Books on the topic 'Ems canal'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Ems canal.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 34 books for your research on the topic 'Ems canal.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse books on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Kösters-Kraft, Michael. Grossbaustelle und Arbeitswanderung: Niederländer beim Bau des Dortmund-Ems-Kanals 1892-1900. Osnabrück: Rasch, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gorky, Maksim. Els Vagabunds: Traduccio d'Olga Savarin i Llucia Canal, revisada per Manuel de Seabra. Barcelona: Edicions 62, 1985.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Enric, Vicedo i. Rius, ed. Els canals de Pinyana i Fontanet: L'aigua com a factor trasnformador de la regió de Lleida. Lleida: Pagès Editors, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Giró, Vicent Lladonosa. El presidi de Montclar: Els reclusos i la construcció del Canal d’Urgell. Pagès editors, S.L., 2022.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Els avis escriuen: Recull dels premis literaris 1986-1990 del Casal d'Avis d'Olot. Olot: Ajuntament d'Olot, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Massaharu Hassunuma, Renato, Patrícia Carvalho Garcia, and Sandra Heloísa Nunes Messias, eds. Proteínas envolvidas em Patologias – volume 4. Canal 6 Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.52050/9788579175824.

Full text
Abstract:
Este livro representa o quarto volume da Coleção: Proteínas envolvidas em Patologias, publicada pela Canal 6 Editora. É resultado do Workshop de Princípios de Bioinformática, ministrado pelo Prof. Dr. Renato Massaharu Hassunuma, e promovido pelo Curso de Biomedicina da UNIP – Bauru, G3B3 – Grupo de Estudos em Bioinformática Estrutural e GP15 – Grupo de Estudos em Informática em Saúde. Neste volume, o leitor pode encontrar mais informações sobre as estruturas bioquímicas de algumas proteínas e suas relações com a etiopatogenia de determinadas doenças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Freitas, Jessika Brenda Quaresma de, Izadora da Silva Marques, Kemelly Melissa Azevedo da Costa, and Luiza Fernanda Ramos Soares. ANAIS DO III SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE URGÊNCIA EM TRAUMA. Literacia Cientifica Editora & Cursos, 2022. http://dx.doi.org/10.53524/lit.edt.978-65-84528-15-4.

Full text
Abstract:
O III Simpósio Interdisciplinar de Urgência em Trauma: Politraumatismo em paciente pediátrico foi organizado pela diretoria de eventos da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Urgência e Emergência (LAIUEM). Ocorreu de forma on-line nos dias 24 e 25 de junho de 2022 pelo canal do YouTube. Tal evento ocorreu em caráter interprofissional, voltado à assistência em saúde, possibilitando trocas de conhecimento técnico-científico. Quanto à LAIUEM, é uma entidade estudantil autônoma sem fins lucrativos, com objetivo de proporcionar conhecimento teórico-prático acerca da área de urgência e emergência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Márquez, Jéssica, Isabel Clavijo, Hernán Chila, Noralma Márquez, and Leslie Orellana. Modelo pedagógico con en énfasis en los género musicales afroesmeraldeños. inBlue Editorial, 2022. http://dx.doi.org/10.56168/ibl.ed.167860.

Full text
Abstract:
La educación, sus procesos cognitivos, es dialógica, aquello es inevitable. Sin diálogos de ida y vuelta no hay comunicación y si aquella se distorsiona o cierra el intercambio de referencias y significados no hay educación. Los autores precisan: “La comunicación es el acto de transmitir y recibir el mensaje, en una situación concreta denominada contexto, mediante un código común y a través de una vía o canal. Se ejerce a través de gestos, expresiones faciales, corporales, táctiles, olfativas y gustativas complementando o no la vía verbal”
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pires, Murilo José de Souza. Texto para Discussão 2949. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2023. http://dx.doi.org/10.38116/td2949-port.

Full text
Abstract:
O objetivo desta análise foi caracterizar as estruturas agrícolas do Centro-Oeste em suas formas multiescalares quanto aos seus aspectos de localização e especialização. Observou-se uma forte especialização nas culturas de soja, milho, cana-de-açúcar e algodão, mas com um grau diferenciado entre elas. A cultura que apresenta o padrão mais próximo ao verificado para a região de referência – Centro-Oeste – foi a soja, seguida pelo milho, pelo algodão e pela cana-de-açúcar. Entretanto, o índice de Herfindahl-Hirschman (IHH) destacou que a cultura da soja foi também aquela que demonstrou a menor concentração da produção em nível municipal da região vis-à-vis as culturas de milho, cana-de-açúcar e algodão. Por fim, as microrregiões de Rosário do Oeste, Norte Araguaia, Alta Floresta e Paranatinga foram as que apresentaram maior grau de reorganização em suas estruturas agrícolas entre 1996 e 2021.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Mariana Pereira Barbosa, and Bruno Abilio da Silva Machado. ANAIS DO I CONGRESSO NACIONAL MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE (ICONMUSA): RESUMOS SIMPLES E EXPANDIDOS. Literacia Cientifica Editora & Cursos, 2021. http://dx.doi.org/10.53524/lit.edt.978-65-995572-8-6.

Full text
Abstract:
O I Congresso Nacional Multiprofissional em Saúde (ICONMUSA) promovido pela Inova Científica (CNPJ: 34.055.613/0001-48) ocorreu entre os dias 20 e 21 de agosto de 2021, de forma online com transmissão através do canal do YouTube. Tratou-se de um evento multiprofissional de caráter técnico-científico que objetivou promover o conhecimento dos discentes, docentes e os profissionais da saúde a respeito de temáticas multiprofissionais voltadas para a área da saúde, possibilitando a troca de experiências e o aprendizado científico, contou com a participação de profissionais renomados e palestras relevantes no contexto da saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Silva, Mariana Pereira Barbosa, and Bruno Abilio da Silva Machado. ANAIS DO II CONGRESSO NACIONAL MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE (IICONMUSA). Literacia Cientifica Editora & Cursos, 2022. http://dx.doi.org/10.53524/lit.edt.978-65-84528-05-5.

Full text
Abstract:
O II Congresso Nacional Multiprofissional em Saúde (IICONMUSA) promovido pelo Instituto Inova (CNPJ: 34.055.613/0001-48) ocorreu entre os dias 04 e 05 de fevereiro de 2022, de forma on-line com transmissão através do canal do YouTube. Tratou-se de um evento multiprofissional de caráter técnico-científico que objetivou promover o conhecimento dos discentes, docentes e os profissionais da saúde a respeito de temáticas multiprofissionais voltadas para a área da saúde, possibilitando a troca de experiências e o aprendizado científico, contou com a participação de profissionais renomados e palestras relevantes no contexto da saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Silva, Mariana Pereira Barbosa, and Bruno Abilio da Silva Machado. ANAIS DO I CONGRESSO NACIONAL MULTIPROFISSIONAL EM TERAPIA INTENSIVA (ICONMUTI). Literacia Cientifica Editora & Cursos, 2022. http://dx.doi.org/10.53524/lit.edt.978-65-84528-03-1.

Full text
Abstract:
O I Congresso Nacional Multiprofissional em Terapia Intensiva (ICONMUTI) promovido pelo Instituto Inova (CNPJ: 34.055.613/0001-48) ocorreu entre os dias 17 e 18 de dezembro de 2021, de forma online com transmissão através do canal do YouTube. Tratou-se de um evento multiprofissional de caráter técnico-científico que objetivou promover o conhecimento dos discentes, docentes e os profissionais da saúde a respeito de temáticas multiprofissionais voltadas para a área da terapia intensiva, possibilitando a troca de experiências e o aprendizado científico, contou com a participação de profissionais renomados e palestras relevantes no contexto da terapia intensiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva, Mariana Pereira Barbosa, and Bruno Abilio da Silva Machado. ANAIS DO I CONGRESSO NACIONAL MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA (ICONMUSCO): TRABALHOS COMPLETOS. Literacia Cientifica Editora & Cursos, 2022. http://dx.doi.org/10.53524/lit.edt.978-65-84528-08-6.

Full text
Abstract:
O I Congresso Nacional Multiprofissional em Saúde Coletiva (ICONMUSCO) promovido pelo Instituto Inova (CNPJ: 34.055.613/0001-48) ocorreu entre os dias 20 e 21 de maio de 2022, de forma online com transmissão através do canal do YouTube. Tratou-se de um evento multiprofissional de caráter técnico-científico que objetivou promover o conhecimento dos discentes, docentes e os profissionais da saúde a respeito de temáticas multiprofissionais voltadas para a área da saúde coletiva, possibilitando a troca de experiências e o aprendizado científico, contou com a participação de profissionais renomados e palestras relevantes no contexto da Saúde Coletiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Silva, Mariana Pereira Barbosa, and Bruno Abilio da Silva Machado. ANAIS DO I CONGRESSO NACIONAL MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA (ICONMUSCO): RESUMOS SIMPLES E EXPANDIDOS. Literacia Cientifica Editora & Cursos, 2022. http://dx.doi.org/10.53524/lit.edt.978-65-84528-07-9.

Full text
Abstract:
O I Congresso Nacional Multiprofissional em Saúde Coletiva (ICONMUSCO) promovido pelo Instituto Inova (CNPJ: 34.055.613/0001-48) ocorreu entre os dias 20 e 21 de maio de 2022, de forma online com transmissão através do canal do YouTube. Tratou-se de um evento multiprofissional de caráter técnico-científico que objetivou promover o conhecimento dos discentes, docentes e os profissionais da saúde a respeito de temáticas multiprofissionais voltadas para a área da saúde coletiva, possibilitando a troca de experiências e o aprendizado científico, contou com a participação de profissionais renomados e palestras relevantes no contexto da Saúde Coletiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Fernández Rincón, Héctor H., Samuel Ubaldo Pérez, and Olivia García Pelayo. Pedagogía y prácticas educativas. Universidad Pedagógica Nacional, 2008. http://dx.doi.org/10.47380/upnmx.libhhfr02182008.

Full text
Abstract:
Luzuriaga nos dice que la pedagogía tiene corrientes, las cuales no son más que aspectos de la totalidad pedagógica que necesita la educación para su realización cabal. Es en esta perspectiva, de ver la pedagogía como un debate de discursos diversos, donde se quiere situar el contenido de este libro. Se trata de asumir una postura amplia y plural que posibilite abrir la mirada ante diversas construcciones interpretativas que buscan elaborar una visión crítica hacia y desde lo educativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Panigo, Demian Tupac. El impacto de la volatilidad macroeconómica sobre la desigualdad en Argentina y América Latina. Editorial de la Universidad Nacional de La Plata (EDULP), 2013. http://dx.doi.org/10.35537/10915/29637.

Full text
Abstract:
El principal objetivo de la obra no radica tanto en enfatizar la importancia de la volatilidad macroeconómica como determinante de la desigualdad en Argentina y América Latina, cuanto en la construcción de un esquema teórico alternativo, basado en el caso latinoamericano, en el cual la relación examinada [volatilidad-desigualdad] no se explique unívocamente por el supuesto de que toda sociedad está dispuesta a premiar a los “aventureros” por asumir la mayor parte del riesgo existente. En torno a este objetivo principal, se presenta a continuación un conjunto de objetivos específicos más concretos, asociados a las hipótesis de trabajo previamente mencionadas. 1.- Evaluar detalladamente el alcance y la dinámica de la desigualdad en Argentina y América Latina, identificar las causas y establecer cuáles de ellas se destacan en las investigaciones empíricas. 2.- Examinar cuál es el rol que se le otorga a la volatilidad macroeconómica como determinante de la distribución del ingreso en al región (en términos personales, debido a la escasez de información en lo que concierne a la distribución funcional en América Latina para el período aquí considerado). 3.- Analizar las contribuciones teóricas más recientes y señalar cuál es el argumento central que se utiliza en cada caso para explicar los efectos de volatilidad sobre la desigualdad. 4.- Inspeccionar críticamente los supuestos específicos (auxiliares y generadores) de los distintos modelos que constituyen el cuerpo de análisis del objetivo anterior, remarcando cuál es el soporte empírico de cada uno de ellos para el caso de Argentina y América Latina. 5.- Utilizar los resultados derivados de los objetivos 3 y 4 para, si fuese necesario, construir una serie de modelos alternativos, desarrollados en base a supuestos e hipótesis estrechamente relacionados con la evidencia empírica latinoamericana. 6.- Utilizar estos modelos para identificar la relación volatilidad-desigualdad (distribución personal del ingreso) a través del canal educativo, y examinar su relevancia para distintos países de la región. 7.- Trabajar con los nuevos desarrollos analíticos para establecer cuál sería el impacto de la volatilidad sobre la distribución funcional del ingreso a través del canal del crédito y la inversión, procurando testear empíricamente su validez en Argentina y América Latina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Ouvidoria brasileira : cenários e desafios. Editora Universidade de Brasília, 2021. http://dx.doi.org/10.26512/9786558461463.

Full text
Abstract:
A presente obra dedica-se a apresentar a Ouvidoria Brasileira: seus cenários e desafios, a partir da compreensão de que o respectivo espaço se define como locus de defesa dos cidadãos e seus direitos – efetivo canal de diálogo, mecanismo de participação e controle social e, ainda, instrumento de conciliação, mediação e resolução de conflitos. Nessa direção, são destacadas experiências no âmbito das Ouvidorias Universitárias e de Hospitais de Ensino do Brasil, com vistas a compreender o papel da gestão integrada, da ética e das boas práticas administrativas, e os sistemas que integram e corroboram para a recepção e o encaminhamento das manifestações, com transparência, publicidade e alteridade, além de explicitar a questão da autoavaliação e algumas reflexões, com olhar sociológico, sobre o tema em voga e os principais tópicos que abarcam o atendimento diário, com uma visão democrática e humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Messineo, Martín. Poliguitarritmia. Books2bits, 2021. http://dx.doi.org/10.51438/b2bmessineo2021.

Full text
Abstract:
Poliguitarritmia es una obra integrada por un libro y una serie de soportes audiovisuales que pueden encontrarse en el canal de Youtube del autor. Martín Messineo despliega todo su talento interpretativo y experiencia docente en un trabajo notable por la claridad de los conceptos, su didáctica expresión en el pentagrama y en la ejecución. Martín Messineo desarrolla su propia mirada sobre la polirritmia aplicándola a la guitarra, enmarcado en una exquisita combinación de la tradición de la música afro, el jazz, la música popular rioplatense y brasileña; al tiempo que dialoga con los trabajos de Néstor Gómez y Mariano Cantero. Su propuesta parte de un profundo conocimiento del trabajo corporal, que se lleva a una técnica en la ejecución del instrumento. La Poliguitarritmia se adapta a la música clásica tanto como a la popular, puede emplearse en improvisaciones, ensambles y composición.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Barbacid, Mariano. La oncología en el siglo XXI: de las terapias personalizadas ala inmunoterapia. Universidad de Zaragoza, 2021. http://dx.doi.org/10.26754/uz.978-84-1340-341-0.

Full text
Abstract:
La Lección Cajal es una conferencia anual dictada desde 2019 en la Universidad de Zaragoza por una figura académica relevante en su campo del saber, impulsada por el Vicerrectorado de Cultura y Proyección Social para conmemorar el 150 aniversario de la entrada de Santiago Ramón y Cajal en esta universidad, su «venerada alma mater». MARIANO BARBACID estudió Ciencias Químicas en la Universidad Complutense y se doctoró en 1974. Entre 1974 y 1977 completó su formación postdoctoral en el Instituto del Cáncer (NCI) de Estados Unidos. En 1978 formó su propio grupo de investigación en el NCI, donde trabajó hasta 1988. Durante la siguiente década (1988-1998) fue vicepresidente de Oncología Preclínica de la multinacional Bristol-Myers Squibb. En 1998 regresó a España para fundar y diri- gir el Centro Nacional de Investigaciones Oncológicas (CNIO). El Dr. Barbacid es miembro extranjero de la Academia de Ciencias de EE. UU., un honor que tan solo ostentan otros siete investigado- res españoles. En 2014 fue nombrado Fellow de la Academia de la Asociación Americana de Investigación en Cáncer (AACR), el primer español en recibir esta distinción. Es doctor honoris causa por la Universidad Internacional Menéndez Pelayo (1995), la Universidad de Cantabria (2011) y la Universidad de Barcelona (2014). En 2011 reci- bió la Gran Cruz del Dos de Mayo, la más alta distinción que otorga la Comunidad de Madrid. Entre los premios internacionales destacan la Medalla Burkitt (Irlanda, 2017), la Medalla de Honor de la Agencia Internacional del Cáncer de la Organización Mundial de la Salud (Francia, 2007) y el Premio Charles Rodolphe Brupbacher (Suiza, 2005). En la actualidad, el «Índice h» (Hirsch Index) del Dr. Barbacid es de 121, el más alto de España en las áreas de Bioquímica y Biología Molecular y el segundo más alto en Oncología.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Congreso de Derecho Civil Catalán. Los patrimonios fiduciarios y el trust, III Congreso de Derecho Civil Catalán = Els patrimonis fiduciaris i el trust: III Congrés de Dret Civil Catal. Marcial Pons Ediciones Jurídicas y Sociales, S.A., 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Ortiz Dueñas, Silvio Eleuterio, Jessenia Paola Ochoa Bustamante, Silvia Roxana Silvestre Yagual, Cindy Michelle Cedeño Calero, Arcadio Jacinto Giacoman Jiménez, Elena Jazmin Filián Quelal, Kimberly Johanna León Flores, et al. Manifestaciones clínicas de la enfermedad por coronavirus (COVID-19). Mawil Publicaciones de Ecuador, 2021, 2021. http://dx.doi.org/10.26820/978-9942-826-82-4.

Full text
Abstract:
La pandemia por COVID-19 supone un reto sanitario de alcance mundial. Los síntomas y manifestaciones de la enfermedad son diversos y de alcance aún desconocido. Se requiere de estudios clínicos y epidemiológicos que generen nueva información y hagan posible el conocimiento cabal del virus, es decir, determinar con precisión su incidencia, posibles complicaciones y secuelas postinfecciosas. En el contexto de la lucha contra la pandemia, esta información se está generando en tiempo real. A cada momento la comunidad científica publica nuevas evidencias que actualizan las anteriores. Para el personal sanitario de primera línea en la lucha contra la COVID-19 la información constituye una verdadera necesidad. Es preciso estar bien informado sobre el curso de la COVID-19, conocer a profundidad el virus y sus características para estar en condiciones de controlar su propagación y poner fin a la pandemia..
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

A Carles Llorca dels seus amics : trenta-un artistes i escriptors : [exposició] Centre de Cultura Els Poblets, Casal Jaume I Alacant, Casa M. de Cultura Dènia [1997]. Antoni Miró Bravo, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Caldas, Miguel Castro. Se eu vivesse tu morrias e outros textos. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1659-9.

Full text
Abstract:
Mexendo um pouco na cronologia, é possível traçar com estas peças de Miguel Castro Caldas (MCC) um arco narrativo da conjugalidade: os primeiros passos de um casal no epílogo de Os Assassinos (2011), o pedido de casamento em Carvão Sobre Tela (2012), a infidelidade em Restauro da Sociedade Conjugal (2010), a vida com filhos em Terreno Selvagem (2016), de novo a infidelidade em Se eu vivesse tu morrias (2016), a solidão (viuvez?) de Não costumo falar contigo (2017). Porquê este interesse pela instituição do casamento? Talvez precisamente por se tratar de uma situação de tal maneira convencional que até a sua subversão (ou traição) é lugar-comum: do “boy meets girl” ao “felizes para sempre” ou nem por isso, entre casar e cansar, este é um tema estafado a partir do qual as variações já foram todas experimentadas. [...] O casamento é uma fórmula narrativa de que MCC se serve menos para lhe desmontar a ideologia do que para dispensar a própria necessidade de uma narrativa – e assim usar o tempo de outra maneira. A escrita de MCC pratica um certo desrespeito pelas instituições, a começar pelas da própria escrita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pires, Murilo José de Souza. Texto para Discussão 2914. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2023. http://dx.doi.org/10.38116/td2914-port.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é verificar como se caracterizaram as estruturas produtivas agrícolas, em suas formas multiescalares regionais entre 1995 e 2021, naquilo que refere aos seus aspectos de localização e especialização. Para tanto, observa-se que, ao conduzirem o estilo de desenvolvimento regional, os mercados aceleraram o processo de modernização das estruturas agrícolas nacionais, mas acentuando, de forma crescente, as heterogeneidades estruturais, produtivas e regionais. Sendo assim, a lógica do mercado, comandado pelo capital financeiro nacional e internacional, se sobrepôs aos interesses do Estado nacional, estabelecendo um padrão de produção agrícola nacional e regional que está fortemente vinculado com os centros de decisões internacionais, em especial, aqueles relacionados à economia chinesa. Dessa maneira, as culturas agrícolas que apresentaram maiores expressões foram aquelas relacionadas com a soja, o milho, a cana-de-açúcar e o algodão, que são matérias-primas para os principais elos das cadeias produtivas regionais, nacional e internacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

A Coletânea de Resumos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar. Editorial Casa, 2022. http://dx.doi.org/10.55371/978-65-89999-59-1.

Full text
Abstract:
A Coletânea de Resumos: olhares interdisciplinares emerge das apresentações dos Webcolóquios e Webseminários promovidos pelo Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social – MPIES, da Universidade do Estado da Bahia, em 2021, via Youtube, no Canal Apontamentos de Pesquisa. Esta coletânea constitui-se em uma publicação que apresenta resumos expandidos, produzidos pelos (as) estudantes e professores (as) do MPIES. Tais resumos consideraram às temáticas emergentes em nossa sociedade contemporânea e que foram apresentadas por pesquisadores (as) de diferentes áreas do conhecimento, em convergência com o caráter interdisciplinar presente na proposta formativa do MPIES. Os textos que compõem essa obra apresentam as reflexões tecidas pelos(as) seus (suas) autores (as), tendo como ponto de partida as temáticas discutidas nos Webseminários e Webcolóquios pelos (as) expositores (as) convidados (as): 1º Webcolóquio – Terrorismo: os desafios para o desenvolvimento do mundo moderno face a paz, que contou com a participação dos professores Dr. Marinilson Barbosa da Silva e Dr. Everton Nery Carneiro; 1º Webseminário – Vulnerabilidade social e inclusão na contemporaneidade, ministrado pelas professoras Dra. Telma Regina Batista Nascimento e Dra. Marcia Torres Neri Soares; 2º Webseminário – Culturas, Identidades e questões afro-brasileiras e indígenas apresentado pelas professora Dra. Lícia Maria de Lima Barbosa e mediado pelo professo Dr. Cesar Vitorino e o 2º Webcolóquio – Trabalho, Educação e Gênero no contexto contemporâneo que teve como convidadas as professoras Me. Lenade Barreto Gil e Dra. Elisete Santana da Cruz França. A Coletânea de Resumos; olhares interdisciplinares, que se configura como um dos produtos proposto pelo MPIES, ratifica a importância da pós-graduação em debater, de forma interdisciplinar, as questões que afetam a nossa sociedade, com o intuito de formar pesquisadores (as) capazes de problematizar a realidade vigente e propor intervenções educativas e sociais que estejam em consonância com a perspectiva inclusiva e emancipatória dos sujeitos. Desse modo, esperamos que essa obra contribua com a formação de pesquisadores (as) iniciantes e amplie as discussões concernentes às temáticas em pauta, presentes nas investigação-intervenções dos estudos de estudantes e professores (as) das pós-graduações no Brasil, que se inserem nas diferentes áreas do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Evangelista, Caio. Os negos do outro lado. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-514-9.

Full text
Abstract:
O livro se enquadra na estética de realismo maravilhoso e narra em prosa poética a formação da povoação do Jatobá e as histórias envolvendo os pretos da aldeia do outro lado do rio, estes construíram a margem do Rio São Francisco uma comunidade quilombola perdida até hoje em conflitos étnicos, raciais e superstições que remota desde o Brasil colônia como lugar sem leis e à mercê de crimes, delitos e injustiças. Em Os negos do outro lado, o nosso herói, Raimundo, nos leva nas águas do Rio São Francisco na busca da História do Brasil e dos Brasileiros durante 200 anos. Ele também nos apresenta o simpático casal de comentaristas da vida cotidiana, Redonda e Dimas; esses dois destilam o relato da crônica da Povoação do Jatobá (hoje Petrolina – PE) ao decorrer da história, e nos contam todas as anedotas sobre os demais personagens: as verdadeiras e imaginadas também. Ao contar as histórias e tantas vezes deformá-las, o narrador nos leva a identificar nos Raimundos as suas ambiguidades, postas nas bocas de Dimas e Redonda envoltas de misticismo, poesia e realidade nua e crua. É às margens do rio São Francisco uma série de acontecimentos mágicos ligando as personagens, num formato alternativamente teatral e narrativo, nos instiga a saber dos animais, da natureza e das coisas do povo deste e do outro lado, que fizeram memória e formaram uma povoação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Beltrán, Luis Ernesto, Francisco de Paula Gutiérrez, and Gladys Rozo Torres. Biología. Conceptos y fundamentos básicos. Universidad de Bogotá Jorge Tadeo Lozano, 2010. http://dx.doi.org/10.21789/9789587250572.

Full text
Abstract:
Bajo las circunstancias actuales de un gran y rápido avance tecnológico y de acceso a la información que se produce en el mundo científico, el texto Biología. Conceptos y fundamentos básicos pretende ser una herramienta académica que facilite los procesos de enseñanza-aprendizaje en el ciclo de fundamentación básica de cualquier curso relacionado con las ciencias de la vida. Es producto de un continuo proceso de reflexión e investigación pedagógica dentro de la Facultad de Ciencias Naturales de la Universidad Jorge Tadeo Lozano, tendiente a reducir la posibilidad de confusión conceptual y aumentar el interés y la motivación de los estudiantes por la biología y sus aplicaciones en las diferentes ramas del saber. Biología. Conceptos y fundamentos básicos es una herramienta complementaria de estudio que facilitará los procesos de estructuración del pensamiento biológico por parte de los estudiantes hacia el entendimiento de su cotidiano, a través de una serie de preguntas y cuestionamientos que surgen de la aplicación de los conceptos de cada uno de los temas abordados, pretendiendo que los estudiantes se fascinen ante la complejidad de la vida y así continúen aprendiendo y buscando respuestas, soluciones y caminos hacia la comprensión de aquello que, parece, nunca será cabal, ni finalmente explicado. El espacio para el aporte está abierto; ningún concepto en biología ha sido formalmente concluido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Bañuelos García, Francisco H., Michael Ring, Edgar G. Mendoza Baldwin, and Rodolfo Silva Casarín. Foundation Design for Marine Turbines on Rocky Soils. EPOMEX-UAC, 2021. http://dx.doi.org/10.26359/epomex.cemie012021.

Full text
Abstract:
Un elemento fundamental para un sistema de turbinas marinas que funcionan mediante la acción corrientes marinas es la cimentación, la cual absorbe un gran porcentaje del costo total del proyecto, en algunos casos presentándose valores de hasta el 35 %, por consiguiente, es necesario poner especial énfasis en el diseño de estas estructuras. En general, la mayoría de los procedimientos de diseño para cimentaciones o sistemas de anclajes están enfocados principalmente en suelos arenosos y arcillosos. Sin embargo, existen sitios donde predominan principalmente los suelos rocosos en los cuales las corrientes marinas son propicias para instalar este tipo de dispositivos. Por tal motivo, en esta obra se propone un procedimiento de diseño de anclajes mediante pilotes de acero, y de peso muerto (apm) de concreto para suelos rocosos. El procedimiento se concentra en determinar las dimensiones principales del ancla, sin considerar detalles específicos como la conexión ojal-ancla. El procedimiento consiste en tres fases, la primera se enfoca en el diseño preliminar a través de ecuaciones prácticas del diseño de estructuras “ordinarias”, o bien mediante la experiencia del diseñador. La segunda consiste en evaluar la capacidad estructural del elemento prediseñado; y finalmente en la tercera se evalúa la capacidad geotécnica del anclaje considerando suelo rocoso. Los sistemas de anclajes están diseñados con las formulaciones establecidas tanto en documentos técnicos como códigos de diseño para este tipo de estructuras. Para exponer la aplicación de este procedimiento se realizó el diseño de cada tipo de anclaje, un pilote y un apm, como sitio de instalación se consideró el Canal de Cozumel. Los resultados de diseño mostraron que las dimensiones (y por ende el peso) del apm es significativamente mayor que el pilote de acero para las características de la turbina considerada. Típicamente, los anclajes mediante pilotes son más eficientes, en lo que respecta al peso del elemento, además de que se pueden utilizar en suelos inclinados. Sin embargo, especialmente en suelos marinos rocosos con corrientes significativas su instalación es más complicada, ya que se tiene que considerar equipo y mano de obra costosa en comparación con los apm. Por lo tanto, la elección de la cimentación depende en gran medida de las condiciones y características del suelo marino del proyecto. En esta obra se presenta un procedimiento simplificado de diseño, con el cual se puede evaluar de manera rápida y eficiente sistemas de anclajes en suelos rocosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Pinheiro, Luana, Marcelo Medeiros, Joana Costa, and Ana de Holanda Barbosa. Texto para Discussão 2920. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2023. http://dx.doi.org/10.38116/td2920-port.

Full text
Abstract:
Neste estudo, examinamos como a posição no curso de vida, a disponibilidade de tempo, os recursos relativos em uma família ou as normas de gênero, em especial o que chamamos de respostas compensatórias ou neutralização dos desvios de gênero (gender display), determinam as desigualdades de gênero no trabalho reprodutivo entre casais brasileiros em 2019. Para esse propósito, foram utilizados os dados do painel da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do mesmo ano. Os resultados encontrados indicam que a posição no curso de vida tem um efeito muito mais forte sobre as mulheres, com a presença de filhos ampliando o tempo gasto no trabalho doméstico – embora esse tempo diminua à medida que a idade das crianças aumenta. O impacto das crianças nas jornadas reprodutivas das mulheres é o dobro do encontrado para os homens. Cuidar de pessoas idosas aumenta a carga de trabalho reprodutivo das mulheres, mas não tem efeito para os homens. Em termos de disponibilidade de tempo, o trade-off entre trabalho remunerado e não remunerado é bastante expressivo para as mulheres e pouco importante para os homens. As famílias mais ricas usam sua renda para adquirir no mercado bens e serviços que reduzem seu trabalho doméstico, mas o efeito de substituição é mais forte para as mulheres. Ao considerarmos homens e mulheres em um casal, encontramos que a capacidade de transformar recursos financeiros relativamente mais altos em horas de trabalho mais curtas – tal como preconiza a teoria da barganha – é determinada por normas tradicionais de gênero. Assim, mesmo quando as mulheres respondem pela maior parte da renda dos casais, elas continuam sendo responsáveis pela maior quantidade de trabalho doméstico, comportando-se de forma “tradicional” no espaço doméstico como uma maneira de neutralizar os “desvios” no mercado de trabalho (onde ganham mais que seus companheiros). A educação é um equalizador das relações de gênero, mas seu efeito é também determinado por papéis de gênero e raça. De forma geral, encontramos que normas e valores de gênero se constituem no fator mais importante para determinar o trabalho reprodutivo de homens e mulheres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Montangie, Lisandro, Vanesa María Sanz, and Luis Héctor Illanes. Imágenes en Medicina Nuclear. Editorial de la Universidad Nacional de La Plata (EDULP), 2019. http://dx.doi.org/10.35537/10915/80862.

Full text
Abstract:
Este libro habla de Medicina Nuclear (MN). Esta especialidad médica incluye tanto prácticas diagnósticas como procedimientos terapéuticos. En estas páginas se analiza solamente lo que concierne al cometido diagnóstico de la Medicina Nuclear que se logra a través de imágenes. La medicina actual es impensable sin la utilización de imágenes. Englobadas bajo el nombre de Diagnóstico por imágenes (DXI), su empleo trasciende la etapa de diagnóstico de las patologías y se emplean también con mucha eficacia para planificar terapias y evaluar resultados. Las imágenes que aporta la MN, se obtienen a partir de la administración al paciente de un radiofármaco y la detección de cómo se distribuye la radioactividad dentro del organismo; esa distribución es graficada en una imagen. Como toda práctica diagnóstica en medicina, las imágenes médicas tienen como objetivo la obtención de datos. El prestigio de que gozan las imágenes con respecto a otras formas de presentar la información, conlleva la falacia de que las mismas son información objetiva, reflejo cabal del interior del organismo, y no datos sujetos a interpretación. Esto ocasiona dificultades a la hora de evaluar las imágenes para decidir si son aptas para efectuar un diagnóstico. En el libro se establecen los criterios con que deben justipreciarse los estudios, que no tiene que ver con la apariencia de la imagen. A lo largo de los capítulos se sugiere entrenarse en aplicar formas comprobadas de valorar una imagen de Medicina Nuclear. Y esa evaluación debe hacerse examinando en profundidad las tres particularidades siguientes; la validez estadística de la adquisición; la eventual existencia de artefactos producto de la reconstrucción; la calidad de la imagen en relación al radiofármaco. ¿Invita el libro a dudar de las imágenes? De alguna manera sí. Pero no se trata de una incitación desconfiar de las imágenes médicas como procedimiento diagnóstico. No sostiene prejuicios ni suspicacias sobre métodos ya comprobados y validados. En lo que insiste es que no se debe aceptar la imagen como prueba de nada, hasta no estar seguros de que ha sido adquirida adecuadamente y poder descartar la presencia de artefactos; hasta no garantizar que la información que denota sea estadísticamente significativa; hasta no atestiguar con un control de calidad que el radiofármaco elegido y administrado se concentra en el territorio que se pretende indagar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Oliveira, Francisco Evandro de. A Barbie Gestora. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-467-8.

Full text
Abstract:
Rachel é a única filha de Dona Marlene, uma cigana que vivia completamente desgarrada de seu povo, na região do Vale do Cariri-CE. De seu relacionamento com o filho de um médico famoso na cidade, veio a nascer Rachel. Porém, antes disso, ela foi expulsa da tribo e obrigada a prover seu próprio sustento. Foi para Fortaleza e lá conseguiu emprego em uma casa de família e, depois de dois anos, veio com mala e cuia para o Rio de Janeiro, onde seu único passatempo era a costura – o que lhe dava um prazer imenso. A menina cresceu e quase não tinha amigos por conta de sua origem cigana, no entanto, crescia tão formosa quanto a mãe. Apaixonou-se perdidamente por um de seus amigos próximos, mas sua mãe e a avó do rapaz não aceitaram o romance e ela foi obrigada a se separar dele. Dois anos depois, já iniciando a faculdade, cai nas graças de um professor e se casa com ele. Tempos depois, nasce Rutth, sua única filha. Esta se torna a heroína da trama quando, aos 17 anos, casa-se com um conde italiano e vai morar com ele na Itália. Inicialmente, é detestada e ignorada por toda família do conde, pois eles almejavam uma mulher extremamente rica e de família tradicional e Rutth, a despeito de sua beleza estonteante, era bem magrinha. Assim, seus ofensores a chamavam de Barbie. Contudo, ela consegue, de modo rápido e com relativa tranquilidade, aprender a língua italiana, fazer um curso superior de Design Artístico e ajudar seu marido na administração das empresas dele, é neste ponto que começa outra oposição a ela na família. No entanto, sua inteligência supera todos os desafios e ela vai paulatinamente arrefecendo a resistência a sua pessoa, por conta dos lucros que as empresas passam a ter e também quando nasce seu casal de gêmeos. Pouco tempo depois, todos terão que lhe beijar a mão jurando-lhe fidelidade. Assim, a trama segue…
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Marques, Marcia Alessandra Arantes, ed. Metodologias Ativas Aplicadas à Educação Inovadora. Bookerfield Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.53268/bkf22010500.

Full text
Abstract:
Com enorme gratidão, apresentamos a obra Metodologias Ativas Aplicadas à Educação Inovadora, fruto de um trabalho de pesquisa e seus desdobramentos ao longo de cinco anos da Profa. Dra. Maria Christina da Silva Firmino Cervera, líder do grupo GEA (Grupo de Estudos Aplicados de Metodologias Ativas em ensino aprendizagem) e todos os seus pesquisadores que serão apresentados a seguir. Metodologias Ativas, pois é entendida como a base da (re)construção da nova fundamentação prático-didático-pedagógica da escola na atualidade, da nova Educação com base nas ferramentas tecnológicas. Inovadora, pois já se consistia em inovações, porém não poderíamos ter previsto que, para a Educação, essa seria a única ponte para se estabelecer contato entre professores e alunos no período pandêmico que assolou o mundo (2019- 2020). Assim, esse livro forma uma coletânea de artigos que revelam reflexões resultantes das teorias e da práxis, imediatamente aplicadas, com base nas Metodologias ativas, adotadas pela Educação, em tempos de pandemia ou anterior a ela. Dessa forma, este livro concretiza o inédito viável em que o novo caminho para a Educação foi (re)significar-se em seus métodos, nas abordagens, no teórico-prático, no novo trabalho do professor e da escola, em todos os níveis de ensino. Esta obra traz pesquisadores de regiões distintas brasileiras: desde os portais da Amazônia – Marabá e Canaã dos Carajás, região Norte do Brasil, bem como da região Sudeste do país, Minas Gerais. Todos os pesquisadores estão ligados ao Grupo de Pesquisa GEA – Grupo de Estudos Aplicados de Metodologias Ativas em Ensino-Aprendizagem, CNPq/UNIFESSPA. Este grupo foi criado em 2017, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA, (FAEL) Faculdade de Estudos da Linguagem /(ILLA) – Instituto de Linguística Letra e artes, e uma de suas linhas de pesquisa: Metodologias Ativas Aplicadas à Educação tem por objetivo inicial pensar e criar estratégias de ensino-aprendizagem para o trabalho voltado às dificuldades dos alunos com gêneros da escrita e da esfera acadêmica, junto a calouros de vários cursos, indígenas e quilombolas. Consideramo-nos uma universidade morena, pois temos a alegria de atender também estudantes indígenas e quilombolas que nos trazem necessidades e dificuldades bastante específicas. Desde essa época, já utilizávamos os laboratórios de informática para interação com os alunos, dessa forma, tínhamos o aluno veterano recebendo o aluno ingressante ensinando-os sobre um assunto central no momento de entrar em uma universidade: A escrita acadêmica que requer um letramento digital específico. Com a pandemia, ampliamos nosso alcance para além das reflexões teórico-práticas sobre as dificuldades com a escrita acadêmica e propusemos projetos aplicados com foco no ensino-aprendizagem com base em metodologias ativas em sala de aula, objetivando a formação de PREFÁCIO professores da rede pública e criamos o Laboratório Experimental de Metodologias Ativas Aplicadas ao Ensino-aprendizagem de línguas materna e indígenas. Como resultado desses trabalhos do grupo de pesquisa, acreditamos que os títulos, apresentados nessa obra, sejam suficientes para levá-los pelos percursos dessas reflexões teórico-práticas, como bem o dissemos, pois pretendíamos (re)significar tudo o que já tínhamos compreendido em termos de Educação no período pandêmico e nos fez trazer o novo para um cenário inédito de muitas paragens educativas, o cenário remoto, o cenário onde as coisas acontecem de forma virtual e com isso afloraram-se um novo agir pedagógico com base, sobretudo, no empenho, na determinação, na vontade de aprender/ensinar, (re)significar-se, reconstruir-se e continuar a ensinar. Para descrevermos nossas experiências teórico-didáticas, reunimos, nessa obra, oito capítulos pelos quais apresentaremos nossas pesquisas em breves sinopses. No capítulo 1, A LÍNGUA PORTUGUESA E OS GÊNEROS MIDIÁTICOS ALIADOS À BNCC, das autoras Jane Catia Pereira Melo e Vanessa da Silva Oliveira trazem, neste capítulo, a compreensão provável das correlações que podem ser estabelecidas entre o ensino de língua portuguesa e os gêneros midiáticos, com base na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Compreender a BNCC pelo viés dos gêneros midiáticos tem sido fundamental para revelar melhores formas de ensino-aprendizagem também no período pandêmico, foco e motivo dessa obra. No capítulo 2, A TECNOLOGIA COMO CONTEXTO NECESSÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E MUDANÇAS NO USO TECNOLÓGICO COMO RECURSO DIDÁTICO DO ENSINO REMOTO, da autora Zilda Pereira dos Santos. Essa é uma boa reflexão que esperávamos, como outras, ao longo de muitos anos, desde a entrada das tecnologias por volta dos anos 2000: tecnologia como contexto necessário na formação docente como necessidade de implementação de políticas públicas no cenário educacional, só não esperávamos que fossem em tempos de pandemia. Esperávamos que a Educação desse um passo em direção às tecnologias, mas não imaginávamos que fosse dessa forma, repentina e por problemas sérios de pandemia. Os resultados, nessa pesquisa, demonstram que os professores acreditam no potencial das tecnologias na promoção da aprendizagem, revelando e continuando trabalhar os objetos de ensino, mas também enfatiza as dificuldades do meio, deixando ao leitor a análise final. Quando se fala em formação docente hoje se aborda as tecnologias como método e recurso didático no ensino remoto. Canaã dos Carajás deve ser vista com maior atenção, pois tem sido polo referencial e potencial das tecnologias aplicadas à educação com sucesso. Cidade polo de muitos projetos educacionais de sucesso, acreditam no potencial das tecnologias na promoção da aprendizagem e continuidade em trabalhar com objetos de ensino. Sempre há uma possibilidade e uma dificuldade para o projeto do ensino remoto, como bem aponta o estudo. A reflexão teórica vale a leitura atenta. No capítulo 3, EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO RECURSO PARA A CIDADANIA, das autoras Luceni Lázara da Costa Ribeiro, Edna Santos Fernandes, Jane Catia Pereira Melo, Clescia de Carvalho Abreu Pessoa, a Educação Ambiental é tema na formação para a cidadania importante. O Tema Educação Ambiental trabalhado de forma coletiva participativa compromete o educando e evidenciam o tema de forma a iniciar uma reflexão acerca das consequências dos problemas ambientais e de seus impactos à sociedade e, sobretudo, à natureza. Uma sociedade só pode se desenvolver se estiver com base no desenvolvimento sustentável que visa à promoção da vida. Já no capítulo 4, LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS À FORMAÇÃO CONTINUADA E AO ENSINO DE LÍNGUAS, da autora Maria Christina da Silva Firmino Cervera, este artigo apresenta um projeto de extensão em andamento, realizado na FAEL/ILLA/UNIFESSPA com o objetivo de desenvolver experimentos didáticos aplicados às tecnologias convergentes nas metodologias ativas aplicadas à educação em momento de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa, Literatura e ensino de línguas, português como segunda língua e língua indígena. Esse projeto é desenvolvido pelo grupo GEA-CNPq – Grupo de Estudos aplicados de Metodologias Ativas em ensino-aprendizagem, liderado pela autora deste projeto. O projeto de extensão propõe implementar ações voltadas ao reconhecimento e (re)construção de ações didáticas com metodologias ativas aplicadas ao ensino remoto (ou não) com contribuições advindas e em resposta às necessidades do período pandêmico, junto aos profissionais da educação em momento de formação continuada No capítulo 5, LETRAMENTO DIGITAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE da autora Adriana dos Reis da Silva, propõe-se a apresentar um relato de experiência utilizando sequência didática integrando o letramento digital à égide das metodologias ativas. Dessa forma, segundo a autora, reinventa-se as práticas educacionais de ensino por meio das tecnologias aplicadas à Educação, o que pode promover a integração cognitiva, levando à efetivação do processo de ensino-aprendizagem. O processo de ensino aprendizagem é instigante e resulta em nova forma de o aluno conceber o uso das tecnologias para além do ensino em sala de aula, efetivar-se como ferramenta no seu cotidiano. No capítulo 6, METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINOAPRENDIZAGEM PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DA ESFERA ACADÊMICA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, da autora Maria Christina da Silva Firmino Cervera. Os relatos de experiência têm sido a tônica de descrição do que, efetivamente, se faz nas escolas, em todos os níveis. Este relato de experiência apresenta uma experiência da pesquisadora com alunos ingressantes na faculdade e as dificuldades que eles apesentam com a escrita acadêmica, assim que chegam à universidade. Uma forma de trabalhar as dificuldades, segundo o estudo, foi criar oficinas nas quais os alunos veteranos ensinavam os alunos calouros, em momento de ensino-aprendizagem, aplicando sequência didática com abordagem nas metodologias ativas. O resultado obtido foi surpreendente e tem seus desdobramentos até os dias de hoje na universidade abrangendo um número considerável de alunos atendidos pelo projeto. No capítulo 7, METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PERSPECTIVA DE ENSINO INOVADOR PARA ALÉM DOS CONTEXTO PANDÊMICO, da autora Danuzia Marjorye, a autora faz uma reflexão bastante adequada sobre a nova perspectiva do ensino com base nas metodologias ativas. A pesquisa, inserida no momento pandêmico, reflete acerca do impacto das metodologias ativas na Educação. Além disso, a autora traz à tona uma reflexão sobre a qualificação dos profissionais da Educação e o uso das plataformas digitais, após o período pandêmico. Os resultados da pesquisa apontaram para a relevância e inovação das plataformas digitais no contexto educacional. Por fim, terminamos nosso prefácio com a sinopse da obra do capítulo 8, PRÁTICAS DE ESCRITA E METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COLABORATIVO, da autora Maysa de Pádua Teixeira Paulineli com interessante reflexão sobre as perspectivas do ensino aprendizagem no Brasil, dessa forma, a autora traça um breve percurso histórico da composição, da redação e da composição textual. A autora defende que as metodologias ativas surgem como alternativa às práticas engessadas de escrita e levam o aluno a ser protagonista de seu processo de aprendizagem, com a abordagem, sobretudo do método ativo da Revisão por Pares que foi adaptado ao estudo apresentado. Ao finalizarmos nossa apresentação, podemos afirmar que todos os autores dessa coletânea, nas diferentes perspectivas, de uma forma ou de outra, enfatizaram o ensino com as Metodologias Aplicadas à Educação como ferramenta para a os meios de intersecção-didático-pedagógica necessária para abrir as portas para a nova Pedagogia, a Pedagogia tecnológica educacional do período pós-pandêmico. As reflexões teóricas, ora apresentadas nessa obra, pretendem refletir sobre um cenário de perspectivas já instaladas no âmbito do ensino aprendizagem no âmbito das Metodologias Ativas Aplicadas à Educação como abordagem de referência para suprir as necessidades dos novos tempos pandêmicos e, quem sabe, pós-pandêmico que advirão. Para as futuras gerações do corpo profissional educativo deixamos um alerta: Vislumbrem sempre novas possibilidades de ensinar e de aprender, o leque é infinito e a didática pedagógica não pode nunca ser a mesma. Há que se acompanhar o tempo de forma quase instantânea, o que exigirá muito de todos os envolvidos, mas sempre valerá a pena. Um homem sempre ensinará a um outro homem utilizando as ferramentas que disporá, sejam pedras ou tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

da Silveira Vasconcelos, Mirele, Ana Cristina da Silva Morais, Maria do Socorro de Assis Braun, and Josefranci Moraes de Farias Fonteles. Segurança Alimentar, Inovação e Sustentabilidade. Editora SertãoCult, 2021. http://dx.doi.org/10.35260/67960654-2021.

Full text
Abstract:
A sociedade se constrói em processos de mudanças, adaptação, evolução e encontra na ciência o suporte para investigar e descobrir os caminhos e soluções para melhorar a vida as pessoas. Desse modo, a pesquisa científica poderá ampliar os seus saberes, uma vez que ela é importante para qualquer área do conhecimento e possui como característica um conjunto de atividades planejadas para responder e resolver algumas inquietações e curiosidades dos seres humanos. Diante dessa realidade, surgem desafios para a pesquisa do campus de Batiruté do Instituto Federal do Ceará para contribuir e incentivar a interação dos pesquisadores com a região a partir de investigações que possam aproveitar as oportunidades encontradas na natureza, na biodiversidade e na riqueza cultural do Maciço de Baturité, procurando expandir o olhar sobre as coisas e pessoas, buscando soluções que atendam às demandas econômicas e sociais por meio da ciência. Nesse contexto, a Ciência de Alimentos encontrou na região um ambiente propício para estudos que possam fortalecer a soberania alimentar e promover a democratização de oportunidades que favoreçam desenvolvimento regional, crescimento econômico, geração de emprego e renda, uma vez que as pesquisas podem atuar com uma abordagem estratégica e sistêmica como um catalizador de mudanças que promovam bem-estar social. Portanto, o tema “Ciência de Alimentos” é relevante no contexto nacional, em especial, no que concerne ao Território em que se insere o Maciço de Baturité e demais regiões do Ceará. Uma região em desenvolvimento que precisa da capacitação de profissionais não somente tecnicamente bem habilitados, mas também conscientes de seus papéis diante da coletividade. Que sejam capazes de assumir, com responsabilidade, a missão de colaborar para que o processo de mudanças seja de fato de caráter prático, oferecendo melhorias para todos, sem devastar riquezas naturais, sociais e culturais. A Ciência de Alimentos é um campo multidisciplinar de conhecimento que tem como foco o estudo do alimento na sua totalidade desde a matéria-prima até o produto final. Envolve vários aspectos como físico-químicos, sensoriais, microbiológicos, bioquímicos, nutricionais, legislativos e tecnológicos, além do marketing, logística e gestão da qualidade. Assim, os profissionais, que atuam em alguma das etapas citadas, possuem um papel importante na qualidade da alimentação da população. Compete ao especialista em Ciência de Alimentos desempenhar as seguintes atividades profissionais: atuar como docente em instituições de ensino, respeitando a legislação específica; promover a disseminação e apropriação de tecnologias estudadas no curso que possam promover o desenvolvimento científico e tecnológico; exercer atividades no processamento e conservação de alimentos; criar/aplicar inovações e processos de alimentos com matérias-primas regionais; pesquisar e desenvolver produtos alimentícios; implementar e supervisionar programas de garantia da qualidade de alimentos; assessorar ou prestar consultoria em desenvolvimento de produtos alimentícios, capacitação de pessoal, qualificação de fornecedores, auditorias, gestão de programas de garantia da qualidade e adequação à legislação; atuar no sistema de vigilância sanitária, no setor varejista e de serviços de alimentação, e na área comercial e centrais de abastecimento e distribuição; elaboração de rotulagem para produtos alimentícios; adequação das empresas do setor alimentício quanto à legislação vigente; monitorar processos que visem à segurança alimentar e nutricional. Diante deste cenário, a proposta do curso de especialização em Ciência de Alimentos contribui para a capacitação da população do Maciço de Baturité e demais regiões do Ceará de forma a buscar a melhoria da renda e da qualidade de vida, tendo em vista que a agricultura de pequena escala – a horticultura e a fruticultura – e a exploração de grãos, caju e cana-de-açúcar estão entre as principais atividades. No entanto, o baixo nível tecnológico e a organização comercial dos produtores reduzem a competitividade da região. A proposta da especialização atende também a capital (Fortaleza) e região metropolitana, bem como parte do Sertão Central e de Canindé. Nesse sentido, a interdicisplinaridade na pesquisa em alimentos contribui de forma significativa mostrando as evidências científicas sob diferentes perspectivas, mas complementares para nortear ideias inovadoras. E foi nesta perspectiva que o presente livro foi idealizado, ainda em 2018, durante a disciplina de Projetos. O trabalho foi concretizado em 2020 após finalizar a 1ª turma, contactar os alunos para participar do livro e montar a equipe de organização. Em períodos distintos, mas igualmente importantes para a formação da 1ª Turma de Especialização em Ciências de Alimentos, as professoras Dra. Ana Cristina da Silva Morais e Dra. Mirele da Silveira Vasconcelos do campus de Baturité do IFCE foram coordenadoras do referido curso. Atualmente, no momento da escrita deste livro, o curso segue se preparando para ofertar uma nova turma com a coordenação da Prof.ª Dra. Josefranci Moraes de Farias Fonteles. Assim, este livro foi organizado pelas professoras Mirele da Silveira Vasconcelos; Ana Cristina da Silva Morais; Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida; Maria do Socorro de Assis Braun e Josefranci Moraes de Farias Fonteles, todas docentes da 1ª turma de especialização. Esta obra apresenta capítulos na forma de artigos científicos oriundos de pesquisas, a maioria originária do desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC), durante a disciplina de TCC ministrada pela prof.ª Dr.ª Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida na I Turma de Especialização em Ciências de Alimentos do campus de Baturité do IFCE. O presente projeto contou com o apoio do professor José Wally Mendonça Menezes, Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, do prof. Lourival Soares de Aquino (Diretor Geral do campus de Baturité), da prof.ª Maria do Socorro de Assis Braun, coordenadora de Pesquisa do campus de Baturité do IFCE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Marques, Marcia Alessandra Arantes, ed. Participação Política no Facebook e Twitter Comunicação Estratégica de Campanhas nas Eleições 2012 em Natal (RN). Bookerfield Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.53268/bkf22050700.

Full text
Abstract:
A prática da participação política digital com a apropriação do Facebook e Twitter em estratégias políticas eleitorais A cada quatro anos, os brasileiros vão às urnas eleger seus representantes a prefeito e vereadores. Um passo importante no exercício da cidadania e na renovação das esperanças por uma nação mais desenvolvida nos âmbitos social, econômico e político almejado por cada voto computado. A decisão sobre a quem depositar nossas expectativas não é tarefa fácil. Envolve, sobretudo, uma análise crítica dos programas de governo, da vida pregressa e das propostas de cada concorrente. Apesar de ainda existir uma certa apatia por parte dos cidadãos em relação à política, percebe-se que, por outro lado, em pleno século XXI, a comunicação sobre as práticas que envolvem as discussões e o métier nesse campo encontra terreno fértil em diferentes espaços públicos. Nesse sentido, na questão da busca pela informação, o cidadão tem, além das mídias tradicionais (jornal, rádio e televisão), um novo aporte tecnológico que é a internet. O que difere a web dessas outras mídias é justamente a possibilidade de produção de conteúdos sobre política pelos públicos (antes restrita aos profissionais da mídia de massa) e a capacidade de interação, de conversação digital, não-física entre candidatos e eleitores. Com isso, as práticas entre esses atores sociais convergem na mesma direção, com produção e difusão de conteúdo. Nesse processo, eleitores passam a ser colaboradores no jogo político quando divulgam ideias e opiniões dos candidatos de sua preferência para seu grupo social. No cerne desse contexto virtual e de disputa política, cabe ressaltar a participação dos cidadãos em sites de redes sociais, como Facebook e Twitter. Estas plataformas constituem espaços públicos que permitem a expressão e troca de opiniões, a interação entre os participantes e a divulgação de informações. Na propaganda eleitoral, o uso desses dispositivos integra as estratégias das campanhas e o seu dinamismo na questão tempo-espaço propicia agilidade na comunicação de conteúdos e a possibilidade de diálogo entre os que disputam uma eleição e os votantes. A adoção de sites de redes sociais como um novo canal de divulgação e promoção de propaganda política foi experimentada nas campanhas norte-americanas em 2008. No nosso entendimento, no Brasil, Facebook e Twitter foram significativos para potencializar as estratégias de campanha eleitoral em 2012. O Twitter teve um papel relevante ao pautar a mídia tradicional e, já em 2010, quando foram eleitos presidente, senadores, governadores, deputados federais e estaduais, complementou significativamente as ações de campanhas políticas digitais (OLIVEIRA, 2011). Nas eleições de 2012, a primeira de âmbito municipal com a apropriação de sites de redes sociais para APRESENTAÇÃO propaganda política, o Facebook foi considerado o que mais os candidatos a prefeituras brasileiras utilizaram para disseminar suas campanhas (AGGIO; REIS, 2013). A autorização dada pela Justiça Eleitoral brasileira para utilização da internet nas disputas políticas consta na Lei nº 12.034, de setembro de 2009, que reformulou conceitos sobre as bases da regulamentação da propaganda eleitoral na rede. A partir de então, os candidatos passaram a ter liberdade total para utilizar blogs, mensagens instantâneas e sites de redes sociais. Com a autorização da Justiça Eleitoral para a utilização dessas plataformas virtuais em propaganda política, candidatos a cargos eletivos buscaram o apoio de agências de comunicação para divulgar suas ações de campanha e escolher estratégias de marketing eleitoral visando otimizar suas imagens frente a públicos diversificados. Apesar do uso do site de rede social Orkut nas eleições de 2004, a regulamentação específica para o uso da internet em campanhas eleitorais é direcionada ao pleito de 2010 (pois antes a web era utilizada segundo a legislação de rádio e televisão) ou focada em campanhas online realizadas em outros países. Trata-se de mais uma oportunidade, para quem pleiteia um cargo político, de expressar ideias e propostas, de divulgar o ritmo cotidiano de campanha, além de compartilhar fatos e acontecimentos e, principalmente, dialogar e interagir com um público disposto a consumir informação política. Este livro, fruto de estudos desenvolvidos durante o mestrado no Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da UFRN, apresenta o contexto de campanhas e estratégias eleitorais adotadas pelos postulantes à Prefeitura do Natal (RN) ao incorporar os sites Facebook e Twitter como possíveis espaços de disseminação de informação política e interação com eleitores. Com isso, buscamos compreender as práticas de participação e de comunicação dos candidatos a prefeito e eleitores em plataformas de redes sociais virtuais nas Eleições 2012, considerada a primeira de âmbito municipal a se apropriar desses meios para propaganda política. Também procuramos verificar a maneira pela qual se concretizou o relacionamento entre os que disputaram a cadeira do executivo municipal potiguar em 2012 e seus eleitores. Além disso, a obra busca analisar quais foram os tipos de questionamentos e demandas direcionados aos candidatos e qual foi o posicionamento adotado ao responder os comentários deixados nas postagens. Outro enfoque deste trabalho é verificar a frequência com que os concorrentes se comunicaram com seus eleitores e que tipo de informação política foi disponibilizado nessas redes. Podemos inferir que a chegada das campanhas eleitorais ao ciberespaço e seu uso na esfera política foram, inicialmente, de desconhecimento para os candidatos porque exigiram, como acreditamos que ainda continuam exigindo, mais engajamento, formação e capacitação para entender a funcionalidade e o potencial das redes sociais virtuais. Às vezes, mesmo os profissionais contratados e especializados no desenvolvimento de estratégias que objetivam conquistar a opinião pública não conseguem atender as expectativas de determinados candidatos, que por desconhecimento sobre o uso desses dispositivos, acreditam ser tarefa fácil garantir uma quantidade significativa de visualização das publicações e alcance das páginas. Numa campanha eleitoral, candidatos têm como uma das metas falar para um maior número de pessoas possível e conquistar a maior votação que puderem. Portanto, utilizam de todo o aparato técnico e tecnológico para atingir tal premissa. Os usuários precisaram de tempo para se adaptar às novas práticas de comunicação e interação oriundas desses ambientes digitais. Tempo para conhecer as funcionalidades dessas mídias e de familiarização com as linguagens e o novo contexto. A mudança social que emerge da reconfiguração das práticas de comunicação para o espaço público digital não depende especificamente dos meios, que são condição necessária, mas não suficiente para se alcançar essa mudança. Os próprios usuários, participantes ou agentes sociais que utilizam a mídia digital também têm comprometimento com essa mudança. Mesmo com a expansão de canais participativos, ainda cabe o questionamento sobre os efeitos políticos provenientes da comunicação digital. Ainda que existam mais espaços de expressão e discussão destinados aos eleitores, a contrapartida comunicacional do candidato é relevante, no sentido de que este leve em consideração as mensagens e contribuições enviadas por aqueles que escolhem quem irá representá-los na esfera municipal de governo. O que os cidadãos esperam, com a internet, é ter voz ativa e suas opiniões potencializadas em processos de tomada de decisão. Nas campanhas eleitorais isso não é diferente. O cidadão quer ser ouvido, quer ter sua participação valorizada nos espaços de redes sociais, quer se comunicar e interagir com seus candidatos. Ele quer a oportunidade de cobrar, fiscalizar e monitorar diariamente as ações de representantes eleitos pelo povo. Do outro lado, candidatos têm a oportunidade de disponibilizar, de forma constante, informações que estejam imbuídas de teor relevante politicamente e que possam propiciar diálogos com os eleitores no atendimento às demandas, no esclarecimento de dúvidas e na tessitura de comentários acerca do conteúdo publicado nos perfis virtuais. As práticas de comunicação vivenciadas no universo online são contemporâneas e as transformações oriundas do uso de tecnologias digitais na vida social, cultural, econômica e política ainda não são conhecidas em sua totalidade, nem mesmo a extensão dos graus de efeitos e consequências provenientes do seu uso, que dependem do modo como as pessoas as apropriam e para qual finalidade. Os pensamentos otimista e pessimista acompanham o incremento das tecnologias digitais na comunicação humana. O fato é que na política, a incorporação dessas ferramentas virtuais no escopo das estratégias de campanhas online é recente. Por isso, esta obra, diante da efervescência do cenário político brasileiro, busca tratar das práticas comunicativas estabelecidas entre candidatos e eleitores na realidade virtual. No que se refere a campanhas eleitorais, especialmente as de partidos pequenos, que dispõem de poucos recursos financeiros e de pouco espaço para visibilidade de suas ações, a internet e os sites de redes sociais são um instrumento de baixo custo. São espaços onde as informações podem ser difundidas em diferentes formatos (vídeos, fotos, links, texto) e propícios para discussões públicas. Em relação a 2010, podemos inferir que no Brasil, em 2012, as redes sociais foram utilizadas na propaganda política eleitoral e ganharam mais força nas eleições municipais para prefeito e vereadores em 5.565 municípios. Natal, capital do Rio Grande do Norte, com 528.364 eleitores, foi uma dessas cidades em que a campanha eleitoral também se projetou nas redes sociais. Seis candidatos disputaram os cargos à Prefeitura e 489 concorreram às 29 vagas disponíveis na Câmara de Vereadores. Nesta obra, o leitor poderá vivenciar e compreender como as práticas de comunicação, participação e interação foram concebidas no Facebook e Twitter pelos candidatos Carlos Eduardo (PDT), Fernando Mineiro (PT), Hermano Morais (PMDB), Robério Paulino (PSOL), Rogério Marinho (PSDB) e pelos eleitores potiguares. Nesta perspectiva, apresentamos um esboço da estrutura deste livro. Nossa abordagem, portanto, começa com uma discussão dos principais conceitos que norteiam esta análise. O primeiro capítulo versará sobre o tema da internet e da esfera pública, partindo das definições sobre o que é a esfera pública. Consideramos o ambiente online como um ambiente possível de aglutinação de uma esfera pública política, e das mudanças nesse contexto. Já o segundo capítulo abordará o tema central da análise desta obra, que é a participação política. Nele, trataremos dos conceitos de participação, do interesse pelo processo político e de algumas experiências participativas online. Outro conceito que é pertinente ao tema deste livro se refere à questão da visibilidade política no meio digital e da interação em ambientes midiáticos. Além disso, neste tópico será abordada ainda a questão da abrangência do Facebook e do Twitter no Brasil, suas características como meios de comunicação e particularidades da conversação nessas plataformas. A seguir, no quarto capítulo, nos dedicamos a explicar os procedimentos adotados para análise das práticas de participação entre candidatos e eleitores nas mídias sociais. No quinto capítulo serão apresentados os resultados desta análise qualitativa do conteúdo coletado no Facebook e no Twitter dos candidatos, com base em referenciais teóricos, o que nos possibilitará tecer comparações sobre o modo com que cada um se apropriou dessas plataformas e as formas de uso no marketing eleitoral, nas práticas de comunicação das ações de campanha e na interação. Ao mesmo tempo, analisaremos os questionamentos de eleitores endereçados aos candidatos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography