To see the other types of publications on this topic, follow the link: Estudo e experiências.

Journal articles on the topic 'Estudo e experiências'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Estudo e experiências.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Castro, Nádile Juliane Costa de, Deisiane da Silva Mesquita, Dayanne de Nazaré dos Santos, Juliana Pereira Pinto Cordeiro, Luine Glins Cunha, and Ryane Oliveira Neves. "Ensino e pesquisa sobre saúde dos povos indígenas: experiências acadêmicas." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 25 (June 29, 2019): e567. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e567.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Refletir sobre o ensino e pesquisa da saúde indígena por meio de experiências acadêmicas. Relato de experiência: Relato de experiência baseado na execução de disciplinas e de criação e participação em grupos de estudos e pesquisas que contemplavam o estudo da saúde de populações indígenas em instituições de ensino superior localizadas na região metropolitana do Estado do Pará. A construção do trabalho direcionado por meio da matriz curricular com presença de disciplina especificas possibilitou maior engajamento para este tema, mas foi possível construir conhecimento pela pesquisa, por meio de estudo de casos clínicos quando da ausência disciplinar. Considerações finais: A experiência assistencial possibilitou que se ampliasse de modo satisfatório à interdisciplinaridade por meio do ensino e pesquisa, e afirmou mais uma vez que a experiência em campo possibilita novos horizontes acadêmicos. Os discentes envolvidos conseguiram produzir academicamente por meio dos eventos científicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Medeiros, Sandro Alves de, Márcio Augusto Gonçalves, Ricardo Teixeira Veiga, and Giovana Barbosa Caraciolo. "A viagem que mais contribuiu para quem eu sou: explorando as dimensões da Experiência Turística Eudaimônica." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 14, no. 1 (January 14, 2020): 14–33. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v14i1.1599.

Full text
Abstract:
Com base em uma revisão do conceito de eudaimonia, o estudo propõe uma definição para o constructo experiência turística eudaimônica e identifica 15 potenciais dimensões constituintes do constructo, a partir de uma extensa revisão da literatura nos domínios da psicologia positiva, psicologia existencial-humanista, psicologia do desenvolvimento (estudos sobre a formação da identidade na linha Eriksoniana) e do turismo (estudos sobre experiência turística transformadora). Com o objetivo de validar as dimensões teorizadas, um levantamento com 569 sujeitos foi empreendido e a análise fatorial exploratória sobre os dados extraiu seis fatores (Alteridade e Benevolência, Intimidade e Pertencimento, Significância pessoal, Abertura ao novo, Autonomia e Amadurecimento) que explicaram 62,636% da variância total. Com forte fundamentação teórica e empírica, o estudo buscou contribuir com o entendimento dos processos transformativos proporcionados pelas experiências turísticas, fornecendo uma estrutura multidimensional para experiências eudaimônicas em contextos turísticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dos Santos, Sandro Vinicius Sales. "ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA EXPERIÊNCIA INFANTIL." Revista Contrapontos 16, no. 1 (April 25, 2016): 117. http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v16n1.p117-142.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta os elementos que compõem as experiências produzidas pelas crianças no ambiente da Educação Infantil. A categoria experiência foi refinada a partir da crítica da cultura e da modernidade de Walter Benjamin e dos Estudos Sociais da Infância. O estudo de caráter qualitativo buscou captar a densidade das ações das crianças. Identificou-se que as experiências das crianças são resultantes da combinatória de ações que elas desenvolvem nas relações que estabelecem com os artefatos, nas relações vivenciadas entre elas e os adultos e por último nas relações entre as próprias crianças. Ao vivenciar as experiências no âmbito da instituição, as crianças articulam-nas a situações vividas em temporalidades distintas das dos adultos, criando, assim, campos de experiências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Sandro Vinicius Sales dos, and Isabel de Oliveira e Silva. "Crianças na educação infantil: a escola como lugar de experiência social." Educação e Pesquisa 42, no. 1 (March 2016): 131–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201603137189.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo apresenta uma análise das experiências de crianças de 4 e 5 anos na instituição de educação infantil. A categoria experiência foi tomada das teorias de François Dubet (1996), Walter Benjamin (1984, 2011a, 2011b) e dos estudos sociais da infância (SARMENTO 2002, 2008; CORSARO 2002, 2009, 2011, dentre outros/as). O estudo de caso foi desenvolvido em uma instituição pública de educação infantil, contou com a participação de dezoito crianças e duas professoras, e utilizou registros em caderno de campo e registros audiovisuais como forma de captar as ações das crianças. Desse modo, identificou-se que as crianças na instituição articulam diversas lógicas de ação nas relações que estabelecem entre si e com os adultos, baseadas nas dimensões integradora, de estratégica e de subjetivação – essenciais à noção de experiência social. O texto discute a necessidade de considerar as crianças no contexto de relações reguladas pelos adultos ao se utilizarem as categorias da ação social para o estudo das experiências vividas pelas crianças nessa instituição escolar. As análises apresentam leitura interpretativa de tais experiências, expressas por meio tanto da linguagem verbal como do que aparece nos corpos dos meninos e das meninas. Verificou-se ainda que, ao vivenciar as experiências na instituição, as crianças o fazem articulando-as a outras experiências de suas vidas, imprimindo-lhes o caráter de continuidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Prates, Bianca Veiga, and Paulo Coelho Castelo Branco. "Experiência formativa em Psicologia segundo estudantes de uma universidade interiorizada: estudo fenomenológico." Revista Psicologia, Diversidade e Saúde 7, no. 3 (September 25, 2018): 421. http://dx.doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.1922.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa objetiva compreender a experiência de formação em Psicologia, com base nos relatos de estudantes situados em universidade interiorizada no Estado da Bahia. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com seis discentes concludentes do curso de Psicologia. Posteriormente, analisaram-se os dados por meio do método fenomenológico empírico de Amedeo Giorgi. Foram estabelecidas três categorias relacionadas às experiências anteriores ao ingresso no curso de Psicologia, às experiências do processo de tornar-se psicólogo e às implicações do processo de interiorização na experiência formativa. A partir dos resultados obtidos, observou-se que as experiências dos alunos abordaram similaridades em variados âmbitos, tais como: suas aspirações quanto ao ingresso; suas percepções e motivações sobre o curso de Psicologia ao longo do percurso formativo, sobretudo na fase de estágio profissionalizante; identificação das potencialidades e adversidades oriundas do processo de interiorização. Conclui-se com questionamentos sobre os contrastes e as singularidades formativas entre instituições situadas no interior e sediadas nas capitais, além de sugerir outras pesquisas em cursos de Psicologia e programas de acesso ao ensino superior alocados em instituições privadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ladeira, Wagner Junior, Gustavo da Silva Costa, Fernando de Oliveira Santini, and Clecio Falcao Araujo. "Antecedentes da satisfação na rede hoteleira: Uma investigação através da modelagem de equações estruturais." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 7, no. 1 (April 13, 2013): 51–67. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v7i1.549.

Full text
Abstract:
Os estudos da satisfação têm se tornado fundamentais para aumentar o relacionamento entre hóspedes e hotéis. Nesse sentido, este estudo tem como principal objetivo analisar as relações funcionais que interferem na satisfação dos hóspedes do setor hoteleiro, tendo como base a análise de dois componentes: antecedentes de consumo, relacionados às experiências anteriores e expectativas de consumidor; e experiências de consumo, relacionadas aos aspectos físicos e ao ambiente social dos estabelecimentos. Assim, foram levantadas quatro hipóteses testadas junto a duzentos e sessenta hóspedes de hotéis localizados no estado do Rio Grande do Sul. Os resultados apresentaram sustentação para as hipóteses levantadas, indicando que o “Ambiente físico” é o maior preditor na satisfação dos hóspedes de hotéis, seguido pela dimensão “Experiência anterior”, “Ambiente social” e, por fim, “Expectativa de consumo”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Prates, Lisie Alende, Fernando Gomes Ceccon, Camila Neumaier Alves, Laís Antunes Wilhelm, Carolina Carbonell Demori, Silvana Cruz da Silva, and Lúcia Beatriz Ressel. "A utilização da técnica de grupo focal: um estudo com mulheres quilombolas." Cadernos de Saúde Pública 31, no. 12 (December 2015): 2483–92. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00006715.

Full text
Abstract:
Resumo Este estudo tem como objetivo discutir acerca da experiência de utilização da técnica de grupo focal em um estudo com mulheres quilombolas. Pesquisa qualitativa descritiva, com vertente antropológica, realizada com 13 mulheres de uma comunidade quilombola, localizada no interior do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A utilização da técnica de grupo focal permitiu aproximação, interação, troca de saberes, experiências, percepções e sentimentos, além da problematização e aprofundamento acerca do significado de cuidado à saúde da mulher quilombola. O grupo focal representou um espaço propício para o conhecimento e a compreensão das experiências de vida das mulheres quilombolas, bem como os significados atribuídos por elas às vivências. A técnica de grupo focal exige dos pesquisadores criatividade, sensibilidade, atenção, respeito, ausência de julgamentos, flexibilidade, preparação prévia e conhecimento da técnica e da temática de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Coelho, Maria Claudia, João Trajano Sento-Sé, Raquel Brum Fernandes, and Fábio Rios. "A EXPERIÊNCIA DA SUJEIÇÃO À AUTORIDADE POLICIAL: Notas sobre a articulação entre cognição e emoção na vida pública." Revista Brasileira de Ciências Sociais 31, no. 90 (2016): 151. http://dx.doi.org/10.17666/3190151-165/2016.

Full text
Abstract:
Este trabalho aborda a experiência da au- toridade policial do ponto de vista da sujeição, com base em relatos de cidadãos de camadas médias e altas, moradores do estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas em profundidade com pessoas que passaram por abordagens policiais em blitze da Lei Seca. O objetivo é investigar a articulação nessas experiências entre os planos cognitivo (concepções de autoridade, legalidade, poder, violência etc.) e emotivo. A análise busca contribuir com o campo de estudo das emoções na vida pública e com o campo de estudos sobre policiamento. O artigo discute ainda, à luz das observações de Norbert Elias, o impacto da centralidade do conflito sobre o estudo do policiamento nas escolhas de objeto nas ciências sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

De Freitas, Rony Klay Viana, and Rivanda Meira Teixeira. "Empreendedorismo Sustentável e a Identificação de Oportunidades: História Oral de Empreendedores de Negócios Sustentáveis." Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 8, no. 1 (March 30, 2014): 122. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v8i1.315.

Full text
Abstract:
O objetivo desse estudo foi analisar como ocorre a identificação de oportunidades na criação de negócios sustentáveis. Este estudo é qualitativo baseado na perspectiva fenomenológica, visto que retrata a realidade a partir das experiências subjetivas dos empreendedores. O método de pesquisa foi a história oral, baseada nos depoimentos de dois empreendedores que criaram negócios sustentáveis na cidade de Aracaju, Estado de Sergipe. Os resultados indicaram que diferentemente do processo de identificação de oportunidades de empresas tradicionais, os empreendedores que participaram deste estudo não tinham experiência anterior e que o negócio criado foi a sua primeira experiência empresarial. Entendeu-se que as dimensões sociais e ecológicas interferem tanto como limitadoras, quanto impulsionadoras do sucesso do processo de identificação de oportunidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cristofolli, Natali, Mak Alisson Borges de Moraes, and Thabata Castelo Branco Telles. "A experiência vivida de surfar: um estudo fenomenológico." Psicologia Revista 27 (April 29, 2019): 633–59. http://dx.doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i3p633-659.

Full text
Abstract:
O surfe é uma atividade amplamente praticada, que se constitui em deslizar na parede de uma onda sobre uma prancha. Entretanto, nota-se que a vivência com essa prática vai além de suas técnicas. O objetivo deste estudo foi compreender como é a experiência vivida de surfar por meio das percepções dos próprios praticantes. A metodologia de inspiração fenomenológica foi utilizada como meio de acesso a essas vivências, com o auxílio de entrevistas abertas, norteadas por pergunta disparadora. Foram entrevistados 8 participantes, todos amadores, que relataram experiências vividas apresentadas em 3 movimentos: antes de entrar no mar, vivenciando o mar com uma prancha e saída do mar. Nestes, evidenciou-se a necessidade de preparação para a prática, percepções mistas de medo, coragem, prazer e contemplação durante a experiência e a demonstração do quanto essa vivência extrapola os limites da praia para suas vidas pessoais. A partir dos resultados do presente estudo, entende-se que essa prática se apresenta de modo peculiar, e exige do profissional que se proponha a trabalhar com o surfe uma reflexão sobre os aspectos que o envolvem. Defende-se aqui uma psicologia do esporte que seja sensível às experiências vividas de seus praticantes para, posteriormente, ocupar-se de regras e técnicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Costa, Felipe Barbosa de Sousa, and Cássio Eduardo Soares Miranda. "Violência sexual e namoro: experiência de vitimização e impactos nos relacionamentos de adolescentes." Acta Scientiarum. Human and Social Sciences 42, no. 1 (April 17, 2020): e50492. http://dx.doi.org/10.4025/actascihumansoc.v42i1.50492.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva analisar as experiências de vitimização por abuso sexual, em namoros, e seus impactos em adolescentes escolares. Trata-se de um estudo qualitativo com 5 escolares do ensino médio que sofreram violência sexual nas relações amorosas. Os dados foram interpretados com base na análise de conteúdo de Bardin. As unidades foram agrupadas em eixos temáticos: experiência de vitimização, percepções sobre violência, impactos e estratégias de enfrentamento e superação da violência sofrida. Os dados mostram desde experiências sutis de violência até tentativas de manutenção de relação sexual forçada nas relações de namoro, frequentemente precedidas de experiências anteriores em outras esferas relacionais e sobreposição de violências. Os impactos produzidos diferem conforme as características da violência sofrida, porém sentimentos de medo, culpa, vergonha e isolamento social foram comuns, bem como comportamentos suicidas. As principais formas de enfrentamento incluíram partilha das experiências com as mães, mudanças de atitude frente aos relacionamentos, e apenas uma adolescente recorreu a órgãos de proteção, sofrendo processo de revitimização. O estudo permitiu conhecer como se dão as experiências de vitimização por abuso sexual no namoro dos adolescentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Silva, Meire Adriana da. "EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO E HISTÓRIA INDÍGENA: DO MATO GROSSO DO SUL AO AMAPÁ." Espaço Ameríndio 13, no. 1 (June 30, 2019): 114. http://dx.doi.org/10.22456/1982-6524.77907.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo registrar parte da experiência em educação escolar indígena, vivida pela autora, durante o período de 2000 a 2015. Para tanto, serão relatadas algumas das atividades presenciadas nestas experiências, quanto ao ensino de história e educação escolar indígena, junto aos povos Guarani e Kaiowá, do Mato Grosso do Sul, e aos povos Galibi Marworno, Galibi do Oiapoque, Palikur, Wajãpi, Karipuna, Wayana e Apalai, Katxuyana e Tiriyó, localizados no estado do Amapá e no norte do Pará. A autora relata, ainda, de forma breve, as experiências junto aos não indígenas, no tocante ao estudo de Histórias e Culturas dos Povos Indígenas, bem como as conexões de suas experiências entre os indígenas e os não indígenas, e as relaciona com a Lei 11.645/2008.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Levistsk, Vanessa Carolina Brante, and Alessandro Silva De Oliveira. "Experiências e percepções dos consumidores de restaurantes: um estudo exploratório." Revista de Gestão e Secretariado 14, no. 12 (December 5, 2023): 20904–22. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v14i12.1328.

Full text
Abstract:
O setor de restaurantes no Brasil ocupa um papel importante na economia e na geração de emprego. Cabe aos restaurantes atenderem uma demanda crescente de pessoas que consomem fora do lar. No entanto, é importante que os gestores dos restaurantes se preocupem em oferecer experiências de consumo agradáveis e memoráveis por meio de produtos e serviços de qualidade para torná-los leais. Assim, o objetivo desse trabalho é realizar um estudo qualitativo e exploratório, que visa identificar algumas experiências e percepções dos consumidores de restaurantes. Para a concretização desse objetivo foi realizado uma revisão de literatura seguida de comentários postados por consumidores que frequentaram restaurantes em Campo Grande – MS. Essas postagens são comentários públicos disponíveis no site de busca Google. As temáticas comportamentais dos consumidores que foram abordadas, contemplam a qualidade percebida, experiência de consumo e a lealdade do consumidor. Por meio das postagens de alguns clientes de restaurantes, ficou evidenciado que eles tiveram uma ótima experiência ao consumirem certos tipos de comidas. Para outros consumidores as experiencias foram tão impactantes que não tinham palavras para descrever e que o lugar ficaria gravado em suas memórias. Cabe ressaltar que este é um trabalho exploratório, dessa forma não há resultados conclusivos que podem ser generalizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Dos Santos, Leonardo Tadeu, and Juliana De Fátima Pinto. "E- LEGISLATIVO: experiências de municípios mineiros." Revista Foco 9, no. 1 (August 1, 2016): 268. http://dx.doi.org/10.28950/1981-223x_revistafocoadm/2016.v9i1.268.

Full text
Abstract:
O presente trabalho é resultado de um estudo sobre o uso de portais eletrônicos pelo poder legislativo de três cidades mineiras, cujo objetivo é discutir como os portais eletrônicos de Câmaras municipais podem realizar prestação de contas, transparência e participação. Para esse trabalho foram analisados os casos de Belo Horizonte, Uberlândia e Contagem. A escolha desses municípios se deu devido serem os três mais populosos do estado de Minas Gerais. A metodologia usada foi a observação direta e a análise descritiva. O estudo insere-se no campo dos estudos relacionados ao governo eletrônico, pois, busca-se, por meio dele identificar os potenciais e obstáculos da prestação de contas, transparência e participação. Conclui-se que, apesar de grandes avanços no governo eletrônico e de seu potencial, os portais eletrônicos estão sendo subutilizados de forma descontínua. This paper aims to discuss how the homepages of Municipalities may hold accountability, transparency and participation. For this study the cities of Belo Horizonte, Uberlandia and Contagem were analyzed. These cities were chosen due to be the three most populous in the state of Minas Gerais. The methodology used was direct observation and descriptive analysis. The e-government is the field of this study and it seeks to identify the accountability, transparency and participation obstacles. The conclusion is that the homepages are being underutilized despite the great progress in e-government and its potential.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Da Silva, Mariana Paula, Dhienifã Brena Marinho De Souza, Juliana Oliveira de Lira, and Deyvylan Araujo Reis. "Estágio curricular supervisionado: relato de experiência de acadêmicos de enfermagem em um hospital universitário." Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, no. 12 (December 4, 2020): e4668. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e4668.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever as experiências vivenciadas por acadêmicos de um curso de Enfermagem do interior do Estado do Amazonas na atividade de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) I, em um hospital universitário, localizado na capital amazonense. Relato de experiência: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado durante o Estágio Curricular Supervisionado I em um hospital universitário. Neste relato, enfatizaram-se as experiências vivenciadas por discentes de enfermagem. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer diversos setores do hospital e contribuir com eles. Entre os setores de estágio, destacam-se: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Ortopédica, Clínica Neurocirúrgica, Central de Material e Esterilização, Núcleo de Segurança do Paciente, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Ambulatório. Considerações finais: As experiências adquiridas no ECS contribuíram para o amadurecimento dos acadêmicos em diferentes cenários de atuação. Denota-se que o conhecimento se torna fundamental na formação acadêmica, pois possibilita o desenvolvimento de habilidades, liderança e tomada de decisões no mundo real de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Brêtas, José Roberto Silva, Silvia Piedade de Moraes, and Luiz Fabiano Zanatta. "Sexualidade e juventude: experiências e repercussões." Alteridad 13, no. 2 (June 26, 2018): 192–203. http://dx.doi.org/10.17163/alt.v13n2.2018.03.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por objetivo buscar qualitativamente a compreensão das percepções das experiencias vividas por jovens de ambos os sexos acerca das relações amorosas e sexuais, buscando avaliar os impactos dessas experiencias na vida destes jovens. O estudo contou com uma abordagem qualitativa realizada com sessenta participantes, com idades entre 14 e 20 anos, que frequentavam duas escolas públicas de educação secundária da região sul do município de São Paulo. Os dados foram recolhidos por meio da aplicação da técnica de grupo focal e analisado segundo o método de análise de conteúdo, do tipo análise categorial. Os resultados foram categorizados e organizados em três temas: incursões no campo amoroso, iniciação sexual e impacto na vida. Concluiu-se que apesar de tratar-se de um estudo limitado, produziu um conteúdo denso e significativo acerca das experiências amorosas e sexuais e suas consequências na vida desses jovens, o que, acreditamos, contribuirá para as discussões sobre o tema e novos estudos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Oliveira, Mariana Gonçalves de, and Lorita Marlena Freitag Pagliuca. "Programa de mobilidade acadêmica internacional em enfermagem: relato de experiência." Revista Gaúcha de Enfermagem 33, no. 1 (March 2012): 195–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-14472012000100026.

Full text
Abstract:
Experiência de estudos no exterior, intercâmbio, agrega valor profissional e pessoal. Objetivou-se descrever experiência discente em programa de mobilidade acadêmica internacional. Estudo de 2008 até 2009 no Brasil e na Espanha. Enfatizaram-se as vivências, observações e atividades realizadas, por acreditar que a formação de discentes e pesquisadores não se restringe somente à universidade e ao país de origem, dando possibilidades de experiências e conhecimentos. Conclui-se, essa oportunidade promoveu repercussões no amadurecimento psicológico, cultural, social e científico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Vasconcelos, Ana Iris Tomás, Diego de Queiroz Machado, Silvio Romero de Almeida, Danielle Miranda de Oliveira Arruda, and Fátima Regina Ney Matos. "O Papel das Experiências de Consumo na Construção da Imagem das Marcas: Um Estudo nas Companhias Aéreas." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 9, no. 1 (April 22, 2015): 138–55. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v9i1.745.

Full text
Abstract:
O presente estudo analisa o papel das experiências de consumo na construção da imagem das marcas, a partir da identificação dos pensamentos, sentimentos e ações oriundas das experiências de consumo com as companhias aéreas, e dos tipos de associações que o consumidor faz de tais marcas. Para tanto, utilizou-se uma variação da técnica qualitativa do incidente crítico, que considera aquelas experiências lembradas que tenham se destacado na percepção do consumidor. Foram entrevistados dez usuários dos serviços aéreos, empregando-se formulário semiestruturado em dois blocos: descrição das experiências com as companhias aéreas e informações sobre a imagem das marcas das companhias aéreas. Os dados analisados permitem afirmar que pensamentos, sentimentos e ações oriundas das experiências de consumo tornam-se importantes elementos na formação da imagem das marcas das companhias aéreas. Observou-se que o estado emocional dos pesquisados, resultado de sua interação com os atributos do serviço presentes na experiência, tende a influenciar seus comportamentos de compra futuros, dando indícios da relação entre imagem da marca e sua preferência. Os consumidores utilizam principalmente os atributos do serviço para construir sua percepção sobre as marcas das companhias aéreas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Medeiros, Jarles Lopes de. "Estudos biográficos de formação e pesquisa: caminhos para elucidação da problemática de estudo." Horizontes 38, no. 1 (July 4, 2020): e020028. http://dx.doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.716.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os percursos de formação, profissão docente e de pesquisa acadêmica que exerceram influências na elucidação da problemática para uma pesquisa realizada para Dissertação de Mestrado. Durante a narrativa, destacam-se experiências do autor em diferentes âmbitos de sua vida, as quais foram decisivas para a construção de sua identidade docente e acadêmica. Percebe-se que o nosso presente não está dissociado do passado. Durante a construção de uma pesquisa acadêmica, torna-se fundamental rememorar experiências com o objeto de estudo, buscando ressignificações do mesmo. Os resultados destacam a importância do uso do procedimento autobiográfico em trabalhos de pesquisa que tenham a autobiografia como dispositivo teórico-metodológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Rodrigues, A. I., A. Moisão, and M. Amaral. "O impacto do Covid-19 na oferta de experiências turísticas em Turismo em Espaço Rural: Um estudo exploratório." Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal 40 (November 30, 2021): 63–78. http://dx.doi.org/10.18089/damej.2021.40.4.

Full text
Abstract:
A experiência é fundamental no turismo. O turista é uma pessoa informada, com novas necessidades e procura mais do que o descanso. Pretende uma experiência única e um serviço diferenciado, adaptado às suas necessidades. Estas novas exigências podem ser um verdadeiro desafio para as empresas no que concerne à criação e cocriação de experiências. No panorama atual, com os impactos da pandemia por Covid-19, este processo exige maior flexibilidade para continuar a proporcionar experiências memoráveis aos clientes num ambiente seguro. O objetivo deste artigo consiste em perceber os impactos da pandemia na oferta de experiências turísticas, tomando como exemplos exploratórios, unidades de Turismo em Espaço Rural (TER) do Baixo Alentejo (BA). Tendo por base um relatório de projeto de fim de curso, tomou-se como estudos de caso, duas empresas de turismo em espaço rural do Baixo Alentejo, que se destacam pelo trabalho desenvolvido na criação de experiências para os seus clientes e que foram também afetadas pela pandemia Covid-19. Através da realização de entrevistas semiestruturadas aos empresários gestores dos empreendimentos turísticos, constatou-se que os impactos mais evidentes assentaram na necessidade de adaptação e reorganização da estrutura organizacional e ao nível da procura e das atividades realizadas para grandes grupos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Cordeiro Neto, José Raimundo, Jackeline Amantino De Andrade, and José Emanuel Medeiros Marinheiro. "(Des)Conexões Estado-Sociedade no Brasil: Um Estudo Sobre a Experiência de Construção de Cisternas no Semiárido." Administração Pública e Gestão Social 9, no. 4 (October 1, 2017): 286–97. http://dx.doi.org/10.21118/apgs.v1i4.1309.

Full text
Abstract:
Renovar a relação Estado-Sociedade, no Brasil, tem sido assunto em pauta nas últimas décadas. Nesse debate, inserem-se perspectivas teóricas como a Governança Pública e a Gestão Social, com suas devidas particularidades e algumas convergências. Simultaneamente, experiências consideráveis têm sido empreendidas, no país, através de formas colaborativas de gestão entre agências públicas e outros atores sociais. Abordando uma experiência dessa natureza, no âmbito da política de segurança hídrica no Semiárido brasileiro, este trabalho utilizou um design de pesquisa qualitativa. Foram empregados dados documentais e entrevistas, produzindo as narrativas para a análise realizada. Como resultado, procura-se evidenciar e discutir formas renovadas de gestão, forjadas na experiência acessada, destacando o provimento de soluções coletivas mediante papel ativo de famílias e organizações locais. Assinala-se, porém, a permanência de restrições, como a tendência de, frente às múltiplas lógicas de ação, contornar problemas decorrentes por mecanismos que inibem maior engajamento cívico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Carvalho, João Luiz Gilberto de, and Geraldo Luciano Toledo. "Novo Constructo de Gerenciamento da Experiência Ampliada do Cliente: Integração dos Ambientes Off-Line e On-Line." Future Studies Research Journal: Trends and Strategies 13, no. 2 (March 12, 2021): 203–29. http://dx.doi.org/10.24023/futurejournal/2175-5825/2021.v13i2.474.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar como as dimensões da integração dos ambientes off-line e on-line estão presentes no gerenciamento das experiências, no segmento de varejo supermercadistaMétodo: Análise de conteúdo e categorização do estado da arte do gerenciamento da experiência do cliente (GEC), conforme elementos do modelo de Schmitt (2004) – ambientes experienciais; plataformas de experiências; experiências desejadas para a marca; interfaces de interação com o cliente, e; inovação contínua.Originalidade/Relevância: O estudo e suas dimensões amplia o conceito de relacionamento com o cliente, levando a uma visão que abrange a criação de valores. Preenche lacunas sobre GEC ao apresentar ferramentais gerenciais para o fenômeno da experiência.Resultados: São apresentadas interações das dimensões do GEC que embasam o novo constructo nomeado de ‘experiência ampliada do cliente no supermercado’, que implementa o modelo de Terblanche (2018), agregando uma nova dimensão: a integração das operações off-line e on-line. Esta, diz respeito ao acesso dos clientes no canal físico do supermercado, integrando recursos, tecnologias e características do ambiente digital, com operações sob a concepção omnichannel.Contribuições teóricas / metodológicas: Arcabouço teórico e constructo que amplia o escopo do GEC uma vez que evidencia a necessidade de integração dos ambientes físico e virtual para melhorar as sensações experienciais. O estudo se configura como teoria para gerenciamento dos estímulos que afetam os clientes, as operações dos processos no varejo e as atmosferas das lojas.Contribuições sociais / para a gestão: Os resultados contribuem para que gestores varejistas melhorem as experiências do cliente no ponto de venda, obtendo vantagem competitiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Araújo, Márcio Flávio Moura, Sarah Maria Fraxe Pessoa, Marta Maria Coelho Damasceno, and Maria Lúcia Zanetti. "Diabetes gestacional na perspectiva de mulheres grávidas hospitalizadas." Revista Brasileira de Enfermagem 66, no. 2 (April 2013): 222–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672013000200011.

Full text
Abstract:
Estudo qualitativo fenomenológico, que teve como objetivo compreender o significado das experiências vivenciadas por mulheres com diabetes mellitus gestacional. Participaram 12 pacientes internadas em uma maternidade de Fortaleza-CE, Brasil, que manifestaram seus sentimentos e percepções por meio de entrevista aberta e desenhos. O material empírico foi transcrito na íntegra e, posteriormente, organizado e analisado pelo método fenomenológico. Os resultados evidenciaram dois temas: (1) Vivenciando experiências que trazem felicidade e bem-estar e (2) Vivenciando experiências que provocam sofrimento. Este estudo fenomenológico, ao possibilitar apreender a experiência das mulheres com diabetes mellitus gestacional, contribui para o planejamento e a implementação de programas de intervenção baseados em um modelo de saúde participativo, com vistas a priorizar os aspectos subjetivos envolvidos na gravidez de risco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Lúcio, Géssica Adriana de Carvalho, José Tarcísio Grunennvaldt, and Evando Carlos Moreira. "Impressões docentes na educação física escolar de Cuiabá, mato grosso: relato de experiências positivas na educação infantil." Revista Prática Docente 9 (April 6, 2024): e24005. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2024.v9.e24005.id774.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem por objetivo descrever as práticas de ensino desenvolvidas nas aulas de Educação Física na Educação Infantil a partir dos relatos de experiências de professores de Educação Física das escolas municipais de Cuiabá, MT. Para tanto, realizamos um estudo de campo, de natureza descritiva, de abordagem qualitativa e interpretativa. Os sujeitos da pesquisa foram seis professores de Educação Física das escolas municipais de Cuiabá, MT, atuantes na Educação Infantil. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram questionário e entrevista. Evidenciamos nos relatos das experiências dos professores experiências consideradas por eles como exitosas, significativas, proveitosas, dentre elas: a experiência com relação ao conhecimento corporal; o uso da música, diferentes ritmos e espaços; a ludicidade e a imaginação; a utilização de material reciclado como recurso nas aulas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Assis, Mônica de, Zulmira M. A. Hartz, and Victor Vincent Valla. "Programas de promoção da saúde do idoso: uma revisão da literatura científica no período de 1990 a 2002." Ciência & Saúde Coletiva 9, no. 3 (September 2004): 557–81. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232004000300010.

Full text
Abstract:
O artigo mostra as experiências de avaliação em promoção da saúde do idoso a partir da revisão de programas na área. Fez-se busca bibliográfica em bases de dados, sites e periódicos especializados, no período 1990-2002. O critério de inclusão foi ser programa com foco multitemático com atividades educativas e/ou preventivas. Os estudos revisados revelam um campo multifacetado quanto às tendências teórico-metodológicas e às estratégias de pesquisa. Na experiência internacional predomina o estudo quase-experimental, enquanto no Brasil são comuns os relatos de experiências. As principais dimensões avaliadas nos estudos são a receptividade dos idosos, a melhoria de indicadores psicossociais, a aderência a recomendações comportamentais e o processo educativo. Nos resultados destacam-se a boa receptividade dos idosos e certa discrepância de efeitos na aferição quantitativa de indicadores. Os estudos qualitativos apontam caminhos para apreensão dos processos. Conclui-se que a avaliação em promoção da saúde do idoso é pouco desenvolvida no Brasil e a pesquisa de síntese dos programas pode ser parâmetro para o desenvolvimento das experiências em nosso contexto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Rhoden, Ieda, Marlo Renan Rocha Lopes, Adriana Alencar Gomes Pinheiro, and José Clerton de Oliveira Martins. "Qualidades subjetivas do trabalho do artesão: um estudo sob a perspectiva das experiências de ócio." Psicologia em Revista 23, no. 1 (December 12, 2017): 471–87. http://dx.doi.org/10.5752/p.1678-9563.2017v23n1p471-487.

Full text
Abstract:
O artesanato é percebido como a manifestação de um trabalho autogerido e criativo, não desconectado das imposições do mercado capitalista, mas pautado em componentes subjetivos como liberdade percebida, significado intrínseco e desenvolvimento pessoal - alguns dos componentes encontrados nas experiências de ócio tanto em algumas pesquisas empíricas como na literatura especializada. Este artigo objetiva tecer aproximações entre as qualidades subjetivas do trabalho dos artesãos e as qualidades da experiência de ócio. Convoca-se uma abordagem de natureza qualitativa, baseada em uma pesquisa de enfoque etnográfico, alicerçada pela revisão bibliográfica dos conceitos, servindo-se da entrevista em profundidade para coleta dos dados e do Método de Identificação das Qualidades das Experiências de Ócio (MICEO) para análise dos mesmos. Nas articulações contempladas, observa-se que os artesãos enfatizam, dentre outros elementos, a satisfação e o desenvolvimento pessoal presentes no seu ofício. O que os aproxima de uma experiência de ócio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Chaves, Iduina Mont´Alverne, Tania Marta Costa Nhary, and Eduardo Pimentel Menezes. "Corpo e contexto escolar: experiências lúdico-simbólicas." Revista @mbienteeducação 13, no. 2 (June 1, 2020): 61. http://dx.doi.org/10.26843/ae19828632v13n22020p61a77.

Full text
Abstract:
Este artigo trata de um estudo do imaginário lúdico através do movimento corporal de crianças de uma escola pública, localizada na cidade de Niterói/RJ. Pretendeu-se construir uma pesquisa dos sentidos, com vistas a trazer à tona reflexões sobre a tensão entre a potência das manifestações corporais e os fazeres docentes revelados na dinâmica lúdico simbólica das crianças, em atividades de jogos e brincadeiras. O estudo se fundamentou na perspectiva teórico-metodológica da sociologia compreensiva de Michel Maffesoli e na teoria da complexidade de Edgar Morin. Os estudos do imaginário, os estudos sobre corpo, e a pesquisa narrativa, alinharam-se ao referencial teórico-metodológico, de modo a capturar os sentidos dos espaços revelando a cultura das crianças (modos de pensar, sentir e agir), pela expressividade de suas múltiplas linguagens, especialmente a linguagem corporal. Por meio da cartogênese, uma das heurísticas utilizadas para capturar manifestações simbólicas, foi revelado que a linguagem corporal das crianças do estudo remetem à heroicidade e ao afeto. Acreditamos que a pesquisa mostrou que a saída para a crise atual do paradigma dominante será o aparecimento de um novo paradigma, que não negue o anterior, mas que transforme o ‘olhar’ do homem para a realidade dada; que não exclua a emoção, a beleza, a ética e a estética e, sobretudo, o corpo que, por imagens simbólicas, expressa sentimentos, emoções e formas de ser e estar no mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Godinho, Ana Cláudia Ferreira, and Maria Clara Bueno Fischer. "Escola, trabalho e gênero: uma experiência da Educação de Jovens e Adultos na rede pública de ensino de Porto Alegre." Educar em Revista 35, no. 75 (May 2019): 335–54. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.62199.

Full text
Abstract:
RESUMO O direito à educação é uma pauta antiga para as mulheres, em especial as trabalhadoras. Resgatar esse direito nos bancos escolares da EJA é um desafio para as estudantes que precisam conciliar o estudo com o trabalho remunerado, o trabalho doméstico, os compromissos familiares e outros. A escola também é desafiada a dialogar com saberes produzidos por essas mulheres fora da escola, em suas experiências de vida nas quais o trabalho se faz presente de diferentes formas. Nessa direção, o presente artigo analisa experiências de trabalho artesanal vivenciadas por estudantes mulheres em situação de rua em uma escola pública de EJA em Porto Alegre/RS. Com esse enfoque, realizou-se um estudo qualitativo com observação participante. O referencial teórico articula estudos sobre trabalho e gênero e sobre a educação popular. Conclui-se que compreender os processos educativos que acontecem na experiência de trabalho é uma possibilidade de aprimoramento da aprendizagem escolar, bem como de garantia do direito à educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Coelho, Mariana de Freitas, Kelly Cristine Oliveira Meira, and Marlusa de Sevilha Gosling. "Experiências memoráveis de viagens de casais." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 12, no. 1 (March 17, 2018): 157–79. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v12i1.1368.

Full text
Abstract:
A experiência turística é um termo que se associa a múltiplas interpretações que permeiam o ambiente, as pessoas e outros componentes da atividade. O objetivo deste artigo é identificar a essência de viagens memoráveis de casais a lazer, tendo em vista que a viagem a dois ainda é pouco estudada. Entende-se “casais” como um termo amplo, formado por indivíduos que possuem relação sentimental e/ou sexual, como casais de namorados, pessoas legalmente casadas (cônjuges), público GLBT e indivíduos de diferentes idades e estilos de vida. O método do trabalho é qualitativo e exploratório, sendo composto por três estudos distintos e complementares. O primeiro estudo envolveu relatos de dois casais durante a experiência de viagem dos mesmos. O segundo estudo é composto por narrativas de viagem a dois por uma das partes do casal, com roteiro semiestruturado. O terceiro estudo abarcou entrevistas em profundidade com casais que possuíam acima de 18 anos e viajaram a lazer pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores à data da coleta de dados. A análise dos dados se deu via análise de conteúdo do texto, por meio da categorização temática. Os resultados demonstram que a viagem a dois proporciona a criação de eventos memoráveis, em que estórias e situações vividas podem ser compartilhadas posteriormente entre o casal e seus conhecidos. Além da fuga da rotina, diversão e relaxamento, as datas comemorativas e as paixões em comum também são motivadores para viagens do casal. Assim, organizações de destino turístico devem identificar interesse em comum do casal para melhor atendê-los. As contribuições do estudo remetem à abordagem da experiência em grupo ao invés da perspectiva individual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Oliveira, Fernanda Ferreira de. "Na tela do celular: experiência estética infantil em contexto de Pandemia." Pesquisa e Ensino 2 (April 7, 2021): 202126. http://dx.doi.org/10.37853/202126.

Full text
Abstract:
O presente texto apresenta possibilidades de experiência estética artísticas com um grupo de crianças pequenas da educação infantil em contexto de pandemia Covid-19. Tal situação provoca compreender que mesmo em condição adversa as crianças são capazes de produzir experiências estéticas infantis. Crianças e professora se mantiveram conectadas, e suas motivações se deram por meio de experiências artísticas com obras de artes diversas. Esse caminho se constitui como processo humanizador das relações a luz das contribuições teóricas de Walter Benjamin sobre seu conceito de Experiência, e Lev Vygotsky apoiando com suas teorias sobre Sentido e Perejivanie. O percurso metodológico foi inspirado na Pesquisa Narrativa. Salienta-se ainda, que essas experiências estão sendo utilizadas como dados de uma pesquisa mais ampla realizada pela autora, em ambiente de doutorado em educação. Este estudo trouxe contribuições de experiências de crianças pequenas com a arte que se constituem no jogo, na distração e no desvio. Palavras – chave: Experiência estética. Educação infantil. Covid-19.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Da Silva, Zuleide Paiva, and Maria Inez da Silva De Souza Carvalho. "PROFESSORAS LÉSBICAS: EM QUE RAIOS DE SILÊNCIO PODEMOS ENCONTRÁ-LAS." Linguagens, Educação e Sociedade 27, no. 54 (June 2, 2023): 224–53. http://dx.doi.org/10.26694/rles.v27i54.2904.

Full text
Abstract:
Este estudo exploratório, de natureza quanti-qualitativa, é um produto de pesquisa pós-doutoral realizada no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Caracterizado como um estudo de correlatos, foca em experiências e narrativas de professoras lésbicas. Situado no campo dos estudos lesbofeministas, apreende professora lésbica como corpo político, pessoa estigmatizada pela sociedade heterossexual. Reconhecendo a invisibilidade lésbica como problema, uma face da lesbofobia, percebida como violência estrutural que ameaça, agride e mata mulheres em função do imbricamento do gênero, da sexualidade não heterossexual e da raça, entre outros marcadores da diferença, o estudo questiona em que raios de silêncio e obscuridade podemos encontrar as professoras lésbicas? Em busca de respostas, o objetivo é analisar como as experiências de professoras lésbicas são perspectivadas nos estudos disponíveis na base de dados Norte-Americana ERIC - Education Resources Information Center. A metodologia é inspirada no método Systematic Search Flow. O resultado é um mapa em aberto, aponta que a experiência de violência sofrida pelas lésbicas no ambiente de trabalho, e fora dele, é refletida como “homofobia”, fato que sugere não reconhecimento das especificidades da violência contra lésbicas, além de sugerir que não há existência segura para professoras lésbicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Kanaan, Luísa Soares, and Graziela Frainer Knoll. "Presença digital para experiências impressas: um estudo da tag experiências literárias no Instagram." Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília 13, no. 2 (December 26, 2020): 74. http://dx.doi.org/10.31501/comunicologia.v13i2.11224.

Full text
Abstract:
O objetivo geral deste artigo é analisar a presença digital da TAG – Experiências Literárias – na rede social Instagram. Para tanto, foram realizados os seguintes objetivos específicos: descrever o conteúdo das postagens da TAG no Instagram em termos de formatos, imagens, textos verbais (em posts ou legendas) e hashtags; avaliar o engajamento alcançado pela TAG no Instagram; compreender em que fase da presença digital a TAG se encontra no Instagram. A pesquisa foi qualiquantitativa, com análise de conteúdo e cálculo da taxa de engajamento das publicações, coletadas no período de 2015 a 2018. Os resultados demonstram que a TAG busca criar conteúdo relevante para seus usuários geralmente com foco leituras e estilo de vida, dá toque humano através da apresentação de sua equipe e engaja seus seguidores por meio de reposts. Assim, predomina a fase de engajamento da presença digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Wirgues, Marcela Donley, Isabella Maria Coutinho, Camila Gomes Guida, Letícia Silva Victor, Ester Ramos de Oliveira Guimarães, and Cristiane Teixeira Vilhena Bernardes. "Experiência de quase morte: revisão sistemática de literatura, abordagens e implicações clínicas." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, no. 1 (January 31, 2024): 9371–91. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.1-565.

Full text
Abstract:
As Experiências de Quase Morte (EQMs), fenômeno com raízes arcaicas, geralmente são acompanhadas de elementos psíquicos, físicos e imateriais. Esses eventos são relatados por pacientes que estiveram em estado grave de saúde e entendidos como um acontecimento no qual o doente, ou acidentado, vivencia uma experiência em uma realidade diferente da que está passando no momento, normalmente envolvendo aspectos espirituais e/ou místicos. O objetivo desta revisão é identificar os impactos das Experiências de Quase Morte no prognóstico de pacientes que vivenciaram essas experiências. O estudo é caracterizado como uma revisão sistemática de literatura de acordo com o protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). A busca foi realizada através das bases de dados eletrônicas Scientific Electronic Library Online (Scielo), National Library of Medicine (PubMed) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A seleção dos descritores utilizados no processo de revisão foi feita mediante consulta ao Descritores de Assunto em Ciências da Saúde da BIREME (DeCS) e através da estratégia PICO (acrônimo para P: população/pacientes; I: intervenção; C: comparação/controle; O: desfecho/outcome). A partir da análise sistemática, obteve-se como resultado desta pesquisa que existem impactos no prognóstico dos pacientes que passam por essas experiências, tanto positivos, como valorização da vida, desenvolvimento de sentimento altruísta, quanto negativos, como medo e transtorno pós-traumático das EQM. Porém, conclui-se que há uma importante lacuna na construção do conhecimento acerca do assunto. Devido a desinformação, desinteresse e/ou diferenças de crenças e somadas ao aspecto imprevisível das EQMs, vários pesquisadores evitam abordar o tema, o que afeta muito a identificação, o estudo e o entendimento das causas, fisiologia e impactos no prognóstico em relação a experiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Fabri, Eliane Isabel, Fernanda Rossi, and Lilian Aparecida Ferreira. "EPISÓDIOS MARCANTES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: VALORIZANDO AS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS POR MEIO DE NARRATIVAS." Movimento (ESEFID/UFRGS) 22, no. 2 (January 29, 2016): 583. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.56785.

Full text
Abstract:
A escola, lugar no qual os estudantes passam um tempo considerável e intenso de relações, se constitui como um cenário de possibilidades de construção de experiências. Este estudo buscou identificar e analisar os episódios, em formato de casos de ensino, escritos por alunos do ensino médio sobre suas experiências nas aulas de Educação Física. As experiências narradas pelos alunos trouxeram indagações aos professores de Educação Física no sentido de mobilizar o saber orgânico para um saber verbalizado, constituindo com isso uma pedagogia que reconheça efetivamente a experiência discente como um saber.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Palma, Alexandre, and Jorge Felipe. "A EXPERIÊNCIA DA CAPOEIRA E A POBREZA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS DE ATIVIDADE FÍSICA." Movimento (ESEFID/UFRGS) 5, no. 10 (October 18, 2007): 51–57. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.2459.

Full text
Abstract:
A partir dos textos "Experiência e Pobreza" e "O narrador ", de Walter Benjamin, que discorrem sobre as relações sociais/ as experiências e pobrezas culturais/ as riquezas e fragilidades da tradição e da identidade contida no passado e no mundo atual/ tornou-se convidativo refletir acerca das possibilidades de experiência da educação Física. Como ponto de apoio para esta reflexãofoi utilizado a prática da capoeira. O objetivo do presente estudo/ deste modo/ foi identificar a riqueza de experiências ligadas à velha capoeira e a "banalização" com que são encaradas outras práticas de atividade física na contemporaneidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Levandowski, Daniela Centenaro, Marco Daniel Pereira, Silvana Dietrich Sasso das Dores, Gabriela Cássia Ritt, Lara Monteiro Schuck, and Isabela Rodrigues Sanches. "Experiência da gravidez em situação de seropositividade para o VIH: Revisão da literatura brasileira." Análise Psicológica 32, no. 3 (January 19, 2014): 259–77. http://dx.doi.org/10.14417/ap.575.

Full text
Abstract:
Gerar um filho no contexto da seropositividade para VIH/Sida pode ser uma experiência emocionalmente difícil para as mulheres. No presente estudo, realizou-se uma revisão da literatura brasileira da última década (2000-2010) sobre a temática da experiência da gravidez em situação de seropositividade para VIH no Brasil, tendo-se identificado 20 estudos. Mais especificamente, objetivou-se identificar aspectos relevantes para futuras investigações e intervenções psicológicas junto a essa clientela. Os resultados apontaram para experiências típicas do período gestacional, como contato afetivo com o bebêe preocupação com a sua saúde, assim como experiências particulares impostas pela seropositividad e,como frustração diante da expectativa da não-amamentação e medo da transmissão vertical. O apoio social destacou-se como aspecto facilitador da adesão ao tratamento e do manejo da infecção. Os resultados encontrados permitem identificar aspectos relevantes para investigações futuras no Brasil efornecem pistas para a intervenção psicológica junto à população seropositiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Mendes de Miranda, Ana Paula, and Jacqueline Muniz. "Um campo de experiências, afetações e “achismos”." RUNA, archivo para las ciencias del hombre 42, no. 1 (March 20, 2021): 21–41. http://dx.doi.org/10.34096/runa.v42i1.8708.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta reflexões sobre pesquisas no campo da segurança pública, violências e ativismos no Brasil, a partir de experiências desenvolvidas pelas autoras, levando em consideração os dilemas de constituição desse campo temático. Salienta-se a importância das pesquisas empíricas, num recorte antropológico e os desafios de interlocução com o Direito. Discute ainda que a abordagem teórico-metodológica reflexiva sobre o Estado e as políticas públicas deve orientar também as análises sobre os ativismos, para evitar a homogeneização e generalização das classificações jurídico-políticas que dominam o campo. Com base nessa perspectiva apresenta-se um estudo de caso demonstrando a importância da multidimensionalidade e a situacionalidade em estudos sobre (in)segurança. Trata-se da metodologia desenvolvida para análise de percepções de risco, construída para identificar as situações sociais de violência que afetavam o trabalho regular de medição de energia elétrica, nos municípios de São Gonçalo e Duque de Caxias (Rio de Janeiro), para prevenção do furto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Medeiros, Sandro Alves de, Marlusa Gosling, and Luciana Alves Rodas Vera. "Emoções em Experiências Negativas de Turismo: um estudo sobre a influência na insatisfação." Revista Turismo em Análise 26, no. 1 (March 1, 2015): 188–215. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i1p188-215.

Full text
Abstract:
Este estudo apresenta como objetivo identificar as emoções evocadas em experiências negativas de turismo. A pesquisa teve uma fase qualitativa e outra quantitativa. Para alcançar o objetivo de levantar as emoções decorrentes de experiências negativas de turismo, a etapa qualitativa consistiu no uso da técnica dos incidentes críticos, solicitando que os informantes recordassem de um evento específico acontecido em viagens, que tivesse sido extremamente desagradável, e respondessem o que sentiram nessa experiência. Como resultado, 50 itens foram gerados. Na etapa quantitativa, foi realizado um survey com uma amostra não probabilística por conveniência com 94 turistas. A análise fatorial exploratória foi a técnica estatística utilizada para encontrar a estrutura dimensional latente aos itens descritores das emoções negativas. Tal análise produziu seis fatores (dimensões), dos quais quatro estavam integralmente relacionados a dimensões encontradas na literatura: Medo, Tristeza, Inveja e Culpa/Vergonha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Monteiro, Ana Ruth Macêdo, and Maria Grasiela Teixeira Barroso. "A família e o doente mental usuário do hospital-dia: estudo de um caso." Revista Latino-Americana de Enfermagem 8, no. 6 (December 2000): 20–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692000000600004.

Full text
Abstract:
O hospital-dia, como modalidade de assistência psiquiátrica, proporciona a família a possibilidade de vivenciar junto ao seu familiar doente uma maior convivência durante o tratamento, e a leva a buscar junto a esse familiar formas de facilitar o processo adaptativo de interação na família. A proposta deste estudo se configura na busca de compreender de que modo a família e o usuário do hospital-dia interagem no recesso do lar e descrever a experiência narrada por uma família. A família deste estudo foi selecionada a partir de um usuário do hospital-dia que possuísse ou possua história anterior de internações psiquiátricas. Foram entrevistados cinco membros da família em estudo. A partir das experiências descritas pelos sujeitos emergiram duas grandes categorias temáticas: A família vivenciando junto ao seu familiar o hospital-dia , A convivência família ¾ usuário. As experiências relatadas pelos sujeitos neste estudo são bastante significativas para a construção de novas possibilidades na assistência à família do doente mental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Moreira, Virginia, and Thabata Castelo Branco Telles. "Experiências do estigma na depressão: um estudo transcultural." Psico-USF 13, no. 2 (December 2008): 233–41. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-82712008000200010.

Full text
Abstract:
Na pesquisa O significado da depressão na contemporaneidade: um estudo crítico-cultural no Brasil, Chile e Estados Unidos (Moreira, 2007), uma das categorias emergentes da análise fenomenológica das entrevistas foi o estigma. Este artigo retoma esse resultado, buscando aprofundar a compreensão da experiência vivida do estigma em pessoas diagnosticadas com depressão nos 3 países. Com este fim, foram reanalisadas fenomenologicamente 51 entrevistas (n=15, em Fortaleza; n=20, em Santiago; e n=16, em Boston). Os resultados apontam peculiaridades em cada país, mostrando o conteúdo qualitativamente diferente da experiência vivida do estigma na depressão nos três países. Só no Brasil aparecem conteúdos relacionados à preocupação com a evitação do estigma; apenas no Chile, o estigma foi encontrado associado à culpa, vergonha e falta de privacidade; e unicamente nos Estados Unidos o estigma aparece relacionado ao racismo, o que possivelmente estaria relacionado a diferenças culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Souza, Antonio Alvimar. "CEBs: UMA IGREJA QUE NASCE DO POVO." Cadernos Cajuína 3, no. 3 (December 1, 2018): 3. http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v3i3.237.

Full text
Abstract:
O artigo em questão discute a emergência de uma eclesiologia que parte das reflexões oriundas do Concílio Vaticano II e que foram de fundamental importância para colocar as sementes de uma nova possibilidade de Igreja que coloca seus fundamentos nas experiências das comunidades. Discute a nova possibilidade eclesiológica que resultou em uma Igreja que nasce das experiências das comunidades de base. Nova experiência eclesial que alinha fé, organização social, estudo da palavra de Deus e participação política. O artigo busca costurar elementos conciliares e as experiências dos encontros dos bispos nas conferências do episcopado latino-americano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

De Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso, Lucas Souza Silva, and Antonio Germano Magalhães Junior. "Experiências formativas no Estágio Curricular em Educação Física: ensino remoto emergencial." Dialogia, no. 43 (March 9, 2023): e23005. http://dx.doi.org/10.5585/43.2023.23005.

Full text
Abstract:
O estudo teve como objetivo identificar as lacunas e as potencialidades do Estágio na formação de professores de Educação Física em tempos de pandemia. Trata-se de um estudo de caso, sendo descritivo e qualitativo. Participaram dez estudantes de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do estado do Ceará. Foi utilizado um questionário semiestruturado, aplicado on-line através da plataforma Google Forms. Como aporte teórico-metodológico, consideramos especialmente os estudos de Ghedin, Oliveira e Almeida (2015), Pimenta e Lima (2017) e Zabalza (2014). Evidenciamos como lacunas, a baixa comunicação entre a universidade formadora e a escola-campo, a inviabilidade de atender à proposta pedagógica de Estágio em virtude do calendário acadêmico, a escassez de materiais didático-metodológicos e o acesso à internet fixa e de qualidade. Como potencialidades, os estagiários elencaram, por exemplo, o contato com as ferramentas tecnológicas digitais e a melhoria nas tomadas de decisão diante dos desafios do processo de ensino-aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Callegaro, Ana Rita Catelan, Fernanda Catelan Callegaro, and Clécio Falcão Araujo. "A relação entre estilo de vida e a gestão das experiências do consumidor: um estudo de caso em um contexto varejista." Revista Brasileira de Marketing 19, no. 2 (July 29, 2020): 406–26. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v19i2.14811.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este artigo busca analisar a relação entre o estilo de vida dos consumidores e a gestão da experiência do consumidor.Método: Optou-se por uma abordagem multimétodo de pesquisa, através de um estudo de caso da marca Gang. A pesquisa foi composta por uma etapa qualitativa, onde foram realizadas entrevistas em profundidade, observação direta nas lojas físicas da marca e análise de documentos. Este estudo também se caracteriza por uma etapa quantitativa, através da aplicação de questionário on-line com os consumidores da marca e, por fim, uma etapa qualitativa com entrevistas em profundidade, também com consumidores da marca.Originalidade/Relevância: Este artigo destaca a relevância do alinhamento entre os conceitos de estilo de vida e experiência do consumidor, analisando os aspectos convergentes e divergentes presentes nesta relação.Resultados: Os resultados demonstram que o entendimento das experiências de consumo, através do estilo de vida dos consumidores pode ser considerada adequada para criar e sustentar a proposta de experiência de determinada marca.Contribuições teóricas/metodológicas: Considerando que há controvérsias na literatura sobre o método mais adequado para mensurar as experiências do cliente, este estudo contribuí por meio de uma abordagem multimétodo de pesquisa. Além disso, o tema vem sendo abordado na literatura apenas considerando a visão da empresa na gestão da experiência do cliente. Este estudo, por sua vez, considera a experiência do consumidor através de uma visão bilateral - o olhar da empresa e a percepção do consumidor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Nascimento, Velma Dias do, Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu, Marcelo Moreira Corgozinho, Mayara Mesquita Mororó Pinto, Aviner Muniz de Queiroz, and Jeane Dias do Nascimento. "Participação no Laboratório de Inovação em Enfermagem: premiação de uma experiência no Ceará." Research, Society and Development 11, no. 10 (July 25, 2022): e126111032445. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i10.32445.

Full text
Abstract:
Objetivou-se relatar a experiência profissional no Laboratório de Inovação em Enfermagem, promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde, em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem, que teve como uma das experiências finalistas a “Implantação da Técnica de Recuperação Intraoperatória de Sangue em serviço público de atendimento ao trauma no Ceará”. Estudo descritivo, do tipo relato de experiência. O processo da experiência no Laboratório de Inovação buscou valorizar e fortalecer a saúde universal, inscrições em 23 de setembro de 2019, com encerramento em 09 de dezembro de 2020. Como resultados, a experiência se desenvolveu em seis etapas, além da pós-etapa, a saber: lançamento e inscrições; divulgação das experiências selecionadas; seminário de apresentação das experiências selecionadas; visita técnica no território; divulgação das experiências finalistas; cerimônia de reconhecimento das experiências finalistas; divulgação no 23° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem; e publicação do texto na Revista Enfermagem em Foco. Neste sentido, destaca-se a visita técnica no território, em que os avaliadores tiveram aproximação pela simulação realística do procedimento da técnica em bloco operatório, com destaque para procedimentos de trauma toracoabdominal de urgência e emergência e de drenagem torácica. Conclui-se que a participação no Laboratório de Inovação permitiu compartilhar a experiência da Técnica de Recuperação Intraoperatória de Sangue, com vista à promoção da replicabilidade desta em outros contextos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Souza, Thylia Teixeira, Luciane Prado Kantorski, Liamara Denise Ubessi, Roberta Antunes Machado, Milena Hohmann Antonacci, Carmen Terezinha Leal Argiles, and Janaina Quinzen Willrich. "Experiências de vida e o trauma no conteúdo da audição de vozes." Research, Society and Development 10, no. 11 (September 7, 2021): e517101119748. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19748.

Full text
Abstract:
Este artigo teve como objetivo discutir a relação das experiências de vida e do trauma com a audição de vozes, e o conteúdo relacionado a ambos. Estudo de caráter qualitativo, realizado com 12 participantes de um Grupo Virtual de Auto Mútua Ajuda no período de setembro a outubro de 2020. Utilizou-se da análise temática de Minayo para a interpretação das entrevistas, que resultou em duas categorias: (a) experiências de vida e traumas relacionados ao fenômeno de ouvir vozes e (b) conteúdo das vozes e sua relação com o trauma. Nesta pesquisa, os participantes relataram diversos eventos/situações de vida que tiveram relação com a sua experiência de audição de vozes, como abuso sexual, mudança de residência, violência institucional, assédio, conflitos familiares, relacionamento abusivo e bullying. Situações de vida traumáticas como as relatadas pelos participantes, as quais são muitas vezes evitadas, reprimidas subjetivamente, tendem a retornar como manifestações do inconsciente, seja nos sonhos, chistes, atos falhos, ou como vozes. Este estudo identificou que as vozes ouvidas pelas/os participantes são reflexo de emoções e sentimentos que ficaram latentes. Desse modo, mostra-se necessário a mudança de perspectiva sobre o condicionamento patológico despendido a essa experiência, de maneira a considerar as situações e traumas vivenciados, e proporcionar um enfrentamento positivo na relação com as vozes. Ressalta-se a carência de estudos que reflitam sobre a necessidade de explorar a história de vida destes ouvidores e as relações do trauma com a experiência de ouvir vozes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

PINTO, Vanessa Cristina Pires, Joana Ferreira Cardoso ALVES, and Ângela Costa MAIA. "Adversidade na infância prediz sintomas depressivos e tentativas de suicídio em mulheres adultas portuguesas." Estudos de Psicologia (Campinas) 32, no. 4 (December 2015): 617–25. http://dx.doi.org/10.1590/0103-166x2015000400005.

Full text
Abstract:
Este estudo examinou a prevalência de 10 categorias de experiências adversas na infância autorrelatadas em mulheres adultas portuguesas, e avaliou se essas experiências eram preditoras do índice de sintomatologia depressiva e de tentativas de suicídio. Um total de 225 mulheres completou o Adverse Childhood Experiences Study Questionnairee a subescala de depressão do Inventário de Sintomas Psicopatológicos. Quase 96,0% das mulheres relatou ter sido exposta a pelo menos uma experiência adversa na infância e adolescência. Os resultados da regressão linear indicam que a adversidade total explica 6,6% da variância dos sintomas de depressão, enquanto a regressão logística mostra que o incremento de um ponto na adversidade total aumenta o risco de tentativas de suicídio em 1,818 vezes. Os resultados deste estudo mostram que a exposição a experiências adversas na infância é frequente e o seu grau é preditor de sintomatologia depressiva e tentativas de suicídio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Zimmermann, Anelise, Solange Galvão Coutinho, and Silvio Romero Botelho Barreto Campello. "Levantamento de experiências prévias em desenho de estudantes ingressantes dos cursos de design gráfico: implicações e desdobramentos." Arcos Design 15, no. 2 (September 20, 2022): 155–70. http://dx.doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.68878.

Full text
Abstract:
Esse estudo apresenta a elaboração e aplicação de um questionário como instrumento de sondagem de experiências em desenho de ingressantes nos cursos de design, de forma a fornecer subsídios às atividades de ensino e identificação de necessidades específicas. Para sua elaboração, a revisão bibliográfica incluiu estudos sobre ensino do desenho na escola e a Teoria da Atividade. O questionário foi aplicado, como estudo piloto, na disciplina de Laboratório de Desenho para o Design, na Universidade Federal de Pernambuco em 2013. A partir dos resultados e adaptações, este passou a ser aplicado na disciplina de Laboratório de Desenho no Curso de Design Gráfico da Universidade do Estado de Santa Catarina (2016-2022). Com isso, identificou-se que o questionário, além de auxiliar na sondagem das experiências prévias, também instrumentalizou a reflexão sobre a aprendizagem em desenho e relações com a sua prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Peres, Claudio Afonso, Filomena Maria de Arruda Monteiro, and José González-Monteagudo. "Processos de identificação na docência: ressignificando experiências no campo da pesquisa." Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica 6, no. 19 (December 24, 2021): 973–91. http://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426x.2021.v6.n19.p973-991.

Full text
Abstract:
Trata-se de estudo sobre experiências significativas vividas pelo primeiro autor durante os três anos iniciais como docente e pesquisador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Coari, no interior do estado brasileiro do Amazonas. Objetivou-se, a partir de reflexões sobre o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), encontrar novos sentidos para os processos de identificação experienciados no campo da pesquisa científica, buscando descobrir e informar possibilidades de mudanças significativas. A investigação ocorreu no contexto de estudos de doutorado em andamento na perspectiva da Pesquisa Narrativa, ancorada na proposta de Clandinin e Connelly (2015), em diálogo com o enfoque biográfico-narrativo de pesquisa, a partir de Ferrarotti (2014) e outros. Esse exercício resultou em novas compreensões e possibilidades de melhorias no processo de DPD, quando se ressignificaram experiências vivenciadas entre tempos, lugares e contextos sociais e educativos diferentes. Permitiu, ainda, ampliar a visão sobre método e metodologia de pesquisa qualitativa, relatada em primeira pessoa do singular, considerando o diálogo colaborativo com os coautores, que contribuem com o suporte teórico e com as relações estabelecidas em grupos epistêmicos no Brasil e na Espanha, para a ressignificação da experiência vivida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Françoli Yago, Daniel, Katia Caroline Modena Couto, and Pedro Alegria Carrilho Marambio. "Cipó das almas." Self - Revista do Instituto Junguiano de São Paulo 7, no. 1 (August 26, 2022): e06. http://dx.doi.org/10.21901/2448-3060/self-2022.vol07.0006.

Full text
Abstract:
Trata-se de estudo de caso que sintetiza as principais conclusões de uma pesquisa empírica e qualitativa que teve como objetivo geral analisar as formas da experiência numinosa na vivência do ritual com ayahuasca. Os objetivos específicos foram observar e analisar quais são os símbolos que emergem do ritual e observar aspectos psicológicos a partir de entrevistas. Em relação à metodologia, foram entrevistados três homens, sendo um informante privilegiado e dois participantes de rituais do Santo Daime com ayahuasca, com idades entre 34 e 48 anos. Foi acordado com os dois participantes que elaborassem um desenho, após o ritual com a bebida, para expressarem suas experiências. Já o informante concedeu entrevista para esclarecer pontos não abordados pela literatura e pelo estado da arte dos estudos antropológicos e da psicologia analítica. A abordagem foi do tipo qualitativa e a análise dos resultados foi feita através de categorias analíticas. Em relação à técnica expressiva, foi realizado um estudo de conteúdo a partir do referencial teórico de Jung, Silveira e van Kolck. Nos resultados, atestou-se elementos e símbolos da experiência numinosa, bem como o aprofundamento de vivências centrais para o desenvolvimento e a individuação dos participantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

ABREU RODRİGUES FRAGOEİRO, Isabel Maria, Maria João BARREİRA RODRİGUES, Dora Isabel FİALHO PEREİRA, and Rita Maria LEMOS BAPTİSTA SİLVA. "SOCIAL RELATIONSHIP EXPERIENCES ASSOCIATED WITH THE PANDEMIC SITUATION OF COVID19, IN THE ADULT POPULATION OF THE AUTONOMOUS REGION OF MADEIRA." Sağlık Akademisi Kastamonu 7, Special Issue (October 31, 2022): 233–34. http://dx.doi.org/10.25279/sak.1138953.

Full text
Abstract:
Introdução:O distanciamento/confinamento social, associado à pandemia, implicou uma mudança abrupta nas experiências das relações sociais. Vários estudos indicam que ter melhores relações sociais estruturais ou funcionais implica ter uma saúde mental melhorada. O modelo de Wang e colaboradores (2017) foi uma das principais referências utilizadas, considerando-se das cinco dimensões conceptuais de caracterização do isolamento social na área da saúde mental, as dimensões relativas às atribuições emocionais às relações e aos recursos da rede social. Objetivo: O estudo teve como caracterizar as experiências relacionais sociais, associadas à situação pandémica do Covid-19, em adultos residentes na Região Autónoma da Madeira - Portugal. Método: Em termos metodológicos caracteriza-se como um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, com base na metodologia Focus group, desenvolvido a partir de uma amostra de conveniência, constituída por 16 participantes, distribuídos por 2 grupos de 8 elementos, com idade igual ou superior a 18 anos, licenciados (grupo 1) e não licenciados (grupo 2). As questões colocadas incidiram na forma como os participantes vivenciaram a experiência relacional social, entre abril e julho de 2020 relacionadas com a situação da pandemia do Covid 19. O conteúdo das discussões foi analisado através do software QSRnVIVO, tendo-se identificado 13 categorias de conteúdo: Experiência social; Apoios sociais; Diferenças na perceção de risco; Experiências negativas; Diminuição das interações em meio digital; Solidão; Experiências positivas; Reforço das interações sociais por via digital; Solidariedade; Impacto negativo dos media no bem-estar, Impacto positivo dos media; Impossibilidade de contacto físico e limitação à liberdade de convívio social. Os resultados indicam, que a experiência relacional social foi mais salientada pelos participantes do sexo masculino, pelos mais jovens, pelos pertencentes a agregados familiares com mais de 3 pessoas e pelos estudantes e trabalhadores por conta de outrem. Os participantes salientaram tanto atribuições positivas como negativas à sua experiência social durante a pandemia, destacando-se pela positiva o reforço das ligações com os membros da sua rede social através dos meios de comunicação à distância, e pela negativa as restrições à liberdade de contatos, (quer em termos de contacto físico quer de partilha de atividades) que constituem fatores de stress muito significativos. Como conclusões, salienta-se que para lidar com o distancimento, evitar o isolamento social e regular as emoções negativas associadas a experiências sociais exigentes como a pandemia é essencial readaptar as estratégias de coping que eram habitualmente utilizadas. As experiências relacionais sociais positivas, são estratégias de coping determinantes em situações de stress prolongado, o que deverá ser tido em conta na intervenção em saúde mental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography