal, Noris, Maria Waleska Peil, Guilherme Susin Sirtoli, Carolina Fogaça Tenotti, and Daniel Mauricio Vianna de Souza. "A REALIDADE DAS MULHERES NA PANDEMIA E FORMAS DE (RE)EXISTIR." Expressa Extensão 27, no. 2 (September 26, 2022): 103–12. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v27i2.22283.

Full text
Abstract:
O presente trabalho discute questões acerca das práticas extensionistas durante a realidade da pandemia de Covid-19 no Brasil. São analisadas ações realizadas pelo MuDI - Museu Diários do Isolamento, museu de virtuais conexões criado durante os primeiros meses pandêmicos, em meados de 2020. A instituição, com viés interdisciplinar, faz parte de um projeto de extensão vinculado ao curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e ao Núcleo de Estudos sobre Museus, Ciência e Sociedade (NEMuCS). Através do seu caráter extensionista, o MuDI se coloca no papel de museu virtual institucional que possibilita ampliar a formação do profissional museólogo, trazendo os discentes para a vivência do cotidiano de uma instituição colaborativa. Também é trazida à discussão uma das exposições mais recentes, ‘(RE) existência: os vários lugares da mulher na pandemia’ compartilhando o cotidiano e as multifa- cetas das mulheres durante a pandemia - a concepção contou com uma equipe multidisciplinar, envolvendo docentes e discentes de diversas áreas, assim como a participação de cientistas e artistas que deram os seus depoimentos acerca de suas realidades no contexto pandêmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Mello, Giovana Cordeiro Campos de, and Bethania Mariani. "Por uma proposta de divulgação de ciência. Teorização e prática. Sobre a construção da enciclopédia audiovisual virtual de análise do discurso e áreas afins." Cadernos de Letras da UFF 28, no. 57 (December 26, 2018): 395. http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a584.

Full text
Abstract:
<p>Partindo da retrospecção das formas de constituição dos saberes sobre as línguas e do trabalho teórico que articula a Análise do Discurso, discute-se a <em>Enciclopédia Audiovisual Virtual de Termos, Conceitos e Pesquisas em Análise do Discurso e em áreas Afins</em>, criada pelo LAS/UFF, e o processo de sua tradução por meio da parceria com o Labestrad/ UFF, objetivando a divulgação científica de vídeo- -verbetes com legendagem em inglês, francês e espanhol.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Sekkel, Marie Claire, Maria Luisa Sandoval Schmidt, Angelina Pandita-Pereira, Cristiane Toller Bray, and Hilusca Alves Leite. "Linha do Tempo das Políticas Públicas para o Enfrentamento dos Problemas de Escolarização." Psicologia: Ciência e Profissão 38, no. 4 (October 2018): 649–61. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001472017.

Full text
Abstract:
Resumo: O artigo tem como objeto a Linha do Tempo das Políticas Públicas de Educação e Saúde para Enfrentamento dos Problemas de Escolarização. Trata-se de um instrumento virtual que dá acesso à legislação federal, estadual e municipal de políticas públicas de educação e saúde relacionadas aos problemas de escolarização e às produções acadêmicas que as analisam. Informa também os governantes em cujo mandato cada política entrou em vigor, seus ministros/secretários de educação e saúde, e os respectivos partidos políticos. O presente texto descreve o formato e o modo de funcionamento da Linha e, a seguir, discute três temáticas significativas: a) relação entre legislação e prática nas áreas de educação e saúde; b) dimensões política e ideológica na legislação; c) potencialidades e virtudes da disposição contígua da legislação no tempo/espaço e na relação com a produção acadêmica. Avalia que a ferramenta pode e deve se expandir, auxiliando na superação do desconhecimento e isolamento em relação às políticas públicas praticadas nas diferentes regiões e municípios do país e destaca seu caráter democrático, aberto à participação de usuários para ampliar e refinar as informações que abriga.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Axt, Margarete, and Eny M. M. Schuch. "Ambientes de realidade virtual: que Real é este?" Interface - Comunicação, Saúde, Educação 5, no. 9 (August 2001): 11–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832001000200002.

Full text
Abstract:
Neste artigo discute-se, a partir das Escolas de Santiago e de Genebra, a contraditória sensação de realidade em mundos virtuais. Foi proposta uma dupla aproximação do sujeito ao mundo, diferenciando organismo vivente e observador, ambos encontrando-se na, e sendo ligados pela, interface sensório-motora. Esta, ao dar suporte à mente consciente-autoconsciente, acaba por instaurar uma duplicidade, quanto à produção de sentidos-significações, cujo resultado, para a subjetividade, poderá ser, em ambientes RV, uma vivência-experiência em que concreto e virtual sejam vivenciados-experienciados-refletidos como mundos, espaços e tempos, a-paralelos. Tais vivências-experiências-reflexões, obtidas mediante contínuos deslizamentos entre esses mundos distintos, mas entrelaçados, ao coordenarem-se, poderão criar um efeito de Real, permitindo à Educação, pelo exercício da interpretação, explorar novos possíveis modos de aprender-sentir-conhecer-conceituar-comunicar, e assim inaugurar formas alternativas de entendimento do Real-Social: a subjetividade, em sendo cooptada na produção de sentidos e significações, mediada por uma corporalidade sensório-motora constituída e constituidora da cognição, sabe-se cooptada na produção de sentidos e significações conceituadas mediada por um observador-conceituador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Silva, Maria do Rozario Gomes da Mota, Cláudia Simone Almeida de Oliveira, and Sérgio Paulino Abranches. "ESTILOS DE USO DO ESPAÇO VIRTUAL E REDES DIGITAIS DE APRENDIZAGENS: COAPRENDIZAGEM E INOVAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA." Revista e-Curriculum 18, no. 3 (September 28, 2020): 1487–508. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1487-1508.

Full text
Abstract:
O presente estudo discute os Estilos de Uso do Espaço Virtual - EUEV, suas implicações nas formas de aprender em redes digitais de aprendizagem e sua contribuição para o desenvolvimento da Coaprendizagem como possibilidade para a inovação curricular na Educação Básica. Assim, o principal objetivo é analisar como os EUEV se expressam nas redes, em relação às novas formas de aprender, e como estes estilos contribuem para o desenvolvimento das competências digitais para a Coaprendizagem e suas implicações para a inovação curricular na Educação Básica. A partir dos estudos de Oblinger (2006); Alonso, Gallego e Honey (2002); Barros, (2011, 2014); Okada (2011, 2012, 2014) Degrandis e Marques (2018); Almeida (2011, 2017); Cruz (2016), Deleuze e Guattari (1995); Valente (2003, 2011); Paraiso (2010), aprofundamos a compreensão sobre redes de aprendizagem como espaços para novas aprendizagens e formas de aprender; como os Estilos de Aprendizagem – EA e os EUEV podem colaborar na compreensão do processo de ensino e aprendizagem na perspectiva da Coaprendizagem e suas implicações na perspectiva de um currículo mais aberto e inovador para a Educação Básica. O estudo nos proporcionou a compreensão de que a Educação Básica precisa estar atenta e aberta às novas descobertas e aos conhecimentos que envolvam os novos cenários de aprendizagem, as novas formas de aprender em rede e os Estilos de Aprendizagem e Estilos de Uso do Espaço Virtual dos estudantes, como elementos essenciais no desenvolvimento das competências digitais para coaprender e cocriar em rede.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Zapata, César. "Pensar en el ciberespacio: aproximación a una psicología de la cultura virtual." La Barca de Teseo 1, no. 1 (November 22, 2023): 24–34. http://dx.doi.org/10.61780/bdet.v1i1.4.

Full text
Abstract:
Desde 1998 (Baym) se ha discutido si las computadoras estaban destinadas a procesos comunicativos más allá del entorno empresarial; la psicología ha privilegiado la comunicación cara a cara incluso para los entornos docentes. Se han considerado las herramientas virtuales de manera parcial. Se discute aquí la importancia de la inteligencia artificial y la computación para la conformación de una nueva mentalización, que evidencia una diferencia entre los procesamientos y redes neurales que forman los nativos cibernéticos y generaciones reciente, ante sujetos “visitantes” que han tenido que adaptarse a las nuevas redes exomentales. Esto nos conduce a mirar los beneficios y obstáculos en el plano del comportamiento humano, que en el escenario de la psicología significa la cuestión de la IA, el ciberespacio y la cibercultura. Todos somos habitantes cibernéticos y estamos afectados de diferentes maneras: en el aprendizaje, las interacciones sociales, e incluso en el imaginario. Empero los nativos están siendo estudiados en su modo de inserción entre la realidad real y la realidad virtual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Magalhães, Jonas Emanuel Pinto, and Moacyr Salles Ramos. "Pedagogos em Cena: experiências compartilhadas em múltiplos espaços." REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA 13, no. 31 (November 14, 2021): 877–901. http://dx.doi.org/10.58422/repesq.2021.e1164.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta o processo de construção e desenvolvimento do projeto Pedagogos em Cena desde o seu nascedouro, por iniciativa de um grupo de profissionais pedagogos lotados na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense até a sua integração ao Programa Desenvolvimento e Educação Theotônio dos Santos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, assumindo, em razão da pandemia do Covid 19, o formato virtual. O projeto em questão objetiva a promoção do intercâmbio entre pedagogos, estudantes do curso de pedagogia e pesquisadores, dando visibilidade aos saberes e sentidos construídos pela reflexão teórico-prática de pedagogos atuantes em espaços educativos escolares e não-escolares. Na primeira parte deste artigo discute-se a Pedagogia enquanto Ciência, a produção de saberes pelos pedagogos e o papel destes como investigadores da práxis pedagógica. Na segunda parte, discute-se e avalia-se, através de um relato reflexivo, a pertinência e os resultados alcançados pelo referido projeto até o presente momento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Coutinho, Francisco Ângelo, Rogério Parentoni Martins, and Marcos Costa Vieira. "CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA DA MICROBIOLOGIA PARA FUNDAMENTAR A ZONA RELACIONAL DO PERFIL CONCEITUAL DE VIDA." Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 14, no. 3 (December 2012): 51–64. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140304.

Full text
Abstract:
Discute-se, neste estudo, como as reflexões da filosofia da Microbiologia podem contribuir para fundamentar a zona relacional do conceito biológico vida e os benefícios que traria para o aprendizado dos alunos em virtude de sua utilização em sala de aula. A partir da definição do conceito vida como adaptação flexível, argumenta-se sobre a possibilidade de que o ensino em Biologia seja sintético ao invés de meramente analítico. Para alcançar esse objetivo, fundamenta-se na zona relacional do conceito vidae se discute de que formas as consequências dessa fundamentação podem contribuir para a prática do ensino em Biologia. Simultaneamente, espera-se contribuir para reforçar o programa de pesquisas sobre perfis conceituais, uma vez que isso trará consequências positivas para a compreensão dos aspectos ontológicos e epistemológicos das zonas do perfil de um conceito científico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Carvalho, Cosmerina de Souza de, Lilian Moreira Cruz Cruz, and Lívia Andrade Coelho. "A educação como direito fundamental do/a estudante na pandemia da COVID 19: o ensino remoto e a realidade de escolas públicas de um município do interior baiano." Revista Educação e Políticas em Debate 10, no. 3 (October 1, 2021): 1124–42. http://dx.doi.org/10.14393/repod-v10n3a2021-61535.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a temática da educação no período pandêmico de 2020, com foco na realidade das escolas públicas, de um município do interior do sul da Bahia. Nessa perspectiva, objetivou analisar o contexto da educação escolar em cenário de pandemia. Para tanto, optamos por uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva; utilizamos como instrumento para produção de dados um questionário, aplicado no formato virtual, que foi respondido por 07 docentes da Educação Básica. Os resultados revelam as desigualdades sociais e o empobrecimento do ensino/aprendizagem de estudantes da escola pública, a precarização da profissão docente e a necessidade de ações imediatas com vistas a garantir o direito a educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Carvalho, Cosmerina de Souza de, Lilian Moreira Cruz Cruz, and Lívia Andrade Coelho. "A educação como direito fundamental do/a estudante na pandemia da COVID 19: o ensino remoto e a realidade de escolas públicas de um município do interior baiano." Revista Educação e Políticas em Debate 10, no. 3 (October 1, 2021): 1124–42. http://dx.doi.org/10.14393/repod-v10n3a2021-61535.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a temática da educação no período pandêmico de 2020, com foco na realidade das escolas públicas, de um município do interior do sul da Bahia. Nessa perspectiva, objetivou analisar o contexto da educação escolar em cenário de pandemia. Para tanto, optamos por uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva; utilizamos como instrumento para produção de dados um questionário, aplicado no formato virtual, que foi respondido por 07 docentes da Educação Básica. Os resultados revelam as desigualdades sociais e o empobrecimento do ensino/aprendizagem de estudantes da escola pública, a precarização da profissão docente e a necessidade de ações imediatas com vistas a garantir o direito a educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Santos, Beatriz Silva Pereira dos, and Carlos Alberto Zanotti. "Conteúdos, modelos de produção e interatividade nas webradios de Campinas (SP)." Anagrama 7, no. 2 (September 6, 2013): 1–14. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2013.78985.

Full text
Abstract:
Com o surgimento da internet, a área da comunicação sofreu alterações de modo a possibilitar a criação de novas formas de interação e transmissão de conteúdos. Uma das novas mídias do ambiente virtual é a webradio, que vem despertando interesse dos pesquisadores principalmente por sua independência em relação aos mecanismos regulatórios. Este trabalho discute conceitos relativos ao webradialismo e apresenta dados obtidos em pesquisa realizada junto às webradios sediadas no município de Campinas, interior de São Paulo. Por meio de uma metodologia híbrida de investigação, que incluiu pesquisa bibliográfica e documental, análise sistemática dos sites das webradios e entrevistas com produtores, foi possível avaliar que o amadorismo é característica marcante das webemissoras locais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Junqueira, Eduardo. "Novas perspectivas de avaliação do aluno de EaD no paradigma da cibercultura e a web 2.0." Linhas Críticas 18, no. 36 (September 10, 2012): 417–31. http://dx.doi.org/10.26512/lc.v18i36.3955.

Full text
Abstract:
O trabalho discute contribuições oferecidas pelos paradigmas da cibercultura e da Web 2.0 às formulações sobre a avaliação da aprendizagem do aluno, em particular na modalidade da educação a distância, EaD. Parte-se de uma reflexão sobre os avanços e limites da avaliação em EaD para a proposição de sua expansão a fim de abarcar ações do aluno relacionadas ao processo de navegação e aprendizagem no ciberespaço. Argumenta-se que tais ações extrapolam os limites do ambiente virtual de aprendizagem e estão relacionadas às novas práticas de interação, colaboração, coautoria e apropriação criativa vivenciadas por muitos alunos. Novas formas de avaliação permitem atribuir valor a essas ações e elevar a qualidade dos processos de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Prado, Juliana Batista do, and Elza Kioko Nakayama Nenoki Do Couto. "Vossas Excelências, vocês ficaram ofendidos?" Travessias 14, no. 1 (April 9, 2020): 154–69. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v14i1.24170.

Full text
Abstract:
A variação nas formas de tratamento da segunda pessoa do discurso dá margem a várias discussões (ainda) hoje. Com o conhecimento das bases teóricas que fundamentam a visão da ecologia da interação comunicativa (COUTO, 2014), este trabalho discute – sob a perspectiva do ecossistema social da língua – estratégias argumentativas e interacionais utilizadas por profissionais do Direito para justificar o uso de formas de tratamento em uma sentença judicial disponibilizada em sítios da internet e, em outro caso, durante uma sessão do Supremo Tribunal Federal (STF). Com base no arcabouço teórico proposto por Couto et al. (2016), a partir de uma perspectiva multimetodológica, embasada na Linguística Ecossistêmica Crítica (LEC), nas perspectivas das teorias da Sociolinguística Interacional, com autores como Kerbrat-Orecchioni (2006), Irvine (1978) Grácio (2010), Blommaert (2014), Ochs (1979), Levinson (1992), que envolvem conceitos sobre argumentação e da Análise da Conversação, o corpus foi analisado especificamente na parte recortada exposta em alguns sites de notícias – como Exame, Terra e Época – e plataformas de compartilhamento de conteúdos digitais – como Instagram e Twitter. A orientação metodológica é qualitativa, documental e bibliográfica, com coleta de dados de domínio público (meio virtual). A análise do corpus contempla resultados embasados em conceitos da área como diversidade, (des)harmonia, adaptação na linguagem, comunhão e sofrimento social – este último causado, principalmente, pela repercussão das críticas no meio virtual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Santos, Tiago de Jesus, Carlos Henrique Moreira Lima, Marcelo Castanheira Da Silva, Esperanza Lucila Hernández Angulo, and Bianca Martins Santos. "Pesquisas metodológicas acerca da organização e desenvolvimento de um congresso virtual de Física na Amazônia Ocidental." Revista Educar Mais 6 (September 8, 2022): 840–65. http://dx.doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2929.

Full text
Abstract:
Este trabalho discute as experiências acerca da organização e desenvolvimento de um congresso no formato remoto, promovido pela área de física da Universidade Federal do Acre (UFAC) durante o período da pandemia da doença por coronavírus 2019 (COVID-19). Discutimos como a partir do isolamento social imposto pela pandemia, a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) permitiram a realização de um congresso inteiramente remoto, com palestras, minicursos, apresentações de trabalhos pelos alunos e discussões sobre os mais variados temas da física. Embora o congresso tenha como face a física, o presente trabalho é uma radiografia sobre aspectos sociais, inclusivos, metodológico-educacionais e de interação entre instituições escolares e universitárias. Analisamos a partir dos resultados obtidos, o impacto, a abrangência e a relevância que um congresso em modalidade remota pode promover aos estudantes, em particular no estado do Acre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pereira, João Márcio Mendes. "As ideias do poder e o poder das ideias: o Banco Mundial como ator político-intelectual." Revista Brasileira de Educação 19, no. 56 (March 2014): 77–100. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782014000100005.

Full text
Abstract:
Neste texto, discute-se como o Banco Mundial explora a sinergia entre empréstimos e pensamento econômico para ampliar a sua influência e institucionalizar sua pauta de políticas em âmbito internacional. Parte-se da hipótese de que o Banco age, desde as suas origens, ainda que de diferentes formas, como um ator político, intelectual e financeiro, em virtude de sua condição singular de emprestador, formulador e articulador de políticas e veiculador de ideias - produzidas pelo mainstream anglo-saxônico e disseminadas por ele ou produzidas por ele, em sintonia com o mainstream econômico - sobre o que fazer, como e para quem em matéria de desenvolvimento capitalista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Santos, Joyce Duailibe Laignier Barbosa, Stéfanie Rhoden Gregório, and Carlos Mendes Rosa. "A solidão na contemporaneidade: uma reflexão sobre as relações sociais." PerCursos 22, no. 49 (September 10, 2021): 316–39. http://dx.doi.org/10.5965/1984724622492021316.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é discutir a respeito dos afetos na sociedade contemporânea, em especial a solidão, entendida como sintoma social. Foi desenvolvido por meio da metodologia de escrita ensaio crítico, que não segue a lógica formal estabelecida por um método tradicional, mas se dá pela busca de reflexões profundas, por meio da articulação de pensamentos de diversos autores. Discute a respeito dos afetos e da solidão, no contexto de suas manifestações sociais, do consumismo, individualismo, vida virtual e da solidão positiva. Através dessa reflexão, compreende-se que o fenômeno da solidão se constitui por meio de diversas transformações sociais, e que não necessariamente deve ser sinônimo de adoecimento ou isolamento, mas, está presente em situações de transformações e estruturação do desenvolvimento humano, auxiliando no processo de socialização e promovendo espaço para o aprendizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

KISTEMACHER WELTER, NELSI. "O conceito de justiça na teoria rawlsiana: considerações introdutórias." Revista DIAPHONÍA 9, no. 2 (June 9, 2023): 58–67. http://dx.doi.org/10.48075/rd.v9i2.31231.

Full text
Abstract:
No presente texto, discute-se a teoria da justiça proposta por John Rawls em sua obra “Uma Teoria da Justiça” (1971). Rawls enfatiza a prioridade da justiça como virtude social para a resolução de conflitos de interesses e propõe a "justiça como equidade" como uma teoria da justiça social voltada às instituições sociais. Segundo Rawls, a justiça é a primeira virtude das instituições sociais e baseia-se na inviolabilidade dos direitos de cada pessoa, que não podem ser violados nem mesmo em benefício da sociedade como um todo. A teoria de Rawls se volta para a estrutura básica da sociedade e a distribuição adequada de encargos e benefícios da cooperação social. Ele também distingue entre justiça formal e justiça substantiva, e afirma que a justiça substantiva depende de princípios substantivos de justiça social e que uma sociedade pode ser injusta mesmo que atenda aos critérios formais de justiça.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Farias Mota, Bárbara Maria, Renato Hayashi, and Antônio Tôrres Fernandes. "Hacking político: crime cibernético ou manifestação legal de protesto?" Argumentum 8, no. 3 (January 10, 2017): 122–32. http://dx.doi.org/10.18315/argumentum.v8i3.13396.

Full text
Abstract:
O presente trabalho discute as controvérsias em torno de protestos online transgressivos (DDoS, Deface e Leak) a partir da atuação da rede hacktivista Anonymous. Diferentemente de outras formas de manifestações no ambiente virtual, esse tipo de intervenção – coordenada por indivíduos com expertise computacional – encontra-se na fronteira entre o que é ou não politicamente permissível e lícito. Frente a isso, são confrontadas as principais interpretações que permeiam esse debate, concedendo-se especial atenção à abordagem do tema pela legislação brasileira, que tipifica esses atos como delitos informáticos. Essa perspectiva contrasta com a compreensão de que esses atos são socialmente justificáveis como manifestações legais de protesto, a depender de seus propósitos. Este trabalho espera contribuir para os futuros debates acerca das novas táticas de ação na esfera pública interconectada e para o aperfeiçoamento da legislação brasileira sobre o tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Mercado, Luis Paulo Leopoldo, Renato de Oliveira Brito, Mylena Soares de Araújo, and Nasson Paulo Sales Neves. "Aprendizagem na cibercultura em aulas da pós-graduação utilizando ‘whatsaula’." Acta Scientiarum. Education 45 (October 6, 2022): e52911. http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.52911.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda o uso de dispositivos móveis no processo de aprendizagem. Mostra, a partir de uma atividade formativa, que o aplicativo de comunicação virtual whatsapp pode ser utilizado como potencializador nas aulas da pós-graduação, permitindo a troca de informações entre eles, envio de texto, vídeo, áudio e imagens, algo polivalente para o acesso do envolvimento dos pós-graduandos com o conhecimento formal, e entre eles e o docente (facilitador), de maneira dinâmica e inovadora, adotando esse recurso como estratégia de ensino em aulas extraclasse. Discute a interatividade numa proposta de sala de aula invertida ‘whatsaula’ (Alves, Porto, & Oliveira, 2019), compreendendo o debate de dois vídeos em vários momentos interativos numa disciplina da pós-graduação stricto sensu. Analisa as contribuições do whatsappcomo aplicativo de suporte para processos de aprendizagem e da ‘whatsaula’ como proposta pedagógica viável em contextos extraclasse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Santos, Marcio Carneiro dos. "INTERNET DAS COISAS E SISTEMAS INTELIGENTES NO JORNALISMO: Explorando novas formas narrativas para reinventar a percepção de valor das novas gerações." Revista Observatório 3, no. 3 (May 1, 2017): 85. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p85.

Full text
Abstract:
Discute-se a capacidade de integração de redes e fluxos informativos no ambiente das cidades a partir de sistemas inteligentes no suporte ao processo de produção jornalística. Partindo de uma hierarquia expandida de emissores, que inclui entes não humanos conectados a partir da categoria que se convencionou chamar de internet das coisas (IoT), apresentamos o modelo de jornalismo de inserção e sua possível utilidade para aumentar a percepção de relevância entre os consumidores de conteúdo, permitindo também a exploração de novas formas narrativas. O trabalho relata ainda a iniciativa, ora em andamento, de transpor o modelo teórico descrito em uma prova de conceito aplicada chamada de projeto Jumper, um ambiente imersivo para a distribuição de notícias, suportado por espaços urbanos com alta densidade de conexões. PALAVRAS-CHAVE: Internet das Coisas, Narrativas Digitais, Realidade Virtual. ABSTRACT It discusses the network integration capabilities and information flows in the cities environment from intelligent systems in supporting the journalistic production process. Starting from an expanded hierarchy of issuers, including ones nonhuman, connected from the category so-called Internet of Things (IoT), we present the insertion journalism model and its possible use to increase the perception of relevance among consumers content, also allowing the exploration of new narrative forms. The paper also reports the initiative, now underway, to transpose the theoretical model described in a proof of concept applied called Jumper project, an immersive environment for the distribution of news, supported by urban environments with a high density of connections. KEYWORDS: Internet of Things, Digital Narratives, Virtual Reality. RESUMEN Este artículo analiza las capacidades de integración de redes y flujos de información en el entorno de las ciudades y los sistemas inteligentes de apoyo a proceso de producción periodística. A partir de una jerarquía ampliada de las entidades, incluidas las entidades no humanas conectadas de la categoría de los llamados a Internet de los objetos (IOT), se presenta el modelo de periodismo de inserción y su posible uso para aumentar la percepción de relevancia entre los consumidores de contenido, que también permite la exploración de nuevas formas narrativas. El documento también informa de la iniciativa, ahora en curso, para adaptar el modelo teórico descrito en una prueba de concepto que se llama proyecto Jumper, un entorno inmersivo para la distribución de noticias, con el apoyo de las áreas urbanas con alta densidad de conexiones. PALABRAS CLAVE: Internet de las cosas, las narrativas digitales, realidad virtual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Lima, Izabel França de, Renato Rocha Souza, and Guilherme Ataíde Dias. "Usabilidade da Biblioteca Virtual em Saúde: avaliando a eficácia, eficiência e satisfação." InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação 6, no. 1 (April 10, 2015): 17. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v6i1p17-37.

Full text
Abstract:
<p>Aborda aspectos relativos à avaliação de bibliotecas digitais, consideradas como dispositivos informacionais que podem auxiliar na democratização da informação mediada pelas tecnologias digitais. Tais bibliotecas podem ser compreendidas como um espaço de organização, armazenamento, disseminação e acesso à informação por meio de uma rede de comunicação. Discute a importância da avaliação dessas bibliotecas, observando a ausência de normas internacionais destinadas à mensuração dessas. Objetiva avaliar a usabilidade da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Metodologicamente caracteriza-se como um teste formal de usabilidade, com a finalidade de medir a eficiência, a eficácia e a satisfação de usuários de bibliotecas digitais. O teste foi composto por três instrumentos de coleta de dados, um questionário de perfil/experiência; uma lista de dez tarefas a serem realizadas, utilizando o site da BVS; e um questionário com oito perguntas abertas que extraía percepções sobre o uso da biblioteca e seus recursos. O modelo metodológico foi aplicado entre os dias 05 e 21 de dezembro de 2011 no laboratório de informática do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Os resultados do teste de usabilidade possibilitam inferir que a BVS apresenta um bom nível de eficácia e boa eficiência, tendo o quesito satisfação atingido o nível satisfatório, conforme as respostas apresentadas nas questões abertas pelos participantes da pesquisa. Foram detectados alguns problemas de usabilidade e apresentadas sugestões para melhorar a interface e, consequentemente, a interação usuário/biblioteca digital.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Ricardo, João Souza, Marcelo Pupim Gozzi, and Osinaldo Oliveira. "A realidade virtual em três possibilidades de atualização: na arte, na educação e na história da cultura." Cadernos de Pós-graduação 6, no. 1 (September 9, 2009): 235–46. http://dx.doi.org/10.5585/cpg.v6n1.1885.

Full text
Abstract:
Neste artigo, analisa-se o conceito de realidade virtual, mostrando três formas possíveis de atualização – na educação, na arte e na história da cultura. Nele é mostrado que os elementos virtuais existem, estão presentes, mas não podem ser definidos em coordenadas espaço-temporais. A interação de um indivíduo com o mundo virtual em determinado instante e local permite a sua atualização, que tende a ser diferenciada quando ocorre a variação espaço-temporal. Neste artigo, tratam-se de três possibilidades de atualização da realidade virtual, uma relacionada a aplicações na educação, outra à arte musical e a terceira acerca da produção do conhecimento envolvendo arte e história da cultura. Em relação à aplicação na área da educação, discuti-se a importância do emprego das novas tecnologias para educação à distância. Essas tecnologias permitem criar redes virtuais que possibilitam a interação entre alunos e professores, nos vários instantes e locais de atualização. São mostrados o emprego da internet e das videoconferências na educação a distância. Referente à arte musical, discute-se a importância da digitalização do som para a evolução das atuais composições e tendências musicais. É mostrado o potencial das atualizações dos conteúdos virtuais na produção da música contemporânea. Imagem, som e texto digitalizados compõem um trabalho apresentado que envolve conhecimentos na área da arte e história da cultura e permitem demonstrar a possibilidade de atualização de conteúdos virtuais para a produção do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Barreira, Marília Maia Lincoln, and Luciana Maria Maia. "Ciberativismo LGBTQIA+ no Youtube: Pautas, Estratégias e Motivações para Ação." Revista de Psicologia da IMED 12, no. 2 (August 31, 2020): 38. http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2020.v12i2.3547.

Full text
Abstract:
Este artigo discute o ciberativismo LGBTQIA+ a partir de vídeos de canais do Youtube. Os estudos no campo da Psicologia social têm priorizado pesquisas no ambiente virtual que têm textos como objeto de análise. Considerando a abrangência da dimensão comunicacional, defende-se que a análise de vídeos abrange aspectos fundamentais nas investigações sobre ciberativismo. Diante disso, desenvolveu-se um estudo com o objetivo de caracterizar o ciberativismo em canais LGBTQIA+ do Youtube brasileiro, partindo da análise de vídeos desses canais, no que se refere às suas pautas, formas, motivação e mudanças pretendidas. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: (1) levantamento dos canais de ativismo LGBTQIA+ no Youtube e (2) análise documental de vídeos desses canais. Participaram da primeira etapa 281 pessoas que se reconheceram como seguidores de canais de ativismo LGBTQIA+, e que identificaram, a partir de uma lista, os canais que consideravam mais relevantes no que se refere ao ciberativismo LGBTQIA+. A partir desse levantamento, seguindo o conteúdo e o número de visualizações, foram definidos quatro vídeos a serem analisados. Os resultados indicam que os vídeos abordam, de forma central, a questão do preconceito, seja apresentando esse fenômeno em situações específicas, seja discutindo suas repercussões e formas de enfrentamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Brito, Simone Magalhães. "“Estados imaginados” e novas virtudes: notas sobre a construção das políticas de transparência e combate à corrupção." Horizontes Antropológicos 24, no. 50 (April 2018): 25–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832018000100002.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo discute os processos cotidianos da construção da política de transparência e combate à corrupção no Brasil a partir das experiências de campo em dois órgãos de controle. Seu enfoque não é a efetividade dessas políticas ou seus efeitos sobre as formas de accountability, mas a compreensão de sua dimensão moral: como esses valores são incorporados nas práticas cotidianas de auditores e funcionários. Seguindo uma perspectiva da antropologia moral para a compreensão do Estado, buscou-se entender as lógicas de poder atualizadas no ideal de Estado transparente em processo de constituição. As dificuldades encontradas na tentativa de aproximação das burocracias estatais e mesmo de apresentar academicamente os “resultados” de um mundo marcado pelo dilema entre sigilo e “ficções” de transparência serão utilizadas como um caminho para compreender as ambiguidades na constituição do projeto que propõe a “abertura” ou visibilidade do poder como forma segura de controle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Carcanholo, Marcelo Dias. "O atual resgate crítico da teoria marxista da dependência." Trabalho, Educação e Saúde 11, no. 1 (April 2013): 191–205. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-77462013000100011.

Full text
Abstract:
O objetivo central deste artigo é discutir as principais categorias da teoria marxista da dependência. Tal esforço se justifica por causa do resgate que essa perspectiva teórica vem recebendo nos últimos anos. Em primeiro lugar, discute-se o significado original do que a teoria entende por dependência e, a partir disso, a natureza específica da inserção das economias dependentes no capitalismo mundial. Em seguida, além de se reafirmar o caráter central da superexploração da força de trabalho como característica específica dessas economias, argumenta-se que esse caráter só é inteligível quando entendido como a resposta do capitalismo dependente às diferentes formas de transferência de valor para as economias centrais. Em virtude do anterior, o trabalho conclui com apontamentos sobre as direções que podem ser seguidas por um resgate crítico da teoria marxista da dependência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Gomes, Nilma Lino. "POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A DIVERSIDADE." Sapere Aude 8, no. 15 (July 22, 2017): 7. http://dx.doi.org/10.5752/p.2177-6342.2017v8n15p7.

Full text
Abstract:
A partir do século XXI, as mudanças tecnológicas, a aproximação das fronteiras via mundo virtual, as imigrações, as desigualdades, a globalização capitalista, os fundamentalismos, a luta pela terra e pela igualdade de direitos assumem outros contornos. Nesse processo, o termo diversidade começou a ser mais usado, no campo das políticas, para nomear as diferentes formas de “ser diferente”, bem como os dilemas e avanços dessa questão no contexto das relações de poder. Este artigo apresenta e analisa as mudanças ocorridas no Estado brasileiro, a partir da implementação das políticas públicas para a diversidade, com ênfase nas ações do governo federal no período de 2003 a 2016. Discute o relevante papel das pressões e reivindicações dos movimentos sociais de caráter emancipatório e dos coletivos sociais diversos transformados em desiguais, nessa mudança. Adverte sobre o perigo de retrocesso dessas políticas devido ao atual momento histórico e político de avanço das forças conservadoras e do realinhamento da direita e do capitalismo no Brasil e em outros países do mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Goulart, Lucas Aguiar, Henrique Caetano Nardi, and Inês Hennigen. "Resquícios humanos em corpos pixelados: sobre a potência desnaturalizante de sexo/gênero em avatares de jogos digitais." Revista Periódicus 1, no. 6 (January 13, 2017): 198. http://dx.doi.org/10.9771/peri.v1i6.20562.

Full text
Abstract:
Este artigo discute as expressões de gênero e sexualidade que marcam os corpos dos avatares em meios virtuais, tendo como foco principal os jogos digitais. Apontamos a figura do avatar como o diferencial dos jogos digitais em relação às outras formas de mídia interativa, sendo essa figura entendida como a própria apresentação do/a interator/a nestes meios, logo, central para sua experiência. Trabalhamos com a hipótese de que um corpo composto por pixels, uma unidade virtual, desloca os referenciais modernos relativos a um corpo biologicamente marcado. Tal capacidade pode ser entendida, neste contexto, como potencialmente alternativa aos corpos gendrados a partir de uma matriz heteronormativa que os constitui como diádicos e em oposição. Entretanto, mesmo que tenhamos localizado nesses corpos virtuais “resquícios humanos”, ou seja, a reiteração performativa das ideias de corpo gendrado diádico nos corpos virtuais, buscamos algumas maneiras de como esses podem ser estratégicos politicamente enquanto construções que tensionam a matriz heteronormativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Furtado Guimarães, Felipe, Carlos Alberto Hildeblando Júnior, and Kyria Rebeca Finardi. "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS." Revista Linguagem & Ensino 25, especial (December 22, 2022): 179–204. http://dx.doi.org/10.15210/10.15210/rle.v25especial.4443.

Full text
Abstract:
Este estudo discute experiências de formação de professores de línguas, mediadas por tecnologias digitais antes, durante e depois da pandemia de Covid-19. Usando aspectos de uma abordagem de estudo de caso, analisamos experiências de formação de professores, com a integração de projetos de intercâmbio virtual realizados na disciplina de Estágio Supervisionado, num curso de Letras-Inglês, nos semestres de 2019-2, 2020-2, 2021-2 e 2022-1. Os resultados sugerem que a instituição onde a formação ocorreu não tem apoiado a integração de atividades de ensino on-line ou híbrido ao currículo de cursos presenciais. Tal instituição adotou o formato remoto apenas de forma emergencial durante a pandemia, voltando ao ensino tradicional logo após o retorno às atividades presenciais, sem incorporar as oportunidades de adaptação do currículo, propiciadas pela pandemia. A conclusão sugere que os cursos de formação de professores sejam revisados, incorporando lições da pandemia, a fim de preparar futuros professores para as mediações necessárias, propiciadas pelas línguas estrangeiras e pelas tecnologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Mostafa, Solange Puntel. "EAD sim, mas com qual biblioteca?" RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 1, no. 1 (November 23, 2004): 1. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v1i1.2085.

Full text
Abstract:
Discute a importância da biblioteca virtual para o ensino a distância de qualquer curso; para tal o bibliotecário deve ser elemento indispensável na equipe de EAD uma vez que ele conhece as fontes e as formas de organização da informação, o que lhe possibilita atuar inclusive como tutor. Recomenda-se a intervenção do bibliotecário já na fase de planejamento do curso de tal forma que a biblioteca resultante seja um produto/processo tão importante quanto os demais componentes curriculares e customizada ao curso em questão. Destaca a gestão da informação nos sites educacionais, essa outra modalidade de EAD na formação continuada de professores. Abstract Discusses the importance of the virtual library in distance learning of any course; for such the librarian must be an essential element in the Distance Learning team as he knows the sources and the ways of information organization, that makes possible to him to act as tutor also. The intervention of the librarian in the phase of planning of the course is recommended in such a way that the resultant library will be a product/process as important as the the rest of the curricular components and it should be customized according to the referred course. It emphasizes the management of information in educational sites, another model of Distance Learning in the continued formation of teachers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Linares, Sebastián. "Democracia y sorteo de cargos." Daímon, no. 72 (November 7, 2017): 45. http://dx.doi.org/10.6018/daimon/294741.

Full text
Abstract:
Se contrastan las virtudes democráticas de las elecciones populares con las del sorteo de cargos, y se argumenta que las elecciones populares (aunque también los referéndums activados por la ciudadanía) exhiben mejores credenciales morales para arrogarse la legitimidad y autoridad final en un sistema político. Se rescata el carácter complementario del sorteo de cargos y se argumenta a favor de la “polifuncionalidad” pragmática del mismo dependiendo del contexto. Se describen algunas propuestas de mecanismos mixtos que combinan las elecciones con el sorteo de cargos y se discute su utilidad para algunos contextos específicos. Finalmente, se propone un nuevo sistema de democracia directa –activado por la ciudadanía- que hace un uso inteligente de las asambleas de sorteados. Se argumenta que bajo este último formato las asambleas de sorteados están capacitadas para fijar un nuevo horizonte de legitimidad democrática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Santos, Noemi de Freitas, and Rosane Leal da Silva. "A exposição do público infanto-juvenil à publicidade subliminar on-line: o caso do jogo miss bimbo. Doi: 0.5020/2317-2150.2011.v16n1p311." Pensar - Revista de Ciências Jurídicas 16, no. 1 (June 17, 2012): 311–31. http://dx.doi.org/10.5020/23172150.2012.311-331.

Full text
Abstract:
Este trabalho discute a proteção legal a crianças e adolescentes que ficam expostos à publicidade on line divulgada nos sites de jogos virtuais. Essa publicidade assume o formato subliminar, que a torna de difícil identificação, pois sua associação a jogos virtuais configura a espécie de marketing publicitário denominado advergame, uma mistura de publicidade e entretenimento, que rapidamente penetra no inconsciente do consumidor. Desse novo cenário emerge a necessidade de proteger o público infanto-juvenil das inúmeras investidas do marketing infantil, o que tem sido feito na União Europeia, experiência que pode servir de exemplo ao Brasil. Posta dessa forma a problemática, emprega-se o método de pesquisa monográfico, a partir do qual é selecionado o site do Jogo virtual Miss Bimbo, no qual é aplicada a técnica de observação direta, sistemática e não participativa, o que permitiu reunir exemplos concretos de exposição do público infanto-juvenil à publicidade subliminar on line, corroborando a necessidade de ampliar, no Brasil, a proteção aos consumidores menores de idade que atuam no ciberespaço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Silva, Sidney Reinaldo. "EDUCAÇÃO E RAZOABILIDADE NA TEORIA DA JUSTIÇA DE RAWLS." EDUCAÇÃO E FILOSOFIA 21, no. 41 (March 27, 2008): 43–60. http://dx.doi.org/10.14393/revedfil.v21n41a2007-253.

Full text
Abstract:
A escola tem que proporcionar condições para que todos adquiram as virtudes políticas? Este texto discute um prisma para se analisar, propor e avaliar práticas e concepções educacionais. Nas sociedades modernas, os conflitos entre concepções de mundo e de vida mostram o quanto estas podem se tornar incompatíveis e mesmo irreconciliáveis. Na escola, isso tem uma repercussão especial, mas não muito diferente do que ocorre em outros espaços públicos. Na definição dessas propostas, ocorrem disputas entre diversos valores e princípios para a formação humana. Rawls propõe um esquema que possibilita refletir sobre formas de lidar com a divergência dessas concepções. M ostro que tanto o que vai ser ensinado na escola quanto a forma como se decide sobre isso podem ser enfocados a partir da concepção de razoabilidade proposta pelo autor, apesar das críticas às quais estão sujeitos os seus pressupostos ético-políticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Silva, Joselia Rita da, and Rafael Soares Salles. "A utilização do Instagram na extensão escolar do ensino médio: a experiência do Projeto Empodere-se." Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense 6 (May 12, 2023): 25–35. http://dx.doi.org/10.19180/2447-8180.v6n2023p25-35.

Full text
Abstract:
O Empodere-se foi um projeto de pesquisa e extensão com foco em estudantes do ensino médio que teve como objetivo investigar e partilhar saberes ligados à igualdade de gênero e ao empoderamento de meninas no ambiente escolar. Inicialmente as atividades de extensão previstas no projeto seriam desenvolvidas de forma presencial, todavia, em razão das medidas de isolamento impostas pela covid-19 foi necessária a adaptação ao formato remoto. Após análises, optamos por usar a rede social Instagram para a partilha dos saberes, uma vez que, em especial, a população mais jovem tem se utilizado cada vez mais desse ambiente virtual para se informar, pesquisar, se divertir, interagir. O presente relato discute essa experiência do uso da rede social Instagram no desenvolvimento do projeto Empodere-se, que, por meio de uma metodologia que contou com análise dos dados de uso e interação na página do projeto em conjunto com a técnica de grupo focal da equipe, nos permitiu compreender que a mencionada rede social pode ser uma ferramenta importante na extensão escolar e que, aliada a formatos já utilizados, pode permitir novas conquistas a projetos extensionistas educacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Ramos Jr., Alberto N., and Diana Maul de Carvalho. "Os diferentes significados da certificação conferida ao Brasil como estando livre da doença de Chagas." Cadernos de Saúde Pública 17, no. 6 (December 2001): 1403–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2001000600011.

Full text
Abstract:
Discutem-se as diferentes repercussões da certificação concedida em março de 2000 a alguns estados do Brasil, em virtude da eliminação da transmissão da doença de Chagas pelo Triatoma infestans. Resultado, em grande parte, das ações do Programa de Controle da Doença de Chagas (PCDCh), estruturado no Brasil a partir de 1975, e das ações definidas pela Iniciativa dos Países do Cone Sul, em 1991, o significado desta certificação foi incorporado de diferentes formas. A questão principal discutida no artigo é a confusão estabelecida entre eliminação da transmissão vetorial da doença de Chagas pelo T. infestans e erradicação da doença de Chagas. Discute-se o controle vetorial da endemia chagásica no País, em especial na Região Nordeste, onde o T. infestans não representa a principal espécie vetora na maioria dos seus estados. Ressalta-se a importância de discutir amplamente a questão do controle dessa endemia no Brasil, no sentido de evitar que informações inapropriadas sejam difundidas, confundindo a opinião pública, com possíveis prejuízos para o efetivo controle da doença de Chagas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Da Silva Leme, Maria Isabel. "A GESTÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR." Revista Diálogo Educacional 9, no. 28 (July 7, 2009): 541. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v9i28.3322.

Full text
Abstract:
O trabalho analisa o desafio enfrentado atualmente pelos educadores brasileiros, a saber, o crescimento da violência escolar, constatado em várias pesquisas. Neste sentido, a evolução da violência escolar é focalizada em primeiro lugar, desde os primeiros registros de seu crescimento, que despertou a atenção dos pesquisadores, logo após a redemocratização brasileira, até dados mais recentes dos anos 2000. Em segundo lugar, o fenômeno é caracterizado em termos das suas formas de manifestação mais frequentes, que também têm variado ao longo da sua evolução, passando da depredação do patrimônio, inicialmente a transgressão mais frequente, para violências contra a pessoa. São também abordadas as variáveis já identificadas pelas pesquisas como associadas à manifestação da violência escolar, como, por exemplo, porte da cidade, tamanho do estabelecimento, desigualdade social, etc. Esta panorâmica permite observar, além do crescimento constante nos índices de violência escolar, a sua disseminação, e também, o agravamento do problema, em virtude das formas de manifestação terem se tornado cada vez mais explícitas e pessoais. Ante essa situação, é discutida a gestão da violência escolar, desde as políticas públicas já ISSN 1518-3483 Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 541-555, set./dez. 2009 Licenciado sob uma Licença Creative Commons 542 LEME, M. I. da S. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 541-555, set./dez. 2009 implementadas pelas administrações centrais até o que pode ser feito no âmbito da escola. Nesta perspectiva, discute-se as novas demandas que a violência na escola traz, não só para o diretor escolar, mas para todos os integrantes da comunidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Souza, Anna Carime, Deise Nanci de Castro Mesquita, and Maria Alice Sousa Carvalho. "Linguagem audiovisual na educação básica:." Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense 8, no. 16 (December 13, 2021): 108–17. http://dx.doi.org/10.21166/rext.v8i16.2098.

Full text
Abstract:
Este relato de experiência apresenta e discute uma das ações desenvolvidas, em parceria, por dois projetos de extensão do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás: “Rompendo o Silêncio” e “Sessão Corujinha”. A atividade presencial consistia na exibição de filmes, seguida de roda de conversa entre estudantes e especialistas em questões de infância e adolescência. Devido à pandemia causada pelo Corona vírus, ela foi repensada e organizada de forma virtual, por meio do canal oficial dessa universidade no Youtube. Para as sessões cinematográficas mensais, agora disponíveis no período noturno, passaram a ser exibidos apenas curtas metragens, cujo foco de reflexão e debate traz à tona questões que se mostraram caras a estudantes dos anos finais de ensino fundamental e de ensino médio, que em 2019 buscaram o Setor de Psicologia Escolar com queixas principalmente relacionadas à violência doméstica e escolar. A partir de uma perspectiva teórica que compreende que toda e qualquer linguagem, seja ela alfabética ou não, se presta a apresentar o mundo em seu aspecto simbólico como uma forma de manifestação e criação humana, os diálogos proporcionados por esses encontros visuais e virtuais têm contribuído para a ampliação do debate sobre as diversas formas de violência, buscando possibilidades de prevenção e conscientização, bem como para fruição estética em linguagem visual e audiovisual da comunidade participante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Cortez Bonifácio, Artur, and Jéssyca Cleópatra Yury Soares dos Santos. "MOBILIZAÇÃO COLETIVA E TUTELA JURISDICIONAL DO MEIO AMBIENTE: PRINCIPAIS DESAFIOS À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988." Veredas do Direito: Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável 17, no. 37 (May 13, 2020): 191–212. http://dx.doi.org/10.18623/rvd.v17i37.1494.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa aborda a mobilização da coletividade e sua relação com a tutela jurisdicional do meio ambiente, com ênfase nos desafios democráticos inferidos a partir das normas constitucionais acerca da matéria ambiental. Apresenta a ação civil pública e ação popular como mecanismos judiciais capazes de interferir nos rumos da preservação ambiental. Discute o papel do Estado Constitucional Ecológico, ao estabelecer como premissa sua atuação inserta nos limites estabelecidos pelo Direito Ambiental. Aborda a pluralidade de intérpretes da Constituição, com o intuito de que estes se mobilizem para promover a proteção ambiental. Debate a democracia participativa sob a perspectiva de determinados doutrinadores. Analisa, ainda, as responsabilidades dos legitimados para a proteção ambiental, de forma crítica, ao elencar a ampliação da educação ambiental como um dos desafios democráticos. Utiliza o método dedutivo, uma vez que serão apresentadas noções gerais sobre o tema e, em seguida, uma análise sobre seus aspectos particulares. A pesquisa bibliográfica com a apresentação da perspectiva de diferentes autores sobre o tema foi a metodologia empregada. Percebeu-se que o Judiciário apresenta sobremaneira relevância, em virtude da crise de representatividade atual, bem como nas incertezas vivenciadas na sociedade contemporânea. Concluiu-se que a mobilização coletiva é um desafio, justamente porque não é encontrada em seu formato ideal, aguardando a atuação do Poder Público mediante a formulação de suas políticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Araújo, Eliana Correia de. "A INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR, CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS PARA O RENDIMENTO DO ESTUDANTE." Revista Contemporânea 4, no. 7 (July 16, 2024): e5109. http://dx.doi.org/10.56083/rcv4n7-131.

Full text
Abstract:
Este trabalho desenvolve uma reflexão sobre a indisciplina na sala de aula. Em virtude do índice crescente de indisciplina nas escolas, ocasionando repetência, evasão ou exclusão de algumas crianças do sistema de ensino, tornou-se necessária uma investigação a respeito das possíveis causas que geram problema em sala de aula. Inicialmente discute-se o conceito de disciplina e indisciplina, considerando as suas diferentes abordagens, bem como os diversos fatores que as promovem. Destaca-se também o enfoque preventivo como estratégia mais adequada para redução da utilização de medidas sancionatórias, concretamente a ordem de saída da sala de aula. Por outro lado, analisa algumas estratégias de intervenção corretiva da indisciplina na sala de aula. Este trabalho procura caraterizar a situação de indisciplina na sala de aula no ensino fundamental, as suas causas e consequências, tipos de incidentes disciplinares e formas de intervenção dos professores com vista a interromper comportamentos indisciplinados. Procura também identificar os comportamentos que motivam a utilização da ordem de saída da sala de aula, por parte dos professores. Finalmente, procura-se elencar um conjunto de estratégias preventivas que podem contribuir para a redução da utilização de medidas disciplinares sancionatórias, enfatizando a necessidade do desenvolvimento de diálogo, de atividades que proporcionam maior aproximação entre professor e aluno e a realização de mais espaços formativos e de debates.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Costa, Lucia De Fátima Lúcio Gomes da. "Editorial." EmpíricaBR - Revista Brasileira de Gestão, Negócio e Tecnologia da Informação 1, no. 1 (September 20, 2016): 1. http://dx.doi.org/10.15628/empiricabr.2016.5064.

Full text
Abstract:
Caros leitores, É com satisfação que apresentamos o primeiro volume de 2016 da Revista Brasileira de Gestão, Negócio e Tecnologia da Informação - EmpíricaBR. Nesta edição, são apresentados quatro artigos. O primeiro deles tem o título: “A governança eletrônica inserida no orçamento participativo virtual”, que discute aspectos relativos à gestão participativa por meio da utilização de recursos tecnológicos na gestão da coisa pública. O Segundo texto intitulado por “Processos do comércio exterior na movimentação de mercadorias: aspectos operacionais e praticagem” que apresenta a relevância da atividade de praticagem para a logística de mercadorias no modal maritimo. O terceiro artigo, “A aplicabilidade do modelo de governança de tecnologia da informação: o caso UNP”, aborda aspectos de governança em tecnologia da informação em uma instituição de ensino e evidencia a corroboração de modelos de governança por meio de um estudo de caso. Por fim, o texto “O papel das aceleradoras na consolidação de novas empresas de cultura empreendedora a luz da metodologia Lean Startup” apresenta uma abordagem voltada para a visão de aceleradoras de startups e investiga como o modelo Lean pode ser aplicado nesse tipo de empreendimento. O ponto forte e comum às pesquisas apresentadas nesse volume é o esforço de entender o aperfeiçoamento dos meios operacionais para garantir os objetivos das instituições. Nesse sentido, a tecnologia da informação tem sido lugar comum para essas pesquisas. Assim, fazemos o convite à leitura desses textos que apresentam contribuições importantes sobre as novas formas do uso da tecnologia em negócios e na gestão pública. Boa leitura. Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da Costa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Oliveira, Daniela, Cátia Grisa, and Paulo Niederle. "Inovações e novidades na construção de mercados para a agricultura familiar: os casos da Rede Ecovida de Agroecologia e da RedeCoop." Redes 25, no. 1 (January 10, 2020): 135–63. http://dx.doi.org/10.17058/redes.v25i1.14248.

Full text
Abstract:
O artigo discute a construção social dos mercados institucionais para a agricultura familiar, colocando ênfase nas “novidades” em práticas, processos e formas de organização que são desenvolvidas e utilizadas pelos agricultores familiares visando o acesso às compras públicas e a superação de algumas de suas limitações. Para esta reflexão, o artigo analisa a construção de dois casos: o Circuito Sul de Comercialização e Circulação de Alimentos Agroecológicos da Rede Ecovida de Agroecologia e a Associação da Rede de Cooperativas da Agricultura familiar e Economia Solidária (RedeCoop). A partir de pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas, foi possível observar que o processo de construção social do Circuito Sul da Rede Ecovida de Agroecologia se diferencia da RedeCoop em virtude do papel protagonista na coordenação e no controle da circulação e comercialização e de um amplo conjunto de instituições que organiza as relações dos atores atuantes nos processos. Tais diferenças decorrem da especificidade dos produtos comercializados (alimentos agroecológicos) e dos artefatos que interagem na Rede Ecovida. Em que pesem as diferenças, em ambos os casos, a construção dos novos circuitos de comercialização, com vistas a conectar agricultores familiares a mercados institucionais, pode ser interpretada como uma “novidade” que emergiu a partir da vivência e das dificuldades cotidianas dos atores e que se organiza a partir de institucionalidades que, a seus modos, questionam o regime dominante e apresentam potencial para mudanças radicais. A dinâmica e as características dos mercados e das infraestruturas sociomateriais construídas apontam contribuições para a construção de sistemas alimentares sustentáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Santa Anna, Jorge. "A (r)evolução digital e os dilemas para a catalogação: os cibertecários em atuação." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 13, no. 2 (May 31, 2015): 312. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v13i2.8634632.

Full text
Abstract:
A (r)evolução digital se apresenta como um dilema impactante nos serviços biblioteconômicos da pós-modernidade. Diante das complexidades que apresentam o ambiente virtual, especificamente ao processo de organização da informação, este estudo objetiva refletir sobre as transformações acometidas ao fazer do catalogador em meio à revolução digital da pós-modernidade. Com esse propósito, por meio de revisão na literatura biblioteconômica da atualidade, discute-se alguns aspectos relacionados a essas transformações, como: o impacto da revolução digital e seus reflexos aferidos à prática da Catalogação; a evolução da biblioteca em meio ao desenvolvimento tecnológico; os novos desafios elencados na organização da informação, e por, fim, discute-se o novo espaço de trabalho do bibliotecário diante das novas tecnologias, sobretudo os impactos condicionados aos fazeres do catalogador. Por fim, evidenciou-se que o catalogador deve sofrer uma metamorfose profissional, adquirindo o perfil de cibertecário, sendo necessário para consumação desse feito, sua formação continuada e o desenvolvimento das qualidades de um moderno profissional da informação.AbstractReports the experience of the project of digitization and online publication of Essential rare works collection in biodiversity of the Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). The initiative is the Biodiversity Heritage Library (BHL), whose purpose is to subsidize, the strengthening and development of scientific information and communication infrastructure, biodiversity and the environment. The purpose of study is to show the project of digitization and online publication of Essential rare works collection in biodiversity of the Museu Paraense Emílio Goeldi and study the role of digital preservation in the bibliographic collection special, using the criteria of digital preservation and document management. Allowing the construction of a conceptual schema to add and save the information, giving immediate access, by means of networks and sources of information, both national and international. The methodological course adopted was conducted through an exploratory research of descriptive character, based on literature as in books, journals, dissertations, theses and scientific articles already published addressing the theme. This mode is most relevant issues examined in the study, with respect to the methods related to the preservation of a bibliographic collection in digital formats. In this sense, scanning is combined with digital preservation in the collection on biodiversity, and will bring enormous contribution to the library of MPEG, making scientific information more accessible, giving continuity to the memory and making sure the absolute excellence of digital media, covered by technological innovations that will remedy their future losses.KeywordsInformation technology. Information organization. Cataloging. Contining education. Cyberlibrarian. Digital preservation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography