Academic literature on the topic 'Estudantes matriculados'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Estudantes matriculados.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Estudantes matriculados"

1

Vicente, Carla Cristina, and Ana Paula Lelis Rodrigues De Oliveira. "Perfil dos alunos do curso técnico integrado em Metalurgia do IFMG/OP:." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1, no. 22 (May 26, 2022): e12872. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2022.12872.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta o perfil socio-econômico e motivacional dos estudantes matriculados no Curso Técnico Integrado em Metalurgia do IFMG/OP, de forma nortear a construção de ações afirmativas institucionais que auxiliem na permanência exitosa dos alunos. Para coleta de dados foram utilizados questionários respondidos pelos alunos e documentos institucionais. Observou-se que o público matriculado no curso é majoritariamente egresso de escola pública. Ademais foi relatado pelos alunos discursos estigmatizantes advindos da comunidade escolar em decorrência do perfil socioeconômico dos grupos familiares dos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferraz Rodrigues, Anália, and Sabrina Fernandes de Castro. "PANORAMA SOBRE O ACESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM CURSOS TÉCNICOS DA FRONTEIRA OESTE RS." Revista Pedagógica 26 (March 27, 2024): 1–25. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v26i1.7434.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetivou analisar o acesso de estudantes com deficiência em cursos técnicos da rede pública, presentes em treze municípios da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa, quanto à sua natureza, pode ser classificada como básica, a abordagem utilizada é quanti-qualitativa e, em relação aos objetivos, é considerada exploratório-descritiva. Os procedimentos envolveram a investigação das gestões que compõem os cursos técnicos, por meio de questionários remotos criados pelo Google Forms. A análise dos dados mostrou que, na Fronteira Oeste do RS, é ofertado um total de 40 diferentes cursos técnicos em instituições públicas, onde existem 2.729 matriculados. Os estudantes com deficiência correspondem a 1,13% desse total. Dos cinco campi de institutos federais e sete escolas estaduais pesquisadas, todas as escolas sem sujeitos com deficiência matriculados eram da rede estadual. Os desafios percebidos pelos estudantes com deficiência, professores e gestão corroboram sobre a falta de profissionais de apoio e de preparo dos professores. Percebe-se a disparidade existente no número de estudantes com deficiências matriculados entre a rede federal e estadual do RS, que acabam constituindo os Institutos Federais, efetivamente, em instituições inclusivas. Considera-se de extrema importância a constituição de novas pesquisas e de políticas públicas que gerem subsídios para a permanência e conclusão do estudante com deficiência em cursos técnicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gomes mattos, Layla Júlia, and Ana Maria Abreu Costa. "UM MAPA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE OURO PRETO-MG." Revista Interinstitucional Artes de Educar 8, no. 3 (December 7, 2022): 928–40. http://dx.doi.org/10.12957/riae.2022.69701.

Full text
Abstract:
Trata-se de um estudo qualitativo cujo objetivo central foi mapear os estudantes público-alvo da Educação Inclusiva matriculados na rede de ensino municipal de Ouro Preto – MG, incluindo os 12 distritos. Como objetivos específicos buscamos: identificar ano de escolaridade, necessidade educacional específica e escola em que estão matriculados estudantes público-alvo da Educação Inclusiva matriculados na rede ensino municipal de Ouro Preto – MG no ano de 2022; identificar se há oferta de AEE e como ela ocorre; e apresentar características gerais da identificação e encaminhamento desses estudantes no município. Para isso, realizamos uma análise documental de fichas de acompanhamento dos estudantes; planilha correspondente aos dados das fichas; lista de escolas que oferecem Atendimento Educacional Especializado (AEE) e que contam com sala de recursos e/ou sala de recursos multifuncionais; o edital de contratação de profissionais para AEE e edital de contratação dos monitores educacionais. Identificamos que a rede municipal conta com 114 estudantes matriculados da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, com necessidades educacionais específicas diversas como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Deficiência intelectual, Surdez entre outros, sendo apoiados por monitores e/ou professores especializados. Das 28 escolas referente a matrícula desses estudantes, 5 contam com AEE junto à sala de recursos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Maia, Juliana Monteiro, Bruna Nascimento Vicenzott, Josilene do Nascimento Gomes, Sara Souza de Jesus de Oliveira, Sebastião Rodrigo do Remédio Souza de Oliveira, Wenderson da Silva Rodrigues, Alessandra Epifanio Rodrigues, et al. "Quem são os alunos matriculados em uma universidade pública federal?" Research, Society and Development 11, no. 1 (January 1, 2022): e1211124169. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i1.24169.

Full text
Abstract:
Mapear o perfil de estudantes que adentram as universidades públicas já é um objetivo de diversos estudos, porém esse perfil tem se apresentado cada vez mais singular. Desta forma, buscamos neste estudo levantar indicadores que nos auxiliem na compreensão da realidade e das particularidades dos estudantes dos diferentes cursos do ensino superior de uma universidade pública federal do sudeste paraense, por meio do diagnóstico socioeconômico destes alunos. Neste artigo, utiliza-se, um questionário estruturado, com perguntas diretas, calculando-se uma amostra estratificada por curso e turma/semestre, considerando o nível de significância igual a 5%, com base na quantidade de alunos matriculados no 2º semestre de 2019, o que totalizou uma amostra de 251 alunos. Dentre os principais resultados, destaca-se no estudo, a predominância de alunos do sexo feminino, que se autodeclararam pardos, sem deficiência, que moram com os pais em casa própria, dependem de transporte público, sem vínculo empregatício, não recebem nenhum benefício de programa social do governo federal e não participam de atividades extracurriculares. Com isso, entende-se algumas características predominantes no ambiente acadêmico e que influenciam no desempenho e estabilidade dos estudantes na universidade, assim se torna mais viável elaborar políticas de permanência e que favoreçam a aprendizagem destes estudantes no ensino superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gamenha, Robson dos Santos, Mônica Pereira Pilon, and Ana Claudia Nunciato. "Avaliação dos perfis de aprendizagem de estudantes do segundo ano do curso de Fisioterapia." Revista Neurociências 30 (May 27, 2022): 1–26. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2022.v30.13156.

Full text
Abstract:
Introdução. A neuroeducação estuda as áreas da neurociência cognitiva e da educação com objetivo de melhorar a aprendizagem. Objetivo. Avaliar os processos de aprendizagem em estudantes matriculados no 2º ano do curso de fisioterapia, após a aplicação de aulas teóricas e práticas sobre neurociências. Método. Foram avaliados estudantes matriculados no 2º ano do curso de fisioterapia antes e após a aplicação de 4 aulas teóricas e 4 práticas (previamente gravadas) sobre neurociências com 15-20 minutos de duração cada aula e foram disponibilizados mais 10 minutos para dúvidas e/ou para a realização do preenchimento do formulário e do inventário por meio de Classroom/Google Meet. Após a 1ª aula, o estudante preencheu formulário sociodemográfico e o Inventário de Estilo de Aprendizagem de Kolb (que avalia estilos de aprendizagem). Resultados. 15 estudantes com idade média de 20,3±1,7 anos, 33% do gênero masculino, 93% brancos, 100% dos estudantes gostavam de estudar, 93% estudavam em casa, 100% tinham acesso à internet, 60% utilizam livros impressos para estudar, 73% utilizam livros on-line para estudar e 47% aprendiam com facilidade. Os resultados do Inventário de Kolb indicaram 4 estudantes acomodadores, 7 convergentes, 3 divergentes e 1 assimilador. Após as aulas teóricas e práticas sobre neurociências, 3 estudantes acomodadores, 7 convergentes, 3 divergentes e 2 assimiladores. Conclusões. a maioria dos voluntários se identificavam com o estilo de aprendizagem convergente, ou seja, aprendiam melhor quando evocavam conhecimentos abstratos em situações práticas e objetivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Barbosa, Nathalia Bianca Aparecida Sposito, Rafaela Brochine Lanzotti, Pedro Henrique Machado Guiesi, Letícia Souza Didoné, Fabiana de Souza Orlandi, and Keika Inouye. "Desempenho e a satisfação com as vivências acadêmicas de estudantes de graduação em Gerontologia." Conjecturas 22, no. 15 (November 10, 2022): 517–36. http://dx.doi.org/10.53660/conj-1902-2q01.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo comparar o nível de satisfação com as vivências acadêmicas, nos aspectos pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional, dos estudantes de graduação em Gerontologia segundo o seu desempenho acadêmico. Foram entrevistados estudantes regularmente matriculados no último ano do referido curso, divididos em dois grupos: (a) Grupo de estudantes com alto desempenho acadêmico e (b) Grupo de estudantes com baixo desempenho acadêmico. Os instrumentos para a coleta de dados foram: Questionário de Caracterização do Estudante, Critério de Classificação Econômica Brasil e Questionário de Vivências Acadêmicas – Versão Reduzida (QVA-R). Foram realizadas análises estatísticas descritivas e comparativas (Teste de Mann-Whitney). Os resultados mostraram que os estudantes com melhor desempenho acadêmico apresentaram níveis mais elevados de satisfação no domínio estudo (p=0,025) e nos escores totais de vivências acadêmicas (p=0,049) quando comparado aos estudantes com menor desempenho acadêmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Colalto Junior, Edson Company, Lucas Santos de Queiroz, Célio Daroncho, João Roberto Maiellaro, and Alexandre Formigoni. "ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS ESTUDANTES MATRICULADOS NA FATEC ZONA LESTE." South American Development Society Journal 10, no. 28 (April 13, 2024): 40. http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v10i28p40-53.

Full text
Abstract:
Este estudo propõe uma análise da distribuição espacial dos estutantes matriculados na Faculdade de Tecnologia da Zona Leste. Em um cenário acadêmico dinâmico, compreender a distribuição espacial dos estudantes do ensino superior torna-se um componente importante para a gestão e aprimoramento do ambiente educacional. Com a ajuda de ferramentas de geoprocessamento, denominadas de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), é possível mapear a disposição geográfica das residências dos estudantes, revelando padrões e agrupamentos que auxiliam em tomadas de decisões para diferentes frentes de trabalho. O artigo tem como objetivo geral analisar a distribuição espacial dos estudantes da Faculdade de Tecnologia da Zona Leste, explorando diferentes raios de distância, a partir de dados secundários obtidos a partir da solicitação de bilhete de transporte. Os objetivos específicos são: verificar a quantidade de alunos por curso que solicitam bilhetes de transporte; mapear a distribuição espacial das possíveis residências dos estudantes; identificar agrupamentos de acordo com os raios de distância e; entender a área de abrangência da Fatec Zona Leste. A pesquisa utiliza dados secundários, obtidos junto à secretaria acadêmica da Fatec Zona Leste e são provenientes de planilha gerada a partir de formulário, o qual os alunos preenchem no início de cada semestre para solicitação ou renovação de bilhete de transporte. Os dados foram importados no Power BI e, a partir do ArcGIS foi possível mapear a distribuição espacial, traçar raios de distância para identificar agrupamentos e entender que a abrangência da Fatec Zona Leste está principalmente dentro da Região Metropolitana de São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Milan, Fabrício João, William Das Neves Salles, Vinicius Zeilmann Brasil, Heitor de Andrade Rodrigues, Juarez Vieira Do Nascimento, and Michel Milistetd. "Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem." Revista Portuguesa de Educação 35, no. 2 (December 30, 2022): 228–45. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.18764.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar as biografias de estudantes-treinadores matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em Treino Desportivo de um curso de Educação Física. Para atingir esse objetivo, optou-se por realizar entrevistas semiestruturadas com nove estudantes-treinadores do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior pública, utilizando como base a teoria de aprendizagem ao longo da vida de Peter Jarvis (2009b). Os resultados indicaram a necessidade de se considerar as distintas experiências de vida dos estudantes-treinadores durante o ECS. Ao se compreender a trajetória pessoal e desportiva dos estudantes, o ECS pode ser estruturado de modo a respeitar as expectativas de cada estudante, estimulando sua participação ativa durante este importante momento formativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pereira, Victor Hugo, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Bruna Camargos Avelino, and Edgard Bruno Cornacchione Junior. "Percepção de pós-graduandos sobre os motivos que contribuiriam para a evasão de estudantes dos cursos stricto sensu em Contabilidade." Revista de Contabilidade e Organizações 15 (October 21, 2021): e182882. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2021.182882.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo principal identificar a percepção de pós-graduandos sobre os motivos que contribuiriam para a evasão de estudantes dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade. Participaram da pesquisa 619 pós-graduandos que responderam ao questionário disponibilizado online. Os resultados evidenciaram que, para os discentes matriculados nos cursos de Mestrado em Contabilidade, as dificuldades para acompanhar o curso devido ao tempo necessário para os estudos foi indicado como o motivo que mais contribuiria para a evasão. Os estudantes matriculados nos cursos de Doutorado não indicaram motivos que representassem uma contribuição de alto grau na propensão para a evasão. De um modo geral, destacaram que um motivo que contribuiria fortemente para a evasão seria as dificuldades para acompanhar o curso devido ao tempo necessário para os estudos. Isto reforça a necessidade de discussões sobre o tema, com o intuito de apoiar os estudantes ao longo da realização de suas atividades acadêmicas. Ao reconhecerem possíveis dificuldades relatadas pelos discentes, os membros das instituições de ensino têm a oportunidade de buscar alternativas para auxiliar o estudante a lidar com situações de desconforto na universidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Clemência Chingualulo, Gabriel, Elsa Madalena Catuta Sassoma Morais, Anaypse Teresa Nunes Oliveira, and Herculano Calandula Kamalanga. "PREVALÊNCIA DE CÁRIE DENTÁRIA E FACTORES RELACIONADOS EM ESTUDANTES DE MEDICINA DENTÁRIA DO 4º ANO DO INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DA CAÁLA-2021/2022." RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405 3, no. 1 (January 20, 2023): e31236. http://dx.doi.org/10.53612/recisatec.v3i1.236.

Full text
Abstract:
A cárie dentária continua sendo uma doença com maior prevalência a nível mundial, ela atinge toda faixa etária da sociedade, a preocupação com a saúde dos estudantes universitários deve estar entre as principais prioridades para qualquer instituição de ensino superior. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, cujo objectivo foi determinar a prevalência de cárie dentária e factores relacionados em estudantes de Medicina Dentária do 4º ano do Instituto Superior Politécnico da Caála, matriculados no ano acadêmico 2021/2022. Participaram do estudo 23 estudantes. As análises de dados foram feitas inicialmente no programa Microsoft Excel, posteriormente processados e analisados no programa SPSS, com as variáveis apresentadas em tabelas. A prevalência de cárie dentária encontrada foi de 100%. A maior prevalência foi para o gênero feminino com cerca de 56.5% e 43.5% foi para masculino. A população mais afetada estava entre 24 e 34 anos de idade com 65.2% de prevalência de cárie, 69.6% dos estudantes consomem diariamente alimentos e bebidas que contêm açúcar 6 ou mais vezes, 56.5% faziam a sua higienização oral apenas uma vez por dia e 82.6% não recorriam as consultas dentárias. Conclui-se que a prevalência de cárie dentária em estudantes do curso de Medicina Dentária do 4 º do Instituto Superior Politécnico da Caála matriculados no ano acadêmico 2021/2022 é alta e o estilo de vida dos estudante constituiu um factor determinante na prevalência encontrada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Estudantes matriculados"

1

Silva, Marina Vieira da. "Estado nutricional de escolares matriculados em Centros Integrados de Educaçao Pública - CIEP\'S." Universidade de São Paulo, 1996. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6133/tde-20022018-163240/.

Full text
Abstract:
Analisa-se o estado nutricional, bem como alguns de seus condicionantes, de 257 escolares, com 7 a 13 anos de idade, matriculados nos Centros Integrados de Educação Pública- CIEP\'s em Americana, estado de São Paulo. Para o diagnóstico do estado nutricional considera-se a altura do escolar, adotando classificação com base nas unidades de desvio-padrão (escore Z de altura para idade). Avalia-se o consumo alimentar de 244 crianças da amostra utilizando-se o registro dos alimentos ingeridos pela criança, durante três dias não consecutivos da semana. Analisa-se a adequação de energia e nutrientes de acordo com o padrão nutricional definido para a população brasileira. Observa-se proporção de 15,6 por cento de crianças desnutridas crônicas (ZAI < -2). Ressalta-se que através de análises estatísticas detectou-se entre outras, a influência estatisticamente significativa das variáveis rendimento familiar per capita e freqüência à creche durante a idade pré-escolar, sobre o escore Z de altura para idade da criança. Isso mostra a importância de condições de vida que precedem o ingresso da criança no CIEP e que certamente afetaram o seu crescimento em períodos em que a criança é biologicamente mais vulnerável. Observa-se que o consumo alimentar revela-se deficiente em energia para 28,3 por cento dos escolares, evidenciando problema relativo à quantidade dos alimentos ingeridos. No tocante à qualidade, verificam-se percentuais de proteínas e lipídios, acima dos níveis recomendados. Inversamente, no que tange os carboidratos, os percentuais médios revelam-se abaixo da recomendação. Ressalta-se que 68,9 por cento dos escolares apresentaram alimentação com conteúdo protéico acima do preconizado. Análise das correlações simples entre a adequação do consumo de energia e nutrientes com variáveis sócio-econômicas revela que os nutrientes cuja adequação se mostra estatisticamente associada com renda familiar per capita são: energia, proteína, ferro, riboflavina, niacina e ácido ascórbico.
The nutritional status as well as certain conditioning factors of 257 students from 7 to 13 years of age registered at the Integrated Public Education Centers - CIEP\'s in Americana, state of São Paulo, are analyzed. Height of students is used to determine the nutritional status, with the classification based on standard deviation units (for Z escore HAZ). Food intake of 244 children is evaluated through the record of food ingested in three non-consecutive days. Energy and nutrient adequacy are analyzed according to the nutritional standard established for the Brazilian population. A 15.6 per cent ratio of children chronically going through malnutrition (HAZ < -2) is observed. Statistical analysis shows that the child\'s height for age Z score is influenced by per captia family income and attendance to day-care centers during preschool age, among other variables. That shows the importance of life conditions prior to the child\'s entry to CIEP and which have certainly affected its growth throughout periods when a child is biologically most vulnerable. Food intake is found energy- deficient for 28.3 per cent students, thus stressing the problem concerning the amount of ingested food. As to quality, protein and lipid ratios above recommended levels are observed. Inversely, average carbohydrate ratios are under the recommendations. One should stress that the protein content in the nourishment of 68.9 per cent students was above the recommended allowances. Simple correlation analysis between energy and nutrient consumption with social-economical variables reveals that the adequacy of nutrients statistically associated with per capita family income are energy, protein, iron, riboflavin, niacin and ascorbic acid.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brito, Lilian Messias Sampaio. "Influência da atividade física sobre os indicadores antropométricos de saúde em crianças e adolescentes matriculados em escolas em tempo integral e regular." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2017. http://hdl.handle.net/1884/49086.

Full text
Abstract:
Orientadora: Profª. Drª. Margaret Cristina da Silva Boguszewski
Co-orientadora: Profª. Drª. Neiva Leite
Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Defesa: Curitiba, 28/07/2017
Inclui referências : f.96-106
Resumo: Introdução: A escola é um espaço valioso de aprendizagem, além de local que oferece menor exposição a comportamentos de riscos à saúde de escolares. Objetivo: Este estudo objetivou determinar a influência da atividade física (AF) sobre os indicadores antropométricos de saúde em estudantes matriculados em diferentes regimes escolares de escolas públicas. Métodos: Participaram desta pesquisa 378 alunos (as) de Educação em Tempo Integral (ETI) e 1441 de Educação em Tempo Parcial (ETP), de ambos os sexos, na faixa etária de 12 a 16 anos. Todos os escolares foram avaliados quanto ao peso (kg), estatura (cm), circunferência abdominal (cm), pressão arterial (mmHg), estadio puberal e respostas ao Questionário Recordatório de Três Dias para avaliar o nível de AF. Aplicou-se o Teste de Léger para avaliar a aptidão cardiorespiratória (APCR), calculou-se o volume de oxigênio (VO2máx) e verificou-se a frequência cardíaca inicial e final no teste aplicado. Apenas os escolares de ETI responderam ao questionário de comportamento de risco Youth Risk Behavior Survey (YRBS-2007) para as informações sócio-econômicas, e os pais responderam ao questionário sobre o histórico familiar (HF) e dados do nascimento do filho (a). Todos os aplicadores receberam treinamento prévio e coletaram os mesmos dados nas diferentes escolas. Foram avaliados escolares de ETI dos municípios de Apucarana, Curitiba e Bom Jesus do Sul, assim como escolares de ETP do município de Curitiba. Na análise dos dados, as variáveis categóricas foram expressas em frequências absolutas e relativas; enquanto as variáveis contínuas, em suas medidas de tendência central e de dispersão. Testes paramétricos e não-paramétricos foram utilizados de acordo com a distribuição das variáveis, caráter de independência e número dos grupos de estudo, considerando p<0,05. Resultados: 146 meninos e 173 meninas de ETI e 605 meninos e 674 meninas de ETP foram incluídos, amédia de idade foi, respectivamente, de 13,2 anos e 12,9 anos; 21,5% dos estudantes de ETI estavam com excesso de peso (EP), 12,9% com obesidade abdominal (OA), 12,5% com hipertensão arterial sistêmica (HAS), 68% < 300 minutos/semana de AF e 31,8% com APCR insuficiente. Em ETP 31,6% com EP, 29,1% com OA, 18% com HAS, 85,5% < 300 minutos/semana de AF e 69,3% com APCR insatisfatória. A APCR foi melhor em estudantes de ETI da zona rural (92,1%), sendo que meninas (65,6%) atingiram mais o corte do que meninos (33,3%). Estudantes da ETP de ambos os sexos apresentaram maior frequência de HAS (p < 0,05), OA, EP, AF < 300 min/sem e APCR insatisfatória (p < 0,01) comparados aos estudantes de ETI. Observou-se, nos pais dos alunos de ETI, pouca informação sobre HF associado a altas taxas de consumo de álcool, principalmente das mães (72%) e poucas informações sobre os dados de nascimento dos filhos (as). Os comportamentos de risco mais frequentes, em meninas de ETI, foram a menor participação em atividades esportivas na escola, clube ou bairro (46%) e maior consumo de refrigerantes (88%) e os meninos foram menos participativos nas aulas de Educação Física (49%), e permaneceram mais tempo em frente a televisão e jogando video game (24%). Conclusão: Os níveis de AF são semelhantes em meninos de ETI e ETP, porém alunos de ETI têm melhor APCR e indicadores de saúde quando comparados a alunos de ETP. O presente estudo sugere que a ampliação de políticas públicas voltadas à ETI e que possam trazer benefícios a saúde de estudantes de escolas públicas. Palavras-chave: comportamentos de riscos, atividade física, obesidade, estudantes
Abstract: Introduction: Besides being a valuable learning space, school is also a place that provides less exposure to behavior attitudes that create a health risk to children. Aims: The study was designed to determine the influence of physical activity (PA) on anthropometric health indicators of students enrolled in different public schools. Methods: 378 students in Full-Time Education (FTE) and 1441 in Part-Time Education (PTE), aged between 12 to 16, of both sexes, were included. Body mass (kg), height (cm), waist circumference (cm), blood pressure (mmHg) and pubertal stage, were evaluated; a three-day recall questionnaire was used to assess the level of PA. A Léger test was used to evaluate cardiorespiratory fitness (CRF), oxygen volume (VO2max) and the initial and end heart rates. FTE children answered the Youth Risk Behavior Survey (YRBS-2007) for socioeconomic information, with their parents answering questionnaires about family history (FH) and their child's birth data. All the researchers received previous training and collected the same data in the different schools. FTE students attended schools from the municipalities of Apucarana, Curitiba and Bom Jesus do Sul, while the PTE students were all from the city of Curitiba. Categorical variables were expressed in absolute and relative frequencies. Continuous variables were expressed in their measures of central tendency and dispersion. Parametric and non-parametric tests were used according to the distribution of variables, independence character and number of study groups, considering p <0.05. Results: 146 boys and 173 girls of FTE and 605 boys and 674 girls of PTE were included, with a median age, respectively, of 13.2 and 12.9 years; 21.5% of FTE students were overweight (O), 12.9% exhibited abdominal obesity (AO), 12.5% had high blood pressure (BP) for their age, and 68% self-reported as doing less than 300 minutes of PA per week and 69.3% with insufficient CRF. In PTE 31.6% of FTE students were overweight, 29.1% exhibited AO, 18% had high BP for their age, and 85.5% self-reported as doing less than 300 minutes of PA per week and 31.8% with insufficient CRF. CRF rates were higher in rural FTE students (92.1%) and girls (65.6%) had higher levels compared to boys (33.3%). PTE students of both sexes presented a higher frequency of high blood pressure (p <0.05), abdominal obesity, overweight rates, PA <300 min / wk and unsatisfactory CRF (p <0.01) compared to FTE students. Parents of FTE students reported limited family history associated with high rates of alcohol consumption, especially in mothers (72%) and little information their child's birth data. The most frequent risk behaviors in girls in FTE were sports activities at school, in a club or in their communities (46%) and the high consumption of soft drinks (88%) and in the boys the lowest participation in physical education classes and long hours of watching television and playing video games (24%). Conclusion: PA levels were similar in PTE and FTE students, but FTE students presented better CRF rates and other health indicators when compared to students in PTE. Therefore, this study suggests that expansion of public policies related to FTE schools might bring benefits to students from public schools. Key words: risk behavior, physical activity, obesity, students.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Baptista, Ana Vitória Madeira Teixeira. "O estudante adulto não-tradicional na Universidade de Aveiro : caracterização do grupo de maiores de 23 matriculado no ano lectivo 2006-07." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1043.

Full text
Abstract:
Mestrado em Activação do Desenvolvimento Psicológico
O presente trabalho tem o propósito de caracterizar, sob vários pontos de vista, o primeiro grupo de estudantes Maiores de 23 que se matriculou na Universidade de Aveiro, no ano lectivo 2006-07. Como enquadramento teórico deste estudo, abordamos algumas temáticas, tratadas de forma articulada, para melhor podermos analisar e problematizar os dados que recolhemos no contexto específico da Universidade de Aveiro. Assim, iniciaremos por esboçar um contexto mais geral e transversal, onde reveremos algumas características dos tempos de hoje. Seguidamente, trataremos de forma mais aprofundada tópicos como: o Ensino Superior e o Processo de Bolonha, a Aprendizagem ao Longo da Vida e a Estratégia de Lisboa. Ao relermos vários documentos teremos em consideração a análise de aspectos ligados à abertura do Ensino Superior a novos públicos e à equidade, assim como à criação de novas oportunidades. Para terminarmos a primeira parte deste trabalho, faremos uma primeira aproximação à caracterização dos estudantes adultos não-tradicionais, a nossa população-alvo, sob o ponto de vista teórico. Na segunda parte, realizaremos a descrição do nosso estudo empírico. Depois de nos debruçarmos sobre a metodologia da investigação, analisaremos e discutiremos os dados, recolhidos através de questionários, cartas de motivação e entrevistas semi-orientadas. Recorrendo a métodos de análise de cariz quantitativo e qualitativo, entrecruzaremos os dados colectados com o objectivo de discutirmos a temática escolhida, sobre vários pontos de vista, e chegarmos a conclusões credíveis. Tencionamos que este seja um primeiro contributo para caracterizar o estudante adulto não-tradicional Maior de 23 da Universidade de Aveiro. ABSTRACT: The main purpose of this work is to characterise, according to several points of view, the first group of the students over 23 years old, enrolled at the University of Aveiro in the academic year of 2006-07. The theoretical framework of this study will be explored in an articulated manner, in order to better analyse and discuss the data, collected in a specific context: the University of Aveiro (Portugal). Therefore, in the first part, we will start to design a more general and transversal context, based on the ideas of the complexity and supercomplexity of today’s world, to delineate the demands of our society. Then, we will focus on certain topics, such as: Higher Education and the Bologna Process, Lifelong Learning and the Lisbon Strategy, taking into account their main principles which may be dialogued. When reflecting about certain documents, we will approach them accordingly to certain themes like the openness of Higher Education to new publics, the emphasis put on equity, and the creation of new opportunities. Also, we will make a first approach to the characteristics of nontraditional adult students, our target population, accordingly to a theoretical perspective, based on the literature review. In the second part, we will describe our empirical study. After describing the research methodology, we will analyse and discuss the results collected through questionnaires, motivation letters and semi-oriented interviews. Quantitative and qualitative methods will be used. The data will be intersected with the main goal of discussing this subject through different but interconnected perspectives, so that we can reach credible conclusions. This may be a first contribute to characterise the group of non-traditional adult student over 23 years old of the University of Aveiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Estudantes matriculados"

1

Tomé da Mata, Edileny, and Manuel Eugenio Gándara Carballido. Direitos Humanos e Processos de Luta. Encontrografia Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.52695/978-65-88977-39-2.

Full text
Abstract:
“O livro que o leitor tem em suas mãos contém uma seleção dos melhores trabalhos apresentados pelos estudantes do citado Curso de Fundamentos críticos em Direitos Humanos, que cada ano se celebra na Universidad Pablo de Olavide, de Sevilha, em colaboração com o Instituto Joaquín Herrera Flores, entre os meses de janeiro e fevereiro. Trata-se de um curso de grande êxito, tanto pelo número de estudantes matriculados como pela sua qualidade acadêmica e humana. Neste curso convergem tanto alunos recém-formados como pessoas com ampla experiência profissional e vital provenientes de vários setores (advocacia, procuradoria, magistratura, política, administrações, pedagogia, sociologia, antropologia, ciência política, dentre outros), o que, por conseguinte, se traduz num espaço de interessantes e frutíferas reflexões, ideias e propostas críticas, bem como importantes contribuições para a ‘Teoria crítica dos Direitos Humanos’”. Retirado do Prólogo de Francisco José Infante Ruiz
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

A educação médica na América Latina. Salvador, Brasil: EDUFBA, 2022.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Estudantes matriculados"

1

DIOGENES DE MELO BRUNET, PATRICIA, ANDERSON VINICIUS DOS SANTOS ALVES, REBECCA RUHAMA GOMES BARBOSA, and PAMELA KARINA DE MELO GOIS. "A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO E O CONTEXTO DO IFPB – CAMPUS SOUSA NO ENSINO VIRTUAL." In Escola em tempos de conexões - Volume 01. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.01.026.

Full text
Abstract:
A EDUCAÇÃO, EM TODOS OS NÍVEIS, TEM EXPERIMENTADO VÁRIOS DESAFIOS FRENTE À PANDEMIA DO COVID - 19. AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS TIVERAM O SEU TRABALHO INTERROMPIDO REPENTINAMENTE E PRECISARAM SE ADEQUAR À NOVA REALIDADE DO ENSINO VIRTUAL. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DEBRUÇAR-SE SOBRE O CENÁRIO ENFRENTADO PELO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB) - CAMPUS SOUSA, REFLETINDO ACERCA DA REALIDADE DOS ESTUDANTES DA INSTITUIÇÃO EM RELAÇÃO AO ACESSO À INTERNET E AOS EQUIPAMENTOS ADEQUADOS PARA ACOMPANHAREM AS AULAS VIRTUAIS, DURANTE O ANO DE 2020. ATRAVÉS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, BASEADA NA ANÁLISE DA PESQUISA DE CONECTIVIDADE REALIZADA PELO GRUPO DE TRABALHO DE DADOS E ENTRETENIMENTO, CONSTITUÍDO POR SERVIDORES DO REFERIDO CAMPUS, E NOS EDITAIS QUE OFERTARAM AUXÍLIO DIGITAL PARA OS DISCENTES REGULARMENTE MATRICULADOS. ENTENDENDO, ANTES DE TUDO, O ACESSO À EDUCAÇÃO COMO UM DIREITO HUMANO E, ASSIM, A PREMENTE NECESSIDADE DE SE INCLUIR E PROPORCIONAR IGUALDADE DE CONDIÇÕES DE ACESSO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES. ASSIM, O ESTUDO REVELOU QUE 810 ESTUDANTES RESPONDERAM À PESQUISA DE CONECTIVIDADE, DENTRE OS 1.156 MATRICULADOS. E, DE ACORDO COM OS EDITAIS EMITIDOS, 556 DELES FORAM CONTEMPLADOS COM AUXÍLIO CONECTIVIDADE. DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE A INSTITUIÇÃO DESENVOLVEU AÇÕES, VISANDO PROPORCIONAR O ACESSO DOS ESTUDANTES AO ENSINO VIRTUAL, EMBORA NÃO TENHA CONSEGUIDO ATINGIR A TOTALIDADE DOS ALUNOS DO REFERIDO CAMPUS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

RONCHIM, SILVIA. "A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE DE MEDICINA: OTIMIZANDO O TRABALHO E AGREGANDO QUALIDADE COM A IMPLANTAÇÃO DE FEEDBACK IMEDIATO E CRIAÇÃO DE SALA ESPECÍFICA PARA AVALIAÇÃO." In Tecnologias e Educação (Vol 02). Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/ix.conedu.2023.gt19.001.

Full text
Abstract:
A avaliação da aprendizagem deve ser compreendida como uma ferramenta de ensino e não como um instrumento mensurável e classificatório do processo de ensino-aprendizagem. A literatura nos mostra a importância da qualificação dos instrumentos de aprendizagem, bem como, a importância do feedback para o estudante. O feedback imediato aumenta a retenção do conhecimento (Passeri, Mazur) e melhora o desempenho dos estudantes no processo ensino-aprendizagem. Entretanto falar em feedback da avaliação num curso com 745 estudantes e 281 professores onde cada disciplina possui em média 120 alunos, parece ser algo muito longe de ser concretizado. A atuação do professor universitário envolve o ensino, a pesquisa e a extensão e o curso de Medicina possui também uma estrutura curricular com uma carga horária elevada de atividades práticas em ambientes hospitalares. Com isso, não é uma tarefa fácil para o professor oferecer o feedback individual das provas para cada um dos 120 estudantes matriculados em sua disciplina. A proposta deste trabalho foi implantar as provas teóricas de forma online e com feedback simultâneo e construir uma estrutura que atendesse a demanda de aplicação de provas. Com isso nós reduzimos a zero os custos com impressão de provas e criamos uma Sala de Avaliação com capacidade para 145 estudantes realizarem as provas ao mesmo tempo. Foi criada uma estrutura física que oferece o feedback imediato ao estudante e otimiza o trabalho do professor de forma a oferecer com mais rapidez e eficiência informações sobre o processo de aprendizagem para tomadas de decisão de forma mais rápida, qualificando ainda mais a formação do médico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

OLIVEIRA, JORGE MIGUEL LIMA. "O OUTRO LADO DA MOEDA: EXPERIÊNCIAS NO SISTEMA PRISIONAL NO MUNICÍPIO DE POMBAL - PB." In Políticas Públicas de Educação. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt21.025.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João da Mata, localizada no município de Pombal, Estado da Paraíba no tocante a educação prisional, modalidade atendida pela referida instituição de ensino e que trouxe para e traz até a presente relevância para a prática de ressocialização das pessoas privadas de liberdade, bem como para os seus estudantes ditos pelo sistema de ensino imposto no Brasil como regulares. Trabalhou-se inicialmente na escola a provocação por meio do projeto de redação da CGU intitulado “Faça o que é certo, mesmo que o outro não veja” de qual postura enquanto cidadão o estudante precisa ter na escola, para a escola e fora da escola. Observou-se também a relação dos estudantes regularmente matriculados no sistema regular de ensino e dos estudantes privados de liberdade e percebeu-se uma aproximação forte por parentesco entre os mesmos. Sendo a escola o ponto de partida para o ensino dos direitos e deveres do cidadão tomou-se como compromisso de valorizar a cultura do letramento, da ressocialização e da remissão de pena dos estudantes privados de liberdade por meio da implantação de turmas na modalidade EJA, implantação de biblioteca dentro da cadeia pública e da escola e do trabalho voluntário no próprio prédio sede da Escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

PEREIRA, RAYANE RIBEIRO, NICOLLE MELO RAMOS, ANA PAULA DE ARAÚJO BARCA, and SUELEN TAVARES GODIM. "A VIVÊNCIA DA MONITORIA DO PIBASIC COM ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA." In Cadernos de Ensino, Pesquisa e Extensão, 21–36. Even3 Publicações, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5337337.1-2.

Full text
Abstract:
O presente trabalho deriva das vivências e observações de estudantes de graduação, participantes da monitoria do PIBAsic, dentro da Escola de Aplicação da UFPA, entre os meses de março a novembro de 2022. As informações foram coletadas por meio da análise dos relatos produzidos e registrados no documento Ficha de Observação e Acompanhamento Diário em Sala de Aula, elaborado pela Coordenação de Educação Inclusiva e preenchido pelos(as) monitores(as) a partir das vivências na sala de aula do ensino regular. Participaram diretamente desta pesquisa dois estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados em turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

OLIVEIRA FEITOSA, UENDY, and MÍLVIO DA SILVA RIBEIRO. "A LUDICIDADE EM CONTEXTO REGULAR DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO DE ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA APRENDIZAGEM PARA A VIDA." In Educação Especial (Vol 02). Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/ix.conedu.2023.gt10.035.

Full text
Abstract:
O estudo foi desenvolvido em contexto regular de ensino com estudantes matriculados em turma de 2º Ano, Ciclo I, na EMEF Olga Benário. E apresenta como objetivo a descrição das ações pedagógicas desenvolvidas de forma colaborativa por duas docentes: uma lotada na sala regular (SR) e a outra em Sala de Recurso Multifuncional (SRM) para a inclusão de estudante com deficiência visual em contexto regular de ensino. Para tanto, a pesquisa dialoga com os autores Cappellini (2018), Feire (2022A, 2022B, 2022C, 2022D), Mosquera (2010), Pereira (2021), Nascimento (2020), Marco (2020), Baptista (ORG., 2019), Carvalho (2013), Pletsch (2014) e Rodrigues (ORG.,2016) para o embasamento de tal prática. A pesquisa também mostra o percurso metodológico adotado pelas professoras com vistas à inclusão de estudante cega em turma de 2ºAno, Ciclo I. Portanto, o estudo apresenta como resultados a efetiva inclusão de estudante cega em contexto regular de ensino bem como o sentimento de pertencimento à escola e o não estranhamento, por parte dos demais colegas de sala de aula, dos recursos utilizados por uma pessoa cega que, a propósito, garantem sua autonomia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

RABELO DE LIMA, NAGILA, DENIZE DE MELO SILVA, and MARIA ISABEL FILGUEIRAS LIMA CIASCA. "ANÁLISE PEDAGÓGICA DAS DIFICULDADES EM LEITURA E ESCRITA ENTRE ALUNOS MATRICULADOS NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL." In Alfabetização, Linguagens e Letramentos. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/iv.conbrale.2022.01.014.

Full text
Abstract:
Partindo dos resultados das avaliações externas aplicadas pelo Inep (2016,2017) em turmas de 3º e 5º anos do ensino fundamental na disciplina de Língua Portuguesa, verifica-se que os alunos apresentam dificuldades ao responder os itens mais básicos dos testes, o que nos permite inferir que os mesmos podem não estar completamente alfabetizados. Desse modo, esta pesquisa buscou investigar, por meio da aplicação de atividade diagnóstica, as dificuldades apresentadas por alunos matriculados no 4º ano ensino fundamental em leitura e escrita de palavras e textos e analisá-las pedagogicamente. Para tanto, a metodologia adotada na pesquisa foi a pesquisa de campo e qualitativa, conforme orienta Gil (2011). De acordo com os resultados encontrados e, com base na pesquisa de Monteiro e Soares (2014), entre os oito alunos pesquisados, os estudantes apresentam dificuldades de escrita do nome próprio (6 alunos), assim como na escrita de palavras e frases (8 alunos). Em leitura, os estudantes demonstraram dificuldades de ler palavras (7 alunos), principalmente no padrão não canônico, e frases (7 alunos). Os resultados da análise pedagógica comprovam a existência de alunos não alfabetizados matriculados no 4º ano do ensino fundamental, pois apresentaram erros muito aquém do esperado para a série em que estão inseridas. Concluímos que há necessidade de desenvolvimento de um acompanhamento pedagógico compatível com as dificuldades dos discentes para a superação e prevenção do analfabetismo escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

LIRA DE ANDRADE, JULIANA, ELKA DO COUTO COELHO DE CARVALHO, RENATA HERTA WEISS, and INES B OLIVEIRA. "O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO E PERMANÊNCIA QUALIFICADA DOS ESTUDANTES." In Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02). Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/ix.conedu.2023.gt11.016.

Full text
Abstract:
Muito se discute acerca das políticas de democratização de acesso ao ensino superior que oportunizem aos estudantes a possibilidade de continuar seus estudos, melhorar sua qualificação e ampliar suas possibilidades de crescimento social e de alcançar melhores condições de vida, sendo necessário destacar que as políticas de acesso ao ensino superior não preveem ações ou avaliações relacionadas à permanência desses estudantes nas Instituições ou a efetiva formação dos mesmos. A permanência qualificada dos estudantes demanda a observação e compreensão do cotidiano no campus universitário, com suas peculiaridades e a influência dos aspectos sociais e culturais que permeiam esse ambiente, além do entendimento dos desafios enfrentados e necessidades desses estudantes para prosseguir com a formação acadêmica, de modo a evitar a desmotivação e evasão. O presente trabalho faz parte de um grupo de pesquisas em andamento e objetiva identificar a importância das políticas de acesso e permanência no processo de inclusão e formação de estudantes de classes sociais desfavorecidas. Para isso foi realizada análise documental e bibliográfica de políticas afirmativas e de seus resultados no período de 1995 até 2018 (relação entre o quantitativo de alunos matriculados e evadidos, assim como a relação entre alunos ingressantes e formados no referido período).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Reis, Ana Cecilia Ferreira, and Lisiane Costa Claro. "O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UMA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO." In Educação em Saúde: desafios e práticas contemporâneas em pesquisa, 67–80. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230412764.

Full text
Abstract:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado pelo desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades e sendo apresentado em níveis de suporte. O presente trabalho teve como objetivo compreender o cenário e a organização da Secretaria Municipal de Educação de Palmas/TO, para o atendimento dentro do Transtorno do Espectro Autista – TEA. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental e os resultados apontaram incidência nos últimos três anos no quantitativo de estudantes matriculados com o transtorno do espectro autista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Boita, Luiz Gustavo, and Clóvis Marcelo Sedorko. "Nível de atividades físicas dos acadêmicos de educação física da Faculdade Sant’Ana." In Educação Física, Esporte, Cultura & Sociedade, 315–18. Editora ZH4, 2022. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20221-01-p.315-318.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou identificar o nível de atividades físicas de acadêmicos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Faculdade Sant’Ana. A amostra foi composta por 43 acadêmicos, regularmente matriculados no primeiro período dos respectivos cursos e o instrumento utilizado para coleta de dados foi o Questionário Internacional de Atividades Físicas (IPAQ), versão curta. Os resultados obtidos revelam que 74% dos acadêmicos apresentam um nível de atividades físicas considerado satisfatório. Contudo, um percentual de 6,9% desses estudantes foi categorizado como sedentário, fato que desperta preocupação, considerando que esses acadêmicos serão futuramente os profissionais responsáveis pela orientação correta acerca dos benefícios das atividades físicas para a saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

APARECIDA DOS SANTOS CORDEIRO, PRISCILA, and JANAÍNA DE ALBUQUERQUE COUTO. "PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE A APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP) PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS BIOQUÍMICOS." In Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vi.conapesc.2021.01.038.

Full text
Abstract:
O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, MATRICULADOS NUMA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA, NO QUE CONCERNE A APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP) NO TOCANTE ÀS CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DE AÇÕES PEDAGÓGICAS À LUZ DA METODOLOGIA EM TELA PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOBRE INTEGRAÇÃO METABÓLICA. A PESQUISA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, FOI REALIZADA EM 2019.2 E O PERCURSO METODOLÓGICO FOI PLANEJADO CONFORME A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E OS PRINCÍPIOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS. AO TÉRMINO DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO DE VERIFICAÇÃO POSTERIOR À AÇÃO (QVP), A FIM DE IDENTIFICAR AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES E VALIDAR A IMPLANTAÇÃO DA REFERIDA METODOLOGIA. OS QUESTIONÁRIOS FORAM ANALISADOS À LUZ DA ANÁLISE DE CONTEÚDO E DO REFERENCIAL TEÓRICO PERTINENTE. OS DADOS PROVENIENTES DO QVP NOS PERMITIRAM IDENTIFICAR QUE, EM SUA MAIORIA, A METODOLOGIA AGRADOU OS ESTUDANTES NO QUE CONCERNE A CONTEXTUALIZAÇÃO E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS CONTEÚDOS BIOQUÍMICOS. COMO LIMITAÇÕES, OS ESTUDANTES DESTACARAM A DIFICULDADE DE SUPERAREM O PARADIGMA DE ENSINO TRADICIONAL E ATUAREM DE FORMA ATIVA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PRÓPRIO APRENDIZADO; COMO CONTRIBUIÇÕES, AFIRMARAM QUE A METODOLOGIA PROPORCIONOU O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS, ALÉM DA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS BIOQUÍMICOS DE FORMA CONTEXTUALIZADA E ARTICULADA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Estudantes matriculados"

1

Terezinha Nadal Mulinari, Eudes, Vanessa Gertrudes Francischi, and MAYRA EUGENIO RODRIGUES ALEBRANTE. "ESTUDANTES 'ATIVOS E NÃO MATRICULADOS': ESTRATÉGIAS EM DEBATE PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO." In VII Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar e V Workshop de Educação Profissional e Evasão Escolar. São José, Santa Catarina: Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/vcisepeeeevwdepeee2022.562824.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

ENCARNAÇÃO, JACKELINE FERREIRA DA, CLEIDE RODRIGUES DE PÁDUA LIMA, CLÁUDIA LEITE MACHADO, CARLOS ALBERTO CHAGAS TEIXEIRA, RAFAEL GUEM MURAKAMI, ROGÉRIO LUCIANO DE SOUSA, and ALCINEIDE PEREIRA DA SILVA. "ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES NO EAD EM RELAÇÃO ÀS METODOLOGIAS ATIVAS EM DISCIPLINAS TEÓRICO-PRÁTICAS: UMA ANÁLISE DO RENDIMENTO DISCENTE." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.52525.

Full text
Abstract:
O PRESENTE ESTUDO FOI ELABORADO A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, E SE PROPÔS FAZER UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DUAS DISCIPLINAS OFERTADAS INTEGRALMENTE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. A ANÁLISE TEVE COMO OBJETIVO AVALIAR SE A DISCIPLINA, PRÁTICAS DA PROFISSÃO, QUE UTILIZA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM O MÉTODO ATIVO "PROJETOS", SUSCITA MAIOR ENGAJAMENTO NOS ESTUDANTES DO QUE A DISCIPLINA ANÁLISE ORGANIZACIONAL, QUE NÃO UTILIZA OS MESMOS RECURSOS PEDAGÓGICOS. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA APONTAM QUE A DISCIPLINA PRÁTICAS DA PROFISSÃO NÃO TEVE MAIOR ENGAJAMENTO, ENTRETANTO, CONSTATOU-SE QUE O DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES DESTA DISCIPLINA FOI MELHOR DO QUE OS ESTUDANTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA ANÁLISE ORGANIZACIONAL. TAL RESULTADO VAI AO ENCONTRO DOS REGISTROS ENCONTRADOS NA LITERATURA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO, CUJAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PROMOVEM ESTUDANTES MAIS COMPROMETIDOS COM O SEU DESEMPENHO ESTUDANTIL
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Leonardo. "Avaliação da Efetividade das Atividades de Monitoria no Componente Curricular de Introdução à Programação." In Workshop sobre Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/wei.2021.15917.

Full text
Abstract:
As atividades de monitoria são uma prática educacional utilizada com frequência em cursos de introdução à programação com o objetivo de mitigar dificuldades dos estudantes. Apesar dos aparentes benefícios, são necessários dados estatísticos que validem a efetividade pedagógica dessas ações. O presente estudo se insere neste contexto e destina-se a investigar a associação entre o desempenho acadêmico do estudante com a sua presença em atividades de monitoria. Participaram do estudo trinta e dois estudantes matriculados em um curso técnico de computação integrado ao ensino médio. Foi identificada uma associação estatisticamente significante entre o desempenho em programação e menor evasão com a presença dos estudantes nas atividades de monitoria. O estudo busca estimular discussões sobre esse tema, trazendo dados estatísticos que dão suporte à adoção das ações de monitoria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Simões, Ana C. V., Fernanda R. Tavares, and Henrique N. Schneider. "Perfil diagnóstico do nível cibercultural de estudantes de graduação para aplicação da metodologia Sala de Aula Invertida." In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/sbie_estendido.2023.234719.

Full text
Abstract:
As Tecnologias Digitais, juntamente com o ciberespaço tornam-se aliados muito importantes no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, esse trabalho teve como objetivo, traçar um perfil diagnóstico do nível cibercultural de discentes matriculados em uma disciplina em um curso de graduação para verificar a viabilidade da aplicação da metodologia Sala de Aula Invertida. Para traçar esse perfil, disponibilizamos um questionário aos estudantes matriculados na disciplina resultando em 20 questionários respondidos. Com os resultados podemos concluir que todos os sujeitos da pesquisa que responderam ao questionário possuíam um nível satisfatório de dromoaptidão que permitisse a aplicação da metodologia ativa proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Leonardo S. "Análise do aprendizado em programação de estudantes do ensino técnico integrado do Instituto Federal de Pernambuco." In V Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/encompif.2018.3559.

Full text
Abstract:
Compreender o contexto educacional e fundamental para promover melhorias no aprendizado de programaço. Analises estatisticas foram aplicados aos dados academicos de 301 estudantes do ensino medio matriculados na disciplina de introduço a programaço do IFPE. Foi observado quue o desempenho dos estudantes no e infuenciado pelo genero e no determinou a escolha por cursos superiores na area de computaço. Por outro lado, este desempenho possui forte correlaço com o desempenho em matematica. Os resultados contribuem para uma compreenşo sobre o tema em especial no contexto da educaço profssional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

KANEOYA, FRANCISCA MARIA MAMI, and MORGANA MACHADO TEZZA. "O IMPACTO DAS AÇÕES DE ACOLHIMENTO NA PERSISTÊNCIA DOS ESTUDANTES NO CURSO." In 27º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2022. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviiciaed.2022.76827.

Full text
Abstract:
O FENÔMENO DA EVASÃO COMPROMETE A EFICIÊNCIA DE TODAS AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, POR ISSO A IMPORTÂNCIA EM SE TRABALHAR NAS AÇÕES QUE PROMOVAM A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NO CURSO. ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR SE AS AÇÕES DE ACOLHIMENTO NO INÍCIO DO CURSO DA MODALIDADE A DISTÂNCIA IMPACTAM NA PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NO CURSO. ESTE ESTUDO DE CORTE, EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRIVADA, COM UMA TURMA DO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA DE ALUNOS MATRICULADOS NO RIO GRANDE DO SUL, MOSTROU QUE SIM, AS AÇÕES DE ACOLHIMENTO PODEM TER IMPACTADO POSITIVAMENTE NA PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NO CURSO. PARA CHEGAR A ESTA CONSTATAÇÃO, FORAM FEITAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E APLICADO UM FORMULÁRIO ELETRÔNICO COM OS ESTUDANTES, QUE ESTAVAM SUBDIVIDIDOS EM DOIS GRUPOS: UM QUE TEVE O PERÍODO DE AMBIENTAÇÃO E OUTRO QUE NÃO TEVE. ESTE ESTUDO MOSTRA A IMPORTÂNCIA SOBRE A ATUAÇÃO DA MONITORIA, ANTECIPADA AO INÍCIO DO CURSO E FREQUENTE, NÃO SÓ COM AÇÕES QUE INSTRUAM OS ESTUDANTES NO USO DO AVA, COMO TAMBÉM COM AÇÕES QUE PROMOVAM A INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES COM OS COLEGAS E A INSTITUIÇÃO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Porto, José Rodolfo Tasqueti, and Isabela Alvarez Rosa. "Idiossincrasia dos estudantes de medicina da Universidade de Ribeirão Preto, acerca da sexualidade, orientação sexual, comportamento sexual, identidade de gênero." In IV SEVEN INTERNATIONAL MULTIDISCIPLINARY CONGRESS. Seven Congress, 2023. http://dx.doi.org/10.56238/sevenivmulti2023-022.

Full text
Abstract:
O estudo visa por meio de dados confiáveis e reais, através da aplicação de formulários, avaliação dos estudantes de medicina acerca da educação sexual, sexualidade e identidade de gênero e compreender em termos de identificação de atitudes negativas e limitações sobre a temática da sexualidade e suas variáveis. O objetivo deste estudo é a traçar e compreender o perfil descritivo do componente amostral de 10% dos estudantes inscritos no curso de medicina da Universidade de Ribeirão Preto-Campus Ribeirão Preto, matriculados no ano de 2023. Será realizado análises de género, idade e suas relações acerca da compreensão da temática. Este estudo pode ter utilidade para as universidades e instituições que pretendem planear intervenções educativas de prevenção dos comportamentos sexuais de risco e de promoção de comportamentos preventivos, bem como incentivar o autoconhecimento necessário para uma qualidade mental favorável e bem-estar geral dos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

BELTRÃO, RINALDO CÉSAR DE HOLANDA, and TEREZINHA MONICA SINÍCIO BELTRÃO. "O USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO MEIO PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR ESTUDANTES DO 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.56555.

Full text
Abstract:
ESSE TRABALHO, APRESENTA UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE O ANO LETIVO DE 2019, COM 175 ESTUDANTES MATRICULADOS NOS 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL JOSÉ RODOVALHO, EM JABOATÃO DOS GUARARAPES. OS ESTUDANTES, UTILIZANDO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA), ACESSARAM VIDEOAULAS, JOGOS DIDÁTICOS E ATIVIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. DESSE MODO, TIVERAM A OPORTUNIDADE DE AVANÇAR NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA. ESSAS ATIVIDADES NA SALA VIRTUAL, FIZERAM PARTE DO PROCESSO DE COMPLEMENTAÇÃO DOS ESTUDOS E DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DURANTE O ANO LETIVO DE 2019. AS ATIVIDADES QUE ERAM DISPONIBILIZADAS NO AVA E FICAVAM DISPONÍVEIS PARA ACESSO NOS DIAS E HORÁRIOS QUE MELHOR CONVIESSE AOS ESTUDANTES, NO ENTANTO, SABENDO QUE MUITOS TERIAM DIFICULDADES PARA REALIZAR ESSE ACESSO, ERAM FEITOS MUTIRÕES UMA VEZ POR SEMANA NA ESCOLA, MOMENTO EM QUE, ERAM LEVADOS E DISPONIBILIZADOS EQUIPAMENTOS PARA PERMITIR O ACESSO DE TODOS OS ESTUDANTES ÀS ATIVIDADES VIRTUAIS. TODO O TRABALHO FOI FEITO VISANDO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO DOS ESTUDANTES, QUE NA ESCOLA DEVE-SE CONVERTER EM OBJETOS DE CONHECIMENTO (BRASIL, 2017), ESSA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA PERMITE QUE O SABER SE TRANSFORME EM SABER A SER ENSINADO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

BELTRÃO, RINALDO CÉSAR DE HOLANDA, and TEREZINHA MONICA SINÍCIO BELTRÃO. "O USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO MEIO PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR ESTUDANTES DO 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.56555.

Full text
Abstract:
ESSE TRABALHO, APRESENTA UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE O ANO LETIVO DE 2019, COM 175 ESTUDANTES MATRICULADOS NOS 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL JOSÉ RODOVALHO, EM JABOATÃO DOS GUARARAPES. OS ESTUDANTES, UTILIZANDO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA), ACESSARAM VIDEOAULAS, JOGOS DIDÁTICOS E ATIVIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. DESSE MODO, TIVERAM A OPORTUNIDADE DE AVANÇAR NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA. ESSAS ATIVIDADES NA SALA VIRTUAL, FIZERAM PARTE DO PROCESSO DE COMPLEMENTAÇÃO DOS ESTUDOS E DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DURANTE O ANO LETIVO DE 2019. AS ATIVIDADES QUE ERAM DISPONIBILIZADAS NO AVA E FICAVAM DISPONÍVEIS PARA ACESSO NOS DIAS E HORÁRIOS QUE MELHOR CONVIESSE AOS ESTUDANTES, NO ENTANTO, SABENDO QUE MUITOS TERIAM DIFICULDADES PARA REALIZAR ESSE ACESSO, ERAM FEITOS MUTIRÕES UMA VEZ POR SEMANA NA ESCOLA, MOMENTO EM QUE, ERAM LEVADOS E DISPONIBILIZADOS EQUIPAMENTOS PARA PERMITIR O ACESSO DE TODOS OS ESTUDANTES ÀS ATIVIDADES VIRTUAIS. TODO O TRABALHO FOI FEITO VISANDO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO DOS ESTUDANTES, QUE NA ESCOLA DEVE-SE CONVERTER EM OBJETOS DE CONHECIMENTO (BRASIL, 2017), ESSA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA PERMITE QUE O SABER SE TRANSFORME EM SABER A SER ENSINADO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cargnelutti, Rodrigo, Maicon Bernardino, Renato Garcia, and Williamson Silva. "Um Estudo Exploratório sobre o uso do ChatGPT na Melhoria e Revisão da Escrita de Artigos Científicos." In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/sbie.2023.234610.

Full text
Abstract:
Os estudantes de Engenharia de Software matriculados na disciplina de Resolução de Problemas I (RPI) experimentam uma abordagem para a educação em Engenharia de Requisitos (ER). Como parte de uma das avaliações de RPI, os estudantes devem desenvolver um artigo científico sobre ER. Após a entrega e apresentação, conduzimos um estudo exploratório para avaliar a percepção deles sobre o uso ChatGPT no apoio ao processo de melhoria e revisão da escrita de artigos. Com os resultados obtidos dos discentes (n = 40), evidenciamos as diferentes formas de uso do ChatGPT no apoio ao processo de aprendizagem. Concluímos que o ChatGPT, assim como outras IAs, podem e devem ser explorados por discentes e docentes no âmbito acadêmico, no entanto, é importante avaliar com parcimônia as respostas geradas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography