Academic literature on the topic 'Educação no governo Bolsonaro'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Educação no governo Bolsonaro.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Educação no governo Bolsonaro"

1

Agreli, Milene Soares, and Raul Aragão Martins. "VIOLÊNCIA DO GOVERNO BOLSONARO CONTRA AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA." Revista Debates Insubmissos 5, no. 17 (July 31, 2022): 47. http://dx.doi.org/10.32359/debin2022.v5.n17.p47-63.

Full text
Abstract:
O Estado brasileiro assume um caráter violento, ao deixar de lado a Constituição Brasileira e os Direitos Humanos fundamentais, e. g, o direito à educação gratuita e de qualidade, sob o governo do presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido). Para compreendermos essa situação, especialmente na área da Educação Superior, propomos uma pesquisa documental analítica do cenário contemporâneo no Brasil, por meio do levantamento das falas e das medidas dos ministros da educação Ricardo Vélez, Abraham Weintraub e Milton Ribeiro, do Governo Bolsonaro, publicadas no Diário Oficial da União (DOU), por jornais e por revistas eletrônicas e em canais (por exemplo, YouTube) entre os anos de 2019 e de 2020. Este levantamento foi realizado no período de maio de 2020 até fevereiro de 2021. O objetivo é compreender a violência do Estado brasileiro dirigida contra a Universidade pública por meio dos documentos que abordem, diretamente, questões referentes à Universidade e que desvelem a visão e a política destinada pelos ministros da educação do Governo Bolsonaro para a Educação Superior. Tomamos os arcabouços teóricos e científicos das áreas da Psicologia, da Filosofia, da Educação e da Sociologia, com os conhecimentos em específico dos sociólogos Jesse de Souza e Boaventura Souza Santos e do filósofo Byung-Chul-Han. Com esta análise, revelou-se na sociedade brasileira um cenário sombrio contra pesquisadores, docentes e discentes, que unem governo e a própria população, em um processo de desconstrução da educação pública e de qualidade bem como da ciência. Por justaposição a esse governo, soma-se a pandemia do coronavírus e a população brasileira encontra-se duplamente invadida e adoecida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cavalcanti, Cacilda Rodrigues, Eblin Farage, Franklin Douglas Ferreira, Raquel Dias, and Selma Maria Silva de Oliveira Brandão. "EDUCAÇÃO E CULTURA NA LUTA POR EMANCIPAÇÃO DA HUMANIDADE: ataques e resistências no governo Bolsonaro." Revista de Políticas Públicas 24 (September 16, 2020): 312–30. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v24nep312-330.

Full text
Abstract:
O papel da mídia na educação e formação da cultura de massa no Brasil e o desmonte da educação pública, do ensino superior e os rumos da política de ciência e tecnologia no governo Bolsonaro, sob o projeto do capital e a ascensão da extrema direita no Brasil. Analisa-se as lutas de resistência pela Educação Pública de qualidade no Brasil e os ataques do governo Bolsonaro, o programa Escola sem partido e, a partir de revisão bibliográfica e pesquisa documental, avalia-se as tendências da política educacional brasileira no Brasil atual. Para tanto, toma-se por base o pensamento político do italiano Antonio Gramsci, em especial, em sua contribuição para o entendimento da cultura e da ideologia nas lutas por hegemonia na sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dourado, Luiz Fernandes, Heleno Araújo, and Walison Maurício de Pinho Araújo. "FÓRUM NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO E CONAPE COMO ESPAÇOS DE LUTA E RESISTÊNCIA PROPOSITIVA NO BRASIL." Revista Inter Ação 47, no. 3 (January 3, 2023): 887–910. http://dx.doi.org/10.5216/ia.v47i3.74890.

Full text
Abstract:
O artigo pretende situar os atuais retrocessos nas políticas educacionais, consequências das medidas encaminhadas pelos Governos Federal Temer e Bolsonaro, com realce para o redesenho de políticas públicas educacionais destacando, neste contexto, a intervenção unilateral do Governo nos espaços de democracia participativa como o Fórum Nacional de Educação (FNE). Como contraposição, situa o movimento de construção e consolidação do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE, 2022) como processos de participação da sociedade civil no debate educacional nacional constituindo-se, portanto, como espaços coletivos de resistência e proposição de políticas educacionais. PALAVRAS-CHAVE: Conape. Educação. Resistência. Proposição. Direito à Educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cardoso Neto, Odorico Ferreira, and Egeslaine De Nez. "Governos Lula, Dilma e Bolsonaro: as políticas públicas educacionais seus avanços, reveses e perspectivas." Interação 21, no. 3 (July 25, 2021): 121–44. http://dx.doi.org/10.53660/inter-117-s201.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa o panorama da educação brasileira nos governos Lula, Dilma e Bolsonaro, no que tange aos avanços, reveses e projeções relacionadas às políticas públicas educacionais. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica e documental com abordagem de análise crítica. A justificativa para este estudo é o amplo debate na mídia e nas comunidades científicas, em nível nacional e internacional, sobre as políticas promovidas pelo governo atual que impactam nos rumos da educação. Finalmente, destaca-se que a pandemia gerou inércia a algumas ações e práticas no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Aguilar, Luis Enrique, and Eliacir Neves Franca. "A mudança de governo no Brasil e os efeitos nas políticas de Educação Superior: uma análise preliminar." Universidades 71, no. 85 (September 9, 2020): 53–64. http://dx.doi.org/10.36888/udual.universidades.2020.85.276.

Full text
Abstract:
O golpe parlamentar levado a cabo no Brasil em 2016 resultou no impeachment da presidenta Dilma Rousseff e na hegemonia de um grupo político alinhado aos postulados da extrema-direita. A partir de então as políticas públicas passam por ajustes ultraliberais que levaram ao desmonte de expressiva parte dos direitos sociais com o apoio do Congresso Nacional, uma vez que tal feito foi possível graças à aprovação da Emenda Constitucional. Em 2018 toma posse no cargo de Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, intensificando as ações que vinham sendo executadas por seu antecessor Michel Temer. Seu governo é marcado pela instabilidade política e por crises de grande envergadura. No campo das políticas educacionais, a agenda é direcionada para o desmonte da esfera pública e para a hipervalorização do setor privado. Este texto tem como objetivo discutir ações empreendidas no primeiro ano do Governo Bolsonaro no campo da Educação Superior. Para tanto, abordaremos a tentativa de criar a “Lava-Jato da Educação” e o corte de verbas das universidades federais. Podemos afirmar que o escopo e o curso de ação do Governo Bolsonaro são norteados pelas demandas e relações que se estabeleceram entre o Estado e o mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Solange Pereira da. "Impactos do Governo Bolsonaro em tempos de Coronavírus no Brasil (Bolsonaro government impacts on Coronavirus time in Brazil)." Revista Eletrônica de Educação 14 (October 29, 2020): 4355145. http://dx.doi.org/10.14244/198271994355.

Full text
Abstract:
This article aims to analyze the narratives at the moment of COVID-19 pandemic in the Brazilian scenario that directly affect health, education and the population in general. The problem that motivated the development of the text is based on the following question: how do the actions of the bolsonarista government in times of pandemic directly attack human life and produce readjustment of Brazilian education in the market logic? To carry out the research, we used the bibliographic research, the documental analysis and in the empirical field, we used the reports of the large media, due to the perspective of capturing, in real time, the discursive character of the talking subject, and to demonstrate that these reports can be used for the construction of knowledge, this one that is filtered and analyzed in the critical perspective. For the analyses, the theoretical foundations of the historical-dialectical materialism of Marx and Engels were used. It is concluded that the worsening of Brazilian political and religious fundamentalism by the conservative wing, together with the current president, minimize deaths and promote the attack on science and technology. Therefore, it is urgent to ensure the mobilization effort for the defense of public health, the strengthening of the Unified Health System (SUS) and free and universal public education, together with health workers, students as subjects and teachers and all education workers.ResumoO presente artigo tem por finalidade analisar as narrativas, em momento de pandemia da COVID-19 no cenário brasileiro, que afetam diretamente a saúde, a educação e a população de modo geral. O problema que motivou o desenvolvimento do texto se assenta no seguinte questionamento: Como as ações do governo bolsonarista em tempos de pandemia atentam diretamente para a vida humana e produz readequação da educação brasileira na lógica mercadológica? Para a realização da pesquisa, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, da análise; e no campo empírico, utilizou-se das reportagens da grande mídia, devido à perspectiva de captar, em tempo real, o caráter discursivo do sujeito falante, e demonstrar que essas reportagens podem ser usadas para a construção do conhecimento, deste que sejam filtradas e analisadas na perspectiva crítica. Para as análises, utilizou-se dos fundamentos teóricos do materialismo histórico-dialético de Marx e Engels. Conclui-se que o agravamento do fundamentalismo político e religioso brasileiro pela ala conservadora, juntamente com o atual presidente, minimizam as mortes e promovem o ataque à ciência e à tecnologia. Portanto, torna-se urgente garantir o esforço de mobilização pela defesa da saúde pública, o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) e a educação pública, gratuita e universal, juntamente com trabalhadores da saúde, alunos como sujeitos e professores e todos os trabalhadores da educação.Palavras-chave: Ideologias ultraliberais, COVID-19, Saúde, Educação.Keywords: Ultra-liberal ideologies, COVID-19, Health, Education.ReferencesANDES (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior). Orçamento da Educação sofre corte de R$ 5,83 bilhões 2019, 2 abr. 2019. Disponível em: https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/orcamento-da-educacao. Acesso em: 20 abr. 2020.ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior). MEC lança plataforma de monitoramento de ações do coronavírus nas instituições federais de ensino, 2020. Disponível em: http://www.andifes.org.br/mec. Acesso em: 20 abr. 2020.ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Manifesto ANPEd | Educação a Distância na Educação Infantil, não!, 2020. Disponível em: http://www.anped.org.br/news/posicionamento-sobre-o-parecer-do-cne-que-trata-da-reorganizacao-dos-calendarios-escolares Acesso em: 23 abr. 2020.BADIOU, Alain. Sobre a situação epidêmica. In: DAVIS, Mike et al. Coronavírus e a luta de classes. Terra sem Amos: Brasil, 2020. p. 35-47. Disponível em: https://www.ims.uerj.br/2020/03/30/coronavirus-e-a-luta-de-classes-livro-para-download/ Acesso em: 23 abr. 2020 BIHR, Lain. França: pela socialização do aparato de saúde na França. In. DAVIS, Mike et al. Coronavírus e a luta de classes. Terra sem Amos: Brasil, 2020. p. 25-30. Disponível em: https://www.ims.uerj.br/2020/03/30/coronavirus-e-a-luta-de-classes-livro-para-download/ Acesso em: 23 abr. 2020.BRASIL. Ministério da Fazenda. Secretaria do Tesouro Nacional. Aspectos Fiscais da Saúde no Brasil, 2018. Disponível em: https://www.tesouro.fazenda.gov.br. Acesso em: 20 abr. 2020.BRASIL. Senado Federal. Emenda Constitucional de n.º 55, de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 15 dez. 2016. https://www.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/127337. Acesso em: 20 abr. 2020.BRASIL. Medida Provisória n.º 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020a. Diário Oficial da União, Brasília, 1º abr. 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-. Acesso em: 23 abr. 2020.BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 5, de 30 de abril de 2020. Aprova diretrizes para escolas durante a pandemia. Diário Oficial da União, Brasília, edição 83, seção 1, p. 63, 4 maio 2020b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ . Acesso em: 24 abr. 2020.BRASIL. Ministério da Educação. Educação no mundo 4.0 é tema de debate virtual no MEC, 8 abril de 2020c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=88151 Acesso em: 29 abr. 2020.BRASIL. Ministério da Educação. Plataforma de monitoramento das instituições de ensino, 2020d. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/coronavirus/. Acesso em: 23 abr. 2020.BRASIL. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, n. 53, Seção 1, p. 39, 18 mar. 2020e. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 23 abr. 2020.BRASIL. Secretária do Tesouro Nacional. Aspectos Fiscais da Saúde no Brasil. Disponível em: http://www.tesouro.fazenda.gov.br. Acesso em: 23 abr. 2020. BBC NEWS. Após ano turbulento, por que 2020 será decisivo para a educação no Brasil, 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-50861806 Acesso em: 29 abr. 2020.CAMPANHA Nacional pelo Direito à Educação. Guia COVID-19: Educação e Proteção de crianças de adolescentes, 2020. Vol. 1. Disponível em: https://campanha.org.br/. Acesso em: 29 abr. 2020.CORONAVÍRUS: o mapa que mostra o alcance mundial da doença. BBC News Brasil, 20 abr. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51718755. Acesso em: 20 abr. 2020.EVANGELISTA, Olinda. Algumas indicações para o trabalho com documentos. In: SHIROMA, Eneida Oto. Dossiê: uma metodologia para análise conceitual de documentos sobre política educacional. Florianópolis, março de 2004. Disponível em: https://pt.scribd.com/document Acesso em: 08 mar. 2020.FRIGOTTO, Gaudêncio. Empresários mais ricos do Brasil: a ignorância, o cinismo e a ganância que matam Edição Especial: Revista Espaço e Economia. Dossiê Coronavírus - Parte I Ano IX, n. 17, 2020. Disponível em: https://journals.openedition.org/espacoeconomia/index.html. Acesso em: 28 mar. 2020FUNDAÇÃO LEMANN. Ações para fortalecer a aprendizagem no contexto do COVID-19, 2020a. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/public/noticias/. Acesso em: 24 abr. 2020.FUNDAÇÃO LEMANN. Comunicado sobre o COVID-19, 2020b. Disponível em https://fundacaolemann.org.br/public/noticias. Acesso em: 20 abr. 2020.HARVEY, David. O enigma do Capital: as crises do capitalismo. Tradução de João Alexandre Peschanski. São Paulo: Boitempo. 2011. 224pHARVEY, David. Política anticapitalista em tempos de COVID-19. In: DAVIS, Mike et al. Coronavírus e a luta de classes. Terra sem Amos: Brasil, 2020. p. 13-23. Disponível em: https://www.ims.uerj.br/2020/03/30/coronavirus-e-a-luta-de-classes-livro-para-download/ Acesso em: 23 abr. 2020.IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 496pINESC (Instituto de Estudos Socioeconômicos). O Brasil com baixa imunidade – Balanço do Orçamento Geral da União 2019, Brasília, 2020. Disponível em: https://www.inesc.org.br. Acesso em: 20 abr. 2020.MARX. Karl. Manuscrito econômico filosófico. 3. reimpr. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2008. 175pMARX, Karl. Manifesto do Partido Comunista. 3. ed. Tradução de Edmilson Costa. São Paulo: Edipro, 2015. 112pMURAKAWA, Fabio. Vai morrer muito mais gente por uma economia que não anda do que por coronavírus, diz Bolsonaro. Valor Econômico, Brasília, 17 mar. 2020. Disponível em: https://www.valor.globo.com. Acesso em: 24 abr. 2020.NERI, Marcelo. Sumário-Executivo. Qual foi o impacto da crise sobre a pobreza e distribuição de renda, 2008. Disponível em: https://www.bibliotecadigital.fgv.br. Acesso em: 24 abr. 2020.PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Miséria privada 3,8% dos brasileiros de condições básicas de vida, 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pnud Acesso em: 04 maio 2020.REIMERS, Fernando M.; SCHLEICHER, Andreas. Um roteiro para guiar a resposta educacional à Pandemia da COVID-19 de 2020 – OCDE-Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Económico, 1 de março de 2020. Tradução de Raquel de Oliveira. Rev. Claudia Constin, Teresa Pontual. Disponível em: https://ceipe.fgv.br/publicacoes. Acesso em: 20 abr. 2020.SANTOS, Isabela Soares; VIEIRA, Fabiola Sulpino. Direito à saúde e austeridade fiscal: o caso brasileiro em perspectiva internacional. Ciênc. Saúde Coletiva [on-line], v. 23, n. 7, p. 2303-2314, 2018. ISSN 1413-8123. doi.org/10.1590/1413-81232018237.09192018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php. Acesso em: 20 abr. 2020.SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 304p.e4355145
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santana, Gabriel do Nascimento. "A construção de discursos antidemocráticos no governo Bolsonaro." Cadernos de Linguística 2, no. 4 (November 5, 2021): e542. http://dx.doi.org/10.25189/2675-4916.2021.v2.n4.id542.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo central descrever e analisar os mecanismos sociointeracionais empreendidos na fala do ex-ministro da educação Abraham Weintraub durante reunião ministerial do dia 22 de abril de 2020, visando a desvelar em sua fala os modos pelos quais o sujeito desse discurso ratifica uma identidade coletiva de um grupo ideologicamente alinhado ao bolsonarismo. O aparato teórico deste estudo se baseia primordialmente nos conceitos gerais da Sociolinguística Interacional e da Análise da Conversação, tomando como fenômenos centrais a sociocognição como processo retórico-discursivo e as estratégias de (im)polidez como recursos de categorização e identificação cultural. Para a composição dos dados de análise, utilizou-se a transcrição oficial da Justiça Federal e vídeo publicado na íntegra pelo veículo jornalístico UOL. Adotamos uma postura etnometodológica acerca dos dados, voltada para a estruturação da “ação social” nas interações cotidianas (GARFINKEL, 1967). Pretendeu-se, assim, investigar não apenas estruturas linguísticas, mas principalmente o que os participantes estão fazendo na interação e como eles sinalizam textual-discursivamente o que estão fazendo. Concluiu-se que o discurso de Weintraub promove uma anulação da diversidade cultural brasileira e o enfraquecimento das instituições democráticas da República por meio de estratégias sociointeracionais de (im)polidez que constroem um apelo retórico-discursivo e narrativo em torno de uma suposta identidade coletiva bolsonarista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Grossi, Miriam Pillar, and Alexandra Eliza Vieira Alencar. "Direitos Humanos, Antropologia e Educação: revisitando o passado e avançando na caminhada por uma educação antidiscriminatória." Cadernos de Gênero e Diversidade 6, no. 1 (April 16, 2020): 148. http://dx.doi.org/10.9771/cgd.v6i1.36207.

Full text
Abstract:
<p><span>Este dossiê tem por objetivo apresentar resultados do projeto <em>Direitos Humanos, Antropologia, Educação: experiências de formação em Gênero e Diversidades</em>, financiado pelo Edital 38/2017 - Educação em Direitos Humanos da CAPES em parceria com a Secretaria de Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC), extinta no governo Bolsonaro, em 2019.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Nez, Egeslaine de, Odorico Ferreira Cardoso Neto, and Warley Carlos de Souza. "Brasil entre o passado e o futuro: o que temos e o que queremos." Ensino em Re-Vista 28 (October 21, 2021): e056. http://dx.doi.org/10.14393/er-v28a2021-56.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva discutir o que sentimos falta com relação às mudanças no sistema educacional brasileiro, levando em conta os dados existentes nos últimos governos (Bolsonaro, Dilma e Lula), especificamente sobre a Educação Básica e Superior. Metodologidamente, é um ensaio teórico (pesquisa bibliográfica e documental) com abordagem de análise crítica. A justificativa para esse estudo são as políticas promovidas pelo governo atual que provocam, em nível nacional e internacional, um amplo debate na mídia e nas comunidades científicas. Além de uma possibilidade de refletir sobre o contexto da pandemia e as inseguranças geradas pela ausência de ações governamentais. O levantamento identifica que não há um sistema nacional que coordene as responsabilidades pela educação brasileira. Além disso, há extrema confusão no atual governo, falta investimento público, disputa de um projeto político-ideológico, entre outros fatores que impossibilitam a gestão da educação no país de forma democrática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Antônio da Silva, Renan, Pedro Demo, Maria Cecília de Souza Minayo, and Felipe Freitas de Araújo Alves. "BRASIL ENTRE O PASSADO E O FUTURO: O QUE TEMOS E O QUE QUEREMOS – MÉTODO DIALÓGICO." Revista Ciência Plural 8, no. 2 (February 20, 2022): 1–22. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n2id27941.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva discutir o que sentimos falta com relação às mudanças no sistema educacional brasileiro (via método dialógico), levando em conta os dados existentes nos últimos governos (Bolsonaro, Dilma e Lula), especificamente sobre a Educação Básica e Superior. Metodologicamente, é um ensaio teórico (pesquisa bibliográfica e documental) com abordagem de análise crítica. A justificativa para esse estudo são as políticas promovidas pelo governo atual que provocam, em nível nacional e internacional, um amplo debate na mídia e nas comunidades científicas. Além de uma possibilidade de refletir sobre o contexto da pandemia e as inseguranças geradas pela ausência de ações governamentais. O levantamento identifica que não há um sistema nacional que coordene as responsabilidades pela educação brasileira. Além disso, há extrema confusão no atual governo, falta investimento público, disputa de um projeto político-ideológico, entre outros fatores que impossibilitam a gestão da educação no país de forma democrática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Educação no governo Bolsonaro"

1

Santos, Lucimeire dos. "Representações e percepções da sustentabilidade socioambiental na imprensa brasileira. O caso do jornal Folha de São Paulo no primeiro semestre de governo Bolsonaro." Master's thesis, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2021. http://hdl.handle.net/10400.5/21486.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, vertente de Jornalismo
Esta investigação propõe-se a caracterizar as representações midiáticas relativas à cobertura sobre sustentabilidade socioambiental do jornal Folha de São Paulo no primeiro semestre de governo Bolsonaro – 1º de janeiro a 30 de junho de 2019 –; a identificar e compreender o processo de construção noticiosa e os critérios de noticiabilidade mais empregados pelo jornal; e a verificar a percepção de informadores qualificados sobre a influência das representações midiáticas na tomada de decisão sobre questões socioambientais. A abordagem metodológica é mista, baseada na análise de conteúdo quantitativa e em entrevistas semiestruturadas com informadores qualificados e emissores da cobertura. A pesquisa ampara-se na perspectiva construtivista da Comunicação Social, no modelo do Framing e nas teorias do Newsmaking, Gatekeeping e Agenda-building. Os resultados demonstram que a cobertura realça um quadro de insustentabilidade socioambiental no Brasil, salientando problemas e preocupações sociais. Além dos desastres socioambientais, tópico mais abordado no período, o noticiário enfatiza negatividade, desvio, conflito e controvérsia em assuntos de gestão e políticas públicas no governo Bolsonaro. Destaca o negacionismo, evidenciando e/ou sugestionando a desestruturação do arcabouço legal e administrativo de meio ambiente federal, além de mudanças históricas no papel internacional do Brasil em questões pró-ambiente. Na configuração da Agenda-building, percepções de informadores qualificados indicam influência da cobertura midiática sobre as agendas públicas e de decisores políticos. Como critérios de noticiabilidade mais empregados na cobertura, o estudo identifica: “novidade, atualidade, negatividade, importância, interesse, relevância, crise, inesperado, conflito, controvérsia, desvio, impacto/magnitude, consequência, proximidade/significância, personalização, referência a pessoas de elite e a elite do poder”. A pesquisa sugere renovação do interesse midiático sobre sustentabilidade socioambiental no Brasil, impulsionada pela agenda anacrônica do governo Bolsonaro, mas demonstra limitações geográficas na cobertura do jornal Folha de São Paulo, reduzido destaque ao tema em espaços mais relevantes do jornal e baixo protagonismo de grupos indígenas, quilombolas e campesinos.
This research is focused on characterizing the media representations related to the socio-environmental sustainability coverage of the Folha de São Paulo newspaper in the first semester of Bolsonaro government – January 1 to June 30, 2019; to identify and understand the process of news construction and the news-values most used by the newspaper; and to verify the perception of qualified informants about the influence of media representations in decision-making on socio-environmental issues. The methodological approach is mixed, based on quantitative content analysis and semi-structured interviews with qualified informants and emitters of the coverage. The research is anchored in the constructivist perspective of Social Communication, in the Framing analysis model and the theories of Newsmaking, Gatekeeping and Agenda-building. The results demonstrate that the coverage highlights a frame of socio-environmental unsustainability in Brazil, highlighting problems and social concerns. In addition to socio-environmental disasters, a topic most discussed in the period, the news emphasizes negativity, deviance, conflict and controversy in matters of management and public policies under the Bolsonaro government. It highlights denialism, evidencing and/or suggesting the disruption of the federal legal and administrative environment framework, in addition to historical changes in Brazil's international role in pro-environment issues. In the configuration of Agenda-building, perceptions of qualified informants indicate the influence of media coverage on public and policy makers agendas. As the most used news-values, the study identifies: “novelty, timeliness, negativity, importance, interest, relevance, crisis, unexpected, conflict, controversy, deviance, impact/magnitude, consequence, proximity/significance, personalization, reference to elite people and the power elite”. The research suggests renewed media interest in socio-environmental sustainability in Brazil, stimulated by the anachronistic agenda of the Bolsonaro government, but demonstrates geographical limitations in the Folha de São Paulo coverage, reduced emphasis on the topic in the most relevant spaces of the newspaper and low protagonism of indigenous groups, quilombolas and peasants.
N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Araújo, Raimundo Luiz Silva. "Financiamento da educação básica no governo Lula : elementos de ruptura e de continuidade com as políticas do governo de FHC." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2007. http://repositorio.unb.br/handle/10482/2958.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
Submitted by Aline Jacob (alinesjacob@hotmail.com) on 2010-01-05T23:31:21Z No. of bitstreams: 1 2007_RaimundoLuizSilvaAraujo.pdf: 519219 bytes, checksum: 8a0072d050619831ae242d17d52b6ec1 (MD5)
Approved for entry into archive by Daniel Ribeiro(daniel@bce.unb.br) on 2010-01-06T00:39:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007_RaimundoLuizSilvaAraujo.pdf: 519219 bytes, checksum: 8a0072d050619831ae242d17d52b6ec1 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-01-06T00:39:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007_RaimundoLuizSilvaAraujo.pdf: 519219 bytes, checksum: 8a0072d050619831ae242d17d52b6ec1 (MD5) Previous issue date: 2007-04-02
Este estudo buscou identificar a solidez e a durabilidade dos pressupostos teóricos baseados na submissão do projeto educacional ao projeto de ajuste estrutural do capitalismo mundial, aceitos e defendidos pelo governo Fernando Henrique Cardoso. Nosso objetivo foi identificar na política de financiamento da educação básica proposta pelo primeiro Governo Lula, elementos de ruptura ou de continuidade com esses pressupostos. Em 2006 foi promulgada a Emenda Constitucional nº. 53 que criou o FUNDEB, estabelecendo um novo padrão de financiamento da educação básica. A EC nº. 53 não representou uma ruptura com a dinâmica de descentralização das políticas educacionais aplicada pelo governo anterior, mantendo inalteradas as competências entre os entes federados, inclusive utilizando uma interpretação bastante restritiva delas. Há ruptura com a focalização no ensino fundamental. A EC estabelece um fundo único para toda a educação básica. A proposta da União que excluía as matrículas de creche foi superada por pressão da sociedade civil. O papel constitucional da União não sofreu alteração. Manteve-se um papel suplementar e emergencial. Porém, foi uma ruptura parcial a elevação dos recursos de complementação da União, especialmente a inclusão de participação percentual de no mínimo 10% a partir do quarto ano de vigência do FUNDEB. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study tried to identify the solidity and the durability of the theoretical presuppositions based on the submission of the education project to the structural adjustment project of the world capitalism, accepted and defended by the Fernando Henrique Cardoso’s Government. Our aim was to identify, in the financing policy of the basic education proposed by Lula’s Government, elements of rupture or of continuity with that presuppositions. In 2006, it was promulgated the Constitutional Amendment (AC) number 53, which creates the FUNDEB and that established a new financing pattern of the basic education. The Amendment number 53 didn’t represent a rupture with the dynamic of the decentralization of the education policy implemented by the prior government, keeping unaffected the competences among the federated entities, including utilizing an interpretation very restrictive of them; that is, inhibiting the occurrence of the “competence’s invasion”, which is, in many cases, the only possibility of the citizen to see guaranteed his/her right to the public and free education. There is a rupture with the focalization on the fundamental education. The AC establishes an only fund to all basic education. The proposal of the Union that excluded the enrollments at the crèches was defeated because of the pressure of the civil society. The Union constitutional role didn’t suffer changes. It kept to be a supplemental and emergency role. Nevertheless, it was a partial rupture the increase of the Union complementary resources, especially the inclusion of the percentage participation of at least 10% starting from the fourth year of the FUNDEB validity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferreira, Eliza Bartolozzi. "A educação profissional no planejamento plurianual do Governo FHC." Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. http://hdl.handle.net/1843/HJPB-6NEEUH.

Full text
Abstract:
Esta tese pesquisou as políticas de gestão econômica e educacional configuradas nos planejamentos plurianuais realizados pelo Governo FHC, definidos como instrumentos de planejamento de médio prazo para o período de 1996-1999 e 2000-2003. Com o objetivo de identificar a relação de interseção entre a política educacional e a política de emprego, foram analisados os documentos do Poder Executivo: o PPA Brasil em Ação (1996-1999) e o Avança Brasil (2000-2003), e a legislação pertinente. Realizou-se, também, um levantamento dos trabalhos produzidos pelo IPEA referentes aos temas de planejamento plurianual, educação profissional e políticas públicas de emprego e renda, visto que esse órgão tem por função auxiliar o governo na formulação e na implantação de políticas públicas. A lógica que norteou a investigação dos documentos foi a análise interna dos planejamentos plurianuais e dos programas inseridos nele, de modo a ressaltar os argumentos, os compromissos, a estrutura dos programas de educação profissional no interior da política macroeconômica planejada pelo Governo FHC. Dessa forma, foram destacados a origem, o conteúdo e o processo de execução da educação profissional conduzida pelo Ministério da Educação (Proep) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (Planfor). A análise do Proep conclui sobre o impacto limitado dessa política pública nos aspectos financeiro, social e pedagógico. O Planfor atende precariamente os princípios da focalização aos mais pobres, de descentralização e parceria com entidades privadas. A análise dos planejamentos plurianuais mostrou que a debilidade do governo na organização da política da educação profissional está, sobretudo, na incapacidade de formular (e, conseqüentemente, de executar) políticas públicas integradas, incapacidade provocada pela dificuldade de tratar os problemas na sua materialidade radical, transformando-os, portanto, em política compensatória, pois o fim último é manter o processo histórico de acumulação capitalista, no qual o País ocupa uma posição semiperiférica. Assim, os meios planejados sofrem de uma fragmentação congênita. Não se pode dizer, portanto, que há uma defasagem estrutural entre educação e desenvolvimento no País, pois as políticas públicas em educação profissional seguiram um rumo determinado pela racionalidade econômica hegemônica no período histórico da globalização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Flávia Pacheco da. "Do governo da alma ao governo do corpo : a religião nos discursos da enfermagem." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/70765.

Full text
Abstract:
O estudo analisa discursos sobre religião e religiosidade no campo da enfermagem, considerando as condições de possibilidade de sua emergência e o modo pelo qual se entrelaçam aos demais discursos da profissão, identificando como as enfermeiras utilizam tais saberes para produzir determinados efeitos na vida dos pacientes. Para articular tal discussão, utilizo artigos publicados em revistas científicas de enfermagem, localizados através dos descritores religião e religiosidade, no período de 1935 a 2010. Na tentativa de realizar uma das possíveis leituras destes discursos, utilizo a Análise Textual, associada com o pósestruturalismo, apoiada em noções e conceitos propostos por Michel Foucault. Os discursos que emergiram das revistas possibilitaram a construção de três categorias: Ser para servir: a enfermeira uma profissional cristã; O cuidado holístico: a religião no discurso científico; e O governo do corpo: a religião como estratégia biopolítica. A pesquisa destaca as revistas de enfermagem como importantes artefatos da mídia que proporcionam a circulação de saberes que investem na produção da identidade da enfermeira, constituindo sujeitos, governando, influenciando e ensinando um modo correto de ser e agir. Desta forma, através de relações de poder e saber, as revistas constituem enfermeiras, que além de governarem pacientes governam a si mesmas já que é difícil pensar de outra forma.
The study examines speeches about religion and religiosity in the nursing area, taking into consideration its emergence possibility and the mode by which intertwine with other speeches of the profession, identifying how nurses use such knowledge to produce certain effects in the lives of patients. In order to articulate such discussion I made use of articles published in scientific journals of nursing science, found through the religion and religiosity tags in the period between 1935 and 2010. In an attempt to perform one of the possible readings of these speeches, I made use the Textual Analysis, associated with post-structuralism, supported by notions and concepts proposed by Michel Foucault. The speeches that have emerged from the journals allowed the construction of three categories: One to serve: the nurse as a Christian professional; The holistic care: religion in scientific discourse; and the controlling of the body: religion as biopolitics strategy. The research highlights the nursing journals as important media artifacts that provide the circulation of knowledge, which invest in the production of the identity of the nurse, building subjects, ruling, influencing and teaching a correct way of being and of acting. This way, through power relations and through knowledge, the journals make nurses, who in addition to controling patients, control themselves since it is difficult to think otherwise.
El estudio examina discursos sobre religión y religiosidad en el campo de la enfermería, teniendo en cuenta las condiciones de posibilidad de su aparición y el modo en que se entrelazan con otros discursos de la profesión, determinando cómo enfermeras utilizan esos conocimientos para producir determinados efectos en la vida de los pacientes. Para articular tal debate, he utilizado artículos publicados en revistas científicas de enfermería, ubicados a través de descriptores religión y religiosidad en el período de 1935-2010. En un intento de realizar una de las posibles lecturas de estas intervenciones, he utilizado el Análisis Textual, asociado con el posestructuralismo, con el apoyo de nociones y conceptos propuestos por Michel Foucault. Las intervenciones que han surgido de revistas permitieron la construcción de tres categorías: Uno a servir: la enfermera como una profesional cristiana; La atención integral: religión en el discurso científico; y El gobierno del cuerpo: la religión como estrategia biopolítica. La encuesta pone de relieve las revistas de enfermería como artefactos de importantes medios de comunicación que proporcionan la circulación del conocimiento que se invierten en la producción de la identidad de la enfermera, que constituyen sujetos, sentencia, influyen y enseñan la forma correcta de ser y de actuar. De esta manera, a través de las relaciones de poder y de aprender, las revistas son enfermeras, que además de regir los pacientes gobiernan a sí mismas ya que es difícil pensar lo contrario.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ribeiro, Tiago Magalhães. "Governo ético-político de usuários de maconha." Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2016. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5186.

Full text
Abstract:
Submitted by Silvana Teresinha Dornelles Studzinski (sstudzinski) on 2016-04-18T17:43:22Z No. of bitstreams: 1 Tiago Magalhães Ribeiro_.pdf: 3568423 bytes, checksum: 3b3c01923a2e97d9add6452ea85ceb79 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-04-18T17:43:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tiago Magalhães Ribeiro_.pdf: 3568423 bytes, checksum: 3b3c01923a2e97d9add6452ea85ceb79 (MD5) Previous issue date: 2016-02-29
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Esta tese teve por objetivo deslindar aspectos de uma história da subjetividade de usuários de maconha no Brasil mediante descrições e análises de racionalidades e de tecnologias de governo ético e de governo político que conformam diferentes processos de educação mediante a formação de sujeitos. Para tal, realizou-se uma pesquisa empírica que buscou compreender, de um lado, como o uso de maconha foi constituído, no Brasil de início a meados do século XX, enquanto problema pensável e administrável, com a produção, principalmente na psiquiatria e na medicina, de saberes sobre essa droga, seus usos e usuários, o que permitiu um avanço dos controles sociais sobre as práticas de alteração de consciência por meio do uso dessa substância. De outro lado, esta pesquisa visou compreender como esse processo de objetivação de sujeitos e de suas práticas em discursos de verdade se relaciona com os modos pelos quais, neste início de século XXI, consumidores de maconha problematizam e atuam sobre si mesmos e sobre os outros, procurando se constituir como sujeitos de suas práticas de alteração de consciência. A partir de fontes de pesquisa que vão de estudos médicos e psiquiátricos a interações entre usuários de maconha em um fórum virtual na internet, e fazendo uso de ferramentas analíticas elaboradas por Michel Foucault, notadamente a noção de “governamentalidade” entendida como superfície de contato entre o governo de si e o governo dos outros, analisou-se discursos e práticas de controle e autocontrole, identificando-se como racionalidades e tecnologias de governo policial e de governo liberal das condutas de usuários dessa droga incidiram e incidem diferencialmente sobre sujeitos usuários de maconha, tendo em vista, sobretudo, suas posições de “classe” e de “raça”. Os resultados da investigação apontaram, ainda, para uma coexistência de governamentalidades nas formas de gestão do uso de maconha no Brasil: de um lado, problematização e governo policial das condutas de traficantes e usuários pobres; de outro, possibilidades de resistência liberal, de estilização de autocontroles e propugnação de formas de autogoverno por usuários de classes médias e altas. Concluiu-se que o sujeito usuário de maconha foi construído historicamente, no Brasil, entre o início e o meado do século XX, como um sujeito patológico e criminógeno. Tal subjetividade tem sido contestada e reelaborada, principalmente neste início de século XXI, em nosso país, no marco da emergência de racionalidades e tecnologias liberais e neoliberais de governo das condutas, de modo a conformar um sujeito usuário de maconha auto controlado e gestor de si. Essa produção de subjetividade, contudo, se encontra limitada: teoricamente, pela dificuldade de se fundar uma ética em uma ideia de autonomia como pleno controle de si, e, praticamente, pelos profundos recortes e divisões socioeconômicas que caracterizam a sociedade brasileira.
This thesis aims to investigate aspects of a history of subjectivity of marijuana users in Brazil by means of descriptions and analyses of rationalities and technologies of both ethical government and political government which ones conform different processes of education by means of formation of subjects. In order to do that, an empirical research was carried out to understand, on the one hand, how the use of marijuana was constituted in Brazil from the beginning to the middle of the 20th century as a thinkable and manageable problem, with the production of knowledges about this drug, particularly in the fields of psychiatry and medicine, thus leading to the advancement of social controls over the practices of alteration of consciousness with the use of that substance. On the other hand, this research aims to understand how such process of objectivation of subjects and their practices in discourses of truth is related to the ways through which, in the beginning of the 21st century, marijuana consumers problematize and act on themselves and the others in an attempt to constitute themselves as subjects of their practices of alteration of consciousness. From research sources ranging from medical and psychiatric studies to interactions between marijuana users in a virtual forum on internet, and by using analytical tools designed by Michel Foucault, particularly the notion of ‘governmentality’, understood as a surface of contact between the government of the self and the government of the others, discourses and practices of control and self-control have been analyzed, enabling the identification of the ways in which rationalities and technologies of police government and liberal government of the conducts of marijuana users differently affected and still affect those subjects, especially considering their class and race positions. The results of the investigation have also pointed out the coexistence of governmentalities in the form of management of marijuana use in Brazil: on the one hand, problematization and police government of the conducts of drug dealers and poor users; on the other hand, possibilities of liberal resistance, stylization of self-controls and defense of forms of self-government by middle and upper class users. It has been concluded that the marijuana user was historically produced in Brazil between the beginning and the middle of the 20th century as a pathological and criminal subject. Such subjectivity has been challenged and reconstructed in our country, especially in the beginning of the 21st century, with the emergence of liberal and neoliberal rationalities and technologies of government of conducts, thus modeling a self-controlled, self-manager marijuana user subject. This production of subjectivity, however, is limited: theoretically, due to the difficulty to found an ethics on the idea of autonomy as total control of the self and, in practice, because of the deep socioeconomic cuts and divisions that characterize the Brazilian society.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Seré, Quintero Cecilia. "Políticas do corpo e governo da cidade." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2014. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129570.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.
Made available in DSpace on 2015-02-05T21:15:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 328482.pdf: 1408611 bytes, checksum: b278576828ab88695db14db8ac2e37ff (MD5) Previous issue date: 2014
A modernidade traz consigo uma nova forma de articular a vida e a política e, nesse âmbito, ocupa-se do corpo. Uma política da vida procura organizar e maximizar a vida da população ao mesmo tempo em que também se desdobra em uma intervenção sobre o corpo individual. A forma em que o corpo se articula na política moderna constitui o escopo de maior envergadura deste trabalho, traduzindo-se em uma análise sobre a politização do corpo e a organização do espaço público em Montevidéu, capital da República Oriental do Uruguai, no contexto de reconstrução democrática do país, entre 1985 e 1990, logo após finalizada a última ditadura cívico-militar. O trabalho procura compreender como a política contemporânea resolve e organiza a contingência do corpo, cuja fórmula mais recente parece se reduzir aos parâmetros da administração e da gestão. O retorno à democracia se constitui como momento propício para tal indagação na medida em que supõe uma reorganização nacional que se desdobra também em um reordenamento urbano. A cidade de Montevidéu, principal centro urbano do país tanto em termos populacionais quanto econômicos, políticos e culturais, se apresenta como uma via importante para indagar as formas políticas contemporâneas do Uruguai. Na medida em que se observa a necessidade de um espaço onde localizar o funcionamento da política, a cidade se configura como mote para pensar a articulação entre vida e política. A cidade moderna figura, portanto, como um espaço que, sendo objeto de intervenção governamental, alcança a forma em que se põe em jogo a relação entre vida e política, relação na qual se organiza, consequentemente, uma corporalidade urbana. A pesquisa tomou um caminho arqueológico, percorrendo discursos elaborados pelos organismos estatais que mais evidenciaram a organização do corpo no espaço urbano. Trabalhou-se com documentos elaborados pela Comisión Nacional de Educación Física, revistas e propostas curriculares elaborados nesse período, os quais foram postos em diálogo, conforme a escolha metodológica da pesquisa, com documentos de outros organismos governamentais (Intendencia Municipal de Montevideo, Administración Nacional de Educación Pública, Diarios de Sesiones de Camaras Parlamentarias). Adentrando nessas discursividades, procuramos identificar pontos de encontro e dispersão, disputas e consensos, referenciando-os no interior das condições políticas, sociais e históricas nas quais foram possíveis tais enunciações. Como oportunidade para analisar criticamente as leituras políticas do corpo predominantes na modernidade, com esta pesquisa espera-se contribuir para a análiseconceitual e as aplicações e consequências práticas de políticas governamentais desenvolvidas sobre a cidade e a cidadania. Procura-se assim, contribuir com a análise crítica do passado recente, de forma a pensar não apenas o presente, mas também a sua crítica.

Resumen : La modernidad trae consigo una nueva forma de articular vida y política y, en ese ámbito, se ocupa del cuerpo. Una política de la vida procura organizar y maximizar la vida de la población al mismo tiempo en que también se despliega como una intervención sobre el cuerpo individual. La forma en que el cuerpo se articula en la política moderna se constituye como el principal alcance de este trabajo, traduciéndose en un análisis sobre la politización del cuerpo y la organización del espacio público en Montevideo, capital de la República Oriental del Uruguay, en el contexto de reconstrucción democrática del país, entre 1985 y 1990, luego de finalizada la última dictadura cívico-militar. El trabajo procuró comprender cómo la política contemporánea resuelve y organiza la contingencia del cuerpo, cuya fórmula mas reciente parece reducirse a los parámetros de la administración y la gestión. El retorno a la democracia se constituye como un momento propicio para tal indagación, en la medida en que supone una reorganización nacional que se desdobla también en un reordenamiento urbano. La ciudad de Montevideo, principal centro urbano del país tanto en términos poblacionales como económicos, políticos y culturales, se presenta como una vía importante para indagar las formas políticas contemporáneas de Uruguay. En la medida en que se observa la necesidad de una espacio donde localizar el funcionamiento de la política, la ciudad se configura como significativa para pensar la articulación entre vida y política. La ciudad moderna figura, por tanto, como un espacio que, siendo objeto de intervención gubernamental, alcanza la forma en que se pone en juego la relación entre vida y política, relación en la cual se organiza, consecuentemente, una corporalidad urbana. La pesquisa tomó un camino arqueológico, recorriendo discursos elaborados por aquellos organismos estatales que mayormente evidenciaron la organización del cuerpo en el espacio urbano. Se trabajó con documentos elaborados por la Comisión Nacional de Educación Física, revistas y propuestas curriculares elaboradas en ese período, los cuales fueron puestos en diálogo, conforme la elección metodológica de la investigación, con documentos de otros organismos gubernamentales (Intendencia Municipal de Montevideo, Administración Nacional de Educación Pública, Diarios de Sesiones de Cámaras Parlamentarias). Adentrando en esas discursividades, procuramos identificar puntos de encuentro y dispersión, disputas y consensos, referenciándolos al interior de las condiciones políticas, sociales e históricas en las cuales fueron posibles tales enunciaciones. Como oportunidad para analizar críticamente las lecturas políticas del cuerpopredominantes en la modernidad, con esta investigación se espera contribuir en el análisis conceptual y las aplicaciones y consecuencias prácticas de políticas gubernamentales desarrolladas sobre la ciudad y la ciudadanía. Se procura, así, contribuir con el análisis crítica del pasado reciente, de forma tal de pensar no apenas el presente, sino también su crítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pompeu, Ana Lúcia. "Do palanque à lei : legislação para a educação básica no governo Lula." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/3940.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
Submitted by Larissa Ferreira dos Angelos (ferreirangelos@gmail.com) on 2010-03-05T19:52:25Z No. of bitstreams: 1 Do palanque à lei.pdf: 525639 bytes, checksum: 3f57ceace9ac2d6fb100189e9caf26ca (MD5)
Approved for entry into archive by Lucila Saraiva(lucilasaraiva1@gmail.com) on 2010-03-10T01:38:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Do palanque à lei.pdf: 525639 bytes, checksum: 3f57ceace9ac2d6fb100189e9caf26ca (MD5)
Made available in DSpace on 2010-03-10T01:38:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Do palanque à lei.pdf: 525639 bytes, checksum: 3f57ceace9ac2d6fb100189e9caf26ca (MD5) Previous issue date: 2009-03-12
Eleito, em 2002, para o primeiro mandato presidencial de um candidato oriundo das classes trabalhadoras no Brasil, Lula levou para o poder os projetos de reformas construídos de forma popular e participativa pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e por diversas organizações e movimentos sociais. Um dos mais importantes, o da educação, demandava não apenas uma atitude de ruptura com as políticas de redução do papel do Estado e de transferência de responsabilidades da União para estados e municípios, implementadas nos anos 1990, mas, igualmente, a construção de um marco legal capaz de institucionalizar o caráter inovador das propostas. Nesse sentido, a presente pesquisa objetivou analisar, no campo da legislação proposta para a educação básica, as mediações e contradições que marcaram as diretrizes programáticas do governo Lula, no Congresso Nacional, durante seu primeiro mandato. Para tanto, o presente trabalho procurou responder a três indagações essenciais: (1) as propostas históricas e as diretrizes gerais da plataforma eleitoral para a educação básica mantiveram elementos de correspondência com as iniciativas legislativas do Executivo durante o primeiro mandato presidencial?; (2) a legislação proposta para o setor significou efetivamente a ruptura sugerida pela plataforma eleitoral?; e (3) a ampliação do leque de alianças políticas constituído durante o mandato contribuiu para a efetivação do projeto de governo, por meio da legislação construída no período? A análise da pesquisa realizada permite afirmar que, embora a formação de uma ampla coalizão de forças parlamentares, integrada inclusive por partidos antagônicos, tenha arrefecido, e por vezes até manietado, o perfil transformador da plataforma de campanha, essa estratégia política não impediu a efetivação, ainda que parcial, do projeto político do PT. Por essa razão, pode-se inferir ainda que se, de um lado, o exercício do mandato implicou uma indesejável adaptação ao modelo político tradicional e hegemônico, de outro, o acúmulo de experiência política pode lastrear um paulatino reencontro com a legitimidade das bases partidárias. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Elect, in 2002, for the first presidential mandate of a candidate coming from the working classes in Brazil, Lula carried with him to power the reforming projects brought up in a popular and participatory way by the Workers’ Party, as well as several organizations and social movements. One of the most relevant, the education movement, demanded not only an attitude of disruption with the policies of shrinking the role of the State and the transference of responsibilities from the Union to states and municipalities, implemented in the 90’s, but also the construction of a legal framework able to institutionalize the innovative character of the proposals. In this sense, the current work aimed at answering three essential issues: (1) have the historical proposals and general guidelines of the electoral platform for basic education kept elements of correspondence with the legislative initiatives from the Government during the first presidential mandate?; (2) has the proposed legislation for the basic education sector actually meant the disruption suggested by the electoral platform?; and (3) has the broadening of political alliances established during the mandate contributed to bring to effect the government project of the Workers' Party? The analysis of the accomplished research allows the affirmation that, despite the fact that the formation of a broad coalition of parliamentary forces, composed even by antagonistic parties, had cooled off and had even curbed sometimes the transforming profile of the campaign platform of the Workers’ Party, such political strategy did not hinder the effectuation, albeit partial, of the political project of the Party. For that reason, one can infer that if, on the one hand, the exercise of the mandate implied an undesired adaptation to the traditional and hegemonic political model, on the other, the accumulation of political experience may settle a gradual reencounter with the legitimacy of the bases of the Party.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fullgraf, Jodete Bayer Gomes. "O UNICEF e a política de educação infantil no governo Lula." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9982.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T14:31:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jodete Bayer Gomes Fullgraf.pdf: 997497 bytes, checksum: c3608f95b0914e66188298c341f1b88e (MD5) Previous issue date: 2007-06-19
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The thesis examines how the internacional agency UNICEF influences Brazilian early childhood education policies. It is based on the theoretical perspective of the globally structured agenda for education, as defined by Roger Dale. It focuses the educational policies adopted in the federal level during Luiz Inácio Lula da Silva`s first government (2002-2006). The research tries to find out in what measure the elaboration and implementation of the program Strengthened Brazilian Family of UNICEF/MEC can be interpreted as constituting a translation for the Brazilian context of transnational dynamics and processes. The empirical data included official documents obtained both in the country and abroad and interviews with professionals from the Brazilian government and UNICEF. The data collection was accomplished during the years of 2005 and 2006. These sources (interviews and documents) were analyzed in such a way as to identify relationships, convergences and conflicts that characterizes Brazilian early childhood education. The thesis demonstrates the existence of complex relationships between formulation and implementation of educational policies. The analysis sustains that UNICEF guidance influences early childhood education policies and, in doing so, weakens the guidelines defined in the Brazilian main legislation. The research reveals how the agency has been developing a simultaneous relationship of legitimation and mandate with the Brazilian state. The analysis also evidences that relationships between the Brazilian government and the international organizations doesn't happen in an unilateral way, since those influences are subject the redefinition and reinterpretations. This confirms that there is always a dialectic relationship between the global and the local level of decision
A tese identifica se, e como, a influência do UNICEF incide sobre a política de educação infantil brasileira, na perspectiva da agenda globalmente estruturada, tal como definida por Roger Dale. Focaliza as iniciativas de política educacional no âmbito federal, durante a primeira gestão do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Busca pontuar em que medida a elaboração e implementação do programa Família Brasileira Fortalecida pela Educação Infantil, do UNICEF/MEC, podem ser interpretadas como constituindo uma tradução para o contexto brasileiro de dinâmicas e processos transnacionais. Demonstra as complexas relações existentes entre formulação e implementação das políticas educacionais. Na área da educação infantil, estas relações também apresentam complexidades, tendo em vista que as ações do Estado e da sociedade civil são marcadas por confrontos, conflitos, convergências e divergências. Para a pesquisa foram localizados e analisados documentos oficiais, colhidos no país e no exterior e realizadas entrevistas com pessoas situadas nas esferas de decisão do governo brasileiro e do UNICEF. A coleta de dados foi realizada durante os anos de 2005 e 2006. Os depoimentos e documentos foram analisados de forma a identificar nexos que possibilitem compreender as relações de continuidade e descontinuidades que marcam a educação infantil brasileira. Com base nas análises desenvolvidas, a tese sustenta que o protagonismo do UNICEF influencia a política de educação infantil, ao mesmo tempo em que enfraquece o que preconiza a legislação brasileira. A pesquisa revela como a agência tem desenvolvido uma relação simultânea de legitimação e mandato com o Estado brasileiro. As análises também evidenciam que a relação entre o governo brasileiro e as organizações internacionais não acontece de forma unilateral, uma vez que essas influências estão sujeitas a recontextualizações e reinterpretações, o que confirma que há sempre uma relação dialética entre o global e o local
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bampi, Lisete Regina. "Governo etnomatemático : tecnologias do multiculturalismo." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2003. http://hdl.handle.net/10183/2672.

Full text
Abstract:
A partir da perspectiva foucaultiana do governo, utilizando-me das ferramentas analíticas de tecnologias de governo e de racionalidades políticas, analiso um conjunto de artigos publicados em revistas especializadas, em anais de encontros científicos, nacionais e internacionais, além de teses, dissertações e trabalhos apresentados em conferências, congressos e em aulas virtuais. Demonstro como a Etnomatemática, enquanto um dispositivo de governo multicultural, operacionaliza-se por meio do exercício do que denominei de tecnologias do multiculturalismo, (re)atualizando modos de governo multiculturais específicos. A análise produz dois conjuntos demonstrativos de tecnologias: Ordenando poder-saber e Esculpindo o eu. No primeiro conjunto, descrevo as tecnologias de Produção de identidades e as de Hierarquização de diferenças, mostrando como elas se constituem em instrumentos de governo, comportam todo um conjunto de níveis de aplicação e de alvos, hierarquizam modos de existência singulares e os fixam em uma identidade etnomatematizada; no segundo, analiso as tecnologias do eu Reflexivo, Sentimental, Cidadão e Livre, demonstrando como o dispositivo etnomatemático governa a subjetividade, põe a funcionar essas tecnologias, combinando-as com variadas técnicas, procedimentos e práticas específicas de governo. Ao concluir esta pesquisa, argumento sobre a produtividade analítica que a perspectiva foucaultiana oferece para, quem sabe, transgredir fronteiras que conformam os indivíduos em uma identidade (re)conhecida e (re)conhecível, criar experiências curriculares e educacionais renovadas pela possibilidade de uma constante atualização de modos de existência para além de uma subjetividade etnomatematizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Buss, Patricia. "Os impactos de programa socioeducativos do governo federal na educação física escolar." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174890.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
Made available in DSpace on 2017-04-18T04:12:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 344848.pdf: 1049056 bytes, checksum: 5dd75eba3a2c53d89685f969017fe287 (MD5) Previous issue date: 2016
Nesta pesquisa, analisamos a relação entre o componente curricular Educação Física e alguns programas socioeducativos do Governo Federal voltados às escolas públicas brasileiras, especificamente o Programa Mais Educação (PME), Programa Segundo Tempo (PST), Programa Atleta na Escola (PAE) e Programa Saúde na Escola (PSE), verificando suas consequências e implicações no contexto escolar. O estudo corresponde ao período entre os anos de 2014 e 2015, nos quais analisamos a realização dos programas socioeducativos nas escolas, ainda que estes programas tenham sido criados e implementados ao longo dos governos Lula e Dilma (2003-2015). Para delimitar o campo empírico, foram selecionadas três escolas públicas estaduais pertencentes aos territórios do Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis, Santa Catarina, que recebem crianças e jovens de baixa renda e possuem Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) baixo, portanto, escolas alvo desses programas. Considerando que esses programas socioeducativos propõem oficinas de práticas corporais e esportivas, interrogamos como elas são oferecidas, qual a perspectiva de abordagem dessas atividades corporais e de que forma interagem com os tempos, espaços, conteúdos, métodos, objetivos e conhecimentos da Educação Física. Para tanto, realizamos um balanço da produção acadêmica sobre o tema e entrevistas semiestruturadas com diretores, professores de Educação Física e coordenadores dos programas. A sistematização dos dados nos levou a organizar três eixos de análise: a apropriação e esvaziamento dos conteúdos da Educação Física; a precarização das condições materiais das escolas, com responsabilização do professor; e a ampliação do escopo de ação da escola pública articulada à mudança de sua finalidade e especificidade. Concluímos que a implantação dos programas PME, PST, PAE e PSE na escola impactam negativamente sobre o componente curricular Educação Física, uma vez que reduzem seu objeto de ensino a mera atividade física responsável pela descoberta de talentos esportivos, pela identificação de problemas relacionados à saúde e pela ocupação do tempo das crianças por meio de atividades recreativas. Mas os programas ainda criam problemas e desafios para a escola em geral, haja vista que intensificam e precarizam ainda mais o trabalho do professor, concorrem por espaços e instalações insuficientes e sucateadas, diversificam os profissionais que atuam na escola, admitindo sujeitos sem habilitação para o trabalho pedagógico. Isso tudo tem colaborado para ampliar as ações e responsabilidades da escola, uma vez que sua tarefa específica de viabilizar a apropriação do conhecimento elaborado e possibilitar o acesso à cultura é desviada e esvaziada. Assim, a finalidade da escola se vê comprometida, como instituição educativa e direito social, à medida que secundariza o trabalho pedagógico envolvendo os conteúdos curriculares para se tornar uma agência prestadora de serviços e de assistência social.

Abstract : In this research we have analyzed the relation between the Physical Education curriculum component and some of the Federal Government programs for public schools in Brazil, specifically the More Education Program (MEP), Second Time Program (STP), Athletes at School Program (ASP) and Health at School Program (HSP) we related all these programs to Physical Education School, we also have verified the consequences and implication in the school context. The study corresponds to the period between 2014 and 2015, in which we analyze the implementation of socio-educational programs in schools, even though these programs were created and implemented throughout Lula?s and Dilma?s governments (2003-2015).To delimit the empirical field, we selected three public schools in Florianopolis-SC in ?Maciço do Morro da Cruz? which the kids and youth families have low-income and also have low Basic Education Development Index (BEDI), therefore those schools are targeted by these programs. Considering the fact that these federal programs offer educational social activities that include bodily and sports practices, we questioned how those programs were offered, which approach prospect of these bodily activities, and how they interacted with time, space, content, methods, goals and knowledge of Physical Education. We performed an assessment of the academic literature on the subject and semi-structured interviews with schools? principals, sport science teachers and coordinators of programs. The systematization of the data led us to organize three analysis axes: the appropriation and emptying of the contents and knowledge in Physical Education, the precariousness of the material and subjective conditions of schools with teacher responsibilities, and the extension of action scope public school and changing its purpose and specificity. We concluded that the implementation of the programs, MEP, SSP, ASP and HSP at school negatively impacted on the Physical Education curriculum component, since they reduce their teaching objective to mere physical activity responsible for discovering new sports talents, the identification of health-related problems and the children?s time occupation through recreational activities. However the programs also create problems and challenges for the school in general, considering that they enhance and further make precarious the teacher's work, competing for space and inadequate and scrapped facilities, they diversify the professionals working at school, admitting workers without qualification to do the pedagogical work. This has all contributed to expand the actions and responsibilities of the school, since its specific task of enabling the appropriation of the knowledge elaborated and allowing the access to the culture is diverted and emptied. Thus, the purpose of the school is compromised, as an educational institution and social right, as it turns secondary the pedagogical work involving the curricular contents to become an agency providing services and social assistance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Educação no governo Bolsonaro"

1

Araújo, Luiz. A educação básica no governo Lula: Um primeiro balanço. São Paulo: Ação Educativa, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nacional, Andes-Sindicato. A contra-reforma da educação superior: Uma análise do Andes-SN das principais iniciativas do governo de Lula da Silva. Brasília: Grupo de Trabalho de Política Educacional, GTPE/Andes-SN, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Quadros, Claudemir de. As brizoletas cobrindo o Rio Grande: A educação pública no Rio Grande do Sul durante o governo de Leonel Brizola, 1959-1963. Santa Maria: Editora UFSM, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

LEAL JUNIOR, A., and R. S. CARDOZO. QUALQUER SEMELHANÇA NÃO É MERA COINCIDÊNCIA: Aspectos ideológicos da reforma da educação na Ditadura Militar e no Governo Bolsonaro. EDITORA CRV, 2021. http://dx.doi.org/10.24824/978652510994.7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nova Economia para a Indústria, o Governo e a Educação. Qualitymark, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

SILVA, V. O setor privado e a educação superior brasileira no governo Lula e Dilma. Dialética, 2021. http://dx.doi.org/10.48021/978-65-252-0731-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gomes, Rui Machado. O governo da educação em Portugal: legitimação e contigência na escola secundária, 1974-1991. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2005. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0372-8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barbosa, Carlos Soares. Educação e participação social e política de jovens no governo Lula: potencialidades, limites e contradições. Pimenta Cultural, 2021. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.219.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Schwartzman, Simon. Crônicas Da Crise : Política, Sociedade e Educação No Brasil - Volume 1: Política, Governo, Sociedade e Pobreza. Independently Published, 2017.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Loureiro Ucelli, Marcelo, Geraldo Ferreira dos Santos, Haroldo Junior Evangelista Vidal, and Marluce Leila Simões Lopes. Educação como processo de resistência. Encontrografia Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.52695/978-65-88977-47-7.

Full text
Abstract:
“Atualmente, no Brasil, vivemos sob um governo que não só defende como incentiva políticas e práticas fascistas, elitistas, misóginas, racistas, LGBTfóbicas, entre outras discriminações e segregações, patrocinadas por empresários e políticos. E, diante desse cenário de retrocessos políticos, sobretudo no campo da educação, no qual têm sido minadas várias conquistas e avanços produzidos nas décadas anteriores, pensar/organizar um livro foi um ato desafiador para nós, pesquisadores no campo da educação. Acreditamos que a escola não pode simplesmente se voltar para um fim em si mesma na condição de transmissora de conteúdos fragmentados, desconexos, sem vinculação com a realidade social. Nessa perspectiva, o livro “Educação como processo de resistência” vem pensar o currículo como ferramenta de saberes/fazeres que conjugam nossa visão de mundo e de ser humano, procurando tatear/apontar uma direção que se orienta pela pluralidade, igualdade, diferença, ética e inclusão, pensando em uma práxis na qual os diferentes sujeitos tenham voz, visibilidade, representatividade, respeito e amorosidade!” Os organizadores
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Educação no governo Bolsonaro"

1

Garcia, Edmilson Ricardo Ramos. "Caráter excludente da militarização da educação no Brasil." In Politicas sociais no Governo Bolsonaro, 191–206. Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. CLACSO, 2022. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv2v88c2n.14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

LIMA, P. P. "A Questão Religiosa no Governo Bolsonaro." In Religião, educação e direitos humanos: diálogos possíveis. Dialética, 2021. http://dx.doi.org/10.48021/978-65-5877-765-6c-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Souza, Mari Rosa. "A era bolsonarista e o desmonte das políticas sociais de acesso à educação." In Politicas sociais no Governo Bolsonaro, 175–90. Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. CLACSO, 2022. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv2v88c2n.13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

COGGIOLA, O. "CRISE ECONÔMICA MUNDIAL, PANDEMIA E GOVERNO BOLSONARO." In Serviço Social, favelas e educação popular: diálogos necessários em tempos de crise do capital., 79–96. Navegando Publicações, 2020. http://dx.doi.org/10.29388/978-65-86678-35-2-0-f.79-96.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

AURELIANO, S. S., J. V. SILVA, and A. G. Dos SANTOS. "EDUCAÇÃO DO CAMPO E OS DESMONTES NO PRESENTE GOVERNO BOLSONARO." In EDUCAÇÃO DO CAMPO: SABERES, DIÁLOGOS E RESISTÊNCIA, 112–25. Arco Editores, 2021. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-campo6-7-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Xucuru-Kariri, Rafael, and Carlos Rafael da Silva. "Cartas indígenas ao presidente jair bolsonaro:." In Politicas sociais no Governo Bolsonaro, 89–108. Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. CLACSO, 2022. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv2v88c2n.8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Franco, Thiago José Tuna. "A indústria cultural (digital) e as personalidades autoritárias:." In Politicas sociais no Governo Bolsonaro, 439–64. Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. CLACSO, 2022. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv2v88c2n.24.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Renato Luz, Paulo Ricardo de Oliveira Ribeiro, and Mayse de Oliveira Andrade. "O descaso com a política educacional no Governo Bolsonaro." In Politicas sociais no Governo Bolsonaro, 161–74. Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. CLACSO, 2022. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv2v88c2n.12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

de Macêdo, Ramon Novaes. "Governo Bolsonaro e o desmonte do programa cisternas no semiárido brasileiro." In Politicas sociais no Governo Bolsonaro, 227–52. Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. CLACSO, 2022. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv2v88c2n.16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Vinícius Rafael Viana. "A saúde na cidade de Salvador sob o regime liberal-informal e a inflexão ultraliberal do Governo Bolsonaro." In Politicas sociais no Governo Bolsonaro, 351–80. Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. CLACSO, 2022. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv2v88c2n.21.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Educação no governo Bolsonaro"

1

Brum, Stéphany, Maria Isabel Santos Lima, and Naiara Sandi de Almeida Alcantara. "Da onda rosa à ascenção do conservadorismo: análise longitudinal do governo de Dilma Rousseff ao de Jair Bolsonaro." In Seminário Discente em Ciência Política da UFPR. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR, 2021. http://dx.doi.org/10.5380/2dcp2021.artcomp12p323-353.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pessatto, Rusilei Luzia Da Costa, Patricia Simone Nogueira, and Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso. "A EaD e as políticas educacionais: principais discussões e marcos legais." In III Seminário de Educação a Distância da Região Centro-Oeste. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/seadco.2020.14651.

Full text
Abstract:
O presente artigo expõe uma análise referente as políticas educacionais que regeram a EaD no Brasil a partir do ano de 1996, dos governos de Fernando Henrique Cardoso (1996-2002) à Michel Temer (2016-2018). Nota se que no período de FHC se configura pela publicação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n. 9.394/1996, seguido pelo Governo Lula (2002-2010) em que houve a configuração da UAB e após pelo governo Dilma (2010-2016) com a continuação das políticas implementadas pelo governo antecessor e após impeachment o governo Temer (2016-2018) com a expansão da EaD pelas instituições privadas. Estas políticas passaram por alterações conforme as mudanças do governo, o que resultou em crescimento da modalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Kemile de Oliveira Cruz, Ingrid, and Dr Moab César. "HISTÓRIA E ECOLOGIA: AS POLÍTICAS INTERNACIONAIS DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE E A POLÍTICA AMBIENTAL DO GOVERNO BOLSONARO (1970 – 2020)." In IV Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL. ,: Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/sapiensuemasul2022.463552.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ramos, Bárbara A., Elaine Rangel Seixas, and Flávio Luiz Seixas. "Uma análise de acessibilidade: o Google Sala de Aula." In Workshop sobre Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2022. http://dx.doi.org/10.5753/wei.2022.223028.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo investigar se as ferramentas escolhidas pelas Universidades Federais são acessíveis, ou não, para pessoas com deficiência a partir de diretrizes e padrões internacionais, assim como recomendações do Governo Federal Brasileiro. Para isso, foi realizado um estudo de caso incluindo um levantamento da dados de observação, aplicação de um questionário e entrevistas voltados para entender a vivência dos alunos com deficiência dentro do curso de Sistemas de Informação do Campus Niterói da UFF. Além disso, também foram realizadas análises automatizadas, usando ferramentas recomendadas pelo governo, e análise manual do Google Sala de Aula a fim de avaliar a acessibilidade desse sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

DE JESUS ANDRADE, KEILLA, DANIELLE SANTOS MENEZES, and LUIZA TAINARA DE JESUS CARVALHO. "PROJETO DE INVESTIMENTO EDUCACIONAL COM ALCANCE NACIONAL: UMA POLITICA DE GOVERNO." In XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". Grupo de Estudos e Pesquisas "Educação e Contemporaneidade", 2020. http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.01.32.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mussoi, Helio Gustavo, and Doacir Gonçalves de Quadros. "A REDUÇÃO E A EXTINÇÃO DA PARTICIPAÇÃO POPULAR NOS CONSELHOS GESTORES FEDERAIS: ANÁLISE DOS ATOS NORMATIVOS DO GOVERNO BOLSONARO (2019-2021)." In Enfoc - Encontro de Iniciação Científica e Fórum Científico, Seminário PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Recife, Brasil: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/153545.16-11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Borchardt, Guilherme Tomaselli, Maria Teresa Silva Santos, Luciana Bolan Frigo, and Isabela Gasparini. "Ferramenta de Visualização de Dados do Censo da Educação Superior do INEP." In Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico. Sociedade Brasileira da Computação, 2022. http://dx.doi.org/10.5753/wcge.2022.223061.

Full text
Abstract:
Os dados educacionais do ensino superior brasileiro são disponibilizados pelo INEP em formato CSV, porém seu grande volume torna a busca por informações onerosa. Visando auxiliar nessa busca e trazer um entendimento sobre os dados, apresenta-se a ferramenta que segue em desenvolvimento. Para sua construção e fundamentação realizou-se um levantamento de trabalhos relacionados sobre ferramentas de visualização. Nos cenários de uso, observam-se as vantagens e facilidades na visualização, interpretação e suas contribuições. Como trabalhos futuros propõe-se melhorias nos quesitos de usabilidade e número de informações gráficas apresentadas, além de avaliação com o usuário para efetivo aperfeiçoamento da ferramenta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

TENORIO DE AZEVEDO, ROGERIO. "A CONSTRUCAO DA BNCC E DO CURRICULO DE SERGIPE COMO TECNOLOGIA DE GOVERNO." In XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". Grupo de Estudos e Pesquisas "Educação e Contemporaneidade", 2020. http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.01.52.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Guarnieri, Dayane Cristina. "IMPASSES PARA A DEMOCRACIA: O FIM DO GOVERNO GOULART." In Anais do seminário estado, trabalho, educação e desenvolvimento: para onde vai a educação? - crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels). Recife, Brasil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/121302.3-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

NASCIMENTO ANDRADE, MARISTELA, PATRICIA BATISTA DOS SANTOS, and CAIO CESAR SANTOS VALERIANO. "A EDUCACAO POPULAR SUA CONSTRUCAO HISTORICA E OUTRAS QUESTOES DENTRO DO GOVERNO DE ESTADO NO BRASIL." In XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". Grupo de Estudos e Pesquisas "Educação e Contemporaneidade", 2020. http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.01.42.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Educação no governo Bolsonaro"

1

Lafuente, Mariano, Rafael Leite, Miguel Porrúa, and Pablo Valenti. Transformação digital dos governos brasileiros: Satisfação dos cidados com os serviços públicos digitais. Inter-American Development Bank, February 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003058.

Full text
Abstract:
O documento resume os resultados de uma nova pesquisa de satisfação cidadã sobre os serviços públicos digitais no Brasil. Mostra que a população brasileira está conectada e se considera bem adaptada ao mundo digital, mesmo com desigualdades esperáveis de idade, nível de educação formal e renda. Nos três níveis de governo, o nível de satisfação com os serviços digitais foi muito superior aos níveis de insatisfação. Uma parte importante da população não conhecia a oferta de serviços digitais dos municípios. A diferença de satisfação com os serviços digitais do setor privado é importante, marcando a necessidade de aprofundar e acelerar a transformação digital no setor público. A pesquisa foi realizada entre os meses de outubro e dezembro de 2020, com uma amostra representativa da população brasileira de idade superior aos 16 anos, entrevistando 13.250 pessoas distribuídas em todo o território nacional. Teve como objetivo coletar informações sobre a adaptação dos cidadãos ao mundo digital, seu nível de conectividade percebido e uso de internet e sua avaliação sobre a qualidade dos serviços digitais do setor público (com foco no nível estadual, mas também com perguntas sobre os níveis federal e municipal) e do setor privado, entre outros temas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography