To see the other types of publications on this topic, follow the link: Física da usina.

Journal articles on the topic 'Física da usina'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Física da usina.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Pinheiro, Carla Mariana da Silva, Monique França e. Silva, Ana Paula Perini, and Lucio Pereira Neves. "Modelos didáticos para ensino inclusivo de física nuclear." Revista Em Extensão 20, no. 2 (January 18, 2022): 213–27. http://dx.doi.org/10.14393/ree-v20n22021-60479.

Full text
Abstract:
Diante do cenário de ausência e superficialidade do ensino de Física Nuclear, preconceitos e mitos sobre o tema em questão e escassez de materiais didáticos voltados para alunos com deficiência, o presente trabalho traz a ação extensionista na construção e aplicação de material didático para o ensino e divulgação científica dos conceitos de energia nuclear. Seu diferencial é o caráter tátil das maquetes, com detalhes em relevos e texturas trabalhadas com o intuito de possibilitar o ensino a alunos com deficiência visual. O material segue a cronologia do emprego da energia nuclear para fins bélicos, apresentando os processos de fusão e fissão nuclear e, posteriormente, as diferentes bombas criadas e utilizadas ao longo da Segunda Guerra Mundial e do período da Guerra Fria. Finaliza com o esquema de uma usina termonuclear, apresentando a geração de energia elétrica a partir de processos nucleares. O trabalho foi aplicado em um evento de divulgação científica que contava com a presença de alunos com e sem deficiência visual, que interagiram e aprenderam a partir do material elaborado. Por fim, essas ações contribuíram para a formação dos alunos da graduação envolvidos no projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Teixeira, Jonny Nelson, Mikiya Muramatsu, and Luis Augusto Alves. "Um modelo de usina hidrelétrica como ferramenta no ensino de Física." Caderno Brasileiro de Ensino de Física 34, no. 1 (May 5, 2017): 248. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p248.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p248No atual contexto da sustentabilidade e do uso consciente de energia elétrica, preocupações com quedas no suprimento de energia e manifestações ambientais contra a construção de usinas cujo impacto ambiental é iminente, discussões sobre a produção de energia limpa e sustentável se tornam comuns nas escolas de ensino básico do país. Além disso, o conhecimento sobre a matriz energética no Brasil tem se intensificado sobretudo nas escolas de Ensino Básico, sem, contudo, propor uma discussão dos conceitos físicos importantes para a conservação de energia ocorrida nestes tipos de usinas. Muitos materiais impressos, como livros didáticos e apostilas, trazem discussões mais consistentes sobre os conceitos de eletromagnetismo, esquecendo-se de outros como de hidrodinâmica e energia mecânica. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de construção de um modelo interativo de usina hidroelétrica com materiais recicláveis e de baixo custo, que pode ser utilizado para trabalhar vários conceitos de mecânica rotacional, mecânica dos fluidos e eletromagnetismo em uma classe de Ensino Fundamental e Médio, de forma qualitativa, evidenciando os conceitos físicos envolvidos, seus fundamentos e interpretações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Corassa, Anderson, Diésica Bianca Coelho Gonçalves, Leonardo Willian de Freitas, Charles Kiefer, Igor Willian Wrobel Straub, Vivian Luana Rothmund, Kemerson Marcelo Batista Saucedo, and Denise Correa. "Variabilidade da composição nutricional de coprodutos de etanol de milho do Brasil para suínos." Research, Society and Development 10, no. 13 (October 5, 2021): e105101321031. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i13.21031.

Full text
Abstract:
A indústria de etanol a partir de grãos vem crescendo no Brasil devido a disponibilidade de milho gerando grande diversidade e quantidade de coprodutos para alimentação animal. Esses coprodutos podem ser ingredientes para a indústria suinícola desde que se conheça sua composição. Objetivou-se referenciar a composição química e nutricional para suínos de coprodutos brasileiros. Foram realizadas determinações de matéria seca (MS), matéria mineral (MM), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), fibra em detergente neutro (FDN), tamanho de partículas (TP), e energia bruta (EB), digestível (ED), metabolizável (EM), líquida (EL) além de lisina total (LT) e digestível (LD) via equações de predição de nove coprodutos de etanol de milho. Houve expressiva variação na composição química e física dos coprodutos brasileiros analisados o que influenciou em variabilidade nos valores de energia e lisina. As maiores amplitudes de valores foram registrados para MS, MM, EB, LT e LD. Os maiores valores para PB foram registrados no HP-DDGS seguido pelos DDG´s da U2 e da U4, enquanto os menores valores de MS e FDN foram encontrados nos solúveis. Os maiores valores de ED, EM e EL foram registradas no HP-DDGS, WDG e DDGS da usina U1. O HP-DDGS apresentou a melhor composição química, física e nutricional sugerindo maior aptidão para uso em dietas para suínos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

De Barros, Tamires Vieira, Fernanda Kister De Paulo, and Marcos Felipe Almeida Mota. "Análise comparativa da resistência a degradação mecânica de agregados da região metropolitana do Rio de Janeiro." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 16, no. 12 (December 11, 2023): 30546–54. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.16n.12-090.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta uma análise comparativa de Gnaisse e Granito no ensaio de abrasão Los Angeles com os dados originados de revisão bibliográfica e amostras coletadas de diferentes usinas de britagem do estado do Rio de Janeiro. As amostras coletadas são de Gnaisses na Usina Ibrata Mineração LTDA, localizada em Itaboraí, Granito na Pedreira Santa Edwiges situada em São Gonçalo e Gnaisses na Pedreira Spar, localizada em Maricá. Submetemos 5kg de cada amostra respectivamente ao ensaio de abrasão Los Angeles, utilizando a máquina de abrasão da Universidade De Vassouras - Campus Maricá, no qual as amostras passam pelo processo de desgaste repetitivo por meio do atrito entre as partículas e o cilindro metálico. O desgaste é medido pela perda de massa das amostras ao longo do teste. Os resultados obtidos mostraram que o material da Pedreira Spar/Maricá apresentou uma perda de massa ligeiramente maior do que as da Pedreira Santa Edwiges e Ibrata Mineração LTDA/Itaboraí durante o ensaio de abrasão Los Angeles. A fim de demonstrar que essa diferença pode estar relacionada à composição mineralógica e à estrutura física dos materiais, analisando suas propriedades intrínsecas dos dois tipos de rochas, como dureza, resistência à compressão e composição mineralógica. Além disso, foram considerados fatores externos, como a influência do tamanho e forma das partículas dos agregados, que podem afetar a resistência à abrasão. Essas informações são relevantes para a seleção adequada de agregados em projetos de construção que exijam maior durabilidade e resistência ao desgaste abrasivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, N. I. Warpechowski da, L. M. Calarge, F. Chies, J. E. Mallmann, and O. Zwonok. "Caracterização de cinzas volantes para aproveitamento cerâmico." Cerâmica 45, no. 296 (December 1999): 184–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69131999000600004.

Full text
Abstract:
Cinzas volantes são minerais produzidos a partir da queima de carvão mineral. A Usina Termelétrica de Candiota, RS produz aproximadamente 1.000.000 toneladas/ano de cinzas, sendo que 80% volantes e 20% pesadas. O aproveitamento deste material em compostos cerâmicos é altamente recomendável pois, como resíduo sólido da queima do carvão, sua disposição no meio ambiente acarreta vários problemas ambientais sérios e custos volumosos. Mineralogicamente as cinzas volantes são constituídas por mulita, quartzo e hematita, e material amorfo determinado por difração de raios X; na caracterização química foram determinados os elementos maiores e como menores Mn, Zn, Cu, Pb, Hg, Cr, Cd e Ni. Para a caracterização física realizou-se ensaios de análise granulométrica, superfície específica, MEG, limites de Atterberg e índice de atividade pozolânica (cimento e cal).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Casagrande, Michéle, Gino Gino, and Laura Motta. "Aplicabilidade de cinzas de incineração de resíduo sólido urbano em camadas de base de pavimentos." Geotecnia, no. 129 (November 21, 2013): 43–71. http://dx.doi.org/10.14195/2184-8394_129_3.

Full text
Abstract:
Este estudo apresenta a caracterização de cinzas obtidas da incineração de Resíduo Sólido Urbano (RSU) em usina geradora de energia elétrica, tendo como objetivo avaliar sua aplicabilidade em camadas de base de pavimentos rodoviários, através da mistura destas cinzas a um solo argiloso não-laterítico regional. Foram realizados ensaios de caracterização química, física e mecânica, para o solo puro e para o mesmo com a adição de diferentes teores de cinzas (20 e 40%), bem como o dimensionamento mecanístico-empírico para uma estrutura típica de pavimento. A cinza volante diminuiu a expansibilidade do material, apresentando um aumento no valor de CBR e módulo resiliente. Os resultados obtidos foram satisfatórios, sendo dependentes do teor e do tipo de cinza utilizado, ressaltando o emprego positivo da cinza volante de RSU para aplicação em camadas de base de pavimentos rodoviários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silveira, Virlene Leite, Antônio Carlos Rodrigues Guimarães, and Carmen Dias Castro. "Estudo da aplicação da cinza de caldeira a coque nas camadas de base e sub-base de pavimentos." TRANSPORTES 27, no. 2 (August 31, 2019): 194–208. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v27i2.1690.

Full text
Abstract:
Este estudo apresenta a caracterização de cinzas obtidas do processo de beneficiamento do níquel em usina siderúrgica, tendo como objetivo principal, avaliar sua aplicabilidade para estabilização de solos em camadas de base e sub-base de pavimentos rodoviários, através da mistura destas a um solo regional e cal. Foram realizados ensaios de caracterização química, física e mecânica, para o solo puro e para o mesmo solo com a adição de diferentes teores de cinzas e cal em diferentes tempos de cura a fim de se verificar a ocorrência de reações pozolânicas, tais que resultassem em aumento da rigidez do solo. A análise mecânica constituiu de ensaio de módulo de resiliência em corpos de prova contendo 10%, 15% e 20% de cinza em substituição a massa seca do solo e 8%, 13% e 18% de cinza e 2% de cal em substituição a massa seca da cinza. Como resultados, encontrou-se que a cinza de caldeira a coque provoca acréscimo da rigidez das misturas com aumento do tempo de cura, podendo ter seu efeito potencializado pela ação da cal, efeito observado através dos ensaios triaxial de cargas repetidas. Os resultados obtidos para todos os teores de cinza foram satisfatórios, ressaltando o emprego positivo do material para aplicação em camadas de pavimentos em vias de baixo a médio tráfego.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rosa, Leandro Amorim, and Vera Lucia Navarro. "Trabalho e trabalhadores dos canaviais: perfil dos cortadores de cana da região de Ribeirão Preto (SP)¹." Cadernos de Psicologia Social do Trabalho 17, no. 1 (June 1, 2014): 143. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v17i1p143-160.

Full text
Abstract:
A cultura de cana-de-açúcar é uma das mais importantes atividades da agroindústria do Brasil e atualmente encontra-se em expansão. Na agroindústria canavieira ocorreram mudanças no processo produtivo que, por um lado resultaram em aumento significativo da produtividade, competitividade e melhoria na qualidade dos produtos e, por outro, são relacionadas à maior precarização e intensificação do ritmo de trabalho. A pesquisa que resultou neste artigo teve por objetivo conhecer o perfil dos trabalhadores envolvidos nesta atividade e investigar as suas condições de trabalho no corte da cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto, SP. Foram entrevistados 13 trabalhadores, migrantes, empregados no corte da cana, um membro da Pastoral do Migrante de Guariba, SP, o presidente do Sindicato dos Empregados Rurais da mesma localidade e dois psicólogos funcionários da área de Recursos Humanos de uma usina processadora de açúcar e álcool da região pesquisada. Os dados obtidos demonstraram que os trabalhadores, em sua maioria migrantes, para serem contratados são avaliados segundo sua capacidade de produção, sua resistência física e sua subordinação aos superiores. O salário por produção implica a superexploração da força de trabalho que repercute nas condições laborais e de saúde dos trabalhadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Alves, Marlene Cristina, Luis Gustavo Akihiro Sanches Suzuki, and Luiz Eduardo Akiyoshi Sanches Suzuki. "Densidade do solo e infiltração de água como indicadores da qualidade física de um Latossolo Vermelho distrófico em recuperação." Revista Brasileira de Ciência do Solo 31, no. 4 (August 2007): 617–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832007000400002.

Full text
Abstract:
A necessidade cada vez maior de alimentos, espaço e condições para sobrevivência faz com que as interferências antrópicas no ambiente sejam cada vez maiores. Solos intensivamente cultivados e de forma inadequada são degradados, assim como a construção de obras civis no meio rural sem atender à legislação pertinente tudo isso tem ocasionado problemas ao meio. Várias técnicas têm sido utilizadas para recuperar esses solos, sendo a principal delas a adição de MO. Contudo, informações sobre tempo para recuperação do solo, influência dos tipos de material orgânico e indicadores das alterações ainda são escassas. Este trabalho objetivou avaliar a recuperação das propriedades de um Latossolo Vermelho distrófico, de onde foi retirado material usado na terraplanagem e nas fundações da usina hidrelétrica de Ilha Solteira-SP, utilizando-se como indicadores de qualidade física a densidade do solo e a taxa de infiltração de água. A pesquisa foi feita em uma área onde se retirou uma camada de solo de 8,60 m. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com cinco repetições e cinco tratamentos: testemunha (solo exposto sem técnicas de recuperação); espécie arbórea gonçalo-alves (Astronium fraxinifolium Schott); gonçalo-alves + feijão-de-porco (Canavalia ensiformis); gonçalo-alves + nabo forrageiro (Raphanus sativus); e gonçalo-alves + gramínea (Brachiaria decumbens) + lodo de esgoto (60 Mg ha-1). A densidade do solo foi avaliada antes e 356 dias após a implantação dos tratamentos, e a infiltração de água no solo foi determinada 188 dias depois da instalação dos tratamentos. Concluiu-se que ocorrem melhorias na qualidade do solo quando efetuado o seu preparo e a adição de lodo de esgoto e adubos verdes. A densidade do solo e a infiltração de água do solo são bons indicadores na avaliação dessas melhorias. As diferentes fontes de MO adicionadas ao solo e a ação do preparo deste interagem de maneira semelhante na recuperação da sua qualidade, porém a combinação lodo de esgoto mais braquiária proporciona maior altura de planta da espécie gonçalo-alves.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Queiroz, Marluce Teixeira Andrade, Millor Godoy Sabará, Carolina Andrade Queiroz, Mônica Maria Diniz Leão, and Camila Costa de Amorim. "Análise espaço-temporal de parâmetros de qualidade da água no Rio Piracicaba, Minas Gerais, Brasil." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 6, no. 2 (April 9, 2015): 170–82. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-6858.2015.002.0012.

Full text
Abstract:
O presente trabalho buscou verificar a contribuição física, química e biológica do reservatório da Usina Hidrelétrica de Sá Carvalho, para o Rio Piracicaba, Bacia Hidrográfica do Rio Doce, Minas Gerais. Realizaram-se coletas quadrimestrais da água superficial (bruta), nos períodos de seca e chuva, entre novembro/2006 até julho/2012, em quatro pontos de coletados localizados em Nova Era (P1), Timóteo (P2), Coronel Fabriciano (P3) e Ipatinga (P4) nas proximidades do seu deságüe no Rio Doce. As variáveis limnológicas foram coletadas e avaliadas de acordo com CETESB (2006) e APHA (2005), enquanto os dados pertinentes ao reservatório foram obtidos através dos relatórios produzidos pela CEMIG (2012). Quanto ao reservatório constatou-se que em sua área da captação ocorrem atividades agropecuárias e extrativismo florestal com repercussões, tais como, a desertificação que promove alterações climáticas influenciando a concentração das substâncias químicas no corpo hídrico. Em todas as localidades desse estudo apurou-se IQA regular. Os piores resultados foram detectados na estação seca explicitando relação com a elevação da turbidez indicando melhor correlação em P4 sendo constatado que a redução da precipitação pluviométrica se constituiu em impeditivo para autodepuração sendo identificadas condições de intenso assoreamento também à jusante da UHE – Sá Carvalho. Constatou-se que a geração de energia elétrica não é principal responsável pela degradação do manancial perdendo para a siderurgia, mineração, esgoto sanitário e exploração florestal. Entende-se que deve ser intensificado o programa de preservação das áreas degradadas e educação ambiental visando o desenvolvimento sustentável da região de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Pereira, Nádia Vilela, and Mauro Sérgio Teixeira de Araújo. "Produção e Utilização de Energia no Contexto do Agronegócio Tocantinense: uma Abordagem Pautada nas Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade para o Ensino Médio Técnico." Research, Society and Development 9, no. 1 (January 1, 2020): e141911818. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1818.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo investigar a articulação entre o conceito de energia e questões sociais e ambientais dentro do contexto do agronegócio no estado do Tocantins, pertencente à região centro-oeste brasileira, com ênfase nas relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), amparadas em um conjunto de intervenções didáticas e pedagógicas. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico em Administração e em Agronegócio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) – Campus Palmas. Foram utilizadas estratégias de ensino como leitura e discussão de textos, apresentação de vídeos e PowerPoint, atividades experimentais em laboratório, além de visita técnica à uma usina solar pertencente à própria instituição. Como resultados dessa investigação, verificamos que apesar dos desafios inerentes à abordagem CTS, a mesma pode oferecer uma educação de melhor qualidade, integrada e próxima à realidade e expectativa dos alunos, permitindo compreender que a aprendizagem em Física vai muito além de seus conteúdos básicos. A proposta possibilitou aos estudantes a adoção de uma postura mais crítica, reflexiva e o desenvolvimento de valores e atitudes relacionados à questões sociais e ambientais, bem como um compromisso com a aprendizagem para a vida e para o exercício da Cidadania.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Mendes, Daniel Cassimiro, Eliane Silva Leite, and Frederico Trindade Teófilo. "Geração e transmissão de energia elétrica por meio de uma bancada didática." Revista do Professor de Física 3, Especial (July 6, 2019): 71–72. http://dx.doi.org/10.26512/rpf.v3iespecial.25886.

Full text
Abstract:
Integrada à área de conhecimento Ciências da Natureza, a Física requer uma articulação didática interna que permita o desenvolvimento de competências e habilidades no estudante voltado à construção de uma aprendizagem significativa. Nesse sentido, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNs), deixam claro que: [...] cada área do conhecimento deve envolver, de forma combinada, o desenvolvimento de conhecimentos práticos, contextualizados, que respondam às necessidades da vida contemporânea, e o desenvolvimento de conhecimentos mais amplos e abstratos, que correspondam a uma cultura geral e a uma visão de mundo. Para as Ciências da Natureza [...], isto é particularmente verdadeiro, pois a crescente valorização do conhecimento e da capacidade de inovar demanda cidadãos capazes de aprender continuamente [...] (BRASIL, 2007, p. 207). A ênfase dos PCNs está em assegurar a aprendizagem por competências desenvolvidas a partir do respeito às particularidades e à diversidade, onde o ensino seja contextualizado e articulado para permitir ao estudante desenvolver novos conceitos e novas habilidades. Perrenoud (apud MASETTO, 2003) já defendia a competência como propulsora na mobilização e associação de recursos de caráter cognitivo, sócio afetivo e psicomotor, devendo os saberes teóricos serem associados à experiência, criando situações novas e eficazes de aprendizagem. A EJA é um público que tem os conceitos formados através de experiências práticas ao longo da vida. Neste sentido propõe-se o desenvolvimento desse projeto com a finalidade de despertar o interesse dos estudantes de Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a aprendizagem dos conteúdos relacionados ao processo de geração e transmissão de energia elétrica. Como o tema energia elétrica é um dos mais abordados e presentes no cotidiano atual, supõe-se que o estudante tenha um conhecimento prévio sobre o assunto, mesmo que em alguns casos é perceptível que os conceitos adquiridos no dia a dia divergem da teoria aplicada em sala. Para tal pretende-se usar uma linguagem simples, com a utilização de recursos didáticos concretos, como uma bancada didática, para que por meio do manuseio e da visualização dos recursos disponibilizados na bancada (usina hidrelétrica, eólica e solar; subestações, linhas de transmissão, transformadores, dentre outros), os estudantes sejam motivados à aprendizagem do conteúdo trabalhado, igualmente incentivando-os a aprender os demais conteúdos da disciplina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Vasconcelos, Romero Falcão Bezerra de, José Ramon Barros Cantalice, Geber Barbosa de Albuquerque Moura, Mário Monteiro Rolim, and Carlos Eduardo de Vasconcelos Montenegro. "Compactabilidade de um Latossolo Amarelo distrocoeso dos tabuleiros costeiros de Alagoas sob diferentes sistemas de manejo da cana-de-açúcar." Revista Brasileira de Ciência do Solo 36, no. 2 (April 2012): 537–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832012000200023.

Full text
Abstract:
A compactação do solo agrícola é um fenômeno de grande interesse para a Ciência do Solo. O estudo investigativo de diferentes sistemas de manejo visando encontrar aquele que degrade menos o solo é o objetivo maior da pesquisa sobre o comportamento mecânico do solo. De maneira geral, para um mesmo nível de energia de compactação, quanto maior o teor de matéria orgânica, menor a densidade máxima do solo e maior a umidade crítica de compactação; consequentemente, o risco de degradação física do solo se reduz. O objetivo deste trabalho experimental foi estudar a compactabilidade de um Latossolo Amarelo distrocoeso dos Tabuleiros Costeiros de Alagoas. Foram selecionadas três áreas em talhões sob cultivo da cana-de-açúcar, representativos de três sistemas de manejo adotados pela Usina Santa Clotilde. Os três sistemas de manejo investigados foram: uma área cultivada sob sistema de manejo irrigado (SMI), uma área sob sistema de manejo de fertirrigação com vinhaça (SMV) e uma área com aplicação de vinhaça + torta de filtro (SMVT). Os três sistemas de manejo foram implantados na safra 2003/2004, e a coleta de amostras do solo, realizada em fevereiro de 2007. Esses sistemas foram comparados entre si e em relação a uma testemunha-padrão, representada por uma mata nativa (MN). A densidade máxima do solo e a umidade crítica de compactação foram avaliadas nas profundidades de 0-0,20, 0,20-0,40 e 0,40-0,60 m. Para avaliar a capacidade dos resíduos da cana-de-açúcar em dissipar parte da energia compactante, foram realizados ensaios de Proctor, utilizando quatro níveis de energia de compactação. A avaliação da energia dissipada pelos resíduos foi feita em amostras deformadas apenas da profundidade de 0-0,20 m. O sistema de manejo irrigado (SMI), que não recebeu adição de resíduo da cana-de-açúcar, foi o que apresentou maior densidade máxima do solo e menor umidade crítica de compactação. Entre os diferentes sistemas de manejo cultivados com cana-de-açúcar, o mais eficiente na dissipação da energia compactante foi a área sob aplicação de vinhaça + torta de filtro, seguida da área sob sistema de manejo de fertirrigação com vinhaça, respectivamente com os valores de 54 e 41 % de dissipação para o nível mais alto de energia de compactação. Verificou-se também que a dissipação da energia de compactação foi maior para os níveis de energia mais altos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Pacheco, Edson Patto, and José Ramon Barros Cantalice. "Compressibilidade, resistência a penetração e intervalo hídrico ótimo de um Argissolo Amarelo cultivado com cana-de-açúcar nos Tabuleiros Costeiros de Alagoas." Revista Brasileira de Ciência do Solo 35, no. 2 (April 2011): 403–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832011000200010.

Full text
Abstract:
O tráfego intenso de máquinas agrícolas para colheita e tratos culturais em plantações de cana-de-açúcar pode causar a compactação do solo e comprometer a produtividade e longevidade da lavoura. Uma das formas de avaliar e monitorar a degradação devido à compactação causada pelo trânsito das máquinas é por meio da análise da compressibilidade e comportamento hídrico do solo. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do trânsito de máquinas para o cultivo da cana-de-açúcar sobre a pressão de pré-compactação (σp), resistência à penetração em laboratório (RPL) e intervalo hídrico ótimo (IHO) de um Argissolo Amarelo distrocoeso dos Tabuleiros Costeiros do Estado de Alagoas. O trabalho foi desenvolvido na Fazenda Progresso, de propriedade da Usina Coruripe (AL), onde foram selecionadas cinco áreas cultivadas com cana-de-açúcar, representando diferentes tempos de uso e dois tipos de cultivo: 4 anos com cultivo de inverno (4 anos I); 14 anos com cultivo de inverno (14 anos I); 14 anos com cultivo de verão (14 anos V); 30 anos com cultivo de inverno (30 anos I); 30 anos com cultivo de verão (30 anos V) e uma área de mata (mata), tipo floresta subperenifólia, como testemunha. Avaliaram-se a σp, a RPL e o IHO, nas profundidades de 0 a 0,20, 0,20 a 0,40 e 0,40 a 0,60 m, correspondendo aos horizontes A (mata) ou Ap (áreas cultivadas), AB e Bt. O cultivo com cana-de-açúcar aumentou a σp e a RPL dos horizontes Ap, AB e Bt do Argissolo Amarelo estudado; no entanto, o horizonte Ap do solo das áreas cultivadas não mostrou RPL superior a valores considerados críticos ao desenvolvimento de raízes, apresentando IHO maior do que o horizonte superficial (A) do solo sob mata nativa. As operações mecanizadas utilizadas no cultivo da cana-de-açúcar aumentaram a RPL para níveis críticos ao desenvolvimento de raízes, mesmo para umidades próximas à da capacidade de campo, o que resulta na redução do IHO dos horizontes AB e Bt do solo das áreas cultivadas. A pressão de pré-compactação deve ser usada como capacidade de suporte de carga no planejamento de operações mecanizadas em lavouras de cana-de-açúcar, a fim de evitar a degradação física de horizontes subsuperficiais do Argissolo Amarelo distrocoeso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Silva, Juliana de Paula. "EDITORIAL GEMA 35 ANOS." Geoingá: Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE/UEM) 15, no. 1 (March 24, 2023): 1–3. http://dx.doi.org/10.4025/geoinga.v15i1.67631.

Full text
Abstract:
Caríssimos(as) leitores(as). Esta edição especial comemora os 35 anos do Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente (GEMA), que é um órgão da UEM, criado no ano de 1987 por professores da área de Geologia e Geografia Física do Departamento de Geografia (DGE/CCH/UEM), com o objetivo de desenvolver pesquisas sobre os recursos naturais da região na qual está inserida a UEM. Para esse propósito, reuniram-se os professores José Cândido Stevaux, Issa Chaiben Jabur, Manoel Luiz dos Santos, Paulo Nakashima e Sergio Luiz Thomaz (DGE) além dos docentes de outros departamentos Erwin Lenzi (DQI), Evaristo Atêncio Paredes (DEC) e Alice Michiyo Takeda (DBI) para estabelecer as normas gerais para a criação de um núcleo temático voltado às Geociências. O professor Sergio Luiz Thomaz sugeriu a denominação Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente, com a sigla GEMA, que foi acolhida por unanimidade. A sede do GEMA é o bloco 24 que dispõe de salas de professores e laboratórios. O GEMA atua no desenvolvimento de pesquisas, principalmente na bacia hidrográfica do alto rio Paraná. Demais projetos foram executados em outros rios, como os rios Ivaí, Paranapanema e Ivinhema com financiamento do CNPq e Fundação Araucária. O GEMA também possui atuação nas áreas de planejamento em municípios paranaenses. Estudos de planejamento rural e urbano já foram realizados nos municípios de Maringá, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Cianorte, Nova Esperança e Cidade Gaúcha. Esses estudos foram sumarizados em Notas Explicativas e Atlas e desenvolvidos por intermédio de convênios, como o estabelecido com a Mineropar (atual IAT). Devido o desenvolvimento dessas pesquisas, o grupo ganhou excelência e reconhecimento nacional e internacional, com pesquisas sobre Geomorfologia Fluvial, Análise Geoambiental, Pedologia e Evolução Quaternária de Grandes Sistemas Fluviais. Atrelado ao desenvolvimento da pesquisa científica, uma das principais atividades do GEMA é a formação de recursos humanos, por intermédio da participação de seus pesquisadores em programas de graduação e pós-graduação da UEM, como na Geografia e na Química. Nesse sentido, seus pesquisadores atendem ao desenvolvimento de doutorados, mestrados, estágios, projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso. Essa edição traz um apanhado dessa história de 35 anos de pesquisas, nesse grande esforço de compreensão da formação dos Geossistemas do Paraná, especialmente em sua porção Noroeste. Traz também a análise das fragilidades e potencialidades atuais, gerando uma contribuição inestimável às Geociências do estado. São apresentados cinco artigos relacionados às dinâmicas atuais e três voltados à história da formação das paisagens, por meio do registro geológico-geomorfológico. Eventos recentes são analisados por Montanher et al., que demonstram como as chuvas extremas influenciadas pelo El Niño de 2015/2016 afetou de forma diversa três geossistemas do Norte Paranaense, mostrando como a diferença de resiliência entre eles explica os variados processos morfodinâmicos observados, e consequentemente as perdas socioeconômicas envolvidas. Seguindo a linha dos estudos de base para o planejamento territorial em municípios paranaenses, Giacomini e Souza realizam por meio de mapeamento e análise da evolução do uso da terra, uma análise temporal de 38 anos na bacia hidrográfica do Ribeirão Paracatu/PR. Os autores identificaram e verificaram em campo quais os geoindicadores mais importantes para mensurar a degradação ambiental nos municípios contemplados. Seguindo outra importante linha de pesquisa do GEMA, os recursos hídricos também são destaque nesta edição, com dois artigos. No primeiro Souza e Morais investigam o potencial de retenção ou não de matéria orgânica em diferentes morfologias de um canal urbano de Maringá, que recebe efluentes domésticos com níveis de poluentes até 380% acima do permitido por lei. No segundo Rocha, Campos e Ng realizaram um estudo aplicado aos impactos negativos da construção da Usina Hidrelétrica Porto Primavera a partir do levantamento da dinâmica hidrológica e conectividade do baixo curso do rio do Peixe (Oeste Paulista), e a análise da variação do Normalized Difference Vegetation Index (NDVI), em períodos anterior e posterior à barragem. Esse tipo de pesquisa é extremamente importante para contradizer o discurso equivocado de que a geração de energia a partir deste tipo de usina causaria poucos impactos, uma vez que não usa combustíveis fósseis. Estudos populacionais também foram contemplados por Endlich e Marques no artigo que traz reflexões sobre o que mostram as estimativas da população. Elas vêm sendo utilizadas pelo menos dois anos a mais do que a série histórica ‘normal’ de 10 anos, uma vez que o censo de 2020 não foi realizado. Em suas reflexões os autores tratam das possíveis causas do grande número de municípios pequenos que seguem a tendência de declínio da sua população, bem como o crescimento populacional de cidades vizinhas aos centros regionais, que poderia ter a própria pandemia como uma das hipóteses de crescimento, decorrente do trabalho remoto e busca da qualidade de vida. Os autores salientam, entretanto, que grande parcela da sociedade não consegue apropriar-se efetivamente do espaço, apesar do discurso de participação nos processos de planejamento. Finalizando esta apresentação, temos os três artigos voltados ao estudo dos paleoambientes. Nos primeiro Fortes, Santos e Marques dão importante contribuição ao entendimento da formação do relevo da Serra da Bufadeira, localizada no contato entre o Segundo e o Terceiro Planalto Paranaenses. O artigo é o resultado de um grande esforço de trabalho de integrantes do GEMA na compreensão deste modelado, apresentando uma síntese interpretativa que compreende não somente a área de estudo, sendo de grande relevância também para a compreensão da evolução do relevo no contexto da Bacia Sedimentar do Paraná. A busca da compreensão dos processos e reconstituição das paisagens pretéritas no estado do Paraná também foi tema do segundo artigo, onde Parolin et al. fazem um levantamento dos estudos relativos aos fitólitos, importante proxi utilizado para este objetivo. No terceiro, Biffi, Santos e Gasparetto realizam uma interessante relação entre a herança da geodiversidade e da arqueologia, por meio da caracterização petrográfica e estrutural dos derrames vulcânicos da volta grande do alto rio Uruguai, rica em sítios arqueológicos. Trazem ainda hipóteses de como esses materiais foram aproveitados pelos nossos ancestrais. Parabéns aos integrantes, e que venham mais muitos anos de pesquisa! Boa leitura! Maringá (PR), 24 de março de 2023.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Fengler, Adriane, and Rodrigo Antonio Carvalho Andraus. "The Benefits of Kinesiotaping in Physical Activity Practitioners: Integrative Review." Journal of Health Sciences 25, no. 3 (October 25, 2023): 164–72. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2023v25n3p164-172.

Full text
Abstract:
AbstractThe practice of physical activity results in physical, mental, social and important health benefits by preventing diseases, for which motor skills are needed and there are some factors such as large ranges of motion, physical contact, muscle tension that are exerted during physical practice that can cause significant injuries. Injury prevention in physical activity practitioners or athletes includes identifying modifiable risk factors, offering effective preventive training programs and establishing safe criteria to return to sport. With the advancement of technology to rehabilitate athletes, physical therapy has used the method of using taping to improve the function of the extremities and correct muscle imbalances that could lead to possible withdrawal from their activities. The objective was to identify the benefits of applying the kinesiotaping method in individuals who practice physical activity. A search was carried out in the Pubmed, Web Science, Scielo indexes, and the research period was from July to August 2022. 15 articles resulted which were read in full to compose this integrative review. The study showed different forms of taping application in physical activity practitioners, whether for rehabilitation or injury prevention. Keywords: Exercise. Athletic Tape. Health Promotion. ResumoA prática da atividade física resulta em benefícios físicos, mentais, sociais e importante para saúde prevenindo doenças, para isso são necessárias habilidades motoras e existem alguns fatores como grandes amplitudes de movimentos, contato físico, tensão muscular que são exercidas durante a prática física que podem ocasionar lesões significativas. A prevenção de lesões em praticantes de atividade física ou atletas inclui identificar fatores de risco modificáveis, oferecer programas de treinamento preventivo eficazes e estabelecer critérios seguros de retorno ao esporte. Com o avanço da tecnologia para reabilitar atletas, a fisioterapia tem utilizado o método do uso de taping para melhorar a função das extremidades e corrigir desequilíbrios musculares que poderiam levar a possíveis afastamento de suas atividades. O objetivo do estudo foi identificar os benefícios da aplicação do método kinesiotaping em indivíduos que praticam atividade física. Realizou-se uma pesquisa nos indexadores Pubmed,Web Science, Scielo, o período de busca foi de julho a agosto de 2022 artigos nos idiomas inglês e português. Resultaram 15 artigos lidos na íntegra que compusseram esta revisão integrativa. O estudo mostrou diversas formas de aplicação do taping em praticantes de atividade física sendo para reabilitação ou para prevenção de lesões. Palavras-chave: Exercício Físico. Bandagem Elástica. Promoção em Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Macedo, Marcella Araújo, Antonio Júnior Alves Ribeiro, and Maria Lucineide Gomes Da Silva. "Diagnóstico da Fragilidade Física de Parque Natural Utilizando Ferramentas de Geoprocessamento." Revista Brasileira de Geografia Física 14, no. 4 (2021): 2059–70. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v14.4.p2059-2070.

Full text
Abstract:
This study aims to conduct the analysis of the physical fragility of the Municipal Natural Park Luis Roberto Correia Sampaio, correlating the different physical factors of the environment, analysing of the physical fragility of the environment supporting the environmental planning of this Conservation Unit. Checking through this correlation the consequences for the environment, determining the potential and emerging fragility of Park Municipal Natural Luis Roberto Correia Sampaio, Municipal Conservation Unit of Integral Protection, located in the municipality of Barbalha, CE. The choice of this Conservation Unit gave for its environmental importance, which in its natural features makes it unique. Therefore we adopted a methodology, which is based on cross-thematic maps of soil, slope and vegetation cover using geoprocessing tools. The tools used allowed the crossing of cartographic bases to the area classification by environmental fragility levels segregating the area in five levels of fragility, ranging from very weak to very strong. This type of study has practical application, since it provides a broad overview of the study area and serves as a tool for planning geared to sustainable development, and application of conservation practices.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Souza, Daiana Fernandes de, and Tania Regina dos Santos Soares. "IDENTIFICAÇÃO DE SEXO E IDADE ÓSSEA UTILIZANDO TÉCNICAS DA ANTROPOLOGIA FÍSICA." Arquivos do Mudi 23, no. 3 (2019): 512–35. http://dx.doi.org/10.4025/arqmudi.v23i3.51575.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Azevedo, A. V. S., M. V. S. Ribeiro, M. T. S. Fonseca, T. A. S. Gusmão, and R. P. Gusmão. "Avaliação física, físico-química e sensorial de cookies enriquecidos com farinha de açaí." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 10, no. 5 (December 27, 2015): 49. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v10i4.3539.

Full text
Abstract:
<p class="WW-Estilopadro">Os biscoitos apresentam grande consumo, longa vida de prateleira e boa aceitação, e nos dias atuais têm sido formulados com a intenção de torná-los mais nutritivos para a melhoria da qualidade da dieta dos consumidores. O açaí apresenta alto teor de antocianinas e alto valor energético, sendo rico em fibras, vitamina E, proteínas, minerais e ácidos graxos essenciais como Ômega-6 e Ômega-9. O objetivo deste estudo foi elaborar biscoitos tipo cookies utilizando diferentes concentrações de farinha de açaí, avaliar suas características físicas, físico-químicas e a sua aceitação sensorial. A partir de uma formulação padrão, foram adicionados 100 g (FA), 80 g (FB) e 60 g (FC) de farinha de açaí totalizando três amostras. Avaliaram-se os biscoitos quando à umidade, cinzas, pH, acidez, cor e textura. Os testes sensoriais foram realizados com 50 julgadores não treinados, utilizando uma escala hedônica para avaliação dos atributos bem como o teste de intenção de compra. Não houve diferença significativa entre as diferentes formulações de cookies quando ao conteúdo de cinzas e para o parâmetro de textura fraturabilidade. A formulação A apresentou um valor muito elevado no parâmetro dureza (28,81 N) e uma coloração muito escura (L* 43,97).<strong> Os resultados da análise sensorial demonstraram satisfatória a aceitação do cookies com farinha de açaí, apresentado escores acima de 6,0 em relação a todos os atributos. A formulação B apresentou melhor escore para a intenção de compra e foi caracterizado pelos parâmetros sabor e aroma na análise de componentes principais</strong>, apresentando os melhores resultados para os parâmetros estudados.</p><p class="WW-Estilopadro" align="center"><strong><em>Evaluation of physical, physico-chemical and sensory of cookies with added acai flour</em></strong></p><p><strong>Abstract</strong><strong>: </strong>The cookies have great consumption, long shelf life and good acceptance, and nowadays have been formulated with the intention of making them more nutritious for improving the quality of the diet of consumers. Acai has a high content of anthocyanins and high energy value, being rich in fiber, vitamin E, protein, minerals and essential fatty acids like Omega-6 and Omega-9. The purposes of the present study was to create formulations of cookies by using different concentrations of flour acai, as well as to investigate their physical, physicochemical characteristics and sensory acceptance. From a standard formulation, was added 100 g (FA), 80 g (FB) and 60 g (FC) flour acai totaling three samples. We evaluated the cookies as to their moisture, ash, pH, acidity, color and texture. The sensory tests were conducted with 50 non-trained panelists, and a hedonic scale was used to evaluate the overall acceptance and attributes, purchase attidute was also investigated. There was no significant difference among the different formulations of cookies, where the contents of ash and the parameter fracturability texture. Formulation A showed a very high value in hardness parameter (28.81 N) and a very dark color (L* 43.97). The results of sensory evaluation showed satisfactory acceptance of cookies with acai flour, presented scores above 6.0 for all the attributes. The formulation B had higher scores for purchase intent and was characterized by flavor and aroma parameters in the principal component analysis and showed better results for the studied parameters.<strong></strong></p><p><strong> </strong></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Martelli, Anderson, and Lucas Rissetti Delbim. "Arborização Urbana: Percepção dos Acadêmicos de Educação Física da Faculdade FMG Mogi Guaçu - SP." Journal of Health Sciences 19, no. 3 (December 6, 2017): 154. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n3p154-159.

Full text
Abstract:
O crescimento e urbanização das cidades têm incitado sérios danos à condição ambiental, bem como consideráveis prejuízos econômicos, nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnsociais e de qualidade de vida das pessoas. Os efeitos benéficos das áreas arborizadas, que privilegiam a prática de atividades físicas sempre foram inerentes à melhoria da qualidade de vida e bem-estar social. O objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo descritivo frente à percepção dos acadêmicos de Educação Física da Faculdade FMG, município de Mogi Guaçu–SP quanto à arborização existente no perímetro urbano e se este tipo de vegetação favorece a prática de atividades físicas e qualidade de vida da população. Participaram desta pesquisa cinquenta e seis estudantes do primeiro ao quarto período desse curso. A pesquisa foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada através da aplicação de um questionário, sendo observada uma percepção positiva da arborização urbana entre os acadêmicos. Está bem estabelecida a função exercida pela arborização na redução do calor gerado no ambiente urbano, redução da insolação, evapotranspiração, redução da velocidade dos ventos e os resultados indicam que a arborização urbana é um importante fator na melhoria das condições ambientais das cidades, favorecimento da prática de exercícios físicos e qualidade de vida de seus habitantes.Palavras chave: Urbanização. Educação Física e Treinamento. Qualidade de Vida.AbstractThe growth and urbanization of cities have prompted serious damage to environmental conditions, as well as considerable economic, social losses and quality of life. The beneficial effects of wooded areas that emphasize physical activity have always been involved in improving the quality of life and social well-being. The aim of this study was to perform a descriptive study before the Scholars’ perception of of Physical Education Faculty FMG, municipality of Guaçu-SP Mogi regarding the existing trees within the city limits and if this type of vegetation promotes physical activity and the population’s quality of life. The study gathered 56 students from the first to the fourth quarter of this course. The survey was carried out using a semi-structured interview through the application of a questionnaire, and observed a positive perception of urban forestry among the scholars. It is well established the function performed by afforestation in reducing the heat generated in the urban environment, reducing insolation, evapotranspiration, reduced wind speeds and the results indicate that urban forestry is an important factor in the improvement of environmental conditions in cities, favoring physical exercise and quality of life of its inhabitants.Keywords: Urbanization. Physical Education and Training. Quality of Life.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Santos, Luiz Anselmo Menezes, and Viviane Menezes Vidal. "O ESTRESSE DO PROFESSOR: estudo acerca da corporeidade em profissionais da educação básica." InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade 3, no. 10 (January 24, 2018): 280. http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p280-303.

Full text
Abstract:
TEACHER OF STRESS: study about corporality in professionals of basic educationEL ESTRÉS DEL PROFESOR: estudio acerca de la corporeidad en profesionales de la educación básicaO presente estudo tem como objetivo investigar como professores que atuam no ensino fundamental da educação básica da rede pública de Aracaju lidam com os fatores estressantes no exercício da docência como: a falta de reconhecimento profissional, poucas horas de descanso, má alimentação, insatisfação, tensão, ansiedade, dentre outros problemas que ocasionam a elevação do nível de estresse, chegando ao esgotamento físico. Para tanto, realizamos uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, com a utilização de questionários e registro das condições de trabalho, com o intuito de saber qual a visão de corpo dos docentes e como eles percebem sua corporeidade. A partir do que constatamos na análise dos dados, pode-se concluir que os resultados são relevantes, já que a maioria dos pesquisados reclamam das condições de trabalho, da má remuneração, sentem desgaste físico constante, sentem o corpo cansado, dolorido, pesado ou tenso. Poucos fazem alguma atividade física, sentem-se pessoas estressadas, não conhecem nenhum método de relaxamento. Portanto, pode-se concluir que a maioria dos professores investigados apresentam os fatores estressantes descritos na literatura, bem como demonstram possuir diferentes visões de corpo, prevalecendo ainda uma concepção psicofísica, dualista e mecânica do corpo.Palavras-chave: Corporeidade; Docência; Estresse Ocupacional; Educação Básica.ABSTRACTThis study aims to investigate how teachers working in elementary school of basic education Aracaju from public deal with the stressors in the teaching profession as the lack of professional recognition, a few hours of rest, poor diet, dissatisfaction, stress , anxiety, among other problems that cause the high level of stress, even to exhaustion. Thus, we performed a descriptive, qualitative approach, using questionnaires and record of working conditions, in order to know which body view of teachers and how they perceive their corporeality. From what we see in the data analysis, it can be concluded that the results are relevant, since the majority of respondents complain about working conditions, poor pay, feel constant physical stress, feel the body tired, aching, heavy or tense. Few do some physical activity, they feel stressed people do not know any method of relaxation. Therefore it can be concluded that most teachers investigated presents stressful factors described in the literature and shown to possess different body views, still prevailing psychophysical design, dualistic and streamlined body.Keywords: Corporality; Teaching; Occupational Stress; Burnout.RESUMENEl presente estudio tiene como objetivo investigar cómo los profesores que actúan en la enseñanza fundamental de la educación básica de la red pública de Aracaju lidian con los factores estresantes en el ejercicio de la docencia como: la falta de reconocimiento profesional, pocas horas de descanso, mala alimentación, insatisfacción, tensión, ansiedad, entre otros problemas que ocasionan la elevación del nivel de estrés, llegando al agotamiento físico. Para ello, realizamos una investigación descriptiva, de abordaje cualitativo, con la utilización de cuestionarios y registro de las condiciones de trabajo, con el fin de saber cuál es la visión de cuerpo de los docentes y cómo perciben su corporeidad. A partir de lo que constatamos en el análisis de los datos, se puede concluir que los resultados son relevantes, ya que la mayoría de los encuestados reclaman de las condiciones de trabajo, de la mala remuneración, sienten desgaste físico constante, sienten el cuerpo cansado, dolorido, pesado o pesado (En inglés). Pocos hacen alguna actividad física, se sienten personas estresadas, no conocen ningún método de relajación. Por lo tanto, se puede concluir que la mayoría de los profesores investigados presentan los factores estresantes descritos en la literatura, así como demuestran poseer diferentes visiones de cuerpo, prevaleciendo aún una concepción psicofísica, dualista y mecánica del cuerpo.Palabras clave: Corporeidad; Docencia; Estrés Ocupacionales; Educación Básica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Souza, Danilo Almeida, and Catharina Varandas Alves Cunha. "FÍSICA NUCLEAR NO ENSINO MÉDIO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE CTS." Ensino em Foco 1, no. 2 (September 3, 2018): 44–54. http://dx.doi.org/10.55847/ef.v1i2.492.

Full text
Abstract:
Muitas são as ações direcionadas a propor um ensino de física contextualizado que dialogue com os interesses do público escolar; a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) incorporada a alguns currículos entre as décadas de 60 e 70 traz características nesse sentido ao propor um ensino que vislumbre a ciência como algo acessível ao grande público, possibilitando-os a opinar e emitir juízo de valor acerca de questões ligados a ciência e tecnologia que influencia diretamente na estrutura da sociedade. Este artigo aponta um caminho de contextualização do ensino de física através da abordagem CTS, condensados numa sequência didática organizada em II etapas para o tratamento do tema Física Nuclear. A sequência foi construída a partir dos princípios norteadores que definem um currículo CTS, agregando em termos de conteúdo na sua Etapa I, discussões introdutórias sobre matrizes energéticas - energia nuclear no Brasil e no mundo seguido da sistematização do conteúdo através de aula expositiva dialogada (onde o professor/ mediador explicará desde os processos físicos envolvidos na produção de energia nuclear até as diferenças entre as usinas nucleares e riscos de acidentes). Para etapa II, o foco está em proporcionar um momento de reflexão coletiva através de um paralelo entre usinas hidrelétricas e nucleares, tendo como meta contribuir na construção de caminhos devidamente fundamentados para tomada de decisão acerca de uma dessas opções no contexto nacional. A proposta de aula, condensada neste artigo, contribui na disponibilização de material didático do tema de Física Nuclear para docentes da educação básica, bem como apresenta-se como de fundamental importância na formação do aluno-cidadão que seja capaz de opinar e emitir juízo de valor sobre questões do seu cotidiano alinhado a temas sobre ciência e tecnologia; tal ação agrega significado ao ensino da física extrapolando a memorização de equações e solução de problemas como comumente é disseminado em muitas escolas do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Kovalski, Bianca Setra, Letícia Gonçalves Vergel, Fernanda Diório Masi Galhardo, Simone Fernandes Davi Marques, Aline Maria Heidmann, and Eduardo Selan Lopes Gonçales. "Physical capacity assessment in patients hospitalized with COVID-19 diagnose." Fisioterapia e Pesquisa 29, no. 2 (August 2022): 216–22. http://dx.doi.org/10.1590/1809-2950/22005029022022en.

Full text
Abstract:
ABSTRACT SARS-CoV-2 infection can cause severe acute respiratory syndrome (SARS), leading to hypoxemia. Physical capacity assessment can be performed before hospital discharge using submaximal exercise testing. This study sought to assess physical capacity and exercise tolerance with the six-minute step test (6MST) in hospitalized COVID-19 patients who required oxygen (O2) support during hospitalization. A prospective, interventional study was conducted with patients aged from 18 to 90 years who required oxygen therapy during hospitalization. Assessment was performed using Perme Score, followed by the 6MST tests, assessing the peripheral oxygen saturation (SpO2), heart rate (HR), blood pressure (BP), and subjective exertion perception by Borg Scale, before and immediately after the 6MST. A total of 31 patients, with a mean age of 51.9 years, were evaluated. Nasal cannula (NC) was the most used device (64.5% of patients). Regarding HR, BP, and Borg Scale, their mean value increased after 6MST. SpO2 showed a lower mean value after 6MST. Out of the 86.9% of patients who completed the test, 48.3% completed it with interruptions, and 12.9% had to suspend it. The 6MST was able to assess physical capacity and exercise tolerance, proving to be an effective tool for evaluating COVID-19 patients.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Souza, Jerusa Mônica de Abreu, Rafael da Silva Mattos, José Silvio de Oliveira Barbosa, Maria Lúcia Cavalieri, Renata Costa de Oliveira, and Madel Therezinha Luz. "As representações da relação exercício físico e saúde de servidores públicos." Caderno de Educação Física e Esporte 11, no. 2 (June 1, 2014): 35–48. http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2013.v11.n2.p35.

Full text
Abstract:
O propósito deste estudo foi identificar, a partir do referencial teórico-metodológico das representações sociais, percepções e modos de expressão da relação “exercício físico e saúde”, tendo por base de estudo 11 alunos participantes do Projeto Exercício Físico e Promoção da Saúde para Servidores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Procuramos relacionar tais percepções, representações e modos de expressão com as dimensões do conceito de saúde. Com opção metodológica qualitativa, a coleta dos dados foi realizada através de entrevista semiestruturada e através de desenhos. Os dados foram agrupados em unidades temáticas (dimensões do conceito de saúde). Concluímos que a totalidade dos entrevistados percebe a relação exercício físico e saúde de forma positiva, destacando-se a melhora da resistência física traduzida por melhor desempenho de suas atividades diárias. Além disso, outras dimensões dessa relação também foram percebidas na fala dos sujeitos deste estudo, tais como as dimensões social, emocional, profissional e intelectual.AbstractThe purpose of this study was to identify, from the theoretical and methodological principles of the social representations, perceptions of the relationship between physical exercise and health of 11 users of Physical Exercise and Health Promotion Program to Servants from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). It intended to relate these perceptions with dimensions of the health’s concept. Data were acquired using semi-structured interview and users also made pictures about this question. Data were classified in topics (dimensions oh the health’s concept). We concluded that all subjects realize how positive physical exercise-health relationship is, emphasizing a better physical endurance, showed by a better performance on their daily activities. Furthermore, other dimensions of this relationship were also noticed in their speeches during the interviews, such as social, emotional, professional and intellectual dimensions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Silva, Sebastião Ribeiro da, João Guilherme Cren Chiminazzo, and Paula Teixeira Fernandes. "Motivação na educação física escolar: Teoria da Autoderminação." Caderno de Educação Física e Esporte 19, no. 1 (February 2, 2021): 11–17. http://dx.doi.org/10.36453/cefe.2021191.a25985.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A escola representa um dos principais espaços educacionais para a sociedade atual e tem significativa reponsabilidade frente ao ensino. Sabe- se que a motivação é um dos aspectos importantes para influenciar os alunos na busca pelo conhecimento.OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo avaliar a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física, com base na Teoria da Autodeterminação (TAD). MÉTODOS: Participaram do estudo 174 alunos do ensino médio, de ambos os sexos, de escola pública e particular, por meio de dois questionários: Percepção de Lócus de Casualidade e Questionário das Necessidades Psicológicas Básicas.RESULTADOS: No geral, os resultados apontaram altos níveis de satisfação das necessidades de autonomia, competência e relações interpessoais. Sobre as formas de regulação da motivação, a análise identificou altos escores no comportamento autodeterminado, e baixos escores no comportamento menos autodeterminado. Na comparação por sexo, os homens apresentaram pontuações maiores nas três necessidades psicológicas básicas, regulação identificada e motivação intrínseca. Na comparação por instituição, os dados mostraram que os alunos da escola particular são mais motivados que os alunos da escola pública.CONCLUSÃO: Conclui-se, no geral, que os alunos estão motivados para participar das aulas de Educação Física, mas é importante buscar alternativas para melhorar a motivação das estudantes mulheres e dos alunos de escolas públicas.Motivation in school physical education: Theory of Self-DeterminationABSTRACTBACKGROUND: The school represents one of the main educational spaces for today’s society and has a significant responsibility towards teaching. It is known that motivation is one of the important aspects to influence students in the search for knowledge.OBJECTIVE: The present study aimed to assess students’ motivation in Physical Education classes, based on the Theory of Self-Determination (TSD).METHODS: The study included 174 high school students, of both sexes, from public and private schools, were evaluated using two questionnaires: Perceived Locus of Casualty and Questionnaire of Basic Psychological Needs. RESULTS: In general, the results showed high levels of satisfaction of the needs for autonomy, competence and interpersonal relationships. Regarding the forms of regulation of motivation, the analysis identified high scores for self-determined behavior, and low scores for less self-determined behavior. In the comparison by sex, men had higher scores on the three basic psychological needs, identified regulation and intrinsic motivation. In the comparison by institution, the data showed that students from private schools are more motivated than students from public schools.CONCLUSION: It is concluded, in general, that students are motivated to participate in Physical Education classes, but it is important to look for alternatives to improve the motivation of female students and public school students.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Jiménez-Ochoa, Jessica P., Yeison F. Barrios-Rodríguez, Andrés F. Bahamón-Monje, and Nelson Gutiérrez-Gúzman. "Physicochemical and sensory characteristics of dehydrated coffee pulp in function of drying temperature." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 26, no. 12 (December 2022): 894–900. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v26n12p894-900.

Full text
Abstract:
ABSTRACT Currently, the use of coffee pulp to prepare infusions is being studied based on its antioxidant properties. The objective of this study was to evaluate the effect of drying temperature on the chemical properties of dehydrated coffee pulp to characterize the coffee pulp beverage in single-dose capsules physically and sensorially after being subjected to three thermal treatments (CT, natural drying; T50, oven drying at 50°C; T60, oven drying at 60°C). Chemical characterization of the dehydrated pulp was performed using Fourier transform infrared spectroscopy analysis (ATR-FTIR) and liquid chromatography (HPLC). Next, physical and sensorial characterization of the beverage was performed to determine the soluble solids (SS), pH, titratable acidity, and color. On the other hand, this beverage was evaluated sensorially. Principal component analysis was performed on the data from the FTIR spectral ranges of 1,800-650 cm-1. Physicochemical and sensory results were analyzed using ANOVA. The chemical, physical, and sensory behavioral results allowed the identification of T60 as a viable processing treatment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

F. Portes Junior, José Airtón. "MATRIZ DE REFERENCIA PARA AVALIAÇÃO COGNITIVA NA DIMENSÃO SOCIOCULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR." International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología. 1, no. 1 (September 10, 2016): 191. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v1.362.

Full text
Abstract:
Abstract:REFERENCE MATRIX FOR COGNITIVE EVALUATION ON THE SOCIO-CULTURAL DIMENSION OF PHYSICAL EDUCATION IN SCHOOLHistorically, physical-sporting aspects in the discipline of Physical Education formed the basis of content, teaching practices and general assessment of this curriculum component. However, cognitive learning content on the socio-cultural dimension of bodily practices has become relevant to teaching and assessment methods, the latter expressed both in the context of the classroom and in large-scale assessments. Objective: The study aims to develop and validate a reference matrix for the large-scale evaluation of the socio-cultural dimension of Physical Education content in Elementary School (9th grade). Methodology: A questionnaire based on the learning objectives of Physical Education in Elementary School as stipulated by the National Curriculum Parameters of Brazil (1998) was administered to 232 teachers and researchers in Physical Education in Elementary School (from 6th to 9th grade). The group of respondents, selected from 5 regions of Brazil, had a professional distribution of 57.3% teachers and doctors and 42.7 % graduates and specialists. We conducted exploratory factor analysis using SPSS v.22.0. Results: The results indicate that 1) the study had an adequate sample (KMO=0.925; BST≤0.01) 2) the 15 items had satisfactory explanation (commonality ≥ 0.5), 3) satisfactory total variance explained (71.46%) , 4) there were 3 extracted factors: a) educational and popular Sports games, b) Sports, fights and gymnastics, and c ) dances; 5) there was high internal consistency with values above 0.9. Conclusions: It is argued that the detailed reference matrix can help teachers and researchers in Physical Education in Elementary School (9th grade) to cognitively assess learners for content on the socio-cultural dimension of bodily practices.Keywords: Cognitive assessment, Physical Education, socio-cultural dimension.Resumo:Historicamente, a disciplina de Educação Física escolar teve como referencia os aspectos físico-esportivos como conteúdos, práticas de ensino e avaliação desse componente curricular. No entanto, a aprendizagem cognitiva dos conteúdos numa perspectiva sociocultural das práticas corporais tem adquirido relevância nas práticas de ensino e de avaliação, sendo esse último tanto no contexto de sala de aula quanto nas avaliações em larga escala. Objetivo: O estudo tem por objetivo o desenvolvimento e validação uma matriz de referencia para avaliação em larga escala na dimensão sociocultural dos conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental (9º ano). Metodologia: Os objetivos de aprendizagem da Educação Física no Ensino Fundamental dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) foram as referencias para a elaboração de um questionário aplicado a 232 professores e pesquisadores em Educação Física no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) das 5 regiões do Brasil, sendo 57,3% mestres e doutores e 42,7% graduados e especialistas. Realizamos análise fatorial exploratória usando o SPSS v.22.0. Resultados: os resultados indicam que 1) o estudo apresentou amostra adequada (KMO=0,925; BST≤0.01), 2) os 15 itens tiveram explicação satisfatória (comunalidades ≥0,5), 3) satisfatória variância total explicada (71,46%), 4) 3 fatores extraídos: a) Esporte educacional e jogos populares, b) Esportes, lutas e ginásticas, e c) Danças; 5) alta consistência interna com valores de acima de 0,9. Conclusões: Discute-se que a matriz de referencia elaborada pode auxiliar os professores e pesquisadores em Educação Física no Ensino Fundamental (9º ano) a avaliarem cognitivamente os discentes em relação aos conteúdos na dimensão sociocultural das práticas corporais.Palavras chaves: Avaliação cognitiva, Educação Física escolar, Dimensão sociocultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Borges, Juliana Rosa Alves, and Sandro Rogério Vargas Ustra. "Análise da prática pedagógica e o desenvolvimento da argumentação em aulas de física." Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática 5, no. 1 (April 30, 2021): 152–75. http://dx.doi.org/10.33238/rebecem.2021.v.5.n.1.26090.

Full text
Abstract:
Resumo: A habilidade de argumentar é essencial ao cidadão contemporâneo. Apesar de trabalhada de forma pouco criteriosa em sala de aula, apresenta papel central no processo de aprendizagem em Física. Destarte, nosso propósito principal neste estudo foi apurar aspectos relevantes no desenvolvimento da argumentação no ambiente do Ensino por Investigação em aulas de Física. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou princípios da pesquisa-ação tendo como alvo uma melhor qualidade para a interação professor/aluno. As atividades didáticas foram desenvolvidas em grupos pelos estudantes e o processo de investigação contou com a monitoria docente. Os dados foram coletados no diário da prática pedagógica, utilizando-se para sua compreensão elementos da Análise de Conteúdo. Destacamos a consolidação do protagonismo estudantil e da qualidade argumentativa nesse contexto do Ensino por Investigação.Palavras-chave: Argumentação; Ensino de Física; Ensino por Investigação. Analysis of pedagogical practice and the development of argumentation in physics classes Abstract: The ability to debate is an essential quality for the contemporary citizen. Although worked in a non-judicious way in the classroom, it plays a central role in the Physics learning process. Our main purpose in this research was to investigate the relevant aspects in argumentation development in the Teaching per Inquiry environment in physics classes. In this qualitative research, we used research-action principles having as purpose a better teacher/student interaction. There were applied didactic activities in the students group and the investigation process included monitoring by the teacher. Data were collected in the pedagogical practice diary, using elements of Content Analysis for their understanding. We highlight the consolidation of the students’protagonism and of the argumentative quality in this context on Teaching per Inquiry. Keywords: Argumentation; Physics teaching; Teaching per Inquiry.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Rodrigues Calil, Renan, Julio Cesar Rezende de Carvalho, Luca Leão de Araújo, Antônio Alves de Castro Neto, and Carlos Alberto Rangearo Peres. "IMPORTÂNCIA DA COENZIMA Q10 NO COMBATE AOS RADICAIS LIVRES DURANTE A PRÁTICA FÍSICA." Revista de Patologia do Tocantins 10, no. 2 (September 6, 2023): 104–8. http://dx.doi.org/10.20873/10.20873/uft.2446-6492.2023v10n21p104.

Full text
Abstract:
Introdução – A coenzima Q10, também conhecida como ubiquinona, é uma substância encontrada naturalmente no corpo humano e em muitos alimentos. Ela desempenhou um papel crucial no processo de produção de energia nas células, apresentou-se como um cofator essencial nas mitocôndrias, como "usinas de energia" das células. Ela atua como uma espécie de "transportadora" de elétrons, auxiliando na conversão de nutrientes em energia na forma de adenosina trifosfato (ATP). Metodologia – Esse estudo de revisão da literatura foi desenvolvido por busca de artigos indexados, estudos longitudinais, transversais e ensaios clínicos, no qual foram encontrados 100 artigos no período de 2008 a 2022. Resultados – foram encontrados um total de 100 artigos sendo 50 da base de dados PubMed MEDLINE, 20 SciELO, 18 CDSR e 12 BVS. Após leitura do título e ou resumo um total de 5 estudos foram selecionados para a revisão sistemática. Conclusão – A Coenzima Q10, como visto, tem papel fundamental em se tratando da prática de atividades físicas uma vez que possui função antioxidante, reduz a lesão muscular, retarda aa fadiga e melhora no desempenho esportivo. Palavras-chave: COENZIMA Q10. RADICAL LIVRE. ATIVIDADE FÍSICA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Huran Araújo, Alexandra, Mateus Dias Antunes, José Roberto Andrade do Nascimento Júnior, Paolo Marcello Da Cunha Fabro, and Daniel Vicentini de Oliveira. "Informações dos profissionais de educação física em programa de exercícios físicos para indivíduos com condromalácia patelar." Caderno de Educação Física e Esporte 15, no. 2 (December 8, 2017): 115–20. http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2017.v15.n2.p115.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi investigar informações de profissionais de Educação Física sobre a prescrição de exercício físico para portadores de condromalácia patelar. Trata-se de um estudo transversal. A amostra foi composta por 50 profissionais de Educação Física, atuantes em salas de musculação de academias no município Maringá - PR. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado pelos próprios autores, composto por questões referentes a dados sociodemográficos, conhecimento clínico sobre condromalácia patelar e sobre exercícios físicos para portadores da doença. A análise foi realizada mediante uma abordagem de estatística descritiva. Para a apresentação dos resultados, foi utilizado frequência e percentual para as variáveis categóricas e, média e desvio-padrão para as variáveis numéricas. Dos profissionais participantes, prevaleceu egressos de instituição privada do sexo feminino (64%) com idade de 26 a 30 anos (46%). A maioria dos profissionais tinha se formado há 5 anos (86%), não cursou outra graduação (86%) ou especialização (74%), tiveram algum conteúdo sobre condromalácia patelar durante a graduação (54%), foi apontada como uma patologia do joelho (82%), sendo o músculo quadríceps femoral o principal músculo envolvido na patologia (78%), e 80% dos participantes reconheceram as fibras oblíquas do músculo vasto medial têm como medializadora da patela. Grande parte dos profissionais de Educação Física que atuam nas salas de musculação das academias do município de Maringá, relataram ter tido na graduação informações sobre condromalácia patelar, possuem conhecimento básico da patologia e dos cuidados que ela exige.ABSTRACT. Information of professionals of physical education in program of physical exercises for individuals with patelar condromalácia. The aim of this study was to investigate information from Physical Education professionals about the prescription of physical exercise for patients with patellar chondromalacia. This is a cross-sectional study. The sample consisted of 50 Physical Education professionals, who worked in gym rooms in Maringá - PR. Data collection was performed through a questionnaire semi-structured by the authors, consisting of questions regarding sociodemographic data, clinical knowledge about patellar chondromalacia and about physical exercises for patients with the disease. The analysis was performed using a descriptive statistics approach. For the presentation of the results, frequency and percentage were used for the categorical variables and, mean and standard deviation for the numerical variables. Of the professionals participating, there was a prevalence of female students (64%) aged 26 to 30 years (46%). Most of the professionals had graduated 5 years (86%), did not attend another undergraduate (86%) or specialization (74%), had some content on patellar chondromalacia during graduation (54%), was knee (82%), the quadriceps femoris muscle being the main muscle involved in the pathology (78%), and 80% of the participants recognized the oblique fibers of the vastus medialis muscle as mediating the patella. Most of the Physical Education professionals who work in the gymnasium rooms of the municipalities of Maringá, reported having undergraduate information about chondromalacia patelar, have basic knowledge of the pathology and the care it requires.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Duarte, Táila Raquiélli Amaro, Renata Carvalho Gomes dos Santos, Catiana Leila Possamai Romanzini, and Marcelo Romanzini. "Relação entre o suporte social e a prática de atividade física no lazer em trabalhadores." Caderno de Educação Física e Esporte 11, no. 2 (March 14, 2014): 27–34. http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2013.v11.n2.p27.

Full text
Abstract:
O sucesso de estratégias intervencionistas voltadas à promoção da atividade física perpassa pelo entendimento dos fatores determinantes deste comportamento. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi verificar as possíveis associações entre o suporte social e a prática de atividade física no lazer em adultos. Trata-se de um estudo transversal conduzido em 227 adultos (152 homens) com idade entre 18 e 65 anos, selecionados de uma empresa localizada na cidade de Londrina/PR. Informações sobre a atividade física no lazer foram obtidas por meio do Questionário Internacional de Atividade Física (versão longa). Foram considerados ativos os sujeitos que relataram uma quantia mínima de 150 minutos semanais em caminhadas (CAM) ou em atividades físicas de intensidades moderadas a vigorosas (AFMV). O suporte social foi determinado por meio da Escala de Suporte Social para Atividades Físicas. Análises de regressão de Poisson brutas e ajustadas (sexo, idade, estado civil e escolaridade) foram utilizados para testar as associações entre o suporte social recebido de familiares ou amigos e CAM e AFMV. A maioria dos sujeitos relataram nunca ter recebido suporte social de familiares e amigos para a prática de CAM e AFMV. Análises brutas e ajustadas revelaram que o suporte social foi significante e positivamente associado à AFMV (P < 0,01). A probabilidade de ser ativo no lazer foi 75% maior nos indivíduos que receberam suporte social de amigos (RP = 1,75; IC95% = 1,09 – 2,81) e 124% maior entre aqueles que receberam suporte social de forma combinada (família e amigos) (RP = 2,24; IC95% = 1,55 – 3,25). O suporte social não foi associado à prática de CAM (P = 0,75). Em conclusão, o suporte social parece se constituir como um correlato da prática de AFMV. O apoio de amigos e familiares pode se constituir como uma importante ferramenta para a promoção da atividade física em adultos.AbstractThe success of interventional strategies aimed at promoting physical activity passes by the understanding of the determinant factors of this behavior. Thus, the aim of this study was to investigate possible associations between social support and the practice of leisure-time physical activity among adults. This is a cross-sectional study conducted with 227 adults (152 men) aged between 18 and 65 years, selected from a company located in the city of Londrina/PR. Information on leisure-time physical activity were obtained using the International Physical Activity Questionnaire (long version). Subjects who reported a minimum amount of 150 minutes per week on walks (WAL) or moderate to vigorous physical activities (MVPA) were considered active. Social support was determined using the Social Support Scale for Physical Activities. Crude and adjusted Poisson regression analyses (gender, age, marital status and educational level) were used to test associations between social support received from family or friends and WAL and MVPA. Most subjects reported never having received social support from family and friends to practice WAL and MVPA. Crude and adjusted analyses revealed that social support was significantly and positively associated with MVPA (P < 0.01). The probability of being active in leisure-time was 75% higher in subjects who received social support from friends (PR = 1.75, CI 95% = 1.09 - 2.81) and 124 % higher among those who received social support in combination (family and friends) (PR = 2.24, CI 95% = 1.55 - 3.25). Social support was not associated with the practice of WAL (P = 0.75). In conclusion, social support seems to be correlated with the practice of MVPA. The support from family and friends can be an important tool for promoting physical activity in adults.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Dias, Arieli Fernandes, Vanilson Batista Lemes, Caroline Brand, Júlio Brugnara Mello, Anelise Reis Gaya, and Adroaldo Cezar Araujo Gaya. "Associação entre estrutura da escola com a atividade física na aula de educação física e no recreio." Brazilian Journal of Kinanthropometry and Human Performance 19, no. 2 (May 28, 2017): 164. http://dx.doi.org/10.5007/1980-0037.2017v19n2p164.

Full text
Abstract:
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1980-0037.2017v19n2p164 The aim of this study was to verify the association between the characteristics of the school structure and the physical activity of students in the physical education class and school recess. This is an association study with quantitative approach. The random sample is composed of 176 schoolchildren (71 boys and 105 girls) from 10 schools of the city of Passo Fundo-RS, Brazil. Physical activity was evaluated with a pedometer, after which the average number of steps in the physical education class and school recess was calculated. The characteristics of the school structure were evaluated by direct observation, with the audit tool in the school. Data were analyzed using descriptive statistics, independent t-test and generalized linear regression. The mean number of steps among boys was higher when compared to girls in the physical education class (t=3.478, p<0.001, d cohen=0.62) and in the school recess (t=2.537, p<0.01; d cohen=0.45). The number of steps in physical education class was not associated with the characteristics of the school structure. In the school recess, an inverse association was found, where boys enrolled in schools with regular quality structure performed on average 208.04 (95%CI=16.44/399.65; p=0.03) steps when compared to boys enrolled in schools with good quality structure. Schools that have bigger and/or better structure do not necessarily influence adolescents in the practice of physical activity in school recess and physical education classes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

De Camargo, Cláudio Natanael, Juliane De Lima, Marcelo Eduardo Corrêa, Pedro Luiz Fiuza Seninski, Jéssica Da Cruz, Viviane Eloisa Bini, Luiz Alfredo Braun Ferreira, and Wagner Menna Pereira. "Effects of warm-up and stretching on the peak torque using electromyography - A randomized controlled clinical trial." Manual Therapy, Posturology & Rehabilitation Journal 18 (September 3, 2020): 1–5. http://dx.doi.org/10.17784/mtprehabjournal.2020.18.717.

Full text
Abstract:
Introdução: A força muscular é definida como a capacidade de gerar rácios e torques máximos. Para que a musculatura atinja uma contração isométrica voluntária (CIVM), é necessária uma preparação da musculatura em movimento longitudinal, resultando em aumento da amplitude de movimento. O aquecimento é popularmente utilizado na prática de atividade física, física e física e física e muscular, levando o sistema cardiovascular a uma atividade motora mais eficaz. Para isso, é importante usar uma ferramenta de musculatura muscular para calcular a força da carga cardíaca. Objetivos: A força máxima (torque de torque) nos músculos posteriores da coxa e após um protocolo de aquecimento e alongamento. Materiais e métodos: Vinte e três (23) isolados saudáveis, de ambos os sexos, sem histórico de lesão musculoesquelética na lista menor, os seis últimos meses, com idade entre 18 e 33 anos, em que foram realizadas através da eletromiografia, e distribuídos de forma aleatória em Grupo controle ( n = 10), Grupo aquecimento (n = 6) e Grupo alongamento (n = 7). O grupo controle, foi apenas avaliado. Os outros dois grupos foram por 10 semanas em um período de 5 semanas, após isso foram reavaliados. O grupo warman, exercendo as atividades em uma esteira durante 15 minutos / com a mesma velocidade devendo atingir 70% de sua capacidade máxima. O grupo alongamento construído durante o treino de estática dos músculos posteriores da coxa durante 20 minutos / intervenção. Resultados:Aumento da significância do pico de torque dos músculos posteriores da coxa, no grupo aquecimento (p = 0,04), e redução significativa no grupo alongamento (p = 0,01), no grupo controle não foi diferente. 0,08) Conclusão : Concluiu-se que o exercício foi eficaz na força do pico de torque e força da musculatura dos posteriores da coxa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Farias, Joni Marcio de, and Ricardo Teixeira Quinaud. "Percepção das pessoas acerca do impacto dos parques no aumento da atividade física da comunidade." Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde 29 (June 20, 2024): 1–7. http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.29e0338.

Full text
Abstract:
The present study aimed to analyze the probability of people’s responses about the impact of parks on increasing physical activity in the community. Data was collected with park goers and a total of 427 participants responded to the structured questionnaire with a scale ranging from 1 (not at all) to 10 (totally). Data was analyzed using multilevel ordinal regression analysis considering the variability by gender, civil state, distance from the park, education, age group, living time in the city, time spent by the users in the park and wage. Participants presented similar probabilities of responses. There were found tendencies of lower impact of the parks in older (> 60 years old) and single people as well as in people living further from the parks (> 6 km). The high probabilities of responses were for values 8, 9 and 10. We can conclude people have a perception of the high impact of the parks on increasing physical activity in the community. This study contributes to encourage stakeholders to act in favor of public open spaces and to develop more action in the spaces that already exist.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Kupske, Juliedy Waldow, Fernanda Basílio Uggeri, Leticia Flores Trindade, Natascha Fill Izolan, Kalina Durigon Keller, Paulo Ricardo Moreira, and Rodrigo De Rosso Krug. "Relação da fragilidade com variáveis clínicas de pacientes com insuficiência renal crônica." Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem 11, no. 33 (March 29, 2021): 169–77. http://dx.doi.org/10.24276/rrecien2021.11.33.169-177.

Full text
Abstract:
Relacionar a fragilidade com variáveis clínicas de pacientes com Insuficiência Renal Crônica. Pesquisa transversal de caráter analítico, de abordagem quantitativa, com pacientes portadores de Insuficiência Renal Crônica em tratamento hemodialítico. Como instrumento de avaliação utilizou-se o prontuário físico funcional, e questionários para avaliação de fragilidade, função cognitiva, atividades de vida diária, depressão e atividade física no lazer, sendo os mesmos analisados por estatística descritiva e teste de correlação linear de Spearman, considerou-se p≤0,05. O aumento da fragilidade relacionou-se com o avanço da idade, com a redução da força de membros inferiores e da flexibilidade, além da redução da função cognitiva, dependência para a realização das atividades básicas de vida diária, bem como de sintomas depressivos. A fragilidade é uma síndrome frequente em paciente em HD, dessa forma, a avaliação e monitoramento das condições de saúde é essencial a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida a esta população.Descritores: Insuficiência Renal Crônica, Fragilidade, Hemodiálise. Relationship of fragility with clinical variables of patients with chronic kidney insufficiencyAbstract: To relate frailty with clinical variables of patients with Chronic Renal Failure. Cross-sectional research of an analytical character, with a quantitative approach, with patients with chronic renal failure undergoing hemodialysis. As an assessment instrument, the functional physical record and questionnaires were used to assess frailty, cognitive function, activities of daily living, depression and leisure-time physical activity, which were analyzed using descriptive statistics and Spearman's linear correlation test, considered up p≤0.05. The increase in frailty was related to advancing age, with the reduction of strength of the lower limbs and flexibility, in addition to the reduction of cognitive function, dependence for performing basic activities of daily living, as well as depressive symptoms. Frailty is a frequent syndrome in HD patients, so the evaluation and monitoring of health conditions is essential in order to provide a better quality of life for this population.Descriptors: Chronic Kidney Failure, Fragility, Hemodialysis. Relación de fragilidad con variables clínicas de pacientes con insuficiencia crónica de riñónResumen: Relacionar la fragilidad con las variables clínicas de pacientes con insuficiencia renal crónica. Investigación analítica transversal, con un enfoque cuantitativo, con pacientes con insuficiencia renal crónica sometidos a hemodiálisis. Como herramienta de evaluación, el registro físico funcional y los cuestionarios se utilizaron para evaluar la fragilidad, la función cognitiva, las actividades de la vida diaria, la depresión y la actividad física en el tiempo libre, que se analizaron mediante estadística descriptiva y la prueba de correlación lineal de Spearman arriba p≤0.05. El aumento de la fragilidad se relacionó con el avance de la edad, con la reducción de la fuerza de las extremidades inferiores y la flexibilidad, además de la reducción de la función cognitiva, la dependencia para realizar actividades básicas de la vida diaria, así como los síntomas depresivos. La fragilidad es un síndrome frecuente en pacientes con EH, por lo que la evaluación y el monitoreo de las condiciones de salud son esenciales para proporcionar una mejor calidad de vida a esta población.Descriptores: Insuficiencia Renal Crónica, Fragilidad, Hemodiálisis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Bulegon, Ana Marli, and Daiane Carla Casonatto. "Hipertexto sobre História da Ciência: recurso auxiliar para aulas de Física." Ciência e Natura 41 (October 4, 2019): e31. http://dx.doi.org/10.5902/2179460x33501.

Full text
Abstract:
This article reports a part of the research developed by the author in her dissertation, presented to the Professional Master’s Degree in Physics Teaching, in the year 2015. It presents an analysis of the use of Hypertext, inserted in Moodle, as Virtual Learning Environment (AVA). As an auxiliary resource for physics classes. The objective of this work was to verify the contributions of Hypertext, for Teaching Physics in the approach to the theme History of Science (HC). Participants of the study were the seventh-year students of the Physics Undergraduate Full Degree, Parfor modality, from a teaching institution in the city of Chapecó/SC. In the hypertext, links were used to access videos, simulations, texts, among others and the same was made available to participants in Moodle. As a final result, it was possible to verify the motivation of the participants to seek more knowledge about the theme of History of Science besides learning ways of using ICT in Teaching Physics.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Gois, Francisca, Ricardo Catunda, Elvio Rubio Gouveia, João Martins, Emilia Devantel Hercules, and Adilson Marques. "Caracterização dos comportamentos de ensino, contexto de aula e atividade física em dois programas distintos de educação física (Caracterización de los comportamientos docentes, el contexto del aula y la actividad física en dos programas de educación físi." Retos, no. 38 (February 19, 2020): 379–84. http://dx.doi.org/10.47197/retos.v38i38.75854.

Full text
Abstract:
Resumo. O objetivo do estudo foi caracterizar as aulas de educação física (EF) em duas escolas secundárias com metodologias de trabalho distintas. Foram avaliadas 37 aulas de EF através do System for Observing Instruction Time e calculadas as proporções médias do tempo de aula de cada comportamento do professor, do aluno, das situações do contexto da aula e o nível de atividade física (AF) proporcionado. As comparações entre escolas foram efetuadas por meio do teste T-Student. Nas duas escolas os alunos passaram muito tempo em atividades sedentárias e uma menor proporção de tempo em atividade física moderada a vigorosa, 40,1% e 38,8% para a escola A e B, respectivamente. O contexto predominante na escola A foi de atividades para aptidão física (37.2%), apresentando diferenças significativas (p<.05) em relação à escola B (2%). Na escola B predominaram os jogos estruturados (62.5%). Os professores da escola A dedicaram mais tempo às instruções gerais (41.1%), enquanto os professores da escola B ficaram mais tempo em observação (42.2%). As metodologias distintas desenvolvidas pelas escolas proporcionaram aulas de EF com reduzidas proporções de AF em níveis adequados para obtenção de benefícios à saúde.Resumen. El objetivo del estudio fue caracterizar las clases de educación física (PE) en dos escuelas secundarias con diferentes metodologías de trabajo. Se evaluaron 37 clases de educación física a través de System for Observing Instruction Time y se calcularon las proporciones promedio de tiempo de clase para cada maestro, el comportamiento del alumno, las situaciones del contexto del aula y el nivel de actividad física proporcionada. Las comparaciones entre escuelas se realizaron mediante la prueba T-Student. En ambas escuelas, los estudiantes pasaron mucho tiempo en actividades sedentarias y una menor proporción de tiempo en actividad física moderada a vigorosa, 40.1% y 38.8% para la escuela A y B, respectivamente. El contexto predominante en la escuela A fue la actividad física (37.2%), con diferencias significativas (p <.05) en relación con la escuela B (2%). En la escuela B, predominaban los juegos estructurados (62.5%). Los maestros de la escuela A dedicaron más tiempo a la instrucción general (41.1%), mientras que los maestros de la escuela B dedicaron más tiempo a la observación (42.2%). Las diferentes metodologías desarrolladas por las escuelas proporcionaron clases de educación física con proporciones reducidas de actividades físicas en niveles adecuados para obtener beneficios para la salud.Abstract. This study aimed at characterizing physical education (PE) classes in two secondary schools with different working methods. One school (A) was more sport oriented, and the other implement traditional PE classes. Thirty-seven PE classes were assessed through the System for Observing Instruction Time and the average proportions of class time for each teacher and student behavior, class context, and levels of physical activity provided were calculated. Comparisons between schools were made using the Student T-test. In both schools students spent much time in sedentary activities and a smaller proportion of time in moderate to vigorous physical activity, 40.1% and 38.8% for school A and B, respectively. In school A, teachers devoted more time to physical fitness activities (37.2%), presenting significant differences (p <.05) compared to school B (2%). In school B, structured games were predominant (62.5%). School A teachers spent more time on general instructions (41.1%), while in school B teachers spent more time on observations (42.2%). The different methodologies developed by the two schools provided PE classes with reduced physical activity proportions at adequate levels for obtaining health benefits.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Ping, Na, and Hongyu Li. "PROJECTION OF FATIGUE AND NEUROMUSCULAR CHANGES CAUSED BY DIFFERENT EXCISES." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 28, no. 5 (October 2022): 565–68. http://dx.doi.org/10.1590/1517-8692202228052022_0061.

Full text
Abstract:
ABSTRACT Introduction: Athletes’ muscles can be weakened by fatigue caused by excessive activity. This limitation compromises their functional capacity and professional performance. The competition's performance correlates positively with muscular quality of function. The changes analysis caused by different athletic activities in muscle contraction by noninvasive tensiomyography reflects the functional state of the muscles. Still, no experiments are adapted to verify the fatigue risk level. Objective: Verify the possible relationship between exercise and neuromuscular fatigue using noninvasive tensiomyography. Methods: 90 athletes were randomly selected in weightlifting, badminton, and athletics sports. Maximum radial displacement, contraction, delay, duration, and relaxation time indices were collected. Muscle fatigue detection was based on the empirical mode decomposition modeling method with the Rogers sensitivity fluctuation rate. All values were collected in the rectus femoris muscle before and after the exercises. They were statistically treated and compared (P<0.05). Results: All athletes showed a decline in maximum radial displacement values after exercise. It reveals that their muscles are in a considerable state of tension, especially in the track and field group (from 8.57±3.42mm to 5.43±2.14mm). However, the slightest change in delay time was observed in the weightlifting group (16.21±4.15ms initial versus 18.34±3.27ms final). Conclusion: Through tensiomyography technology, it is possible to obtain a relationship between exercise and neuromuscular fatigue, analyzing the physical activity effects in a noninvasive way. Evidence Level II; Therapeutic Studies - Investigating the result.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Rodrigues, Graciela B., Kátia L. Maltoni, and Ana Maria R. Cassiolato. "Dinâmica da regeneração do subsolo de áreas degradadas dentro do bioma Cerrado." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 11, no. 1 (February 2007): 73–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662007000100010.

Full text
Abstract:
Realizou-se este trabalho com o objetivo de se avaliar as modificações ocorridas nas propriedades físicas e químicas do subsolo revegetado, em áreas degradadas dentro do bioma Cerrado e verificar qual das coberturas vegetais estudadas promoveu melhores condições para a recuperação do solo. A pesquisa foi conduzida em áreas degradadas remanescentes da construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, em Ilha Solteira (SP). O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado com cinco tratamentos e três repetições. Avaliaram-se: áreas em regeneração natural, áreas com braquiária, com Pinus sp., com solo exposto e cerrado (utilizado como controle). Foram avaliados: porosidade do solo, densidade, estabilidade de agregados, taxa de infiltração, temperatura, cátions trocáveis, matéria orgânica, pH e acidez potencial. Os resultados mostraram que o Pinus não é uma boa espécie para recuperar os atributos químicos do subsolo. As áreas revegetadas precisam ser melhoradas em seus atributos físicos, para um adequado desenvolvimento da vegetação. A braquiária e a regeneração foram os tratamentos que apresentaram os melhores resultados, aproximando-se mais do Cerrado natural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Paci Araujo, Priscilla, and Mario Laelio Alves Silva. "TEACHING SEQUENCE USING ACTIVE METHODOLOGIES AND VIDEO ANALYSIS FOR THE STUDY OF UNIFORM STRAIGHT MOVEMENT." Revista do Professor de Física 6, Especial (December 7, 2022): 554–62. http://dx.doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46018.

Full text
Abstract:
Neste artigo, abordando o estudo do Movimento Retilíneo Uniforme da Cinemática, com a finalidade de elaboração, implementação e avaliação de uma sequência didática utilizando o software Tracker para o ensino de conceitos da Física, pautadas na aprendizagem significativa através do uso de metodologia ativa. O trabalho se concentra na atividade experimental, voltada aos alunos do ensino médio e tem como objetivo que os alunos aprendam os conteúdos de Física de forma significativa. A sugestão da prática experimental através da análise de vídeo pode ser uma alternativa à prática pedagógica tradicional, sendo aplicada para aproximar os estudantes dos conteúdos e promover a interação entre alunos e professores na construção do conhecimento. Fundamenta-se nos conceitos da teoria da aprendizagem de David Paul Ausubel, na qual ele descreve a importância do conhecimento prévio na estrutura cognitiva do aluno, para que sejam capazes de relacioná-los com novos conhecimentos. Procuramos identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos discutidos através de questionários elaborados na plataforma do Kahoot, e explorar a possibilidade de resolução do problema através de roteiros baseados na metodologia conhecida como POE, onde o aluno tem que prever, observar e explicar o que eles observam na atividade experimental. Os resultados desta pesquisa apontam que a utilização do Tracker em experimentos de cinemática despertou o interesse do aluno e facilitou a compreensão de analisar os gráficos produzido e que a maioria dos alunos, compartilhariam o uso do Tracker com seu professor ou demais colegas em seus estudos de Física.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Albarello de Cezaro, Jussan, Rômulo Trevisan, and Rafaelo Balbinot. "Propriedades físico-mecânicas da madeira de Chrysophyllum marginatum." Pesquisa Florestal Brasileira 36, no. 86 (June 30, 2016): 135. http://dx.doi.org/10.4336/2016.pfb.36.86.884.

Full text
Abstract:
Esse estudo objetivou avaliar as propriedades físico-mecânicas da madeira de Chrysophyllum marginatum (Hook. e Arn.) Radlk. Foram utilizadas três árvores com 20,3 ± 6 cm de diâmetro. Por regressão, determinou-se a variação no sentido base-topo de retratibilidade, coeficiente anisotrópico, teor de umidade saturado e massa específica básica. Para caracterizar a flexão estática na primeira tora, nas condições úmida e seca ao ar, foi realizada análise de variância pelo teste de Tukey. Observou-se decréscimo das contrações radial e tangencial e da massa específica básica da madeira no sentido base-topo, inversamente ao teor de umidade saturado, que apresentou uma variação crescente. Na análise do coeficiente anisotrópico, verificou-se uma tendência de acréscimo até 1,30 m de altura, seguido de estabilização a partir dessa posição até o topo. A contração longitudinal apresentou tendência de decréscimo até, aproximadamente, 40% de altura, seguido de acréscimo até a altura de inserção do primeiro galho vivo. As médias do coeficiente anisotrópico e da massa específica básica foram 2,3 kg m-3 e 594 kg m-3, respectivamente. A condição de umidade seca ao ar apresentou maior resistência à flexão estática do que quando saturada e os valores dos módulos de elasticidade e de ruptura foram semelhantes aos encontrados em estudos de Eucalyptus saligna e Carya illinoinensis.Physical and mechanical properties of Chrysophyllum marginatum woodThis study aimed to evaluate the physical and mechanical properties of the wood of Chrysophyllum marginatum (Hook. And Arn.) Radlk. We used three trees with 20.3 ± 6 cm of diameter. It was determined by regression analysis the variation bottom-up of shrinkage, anisotropic coefficient, saturate moisture content and basic density. To characterize the static bending in the first log, in saturate and air dried conditions, it was performed variance analysis using Tukey›s test. It was observed a decrease in radial and tangential contractions and basic density on bottom-up direction. Saturate moisture content increased, considering the same direction. Anisotropic coefficient presented increase tendency up to 1.30 m height followed by stabilization from that position to the top. It was observed decreasing tendency of longitudinal contraction to approximately 40% of total height, followed by increasing up to the insertion of the first living branch. Mean anisotropic coefficient and basic density were 2.3kg m-³ and 594 kg m-³, respectively. Air dry condition showed greater static bending resistance than when saturate. Values of rupture and elasticity modulus were similar to those found in studies with Eucalyptus saligna and Carya illinoinensis.Index terms: Shrinkage; Anisotropic coefficient; Static bending
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Strapazzon Bonfada, Monica, Camila Pinno, and Silviamar Camponogara. "Potencialidades e limites da autonomia do enfermeiro em ambiente hospitalar." Revista de Enfermagem UFPE on line 12, no. 8 (August 4, 2018): 2235. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v12i8a234915p2235-2246-2018.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo: identificar os fatores que interferem na autonomia profissional do enfermeiro no ambiente hospitalar. Método: revisão integrativa, realizada em agosto de 2017 nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SCOPUS, com 22 artigos selecionados e analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: na análise, emergiram as categorias “Fatores que potencializam a autonomia do enfermeiro no ambiente hospitalar” - Sistematização da Assistência de Enfermagem, classificação dos pacientes em serviços de urgência e emergência, conhecimento técnico-cientifico, experiência profissional, valorização profissional, relações interpessoais, satisfação no trabalho e a comunicação entre equipe multiprofissional e pacientes e “Fatores que limitam a autonomia do enfermeiro no ambiente hospitalar” - Influência do médico no trabalho do enfermeiro, tipo de unidade onde o enfermeiro atua (critica ou não crítica), deficiência do conhecimento técnico-científico, hierarquia, exaustão física e emocional (sobrecarga de trabalho), estrutura física inadequada, escassez de material e construção social do gênero. Conclusão: os fatores interferem como potencializadores e limitadores para a autonomia do enfermeiro. Assim, salienta-se a importância deste profissional estar em constante aperfeiçoamento e em busca de reconhecimento. Descritores: Autonomia Profissional; Enfermagem; Ambiente de Trabalho; Serviço Hospitalar de Enfermagem; Enfermeiras e Enfermeiros; Revisão.ABSTRACT Objective: to identify the factors that interfere in the professional autonomy of the nurse in the hospital environment. Method: integrative review, carried out in August 2017 in the LILACS, MEDLINE and SCOPUS databases, with 22 articles selected and analyzed using the Content Analysis technique. Results: in the analysis emerged the categories "Factors that empower nurses autonomy in the hospital environment" - Systematization of Nursing Assistance, classification of patients in emergency and emergency services, technical and scientific knowledge, professional experience, professional valuation, interpersonal relations, job satisfaction and communication between multi-professional team and patients, and "Factors that limit the autonomy of the nurse in the hospital environment" - Influence of the physician on the work of the nurse, type of unit where the nurse acts (critical or not critical), technical and scientific knowledge, hierarchy, physical and emotional exhaustion (work overload), inadequate physical structure, material shortage and social construction of the gender. Conclusion: the factors interfere as potentiators and limiters for nurses' autonomy. Thus, the importance of this professional is constantly improving and seeking recognition. Descriptors: Professional Autonomy; Nursing; Desktop; Hospital Nursing Service; Nurses and Nurses; Review.RESUMEN Objetivo: identificar los factores que interfieren en la autonomía profesional del enfermero en el ambiente hospitalario. Método: revisión integrativa, realizada en agosto de 2017 en las bases de datos LILACS, MEDLINE y SCOPUS, con 22 artículos seleccionados y analizados por la técnica de Análisis de Contenido. Resultados: en el análisis, emergieron las categorías "Factores que potencializan la autonomía del enfermero en el ambiente hospitalario" - Sistematización de la Asistencia de Enfermería, clasificación de los pacientes en servicios de urgencia y emergencia, conocimiento técnico-científico, experiencia profesional, valorización profesional, relaciones interpersonales , satisfacción en el trabajo y la comunicación entre equipo multiprofesional y pacientes y "Factores que limitan la autonomía del enfermero en el ambiente hospitalario" - Influencia del médico en el trabajo del enfermero, tipo de unidad donde el enfermero actúa (critica o no crítica), discapacidad del enfermero, el conocimiento técnico-científico, jerarquía, el agotamiento físico y emocional (sobrecarga de trabajo), estructura física inadecuada, escasez de material y la construcción social del género. Conclusión: los factores interfieren como potencializadores y limitadores para la autonomía del enfermero. Así, se subraya la importancia de este profesional estar en constante perfeccionamiento y en busca de reconocimiento. Descriptores: Autonomía Profesional; Enfermería; Ambiente de Trabajo; Servicio de Enfermería en Hospital; Enfermeros; Revisión.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Granja, Ycaro Oliveira do, and Bianca Miarka. "História e Historiografia da Educação Física: concepções e métodos de pesquisa." Cadernos de História da Educação 17, no. 3 (November 17, 2018): 883. http://dx.doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-15.

Full text
Abstract:
Este artigo traz uma discussão sobre as diferentes abordagens e métodos de pesquisas científicas na área de História e Historiografia da Educação Física realizados no Brasil. Para isso, realizou-se a análise de trabalhos publicados em uma base eletrônica de dados, a Scientific Eletronic Library Online (SciELO). A busca foi feita com as palavras-chave e/ou termos específicos indexados: "história" e "historiografia" em combinação com o termo “Educação Física”. Como resultado, foram encontradas 36 publicações, as quais mostraram que no Brasil as pesquisas trazem problemas diacromiais e semelhantes, no que se refere às modificações de métodos de ensino escolar, mudanças políticas e o foco higienista que são desafios associados à sociedade e à cultura nacional. A partir disso, foi possível traçar um panorama com discussão sobre limitações e recomendações para estudos futuros relacionados com história e historiografia da Educação Física.Palavras-chave: História; Historiografia; Educação Física; EducaçãoAbstractThis article shows an important discussion about the different approaches and methods of scientific research in the area of history and historiography of the Physical Education in Brazil. For this, an electronic database was used, the Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). This search was performed using keywords and specific terms indexed: "History", "historiography" in combination with the term Physical Education. As the result, a total of 36 articles were found, which show that, in Brazil, the studies show diacromial problems which refer to the teaching methods, political changes and the hygienist focus challenges associated with society and the national culture. From this, it was possible to draw a design with discussions about limitations, recommendations for future studies related to Physical Education history and historiography.Key-words: History; Historiography; Physical Education; Education ResumenEste artículo muestra una discusión sobre los diferentes enfoques y métodos de investigación científica en el área de Historia y Historiografía de la Educación Física realizados en Brasil. Para ello, se realizó el análisis de trabajos publicados en una base electrónica de datos, la Scientific Eletronic Library Online (SciELO). La búsqueda se hizo con las palabras clave y / o términos específicos indexados: "historia" y "historiografía" en combinación con el término "Educación Física". Como resultado, se encontraron 36 publicaciones, las cuales mostraron que en Brasil las investigaciones traen problemas diacromiales y similares, en lo que se refiere a las modificaciones de métodos de enseñanza escolar, cambios políticos y el foco higienista que son desafíos asociados a la sociedad ya la cultura nacional . A partir de eso, fue posible trazar un panorama con discusión sobre limitaciones y recomendaciones para estudios futuros relacionados con historia e historiografía de la Educación Física.Palabras-clave: Historia; la historiografía; Educación Física; educación
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Tadiotto, Maiara Cristina, Mariana Ferreira de Souza, Ana Carolina Paludo, Enio Ricardo Vaz Ronque, and Gustavo André Borges. "Associação do nível de atividade física habitual entre pais e filhos." Caderno de Educação Física e Esporte 18, no. 3 (October 22, 2020): 43–47. http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n3.p43.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Níveis insuficientes de atividade física (AF) dos pais podem aumentar a chance de seus filhos se tornarem insuficientemente ativos. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi verificar a associação da prática de atividade física habitual entre adolescentes e seus pais. MÉTODOS: A amostra foi composta por 140 escolares de ambos os sexos, entre 11 e 17 anos de idade, selecionados intencionalmente. O nível de atividade física habitual foi obtido através do Questionário Internacional de Atividades Físicas. Para o cálculo do índice de massa corporal foi utilizada a razão da massa corporal pelo quadrado da estatura e para composição corporal foi utilizada a espessura das dobras cutâneas tricipital e subescapular. Para a normalidade dos dados foi utilizado o teste de Kolmogorov Smirnov. Os dados foram expressos em mediana e intervalo interquartil. Para a comparação entre os grupos, proporções e correlação foram utilizados os testes: U de Mann-Whitney, qui-quadrado e Spearman respectivamente. Em todas as análises foram consideradas uma significância de 5% (p 0,05). RESULTADOS: A prevalência de atividade física foi maior no sexo masculino (50,0%) do que no feminino (27,1%). Para a categoria dos pais ativos 88,3% dos filhos também foram categorizados ativos e na categoria dos pais inativos, 42,5% dos filhos também foram categorizados como inativos, observando associação entre prática de atividade física dos pais com a dos filhos (p0,05). A correlação entre o nível de atividade física entre os pais e filhos foi de 0,38 (p0,001) indicando uma fraca correlação entre essas variáveis. CONCLUSÃO: O nível de atividade física dos pais influenciou na prática de AF dos seus filhos, indicando a importância da influência do ambiente familiar na AF de crianças e adolescentes.ABSTRACT. Association of the level of habitual physical activity between parents and children.BACKGROUND: insufficient levels of physical activity (PA) of the parents can increase the chance of their children becoming insufficiently active. OBJECTIVE: The objective of this study was to investigate the association the practice of physical activity among adolescents and their parents. METHODS: A total of 140 students of both sexes, between 11 and 17 years were intentionally selected. The physical activity was measured using the International Physical Activity Questionnaire. To calculate the body mass index, the ratio of body mass by the square of height was used, and to estimate body composition the thickness of triceps and subscapular skinfold thickness. Data normality was not confirmed by the Kolmogorov-Smirnov test. Data were expressed as median and interquartile range. For comparison between groups, proportions and correlation tests were used: U Mann-Whitney, chi-square, and Spearman respectively. In all analyzes were considered a significance of 5% (p0.05). RESULTS: The prevalence of physical activity was higher in males (50.0%) than females (27.1%). For the category of active parents, 88.3% of the children were also active and categorized in the category of inactive parents, 42.5% of the children were also categorized as inactive, observing an association between physical activity of parents with their children (p0.05). The correlation between the level of physical activity between parents and children was 0.38 (p0.001) indicating a weak correlation between these variables. CONCLUSION: The level of physical activity of parents influenced the practice of the PA of their children, indicating the importance of the influence of family environment on the PA of children and adolescents.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Abreu, Meriane Conceição Paiva, Carlos Nazareno Ferreira Borges, and Sônia Regina dos Santos Teixeira. "POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: implicações ao campo de conhecimento da educação física." Cadernos de Pesquisa 28, no. 2 (June 29, 2021): 140. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202121.

Full text
Abstract:
O artigo problematiza as implicações inferidas ao campo da Educação Física, a partir do manuscrito da Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP). Para isso, traz como objetivo analisar as concepções de formação e conhecimento atribuídas pela BNCFP, para compreender suas implicações ao campo da educação física. Utiliza o método dialético praxiológico de Pierre Bourdieu, a pesquisa documental para a coleta dos dados e a análise do discurso para realizar o trato. Constata que as concepções de formação e conhecimento na BNCFP trazem íntima relação com a concepção de competências e, portanto, a um treinamento técnico/prático alicerçado e legitimado pelo valor produtivo. Conclui-se que o Manuscrito da BNCFP retoma e aprofunda ao campo da educação física uma visão pragmática, aproximando as práticas corporais de discursos e ideais biologizantes e positivistas, utilizando-as para técnicas que gerem valor de mercado e contribuindo à heteronomia do campo e à educação física para o capital.Palavras-chave: formação de professores; política de formação profissional; Educação Física.TRAINING POLICY OF TEACHERS: implications to the field of knowledge of physical educationAbstractThe article problematizes the inferred implications to the field of Physical Education, from the manuscript of the Common National Base for the Formation of Basic Education Teachers (BNCFP). For this, it aims to analyze the conceptions of formation and knowledge attributed by the BNCFP, to understand its implications to the field of Physical Education. It uses Pierre Bourdieu's praxiological dialectical method, documentary research for data collection and discourse analysis to perform the treatment. It notes that the conceptions of formation and knowledge at BNCFP bring a close relationship with the conception of competences and, therefore, to a technical/practical training grounded and legitimized by the productive value. It is concluded that the BNCFP Manuscript retakes and deepens the field of physical education a pragmatic view, bringing body practices closer to biologizing and positivist discourses and ideals, using them for techniques that generate market value and contributing to the heteronomy of the field and physical education for capital.Keywords: teacher training; Vocational training policy; Physical Education.POLÍTICA DE FORMACIÓN DE PROFESORES: implicaciones para el ámbito del conocimiento de la educación físicaResumenEl artículo problematiza las implicaciones inferidas para el campo de la educación física, del manuscrito de la Base Nacional Común para la Formación de Maestros de Educación Básica (BNCFP). Para ello, pretende analizar las concepciones de formación y conocimiento atribuidas por la BNCFP, para comprender sus implicaciones en el campo de la educación física. Utiliza el método dialéctico praxiológico de Pierre Bourdieu, la investigación documental para la recopilación de datos y el análisis del discurso para realizar el tratamiento. Señala que las concepciones de formación y conocimiento en BNCFP traen una relación cercana con la concepción de competencias y, por lo tanto, con una capacitación técnica/práctica basada y legitimada por el valor productivo. Se concluye que el Manuscrito BNCFP retoma y profundiza el campo de la educación física con una visión pragmática, acercando las prácticas corporales a los discursos e ideales biologizantes y positivistas, usándolos para técnicas que generan valor de mercado y contribuyendo a la heteronomía del campo y Educación física para el capital.Palabras clave: formación del profesorado; política de formación profesional; Educación Física.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Souza, Diego H. S. de, Ênio F. de F. Silva, Antonio Paz-González, Glécio M. Siqueira, and Daniel da C. Dantas. "Spatial dependence of sugarcane yield according to the altitude and soil physical attributes in a transect." Revista Caatinga 36, no. 4 (2023): 897–906. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252023v36n417rc.

Full text
Abstract:
ABSTRACT Soil management carried out in areas with sugarcane production causes changes in the soil physical attributes, and geostatistics makes it possible to study the behavior of the spatial distribution of these variations. This study aimed to evaluate the behavior of the spatial distribution of sugarcane yield averages according to the altitude and soil physical attributes along a transect in Goiana, Pernambuco, Brazil. Sugarcane yield averages, altitudes, and soil physical attributes, such as soil bulk density, total porosity, micro and macro porosity, sand (total, coarse, and fine), silt, and clay, in the 0.00-0.20 and 0.20-0.40 m soil layers were determined at 20 m intervals along the transect characterized by a toposequence of Ultisols and Spodosols. Exploratory data analysis was performed with the aid of descriptive statistics. The analysis of spatial dependence was performed using geostatistics. Pairs of semivariances were obtained using the GS+ software. The development and adjustment of the semivariograms were performed using the GEOEAS geostatistical tool. The highest contents of the finest soil particles were found in the lowest sections of the transect, in the 0.20-0.40 m soil layers. The highest amount of macropores was observed in the subsurface soil layer. The areas with the lowest amount of micropores showed the lowest average sugarcane yield, around 32.00 t.ha-1. The geostatistical model that best fitted the data set was the spherical model.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Silva, Ana Paula de Souza, Herly Carlos Teira Dias, Rafael Kopschitz Xavier Bastos, and Elias Silva. "Qualidade da água do Reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) de Peti, Minas Gerais." Revista Árvore 33, no. 6 (December 2009): 1063–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622009000600009.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi desenvolvido no Reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) de Peti, localizado nos Municípios de Barão de Cocais, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo, em Minas Gerais, durante o período de setembro de 2004 a maio de 2005, visando avaliar a influência do uso do solo do entorno do reservatório na qualidade da água. Para isso, foram escolhidos cinco pontos no reservatório que representassem os diferentes usos e coberturas do solo e analisados os parâmetros físico-químicos: temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica, pH, turbidez, cor, sólidos totais, sólidos totais fixos, sólidos totais voláteis e sólidos totais em suspensão, em três profundidades de cada ponto de coleta; o parâmetro transparência foi analisado em cada ponto. Os resultados de qualidade da água foram divididos em época de estiagem (setembro, outubro, abril e maio) e chuvosa (novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março) e, no geral, apresentaram variação sazonal. Na época chuvosa, parâmetros como sólidos, turbidez e cor aumentaram a concentração; foi observada também maior variação entre as profundidades na época de estiagem, e à medida que se adentrava no reservatório (montante para jusante) parâmetros como turbidez, cor e sólidos totais em suspensão diminuíam em função da sua própria dinâmica. Pelos parâmetros analisados, não foi possível detectar nitidamente a influência dos diferentes usos do solo na qualidade da água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Brandão, Jéssica Thayani Santos, Edinely Michely de Alencar Nelo, Jânio Luiz Correia Júnior, Hamilton Felipe Andrade Santos, José Pereira de Lima Júnior, Ricardo de Freitas-Dias, and José Fernando Vila Nova de Moraes. "Analysis of the association between exercise induced bronchospasm, cardiorespiratory fitness, and physical activity levels of adolescents." Fisioterapia e Pesquisa 29, no. 1 (January 2022): 103–10. http://dx.doi.org/10.1590/1809-2950/21024929012022en.

Full text
Abstract:
ABSTRACT This study aims to verify the association between exercise-induced bronchospasm (EIB), cardiorespiratory fitness, and physical activity levels in adolescents. To do so, we evaluated 202 healthy adolescents aged from 13 to 18 years, out of which 94 (46.5%) were females and 108 (53.5%) males. Participants performed a bronchial challenge test in a treadmill (Master Super ATL, Inbramed®) to evaluate bronchial hyper-responsiveness; a spirometric test (Microquark, Cosmed®) to evaluate lung function; answered the Baecke’s Questionnaire of Habitual Physical Activity; and performed the progressive aerobic cardiovascular endurance run test. Data were analyzed using Spearman’s correlation, chi-square test, and odds ratio. The significance level adopted was p<0.05. No statistically significant correlations were found between the decrease of the forced expiratory volume in the first second (FEV1), cardiorespiratory fitness, and physical activity levels. Likewise, the chi-squared test revealed no significant differences between classifications of cardiorespiratory fitness (low or adequate) and EIB (presence or absence) (χ2=0.155; p=0.694). Finally, odds ratio showed no increased chances of the presence of EIB in participants who presented low cardiorespiratory fitness (OR=1.130; CI: 0.616-2.073). We concluded that cardiorespiratory fitness and physical activity levels are not associated with the decrease of FEV1 and that there is no relation between the presence of EIB and the classification of cardiorespiratory fitness of adolescents.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Neves, Rafael de Alencar, Fernando Rodrigues Da Silva, Jonas Santos, Eliana Freire Gaspar de Carvalho Dores, and Margarida Marchetto. "Avaliação da qualidade da água a jusante da Usina Hidrelétrica Manso - trecho entre Rosário Oeste e Pantanal Mato-Grossense, Brasil." E&S Engineering and Science 8, no. 3 (November 29, 2019): 37–49. http://dx.doi.org/10.18607/es201988658.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo avaliar e caracterizar qualitativamente a água da bacia hidrográfica do rio Cuiabá, sub-bacia do Rio Paraguai, no estado de Mato Grosso. Realizou-se campanhas de coleta durante os meses de setembro de 2014 a abril de 2015, nos períodos chuvosos e de estiagem, abrangendo quatro pontos: um à montante da zona urbana, dois nas proximidades de área urbana e um à jusante da área urbana. Determinou-se as seguintes variáveis físico-químicas: potencial hidrogeniônico, condutividade elétrica, sólidos dissolvidos totais, temperatura do ar e da água, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, demanda química de oxigênio, nitrogênio total Kjeldahl, fósforo total e variáveis microbiológicas coliformes totais e Escherichia coli. Além disso, determinou-se a descarga líquida nos pontos amostrais. Os resultados obtidos foram confrontados com a Resolução CONAMA nº. 357/2005, inferindo e corroborando com as transformações ocorridas na qualidade da água superficial e as intervenções antrópicas, como a urbanização, ao entorno da bacia frente a infraestrutura sanitária deficiente, demonstrando, assim, necessidade de maior harmonia entre as atividades humanas e a gestão e gerenciamento dos recursos hídricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Souza, Edney Costa, Rafael Ademir Oliveira De Andrade, Jean Carlo Silva Dos Santos, Roxane Dias Da Silva, Elisangela Ferreira De Menezes, Rodrigo César Moreira Da Silva, and Letícia Nunes Nascimento Martins. "Análise dos elementos estruturais físicos, pedagógicos e metodológicos de escolas ribeirinhas amazônicas." Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review) 14, no. 3 (March 21, 2023): 3721–35. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v14i3.1845.

Full text
Abstract:
A construção de usinas hidrelétricas nos leitos dos rios amazônicos tornou-se uma saída para o déficit energético no Brasil, porém para que fossem sanadas as deficiências energéticas algumas ações causaram impactos decorrentes de suas construções, com destaque para o remanejamento, comumente decorrente do alagamento que surge às margens dos rios onde populações tradicionais geralmente habitam. Sendo assim, este artigo busca analisar os elementos: estruturais físicos e pedagógicos metodológicos, utilizados pelos professores de escolas localizadas em comunidades ribeirinhas amazônicas atingidas pela construção de usinas hidrelétricas. Destacamos que o cenário educacional da Amazônia, não abrange apenas a mudança da estrutura física das escolas; implica, as estruturas pedagógicas e metodológicas desenvolvidas pelos professores. O estudo ainda busca contextualizar o cenário amazônico onde situam-se escolas ribeirinhas amazônicas que foram atingidas pela construção de usinas do Madeira, com isso, identificando os elementos estruturais pedagógicos e metodológicos relacionados a ambientes educacionais ribeirinhos. Vale salientar que a educação na Amazônia precisa de visibilidade, para que seja tratada de forma particular, dadas as suas singularidades, onde as maiores mudanças atingem a conjuntura humana, especialmente, o processo educativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography