Academic literature on the topic 'Estéticas na dança'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Estéticas na dança.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Estéticas na dança"

1

Brasileiro, Lívia Tenorio. "DANÇA: SENTIDO ESTÉTICO EM DISCUSSÃO." Movimento (ESEFID/UFRGS) 18, no. 1 (April 2, 2012): 189. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.19195.

Full text
Abstract:
Ao analisar os projetos dos cursos de dança e educação física (UFBA, UNICAMP), identificamos a dimensão da estética presente. Especialmente nos cursos de dança aparece a ideia de um curso que pretende cumprir novas metas estéticas, e isso chama a atenção, já que é comum vermos anunciadas metas sociais, culturais, educacionais, políticas etc., mas não as metas estéticas. Com a intenção de compreender diferentes sentidos e significados da dimensão estética destaco fragmentos dos projetos para análise do sentido estético na dança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Guarato, Rafael. "conceitos de ‘dança de rua’ e ‘danças urbanas’ e como eles nos ajudam a entender um pouco mais sobre colonialidade (Parte II)." Arte da Cena (Art on Stage) 7, no. 1 (July 29, 2021): 150–75. http://dx.doi.org/10.5216/ac.v7i1.68328.

Full text
Abstract:
Este texto constitui a segunda parte do esforço em explicar o conceito de dança de rua e suas especificidades em relação à noção de danças urbanas. Para tanto, explica a dança de rua e as danças urbanas a partir de suas configurações históricas, estéticas, georeferencias e da experiência de integrantes desses fazeres dançantes no Brasil. O propósito consiste em evidenciar como operam formas de colonialidade em dança através da migração entre termos, processo acompanhado de tensões e conflitos que envolvem o processo de feitura da cultura de dançar não desvencilhada das pessoas que dançam, seus valores, comportamentos e conhecimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Guarato, Rafael. "CONCEITOS DE “DANÇA DE RUA” E “DANÇAS URBANAS” E COMO ELES NOS AJUDAM A ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE COLONIALIDADE (Parte I)." Arte da Cena (Art on Stage) 6, no. 2 (December 26, 2020): 114–54. http://dx.doi.org/10.5216/ac.v6i2.66882.

Full text
Abstract:
Este texto se dedica a desembaraçar o trato conceitual de fazeres dançantes populares no âmbito urbano brasileiro do tempo presente. Realiza uma análise do conceito de dança de rua e suas especificidades em relação à noção de danças urbanas. Para tanto, explica a dança de rua e as danças urbanas a partir de suas configurações históricas, estéticas, georeferencias e da experiência de integrantes desses fazeres dançantes a partir do Brasil. O propósito consiste em: ao mesmo tempo explicar modos distintos de fazer dança e evidenciar como operam formas de colonialidade em dança no tempo presente, acompanhando as tensões e conflitos que envolvem o processo de feitura da cultura de dançar não desvencilhada das pessoas que dançam, seus valores, comportamentos e conhecimentos. Para tanto, o texto foi dividido em duas partes interligadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Reis, Alice Casanova dos, and Andréa Vieira Zanella. "A constituição do sujeito na atividade estética da dança do ventre." Psicologia & Sociedade 22, no. 1 (April 2010): 149–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822010000100018.

Full text
Abstract:
O texto apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi compreender de que modo a atividade estética da dança do ventre se concretiza e sua mediação na constituição do sujeito. Partindo de uma perspectiva histórico-cultural, a análise da entrevista com uma bailarina revelou diversas relações estéticas mediando a realização da dança: da bailarina com a técnica, com o corpo, com a música, com o público, com o sagrado, com o feminino. Compreendeu-se que nessas relações se engendram diferentes possibilidades de subjetivação, que convergem à constituição do sujeito como devir estético na dança do ventre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dias, Fernanda. "As danças negras brasileiras e suas estéticas na cena carioca." Arte da Cena (Art on Stage) 7, no. 1 (July 30, 2021): 398–417. http://dx.doi.org/10.5216/ac.v7i1.65586.

Full text
Abstract:
Este artigo aponta para as danças negras como proposta fértil para desenvolvimento da corporeidade do artista, sobretudo para o ensino da dança. Refere-se a alguns estilos de danças negras criadas e recriadas em território brasileiro, especialmente a dança cênica, criada por Mercedes Baptista e a influência de sua estética que deu origem ao Laboratório Raízes do Movimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Janning Xavier, Jussara. "GRUPOS DE DANÇA DA FURB." Expressa Extensão 27, no. 3 (September 22, 2022): 82–88. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v27i3.22798.

Full text
Abstract:
Memória visual do projeto de extensão desenvolvido na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), intitulado Grupos de Dança da FURB, que oferece aulas semanais de dançaarticuladas a ensaios e apresentações, com foco em cinco diferentes técnicas: Danças Alemãs, Danças Urbanas, Danças de Salão, Dança Contemporânea e Dança Espanhola. Aberto e acessível à comunidade interna e externa da universidade, cada grupo conta com um instrutor, necessariamente um acadêmico do curso de Licenciatura em Dança da FURB. O ensaio revela traços das atuais escolhas éticas e estéticas manifestadas nos diversos campos expressivos do projeto, discorrendo sobre suas práticas operacionais e cognitivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Damish, Hubert, and Claudia Afonso. "A dança de Teseu." ARS (São Paulo) 21, no. 47 (April 30, 2023): 367–94. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.200150.

Full text
Abstract:
Hubert Damisch (1928-2017) foi um filósofo francês especializado em estética e história da arte que trabalhou como professor da École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS) em Paris, entre os anos de 1975-1986. “A dança de Teseu” foi publicado na revista Tel Quel no verão de 1966 em uma edição que contou com a participação de importantes pensadores franceses da época, entre eles Jacques Derrida. O texto “A dança de Teseu” configurou-se como referência para as análises estéticas que envolvem discussões em arquitetura, e suas interpretações para o mito instigaram o surgimento de obras que aprofundaram e ampliaram a importância da compreensão da influência que a personagem mitológica de Dédalo teve para o ofício de projetação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Tavares, Carlos Gonçalves. "Da teoria à prática: a dança como uma ferramenta semiótica de tradução." POIÉSIS 16, no. 25 (September 29, 2018): 143. http://dx.doi.org/10.22409/poiesis.1625.143-154.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem por objetivo relacionar conceitos da semióticade Charles Sanders Peirce e da tradução intersemiótica nas criações em dança, a partir dos diálogos entre dança e literatura e outras linguagens artísticas, como o teatro e aparatos técnicos. A literatura possui ligação intima com o balé clássico, através dos libretos do século XVIII. Os libretos eram utilizados como um roteiro narrativo da obra literária em que se adaptavam os espetáculos de balé, como “O Quebra-Nozes” e “A bela Adormecida”. Na dança contemporânea notamos a tradução de características estéticas literárias em coreografias, como o espetáculoMay B, criado por Maguy Marin e inspirado no universo estético do dramaturgo Samuel Beckett.tradução intersemiótica; dança; história da dança
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Nascimento, Diego Ebling do, and Mariângela Da Rosa Afonso. "DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BAILARINOS HOMOSSEXUAIS." Diversidade e Educação 7, no. 2 (February 20, 2020): 226–53. http://dx.doi.org/10.14295/de.v7i2.9200.

Full text
Abstract:
Este estudo se propõe a compartilhar, por meio da escrita narrativa, as trajetórias de vida de homens cisgêneros, que se reconhecem como homossexuais, são formados em educação física e trabalham com dança. Por meio de uma pesquisa qualitativa foram feitas entrevistas com quatro professores/bailarinos que possibilitaram a narração de suas formações iniciais e continuadas na área da dança e da educação física. Percebemos que suas práticas corporais anteriores à dança contribuíram de forma significativa para o ingresso nesta área, o que evidencia a importância das práticas corporais nas escolas. A escola e as atividades de extensão foram citadas como porta de entrada para o aprendizado e prática da dança. A universidade foi a responsável por apresentar a dança para alguns de nossos entrevistados e outros começaram a dançar a partir de experiências estéticas positivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Arslan, Luciana Mourão, and Patrícia Chavarelli Vilela da Silva. "Estar presente no museu." Revista Em Extensão 18, no. 1 (September 18, 2019): 215–29. http://dx.doi.org/10.14393/ree-v18n12019-44119.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta duas propostas entre dança e artes visuais realizadas no Museu Universitário de Arte (MUnA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A primeira pensa sobre uma prática de improvisação em dança baseada na experiência estética estabelecida no museu; a segunda discute um processo de composição em tempo real na dança, realizado a partir da relação com obras de arte, espaço arquitetônico e público do museu. A partir dessas experiências, surgem reflexões sobre a noção de estado de presença como forma de vivenciar experiências estéticas, mais sensíveis, atentas, integrais (tanto para o improvisador quanto para o público de arte). Por fim, pretende-se destacar como a improvisação pode desdobrar múltiplos processos de criação e aprendizagem da arte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Estéticas na dança"

1

Carvalho, Catia Fernandes de. "Presenças femininas na dança de rua coreografando estéticas da existência." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2009. http://hdl.handle.net/10183/17844.

Full text
Abstract:
O presente estudo refere-se às presenças femininas na dança de rua, expressão que aparece como um dos elementos do movimento cultural hip hop. Atualmente, o hip hop tem se configurado como território predominantemente masculino nas suas manifestações, sendo atravessado por diferentes significados de corpos e gêneros, os quais se correlacionam com outras marcas culturais tornando complexas as relações humanas e, portanto, de poder, as quais funcionam de múltiplas formas na organização dos grupos sociais. Nesse panorama a atuação dos corpos femininos é pensada dentro de uma rede de relações sociais e de poder, disputando e produzindo significados, inventando suas próprias táticas de inserção, de modo plural e dinâmico. Poderes não tão localizáveis (FOUCAULT,2007c), mas que estão dispersos, circulam nas práticas sociais, produzem e constituem sujeitos. Dessa forma, estabeleço como objetivo desse estudo, mapear como são exercidas as diferentes presenças femininas nos grupos de dança de rua, Original Dancer e Piratas de Rua, ambos da cidade de Pelotas/RS. Para desenvolvimento da pesquisa foi utilizado como caminho metodológico a etnografia urbana a partir de Magnani (2002), associada a elementos do método cartográfico (ROLNIK, 2006). Para tanto, coloco em operação tais questões: como são inventadas táticas de inserção das mulheres na dança de rua? Como são exercidos pelas mulheres poderes-saberes que têm o corpo como arma? Como as mulheres constituem modos de subjetividade nesse contexto? Como emergem novos territórios para a produção de existências femininas? A presente pesquisa é conduzida pela inquietude de uma pesquisadora mulherer que deseja perceber como as mulheres têm se constituído eticamente enquanto presenças femininas nesses espaços de sociabilidades criados pela dança de rua. Ao longo dessa empreitada vou assumindo, incorporando e me apropriando de algumas pistas teóricas que penso importantes para dar visibilidade a essas mulheres de uma maneira positiva, produtiva, respeitando a pluralidade de suas existências. Sou assim, atravessada, movida entre encontros e desencontros no exercício de pensamento com as problematizações de Michel Foucault, especificamente quando ele nos fala de modos de subjetivação, da constituição ética e das micro-rupturas com aquilo que está na fronteira entre a sujeição e as práticas de liberdade do sujeito que estiliza a sua existência.
This study refers to the presence of women in street dance, an expression that appears as one of the cultural movement of hip hop. Currently, hip hop has been marked as a male-dominated territory in its manifestations, is traversed by different meanings of bodies and genders, which correlate with other brands making cultural complex human relationships and therefore of power, which operate multiple forms in the organization of social groups. In this scenario, the role of the female body is conceived within a network of social relations and power, playing and producing meanings, inventing their own tactics for integration, so plural and dynamic. Powers not as discoverable (Foucault, 2007c), but they are scattered, circulating in social practices, produce and are subject to. So I set the objective of this study, map and are carried out by women in different groups of street dance, Dancer Original Street and Pirates, both of Pelotas / RS. To develop the research was used as a methodological approach to urban ethnography from Magnani (2002), combined with elements of the mapping method (ROLNIK, 2006). Therefore, put in operation these questions: How are invented tactics for integrating women in street dance? How are powers exercised by women-knowledge that the body is a weapon? As women constitute modes of subjectivity in this context? As new areas emerge for the production of female stocks? This research is conducted by the restlessness of a young woman with a researcher who wants to understand how women have been constituted as ethically female presence in these spaces of sociability created by the street dance. Throughout the contract I assume, incorporating and appropriating me some clues I think theoretical important to give visibility to these women in a positive, productive, while respecting the diversity of their existence. I therefore crossed, moved between agreements and disagreements in the course of thought with the problematization of Michel Foucault, specifically when he speaks of modes of subjectivity, ethics and the establishment of micro-breaks with what is on the border between subject and practices subject to freedom of stylization of its existence.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Figueiredo, Valeska Marlete Guimarães. "Trajetórias desviantes = implicações estéticas e políticas na dança da Cia Borelli e do Núcleo Artístico Vera Sala." [s.n.], 2012. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284420.

Full text
Abstract:
Orientador: Marília Vieira Soares
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-08-20T08:03:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Figueiredo_ValeskaMarleteGuimaraes_D.pdf: 5415097 bytes, checksum: b6283eedb567edcc445c4eb7d83576a5 (MD5) Previous issue date: 2012
Resumo: Esta tese busca entender como que, numa dança, a noção de corpo e a disposição espacial da cena expõem uma postura política, bem como constroem uma concepção de mundo. A dança não está apartada das esferas sociais, econômicas e políticas, pois ela é, por elas, constituída e, delas, constituinte. Pesquisou-se estas questões nas trajetórias artísticas de Sandro Borelli, diretor e coreógrafo residente da Cia Borelli de Dança, e, em Vera Sala, diretora e criadora-intérprete do Núcleo Artístico Vera Sala. Foram, nesse sentido, destacadas algumas de suas criações tidas como relevantes na construção de certos aspectos dos seus pensamentos em dança. Suas perspectivas estéticas e políticas são bem distintas, porém parecem ter em comum o interesse por questionar determinados padrões dominantes e ordens normativas. As particularidades do trabalho de cada artista exigiram um campo teórico específico para discutir cada trajetória. Assim, examinaram-se os princípios norteadores de suas pesquisas corporais, a disposição dos corpos no espaço da cena e os modos de relação entre eles, os seus procedimentos de criação, as suas formas de organização e de criação enquanto grupo. Investigando estes trabalhos, foi possível verificar que as suas criações propõem uma maneira de perceber e de atuar no mundo. Implicações estéticas e políticas da arte foram analisadas e discutidas, junto a uma gama de pensadores, chegando-se a proposição de que para a arte ser crítica precisa criar dissenso; e para ser ética necessita aumentar a potência de ação e/ou de inação de uma coletividade. Há de se fazer da inquietação instigadora do processo criativo uma forma de vida, constituindo-a corporalmente através do seu trânsito entre o cotidiano e extracotidiano. A resistência artística aos atuais esquemas de controle e exploração dá-se através do vazamento dos processos criativos. As ficções, invisibilidades, latências e lacunas podem, assim, penetrar a vida ordinária, dessa maneira, desestabilizando certas ordenações
Abstract: This thesis seeks to understand how in a dance the notion of body and spatial arrangement of the scene expose a political stance, as well as build a world view. The dance is not separated from social, economic and political spheres, as it constitutes and is constituted by them. These issues were researched in the artistic trajectories of Sandro Borelli, director and resident choreographer of the Borelli Dance Company, and Vera Sala, director and creator-interpreter of the Vera Sala Artistic Group. We highlight some of their creations, understood as relevant in the construction of certain aspects of their thoughts on dance. Their aesthetic and political perspectives are very different, but they seem to have a common interest for questioning certain dominant standards and normative orders. The particularities of each artist's work demanded a specific theoretical place to discuss each trajectory. We examined the guiding principles of their research of the body, the arrangement of bodies in space of the scene and the modes of relationship between them, their creative procedures, their organization and creation as a group. Investigating these works, we found that their creations propose a way of perceiving and acting in the world. Aesthetic and political implications of art were analyzed and discussed, along with a range of thinkers, coming to the proposition that for art to be critical, it needs to create dissent, and for it to be ethical, it needs to increase the power of action and/or inaction of a collectivity. One has to make the instigating inquietude of the creative process a way of life, building it bodily through the transit between daily and extra-daily techniques. The artistic resistance to current schemes of control and exploitation takes place through leaks in the creative processes. Fictions, invisibilities, latencies and gaps can thus penetrate ordinary life, destabilizing certain offenses
Doutorado
Artes Cenicas
Doutor em Artes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Collaço, Julia Terra Denis. "Estética Nietzschiana." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93872.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010
Made available in DSpace on 2012-10-25T04:13:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 286301.pdf: 1178398 bytes, checksum: a5f19998155b503e9f1ce83b0953e311 (MD5)
Numa aliança profícua entre arte, filosofia e educação, o presente trabalho propõe sinalizar como a dança, em seu fluxo de movimento, pode ser compreendida como um projeto de formação a partir do traçado estético nietzschiano. Pairamos assim, sobre a dança concebida como um fluxo contínuo de energias que se manifestam conjuntamente, pés que brindam a dimensão trágica do homem. A dança cuja ação expressa a própria força, uma força que revela a potência do próprio homem. O homem visto em sua máxima expressão, em sua capacidade de criação. Dessa forma, encontramos nas obras de Friedrich Nietzsche um proveitoso entrelaçamento entre arte e educação, a que vai inspirar o percurso desta dissertação. Como caminho metodológico deste trabalho ficam exposto alguns desejos: perceber primeiramente o corpo como pressuposto da dança, buscando entender que saber o corpo pode nos revelar; num segundo instante, o trabalho acena para a tragédia posta no próprio corpo dançante, para isso, buscamos narrar as características peculiares da tragédia para ver o dançarino; como terceiro ponto propomos discutir como a visão estética é corrompida quando se negligencia o impulso dionisíaco, afastando o homem da sua própria natureza; por fim, a imagem do dançarino Zaratustra que, sinalizando diferentes saberes e anunciando o retorno de Dionísio, vem a se utilizar da dança como sua máxima expressão. Esta pesquisa abarca a dança, buscando compreendê-la no corpo, no fluxo do movimento, na tragédia, passando a perceber melhor quais as consequências quando o homem passa a negar o impulso dionisíaco. Por fim, o trabalho chega ao #cume do monte# quando busca compreender em Nietzsche o plano formativo que esboça o porquê da figura do Zaratustra como dançarino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Reis, Alice Casanova dos. "A atividade estética da dança do ventre." Florianópolis, SC, 2007. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90814.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Made available in DSpace on 2012-10-23T15:34:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 244475.pdf: 7092932 bytes, checksum: 1cc0f986686d21c9c6a69c1157889f05 (MD5)
A pesquisa tem como foco a dança do ventre, mais especificamente o modo como essa atividade estética se concretiza. Compreende a dança do ventre como histórica e socialmente constituída, discutindo a questão de gênero ali presente. A partir da perspectiva bakhtiniana, propõe a dança do ventre como processo de enformação estética do corpo por meio do qual a bailarina, ao criar uma dança, recria-se como outra, para um outro, explicando as funções de cada partícipe na tríade constitutiva dessa atividade estética: a bailarina desdobrada em autor que cria e personagem criada e o espectador como co-criador da obra. A partir de entrevista realizada com uma bailarina profissional, analisa-se a dança do ventre como amálgama de relações estéticas, entre as quais se destacam: as relações da bailarina com a técnica, com o corpo, com a música, consigo mesma, com um outro, com o sagrado, com a história, com o gênero. Conclui-se que essas relações compõem um jogo de forças em que a dança se concretiza como um ato estético único, constituído como uma forma de encontro dialógico da bailarina com um outro, mediado pelo corpo. The research has belly dance as its focus, more specifically the way as this aesthetical activity becomes concrete. Belly dance is understood as historically and socially constructed, discussing the problem of gender present on it. From the bakhtinian perspective, this research proposes belly dance as a process of an aesthetical modelling of the body. It happens when the belly dancer recreates herself to another one creating a dance, explaining the functions of each participant in the constructing trinity of this aesthetical activity: the belly dancer transformed in the author who creates, and is also the created character, and the spectator as a co-creator of the work. From the interview made with a professional belly dancer, belly dance is analysed as a mix of aesthetical relations which are: the relations of the belly dancer with the technique, with the body, with the music, with herself, with the participant, with the sacred, with history, with gender. The conclusion is that those relations compose a game of forces in which the dance becomes concrete as a unique aesthetical act, constructed as a form of a dilogical meeting of the belly dancer with the other one, mediated by the body.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fiamoncini, Luciana. "Dança na educação." Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86082.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Made available in DSpace on 2012-10-21T03:26:36Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Nesta pesquisa tivemos o intuito de desenvolver uma fundamentação teórica para a dança na educação. Deste modo, buscamos na arte e na estética elementos que pudessem contribuir para este feito. Então, na arte identificamos como primordiais a criatividade e a expressividade, e na estética, a sensibilidade. Elementos estes que acreditamos formar o tripé básico para o trabalho com a dança tanto na educação formal quanto na educação informal. Este estudo tem como objetivo principal desenvolver uma fundamentação teórica para a dança na educação a partir de elementos da arte e da estética. Tem como pressupostos metodológicos a realização de uma pesquisa teórica com base na hermenêutica. As reflexões aqui realizadas não estão de modo algum esgotadas, porém acreditamos que esta pesquisa trás sua contribuição para os que se interessam pelo tema e também aponta caminhos para outros estudos na área em questão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lima, Marlini Dorneles de. "Composição coreográfica na dança." Florianópolis, SC, 2006. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88204.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Made available in DSpace on 2012-10-22T06:35:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 228097.pdf: 4184560 bytes, checksum: 6d173d30f2a3b58440bf5f9cfc395521 (MD5)
Na composição coreográfica em dança observa-se um diálogo entre os elementos técnica, movimento humano e expressividade, implicando numa situação paradoxal entre uma concepção dicotômica de movimento e expressão, o uso vulgar e reducionista de técnica e a concepção fenomenológica da expressividade humana e do se-movimentar. Diante dessa problemática apresentada, o objetivo deste estudo se dá justamente em analisar a cerca dos elementos constituintes da composição coreográfica em dança: movimento humano, a expressividade e a técnica numa perspectiva fenomenológica. Para atingir tal propósito foram exploradas algumas proposições conceituais já tecidas por autores a respeito da composição coreográfica, na tentativa de compreender como estes elementos se inter-relacionam, identificando os papéis dos sujeitos envolvidos na composição coreográfica enquanto uma possibilidade de educação estética. Este estudo se caracterizou numa investigação teórica bibliográfica. De forma geral, verificou-se a dicotomia e polarização que impera no ensino e nas etapas da composição de uma coreografia, neste sentido, o olhar fenomenológico, permitiu transcender essa visão abrindo outras possibilidades de compreensão para esse fenômeno, como a relação de fundação a qual evidencia a experiência do sujeito no mundo presente na composição coreográfica, cujos elementos que compõe este fenômeno artístico se articulam num diálogo conflituoso e harmônico, nos demonstrando sua complexidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Ângela Ferreira da. "Projeto Dança Criança e Escola Cidadã: o aprendizado da dança e a construção de significados." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007. http://hdl.handle.net/10923/2732.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:49:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000399719-Texto+Completo-0.pdf: 7662813 bytes, checksum: 2799554f7817b008499cee1ae335119e (MD5) Previous issue date: 2007
The present research, on qualitative character, is characterized as a case study and concerned the thematic dance and education, focusing the meanings built from the dance learning for the group of students involved in the project called “Dança Criança”. This project has been launched twenty three years ago in the Municipal School José Loureiro da Silva, located on the Vila Cruzeiro do Sul, in the suburbs of Porto Alegre. The data collection was made through semi-structured interviews with 9 project members (age group between 6 and 14 years old), 3 relatives and 2 teachers, besides informal talking. Observations were also realized during the classes (including getting in and leaving moments), and during the presentations. The data analysis was based on contents analysis that generated the following categories: (meanings and feelings related to dance; motivation to learn dance at school; expectation in relation to dance itself and life. The study is based on the perspective of aesthetics education (HERMANN, 2005; DUARTE JR, 1981, 1991) and situated in the pedagogical propose of the Escola Cidadã (AZEVEDO, 1999, 2000; GADOTTI, 2000). The results point, principally, that the dance project is constituted by an important referential to this community, concerning a significant learning and on the rescue of participation feelings, integration and mobilization.The social representation revealed in the research, indicates that the dance for this group, does not mean only learning, but the life itself. From the research findings on, it is recommended that the alternative education projects be incorporated to the school’s reality, as a way to potencialize whole student’s development and to give a new meaning to the educational act, while been an act of knowledge construction based on happiness and beauty.
A presente pesquisa, de caráter qualitativo, caracteriza-se como estudo de caso e problematizou a temática dança e educação, focalizando os significados construídos a partir do e no aprendizado da dança para o grupo de alunos envolvidos no projeto Dança Criança. Este projeto existe há 23 anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Loureiro da Silva, localizada na Vila Cruzeiro do Sul, bairro periférico de Porto Alegre. A coleta de dados foi feita através de entrevistas semi-estruturadas com 9 integrantes do projeto (faixa etária entre 6 e 14 anos), 3 familiares e 2 professoras, além de conversas informais. Também foram realizadas observações participantes durante as aulas (incluindo os e momentos de entrada e saída) e nas apresentações. O procedimento de análise dos dados foi baseado na análise de conteúdo que gerou as seguintes categorias: significados e sentimentos em relação à dança; motivação para aprender dança na escola; expectativas em relação à dança e à vida. O estudo está embasado na perspectiva da educação estética (HERMANN, 2005; DUARTE JR, 1981,1991) e situado na proposta pedagógica da Escola Cidadã (AZEVEDO, 1999, 2000; GADOTTI, 2000). Os resultados apontam, principalmente, que o projeto de dança constitui-se em um importante referencial para esta comunidade em relação à construção de uma aprendizagem significativa e no resgate de sentimentos de participação, integração e mobilização.As representações sociais desveladas na pesquisa indicam que a dança para este grupo dá sentido não só ao aprendizado, mas à própria vida. A partir das constatações da pesquisa, recomenda-se que projetos de educação alternativos sejam incorporados à realidade das escolas, como forma de potencializar o desenvolvimento integral dos alunos e de resignificar o ato educativo, enquanto um ato de construção de conhecimento baseado na alegria e na beleza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Reis, Alice Casanova dos. "A dança da vida: a experiência estética da biodança." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-15062012-111437/.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo compreender a experiência da Biodança em uma perspectiva fenomenológica. A Biodança é um método vivencial criado pelo psicólogo chileno Rolando Toro, que visa promover os potenciais saudáveis dos sujeitos, através de encontros em grupo, mediados pela música e pela dança. A dança ali se configura como uma forma de integração do homem consigo próprio, com o outro e com a Natureza. A partir do convívio com as participantes de um grupo de Biodança e da realização de entrevistas, foram investigados os sentidos que emergem nesta atividade. Desenvolveu-se, assim, um conhecimento que parte do vivido, suspendendo ideias preconcebidas para apreender a experiência, tal como ela se mostra a partir do ponto de vista dos sujeitos. A Biodança se revelou em três aspectos principais: 1) como uma experiência de metamorfoses do corpo, que na dança se transfigura em formas nas quais o sujeito se transforma; 2) como uma experiência de expressão criativa da identidade; 3) como experiência da alteridade. Esses aspectos levaram a compreender, para além do sentido terapêutico da Biodança, um sentido estético que nela se faz essencial. Concluise que a Biodança, enquanto uma atividade fundamentalmente perceptiva e criativa, possibilita uma experiência estética aos sujeitos, na qual se constituem como autores no processo de (re)criação existencial de suas vidas
This thesis aims to understand the experience of Biodanza from the phenomenological perspective. Biodanza is a living method created by chilean psychologist Rolando Toro, which intends to promote total health potential of individuals through group meetings with music and dance. Biodanza forms an alternative means of a persons integration with himself, with others and with Nature. My investigation evolved from shared living experience meetings with participants of a Biodanza group and interviews with the consequent investigation of the senses and meanings that emerge from the dancing. I have thus developed a certain knowledge that arose from my personal living experience, temporarily suspending preconceived ideas in order to better absorb and learn from the experience, in the same way as it reveals itself for the participants. Biodanza has shown three main aspects: 1) as an experience of body metamorphosis, during the dance the body changes with the forms that the dancer personality changes into; 2) as a form of creative expression of ones identity; 3) as an experience of alterity and otherness. These aspects extend the understanding to far beyond Biodanza therapeutic purposes, rather to an aesthetic meaning that within it proves essential. The conclusion is that Biodanza, as an activity fundamentally perceptive and creative, allowing participants to have a unique aesthetic experience in which they become authors of the process of existential (re)creation of their lives
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Barreto, Debora. "Dança... ensino, sentidos e possibilidades na escola." [s.n.], 1998. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274878.

Full text
Abstract:
Orientador: Vilma Leni Nista-Piccolo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Made available in DSpace on 2018-07-24T08:32:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Barreto_Debora_M.pdf: 5906569 bytes, checksum: 8f89eba2c7ca4b016105d2ecd4e58545 (MD5) Previous issue date: 1998
Resumo: Esta pesquisa tem como foco de estudo, indagar e compreender o fenômeno que é o ensino de dança na escola, buscando ainda criar diretrizes de ação pedagógica para este ensino. Como objetivos específicos este trabalho pretende: -investigar uma concepção estética de educação, em que a dança seja desenvolvida como forma de conhecimento sensível, refletindo sobre a escola e sobre "como" o ensino de dança pode contribuir para que ela seja o espaço da construção e socialização de conhecimentos lógicos e estéticos; -pensar sobre o processo educacional que viabilize a expressividade e a comunicação humana, através da linguagem escrita, falada, de diálogos corporais e da dança; -percorrer os espaços da dança no âmbito escolar, discutindo conceitos de dança que estimulam a construção da subjetividade humana. Para atingir os objetivos descritos, esta pesquisa apresenta a fenomenologia como forma de olhar o mundo e suas existências e como possibilidade de interrogá-los. Ela foi assumida neste trabalho como atitude frente ao fenômeno indagado, como abordagem de pesquisa e como percurso metodológico. Os objetivos propostos foram alcançados
Abstract: This research focuses the questionings ond compreension of the phenomenon which is the teoching of dancing in schools, in search of creating sources for pedagogical action for this t kind of education. As special aims, this study intends to: -investigate a sthetic concept of education in wich dancing be developed 05 woy of sensitive knowledge, considering the school ond "how" dancing coud contribute to be the building space ond socialization of logical ond sthetical knowledge; -thinking about the educational process which makes the expressing and human comunication possible trhu the written and language, corporate dialogs and of dancing; -run thru the dancing within the school range, discuting dancing concepts which stimulate the constrution of human subjectnity. To reach these aims, this research presents the phenomenology as way of looking ot the world and its existences and also as a possibility of questioning. It was assumed in this research as an attitude towards the questined phenomenon, as a research approoch, and as a methodologic poth. The proposed aims were reached.
Mestrado
Mestre em Educação Física
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Jastes, Éder Robson Mendes. "Zimba: A espetacularidade gestual dos dançarinos de Carimbó na Amazônia." Escola de Teatro, 2012. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27318.

Full text
Abstract:
Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-09-06T14:55:07Z No. of bitstreams: 2 TESE ÉDER JASTES imprimir.pdf: 4841199 bytes, checksum: 2208ec8dce9a8bfc165f47aca92b508b (MD5) Zimba- Carimbó.mp4: 46986190 bytes, checksum: 1cf8464c36d4bf83cf54e9b34e35078c (MD5)
Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-09-11T13:22:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TESE ÉDER JASTES imprimir.pdf: 4841199 bytes, checksum: 2208ec8dce9a8bfc165f47aca92b508b (MD5) Zimba- Carimbó.mp4: 46986190 bytes, checksum: 1cf8464c36d4bf83cf54e9b34e35078c (MD5)
Made available in DSpace on 2018-09-11T13:22:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TESE ÉDER JASTES imprimir.pdf: 4841199 bytes, checksum: 2208ec8dce9a8bfc165f47aca92b508b (MD5) Zimba- Carimbó.mp4: 46986190 bytes, checksum: 1cf8464c36d4bf83cf54e9b34e35078c (MD5)
Este estudo visa investigar, descrever e analisar O Zimba considerado sinônimo do Carimbó. Busca compreender a sua situação histórica e geográfica registrada em documentos e também nas memórias dos sujeitos culturais da Microrregião do Salgado Paraense, em especial nos municípios de Vigia de Nazaré e Maracanã. Procura registrar as vivências de expressões da teatralidade do nativo e da sua criatividade gestual espetacular nos festejos comuns aos caboclos na Amazônia Brasileira, apontando suas matrizes estéticas e elementos constitutivos de novos significados relevantes ao registro da memória imaterial de nosso povo. Desse modo, ratifica sua palavra, sua identidade, sua história, sua alteridade. Apresentando os episódios da trama do trajeto antropológico de seus ancestrais que percorreram e fizeram o Zimba chegar ao Brasil, em terras da capitania do Pará e Maranhão e depois as terras dos hoje Estados do Pará e do Amapá.
This research was made to investigate, describe and analyze Zimba, which is considered a Carimbó synonym by researchers before me. The interest in unveiling new data about Zimba appeared as a sequel of Master Researches when we found it in Mr. Alfredo’s report, suggesting to this a new meaning; this fact incited me look for understanding its historical and geographic situation registered in documents and also in the cultural people’s memories from micro region of Salgado Paraense, in special from Vigia de Nazaré and Maracanã cities; as much as register the experiences native expressions of theatricality and its spectacular sign creativity in the common celebrations to the caboclos in Brasilian Amazon, pointing its aesthetic matrices and constituent elements of new relevant meanings to the immaterial memory records of our folk, ratifying its word, its identity, its history, its otherness. Introducing episodes from the plot of anthropological path of their ancestors, who traveled and made Zimba come to Brazil, in Pará and Maranhão captaincy lands and then Pará and Amapá states.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Estéticas na dança"

1

Porpino, Karenine de Oliveira. Dança é educação: Interfaces entre corporeidade e estética. Natal: EDUFRN, Editora da UFRN, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Maicom Souza e. Estética das práticas performativas da dança afro-brasileira cênica. Curitiba, PR: Appris, 2021.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

1952-, Pajares Santiesteban Fidel, ed. La danza contemporánea cubana y su estética. Ciudad de La Habana: Ediciones Unión, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Argentina) Jornadas de Investigación en Danza (7th 2013 Buenos Aires. Danza: Diversidad de paisajes estéticos : VII Jornadas de Investigación en Danza 2013. Buenos Aires, Argentina?]: UNA, Artes del Movimiento, 2018.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dança e diferença: Cartografia de múltiplos corpos. Salvador, Brasil: EDUFBA, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

A dança de Yemanjá Ogunté sob a perspectiva estética do corpo. [Salvador, Brazil]: S. Martins, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fernandes, Ciane, Didanwy Kent Trejo, Lúcia Matos, Silvia Citro, Rosa Primo, Natalia Orozco Lucena, and Hayde Lachino. La danza en tiempos de crisis y de re(ex)istencia. Universidad Nacional Autónoma de México, Difusión Cultural UNAM - Dirección de Danza, 2021. http://dx.doi.org/10.22201/ddan.9786073042840e.2021.

Full text
Abstract:
Danza en tiempos de crisis y de re(ex)istencia reúne artículos de destacadas investigadoras de Latinoamérica sobre cómo la danza crea acciones, discursos y prácticas del disenso que permiten oponer el cuerpo a políticas del poder que están marcadas por la necropolítica y la gestión de la corporalidad. De ahí la importancia de visibilizar los procesos y las formas a través de las cuales las y los artistas de la danza están generando potentes acciones artísticas mediante un claro posicionamiento estético y político, para fisurar la pretensión de configurar la realidad como un espacio homogéneo inamovible.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bailar sobre el demonio del olvido: Apuntes para una estética de la danza. Ediciones Cumbres, 2020.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mansilla Pons, Ramiro. El que compone no baila. Papel Cosido, 2018. http://dx.doi.org/10.35537/10915/143216.

Full text
Abstract:
El que compone no baila es un estudio sobre la composición musical en el ámbito de la danza contemporánea a partir de una veintena de producciones realizadas en la ciudad de La Plata entre 2006 y 2018. A través del análisis de las obras, de los comentarios de compositores y de coreógrafos, y de la experiencia de su autor, el libro invita al lector a un recorrido estético por la rica y diversa escena dancística platense. Para ello, el autor propone una observación de las distintas instancias de producción de música para danza, describiendo y sistematizando las funciones que cumple la música, las formas en que se la comienza a componer, los códigos verbales utilizados entre músicos y coreógrafos, las fuentes sonoras habituales y los usos de la voz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ceriani, Alejandra, ed. Arte del cuerpo digital. Editorial de la Universidad Nacional de La Plata (EDULP), 2012. http://dx.doi.org/10.35537/10915/27609.

Full text
Abstract:
Las palabras que habitan este texto solicitan una atención singular. Cuerpo, arte, tecnología, expresión, danza, híbridos, coreografías, biónicos, manipulados, discursos, danza, escénicas, descentramientos y un número creciente de voces que intentan atrapar la perspectiva de la nuevas tecnologías de comunicación. Usadas, tratadas, incorporadas y hasta creadas para pensar y ayudar a percibir las escrituras de los sistemas generados por el deseo de exhibir las formas visibles e invisibles de lo estético, en el mundo contemporáneo de las aleaciones del ser digital. Lo que nos animó a producir un equivalente crítico, un espacio conceptual que manifestara al campo académico el valor original de las contribuciones de los artistas, expertos y tecnólogos, fue difundir sus logros, y simultáneamente, colaborar en el impulso de su diseminación cultural, que ampliara sus efectos benéficos para la consideración científica y, a la vez, alentara la deconstrucción de las visiones negativas acerca de la influencia actual de los medios de circulación de mensajes humanos por vía electrónica. Las notas y artículos revelan marcas ensayísticas en sus estructuras de significación, aunque menos con el afán de ser presentaciones institucionales que preámbulos de acciones, ideas e investigaciones posibles. El texto es un pequeño congreso espontáneo, surgido de la curiosidad que despertaban las invitaciones, los eventos, las muestras, para –en un puro afán gnoseológico– poder en primera instancia conocer, y así diseminar públicamente, comentar los aportes, exploraciones y descubrimientos que los actantes ofician casi en privado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Estéticas na dança"

1

Matos, Lúcia. "Explorando (re)configurações territoriais e estéticas na dança." In Dança e diferença: cartografia de múltiplos corpos, 83–166. 2nd ed. EDUFBA, 2014. http://dx.doi.org/10.7476/9788523218164.0006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Carolina Candida Fernandes, and Maria Luisa Oliveira da Cunha. "A DANÇA DO TATU COM VOLTA NO MEIO E SUAS TRANSFORMAÇÕES ESTÉTICAS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O CONCEITO DE TRADIÇÃO NA ESTÉTICA DAS DANÇAS TRADICIONAIS GAÚCHAS." In Arte: Multiculturalismo e diversidade cultural, 61–71. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3242104107.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

MONTEIRO, NERIJANE DE ALMEIDA. "DANÇAS FOLCLÓRICAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA VIAGEM PELO UNIVERSO IMAGÉTICO DA ARARUNA NORTE-RIOGRANDENSE." In Ensino e suas intersecções. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt17.005.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa objetivou identificar como se configura esteticamente a dança folclórica Araruna. Pretendeu-se também ampliar os conhecimentos relacionados a essa manifestação cultural e apontar possibilidades de problematizar esse conhecimento nas aulas de Educação Física escolar. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa, que fez uso do método leitura de imagens e análise coreológica para compreender a manifestação folclórica, através de uma filmagem. As análises tiveram como embasamento teóricos os estudos de Laban, Pórpino, Tibúrcio, Alves e Nóbrega e apontaram diversas possibilidades educativas de trabalhar a dança folclórica Araruna no contexto das aulas de Educação Física, mostrando como esse conteúdo é rico e pode levar os alunos a conhecerem um pouco da sua história, organização estética e a ressiginificarem as danças da tradição, preservando sua memória e compreendendo sua riqueza cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Passos, Yara dos Santos Costa, and Raíssa Caroline Brito Costa. "CORPO NA DANÇA AÉREA/VERTICAL: RESSIGNIFICAÇÕES OU REPETIÇÃO DE PADRÕES ESTÉTICOS NA DANÇA?" In Letras, Linguística e Artes: Perspectivas Críticas e Teóricas 3, 181–89. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.05519091017.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pereira, Clécia, and Érica Jacira de Araújo Silva. "Educação, corpo e movimento: a dança como pedagogia do sensível." In Imaginário, estética e cultura: ensaios transdisciplinares, 87–100. Pimenta Cultural, 2021. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.813.87-100.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Braun, Edy. "Por uma versão breve não histórica da estética." In Dançar na beira do parágrafo: a poíesis do movimento, 67–74. Instituto Quero Saber, 2023. http://dx.doi.org/10.58942/eqs.57.07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

JUSTINO DOS SANTOS, EMANUELLE, and ROSIE MARIE NASCIMENTO DE MEDEIROS. "O CORPO BRINCANTE DE ANTÔNIO NÓBREGA EDUCA: ESTESIAS ENTRE CINEMA, DANÇA E POESIA." In Formação de Professores. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt01.035.

Full text
Abstract:
O estudo afirma a tese que o corpo brincante de Antônio Nóbrega educa através de sentidos estesiológicos existentes no “Brincante – o filme” e nas vivências dos cursos “Na rima” e “A arte do brincante para educadores”, oferecido pelo Instituto Brincante. Buscamos identificar como o corpo brincante desse artista pode educar, considerando as linguagens do cinema, da dança e da poesia em um exercício corporal do ver, sentir e vivenciar as conexões e ressignificações da tradição brasileira. Adotamos a fenomenologia de Merleau-Ponty para a descrição, interpretação e ampliação dos horizontes de sentido do fenômeno estudado, buscando compreender a maneira de como o corpo brincante de Antônio Nóbrega pode nos educar, interpretando não apenas o filme e o conteúdo do curso, mas também considerando as explicações de Antônio Nóbrega nas aulas, buscando compreender mais a respeito da relevância educativa da expressividade dos corpos brincantes, as estesias e os saberes da cultura brasileira. Partimos da tese de que o corpo brincante de Antônio Nóbrega educa pela sensibilização de sua arte, inspirando muitos educadores e outros artistas que se identificam com os exercícios de ressignificação estética dos saberes da tradição, configurando uma educação sensível por meio do olhar, do sentir e do movimentar-se recriando o nosso mundo. O artista, em seu fazer artístico, dá maior visibilidade ao mundo da tradição, ressignificando e dialogando com os elementos da arte erudita, considerando e indo além da arte armorial. No filme, destacamos o seu famoso personagem “Tonheta”, que traduz a figura de um brincante, que, por sua vez, remete ao velho “Faceta”, palhaço animador do Pastoril profano nordestino, Charles Chaplin, etc. No curso, evidenciamos a vivência das poesias e das danças populares que provocam estesias, emoções e sentimentos, capazes de proporcionar valiosos ensinamentos na formação continuada de professores e demais interessados em acessar os saberes da tradição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Albuquerque, Hidelbrando Lino de. "“Vem pra ciranda dançar”: o imaginário da ciranda na xilogravura de J. Borges." In Imaginário, estética e cultura: ensaios transdisciplinares, 51–72. Pimenta Cultural, 2021. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.813.51-72.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Agámez, Ernesto Monroy. "EXPERIENCIA ESTÉTICA DE LA DANZA PARA UN DESARROLLO SOCIAL SALUDABLE." In Psicología en el siglo XXI, 267–76. Editorial Universidad del Norte, 2024. http://dx.doi.org/10.2307/jj.15766969.16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

P.G., MARIN. "“SENTI O VENTO E O SOL NO PRÓPRIO MOVIMENTO” – A DANÇA COMO POSSIBILIDADE ESTÉTICA." In CAMINHANÇAS DE FEITOS PEDAGÓGICOS COM AFETO, 173–80. EDITORA CRV, 2023. http://dx.doi.org/10.24824/978652514142.8.173-180.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Estéticas na dança"

1

Martins, Suzana. "Matrizes estéticas negro-africanas brasileiras: abordagens sobre o corpo." In TRANS-IN-CORPORADOS: CONSTRUINDO REDES PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA EM DANÇA. Rio de Janeiro - RJ e Campinas - SP, Brazil: LABCRÍTICA e Galoá, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/trans-2017-90424.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Natália Froes, and Eder Rodrigues da Silva. "Poéticas dramatúrgicas contemporâneas brasileiras." In 7º Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação. GM Editorial, 2023. http://dx.doi.org/10.61202/2595-9328.7cipcihs0016.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa reflete sobre os princípios conceituais, estéticos e ancestrais presentes na performance dos corpos negros na dança e nos processos de criação envolvendo a tessitura espetacular da corporalidade negrodescendente. O referencial teórico parte de três pensadores negros contemporâneos com contribuições para os diálogos tecidos neste estudo: Marcos Antônio Alexandre (2017) e os estudos sobre a cena negra emergente, Leda Maria Martins (2007) e os apontamentos sobre as afrografias no âmbito das artes cênicas e Muniz Sodré (2017) junto ao movimento epistemológico provocado pelo “pensar nagô” e os seus desdobramentos tangenciados pelas artes da cena. O processo de criação das obras artísticas Escurecer (2019) e Iyás: o encontro das águas (2021) pluraliza e tensiona as discussões a partir dos diálogos dramatúrgicos propulsionados pela pesquisa em relação à poética e à fundamentação estética destes dois trabalhos de dança que perpassam a invisibilidade do negro na cena, a identidade afrodiaspórica, o racismo e a resistência cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Natália Froes, and Eder Rodrigues da Silva. "Poéticas dramatúrgicas contemporâneas brasileiras." In 7º Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação. GM Editorial, 2023. http://dx.doi.org/10.61202/2595-9328.7cipcihs0016.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa reflete sobre os princípios conceituais, estéticos e ancestrais presentes na performance dos corpos negros na dança e nos processos de criação envolvendo a tessitura espetacular da corporalidade negrodescendente. O referencial teórico parte de três pensadores negros contemporâneos com contribuições para os diálogos tecidos neste estudo: Marcos Antônio Alexandre (2017) e os estudos sobre a cena negra emergente, Leda Maria Martins (2007) e os apontamentos sobre as afrografias no âmbito das artes cênicas e Muniz Sodré (2017) junto ao movimento epistemológico provocado pelo “pensar nagô” e os seus desdobramentos tangenciados pelas artes da cena. O processo de criação das obras artísticas Escurecer (2019) e Iyás: o encontro das águas (2021) pluraliza e tensiona as discussões a partir dos diálogos dramatúrgicos propulsionados pela pesquisa em relação à poética e à fundamentação estética destes dois trabalhos de dança que perpassam a invisibilidade do negro na cena, a identidade afrodiaspórica, o racismo e a resistência cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Caetano, Patricia. "Uma (In)Certa Experiência Estética: Danças Balinesas, Embodyment e Sensações." In TRANS-IN-CORPORADOS: CONSTRUINDO REDES PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA EM DANÇA. Rio de Janeiro - RJ e Campinas - SP, Brazil: LABCRÍTICA e Galoá, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/trans-2017-90420.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Elias, Larissa, and Maria Luisa Garrido. "A concepção de “escultura-moda” no figurino de Rei Kawakubo para a coreografia “Cenário” (1997)." In LINK 2021. Tuwhera Open Access, 2021. http://dx.doi.org/10.24135/link2021.v2i1.118.g187.

Full text
Abstract:
A “escultura-moda“, de Rei Kawakubo, é um projeto de mestrado em andamento, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Design Visual da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A pesquisa está centrada no estudo dos trajes (e sua relação com os movimentos e espacialidade) elaborados pela estilista japonesa Rei Kawakubo para a performance de dança “Scenario” (1997), do bailarino e coreógrafo americano Merce Cunningham (1919-2009). Os figurinos foram adaptados da coleção primavera-verão “Corpo encontra vestido, vestido encontra corpo”, desenhada por Rei e lançada por sua marca Comme des Garçons em 1997. Rei Kawakubo é apontada como uma das mais importantes estilistas conceituais da moda contemporânea. Visionária, vanguardista, atemporal, são alguns dos adjetivos que lhe são atribuídos. Seu trabalho também é chamado de antimoda. Por meio de uma série de desconstruções visuais, suas criações abordam — direta ou indiretamente — temas como feminismo e identidade de gênero. A coleção “Corpo encontra vestido, vestido encontra corpo” e os figurinos de “Scenario” investem em uma estética que explora possibilidades inusitadas de relações entre corpo e vestido; uma estética que visa deformar as formas. Em jogo, ideias que problematizam os contornos e movimentos convencionais do corpo: volumes desproporcionais, desalinhamentos de silhuetas, inversões de perspectiva, assimetrias, automatismo, indefinição das fronteiras entre corpo e vestido, vestido como objeto. É nesta arena que nasce a sugestão da noção de “escultura-moda”. Uma noção que se pretende formular a partir da obra e para a compreensão da obra. Propõe-se, neste sentido, uma aproximação com a concepção de escultura trabalhada por Deleuze e Guattari no ensaio “Percepção, afeto e conceito”; com o conceito de “über-marionette” de Gordon Craig; e com o conceito de “grotesco”, baseado nas considerações de Mikhail Bakhtin. Os figurinos da performance de dança “Scenario” — objeto deste estudo, em que os aspectos destacados podem ser observados exemplarmente — são uma forte expressão da ideia de “escultura-moda”. Nesta comunicação, serão apresentados fragmentos da seção final do espetáculo. Neles, pode-se perceber que o alinhamento dos bailarinos, em pares ou trios, reconfigura no espaço o volume composto por corpo e vestido. As roupas criadas por Kawakubo para a Coleção propunham o redesenho do corpo. Essa proposta se radicaliza na coreografia: com o movimento do body-dress ambientado no espaço, distorções e ambiguidades se intensificam. A teatralidade é introduzida e composições esculturais dramáticas são formadas. Com o jogo teatral, a função objeto da vestimenta também é evidenciada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Elias, Larissa, and Maria Luisa Garrido. "La concepción de “moda-escultura” en el vestuario de Rei Kawakubo para la coreografía “Scenario” (1997)." In LINK 2021. Tuwhera Open Access, 2021. http://dx.doi.org/10.24135/link2021.v2i1.118.g186.

Full text
Abstract:
“La ‘moda-escultura’ de Rei Kawakubo” es un proyecto de maestría en curso, desarrollado en el Programa de Posgrado en Diseño Visual de la Universidad Federal de Río de Janeiro. La investigación se centra en el estudio del vestuario (y su relación con los movimientos y la espacialidad) creado por la diseñadora de moda japonesa Rei Kawakubo para el espectáculo de danza “Scenario” (1997), de la bailarina y coreógrafa estadounidense Merce Cunningham (1919-2009). El vestuario fue adaptado de la colección primavera-verano “El cuerpo se encuentra con el vestido, el vestido se encuentra con el cuerpo”, diseñado por Rei y lanzado por su marca Comme des Garçons en 1997. Rei Kawakubo es conocida como una de las diseñadoras de moda conceptualista más importantes de la actualidad. Visionaria, vanguardista y atemporal son algunos de los adjetivos que se le atribuyen. Su trabajo también es denominado antimoda. A través de una serie de deconstrucciones visuales, sus creaciones abordan, directa o indirectamente, temas como el feminismo y la identidad de género. La colección “El cuerpo se encuentra con el vestido, el vestido se encuentra con el cuerpo” y los trajes de “Scenario” invierten en una estética que explora posibilidades inusuales de relaciones entre cuerpo y vestido; una estética que pretende deformar las formas. En la obra aparecen ideas que problematizan los contornos y movimientos convencionales del cuerpo: volúmenes desproporcionados, desalineaciones de siluetas, inversiones de perspectiva, asimetrías, automatismos, desdibujamiento de fronteras entre cuerpo y vestido, el vestido como objeto. En este campo nace la sugerencia de la noción de “moda-escultura”. Una noción que se pretende formular a partir de la obra y para la comprensión de la obra. Se propone, en este sentido, una aproximación a la concepción de escultura trabajada por Deleuze y Guattari en el ensayo “Percepción, afecto y concepto”, con el concepto de “über-marionette” de Gordon Craig y el concepto de “grotesco”, basado en las consideraciones de Mikhail Bakhtin. El vestuario del espectáculo de danza “Scenario” —objeto de este estudio, en el que se pueden observar ejemplarmente los aspectos destacados— es una fuerte expresión de la idea de “moda-escultura”. En esta comunicación se presentarán fragmentos de la sección final de la muestra. En ellos se puede apreciar que la alineación de los bailarines en parejas o tríos reconfigura en el espacio el volumen compuesto por cuerpo y vestido. La ropa creada por Kawakubo para la colección proponía el rediseño del cuerpo. Esta propuesta se radicaliza en la coreografía: con el movimiento del body-dress ambientado en el espacio se intensifican las distorsiones y ambigüedades. Se introduce la teatralidad y se forman dramáticas composiciones escultóricas. Con el juego teatral también se evidencia la función objeto de la prenda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography