To see the other types of publications on this topic, follow the link: Fase ascendente.

Journal articles on the topic 'Fase ascendente'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Fase ascendente.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Fonseca, Carolina Battaglia Frota, and Maria Cecília Martinelli Iório. "Aplicação do teste de lateralização sonora em idosos." Pró-Fono Revista de Atualização Científica 18, no. 2 (August 2006): 197–206. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-56872006000200009.

Full text
Abstract:
TEMA: a habilidade de determinar a direção da fonte sonora está baseada no fato de que os sons chegam às duas orelhas em tempo, fase, intensidade e/ ou freqüência diferentes. A percepção da direção da fonte sonora favorece a inteligibilidade de fala em ambientes ruidosos. OBJETIVO: identificar o menor tempo de atraso interaural, que é capaz de produzir lateralização para a orelha em que o estímulo chegou primeiro, por meio das técnicas ascendente e descendente, utilizando-se o Teste de Lateralização Sonora, em indivíduos idosos, com audição normal nas freqüências mais importantes para a compreensão da fala. MÉTODO: foi aplicado o Teste de Lateralização Sonora em 30 indivíduos acima de 60 anos de idade, que possuíam limiares de audibilidade até 25dBNA nas freqüências de 500, 1000 e 2000Hz, sem gap aéreo-ósseo. RESULTADOS: os tempos médios de atraso interaural de lateralização sonora foram: a) técnica ascendente: 125,56s (sexo feminino) e 83,61 s (sexo masculino); b) técnica descendente: 95,06 s (sexo feminino) e 61,68s (sexo masculino). CONCLUSÃO: não há diferença entre o tempo médio de atraso interaural de lateralização sonora, obtido com a técnica ascendente e descendente segundo a variável lado de início do teste (orelha direita ou orelha esquerda); o tempo médio de atraso interaural de lateralização sonora é menor nos indivíduos do sexo masculino, em ambas as técnicas, descendente e ascendente; o tempo de atraso interaural médio obtido por meio da técnica descendente é menor que o obtido na técnica ascendente; os indivíduos que apresentam perda de audição à partir da freqüência de 3000Hz têm tempo médio de atraso interaural de lateralização sonora menor que os indivíduos com audição normal, tanto na técnica ascendente quanto na técnica descendente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mafia, Reginaldo G., Acelino C. Alfenas, Luiz A. Maffia, Gizella M. Ventura, Eraclides M. Ferreira, Irislei F. Neves, Cláudia A. Vanetti, and Clarice Silva. "Queima foliar e tombamento de mudas em plantas medicinais causadas por Rhizoctonia solani AG1 - 1B." Fitopatologia Brasileira 30, no. 3 (June 2005): 302–6. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-41582005000300016.

Full text
Abstract:
Recentemente, em plantas medicinais da família Labiatae (Rosmarinus officinalis, Lavandula sp., Salvia officinalis e Thymus vulgaris), constatou-se tombamento de mudas em pós-emergência e queima foliar ascendente. Em isolamentos efetuados a partir de tecidos doentes, observou-se o desenvolvimento de um fungo com hifas ramificadas em ângulo de aproximadamente 90º, constrição na base da ramificação, septo próximo à inserção da hifa lateral e outras características típicas do gênero Rhizoctonia. Inoculou-se o fungo em plantas sadias cultivadas em vasos plásticos. Naquelas inoculadas por pincelamento de inóculo, ocorreu queima foliar de forma generalizada aos quatro dias da inoculação, enquanto nas inoculadas pela deposição de inóculo na superfície dos vasos, houve queima foliar ascendente, como observado em condições naturais, aos dez dias da inoculação. Com base na morfologia da colônia, crescimento micelial, número de núcleos, identificação do grupo e subgrupo de anastomose e da fase teleomórfica, o patógeno foi caracterizado como Rhizoctonia solani (fase anamórfica de Thanatephorus cucumeris). Com a reprodução dos sintomas da doença por inoculação artificial nas mudas e o reisolamento, em meio de batata dextrose ágar (BDA), do mesmo fungo a partir de tecidos doentes confirmou-se R. solani como o agente etiológico da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Leal, Manuel M. Cardoso. "Liberalismo e democracia no Portugal oitocentista, em perspetiva comparada (1832-1895)." Revista de História das Ideias 37 (May 14, 2019): 239–59. http://dx.doi.org/10.14195/2183-8925_37_10.

Full text
Abstract:
O artigo aborda a evolução política em Portugal, comparando-a com as dos países europeus próximos, no período 1832-1895. Distingue uma fase de reformas liberais, em rutura com o Antigo Regime, em prol da liberdade, seguida de outra fase de reformas democráticas, a partir da década de 1870, em prol de maior igualdade entre os cidadãos. Portugal evoluiu a par da média dos países comparados, chegando a um nível relativamente avançado de soluções políticas, tais como o direito de voto e a liberdade de imprensa, que contrasta com o atraso de certos indicadores sociais, como o analfabetismo. Esta evolução reflete o ascendente político da classe média, em especial de funcionários do Estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ferrera, Maurizio. "NEOWELFARISMO LIBERALE: NUOVE PROSPETTIVE PER LO STATO SOCIALE IN EUROPA." Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas 3, no. 1 (October 9, 2019): 72–101. http://dx.doi.org/10.26843/mestradodireito.v3i1.102.

Full text
Abstract:
Lo scopo del presente articolo è studiare il cosidetto neowelfarismo liberale e le nuove prospettive per lo stato sociale europeo. Innanzitutto, viene discusso il neoliberismo che ha avuto una fase d’ascesa negli anni ottanta, una d’appiattimento intorno alla metà degli anni novanta e una di discesa negli anni duemila. Viene studiata la sfida lanciata al welfare state dall’ideologia neoliberista durante la sua fase ascendente. In seguito si descrive e si discute l’ascesa di un nuovo e articolato approccio ideologico ai temi del welfare che chiamerò neowelfarismo liberale. Trattasi di una nuova sintesi ideologica volta a combinare in modo creativo spunti tratti dalla tradizione liberale e da quella socialdemocratica per elaborare una nuova concezione della natura e del ruolo dello Stato sociale in un contesto economico sempre più basato sulla conoscenza e sempre più aperto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Aguiar, Arthur Almeida, Maria Gabriela Dourado de Melo Gusmão, Amanda Leão Lins e. Mello, Bruna Almeida Andrade Velloso, Carolina Vanderley Menezes D’Almeida, Raquel Nogueira Cordeiro, and Diego Laurentino Lima. "Avaliação das posições e situações anatômicas do apêndice em pacientes pediátricos com apendicite aguda." Revista de Medicina 98, no. 1 (April 22, 2019): 1–7. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i1p1-7.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar as diferentes posições e situações anatômicas do apêndice em pacientes pediátricos com apendicite aguda. MÉTODO: Estudo observacional do tipo corte transversal, realizado em Agosto de 2015 a Julho de 2016, na Emergência Pediátrica do Hospital da Restauração, na cidade do Recife. A amostra foi composta por 56 pacientes na faixa etária de 7 a 13 anos diagnosticados com apendicite aguda. Os dados clínico-epidemiológicos dos participantes foram obtidos antes do procedimento cirúrgico. Durante a cirurgia, foram coletadas as características anatômicas do apêndice (posição, situação, comprimento e fase da apendicite). RESULTADOS: As posições encontradas foram pélvica (37,5%), retrocecal (28,6%), pré-ileal (10,7%), pós-ileal (8,9%), subcecal (8,9%) e paracecal (5.4%). Quanto à situação, a mais vista foi descendente (46,4%), seguida por ascendente (28,6%), interna (19,6%) e externa (5,4%). As principais manifestações clínicas observadas foram dor em fossa ilíaca direita, vômitos e náuseas, independentemente da posição. Verificou-se que a fase inflamatória da apendicite foi a mais frequente em todas as posições, exceto na subcecal com 60% dos apêndices na fase perfurada. No entanto, não houve associação estatisticamente significante entre a posição subcecal e a fase da apendicite complicada (p=0,367). CONCLUSÃO: A posição pélvica e a situação descendente foram as mais frequentes na população de estudo. Não houve associação estatisticamente significante da posição do apêndice com a fase da apendicite e nem com o quadro clínico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pinheiro Maia, Rubson, Frederico de Holanda Bastos, Felipe Rodrigues Waldherr, Marcos Antônio Leite do Nascimento, and Augusto Sarreiro Auler. "Breves considerações sobre tafoni em inselbergs: aspectos genéticos e morfoestruturais." Revista Brasileira de Geomorfologia 23, no. 4 (October 1, 2022): 1792–811. http://dx.doi.org/10.20502/rbg.v23i4.2090.

Full text
Abstract:
Os tafoni (tafone no singular) são cavidades localizadas nas escarpas dos inselbergues ou nas bases de domos graníticos residuais. São originados a partir da intemperização química ao longo de superfícies de descontinuidades como fraturas, falhas, veios, diques, sets de juntas, onde se instalam microambientes de maior umidade. Nesse trabalho foram analisadas diversas ocorrências de tafoni no Ceará, Paraíba, Bahia e Rio de Janeiro. A partir de revisão bibliográfica e trabalhos de campo foi proposto um modelo morfogenético para a formação de cavidades a partir do controle estrutural e, por vezes, adicionados ao petrográfico. A meteorização inicial se dá preferencialmente ao longo das fraturas, especialmente nas zonas onde a água pode percolar ou mesmo residir. A partir daí, as depressões vão sendo alargadas por meio da progressiva descamação das superfícies interiores e a sua desintegração granular. Ainda na fase de fraturamento, que antecede a fase de colapso, a expansão da cavidade cria nichos de intemperismo onde a variação de temperatura e umidade é diretamente proporcional ao volume removido. Uma vez iniciada a fase de colapso, o processo de expansão da cavidade dá-se por formação e coalescência de honeycombs, levando a expansão ascendente originando assim os tafoni.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cordaro, E. G., and M. Storini. "The response of Los Cerrillos detectors to the 1989/90 GLE events." Geofísica Internacional 31, no. 1 (January 1, 1992): 65–78. http://dx.doi.org/10.22201/igeof.00167169p.1992.31.1.1297.

Full text
Abstract:
Durante la fase ascendente de la actividad solar del ciclo N. 22 de Schwabe se registraron once grandes incrementos de intensidad al nivel del suelo (GLEs) mediante la red de detectores terrestres de rayos cósmicos. Ocurrieron el 25 de julio, el 16 de agosto, el 29 de septiembre, 19, 22 y 24 de octubre, 15 d noviembre de 1989 y 21, 24, 26, y 28 de mayo de 1990 (es decir, todos ellos han sido registrados durante un intervalo de un año después de una pausa de alrededor de cinco años). Para estos acontecimientos poco usuales, se presentan los datos obtenidos en Chile (Santiago: ‘Los Cerritos’; coordenadas geográficas: 33°27’S, 70°31’W; altura; 570 m) con el monitor de neutrones standard (6 - NM - 64) y el telescopio de muones multidireccional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

HERMANN, JENNIFER. "O Modelo de Racionamento de Crédito e a Política Monetária Novo-Keynesiana: Uma Análise Crítica." Brazilian Journal of Political Economy 20, no. 2 (June 2000): 242–66. http://dx.doi.org/10.1590/0101-31572000-1091.

Full text
Abstract:
RESUMO O artigo discute e critica o modelo de racionamento de crédito (CRM) e seu uso para apoiar a abordagem nova-Keynesiana da política monetária. Após analisar o funcionamento do modelo nas diferentes fases do ciclo de negócios, conclui-se que: (i) na fase ascendente, o equilíbrio do racionamento da demanda - que é uma condição para a recomendação da política monetária anticíclica no âmbito do CRM - não é plausível como um fenômeno macroeconômico, mas apenas no nível microeconômico; (ii) na fase descendente, embora o racionamento da demanda seja um equilíbrio plausível, não ocorre pela razão alegada pelo CRM (rigidez da taxa de juros), nem atua a favor do mecanismo de transmissão da política monetária. Essas conclusões implicam a rejeição do CRM como base teórica para a análise da política monetária, bem como da nova abordagem Keynesiana sobre esse tema. Finalmente, argumenta-se que, no nível macroeconômico, a contribuição teórica única do CRM é justificar intervenções “verticais” do governo nos mercados financeiros, por meio de políticas de financiamento para setores ou projetos cujos riscos são mais difíceis de estimar, notadamente, em infraestrutura. setores de infraestrutura, P&D e novas tecnologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cruz, Diego Bongiorno, Eudes José Arantes, Karina Querne de Carvalho, Fernando Hermes Passig, Cristiane Kreutz, and Morgana Suszek Gonçalves. "Avaliação do comportamento hidrodinâmico de reator anaeróbio de manta de lodo e fluxo ascendente com diferentes configurações do sistema de distribuição do afluente utilizando fluidodinâmica computacional." Engenharia Sanitaria e Ambiental 21, no. 4 (October 27, 2016): 721–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522016127299.

Full text
Abstract:
RESUMO Compreender o comportamento hidrodinâmico de reatores biológicos pode auxiliar na detecção de problemas associados a falhas operacionais e de projeto, situações que prejudicam a eficiência do tratamento. Neste artigo, realizaram-se simulações da fluidodinâmica computacional (CFD) de escoamento de duas fases sólida-líquida de um reator anaeróbio de manta de lodo e fluxo ascendente (UASB), em escala piloto (160 L), com tempo de detenção hidráulica (TDH) de 10 h e vazão de 16 L.h-1. Um modelo Euler-Euler simplificado foi formulado para simular o comportamento hidrodinâmico da zona de reação, influenciada pela configuração do sistema de distribuição do afluente. Foram avaliadas quatro configurações do sistema de distribuição do afluente no reator: uma entrada na parte central (1) e duas entradas centrais (2), de fluxo ascendente; duas entradas nas laterais (3), de fluxo radial; e três entradas de fluxo descendente (4), utilizando geometrias bidimensionais e tridimensionais para verificar a formação de zonas mortas, curtos-circuitos hidráulicos e caminhos preferenciais. As melhores características hidrodinâmicas e a melhor distribuição do afluente foram verificadas na configuração 4, com melhor perfil de mistura do lodo com a fase líquida, na comparação com as demais configurações. Foi notada formação de vórtices na parte inferior do reator com maior concentração do lodo anaeróbio nessa configuração e de caminhos preferenciais nas laterais do reator na configuração 3, indicando mistura ineficiente do afluente com o lodo anaeróbio. O modelo demonstrou que a configuração do sistema de distribuição do afluente influencia significativamente o comportamento hidrodinâmico do reator UASB.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Hurtado-Parrado, Camilo, Miguel Ángel Robayo, and Telmo Eduardo Peña-Correal. "EFECTOS EN LA EJECUCIÓN DURANTE UNA TAREA DE IGUALACIÓN A LA MUESTRA SEGÚN EL TIPO Y EL ORDEN DE EXPOSICIÓN A LAS PRUEBAS DE TRANSFERENCIA." Universitas Psychologica 6, no. 2 (January 1, 2007): 425. http://dx.doi.org/10.11144/javeriana.upsy6-2.eeti.

Full text
Abstract:
Se evaluó el efecto de manipular el tipo y el orden de presentación de pruebas de transferencia intramodal, extramodal, extrarrelacional y extradimensional, después de un entrenamiento en relaciones de discriminación condicional. Se entrenó a 28 estudiantes universitarios en un procedimiento de igualación a la muestra de segundo orden con retroalimentación continua. Luego los participantes fueron divididos en cuatro grupos experimentales que variaron en el orden de presentación de las pruebas de transferencia. Las condiciones de exposición fueron: orden de complejidad/ dificultad ascendente, descendente, y dos grupos en donde el orden de las pruebas fue establecido aleatoriamente. Se analizaron los porcentajes de efectividad y una medida poco explorada en este tipo de estudios, el tiempo de latencia de respuesta, que fue propuesto como una variable sensible a la dificultad de una tarea de igualación. Se evidenció heterogeneidad en la velocidad de adquisición de las discriminaciones en la fase de entrenamiento, a pesar de que todos los sujetos fueron expuestos a la misma tarea. La exposición a las secuencias de prueba ascendente y descendente no favoreció el ajuste efectivo del comportamiento, mientras que la exposición a una de las secuencias asignadas de forma aleatoria pareció ser la que favoreció desempeños más altos y homogéneos. El orden en que se expusieron los participantes a los diferentes tipos de prueba de transferencia, en interacción con la historia de adquisición temprana durante el entrenamiento, dan cuenta de los resultados del estudio. Se discute la necesidad de abordar sistemáticamente el estudio de los factores implicados en las pruebas de transferencia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Pedraza, Angela Cajiao, Jarson Alexis Rodriguez Chona, Julio Isaac Maldonado Maldonado, and Jorge Luis Ortiz Carrillo. "Estudio cinético de bacterias metanogénicas a diferentes temperaturas." BISTUA REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIAS BASICAS 14, no. 1 (May 4, 2016): 38. http://dx.doi.org/10.24054/01204211.v1.n1.2016.1690.

Full text
Abstract:
En este estudio se empleó, un consorcio microbiano previamente aislado de la fase metanogénica de un filtro anaerobio de flujo ascendente separado en dos fases DI-FAFS. El proyecto tuvo por objeto analizar y describir el comportamiento cinético de Methanobacterium spp y Methanococcus spp respectivamente, empleando condiciones anaerobias y la variable de temperatura como principal punto de partida en el proceso. Para llevar a cabo el procedimiento respectivo se realizó un pre-inoculo de los microorganismos en estudio 18hrs antes , luego se tomó el volumen correspondiente y se llevó el inoculo al medio respectivo utilizado para el crecimiento, bajos condiciones estrictas de anaerobiosis; se evaluó a diferentes periodos de incubación bajo agitación 155 rpm, seguidamente se procedió a la medida de absorbancias tomando la lectura de D.O a 620 nm, al mismo tiempo sembrando en agar para conteo respectivo y obtener UFC/ML. Finalmente se realizó una curva de crecimiento para cada microorganismos a las tres diferentes temperaturas (20°C, 27°C y 34°C), encontrando que tanto los resultados prácticos como teóricos sustentan que dicho consorcio microbiano en la fase metanogénica requiere una temperatura óptima de crecimiento, hallando así que el mejor comportamiento del crecimiento de Methanobacterium spp y Methanococcus spp se encuentra en las temperaturas de 27°C y 34°C.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Fonseca, Renata Cristina Batista, and Ines Cristina de Batista Fonseca. "Utilização de métodos estatísticos multivariados na caracterização do mosaico sucessional em floresta semidecídual." Revista Árvore 28, no. 3 (June 2004): 351–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622004000300005.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetivou verificar a possibilidade da utilização de métodos estatísticos multivariados na caracterização das fases do desenvolvimento do mosaico sucessional de um trecho de floresta estacional semidecidual, através de variáveis estruturais. Foram alocadas parcelas de 10 m x 10 m, em que se procedeu à análise estrutural, ou seja, levantamento fitossociológico acrescido das variáveis Porcentagem de Cobertura (PC), Altura do Dossel (AD) e Cobertura por Lianas (CL). Os métodos estatísticos empregados foram Análise de Componentes Principais e Análise de Agrupamento, mais especificamente Classificação Hierárquica Ascendente. O primeiro componente principal explicou 43,96% da variância total, enquanto o segundo, 25,66%. As variáveis Área Basal (AB), Diâmetro Médio (DM) e Dominância Média (DOM) apresentaram correlações positivas entre si superiores a 0,75, podendo ser DM e DOM consideradas como um grupo de variáveis. As variáveis Número de Indivíduos (NI) e Número de Espécies (NE) apresentaram correlação 0,60, enquanto AD, CL e PC baixas correlações com as demais, indicando a importância da inclusão destas na análise. A classificação hierárquica e a partição dos grupos em quatro foram feitas considerando os dois primeiros eixos fatoriais. Os resultados indicaram dois comportamentos diferenciados: 1) valores baixos para AD e AB: Grupo 1, com valores baixos também para NI, NE e PC (fase de clareira); e Grupo 2, com valores elevados para NI e CL e baixos para DOM e DM (fase de construção); e 2) valores altos para AD e AB: Grupo 3, com valores altos também para NI, NE e PC e valor baixo para CL (fase madura); e Grupo 4, com valores elevados para DOM e DM e mais baixos para CL (fase de degradação). Os métodos estatísticos multivariados permitiram caracterizar as fases do desenvolvimento do mosaico sucessional, através das variáveis estruturais. A forma como foram estimadas as variáveis AD, CL e PC, porém, deve ser aprimorada, assim como é preciso incluir variáveis que discriminem melhor cada fase.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Lima, Maria Lucia Cavendish Cavalcanti, and Nadia Somekh. "Análise urbanística e diagnóstico de assentamentos precários: um roteiro metodológico." Ambiente Construído 13, no. 1 (March 2013): 109–27. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212013000100008.

Full text
Abstract:
A finalidade deste trabalho é destacar o papel instrumental da Análise Urbanística no diagnóstico urbanístico-ambiental de assentamentos precários, um arcabouço metodológico capaz de figurar, medir e avaliar as assimetrias que distinguem esses assentamentos da cidade formal. A metodologia na fase analítica adota uma estrutura temática que fixa os fatores de cuja variação depende um maior ou menor grau de qualidade de vida urbana nesses assentamentos e que, numa escala ascendente ou descendente, representam a erosão dos padrões e relações espaciais. O processo de síntese amarra as categorias de análise ordenando-as de forma espacializada e hierárquica em categorias de problemas. O método estabelece marcos de referência para avaliar o nível da transformação a ser produzida com as intervenções de urbanização, oferecendo uma referência para a tomada de posição entre extremos, que podem oscilar da consolidação do tecido existente até sua substituição - importantes dados de entrada tanto para o projeto como para o monitoramento das intervenções públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Gómez-Ortega, Fabricio. "Arquitectura del futuro en Ecuador: Desafíos bioclimáticos urgentes." Green World Journal 5, no. 1 (January 12, 2022): 001. http://dx.doi.org/10.53313/gwj51001.

Full text
Abstract:
El planeta tierra ha tenido cambios climáticos por diferentes variables que intervienen de forma directa o indirecta. Las estadísticas de temperatura promedio mundial llevadas a cabo por el Grupo Intergubernamental de Expertos sobre el Cambio Climático (IPCC) muestran el informe una escala con tendencia ascendente en las últimas décadas, esto a efecto del aumento de la población mundial lo que demanda mayores recursos entre ellas las construcciones de obras civiles. En Ecuador existe varias zonas climáticas en donde no todas las edificaciones han considerado diseños bioclimáticos (sol, viento, vegetación, tierra y temperatura ambiental) ya sean por desconocimientos de profesionales de la construcción (arquitectos, ingenieros y diseñadores). Se realizo análisis climáticos con datos EnergyPlus Weather (EPW) de Guayaquil, Quito, Puyo y San Cristóbal e interpretados en software online educativo de Andrew Marsh, para identificar las diferentes estrategias según los datos climáticos analizados, esto acompañado mediante revisión bibliográfica para determinar lineamientos a seguir en nuevos proyectos amigables con el medio ambiente, esto colaboraría a la mitigación del calentamiento global por efectos antropogénicos con la intervención en la fase de diseño de la arquitectura del futuro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Alfenas, Acelino C., Reginaldo G. Mafia, Robert C. Sartório, Daniel H. B. Binoti, Ricardo R. Silva, Douglas Lau, and Cláudia A. Vanetti. "Ralstonia solanacearum em viveiros clonais de eucalipto no Brasil." Fitopatologia Brasileira 31, no. 4 (August 2006): 357–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-41582006000400005.

Full text
Abstract:
A incidência da murcha bacteriana, causada por Ralstonia solanacearum, em viveiros clonais de eucalipto, no período de abril a setembro de 2005, resultou no descarte de cerca de 553.991 minicepas, 6.837.691 propágulos na fase de enraizamento e 11.266.819 mudas, nos Estados da Bahia, do Espírito Santo, do Maranhão, de Minas Gerais e do Pará, totalizando um prejuízo estimado em, no mínimo, seis milhões de reais (US$ 2,7 milhões). Em minijardim clonal, a doença caracteriza-se por necrose foliar, escurecimento anelar ou completo do lenho, murcha e morte de minicepas. Os sintomas na parte aérea são similares à morte gradual de minicepas submetidas a podas drásticas ou com sistema radicular malformado. Na fase de enraizamento, miniestacas infectadas podem apresentar arroxeamento das nervuras do limbo foliar e podridão. No campo, a doença caracteriza-se por bronzeamento e necrose foliar, desfolha basal, ascendente escurecimento interno do lenho e morte da planta, geralmente a partir do quarto mês após o transplantio. Os sintomas geralmente se agravam em árvores com enovelamento de raízes e afogamento de coleto. A etiologia da doença foi confirmada por meio de testes de exsudação, microscopia de varredura, isolamento da bactéria, análises de PCR/RFLP, reação de hipersensibilidade (HR) em mudas de fumo, testes de patogenicidade em plântulas de eucalipto e tomate e re-isolamento da bactéria. Como o sistema de produção de mudas clonais de eucalipto é altamente favorável à multiplicação bacteriana e na falta de conhecimento sobre a resistência genética e de outras estratégias de controle da doença, é essencial evitar a introdução da bactéria em viveiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Gonzaléz-Esparza, J. Américo. "Solar-cycle variations of interaction regions: in-ecliptic observations from 1 to 5 AU." Geofísica Internacional 39, no. 1 (January 1, 2000): 41–46. http://dx.doi.org/10.22201/igeof.00167169p.2000.39.1.294.

Full text
Abstract:
Analizamos diferentes características físicas de 98 regiones de interacción (RI) detectadas dentro del plano de la eclíptica entre 1 y 5 UA por diferentes naves espaciales para inferir sus variaciones con el ciclo solar. Este conjunto de RI lo obtuvimos combinando las mediciones de cinco naves que viajaron a Jupiter en diferentes fases del ciclo solar: los Pioneers 10 y 11 (fase descendente ciclo 20), los Voyagers 1 y 2 (fase ascendente ciclo 21) y el Ulysses (posterior al máximo ciclo 22). Encontramos que los patrones de corrientes de viento solar detectados varían continuamente durante todas las fases del ciclo. Estas variaciones ocurren en escalas temporales del orden de algunas rotaciones solares, lo cual hace muy difícil relacionar las cambios en la dinámica del medio interplanetario con los cambios en la configuración a gran escala de la corona. En general las corrientes de viento rápido asociadas con RI fueron más lentas en las observaciones de los Voyagers que en las observaciones de los Pioneers y del Ulysses. La comparación entre las orientaciones de las RI detectadas por los Voyagers y el Ulysses y la inclinación de la hoja de corrienta concuerda cualitativamente con las predicciones de los modelos numéricos. El ancho radial de las RI detectadas por los Pioneers tendieron a ser menores que los anchos en las observaciones de los Voyagers y el Ulysses. Esto sugiere un efecto asociado con el ciclo solar. En este trabajo se señalan algunos aspectos que necesitan ser estudiados en simulaciones numéricas para entender mejor como varía la dinámica a gran escala del medio interplanerio durante el ciclo solar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Brito, Evandro. "Franz Brentano e as crises filosóficas nas quatro fases da sua história." Argumentos - Revista de Filosofia, no. 29 (January 1, 2023): 86–97. http://dx.doi.org/10.36517/argumentos.29.7.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa a polêmica "teoria das quatro fases da filosofia", tal como foi publicada por Franz Brentano em 1895, com o propósito de apresentar o papel das crises filosóficas no interior do movimento histórico-filosófico ocidental. Descrevemos, primeiramente, o modo como Brentano assume a clássica divisão da história em três períodos (antigo, medieval e moderno), para subdividir cada um desses períodos em quatro movimentos filosóficos distintos (movimento filosófico de interesse puro, movimento filosófico de interesse prático, movimento filosófico cético e movimento filosófico místico). Nossa análise explicitará que, segundo a tese principal ali defendida por Brentano, (a) os movimentos filosóficos se sucedem no interior de cada período histórico em função de uma crise intrínseca ao próprio processo histórico da filosofia e (b) o que define a crise filosófica é o modo como cada um dos movimentos filosóficos, constituintes da segunda, terceira e quarta fases, diferem do movimento filosófico constituinte da primeira fase. Como conclusão da nossa análise, defenderemos que os pressupostos históricos filosóficos brentanianos da sua "4ª tese de Habilitação" são os critérios fundamentais da filosofia ascendente encontrados nos métodos de Aristóteles, Tomas de Aquino, Bacon e Descartes. Em outras palavras, sustentaremos que se tratava, para Brentano, de reconhecer em tais métodos filosóficos o seu poder de sustentar aquele tipo de percepção capaz de garantir evidência ao conhecimento, pois esse seria o modo de evitar que a filosofia (i) substituísse seu interesse teórico pelo interesse prático, (ii) se entregasse ao ceticismo, ou ainda, (iii) sucumbisse ao misticismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

García, Caterina, Silvia Morgades, and Ángel J. Rodrigo. "Las relaciones exteriores de la Generalitat en el Estatuto de Autonomía de Cataluña de 2006." Anuario Español de Derecho Internacional 22 (August 16, 2018): 23–52. http://dx.doi.org/10.15581/010.22.28382.

Full text
Abstract:
INTRODUCCIÓN. I. LAACCIÓN EXTERIOR DE LA GENERALITAT. A. El principio general relativo a la acción exterior. B. La facultad de establecer oficinas en el exterior. D. La obligación de promover la cooperación transfronteriza, interregional y al desarrollo. E. La obligación de participar en Organismos internacionales. F. La obligación de coordinar las acciones exteriores. G. La obligación de promover la proyección internacional de las organizaciones de Cataluña. II. LAS COMPETENCIAS DE LA GENERALITAT RESPECTO A LOS TRATADOS INTERNACIONALES. A. Las competencias de la Generalitat en el proceso de conclusión de tratados internacionales. 1. El derecho de la Generalitat a ser informada previamente de la conclusión de tratados internacionales (art. 196.1). 2. El derecho de la Generalitat a ser informada previamente de la conclusión de tratados internacionales (art. 196.1). 3. La facultad de solicitar al Gobierno que integre a representantes de la Generalitat en las delegaciones negociadoras (art. 196.2). 4. La facultad de solicitar al Gobierno la celebración de tratados internacionales (art. 196.3). B. Las competencias de la Generalitat en el proceso de aplicación de los tratados internacionales. 1. La obligación general de ejecutar las obligaciones internacionales que afecten a materias sobre las que las CC.AA. tengan atribuida competencia. 2. La obligación de la Generalitat de ejecutar las obligaciones derivadas de tratados internacionales (art. 196.4). III. LA PARTICIPACIÓN DE LA GENERALITAT DE CATALUÑA EN LA UNIÓN EUROPEA. A. La participación en la fase ascendente del Derecho de la Unión. 1. La participación en el derecho originario. 2. La participación en el derecho derivado. B. La participación en la fase descendente del Derecho de la Unión. 1. La participación interna. 2. La vocación de acción exterior ante el Tribunal de Justicia de la Unión. CONSIDERACIONES FINALES
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Solano Ramírez, Viviana, Erick Centeno Mora, and Paola Vidal Rivera. "Cierre de ciclos de nutrientes y generación de energía por medio del tratamiento anaerobio de las aguas residuales ordinarias: Estudio de caso en Las Juntas de Abangares, Costa Rica." Revista de Ciencias Ambientales 57, no. 1 (September 28, 2022): 1–29. http://dx.doi.org/10.15359/rca.57-1.1.

Full text
Abstract:
[Introducción]: Una selección adecuada de tecnología en las plantas de tratamiento de aguas residuales (PTAR) y la búsqueda de soluciones para integrar estos sistemas en las comunidades se hacen necesarias para impulsar un saneamiento sostenible en la región latinoamericana. [Objetivo]: En este artículo se evalúa el potencial de recuperación de subproductos valorizables en una PTAR con reactor anaeróbico de flujo ascendente y manto de lodo, para ser aprovechados en la comunidad de Las Juntas de Abangares (10 000 habitantes), en el noroeste de Costa Rica. [Metodología]: Por medio de un modelo matemático de balance de masa y energía, se estimaron los flujos de nutrientes (N, P, K) y la generación de biogás en una PTAR propuesta para dicha población, con reactor anaeróbico como tecnología de tratamiento. Se evaluó el potencial de aprovechamiento de los nutrientes (fase líquida y sólida) para sustituir fertilizantes químicos en la región de Abangares y se compararon distintos aprovechamientos energéticos del biogás (fase gaseosa). Los datos utilizados como información de entrada del modelo corresponden a datos teóricos. [Resultados]: Los resultados muestran que la totalidad de nutrientes puede ser aprovechada en Abangares, pues esta oferta representaría menos del 1 % de la demanda total de la zona de pastizales del cantón. Adicionalmente, los potenciales ahorros derivados del aprovechamiento de los nutrientes y del biogás ascendieron hasta US$ 50 y 30 mil por año, respectivamente, y el aprovechamiento del biogás en sustitución de leña o gas para cocinar permitirían una PTAR carbono negativa. [Conclusiones]: El estudio muestra el potencial de los reactores anaeróbicos para impulsar un saneamiento sostenible en la región, que genere beneficios directos y permita una mejor integración del sistema de tratamiento en las comunidades de Costa Rica y otros países de Latinoamérica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Izepão, Rosalina Lima, and Leonardo Antonio Santin Gardenal. "CAFÉ, CAPITAL CAFEEIRO E INDUSTRIALIZAÇÃO NO PARANÁ." A Economia em Revista - AERE 23, no. 2 (June 13, 2016): 69. http://dx.doi.org/10.4025/aere.v23i2.20343.

Full text
Abstract:
A atividade cafeeira teve grande significado no desenvolvimento econômico brasileiro e o seu capital muito contribuiu para a industrialização do País. No caso paranaense, a partir do início da década de 1940, este produto tornou-se o principal gerador da renda interna do Estado. Neste artigo se faz uma análise da atividade cafeeira desenvolvida no Estado do Paraná e a transformações produzidas na estrutura econômica e demográfica paranaense, tanto em sua fase ascendente, 1940 e 1950, como na sua fase descendente 1960 e 1970, com o objetivo de verificar a relação desta cultura com a formação do capital industrial paranaense. O artigo foi estruturado em três seções, além da Introdução e da Conclusão. Na primeira, introdutória ao tema, mostram-se as origens da formação econômica do Paraná, destacando-se as atividades ligadas à mineração, tropeirismo, o mate e à madeira. Na segunda, analisam-se a expansão da cafeicultura no Paraná, destacando-se as características e peculiaridades desta atividade no tocante à geração de mudanças na estrutura econômica e na dinâmica demográfica do Estado. Na terceira, mostram-se a formação industrial do Estado, destacando-se o capital cafeeiro como uma das fontes de financiamento da incipiente indústria do Paraná, na década de 1960. Considerando-se a carência de dados que permitissem uma análise mais aprofundada sobre a correlação entre capital cafeeiro e a formação da indústria paranaense, optou-se, metodologicamente, por fazer uma pesquisa descritiva exploratória, utilizando-se de fontes bibliográficas e documentais. Entende-se que o presente estudo, em razão da já mencionada carência de fontes, é singelo demais, se comparado à relevância do tema, porém, espera-se que possa contribuir para a ampliação da discussão sobre a atividade econômica cafeeira e o seu significado em termos de contribuição ao avanço da industrialização e desenvolvimento do Paraná.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Lara González, Luis Ángel, César Augusto Cubides Medina, and Edgar Rodrigo Hernández Buitrago. "Metodología para el diseño del método de explotación de arenas siliceas mediante el uso de software especializado." Ingeniería Investigación y Desarrollo 14, no. 2 (December 2, 2014): 30. http://dx.doi.org/10.19053/1900771x.3448.

Full text
Abstract:
Se reporta la metodología utilizada para el diseño del método de explotación de areniscas por bancos escalonados descendentes utilizando herramientas de software especializado. Los datos analizados fueron recolectados en campo para la licencia de explotación 14816 en el municipio de Melgar departamento del Tolima, la caracterización del macizo rocoso se realizó a partir de pruebas físicas y mecánicas, sobre probetas cilíndricas con el fin de obtener el valor de la resistencia máxima y el módulo de elasticidad de la roca. El rumbo y buzamiento del paquete de areniscas se determinó mediante proyección estereográfica utilizando el software DISP®, y el factor de seguridad de los taludes se obtuvo con SLIDE® estableciéndose bancos de 8 metros de altura por 8 metros de ancho con un ángulo de inclinación de 60°, lo cual genero un factor de seguridad de 2.1. El diseño del método de explotación fue realizado con GEOVIA SURPAC®, en una fase inicial de desarrollo en forma ascendente hasta alcanzar el nivel 11 de la explotación, para luego iniciar la explotación en forma descendente con el fin de controlar la estabilidad los taludes. Los resultados obtenidos permiten establecer una metodología general, para la elaboración de proyectos tendientes a optimizar el proceso de evaluación y selección del método de explotación mediante el uso de herramientas especializadas de diseño.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Moreno Guerra, Yeferson A., Tatiana M. Mira Lopez, José A. Rodriguez Pulido, and Víctor M. Medina Robles. "Desarrollo embrionario de híbridos de Pseudoplatystoma metaense Suarez, 2007 x Leiarius marmoratus Gill, 1870 (Siluriformes: Pimelodidae)." Orinoquia 20, no. 2 Sup (December 16, 2016): 78–85. http://dx.doi.org/10.22579/20112629.444.

Full text
Abstract:
El desarrollo embrionario en peces es relevante para el conocimiento de su biología y sistemática, mediante aspectos como: morfología, crecimiento, alimentación, comportamiento y mortalidad. El objetivo de este trabajo fué la descripción del desarrollo embrionario de híbridos producidos a partir del cruce de hembras de Pseudoplatystoma metaense x machos de Leiarius marmoratus. La reproducción fue inducida en reproductores sexualmente maduros usando extracto de hipófisis de carpa. Los óvulos seminados fueron incubados en sistemas artesanales de flujo ascendente de 70 l, realizando recambios de agua en un 20% cada tres horas con temperatura promedio 26,2 ± 0,5ºC. Se tomaron muestras en intervalos de tiempo 0.25, 0.50, 1 y 2 horas pos fertilización (hpf) y fueron fijadas en formol buffer 10%. Posteriormente se observaron y se tomaron registros fotográficos. Se observó la fase de zigoto y clivaje 1 a las 0:25 hpf, clivaje 2 a las 0:50, clivaje 3 y 4 a las 0:75, clivaje 5 y 6 a 1:00, blástula (subdivisión inicial, temprana y tardía) se observaron desde 1:50 a 5:00 hpf, gástrula y cierre del blastoporo a las 6:00 hpf, segmentación de las somitas desde las 10:00 a 17:00 hpf, presentándose finalmente la eclosión a las 18:00 hpf. Se concluye que los eventos del desarrollo embrionario de P. metaense x L. marmoratus son asincrónicos, presentando una fertilidad del 30%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Glória, Joana Ribeiro da, José Aurélio Garcia Bergmann, Célia Raquel Quirino, José Reinaldo Mendes Ruas, Carlos Rafael Araújo de Matos, and Jonas Carlos Campos Pereira. "Curvas de lactação de quatro grupos genéticos de mestiças Holandês-Zebu." Revista Brasileira de Zootecnia 39, no. 10 (October 2010): 2160–65. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982010001000009.

Full text
Abstract:
Modelaram-se curvas de lactação a partir de 1.340 lactações de vacas F1 dos grupos Holandês-Gir, Holandês-Guzerá, Holandês-Nelore e Holandês-azebuado com controles leiteiros realizados a cada 14 dias, provenientes de duas fazendas. O manejo nutricional era à base de pastagens no verão e silagem de milho e cana-de-açúcar com ureia no inverno, e ração concentrada na ordenha, de acordo com a produção. A função Gamma Incompleta foi utilizada para estimação dos parâmetros das curvas, da produção no pico da lactação, do tempo entre o início da lactação e o pico, da persistência e da produção total de leite. Dentro de cada grupo genético, curvas foram modeladas para as várias ordens de lactação. Coeficientes de determinação ajustados foram superiores a 90% para a maioria das curvas, logo a função Gamma Incompleta modelou adequadamente curvas de lactação de vacas F1 Holandês-Zebu. As curvas apresentaram produção inicial seguida de fase ascendente até o pico de lactação e fase descendente posterior ao pico. Para a quinta ou mais ordens do grupo Holandês-Nelore, a curva foi linear e descendente a partir do início. Para todos os grupos genéticos, foram evidentes as diferenças entre as curvas da primeira ordem e as demais. As diferenças entre produção inicial e produção no pico da lactação não foram expressivas, com média, para todas as ordens de lactação, de 2,3 kg para o grupo Holandês-Gir; 2,6 kg para o Holandês-Guzerá; 1,2 kg para o Holandês-Nelore e 3,5 kg para o Holandês-azebuado, mostrando pico de lactação discreto. A média entre o início da lactação e o pico foi de 23,3 dias, variando entre 15,8 dias para o grupo Holandês-Nelore até 32,6 dias para o Holandês-azebuado. A persistência da lactação tendeu a diminuir e as produções inicial, no pico e total aumentaram com a ordem de lactação. Em geral, vacas Holandês-azebuadas apresentam maior produção total e persistência em comparação às demais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Morais, Eduardo Beraldo de, Leonardo Gomes de Vasconcelos, Frederico Carlos Martins de Menezes Filho, Danila Soares Caixeta, Evandro Luiz Dall’Oglio, Rossean Golin, Alessandra Lima Deluque, and Aldecy de Almeida Santos. "Biossorção do corante Rodamina B por mesocarpo do coco do babaçu: estudo em batelada e em coluna." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 13, no. 2 (July 2, 2022): 90–103. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2022.002.0009.

Full text
Abstract:
Neste estudo, a biossorção do corante Rodamina B (RhB) de solução aquosa usando mesocarpo do coco do babaçu (BCM) foi avaliada em batelada e operação contínua. As influências do pH, tempo de contato, concentração do biossorvente, concentração de corante e temperatura foram investigadas em estudos de batelada. Taxas mais altas de remoção de RhB (79,3 ± 0,49 %) foram obtidas em pH 2.0. Os estudos cinéticos e de equilíbrio indicaram que a biossorção segue o modelo de pseudossegunda ordem e o modelo de isoterma de Langmuir, respectivamente. A capacidade máxima de biossorção do BCM foi estimada em 111,52 mg g-1 a 40 °C. De acordo com o modelo de isotermas de Dubinin–Radushkevich (DR), a biossorção da RhB pelo BCM é um processo físico. Os parâmetros termodinâmicos (ΔG < 0 e ΔH > 0) sugeriram que o processo de biossorção é espontâneo e facilitado com o aumento da temperatura (endotérmico). O estudo contínuo foi realizado em uma coluna de leito fixo de fluxo ascendente alimentada com solução de RhB de 50 mg L-1 e vazão de 4 mL min-1. Os modelos de Yan e Yoon-Nelson descreveram os dados experimentais da curva de ruptura com excelente precisão. A captação máxima da coluna de leito fixo e o tempo de ruptura foram determinados como 72,45 mg g-1 e 611 min, respectivamente. Conclui-se que o BCM é um biossorvente atraente para a remediação de RhB de fase aquosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Monteiro, Renata, and Paula Pitta de Resende Côrtes. "A relação entre sífilis congênita e o tratamento do parceiro da gestante: um estudo epidemiológico." Revista Pró-UniverSUS 10, no. 2 (December 11, 2019): 13–17. http://dx.doi.org/10.21727/rpu.v10i2.1934.

Full text
Abstract:
A sífilis congênita é uma doença infectocontagiosa responsável por desfechos desfavoráveis e custos para saúde pública. O rastreamento pré-natal sorológico é a medida mais importante para identificar os fatores de risco para sífilis congênita e a infecção transplacentária pode ocorrer em qualquer fase da gravidez. O presente artigo tem como objetivo demonstrar a relação do aumento de casos de sífilis congênita com o não tratamento dos parceiros de gestantes portadoras de sífilis. Esse estudo é transversal descritivo demonstrando um aumento do número de casos de sífilis congênita quando não há tratamento do parceiro da gestante, ainda que ela tenha realizado o tratamento, no Estado do Rio de Janeiro, no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2017. A plataforma DATASUS foi utilizada para obtenção dos dados. Através dos dados, nota-se que em gestantes com pré-natal realizado e parceiros tratados, o ano de menor incidência de sífilis congênita foi 2013 com um total de 412 casos e o ano com o maior número de casos foi 2015 com um total de 831. Em 2017, a queda foi mais significativa, reduzindo pela metade o total de casos se comparado a 2016, com um valor total de 447. Já em comparação às gestantes cujos parceiros não foram tratados, no período compreendido entre 2013 a 2016 a incidência de sífilis congênita foi ascendente. Este estudo mostrou a importância de um pré-natal bem realizado para detecção de gestantes portadoras de sífilis, assim como seu seguimento e o tratamento do seu parceiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Lorenzano Hernández, B. J., K. R. Márquez Herrera, R. Yañez Guzmán, M. A. Camacho González, and F. J. Manríquez Rojas. "Reactor para tratamiento de aguas residuales por fotocatálisis heterogénea." Tópicos de Investigación en Ciencias de la Tierra y Materiales 6, no. 6 (October 5, 2019): 80–88. http://dx.doi.org/10.29057/aactm.v6i6.5018.

Full text
Abstract:
Se construyó un reactor vertical de vidrio con aireación ascendente a escala de los empleados en las estaciones de depuración de aguas residuales, EDAR, cuyas condiciones permiten reducir la concentración de contaminantes orgánicos presentes en agua residual de origen industrial y núcleos poblacionales, por fotocatálisis heterogénea. El reactor es provisto de 6 discos perforados de acero inoxidable recubiertos por la técnica de dip-coating revólver, con películas fotocatalíticas del sistema mixto titania-alúmina sintetizado por la técnica sol-gel; la hidrodinámica al interior del reactor permitió lograr una eficiencia de degradación promedio del 97.43 % para azul de metileno y 98.12 % para fenol por medición indirecta de reducción de absorbancia a 665 y 220 nm respectivamente y 96.51 % para agua residual por la medida de la reducción del carbono orgánico total, COT; en un promedio de 6 a 7 horas de reacción. Las películas, se caracterizaron por espectroscopía infrarroja con trasformada de fourier (FT-IR), se observaron las bandas características del enlace Al-O a 569 cm-1, por espectroscopía UV-Vis muestra elevada absorción en el intervalo UV-Vis, de 300 a 700 nm, siendo la máxima a 350 nm; por difracción de rayos X (DRX), se obtuvieron los planos (101), (004), (200), (211), (204), (220) y (215), característicos para la fase anatasa del TiO2 y los planos (220), (311), (400) y (844) correspondientes a una estructura cúbica simple característicos de la ᵧ-alúmina. Finalmente, por microscopía electrónica de barrido (MEB) se observó una película homogénea con partículas del orden de 30-40 nm libre de fracturas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Silva, Claudionor De Oliveira, Alenilda Oliveira Da Silva, Débora Átila dos Santos Timoteo, and Marília Batista dos Santos. "Estudo do uso de conchas de sururu (Mytella falcata) no controle de pH da manipueira em reator anaerobio UASB." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 4, no. 2 (January 31, 2014): 111–18. http://dx.doi.org/10.6008/ess2179-6858.2013.002.0007.

Full text
Abstract:
Durante o processamento da prensagem das raízes de mandioca são gerados vários resíduos, dentre eles destaca-se a manipueira, efluente este que contêm alta carga de poluição devido o volume e teor de matéria orgânica. Esse resíduo quando descartado de forma inadequada pode causar uma série de impactos ao meio ambiente, tais como, a contaminação do solo e lençol freático, além de causar danos à saúde pública. Uma alternativa para sanar o impacto gerado é a biodigestão anaeróbia, usando conchas de sururu para estabilizar a acidez da mesma, tornando o pH propício para o crescimento de micro-organismos metanogênicos, e com isso ocorra a substituição de reagentes químicos como solução de NaOH pelas conchas no processo. Assim, o trabalho teve como objetivo principal avaliar o estudo do uso de conchas de sururu (Mytella falcata) no controle do pH da manipueira em reator anaeróbio UASB. O projeto foi desenvolvido durante 91 dias. O tratamento anaeróbio da manipueira foi realizado com separação de fases, na alimentação do reator, a fase acidogênica ocorreu no período de 24 horas e de 72 horas para fase metanogênica. Utilizou-se 262 ml de efluente, o qual era diluído em água completando um total de 5,262 litros, quantidade diária de abastecimento do reator metanogênico. O processo de alimentação do reator foi contínuo e operado de forma ascendente, com tempo de retenção hidráulica (TRH) de três dias, durante todo o experimento. Durante o experimento foram coletadas amostras nos pontos: entrada do sistema de sururu (ESS), saída do sistema de sururu (SSS)e saída do reator metanogênico (SRM), sendo avaliados os parâmetros: pH e sólidos totais (ST). Os resultados demonstraram que o sistema de conchas teve um bom funcionamento, mostrando estabilidade do pH a partir da primeira semana de operação, a qual apresentou uma média de pH entre 6,44 e 6,63 na SSS, e de 6,75 e 7,23 na SRM, além de uma redução global de 47,87% de ST. Portanto, o tratamento com as conchas apresentou um resultado promissor para o controle do pH da manipueira substituindo o uso de reagentes químicos, tais como o NaOH.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Colín-García, Maria, Alejandro Heredia, Carina Dos-Santos-Rodrígues, Etelvina Figueira, Salomé F. P. Almeida, Vladimir A. Basiuk, Andrés Rodríguez-Galván, and Engel G. Vrieling. "Sílice de las Algas Diatomeas (Clase Bacillariophyceae) como material complejo y su importancia nanotecnológica." La Granja 17, no. 1 (June 30, 2013): 5. http://dx.doi.org/10.17163/lgr.n17.2013.01.

Full text
Abstract:
<p>La presencia de depósitos minerales es muy común en microorganismos, plantas, hongos y mamíferos. Estos organismos son, por lo tanto, un modelo natural excelente para estudiar la relación entre las principales partes que los componen, es decir la fase biopolímérica y la mineral. La importancia de este tipo de estudios se relaciona directamente con la nanotecnología, una rama científica relativamente reciente, encargada de estudiar los fenómenos químicos y físicos a escalas menores a los 500 nm. Cuando el sistema de estudio tiene importancia biológica, posee estructuras biológicamente activas o procede de un sistema biológico, se llama entonces bionanotecnología. Este es el caso del estudio de la biomineralización en las algas diatomeas. Esta línea de investigación tiene alta relevancia por la dificultad de producir micro y nanoestructuras altamente controladas de dióxido de silicio o sílice (SiO2), un tipo de vidrio que tiene potencialmente aplicaciones tecnológicas en liberación de drogas, celdas solares y materiales cerámicos de alto rendimiento. Los factores que afectan la geometría, las propiedades mecánicas y fisicoquímicas en estas estructuras son pobremente comprendidos, por lo que este tipo de estudios es de suma importancia. Si se logra entender las interacciones y los procesos de formación en estos sistemas que producen vidrio en entes biológicos, podremos acercarnos racionalmente a la síntesis de nuevos y sofisticados materiales nanoestructurados, con aplicaciones en una gran gama de áreas que van desde la nanotecnología (semiconductores híbridos) hasta la biología y biomedicina (biomateriales y estructuras liberadoras de drogas). En el presente trabajo se hace un esbozo “ascendente” (bottomup) de la síntesis de “biosilice” en diatomeas donde se enfatiza la importancia de este fenómeno en la nanotecnología.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

JÁUREGUI BERECIARTU, GURUTZ. "LA CUESTION REGIONAL EN EL TRATADO DE LISBOA. ¿HEMOS AVANZADO." RVAP 87-88, no. 87-88 (December 1, 2010): 619–35. http://dx.doi.org/10.47623/ivap-rvap.87.88.2010.19.

Full text
Abstract:
En el presente trabajo se pretenden analizar los efectos producidos por la entrada en vigor del Tratado de Lisboa en diversos aspectos que hacen referencia a la participación de las Regiones en el proceso de integración europea. El Tratado de Lisboa no modifica sustancialmente las previsiones establecidas en el fallido Tratado Constitucional de 2004, salvo en ciertos aspectos concretos relacionados con el principio de subsidiariedad, pero sí implica cambios importantes con respecto al Derecho Comunitario vigente hasta el momento. Estos cambios se manifiestan, fundamentalmente, en tres grandes ámbitos: en el ámbito de la participación en los foros comunitarios (fase ascendente), en el ámbito jurisdiccional ante el Tribunal de Justicia de la Unión Europea, y, de modo particular, en la aplicación de los principios de subsidiariedad y proporcionalidad. Europa eratzeko prozesuan eskualdeek duten partaidetzari buruzko zenbait kontutan, Lisboako Itunak indarra hartzeak dakartzan ondorioak aztertu nahi dira lan honetan. Lisboako Itunak ez ditu aldatzen 2004ko Konstituzio Itun alferrikakoan egindako aurreikuspen funtsezkoak, subsidiariotasun-printzipioarekin erlazionatutako alde zehatz batzuetan izan ezik. Aldaketa garrantzitsuak dakartza, aitzitik, orain arte indarrean zegoen Erkidegoko Zuzenbidearen aldean. Funtsean, hiru arlo handi hauetan egin dira aldaketak: Erkidegoko foroetako partaidetzan (goranzko fasea), Europar Batasuneko Justizia Auzitegiaren aurreko arlo jurisdikzionalean, eta, bereziki, subsidiariotasun- eta proportzionalitate-printzipioen aplikazio-arloan. In this work, we try to analyze the effects produced by the entry into force of the Treaty of Lisbon regarding the participation of regions in the European Integration. The Treaty of Lisbon does not substantially modify the provisions as set forth by the failed Constitutional Treaty from 2004, apart from some concrete aspects related to the principle of subsidiarity, but it entails important changes with regard to the Community Law in force up to now. These changes are fundamentally in three grand areas: in the area of participation within the Community fora (ascendant phase), in the judicial area before the European Court of Justice, and, particularly, in the application of the principles of subsidiariety and proportionality.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Guinote, Ana, Gerhard Reese, and David Wilkinson. "Uma Visão Poderosa: O Poder afecta o comportamento de busca visual." PSICOLOGIA 23, no. 1 (January 6, 2014): 127. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v23i1.320.

Full text
Abstract:
Estudos preliminares demonstram que a posição de poder que os indivíduos ocupam afecta a sua capacidade de focalizarem a atenção em informação relevante para a tarefa. O presente artigo investiga as componentes da atenção que são afectadas pelo poder, utilizando tarefas de busca visual. Em três estudos, os participantes foram inicialmente primados com o conceito de poder ou de subordinação e efectuaram tarefas de busca visual. Nestas tarefas, a contribuição das influências atencionais descendentes (top-down) e ascendentes (bottom-up) foram manipuladas através da alteração da semelhança física ou semântica entre estímulos alvo e estímulos de distracção. Os resultados obtidos indicam que o poder afecta a velocidade da busca visual. Além disso, as diferenças obtidas derivam de diferenças na atenção descendente e não na atenção ascendente e ocorrem face a alvos diferenciados com base em propriedades físicas ou semânticas.DOI: http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v23i1.320
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Shuzo Ikeno, Daniel, Karina Querne de Carvalho, Flavio Bentes Freire, Fernando Hermes Passig, and Bruna Pavoni Ximendes da Silva. "Tratamento biológico em reatores sequenciados anaeróbio-aeróbio com efluente vinícola." Revista DAE 69, no. 230 (March 25, 2021): 18–28. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2021.030.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem por finalidade analisar o tratamento de efluente vinícola em sistema combinado de um reator anaeróbio de manta de lodo e fluxo ascendente (Upflow Anaerobic Sludge Blanket - UASB) seguido de um filtro biológico aeróbio submerso (FBAS) na remoção de matéria carbonácea, nitrogenada, fosforada e de compostos fenólicos totais para enquadramento nos padrões ambientais de lançamento local. O sistema de escala laboratorial foi operado com efluente vinícola em diferentes concentrações de DQO (500- 1000 mg.L-1; Etapa I, II e III e 1000-2000 mg.L-1; Etapa IV e V) e foi variado também seu TDH (16h; Etapas III e IV 18h; Etapas II e V e 24h; Etapa I). Dos 422 dias de operação, o sistema combinado apresentou estado de equilíbrio aparente no dia 134, no qual foram iniciados os perfis de amostragem das características físico-químicas. As etapas I, II e III atenderam às legislações locais (< 200 mgDQOb.L-1) no residual orgânico máximo de 39 mgDQOb.L-1. A remoção dos nutrientes na forma de nitrito e nitrato atende à demanda da legislação nas etapas II, III, IV e V, apenas na primeira que o valor para nitrito ficou 0,4 mgNO2-.L-1 acima do limite. Os compostos fosforados não alcançaram em nenhuma etapa o limite máximo de lançamento (< 0,03 mg.L-1). A remoção dos compostos fenólicos ocorreu predominantemente na fase anaeróbia, tendo residual mínimo de 3,1 mgCFT.L-1. Portanto, é possível identificar que a condição com TDH global de 16 horas e concentração inicial do efluente vinícola de 500 a 1000 mgDQOb.-1 apresentou as melhores eficiências de remoção das características estudadas e para condições experimentais ao serem aplicadas a indústria. O efluente final do sistema UASB-FBAS atende parcialmente às legislações da Resolução Conama 357/2005, 430/2011; e à Portaria 70/2009 da CEMA. Dentre as características analisadas, é possível concluir que os maiores problemas de remoção foram os compostos fenólicos totais e fósforo total. Palavras-chave: Águas Residuárias. UASB. FBAS. Remoção Nutriente. Compostos Fenólicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Oñate Rosado, Hermes Luis, Anderson Correa, and Francisco Flavio Costa Filho. "Signo del calcio." Acta Médica Colombiana 43, no. 1 (March 15, 2018): 50. http://dx.doi.org/10.36104/amc.2018.825.

Full text
Abstract:
Paciente masculino de 85 años de edad, nacionalidad Japonesa, ingresa al servicio de urgencias del Hospital Dante Pazzanese de Cardiologia con cuadro clínico de 12 horas de evolución consistente en dolor torácico opresivo, inicio gradual, intensidad moderada, duración mayor de 30 minutos, no irradiado, no mejora con el reposo o con el uso de nitratos asociado a disnea de medianos esfuerzos, niega síntomas neurovegetativos. Antecedentes de importancia Hipertensión arterial, Enfermedad renal crónica estadio 4 (TFG 22 ml/min/1.73m2 por CKD EPI), Insuficiencia cardiaca con fracción de eyección reducida (FE 22%). Al examen físico paciente normotenso, bradicárdico, ausculta con soplo sistólico en foco Mitral grado 3/6, sin frémito; sin signos de bajo gasto cardiaco. Realizada impresión diagnostica de Síndrome coronario agudo por lo cual fue solicitado EKG de 12 derivaciones, marcadores de necrosis miocárdicas y Radiografía de tórax. El EKG revela bradicardia sinusal, hemibloqueo anterior izquierdo, sin signos de lesión o isquemia aguda, marcadores negativos y radiografía de tórax muestra ensanchamiento mediastinal y signo del calcio positivo por lo que sospechamos en Síndrome aórtico agudo y es solicitado Eco transesofágico mostrando dilatación discreta de la aorta ascendente 40 mm, arco aórtico de difícil visualización, dilatación moderada de la aorta descendente 44 mm, imagen sugestiva de hematoma intramural aórtico iniciando después del nacimiento de la arteria subclavia izquierda y extendiéndose hasta el tercio proximal de la aorta torácica descendente, midiendo 11 mm de espesor. El paciente posteriormente es sometido a Angiotomografia de tórax con medidas de prevención de nefrotoxicidad inducida por contraste y es evidenciado presencia de hematoma en la pared de la aórta torácica descendente que inicia después de la emergencia de la arteria subclavia izquierda hasta la emergencia de las arterias renales. Fue solicitada valoración por cirugía vascular y optado por tratamiento clínico dada la fase etaria del paciente y la presencia de comorbilidades. Actualmente continúa en seguimiento con Cardiologia, Nefrologia y Cirugía vascular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Papic Domínguez, Katia. "Los tipos de comunicación organizacional interna en establecimientos educacionales municipalizados en Chile." Cuadernos de Investigación Educativa 10, no. 1 (May 7, 2019): 63–83. http://dx.doi.org/10.18861/cied.2019.10.1.2881.

Full text
Abstract:
Las tendencias de globalización de la sociedad de la información y la comunicación influyen en las escuelas y en los profesionales de la educación. Este contexto mundial potencia la realización de cambios sustantivos en los modos de gestionar las organizaciones educativas. En los establecimientos educativos la comunicación conforma una función de gestión escolar, por tanto en el establecimiento educativo municipalizado se observa a la comunicación organizacional interna como función que permite mejorar dicha gestión y lograr la calidad educativa. El artículo tiene como objetivo describir los tipos de comunicación organizacional interna que se aplican entre directivos y profesorado en la coordinación del trabajo, con miras al cumplimiento de las metas en la gestión escolar del establecimiento educacional municipalizado en Chile.En la investigación que da origen a este artículo se aplicó metodología basada en enfoque mixto de carácter exploratorio y descriptivo a una muestra de 22 establecimientos educacionales municipalizados. Los criterios de selección fueron los siguientes: instituciones que impartieran educación parvularia y/o básica y/o media -niños y jóvenes-, que fueran dependientes de la Dirección de Educación y del Departamento de Educación, que se hallaran en áreas urbanas o rurales de las comunas de Pudahuel y la Cisterna y que estuvieran activas durante el año 2015.En la fase cuantitativa la metodología consistió en una encuesta administrada al 40 % de los directivos y al 40 % del profesorado. Se recibieron 246 encuestas respondidas. En la etapa cualitativa se realizaron entrevistas en profundidad a dos directores de la Administración de Educación Municipal. Ambos instrumentos citados son de elaboración propia.Los resultados del estudio revelan que los directivos ejercitan, de preferencia, el tipo de comunicación formal, descendente, horizontal y ascendente para coordinar al profesorado en el desarrollo del trabajo dirigido al cumplimiento de las metas institucionales. Puede concluirse que el empleo de estos tipos de comunicación favorece la coordinación del trabajo de directivos y profesorado en los procesos de gestión de la organización educativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Cadar, Thais, Maria Silvia Ribeiro, Simone Couto, Kátia Ferreira Costa Campos, and Keli Bahia Felicíssimo Zocratto. "A experiência de integração ensino-serviço no trabalho em saúde materno e infantil da regional Centro Sul: Pet GraduaSUS do curso de Gestão de Serviços de Saúde/UFMG." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 8, no. 3 (September 19, 2018): 70–72. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.669.

Full text
Abstract:
Introdução: A educação permanente (EP) envolve a promoção do pensamento crítico e produtivo dos trabalhadores e gestores visando potencializar a resolutividade das ações. Uma de suas estratégias é a aprendizagem a partir das práticas e da construção de novos significados para os processos de trabalho, fundamentadas na andragogia, no respeito às particularidades loco-regionais, na lógica de construção das necessidades de forma ascendente e coletiva de maneira a contemplar as prioridades definidas pela gestão e no monitoramento dos processos de aprimoramento e formação profissional. No contexto da educação permanente e sua interface na relação ensino-serviço, o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET Saúde) tem proporcionado aprendizado aos profissionais de saúde e acadêmicos, na forma de vivências e estágios, que contemplam as necessidades do SUS de educação pelo trabalho. As atividades de aprendizagem são coordenadas por tutores (professores universitários) que, em articulação com os preceptores (profissionais de áreas da rede municipal de saúde) e alunos de graduação, constituem a equipe de atuação no PET Saúde. As ações desenvolvidas apresentam foco na interdisciplinaridade e interprofissionalidade, na integração ensino/serviço/comunidade, na humanização do cuidado, na integralidade da assistência, no desenvolvimento das atividades que considerem a diversificação de cenários de práticas e redes colaborativas na formação para o SUS. O Pet Gradua SUS do Curso de Gestão de Serviços de Saúde (CGSS) se desenvolve em parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Belo Horizonte com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e buscou delinear uma formação diferenciada para o trabalho no SUS, fortalecido pela prática e EPS. Objetivo: Relatar a vivência do PET Gradua SUS nos processos de integração ensino/serviço/comunidade. Métodos: Trata-se de um relato de experiência da proposta desenvolvida pelo PET GraduaSUS do Curso de Gestão de Serviços de Saúde/UFMG (início: maio/2016 e término: fevereiro/2018). Utilizou-se a metodologia participativa com a coparticipação dos diferentes atores sociais envolvidos no processo, e valorização do saber local interagindo com o saber científico. As ações estabelecidas estiveram vinculadas ao ciclo de vida Materno-Infantil do município de Belo Horizonte, e foram delineadas a partir de diagnósticos situacionais realizados no distrito Centro Sul, com posterior desenvolvimento de projetos de intervenção. Optou-se pelo Planejamento Estratégico Situacional tendo como campos de atuação os Centros de Saúde Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e a Gerência Regional de Atenção à Saúde Centro Sul (GERASA CS). Este método valoriza o cotidiano do serviço assim como a interpretação de cada indivíduo/ator da situação problema, mediante suas crenças, experiências e posição no jogo social. Resultados: O bloco relativo à Saúde Materna e Infantil é composto por 7 indicadores: Número de mortes maternas; Número de óbitos potencialmente evitáveis; Proporção de gestantes captadas até o final do 1º trimestre; Proporção de gestantes acompanhadas no pré-natal; Média de atendimento de puericultura em menores de 2 anos; Percentual de crianças atendidas aleitamento materno exclusivo; Percentual de recém-nascidos atendidos na primeira semana de vida (PMAQ). O projeto desenvolveu-se por fases. A primeira fase envolveu a composição do grupo pelos alunos bolsistas do PET e preceptores dos Centros de Saúde e da GERASA CS. Consistiu na preparação do grupo de alunos familiarizando-os acerca dos indicadores escolhidos e protocolos assistenciais relacionados. O grupo teve o apoio das tutoras e supervisoras realizando um levantamento documental, relativo aos indicadores selecionados e seus respectivos protocolos assistenciais; e elaboração de checklist para observação do processo de trabalho. Na segunda etapa foi proposto um levantamento de dados e organização dos resultados dos indicadores para análise, composta pela elaboração do diagnóstico relacionado à assistência da criança até 02 anos de idade e à gestante. Foram escolhidos 06 indicadores, quais sejam: razão de mortalidade materna, taxa de mortalidade infantil, proporção de gestantes captadas até o final do primeiro quadrimestre, proporção de gestantes acompanhadas no pré-natal. Posteriormente foi realizado a busca dos dados no Sistema de Informações em Saúde (SIS Rede – SMS-BH) para elaboração de gráficos e tabelas, além da análise descritiva. A terceira fase contou com discussões envolvendo as Equipes de Saúde da Família dos Centros de Saúde participantes para o compartilhando dos resultados e delineamento de possíveis propostas de intervenção. A articulação ensino- serviço foi essencial para a elaboração, levantamento e desenvolvimento de projetos de melhoria. Estes projetos foram definidos juntamente com as equipes e gerência da unidade, tendo a participação ativa dos alunos nessa interlocução, como protagonistas das ações, proporcionando interesse e engajamento nos projetos. Ao proporcionar a vivência ativa do aluno no processo formativo, a experiência relatada garante o nexo com a realidade, a partir da compreensão e ação crítica, sendo o tutor e o supervisor no PET Gradua-SUS, facilitadores do processo de aprendizado. Neste contexto, o cenário estabelecido favorece a troca de conhecimentos e experiências entre os atores envolvidos que, mediatizados pela realidade do serviço, como diz Paulo Freire, se educam. “Já agora ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão mediatizados pelo mundo”. Nesta fase, questões administrativas que envolveram troca de gerência no Centro de Saúde Nossa Senhora Aparecida, interferiram no seguimento do projeto nesta unidade. No entanto, o PET deu continuidade às ações propostas no Centro de Saúde Nossa Senhora de Fátima que, na primeira fase, contou com a participação dos bolsistas na oficina realizada pela Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB). Em seguida, levantaram-se os dados para cálculo dos indicadores materno-infantis por equipes com elaboração de gráficos. A partir da análise dos dados em conjunto com as equipes houve a seleção dos problemas prioritários, a saber: “Perda de oportunidade para Ações do Quinto dia” e “Baixos índices de aleitamento materno”. Seguiu-se com a elaboração do plano de ação utilizando-se a estratégia 5W2H.Todo o processo foi integrado entre Distrito Sanitário e Unidade Básica de Saúde. A quarta fase foi norteada pela implementação dos projetos de intervenção - apoio às equipes- fase atual do projeto que já conta com um grupo mensal de gestantes, com rodas de conversas envolvendo o aleitamento materno como tema transversal abrangendo o autocuidado e direitos das gestantes. As decisões no coletivo das equipes proporcionou o envolvimento das Equipes de Saúde da Família e NASF. A preparação dos ACSs está em fase de planejamento visando as visitas de captação do recém- nascido para as ações do quinto dia. Por fim, a quinta fase: acompanhamento e avaliação - observação com utilização do roteiro construído na primeira fase, levantamento de dados e cálculo de indicadores do período de execução do projeto Pet-Gradua-SUS, com avaliação conjunta com as ESFs. Conclusões: A experiência proporcionada ao aluno uma vivência articulada das ações desenvolvidas pelos níveis de gestão local e regional (Centros de Saúde e Gerência Regional) contribui para sua formação profissional, uma vez que apresenta uma visão ampliada do cenário em saúde. Visando a continuidade das ações após o término do projeto PET-GraduaSUS-Gestão foi realizada uma parceria envolvendo a disciplina de estágio curricular entre os Curso de Gestão de Serviços de Saúde e Curso de Enfermagem da UFMG. Outra experiência proporcionada pelo PET que deve ser incorporada às práticas acadêmicas diz respeito ao processo de avaliação do aluno, que se deu de modo formativo, visando o desenvolvimento do mesmo no decorrer do projeto, por meio de reuniões periódicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

De Lima, Bárbara Nathalia Marques, and Lioney Nobre Cabral. "Disfunção craniocervicomandibular ascendente de origem postural: relato de caso." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 10, no. 1 (October 22, 2020): 163–69. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v10i1.4883.

Full text
Abstract:
A disfunção craniocervicomandibular ascendente acontece quando alterações situadas abaixo do complexo craniomandibular são os fatores desencadeantes de uma desordem temporomandibular. Os sinais e sintomas mais comumente encontrados nessa disfunção são: dor localizada nos músculos mastigatórios ou na região da articulação temporomandibular, cefaléia, ruídos articulares e limitações dos movimentos mandibulares. O objetivo do presente estudo é relatar um caso de disfunção craniocervicomandibular ascendente causada por uma condição postural inadequada decorrente de maus hábitos ergonômicos. Um paciente procurou a Policlínica Odontológica da Universidade do Estado do Amazonas queixando-se de dor intermitente na região lateral da face associada à otalgia. Ao exame clínico, observou-se estalidos na articulação temporomandibular, presença de pontos-gatilhos nos músculos cervicais e retificação cervical, sendo assim diagnosticado com a disfunção, causada pela alteração postural. Após o diagnóstico, optou-se por uma modalidade de tratamento conservadora baseada na realização de exercícios fisioterapêuticos associados ao uso de uma placa estabilizadora miorrelaxante. Após um mês de tratamento, o paciente já apresentou um estado postural mais adequado, sem sintomatologia dolorosa. Após três anos de proservação, o paciente manteve o quadro estabilizado, sem queixas de dor. Concluímos que o correto diagnóstico da condição é a chave para a escolha e o sucesso do tratamento, sendo este realizado através de uma avaliação minuciosa e integral do indivíduo durante o exame clínico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Rohden, Luiz. "FILOSOFANDO COM GADAMER E PLATÃO: MOVIMENTOS, MOMENTOS E MÉTODO[S] DA DIALÉTICA." Revista Dissertatio de Filosofia 36 (January 1, 2012): 105. http://dx.doi.org/10.15210/dissertatio.v36i0.8660.

Full text
Abstract:
À luz da Carta Sétima de Platão, justificamos o filosofar tramado entre o exercício fenomenológico e hermenêutico sob a égide dos ‘elogios à verdadeira filosofia’. Desenvolveremos aqui que ele se efetiva dialeticamente segundo os movimentos descendente [constituída pelo todo da carta; trata-se da vertente dialógico-prática – ética, política] e ascendente [descrita na digressão da carta; trata-se da face inteligível-teórico - metafísica]. Conferiremos atenção especial aos cinco momentos [nome, definição, imagem, ciência e ‘a coisa mesma’] do itinerário ascendente. Ao final, mostraremos que o método do método dialético é dialético também e efetiva-se tanto entre os dois movimentos quanto entre seus momentos internos o que leva à instituição de uma circularidade espiral ascensional ou de um círculo virtuoso. Com isto mostraremos que o filosofar constitui-se enquanto uma metafísica dialética marcada pela temporalidade e liberdade humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Morbeck, Elizabeth, Alexsandro Oliveira, Elkimen Noêmia, Kátia Ferreira Costa Campos, and Keli Bahia Felicíssimo Zocratto. "Gerenciamento distrital e local do Protocolo de Toxoplasmose Congênita em Venda Nova: Pet GraduaSUS do Curso Gestão de Serviços de Saúde." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 8, no. 3 (September 19, 2018): 68–69. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.667.

Full text
Abstract:
Introdução: A Política Nacional de Educação Permanente, instituída pela portaria GM/MS 1.996/2007, foram validados todos os princípios da educação permanente. Uma de suas estratégias é a aprendizagem pela construção de novos significados para os processos de trabalho com ações educacionais de trabalhadores em saúde fundamentadas no respeito às particularidades loco-regionais, na lógica das necessidades de forma ascendente e coletiva, contemplando prioridades da gestão no monitoramento dos processos de aprimoramento e formação profissional. Em Belo Horizonte, a base territorial foi dividida em nove Distritos Sanitários, correspondendo às áreas administrativas da Prefeitura. No contexto descentralizado das políticas públicas, o nível de gestão regional conecta-se com os formuladores da gestão municipal e com seus executores no nível local. As sedes distritais são responsáveis diretos pela implementação, acompanhamento e avaliação da Atenção Primária à Saúde (APS), formada pelas áreas de abrangência dos Centros de Saúde (C.S.). Esta integração hierárquica dos níveis, central, distritais e locais, estabelece a estrutura organizacional da gestão do cuidado em saúde do município. Para enfrentar os desafios é necessário o desenvolvimento de competências e habilidades de gestão capazes de integrar diferentes saberes e tecnologias. Considera-se que a integração ensino-serviço é uma estratégia que pode proporcionar o desenvolvimento do aluno, e nesse sentido, o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET Saúde), lançado em 2008, tem proporcionado aprendizado aos profissionais de saúde e acadêmicos, na forma de vivências, que contemplam as necessidades do SUS de educação pelo trabalho. O Programa se desenvolve por meio de integração interdisciplinar, parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Belo Horizonte e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As atividades de aprendizagem são coordenadas por tutores (professores universitários) que, em articulação com os preceptores (profissionais de áreas da rede municipal de saúde) e alunos de graduação. Objetivo: Qualificar os processos de integração ensino/serviço/comunidade a partir de um olhar específico da gestão sobre os indicadores Materno Infantil nos serviços da APS. Métodos: Trata-se de um relato de experiência da proposta desenvolvida pelo PETGraduaSUS do Curso de Gestão de Serviços de Saúde/UFMG desde maio de 2016 com previsão de término em fevereiro de 2018. A escolha da metodologia baseou-se no entendimento de que a mesma é capaz de propiciar e enaltecer a rotina dos serviços em saúde, possibilitando uma maior compreensão e construção de um pensamento lógico de resolutividade voltado para a gestão. Para o desenvolvimento dos projetos este estudo, utilizou-se a metodologia participativa como ferramenta que implica na coparticipação de diferentes atores sociais envolvidos no processo. Apresenta a perspectiva de conhecer o contexto no qual os atores se encontram inseridos, vinculados às situações que necessitam de intervenção. Na busca de alternativas, a reflexão e a ação, vinculadas a participação ativa dos sujeitos envolvidos produz ênfase na valorização do saber local que interage com o saber científico. As ações estabelecidas junto ao serviço estiveram vinculadas ao ciclo de vida Materno-Infantil do município de Belo Horizonte, e foram delineadas a partir de diagnósticos situacionais com posterior desenvolvimento de projetos de intervenção em cada campo estabelecido. Resultados: No Distrito de Venda Nova, além do levantamento dos indicadores materno-infantil, a toxoplasmose foi escolhida como tema de atuação, por assumir a maior relevância no período gestacional. A Toxoplasmose é uma infecção parasitária causada por um protozoário, o Toxoplasma gondii; cujo reservatório natural é o gato. O homem é acidentalmente infectado, e a doença é adquirida pela ingestão de alimentos contendo cistos de Toxoplasma. Outra forma é pelas fezes de gatos, que eliminam grande quantidade de oocistos durante a infecção aguda. A infecção ocorre quando o parasita atinge o concepto por via transplacentária e a transmissão fetal acontece quando a mãe adquire-a durante a gestação. Assim, a infecção congênita não ocorre em mães que já tiveram infecção prévia, exceto quando ocorrer reativação por alguma forma de imunodepressão. O parasita se multiplica na placenta e ao ser transmitido para o feto pode causar lesões na retina e sistema nervoso central. As gestantes numa situação de primoinfecção, geralmente são assintomáticas e somente identificadas por exames sorológicos solicitados no acompanhamento do pré-natal. O tratamento é realizado no pré-natal, além da investigação das crianças suspeitas, após o nascimento. Os exames são realizados nos C.S. pela punção digital num papel filtro e, facilmente, transportados para o laboratório responsável pela análise, o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da UFMG (NUPAD-UFMG). Os testes diagnósticos apresentam maior especificidade quando realizados até a 12ª semana de gestação, realçando a importância de se iniciar o pré-natal logo no início da gravidez. A indicação é que esse teste deve ser repetido durante o acompanhamento, caso a gestante seja suscetível, isto é, apresente testes sorológicos (IgG e IgM) negativos. Os integrantes alocados na equipe PET - Venda Nova com o propósito de contribuir para o enriquecimento do processo de aprendizagem, optaram pelo estudo de caso como estratégia de investigação. O projeto aconteceu em fases, que foram distribuídas da seguinte forma: Fase I (Observacional) que consiste na inserção dos alunos nas UBS, com o objetivo de adquirirem vivências da organização da APS nos C.S., bem como os elementos que compõem sua estrutura, seus métodos gerenciais e suas práticas profissionais para a gestão e capacitação de pessoas.Por meio desta vivência, além de serem contextualizados e sensibilizados para compreender os processos realizados nos C.S, os alunos do curso de Gestão em Serviços de Saúde criaram um portfólio contendo registros textuais e não textuais da realidade encontrada, a fim de obterem minúcias sobre as características do espaço, seus processos de trabalho, estabelecimento de rotinas, entre outros. Na fase II ocorreram as Coletas e Tabulações vinculados à Toxoplasmose que consiste no acompanhamento de primeiras e segundas consultas de pré-natal realizadas pelas equipes, nas quais acontecem as abordagens dos profissionais com a gestante, a respeito da Toxoplasmose Congênita. Nesta fase, os alunos tabularam os dados em relação ao processo da consulta, com ênfase no protocolo, com auxílio da elaboração de gráficos e tabelas, fazendo posteriormente uma análise descritiva. Para o acompanhamento das demais consultas, os alunos recolheram dados no SIS Rede – SMS-BH, dos indicadores do Distrito de Venda Nova e no portal NUPAD - Triagem Pré-Natal. A fase III consiste no rastreamento do exame, a fim de detectar possíveis erros de administração do protocolo na saída e chegada do mesmo no CS e na esfera distrital. A fase IV aborda a elaboração de uma estratégia de melhoria dos índices materno-infantil de cunho gerencial, baseado na experiência vivenciada. Estas estratégias pensadas serão apresentadas formalmente para as gerências de cada unidade, que poderá utilizá-las como ferramentas para correção do problema. A fase V é a avaliação das medidas adotadas pelas gerências locais através da ferramenta de qualidade Ciclo PDCA e discussão com as gerências locais. Conclusões: Ações desenvolvidas apresentam foco na interdisciplinaridade e interprofissionalidade, na integração ensino/serviço/comunidade, na humanização do cuidado, na integralidade da assistência, no desenvolvimento das atividades que considerem a diversificação de cenários de práticas e redes colaborativas na formação para o SUS. O Pet Gradua SUS do Curso de Gestão de Serviços de Saúde, buscou identificar nas propostas de intervenção uma formação diferenciada para o trabalho no SUS, fortalecido pela prática e EPS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Ilari, Mayumi Denise S. "Um teatro da violência: In-Yer-Face, a dramaturgia gestada na era Thatcher." Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 45, no. 3 (November 29, 2016): 1266. http://dx.doi.org/10.21165/el.v45i3.812.

Full text
Abstract:
O presente artigo discute brevemente aspectos do “In-Yer-Face” (IYF), movimento teatral surgido na Inglaterra nos anos 1990, composto por uma geração de novíssimos dramaturgos, nascidos e criados na conservadora e opressiva era Thatcher. De fundo abertamente político ou não, esse teatro, violento e radical, viria a chocar profundamente as plateias e boa parte da crítica londrina. Não obstante, o IYF se tornaria um grande sucesso de público entre a plateia mais jovem, e sua influência se estenderia às novas gerações de dramaturgos, com produções extremamente radicais tanto em termos das temáticas abordadas quanto de inovações formais e cênicas. Para além da violência imediata, esse teatro desvelaria toda uma percepção de mundo experienciada pela geração que vivenciou, desde o nascimento, o pano de fundo sombrio do neoliberalismo, do individualismo e da ascendente globalização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Tenani, Suziellen Cristina, Alan Peres Ferraz de Melo, and Rosângela Felipe Rodrigues. "Estudo da vascularização arterial em corações de capivara (Hydrochaeris hydrochaeris - Carleton, M. D. 1984)." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 47, no. 3 (June 1, 2010): 203. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2010.26856.

Full text
Abstract:
Utilizaram-se 30 corações de capivara (Hydrochoerus hydrochoeris), entre machos fêmeas de diferentes faixas etárias, cedidos pela Empresa Pró-Fauna, cidade de Iguape, estado de São Paulo, registrado no IBAMA sob nº 235930848-0 e no SIF sob nº 3381. As artérias coronárias direita e esquerda foram canuladas e injetadas com substância látex corada com pigmento específico. Em 96,9%s dos corações estudados, encontrou-se as artérias coronária direita e esquerda que possuem origem a partir da aorta ascendente. Em 3,3% dos casos não há artéria coronária esquerda, mas sim os ramos interventricular paraconal e circunflexo. Quanto ao ramo intermédio, este pode apresentar origem a partir do ramo interventricular paraconal em 40% dos casos, ou pode apresentar sua origem diretamente da aorta ascendente em 3,3% dos casos; e, ainda, pode ter origem a partir do ramo circunflexo em 56,6% dos casos. Quanto à artéria coronária direita, esta possui menor calibre que a artéria coronária esquerda em 100% dos casos. Apresenta-se percorrendo o sulco coronário emitindo ramos para a margem ventricular direita. Na face atrial, a referida artéria coronária apresenta ramo anastomótico, em todos os casos, como descrito anteriormente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Mehra, Bharat. "Information ACTism in “Trumping” the Contemporary Fake News Phenomenon in Rural Libraries." Open Information Science 3, no. 1 (January 1, 2019): 181–96. http://dx.doi.org/10.1515/opis-2019-0013.

Full text
Abstract:
Abstract Fabricated or fake news has become a phenomenon of unprecedented proportions in the 21st century. Donald J. Trump, the 45th and current President of the United States, has played a major role in its pervasive adoption and spread of misinformation and disinformation since his ascendency on November 8, 2016. In today’s complex political landscape, this article introduces the gerund and present participle “trumping” in mock homage to the fake news legacy of President Trump. “Trumping” simultaneously symbolizes a seemingly contradictory act of subversive and patriotic resistance for libraries to counter his fake news rhetoric to further his political ends. It calls for rural libraries (amongst others) to embrace a multi-pronged approach of information ACTism that draws upon intersections in information literacy-fluency-advocacy in their “trumping” actions to resist the President’s unhealthy behaviors since rural communities (and others) continue to be especially susceptible to his negativity and use of fake news. This think piece is based on analysis of selected news media coverage and provides libraries out-ofthe-box strategies to lead their communities towards critical and reflective analytical political decision-making in the face of fake news bombardment emerging from a person in the highest office of the land.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Triques, Mauro L. "Hypopomus Gill: nova apomorfia e notas sobre suas relações filogenéticas (Teleostei, Gymnotiformes, Rhamphichthyoidea)." Revista Brasileira de Zoologia 24, no. 3 (2007): 717–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752007000300023.

Full text
Abstract:
O monofiletismo de Hypopomus Gill, 1864 é corroborado pela presença de canto da boca curvo para cima, homoplasticamente também em Steatogenys Boulenger, 1898. Sua sinonímia com Parupygus Hoedeman, 1962 é corroborada. Três de sete apomorfias previamente atribuídas para definir o monofiletismo de Hypopomidae são refutadas (região posterior do paresfenóide estreita, depressão na face dorsal do basi-hial e opérculo trapezoidal) e outras quatro são propostas para unir Hypopomus a Rhamphichthyidae (mandíbula incluída; alongamento anterior do dentário; cartilagem palatina alongada e processo ascendente do mesopterigóide curvo para trás). Assim, estudos mais elaborados são necessários para avaliar a posição filogenética do gênero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Otero, Cleber Sanfelici, and Patrícia de Paula Pereira Inês. "De descendentes para ascendentes: o direito dos idosos a alimentos e a responsabilidade solidária dos familiares." Revista Thesis Juris 11, no. 2 (November 16, 2022): 439–66. http://dx.doi.org/10.5585/rtj.v11i2.20464.

Full text
Abstract:
As pessoas idosas, se envelhecerem sem a capacidade de prover o próprio sustento, possuem direito a alimentos e podem ajuizar uma ‘ação de alimentos’ em face dos descendentes. O problema jurídico e objetivo do estudo recai acerca da legitimidade do polo passivo para respondê-la. O presente texto apresenta, com o emprego do método dedutivo e de revisão bibliográfica, a possibilidade de haver responsabilidade solidária dos descendentes da pessoa idosa, com a extensão da responsabilidade alimentar entre os graus de parentesco, consoante o art. 12 do Estatuto da Pessoa Idosa, de forma literal e abrangendo os “alimentos per stirpes”, com o reconhecimento da responsabilidade alimentar dos netos quando seus pais (filho ou filha da pessoa idosa) já faleceram, ou até mesmo quando os netos já receberam a herança do de cujus (pai ou mãe dos netos, que é filho ou filha da pessoa idosa).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Trindade Neto, Messias Alves da, Izabel Marin Petelincar, Dirlei Antônio Berto, Eliana Aparecida Schammass, Kátia Sardinha Bisinoto, and Fabiana Ribeiro Caldara. "Níveis de lisina para leitões na fase inicial-1 do crescimento pós-desmame: composição corporal aos 11,9 e 19,0 kg." Revista Brasileira de Zootecnia 33, no. 6 suppl 1 (December 2004): 1777–89. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982004000700016.

Full text
Abstract:
Quarenta e oito leitões híbridos comerciais, machos castrados e fêmeas, com 5,5 ± 0,21 kg foram distribuídos em blocos ao acaso, com quatro tratamentos e seis repetições, para determinar a melhor concentração de lisina até os 11,9 ± 0,35 kg (fase inicial-1) e os efeitos subseqüentes até os 19,0 kg (fase inicial-2). A composição química das frações corporais e a deposição de tecido muscular na carcaça e no corpo vazio foram determinadas. As concentrações de lisina total utilizadas na primeira fase pós-desmame foram 1,16 a 1,46%. Não foi observado efeito na composição química do sangue e das vísceras, caracterizando a independência das concentrações de lisina. As respostas para acúmulo protéico e água da carcaça e do corpo vazio foram ascendentes com o aumento de lisina, caracterizando a maior eficiência na utilização e direcionamento do nutriente para a síntese protéica da musculatura esquelética. Na segunda fase, não foram observados efeitos, mas os animais que, anteriormente, receberam menores níveis de lisina tenderam acumular mais proteína e água na carcaça e no corpo vazio. Possivelmente, encontrando-se em déficit de lisina, fisiologicamente tolerável, a nova dieta supriu parte da demanda anterior, porém pode não ter atendido à demanda para síntese protéica dos animais que se encontravam em maior ascensão de síntese e acúmulo protéico na fase inicial-1. As respostas favoráveis ao aumento da concentração de lisina na dieta de leitões entre 5,5 e 11,9 kg de peso vivo recomendam novos estudos utilizando níveis de lisina superiores aos empregados, combinados com maiores níveis de energia metabolizável, a fim de estabelecer a eficiência máxima de deposição protéica. Estudos nas fases subseqüentes devem complementar informações de melhor aporte nutricional para o suíno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Landsteiner de Sampaio Amêndola, Isabela, Lucas Rodrigues Viana, Mariana Brito de Jesus, Gilson Caleman, and Juliana Ribeiro da Silva Vernasque. "Os impactos das fake news na prevenção e controle da COVID-19: uma Revisão Integrativa de Literatura." Saúde em Redes 7, no. 1Sup (December 28, 2021): 215–30. http://dx.doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1supp215-230.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar os principais impactos da desinformação, considerando as formas pelas quais os indivíduos podem ser direta ou indiretamente afetados, tendo em vista os diferentes graus de difusão das notícias falsas e os seus desdobramentos nos cenários reais e virtuais. Método: Revisão Integrativa de Literatura desenvolvida em seis etapas: elaboração do tema da pesquisa; estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão; definições ou coleta de dados acerca da busca da literatura; avaliação dos estudos; análise e interpretação dos estudos obtidos; e apresentação dos resultados. MEDLINE, LILACS e PubMed foram as bases de dados utilizadas. Resultados: A partir da análise dos dados de 35 artigos, obtiveram-se quatro temáticas: informação veiculada sobre a COVID-19 nos meios digitais; infodemia e os seus desdobramentos; papel dos profissionais de saúde no combate à desinformação; e o (des)controle das fake news. Conclusões: Esta revisão de literatura reúne estudos de autores de diferentes nacionalidades que demonstram a fragilidade do ambiente virtual em relação à divulgação de informações. A propagação ascendente das fake news está provocando importantes interferências na educação em saúde, a qual é considerada um potente instrumento de ação para o controle adequado da pandemia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Pollito, Percy A. Zevallos, and Mario Tomazello. "Anatomia do lenho de Uncaria guianensis e U. tomentosa (Rubiaceae) do estado do Acre, Brasil." Acta Amazonica 36, no. 2 (2006): 169–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672006000200006.

Full text
Abstract:
As plantas de Uncaria guianensis e U. tomentosa são lianas trepadeiras, arbustos trepadores ou rasteiros ascendentes que ocorrem em amplas áreas da Amazônia brasileira e países da América Central e do Sul. Possuem excepcional importância medicinal, com sua casca, lenho e folhas utilizadas pelos povos amazônicos e pela indústria farmacêutica. Face a necessidade da identificação das plantas em condições de campo e de laboratório, o presente trabalho descreveu a estrutura anatômica do lenho de Uncaria guianensis e U. tomentosa, ocorrentes no Estado do Acre, Brasil. Os resultados mostraram que o lenho das espécies é característico da família Rubiaceae, a exceção dos vasos arredondados, grandes e solitários, parenquima axial difuso e largura dos raios que são próprios das lianas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Oliveira, Geisemara Rosario de, Geovana Sammea Felix de Brito Fernandes, Giovanna Porto dos Santos, Karine Orrico Góes, Nayara Alves de Sousa, and Priscila D'Almeida Ferreira. "Tratamento fisioterapêutico na síndrome de Guillain-Barré." Research, Society and Development 11, no. 9 (July 2, 2022): e4111931446. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i9.31446.

Full text
Abstract:
Introdução: A Síndrome de Guillain-Barré (SBG) é definida como uma polirradiculoneuropatia inflamatória desmielinizante aguda, que acomete as raízes nervosas e os nervos periféricos, provocando fraqueza motora de forma ascendente, progressiva, simétrica e bilateral, podendo atingir os membros inferiores, superiores, músculos respiratórios, tronco e a face. Objetivo: Analisar a abordagem fisioterapêutica na Síndrome de Guillain-Barré. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa que selecionou artigos publicados em periódicos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed e Google Acadêmico. Resultados: 8 artigos foram selecionados nas bases de dados em inglês, português e espanhol, com data de publicação entre 2010 e 2021; artigos gratuitos e disponíveis na integra e textos completos que tratassem sobre o tratamento fisioterapêutico na síndrome de Guillain-Barré (SGB). Conclusão: Conclui-se que o tratamento fisioterapêutico precoce é essencial na recuperação dos pacientes com SGB, proporcionando uma melhora na funcionalidade motora, visando um maior desempenho das atividades de vida diárias, além da importância da intervenção multidisciplinar intensiva no processo de reabilitação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Tartarotti, Roberta Cristina Dal' Evedove, Paula Regina Dal'Evedove, and Mariângela Spotti Lopes Fujita. "Indexação em repositórios digitais." Scire: representación y organización del conocimiento 26, no. 2 (December 7, 2020): 13–18. http://dx.doi.org/10.54886/scire.v26i2.4626.

Full text
Abstract:
Um dos desafios do campo da Organização do Conhecimento da Ciência da Informação é acompanhar a dinâmica do tratamento documental, face às mudanças tecnológicas e culturais na contemporaneidade. Particularmente em sistemas de recuperação da informação como os repositórios digitais de bibliotecas universitárias, torna-se necessária a representação do conteúdo intelectual dos recursos informacionais digitais visando o acesso aos mesmos baseando-se no seu assunto. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo investigar a temática indexação de assuntos na produção científica brasileira da Ciência da Informação dedicada aos repositórios digitais, contribuindo para um panorama da atual situação da indexação e das tendências de pesquisa da temática no escopo destes sistemas de recuperação da informação. Como considerações finais, verifica-se que, embora a ascendente relevância dos repositórios digitais e mais atualmente dos repositórios institucionais seja atualmente uma realidade no âmbito acadêmico, investigações no campo da Organização do Conhecimento que abarquem especificamente a indexação de assuntos em repositórios digitais ainda são incipientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes. "Carreira gerencial: os dramas e as tramas de gerentes em organizações Brasileiras." Organizações & Sociedade 7, no. 17 (April 2000): 117–28. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302000000100009.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta resultados de pesquisas realizadas com gerentes, em empresas localizadas no Estado de Minas Gerais, Brasil; relativos à questão da carreira percebida e vivenciada por esta categoria profissional. Trata-se de um grupo social em situação de transição, onde são observados: um novo contorno para a carreira gerencial, realidades diferenciadas vivenciadas por grupos de gerentes face às novas tecnologias organizacionais em uma economia globalizada e em transição. A carreira do gerente repete o conceito de mobilidade individual e seus impactos sobre sua trajetória profissional indicando tipos de mobilidade ascendente, descendente ou estabilizada. A carreira dos gerentes se destaca pelas características dessa categoria profissional. Trata-se de um grupo que vivência, mais do que outros assalariados, um universo complexo de contradições. Apesar deste traço característíco, não se pode referir à categoria gerencial como sendo um grupo homogêneo. A carreira do gerente tende a desaparecer segundo os moldes clássicos mas o gerente ainda é figura de destaque neste atual contexto de turbulência organizacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Quispe, José, B. Argêllo, and Ricardo Pommer. "Embarazo gemelar con ovodonación en un caso de síndrome de Turner." Revista Peruana de Ginecología y Obstetricia 48, no. 2 (May 14, 2015): 135–38. http://dx.doi.org/10.31403/rpgo.v48i554.

Full text
Abstract:
Objetivo: Presentar un caso de síndrome de Turner mosaico que logro embarazar con donación de ovocitos y transferencia embrionaria. Lugar: Centro de Reproducción Asistida de fa Clínica Ricardo Palma. Material y Métodos: Paciente de 32 años con síndrome de Turner, 45,0/47,XXX/46,XX, con infertilidad primaria. La preparación del endometrio para la implantación fue inducida con valerianato de estradiol con dosis ascendentes de 2 a 8 mg/día, hasta obtener el grosor endometrial adecuado y calculando el día de la aspiración de los ovocitos. Para el soporte de fa fase lútea se utilizó progesterona micronizada a dosis de 1200 mg/día vía vaginal. La hiper estimulación ovárica controlada en la donante se efectúo usando análogo de GnRH y FSHr, se aspiró 9 ovocitos, utilizándose 5 y, en las siguientes 48 horas, clivaron y fueron transferidos 3 embriones. En el momento cursa gestación gemelar del ll trimestre. Conclusiones: La fertilización in vitro con ovodonación es una alternativa para la infertilidad de las pacientes portadoras del síndrome de Turner. La transferencia embrionaria puede ser realizada en pacientes con cavidad uterina normal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Asaro, Gona Akirso, Dr Kimani Sabas, and Dr Kenneth Makokha. "EMMANUEL LEVINAS’ ETHICS OF RESPONSIBILITY AS A FOUNDATION FOR ETHICAL RELATION." International Journal of Applied Science and Research 05, no. 04 (2022): 152–58. http://dx.doi.org/10.56293/ijasr.2022.5417.

Full text
Abstract:
In the contemporary society, more ever than before,humanity is an exigent need of the ethics of responsibility. This article presents EmmanuelLevinas' ethics of responsibility as a foundation for ethical relation. Ethics of responsibility essentially calls for morality, which creates a room for the other and indispensable to eschewing the "I" ascendency. Everyone is morally responsible for his or her neighbour, who is "the Other" either particular or "the third Party." To be human is to be responsible. "The Other" is a key concept in the vocabulary of Levinas and the starting point of his philosophy of ethics. Ethics of responsibility commands the human race to respect the alterity, dignity, rights, and otherness of the Otherthrough ethical relation despite his or her physical dynamics.It is a responsibility that postulates asymmetrical sociality, face-to-face loving encounter, ethical substitution and ethical justice as a paramount to ethical relation in contemporary broken society.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography