To see the other types of publications on this topic, follow the link: Dispositivo formativo.

Journal articles on the topic 'Dispositivo formativo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Dispositivo formativo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Pena, Selma Costa, and Douglas Almeida De Oliveira. "Formação de educadores de turmas multisseriadas: a narrativa como dispositivo formativo." Revista Teias 22, no. 65 (May 7, 2021): 299–312. http://dx.doi.org/10.12957/teias.2021.50910.

Full text
Abstract:
Resultado de processo formativo do Programa Escola da Terra, o texto analisa uma prática de formação continuada, com professores/as, coordenadores/as pedagógicos e tutores/as de turmas multisseriadas, do município de Santarém, oeste do estado do Pará. A narrativa como dispositivo formativo foi elemento metodológico de construção de dados, permitindo recuperar e reconstruir os processos formativos dos professores, por vezes silenciados ou pouco considerados nos processos de pesquisas e de formação docente. Os resultados dessa prática formativa apresentam o abandono histórico a que vem sendo submetida a educação do campo no estado do Pará, convergindo para o já demonstrado nas legislações educacionais e na própria concepção de educação do campo. Conclui-se que a formação continuada implementada pelo Programa Escola da Terra apresentou outra forma de ver e de pensar o trabalho docente, a partir de suas narrativas, da discussão realizada com seus pares, das leituras realizadas e das sínteses construídas coletivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santana, Flávia Cristina de Macêdo, and Tailane de Jesus Santana. "formação de professores de matemática na interface com a residência pedagógica." Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 24, no. 4 (December 26, 2022): 446–68. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p446-468.

Full text
Abstract:
Este artigo teve por objetivo analisar as experiências vivenciadas por licenciandos em matemática na interface com o dispositivo formativo da residência pedagógica durante a pandemia. Para tanto, mobilizamos algumas ferramentas conceituais propostas por Foucault. Optamos pela análise documental de um corpus constituído de portarias, editais e relatórios de estágio que nos deram indícios sobre quais linhas de força do dispositivo são reforçadas com a implementação do programa em tempos de pandemia. Diante disso, tomamos como referência duas unidades de análise: a) a fratura no planejamento e a constituição do sujeito estudante-residente; b) o sujeito da experiência e a construção do conceito matemático. De maneira geral, os modos de resistência operacionalizados atravessaram os dispositivos colocando em linhas de força sentidos, direções, que constituíram os estudantes-residentes. Os resultados indicam que esses sujeitos se transformam a si mesmos, o que implica deslocamentos e mudanças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Fabrício Oliveira da, and Rita de Cássia Menezes de Mattos. "ESCRITAS E REFLEXÕES DE SI: memorial como dispositivo autoformativo." Revista Pedagógica 23 (February 3, 2021): 1–22. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v22i0.5400.

Full text
Abstract:
O artigo busca compreender a contribuição do memorial como dispositivo metodológico que contribui na/para a formação docente. A pesquisa se configura numa abordagem qualitativa que emprega análise biográfica desenvolvida com a intenção de compreender a produção (auto)biográfica como recurso (auto)formativo de/para formação docente. Utiliza-se como recolha de informações as escritas de um memorial de formação produzido por uma professora em formação continuada em curso de pós-graduação. As concepções se ancoram nos fundamentos de Diehl (2002), Souza (2006), Gomes (2008), Josso (2010), Tardif (2012) e Silva (2020). Os resultados sugerem que as discussões em torno da pesquisa (auto)biográfica no campo educacional possibilita ao sujeito produzir sentido sobre o processo de formação e sobre as aprendizagens desenvolvidas no percurso formativo. Foi possível evidenciar que a utilização da escrita (auto)biográfica constitui-se em um interessante instrumento formativo pessoal/profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa Neto, Alexandre Alves, Deise Matos do Amparo, and Antônio Carlos Nunes de Carvalho Júnior. "A Extensão Universitária como Dispositivo para Formação do Psicólogo em Saúde Mental." Psicologia Revista 29, no. 2 (December 17, 2020): 471–88. http://dx.doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i2p471-488.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo analisar criticamente a formação em psicologia no Brasil e demonstrar que a extensão universitária pode ser usada como um dispositivo formativo. Para tanto, é feita uma contextualização das limitações relativas à formação em psicologia no que se refere à atuação em saúde mental em uma lógica psicossocial. Considera-se paradigma de atuação profissional a atualidade das práticas preconizadas pelo modelo de assistência adotado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Sugere-se o dispositivo da extensão como uma ferramenta capaz de contribuir para a superação de algumas dessas limitações com base na descrição de uma experiência de projeto de extensão de uma universidade brasileira. Essa experiência permitiu encontrar na extensão universitária um dispositivo capaz de contribuir para a superação de limitações relativas à estrutura de curso e de formação em psicologia na universidade na qual o projeto é sediado. Sugere-se que a extensão como dispositivo formativo em psicologia contribui para o treinamento de profissionais articulados com a realidade do serviço prestado e da comunidade que os cerca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Azevedo, Greiton Toledo de, Marcus Vinicius Maltempi, and Arthur Belford Powell. "Contexto Formativo de Invenção Robótico-Matemática: Pensamento Computacional e Matemática Crítica." Bolema: Boletim de Educação Matemática 36, no. 72 (April 2022): 214–38. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v36n72a10.

Full text
Abstract:
Resumo Neste artigo buscamos identificar e compreender as características do contexto formativo em Matemática de estudantes quando produzem jogos digitais e dispositivos robóticos destinados ao tratamento de sintomas da doença de Parkinson. Norteados pelas ideias da metodologia qualitativa de pesquisa, interagimos com alunos do Ensino Médio visando a construção de um jogo eletrônico com dispositivo robótico, chamado Paraquedas, destinado a sessões de fisioterapia de pacientes com Parkinson. Os alunos foram estimulados a propor e desenvolver ideias em ambientes voltados à experimentação e invenções eletrônicas para beneficiar pessoas em sociedade. Os dados foram analisados à luz dos pressupostos teóricos do Pensamento Computacional e da Matemática Crítica e consistem de discussão-análises do desenvolvimento científico-tecnológico, colaborativo-argumentativo e inventivo-criativo de tecnologias, indo além dos muros da sala de aula de Matemática. Como resultado, identificamos as seguintes características do contexto formativo em Matemática: independência formativa; imprevisibilidade de respostas; aprendizagem centrada na compreensão-investigação-invenção; e conexão entre áreas de conhecimento. Compreendemos que tais características se originam e mutuamente se desenvolvem dinâmico e idiossincraticamente nas concepções de planejamento, diálogo e protagonismo dos sujeitos, os quais fomentam a exploração de problemas aberto e inéditos de Matemática em-uso e descentralizam a formalização excessiva do rigor de objetos matemáticos como ponto nevrálgico à formação em Matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bugallo, Sofía. "Dispositivos de evaluación continua en Especialización en Docencia Universitaria desde una comprensión situada de las prácticas en la planificación estratégica." Revista ES 1, no. 1 y 2 (December 27, 2021): e006. http://dx.doi.org/10.24215/27186539e006.

Full text
Abstract:
El presente artículo se desprende del Trabajo Final Integrador de la carrera Especialización en Gestión de la Educación Superior (EGES) de la Universidad Nacional de La Plata (UNLP). El desarrollo se sitúa en el ámbito del programa de la Especialización en Docencia Universitaria (EDU) que se lleva adelante dentro de la Dirección de Capacitación y Docencia de la UNLP. Tiene como objetivo principal diseñar un conjunto de instrumentos que formen parte de un dispositivo más amplio de evaluación continua del desarrollo de la EDU, como experiencia formativa para los docentes de la UNLP, que se convierta en herramienta para la gestión curricular de este trayecto formativo. Se ha realizado un análisis situacional y a partir del mismo se propone diseñar e instrumentar dispositivos que integren a su vez, una estrategia de evaluación continua de la EDU.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Angelici, Giovanni. "La supervisione come esperienza del "sapere della pulsione"." GRUPPI, no. 1 (October 2020): 73–88. http://dx.doi.org/10.3280/gruoa1-2020oa10484.

Full text
Abstract:
Viene proposto un modello di supervisione clinica basato sull'elaborazione della personale esperienza del terapeuta rimessa in gioco nell'incontro col paziente. Tale modello utilizza il dispositivo dello psicodramma analitico e integra il percorso formativo basato sulla conoscenza della teoria e della tecnica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Filippi, José Luis, Guillermo Lafuente, Carlos Ballesteros, and Rodolfo Bertone. "Experiencia de Virtualización en la UNLPam." Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, no. 26 (October 12, 2020): e2. http://dx.doi.org/10.24215/18509959.26.e2.

Full text
Abstract:
Las herramientas tecnológicas que irrumpen el contexto sociocultural, presentan un escenario educativo donde la innovación es la única constante, en el cual convergen actividades formativas tradicionales con prácticas educativas que incorporan dispositivos tecnológicos de última generación. Gunther Kress considera que se debe enseñar a los estudiantes a incorporar diferentes medios de comunicación a través de los cuales se fomentan distintas habilidades retóricas, haciendo uso de diferentes plataformas [1]. Con el objetivo de extender el proceso formativo presencial de los estudiantes que cursan las materias Introducción a la Informática, Programación Procedural y Autómatas y Lenguajes, de las carreras Analista Programador e Ingeniería en Sistemas, se decide virtualizar dichas asignaturas en el contexto de la Facultad de Ingeniería de la Universidad Nacional de la Pampa. El objetivo es, facilitar el proceso de aprendizaje, permitir a los educandos acceder en cualquier momento y desde cualquier lugar a la información con un dispositivo tecnológico que posea conectividad a internet. A continuación, se presenta en este artículo la experiencia desarrollada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gotardo, Suzana Maria, Hervacy Brito, Maria Carolina de Andrade Freitas, Maria Elizabeth Barros de Barros, and Vânia Carvalho de Araújo. "O processo de formação de comissões de saúde do trabalhador da educação: experiência e política." Revista de Ciências Humanas 50, no. 2 (December 31, 2016): 334. http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2016v50n2p334.

Full text
Abstract:
O presente artigo visa problematizar a prática de formação empreendida em Projeto Piloto de Comissões de Saúde do Trabalhador da Educação (COSATEs) no município de Serra/ES. Tais Comissões se organizam como efeito de uma mobilização para a implementação de uma política pública que efetive ações de produção de saúde nas escolas do referido município. Nesse sentido, articula experimentações deste campo com conceitos oriundos de obras de Hannah Arendt, Walter Benjamin e Giorgio Agamben, tais como: Experiência, Ação Política, Dispositivo, Profanação e Amizade. Tal exercício contribui para sustentar a análise dos efeitos produzidos no percurso formativo experimentado, tendo em vista a indagação de como fomentar a dimensão pública por meio de um dispositivo de formação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mota, Charles Maycon De Almeida, Fabrício Oliveira da Silva, and Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios. "Docência e conhecimento de si: espaço formativo em classes multisseriadas." EccoS – Revista Científica, no. 57 (June 3, 2021): e14541. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n57.14541.

Full text
Abstract:
O presente estudo trata da formação docente a partir do conhecimento de si, enquanto espaço de formação e de atuação profissional em classes multisseriadas. Objetivou-se compreender como os professores lidam e refletem sobre as diferenças em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa-formação desenvolvida com três professores que vivem e convivem em contextos rurais em um município do interior da Bahia. Esta pesquisa é fundamentada no método (auto)biográfico. Como dispositivo de recolha de informações, utilizaram-se as narrativas. Percebeu-se que o conhecimento de si, como espaço de formação, desencadeia uma auto, eco e coformação, como princípios formativos que transversalizam o fazer docente em contextos de diversidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Pereira, Maristela de Souza, Andressa Fonseca Felice de Oliveira, Jéssica Pagliarini Machado, Nágilla Regina Saraiva Vieira, Raíssa Neves Miranda, Samantha Sousa Nascimento Cunha, and Tatyanne Couto Flor. "Estágio Profissionalizante e Formação em Psicologia: o Trabalho com Grupos como Dispositivo Formativo." Psicologia: Ciência e Profissão 38, no. 2 (June 2018): 218–32. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703002752017.

Full text
Abstract:
Resumo O presente artigo visa discutir a formação do psicólogo, tendo como eixo de reflexão a prática com grupos no âmbito do estágio profissionalizante em Psicologia. A Psicologia Social do Trabalho é referência nos saberes e fazeres das atividades descritas ao longo do artigo, e auxilia na compreensão crítica sobre como se dão as relações sociais no mundo, estruturadas a partir do trabalho. Assume-se o trabalho como elemento fundamental para a compreensão do ser humano e da sociedade e direciona-se o foco de análise e compreensão das vivências humanas para como estas são emolduradas pela atividade laboral. Nesse sentido, reconhece-se que a forma de inserção dos trabalhadores e trabalhadoras no modo de produção será determinante das demais experiências e modos de existência acessíveis para esses e essas. A prática de grupos aqui retratada toma os participantes enquanto sujeitos ativos, e parte da noção de grupo como dispositivo, cujo desafio é criar junto aos membros novas configurações para suas experiências, descortinando outras possibilidades para pensar sua relação com o trabalho e consigo próprio, promovendo reorganizações subjetivas e objetivas. Desse modo, o grupo opera como promotor de novas formas de (se) ver e estar no mundo também para as estagiárias, gerando questionamentos sobre as práticas psi e sobre o papel e o compromisso social do psicólogo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Dos Santos Costa, Graça, David Mallows, and Juliana Machado de Carvalho. "O El self curricular como dispositivo para pensar la persistencia en la educación de adultos." Revista Tempos e Espaços em Educação 13, no. 32 (July 1, 2020): 1–18. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13756.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os resultados do projeto intitulado “Self curricular na educação de adultos: reflexões sobre a persistência no processo formativo”. O projeto teve como objetivo reconstruir, por meio de narração oral e escrita, as histórias da vida escolar dos alunos na educação de adultos, destacando as razões do abandono e / ou persistência em seus processos de formação. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, através de um estudo autobiográfico, baseado em Willian Pinar, estudioso do currículo que, desde a década de 1970, introduziu o tema da autobiografia para falar sobre as experiências vividas em torno do currículo. Após analisar a autobiografia escolar por meio do self curricular, os resultados revelam que o mesmo é um dispositivo facilitador para aumentar a conscientização sobre as os presentes, o passado e as expectativas de futuras acerca das experiencias vividas em torno do currículo. Esse dispositivo possibilitou criar pontes entre o subjetivo e o social, favorecendo um entendimento compartilhado sobre as diferentes trajetórias escolares vividas pelos estudantes adultos. Foi uma estratégia para captar o curriculum narrativo, sendo reveladora das diferentes barreiras enfrentadas pelos estudantes para persistirem nos seus processos formativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Dalbosco, Cláudio Almir. "Possui a disciplina papel formativo? Um ponto controverso das teorias educacionais." Revista Espaço Pedagógico 28, no. 3 (July 4, 2022): 975–94. http://dx.doi.org/10.5335/rep.v28i3.12315.

Full text
Abstract:
O ensaio investiga o papel formativo atribuído pelas teorias educacionais à disciplina. Contrariamente à concepção oferecida por Michel Foucault à disciplina, em Vigiar e Punir, concebendo-a como dispositivo de poder controlador e vigilante, procura mostrar que ela possui, para Immanuel Kant e Johann Friedrich Herbart, papel indispensável na busca inesgotável pela formação do autogoverno humano. Deixando-se inspirar pela instructio latina, estes dois autores concebem a disciplina como principal forma de exercício de si sobre si mesmo, empreendida pelo sujeito educacional visando alcançar o domínio ético de si mesmo. Interpretados nesta perspectiva, Kant e Herbart antecipam, deste modo, traços nucleares da formação humana como exercício de si, desenvolvida mais tarde pelo próprio Foucault, em A Hermenêutica do Sujeito, com recurso ao estoicismo antigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Collelldemont Pujadas, Eulàlia, and Raquel Cercós Raichs. "LA REPRESENTACIÓN DEL CUERPO MASCULINO COMO DISPOSITIVO DE PROPAGACIÓN DE UN IDEAL." Revista Contrapontos 22, no. 1 (May 24, 2022): 82–96. http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v22n1.p82-96.

Full text
Abstract:
El artículo aborda la representación de la formación del género masculino como estereotipo a través del análisis de los documentales y noticiarios oficiales del régimen franquista (1939-1975) contrastado con las imágenes y discursos difundidos en revistas y manuales. Con una aproximación de análisis de contenidos visuales, se presentan tres de los ejes que condicionaron la normalidad del aprender a ser hombre: la vigorosa obediencia, la hipermasculinidad como utopía física a alcanzar y el control de si mismo y cuidado vigilante del compañero como único comportamiento aceptado. Visualizando cómo se mostraron estos ejes se perfila un proyecto formativo vital que quedó como fundamento estructural del tópico español.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

FALCAO, GABRIELA LINS, and LÍVIA SUASSUNA. "A PESQUISA COMO DISPOSITIVO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES." Eutomia 1, no. 27 (April 5, 2021): 121. http://dx.doi.org/10.51359/1982-6850.2020.248116.

Full text
Abstract:
Os atuais dispositivos norteadores da formação dos docentes, bem como as pesquisas desenvolvidas nesse campo no Brasil e ao redor do mundo, definem a atividade de pesquisa como parte fundamental da formação e da atuação de professores, nas diferentes etapas da educação. A produção científica sobre esse tema, em particular, aponta que não é apenas como processo cognitivo que a pesquisa pode contribuir para o desenvolvimento profissional, haja vista seu potencial para a construção e a aquisição de novos saberes por parte do pesquisador, mas também como prática social. Baseados nesse entendimento e à luz da concepção de pesquisa descrita no continuum defendido por Beillerot (2001), discutimos, neste estudo, de natureza qualitativa, as contribuições da pesquisa para desenvolvimento profissional do professor de português na educação básica, a partir de autores como André (2001), Lüdke (2001), Diniz-Pereira e Zeichner (2011), Pimenta (2012) e Tardif e Moscoso (2018) e de dados produzidos por meio da aplicação de questionário e entrevista semiestruturada junto a nove docentes de uma unidade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os resultados da investigação ratificam a importância da pesquisa como princípio formativo e como prática profissional de professores da educação básica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Almeida, Joelma Fabiane Ferreira, and Shênia Martins. "Video-Pesquisa-Formação: Formação em Movimento." Revista Docência e Cibercultura 1, no. 1 (November 4, 2017): 158–59. http://dx.doi.org/10.12957/redoc.2017.30982.

Full text
Abstract:
Este vídeo pesquisa-formação apresenta como dispositivo de pesquisa uma roda de conversa com os sujeitos-praticantes da pesquisa de doutorado de uma das autoras (Joelma Almeida), membro do GPDOC – Grupo de Pesquisas Docência e Cibercultura do PROPED – UERJ. Esse estudo tem como objetivo refletir o vivido e o criadopensado nos contextos de ocupação e greve do Colégio Pedro II, a fim de compreender o movimento formativo de transformação da experiência em saberesfazeres docentes nascidos na interface escola-cidade-ciberespaço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Ramos Osorio, Elsa, and Epifanio Espinosa Tavera. "Intervención educativa y mejora de la enseñanza en un posgrado profesionalizante para docentes." CPU-e, Revista de Investigación Educativa, no. 33 (July 18, 2021): 130–55. http://dx.doi.org/10.25009/cpue.v0i33.2764.

Full text
Abstract:
Presentamos un reporte parcial de un estudio etnográfico más general en el que se examina cómo median la intervención educativa y los procesos reflexivos en la mejora de la enseñanza, en tanto dispositivos de formación de un posgrado profesionalizante para profesores en servicio de educación básica. La investigación se realizó en la Maestría en Educación Básica (MEB) que ofrece la Universidad Pedagógica Nacional de México en varias de sus unidades, en la especialización Animación Sociocultural de la Lengua (EASL), una de las diez áreas de especialización que contempla dicha maestría. En la MEB, la intervención es un dispositivo articulador del trayecto formativo en el programa en el que los profesores-estudiantes (PE) exploran, con los grupos escolares que atienden, estrategias para superar situaciones insatisfactorias que enfrentan en la enseñanza y el aprendizaje del lenguaje. El análisis muestra cómo la reflexión individual y colectiva sobre las dificultades experimentadas en la intervención propician que los PE se apropien e incorporen nuevas perspectivas pedagógicas en su práctica al favorecer la reelaboración de sus comprensiones y saberes docentes sobre la enseñanza del lenguaje.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Monferino Mancini, Lidiane Conceição, and Luciane Ferreira Mocrosky. "Leituras de Práticas como um modo de pensar a Educação Matemática na formação continuada de professoresReadings of practices as a way of thinking about mathematics education in teacher continuing education." Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 22, no. 2 (August 27, 2020): 341–59. http://dx.doi.org/10.23925/10.23925/1983-3156.2020v22i2p341-359.

Full text
Abstract:
ResumoEste artigo, orientado pela pergunta “O que é isto, Leituras de Práticas na educação matemática como fenômeno formativo?”, apresenta aspectos de uma pesquisa que teve por objetivo estudar práticas de alfabetização matemática de professoras da rede pública de ensino, adotando para isso uma abordagem fenomenológica. O dispositivo formativo Leituras de Práticas tem semelhanças com os que foram estudados por João Pedro da Ponte e seus colaboradores sob o título de Estudo de Aula e Investigação sobre a Própria Prática. Escolheu-se direcionar a atenção à contribuição das Leituras de Práticas para a formação de professores, por terem se revelados potenciais tanto no estudo teórico quanto na análise dos dados constituídos pela expressão de três alfabetizadoras. Do estudo analítico reflexivo, constatou-se que as ações intencionais para o ensino da matemática e o cuidado com a alfabetização matemática são favorecidos ao se evidenciar as leituras de práticas como fenômeno formativo.Palavras-chave: Formação do professor de matemática, Leituras de práticas, Campo fenomenal escolar.AbstractThis article, guided by the question “What is this, Reading of Practices in mathematics education as a formative phenomenon?”, presents aspects of a research that aimed to study mathematical literacy practices of public school teachers, adopting for this purpose a phenomenological approach. The formative device Readings of Practices has similarities to those studied by João Pedro da Ponte and his collaborators under the title Estudo de Aula e Investigação Sobre a Própria Prática (Classroom Study and Research on Own Practice). Iwe chose to focus on the contribution of the Readings of Practices to teacher training, as they proved to be potential both in the theoretical study and in the analysis of the data constituted by the expression of three literacy teachers. From the reflective analytical study, we found that intentional actions for mathematics teaching and care for mathematical literacy are encouraged when evidencing the readings of practices as a formative phenomenon.Keywords: Mathematics teacher education, Readings of Practices, School phenomenal field. ResumenEste artículo, guiado por la pregunta “¿Qué es esto, la Lectura de Prácticas en educación matemática como fenómeno formativo?”, presenta aspectos de una investigación que tuvo como objetivo estudiar las prácticas de alfabetización matemática de docentes de escuelas públicas, adoptando para ello un enfoque fenomenológico. El dispositivo formativo Lecturas de Prácticas tiene similitudes con las estudiadas por João Pedro da Ponte y sus colaboradores bajo el título Estudo de Aula e Investigação Sobre a Própria Prática (Estudio de aula e investigación sobre la propia práctica). Elegimos centrarnos en el aporte de las Lecturas de Prácticas a la formación docente, pues resultaron ser potenciales tanto en el estudio teórico como en el análisis de los datos constituidos por la expresión de tres alfabetizadoras. A partir del estudio analítico reflexivo, encontramos que las acciones intencionales para la enseñanza de las matemáticas y el cuidado de la alfabetización matemática se fomentan al evidenciar las Lecturas de Prácticas como fenómeno formativo.Palabras clave: Formación de profesores de matemáticas, Lectura de prácticas, Campo fenomenal escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Sampedro-Requena, Begoña E., and Juan Carlos Dobado-Castañeda. "Percepciones del uso del móvil en estudiantes en formación profesional." Revista Caribeña de Investigación Educativa (RECIE) 1, no. 1 (July 1, 2017): 53–69. http://dx.doi.org/10.32541/recie.2017.v1i1.pp53-69.

Full text
Abstract:
Los dispositivos móviles proliferan de manera acuciante en el quehacer diario de todos los sujetos, su versatilidad para comunicarnos, relacionarnos e informarnos constituye una herramienta poderosa que ha aterrizado en los entornos educativos, por lo que es necesario estudiar el uso que los jóvenes realizan de los mismos en su ciclo vital. El objeto fundamental de este artículo es conocer la valoración de 220 estudiantes de formación profesional, pertenecientes a dos instituciones escolares del Distrito Sur de la ciudad de Córdoba (España) sobre el uso que realizan del móvil; para lo cual, se utilizará una metodología cuantitativa mediante un diseño ex post-facto. Los principales resultados de este estudio indican que existen diferencias estadísticamente significativas del uso del móvil en función del sexo; la tipología de centros en los que están matriculados; el grado y la rama profesional del ciclo formativo; el dispositivo que emplean habitualmente para conectarse a Internet; y, las horas al día en las que se conectan. La principal desigualdad encontrada pone de manifiesto que los jóvenes, cada vez, son más asiduos a emplear el móvil en todas las actividades diarias y, que no son conscientes del uso inadecuado del mismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Gorodokin, Ida Catalina. "La formación docente y su relación con la epistemología." Revista Iberoamericana de Educación 37, no. 5 (January 25, 2006): 1–10. http://dx.doi.org/10.35362/rie3752691.

Full text
Abstract:
Cuando se reflexiona sobre el proceso de configuración de sujetos docentes enseñantes, desde el punto de vista de la formación de formadores, emerge la cuestión de la huella que imprime, tanto en los formadores como en los futuros docentes, la "biografía" de la relación particular establecida con las concepciones de conocimiento y ciencia. Si la epistemología tácita opera como obstáculo en la formación docente, es apropiado postular que la misma epistemología puede convertirse en un dispositivo formativo potente que provoque rupturas con los viejos moldes, permitiendo a los futuros docentes una nueva forma de gestión de sus prácticas de intervención didáctica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Anecleto, Úrsula Cunha, Obdália Santana Ferraz Silva, and Ediluzia Pastor Da Silva. "Diário virtual como espaco (ciber)formativo e o movimento da práxis no curso de Pedagogia da UNEB." Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade 31, no. 65 (February 15, 2022): 318–37. http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p318-337.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta resultado de prática (ciber)formativa com graduandos do curso de Pedagogia, na modalidade presencial, tendo como objeto de estudo a reflexão desses sujeitos sobre a construção de práxis educativa, mediada por ambiente virtual de aprendizagem. Objetiva problematizar ações discursivas apresentadas pelos futuros professores da Educação Básica, ao vivenciarem a (ciber)formação, ao levar em conta aspectos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdos disciplinares, que fazem parte da organização dos cursos virtuais. Metodologicamente, situa-se como uma pesquisa-formação, tendo como dispositivo para a construção de informações o diário virtual, uma das interfaces do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Com este estudo, ratificamos a importância da realização de práticas formativas sobre a Educação online, como um movimento de práxis, também em cursos de modalidade presencial, ao considerar a atuação do futuro docente no ciberespaço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

De Abreu, Samara Moura Barreto, Wilson Nóbrega Sabóia, Silvia Maria Nobrega-Therrien, and Isabel Maria Sabino De Farias. "Diários de aula como dispositivo pedagógico na (auto)formação docente." Educação, Ciência e Cultura 26, no. 1 (April 9, 2021): 01. http://dx.doi.org/10.18316/recc.v26i1.6566.

Full text
Abstract:
Este texto evidencia a utilização de diários de aula como dispositivo pedagógico na formação docente, experiência vivenciada no Curso de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Universidade Estadual do Ceará, no ano de 2017. Tem como objetivo refletir sobre a utilização dos diários de aula como dispositivo pedagógico na (auto)formação docente. Constitui-se como uma investigação descritiva, de abordagem qualitativa, com estreitamento para uma pesquisa-formação atravessada pela dimensão autobiográfica, no contexto da narrativa de si. O aporte teórico para as análises interpretativas está fundamentado nas formulações de autores como Zabalza (1994), Josso (2004) e Larrosa (2002). As inquietações que motivaram a investigação partiram de reflexões tecidas no percurso da disciplina Formação e Desenvolvimento Profissional, que nos incentivou a trabalhar com bases conceituais, experiências e trajetórias de discentes em processo formativo no curso de Doutorado em Educação. O estudo, portanto, traz a retroação reflexiva acerca das narrativas de vida e formação apreendidas na tessitura do diário, demarcando a trajetória de formação docente e o desenvolvimento profissional de uma discente, confrontada à luz das reflexões teórico-práticas produzidas junto aos saberes docentes mobilizados nessa experiência formadora. As análises, a partir da narrativa de si, evidenciam que o diário de aula possibilita o encontro dos saberes profissionais pelo seu entrecruzamento, com ênfase nos saberes da experiência, disciplinares e da formação, nos quais se desvelam processos de autoformação, heteroformação e ecoformação na interface dialógica e de intersubjetividades para pensar a formação e desenvolvimento profissional docente, portanto, referenciado como dispositivo pedagógico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Lobo, Andréa Maria Favilla. "O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência." Educar em Revista 34, no. 67 (February 2018): 55–70. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.56117.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente artigo trata da análise e discussão de processo artístico cênico denominado Ato Híbrido. Essa prática foi elaborada e desenvolvida no âmbito do Curso de Formação de Professores de Teatro na Universidade e publicada em forma de artigo nos Anais do Congresso da Abrace de 2017. Discute-se a relação do Ato como formação e as aproximações deste com a Performance e com a Educação. Destaca-se o caráter de invenção do processo formativo e o conceito de cuidado de si como dispositivo de reflexão no campo da formação de docentes. Autores como Kastrup, Icle, Guattari & Rolnik, são referências teóricas utilizadas como aporte para as discussões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Azevedo, Greiton Toledo de, and Marcus Vinicius Maltempi. "Invenções robóticas para o Tratamento de Parkinson: pensamento computacional e formação matemática." Bolema: Boletim de Educação Matemática 35, no. 69 (January 2021): 63–88. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v35n69a04.

Full text
Abstract:
Resumo Nosso objetivo é identificar e analisar as características do Pensamento Computacional para a formação matemática de estudantes ao longo da produção de jogos digitais e dispositivos robóticos destinados ao tratamento de sintomas da doença de Parkinson. Norteados pela metodologia de pesquisa qualitativa, a produção de dados foi realizada com alunos do Ensino Médio do IF-Goiano, em Ipameri (GO), e no Hospital Dia do Idoso, em Anápolis. O cenário formativo de pesquisa foi criado como lugar para vivenciar experiências em Matemática como modo de vida e não como ação mecânica e formalismos, que tendem a minar a forma de pensar e inventar do próprio aluno em relação aos conhecimentos matemáticos e computacionais mobilizados. No lugar de definição-exemplo-exercícios-respostas, valoriza-se a compreensão-invenção-resultados de Matemática e suas tecnologias. A hierarquia procedimental conteúdo-exemplo-exercícios é rompida nessa concepção, dando lugar à investigação e à invenção científico-tecnológica ao Parkinson. Os dados produzidos foram analisados a partir de elementos do Pensamento Computacional mobilizados durante a produção do jogo e do dispositivo robótico. Os resultados obtidos indicam características do Pensamento Computacional que se integram à formação em Matemática: algoritmo, reconhecimento de padrões, decomposição e abstração, a partir das invenções científico-tecnológicas destinadas ao tratamento e ao bem-estar de pacientes acometidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Sologuren, Enrique, Cristina Bonifaz, and Carmen Gloria Núñez. "El curso basal de competencias comunicativas en Derecho: Enseñanza de la escritura académica desde un enfoque mixto e interdisciplinar." Revista Pedagogía Universitaria y Didáctica del Derecho 6, no. 1 (June 29, 2019): 131. http://dx.doi.org/10.5354/0719-5885.2019.53748.

Full text
Abstract:
Este artículo da cuenta de una propuesta intensiva de formación en competencias comunicativas destinada a estudiantes de primer año de la carrera de Derecho de una universidad chilena en el marco de un programa de alfabetización académica y profesional. Presenta la plataforma teórica, metodológica y didáctica de la propuesta centrada en la relevancia de la escritura como herramienta epistémica y la integración de dos dispositivos institucionales de carácter concomitante. Asimismo, analiza el diseño del curso basal al interior de la comunidad de práctica concernida. El curso se proyecta como un espacio formativo donde los estudiantes puedan optimizar sus procesos de producción escrita, transformándose en comunicadores más eficientes. Con esto se concluye que, en el contexto de la educación superior chilena, el curso basal se instala como un dispositivo clave para integrar formación general y orientación disciplinar al promover en su quehacer pedagógico la lectura y escritura de textos disciplinares y el aprendizaje colaborativo a través de la incorporación de mentorías de estudiantes avanzados de las mismas comunidades. También el curso sitúa al estudiante en los textos que efectivamente lee y escribe en esta facultad, propiciando una inserción a los tipos de interacciones y los desafíos del discurso académico y profesional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Menezes, Victória Sabbado, and Roselane Zordan Costella. "MEMÓRIA E NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES FORMADORES EM GEOGRAFIA." Para Onde!? 13, no. 1 (July 6, 2020): 252–68. http://dx.doi.org/10.22456/1982-0003.101707.

Full text
Abstract:
Este trabalho origina-se de uma tese de doutorado em andamento relacionada à linha de pesquisa em Ensino de Geografia. O intuito da pesquisa consiste em analisar como as memórias de professores formadores de Geografia atuam sobre sua identidade docente e influenciam a formação dos licenciandos. Para tanto, será adotada a abordagem (auto)biográfica enquanto método. A metodologia assenta-se nas histórias de vida, de modo que a fonte de pesquisa serão as narrativas dos professores formadores de Geografia de uma universidade federal do estado do Rio Grande do Sul. A escolha pelas narrativas (auto)biográficas se justifica pelo entendimento de que o ato de narrar engendra um processo reflexivo, autoformativo e heteroformativo durante sua execução. As reflexões apresentadas neste trabalho dizem respeito somente à pesquisa teórica construída a partir de uma revisão bibliográfica concernente ao ensino de Geografia, formação docente e pesquisa (auto)biográfica, uma vez que a pesquisa de campo ainda está inacabada. A partir disso, considera-se a presença significativa do saber da tradição pedagógica nas memórias dos professores, o que exige sua problematização na formação inicial, de modo que pode ser desenvolvido por meio das narrativas (auto)biográficas, visto que são concebidas não somente como dispositivo metodológico, mas também como dispositivo formativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Sánchez-Martínez, Cristina, and María-Carmen Ricoy. "El impacto de la tableta en la educación primaria." Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, no. 13 (December 15, 2015): 093. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.13.403.

Full text
Abstract:
Las dotaciones tecnológicas con las que cuentan las instituciones manifiestan cierta preocupación y voluntad por promover, desde la escuela, la incorporación de los avances digitales. De hecho, en la actualidad diversos centros de nuestra Comunidad, así como otros del resto del Estado llevan a cabo la implantación de distintas experiencias con las tabletas en el entorno escolar, integrándolas además en el currículo. Estos dispositivos ya se están utilizando en múltiples situaciones y espacios, de forma cotidiana. Entre otros dispositivos digitales , las tabletas facilitan el desarrollo de multitud de aplicaciones y estrategias didácticas e incentivan el proceso de aprendizaje. Las herramientas tecnológicas, y también entre ellas las tabletas, pueden contribuir a la realización de actividades cooperativas, potenciar el desarrollo de habilidades cognitivas, así como la adquisición de nuevas competencias digitales. La tableta es uno de los recursos emergentes que invita a la innovación pedagógica. Cabe resaltar que algunos centros llevan a cabo proyectos focalizando el proceso de enseñanza-aprendizaje en este dispositivo, incluso implicando a las familias. En base a lo argumentado, la finalidad general de esta investigación es analizar la utilización que se realiza de la tableta con el alumnado de Educación Primaria y sus posibilidades para el desarrollo del aprendizaje ubicuo. En particular, en este trabajo se indaga sobre distintas experiencias de la utilización de la tableta, que se llevan a cabo en Galicia en los centros de Primaria. La metodología de investigación en la que se enmarca el estudio es de tipo cualitativo. Concretamente, la presente aportación se centra en el análisis de contenido de diferentes prácticas que se desarrollan o que ya se han implementado en los centros de la Comunidad Autónoma Gallega. Esta primera aproximación se aborda a través de la información pública que exponen los centros en sus páginas web y de otros medios que utilizan para la difusión de estas experiencias. Como resultados preliminares, cabe indicar que son muchas las ventajas que se le atribuye al uso de la tableta: como recurso didáctico, su formato de dispositivo móvil de tamaño reducido, fácil manejo, y conexión inalámbrica. Es de destacar que las experiencias implementadas ponen de manifiesto que la integración de las tabletas en el currículo escolar, con el alumnado de Educación Primaria, mejora el proceso de enseñanza-aprendizaje e incrementa su motivación principalmente. Asimismo, su uso fortalece y potencia la interacción y comunicación fundamentalmente entre colegas, más allá de los muros del aula física, flexibilizando la ubicación del proceso formativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Barbosa, Joaquim Gonçalves, and Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro. "ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL E FORMAÇÃO AUTORAL." Revista Observatório 5, no. 1 (January 14, 2019): 38–73. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p38.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo objetiva refletir sobre a formação no processo de tessitura do conhecimento em uma disciplina do mestrado em educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O trabalho se inspira numa epistemologia multirreferencial na qual a bricolagem conceitual e metodológica se apresenta como dispositivo importante no projeto de uma formação em devir do autorcidadão (Barbosa,1998) inserido no contexto da cibercultura (Ribeiro, 2015). Reconhece que a pesquisa é lócus de produção de conhecimento e de produção de si no sentido de se apropriar tanto do que lhe é externo quanto do que é mais interno ao sujeito. Como resultado, apresentamos o estranhamento refletido na postura de negraticidade e ressignificação de sentidos dos atores da disciplina, ao se perceberem valorizados em suas singularidades e co-autores no processo formativo. PALAVRAS-CHAVE: Formação; multirreferencialidade; autoria; cibercultura. ABSTRACT This article aims to reflect on the training in the process of knowledge construction in a discipline of the masters in education of the University of the State of Rio Grande do Norte - UERN. The work is based on a multireferential epistemology in which conceptual and methodological bricolage is an important device in the design of a formation of becoming autorcidadão (Barbosa, 1998) inserted in the context of cyberculture (Ribeiro, 2015). It recognizes that research is the locus of knowledge production and self-production in order to appropriate both what is external to it and what is most internal to the subject. As a result, we present the strangeness reflected in the attitude of blackness and re-signification of the actors' senses, when they perceive themselves valued in their singularities and co-authors in the formative process. KEYWORDS: Formation; multireferentiality; authorship; cyberculture. RESUMEN Este artículo objetiva reflexionar sobre la formación en el proceso de tesitura del conocimiento en una disciplina del máster en educación de la Universidad del Estado de Rio Grande do Norte - UERN. El trabajo se inspira en una epistemología multirreferencial en la que el bricolaje conceptual y metodológico se presenta como dispositivo importante en el proyecto de una formación en devenir del autor de la ciudadano (Barbosa, 1998) insertado en el contexto de la cibercultura (Ribeiro, 2015). Reconoce que la investigación es locus de producción de conocimiento y de producción de sí en el sentido de apropiarse tanto de lo que le es externo cuanto de lo que es más interno al sujeto. Como resultado, presentamos el extrañamiento reflejado en la postura de negraticidad y resignificación de sentidos de los actores de la disciplina, al percibirse valorados en sus singularidades y coautores en el proceso formativo. PALABRAS CLAVE: Formación; multirreferencialidad; cibercultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Gomes da Silva, Ana Lúcia Gomes, Laís Oliveira Oliveira Abreu, and Vaneza Oliveira Oliveira de Souza. "DIÁRIOS DE AULA VIRTUAL E A (AUTO)FORMAÇÃO NA PESQUISA EM REDES COLABORATIVAS." Interfaces Científicas - Educação 10, no. 2 (November 16, 2020): 110–23. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n2p110-123.

Full text
Abstract:
O presente artigo objetiva apresentar a experiência do uso do diário de aula virtual no componente curricular Pesquisa Aplicada à Educação II – PAE II em um Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. A cartografia como método utilizado se constitui de pistas a partir de narrativas de discentes e docentes e da revisão bibliográfica embasada em Santos e Weber (2018); Ribeiro e Barbosa (2018); Monteiro e Mendes (2018) e Marcuschi (2001). Evidencia-se por meio das pistas o potencial do diário de aula virtual como dispositivo (auto)formativo de educadores/as pesquisadores/as. Tendo o ethos da confiança como móvel da rede rizomática, os diários vivificam experiências que articulam formação, heteroformação e conformação por meio do compartilhamento de sentidos, de modo horizontalizado, que reverberam no (e para além) do processo de ensino e de aprendizagem. Os dados emergentes das narrativas apontam que os ambientes virtuais de aprendizagem podem ser concebidos como expansões do espaço da sala de aula presencial que possibilitam a ampliação do tempo-espaço formativo e a horizontalização dos processos de ensinar e aprender, bem como potencializa a autoria e inventividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Souza Maria, Liliane Sant'Anna de, and Helena Amaral da Fontoura. "DOCÊNCIA INICIAL EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A POTÊNCIA DA NARRATIVA COMO DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO." Educação & Formação 3, no. 8 (September 5, 2018): 118–37. http://dx.doi.org/10.25053/redufor.v3i8.273.

Full text
Abstract:
Objetiva-se refletir sobre as experiências de futuros professores em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Utilizou-se o aporte (auto)biográfico pelo viés da pesquisa-formação, envolvendo os cotidianos da sala de aula e as narrativas dos estágios. As participantes da pesquisa narraram as experiências no caderno Bordado Formativo em EJA. Dialogou-se acerca da formação do educador da EJA, da trajetória social e pessoal dos sujeitos da pesquisa e das especificidades da formação para a EJA. Os autores que serviram de aporte referencial foram Josso, Souza e Fontoura. A metodologia (auto)biográfica contribuiu para a formação identitária docente em EJA das alunas e das pesquisadoras, fortaleceu as aulas e estágios em EJA e potencializou a escrita como processo autorreflexivo e conhecimento das individualidades e coletividades no percurso de formação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Cutrera, Guillermo, and María Basilisa García. "REFLEXIÓN, FORMACIÓN INICIAL Y MODELO INTERCONECTADO DE CRECIMIENTO PROFESIONAL DOCENTE. UN ESTÚDIO DE CASO." Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências 10, no. 02 (December 1, 2021): 322–46. http://dx.doi.org/10.22481/rbba.v10i02.9507.

Full text
Abstract:
Diferentes investigaciones han advertido sobre el impacto, comparativamente bajo, que presenta la formación inicial en el ejercicio profesional respecto de otras instancias formativas propias del desarrollo profesional docente. En este trabajo utilizamos el Modelo Interconectado de Crecimiento Profesional Docente (MICPD) para evidenciar cambios en Conocimiento Profesional de una futura profesora de química durante sus experiencias de aprendizaje en la materia Didáctica General y Especial, perteneciente al Profesorado en Química. Contextualizando la propuesta del MICPD para la investigación a partir de los Dominios propuestos, identificamos las principales vías que expresan cambios reconocidos por la estudiante durante un trayecto de su formación inicial recuperando, desde dimensiones del Conocimiento Didáctico del Contenido (CDC), los cambios reconocidos por la estudiante. Los resultados encontrados permiten evidenciar modificaciones en algunos de los componentes del CDC de la estudiante según el tipo de dispositivo empleado. Finalmente discutimos los alcances de los resultados de este trabajo considerando el empleo del MICPD en un contexto formativo novedoso, con relación a los tradicionalmente utilizados en las investigaciones en esta línea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Sousa, Sandra Novais, Eliane Greice Davanço Nogueira, Dirlaine Beatriz França De Souza, and Cristiane Ribeiro Cabral Rocha. "A tessitura dos ateliês biográficos: olhares entrecruzados." Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica 4, no. 12 (December 26, 2019): 1050–68. http://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426x.2019.v4.n12.p1050-1068.

Full text
Abstract:
O artigo objetiva trazer ao debate as possibilidades oferecidas pelos Ateliês Biográficos de Projeto para as pesquisas em Educação. Como procedimentos metodológicos, realizou-se uma revisão sistemática de pesquisas acadêmicas que indicavam a utilização de ateliês como dispositivo de pesquisa e formação. Os resultados apontaram que os Ateliês se inserem em uma forma outra de se pensar a investigação científica e os modos pelos quais ocorre a aprendizagem dos professores e outros atores educacionais. Os elementos essenciais para que um pesquisador intitule um espaço formativo de pesquisa como ateliê, no sentido aqui utilizado, passam pela promoção de situações que interliguem as dimensões temporais (passado, presente e futuro), pela produção e socialização de histórias de vida – heterobiografia – e pela elaboração de um projeto de futuro, em um processo autoformativo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Mancovsky, Viviana, and Laura Colombo. "Pedagogía de la formación doctoral: ¿Quiénes son los otros en la elaboración de una tesis?" Márgenes Revista de Educación de la Universidad de Málaga 3, no. 1 (January 31, 2022): 105–14. http://dx.doi.org/10.24310/mgnmar.v3i1.13962.

Full text
Abstract:
Resumen: En este ensayo, reflexionamos sobre algunas ideas claves para una pedagogía de la formación doctoral prestando especial atención a los otros que acompañan los aprendizajes del sujeto que se forma. Luego de presentar algunas generalidades sobre la formación doctoral hacemos foco en el papel clave que pueden tener los espacios que habilitan el intercambio entre tesistas para acceder a una construcción colectiva del conocimiento y permitir conectarse con el lado productivo de la soledad. Para ello, damos cuenta de la implementación de un dispositivo pedagógico centrado en la tarea compartida de revisar borradores relacionados con la investigación doctoral: los grupos de escritura. Concluimos reconociendo la importancia que los tesistas pares, "los otros", pueden desempeñar al convertirse en interlocutores significativos en el largo y complejo proceso formativo tendiente al desarrollo de la autonomía intelectual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Ribetto, Anelice, and Arina Martins. "A produção de oficinas de animação com estudantes surdos na escola pública." Revista Digital do LAV 14, no. 2 (August 30, 2021): 247–62. http://dx.doi.org/10.5902/1983734865406.

Full text
Abstract:
Este relato de experiência é parte de uma pesquisa de mestrado concluída, um processo cartografado com estudantes surdos numa escola pública. A surdez é considerada, nesta investigação, como uma experiência visual e cultural, fora do plano medicalizante das políticas da deficiência. Assim, realiza-se um exercício cartográfico que tenciona a Pedagogia Visual como campo de estudo, propondo como intervenção a realização de oficinas experimentais de produção de vídeos de animação, que envolvem diversas técnicas visuoespaciais, corporais e de escrita. O objetivo desta reflexão consiste em pensar o processo formativo de estudantes surdos, por meio de propostas de ensino visuoespaciais, tendo como contorno metodológico um exercício cartográfico no qual se produz um dispositivo multilinear do fazer-narrar na produção de oficinas experimentais, na escrita literária de microrrelatos e na produção de narrativas imagéticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Finkelstein, Claudia. "Prácticas alternativas en la formación de docentes universitarios." Revista Docência do Ensino Superior 8, no. 1 (July 11, 2018): 15–26. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2271.

Full text
Abstract:
En los últimos años, la formación pedagógica de los docentes universitarios ha tenido un creciente interés a partir del reconocimiento de su impacto en la calidad de los aprendizajes de los estudiantes. En esta oportunidad se hace foco en un dispositivo de formación desarrollado en el marco de la Carrera Docente de la Facultad de Odontología de la Universidad de Buenos Aires llevado a cabo por docentes de esa institución que se encuentran finalizando este programa formativo. La particularidad de esta experiencia es que esos docentes aún en formación realizan a su vez una breve práctica de formación de un actor institucional que presenta características idiosincráticas específicas: el docente universitario que se inicia en esta tarea en el ámbito de la cátedra en que se ha incorporado recientemente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Silva, Karen Kennia Couto. "Política linguística exterior brasileira e política linguística francesa em contato: o caso do português como língua de herança (PLH) no dispositivo Intervenant en Langue Maternelle na Guiana Francesa." Scripta 25, no. 53 (June 29, 2021): 431–66. http://dx.doi.org/10.5752/p.2358-3428.2021v25n53p431-466.

Full text
Abstract:
O ensino do português como língua de herança (PLH) tem recebido, nos últimos anos, muita atenção dos pesquisadores. No âmbito político-institucional, o ensino do português para falantes de outras línguas também tem tido especial atenção dos tomadores de decisão no âmbito da política linguística, preocupados não somente como o desenvolvimento escolar do aluno, mas também focados no aspecto formativo integral desse aluno. Dentro desse contexto, podemos dizer que é nas regiões fronteiriças que essas dinâmicas se mostram presentes e ainda mais intensas, sendo comum que a população dessas regiões seja notadamente multilíngue e plurilíngue. Esse é o caso, em especial, da fronteira norte do Brasil, no estado do Amapá, com a Guiana Francesa, onde se registra o contato entre o português e o francês. Desse modo, o objetivo deste estudo é apresentar o dispositivo de política linguística Intervenant en Langue Maternelle (ILM), como uma possibilidade de ensino de PLH integrada ao sistema de ensino francês em favor de alunos que têm o português como língua materna (L1) ou língua de herança (LH). Após apresentarmos o dispositivo, iremos discutir como a Proposta curricular para o ensino de português como língua de herança (BRASIL, 2020b), do Ministério das Relações Exteriores, pode servir como um documento de referência para subsidiar o trabalho dos professores nas classes de ILM. Por fim, teceremos considerações acerca do exposto no artigo, buscando sugerir pontos de observação e melhoria para o ensino-aprendizagem de PLH na Guiana Francesa com base nas propostas curriculares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Oltramari, Leandro Castro, and Carlos José Naujorks. "Intervenção Institucional na Educação de Jovens e Adultos: um Relato de Experiência." PSI UNISC 4, no. 1 (January 4, 2020): 93–106. http://dx.doi.org/10.17058/psiunisc.v4i1.13532.

Full text
Abstract:
O presente trabalho é um relato de experiência, desenvolvido a partir de um projeto de extensão realizado com um grupo de dez coordenadores de núcleo de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de um município da Região Metropolitana de Florianópolis (SC), ao longo dos anos de 2016 e 2017. Ele foi referenciado em autores como Lourau (1995; 2004), Lapassade (1983), Guirado (2004) e Machado e Sayão (2017). A intervenção teve como dispositivo metodológico o Plantão Institucional (PI) (Lerner, Fonseca & Machado, 2014). Ele acontecia em um dia de reunião da equipe de trabalho, com os coordenadores de Núcleos e era realizado uma vez por mês, com cerca de três ou quatro encontros por semestre. O número de encontros variou devido às demandas e situações específicas apresentadas no andamento do trabalho. As atividades foram realizadas no Serviço de Atenção Psicológica da Universidade Federal de Santa Catarina (SAPSI) e duravam cerca de uma hora e meia a duas horas e contavam com uma média de seis a oito coordenadores por encontro. Os resultados identificaram que os coordenadores se colocavam em um lugar de protagonismo em relação à EJA como um dispositivo pedagógico e formativo, tomando-se como responsáveis pela implementação e efetivação de seus objetivos. Esbarravam, porém, em inúmeras dificuldades organizacionais e pedagógicas para a realização do trabalho. A sobreimplicação surgia como recurso para lidar com essas dificuldades, através do engajamento e da militância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Ramírez-Rojas, Débora, and Esteban Flores-Haltenhoff. "De la protesta a la propuesta: creatividad territorial como dispositivo metacognitivo en una propuesta de educación popular ambiental desde la Región del Biobío, Chile." Runas. Journal of Education and Culture 3, no. 5 (June 30, 2022): e21065. http://dx.doi.org/10.46652/runas.v3i5.65.

Full text
Abstract:
Esta publicación comparte conclusiones rescatadas mediante la sistematización de experiencias a partir de una propuesta formativa que obedece a un diagnóstico de organizaciones socioambientales ubicadas en zona de sacrificio ambiental en cinco áreas. La propuesta extractiva en el territorio avanza en diferentes frentes, entre ellos la planificación territorial con participación deficiente y la educación ambiental para el capital en una alianza público privada que se expresa en marketing empresarial y políticas públicas medioambientales y educativas. Este proyecto neoliberal mantiene a las organizaciones en la rección. El artículo condensa una propuesta de educación popular ambiental construida con la retroalimentación de organizaciones socioterritoriales que pone en el centro la creatividad territorial con bases en la idea de continuidad, la memoria territorial preextractivista, la realidad ecológica del territorio, y la creatividad social, compartiendo y construyendo saberes científicos y comunitarios en lenguajes multisensoriales. La creatividad territorial funciona como dispositivo metacognitivo del proceso formativo apostando a co-diseños que denotan una transformación en la relación sujeto naturaleza, permiten una respuesta creativa frente a las amenazas extractivas y fortalecen el entramado organizativo con el fin último de avanzar en autonomía y respuestas resilientes a los efectos del extractivismo en el territorio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Da Silva, Ivete Souza, and Vinícius Oliveira Luge. "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO DISPOSITIVO FORMATIVO: REFLEXÕES A PARTIR DO CURSO DE ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - BRASIL." Revista Europeia de Estudos Artisticos 8, no. 3 (September 30, 2017): 23–34. http://dx.doi.org/10.37334/eras.v8i3.145.

Full text
Abstract:
Este texto aborda a prática do Estágio Supervisionado na Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima (Brasil), da criação do Curso a sua organização do Plano de ensino, o planejamento para a atuação durante o Estágio, a relação entre “estagiário e professor regente” e as dificuldades encontradas pela ausência de professores formados em Artes nas escolas de ensino regular do Estado de Roraima. As questões levantadas têm como base autores como FREIRE (2010); ZABALA (2010), LIMA & PIMENTA (2012), além das legislações brasileiras vigentes para a formação de professores. As discussões e reflexões referentes ao ensino de arte em Roraima ainda são recentes e carecem de uma atenção por parte dos Gestores públicos, mas todas são fundamentais para o aprimoramento da prática docente em Arte no Estado, pois uma má formação docente poderá afeta toda uma comunidade a médio e longo prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Oliveira, Vinícius Luge, and Ivete Souza Da Silva. "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO DISPOSITIVO FORMATIVO: REFLEXÕES A PARTIR DO CURSO DE ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - BRASIL." ERAS | European Review of Artistic Studies 8, no. 3 (September 30, 2017): 23–34. http://dx.doi.org/10.37334/eras.v8i3.74.

Full text
Abstract:
Este texto aborda a prática do Estágio Supervisionado na Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima (Brasil), da criação do Curso a sua organização do Plano de ensino, o planejamento para a atuação durante o Estágio, a relação entre “estagiário e professor regente” e as dificuldades encontradas pela ausência de professores formados em Artes nas escolas de ensino regular do Estado de Roraima. As questões levantadas têm como base autores como FREIRE (2010); ZABALA (2010), LIMA & PIMENTA (2012), além das legislações brasileiras vigentes para a formação de professores. As discussões e reflexões referentes ao ensino de arte em Roraima ainda são recentes e carecem de uma atenção por parte dos Gestores públicos, mas todas são fundamentais para o aprimoramento da prática docente em Arte no Estado, pois uma má formação docente poderá afeta toda uma comunidade a médio e longo prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Bortolotti, Alessandro, and Martina Delprete. "FARE ESPERIENZA DELLE POSSIBILITÀ DEL CORPO MEDIANTE LA CONTACT IMPROVISATION DANCE." Revista Tempos e Espaços em Educação 12, no. 28 (January 1, 2019): 95–110. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v12i28.10165.

Full text
Abstract:
Basandosi sulla dimensione epistemologica di rottura fornita dalla Prasseologia motoria elaborata da Pierre Parlebas, che mira a superare le scissioni dicotomiche corpo/mente e teoria/pratica, intendiamo sia sottolineare il valore comunicativo o semiomotorio del movimento, sia evidenziare quanto risulti incorporata la conoscenza. Da tali premesse prende il via la ricerca empirica qualitativa di taglio etnografico qui presentata, la quale, riportando la voce di chi ne fa esperienza, consente d’avanzare una serie di riflessioni circa la danza Contact Improvisation. I temi riportati, articolati mediante continui richiami al campo della pratica, illustrano come tale dispositivo formativo risulti adeguato ad esperire il corpo in quanto Leib, ovvero un elemento vivo e pulsante, nonché depositario di saperi legati ad una visione ecologica, permettendo non solo di contrapporsi alla concezione del Körper o corpo-cosa della scienza spersonalizzante, ma anche di contribuire alla ridefinizione di una contemporanea pedagogia del corpo centrata sulla dimensione del possibile.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Francescon, Paula Kracker, and Vera Lúcia Lopes Cristovão. "O papel da reflexividade no desenvolvimento profissional docente de professores de Língua Inglesa em formação inicial." Calidoscópio 18, no. 2 (June 8, 2020): 373–92. http://dx.doi.org/10.4013/cld.2020.182.07.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo investigar se e como atividades reflexivas promovem indícios de desenvolvimento profissional docente. Para alcançá-lo, embasamos nosso estudo nos conceitos de desenvolvimento e reflexividade do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e na concepção de Sequência de Formação (SF) como dispositivo didático-formativo implementado para condução da investigação. Assim, os dados analisados provêm de uma parte da SF que engloba as atividades reflexivas, conduzidas por meio de sessões de autoconfrontação (AC) com os alunos-professores (AP) participantes. Na análise, identificamos as dimensões de reflexividade mobilizadas pelos participantes e como a reflexividade sobre os tópicos abordados pelos AP promovem indícios de desenvolvimento profissional. Com base nos resultados, defendemos a inclusão de atividades de reflexividade em SF, como momento oportuno para conscientização e debate de práticas, e (re)construção de entendimentos, etapas necessárias para o processo de desenvolvimento.Palavras-chave: desenvolvimento docente; reflexividade; Sequência de Formação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Martins, Vivian, and Edméa Santos. "Táticas audiovisuais na educação online: uma bricolagem com vídeos." INTERFACES DA EDUCAÇÃO 11, no. 31 (August 17, 2020): 235–57. http://dx.doi.org/10.26514/inter.v11i31.4167.

Full text
Abstract:
Os gêneros de videos que despontam na cibercultura são crescentes e seus usos são cada vez mais disseminados em ambientes online, tornando-se um importante tema de pesquisa. O presente estudo delineou-se ao longo do Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O campo de pesquisa ocorreu na disciplina Tecnologias e Educação, da Licenciatura em Pedagogia da referida Universidade. O objetivo geral foi compreender como os vídeos vêm se materializando no ciberespaço, mais especificamente, na educação online, desenvolvendo, em contexto de Pesquisa-formação na Cibercultura, práticas de produção de gêneros de cibervídeos. O método de pesquisa escolhido encontra-se na interlocução entre a pesquisa e os processos formativos, ocorrendo prioritariamente em contexto de docência online. O primeiro passo da Pesquisa-formação na Cibercultura foi a criação do dispositivo formativo “Oficina de Produção de Cibervídeos”, possibilitando a produção de narrativas audiovisuais, imagéticas e textuais que contribuiram para a compreensão dos questionamentos da pesquisa. Em seguida, houve a conversa com os dados que emergiram do campo e, como resultado, há a noção subsunçora “Táticas audiovisuais na educação online: uma bricolagem com vídeos”, originária da mobilização de saberes a partir da produção audiovisual na educação online.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Menezes, Victória Sabbado, and Roselane Zordan Costella. "O método (auto)biográfico na formação inicial de professores de Geografia." Geografia Ensino & Pesquisa 25 (July 6, 2021): e12. http://dx.doi.org/10.5902/2236499444027.

Full text
Abstract:
O presente artigo está vinculado a uma tese de doutorado em construção e tem o intuito de propor a discussão concernente ao método (auto)biográfico enquanto uma possibilidade para ressignificar a formação inicial de professores de Geografia. Para tanto, pauta-se em uma revisão bibliográfica referente aos seguintes eixos basilares: formação docente em Geografia e pesquisa (auto)biográfica. O método (auto)biográfico representa um caminho profícuo para pensar a formação docente em sua complexidade, entendendo-a como um processo longo, permanente e contínuo. Nesse sentido, a formação do/da professor/a de Geografia é concebida não como o resultado exclusivo da formação acadêmica e da carreira profissional do sujeito, mas está associada a trajetória de vida pessoal, escolar, acadêmica e profissional, visto que é constituída por uma diversidade de saberes provenientes de diferentes fontes. Assim, as narrativas (auto)biográficas, compreendidas como um dispositivo formativo e vinculadas a este método, possibilitam repensar a constituição da professoralidade em Geografia, uma vez que revelam os percursos formativos dos sujeitos. Portanto, o método (auto)biográfico, operacionalizado por meio das narrativas (auto)biográficas, pode colaborar com um outro olhar para o processo de formação docente e, quiçá, provocar reflexos positivos e questionadores aos princípios que balizam as licenciaturas em Geografia na contemporaneidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Assunção, Isadora Veiga, Emanuele Aparecida Paciência Gomes, Susane Vasconcelos Zanotti, Fernanda Ribas Moura Rezende, and Isabella Lopes Monlleó. "Escuta clínica em um ambulatório de genética: uma experiência extensiva." Estudos Interdisciplinares em Psicologia 11, no. 3 (December 18, 2020): 218. http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n3p218.

Full text
Abstract:
O trabalho busca relatar uma prática extensionista em um Hospital Universitário que teve como objetivo ampliar as ações no cuidado a pessoas com defeitos congênitos (DC) no SUS. Para tanto, apresenta-se a experiência de estudantes de psicologia em ambulatório de genética, ao associar à prática médica ambulatorial a escuta clínica. Discute-se neste artigo a importância da prática extensiva na atenção a pacientes com DC e seus familiares, decorrente da necessidade da interlocução entre medicina e psicologia na clínica contemporânea. Os resultados delimitaram os desafios enfrentados pelas estudantes e os efeitos da prática extensionista em serviço de genética clínica: estabelecimento de um espaço de fala e escuta; complexidade das condições genéticas; problemática do acompanhamento psicológico em serviço ambulatorial; e implicações na formação em Psicologia. Ressalta-se, por fim, a pertinência das reflexões teórico-clínicas acerca de uma primeira experiência de escuta clínica em sua dupla vertente: como dispositivo tanto terapêutico quanto formativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Matias, Maria Claudia, Marta Verdi, Mirelle Finkler, and Marco Aurelio Da Ros. "O Programa Mais Médicos no contexto das estratégias de mudança da formação médica no país: reflexões e perspectivas." Saúde e Sociedade 28, no. 3 (September 2019): 115–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902019170830.

Full text
Abstract:
Resumo A formação profissional, como estratégia de sustentabilidade da política pública de saúde, precisa se aproximar das necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Nesse contexto, a formação médica tem capitaneado grande parte das iniciativas governamentais voltadas à mudança no modelo formador em saúde. A mais recente, empreendida via Programa Mais Médicos (PMM), tem gerado um debate polêmico e revelador do jogo de forças e interesses que interferem no problema da insuficiência de vagas e da baixa efetividade da formação no que tange às necessidades do SUS. Essas forças, por condicionarem os rumos do processo de ampliação e reestruturação da formação médica, e isso inclui implicitamente todos os cursos da área da saúde, demandam análise histórica e acompanhamento crítico dos movimentos em curso no país. Nesse sentido, as reflexões aqui aportadas visam contribuir na potencialização do PMM como dispositivo de interferências no campo, capaz de agregar novas dimensões ao processo formativo do médico e, ao fazê-lo, repercutir em todos os cursos da área da saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Figueirôa, Arthur de Souza, and Delmary Vasconcelos de Abreu. "A história de vida de duas professoras de música das Escolas Parque de Brasília: construção de laços pelas experiências." Orfeu 7, no. 1 (April 29, 2022): e0105. http://dx.doi.org/10.5965/2525530406012021e0105.

Full text
Abstract:
O presente trabalho consiste num recorte de uma pesquisa concluída que teve como tema “Histórias de Vida de Professores de Música das Escolas Parque de Brasília/DF”. Como objetivo da pesquisa buscou--se compreender como os laços entre as professoras e a escola de educação básica são construídos, tendo como desdobramentos evidenciar como as experiências dessas professoras contribuem na formação desses laços e entender nas narrativas (auto)biográficas como essas professoras se tornam sujeitos da experiência. A abordagem teórico-metodológica é a pesquisa (auto)biográfica, e a fonte utilizada é a entrevista narrativa (auto)biográfica. Os resultados apontam que a construção dos laços foi dada pelas professoras em suas narrativas, entendendo que é a partir do movimento (auto)biográfico que o sujeito constrói e reconstrói novos sentidos para si mesmo, aprofundando suas próprias histórias de vida com aquilo que emerge da sua relação com a escola, sendo, a partir dessas ligações, produzido um dispositivo formativo para o sujeito – o laço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Rivoltella, Pier Cesare, and Monica Fantin. "CULTURAS NA ESCOLA E O CURRÍCULO BREVE: EPISÓDIOS DE APRENDIZAGEM SITUADA NA FORMAÇÃO." Revista e-Curriculum 18, no. 2 (June 26, 2020): 545–67. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p545-567.

Full text
Abstract:
O artigo situa alguns desafios da complexidade e da cultura digital na escola e no currículo a partir de alguns aspectos históricos e culturais. As metáforas do currículo sinalizam algumas visões de mundo e de educação ao mesmo tempo em que falam e traduzem aspectos da imaginação diante de certos desafios da escola. Nessa perspectiva, o artigo situa a possibilidade de práticas disruptivas a partir da idéia do “currículo breve” presente na metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situada, EAS, destacando algumas narrativas de estudantes em um contexto formativo universitario. Por fim, conclui que a metodologia EAS pode ser considerada uma abordagem diferente de currículo ao desarticular discurso pedagógico tradicional, com sua moldura rígida que viabiliza o dispositivo da escola, para ser reconceitualizado como um texto que se faz, desfaz e refaz na prática pedagógica, nas mediações e interações construídas entre professores e alunos, e nos diálogos com as culturas na escola e fora dela.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Gómez, Marco Fidel. "Estructura y dinámicas de las Mesas de Educación Física de Medellín en relación con los procesos de formación permanente de maestros." Educación Física y Deporte 32, no. 1 (August 29, 2013): 1289–98. http://dx.doi.org/10.17533/udea.efyd.16511.

Full text
Abstract:
Este texto es producto de la investigación denominada "La participación de las Mesas de Educación Física de Medellín en la formación permanente de maestros desde la perspectiva del Desarrollo Humano", desarrollada en el marco de la Maestría en Motricidad y Desarrollo Humano de la Universidad de Antioquia. El artículo presenta un análisis de las variablesdimensiones: integrantes, asistencia y temporalidad que configuran la estructura y las dinámicas de las Mesas de Educación Física y su relación en los procesos de formación permanente. El estudio abordó la metodología cualitativa y se aplicó el método hermeneúticohermenéutico-dialéctico. La información se recogió mediante entrevistas a maestros integrantes de las mesas, la conformación de grupos de discusión con los coordinadores de las mismas y el análisis de contenido de las actas correspondientes a los encuentros realizados. Se concluye que los procesos de formación permanente están determinados, además de sus estrategias y metodología configurativas, por la estructura y dinámicas del dispositivo formativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Cunha, Rúbia Mara de Souza Lapa. "As Experiências das Práticas Formativas em uma Escola Americana no Sertão." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 25, no. 1 (April 4, 2022): 533. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2022.39120.

Full text
Abstract:
Este estudo aborda a instalação do Instituto Ponte Nova (IPN), num recorte temporal que compreende o período de 1940/1960 e traz como pergunta central: como se deu o desenvolvimento do IPN e de suas atividades? Nossa hipótese aponta para a compreensão de que para além de seu aspecto formativo, o IPN assumiu um viés de modelação ideológica, política e comportamental na vida de cada sertanejo que por ali passou e isso interferiu nas ações cotidianas para que os mesmos se tornassem cidadãos. Como objetivos mais gerais vislumbramos a possibilidade de desvelar contextos, fato, acontecimentos e personagens que aparecem no processo de formação do sujeito, uma chance de melhor compreender a conjuntura educativa como dispositivo formativo presente na escola alvo e ainda. A validade da pesquisa está em lidar com peculiaridades e complexidades especificas relativas às interferências dos sujeitos americanos para a implementação de tais práticas, num espaço social sem tradição de ação direta do poder público, na construção dos bens sociais. Para dar cabo das intenções deste estudo e atender ao anseio pela busca de respostas a questão motivadora, optamos por trabalhar com a pesquisa descritiva, tendo como fundo a história social. Entendemos, por fim, que o IPN assumia a função de modelar comportamentos e saberes no espaço sertanejo, a partir de uma noção educacional que se pautava nos padrões éticos e estéticos de ordem protestante, se valendo de ações e atividades educativas que contribuíam na modelação do sujeito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography