Academic literature on the topic 'Dieta imunomoduladora'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Dieta imunomoduladora.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Dieta imunomoduladora"

1

Barbosa, Mariana Vieira, Flavia Mauro de Queiroz, Nivaldo Barroso de Pinho, and Renata Brum Martucci. "Impacto do Uso de Dieta Imunomoduladora em Pacientes com Câncer Colorretal Submetidos a Cirurgias Eletivas com Abreviação de Jejum Pré-operatório." Revista Brasileira de Cancerologia 61, no. 3 (September 30, 2015): 217–25. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2015v61n3.251.

Full text
Abstract:
Introdução: A função imune é geralmente suprimida por procedimentos cirúrgicos de grande porte e pela desnutrição proteico-energética. A imunomodulação se torna uma opção de terapêutica para pacientes com câncer submetidos a cirurgias, reduzindo complicações infecciosas no pós-operatório e tempo de internação hospitalar. Objetivo: Avaliar o impacto do uso de dieta imunomoduladora em pacientes com câncer colorretal submetidos a cirurgias eletivas com abreviação de jejum pré-operatório. Método: Foi realizada uma coorte de dados retrospectivos com pacientes com câncer colorretal submetidos à cirurgia no Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, em 2013. A amostra foi dividida em grupo 1 - pacientes que realizaram abreviação de jejum pré-operatório e receberam suplementação nutricional com dieta imunomoduladora no pré-operatório (n=20); e grupo 2 - pacientes que realizaram apenas a abreviação de jejum pré-operatório (n=30). Foram coletados dados de identificação do paciente, clínicos e cirúrgicos dos prontuários. As análises estatísticas foram realizadas utilizando o programa SPSS, 17.0. Resultados: A amostra foi composta por 50 pacientes, submetidos à ressecção anterior do reto, com idade média de 61,9 anos ±13,8 anos, sendo 52% do sexo masculino. O sítio tumoral mais prevalente foi o reto (44%). Não foram observadas diferenças significativas entre os grupos em relação às características nutricionais, clínicas e cirúrgicas, aos exames bioquímicos (pré e pós-operatórios), às intercorrências gastrointestinais, à ocorrência de complicações no pós-operatório e à permanência hospitalar. Conclusão: Nas condições estudadas, a imunomodulação no pré-operatório não contribuiu para redução de complicações pós-operatórias, da incidência de intercorrências gastrointestinais e do tempo de internação hospitalar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Victor Alves de, Thayse Wilma Nogueira de Oliveira, Virlleny Maria Alves de Oliveira, Andressa Nathanna Castro Damasceno, Gilmara Peres Rodrigues, Felipe Cavalcanti Carneiro da Silva, Ana Paula Peron, and João Marcelo de Castro e. Sousa. "Efeitos da imunonutrição no tratamento de pacientes com câncer e suas complicações – uma revisão." Semina: Ciências Biológicas e da Saúde 36, no. 1 (November 6, 2015): 107. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1p107.

Full text
Abstract:
O objetivou deste trabalho foi revisar, de forma sucinta e objetiva, as evidências disponíveis nos bancos de dados digitais, sobre os efeitos da imunonutrição para a resposta ao tratamento de pacientes com câncer em pré e pós-operatório. Foi realizada uma revisão de literatura, por meio de buscas bibliográficas nos bancos de dados informatizados Medline/Pubmed, Scielo e Lilacs, no período de julho a setembro de 2014, de artigos que investigaram os efeitos da imunonutrição na recuperação do estado nutricional e em procedimentos pré e pós-operatório de pacientes com câncer. Foram encontrados 32 artigos, dos quais 27 atenderam aos critérios de inclusão do estudo, compreendendo artigos de revisão, caso-controle, epidemiológicos e transversais. A partir desta revisão de literatura foi possível verificar o benefício do uso da dieta imunomoduladora em pacientes oncológicos submetidos ao tratamento no pré-operatório de cirurgias de grande porte abdominal, diminuindo complicações sépticas e inflamatórias no período pós-operatório e consequentemente o tempo de internação hospitalar. Dessa forma, o uso da imunonutrição mostra-se com capacidade de reverter alterações orgânicas e imunológicas causadas tanto pela desnutrição como pelo próprio tumor em pacientes com câncer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Traesel, Carolina Kist, Sonia Terezinha dos Anjos Lopes, Patricia Wolkmer, Candice Schmidt, Janio Morais Santurio, and Sydney Hartz Alves. "Óleos essenciais como substituintes de antibióticos promotores de crescimento em frangos de corte: perfil de soroproteínas e peroxidação lipídica." Ciência Rural 41, no. 2 (February 2011): 278–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782011000200016.

Full text
Abstract:
Os óleos essenciais são alternativas ao uso de promotores de crescimento antibióticos na avicultura, devido à sua ação antimicrobiana, além de possuírem propriedades antioxidante e imunomoduladora. Este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito da suplementação dietética de três doses de óleos essenciais (OLES) de orégano (Origanum vulgare L.), sálvia (Salvia officinalis L.), alecrim (Rosmarinus officinalis L.) e extrato de pimenta (Capsicum frutescens L.) em frangos de corte, pela análise do perfil eletroforético de soroproteínas e da peroxidação lipídica plasmática. Os animais (n=910) foram alocados de forma aleatória em cinco tratamentos, com sete repetições de 26 aves cada: o grupo controle (Tc), que recebeu dieta basal sem aditivos; o grupo que recebeu promotor de crescimento antibiótico na dieta (Tatb); e os grupos T50, T100 e T150, alimentados com OLES na doses de 50, 100 e 150mg kg-1, respectivamente. Aos 42 dias de idade, sete animais foram aleatoriamente selecionados (um de cada repetição) para o estudo do perfil eletroforético de soroproteínas e para a avaliação da peroxidação plasmática de lipídeos, pelo teste de formação de substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS). Houve diminuição na concentração de globulinas totais no T150 e na fração betaglobulina nos grupos Tatb e T150 em relação ao grupo controle e ao T50 (P<0,05). Além disso, os níveis de TBARS plasmático foram menores nos grupos que receberam OLES em comparação ao Tc (P<0,05). Dessa forma, pode-se inferir que o efeito dos OLES, na maior dose administrada, sugere menor estímulo ao sistema inume humoral de frangos de corte, assim como acontece com a suplementação de promotores de crescimento antibióticos. Adicionalmente, ocorre menor peroxidação plasmática de lipídios e, consequentemente, menos dano oxidativo em frangos de corte, em resposta ao uso dos OLES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sousa, Francisco das Chagas Araújo, Marta Ferreira da Silva, Wenderson Costa da Silva, Erika Wanessa Oliveira Furtado Andrade, Flavia Dayana Ribeiro da Silva, Maria Jose Sena dos Santos, Karinna Alves Amorim de Sousa, Alessandra Kelly Freire Bezerra, Juliana Macedo Magalháes, and Keyla Rodrigues de Albuquerque. "Imunonutrição em pacientes oncológicos: revisão integrativa." Research, Society and Development 9, no. 2 (January 1, 2020): e100922004. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i2.2004.

Full text
Abstract:
O câncer é uma denominação que abrange mais de 100 tipos de doença e sua principal característica é o crescimento acelerado de células anormais que afeta os demais tecidos do corpo. Seu surgimento pode ser proveniente de várias causas, estas podem atuar de forma simultânea ou individualmente para dá início ao processo de carcinogênese. O objetivo desse estudo é demonstrar os benefícios dos imunomoduladores em pacientes oncológicos. Trata-se de uma revisão integrativa com abordagem qualitativa. Para a realização desta pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico para seleção dos estudos nas bases de dados on-line: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Pubmed, Science direct. Quanto aos resultados os estudos selecionados envolveram a participação de 15 a 776 pacientes. Grande parte destes estudos foram realizados com a utilização da imunonutrição via enteral. As idades dos participantes variaram dos 18 aos 75 anos. Os estudos demonstraram que a imunonutrição teve um efeito significativo sobre pacientes com neoplasias, visto que a mesma causou um impacto positivo sobre a redução das complicações pós-operatórias, como processo infecciosos e inflamatórios, aumento da albumina sérica, redução do tempo de permanência hospitalar e melhora do sistema imunológico. Os resultados demonstraram que as dietas imunomoduladoras tiveram eficácia no período pré e pós-operatório, reduzindo as possíveis complicações, tornando-se uma alternativa segura para otimizar os resultados após os procedimentos cirúrgicos. Os artigos ressaltaram a importância de conhecer o momento para iniciar o suporte nutricional com a suplementação antes da cirurgia, pois isso contribui para bons resultados após o tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Iara Katrynne Fonsêca, Maria Devany Pereira, Isabel Oliveira Aires, Carlos Henrique Ribeiro Lima, and Nayra do Socorro Caldas Carvalho de Almeida Teixeira. "Probióticos, simbióticos e sua relação com o câncer colorretal." Research, Society and Development 8, no. 11 (August 24, 2019): e158111447. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i11.1447.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar com base na literatura científica os efeitos acerca do uso de probióticos e simbióticos no tratamento do Câncer Colorretal (CCR). Método: Trata-se de um estudo de revisão integrativa, realizado em fevereiro de 2019, com a temática voltada para a utilização dos probióticos e simbióticos no CCR. Para guiar o estudo elaborou-se a seguinte questão: “Qual a influência da utilização de probióticos ou simbióticos em indivíduos com câncer colorretal? ”. Para o levantamento dos artigos na literatura, realizou-se uma busca nas seguintes bases de dados: LILACS, Medline, Scielo e Pubmed. Foram utilizados para busca dos artigos, os seguintes descritores ‘Colorectal Neoplasms’, ‘Probiotics’, ‘Synbiotics’ e ‘Nutrition’, ambos utilizados isoladamente ou em combinações na língua portuguesa e inglesa. Resultados: O CCR é o terceiro tipo mais comum no mundo e possui etiologia multifatorial envolvendo hereditariedade, doenças inflamatórias crônicas, idade, dieta, obesidade, sedentarismo e outros fatores. O tratamento ainda está associado à elevado risco de complicações e o uso de dietas imunomoduladoras com o uso de probióticos ou simbióticos representa uma nova opção terapêutica e sua função é atuar na prevenção e ser uma aliada ao tratamento do CCR, tornando-se de grande importância para o equilíbrio quantitativo e qualitativo da microbiota intestinal para a saúde humana e da importância destes como coadjuvantes na prevenção e tratamento de câncer de colorretal. Conclusão: A administração de probióticos ou simbióticos mostram-se eficazes para a saúde intestinal, preservando e estimulando bactérias benéficas, favorecendo a saúde do intestino e diminuindo a atividade inflamatória e o risco de infecções após ressecções cirúrgicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

da Cunha, Selma Freire de Carvalho, Carolina Rodrigues Ferreira, and Camila Bitu Moreno Braga. "Fórmulas enterais no mercado brasileiro: classificação e descrição da composição nutricional." International Journal of Nutrology 04, no. 03 (December 2011): 031–39. http://dx.doi.org/10.1055/s-0040-1701407.

Full text
Abstract:
RESUMO Introdução: No mercado brasileiro estão disponíveis inúmeras formulações de dietas enterais, com diferentes formas de apresentações e indicações. Objetivo: descrever as características básicas das formulações enterais disponíveis no mercado brasileiro. Material e Métodos: Foi realizado o tabulamento de informações contidas nos catálogos dos diferentes laboratórios farmacêuticos. De acordo com as suas características, os produtos foram classificadas em fórmulas padrão com ou sem fibras e fórmulas modificadas, específicas para pacientes diabéticos, para aqueles com insuficiência renal, hepática ou respiratória, além de fórmulas semi-hidrolisadas e imunomoduladoras. Resultados e discussão: Estão disponíveis no mercado brasileiro 80 fórmulas enterais comercializadas por 6 diferentes laboratórios. As dietas têm apresentações em pó ou líquida em pack (embalagem hermeticamente fechada com 6 camadas protetoras, garantindo as condições estéreis do produto) com relativa uniformidade na distribuição de macronutrientes e grande variação na composição de micronutrientes. Foram encontradas 42 fórmulas padrão, sendo 25 sem fibras e 17 com fibras. Dentre as fórmulas modificadas, foram identificadas 7 específicas para pacientes diabéticos, 6 para insuficiência renal, 9 semi-hidrolisadas, 8 fórmulas contendo imunonutrientes, 4 produtos específicos para insuficiência pulmonar e 4 para insuficiência hepática. Conclusão: O mercado brasileiro tem uma grande variedade de fórmulas enterais padrão e modificadas. A avaliação da composição das fórmulas enterais disponíveis no mercado nacional permite uma melhor seleção pelo profissional para cada situação clínica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sgarbi, José Augusto, and Rui M. B. Maciel. "Patogênese das doenças tiroidianas autoimunes." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 53, no. 1 (February 2009): 5–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302009000100003.

Full text
Abstract:
A doença tiroidiana autoimune (DAIT), que afeta de 2% a 5% da população ocidental, é o transtorno autoimune órgão-específico mais comum. Sua apresentação clínica varia do hipertiroidismo da doença de Graves (DG) ao hipotiroidismo associado à tiroidite de Hashimoto (TH). A exata etiologia da DAIT permanece desconhecida, mas a interação entre suscetibilidade genética e fatores ambientais desencadeadores parece ser de fundamental importância no seu desenvolvimento. Postula-se que fatores genéticos responderiam por 79% da suscetibilidade à DAIT e os ambientais por 21%. Genes imunomoduladores, como o complexo maior de histocompatibilidade (MHC), antígeno-4 associado ao linfócito T citotóxico (CTLA-4), a molécula CD40 e a proteína tirosina fosfatase-22 (PTPN22) e os genes específicos da glândula tiróide, como receptor do TSH (TSHR) e tiroglobulina (TG) têm sido identificados. A natureza exata do envolvimento do meio ambiente no desenvolvimento da DAIT não é bem conhecida, mas vários fatores ambientais têm sido envolvidos, como o conteúdo de iodo na dieta, estresse, drogas e infecções. Entretanto, não há evidência clara de causalidade e os mecanismos pelos quais fatores ambientais desencadeariam a autoimunidade tiroidiana, em indivíduos geneticamente predispostos, ainda permanecem não completamente entendidos. O conhecimento dos mecanismos precisos de interação entre fatores ambientais e genes na indução da autoimunidade tiroidiana poderia resultar desenvolvimento de novas estratégias de prevenção e tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Ana Lívia de, and Fernando Monteiro Aarestrup. "Avaliação nutricional e atividade inflamatória sistêmica de pacientes com câncer colorretal submetidos à suplementação com simbiótico." ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) 25, no. 3 (September 2012): 147–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-67202012000300003.

Full text
Abstract:
RACIONAL: A depleção nutricional é observada em pacientes com câncer colorretal em estado avançado mesmo com medidas de peso adequadas. Esta perda pode estar associada a fatores de co-morbidades como: redução da imunidade, aumento de infecções, cicatrização prejudicada e fraqueza muscular. Atualmente, dietas imunomoduladoras estão sendo utilizadas na abordagem nutricional de pacientes com câncer. O uso de prebióticos e probióticos ou, a mistura dos dois, os simbióticos, estão entre os estudados. OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional e a atividade inflamatória sistêmica em pacientes com câncer colorretal submetidos à utilização de suplemento simbiótico. MÉTODOS: Foi realizado um estudo longitudinal prospectivo com pacientes com câncer colorretal. Todos os pacientes foram submetidos à avaliação do estado nutricional e subsequente análise sorológica, uso diário do suplemento simbiótico e à avaliação antropométrica e bioquímica a cada três meses. Foram coletados dados antropométricos e exames de sangue para avaliação da proteína C-reativa (PCR), antígeno carcionoembrionário (CEA) e albumina. RESULTADOS: Os índices médio da proteína C-reativa eram de 11 mg/dL no início do estudo, antes da administração do simbiótico, e reduziram-se para valores menores que 6 mg/dL no final do estudo. CONCLUSÃO: A suplementação com o simbiótico foi benéfica, pois, embora tendo os níveis de albumina e CEA mantido-se estáveis, os índices de PCR diminuíram ao longo do estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

De Almada, André Felipe Berto, Ranulfo Piau Junior, Valmir Fernandes, Jessé Lahos Borges, André Felipe Da Silva, João Vitor Moraes Simões, and Vanderson Dos Santos Silva. "DESEMPENHO DE NOVILHAS DA RAÇA NELORE MEDIANTE O USO DE BETABLUCANAS E PROBIÓTICOS." Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR 21, no. 3 (February 19, 2018). http://dx.doi.org/10.25110/arqsaude.v21i3.2017.6193.

Full text
Abstract:
Os aditivos são suplementos que podem contribuir para aumentar o desempenho dos animais, visto que eles podem melhorar a conversão alimentar e o ganho de peso nos animais. As 1,3-1,6 betaglucanas são agentes imunomoduladores com potencial na prevenção e controle de doenças infecciosas, e agem como substrato aos probióticos. O uso de probióticos na alimentação pode melhorar o desempenho dos animais, competindo com bactérias patogênicas e agindo na imunomodulação. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do uso de betaglucanas (prebiótico) e probióticos sobre o desempenho de novilhas confinadas da raça Nelore. Sessenta novilhas da raça Nelore com cerca de 24 meses de idade foram distribuídas aleatoriamente formando quatro grupos que receberam prebióticos (PRE), probiótico (PRO), e a simbiose pela associação destes dois aditivos (SIM) e um grupo controle. Os animais sofreram a adaptação durante uma semana, e todos foram identificados com brincos. Nos dias 0, 30, 60 e 90 ocorreu a pesagem dos animais e dieta oferecida e suas sobras, para o cálculo do ganho de peso e da conversão alimentar. Não houve diferença estatística para o ganho de peso, entretanto ocorreu um melhor rendimento quanto este parâmetro nos grupos que receberam probióticos e com a simbiose de probióticos e prebióticos. , a simbiose, aparentemente, também proporcionou um aumento no consumo médio diário. Probióticos e a simbiose também aparentam melhorar a conversão alimentar e conversão alimentar da proteína em novilhas confinadas da raça Nelore.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mariuzza, Sheila Elída, Luana Machado, Vanessa Priscila Schwengber, and Juliana Da Silveira Gonçalves. "TERAPIA NUTRICIONAL NA RECUPERAÇÃO DE PACIENTES COM QUEIMADURAS GRAVES." Revista Destaques Acadêmicos 12, no. 3 (November 24, 2020). http://dx.doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2676.

Full text
Abstract:
Introdução: As queimaduras são lesões resultantes da ação de agentes térmicos, químicos e elétricos sobre as camadas da pele, provocando alterações físicas e metabólicas. Anualmente no Brasil, cerca de um milhão de pessoas sofrem lesões por queimadura, sendo que cerca de cem mil buscam atendimento hospitalar e destas, estima-se que cerca de duas mil e quinhentas vãos à óbito, decorrente das lesões, e/ou das complicações relacionadas. Nestes casos uma terapia nutricional adequada é fundamental para a recuperação destes pacientes. Objetivo: Verificar os benefícios da terapia nutricional na recuperação de pacientes com queimaduras graves. Metodologia: Revisão bibliográfica com artigos científicos pesquisados em bancos de dados, como: Scielo, Pubmed e LILACS. Foram incluídos artigos científicos recentes, priorizando os últimos dez anos, além de clássicos da literatura, sem restrição de data e idioma de publicação. A coleta de dados foi realizada no período entre maio e junho de 2020. Resultados: Nas queimaduras extensas, o organismo detém-se hemodinamicamente instável, e o sistema imune torna-se incapaz de delimitar a infecção, o que provoca uma resposta sistêmica hipermetabólica, gerando um grave aumento do catabolismo muscular, podendo levar à desnutrição, maior tempo de permanência hospitalar e a um maior risco de mortalidade. Neste sentido, a administração de dieta hipercalórica, hiperproteica, ômega 3, vitaminas A, C, E, de minerais como zinco e selênio, bem como de imunomoduladores como glutamina e arginina, demonstraram importante papel na melhora do estado nutricional e cicatrização. Conclusão: A nutrição enteral se mostra como via preferencial na administração da terapia nutricional, e esta, quando iniciada imediatamente, desempenha um papel fundamental na oferta de energia, recuperação e manutenção do estado nutricional, ofertando condições para melhoria do sistema imune, diminuindo o risco de infecção, bem como de sepse e complicações relacionadas, otimizando o processo de cicatrização e auxiliando na redução do tempo de internação hospitalar e na redução dos índices de mortalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Dieta imunomoduladora"

1

Alito, Miguel Aprelino. "Influência do projeto acerto na recuperação pós-operatória em artroplastia total de quadril : estudo randomizado." Universidade Federal de Mato Grosso, 2014. http://ri.ufmt.br/handle/1/492.

Full text
Abstract:
Submitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2017-09-20T14:37:32Z No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Miguel Aprelino Alito.pdf: 4695957 bytes, checksum: 0f8d53c15612c14ec0bd4276f60d6c20 (MD5)
Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-09-26T12:50:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Miguel Aprelino Alito.pdf: 4695957 bytes, checksum: 0f8d53c15612c14ec0bd4276f60d6c20 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-09-26T12:50:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Miguel Aprelino Alito.pdf: 4695957 bytes, checksum: 0f8d53c15612c14ec0bd4276f60d6c20 (MD5) Previous issue date: 2014-08-25
Introdução: Protocolos multimodais, quando empregados, melhoram variáveis clínicas perioperatórias e pós-operatórias. Existe pouca informação sobre abreviação do jejum préoperatório com oferta de líquidos claros enriquecidos com carboidratos e imunomoduladores em operações ortopédicas. O projeto ACERTO (ACEleração da Recuperação Total pósoperatória) é baseado em um programa europeu já existente (ERAS) e fundamentado no paradigma da medicina baseada em evidências. É antes de tudo um programa educativo. Objetivos: Avaliar variáveis clínicas, bioquímicas inflamatórias e segurança de um protocolo multimodal em pacientes submetidos à cirurgia de artroplastia total do quadril, utilizando-se técnica cimentada em fêmur e sem cimento no acetábulo (artroplastia total de quadril tipo híbrida). Métodos: Estudo prospectivo com 32 pacientes (16 do sexo masculino, com idade média de 58 anos variando de 26 a 85 anos) randomizados em dois grupos: 17 pacientes (Grupo ACERTO) submetidos a jejum abreviado com oferta de maltodextrina a 12,5%, 2h antes da indução anestésica e uso de dieta imunomoduladora por cinco dias previamente a cirurgia; 15 pacientes (Grupo CONTROLE) submetidos a jejum de 8 horas sem terapia nutricional préoperatória. Foram avaliados clinicamente broncoaspiração na indução anestésica e tempo de internação e em exames laboratoriais os níveis de hemoglobina (HB), velocidade de hemossedimentação (VHS) e proteína C reativa (PCR) no pré-operatório e com 48h de pósoperatório. Resultados: Não ocorreram óbitos, infecções, luxações da prótese, necessidade de reoperação, ou transfusões sanguíneas. Nenhum caso de broncoaspiração ocorreu na indução anestésica. Pacientes do Grupo ACERTO apresentaram, em média, dois dias a menos de internação hospitalar (P < 0,01). A taxa de HB foi similar entre os grupos no pré e pósoperatório. Valores de VHS se mantiveram semelhantes entre os grupos no pós-operatório (p = 0,09), mas a PCR foi maior no grupo CONTROLE no pós-operatório (p = 0,01). Conclusão: Abreviação do jejum pré-operatório com oferta de carboidratos na artroplastia total de quadril é segura, podendo ser praticada. O protocolo investigado como um todo diminuiu o tempo de internação hospitalar e valores de PCR no pós-operatório.
Introduction: Multimodal protocols, when used, enhance several perioperative clinical variables. Limited information is available about the reduction of preoperative fasting with administration of clear liquids enriched with carbohydrate and immunomodulators in orthopedic surgeries. The ACERTO (Accelerated Postoperative Total Recovery) is based on an existing European program (ERAS) and based on the paradigm of evidence-based medicine. It is an educational program. Objectives: To evaluate clinical, biochemical inflammatory variables and safety of the method, shortening up the fast with drink containing carbohydrates and use of immunomodulatory diet in patients undergoing surgery for total hip arthroplasty using cementless technique on the femur and the acetabulum without cement (total hip arthroplasty hybrid type). Methods: A prospective study of 32 patients (16 males, with a mean age of 58 years ranging de 26 to 85 years) were randomized into two groups: 17 patients (Group ACERTO) undergoing abbreviated to offer 12,5% maltodextrin fasting, 2h before induction of anesthesia and use of immunomodulatory diet for five days prior to surgery; 15 patients (Group CONTROL) fasted for 8 hours without preoperative nutritional therapy. Clinically aspiration during induction of anesthesia and hospitalization time and in laboratory tests the levels of hemoglobin (Hb), erythrocyte sedimentation rate (ESR) and C-reactive protein (CRP) preoperatively and 48 hours postoperatively were evaluated. Results: There were no deaths, infections, dislocations of the prosthesis, reoperation, or blood transfusions. No cases of aspiration occurred during anesthetic induction. Group ACERTO patients had, on average, two days less hospitalization (P < 0,01). Results of hemoglobin did not differ among groups in preoperative and postoperative. VHS values remained similar between groups postoperatively (p = 0,09), but CRP was higher in the control group postoperatively (p = 0,01). Conclusion: Preoperative fasting abbreviation with of carbohydrates in total hip arthroplasty is safe and may be practiced. The protocol investigated as a whole, decreased hospital stay and CRP levels postoperatively.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dotta, Geovana. "Efeito imunomodulador dos extratos de própolis e Aloe barbadensis, suplementados na dieta de tilápia do Nilo Oreochromis niloticus." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122757.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Aquicultura, Florianópolis, 2013.
Made available in DSpace on 2014-08-06T17:20:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 323978.pdf: 1172218 bytes, checksum: d6e7d9ca276973befee75d8c43e0256d (MD5) Previous issue date: 2013
Embora haja relativa evidência dos benefícios no uso de imunomoduladores na aquicultura, atualmente existem poucos produtos comerciais sendo utilizados. Este trabalho busca avaliar o uso de substâncias naturais como fontes em potencial para a produção de imunoestimulantes. A própolis, substância produzida pela Apis mellifera, é utilizada pelas abelhas na proteção da colméia principalmente contra a proliferação de microorganismos, incluindo fungos e bactérias. Tem demonstrado efetividade frente a diversos agentes patogênicos, principalmente fungos e bactérias. Aloe barbadensis popularamente conhecida como babosa, vem sendo amplamente estudada, por apresentar em seu parênquima de reserva, diversos constituintes químicos responsáveis por suas propriedades cicatrizantes e imunoestimulantes. Neste trabalho, foram realizados quatro experimentos com a finalidade de avaliar a ação dos extratos destas substâncias, frente à estimulação do sistema imune dos peixes. Primeiramente, foi avaliada a influência da alimentação de tilápias do Nilo com dieta suplementada com própolis (0,5%, 1% e 2%), Aloe (0,5%, 1% e 2%) e a mistura (0,5%, 1% e 2%), por 15 e 21 dias, sobre os parâmetros hematológicos e infestação por ectoparasitos branquiais: Cichlidogyrus sclerosus, Cichlidogyrus halli, Cichlidogyrus thurstonae e Scutogyrus longicornis. O segundo avaliou aspectos direcionados a atividade fagocitária e atividade da lisozima plasmática nos peixes alimentados com a mistura entre os extratos de própolis e Aloe (0,5%, 1% e 2%) durante 15 dias e nestas mesmas condições experimentais, o terceiro estudo avaliou a inflamação aguda induzida na bexiga natatória e a resposta hematológica e por fim, o quinto, avaliou a atividade de enzimas antioxidantes parâmetros hematológicos e a histologia do baço de tilápias do Nilo após desafio com Aeromonas hydrophila. Este estudo fornece subsídios para a substituição do uso de antibióticos e quimioterápicos no tratamento de doenças infecciosas e/ou parasitárias, por produtos naturais na prevenção da manifestação destas enfermidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferreira, Pedro Filipe Martins de Melo. "Avaliação dos efeitos imunomoduladores da alimentação no BALT, num modelo experimental de cancro de mama induzido por 1,12-dimetilbenzantraceno (DMBA)." Master's thesis, 2013. http://hdl.handle.net/10316/36538.

Full text
Abstract:
Trabalho final do 5º ano com vista à atribuição do grau de mestre no âmbito do ciclo de estudos de Mestrado Integrado em Medicina Dentária apresentado à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Introdução: O sistema respiratório tem a capacidade de metabolizar os xenobióticos que chegam tanto pelo ar como pela corrente sanguínea. Estes podem desempenhar um papel importantíssimo na alteração celular e carcinogénese. O dimetilbenzantraceno (DMBA) é um destes compostos carcinogénicos e com comprovados efeitos de inibição do sistema imunitário. O BALT é um dos locais indutores da resposta antigénica e a modulação desta resposta reveste-se de interesse quanto aos seus potenciais efeitos sistémicos e em particular a nível da cavidade oral. Objectivos: O objetivo deste trabalho é identificar, avaliar e concluir quanto aos potenciais efeitos imunomoduladores da alimentação, por avaliação do BALT, num modelo experimental de cancro de mama induzido por DMBA em grupos de ratos Sprague-Dawley sujeitos a diferentes planos dietéticos e inferir quanto às possíveis implicações destes efeitos para a saúde oral. Materiais e Métodos: A 168 animais, divididos em 7 grupos sendo um controlo e seis com administração do carcinogénio DMBA e planos dietéticos diferentes. Após o sacrifício e a necrópsia, foram observadas ao microscópio ótico 168 preparações histopatológicas de tecido pulmonar, e o BALT avaliado aplicando histopatologia com graduação semi-quantitativa quanto aos folículos e centros germinativos, área interfolicular, células apoptóticas, células plasmáticas, macrófagos pigmentados e HEV proeminentes. Resultados: O grupo sujeito a uma dieta de restrição calórica apresentou consistentemente parâmetros de resposta imunológica mais elevados, seguido do grupo alimentado com dieta mediterrânica e o grupo com dieta suplementada com feijão. Parâmetros mais diminuídos foram observados no grupo com dieta suplementada com azeite seguido do grupo sujeito apenas ao carcinogénio e alimentado com ração “padrão”. Conclusões: Os dados obtidos parecem indicar um efeito imunomodulador da dieta no BALT, apontando para uma maior influência estimulatória da fibra alimentar e restrição calórica em relação aos outros alimentos estudados, e um efeito inibidor com o azeite.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Dieta imunomoduladora"

1

de Araújo, Januse, and Edson Pontes. "Influência das Dietas Imunomoduladoras no Tratamento de Pacientes Oncológicos." In XXI I Congresso Brasileiro de Nutrologia. Thieme Revinter Publicações Ltda, 2018. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1674778.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carvalho, Eliziane, Isaura Valença, Nilaine Rodrigues, Ronaide Dos Santos, Taynah Santiago, Juliana de Souza Oliveira, and Wizia Dias. "Avaliação Qualitativa de Macronutrientes E Imunomoduladores das Dietas Enterais Ofertadas em um Hospital Universitário de Sergipe." In XXI I Congresso Brasileiro de Nutrologia. Thieme Revinter Publicações Ltda, 2018. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1674486.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Letícia Freitas De Castro, and Elisa Pinheiro Weber. "O ESTUDO DA SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA D DURANTE A PANDEMIA DO VÍRUS SARS-COV-2: UMA REVISÃO DE LITERATURA." In I Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1008.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Pacientes com COVID-19 podem ter graves consequências de curto e longo prazo para os indivíduos sendo necessárias medidas preventivas de saúde que possam reduzir o risco de infecção, progressão e gravidade da doença. Com isso, surgiu o papel da vitamina D como uma possível forma de prevenção de infecções respiratórias agudas. OBJETIVOS: Desenvolver uma revisão de literatura a fim de discutir o possível papel da vitamina D na redução do risco de COVID-19. MATERIAL E MÉTODOS: Estudo do tipo revisão narrativa de literatura, cuja pesquisa foi realizada com base de dados no Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no PubMed Central (PMC). RESULTADOS: Estudos de reposição de vitamina D mostraram que esta melhora a imunidade inata (resposta imediata dos macrófagos aos vírus e bactérias invasores nas membranas mucosa, inibição direta com replicação viral ou com formas antiinflamatórias ou imunomoduladoras ), reduzindo assim a incidência e gravidade das infecções respiratórias agudas. A deficiência de vitamina D é mais comum em grupos de idade avançada, fumantes, obesos e em pacientes com doenças crônicas como diabetes, hipertensão. Os grupos de alto risco que apresentam mais complicações e maior mortalidade no COVID-19 coincidem com os grupos que apresentam alta incidência de deficiência de vitamina D. No entanto, ainda não há evidências suficientes sobre a associação entre os níveis de vitamina D e a gravidade e mortalidade da COVID-19. CONCLUSÃO: A discussão aponta para a necessidade e importância de ensaios clínicos randomizados e estudos de corte para compreender melhor o mecanismo e como a Vitamina D age a longo prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography