Journal articles on the topic 'E-Carburant'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: E-Carburant.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 19 journal articles for your research on the topic 'E-Carburant.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Hupalo, M. F., F. G. Martins, D. S. Ramos, and G. Warmling. "Técnicas de carburação em fornos rotativos a óleo de xisto e gás natural para a produção de ferros fundidos." Matéria (Rio de Janeiro) 15, no. 3 (2010): 413–21. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762010000300004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A indústria metalúrgica tem buscado empregar processos de fusão mais eficientes. Os fornos rotativos a gás natural e óleo de xisto surgem como uma alternativa interessante para a produção de ligas ferrosas. Durante a fusão no forno rotativo acontece uma maior queima de elementos químicos, exigindo a utilização de técnicas de carburação adequadas. No presente trabalho foram avaliadas diferentes formas de adição de carburantes durante a fusão de ferros fundidos cinzentos e nodulares, utilizando fornos rotativos a óleo de xisto e gás natural. Dois tipos de carburantes, com diferentes granulometrias, foram adicionados em diferentes estágios do processo de fusão. Os resultados mostram que o rendimento de carburação é fortemente afetado pelo estado da carga metálica. O melhor rendimento foi obtido pelo carburante de coque de petróleo calcinado com granulometria de 1-3 mm, por meio da adição à carga no estado pastoso.
2

Lopes, Maíra Bacha, Andrea Lago da Silva, and Luiz Fernando Paulillo. "Características das transações do etanol carburante entre distribuidoras e revendedores." Gestão & Produção 18, no. 2 (2011): 325–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2011000200008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O advento dos carros bicombustíveis no Brasil e a necessidade de uma fonte de energia alternativa ao petróleo acarretaram uma nova configuração no processo de distribuição do etanol. Essas mudanças trouxeram oportunidades para as empresas sucroalcooleiras do país e abriram diferentes horizontes para o desenvolvimento de canais de distribuição desse combustível nos âmbitos nacional e internacional. O presente trabalho tem o objetivo de mostrar como ocorrem as transações na relação entre as distribuidoras e os postos revendedores que compõem os canais de distribuição de etanol carburante. Na revisão de literatura, optou-se pelos conhecimentos da economia dos custos de transação, de modo a sustentar as variáveis utilizadas na análise (especificidades do negócio, frequências e riscos das transações). Na parte empírica, foram elaborados estudos de casos múltiplos, a partir de entrevistas pessoais realizadas em nove empresas (distribuidoras e postos revendedores) do Estado de São Paulo. Os resultados mostram que as especificidades mais importantes do negócio de uma distribuidora de combustíveis estão ligadas às especificidades físicas, de local e de marca. As principais especificidades relacionadas aos postos revendedores são iguais às identificadas nas distribuidoras, apresentando diferenças somente nas especificidades locacionais e físicas. Na relação entre esses agentes, destacam-se as formas de governança de mercado spot e contratual.
3

Silva, Fábio T. da, Tércio Graciano Machado, Gilson Garcia da Silva, and Caubi Ferreira de Souza Jr. "OBTENÇÃO DE MICROPARTÍCULAS DE TUNGSTÊNIO METÁLICO E CARBETOS DE TUNGSTÊNIO PARA PRODUÇÃO DE FERRAMENTAS DE CORTE. UMA IDÉIA." HOLOS 3 (June 5, 2008): 233. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2007.146.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A obtenção de pós de tungstênio é de grande necessidade e importância devido a esse metal ter enorme aplicação industrial, sendo usado para diversos fins, como por exemplo: filamentos, ferramentas de corte, pigmento para tintas, etc, porém é um metal de difícil processamento devido ao alto ponto de fusão ( 3490oC), assim a produção de W em pó, em escala industrial, é feita através da redução do seu óxido (WO3), o qual utiliza como agente redutor o H2. A influência de um gás a base de carbono, como agente redutor e carburante, sobre o pó de WO3 é pouco pesquisado. Com o objetivo de pesquisar a influência dos gases a base de carbono sobre os parâmetros de redução e sobre o produto final (W metálico e carbeto de tungstênio), será apresentado uma discussão de metodologias de redução e carburação do WO3 , suas vantagens e desvantagens, propostas de uma rota de redução e carburação. PALAVRAS-CHAVE: Tungstênio, Redução, CO2, WC.
4

Dias, Márcio José, Diego Freire Vieira, Eduardo Coelho da Mata Faria, Vitor Silva Menezes, and Almiro Martins da Silva Neto. "Estudos dos Gases Produzidos no Processo de Endurecimento do Aço SAE por Meio de Cementação Sólida." Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 4, no. 2 (November 20, 2015): 205. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2015v4i2.p205-214.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O processo de cementação sólida é realizado para a obtenção do endurecimento da camada superficial do aço com baixo teor de carbono. Para tanto, o aço é aquecido a temperaturas acima de 900ºC em contato com um agente carburante rico em carbono. Após a reação ocorre uma dissociação térmica e consequente liberação de gases como: monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2) e dióxido de nitrogênio (NO2), além do composto óxido de sódio (Na2O). Este trabalho estimou a composição dos gases gerados por meio da análise de Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ); em seguida as reações envolvidas foram analisadas estequiometricamente e os resultados foram comparados às tabelas de níveis de emissão permitidos segundo a Norma Regulamentadora: NR-15 (Atividades e Operações Insalubres). A discussão sobre os gases de maior nocividade a saúde humana podem viabilizar estudos e propostas de escolha de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), bem como a determinação dos tempos máximos de exposição do profissional.Palavras chave: Tratamentos Termoquímicos; Segurança no trabalho; Equipamentos de proteção individual e coletivo; Norma Regulamentadora; Insalubridade.
5

Dell’Era, Francesca. "Di tutela, immondizia e nomadismo. Riflessioni a margine di una sorveglianza archeologica in corso d’opera." Ex Novo: Journal of Archaeology 7 (December 31, 2022): 77–93. http://dx.doi.org/10.32028/exnovo-vol-7-pp.77-93.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Alla fine di novembre del 2020 si dava inizio ad una sorveglianza archeologica in corso d’opera nel quartiere Collatino a Roma (Italia), in un terreno tra via Grotta di Gregna e via Collatina. Si effettuavano scavi di controllo in corrispondenza di ciascuno dei 14 punti in cui veniva realizzato un sondaggio di monitoraggio dello stato d’inquinamento del terreno causato dalla perdita del serbatoio di un punto vendita di carburante. Non saranno i dettagli tecnici o i risultati scaturiti dagli scavi archeologici ad essere oggetto di queste righe, ma le riflessioni scaturite da un evento accaduto nel corso della loro realizzazione. Tra la vegetazione di quest’area rimasta verde, riparate alla vista si nascondevano poche baracche di un piccolo insediamento spontaneo di Rom, vicini silenziosi del nostro lavoro con cui non avevamo tuttavia nessun contatto. Un ‘insediamento informale’, non gestito dalle istituzioni comunali, costituito da abitazioni autocostruite, prive di servizi e con condizioni igienico-sanitarie presumibilmente critiche. Tutte le fotografie sono state scattate dall’autrice.
6

Lopes, Maíra Bacha, Andrea Lago da Silva, and Marco Antonio Conejero. "Fluxos e poder nos canais de distribuição de etanol carburante: um estudo qualitativo no estado de São Paulo." Revista de Administração 45, no. 4 (October 2010): 356–72. http://dx.doi.org/10.1016/s0080-2107(16)30467-8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Guerra, Paula. "Uma Lisboa só dele(s). Processos artivistas de recriação de paisagens sonoras contemporâneas." PerCursos 22, no. 50 (December 22, 2021): 015–42. http://dx.doi.org/10.5965/1984724622502021015.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Este artigo expõe a trajetória de um músico português - Tó Trips – e da sua última banda – os Dead Combo – no intuito de fundir um percurso musical com uma paisagem sonora na linha da concetualização de Schafer (2012). Socorrendo-nos, em termos metodológicos, de uma história de vida e de materiais documentais, iremos estabelecer uma sincronia entre cidade, sons, criação musical e intervenção artística. Os Dead Combo e Tó Trips são, no quadro deste artigo, os (re)criadores ativos de Lisboa, permitindo, simultaneamente, estabelecer algumas asserções sobre o valor do som e da música como carburantes de identidades coletivas e individuais; e a potenciação da construção de imaginários simbólicos e afetivos face a um espaço urbano na senda de Frith (1996). Num processo que alguns designam como spatial turn (STAHL, 2004) nas últimas décadas, iremos evidenciar que a globalização parece ter renovado a ênfase no local, encorajando reconstruções identitárias através do surgimento de novas expressões artísticas de vínculo à cidade e, portanto, de uma re-imaginação da cidade, partindo de uma produção artística territorialmente ancorada, vivida e sentida. E tal ênfase parece revestir-se de uma urgência crítica nestes tempos distópicos.
8

Cori Nina, Freddy, and Julián Nieto Quispe. "COMPORTAMIENTO A LA FATIGA DE UN ACERO SAE 1022 RECUBIERTO CON CAPA CARBURADA OBTENIDO POR CEMENTACIÓN SÓLIDA." Ciencia & Desarrollo, no. 9 (April 17, 2019): 95–100. http://dx.doi.org/10.33326/26176033.2005.9.178.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Se ha investigado la influencia de la cementación sólida depositada en la superficie de un acero de bajo carbono SAE 1022, sobre el comportamiento al desgaste y a la fatiga en condiciones de flexión rotativa en ménsula. Los recubrimientos fueron obtenidos por el proceso de difusión e intercambio gas metal, utilizando como carburante carbón vegetal en un 80 % y como activador el carbonato de bario en un 20 %. Los espesores de los recubrimientos o de la capa carburada obtenidos fueron: 0,554, 0,738, 2,343 y 2,665 mm. Mediante estudios fractográficos se observó que las grietas por fatiga tienen, generalmente, la zona de origen en la superficie del substrato o también en el recubrimiento. Sobre la base de un modelo experimental, se seleccionaron como parámetros de la cementación 900 °C y un tiempo de 8 horas. Luego un temple en agua seguido desde 800 °C y 2h de calentamiento previo. Finalmente, un revenido a 205 °C durante 3h; con ello se obtuvo un incremento en el límite de fatiga muy significativo.
9

Rosero, Viviana Jazmín Rea, Jonathan Alexander Carrera, Jonny Enrique Chimbo, Carlos Jácome Pilco, and Deisy Mrgoth Guana. "Obtencion de Etanol a partir residuos agricolas obtaining of bioethanol from lignocellulosic agricultural waste." STUDIES IN ENVIRONMENTAL AND ANIMAL SCIENCES 3, no. 3 (September 2, 2022): 1612–31. http://dx.doi.org/10.54020/seasv3n3-023.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
En la actualidad, la biomasa lignocelulósica y en especial los residuos agrícolas han dejado de ser utilizados, como alimentos para los animales. Con el avance de la tecnología se ha logrado obtener biocombustibles de los desechos agrícolas, generando nuevos Ingresos para las familias campesinas. en nueva materia prima potencial. Para diversos procesos tanto de tipo agrícola como industrial, siendo laproducción de alcohol carburante uno de los más importantes. Sin embargo, han sido y son muchos los limitantes que se han presentado en torno a la obtención de bioetanol a partir de este tipo de materiales, debido a su estructura lignocelulosa de compleja degradación. Por ello, han surgido diversidad de trabajos e investigaciones, que abarcan distintas problemáticas y proponen alternativas de solución y aportes enormes que poco a poco han abierto el camino hacia la explotación de la biomasa lignocelulósica para este fin. En el presente documento se analizará una revisión del potencial de uso para biocombustibles describiendo las características de las materias primas en cuestión, su estructura, métodos (físicos, fisicoquímicos, biológicos y químicos), las etapas (pretratamiento, hidrólisis, detoxificación y fermentación) al igual que los avances microbiológicos.
10

Souza, Cristiane Daliassi Ramos de, and Kleyner de Carvalho da Silva. "Potencial energético dos resíduos da castanha do Brasil (Bertholletia excelsa H.B.K.) para produção de carvão ativado." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 27, 2021): e53310212698. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12698.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Para escolher o processo mais eficiente de geração de energia é necessário conhecer as propriedades químicas e térmicas da biomassa. As cascas e os ouriços da castanha do Brasil (Bertholletia excelsa H.B.K.), geralmente tratados como resíduos, têm despertado interesse de pesquisadores do setor energético devido as suas propriedades carburantes. Este trabalho visa avaliar as propriedades energéticas das cascas da semente e dos ouriços da castanha do Brasil para utilizá-los na produção de adsorventes. Os ensaios físico-químicos e térmicos das biomassas foram investigados pelas técnicas de Análise Imediata (umidade, cinzas, voláteis e carbono fixo), Análise Elementar, Poder Calorífico Superior (PCS), Poder Calorífico Inferior (PCI) e Termogravimetria (TG/DTG). Os adsorventes, CA-1 (cascas) e CA-2 (ouriço), foram produzidos por ativação química com ZnCl2 seguida de carbonização à 500ºC por 90 min. Os resultados da caracterização para as biomassas mostraram umidade entre 8-9%, cinzas abaixo de 2,8%, elevados teores de voláteis (85%), PCI e PCS próximos, na faixa entre 15-17 MJ/kg. O rendimento do processo de obtenção dos carvões ativados (~74%) foram superiores a literatura. A avaliação dos adsorventes quanto ao processo de adsorção do azul de metileno mostrou-se eficiente, sendo que o carvão ativado produzido das cascas apresentou uma maior capacidade adsortiva quando comparado ao adsorvente produzido a partir dos ouriços. Por fim, as biomassas demonstraram um bom potencial energético e como uma alternativa ao carvão ativado comercial, promovendo o aproveitamento dos resíduos e contribuindo como uma possível solução na busca por materiais precursores de baixo custo para a produção de adsorventes.
11

Segura Álvarez, Sandra Janeth, Jessica Duque Arcila, and Jhon Alexander López Suaréz. "Estrategias y entorno de los biocombustibles, una realidad regional." Grafías, disciplinares de la UCPR, no. 8 (October 1, 2009): 57–70. http://dx.doi.org/10.31908/grafias.v0i8.1609.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
El mundo de hoy está sujeto a cambios e innovaciones aceleradas y a un proceso de globalización cada vez más marcado, en el que se ven involucrados todos los sectores de la economía, la sociedad y la cultura. Como estudiantes de Administración de Empresas es importante saber que el departamento de Risaralda no es ajeno a estos procesos, ya que éste es un territorio que brinda oportunidades y posee condiciones a nivel nacional para atraer inversiones y obtener ven-tajas competitivas en las diferentes industrias a nivel global, como lo es el caso de la industria azucarera. Una evolución de los ingenios azucareros hacia la diversificación de productos lo constituye la producción de biocombustibles. Dicha situación con-lleva a plantear la presente investigación para estudiar el Ingenio Risaralda como una industria nueva en este proceso, ya que los biocombustibles que allí se producen con caña de azúcar están tomando importancia en la economía colombiana debido a su rápida evolución y posicionamiento en el mercado. Este ingenio, acogiéndose a la Ley 693 de 2001, vio en la posibilidad de producir alcoholes carburantes, una oportunidad para contribuir con el desarrollo de la economía local y nacional.
12

SOLANO, CRISTÓBAL SOTO, NIRALDO JOSÉ PONCIANO, ROGÉRIO FIGUEIREDO DAHER, RAFAEL AUGUSTO DA COSTA, PAULO MARCELO DE SOUZA, and JOSÉ PACCELLI SARMET MOREIRA ROCHA. "QUALIDADE DO CALDO PARA PRODUÇÃO DE ETANOL EM CULTIVARES DE SORGO SACARINO SOB ADUBAÇÃO NITROGENADA." Revista Brasileira de Milho e Sorgo 16, no. 3 (December 29, 2017): 388. http://dx.doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v16n3p388-400.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
RESUMO - O sorgo sacarino tem potencial de uso como fonte de matéria-prima para a produção de bioetanol. Objetivou-se, com este estudo, analisar o efeito da adubação nitrogenada de cobertura na qualidade do caldo para produção de etanol de quatro cultivares de sorgo sacarino. O experimento foi conduzido em Campos dos Goytacazes- RJ, de janeiro a maio de 2014. Foram estudadas quatro cultivares de sorgo sacarino: BRS 506, BRS 508, BRS 509 e BRS 511 e cinco de doses de nitrogênio (0, 80, 160, 240 e 320 Kg ha-1), aplicadas aos 25 e 45 dias após semeadura. Os resultados mostraram que valor Brix, açúcares redutores totais, açúcares totais recuperáveis, volume do caldo e rendimento de etanol foram afetados pela adubação nitrogenada. Para todas as características, o valor máximo foi obtido pela dose de 240 kg de N ha-1. Entre as cultivares, a BRS 506 mostrou-se superior em produção de caldo e rendimento de etanol. Enquanto a BRS 511 destacou-se nos atributos ART e ATR, e a cultivar BRS 508 sobressaiu-se no valor Brix. A cultivar BRS 506 apresentou melhor resultado combinado, com maior volume de caldo e rendimento de etanol com as doses de 204 e 212 kg N ha-1, respectivamente. Palavras-chave: biocombustíveis, rendimento de álcool carburante, atributos industriais, caracterização da matéria prima, genótipos. QUALITY OF BROTH FOR ETHANOL PRODUCTION IN CULTIVARS OF SACARINE SORGHUM UNDER NITROGEN FERTILIZATION ABSTRACT - Sweet sorghum has potential as a source of raw material for the production of bioethanol. The objective of this study was to analyze the effect of nitrogen topdressing on the quality of the juice for ethanol production from four cultivars of sorghum. The experiment was conducted in Campos, State of Rio de Janeiro, Brazil, from January to May 2014. Four cultivars of sorghum: BRS 506, BRS 508, BRS 509 and BRS 511 were studied, and five nitrogen rates (0, 80, 160, 240 and 320 kg ha-1), applied to 25 and 45 days after sowing. The results showed that the value Brix, total reducing sugars, total recoverable sugars, broth volume and ethanol yield were affected by nitrogen fertilization. For all features, the maximum value was obtained for the dose of 240 kg N ha-1. Among cultivars, BRS 506 was superior in production of broth and ethanol yield. BRS 511 stood out in the attributes ART and ATR, and BRS 508, in value Brix. BRS 506 had better combined result of higher volume of juice and ethanol yield with doses of 204 and 212 kg N ha-1, respectively Keywords: biofuels, fuel ethanol output, industrial attributes, characterization of raw materials, genotypes.
13

Zavarise, Julio Pansiere, Vinícius Wittig Vianna, Laura Marina Pinotti, Gisele de Lorena Diniz Chaves, and Wanderley Cardoso Celeste. "POLÍTICAS PÚBLICAS PARA BIOCOMBUSTÍVEIS LÍQUIDOS NO SETOR DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO BRASILEIRO." Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE, June 18, 2021, 95–110. http://dx.doi.org/10.47456/bjpe.v7i2.35471.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O Brasil tem implementado diversas iniciativas visando diversificar a sua matriz energética de transportes e ampliar o uso de energias renováveis. Este artigo buscou discutir as políticas públicas vigentes para a adoção de biocombustíveis líquidos como carburantes, com enfoque no setor rodoviário brasileiro. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura especializada. Nesse contexto, a principal política discutida no presente artigo foi a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), que propõe a redução da emissão de gases de efeito estufa pela utilização de biocombustíveis como carburantes no setor rodoviário. Sobre o RenovaBio, acredita-se que esta política pública tem potencial para aumentar significativamente a oferta de biocombustíveis no setor de transporte rodoviário brasileiro e fomentar o desenvolvimento econômico do país, embora existam entraves políticos a serem superados a fim de garantir o pleno sucesso de sua implementação.
14

Zapata, Francisco. "La cuestión democrática en la izquierda latinoamericana: del dilema izquierda-derecha al dilema democracia-autoritarismo." Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas 2, no. 2 (December 30, 2008). http://dx.doi.org/10.21057/repam.v2i1.1463.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O texto analisa as razões de se importar gás natural boliviano. O emprego do carburante importado foi admitido como uma das formas para neutralizar a crise de energia elétrica que o Brasil vem atravessando desde os anos 1990, cujo ápice se deu com o "apagão" de 2001. Além disso, o uso da matéria-prima traduz a ausência de políticas públicas coerentes para o setor energético. O Brasil aceitou, em grande parte, programas sugeridos pelas agências financeiras internacionais, que negavam o papel estratégico do Estado no campo da energia elétrica e do petróleo, como forma de o País tornar-se conveniente para os investimentos externos desejosos de compensação em curto prazo. A falta dessa coordenação política energética fez com que o Brasil abrisse mão de sua segurança energética, fundamental para o equilíbrio político e econômico.
15

Hage, José Alexandre Altahyde. "Bolívia, Brasil e o gás natural: um breve debate." Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas 2, no. 1 (June 30, 2008). http://dx.doi.org/10.21057/repam.v2i1.1474.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O texto analisa as razões de se importar gás natural boliviano. O emprego do carburante importado foi admitido como uma das formas para neutralizar a crise de energia elétrica que o Brasil vem atravessando desde os anos 1990, cujo ápice se deu com o "apagão" de 2001. Além disso, o uso da matéria-prima traduz a ausência de políticas públicas coerentes para o setor energético. O Brasil aceitou, em grande parte, programas sugeridos pelas agências financeiras internacionais, que negavam o papel estratégico do Estado no campo da energia elétrica e do petróleo, como forma de o País tornar-se conveniente para os investimentos externos desejosos de compensação em curto prazo. A falta dessa coordenação política energética fez com que o Brasil abrisse mão de sua segurança energética, fundamental para o equilíbrio político e econômico.
16

MEIRA, Roberta BARROS, and Mariluci NEIS CARELLI. "A miragem do carburante nacional: árvores, açúcar e o terreno da construção de combustíveis alternativos no Primeiro Governo Vargas (1930-1945)." História (São Paulo) 36 (January 15, 2018). http://dx.doi.org/10.1590/1980-436920170000000033.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Resumo Enquanto solução para a crise de superprodução açucareira, fator de equilíbrio para a balança comercial, exploração de recursos naturais e de estratégia militar, os combustíveis alternativos ilustraram vários discursos durante o Primeiro Governo Vargas. O presente artigo visa analisar o papel desempenhado pelas políticas de fomento à produção de combustíveis alternativos no Brasil. Nesse sentido, ele centra a sua análise nas ideias, na circulação de tecnologia e nas tensões geradas pelo aumento da utilização desses combustíveis alternativos. Outro aspecto a ponderar será a silvicultura e a agricultura científica que se tornaram locus privilegiado dos discursos em prol do uso racional das florestas e do solo. Assim, propõe-se discutir as ideias de acadêmicos, técnicos, estadistas e agricultores na construção do que se chamou “combustíveis nacionais”. Sobre o assunto, as revistas agrícolas, a legislação florestal e açucareira, os trabalhos técnicos do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio e do Instituto do Açúcar e do Álcool foram de crucial importância. A abordagem do fortalecimento das políticas de combustíveis alternativos permite que se compreenda a forte ênfase dada à autossuficiência energética em um quadro maior de crise açucareira, agricultura predatória e devastação do patrimônio florestal.
17

Guimarães, Carlos Gabriel. "o instituto do açúcar e do álcool e a indústria do álcool-motor no primeiro governo vargas (1930-1945)." História Econômica & História de Empresas 15, no. 1 (February 26, 2013). http://dx.doi.org/10.29182/hehe.v15i1.223.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O trabalho tem como objetivo analisar a indústria do álcool-motor no primeiro governo Vargas, 1930-1945. A década de 1920 trouxe um agravante para a produção açucareira brasileira: a crescente e moderna produção açucareira de São Paulo. Com problemas na exportação do açúcar no mercado internacional desde o final do século XIX, a produção brasileira, até então hegemonizada por Pernambuco e Rio de Janeiro (Campos dos Goitacases), ficou limitada ao consumo interno e com a crescente produção paulista, acentuou-se a competição pelo mercado, com queda nos lucros e um maior endividamento. A crise de 1929 e a depressão mundial seguinte pioraram a situação do mercado externo e interno. Em face de tal situação, o Estado brasileiro que se instalou com o Golpe de 1930, passou a intervir em vários setores da economia. No caso específico do açúcar, com o intuito de resolver não só questão de mercado, como também na política dos grupos envolvidos (usineiros, plantadores de cana e outros), foi criada a autarquia Instituto do Açúcar e do Álcool (I.A.A.) que gradativamente, e mesmo com resistências principalmente dos usineiros, passou a intervir no setor açucareiro. Uma das soluções foi a criação da indústria álcool-motora, que produziu uma mistura carburante resultado da mistura do álcool (anidro e/ou hidratado) mais a gasolina. O álcool-motor teve uma produção crescente no período, até que eclodiu a 2ª Guerra Mundial. Em virtude dos problemas ligados ao conflito, da tecnologia e da resistência do próprio setor açucareiro, principalmente da indústria açucareira paulista, o combustível teve sua produção diminuída e, com a queda de Vargas em 1945, praticamente deixou de ser produzido, retornando somente no 2º Governo Vargas e, principalmente, com o Pró-Álcool no governo militar da década de 1970. Porém esta é outra história.
18

Santos, Irineu de Oliveira. "Saggio sulla teoria di chi è Dio, la particella matrice e gli stami quantistici: nella formazione del tutto e dell’universo." Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, September 9, 2021, 05–22. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/fisica-it/chi-e-dio.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Considerando che Dio non è nulla di assoluto, l’unico elemento eternamente presente, immutabile e neutro di qualsiasi equazione che può contenere tutto ciò che possiamo comprendere come dimensioni, particelle, onde, materia, energia, vita; dove senza questa forza l’universo e l’inverso non potrebbero mai avvenire, essendo una via unidirezionale, innegabile, questo saggio si propone di affrontare le considerazioni relative alla particella di Dio, nonché di descrivere questa particella, qui chiamata Particella Matrice e Stami quantistici (PM e EQ), discutendo il loro comportamento nello spazio, che è intrinseco alla comprensione della loro esistenza. È una teoria basata su osservazioni proprie e su bibliografie già pubblicate basate su studi sulla comprensione di cosa siano il Dio più grande e gli esseri celesti o gli Dei galattici, inclusa un’analogia di come gli universi contengano il Dio approvato e altri con una natura energetica di potenza inferiore, tra gli altri studi relativi al tema che trattano la particella più elementare per costituire l’universo, sia nella sua materia, come forme di energia e anche predire l’esistenza dell’antimateria. Quindi, per una migliore compressione, descrivo all’interno di questa struttura più ampia chiamata “Dio”, che è dove esistono le particelle fondamentali, composte da sei elementi base che chiamiamo in questa funzione come “Stami quantistici”, e una particella energetica con luce propria che chiamiamo “Particella di matrice” per essere principalmente la luce dell’universo, dove senza questa energia radiante non c’è vita motoria, che è ciò che ci interessa. Detto questo, in breve, i risultati hanno rivelato che se i concetti di forma e prestazioni del PMEEQ sono ampiamente studiati e compresi, questi dati consentiranno un progresso in termini di utilizzo di energia, produzione di carburante e persino trasporto di materia.
19

Pederzini, Giulia. "Proposta di rifunzionalizzazione di antichi reservoir in rapporto con un nuovo villaggio per bambini in Cagliari, regione Sardegna (Italia)." Revista M 18 (December 13, 2021). http://dx.doi.org/10.15332/rev.m.v18i0.2667.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Cagliari, capoluogo della soleggiata isola italiana della Sardegna, è ricca di storia, cultura e carattere. Con il suo spettacolare scenario di imponenti montagne e dolci colline lungo il Mediterraneo, questa città possiede caratteristiche distintive che nessun altro luogo in Italia possiede. Secoli di storia a Cagliari hanno dato origine a un'architettura unica in tutta la città e luoghi che testimoniano il suo passato storico. Tra questi, c’è un sito interessante posto sul Monte Urpinu, dove giacciono quattro giganteschi serbatoi scavati sottoterra, abbandonati, utilizzati originariamente dalla marina come deposito di carburante negli anni Trenta (Sardegna sotterranea, 2020). Riguardante la memoria storica del luogo, l'articolo mostra lo sviluppo di una proposta volta a riabilitare i bacini come serbatoi d'acqua, funzionali al contesto naturale esistente e al nuovo intervento. Il progetto è una scuola materna ed elementare, integrata nella pineta e, a seconda delle diverse stagioni della città, può essere vissuta su due diversi livelli, come scuola invernale al piano superiore ed estiva al piano terra. L'obiettivo principale è quello di abitare la montagna, sfruttando le potenzialità naturali della luce, dell'acqua, degli alberi. Il sito recuperato diventa luogo privilegiato per il metodo Montessori che propone l'educazione dei bambini a costante contatto con la natura durante il giorno: sono spronati a "farlo da soli", anche in un ambiente selvaggio. Trattandosi di quattro enormi cisterne d'acqua, si propone un sistema idrico autosufficiente. In fine, prendendo coscienza di un recente fenomeno naturale chiamato "bomba d'acqua", l'intervento paesaggistico mira a recuperare anche grandi quantità di acqua che altrimenti verrebbero disperse nel terreno.

To the bibliography