Academic literature on the topic 'Formação econômica do Brasil'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Formação econômica do Brasil.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Formação econômica do Brasil"

1

Pauli, Rita Ines, and Roberto Georg Uebel. "Elementos do pensamento econômico clássico e da geoeconomia nos processos migratórios do Brasil." Textos de Economia 20, no. 1 (November 13, 2017): 95. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8085.2017v20n1p95.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo resgatar os elementos teóricos da formação econômica do Brasil intuindo contextualizar os processos imigratórios. Para tanto, buscou-se na literatura clássica da história econômica do Brasil os aportes teóricos e bibliográficos, bem como a abordagem de autores contemporâneos acerca do papel das migrações na formação econômica e dos capitais e capitalismos brasileiros entre o final do século XIX e primeira metade do século XX. Inferiu-se que a história econômica brasileira contribuiu vivamente à consecução dos fluxos migratórios de europeus e asiáticos para o desenvolvimento econômico brasileiro. As contribuições da História Econômica do Brasil e da Geoeconomia são primazes à interpretação das migrações, seus fluxos, repercussões e impactos na Economia como um todo. Celso Furtado, Caio Prado Junior, João Manuel Cardoso de Mello e outros se fazem, portanto, vivos e necessários também aos estudos das migrações econômicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Fabio Padua dos. ""Formação econômica do Brasil" de Celso Furtado em três dimensões: história, economia e horizonte de expectativa." Textos de Economia 23, no. 2 (December 14, 2020): 1–24. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8085.2020.e77941.

Full text
Abstract:
Objetivo: O presente artigo tem por objetivo oferecer aos leitores de Formação Econômica do Brasil um posfácio ao clássico de Celso Furtado de modo a enriquecer a primeira leitura e suscitar algumas provocações. Métodos: O texto combina análise de história das ideias e sociologia do conhecimento como métodos de análise. Resultados: Argumenta-se que Formação articula três problemáticas: da análise econômica do passado; da historicização das leis econômicas; e da teoria para a ação. Esta articulação resultou em contribuições originais em três domínios: no campo da historiografia, a caracterização do subdesenvolvimento como um fenômeno particular da civilização industrial; nas ciências econômicas, a proposição de uma teoria do subdesenvolvimento; e, no domínio das interpretações do Brasil, o padrão de crescimento econômico excludente e a questão regional para a integração nacional. Conclusões: Por fim, conclui-se que Furtado pretendeu construir um conhecimento sobre a realidade brasileira que não se apresentasse como forma de dominação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Curty, Carla, Wilson Vieira, and Maria Malta. "Provocações de Darcy Ribeiro para economistas." Reoriente: estudos sobre marxismo, dependência e sistemas-mundo 2, no. 1 (December 14, 2022): 60–80. http://dx.doi.org/10.54833/issn2764-104x.v2i1p60-80.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca apresentar a análise de Darcy Ribeiro como um intérprete do Brasil a partir de suas contribuições para a questão da formação econômico-social brasileira, de maneira a analisar como estas contribuições podem auxiliar no entendimento de economistas sobre a história econômica do Brasil e suas análises sobre a realidade econômica e social brasileira. Considera-se que nos debates tradicionais sobre formação econômico-social brasileira algumas questões, como a questão racial, não são abordadas com profundidade e não são articuladas como elementos importantes para a compreensão da formação econômico-social brasileira e que é importante que economistas tragam esta questão para a centralidade de suas análises, como Darcy Ribeiro fez.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Almeida, Paulo Roberto de. "A formação da diplomacia econômica do Brasil." Lua Nova: Revista de Cultura e Política, no. 46 (1999): 169–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-64451999000100008.

Full text
Abstract:
Ensaio de caráter histórico sobre as grandes linhas da diplomacia econômica no Brasil, com ênfase no período monárquico. Depois de uma identificação das questões metodológicas próprias ao estudo da diplomacia econômica no Brasil, em suas etapas formadoras, são apresentados os problemas que mobilizaram a atenção do establishment diplomático imperial, em sua vertente propriamente econômica, bem como ressaltados os elementos de ruptura e de continuidade em relação à diplomacia econômica do século XX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Borges, Eduardo Jose Santos, and Augusto Fagundes da Silva dos Santos. "Considerações sobre um campo disciplinar: os principais modelos explicativos da economia colonial." Cadernos de História 19, no. 30 (July 29, 2018): 142–68. http://dx.doi.org/10.5752/p.2237-8871.2018v19n30p142-168.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo fundamental trazer, de forma balanceada, os principais teóricos e teorias acerca das características essenciais da Economia Colonial e da Formação Econômica do Brasil. O leitor terá a oportunidade de conhecer, mesmo que introdutoriamente, parte da historiografia econômica brasileira do século XX até os dias atuais e perceber os aspectos mais relevantes de cada modelo explicativo. Ao dispor-se a examinar a evolução do pensamento interpretativo da economia brasileira sob o ponto de vista da historiografia, esse artigo também se propõe em colocar-se enquanto instrumento auxiliar no processo ensino-aprendizagem dos cursos de graduação em História e Ciências Econômicas, principalmente para as disciplinas de História do Brasil Colônia e Formação Econômica do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

MANTEGA, GUIDO. "Celso Furtado e o pensamento econômico brasileiro." Brazilian Journal of Political Economy 9, no. 4 (October 1989): 480–88. http://dx.doi.org/10.1590/0101-31571989-1469.

Full text
Abstract:
RESUMO As obras de Celso Furtado marcam tanto o surgimento quanto a consolidação do pensamento econômico brasileiro. Suas principais obras (como Formação Econômica do Brasil e Desenvolvimento e Subdesenvolvimento) estabeleceram a base de referência para o debate econômico ocorrido nos últimos trinta anos no Brasil. A teoria do subdesenvolvimento, elaborada por Celso Furtado, forneceu a base teórica do desenvolvimento, a doutrina que norteou as políticas econômicas de vários governos latino-americanos e afirmou o estabelecimento da industrialização no Brasil. Este artigo busca recompor os passos para a constituição da teoria do subdesenvolvimento, explicitando as principais questões teóricas sobre esse problema e seus resultados práticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Barbosa, Alexandre De Freitas. "Formação econômica do Brasil, cinquenta anos depois." Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, no. 50 (March 1, 2010): 145. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i50p145-162.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Costa Carvalho, Mariana. "Mercado de trabalho no Brasil." Libertas 21, no. 1 (June 19, 2021): 236–55. http://dx.doi.org/10.34019/1980-8518.2021.v21.32142.

Full text
Abstract:
Este artigo discute os elementos principais da formação social e econômica brasileira reproduzidos no mercado de trabalho, com ênfase no fim do regime escravista e constituição da força de trabalho livre. Trata-se de pesquisa qualitativa de base documental, reunindo triangulação de dados primários e secundários, abarcando revisão bibliográfica e apreciação de elementos histórico-concretos do mercado de trabalho, tendo como fonte órgãos oficiais de produção de indicadores sócio-econômicos. Na fase atual, de financeirização e crise de realização do valor, as principais marcas do trabalho envolvem maior expressão de informalidade, precarização e flexibilização das relações. Somam-se os elementos estruturantes da formação social e econômica brasileira que aprofundam a superexploração do trabalho e recaem, mais fortemente, na população negra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ferreira, Túlio S. H. "Formação da diplomacia econômica no Brasil: as relações econômicas internacionais do Império." Revista Brasileira de Política Internacional 45, no. 1 (June 2002): 195–97. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-73292002000100015.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fernandes, Lenita Maria dos Santos. "INTRODUÇÃO À HISTÓRIA URBANA POTIGUAR: EPÍTOME SOBRE NATAL E PARNAMIRIM." REVISTA FOCO 16, no. 1 (January 18, 2023): e744. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v16n1-045.

Full text
Abstract:
Este artigo possui como objetivo analisar a condição de formação social e a econômica da cidade de Natal e Parnamirim no Rio Grande do Norte. Para isso, utilizamos como fundamentação de pesquisa o materialismo histórico dialético e como metodologia uma pesquisa básica, qualitativa de caráter documental e bibliográfico a partir das obras História do Rio Grande do Norte e A História de Parnamirim e pesquisa quantitativa sobre a habitação e as atividades econômicas desenvolvidas através de dados do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil e do Observatório de Trabalho Decente nos Municípios. Esses meios possibilitaram os seguintes resultados: conhecimento da estrutura social e econômica de formação social das cidades de Natal e Parnamirim no Rio Grande do Norte e setores econômicos atuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Formação econômica do Brasil"

1

Castilho, Eribelto Peres. "Formação econômica do Brasil no pensamento de Francisco de Oliveira." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13097.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T19:31:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eribelto Peres Castilho.pdf: 639751 bytes, checksum: ac94af417757395e58f62658160c077b (MD5) Previous issue date: 2008-11-17
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
As it is known the sociologist Francisco de Oliveira has contributed a lot to the comprehension of the Brazilian historical formation. His vaste intellectual production is characterized by a methodological eclecticism of strong Marxist emphasis, and it is without a doubt, an important theoretical reference concerning the practical orientation of political parties, public politics, theoretical analyses, among other things. This research aims to make a critical analysis of Francisco de Oliveira s thought through the elucidation of his fact-doctrinaire, represented here by his published books as well as by the articles written for the magazines Studies Cebrap and New Studies Cebrap. The work is divided into three chapters, besides the introduction and conclusion. The Introduction seeks to expose preliminarily the theme, introduce the goals and the justifications, as well as to accomplish a deeper discussion on the analysis of the ideology defended by us. In the first chapter, in conformity with our analytic proposition, the professional and intellectual itinerary, the ideological influences, as well as the historical ground in which Oliveira lived and interacted actively is traced. The second chapter intends to examine Oliveira's Interpretation, regarding the form and the production and reproduction action of the characteristic capital of the corresponding historical moment to the Old Republic in Brazil (1889-1930). The posterior period, which goes from 1930 to 1976, refers to the stage in which the industrialization became the sector-key for the dynamics of the Brazilian capital, until the exhaustion of the economic miracle in the period of the military dictatorship, and will be tackled in the third chapter. Finally, we pass to the final considerations, when we intend to summarize the main formulations of Oliveira s social or economic ideas trying to enchain them so as to comprehend better the meaning of the Economic Formation of Brazil in the author's thought
Como se sabe o sociólogo Francisco de Oliveira muito contribuiu para a compreensão da formação histórica brasileira. Sua extensa produção intelectual, caracterizada por um ecletismo metodológico de forte viés marxista, é, sem dúvida, uma importante referência teórica no que tange à orientação prática de partidos políticos, políticas públicas, análises teóricas, entre outras. Esta pesquisa visa efetuar a análise crítica do pensamento deste estudioso, mediante a elucidação de seu fato-doutrinário, representado aqui por seus livros publicados, bem como pelos artigos escritos para as revistas Estudos Cebrap e Novos Estudos Cebrap. O trabalho divide-se em três capítulos, além da introdução e conclusão. Na Introdução busca-se expor preliminarmente o tema, apresentar os objetivos e as justificativas, como também realizar uma discussão mais aprofundada sobre a análise de ideologia por nós defendida. O primeiro capítulo, em conformidade com nossa proposição analítica, é traçado o itinerário profissional e intelectual, as influências ideológicas, bem como o chão histórico em que Oliveira viveu e interagiu ativamente. No segundo, pretendese examinar a interpretação de Oliveira, no que se refere à forma e o movimento de produção e reprodução do capital característico do momento histórico correspondente à República Velha no Brasil (1889-1930). O período posterior, que se estende de 1930 a 1976, refere-se à etapa em que a industrialização passou a ser o setor-chave para a dinâmica do capital brasileiro, até o esgotamento do milagre econômico no período da ditadura militar, será abordado no terceiro capítulo. Por fim, passamos às considerações finais, quando tencionamos resumir as principais formulações constantes do ideário de Oliveira procurando encadeá-las de modo a compreender melhor o sentido da Formação Econômica do Brasil no pensamento do autor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rolim, Filho Claudiomar Matias. "Formação econômica do Maranhão : de província próspera a estado mais pobre da federação : o que deu tão errado?" reponame:Repositório Institucional da UnB, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/23037.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2016.
Submitted by Fernanda Percia França (fernandafranca@bce.unb.br) on 2017-03-08T19:14:47Z No. of bitstreams: 1 2016_ClaudiomarMatiasRolimFilho.pdf: 1481670 bytes, checksum: 98aff2d13c3930e6586af25a85170409 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2017-03-23T22:54:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_ClaudiomarMatiasRolimFilho.pdf: 1481670 bytes, checksum: 98aff2d13c3930e6586af25a85170409 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-03-23T22:54:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_ClaudiomarMatiasRolimFilho.pdf: 1481670 bytes, checksum: 98aff2d13c3930e6586af25a85170409 (MD5)
Esta dissertação discute a formação econômica do Maranhão desde a tentativa de colonização pelos franceses até a primeira década do século XXI. Tem o objetivo de analisar e explicar como um Estado que já teve a maior renda per capita do país pode se tornar a região mais miserável do Brasil em um espaço de cem anos. Para isso analisa os impactos causados pelas oportunidades e crises externas frente a produção do algodão, a maior riqueza do Estado durante a sua época de prosperidade. Faz uma comparação do sucesso do modelo industrial pós-café em São Paulo e o fracasso econômico maranhense pós-algodão. Pretende abrir um debate sobre o papel de fatores exógenos e ciclos de prosperidade para desenvolvimento ou não de um ciclo produtivo virtuoso e sustentável em uma dada região. Este trabalho busca contribuir para ampliação do conhecimento e do debate sobre a atual realidade socioeconômica do Estado em um momento de importantes transformações em sua base produtiva. Analisa, assim, o conjunto de fatores que mais se destacaram para a formação econômica do Estado.
This paper discusses the economic formation of Maranhao since the attempted colonization by the French until the first decade of this century. It aims to analyze and explain how a State that has had the highest per capita income in the country can become the most miserable region of Brazil in a space of one hundred years. For that, analyzes the impacts of opportunities and external crises ahead cotton production, the greatest wealth of the state during his time of prosperity. A comparison of the success of post-industrial model coffee in São Paulo and Maranhao economic failure after cotton. It intends to open a debate on the role of exogenous factors and prosperity cycles for development of a virtuous and sustainable production cycle in a given region. This work seeks to contribute to increased knowledge and debate on the current socioeconomic reality of the State at a time of major changes in its productive base. Analyzes thus the set of factors that stood out for the economic formation of the state.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

FAULSTICH, Fabiano Richard Leite. "Dolomitização e sulfetos (Zn) dos carbonatos neoproterozóicos da formação Araras, MT." reponame:Repositório Institucional da CPRM, 2014. http://rigeo.cprm.gov.br/xmlui/handle/doc/1176.

Full text
Abstract:
Submitted by Flasleandro Oliveira (flasleandro.oliveira@cprm.gov.br) on 2014-04-07T13:44:01Z No. of bitstreams: 1 diss_fabiano_faulstich.pdf: 8126464 bytes, checksum: ee4c2296a0ab30001ed534d79b5f5126 (MD5)
Approved for entry into archive by Flasleandro Oliveira (flasleandro.oliveira@cprm.gov.br) on 2014-04-07T13:44:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 diss_fabiano_faulstich.pdf: 8126464 bytes, checksum: ee4c2296a0ab30001ed534d79b5f5126 (MD5)
Approved for entry into archive by Flasleandro Oliveira (flasleandro.oliveira@cprm.gov.br) on 2014-04-07T13:44:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 diss_fabiano_faulstich.pdf: 8126464 bytes, checksum: ee4c2296a0ab30001ed534d79b5f5126 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-04-07T13:44:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 diss_fabiano_faulstich.pdf: 8126464 bytes, checksum: ee4c2296a0ab30001ed534d79b5f5126 (MD5)
estudos desenvolvidos para esta dissertação tiveram como objetivo um maior entendimento da ocorrência de esfalerita existente nos dolomitos da Formação Araras, Mirassol d’Oeste – MT. Para tanto foram realizados estudos de reconhecimento geológico regional e local, estudos petrográficos, estudos de geoquímica analítica, isótopos estáveis, isótopos radiogênicos e análises em inclusões fluidas. A Formação Araras é composta por uma porção basal constituída de dolomitos rosa diretamente sobrepostos aos diamictitos da Formação Puga e uma porção superior formada por calcários cinza. Os dolomitos rosa representam uma dolomitização precoce dos calcários depositados, com a formação de dolomitas microcristalinas que obliteram parcialmente as estruturas sedimentares. A região de interesse deste estudo está situada na transição entre os dolomitos rosa e os calcários cinza laminados aonde ocorreu uma dolomitização secundária pós-deposicional com a formação de dolomitas sacaroidais, esfalerita e geração de uma porosidade importante. Esse processo tardio de dolomitização é caracterizado pelo aumento relativo de metais (Fe, Mn, Sr, Al) evidenciado pelas análises geoquímicas. Os estudos isotópicos de carbono apresentaram valores de aproximadamente -4‰ PDB para o nível mineralizado, semelhante aos carbonatos associados ao fim da glaciação neoproterozóica aonde temos uma diminuição do carbono orgânico disponível. Os valores obtidos para o 18O e o 87Sr/86Sr neste mesmo nível foram <-10‰ PDB e 0,722 a 0,727 respectivamente, acentuando a ocorrência de reações diagenéticas associadas ao processo de dolomitização. O nível mineralizado ainda apresentou um enriquecimento em isótopos radiogênicos de Sr e Pb, o que indica que os fluidos percolaram rochas mais antigas da crosta, provavelmente os gnaisses e granitos do embasamento. Dados de inclusões fluidas indicaram que os fluidos formadores das esfaleritas eram muito salinos, com grandes quantidades de Ca dissolvido e possuíam temperaturas relativamente baixas (115 a 150°C). O conjunto de dados apresentados possibilita a classificação da ocorrência de esfalerita de Mirassol d’Oeste como sendo do tipo MVT. Por fim temos a percolação de um fluido pobre em metais que formou uma segunda geração de calcitas na borda de poros e posteriormente um fluido rico em matéria orgânica que preencheu os poros e vazios intergranulares de toda a seqüência carbonatada com betume.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Freitas, Luís Fernando Alcoba de. "Desenvolvimento e acumulação na economia brasileira : uma análise do seu ritmo e evolução após a década de 1980." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/61910.

Full text
Abstract:
O objetivo da presente tese é examinar as causas pelas quais a economia brasileira apresentou tão baixo crescimento, em comparação com os demais países e com o seu próprio, depois de ter apresentado tão expressivo crescimento nas primeiras oito décadas do século XX. Ou melhor, por que a economia brasileira não mantém a trajetória que se desenrolava até os anos 1980 de forma a superar a condição de país subdesenvolvido, posteriormente denominado de várias formas, como "em desenvolvimento", "emergente", "NIC". Como objetivo também se arrola a análise sobre se os novos fatores de dinamismo da economia brasileira pós-2004 representam uma mudança qualitativa em relação à trajetória pós-1980. Parte-se do pressuposto de que a economia nacional é parte integrante do sistema produtivo mundial que influi de forma importante sobre ela. Portanto, as causas da mudança de trajetória devem ser buscadas nas características históricas e estruturais da economia brasileira sem deixar de se ter em vista que estas estão entrelaçadas com as mudanças em nível internacional. Por que a integração ao capitalismo gerou dinamismo em algumas regiões e em outras não, quais são as forças propulsoras que determinam o desenvolvimento desigual? Procurar-se-á examinar de forma sucinta as experiências históricas das áreas que ascenderam em detrimento das que permaneceram periféricas ou subdesenvolvidas. As trajetórias dos países hoje centrais e dos periféricos demonstram que não existe um modelo ideal. Ou seja, a ascensão de determinado país decorre do grau de controle sobre a tecnologia, sobre os fluxos financeiros em nível global, sobre o acesso aos recursos naturais e sobre a capacidade militar, entre outros recursos. Na análise da ascensão dessas regiões e nações, verificou-se que as características do capitalismo como um todo se transformam em cada momento, alterando o contexto em que as diversas economias modificam sua posição na economia internacional. Em decorrência, as condições para o desenvolvimento em cada momento adquirem características próprias. E, portanto, as condições sociais e políticas precisam viabilizar políticas, as quais podem mudar ao longo do tempo, mas que favoreçam a acumulação do capital e o desenvolvimento econômico. A fase do capitalismo monopolista que, a partir dos anos 1990, se assenta na proeminência das finanças, e o fim da guerra fria trouxeram novos requerimentos para a ascensão, modificando as formas de polarização. A acumulação resultante implica que a economia brasileira perde a condição de ascender na hierarquia das nações, sendo a intensidade do seu desenvolvimento fortemente condicionada pelos estímulos da economia global. O transcorrer normal da acumulação tende a manter a posição do Brasil na divisão internacional do trabalho, com possibilidade de regressão, a atenuar o seu dinamismo e a inviabilizar sua ascensão, mas não impossibilita a ocorrência de surtos importantes de crescimento como os do atual momento. No entanto, essa trajetória não é predeterminada. Entende-se que um maior dinamismo da economia, que propicie a ascensão, exigirá a reconstituição da capacidade de intervenção do estado nacional. Essa reconstituição passa por uma maior proeminência dos interesses de um conjunto bem mais expressivo da população, restringindo interesses privados. A dificuldade é que o atendimento a esses interesses pressupõe a prevalência de critérios políticos, não podendo, portanto, se basear na pura lógica do capital. Ou seja, defende-se que as restrições à lógica do sistema exigem uma estratégia de desenvolvimento e, portanto, de posicionamento político, que dependerá, para seu sucesso, da capacidade de produzir ao longo do tempo as condições materiais para tal. Esse posicionamento exige, pelas características da atual etapa do capitalismo e da economia brasileira, uma composição política extremamente complexa.
The objective of this thesis is to examine the reasons why the Brazilian economy reported such a low growth comparing with other countries and with its own, after having made such significant growth in the first eight decades of the twentieth century. Or rather, why the Brazilian economy does not keep the path that unfolded until the 1980’s in order to overcome the status of an undeveloped country, after called variously as "developing", "emerging" and "NIC". As an objective, it also a-nalyses whether the new factors of dynamism of the Brazilian economy after 2004 represent a qualitative change in relation to post-1980 history. It assumes that the national economy is an integral part of global production system that influences significantly on it. Therefore, the causes of the change of course must be sought in historical and structural characteristics of the Brazilian economy while having in mind that these are intertwined with changes at the international level. Why the integration of capitalism has generated dynamism in some regions and not others, what are the driving forces that determine the uneven development? Search will examine briefly the historical experiences of the areas that amounted to the detriment of those who remained peripheral or undeveloped. The trajectories of current central and peripheral countries demonstrate that there is no ideal model. That is, the rise of a country derives from the degree of control over technology on financial flows at a global level, on the access to natural resources and military capabilities among other resources. In analyzing the rise of these regions and nations, it was found that the characteristics of capitalism as a whole are transformed at every moment, changing the context in which the different economies change its position in the international economy. As a result, the conditions for the development at any time acquire their own characteristics. Therefore, the social conditions and policies need to enable policies, which may change over time, but that promote capital accumulation and economic development. The stage of monopoly capitalism that from the 1990’s sits on the prominence of finance, and the end of the Cold War brought new requirements for the ascension, changing the forms of polarization. The resulting accumulation implies that the Brazilian economy loses its condition to ascend at the hierarch of nations, and the intensity of its development strongly influenced by stimuli in the global economy. The normal course of accumulation tends to maintain the position of Brazil in the international division of labor, but not major outbreaks of growth as those at the present moment. However this trajectory is not predetermined. It is understood that a more dynamic economy, which triggers the rise, will require the reconstitution of the intervention capacity of the national state. The reconstruction involves a greater prominence of the interests of a more expressive group of the population, restricting private interests. The difficulty is that assistance to those interests presupposes the prevalence of political criteria, and cannot therefore, be based on pure logic of capital. That is, it is argued that the restrictions on the logic of the system require a development strategy and therefore, of political positioning, which relies for its success, on the ability to produce the material conditions for it over time. This position requires, by the characteristics of the current stage of capitalism and the Brazilian economy, an extremely complex political composition.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Siqueira, Alexandre Hilmário de Oliveira. "Mercosul: projeto de constituição, supranacionalidade e singularidades da formação do Estado Brasileiro." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2007. http://hdl.handle.net/10438/3691.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2009-11-18T19:00:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ACF157.pdf: 666893 bytes, checksum: 870f772d3f295c1feb6fa4bc7b5dd7ae (MD5) Previous issue date: 2007
O principal objetivo desta dissertação foi estudar a integração econômica efetuada através da formação de blocos econômicos sob uma ótica sócio-política da formação do Estado brasileiro. Trata-se, portanto, de um enfoque não usual de abordar o assunto. Entendendo a grande importância do Brasil dentro da formação do Mercosul, foram então comparados dois blocos regionais em estágios diferentes, o próprio Mercosul e a União Européia. Utilizando o Mercosul como objeto de estudo e a União Européia como modelo de referência traçamos as características sócio-políticas predominantes na formação do primeiro que se fazem ausentes no segundo e vice-versa. A questão da supranacionalidade foi fator determinante na formação da União Européia segundo os relatos de Jean Monnet. Com base nesta questão, contrapomos algumas características da formação do Estado brasileiro como o legado do Direito Romano, o estamento burocrático, o patrimonialismo e o coronelismo para entender se há aderência deste modelo europeu de integração adotado pelos países membros do Mercosul. Problemas com a democracia insipiente na região, a cidadania plena ainda não alcançada e o sentimento de desigualdade social sinalizam claramente que nossas sociedades ainda não estão preparadas para um passo tão largo em direção à formação do Mercado Comum do Sul. A solução simplista seria encontrar uma outra forma de se pensar a integração econômica, fazer o Mercado Comum do Sul de forma autêntica e sem precedentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Dinalli, Aparecida. "A formação do estado econômico no Brasil e sua instrumentalização jurídica." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2014. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1297.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:35:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Aparecida Dinalli.pdf: 3549911 bytes, checksum: b1e85dd3d3fdcec495aeacff6cc2a5d8 (MD5) Previous issue date: 2014-08-28
In this research, we studied the nature of the politic-institutional of the captainship, in the early Portuguese colonization in Brazil. We analyzed the conception Constitution and its semantic evolution and juridical-history within the modern political history. The idea of the written constitution, instrument of political institutionalization, is a cultural fact and therefore historical. The Constitution must be inspired in the social conditions and in the historical traditions of the people to whom they are destined. From the reading and analysis of the granting letters and captainship charters, we juridical system on which the colonization was established in the oversea period from 1532/49. We analyzed the contents of the Captainship charters and found that before the endowment letters of the British colonies in America, in which some authors foresee the beginning of the Constitution, the roots of our political constitution. The Granting Letters by the structural character of their forms, by the definition of attribution and powers, by fiscal identification, by the administrative forms, and by proposition of laws and duties of the dwellers worked as a basic document, a statute of Brazil in that time. The characters might contain disposition on taxes in general, on penalties to the various types of crime or contraventions, the military duty the civil freedom and patrimonial warrants; the utilization of forests and pasture, the onus and from of judicial proofs in conclusion, the charters were true Constitutional Letters . In the Gronting Letters and Captainship Charters , we find the constitutional roots of Brazil.
Nesta pesquisa, estudamos a natureza político-institucional das Capitanias, nos primórdios da colonização portuguesa no Brasil. Analisamos o conceito no vocábulo constituição , sua evolução semântica e histórico-jurídica dentro da história política moderna. A ideia de Constituição escrita, instrumento de institucionalização política, é um fato cultural e, portanto, histórico. As constituições devem se inspirar nas condições sociais e nas tradições históricas do povo para o qual elas se destinam. Da leitura e análise das cartas de doação e dos forais das Capitanias, conhecemos o regime jurídico sobre o qual a colonização se estabeleceu no Ultramar no período de 1532/49. Analisamos o conteúdo dos forais das capitanias e demonstramos que neles se encontram, anteriores às cartas de direitos das colônias inglesas da América, em que alguns autores entreveem embriões de constituição , as raízes de nossas constituições políticas. A carta de Doação , pelo caráter estrutural de suas normas, pela definição de atribuições e poderes, pela discriminação fiscal, pelas normas administrativas e pelo enunciado de direitos e deveres dos moradores funcionou como documento básico, em estatuto do Brasil nascente. Os forais podiam conter disposições sobre os impostos em geral, sobre multas para os diversos tipos de crimes e contravenções; o serviço militar; as liberdades civis e garantias patrimoniais; o aproveitamento de matas e pastagens; o ônus e forma de provas judiciais em conclusão, os forais eram verdadeiras cartas constitucionais . Nas Cartas de Doações e Forais de Capitanias encontramos as raízes constitucionais do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rios, Eduardo Dias. "A subsistência pela fé: a interferência presbiteriana na formação política, econômica e social da cidade de Várzea Nova - BA." Universidade Católica de Pernambuco, 2015. http://www.unicap.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1097.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Este trabalho investigou a incursão da Igreja Presbiteriana no Brasil, sua ética calvinista e decurso até estabelecimento na cidade de Várzea Nova- BA. A pesquisa procurou, dentro de uma perspectiva teórica, escrutinar os rumos do presbiterianismo no Brasil e, sobretudo, de como esta foi fundamental ao estabelecimento e consolidação da cidade de Várzea Nova BA. Foi a partir dessa perspectiva religiosa que a cidade de Várzea Nova consegue uma alternativa de subsistência, a saber, a agave sisalana (o sisal) que será cultura essencial, e base econômica, para seu desenvolvimento e fator de subsistência para a população local. Associada à fé católica, já presente no cenário regional, o presbiterianismo, através do Rev. Otacílio Alcântara, inicia seu percurso e, pautados numa ética puritana de vocação, cria os mecanismos necessários à formação da comunidade, subsidiando na formação econômica da gênese local. Toda a análise tem como base teórica a sociologia weberiana, além das narrativas de longa duração que construíram a memória do povo varzeanovense e formaram a estrutura necessária à construção desse trabalho.
This study investigated the incursion of the Presbyterian Church in Brazil, the Calvinist ethics course and to establishment in the city of Várzea Nova-BA. The research sought within a theoretical perspective, scrutinize the direction of Presbyterianism in Brazil and, above all, as this was fundamental to the establishment and consolidation of the city of Várzea Nova - BA. It was from this religious perspective that the city of Várzea Nova can an alternative livelihood, namely the sisalana agave (sisal) that will be essential culture, and economic base for its development and subsistence factor for the local population. Associated with the Catholic faith, already present in the regional scenario, Presbyterianism, by Rev. Otacílio Alcantara, begins his journey, and based in a Puritan ethic of vocation, creates the mechanisms for formation of the community, supporting the economic formation of the local genesis. The whole analysis is theoretical basis Weberian sociology, in addition to long-term narratives that built the memory of varzeanovense people and formed the structure needed for the construction of this work.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sela, Vilma Meurer. "A atuação dos atores no processo de formação da agenda de inclusão financeira no Brasil." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2017. http://hdl.handle.net/10438/18372.

Full text
Abstract:
Submitted by Vilma Meurer Sela (vmsela@uem.br) on 2017-06-23T11:15:10Z No. of bitstreams: 1 Tese Vilma Meurer Sela Final.pdf: 1435601 bytes, checksum: 1dcb472ca3c8db005d2085f8d8a29921 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Tereza Fernandes Conselmo (maria.conselmo@fgv.br) on 2017-06-23T21:19:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Vilma Meurer Sela Final.pdf: 1435601 bytes, checksum: 1dcb472ca3c8db005d2085f8d8a29921 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-23T21:36:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Vilma Meurer Sela Final.pdf: 1435601 bytes, checksum: 1dcb472ca3c8db005d2085f8d8a29921 (MD5) Previous issue date: 2017-05-26
This thesis aimed to analyze the actors performance in Financial Inclusion agendasetting process in Brazil, focusing on analysis of (1) how actors articulated themselves in defense of their ideas and interests in conclusive process of a public policy, and (2) what non-human elements influenced the agenda-setting process. Actor-Network Theory was used as a theoretical lens, since it is understood that the agenda-setting can be taken through a continuous process of associations between different mediators called actants (human and non-human). The research was guided by qualitative research procedures, it used primary data (semi-structured interviews) and secondary data (laws, decrees, regulations, reports, minutes of Financial Inclusion Forums, and others). Interviews were carried out with 19 participants using snowball technique, between October and December 2016. Data were tested through content analysis using Atlas TI Software. The agenda of Financial Inclusion in Brazil is the result of an incremental process, which was attended by a wide range of actors (government, market, developers and scholars and international actors) that was influenced by some non-human elements (macro-actors). The dynamics of Financial Inclusion agenda-setting process in Brazil was analyzed through four phases of translation, presented by Callon (1986). During these four phases, it was possible: (problematization) to identify the identity of the actors who acted in Financial Inclusion agenda-setting process, in which the BCB is the focal actor of this process, as well as the Obligatory Passage Point (OPP), that was the union of efforts searching for solutions to the exclusion of low income population; (interessement) to emphasize the articulation process of network relations for financial inclusion, originated from First Financial Inclusion Forum; (enrolment) to emphasize cooperation among actors, which aimed to catalyze efforts towards a common goal, and searched to play their roles, within their abilities; and (mobilization) to show actors efforts as representative entities of public interest.
A presente tese teve por objetivo analisar a atuação dos atores no processo de formação da agenda de Inclusão Financeira no Brasil, com foco na análise de (1) como os atores se articularam em defesa de suas ideias e interesses no processo decisório de uma política pública, e (2) quais elementos não-humanos influenciaram o processo de formação da agenda. A Teoria Ator-Rede foi utilizada como lente teórica, uma vez que se entende que a formação da agenda pode ser compreendida por meio de um processo contínuo de associações entre diferentes mediadores, denominados de actantes (humanos e não-humanos). A pesquisa guiou-se pelos procedimentos da pesquisa qualitativa, valendo-se de levantamento de dados primários (por meio de entrevistas semiestruturadas) e secundários (viabilizados por meio de leis, decretos, regulamentações, relatórios, atas dos Fóruns de Inclusão Financeira, dentre outros). As entrevistas, com 19 participantes, foram realizadas por meio da técnica snowball (bola de neve), entre os meses de outubro a dezembro de 2016. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, que contou com a utilização Software Atlas TI. A agenda de Inclusão Financeira no Brasil é fruto de um processo incremental, que contou com a atuação de uma ampla gama de atores (do governo, do mercado, fomentadores e estudiosos e atores internacionais) e que foi influenciada por alguns elementos não-humanos. A dinâmica do processo de formação da agenda de Inclusão Financeira foi analisada por meio dos quatro momentos da translação, apresentados por Callon (1986). No decorrer destes quatro momentos foi possível: (problematização) identificar a identidade dos atores que atuaram no processo de formação da agenda de Inclusão Financeira, no qual o BCB é o ator focal deste processo, bem como o Ponto de Passagem Obrigatório (PPO), que foi a união de esforços na busca de soluções para o problema da exclusão da população de baixa renda; (atração de interesses) evidenciar o processo de articulação da rede de relações para a inclusão financeira, iniciada a partir do I Fórum de Inclusão Financeira; (recrutamento) enfatizar a cooperação entre os atores, que buscou catalisar os esforços em prol de um objetivo comum, que buscaram desempenhar seus papéis, dentro de suas competências; e (mobilização) mostrar os esforços dos atores como entidades representativas do interesse coletivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Trojbicz, Beni. "Formação de agenda e formulação de uma política pública no Brasil: o caso do Fundo Social do Pré-Sal." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2014. http://hdl.handle.net/10438/11507.

Full text
Abstract:
Submitted by beni trojbicz (btrojbicz@gmail.com) on 2014-03-05T19:53:31Z No. of bitstreams: 1 Trojbicz Fundo social do pre sal.pdf: 1800361 bytes, checksum: 5031ba26355cac5d1d5119493530a716 (MD5)
Approved for entry into archive by Suzinei Teles Garcia Garcia (suzinei.garcia@fgv.br) on 2014-03-06T14:15:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trojbicz Fundo social do pre sal.pdf: 1800361 bytes, checksum: 5031ba26355cac5d1d5119493530a716 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-03-06T14:18:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Trojbicz Fundo social do pre sal.pdf: 1800361 bytes, checksum: 5031ba26355cac5d1d5119493530a716 (MD5) Previous issue date: 2014-02-14
In order to understand the process that generates the Pre-Salt Social Fund, one needs to fully comprehend the new 2010 Brazilian oil regulation. This thesis analyses this regulation path, starting with the 1997 Oil Law (Lei do Petróleo), and evaluates how ideas and interests interact with institutional framework, politics and economic background, in order to create a new sectorial configuration. Combining Historical Neo-Institutionalism broad view with the Rational Choice Neo-Institutionalism robust methods for actors preferences modeling, this work points to actors preference historical determination. In empirical terms, it shows how economic conditions were critical for the Brazilian economic policy permeability to interests represented by multilateral institutions, as well, it explains oil reserves importance in the process, and finally points to a new reason for the Petrobras value increase after 1997.
Entender o processo que engendra o Fundo Social do Pré-Sal demanda compreender a nova regulação do petróleo, aprovada em 2010. Esta tese empreende análise da trajetória da regulação do petróleo no Brasil, partindo da aprovação da Lei do Petróleo (1997), e avalia como ideias e interesses interagem com instituições vigentes, ação política e condições econômicas, para gerar nova configuração setorial. Combinando visão abrangente do institucionalismo histórico aos métodos robustos do institucionalismo da escolha racional para determinação das preferências dos atores, este trabalho aponta para a determinação histórica das escolhas dos agentes. Em termos empíricos, mostra como as condições econômicas foram determinantes na permeabilidade da política econômica brasileira aos interesses representados pelas instituições multilaterais, esclarece a importância do volume de reservas de petróleo na determinação do novo marco regulatório; e aponta razão para a escalada de valor da Petrobras após 1997.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pais, Paloma Santana Moreira. "Migração interestadual e formação de capital humano no Brasil." Universidade Federal de Viçosa, 2015. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6828.

Full text
Abstract:
Submitted by Amauri Alves (amauri.alves@ufv.br) on 2015-11-30T15:43:30Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 588598 bytes, checksum: 0717e2e687456fac5096ce35c2c76c02 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-11-30T15:43:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 588598 bytes, checksum: 0717e2e687456fac5096ce35c2c76c02 (MD5) Previous issue date: 2015-07-07
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Por ser um país de dimensões continentais, os fluxos migratórios sempre estiveram presentes na história do Brasil. Essa mobilidade, normalmente relacionada ao contexto econômico e social predominante em cada época, tem impactos sobre a acumulação de capital humano nas diferentes áreas, com efeitos sobre as atividades inovadoras, o consumo, o mercado de trabalho, dentre outros. Contudo, as pesquisas sobre a relação entre o capital humano e a migração são escassas no país, devido ao predomínio histórico da mobilidade de pessoas com baixos níveis de escolaridade, sobretudo até o final da década de 1970. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a migração e o nível de qualificação do migrante, identificando como esta pode afetar o nível de capital humano no local de origem deste indivíduo, no período de 2001 a 2013, utilizando para isso os dados da PNAD disponíveis para esses anos. De maneira complementar, analisa-se o perfil do migrante e os determinantes da mobilidade deste indivíduo no país. Para isso, foram empregados dois modelos analíticos: o primeiro é o método de Hausman e Taylor, utilizado para investigar os determinantes da migração de pessoas com diferentes níveis de qualificação; o segundo refere-se ao método system GMM de Arellano e Bover/Blundel e Bond, o qual é empregado na análise do impacto da migração sobre a acumulação de capital humano no local de origem deste indivíduo. O perfil do migrante é investigado a partir da análise de estatísticas descritivas. Os resultados obtidos indicam que cerca de 85% dos migrantes ainda possuem escolaridade baixa e intermediária, sendo que os indivíduos com alta qualificação diferem dos demais, sobretudo, com relação ao local de origem dos mesmos, e sobre a renda e a posição que estes ocupam no mercado de trabalho. Quanto aos determinantes da migração, tem-se que aqueles que possuem baixa qualificação migram orientados pelas características do destino, enquanto os demais indivíduos tomam as suas decisões baseadas principalmente nas condições existentes no local de origem. Por fim, no que diz respeito ao impacto da migração sobre a formação de capital humano no local de origem do migrante, tem-se que a emigração de pessoas viii altamente qualificadas estimula o crescimento da frequência escolar na quinta série do Ensino Fundamental e no primeiro ano do Ensino Médio, mas não tem efeitos sobre o aumento da frequência no primeiro ano Ensino Superior, a qual é negativamente impactada pela emigração de pessoas com baixos níveis de qualificação. Dessa forma, verifica-se que a hipótese do brain gain observada no contexto internacional não se aplica ao contexto de migração interna, uma vez que a migração de pessoas com altos níveis de qualificação não incentiva os indivíduos que permaneceram no estado de origem a ampliarem os níveis de escolaridade, inserindo-se no Ensino Superior.
For being a country with continental dimensions, migration flows have always been present in Brazil’s history. This mobility, normally associated with the predominant social and economic context of each moment in time, presents impacts on human capital accumulation in different regions and may have effects on innovative activities, consumption, labor market and others. However, the researches on the relationship between human capital and migration are scarce in the country due to the historical predominance of migration among people with lower education levels, especially until the late 1970s. Therefore, this study analyzes the relationship between migration and the migrant’s qualification level by identifying how the latter may affect the level of human capital in the individual’s place of origin, for the period 2001-2013, using data from PNAD available for these years. In addition, it was assessed the migrant’s profile and the determinants of this individual’s mobility in the country. For this purpose, two analytical models were employed: the first is the Hausman and Taylor method, used to investigate the determinants of migration for people with different qualification levels; the second refers to Arellano, Bover/Blundel and Bond GMM system, which is used to analyse the impact of migration on human capital accumulation in the individual’s place of origin. The migrant’s profile is assessed from descriptive statistical analysis. The results show that around 85% of the migrants still present low and intermediate levels of education and the individuals with high qualification differ from the others especially in terms of place of origin, income and job positition in the labor market. About the migration determinants, those who present low qualification level migrate oriented by the destination characteristics, while the other individuals make their decisions mainly based on the conditions of the place of origin. Finally, in regards to the impact of migration on human capital formation in the migrant’s place of origin, the emigration of highly skilled people stimulates the growth of school attendance in the fifth grade of elementary school and in the first year of high school, but it does not appear to affect attendance in the first year of college, which otherwise is x negatively influenced by the emigration of low skilled people. Thus, the brain gain hypothesis observed in an international context does not apply to the internal migration context given that the migration of high skilled people does not motivate the individuals that remained in the origin state to improve their levels of schooling by inserting themselves into higher education.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Formação econômica do Brasil"

1

Andrade, Manuel Correia de Oliveira. Formação territorial e econômica do Brasil. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Celso, Furtado, ed. Celso Furtado e a formação econômica do Brasil. São Paulo, SP: Editora Atlas, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Marcos Fernandes Gonçalves da Silva. Formação econômica do Brasil: Uma reinterpretação contemporânea. Rio de Janeiro-RJ-Brasil: Elsevier, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Araújo, Tarcísio Patrício de. 50 anos de Formação econômica do Brasil: Ensaios sobre a obra clássica de Celso Furtado. Rio de Janeiro: Ipea, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tallon, Miguel Depes. História do Espírito Santo: Ensaio sobre sua formação histórica e econômica. Vitória: EIH, Editora Instituto Histórico, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bryan, Newton Antonio P. Educação, processo de trabalho, desenvolvimento econômico: Contribuição ao estudo das origens e desenvolvimento da formação profissional no Brasil. Campinas, SP: Alínea Editora, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Filho, Alcides Goularti. Formação econômica de Santa Catarina. Florianópolis: Cidade Futura, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carvalho, Ailton Mota de, and Maria Eugenia Ferreira Totti. Formação histórica e econômica do Norte Fluminense. [Rio de Janeiro, Brazil]: Garamond, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ohlweiler, Otto Alcides. Evolução sócio-econômica do Brasil. Porto Alegre-RS, Brasil: Tchê, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa, Iraci del Nero da., ed. Brasil, história econômica e demográfica. São Paulo: Instituto de Pesquisas Econômicas, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Formação econômica do Brasil"

1

Soares, Felipe Silva, Indiara de Freitas Barbosa, Maria Aline dos Santos, and Mariane Medeiros de Assis. "Formação territorial do Brasil." In Interdisciplinaridade e Temas Contemporâneos Transversais:, 21–26. Ponte Nova, MG: Editora Dinâmica, 2021. http://dx.doi.org/10.4322/978-65-88193-04-4.c03.v2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barros, Alexandre Rands. "Formação econômica das regiões." In Desigualdades Regionais No Brasil, 141–77. Elsevier, 2011. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-4839-5.50014-4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Araújo, Tania Bacelar de, and Valdeci Monteiro dos Santos. "Desigualdades regionais e Nordeste em Formação Econômica do Brasil." In Celso Furtado: a esperança militante (Interpretações): vol. 1, 329–55. EDUEPB, 2020. http://dx.doi.org/10.7476/9786586221695.0018.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vieira, Rosa Maria. "Formação econômica do Brasil: a construção de uma história fundante." In Celso Furtado: reforma, política e ideologia (1950-1964), 41–76. Editora UFABC, 2019. http://dx.doi.org/10.7476/9786589992271.0004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

GOMES DE OLIVEIRA, LIDIANA, and ELEOMAR DOS SANTOS RODRIGUES. "OS CICLOS ECONÔMICOS E A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: E NESSA HISTÓRIA QUEM APRENDEU MENOS E QUEM SAIU PERDENDO MAIS?" In História da Educação (Vol. 02). Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/ix.conedu.2023.gt03.018.

Full text
Abstract:
O presente trabalho aborda os ciclos econômicos do Brasil compreendidos entre meados do século XVI e início do século XX e a relação com o contexto educacional de cada período, refletindo sobre as consequências causadas aos segmentos populacionais menos favorecidos economicamente. Busca analisar, nesse percurso histórico, quem teve menos acesso a educação e quem foi menos favorecido economicamente, e por outro lado, quem teve mais acesso à educação e quem foi mais privilegiado economicamente. Metodologicamente, a análise é do tipo qualitativa, consistindo em um estudo bibliográfico, a partir dos estudos das obras de Bianchi (2012), Dias (1921) e Fausto (1996) que fundamentaram a pesquisa sobre a história do Brasil e a implantação dos ciclos econômicos. Já o recorte sobre a evolução da educação no Brasil foram embasados em: Arelaro (2007), Fonseca (2014), Gadotti (1996) e Saviani (2008, 2010). A formação econômica foi fundamentada em Furtado (2005), Souza (2011) e Vares (2012), entre outros autores. Os resultados preliminares indicam a ocorrência de exclusões sociais e econômicas sofridas por significativa parcela da população brasileira e os impactos educacionais negativos que perduram até os dias atuais. Por essa análise, pode-se concluir provisoriamente, que a educação no Brasil vai para além de uma crise de um sistema que não deu certo ao longo da história, e vai na direção de um projeto elitista que deixou à margem as populações mais pobres, e por consequência, destituídas de direitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

KONIG, Solane Trisch, Jaqueline Mallmann HAAS, and Jairo Alfredo Genz BOLTER. "ORGANIZAÇÕES E INSTITUIÇÕES FRENTE AOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO RURAL BRASILEIRO." In Economia, Administração e Sociologia Rural: tópicos atuais em pesquisa, 135–49. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230814033.

Full text
Abstract:
Objetivo: O presente estudo objetivou apresentar uma alusão histórica sobre a agricultura familiar no Brasil, abordando teoricamente como essa categoria social e econômica veio se constituindo após os movimentos de modernização e mecanização do setor agrícola do país. Traz como referencial teórico autores reconhecidos como: Wanderley (2001, 2004); Teixeira (2005); Schneider (2005; 2006); Gazolla e Schneider (2006); Pinto, Cardoso Júnior e Linhares (2010); Gazzola e Pelegrini (2014); Grisa, Schneider et al (2015). Métodos: Para que o objetivo proposto pudesse ser respondido, usou-se da metodologia de revisão bibliográfica. Resultados Como resultados, além de apresentar os desdobramentos da história do desenvolvimento no Brasil, pode-se observar que os aspectos do desenvolvimento econômico do Brasil, adotados no último século, trazem as raízes do pensamento liberal e neoliberal nas relações estatais e o capitalismo, assim como influenciaram a forma do atual modelo socioeconômico da agricultura familiar brasileira. Conclusão: a pesquisa pôde mostrar que os aspectos do desenvolvimento econômico do Brasil, adotados no último século, trata-se da inter-relação e das influencias que o poder dos pensamentos liberal e neoliberal do país estabelecidos entre o Estado e o capitalismo, exerceram para a formação do atual modelo socioeconômico da agricultura familiar brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

DE LIMA SANTOS SILVA, DIÊGO, and PAULA ALMEIDA DE CASTRO. "OS DISTANCIAMENTOS DA BNCC COM AS DISCUSSÕES DE GÊNERO E SUAS APROXIMAÇÃO COM O NEOLIBERALISMO." In Políticas Públicas de Educação. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt21.033.

Full text
Abstract:
Este artigo discute os distanciamentos da BNCC em relação às questões de Gênero, que faz parte das novas abordagens da educação no Brasil hoje, e analisa a influência do setor econômico, que afeta diretamente os programas curriculares educacionais nas sociedades ditas capitalistas no mundo ocidental. O modelo neoliberal propõe uma educação com ênfase a formação técnica, com pessoas aptas às funções do mercado de trabalho, e se torna apática a questões de cunho subjetivo, cultural, e humano. Diante disso, as ciências sócio-históricas antropológicas, posicionam-se frente a esse modal da \"educação econômica\", que tem levado a reformulação dos currículos da educação básica, em especial a Base Nacional Comum Curricular, que busca promover mudanças na formação dos estudantes enfatizando as habilidades profissionais técnicas, sob influência das grandes potências globais. Para aprofundamento das questões de gênero, neoliberalismo e currículo algumas vozes teóricas se apresentam neste escrito, tais como: BAUMAN (1999), BEAUVIOR (1949), BUTLER (1990), FREIRE (1997), LOURO (2004) ROMANELLI (2012), SILVA (2007), entre outros, que reverberam um diálogo acerca de como nos apresentamos para si mesmo para o outro em nossa forma de ser e existir, e como o mercado econômico interfere na construção do currículo escolar, que por vezes enxerga o aluno como um mero banco para depósito do saber, desconsiderando sua cultura, seu gênero e sua singularidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

DANILO DANTAS DA, SILVA, and PINTO MARIA DO SOCORRO DE CALDAS. "SETOR DIDÁTICO DE PLANTAS FORRAGEIRAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFISSIONAIS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS." In PERSPECTIVAS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS NA SOCIEDADE 5.0: EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E AMOR, 340–43. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-07-2.340-343.

Full text
Abstract:
Atualmente, no Brasil, a área total de pastagens (naturais e cultivadas) é de aproximadamente 180 milhões de hectares, ocupando 20% do território nacional. Uma característica importante da pecuária brasileira é ter o pasto como alimento quase que exclusivo para o rebanho, que se constitui como uma forma econômica e prática de produzir, garantindo competitividade de preços no mercado e a sustentabilidade econômica da atividade (FERRAZ; FELÍCIO, 2010). Apesar da importância das plantas forrageiras na produção animal, o descaso com as áreas de pastagens é histórico e decorre de uma mentalidade extrativista que domina até os dias atuais. A principal consequência é a alta incidência de pastagens em algum nível de degradação, caracterizada pela acentuada diminuição da produtividade agrícola, podendo implicar na capacidade de manter a produtividade do ponto de vista biológico, ou seja, acumular biomassa (DIAS-FILHO, 2011). Neste sentido, Silva e Botelho (2018), acreditam que a difusão de conhecimentos teóricos e práticos sobre espécies forrageiras possa promover mudanças na forma de gerir as pastagens e as novas gerações de profissionais contribuir com avanços no sistema de produção a pasto. O objetivo deste trabalho é expor a importância da manutenção de um Setor Didático de Plantas Forrageiras na formação acadêmica de profissionais das Ciências Agrárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Jesus, Altair Reis de, and C. C. F. Santos. "O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: CRISE ECONÔMICA, DESIGUALDADE SOCIAL E POBREZA NO MUNDO E NO BRASIL." In Escola, Família e Educação: pesquisas emergentes na formação do ser humano, 125–44. Editora Científica Digital, 2022. http://dx.doi.org/10.37885/220709339.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

CUNHA, I. R. "OPORTUNIDADE DE UMA HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO: O PASSADO PRESENTE DA OBRA “FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL” DE CELSO FURTADO (1959)." In Rumos da História: compreensões do passado e pesquisas entre áreas: - Volume 2. Dialética, 2022. http://dx.doi.org/10.48021/978-65-252-6635-0-c5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Formação econômica do Brasil"

1

Paula Quintanilha Bastos de Jesus, Ana. "A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL." In III Congresso Brasileiro Online de Pedagogia. Congresse.me, 2022. http://dx.doi.org/10.54265/zofj4414.

Full text
Abstract:
A formação de professores no Brasil começa com aquela que preparava o docente para o ensino das primeiras letras, nas chamadas Escolas Normais, no final do século XIX. Com a Lei 9.394 de 1996, passa-se à formação desses docentes em nível superior, tendo dez anos para que se ajustasse a essa nova realidade. No século XX, surge a preocupação para com a formação de professores em cursos regulares e específicos para o “secundário”, hoje os anos finais do fundamental e médio. O famoso “3 + 1” surge para que houvesse a obtenção da licenciatura com disciplinas da área de educação, e, o mesmo ocorreu com o curso de pedagogia. Em 1986 esse curso passa por uma remodelação que facultava a formação para a docência de 1ª a 4ª séries; já com a LDB de 1996, houve propostas para instituições formadoras como para os cursos de formação de professores. Segundo Bernadete A. Gatti - Doutora em Psicologia e coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas – com a chegada do século XXI “em uma condição de formação de professores nas áreas disciplinares em que, mesmo com as orientações mais integradoras quanto à relação ‘formação disciplinar/formação para a docência’, na prática ainda se verifica a prevalência do modelo consagrado no início do século XX para essas licenciaturas”. O Conselho Nacional de Educação aprovou a Resolução n. 1, de 15/05/2006, tendo Diretrizes Curriculares Nacionais para essa modalidade com licenciatura, em que atribui a formação de professores para a educação infantil, bem como anos iniciais do ensino fundamental e ensino médio, tido como modalidade Normal, e para a educação de jovens e adultos, como também formação de gestores. Nesse curso, de acordo com a Resolução, o curso deve proporcionar “a aplicação ao campo da educação, de contribuições, entre outras, de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o econômico, o cultural”, e, também desenvolver a formação de habilidades de planejamento, o mesmo em execução, coordenação, tratar de preparar o aluno para quando no exercício da profissão dar acompanhamento e avaliação de tarefas pertinentes ao setor da Educação, de projetos e experiências educativas não escolares; permitir a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, sejam nos ambientes escolares e não escolares, além de outros tantos itens dessa Resolução. Quanto a essa licenciatura há divergências quanto ao currículo, em função dos graves problemas na aprendizagem escolar, mas essa realidade não está ligada só ao currículo, pois há diversos fatores sociais de maneira geral que implicam nessa situação, tendo de avaliar todas as camadas da sociedade, para que se perceba a quantidade de fatores que interferem nessas deficiências das licenciaturas como um todo. É, portanto, imprescindível que a formação de professores, para a educação básica necessita atuar a partir da prática, e somar a isso conhecimentos fundamentais com valor importante, amparado, como também com mediações didáticas no que diz respeito à formação do docente que atuará com crianças e adolescentes. PALAVRAS-CHAVE: Escolas Normais, Docentes, Pedagogia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Luênia Kaline Tavares da. "PANORAMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL." In Semana Online Científica de Educação. CONGRESSE.ME, 2021. http://dx.doi.org/10.54265/cpui2185.

Full text
Abstract:
A referência bibliográfica consultada para a discussão na Unidade I, de autoria de Ramos (2014), intitulado História e Política da Educação Profissional (EP), remete-se a uma contextualização histórica, política, econômica e social do desenvolvimento da EP no Brasil. As características e as finalidades da EP relacionadas aos seus marcos históricos são discutidas nos capítulos I, II e III do livro, com menção as análises sociais e políticas de Florestan Fernandes. Nessa conjuntura analítica, discute-se as principais mudanças ocorridas na educação secundária e no ensino médio no século XX, com destaque para a EP a partir da década de 1930, relacionando às leis educacionais vigentes naquele período. Nota-se a construção histórica da EP, com destaque para as ações dos últimos 20 anos, insere-se uma concepção democrática e integradora à política pública de educação tecnológica e profissional com as seguintes características: a) totalidade do sistema público que atua na EP; b) metas físicas e financeiras claras; c) documento básico que dispõe sobre princípios e diretrizes fundamentais para as ações políticas e pedagógicas. Ramos (2014), no Capítulo IV, disserta sobre “Conceitos para a construção de uma concepção de educação profissional comprometida com a formação humana”. Neste capítulo, a autora apresenta alguns conceitos importantes para o entendimento da concepção da educação profissional comprometida com a formação humana. Após a leitura do Livro de autoria de Ramos (2014), intitulado História e Política da Educação Profissional (EP), compreende-se sobre a origem, reviravoltas, formulações sociopolíticas e contextualização histórica e social para que a EP fosse institucionalizada e reconhecida como modalidade de ensino e política pública educacional aos brasileiros menos favorecidos. Além disso, depreende-se das características e finalidades da EP relacionadas aos seus marcos históricos, segundo as análises sociais e políticas de Florestan Fernandes. PALAVRAS-CHAVE: Políticas Públicas, Ensino Técnico Integrado, Trabalho, Prática Profissional
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santana, Laura Emmanuela A. dos S., Leonardo Rodrigues de Lima Teixeira, Alixandre Santana, and Josenalde Barbosa de Oliveira. "AgroDigital-NE: um mapeamento da produção científica sobre tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao agronegócio no Nordeste brasileiro." In Congresso Brasileiro de Agroinformática. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/sbiagro.2021.18370.

Full text
Abstract:
A inovação tecnológica no campo e consequente avanço da agricultura digital demanda pesquisa em computação aplicada ao setor. Visto que cada região tem especificidades ambientais, econômicas e de insumos em relação à produção agrária, são necessárias pesquisas específicas a essas demandas. Este artigo apresenta o resultado de levantamento da produção científica sobre TICs aplicadas ao agronegócio na região nordeste do Brasil, com o objetivo de mapear as áreas de aplicação e as técnicas usadas, bem como as instituições de ensino e pesquisa que têm se dedicado ao tema. Ao inventariar tais informações, acreditamos contribuir para a formação futura de redes de colaboração entre pesquisadores, instituições e o setor produtivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gomes, Ramon Fortunato, and Ricardo Batista Bitencourt. "PADRÕES MORFOLÓGICOS, CONFIGURAÇÕES ESPACIAIS E HISTÓRIA NA FRONTEIRA: Análise nos municípios de Paranhos (BR) e Ypejhú (PY)." In Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo. Universitat Politècnica de Catalunya, Grup de Recerca en Urbanisme, 2024. http://dx.doi.org/10.5821/siiu.12498.

Full text
Abstract:
The research has as object of study Paranhos (BR) located in the state of Mato Grosso do Sul and Ypejhú (PY) located in the Department of Canindeyú, cities located on the border between Brazil and Paraguay. It seeks to understand regional population flows, territorial conflicts and their dynamics, leveraged by the economics of agricultural expansion. It aims to search for references of territorial occupations and to identify similarities or distinctions in the observed morphological patterns. The hypothesis is that the strengthening of the economy, followed by agricultural expansion, intensified socio-spatial conflicts in the Guarani-Kaiowá indigenous territories and contributed to the formation of different spatial configurations on both sides of the border. The method of analysis was through historical, bibliographical and field research and examination of satellite images available on Google Earth. Thus, the results pointed to the identification of relevant spatial arrangements and territorial conformations as well as historical details that helped to answer research questions. Keywords: urban form; Space settings; borders. A pesquisa tem como objeto de estudo Paranhos (BR) localizada no estado de Mato Grosso do Sul e Ypejhú (PY) situada no Departamento de Canindeyú, cidades localizadas na fronteira entre Brasil e Paraguai. Busca compreender os fluxos populacionais regionais, os conflitos territoriais e suas dinâmicas, alavancadas pela econômica da expansão agrícola. Tem como objetivo buscar referências de ocupações territoriais e identificar similaridades ou distinções nos padrões morfológicos observados. Como hipótese coloca-se que o fortalecimento da economia, sucedido da expansão agrícola acirrou conflitos sócio espaciais nos territórios indígenas Guarani-Kaiowá e contribuiu na formação de diferentes configurações espaciais nos dois lados da fronteira. O método da análise foi por meio da pesquisa histórica, bibliográfica, de campo e do exame em imagens de satélite disponíveis no Google Earth. Assim, os resultados apontaram para a identificação de arranjos espaciais e conformações territoriais relevantes assim como detalhes históricos que ajudaram a responder questões de investigação. Palabras clave: forma urbana; configurações espaciais; fronteiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Galão, Adriani Oliveira, Aline Petracco Petzold, Fernanda Dias Silva, Marcelle Martinez Loureiro, Fernanda Paixão Etchepare, and Deise Maria Ramos Cunha. "Perfil socioeconômico de pacientes em um hospital materno-infantil no Sul do Brasil durante a pandemia de COVID-19." In 45º Congresso da SGORJ XXIV Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2021. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-20211311189.

Full text
Abstract:
Introdução e Objetivo: Avaliar o impacto da pandemia de COVID-19 na situação socioeconômica e na assistência pré-natal das puérperas atendidas no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV). Métodos: Foram entrevistadas 811 puérperas de setembro de 2020 a janeiro de 2021. Avaliou-se a situação socioeconômica delas e o acesso ao pré-natal nesse período. O questionário era dividido em três etapas. Pacientes que chegassem à terceira eram consideradas em situação de vulnerabilidade social e selecionadas para recebimento de doações. Resultados: Do total da amostra, 69,2% mulheres referiram que a sua situação econômica sofreu o impacto da pandemia. Delas, 51,8% referiram nenhuma ou pouca dificuldade para adquirir alimentos básicos; 35,6% constataram média dificuldade; e 12,6% referiram muita ou extrema dificuldade. Na segunda etapa, avaliaram-se 387 pacientes com média de 1,2 pessoas empregadas e apenas 0,6 trabalhando com carteira assinada. Nesse grupo vulnerável, 68,8% recebiam auxílio financeiro do governo, cujo valor médio era de R$ 433,34. A renda mensal média entre elas era de R$ 1.671,13. Na terceira etapa do questionário, avaliaram-se 290 puérperas. Constatou-se que 85,9% fizeram acompanhamento pré-natal adequado pela rede pública de saúde (média de oito consultas). Nesse grupo mais vulnerável, a idade média foi de 26,5 anos e a formação era de 97,9% de brasileiras, sendo 46% brancas, 29% pretas, 23% pardas e 2% indígenas. Delas, 71% já tinham outro filho (média de 1,5 filhos, intervalo de 1-14). Somente 3,9% das pacientes possuíam ensino superior, ainda que incompleto, 24,2% ensino médio completo, 29,1% médio incompleto, 18,9% ensino fundamental completo e 23,9% não haviam completado sequer o fundamental. Na entrevista, 76,9% informaram estarem desempregadas e 75,4% delas relataram possuir companheiros (20,7% deles estavam desempregados, 55% eram autônomos e 24,3% trabalhavam com carteira assinada). Conclusão: Grande parte das puérperas refere prejuízo socioeconômico em função da pandemia de COVID-19 e quase metade delas afirmou estar passando por dificuldades importantes para adquirir alimentos básicos. Entre as pacientes mais vulneráveis, poucas eram escolarizadas e a maioria encontrava-se desempregada, dependendo inteiramente do companheiro, de familiares e/ou de auxílio do governo, disponível somente a 69% desse grupo. Felizmente, mesmo em virtude da pandemia, a grande maioria realizou adequado acompanhamento pré-natal e teve alta hospitalar com excelentes taxas de amamentação (87%), importantíssima, especialmente para essa população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pereira, Alexandre Raimundo Reis, and Simara Mourão Feitosa. "MICROPROPAGAÇÃO EM MUDAS DE BANANA." In I Congresso Brasileiro de Biotecnologia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/794.

Full text
Abstract:
Introdução: A cultura da banana abrange uma das maiores atividades econômica do agronegócio no Brasil, tendo sua importância, tanto na produção, como no consumo. Devido à relevância da cultura da banana, as práticas de manejo agrícola vêm melhorando o cultivo através de tecnologias, entre as quais se destaca a micropropagação ou cultivo in vitro. Em vista disso, o presente trabalho objetiva definir a tecnologia de micropropagação e sua importância; - compreender as vantagens e as desvantagens da técnica na produção de mudas micropropagadas em bananeira; identificar as fases de micropropagação realizadas no cultivo de banana. A metodologia consiste em isolar em condições assépticas os ápices caulinares de plantas matrizes, onde contém todos os ingredientes necessários para induzir a reprodução de uma nova planta em condições controladas de cultivo, sendo realizado em laboratório. Os resultados mostraram que as vantagens são superiores às limitações da técnica de micropropagação em bananas, tendo em vista, que a produtividade é superior para o produtor. Além disso, as etapas identificadas às quais são: triagem dos explantes, limpeza asséptica, isolamento do explante e implantação da cultura, brotações e formação de novas raízes in vitro em sala aclimatizada, são de grande importância na técnica de cultivo in vitro, pois das tais etapas dependerá toda a produtividade e qualidade da fruta. Dessa forma, conclui - se que esta tecnologia de micropropagação, é amplamente estudada e tem encontrado aplicações práticas comprovadas, na cultura da banana, propiciando ao agricultor mudas certificadas de alto padrão genético, assim como, plantas isentas de doenças. A continuidade do trabalho dar-se-á por meio de estudos que visem baratear esta técnica a fim de aproximála da realidade do pequeno agricultor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Almeida, Anderson de, and Juciano Lacerda. "O uso do audiovisual, no contexto da sífilis, como agente facilitador comunicacional de prevenção e políticas públicas." In XIII Congresso da Sociedade Brasileira de DST - IX Congresso Brasileiro de AIDS - IV Congresso Latino Americano de IST/HIV/AIDS. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2021. http://dx.doi.org/10.5327/dst-2177-8264-202133p249.

Full text
Abstract:
Introdução: Comunicar assertivamente é um dos maiores desafios da atualidade, principalmente se tratando de política pública voltada para os jovens brasileiros em um contexto de aumento dos casos de sífilis nessa faixa etária. No Brasil é observado o uso predominante de pessoas brancas na comunicação institucional em saúde do governo brasileiro. Entretanto, é consolidado socialmente que nas periferias do país pessoas pretas são maioria e essa comunicação não atua de forma significativa nessa faixa da sociedade. Com a finalidade de atender a esse público e robustecer a política de prevenção da sífilis, foi desenvolvida uma peça musical e um clipe audiovisual, ambos intitulados “Sem Vacilação”, com a participação de artistas nacionais, linguagem e formato específicos no âmbito do Projeto Sífilis Não!. Objetivo: Neste trabalho se pretende identificar o posicionamento comunicacional do Projeto Sífilis Não! diante da ação musical e audiovisual que se propôs inovar no formato de produção adotado, na linguagem e no estilo musical, atrelado ao uso das redes sociais como veículo orgânico impulsionador, com o foco em um determinado segmento da sociedade, seu contexto social, racial e econômico. Métodos: Baseando-se no estudo descritivo e na pesquisa bibliográfica, propõe-se contextualizar o tema e seus adendos, as análises quantitativas e qualitativas geradas por sites de hospedagem de vídeos, streams e plataformas virtuais de música. Resultados: O engajamento virtual mostra eficiência na classificação da audiência da produção realizada, bem como a exatidão do fechamento do ciclo comunicacional da proposta. O material foi distribuído em rádios e plataformas virtuais e compartilhado nas redes sociais do projeto, do Ministério da Saúde, de artistas e canais relevantes. Conclusão: A observação mostra expressivos números de visualizações nas redes sociais, feedback positivo e a formação de uma conscientização da população-alvo da ação, bem como a efetividade do conceito de prevenção da sífilis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Rosangela de Jesus. "O espaço representativo de uma instituição: a exposição de 1882 no liceu de artes e ofícios." In Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2011. http://dx.doi.org/10.20396/eha.7.2011.4168.

Full text
Abstract:
A formação de uma nação pautada por modelos e princípios “civilizados” de países europeus foi uma preocupação que marcou a intelectualidade brasileira no século XIX. Na segunda metade daquele século a imprensa assumiria um papel decisivo na divulgação e promoção desses princípios. O fim da escravidão, a industrialização e a necessidade de uma população preparada foram questões amplamente debatidas. O surgimento e aprimoramento de instituições que de alguma maneira favorecessem o alcance do progresso e “civilização” do Brasil foram logo reconhecidas. É nesse ambiente que uma instituição como o Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro alcança credibilidade e recebe apoio de intelectuais, artistas, professores e da imprensa em geral. As atividades realizadas no espaço dessa instituição ganham uma dimensão que merecem ser problematizadas. A função educativa e de formação exercida pelo Liceu parece se aproximar de outras iniciativas, que mesmo sem se apresentar explicitamente como uma escola, parecem também ter apresentado ideais pedagógicos. É o caso da imprensa ilustrada, e particularmente do trabalho do artista e jornalista Angelo Agostini, o qual parece ter construído em torno de si a imagem de um homem empenhado em edificar um país melhor, mais civilizado, amparado pelos princípios emancipadores da cultura. Agostini usou suas publicações para informar, divulgar e criticar, com textos e imagens, eventos de natureza política, social, econômica e cultural. Também deixaria claro, em vários momentos, o reconhecimento da importância, das possibilidades de comunicação e valor da imprensa ilustrada, ou seja, utilizou conscientemente e com objetivos e interesses suas revistas. Esse artigo pretende analisar a atuação de Agostini enquanto crítico de arte, mas com uma atenção especial para um conjunto específico de críticas produzidas em 1882, acerca da exposição de arte realizada no Liceu de Artes e Ofícios. A ideia é mostrar como uma instituição como o Liceu, que representaria um esforço de ações para modernização do país através da educação e profissionalização, recebeu por parte do jornalista uma espécie de chancela de aprovação. Esse reconhecimento iria além das atividades cotidianas da instituição, sendo evidenciada quando da realização de uma exposição de arte. É como se Agostini chamasse atenção para a importância dos eventos artísticos ocorridos fora da instituição oficial – a AIBA, como se fora dali a expressão pudesse ser mais livre, ou pelo menos, ser analisada mais sob aspectos estéticos e menos sob aspectos políticos. Evidencia-se no corpo de críticas produzidas nos periódicos de Angelo Agostini a diferenciação no tratamento e cobertura às Exposições Gerais da Academia e essa ocorrida no Liceu. É um discurso que parece se estabelecer no âmbito simbólico de um espaço e do significado atribuído a este.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

"ANAIS DO XXV CONGRESSO BRASILEIRO DAS LIGAS DO TRAUMA." In ANAIS DO XXV CONGRESSO BRASILEIRO DAS LIGAS DO TRAUMA. Guilherme Barroso Langoni de Freitas, 2023. http://dx.doi.org/10.59290/978-65-6029-054-9.

Full text
Abstract:
O Trauma consiste em um problema de saúde pública com amplas repercussões que geram altos custos físicos, psíquicos e econômicos. É a principal causa de morte entre indivíduos de 10 a 39 anos no Brasil. Trata-se de uma doença cujo número de admissões apresenta-se em crescente, em parte devido aos avanços obtidos com os protocolos de assistência e rede eficaz de transportes de pacientes para centros especializados. Nesse contexto, a qualificação da assistência em saúde é fundamental. As ações de educação para saúde têm grande potencial no aprimoramento de habilidades técnicas e não técnicas e na atualização e fomento do conhecimento visando a redução de morbidades e a promoção de uma assistência eficiente e centrada no paciente. Assim, o CoBraLT, Comite Brasileiro das Ligas do Trauma, como Comitê Especial da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), atua em prol da formação complementar dos futuros profissionais da área da saúde no campo de atendimento a vítimas de trauma e desenvolve ações educativas, culturais, científicas e assistenciais na área do trauma, em uma relação entre meio acadêmico e sociedade. Outrossim, o CoBraLT tem como missão a instrumentalização, o empoderamento e o incentivo às ligas filiadas visando o seu desenvolvimento interno e de seus membros e, por conseguinte, a promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão e a disseminação do Trauma no Brasil. Motivados por esta causa, o CoBraLT e a SBAIT realizaram entre os dias 1 e 3 de junho de 2023, na cidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil, o XXV Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (XXV CoLT). O evento, organizado por acadêmicos que tem como foco o público acadêmico e as ligas acadêmicas e que completa 25 anos, ocorreu de forma presencial e reuniu participantes de todas as regiões do país, interessados nas áreas de trauma, urgência e emergência. Contou com uma imersão científica envolvendo uma programação de atividades teóricas e práticas e oportunidades de integração sociocultural, promovendo uma intensa troca de experiências, intercâmbio de descobertas e atualizações científicas na área de trauma. O XXV CoLT contou também com apresentações de trabalhos científicos tendo em vista que a abordagem da pesquisa e a elaboração de trabalhos científicos são essenciais para o desenvolvimento acadêmico, a formação de habilidades em pesquisa, a compreensão crítica da literatura científica, o estímulo à curiosidade científica e a contribuição para o avanço do conhecimento do Trauma. Dessa forma, a fim de ampliar a divulgação e tornar acessível ao público as produções, este e-book traz os trabalhos científicos apresentados e aprovados no XXV Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Souza, Giselle Silva de, Leonardo da Silva Santos, Noemia Cristina Gama dos Santos Cardozo, and Esmeralda Aparecida Porto Lopes. "DETERMINAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS EM EXTRATO HIDROETANÓLICO FOLIAR DE MYRACRODRUON URUNDEUVA ALLEMÃO (ANACARDIACEAE)." In II Congresso Brasileiro de Biodiversidade Virtual. Revista Multidisciplinar de Educação e meio ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/ii-conbiv/7156.

Full text
Abstract:
Introdução: A Myracrodruon urundeuva Allemão é uma árvore nativa do Brasil, pertencente à família Anacardiaceae e amplamente distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Conhecida popularmente como “aroeira”, essa espécie vegetal é considerada prioritária para conservação genética e para iniciativas de pesquisa no Brasil. Despertando o interesse científico para sua utilização, devido ao seu alto valor econômico e por possuir relevantes propriedades físicas, químicas e biológicas. Objetivo: Determinar a presença de compostos bioativos em extrato hidroetanólico foliar de Myracrodruon urundeuva Allemão (Anacardiaceae). Metodologia: Para o preparo do extrato as folhas coletadas foram trituradas e os constituintes foram extraídos a partir de 100g de peso seco do material vegetal, utilizando etanol e água destilada autoclavada como meio extrator. Em seguida, para evitar a interferência da ação do etanol presente no extrato, o mesmo foi filtrado e evaporado, submetendo-o ao banho-maria a 40°C, por cerca de 18 horas, até restar um líquido viscoso. Do extrato hidroetanólico foliar obtido, separou-se 90 mL para a realização de testes fitoquímicos. A determinação dos compostos bioativos foi baseada na precipitação, formação de espuma persistente e coloração do extrato diluído em solução e reativos específicos. Resultados: A análise do extrato hidroetanólico das folhas de M. urundeuva Allemão revelou a presença de fenóis, tanitos pirogálicos, flavononóis, triterpenóides e saponinas, não havendo reação positiva para taninos flobafênicos, antocianina, antocianidina, flavonas, flavonóis, xantonas, chalconas, auronas, leucoantocianidinas, catequinas, flavanonas e esteróides. Conclusão: Desse modo, conclui-se que o extrato hidroetanólico foliar da espécie avaliada apresenta compostos bioativos que possuem atividades biológicas importantes, verificando-se a necessidade de estudos avançados que confirmem o potencial desse extrato para o cenário biotecnológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Formação econômica do Brasil"

1

Cardoso, Eduardo Luiz, Alex Eckert, and Ana Cristina Fachinelli. Relatório anual do Programa de Pós-Graduação em Administração Universidade de Caxias do Sul RS - Brasil. UCS - Universidade de Caxias do Sul, July 2022. http://dx.doi.org/10.18226/9786500469837.

Full text
Abstract:
Não resta dúvida de que a evolução da humanidade se deve, em grande parte, às descobertas cientícas oriundas de pesquisas dos mais variados ramos do conhecimento. Nesse contexto, as universidades desempenham um importante papel como propulsoras do avanço do conhecimento, visto que participam diretamente dos processos de formação de novos pesquisadores, os quais necessitarão estar preparados para enfrentar os desaos que os aguardam. Alinhado a isso está a missão da Universidade de Caxias do Sul (UCS), direcionada para a produção, sistematização e socialização do conhecimento, com qualidade e relevância, sempre em busca do desenvolvimento sustentável. Aliás, quando se fala em desenvolvimento sustentável, devemos considerar que a sustentabilidade não é uma variável unidimensional, mas sim um elemento a ser abordado nas suas dimensões econômica, social e ambiental. No contexto organizacional, cada vez mais o desenvolvimento e a prosperidade acontecem a partir do momento em que as tomadas de decisão se valem de embasamento cientíco,suportadas com dados concretos e informações devidamente validadas. Com isso, existe uma tendência de que tais decisões tenham uma assertividade cada vez mais alta. Inserido no ambiente da UCS desde o ano de 2006 está o Programa de PósGraduação em Administração – Mestrado e Doutorado (PPGA),cujo propósito é o de capacitar recursos humanos para a pesquisa na área da gestão, preparando-os para atuar tanto na docência quanto nos níveis gerenciais e de liderança nas organizações. Entretanto, mesmo durante o processo de formação, os futuros pesquisadores já estão envolvidos em atividades de pesquisa e de interação com o ambiente externo à universidade, especialmente na solução de problemas organizacionais de diferentes níveis de complexidade. Em vista disso, na busca por uma maior divulgação das atividades realizadas no PPGA ao ambiente externo, emergiu a necessidade da elaboração de um relatório das atividades, o Anuário do PPGA. Nesta que é a segunda edição do referido anuário, além de apresentar algumas informações ordem interna, procurou-se elencar os acontecimentos mais relevantes ocorridos no PPGA no decorrer do ano de 2021, um ano ainda marcado pelas grandes restrições sanitárias. Por m, agradeço a todos que, de alguma forma, ajudaram a construir a história do PPGA e a transformá-lo no que ele representa atualmente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ribeiro, Fernando, and Ricardo Markwald. Comércio e integração econômica entre Brasil e Peru. Inter-American Development Bank, November 2013. http://dx.doi.org/10.18235/0008501.

Full text
Abstract:
Este breve estudo analisa a situação atual das relações econômicas entre Brasil e Peru, identificando suas características e seu potencial de expansão, bem como as barreiras que restringem seu crescimento. O objetivo é apresentar subsídios que norteiem ações e iniciativas bilaterais para remover os obstáculos, de forma que os países possam tirar o máximo proveito de suas vantagens competitivas e possam dinamizar suas potencialidades e complementaridades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Souza, João Aurério, and Guilherme Resende. Cadernos do Cade- Mercado de cimento no Brasil - 2019. Departamento de Estudos Econômicos - Cade, June 2019. http://dx.doi.org/10.52896/dee.cc1.019.

Full text
Abstract:
O oitavo número da série “Cadernos do Cade” , aborda entre suas propostas, a de compilar trajetórias metodológicas adotadas pelo Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no correr dos anos, sobre a análise econômica do setor de cimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gabriel, Jordelan, and Sílvio Mendes Zancheti. O caso do centro histórico de Salvador (Bahia, Brasil). Inter-American Development Bank, August 2010. http://dx.doi.org/10.18235/0007876.

Full text
Abstract:
O caso do centro histórico de Salvador (Bahia, Brasil)/The Sustainability of Urban Heritage Preservation objetiva apresentar, de forma sucinta, o processo de implantação do Plano de Recuperação do Centro Histórico de Salvador (PRCHS) e avaliar a sustentabilidade de física-espacial, social e econômica das realizações. O Relatório tem como objetivo responder às seguintes perguntas: Tem o Centro Histórico de Salvador mantido seu patrimônio imobiliário e urbano bem conservado? Tem o centro histórico um mix de atividades residenciais, comerciais, de serviço, de lazer e governamentais suficientemente diversificada para atender a demanda dos residentes, dos ocupados nos negócios e dos visitantes, incluindo turistas? Está o centro histórico atraindo investimentos públicos e privados para manter o dinamismo criado pelo PRCHS?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pereira, Manoel Gomes. Algumas reflexões sobre as remessas de emigrantes. Inter-American Development Bank, May 2004. http://dx.doi.org/10.18235/0007859.

Full text
Abstract:
A questão das comunidades brasileiras no exterior não é nova para o Ministério das Relações Exteriores. Desde a década de 1980, premidos pela crise econômica que se abateu sobre o Brasil, milhares de nossos compatriotas tomaram o caminho do exterior, em busca de oportunidades de melhoria de vida. Hoje, há um total de entre 2,5 e 3 milhões de brasileiros vivendo no exterior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cavalcanti, Filipe, Laísa Ratcher, Livia Gouvea, and Luiz Felipe Fontes. Evidências sobre políticas de mercado de trabalho e implicações para o Brasil: qualificação profissional. Banco Interamericano de Desenvolvimento, November 2023. http://dx.doi.org/10.18235/0005274.

Full text
Abstract:
Qualificação profissional é um elemento importante para que trabalhadores alcancem empregos de qualidade. No entanto, no Brasil, assim como em outros países da América Latina e Caribe (ALC), muitas pessoas carecem de formação adequada e não desenvolvem habilidades requeridas pelo mundo do trabalho. Embora programas de qualificação profissional tenham sido geralmente bem sucedidos em promover novas habilidades a trabalhadoras e trabalhadores que estão em busca de emprego, eles costumam ter resultados mistos sobre o emprego e a renda. Os resultados mistos e os altos custos de implementação denotam a importância de identificar quais são as características mais promissoras desses programas, para que possam ser utilizadas no desenho de futuras intervenções. Esta publicação produzida em co-autoria entre a JOI Brasil, uma iniciativa J-PAL LAC, e o Banco Interamericano de Desenvolvimento analisa as evidências disponíveis sobre programas de qualificação profissional e discute suas implicações para a formulação de políticas públicas no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Brakarz, Barbara, Karisa Ribeiro, Diego Arcia, Sandra Maria Santos Holanda, Marcos Daniel Souza dos Santos, Fernando Araldi, Carolina Baima, et al. Mobilidade urbana e agenda ASG: um caminho para o desenvolvimento econmico e sustentável. Banco Interamericano de Desenvolvimento, January 2023. http://dx.doi.org/10.18235/0004684.

Full text
Abstract:
A mobilidade urbana desempenha um importante papel social e no desenvolvimento das cidades. Em meio à crise climática, o setor é essencial para a recuperação verde, ou seja, para promover uma economia mais sustentável e resiliente, trazendo benefícios econômicos e sociais no médio e longo prazo. Melhorar a mobilidade urbana pode contribuir para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, desenvolver novos projetos sustentáveis e implementar padres e acordos internacionais para uma transição econômica justa de baixo carbono. Esta nota técnica, elaborada entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, apresenta os seguintes temas: contextualização do setor de mobilidade urbana no Brasil sob a ótica ambiental, social e de governança (ESG); a integração das práticas ESG no setor de mobilidade urbana no Brasil, o financiamento da mobilidade urbana no Brasil e sua situação atual; e soluções para atração de capital privado, incluindo instrumentos elegíveis para o financiamento da mobilidade urbana no Brasil e apresentação dos instrumentos financeiros temáticos do setor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Varsano, Ricardo. Fazendo e desfazendo a Lei Kandir. Inter-American Development Bank, August 2013. http://dx.doi.org/10.18235/0007885.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta as razões que levaram os governos estaduais e federal a cooperarem na elaboração da Lei Kandir, descreve o processo de elaboração da lei, suas principais provisões e as alterações subsequentes e discute a disputa sobre o montante das transferências intergovernamentais. Ao seu final, argumenta que o processo de desfazer a Lei Kandir se insere em um quadro mais amplo - o federalismo conflitivo praticado no Brasil - enquanto o processo de elaboração da lei é um raro episodio de cooperação entre os entes federados. Conclui que a prática de um federalismo cooperativo seria provavelmente mais benéfica para as finanças estaduais e certamente mais benéfica para a prosperidade econômica do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rhoden, Valmor, and Juliana Lima Moreira Rhoden. A formação docente para o cenário digital no ensino superior de Relações Públicas no Brasil/Teacher training for the digital era in Public Relations' higher education in Brazil. Revista Internacional de Relaciones Públicas, December 2017. http://dx.doi.org/10.5783/rirp-14-2017-03-23-42.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Castro, Kleber Pacheco de, Julia Morais Soares, and José Roberto Rodrigues Afonso. Avaliação da estrutura e do desempenho do sistema tributário Brasileiro: Livro branco da tributação Brasileira. Inter-American Development Bank, February 2013. http://dx.doi.org/10.18235/0007883.

Full text
Abstract:
Este trabalho faz um diagnóstico atualizado do sistema tributário brasileiro para subsidiar os debates dos técnicos, das autoridades e dos parlamentares em torno de sua reforma. Isto é feito a partir do levantamento e sistematização de informações sobre a tributação no Brasil. O foco é na caracterização atualizada do sistema tributário - e menos importa sua evolução -, dentro dos limites de disponibilidade das estatísticas. A arrecadação tributária constitui o objeto central, na primeira parte do trabalho. Ele procura detalhar ao máximo a estrutura atual dessa arrecadação: são identificados cada imposto, taxa e contribuição que compõe a arrecadação, e os agrupa por esfera de governo que os coleta e que deles dispõe depois das transferências. Para os principais tributos (federais e ICMS estadual), é também feita uma abertura por modalidade de cobrança e por setor de atividade econômica. Uma segunda abordagem do trabalho é uma a coletânea dos pontos mais polêmicos ou mais citados na agenda de debate tributário - tais como as questões da competitividade, da equidade e da divisão federativa de recursos. A proposta é consolidar a literatura sobre tais temas, com ênfase no levantamento estatístico, das fontes disponíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography