Academic literature on the topic 'Documentacao E Arquivologia Biblioteconomia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Documentacao E Arquivologia Biblioteconomia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Documentacao E Arquivologia Biblioteconomia"

1

Marques, Angelica Alves da Cunha. "Possibilidades de pesquisa em Arquivologia e sua articulação com as Ciências Sociais." Revista EDICIC 1, no. 1 (April 10, 2021): 228–43. http://dx.doi.org/10.62758/re.v1i1.11.

Full text
Abstract:
Esta comunicação apresenta os resultados de uma pesquisa que contemplou um projeto de iniciação científica, uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado sobre a formação e configuração da Arquivologia como disciplina científica no País e suas interlocuções com as práticas e o pensamento arquivístico internacional. Em suas três fases, a pesquisa caracterizou-se como qualitativo-quantitativa, amparada na análise de fontes documentais. Os referenciais teóricos utilizados apoiaram-se em autores da História, Sociologia e da Filosofia, a partir dos quais pôde-se compreender as trajetórias da Museologia, da Biblioteconomia, da Documentação, da Ciência da Informação e da Arquivologia, tendo em vista seus diálogos, conflitos e alianças no campo da informação. Esta comunicação busca, assim, mostrar as possibilidades de pesquisa em Arquivologia, quanto aos métodos, às fontes primárias e à sua articulação com teóricos das Ciências Sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida, Carlos Henrique Marcondes de. "Arquivologia, Biblioteconomia e Documentação: o lugar da Ciência da Informação entre as Ciências da Documentação." Revista EDICIC 1, no. 1 (April 10, 2021): 206–27. http://dx.doi.org/10.62758/re.v1i1.10.

Full text
Abstract:
Apesar do reconhecimento generalizado de suas interfaces e entrelaçamentos históricos e epistemológicos, a configuração institucional para a gestão de C&T no Brasil, configurada na Tabela de Áreas do Conhecimento CAPES/CNPq, apresenta a CI como um grande guarda-chuva sob a qual estariam a subáreas como Arquivologia, a Biblioteconomia e mesmo a Museologia. Ao logo da trajetória histórico-epistemológica da CI, foram propostas várias teorias para dar conta do fenômeno informação, todas, no entanto, centradas ora em um, ora em outro aspecto específico. É esboçada uma teoria que integra os conceitos de documento e informação. É proposta uma visão analítica detalhada e fundamentada ontologicamente da noção de documento, com vistas a fornecer subsídios para a compreensão do funcionamento de documentos nos mais variados contextos específicos, incluindo aquelas subáreas e discutir a relação documento-informação. É reafirmada a visão do documento como um instrumento cujas funções estão ligadas a processos evolutivos, a linguagem e a cultura. É apresentada uma definição de documento que o considera fundamentalmente como um artefato, artificial, criado e usado com determinadas finalidades em contextos específicos. O objetivo é contribuir para fundamentar a Ciência da Informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Paulo Roberto Elian dos. "A institucionalização da arquivologia no Brasil e a reforma administrativa no primeiro governo Vargas (1935-1945)." Revista Brasileira de História 38, no. 78 (July 26, 2018): 121–46. http://dx.doi.org/10.1590/1806-93472018v38n78-06.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo aborda, em perspectiva histórica, a atuação do Departamento Administrativo do Serviço Público (Dasp), criado em 1938, durante o Estado Novo, com a tarefa de empreender um projeto modernizador capaz de viabilizar a separação entre política e administração no contexto de forte centralização do poder na Presidência da República. Considera que o Departamento foi agente promotor de ações que configuram a gênese da fase moderna do conhecimento arquivístico, traduzido em técnicas, métodos e práticas da arquivologia e destinado a encontrar lugar na administração pública reformada. Apresenta, no contexto da reforma administrativa do governo Getúlio Vargas, essa fase de institucionalização da arquivologia que só se pode compreender se forem analisadas suas relações com as áreas emergentes da biblioteconomia e documentação contempladas no projeto modernizador do novo órgão. O artigo se propõe a apontar a institucionalidade dos arquivos e da arquivologia alcançada ao fim do período estudado. Para tanto, utiliza como principal fonte de pesquisa os documentos do fundo Dasp depositado no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Machado, Raymundo das Neves, and Gillian Leandro de Queiroga Lima. "Apresentação do Dossiê XV CINFORM – Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Ciência da Informação." Revista Informação na Sociedade Contemporânea 6 (April 22, 2022): e28641. http://dx.doi.org/10.21680/2447-0198.2022v6n0id28641.

Full text
Abstract:
Este dossiê da Revista Informação na Sociedade Contemporânea (RISC) contempla as temáticas que foram apresentadas no XV CINFORM – Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Ciência da Informação, realizado pelo Instituto de Ciência da Informação/UFBA, no período de 22 a 25 de novembro de 2021. Momento que reuniu professores, pesquisadores e estudantes da Arquivologia, Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação, áreas afins e demais membros da comunidade que apresentaram e promoveram discussões em torno do tema central "Espaços Informacionais Multirreferenciais: pensamento contemporâneo no mundo digital".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Paixão, Pablo Boaventura Sales. "ENTREVISTA CON LA PROFA. AURORA CUEVAS-CERVERÓ." Convergências em Ciência da Informação 1, no. 1 (July 23, 2018): 97–101. http://dx.doi.org/10.33467/conci.v1i1.9340.

Full text
Abstract:
Os avanços tecnológicos representam grandes oportunidades e desafios para a construção e disseminação do conhecimento científico na Ciência da Informação (CI). Esse processo é representado pelo crescente número de teorias e práticas formativas (nacionais e internacionais) que visam auxiliar na formação acadêmica e técnica dos profissionais da Biblioteconomia, Documentação e Arquivologia, a fim que os dispositivos digitais possam ser compreendidos e aplicados nas unidades de informação. É nesse contexto que este primeiro número da revista Convergências em Ciência da Informação entrevista a professora Aurora Cuevas-Cerveró, enfatizando suas experiências no âmbito da alfabetização informacional
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Tarapanoff, Kira, and Lillian Alvares. "A informação como objeto de estudo: histórico da pós-graduação em Ciência da Informação na Universidade de Brasília." Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 12, no. 1 (November 14, 2018): 262–89. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v12.n1.2019.19163.

Full text
Abstract:
Descreve o contexto, criação e a trajetória dos cursos de pós-graduação da atual Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Na gênese e histórico da criação de seu Mestrado em Biblioteconomia e Documentação, detém-se nas principais linhas de pesquisa que orientaram o desenvolvimento de suas dissertações, com destaque para alguns trabalhos. Em sua evolução, descreve a criação do Doutorado e a integração das várias áreas que tem como objeto de estudo a informação, como a Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, colocadas sob um mesmo guarda-chuva de pós-graduação em Ciência da Informação. Analisa quantitativamente o período de 2006 a 2018, com visualizações sobre temáticas de pesquisa e defesas realizadas em seu mestrado e doutorado. Conclui pela necessidade de se integrar e antecipar de forma contínua e adequada às novas necessidades informacionais de usuários e organizações, face às mudanças tecnológicas e culturais da sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rosa, José da, Eliana Maria Dos santos Bahia, Douglas Aguiar das Neves, and William Adão Ferreira Paiva. "Digitalização e higienização da documentação na Divisão de Arquivo do DAP/PRODEGESP-UFSC." BIBLOS 32, no. 2 (June 2, 2019): 50–67. http://dx.doi.org/10.14295/biblos.v32i2.7918.

Full text
Abstract:
Discussões teóricas sobre a informação e suas práticas, fazem parte do universo acadêmico. A Ciência da Informação que abarca a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia, abrem um espaço nessa relação com cada área possuindo diferentes características, diálogos, cabendo aos alunos desta área interdisciplinar, conhecerem a natureza dos materiais componentes do acervo do Departamento de Administração de Pessoal, que tem como público-alvo os funcionários ativos, inativos e pensionistas. Cabe também, aplicarem seus conhecimentos na Organização, Digitalização e Higienização da documentação na Divisão de Arquivo, tratarem a vivência entre a teoria e prática, uma vez que possibilita a soma de esforços dentro da UFSC que reconhece a importância da organização da documentação no arquivo institucional e desperta o caminhar do saber fazer. Estudantes passaram nos Concursos Públicos da UFSC e foram atuar na DARQ, observa-se que o trabalho tem gerado a ampliação de atuação na formação dessas áreas. Durante diversos anos foram realizadas atividades de extensão e a partir de 2005, com o currículo novo da Biblioteconomia ocorre a implantação dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Ao final do artigo, temos os resultados a serem alcançados e esperados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Loureiro, Mônica de Fátima, and Paulo de Martino Jannuzzi. "Profissional da informação: um conceito em construção." Transinformação 17, no. 2 (August 2005): 123–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862005000200003.

Full text
Abstract:
Para discutir o conceito de Profissional da Informação estudou-se o histórico das profissões ligadas ao tratamento da informação, com ênfase dada ao bibliotecário. Abordou-se ainda a relação entre as áreas da Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Documentação e Museologia. Finalmente, compilaram-se alguns trabalhos cujo tema e objeto de estudo era o profissional da informação, visando verificar se há consenso quanto ao conceito de Profissional da Informação, na literatura de Ciência da Informação. Concluiu-se não existir consenso em relação a um conceito que defina quem é o Profissional da Informação. Evidenciou-se, portanto, que esse tema merece mais estudos, tanto para manter a integridade da categoria profissional, como para assegurar o reconhecimento da sua atuação profissional por parte da sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva Santos, Valéria, Lígia Santos de Oliveira, and Manuela Do Nascimento Silva. "A relevância do tratamento documental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe para o resgate da memória institucional." BiblioCanto 7, no. 1 (April 16, 2021): 1–20. http://dx.doi.org/10.21680/2447-7842.2021v7n1id21722.

Full text
Abstract:
Considerando a importância do tratamento documental como uma alternativa para reduzir os danos no acervo documental do Arquivo Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS) – Campus Aracaju, desenvolveu-se um projeto de extensão que possibilitou de maneira prática o aprendizado do “saber fazer” através das atividades desempenhadas pela bolsista e estudante de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para a sua realização utilizamos a pesquisa bibliográfica através da literatura da área de Arquivologia, com o cerne na preservação e conservação dos documentos, bem como a pesquisa documental, pois o contato direto e contínuo com a documentação viabilizou a aplicabilidade do tratamento documental. Em contrapartida, trabalhamos o estudo de caso, que nos trouxe informações que contribuíram diretamente com a pesquisa em questão e nos fez observar a relevância do tratamento documental nas ações relativas à identificação documental, culminando com realização de mudanças consideráveis na preservação dos documentos e promovendo o acesso às informações comportadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vilan Filho, Jayme Leiro, Held Barbosa de Souza, and Suzana Mueller. "Artigos de periódicos científicos das áreas de informação no Brasil: evolução da produção e da autoria múltipla." Perspectivas em Ciência da Informação 13, no. 2 (August 2008): 2–17. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362008000200002.

Full text
Abstract:
Descreve a evolução da produção de 20 títulos de periódicos científicos brasileiros das áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação e Documentação (1972-2006). Utiliza como fonte os registros de 3.706 artigos de periódicos científicos. Apresenta tabelas e gráficos com séries históricas de dados absolutos e percentuais relacionados com: número de artigos publicados, número de artigos em autoria múltipla (co-autoria), número de títulos de periódicos e número médio de artigos por periódico. Conclui que: a média anual de produção brasileira foi de 175 artigos (2000-2006); a produtividade média anual foi de 16 artigos/ano/periódico (2000-2006); o percentual de artigos em co-autoria em 2006 (49,16%) está próximo do percentual de artigos em autoria única (50,84%); e 85% da co-autoria é de artigos com dois ou três autores (1972-2006). Conclui levantando algumas questões sobre possíveis causas desses resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Documentacao E Arquivologia Biblioteconomia"

1

Carvalho, Gabrielle Francinne de Souza. "Cenário acadêmico institucional dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia do Brasil." Universidade Federal de Minas Gerais, 2013. http://hdl.handle.net/1843/ECIC-9BXF7S.

Full text
Abstract:
The Archival Science, Library Science and Museology are scientific fields that have got different training trajectories and academic-institutional settings. Thus, we started with the assumption that these fields, permeated by power relations, can be influenced by the place where each course is located, as well as the fact that they could be near and / or far from each other and also from the Information Science post-graduation course. The objective was to analyze the academic-institutional influence on Archival Science, Library Science and Museology in Brazil. Therefore, the teaching class planning of specific theoretical subjects and a questionnaire with five open questions that was sent to these teachers were used as an instrument for data collection. It was also identified the degree of each teacher in order to analyze the influence of their training choices in the references cited in their class planning. At first, we carried out the analysis of these educational plans through bibliometric method of citation analysis, after the questionnaire was analyzed using the Content Analysis Method to categorize the responses and then the Discourse Analysis Method to interpret the speeches in their contexts. It was necessary for the research to group the courses into six categories, which correspond to the proximity among them on the same education institution. Reading Bourdieu and Foucault supported the interpretation of the teaching class planning and questionnaire. References were tabulated in order to get the most cited authors, the works and also the profile of these works by type, age and language referenced in the teaching plans and the questionnaire. The results of this research showed that prevails in the disciplines the cited books, dating from the 2000s and in Portuguese. The influence of the academic-institutional analysis comes from the references and it can be seen as belonging to all six categories courses. As for the other questions in the questionnaire, it was found that teachers considered their academic formation as the most influenced factor in their choices, followed by the proximity of the post-graduate courses and lastly, the academic-institutional linking and proximity among the undergraduate courses. Concerning Archival Science, Library Science and Museology it was possible to notice that most teachers have found links among these fields.
A Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia são campos científicos que possuem trajetórias de formação e configurações acadêmico-institucionais diferentes. Desta forma, partiu-se do pressuposto de que estes campos, permeados pelas relações de poder, podem sofrer influências das localizações de cada curso, bem como o fato de estarem próximos e/ou afastados uns dos outros, e da pós-graduação em Ciência da Informação. Assim, objetivou-se analisar a influência acadêmico-institucional nos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia do Brasil. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados o plano de ensino das disciplinas teóricas específicas e um questionário composto de cinco questões abertas que foi enviado aos professores dessas disciplinas. Identificou-se ainda a formação acadêmica (graduação, mestrado e doutorado) desses professores a fim de analisar a influência de suas formações no ensino daqueles cursos. No primeiro momento, realizou-se a análise desses planos de ensino por meio do método bibliométrico, da análise de citações das referências e, no segundo momento, analisou-se o questionário utilizando a Análise de Conteúdo, para categorização das respostas, e da Análise do Discurso, para interpretação dos discursos em seus contextos. Para a realização da pesquisa fez-se necessário agrupar os cursos em seis categorias, as quais correspondem à proximidade entre os cursos em uma mesma instituição de ensino superior. A leitura de Bourdieu e Foucault subsidiou a interpretação dos planos de ensino e questionários. As referências foram tabuladas a fim de obter as obras, os autores mais citados, o perfil dessas obras segundo a tipologia, a idade e o idioma referenciado nos planos de ensino e questionário. Os resultados desta pesquisa apontaram que prevaleceu nas disciplinas a citação de livros, datados da década de 2000 e em português. A influência acadêmicoinstitucional advinda da análise das referências pode ser percebida em todos os cursos pertencentes às seis categorias. Quanto às outras perguntas do questionário, detectou-se que os professores consideraram a formação acadêmica como o fator que mais influencia nas suas escolhas, seguido da proximidade em relação aos cursos de pósgraduação e, por último, a vinculação acadêmico-institucional e a proximidade entre os cursos de graduação. Sobre as relações entre Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia foi possível perceber que a maioria dos professores consideraram haver pontos de contatos entre esses campos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bahia, Eliana Maria dos Santos. "El mercado de trabajo para archiveros según los anuncios brasileños de empleo (2012-2014)." 2016, 2017. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178701.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidad Carlos III de Madrid, Departamento de Biblioteconomía y Documentación, Programa de Doctorado en Documentación: Archiveros y bibliotecas en el entorno digital, Madrid, 2016.
Made available in DSpace on 2017-08-28T16:22:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 339631.pdf: 7760761 bytes, checksum: 5cfaee4658c2bc97e0959d7beb20fd3c (MD5)
Abstract : Study of expectations that the Brazilian business sector deposits on the archivists according to their training and that is expressed in the offers of job they face. It is built from these assumptions: 1) the existence of a clear objective for the archives of companies, industries and organizations in managing information. It implies some specific skills and capabilities of the archivists; and 2) the management of information produced by the companies, industries and authorities facilitatesa joint management and future development. The general objective of the research is to identify and order in taxonomy of the technical skills, professional competencies and skills that archivists are requested from the private sector. This is embodied in other specific ones: 1) to check the literature on skills and essential abilities of archivists; 2) to select the key concepts from the job ads that appear on the corporate portal www.catho.com.br; 3) to build a taxonomy to systematize the collected concepts using the document management software for thesaurus, TEMATRES; and 4) to propose a professional profile for archivists from the results. The superstructure of the thesis contains a first chapter that analyzes the profile of the archivist in the Brazilian scenario, from the characteristics of vocational training. The second addresses the methodological procedures used to achieve the objectives, which are based on the critical literature search and the triangulation of methods and, more specifically, in the deductive development of vocabulary and taxonomy organization. In the third chapter the state of affairs is analyzed for the professional and social skills and competencies expected of a professional archivist, highlighting its suitability for different professional profiles and its ethical, informative and communicative dimension. The fourth chapter describes the features, functions, types and applications of corporate portals, specifically of Catho portal, source of this research data, and the structure of the ads and employment news for archivists in the Brazilian business context. The fifth chapter analyzes the nature and applications that can be given to taxonomy for organizing and representing knowledge and as well as their terminological relationships. The sixth chapter collects and discusses the results obtained from some reference points: a) skills and abilities required; b) professional profile required for; c) needs of the business sector; d) remuneration; e) geospatial distribution of jobs. The results benefit both affecteddisciplines: on one hand, the labor market for archivists that could only be characterized from the most recent scientific literature if you wanted to adequately translate their status and trends observed. To which the contributions of the work are added; while, on the other hand, the archival stands, especially from the perspective of practical information units, which will now have an organizational structure and representation of specialized information to ensure consistency and uniformity indexing, and recoveries, and the exchange of knowledge through the terms of taxonomy. Companies expect training programs that meet their values and strategies, and. consequently, a learning process that leads to a change in behaviors, values and vision of itself. Brazilian archives and records management colleges must understand not only how businesses are, but what skills, abilities and profiles need to be constantly changing to meet the needs of today's society. They should bet on a curriculum for the future, for archivists need for constant transformation in organizational models and work teams. Change has always been linear. Now it is exponential. To survive in this new scenario, the archivist must use their intelligence and dive into your most important natural resource: continuous learning.

Estudo do profissional arquivista brasileiro a partir das expectativas do setor empresarial no que tange a formação profissional e as ofertas de emprego. Parte dos pressupostos de que: 1) existe um papel definido para os arquivos nas empresas, indústrias e organizações no contexto da gestão da informação e isto requer competências e habilidades dos profissionais arquivistas; e 2) a gestão da informação produzida pelos empresários, pelas indústrias e pelos gestores facilita o compartilhamento da gestão e seu desenvolvimento futuro. O objetivo geral da pesquisa é identificar e ordenar as competências e habilidades do profissional arquivista a partir das expectativas do setor privado. Desdobra-se em específicos: 1) verificar na literatura as competências e as habilidades essenciais ao profissional arquivista; 2) identificar os conceitos expressos nos anúncios referentes às ofertas de emprego disponíveis no portal corporativo www.catho.com.br; 3) construir uma estrutura taxonômica para sistematizar os conceitos coletados utilizando o software documental para gestão de tesauros TEMATRES; e 4) propor um perfil profissional dos arquivistas com base nos resultados obtidos. O primeiro capítulo discute o perfil do profissional arquivista no cenário brasileiro frente às características que compreendem a formação do profissional. O segundo apresenta os procedimentos metodológicos utilizados para alcance dos objetivos, com base na colação bibliográfica, triangulação de métodos e na construção do vocabulário e da estrutura hierarquizada da taxonomia. O terceiro capítulo analisa as competências e habilidades laborais e sociais requeridas pelo setor privado ao arquivista enquanto profissional da informação, com destaque para as questões os perfis profissionais e as dimensões éticas, informacionais e comunicacionais. O quarto capítulo descreve as características, funções, tipologias e aplicações dos portais corporativos, com destaque para o Portal CATHO, objeto da pesquisa, e a estrutura das notícias e anúncios de emprego para arquivistas no contexto empresarial brasileiro. O quinto capítulo discorre sobre a natureza e aplicações das taxonomias para organização e representação do conhecimento e as relações entre os termos em um portal corporativo. O sexto capítulo analisa e discute os resultados encontrados amparados na taxonomia elaborada a partir do software TEMATRES, com foco: a) nas habilidades e competências; b) perfil profissional; c) as demandas do setor empresarial; d) a remuneração; e) panorama geoespacial das ofertas de emprego. Os resultados obtidos permitiram o enriquecimento dos dois campos disciplinares aqui em observação: por um lado, o mercado de trabalho do arquivista, que ficou a conhecer a caracterização geral da mais recente produção científica relativa ao seu objeto de estudo e respectiva tendência evolutiva, por outro, a arquivologia, em particular a unidade de informação ligada ao universo dos estudos, que passam a dispor, doravante, de uma estrutura de representação da informação da especialidade que garanta com consistência e uniformidade, indexar, recuperar e partilhar conhecimento na web a partir da taxonomia de termos arquivisticos. As empresas precisam de programas de formações alinhados com seus valores e sua estratégia, aprendizagem para mudar comportamentos, visões e valores das empresas. As escolas de arquivologia no Brasil devem compreender não somente como são as empresas, mas sim quais são as competências e habilidades e os perfis necessários nesta nova transformação do mundo contemporâneo. Têm que apostar em projetar para o futuro, os arquivistas necessitam de uma transformação constante de seus modelos em sua organização e em suas equipes. Mudança tem sido sempre era linear, mas agora a mudança é exponencial e para sobreviver neste novo cenário, o arquivista precisa usar sua inteligência e mergulhar no seu recurso natural mais importante: aprender continuamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Di, Pietro Laila Figueiredo. "Estruturação de acervos imagéticos e acesso à informação : estudo de instituições de memória no Chile e Argentina." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/16675.

Full text
Abstract:
Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, 2014.
Submitted by Ana Cristina Barbosa da Silva (annabds@hotmail.com) on 2014-10-30T14:29:57Z No. of bitstreams: 1 2014_LailaFigueiredodiPietro.pdf: 2106538 bytes, checksum: dfe18139a6a1d5973ad458a88f99e4d1 (MD5)
Approved for entry into archive by Tania Milca Carvalho Malheiros(tania@bce.unb.br) on 2014-10-30T17:31:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_LailaFigueiredodiPietro.pdf: 2106538 bytes, checksum: dfe18139a6a1d5973ad458a88f99e4d1 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-10-30T17:31:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_LailaFigueiredodiPietro.pdf: 2106538 bytes, checksum: dfe18139a6a1d5973ad458a88f99e4d1 (MD5)
A preservação da memória, além de um direito humano, é uma obrigação da própria sociedade, que deve se estruturar para organizar e conservar os acervos documentais que garantem esse processo. O documento fotográfico é representativo e possui valor testemunhal. A massa de fotografias sobre as épocas de repressão nos diversos países da América do Sul se constitui como importante elemento de prova de violações dos direitos humanos e condutas de regimes militares, contribuindo para novas narrativas da história nacional. A organização, o tratamento e a preservação destes acervos visam o acesso à memória social, evidenciando os laços identidários. A pesquisa analisou as estruturas de organização aplicadas a documentos que possuem grande valor histórico e contribuem para o exercício da cidadania e para a construção da memória coletiva e individual. Para a pesquisa, foram adotados os acervos fotográficos de quatro instituições de memória que apresentam diferentes características de acervo, armazenamento e apresentação: Museo de la Memoria y Derechos Humanos (Chile); Fundación Vicaría de La Solidariedad (Chile); Londres 38 (Chile) e Memoria Abierta (Argentina). A organização utilizada pelos centros de informação foi analisada a partir de entrevistas, visitas às instituições e informações disponibilizadas na web, identificando os princípios e técnicas empregados para garantir a manutenção da autenticidade da informação original, além de sua preservação, recuperação, difusão e acesso. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The preservation of memory, beyond a human right, it is the own social obligation, who should build a structure for organize and conserve documental collections to guarantee the process. Photographic document has representative and testimonial value. Photographic collections about the times of repression in many countries of Latin America work like an important evidence of human right violation and military governments behavior, helping to national history´s new narratives. Organization, treatment and preservation of these documents aim to social memory access, showing identity links. Research´s objective is the analysis of organization structure applied to imagetic documents, with historic worth and collaborates for citizen practice and for individual and colective memory. For research, four institution memory´s collection were adopted, who presents different collection, storage and presentation features: Museo de la Memoria y los Derechos Humanos (Chile); Fundación Vicaría de la Solidaridad (Chile); Londres 38 (Chile) and Memoria Abierta (Argentina). The organization used by the information centers were analyzed from coordinated interviews, museum visits and web sites information, identifying principles and techniques manage to guarantee the maintenance of original information authenticity, beyond preservation, recovery, diffusion and access.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ramos, Jose Alimateia de Aquino. "As possibilidades de aproximação e diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia via modelo formativo: o caso da ECI-UFMG." Universidade Federal de Minas Gerais, 2013. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9JLJQ7.

Full text
Abstract:
Focuses the search approach and dialogue between Archival , Library Science , Museology and Information Science field of study as having the experience of common core subjects and academic activities proposed by the School of Information Science , UFMG . Aims to analyze the perception of teachers at this school about this experience in order to contribute to know the limits and possibilities of rapprochement between the areas . Understand the difficulties of putting this proposal into practice is important to rethink the relationship between the three areas and Information Science in Brazil . The faculty of the School of Information Science , UFMG constituted group of informants . Data were collected through semi - structured interviews with 16 teachers who define a purposive sample , the theoretical framework addressed the trajectory of historical development of the areas involved , the process of institutionalization of these areas in Brazil , the science of information as a possible basis for rapprochement between areas , and finally some experiments approach among the areas highlighted by the proposal of UNESCO and schools newly created courses in Museology and Archival via Gather . The results highlighted in the first place , the difficulty of teachers to accept the initial design of the ECI- UFMG that information science would be the common structure of training for the three areas . Most of the respondents felt that these areas have the conceptual basis Applied Social Sciences . Information Science would be a fourth area at the same hierarchical level . The interviewees emphasized the autonomy of areas in their relations with the Information Science . Finally , the paper presents the vision of teachers about the convergence between areas , with emphasis on the question of the object of work and themes memory and heritage. Presents the points of divergence between the areas with emphasis on the specificity and uniqueness of each area . Finally discusses the proposed common core of ICE - UFMG highlighting the main problems faced by the teachers of the three courses at the time of implementation of the proposal.
Focaliza a busca de aproximação e diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação tendo como campo de estudo a experiência de núcleo comum de disciplinas e atividades acadêmicas proposta pela Escola de Ciência da Informação da UFMG. Tem como objetivo analisar a percepção dos docentes dessa escola sobre essa experiência com o intuito de contribuir para conhecer os limites e possibilidades de aproximação entre as áreas. Entender as dificuldades de se colocar em prática essa proposta é importante para se repensar a relação entre as três áreas e a Ciência da Informação no Brasil. Os docentes da Escola de Ciência da Informação da UFMG constituíram o grupo de informantes. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas com 16 docentes que definimos por amostra intencional, o referencial teórico abordou a trajetória de constituição histórica das áreas envolvidas; o processo de institucionalização dessas áreas no Brasil; a ciência da Informação como possível base para aproximação entre as áreas; e, por fim, algumas experiências de aproximação entre as áreas com destaque para a proposta da Unesco e das escolas de criaram recentemente os cursos de Arquivologia e Museologia via Reuni. Os resultados destacaram em primeiro lugar, a dificuldade dos docentes em aceitar a concepção inicial da ECI-UFMG de que a Ciência da Informação seria a estrutura comum de formação para a três áreas. Em sua maioria, os entrevistados entenderam que estas áreas têm como base conceitual as Ciências Sociais Aplicadas. A Ciência da Informação seria uma quarta área no mesmo patamar hierárquico. O entrevistados enfatizaram a autonomia das áreas em suas relações com a Ciência da informação. Por fim, o trabalho apresenta a visão dos docentes sobre os pontos convergentes entre as áreas, com destaque para a questão do objeto de trabalho e os temas memória e patrimônio. Apresenta os pontos de divergência entre as áreas com destaque para a especificidade e singularidade de cada área. Por fim discute a proposta de núcleo comum da ECI-UFMG destacando os principais problemas enfrentados pelos docentes dos três cursos no momento de implementação da proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Linden, Leolíbia Luana. "O tratamento temático da informação em instrumentos normativos de descrição arquivística." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2017. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174715.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2017.
Made available in DSpace on 2017-04-11T04:19:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 346505.pdf: 792133 bytes, checksum: 5691593ea8d001756d772357258661d5 (MD5) Previous issue date: 2017
Analisa Instrumentos Normativos de Descrição Arquivística desenvolvidos em diferentes países, com a finalidade de verificar a descrição de conteúdo nestes documentos. Trata das vertentes teóricas do Tratamento Temático da Informação (TTI): catalogação de assunto, indexação e análise documental, assim como seus respectivos objetos, sendo eles: produtos, instrumentos e processos. Apresenta correntes teóricas do pensamento arquivístico: tradicional, records management e integrada, assim como discorre sobre o histórico da descrição arquivística e o desenvolvimento de manuais, normas e orientações que foram criadas na intenção de padronizar o processo de descrição arquivística. Realiza levantamento de Instrumentos Normativos de Descrição Arquivística (INDA) em diferentes países, tendo sido coletados e caracterizados doze que se apresentam em língua portuguesa, espanhola e inglesa. Dentre esses, foram selecionados oito INDA que contemplam a descrição de conteúdo em sua estrutura, possibilitando assim a análise da existência ou não de características das vertentes teóricas do TTI e a identificação dos aspectos indicados pela literatura da área de TTI: processos, produtos e instrumentos. Como resultado, observa-se que cinco INDA contém elementos de descrição de conteúdo: MAD, DACS, NOBRADE, ISAD (G) e NEDA; e três não contém em sua estrutura esclarecimentos sobre a descrição de conteúdo para as finalidades desta pesquisa: RAD, NEDA e NUDA. Dentre os quatro instrumentos normativos de descrição arquivística que apresentam informações sobre a descrição de conteúdo, analisados por meio das características de vertentes teóricas do tratamento temático da informação, dois apresentam elementos relacionados ao processo de como fazer a descrição de conteúdo, característica da vertente francesa de Análise documental; três apresentam elementos relacionados aos produtos originários deste processo, características da vertente norte-americana catalogação de assuntos; quatro apresentam elementos relacionados aos instrumentos que auxiliam no processo e desenvolvimento dos produtos, características da vertente inglesa indexação. Conclui que documentos de arquivo possuem características específicas, que precisam ser analisadas de forma diferente dos bibliográficos, no entanto, é possível estabelecer diálogo entre as áreas de TTI e Arquivologia, visando a melhoria do acesso à informação. Portanto, uma das contribuições dessa pesquisa relaciona-se justamente à transposição desses conceitos e teorias oriundos da Ciência da Informação ao contexto do documento de arquivo. Contribui com o avanço das discussões acerca do desenvolvimento teórico e prático do Tratamento Temático da Informação na Arquivologia.

Abstract : It analyzes the Normative Instruments of Archival Description developed in different countries, in order to verify the description of content in these documents. It deals with the theoretical aspects of the information subject treatment: subject cataloging, indexing and subject analysis, as well as their respective objects, being: products, instruments and processes. It presents the theoretical currents of archival thinking: traditional, records management and integrated, as well as discusses the history of archival description and the development of manuals, norms and guidelines that were created in order to standardize the process of archival description. It carries out survey of Normative Instruments of Archival Description (INDA) in different countries, having been collected and characterized twelve that present themselves in Portuguese, Spanish and English language. Among these, eight INDAs were selected, which contemplate the description of content in its structure, thus enabling the analysis of the existence or not of characteristics of the theoretical aspects of the TTI and the identification of the aspects indicated in the literature of the TTI area: processes, products and instruments . As a result, five INDAs contain description of content elements: MAD, DACS, NOBRADE, ISAD (G), and NEDA; And three does not contain in its structure clarifications on the description of content for the purposes of this research: RAD, NEDA and NUDA. Among the four Normative Instruments of Archival Description that present information about the description of content, analyzed through the theoretical aspects of the information subject treatment, two present elements related to the process of how to description of content, characteristic of the French part of subject analysis; Three present elements related to the products originating from this process, characteristics of the North American slope subject cataloging; Four present elements related to the instruments that assist in the process and development of the products, characteristics of the English slope indexing. It concludes that archival documents have specific characteristics, which need to be analyzed in a different way from the bibliographical ones, however, it is possible to establish a dialogue between the TTI and Archivology areas, aiming to improve the access to information. Therefore, one of the contributions of this research is related precisely to the transposition of these concepts and theories originating from Information Science to the context of the archival document. It contributes to the advancement of the discussions about the theoretical and practical development of the information subject treatment in Archivology.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Dalessandro, Rafael Cacciolari. "A questão ética no ensino de organização do conhecimento : uma análise de currículos de cursos de graduação em arquivologia e biblioteconomia no Brasil. /." Marília, 2018. http://hdl.handle.net/11449/154143.

Full text
Abstract:
Orientadora: Natália Bolfarini Tognoli
Banca: Suellen Oliveira Milani
Banca: Clarissa Moreira Schmidt
Resumo: A Ciência da Informação, seja no que se refere às suas bases teóricas seja no tocante às práticas profissionais, tem demonstrado um crescente interesse nos estudos éticos, em aspectos relativos, entre outros, à produção científica, à relação do profissional com a profissão e com os seus pares, à atuação do profissional para com o usuário, e à Organização do Conhecimento. No entanto, embora na literatura essa questão se encontre em crescente discussão, ainda não se tem claro como isso vem sendo trabalhado nas instâncias educativas da área, responsáveis pela formação dos arquivistas e bibliotecários. Sente-se, assim, a necessidade de analisar como vem sendo trabalhada a questão ética no âmbito do ensino de Organização do Conhecimento em cursos de Arquivologia (classificação e descrição) e de Biblioteconomia (classificação e indexação) no Brasil, para que se possa identificar aspectos éticos convergentes, complementares ou divergentes entre esses dois espaços de ensino para a atuação profissional. Nesse sentido, propõe-se a realização de uma sistematização crítica de temáticas e referenciais teóricos no tocante à ética, a partir das estruturas curriculares dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia do Brasil, especificamente na área de Organização do Conhecimento. Para tanto, realiza-se um estudo exploratório, teórico e documental, de natureza quali-quantitativa, que analisa a presença ou ausência das questões éticas nos cursos de graduação em Arquivologia e Bibli... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Information Science has shown lately a growing interest in ethical studies, wheter in its theoretical basis or professional practices, it has adressed important concerns to aspects related to scientific production, the realtionship between the professional and its colleagues, to its performance having in mind the user of the information and also Knowledge Organization. Although there is a growing discussion on these topics in the scientific literature, it is still not clear how these are worked out in the educational instances of the area which are responsible for the gradution of archivists and librarians. That way, the need to analyse how ethical issues related to Knowledge Organization processes have been taught in Archival Science (classification and description) and Librarianship (classification and indexing) undergraduate courses in Brazil, in order to identify convergent, complementary or divergent ethical aspects between these two teaching spaces for professional performance. In this sense, it is proposed to carry out a critical systematization of thematic and theoretical references regarding ethics from the curricular structures of these two courses, specifically in the are of Knowledge Organization. In order to do so, an exploratory study, theoretical and documental, of a qualitative and quantitative nature was carried out and the results were analyzed so that a comparison of how ethics is characterized in these two teaching universes could be explicit by these meth... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dalessandro, Rafael Cacciolari [UNESP]. "A questão ética no ensino de organização do conhecimento: uma análise de currículos de cursos de graduação em arquivologia e biblioteconomia no Brasil." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018. http://hdl.handle.net/11449/154143.

Full text
Abstract:
Submitted by Rafael Cacciolari Dalessandro (rafaelcacciolari@marilia.unesp.br) on 2018-05-31T01:50:43Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Rafael Cacciolari Dalessandro.pdf: 715016 bytes, checksum: a8df833e2845e5e6daccd18417b9d11e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-06-04T16:05:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dalessandro_rc_me_mar.pdf: 715016 bytes, checksum: a8df833e2845e5e6daccd18417b9d11e (MD5) Previous issue date: 2018-04-30
Approved for entry into archive by Telma Jaqueline Dias Silveira null (telmasbl@marilia.unesp.br) on 2018-06-04T16:05:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dalessandro_rc_me_mar.pdf: 715016 bytes, checksum: a8df833e2845e5e6daccd18417b9d11e (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A Ciência da Informação, seja no que se refere às suas bases teóricas seja no tocante às práticas profissionais, tem demonstrado um crescente interesse nos estudos éticos, em aspectos relativos, entre outros, à produção científica, à relação do profissional com a profissão e com os seus pares, à atuação do profissional para com o usuário, e à Organização do Conhecimento. No entanto, embora na literatura essa questão se encontre em crescente discussão, ainda não se tem claro como isso vem sendo trabalhado nas instâncias educativas da área, responsáveis pela formação dos arquivistas e bibliotecários. Sente-se, assim, a necessidade de analisar como vem sendo trabalhada a questão ética no âmbito do ensino de Organização do Conhecimento em cursos de Arquivologia (classificação e descrição) e de Biblioteconomia (classificação e indexação) no Brasil, para que se possa identificar aspectos éticos convergentes, complementares ou divergentes entre esses dois espaços de ensino para a atuação profissional. Nesse sentido, propõe-se a realização de uma sistematização crítica de temáticas e referenciais teóricos no tocante à ética, a partir das estruturas curriculares dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia do Brasil, especificamente na área de Organização do Conhecimento. Para tanto, realiza-se um estudo exploratório, teórico e documental, de natureza quali-quantitativa, que analisa a presença ou ausência das questões éticas nos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia no Brasil e os desdobramentos dessa situação.
Information Science has shown lately a growing interest in ethical studies, wheter in its theoretical basis or professional practices, it has adressed important concerns to aspects related to scientific production, the realtionship between the professional and its colleagues, to its performance having in mind the user of the information and also Knowledge Organization. Although there is a growing discussion on these topics in the scientific literature, it is still not clear how these are worked out in the educational instances of the area which are responsible for the gradution of archivists and librarians. That way, the need to analyse how ethical issues related to Knowledge Organization processes have been taught in Archival Science (classification and description) and Librarianship (classification and indexing) undergraduate courses in Brazil, in order to identify convergent, complementary or divergent ethical aspects between these two teaching spaces for professional performance. In this sense, it is proposed to carry out a critical systematization of thematic and theoretical references regarding ethics from the curricular structures of these two courses, specifically in the are of Knowledge Organization. In order to do so, an exploratory study, theoretical and documental, of a qualitative and quantitative nature was carried out and the results were analyzed so that a comparison of how ethics is characterized in these two teaching universes could be explicit by these methods.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barbanti, Cristina Hilsdorf. "Representação e recuperação da informação em centros de memória." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-13012016-103551/.

Full text
Abstract:
Os Centros de Documentação possuem nomenclaturas variadas: Centro de Documentação, Centro de Referência, Centro de Memória, Núcleo de Documentação e outros. Nessa pesquisa, utilizaremos o termo Centro de Memória, numa tentativa de padronização, à luz de algumas pesquisas recentes. Ao nos referirmos a Centros de Memória institucionais, a heterogeneidade da informação acumulada é abundante. Trata-se de diversos suportes que são ou pretendem ser armazenados, tais como papéis, cartazes, mapas, objetos tridimensionais, livros, CDs e imagens, entre outros. Essa heterogeneidade nos trouxe a necessidade de um estudo e de uma reflexão teórica mais aprofundados, no que concerne ao tratamento da informação nas três áreas envolvidas pela nossa pesquisa ­ Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia ­ sob a ótica da Organização e Representação do Conhecimento, no âmbito da Ciência da Informação. O levantamento trouxe uma perspectiva histórica das três áreas, estudadas verticalmente, trazendo pontos de intersecção e diferenciação entre elas. Uma vez que a representação de cada acervo é diferente, acarretando problemas em sua recuperação, propusemos a utilização das Linguagens Documentárias para compatibilizar o acesso à recuperação desses acervos. Assim, procuramos investigar e discutir a viabilidade de um novo modelo de vocabulários controlados que possa melhorar a qualidade do acesso à informação nos acervos de Centros de Memória e contribuir com os estudos sobre a linguagem no campo da Ciência da Informação. Essa construção deve ser pontuada por diretrizes específicas para a representação e recuperação da informação em Centros de Memória, como uma decisão administrativa estratégica para a padronização e otimização de serviços, e a racionalização da recuperação da informação. Estes procedimentos e diretrizes devem ser trabalhados e acordados na construção de uma Política de Indexação. Em suma, a pesquisa discute a necessidade atual do desenvolvimento de diretrizes que se utilizem das Linguagens Documentárias, para que sejam atendidas as especificidades de recuperação da informação em acervos de Centros de Memória ­ sobretudo, os que possuam informação registrada nos arranjos pertencentes à tríade: arquivo, biblioteca e museu.
The Documentation Centers have different nomenclatures: Documentation Center, Reference Center, Memory Center, Memorial Center, and others. In this research, we will use the term Memory Center in an attempt to standardization - in the light of some recent research done. When referring to institutional Memory Centers, our attention is drawn to the heterogeneity of the accumulated information. It is many document formats that are or intend to be stored, such as papers, posters, maps, three-dimensional objects, books, CDs and images, among others. This heterogeneity brought us the need for a study and a deeper theoretical reflection, regarding the processing of information in the three areas involved by our research - Archival, Library and Museum Studies - from the perspective of the Organization and Knowledge Representation, under Information Science. The survey brought a historical perspective of the three areas that were studied vertically, bringing points of intersection and differentiation between them. Since the representation of each collection is different, causing problems in their recoveries, we proposed the use of Documentary Languages to grant access to the recovery of these collections. Hence, we try to investigate and discuss the feasibility of a new controlled vocabularies model, which can improve the quality of access to information in memory centers of collections and contribute to the study of the language in the field of Information Science. This construction should be punctuated by specific guidelines for the representation and retrieval of information in memory centers as a strategic management decision for the standardization and optimization of services, and the rationalization of information retrieval. These procedures and guidelines should be worked out and agreed on building a Indexing Policy. In short, the study discusses the current need to develop guidelines that use the Documentary Languages, so the specifics of information retrieval are met in Memory Centers collections - especially those who have information recorded in the arrangements belonging to the triad Archival, Library and Museum.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Documentacao E Arquivologia Biblioteconomia"

1

Cunha, Murilo Bastos da. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos Livros, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Valentim, Marta Lígia Pomim, ed. Estudos avançados em Arquivologia. Marília, Brazil: Editora UNESP, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Library communication: The language of leadership. Chicago: American Library Association, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Documentacao E Arquivologia Biblioteconomia"

1

Ávila Araújo, Carlos Alberto. "Potencialidades do diálogo entre a arquivologia, a biblioteconomia, a museologia e a ciência da informação." In Estudos avançados em Arquivologia, 217–41. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2012. http://dx.doi.org/10.36311/2012.978-85-7983-266-6.p217-241.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Andréa Fontoura da, Bruna Carballo Dominguez de Almeida, and Joana Peregrina Hernandes. "Organização e recuperação da informação: desafios na Arquivologia e na Biblioteconomia." In Organização e representação do conhecimento em múltiplas abordagens, 320–40. Pimenta Cultural, 2022. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2022.95613.11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Guimarães, José Augusto Chaves. "Ciência da informação, arquivologia e biblioteconomia: em busca do necessário diálogo entre o universo teórico e os fazeres profissionais." In Ensino e Pesquisa em Biblioteconomia no Brasil: a emergência de um novo olhar, 33–44. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008. http://dx.doi.org/10.36311/2008.978-85-98605-53-1.p33-44.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodrigues, Ana Célia. "Identificação arquivística: reflexões sobre a articulação entre teoria e prática no modelo de estágio supervisionado do Curso de Arquivologia da UNESP - Marília 203." In Ensino e Pesquisa em Biblioteconomia no Brasil: a emergência de um novo olhar, 215–28. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008. http://dx.doi.org/10.36311/2008.978-85-98605-53-1.p215-228.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Documentacao E Arquivologia Biblioteconomia"

1

Mangue, Manuel, Delfina Mateus, and Henriqueta Mola-Mola. "Perfil profissional em documentação e informação em Moçambique." In IX Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. SITRE, 2022. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2022.1607.

Full text
Abstract:
O estudo busca analisar a evolução do perfil do profissional que atua na área de informação em Moçambique tendo em consideração a ocupação, o nível académico e a competência profissional, tendo, ainda que de forma sintética, um olhar sobre a formação e as normas de exercício profissional no Brasil. A recolha de dados foi feita através da aplicação de um inquérito de forma não probabilística acidental ou por acaso, a nível nacional, ao qual responderam 79 ex-estudantes (de um universo, por estimativa, de aproximadamente 400) e paralelamente se aplicou entrevistas semi-estruturadas para os empregadores. Os resultados preliminares mostram uma grande evolução no que respeita ao nível de formação dos graduados e que atuam na área de informação em Moçambique, quase a totalidade (95%) teve a sua formação em Moçambique, dos quais 77,2% formou-se em Biblioteconomia, Arquivologia ou Documentação e Informação. Há uma evolução na proporção de funcionários com os níveis comparativamente mais altos de formação. Sobretudo comparado com o ano de 2003. Ou seja, há uma evolução exponencial nos profissionais com o nível superior, muito em particular os formados em área específica. No que diz respeito à ocupação, o Estado e as instituições públicas continuam sendo os maiores empregadores. Ou seja, a maioria (63,3%) está como funcionário ou agente do Estado e os trabalhadores em institutos ou empresas públicas perfazem 11,4%, em segundo plano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography