Academic literature on the topic 'Estruturas diversas de concreto'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Estruturas diversas de concreto.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Estruturas diversas de concreto"

1

Ribeiro, Kátia Daniela, and Carlos Henrique José Augusto. "Investigação patológica e análise de estabilidade de um muro de arrimo em concreto armado." Revista de Engenharia Civil IMED 9, no. 1 (June 30, 2023): 56. http://dx.doi.org/10.18256/2358-6508.2022.v9i1.4391.

Full text
Abstract:
As obras de contenção são estruturas utilizadas com a finalidade de estabilizar encostas e/ou aterros de solos. Essas estruturas podem ser compostas de diversos materiais e geometrias, dependendo da condição e ambiente que forem empregadas. Em Arcos (MG), após um intenso período chuvoso ocorrido entre 2019 e 2020, um muro de arrimo localizado no complexo de uma indústria cimenteira apresentou diversas patologias no trecho 3 de sua estrutura, que colocaram em dúvida a sua estabilidade. Neste sentido, o presente trabalho objetivou avaliar as manifestações patológicas ocorridas e investigar, por meio de pesquisa em campo e bibliográfica, quais os principais fatores que influenciaram o evento ocorrido, bem como propor uma terapia para intervenção da estrutura. A verificação da estabilidade do muro revelou que a capacidade de carga da fundação, juntamente às deficiências observadas no sistema de drenagem, foram as causas mais prováveis para a ocorrência das patologias verificadas no muro. A implementação dos reforços estruturais e a construção de um novo sistema de drenagem para o muro são propostas que garantirão a integridade, segurança e estabilidade da estrutura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pinto da Silva Filho, L. C., A. Lorenzi, J. L. Campagnolo, A. J. Strieder, U. C. De M. Quinino, and L. F. Caetano. "Estudos de caso sobre avaliação de estruturas de concreto através da utilização de ensaios não destrutivos." Revista ALCONPAT 1, no. 3 (September 30, 2011): 186–98. http://dx.doi.org/10.21041/ra.v1i3.14.

Full text
Abstract:
RESUMOO concreto é parte fundamental dos mais variados projetos de engenharia e, sem duvida, é o elemento estrutural mais utilizado no mundo. Esse fato conduz à necessidade de ferramentas de controle e análise de seu estado de conservação. Muitas das construções em concreto armado que formam a infra-estrutura civil que dão suporte às mais diversas atividades das sociedades modernas estão se aproximando do final de sua vida útil de projeto. Diante desse contexto, existe uma preocupação crescente com a avaliação do estado de deterioração e segurança das mesmas. O monitoramento constante das estruturas é um procedimento necessário, uma vez que a detecção preventiva dos problemas permite a utilização de métodos mais simples e econômicos para avaliação e reparo. Para tais fins, os métodos de ensaios não destrutivos (END) tornam-se uma estratégia de investigação bastante atraente e viável. Entre eles destacam-se: o ensaio de velocidade de pulso ultra-sônico, o radar e a esclerometria. Devido à sua facilidade de aplicação e boa capacidade de diagnóstico, esses métodos se tornam alternativas valiosas para investigação do estado de conservação das estruturas de concreto. Diversos exemplos de aplicação evidenciam como a aplicação de END pode contribuir com sucesso no controle da deterioração e na verificação da qualidade de estruturas de concreto. O presente artigo revisa alguns casos reais nos quais atuou o Grupo de Pesquisa LEME-UFRGS, mostrando como foram empregadas técnicas de END.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Serpa Dionísio, Iago, José Eduardo Quaresma, and Fabiana Florian. "EFICÁCIA DE TÉCNICAS E PRODUTOS DE REABILITAÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 4, no. 1 (December 17, 2023): e414745. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v4i1.4745.

Full text
Abstract:
O concreto armado é o material de construção mais utilizado no mundo devido às suas vantagens como o custo relativamente baixo, a facilidade de obtenção dos componentes, a durabilidade que apresenta quando dosado corretamente, a adaptabilidade a diversos formatos, entre outros. Porém, com o passar do tempo e da exposição ao meio ambiente, essas estruturas estão sujeitas a diversos tipos de danos que ameaçam sua integridade e segurança. Diversas são as técnicas e produtos desenvolvidos para reabilitação de estruturas de concreto armado. Nesse contexto, este trabalho objetiva identificar as principais técnicas e produtos de reabilitação em estruturas de concreto armado, bem como suas vantagens e possíveis limitações. Foi realizada pesquisa bibliográfica utilizando das palavras-chave: Armado. Concreto. Produtos. Reabilitação. Técnicas, nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico. Os resultados apontam que dentre as técnicas e produtos mais utilizados destacam-se os Compósitos Poliméricos Reforçados com Fibras (CPRF), principalmente o de fibra de carbono (CFRP). Os CFRP apresentam algumas vantagens sobre os elementos tradicionais de reforço tais como facilidade de aplicação, baixa densidade, alta resistência à tração e propriedades anticorrosivas. Ressalta-se a importância conhecer os mecanismos de degradação das estruturas de concreto armado para se obter um correto diagnóstico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

David, Wallace. "VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DE CONCRETO BORRACHA NA CONSTRUÇÃO CIVIL." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 6 (July 3, 2021): e26401. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i6.401.

Full text
Abstract:
O setor da indústria civil é responsável por consumir e gerar enormes volumes de matéria prima e dentre as práticas de aproveitamento de resíduo adotadas pelo setor, existem diferentes formas de reciclagem que constituem a utilização de diversos materiais, entre eles, os pneus. Os pneus como exemplo, só o Brasil produz mais de 70 milhões de pneus por ano, a maioria dos quais é descartada de forma inadequada no meio ambiente. Diversos estudos apontam, benefícios quanto a utilização dos resíduos de pneus inservíveis na construção civil em suas diveras estruturas proporcionando benefícios técnicos, econômicos e ambientais. Mediante esse pressuposto, este artigo tem como objetivo, avaliar vantagens da utilização de concreto borracha na construção civil. Pretende assim, verificar pesquisas desenvolvidas do uso da borracha reciclada como agregado no concreto, avaliando suas possibilidades de utilização. Para a realização deste presente artigo escolheu-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, através de livros, manuais, documentos, revistas, artigos publicados ou em vias de publicação no meio técnico-científico. Conclui-se de acordo com o estudo apresentado a possibilidade da utilização do resíduo de pneu inservível como agregado na produção de concreto, que, de acordo com diversos estudos aqui apresentados, podem ser utlizados para diversos fins estruturais, proporcionando diversas vantagens econômicas, ambientais e técnicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Salles, Halina dos Santos, Paulo Frederico Souza Lomeu, Franciane Conceição Peters, and Webe João Mansur. "Otimização de um pórtico tridimensional de concreto armado." Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza 2, no. 1.1 (November 26, 2018): 06. http://dx.doi.org/10.29215/pecen.v2i2.1036.

Full text
Abstract:
<p>No projeto de edificações, os projetistas buscam soluções otimizadas e seguras relativas a diversos aspectos estruturais, além da redução dos custos de material e mão-de-obra. Os métodos de otimização podem ser empregados nesse objetivo sem comprometer a segurança estrutural. Dessa forma, este artigo tem por objetivo a otimização estrutural por Algoritmos Genéticos de um pórtico espacial de concreto armado. Para o estudo foi desenvolvido um programa de Algoritmos Genéticos, contemplando o dimensionamento das armaduras dos elementos estruturais. A função objetivo é formada pelos custos de concreto, forma e aço e será minimizada, sujeita a restrições da NBR 6118:2014 (Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento). O modelo estrutural é processado no programa Ansys ®, onde a discretização se dá via método dos elementos finitos, para a análise e obtenção dos esforços e deformações na estrutura. Neste estudo são consideradas variáveis de projeto: altura da seção transversal das vigas e dos pilares. Os resultados obtidos demostram que a metodologia forneceu respostas coerentes com a prática e, ao apresentar diferentes soluções com quase o mesmo custo, surpreenderam com soluções que poderiam ser rejeitadas por projetistas.</p><p><strong>Palavras chave</strong>: Otimização Estrutural, Engenharia Civil, Projeto Estrutural, Análise Estrutural.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

PEÑA, L. A. P., and G. N. D. DE CARVALHO. "Estudo da influência da configuração estrutural na resposta sísmica de uma estrutura de concreto armado." Revista IBRACON de Estruturas e Materiais 8, no. 6 (December 2015): 813–26. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-41952015000600005.

Full text
Abstract:
Resumo Os recentes aumentos dos registros de abalos sísmicos no Brasil impulsionaram a publicação da NBR 15421:2006 [1] - Projeto de Estruturas Resistentes a Sismos - na qual são definidas as cargas sísmicas a serem consideradas no projeto em função da capacidade de dissipação de energia no regime inelástico das estruturas e da sismicidade do território brasileiro. Algumas edificações construídas antes da publicação dessa norma não foram projetadas para resistir a ações sísmicas aumentando a sua fragilidade e vulnerabilidade para terremotos de qualquer intensidade. Observa-se ainda que alguns desses edifícios foram projetados e construídos com distribuições irregulares de massa, rigidez ou resistência ao longo da sua altura que podem levar a um desempenho sísmico inadequado. Assim, torna-se essencial para os engenheiros e projetistas uma melhor compreensão dos efeitos dos abalos sísmicos no comportamento sísmico de edificações, especialmente aquelas com diversas irregularidades. Por simplicidade, utiliza-se neste trabalho o termo "estruturas irregulares" para referenciar estruturas como as descritas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é avaliar o comportamento sísmico de uma estrutura de concreto armado de oito pavimentos e com diversas irregularidades introduzidas na planta da mesma, a fim de verificar a influência dessas irregularidades na perda da capacidade de resistir cargas laterais e dissipação de energia, as quais são calculadas utilizando o método dinâmico espectral e uma análise pushover, procedimentos descritos nas normas NBR15421:2006 [1] e na norma americana FEMA 356 [2]. Do mesmo modo, calcula-se o desempenho sísmico dos modelos usando o método do espectro de capacidade definido na norma ATC-40 [3]. Todos os resultados são comparados com os obtidos para uma estrutura totalmente regular chamada de caso base ou de referência, com o intuito de visualizar as diversas mudanças provocadas pelas irregularidades. O estudo proposto é realizado de forma numérica e as simulações são feitas no programa CSI ETABS(r) Nonlinear v9.5 [4]. Os resultados mostram que a capacidade da estrutura dependerá da plasticidade de seus elementos para não colapsar e do detalhamento adequado para garantir o bom funcionamento do sistema resistente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Formaio, Ana Lara, Chaiana Bertusso Ferreira, Renata Fernanda Nora, Sabrina Grabrieli Flamea, Vitória Regina da Silva, and Fabiano Alexandre Nienov. "Avaliação das manifestações patológicas da ponte pênsil Padre Mathias Michelizza localizada entre os municípios de Capinzal e Ouro, em Santa Catarina." Conhecimento em Construção 10 (August 16, 2023): 53–82. http://dx.doi.org/10.18593/cc.v10.32658.

Full text
Abstract:
As pontes são obras destinadas a vencer obstáculos de superfície líquida que impeçam a continuidade de uma via e são tecnicamente conhecidas como obras de arte especiais (OAE). Além disso, são elementos importantes de muitas cidades por beneficiarem a mobilidade e atraírem turistas pelo seu significado histórico e cultural. Contudo, a exposição ao meio em que estão inseridas torna as pontes suscetíveis a diversas manifestações patológicas que podem, ao longo do tempo, comprometer sua estrutura. Neste viés, o presente estudo visa avaliar as origens e características das manifestações patológicas presentes na ponte pênsil Padre Mathias Michelizza, localizada entre os municípios de Capinzal e Ouro, em Santa Catarina. Para tanto, realizou-se inspeção rotineira conforme NBR 9452 (2019) cuja metodologia consiste em identificar anomalias na estrutura por meio de inspeções visuais e registros fotográficos e, após isso, avaliar as condições da ponte, associando notas aos parâmetros estrutural, funcional e de durabilidade. Ademais, foram realizadas medições dos componentes da ponte a fim de verificar o atendimento às normativas vigentes e também foi realizado um levantamento histórico acerca das alterações e das manutenções ocorridas na estrutura ao longo dos anos. Verificou-se que a ponte, construída em 1934 com o objetivo de interligar os povoados de Capinzal e Ouro, passou por diversas modificações estruturais devido as mais diversas ações climáticas na região, sendo atualmente constituída de madeira, aço e concreto e utilizada apenas para passagem de pedestres. Constatou-se também que a OAE em questão apresenta manifestações patológicas tanto em sua estrutura de madeira como de concreto e metálica, sendo que as principais anomalias encontradas são fissuras, trincas, rachaduras, armaduras expostas, corrosão dos elementos metálicos, biodeterioração e ruptura dos cabos de aço de sustentação da estrutura. Diante disto, torna-se indispensável ações de recuperação das estruturas danificadas, como substituição dos elementos corroídos e rompidos. Além disso, ressalta-se a importância da realização de manutenções preventivas no que tange à vida útil da estrutura e à segurança dos usuários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Meneses, Paulo Henrique, André Puel, Alexandre Lima De Oliveira, and Fernando Toppan Rabello. "Análise da influência das vinculações laterais em edifícios de paredes de concreto." Brazilian Journal of Development 8, no. 10 (October 6, 2022): 65937–51. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n10-075.

Full text
Abstract:
A normativa vigente, NBR 16055:2012, define parede de concreto como elemento estrutural autoportante, moldado in loco, no qual contém comprimento maior que dez vezes sua espessura, sendo capaz de suportar carga no mesmo plano da parede. Além da normativa brasileira existem diversos códigos internacionais, tal como o ACI 318:2019 - Building Code Requirements for Structural Concrete, e o australiano AS 3600:2009 - Concrete Structures. Cada norma possui uma formulação própria para o cálculo da resistência do elemento de parede de concreto. O código brasileiro e o código australiano convergem em relação a adotar a contribuição das vinculações laterais para resistência da parede. Já o código norte americano faz menção somente nas vinculações topo-base. Analogamente as estruturas em Alvenaria Estrutural, o caminhamento das cargas verticais pode ocorrer na superfície do elemento de parede, sendo possível utilizar os modelos de cálculo consolidados em bibliografias de Alvenaria Estrutural (PIS, GIP e MPT), tornando este estudo válido para análise estrutural destes dois sistemas. Ao longo deste trabalho foram calculados e analisados os resultados dos esforços solicitantes de cada procedimento. Posteriormente, com auxílio do software comercial SAP2000, foi lançada uma estrutura utilizando o Modelo Pórtico Tridimensional, realizando suas respectivas análises numéricas. Ao final destas análises, foi possível observar que o modelo sem interações entre paredes foi capaz de desempenhar de maneira satisfatória a distribuição dos esforços para as estruturas adotadas neste estudo, quando comparados com os modelos com interação entre paredes e numérico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vanalli, Leandro, Camila Forigo, and Yuri Danilo Lopes. "DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DO CONCRETO EXPOSTO A ALTAS TEMPERATURAS PELO MÉTODO DE VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DE ONDAS ULTRASSÔNICAS." HOLOS 7 (December 8, 2021): 1–20. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2020.9904.

Full text
Abstract:
Situações de incêndios nas edificações são consideradas ações excepcionais mas, quando acontecem, em qualquer fase da vida útil, causam inevitavelmente danos severos ou, no mínimo, redução nas propriedades mecânicas dos materiais estruturais como, por exemplo, na resistência à compressão do concreto. Neste contexto, as estruturas podem ser investigadas quanto a sua integridade pós-incêndio utilizando ensaios destrutivos ou não destrutivos. A primeira técnica, onde há a extração de corpo de prova da estrutura que já foi danificada devido as altas temperaturas, o método pode ser ainda mais prejudicial. Por esta razão, este trabalho tem como objetivo abordar a utilização de um método não destrutivo para a determinação da resistência do concreto, tema importante na área de diagnóstico estrutural, extraindo informações por meio da correlação dos resultados do método da velocidade de propagação de ondas ultrassônicas com os resultados de ensaios em prensa hidráulica de rompimento de corpos de prova de concreto. Para tanto, foram expostas amostras de concretos de diferentes classes, com idades de 7, 21 e 28 dias, a diversos patamares de temperatura, resfriados lentamente e bruscamente (submersos em água), para ensaio da velocidade de propagação das ondas ultrassônicas, com posterior ensaio destrutivo à compressão. Os resultados obtidos demonstram que o método não destrutivo é bastante adequado, permitindo sua utilização em situações de análise de resistência residual à compressão do concreto quanto exposto a situações de incêndio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Da Silva, Luiz Alberto, Rachel Cristina Santos Pires, Bruno Matos De Farias, and Everton Rangel Bispo. "ESTUDO SOBRE PATOLOGIA ESTRUTURAL EM UM RESERVATÓRIO DE ÁGUA DE CONCRETO ARMADO." Revista Augustus 25, no. 50 (March 23, 2020): 66–80. http://dx.doi.org/10.15202/1981896.2020v25n50p66.

Full text
Abstract:
Tendo em vista os diversos problemas patológicos em estruturas, esse trabalho disserta sobre casos de patologias em estruturas de concreto armado. No Estudo de Campo foram exibidos dados gerais obtidos acerca do Reservatório de Água de Concreto Armado inspecionado, no município de Resende (RJ), que apresentou problemas patológicos estruturais. Foram apresentadas as causas que provocam patologias e técnicas a serem adotadas para recuperação de um reservatório de água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Estruturas diversas de concreto"

1

Doria, Mariana Rezende. "Aderência concreto-concreto e aço-concreto em recuperação de estruturas de concreto armado." Pós-Graduação em Engenharia Civil, 2014. https://ri.ufs.br/handle/riufs/5010.

Full text
Abstract:
In inspections of buildings, it is increasingly common to come across buildings and infrastructure works, long before they reach their useful life, are already in need of repair and reinforcement, or collapsing. This study examined the bond between concrete of different ages and between steel and concrete. Three types of treatment interface between the concrete of different ages were compared by evaluating bond. It was also evaluated the bond between steel and concrete, when the bar was inserted into the fresh concrete and when it was inserted by drilling and bond of epoxy bridge. Still, we analyzed the influence of adhesion between concrete on flexural strength. Two concrete mixtures, one for the substrate (older) and then recovery (age) measured for fck 30 MPa and 35 MPa, respectively, were measured. The bond between the two types of concrete was measured using tests that forced the interface tensile stresses, oblique shear and vertical shear. Flexural strength of the specimens constituted of two types of concrete bridges with mortar and epoxy adhesion was measured. The specimens, partially composed of concrete substrate were cured and left to air for a few months. Subsequently, received three different surface treatments: brushing, brushing or equal to that of mortar concrete substrate and brushing and epoxy layer. They were then supplemented with concrete recovery subjected to curing by immersion in water and tested. For the analysis of bond between steel and concrete, the pullout test was performed from the inserted bars in concrete. When comparing the results of tests of adherence of specimens received only brushing whose interfaces with the interfaces of the specimens that received besides brushing, layer of mortar and epoxy bridge, there was an increase in bond strength, respectively, 15% and 37 % for the adhesion test by indirect tensile, 4% and 12 % for the adherence test by oblique shear and 108% and 178 % for the vertical shear test. For the bending test, there was an increase of 41 % in modulus of rupture, when comparing the results of the test piece which received brushing and epoxy layer which received brushing and mortar layer. When were related values of the specimens of the pullout test (Pull out) who had the steel rod inserted in the concrete in the hardened state with epoxy adhesion bridge with those who had the steel rod inserted in the concrete still fresh , not observed significant loss (about 0.52 %).
Em inspeções de construções, é cada vez mais comum se deparar com edificações e obras de infraestrutura que, muito antes de atingirem sua vida útil, já estão necessitando de reparos e reforços, ou entrando em colapso. O presente trabalho analisou a aderência entre concretos de diferentes idades e entre o aço e o concreto. Foram comparados três tipos de tratamento da interface entre concretos de diferentes idades, avaliando-se a aderência. Foi avaliada, também, a aderência entre aço e concreto, quando a barra foi inserida no concreto fresco e quando foi inserida por furação e ponte de aderência de epóxi. Ainda, foi analisada a influência da aderência entre concretos sobre tensão de ruptura à flexão. Foram dosados dois traços de concreto, um deles para o substrato (maior idade) e outro de recuperação (menor idade) dosados para fck de 30 MPa e 35 MPa, respectivamente. A aderência entre os dois tipos de concreto foi medida através de ensaios que solicitaram a interface com esforços de tração, cisalhamento oblíquo e cisalhamento vertical. Foi medida a resistência flexão de corpos de prova constituídos pelos dois tipos de concreto, com pontes de aderência de argamassa e epóxi. Os corpos de prova, parcialmente compostos por concreto de substrato foram curados e deixados ao ar por alguns meses. Posteriormente, receberam três tratamentos superficiais distintos: escovação; escovação e camada de argamassa igual à do concreto de substrato e escovação e camada de epóxi. Foram, então, complementados com concreto de recuperação, submetidos à cura por imersão em água e ensaiados. Para a análise da aderência entre aço e concreto, foi realizado ensaio de arrancamento das barras inseridas no concreto. Ao comparar os resultados dos ensaios de aderência dos corpos de prova cujas interfaces receberam somente escovação, com as interfaces dos corpos de prova que receberam além de escovação, camada de argamassa e ponte de epóxi, observou-se um aumento na resistência de aderência, respectivamente, de 15% e 37% para o ensaio de aderência por tração indireta; de 4% e 12% para o ensaio de aderência por cisalhamento oblíquo e de 108% e 178% para o ensaio de cisalhamento vertical. Para o ensaio de flexão, observou-se um incremento de 41% no módulo de ruptura, ao comparar o resultado do corpo de prova que recebeu escovação e camada de epóxi com o que recebeu escovação e camada de argamassa. Quando foram relacionados os valores dos corpos de prova do ensaio de arrancamento (pull out) que tiveram a barra de aço inserida no concreto no estado endurecido com ponte de aderência epóxi, com os que tiveram a barra de aço inserida no concreto ainda em estado fresco, não se percebeu perda significativa (cerca de 0,52%).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Weinketz, Sieghard. "Cálculo de corrente limiar em lasers semicondutores de diversas estruturas." [s.n.], 1988. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/277780.

Full text
Abstract:
Orientador: Francisco Carlos de Prince
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Fisica Gleb Wataghin
Made available in DSpace on 2018-07-16T17:36:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Weinketz_Sieghard_M.pdf: 685953 bytes, checksum: e7aac6db9525dc68d0b1662a640d22d4 (MD5) Previous issue date: 1988
Resumo: São feitos estudos de simulação de lasers semicondutores visando a obtenção do valor corrente limiar em função das dimensões do dispositivo, para o caso de lasers de InP / InGaAsP emitindo em 1,3 mm. Os tipos de estruturas estudadas são a heteroestrutura de confinamento separado, a heteroestrutura enterrada, e após a obtenção da expressão para o ganho óptico no caso do poço-quântico, são estudadas as características de lasers de heteroestrutura de confinamento separado de poço-quântico
Abstract: Not informed.
Mestrado
Física
Mestre em Física
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Andrade, Jairo Jose de Oliveira. "Durabilidade das estruturas de concreto armado : análise das manifestações patológicas nas estruturas no estado de Pernambuco." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 1997. http://hdl.handle.net/10183/122441.

Full text
Abstract:
Recentemente, importantes pesquisadores e instituições a nível mundial têm desenvolvido grande esforço na execução de levantamentos de problemas em vários tipos de edificações, pois a catalogação e análise das ocorrências consistem em um ponto de partida para qualquer investigação dessa área. O estudo sistemático dos problemas a partir de suas manifestações características permite uma análise mais aprofundada de suas causas, subsidia com informações os trabalhos de reparo e manutenção das estruturas, além de poder contribuir para o entendimento do processo de produção, de modo a minimizar a incidência total de problemas. Desta forma, realizou-se no Estado de Pernambuco um levantamento das principais manifestações patológicas e das formas de recuperação empregadas nas estruturas, onde coletou-se dados relativos a serviços de reparo e reforço de estruturas em concreto armado nas empresas que trabalham com recuperação das mesmas. Foram cadastradas 189 obras compreendendo o período de 1978 a 1996, classificando-as de acordo com o entorno onde as mesmas estão inseridas e o tipo de uso da edificação. A partir de tais dados obteve-se o percentual de ocorrência das principais manifestações patológicas nos diversos tipos de edificação. Primeiramente observou-se que os pilares foram os elementos que apresentaram um maior índice de degradação, seguido de vigas e lajes, devido principalmente à ação da corrosão de armaduras e das fissuras provocadas pelas movimentações de origem estrutural. Tais manifestações estão diretamente associadas ao estabelecimento de procedimentos inadequados nas etapas de planejamento/projeto e execução do processo construtivo. Face ao grande percentual de danos associado à corrosão das armaduras encontrado no levantamento, realizou-se um estudo de caso para se verificar o nível de degradação de uma estrutura atacada por tal fenômeno. Os resultados encontrados mostraram que a obra objeto do estudo apresentava níveis críticos de deterioração, necessitando de intervenção imediata para restabelecer a sua funcionalidade. Através das análises realizadas pode-se concluir que a maioria dos danos que ocorrem nas edificações poderiam ser minimizados caso houvesse um efetivo controle de qualidade durante o processo construtivo, aliado a um programa de manutenção preventiva das estruturas de concreto armado.
Recently recognized researchers and institutions around the world have done great efforts in order to better understand the main problems found in some kind of buildings. The creation of a catalogue of usual problems and the correspondent analysis is the first step for any survey in this area. A sistematic study of those most common ocurrencies would allows a better analysis of their causes. This kind of study could be subsidized with informations collected from repaire and maintenance companies that work with the structure repairing. In this way, a survey was developed in Pernambuco state, Brazil, studying the main damages and the diferent techniques used for rehabilitation of those structures. The collection was carried out into companies that work in this area. A total of 189 buildings were studied and classified according to the external conditions that they face and the use of building. With this data, an incidence percentual of main problems was obtained, depending on the use of the buildings. It was detected that columns are the elements with highest rate of degradation, meanly because of the corrosion of reinforcement and cracks provocated by structural movements. These problems are directly associated with use of inadequate procedures on the planning/project stage and in the construction stage. Facing the high percentual of damages associated with corrosion of reinforcement found in this survey, it was developed a case study in order to verify the degradation level of a structure atacked with this phenomenon. The results obtained showed that the building under study presented critical levels of deterioration, with the need of an imediate intervention to achieve functional re-establishment. Through the analysis of the 189 buildings it was conclued that the majority of damages ocurred in buildings in Pernambuco could be minimized with an effective quality control during the construction phase and a adoption of maintenance program for reinforced concrete structures.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Clayton Reis de. "Prova de carga em estruturas de concreto." [s.n.], 2006. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/258259.

Full text
Abstract:
Orientador: Armando Lopes Moreno Junior
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Made available in DSpace on 2018-08-09T08:55:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Oliveira_ClaytonReisde_M.pdf: 8025883 bytes, checksum: ebb8c7495aa749df58c4289566453c26 (MD5) Previous issue date: 2006
Resumo: Um dos testes mais eficientes para verificar a segurança de uma estrutura concluída é uma prova de carga. Quando existem dúvidas quanto à estabilidade de uma estrutura, devido a fatores, dentre outros, como qualidade dos materiais de construção, utilização ou manutenção inadequada ou até mesmo uma nova utilização da edificação, diferente daquela inicialmente prevista no projeto, uma prova de carga é recomendada. Este trabalho visa apresentar os critérios mais importantes que devem ser considerados em uma prova de carga. Avalia procedimentos das normas brasileira (NBR 9607-1986), americana (ACI 318-2002), australiana (AS 3600-2001) e recomendações espanhola (EHE-1998) e européia (Rilem TBS-2 ¿1984). Destaca aspectos como a obrigatoriedade de uma prova de carga, intensidade do carregamento a ser aplicado, análise dos resultados e critérios de aceitação estipulados pelas referidas normas e recomendações
Abstract: One of the most efficient tests to verify the safety of a structure concluded is a load test. When doubts exist about the stability of a structure, due to factors, among other, as quality of the construction materials, use or inadequate maintenance or even a new use of the construction, different from that initially foreseen in the project, a load test is recommended. This work seeks to present the most important criteria that should be considered in a load test. It evaluates procedures of the Brazilian Code (NBR 96071986), American Code (ACI 318-2002), Australian Code (AS 3600-2001), Spanish Recommendations (EHE-1998) and European Recommendations (Rilem TBS-2 -1984). Aspects as the compulsory nature of a load test, intensity of the applied load, analysis of the results and acceptance criteria stipulated by the referred codes and recommendations are considered.
Mestrado
Estruturas
Mestre em Engenharia Civil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pereira, Geraldo Luiz de Carvalho. "Efeitos térmicos em estruturas maciças de concreto." Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1986. http://hdl.handle.net/11422/3658.

Full text
Abstract:
Submitted by Fatima Fonseca (fatima.fonseca@sibi.ufrj.br) on 2018-02-27T14:23:27Z No. of bitstreams: 1 164564.pdf: 1281324 bytes, checksum: c4951a0649dfc67be7d1df6aca39e4d7 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-02-27T14:23:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 164564.pdf: 1281324 bytes, checksum: c4951a0649dfc67be7d1df6aca39e4d7 (MD5) Previous issue date: 1986-03
Este trabalho estuda os efeitos térmicos em estruturas maciças de concreto, considerando-se a construção incremental da estrutura. É dado ênfase ao problema das tensões térmicas que se instalam em barragens de gravidade de concreto causados, principalmente, pela súbita elevação da temperatura e posterior resfriamento gradual, durante a fase inicial de endurecimento do concreto, em decorrência da quantidade de calor gerado nas reações de hidratação do concreto. A distribuição de temperatura é determinada através da análise linear transiente da transferência de calor pelo método dos elementos finitos num domínio bidimensional. Para cálculo das tensões de origem térmica supõe-se, inicialmente, o concreto como um material elástico linear, fazendo-se a análise linear, convencional, pelo método dos elementos finitos. Apresenta-se a formulação da análise visco-elástica linear aplicada à materiais com envelhecimento, que traduz com maior precisão o comportamento do concreto, e resolve-se o problema elasticamente pelo método de campo de temperaturas equivalentes. Finalmente são mostrados exemplos acadêmicos a título de comparação de resultados e um exemplo de aplicação real da análise térmica a um muro de transição de uma usina hidrelétrica.
This work studies thermal effects on mass concrete structures, considering the incremental construction of the structure. Particular attention is given to problem of thermal stress which are find in gravity concrete dams, caused, mainly, by high increases of temperature and following gradual cooling, during the inicial phasis of hardening of concrete, dued the quantity of heat generated by the reactions of cement hidration. The temperature distribution is evaluated by transient linear analysis of heat transfer using the finite elements method on a bidimensional field. In order to calculated the thermal stress, concrete is supposed to be a linear elastic material, and conventional linear analysis with the finite element method is applied. The formulation of the aging material viscoelastic linear analysis is presented. This method reflects more sharply the concrete behavior and the problem is solved elasticaly through the method of equivalent temperature field. Finally, simple examples, are presented as well as a actual application in the thermal analysis of a gravity dams.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Aurich, Mauren. "Modelo da ligação entre concreto e armadura na análise de estruturas de concreto pelo método dos elementos finitos." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2001. http://hdl.handle.net/10183/2119.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um modelo computacional para análise tridimensional de peças de concreto armado, utilizando o método dos elementos finitos. São utilizados modelos constitutivos elasto-viscoplásticos para representar o comportamento dos materiais, quando submetidos a cargas de curta ou longa duração. Se a estrutura está submetida a cargas de curta duração, o modelo desenvolvido fornece, quando alcançado o estado estável, a solução do problema elastoplástico. Em contrapartida, se a estrutura está submetida a cargas de longa duração, o modelo pode representar o comportamento viscoelástico com envelhecimento do concreto. Foi utilizado um modelo de camadas superpostas para assegurar uma representação adequada do comportamento real do concreto ao longo do tempo. Deste modo, admite-se que o concreto é constituído por um número conveniente de camadas, que apresentam a mesma deformação. Para a fissuração do concreto, utilizou-se um modelo de fissuras distribuídas, que leva em consideração a contribuição do concreto entre fissuras O objetivo deste estudo é a modelagem da armadura e do reforço nas peças de concreto armado, através de um modelo de aderência entre o concreto e o material adjacente. A armadura é introduzida no modelo como uma linha de material mais rígido dentro do elemento de concreto. E, a consideração da degradação da aderência é realizada através de um modelo onde os efeitos da aderência imperfeita são incluídos pela introdução de graus de liberdade para os deslocamentos relativos entre os materiais. Os resultados obtidos com este programa computacional são comparados com valores experimentais disponíveis na literatura, visando validar o modelo matemático e a metodologia numérica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fiorin, Eliane. "Arranjos de armaduras para estruturas de concreto armado." Universidade de São Paulo, 1998. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18134/tde-21122017-113211/.

Full text
Abstract:
A disposição das armaduras nos elementos estruturais não influencia somente o comportamento do elemento estrutural, mas também a facilidade e viabilidade da sua execução na obra. O detalhamento do arranjo de armadura está diretamente ligado com a segurança da construção. Os textos que existem sobre técnica de armar se encontram dispersos, dificultando o acesso dos profissionais e estudantes de engenharia de estruturas. Este trabalho analisa os vários arranjos de armaduras propostos para lajes maciças e nervuradas, vigas e pilares procurando indicar o mais adequado de acordo com os critérios de economia, facilidade de execução e comportamento do elemento estrutural, quando possível. Para melhor ilustrar os arranjos de armaduras, é apresentado o dimensionamento de um edifício residencial de pequena altura, onde, podem ser observadas as rotinas de projeto adotadas, bem como os processos para o detalhamento das armaduras. Usaram-se o programa computacional elaborado por TQS Informática Ltda e também processo não computacional. Este programa para análise estrutural de edifícios apresenta boa interface com o usuário, proporcionando-lhe grande interesse e relativa facilidade de utilização.
The disposition of the reinforcement in the structural elements does not affect only the structural element behaviour, but also the facility and the viability of the building execution. The detailing of the reinforcement arrange is directly connected to the building safety. The existing texts about the technícs of reinforcing are spread in the literature of the structural engineering, making the access of the students and professionals to them difficult. The present work analyses the many different proposed arrangements of reinforcement for the slabs, joist floors, beams and columns, trying to indicate the most adequate one, according to the economic criteria, facility of execution, and the structural element behaviour, when possible. The design of a building of a short height is presented, as a way of better visualizing the reinforcement arrangements. In that example the adopted project routines could be observed, as well as the process of detailing the reinforcements. To reach this purpose, a software designed by TQS Informática Ltda was used, as well as a non-computer process. This software for the structural analysis of building presents a good interface with the users, providing them with great interest and relative facility of use.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Danielleto, Carla Cristina. "Avaliação da resistência do concreto em estruturas prontas." Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1986. http://hdl.handle.net/11422/3651.

Full text
Abstract:
Submitted by Fatima Fonseca (fatima.fonseca@sibi.ufrj.br) on 2018-02-26T16:04:07Z No. of bitstreams: 1 164660.pdf: 3014730 bytes, checksum: 3938820e6e5e7692cf7c980ed171668e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-02-26T16:04:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 164660.pdf: 3014730 bytes, checksum: 3938820e6e5e7692cf7c980ed171668e (MD5) Previous issue date: 1986-12
Neste trabalho tentamos obter a correlação entre os resultados de ensaios parcialmente destrutivos e a resistência à compressão de cilindros-padrão de concreto. Os métodos de ensaio parcialmente destrutivos aqui empregados foram variações dos métodos conhecidos como "pull out" e de penetração de pinos. Em ambos os casos, o número de resultados obtidos ainda não permitiu uma conclusão acerca da correlação ideal, mas nos permitiu concluir que os métodos são promissores e devem ser mais estudados. Com pesquisas mais completas, estes métodos parcialmente destrutivos poderão vir a ser auxiliares muito úteis para a avaliação da resistência do concreto em sito.
In this work we have tried to obtain the correlation between the results of partially destructive tests and the compressive strenght of standard concrete cylinders. The partially destructive testing methods used here were variations of the pull out and penetration tests. In both cases, the number of results obtained has not permitted a conclusion about the ideal correlation yet. It has been concluded, however, that the methods are promissing and should be more studied. With more complete researches, these methods can become a very useful aid to the evaluation of in situ concrete.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Figueiredo, Marcelo Porto de. "Um modelo multifásico para estruturas em concreto armado." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2011. http://hdl.handle.net/10183/60647.

Full text
Abstract:
Determinar o comportamento de materiais reforçados a partir do conhecimento das propriedades individuais de seus componentes é assunto de uma quantidade considerável de pesquisas experimentais e teóricas nas últimas décadas. Nesse trabalho, um modelo multifásico para determinação do comportamento macroscópico de estruturas de concreto armado no contexto da elastoplasticidade e considerando a interação entre o concreto e as armaduras é apresentado e incorporado em um código numérico em elementos finitos. Em uma escala macroscópica o meio multifásico é tomado como a superposição geométrica de meios contínuos em interação mútua, chamados de fase matriz e fase reforço. Cada fase possui cinemáticas distintas oferecendo, desta forma, um arcabouço adequado para levar em conta o deslizamento das barras de aço em relação à matriz de concreto. As equações de movimento são desenvolvidas com a aplicação do método dos trabalhos virtuais. A evolução elastoplástica é obtida a partir da avaliação de um critério próprio para cada constituinte e para interação, computando as tensões parciais correspondentes e obtendo um comportamento desacoplado por fase. A resistência do concreto em um estado de tensões multiaxial é estimada a partir do critério de falha de Ottosen e a fissuração do concreto é representada utilizando um modelo de fissuras distribuídas. Utilizando uma implementação tridimensional em elementos finitos, a ferramenta numérica desenvolvida é aplicada para analisar vigas e lajes sob carregamento prescrito e uma boa concordância entre os resultados numéricos e experimentais é obtida. Ao final é apresentado uma análise de ensaio de arrancamento onde o principal objetivo é a investigação dos parâmetros relevantes que controlam a lei de interação entre o concreto e as barras de aço.
Predicting the behavior of reinforced materials from the knowledge of the individual properties of its components has been a subject of several experimental and theoretical works in recent years. In this work, a multiphase model for assessing the macroscopic behavior of reinforced concrete structures in the context of elastoplasticity and accounting for the interaction between the reinforcing bars and the surrounding concrete is presented and implemented in a finite element numerical code. Considering a macroscopic scale, the multiphase model is regarded as superposition of several continua in mutual interaction, namely matrix phase and reinforcement phase. For each phase different kinematics are attributed providing a suitable framework to consider the slippage between the matrix and the reinforcement. The general equations of motion are derived by means of the virtual work method. The elastoplastic evolution is carried out considering each phase and the interaction separately, computing the corresponding partial stresses and projecting onto the yield domain of the multiphase medium. The strength of concrete under multiaxial states of stress is estimated from the so-called Ottosen failure criterion and the concrete cracking issue is accounted with a smeared crack model. Using a three-dimensional finite element implementation, the numerical tool developed is applied to analyze reinforced concrete beams and slabs under prescribed loading and a good agreement between numerical and experimental results is obtained. Finally, the investigation of the main parameters that govern the interaction law of concrete and reinforcing bars has been the central purpose of the pullout tests simulations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Maia, Elizabeth Vieira. "Desenvolvimento da aprendizagem sobre estruturas de concreto armado." Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M5GW2.

Full text
Abstract:
The curricula in Brazilian universities are based on the desired profile of the student and the competences to be developed during the course. Since we are interested in understanding the development of engineering students in structural engineering courses, we chose to describe it through the development of competences in these courses. The development of learning can be described by estimates of educational change obtained through appropriate statistical models, as the linear individual growth model. But this fact requires the construction of metrics to measure the construct of competence. The family of Rasch models was applied to obtain "rulers" to measure competences from the responses of academic tests. Measures of competence were fitted to hierarchical linear models describing the development of general and domain-specific competences of Civil Engineering undergraduate students in structural engineering subjects. The main result was the positive development of the general-domain competence in structural engineering subjects. The results for the specific-domain competence in the discipline of Reinforced Concrete Structures II showed trends with different dynamics, both quantitatively and qualitatively. The trajectories show both positive and negative trends. The decreased trajectories may not necessarily indicate a negative result. They may represent trends prior to the construction of a new competence.
Os currículos em vigência nas universidades brasileiras são baseados na definição do perfil desejado do formando e nas competências que devem ser desenvolvidas durante os cursos. Como estamos interessados em estudar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes de Engenharia Civil no que concerne às disciplinas que constituem a matéria Estruturas, escolhemos descrevê-lo através da evolução das competências nestas disciplinas. O desenvolvimento da aprendizagem pode ser descrito através de estimativas de mudança educacional obtidas através de modelos estatísticos apropriados, como é o modelo de crescimento linear individual. Mas para isto é necessário a construção de métricas para mensurar o construto competência. A família de modelos Rasch foi aplicada para a obtenção de réguas para medir as competências a partir de respostas de testes acadêmicos. As medidas das competências foram ajustadas a modelos hierárquicos lineares permitindo assim descrever o desenvolvimento das competências gerais e específicas dos alunos graduandos em Engenharia Civil sobre as disciplinas da matéria Estruturas. O principal resultado foi a evolução positiva do construto Competência Geral na Matéria Estruturas. Os resultados encontrados para as competências específicas na disciplina de Concreto Armado II mostraram tendências com dinâmicas diferentes, tanto quantitativamente quanto qualitativamente. As trajetórias mostram tendências positivas e negativas. As trajetórias descendentes podem não indicar necessariamente um resultado negativo. Elas podem estar representando tendências anteriores à construção de uma nova competência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Estruturas diversas de concreto"

1

B, Bamforth P., Figg J. W, and International Symposium on Corrosion of Reinforcement in Concrete Construction (4th : 1996 : Cambridge, England), eds. Corrosion of reinforcement in concrete construction. Cambridge: Royal Society of Chemistry, Information Services, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

ACI Committee 318. Building code requirements for structural concrete: (ACI 318-95) ; and commentary (ACI 318R-95). Farmington Hills, MI: American Concrete Institute, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

318, ACI Committee. Building code requirements for structural concrete: (ACI 318-99) ; and commentary (ACI 318R-99). Farmington Hills, Mich: American Concrete Institute, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

ACI Committee 318. Building code requirements for structural concrete: (ACI 318-95) ; and commentary (ACI 318R-95). Farmington Hills, MI: American Concrete Institute, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

318, ACI Committee. Building code requirements for structural concrete: (ACI 318-95) ; and commentary (ACI 318R-95). Farmington Hills, MI: American Concrete Institute, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

ACI Committee 318. Building code requirements for structural concrete: (ACI 318-95) ; and commentary (ACI 318R-95). Farmington Hills, MI: American Concrete Institute, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

C, Novak Lawrence, Rabbat Basile G, Kamara Mahmoud E, and Portland Cement Association, eds. Notes on ACI 318-08, building code requirements for structural concrete: With design applications. Skokie, Ill: Portland Cement Association, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

1931-, Reinhardt H. W., International Union of Testing and Research Laboratories for Materials and Structures., and Technische Hochschule Darmstadt. Institut für Massivbau., eds. Testing during concrete construction: Proceedings of the international workshop held by RILEM (the International Union of Testing and Research Laboratories for Materials and Structures) and organized by the Institut für Massivbau, Technical University of Darmstadt, Germany, Mainz, March 5-7, 1990. London: Chapman and Hall, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Simpósio EPUSP sobre Estruturas de Concreto (2nd 1990 São Paulo, Brazil). II Simpósio EPUSP sobre Estruturas de Concreto: São Paulo, 15, 16 e 17 de outubro de 1990 : anais. São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 1990.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Construction, American Institute of Steel. Load & resistance factor design: Manual of steel construction. [Chicago, Ill.]: American Institute of Steel Construction, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Estruturas diversas de concreto"

1

Amorim, Jorge Luís Rocha de. "AUTOMAÇÃO DA INSTRUMENTAÇÃO DA BARRAGEM DE ÁGUA FRIA II." In Acervo Digital 3.0 - Trabalhos acadêmicos dos colaboradores da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A, 23–32. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240516656.

Full text
Abstract:
Na Barragem de Água Fria II, construída em 1984 no município de Barra do Choça localizado no Sul do Estado da Bahia, ocorreram alguns problemas técnicos que resultaram na execução de diversas obras no seu maciço de terra como também no vertedouro de concreto. Para o acompanhamento do comportamento das estruturas desta barragem, foi feito um novo projeto de instrumentação onde os sensores de cada aparelho são conectados a caixas de aquisição de dados, que por sua vez estão ligadas a um computador de onde as leituras dos sensores são enviadas automaticamente via satélite para uma Central de Operações situada a 450 Km de distância. Na implantação e primeiros testes deste novo projeto de instrumentação aconteceram vários fatos, creditados a diversos fatores, que podem levantar questionamentos sobre a sua real viabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Faria, Isabela Cristina Ferreira, Valquíria Claret dos Santos, Mirian de Lourdes Noronha Motta Melo, Valesca Donizeti de Oliveira, and Paulo Cesar Gonçalves. "ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO: COLABORAÇÃO DO CONCRETO ENTRE FISSURAS." In Força, Crescimento e Qualidade da Engenharia Civil no Brasil 2, 77–93. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8952108026.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sanches, Hítalo Mares, and Bruno de Sousa Carvalho Tavares. "CONCRETO ARMADO: VANTAGENS E DESVANTAGENS NAS ESTRUTURAS." In Estudos Avançados Interdisciplinares Volume 22. Editora Enterprising, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5250647.1-8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lima, João Carlos Lisboa de, Youssef Hassan Moussa, and Bernardo Nunes de Moraes Neto. "MODELO MATEMÁTICO PARA PREDIÇÃO DAS RESISTÊNCIAS RESIDUAIS DE VIGAS DE CONCRETO REFORÇADO COM FIBRA DE AÇO." In Análises de estruturas de concreto armado. Editora Conhecimento Livre, 2023. http://dx.doi.org/10.37423/230607844.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lima, João Carlos Lisboa de, and Dênio Ramam Carvalho de Oliveira. "ANÁLISE LITERÁRIA SOBRE CISALHAMENTO EM VIGAS DE CONCRETO." In Análises de estruturas de concreto armado. Editora Conhecimento Livre, 2023. http://dx.doi.org/10.37423/230607871.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lima, João Carlos Lisboa de, and Dênio Ramam Carvalho de Oliveira. "PROPOSTA PARA VERIFICAÇÃO DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO AO CISALHAMENTO." In Análises de estruturas de concreto armado. Editora Conhecimento Livre, 2023. http://dx.doi.org/10.37423/230607845.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lima, João Carlos Lisboa de, Marco Antônio Barbosa de Oliveira, and Alcebíades Negrão Macedo. "AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO MODIFICADA E AXIAL DE CONCRETO SECO REFORÇADO COM FIBRAS DE AÇO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM." In Análises de estruturas de concreto armado. Editora Conhecimento Livre, 2023. http://dx.doi.org/10.37423/230607842.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lima, João Carlos Lisboa de, Marco Antônio Barbosa de Oliveira, and Alcebíades Negrão Macedo. "ESTUDO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO ESTIMADA NO TUBO DE CONCRETO A PARTIR DO ENSAIO DE ESCLEROMETRIA E RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO AXIAL." In Análises de estruturas de concreto armado. Editora Conhecimento Livre, 2023. http://dx.doi.org/10.37423/230607843.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, João Carlos Lisboa de, and Dênio Ramam Carvalho de Oliveira. "ANÁLISE PARAMÉTRICA DE UM BANCO DE DADOS DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO." In Análises de estruturas de concreto armado. Editora Conhecimento Livre, 2023. http://dx.doi.org/10.37423/230607872.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lima, João Carlos Lisboa de, Youssef Hassan Moussa, and Bernardo Nunes de Moraes Neto. "FIBRAS DE AÇO NO REFORÇO À FLEXÃO DE VIGAS EM CONCRETO ARMADO COM TAXA DE ARMADURA MÍNIMA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA." In Análises de estruturas de concreto armado. Editora Conhecimento Livre, 2023. http://dx.doi.org/10.37423/230607846.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Estruturas diversas de concreto"

1

"Manifestações patológicas em concreto: estudo de caso em edificação residencial." In XVII Congreso Latinoamericano de Patología de la Construcción y XIX Congreso de Control de Calidad en la Construcción. Alconpat Internacional, 2023. http://dx.doi.org/10.21041/conpat2023/v2pc6267.

Full text
Abstract:
Este estudo apresenta uma análise das anomalias em uma edificação unifamiliar, executada em estrutura de concreto, com o objetivo de identificar suas principais causas, prevenções e soluções. Para isso, foi realizada uma pesquisa teórica sobre as intercorrências de sintomas patológicos em estruturas, além disso foi realizada uma verificação dos ambientes da residência, por meio de um checklist, com apresentação de registro fotográfico e descrição das anomalias identificadas. Diversas anomalias foram encontradas na edificação, incluindo trincas, fissuras e desplacamento. Foram identificadas possíveis causas relacionadas à baixa qualidade do concreto utilizado na construção, bem como problemas de projeto e execução. Essas questões estavam associadas à autoconstrução, ausência de um projeto de engenharia e arquitetura adequado, além da falta de envolvimento de um profissional de engenharia contratado para a execução da obra. Conclui-se que é fundamental o uso de técnicas adequadas de projeto e execução afim de evitar anomalias em estruturas de concreto armado, e que a adoção de soluções eficazes é essencial para garantir a segurança e durabilidade das construções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, D. N., M. Alvarenga, T. C. Souza, R. G. Sarmento Junior, and G. Vieira. "Manifestações patológicas em concreto: estudo de caso em edificação residencial." In XVII Congreso Latinoamericano de Patología de la Construcción y XIX Congreso de Control de Calidad en la Construcción. Alconpat Internacional, 2023. http://dx.doi.org/10.21041/conpat2023/pc6267.

Full text
Abstract:
Este estudo apresenta uma análise das anomalias em uma edificação unifamiliar, executada em estrutura de concreto, com o objetivo de identificar suas principais causas, prevenções e soluções. Para isso, foi realizada uma pesquisa teórica sobre as intercorrências de sintomas patológicos em estruturas, além disso foi realizada uma verificação dos ambientes da residência, por meio de um checklist, com apresentação de registro fotográfico e descrição das anomalias identificadas. Diversas anomalias foram encontradas na edificação, incluindo trincas, fissuras e desplacamento. Foram identificadas possíveis causas relacionadas à baixa qualidade do concreto utilizado na construção, bem como problemas de projeto e execução. Essas questões estavam associadas à autoconstrução, ausência de um projeto de engenharia e arquitetura adequado, além da falta de envolvimento de um profissional de engenharia contratado para a execução da obra. Conclui-se que é fundamental o uso de técnicas adequadas de projeto e execução afim de evitar anomalias em estruturas de concreto armado, e que a adoção de soluções eficazes é essencial para garantir a segurança e durabilidade das construções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Russo, M. M., F. L. de Oliveira, and E. B. de Sousa. "Processo de produção do concreto pigmentado visando a durabilidade das estruturas." In XVII Congreso Latinoamericano de Patología de la Construcción y XIX Congreso de Control de Calidad en la Construcción. Alconpat Internacional, 2023. http://dx.doi.org/10.21041/conpat2023/v1cc6110.

Full text
Abstract:
O concreto pigmentado é responsável por um apelo estético diferenciado na produção arquitetônica devido às suas características cromáticas, versatilidade quanto às texturas, formas e plasticidade. Seu correto processo de produção, o que inclui a dosagem racional e a mistura dos materiais, são de extrema importância para proporcionar durabilidade aos elementos estruturais concretados. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de ensaios de caracterização do concreto pigmentado, dosado racionalmente para a obtenção de um material que cumpre as exigências de durabilidade segundo a NBR 6118 (ABNT, 2014). Corpos de prova cilíndricos foram ensaiados no Laboratório de Materiais de Construção Civil do IPT e verificou-se que os materiais utilizados e procedimentos empregados produziram resultados compatíveis com um concreto pigmentado de alta resistência mecânica e alto desempenho tornando-o adequado para diversas aplicações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Espinoza, C., R. Boni, J. Pacheco, and P. Helene. "Reabilitação estrutural da Catedral da Floresta, igreja matriz da ICEFLU (Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal) – Estudo de caso." In XVII Congreso Latinoamericano de Patología de la Construcción y XIX Congreso de Control de Calidad en la Construcción. Alconpat Internacional, 2023. http://dx.doi.org/10.21041/conpat2023/v3rc8276.

Full text
Abstract:
Historicamente, as construções civis são erigidas em todos os lugares do planeta, com as mais diversas características ambientais, empregando todo tipo de materiais disponíveis e utilizando uma ampla gama de técnicas construtivas, obtidas através de conhecimento acadêmico e os adquiridos nas experiências práticas de cada localidade. É sabido que os requisitos principais das estruturas são: resistência, estabilidade, sustentabilidade e durabilidade. Este artigo técnico procura compartilhar a singular experiência na reabilitação de uma estrutura em concreto armado, localizada na floresta amazônica brasileira, considerando as dificuldades e desafios enfrentados nas diferentes etapas de planejamento, projeto e construção, os quais levaram à necessidade da reabilitação desta estrutura de importante valor religioso e social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Savioli, Emanuel da Silva, and Patricia Stella Pucharelli Fontanini. "GESTÃO DA CADEIA DE PRODUÇÃO DE ARMADURAS DE AÇO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA." In XVIII ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFRGS, 2020. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v18i.1021.

Full text
Abstract:
O aumento na utilização de pré-fabricados de concreto como técnica construtiva em diversos tipos de empreendimentos leva à necessidade de desenvolver melhorias que aumentem a sua produtividade. Os elementos pré-fabricados de concreto, cuja linha de produção é composta por diversas partes, têm diferentes possibilidades para aplicação de aprimoramentos. Especificamente voltado a um destes componentes, este trabalho se propõe a desenvolver uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) a respeito de melhorias para a produção e instalação de armaduras de aço para reforço de estruturas de concreto. É apresentado um protocolo para desenvolvimento da RSL, incluindo suas análises bibliométricas, que levam à definição dos temas abordados pelas pesquisas selecionadas. Destacam-se como resultados da revisão a gestão da cadeia de suprimentos para otimização de entregas, estoques e manuseio dos materiais na produção de armaduras, como o tema mais explorado pelos artigos; e a utilização de ferramentas computacionais na gestão da produção como lacuna de conhecimento com possibilidade de maior exploração em pesquisas futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mattana, Leticia, and João Carlos Souza. "Concepção estrutural em BIM." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.292.

Full text
Abstract:
O ensino de estruturas para estudantes de arquitetura e urbanismo é fundamental. Entretanto, muitos são os desafios existentes, sendo alguns deles a falta de aplicação prática dos conceitos aprendidos em sala de aula e as aulas meramente expositivas. A possibilidade de simular o comportamento estrutural e desenvolver o domínio da concepção do projeto estrutural pode ser realizada com a introdução de tecnologias digitais no ensino, dentre as quais encontra-se atualmente em difusão no Brasil o BIM, ou Building Information Modelling, conhecido como a Modelagem da Informação da Construção. Este resumo aborda uma experiência de ensino-aprendizagem realizada na Universidade Federal de Santa Catarina, parte de uma pesquisa de doutorado em andamento. A experiência consistiu na proposição de uma atividade extra curricular no formato de curso com duração de 15 semanas, chamada “Oficina BIM”, envolvendo cinco estudantes de Arquitetura e Urbanismo e um estudante de Engenharia Civil, de diferentes fases dos cursos de graduação. A Oficina BIM teve início em 10/09/2020 e término em 17/12/2020 e caracteriza-se como curso de formação complementar. O objetivo da experiência é realizar a concepção e análise estrutural por meio de desenvolvimento de projetos de concepção estrutural baseados em uma arquitetura pré-determinada. A Oficina BIM foi dividida em três módulos, que compreendem o lançamento e análise estrutural para os seguintes sistemas estruturais: (1) concreto armado moldado in loco, (2) concreto pré-moldado e (3) alvenaria estrutural. O objeto de estudo refere-se à uma habitação de interesse social disponível em um caderno de projetos-padrão de um banco brasileiro, com aproximadamente 42m² de área construída (GIDUR/VT, 2006), cujo projeto de arquitetura foi modelado em BIM. Para preparar os estudantes para a oficina, foram realizados seminários introdutórios sobre o tema de cada módulo. Após o nivelamento do conhecimento teórico, foram realizadas as práticas de projeto no software AltoQi Eberick 2021 e AltoQi QiBuilder 2021, para desenvolvimento dos projetos de cada módulo. Os participantes receberam as licenças dos softwares, obtidas a partir de uma parceria acadêmica com a empresa AltoQi. Foram realizadas treze aulas síncronas em ambiente virtual usando a ferramenta de videoconferência Google Meet e duas aulas de forma assíncrona. Cada aula síncrona teve duração de uma hora por semana, nas quintas-feiras das 17h às 18h. O método de ensino-aprendizagem adotado é uma experiência didática de aprendizagem baseada em projetos/problemas. Os conceitos teóricos foram desenvolvidos integrados à prática projetual e pela geração de erros e incoerências no lançamento de cada projeto. Foram desenvolvidas competências básicas pela compreensão de fundamentos e aplicação prática visando solução de problemas (demandando habilidades de articulação de conhecimentos), desenvolvimento de pensamento crítico pelo acesso e análise de diversas informações do projeto, colaboração, comunicação e curiosidade, tornando os estudantes protagonistas de seu aprendizado (SUCCAR, SHER, WILLIAMS, 2013). Os dados obtidos foram agrupados quanto ao processo e quanto ao produto oriundo do experimento. O produto refere-se à concepção estrutural desenvolvida por cada estudante e o processo são as etapas cumpridas pelo estudante para elaborar o produto. O produto foi avaliado de forma quantitativa por meio de notas baseadas em critérios, enquanto que o processo foi avaliado de forma qualitativa, por meio de questionários aplicados ao grupo para autoavaliação das habilidades adquiridas. Como resultados, foram obtidos os modelos de concepção em (1) concreto armado moldado in loco, (2) concreto pré-moldado e (3) alvenaria estrutural (Figura 1). Após a finalização da Oficina BIM, os participantes responderam ao Questionário Pós Teste, visando identificar fatores que influenciaram na aprendizagem, habilidades adquiridas no processo realizado e autoavaliação geral do experimento. Nas respostas, percebe-se forte acordo com a afirmação de que é necessário integrar BIM no ensino de estruturas para dar suporte ao ateliê de projeto de arquitetura, evidenciando a importância da aprendizagem integrada e aplicada. Além disso, todos os participantes concordam que a visualização 3D, a teoria envolvida com a prática e a relação da concepção estrutural com o modelo arquitetônico adotado foram os fatores que mais influenciaram a aprendizagem no decorrer da Oficina. Na seção de “Auto Avaliação”, para 83,3% dos participantes, o que gerou mais dificuldade no trabalho realizado na Oficina foi resolver os erros após o processamento da estrutura no software Eberick. Ao serem questionados sobre o que contribuiu para a aprendizagem durante as aulas, todos concordam que a explicação da instrutora e as atividades desenvolvidas em aula (exercícios) foram os fatores que mais contribuíram, seguidos do uso do projeto arquitetônico para aprendizagem de estruturas a partir dele (66,7%). Desta forma, esta oficina contribui com a temática de ensino de BIM no Brasil ao propor um experimento piloto e preparatório para implementação em sala de aula. A experiência ocorreu de forma colaborativa com participação de estudantes da graduação e a pesquisadora, que também é professora nesta instituição. Com o apoio dos estudantes foi possível elaborar um material didático complementar, contendo um tutorial que será distribuído aos estudantes quando a experiência se tornar uma disciplina curricular, podenser ser utilizada pela comunidade para aprendizagem das ferramentas BIM. Todas as aulas foram gravadas para que pudessem ser utilizadas posteriormente como material de apoio para os participantes desta pesquisa e para os próximos estudantes. O experimento faz parte de uma pesquisa de doutorado que estuda a inserção de BIM na etapa de concepção estrutural para estudantes de arquitetura e urbanismo. Apresenta-se como uma ação que promove a indissociabilidade entre o ensino-pesquisa-extensão pela formação complementar de estudantes de graduação de diferentes cursos, pelo caráter científico envolvendo uma pesquisa de doutorado e pela geração de uma apostila comunitária com o tutorial para uso das ferramentas BIM adotadas no experimento. Em relação às áreas de difusão BIM, propostas por Succar (2015), este experimento se enquadra nas políticas de integração e colaboração na educação. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/k8qjnNBtFRM
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Arcanjo, Adenilton, and André Luiz Carvalho Ottoni. "Análise de Modelos de Aprendizado Profundo para Sistemas Embarcados aplicados à Classificação de Rachaduras em Construções." In Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional. SBIC, 2023. http://dx.doi.org/10.21528/cbic2023-067.

Full text
Abstract:
A Inteligência Artificial (IA) tem sido aplicada em diversas áreas para otimizar tarefas, agilizar atividades e reduzir custos. Na construção civil, a IA tem sido utilizada atrav es´ do aprendizado de máquina e da visão computacional para automatizar a inspeção visual em obras e construções. Um dos principais usos e na detecção de patologias, como rachaduras, trincas e fissuras em estruturas como edifícios, pontes, tubulaçoes, e afins. Outra área que vem aplicando técnicas de aprendizado de máquina e a de sistemas embarcados. E possível encontrar cada vez mais dispositivos com menor poder de processamento e menor capacidade de memoria utilizando alguma técnica de aprendizado de maquina. Pode-se citar os smartwatches, assistentes virtuais, entre outros. O presente trabalho tem como objetivo selecionar modelos de aprendizado de máquina para a detecção de rachaduras em estruturas de concreto utilizando a plataforma Edge Impulse. Para isso, foram avaliadas diferentes versões da arquitetura de redes neurais MobileNet, levando em consideração critérios como acurácia, consumo de recursos (memoria RAM e capacidade de armazenamento em Flash) e tempo de inferência. Ao término do processo, foram selecionados seis modelos candidatos que demonstraram potencial para serem implementados no dispositivo embarcado. Esses modelos apresentaram uma excelente acurácia, com valores variando de 97% a 99,6%. Além disso, o consumo de memória RAM necessario não ultrapassou 280 Kb, enquanto a utilização de memoria FLASH ficou abaixo de 225 Kb. Em relação ao tempo de inferência, o modelo mais r apido registrou um tempo de 328 ms, enquanto o modelo mais lento atingiu 1240 ms. Todas as configuraçoes da plataforma e a construção do modelo foram realizadas considerando o dispositivo embarcados de referência ESP32-CAM. Espera-se que este trabalho contribua para a seleção de modelos eficientes para a detecção de rachaduras em concretos, facilitando a implementação em sistemas embarcados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Magalhães, Fabiano. "Nas teias da gratidão: uma análise da dominação nas relações de trabalho, através da gratidão." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0701.

Full text
Abstract:
Este trabalho pretende apresentar uma discussão acerca da relação entre trabalho, gratidão e relações de poder. O capitalismo na sua forma ocidental, tornou-se quase um sinônimo de organização racional, sustentado no caráter contratual e que, sobretudo a partir das revoluções burguesas, preconizou o princípio da garantia do cumprimento dos contratos. Esse princípio levou à configuração de relações contratuais de trabalho. Tudo isso no plano formal. Isso tudo, num plano mais formal, do que concreto. De fato, descendo no âmbito concreto das relações de trabalho, verifica-se relações de trabalho marcadas por princípios particularistas, familiares, marcados por formas de dominação tradicionais, sustentadas pelas diversas formas de gratidão, fugindo do caráter formal/legal que se imaginaria sustentar as relações entre capital e trabalho. Propõe-se trazer essa temática para a discussão sobre o trabalho na sociedade brasileira, remetendo às questões da própria cultura brasileira e seu caráter autoritário, apropriando-se da ética da gratidão, como forma de estruturar um sistema de dominação que não deixa de ser capitalista, mas que se vale, para isso, de relações não capitalistas, não contratuais de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Raianny Proença C. de, Claudio Roberto M. Mauricio, Valéria Nunes dos Santos, and Fabiana Frata F. Peres. "Detecção de Fissuras Utilizando Redes Neurais Convolucionais." In Anais Estendidos da Conference on Graphics, Patterns and Images. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/sibgrapi.est.2021.20041.

Full text
Abstract:
Fissuras em concreto representam manifestações patológicas e ocorrem por diversos motivos, mesmo que haja boas práticas na fase de construção. Em estruturas de grande porte, como pontes, túneis e barragens é exigido que, com certa periodicidade, ocorra inspeções visuais com objetivo de detectar, diagnosticar a causa e quando possível, reparar a fissura. Nos casos que não é possível reparar a fissura, se deve acompanhar o seu comportamento. Muitas técnicas computacionais para a detecção de fissuras têm sido propostas mas suas aplicações são limitadas pois as imagens de fissuras tendem a variar muito e neste caso, extrair informações como a localização da fissura em uma imagem requer que seja realizada uma segmentação a nível de pixel. Neste contexto, esse trabalho apresenta uma proposta utilizando o Detectron2, inspirado na rede neural convolucional Mask R-CNN, que oferece suporte para detecção de objetos, segmentação de instâncias, segmentação de panorâmica, e segmentação de semântica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lima, Daniela Costa De, Athus Leonan Da Silva Lago, and Italo De Jesus Santos. "REPERCUSSÕES NEUROPSICOFISIOLÓGICAS DO ESTRESSE." In I Congresso Brasileiro de Psicologia Clínica e Social On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1666.

Full text
Abstract:
Introdução: O estresse permanece como um dos aspectos de maior discussão quando se busca estudar o bem-estar físico, psíquico e neurológico. Percebe-se, atualmente, que se configura uma tarefa inócua buscar um simples conceito para este fenômeno. Assim, o estresse tem impactos que repercutem neuropsicofisiológicamente e pode influenciar o desenvolvimento salutar do indivíduo, inviabilizando as atividades que tais sujeitos costumam realizar. Portanto, o estresse é gerador de repercussões, por vezes inimagináveis, mas que podem causar impactos bruscos em diversos quesitos que afetam o bem-estar dos sujeitos tanto, físico, psíquico quanto neurológico. Objetivos: Compreender as repercussões do estresse no indivíduo em sua integralidade. Materiais e Métodos: O método para a construção do trabalho parte da investigação de um fenômeno concreto, o estresse, por intermédio da constituição de um modelo que represente e analise o objeto de estudo, como uma realidade estruturada e relacionada com a experiência do sujeito social. Sendo elaborado a partir de um procedimento de revisão bibliográfica. Resultados: Tendo em vista essa gama de fatores esta pesquisa se estrutura a partir das principais fontes de estresse, assim como as mudanças que ocorrem e os transtornos que podem vir a ocorrer. Nesse sentido, é sabido que a maioria das pessoas tem forte preferência pela ordem, continuidade e previsibilidade em suas vidas, com isso, qualquer coisa, boa ou ruim, que requeira mudança, pode ser estressante. Quanto mais mudança implicar, mais estressante é a situação, o que conduz a necessidade de estudos sobre essas possíveis repercussões do estresse no indivíduo, assim como da busca de mecanismos para o enfrentamento do estresse, considerando a gama de comprometimentos que este pode provocar, além de ser um fator o qual tem se tornado cada vez mais comuns entre as pessoas, de diversas faixas etárias. Conclusão: Ao encaminhar o foco para os efeitos do estresse no sujeito é nítido que este acaba por comprometer o seu funcionamento neuropsicofisiológico, deturpando assim a sua homeostasia. Apresenta-se uma discussão preliminar e que não foi submetida a testes de hipóteses, considerou-se apenas a exposição e o efeito do estresse, não se analisaram variáveis, procedimentos necessários para conclusões mais definitivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Estruturas diversas de concreto"

1

da Costa, Rita, and Adriana Caicedo. Expandir el potencial de la alianza UE-ALC: enfoques integrados para la transición verde justa en América Latina y el Caribe. Fundación Carolina, June 2023. http://dx.doi.org/10.33960/issn-e.1885-9119.dt83.

Full text
Abstract:
Las economías latinoamericanas afrontan el desafío de la transición verde justa al enfrentarse a la necesidad convertir sus industrias más rentables en industrias descarbonizadas, sin caer en una reprimarización. América Latina y el Caribe (ALC) requiere alianzas estratégicas, como la alianza UE-ALC, que impulse una transición verde y justa exitosa, ayudando a mitigar los efectos negativos que esta transición pueda tener en el corto plazo, y maximizando el potencial de ALC para hacer de esta transición el eje para la transformación de los modelos de desarrollo de la región. En respuesta a los desafíos interconectados de la crisis climática, el contexto geopolítico actual y los retos económicos, la UE ha lanzado diversas herramientas para promover una transición verde justa. La UE busca fortalecer su cooperación internacional, especialmente en temas relacionados con la transición verde y las economías circulares, descarbonizadas y justas, con socios que compartan objetivos comunes. Este artículo destaca la necesidad de que esta alianza birregional tenga un enfoque integrado que acompañe el potencial de las inversiones, con acciones que favorezcan cambios en las políticas públicas y capacidades de los gobiernos de la región. En concreto propone cuatro claves fundamentales para esta alianza renovada: inversiones para transformar las industrias existentes y promover sectores verdes estratégicos, desarrollo de capacidades a nivel nacional y diálogo político; coherencia de políticas y alineación de estándares, y, finalmente, apoyo multilateral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodrigues, Fabiano de Abreu. Atentados em escolas: Como o narcisismo e neurônios-espelho podem afetar o cérebro dos jovens. CPAH REDAÇÃO, April 2023. http://dx.doi.org/10.56238/cpahciencia-008.

Full text
Abstract:
Coluna de Dr. Fabiano de Abreu Agrela Quando ocorrem incidentes trágicos como os atentados a escolas que têm acontecido recentemente, muitos começam a buscar diversas explicações, apontar culpados, criar vieses para tentar entender o que leva alguém a cometer um ato como esse, mas a verdade é que tudo se resume ao cérebro. Há algum tempo que venho reforçando que a nossa sociedade está enfrentando um coletivo de transtorno narcisista, causado em grande medida pelas redes sociais e por toda a alteração das dinâmicas sociais. A racionalidade, a coerência e as noções de certo e errado são dois aspectos fundamentais para o autocontrole, mas elas são bastante afetadas por alguns fatores, em especial ligados à modernidade. As redes sociais superestimulam o sistema de recompensa do cérebro, fazendo com que cada vez mais seja necessário um estímulo maior para uma maior satisfação, gerando uma conta que não fecha e que gera diversos transtornos, as mudanças abruptas da sociedade estão tornando o cérebro da humanidade disfuncional. Nosso cérebro evoluiu de forma mais lenta que a tecnologia, usar esse tipo de plataforma em excesso afeta seriamente o equilíbrio do cérebro, ativando as regiões mais primitivas e "confundindo" as regiões mais novas, esse processo ocorre mais acentuadamente em crianças e adolescentes por ainda não terem as regiões frontais do cérebro totalmente desenvolvidas - elas só completam seu desenvolvimento até os 30 anos de idade a depender do indivíduo, o que as torna mais vulneráveis a esse tipo de disfunção e gera a necessidade de mais atenção ao uso de redes sociais. As redes sociais geram por si só a necessidade de aparecer, seguir trends, alimentar stories, competir com número de curtidas, etc., existem diversos mecanismos que incentivam o narcisismo e que, muitas vezes, geram resultados catastróficos na saúde mental do indivíduo, fazendo-o ultrapassar os limites da razão para obter reconhecimento, para ele passa a não importar tanto pelo que será conhecido, o importante é ter atenção para si, muitas vezes como uma tentativa de amenizar a sensação de solidão, o que é exemplificado pelo aumento de casos derivados de ansiedade em jovens e crianças. A necessidade de chamar a atenção advém do instinto reprodutor, onde a recompensa se dá ao ser notado para conquistar ao próximo ou ao grupo. Nosso organismo de forma semântica não sabe diferenciar e são sensações similares para circunstâncias parecidas. Assim chegamos em outro ponto importante para entendermos os processos que estimulam esse tipo de ação, os neurônios-espelho, eles são estruturas presentes no nosso cérebro capaz de reproduzir ações que observamos, no entanto, seus efeitos podem ser especialmente suscetíveis a ações violentas, é o que indica um novo estudo feito por uma equipe de pesquisadores da Stanford Medicine. Neste tópico podemos colocar à discussão o momento social que se vive e a forma como este afeta a percepção dos mais novos. A sociedade está muito mais intolerante a certos comportamentos mas por outro lado obriga a um politicamente correto que desgasta e coloca muita gente em situações desconfortáveis. É necessário aceitar tudo para ser aceite.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography