Dissertations / Theses on the topic 'Desempenho das Equipes'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Desempenho das Equipes.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 dissertations / theses for your research on the topic 'Desempenho das Equipes.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse dissertations / theses on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Bandeira, Luciano da Costa. "Equipes estratégicas: uma estrutura de alto desempenho." Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82856.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-19T18:55:47Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2015-02-04T21:06:05Z : No. of bitstreams: 1 185157.pdf: 354233 bytes, checksum: 7e450cebab7ae239f5c75f3a7724d114 (MD5)
Esta pesquisa tem como propósito detalhar elementos que proporcionem o aumento da produtividade do trabalho em equipes. A partir da argumentação de vários autores, é possível levantar aspectos que facilitam o desenvolvimento deste tipo de trabalho, desde a verificação da necessidade de adoção do método em evidência, até a escolha dos componentes, determinação de metas e objetivos através de um planejamento estratégico, treinamento, coordenação das atividades, utilização das principais ferramentas de otimização e reconhecimento dos principais problemas, com a sugestão de possíveis caminhos a serem seguidos para a solução dos mesmos. Com a aplicação desta visão conjunta em uma situação real, representada por uma equipe estrategicamente montada com o objetivo de construir uma página para a internet do Consórcio Saga, em Goiânia, Goiás, foi possível perceber a aplicabilidade da fisionomia organizacional apresentada, com uma análise crítica da situação. Procura-se, desta forma, não oferecer uma receita para a formação e execução do trabalho em equipes estratégicas, mas levantar pontos importantes a serem considerados na execução deste tipo de trabalho que comumente são esquecidos durante a estruturação do trabalho nas organizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Aleixo, Adriane Inês de Sarro. "Procedimentos para implantar equipes." Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85406.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-20T18:22:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 193138.pdf: 384093 bytes, checksum: 932b9bab3a5bb285d80615bff63feb6c (MD5)
No cenário mundial dos negócios, na transformação da Era Industrial para a Era do Conhecimento, os ativos intangíveis são fundamentais para assegurar o sucesso competitivo das organizações. As equipes se tornaram uma importante estratégia de negócios neste ambiente competitivo. Este estudo foi desenvolvido para averiguar se são as equipes a base de apoio às organizações. Propõem-se procedimentos para a implantação e o desenvolvimento de equipes que permita uma melhoria no desempenho organizacional. Identificaram-se os fundamentos conceituais e metodológicos do desenvolvimento de equipes, enfatizando a importância das mesmas num ambiente de mudanças, suas vantagens e sua viabilidade, abordando desde a formação de equipe ao seu desenvolvimento, a relevância da liderança, como agendar reuniões eficazes, a importância de estabelecer as metas e a missão da equipe, como estimular a criatividade dos membros, maneiras de premiá-las e o reconhecimento oferecido pela organização. A pesquisa apresenta uma dimensão exploratória, tendo sido desenvolvido uma aplicação. Os procedimentos foram testados em uma agência do Banco do Brasil, durante quatro meses, incluindo relatos da evolução dos membros da equipe, suas dificuldades e os seus momentos de sucesso. O desafio foi lançado aos funcionários que informalmente prontificaram a se reunirem para tratarem de estratégia de vendas da agência. Para medir o desempenho da equipe foi utilizada a Gestão de Desenvolvimento Profissional e adotado como referencial teórico o Balanced Scorecard, de Norton e Kaplan, analisando individualmente todos os funcionários, avaliando a evolução dos membros da equipe em relação aos demais funcionários daquela agência e sua vinculação com o alcance dos objetivos da organização. A pesquisa permitiu concluir, dentre outros aspectos, que as equipes bem implantadas e desenvolvidas são a base de apoio às organizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barbosa, Flávia Lucena. "Escala de desempenho de equipes : um estudo exploratório." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/19299.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2009.
Submitted by Guimaraes Jacqueline (jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2015-11-23T11:31:53Z No. of bitstreams: 1 2009_FlaviaLucenaBarbosa.pdf: 2847208 bytes, checksum: 7b988e32a6b0aeac0cfb45d17fbc4df9 (MD5)
Approved for entry into archive by Marília Freitas(marilia@bce.unb.br) on 2016-01-25T14:43:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_FlaviaLucenaBarbosa.pdf: 2847208 bytes, checksum: 7b988e32a6b0aeac0cfb45d17fbc4df9 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-01-25T14:43:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_FlaviaLucenaBarbosa.pdf: 2847208 bytes, checksum: 7b988e32a6b0aeac0cfb45d17fbc4df9 (MD5)
As equipes de trabalho são cada vez mais freqüentes no cenário organizacional. Porém, ainda são poucas as ferramentas adequadas para avaliar o comportamento dos seus membros ou os resultados do seu desempenho. Assim, o presente estudo teve por objetivo construir e validar uma escala de desempenho de equipes, visto que não existe um instrumento como esse no Brasil. Participaram da pesquisa 399 funcionários, distribuídos em uma rede de 38 farmácias, uma matriz e um call center. A validação psicométrica indicou uma solução de 2 fatores com índices de confiabilidade satisfatórios. Eles são: Fator 1 - Desempenho de tarefa (10 itens; a= 0,88); e Fator 2 - Desempenho contextuai (11 itens; a= 0,88). Realizaram-se comparações entre avaliações dos gestores e de suas equipes, que não indicaram diferença estatística. Também foram executadas análises de correlação entre os resultados deste instrumento e os relatórios financeiros da empresa, que não apresentaram resultados significativos. Concluiu-se que a ferramenta desenvolvida é um instrumento válido para mensurar do desempenho de equipes. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Work teams are more and more frequent in the organizational set. However, proper tools for measuring their members’ behaviors or performance results are few. Thus, the presen; study’s objective was to build and validate a team’s performance scale, for there is no such instrument in Brazil. The study sample was composed of 399 employees, distributed on 38 drugstores branches, a central office and a call center. The psychometrical validation indicated a two factor solution that has satisfactory reliability results. They are: Factor 1 - Task Performance (10 items; a= 0,88); and Factor 2 - Contextual Performance (11 items; a= 0,88). Comparisons between managers evaluations and their teams were made, which showed no statistical difference. Also, correlation analysis between this instrument’s results and the company’s financial reports were made, which didn’t present significant results. It was concluded that the present tool is a valid instrument for the evaluation of the team’s performance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Reis, Júnior Dálcio Roberto dos. "Liderança, virtuosidade e criatividade explicando o desempenho de equipes." Doctoral thesis, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/12653.

Full text
Abstract:
Doutoramento em Gestão Industrial
As organizações estão se tornando cada vez mais competitivas e buscando, constantemente, formas de aumentar o seu desempenho através da compreensão dos fatores que o antecedem. A nossa investigação incorpora dois estudos, ambos incidentes sobre as lojas de uma grande cadeia de varejo brasileira. O primeiro estudo, envolvendo 68 lojas, investiga como a liderança autêntica explica o desempenho das lojas através do efeito mediador da virtuosidade e da potência das equipes (uma espécie de sentido de eficácia coletiva). O segundo estudo, abrangendo 46 lojas, testa como a potência das equipes explica o respetivo desempenho através do efeito mediador da criatividade. Os principais resultados são: (a) a relação entre a liderança autêntica e o desempenho das lojas é totalmente mediada pela virtuosidade e pela potência das equipes; (b) a criatividade medeia a relação entre a potência das equipes e o desempenho das lojas; (c) a criatividade não explica diretamente o desempenho, mas parece influenciá-lo através do efeito mediador da potência. Os cuidados metodológicos destinados a diminuir os riscos de variância do método comum aumentam a validade dos estudos. Ao focar variáveis relacionadas com a virtuosidade, a liderança autêntica, e as forças das equipes, e ao incluir dados de desempenho objetivo, a nossa investigação é um contributo relevante para o movimento dos “Estudos Organizacionais Positivos”.
Organizations are becoming increasingly competitive and constantly seeking ways to improve its performance through understanding the fators that precede it. Our research incorporates two studies, both applicable in stores of a brazilian retail chain. The first study, involving 68 stores, investigates how authentic leadership predicts stores’ performance through the mediating role of group virtuosness and group potency. (a kind of sense of collective efficacy). The second study, involving 46 stores, shows how group’s potency predicts their performance through the mediating role of creativity. The main results are: (a) the relationship between authentic leadership and store’s performance is fully mediated by the group virtuosness and group potency; (b) creativity mediates the relationship between group’s potency and performance; (c) creativity not directly predicts the group performance, but it seems to influence it through the mediating role of potency. The methodological steps for reducing the risk of common method variance increase the validity of the studies. By focusing on variables related to virtuosness, authentic leadership, and teams’ potency, and by including objective performance data, our research is a relevant contribution to the movement of "Positive Organizational Scholarship”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Jorge, Maria Aparecida Muniz. "Estilos de liderança e desempenho das equipes no setor público." Universidade Federal de Minas Gerais, 2014. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9MHG43.

Full text
Abstract:
This research aims to analyze how leadership styles of public managers influence the performance of the direct administration, independent and foundation management teams in the Executive Power in the State of Minas Gerais. From the Bass and Avoio (2000) model - which establishes three leadership styles - transactional, transformational and laissez-faire and Fernandes (2013) model, related to the performance - outputs expressed in terms of deliveries and results - the existing leadership styles were identified in the agencies and entities of the Executive Power in Minas Gerais and it was made a influence analysis of the team performance levels. The importance of researching the leadership themes and team performance in the public sector comes from the transformation context that it has experienced. From the New Public Management movement, started in Brazil during the 1990s, and in Minas Gerais in 2013, with the Choque de Gestão (Shock Management) implementation. The public organizations are increasingly charged for achieve results and, therefore, an effective leadership are necessary to be able to mobilize their teams towards to the objectives and goals established. A quantitative survey was conducted, through the application of a questionnaire to a sample of 82 leaders and 233 subordinates, who answered questions related to leadership styles and the team performance concerning the deliveries made. Secondary data were also used to measure the teams performance regarding the results, represented by the note of the 2° stage Results Agreement (agreed targets instrument with teams, existing in the agencies and entities in the Executive Power of State). Based on the data analysis, it was verified that the transformational and transactional leadership styles positively affects the team performance and the laissez-faire leadership style does not significantly influence team performance, regarding to deliveries variable. Contrary to the literature signaled, it was identified that the transactional leadership style affects more positively the teams deliveries compared to transformational leadership style. Another result that deserves mention concerns the fact that leadership style did not significantly explain the teams performance regarding to the note of the Results Agreement, despite all the logic to manage for results that have been implemented in the Executive Power of the State. When separated the results by leaders group and subordinates, it was identified a difference perception between them regarding leadership styles that influence the deliveries of each team. In this aspect, the leaders consider the transformational leadership style creates a higher level of deliveries, converging with that theory proclaims about leadership styles, while the subordinates understand that transactional leadership is the one that obtains a higher level of deliveries. Therefore, it is believed that the proposed objectives of this research were fulfilled and it could contribute to a better understanding of leadership styles and their influences on the team performance of the agencies and entities in the Executive Power of the State. Futhermore, the results creates subsidies for development policies design and leardeship formation.
A presente pesquisa tem por objetivo analisar como os estilos de liderança dos gestores públicos influenciam o desempenho das equipes da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais. A partir do modelo de Bass e Avoio (2000), que estabelece três estilos de liderança - transacional, transformacional e laissez-faire -, e do modelo de Fernandes (2013) referente ao desempenho saídas expressas em termo de entregas e resultados foram identificados os estilos de liderança existentes nos órgãos e entidades do Poder Executivo mineiro e feita uma análise da influência destes nos níveis de desempenho das equipes. A importância de se pesquisar os temas liderança e desempenho de equipes no setor público advém do contexto de transformação que este vem vivenciando, a partir do movimento da Nova Gestão Pública (New Public Management), iniciado no Brasil na década de 1990, e em Minas Gerais no ano de 2003, com a implementação do Programa Choque de Gestão. As organizações públicas cada vez mais vêm sendo cobradas para obterem resultados e, assim, são necessárias lideranças eficazes que consigam mobilizar suas equipes em prol do atingimento dos objetivos e metas estabelecidas. Foi realizado um survey de natureza quantitativa, por meio da aplicação de questionário a uma amostra de 82 líderes e 233 liderados, que responderam perguntas relacionadas aos estilos de liderança e ao desempenho das equipes relativo às entregas. Também foram utilizados dados secundários para medir o desempenho das equipes em relação aos resultados, representados pela nota do Acordo de Resultados de 2ª etapa (instrumento de pactuação de metas com as equipes, existente nos órgãos e entidades do Poder Executivo mineiro). A partir da análise dos dados, foi verificado que os estilos de liderança transformacional e transacional influenciam positivamente o desempenho das equipes e o estilo de liderança laissez-faire não influencia significativamente o desempenho das equipes, no que diz respeito à variável entrega. Contrariamente ao que a literatura sinaliza, foi identificado que o estilo de liderança transacional influencia mais positivamente as entregas das equipes, comparativamente ao estilo de liderança transformacional. Outro resultado que merece destaque diz respeito à constatação de que os estilos de liderança não explicam significativamente o desempenho das equipes em relação à nota do Acordo de Resultados, apesar de toda a lógica de gestão por resultados que vem sendo implementada no Poder Executivo mineiro. Quando se separou os resultados por grupo de líderes e liderados, foi identificada uma diferença de percepção entre eles em relação aos estilos de liderança que influenciam as entregas de cada equipe. Nesse aspecto, os líderes consideram que o estilo de liderança transformacional gera um nível maior de entregas, convergindo com o que a teoria apregoa sobre os estilos de liderança, enquanto os liderados entendem que a liderança transacional é a que obtém um maior nível de entregas. Assim, acredita-se que os objetivos propostos neste trabalho foram cumpridos e que se pôde contribuir para uma melhor compreensão dos estilos de liderança e suas influências no desempenho das equipes dos órgãos e entidades do Poder Executivo mineiro. Além disso, os resultados geram subsídios para o delineamento de políticas de desenvolvimento e formação de lideranças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moura, Júnior Pedro Jácome de. "Se quer que seja bem feito, faça em equipe: flow e desempenho em equipes de tecnologia da informação." Universidade Federal da Paraíba, 2015. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/7942.

Full text
Abstract:
Submitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-02-26T14:23:00Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1608246 bytes, checksum: d413321e8f56ef27fe1d4c30fb99ae01 (MD5)
Approved for entry into archive by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2016-03-01T10:24:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1608246 bytes, checksum: d413321e8f56ef27fe1d4c30fb99ae01 (MD5)
Approved for entry into archive by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2016-03-01T10:25:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1608246 bytes, checksum: d413321e8f56ef27fe1d4c30fb99ae01 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-03-09T17:39:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1608246 bytes, checksum: d413321e8f56ef27fe1d4c30fb99ae01 (MD5) Previous issue date: 2015-08-25
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Work teams are seen as flexible structures for collective work organization, with superior ability to improve organizational performance when compared to traditional hierarchical structures. Work teams in information technology (IT) can be perceived as high-performance drives, dynamic and productive, especially important in times of organizational change or leading complex and critics organizational (re)designs. Specifically in the software development field (an IT specialization) these teams performance is a measure of quality, functionality/applicability and reliability of IT artifacts, as their main outcomes. It is also expected that software development teams could be self-managed, so that the main concerns relating to the composition, internal processes, tasks, and performance are of intrinsic nature. This document reports the course of actions for building issues for the thesis demonstration, one that establishes that teams working with intrinsic motivations have better performance than teams that rely solely on extrinsic motivations or controls. Drawing on flow theory (Csikszentmihalyi, 1990) as a theoretical guidance for explanation of intrinsic motivation, antecedents and consequents of flow on work teams were identified and an instrument was developed for flow measurement in work teams, specifically on IT teams, with also a model proposition for the measurement of flow influence on IT teams performance. Discussions on the findings suggest (1) theoretical implications, especially compilation of empirical evidence linking flow, antecedents and consequences, as a complement and update for classic studies of the same nature, and instrument offering focused on collective perceptions and developed specifically for flow measurement on IT work teams; and (2) practical implications, highlighting the perception of interest in the matter by the practitioners (managers and developers) and rationale offered to subsidize maintaining positive vibe in teams as a way for turnover reduction and widening the appeal to new members, for instance.
Equipes de trabalho podem ser definidas como estruturas flexíveis de organização do trabalho coletivo, com capacidade superior de contribuição para o desempenho organizacional quando comparadas a estruturas hierárquicas tradicionais. Equipes de trabalho em tecnologia da informação (TI) podem ser percebidas como unidades de elevado desempenho, dinâmicas e produtivas, especialmente importantes em tempos de mudança organizacional ou em liderança de projetos organizacionais complexos e críticos. Especificamente em desenvolvimento de software (uma especialidade dos estudos em TI), o desempenho dessas equipes é medido por meio de parâmetros relacionados à qualidade, funcionalidade/aplicabilidade e confiabilidade dos artefatos gerados. Espera-se, ainda, que equipes de desenvolvimento de software sejam autogerenciadas, de modo que as principais preocupações relativas à composição, processos, tarefas e desempenho sejam de natureza intrínseca. O presente documento reporta o percurso de elaboração e provimento de recursos de demonstração da tese de doutoramento que estabelece que equipes que trabalham com motivações intrínsecas apresentam melhor desempenho que equipes que dependem exclusivamente de motivações ou controles extrínsecos. Adotando-se flow (Csikszentmihalyi, 1990) como orientação teórica para explicação de motivação intrínseca, identificaram-se antecedentes que levam ao estado de flow em equipe, e consequentes desse estado, especificamente em equipes de trabalho; e elaborou-se instrumento de mensuração do estado de flow em equipes de trabalho, especificamente em equipes de TI, com proposição de modelo de mensuração da influência de flow sobre o desempenho de equipes de TI. Discussões sobre os resultados sugerem (1) implicações teóricas, especialmente compilação de evidências empíricas relacionando flow, antecedentes e consequentes, e oferta de instrumento focado em percepções coletivas e desenvolvido especificamente para mensuração de flow em equipes de trabalho em TI; e (2) implicações práticas, com destaque para a oferta de base conceitual que subsidie a manutenção de vibração positiva nas equipes como forma de redução de rotatividade (turnover) e ampliação da atração a novos profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Marcus Vinicius Damacena da. "Avalia??o das caracter?sticas que influenciam o desempenho de equipes." Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2006. https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1783.

Full text
Abstract:
Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-06-14T13:10:00Z No. of bitstreams: 1 2006 - Marcus Vinicius Damacena da Silva.pdf: 542975 bytes, checksum: fad4cb331b7b978cecf0b9fb3ab38d4b (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-14T13:10:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006 - Marcus Vinicius Damacena da Silva.pdf: 542975 bytes, checksum: fad4cb331b7b978cecf0b9fb3ab38d4b (MD5) Previous issue date: 2006-12-13
This research has as objective detail elements that provide the increase of the productivity of the work team working. From the argument of some authors, it is possible to detail aspects that facilitate the development of this type of work and as the teams if they hold. It is possible to identify the conceptual beddings of the teams' development, with emphasys at the importance of the same ones in a changing environment, its advantages and its viability, approaching since the begging of team to its development, the relevance of the leadership, how to set up efficient meetings, the importance to establish the goals, how to stimulate the creativity of the members, how to prize them and recognizes from the organization. The research has been done in a steel industry with the objective to evaluate the behavior of different business at same environment. The objective was to verify if the teams' behavior would be similar or different front to several questions. The research was applied at the first semester with the Six Sigma, CCQ, Projects, Routine and Improvements teams'. Analyzing the result of the research and comparing with each type of team and theirs characteristics, it is possible to conclude, amongst other aspects, that the teams do not behave in the same way although acting at the same company, with similar resources and enterprise culture
Esta pesquisa tem como objetivo detalhar elementos que proporcionem o aumento da produtividade do trabalho em equipes. A partir da argumenta??o de v?rios autores, ? poss?vel detalhar aspectos que facilitam o desenvolvimento desse tipo de trabalho e como as equipes se comportam. Identificam-se os fundamentos conceituais e metodol?gicos do desenvolvimento de equipes, enfatizando a import?ncia das mesmas num ambiente de mudan?as, suas vantagens e sua viabilidade, abordando desde a forma??o da equipe ao seu desenvolvimento, a relev?ncia da lideran?a, o papel da motiva??o como alavancador de resultado, a import?ncia de estimular a criatividade dos membros e reconhecer os resultados obtidos pelas equipes. A pesquisa foi realizada em uma empresa de grande porte do ramo sider?rgico com o objetivo de avaliar o comportamento de diferentes tipos de equipes frentes a um mesmo ambiente de neg?cios. O objetivo era verificar se o comportamento das mesmas seria semelhante ou diferente frente ? diferentes questionamentos. A pesquisa foi aplicada no primeiro semestre de 2006 aos participantes de equipes de Seis Sigma, CCQ, Projetos, Rotina e Melhorias. Analisando o resultado da pesquisa e confrontando com cada tipo de equipe e suas caracter?sticas predominantes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gomensoro, Eduardo Eugênio Bittencourt de. "Confiança na gestão de equipes de alto desempenho da indústria farmacêutica." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2015. http://hdl.handle.net/10438/15104.

Full text
Abstract:
Submitted by Eduardo Gomensoro (eduardo.gomensoro@hotmail.com) on 2016-01-13T18:04:57Z No. of bitstreams: 1 Dissertação MEX 2014_Eduardo Eugênio Bittenourt de Gomensoro.pdf: 3249581 bytes, checksum: 6b2303bb623756497a892a0212462b9f (MD5)
Approved for entry into archive by Janete de Oliveira Feitosa (janete.feitosa@fgv.br) on 2016-01-14T19:17:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação MEX 2014_Eduardo Eugênio Bittenourt de Gomensoro.pdf: 3249581 bytes, checksum: 6b2303bb623756497a892a0212462b9f (MD5)
Approved for entry into archive by Marcia Bacha (marcia.bacha@fgv.br) on 2016-01-21T13:35:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação MEX 2014_Eduardo Eugênio Bittenourt de Gomensoro.pdf: 3249581 bytes, checksum: 6b2303bb623756497a892a0212462b9f (MD5)
Made available in DSpace on 2016-01-21T13:35:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação MEX 2014_Eduardo Eugênio Bittenourt de Gomensoro.pdf: 3249581 bytes, checksum: 6b2303bb623756497a892a0212462b9f (MD5) Previous issue date: 2015-12-14
In the pharmaceutical industry relationships based on trust are fundamental for work team function in all levels. There is a strong impact of change, and derived uncertainty, in the trust dynamics between the work teams and their motivation. In recent academic production, the liaisons between trust and performance have been explored and, particularly, we bring forth the results of the first empirical research conducted in Brazil to measure the interpersonal trust levels, trust indicators and employee commitment inside a representative sample of private sector Brazilian organizations. The organizations researched and compared by Prof. Marco Túlio Zanini were selected as being representative of the 'new' and 'old' economies, among which the main differentiators are the knowledge management and the high level of uncertainty secondary to the frequent organizational and environmental change. These aspects associate companies of the research-based pharmaceutical industry to companies of the 'new' economy, in accordance to Prof. Zanini’s study. Companies of the pharmaceutical industry are going to implement important changes in their ways of doing business in the coming years, most of all in which concerns their communication, promotion and management of commercial work teams, and this seems to be a particularly interesting time for a study like the described in this dissertation. The aim of this work was to determine the level of similarity between the trust indicators among a commercial workforce from the biotechnological product segment (vaccines) of a major global organization of the research-based pharmaceutical industry, and the indicators obtained from organizations of the 'new' economy. We intended to measure the interpersonal trust and commitment indicators among the commercial workforce of the organization, in order to access the effects of enterprise uncertainty upon them. Our research tools were a previously validated survey, conducted upon the whole promotional team (56 members) of a specific area of the studied organization; public and private company data (the company remains undisclosed and identified as Company 'J'), and complementary in-depth interviews with key managers of the subject team: national and regional managers. Some similarity was found between the trust and commitment indicators of the companies of the 'old' economy and the indicators from Company 'J', for most of the evaluations. Nevertheless, some resemblance was also found between the indicators from companies of the 'new' economy and Company 'J', most of all among the managers of the latter. This could be an indicator of the impact of some measures recently implemented by Company 'J', which could have increased organizational uncertainty and instability. From the acquisition, analysis and comparison of this indicators we propose some discussion on the impact of the recent changes implemented on the relational work contract within Company 'J' and the relative relational dynamics inside its commercial workforce.
Na indústria farmacêutica (IF) são fundamentais as relações de confiança nas equipes de trabalho em todos os níveis. Há um forte impacto das mudanças, e da consequente incerteza, na confiança entre as equipes e sua motivação. Na produção acadêmica recente, as relações entre confiança e desempenho são exploradas e, particularmente, temos os resultados da primeira pesquisa feita no Brasil para mensurar os níveis de confiança interpessoal, indicadores de confiança e comprometimento dos colaboradores dentro de grandes empresas privadas. As empresas estudadas, e comparadas pelo Prof. Zanini, foram representantes da 'nova' e 'velha' economia, entre as quais os grandes diferenciadores são a gestão do conhecimento e o nível de incerteza decorrente das frequentes mudanças. Estes são pontos que aproximam as empresas da indústria farmacêutica de pesquisa às da 'nova' economia segundo a abordagem proposta na pesquisa do Prof. Zanini. As empresas da indústria farmacêutica estarão implementando mudanças importantes em sua forma de conduzir o negócio, principalmente no que toca à comunicação, promoção e gestão das equipes comerciais nos próximos anos e este parece ser um momento particularmente interessante para uma pesquisa como esta. O objetivo deste trabalho foi determinar o nível de similaridade das equipes de propaganda (comerciais) do segmento de produtos biológicos (vacinas) de uma grande empresa multinacional da indústria farmacêutica de pesquisa, com os as equipes de empresas da nova economia. Pretendemos mensurar os níveis de confiança interpessoal, indicadores de confiança e comprometimento dos componentes das equipes comerciais da empresa, com vistas a examinar os efeitos das incertezas institucionais sobre os mesmos. As ferramentas de pesquisa foram: um formulário previamente validado aplicado aos 56 membros da força de vendas de uma área específica da empresa; dados públicos e privados da empresa (que permanecerá identificada como Empresa 'J') e entrevistas em profundidade com os gestores-chave da equipe sob avaliação: gerentes nacionais e distritais da força de vendas. Foi encontrada alguma similaridade entre os índices das empresas da 'velha' economia e os da empresa 'J', para a maioria das avaliações. Entretanto, alguma semelhança entre os índices da Empresa 'J' e os das empresas da 'nova' economia também foi evidenciada, sobretudo na avaliação dos gerentes desta. Isto poderia indicar o impacto de algumas medidas implementadas pela Empresa 'J' mais recentemente, que podem ter colaborado na geração de um ambiente de incerteza institucional e instabilidade. A partir da obtenção e comparação destes índices, são propostas considerações sobre as mudanças ocorridas nos contratos relacionais de trabalho dentro da Empresa 'J' nos últimos anos e sobre as dinâmicas aparentes nas relações de sua equipe comercial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lemos, Nicio Augusto. "Uma contribuição ao estudo das equipes." [s.n.], 1996. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/306734.

Full text
Abstract:
Orientador: Ademir Jose Petenate
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação
Made available in DSpace on 2018-07-21T21:39:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lemos_NicioAugusto_M.pdf: 3424143 bytes, checksum: ed3e0ea9263083c3707a68191658e096 (MD5) Previous issue date: 1996
Resumo: O elemento humano é um ser que, a semelhança dos outros animais, tem uma necessidade básica de viver em comunidade, tendo descoberto rapidamente as enormes vantagens advindas, tais como maior segurança, troca de serviços, facilidade na obtenção de alimentos etc . Entretanto, mesmo a despeito conhecer perfeitamente estas vantagens, mostra-se extremamente individualista, buscando sempre o seu bem estar pessoal, em detrimento das demais pessoas, mesmo em se tratando daqueles mais próximos. Este trabalho representa, em primeiro lugar, a contribuição de um engenheiro de manutenção para aqueles que desejam implantar um modelo de gerenciamento baseado num sistema de equipes. Reflete também a descoberta das inúmeras vantagens proporcionadas pelas equipes, quando comparadas ao desempenho de grupamentos ou de indivíduos, bem como a enorme satisfação experimentada, resultante da atuação num ambiente altamente sinérgico e quase ilimitadamente produtivo. Procura explorar alguns conceitos e características fundamentais necessários à criação e desenvolvimento das equipes e os fatores que favorecem sua evolução, influenciando sua caminhada rumo ao alto desempenho
Abstract: The human element is someone who, as other animals, has the need of living in communities, based on the advantages he has discovered on it, like personal security, communication, mutual help to get food and other facilities. However despite the knowledge of these advantages perfectly, he seems to be extremely individualist, searching at first time, his personal satisfaction and do not esitate to input some sacrifice to the others, without considering so closely they are. This work, at first time, is the contribuition of a maintenance engenner to that ones who wich to adopte a managing mo dei based on teamwork system. In addition it relates some advantages suppplied by teams, mainly when their performance is compared with a performance of groups or persons working alone and the great satisfaction proportioned by the experience resulting ftom working on an almost unlimited ambient in terms of sinergy and productivity. By the way, it looks to clarify some concepts and fundamental characteristics needed to criate and to develope teams and the factors that contribuite to their evolution in direction to the hight performance
Mestrado
Mestre em Qualidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Moreira, Tatiana Farias. "O papel do consenso estratégico em equipes pedagógicas." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/10034.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2011.
Submitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2012-02-29T12:56:16Z No. of bitstreams: 1 2011_TatianaFariasMoreira.pdf: 529024 bytes, checksum: 36c79624d381dffad6ab00ead93f2ed3 (MD5)
Approved for entry into archive by Marília Freitas(marilia@bce.unb.br) on 2012-03-05T14:06:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_TatianaFariasMoreira.pdf: 529024 bytes, checksum: 36c79624d381dffad6ab00ead93f2ed3 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-03-05T14:06:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_TatianaFariasMoreira.pdf: 529024 bytes, checksum: 36c79624d381dffad6ab00ead93f2ed3 (MD5)
Estudos recentes defendem que o trabalho em equipe favorece o compartilhamento de interpretações, denominado cognições compartilhadas, e que estas têm impacto positivo em seu desempenho. O consenso estratégico, uma das formas de cognições compartilhadas, é o grau de concordância dos membros a respeito das estratégias utilizadas pela equipe. Estudos sobre o tema têm evidenciado que, a depender do contexto, o nível ótimo de consenso varia. Esse construto vem sendo estudado, principalmente, entre membros de equipes de alta gestão. Nesse sentido, o presente estudo se diferencia dos demais por investigar não o nível, e sim o conteúdo do consenso, e por considerar não só gestores de equipes, mas também os responsáveis pela operacionalização das estratégias. Uma vez que o trabalho foi realizado em escolas, o conteúdo do consenso se refere à busca por concordância na tomada de decisão e às práticas pedagógicas voltadas para o desempenho integral do aluno. Assim, o objetivo da pesquisa foi verificar a relação entre essas variáveis e o desempenho, bem como identificar de que forma a percepção de suporte social no trabalho, em suas dimensões informacional e emocional, impacta na relação entre busca por concordância e práticas pedagógicas e o desempenho. Todas as variáveis foram analisadas em nível grupal e cada escola foi considerada uma equipe. Os dados foram coletados junto a professores e coordenadores pedagógicos de uma rede estadual de ensino durante a realização de uma avaliação discente no estado em questão. A amostra para a análise de confiabilidade das medidas foi composta por 8.924 respondentes de 534 escolas. Para o teste de hipóteses, utilizou-se uma amostra de 424 equipes que apresentaram consenso em todas as variáveis antecedentes do estudo. A busca por concordância não apresentou relação significativa com o desempenho. Por outro lado, as práticas pedagógicas impactaram positivamente nesta variável. Enquanto o suporte emocional não moderou a relação entre as variáveis, o suporte informacional teve impacto na relação entre as práticas pedagógicas e o desempenho: em equipes que afirmam que realizam parcialmente ou não realizam tais práticas, a alta percepção de suporte informacional melhora o desempenho; porém, nas escolas onde se relata que as práticas são realizadas, a alta percepção desta dimensão de suporte reduz o desempenho. Foram discutidas as implicações práticas desses achados em contexto escolar. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Recent studies argue that teamwork fosters sharing of interpretations, called shared cognitions, and that they have a positive impact on their performance. Strategic consensus, one type of shared cognition, is the degree of agreement among the members of a team about the strategies used by them. Studies on the subject have shown that, depending on the context, the optimal level of consensus varies. This construct has been studied mainly among members of top management teams. In this sense, the present study differs from others because of its focus not on the level, but on the content of consensus, and because it considers not only managers of teams, but also those responsible for the execution of the strategies. Since the work was carried out in schools, the content of consensus refers to the search for agreement in the decision-making process and the pedagogical practices aimed at the full performance of the student. In this sense, the main objective of the research was to investigate the relationship between those variables and performance as well as to identify how the perception of social support at work, in its emotional and informational dimensions, impacts on the relationship between the search for agreement and pedagogical practices and performance. All variables were analyzed at the group level and each school was considered a team. Data were collected from teachers and coordinators of a state school system during an educational evaluation in that state. The sample for the forms‘ reliability analysis was composed of 8,924 respondents in 534 schools. For hypothesis testing, a sample of 424 teams that showed consensus on all the antecedent variables of the study was used. The search for agreement did not show significant relationship with performance. On the other hand, there was a positive impact of the pedagogical practices on this variable. While emotional support did not moderate the relationship between the variables, informational support had an impact on the relationship between pedagogical practices and performance: in teams who claim that develop partially or do not develop such practices, high perception of informational support improves performance; on the other hand, in schools where it is reported that the practices are developed, high perception of this dimension of support reduces performance. In this work, the practical implications of these findings in a school context were discussed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Dutra, Alessandra Costa Smolenaars. "Uma investiga??o sobre equipes de alto desempenho em desenvolvimento de software." Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, 2016. http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7086.

Full text
Abstract:
Submitted by Setor de Tratamento da Informa??o - BC/PUCRS (tede2@pucrs.br) on 2016-12-12T11:22:57Z No. of bitstreams: 1 TES_ALESSANDRA_COSTA_SMOLENAARS_DUTRA_COMPLETO.pdf: 2586274 bytes, checksum: 9a237c960c80096554af39c75bb8431e (MD5)
Made available in DSpace on 2016-12-12T11:22:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TES_ALESSANDRA_COSTA_SMOLENAARS_DUTRA_COMPLETO.pdf: 2586274 bytes, checksum: 9a237c960c80096554af39c75bb8431e (MD5) Previous issue date: 2016-08-19
The software development market evolves every day, and the software industry has become one of the most competitive areas today. To be competitive, it?s necessary to deliver software more quickly, with more quality, efficiently, within the time and the cost. The requirements for this competitivity are various, and hardly ever they will be achieved without a qualified, an oriented to high performance, a high technical and behavioral and business domain team, witch has, among other features, its commitment to the each member of the team?s growth and success. However, the training courses in Software Engineering are not aligned with the need to form prepared teams to face this new reality. For this reason, the objective of this research is to propose a high performance practices guide for software development teams, achieving this need. For the development of this research, primary and secondary studies were executed, including a systematic literature review, field research with industry professionals and a Focus Group with experts. This research aims to contribute with the scientific community and the software industry, presenting the characteristics of the high performance teams, existing training approaches and the proposal of a high performance practices guide for software development teams.
O mercado de desenvolvimento de software evolui a cada dia, e a ind?stria de software tem se tornado uma das ?reas mais competitivas atualmente. Para ser competitivo, ? necess?rio entregar software com mais agilidade, qualidade, efici?ncia, dentro do prazo, do custo e com qualidade. Os requisitos para esta competitividade s?o diversos, e dificilmente eles ser?o alcan?ados sem uma equipe capacitada e orientada ao alto desempenho, de grande dom?nio t?cnico, comportamental e de neg?cio e que tem, entre outras caracter?sticas, seus membros comprometidos com o crescimento e com o sucesso pessoal de cada um dos membros da equipe. Entretanto, os cursos de capacita??o em Engenharia de Software n?o est?o alinhados com a necessidade de formar equipes preparadas para enfrentar esta nova realidade. Por esta raz?o, o objetivo desta pesquisa ? propor um guia de pr?ticas de alto desempenho para equipes de desenvolvimento de software. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram realizados estudos prim?rios e secund?rios, incluindo uma revis?o sistem?tica da literatura, pesquisas de campo com profissionais da ind?stria e um Focus Group com especialistas. Esta pesquisa visa contribuir com a comunidade cient?fica e com a ind?stria de software, apresentando as caracter?sticas das equipes de alto desempenho, as abordagens de capacita??o existentes e a proposta de um guia de pr?ticas de alto desempenho para equipes de desenvolvimento de Software.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Watanuki, Hugo Martinelli. "Desempenho de equipes virtuais no multisourcing de serviços de tecnologia da informação." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-22042015-120120/.

Full text
Abstract:
No setor da terceirização de serviços de Tecnologia da Informação (TI), uma estratégia global emergente é o multisourcing, que busca a combinação na provisão de serviços de TI a partir do melhor conjunto de fornecedores ao redor do globo. No campo operacional do multisourcing, a cooperação precisa ser desenvolvida entre as equipes de serviço que, além de fronteiras organizacionais, frequentemente estão distribuídas através de fronteiras geográficas, culturais e temporais. Dadas as complexidades do ambiente em que essas equipes virtuais atuam, parte do sucesso do multisourcing pode ser colocado em risco caso os desafios enfrentados por tais equipes não sejam gerenciados adequadamente. A constituição da base de fornecimento do multisourcing parece ser um dos elementos críticos a serem considerados nessa questão, já que suas características podem afetar a estruturação das equipes virtuais e, por conseguinte, o desempenho das mesmas. O objetivo deste trabalho é abordar a questão do desempenho das equipes virtuais no contexto do multisourcing de serviços de TI. Busca, portanto, analisar o impacto que determinados elementos estruturais das equipes virtuais, relacionados com as características da base de fornecimento do multisourcing, apresentam sobre o desempenho dessas equipes. Para essa finalidade, foi desenvolvido um modelo teórico relacionando as variáveis de interesse e o mesmo foi avaliado com base nos dados coletados a partir de um survey com profissionais de prestação de serviços de TI. O método de análise estatística utilizado é a modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais. Os resultados do modelo estatístico sugerem que a variedade de práticas de trabalho apresenta influências significativas para o desempenho das equipes estudadas e que a influência do tamanho e distribuição da equipe podem ser minimizadas caso os membros das equipes possuam elevada experiência prévia com o desenvolvimento de trabalho em contextos virtuais. Esses resultados também foram extrapolados para uma análise acerca da importância das características da base de fornecimento para o sucesso do multisourcing de serviços de TI. Implicações para teoria e prática são discutidas.
In the outsourcing of Information Technology (IT) services, an emergent global strategy is the multisourcing of IT services, whose purpose is to blend IT service provisioning from the optimal set of suppliers around the globe. At the operational level, the cooperation needs to be developed among the service teams that, besides organizational boundaries, are frequently distributed across geographical, cultural and temporal boundaries. Given the complex environments where these virtual teams operate, much of the multisourcing success can be at risk if the challenges faced by these teams are not properly managed. The composition of the multisourcing supply base appears to be a critical element to be considered in this matter, since its characteristics may affect the structuring of the virtual teams and, therefore, the team performance itself. The aim of this study is to approach virtual team performance in the context of the multisourcing of IT services. To this end, it attempts to assess the impact of specific structural elements of virtual teams, which are associated with the characteristics of the multisourcing supply base, over the performance of these teams. For this purpose, a theoretical model was developed and evaluated with data collected through a survey among IT service provisioning professionals. The data was analyzed using partial least squares structural equation modeling. The results from the statistical model suggest that the variety of work practices has a significant influence over the virtual team performance and that the influence stemming from team size and team distribution can be minimized if the virtual team members have considerable previous experience with the development of work in virtual settings. These results were also extrapolated for a discussion in regards to the importance of the supply base characteristics to the multisourcing success. Implications for practice and theory are discussed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Giansante, Cláudia Cintra Bortoletto. "RELAÇÕES ENTRE CARACTERÍSTICAS DOS INTEGRANTES DE EQUIPES, COMPETÊNCIAS COLETIVAS E DESEMPENHO COLETIVO." Universidade Metodista de São Paulo, 2013. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/38.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-02T21:42:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLAUDIA CINTRA BORTOLETTO GIANSANTE.pdf: 1492274 bytes, checksum: 8626b4358fe51210e37b1de7c70d42f3 (MD5) Previous issue date: 2013-03-13
Technological innovations and changes in the form of work have become fundamental parts in performance teams of organizations and individual improvement. Theoretical research identifies that the knowledge of the characteristics of the team and its members provides performance, organizational development, social interactions and how they will be performed the tasks. The study by investigative question analyse the relations of characteristics of the members of the teams that include socio-demographic characteristics, individual skills, psychological types, with the collective skills and collective performance. The search context is a technology course in gastronomy at a private University, a sample of 131 students, ten teams of fourth semester and eleven of the second semester in practical activities in the laboratory of food. It is a descriptive research that employs the correlation method for quantitative data, as individual and collective skills and academic performance collective notes, besides qualitative interpretations by observation in twelve meetings of the teams for collective work and a quality-quantitative analysis of data. The study highlights the absence of correlation between the variables in the teams of 2nd semester justified for being quite young teams and in initial academic and professional development phase. On the team of 4th semester, the Pearson coefficient indicates significant correlation and proves that the characteristics of a positive influence on the collective skills and result in better performances collectives. Qualitatively, the best teams are managed by a lead female adult who coordinates the tasks and the members are contributors and employees, while the leader is communicator and challenger. Develop a dynamic work pace with strong presence of communication, quick and creative decision-making and reach differentiated targets in gastronomy. Although the results cannot be generalized because the research has been carried out in only one University and involving 21 teams, the theoretical concepts are and can be tested in other realities.
As inovações tecnológicas e as mudanças na forma de trabalho tornaram as equipes peças fundamentais no desempenho das organizações e no aprimoramento individual. A pesquisa teórica identifica que o conhecimento das características das equipes e de seus membros proporciona desempenho, desenvolvimento organizacional, determina as interações sociais e a maneira como serão realizadas as tarefas. O estudo tem por questão investigativa analisar as relações entre características dos integrantes de equipes que incluem as características sociodemográficas, competências individuais, tipos psicológicos, com as competências coletivas e o desempenho coletivo. O contexto da pesquisa é um curso de tecnologia em gastronomia de uma universidade privada, uma amostra de 131 alunos, dez equipes do quarto e onze do segundo semestres em atividades práticas no Laboratório de Alimentos. Trata-se de uma pesquisa descritiva que emprega o método de correlação para os dados quantitativos, como competências individuais e coletivas e notas acadêmicas de desempenho coletivo, além de interpretações qualitativas por observação em doze encontros das equipes para trabalhos coletivos e uma análise quali-quantitativa dos dados. O estudo evidencia ausência de correlação entre as variáveis nas equipes de 2º semestre justificada por serem equipes bastante jovens e em fase de desenvolvimento acadêmico e profissional. Na turma do 4º semestre, o coeficiente de Pearson indica correlação significativa e comprova que as características dos integrantes influenciam positivamente nas competências coletivas e resultam em melhores desempenhos coletivos. Qualitativamente, as melhores equipes são gerenciadas por uma liderança feminina adulta que coordena as tarefas e os membros são contribuintes e colaboradores enquanto o líder é comunicador e desafiador. Desenvolvem um ritmo de trabalho dinâmico com forte presença da comunicação, tomada de decisões rápidas e criativas e atingem metas diferenciadas em gastronomia. Apesar dos resultados não poderem ser generalizados pelo fato da pesquisa ter sido realizada em apenas uma universidade e envolvendo 21 equipes, os conceitos teóricos o são e podem ser testados em outras realidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Sandri, Norton Fabrizio Faria. "Os efeitos da formalização organizacional e de trabalho no desempenho de equipes comerciais." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2017. http://hdl.handle.net/10183/156474.

Full text
Abstract:
A complexidade da economia mundial, cenário de crise interna e concorrência global, forçaram as organizações a buscarem novos métodos de gestão para superarem seus concorrentes. Este estudo teve como foco a indústria da comunicação, que vem sendo exposta a mudanças radicais nos últimos anos. Reter clientes, buscar novas fontes de receita, manter a relevância frente ao público consumidor que tem a cada dia mais opções de consumo deste produto, busca de profissionais mais preparados, diversidade de gerações. Todos estes desafios têm levado as empresas a implementarem processos de formalizações organizacionais e de trabalho para o enfrentamento destas mudanças e a perpetuação dos negócios. É neste contexto que o objetivo geral desta dissertação foi o de identificar quais os efeitos da formalização organizacional e de trabalho no desempenho das equipes comerciais. Para atingir esse objetivo, o método utilizado foi a pesquisa qualitativa exploratória, além de pesquisa bibliográfica. Foram realizadas entrevistas com 36 gestores de equipes comerciais dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Constatou-se que a formalizaçāo organizacional e de trabalho, desde que estruturada de forma que nāo afete o empoderamento das equipes, produz efeitos benéficos para as empresas.
The complexity of the world economy, domestic economic crisis and global competition have forced organizations to find new management methods to outperform their competitors. This study focused on the communication industry, which has been exposed to radical changes in recent years. Retain customers, find new sources of revenue, maintain relevance to the consumer audience that has more and more choices of consumption of this product, search for more prepared professionals, diversity of generations. All these challenges have led companies to implement processes of organizational and work formalization to face these changes and the perpetuation of business, are. It is in this context that the general objective of this dissertation was to identify the effects of organizational and work formalization on the performance of commercial teams? To reach this objective, the method used was exploratory qualitative research, in addition to bibliographical research, interviews were conducted with 36 managers of commercial teams from the states of Rio Grande do Sul and Santa Catarina. It was found that organizational formalization and work, provided that well structured, not affecting the empowerment of teams, have beneficial effects for companies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Cinachi, Lucérgio Oliveira. "A INFLUÊNCIA DOS PROCESSOS EMPRESARIAIS PARA A FORMAÇAO DE EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO." Universidade Metodista de São Paulo, 2008. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/117.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-02T21:42:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUCERGIO CINACHI.pdf: 372892 bytes, checksum: 6e7038058d0a6d16a067c46d4b8739f2 (MD5) Previous issue date: 2008-03-06
This work has for objective to investigate the influence of the managerial processes, more properly, of the managerial processes of business, also called commercial, in the formation of high performance teams. Likewise, the sales teams of a credit and discount cards are the provider of the data for this study. Because the managerial processes are integral part of the organizational culture of the company, the theme organizational culture is approached and reviews. It is also revised the team concept, especially your constituent elements, that characterize them and distinguish them among the classic types. In the same way, it is approached the concept of managerial processes and their more important constituents to the present dissertation. Of the intersection among the concepts of organizational culture, or more properly of the managerial processes of business, of the concept of high performance teams and of organizational strategies, it tried to provide a better understanding on the influence that such managerial processes were able to exercise in the formation and in the existence of high performance teams. The importance of this study is expressed through the constant need of the use, more and more rational, of the human resources in the companies, mainly regarding the organization of workers in teams. The used methodology was the one of the observation and analysis, where the researcher through the study of each work process and of the behavior of the teams in relation to those processes, of the desired results for each one of them, of the indeed gotten and of the effect of the processes in the teams, he gathered the information which now presented.(AU)
Este trabalho tem por objetivo investigar a influência dos processos empresariais, mais propriamente, dos processos empresariais de negócios, também chamados de comerciais, na formação de equipes de alto desempenho. Igualmente, têm-se como provedoras de dados as equipes de vendas ligadas a uma empresa administradora de cartões de crédito e de desconto. Visto que os processos empresariais são parte integrante da cultura organizacional da empresa, o tema cultura organizacional é abordado e revisto. Revisa-se também o conceito de equipe, notadamente seus elementos constituintes, que as caracterizam e as distinguem entre os tipos clássicos. Do mesmo modo, trabalha-se o conceito de processos empresariais e seus constituintes de maior importância para a presente dissertação. Da intersecção entre os conceitos de cultura organizacional, ou mais propriamente dos processos empresariais do comércio, do conceito de alto desempenho em equipes e de estratégias organizacionais, procurou-se prover um melhor entendimento sobre a influência que tais processos empresariais poderiam exercer na formação e na existência de equipes de alto desempenho. A importância deste estudo é expressa por intermédio da premente necessidade da utilização, cada vez mais racional, dos recursos humanos nas empresas, principalmente no que tange a organização dos trabalhadores em equipes. A metodologia utilizada foi a da observação e análise, onde o pesquisador através do estudo de cada processo de trabalho e do comportamento das equipes em relação a esses processos, dos resultados almejados para cada um deles, dos efetivamente conseguidos e do efeito dos processos nas equipes, colheu as informações ora apresentadas.(AU)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

FLORES, Fabiana Figueira Sanches. "Equipes de desenvolvimento de software: concepção, caracteres, espécies e fatores influentes no desempenho." Universidade Federal de Pernambuco, 2013. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11975.

Full text
Abstract:
Submitted by João Arthur Martins (joao.arthur@ufpe.br) on 2015-03-10T17:52:54Z No. of bitstreams: 2 Dissertaçao Fabiana Flores.pdf: 3625913 bytes, checksum: 3dd16314b280ed6b6143388ebe93ccce (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-11T17:37:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertaçao Fabiana Flores.pdf: 3625913 bytes, checksum: 3dd16314b280ed6b6143388ebe93ccce (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2013-07-09
O desenvolvimento de software tornou-se uma atividade essencialmente dependente do trabalho coletivo, sendo, então, relevante se estudar, neste domínio, como as equipes são concebidas, sua estruturação, caracteres e formação. Com foco na ampliação deste conhecimento e na identificação de fatores importantes ao desempenho das equipes, foi conduzido um estudo qualitativo baseado em análise temática. Trinta e sete artigos, previamente apreciados em trabalho relacionado, foram reexaminados sob uma nova abordagem fundada em diferentes referencial teórico e protocolo de análise. Os resultados da nova pesquisa sugerem que, atualmente: a) não há, na indústria de software, conhecimento formal a respeito de equipes; b) equipes são construídas de diversas maneiras diferentes; c) a construção de equipes se constitui em tarefa dependente de habilidades individuais; d) múltiplos fatores inter-relacionados influenciam os desempenhos das equipes de desenvolvimento de software; e) diversas estratégias são empregadas para o gerenciamento destes fatores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Barbosa, Viviane da Mata. "Modelo substituto da liderança : o papel do clima social das equipes de trabalho." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/20957.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2016.
Submitted by Fernanda Percia França (fernandafranca@bce.unb.br) on 2016-07-11T16:44:05Z No. of bitstreams: 1 2016_VivianedaMataBarbosa.pdf: 1195107 bytes, checksum: fc08995a56b341720b589e22c9542a2c (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2016-07-23T19:56:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_VivianedaMataBarbosa.pdf: 1195107 bytes, checksum: fc08995a56b341720b589e22c9542a2c (MD5)
Made available in DSpace on 2016-07-23T19:56:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_VivianedaMataBarbosa.pdf: 1195107 bytes, checksum: fc08995a56b341720b589e22c9542a2c (MD5)
Os estudos sobre liderança transformacional e transacional têm sido bastante profícuos na literatura internacional nas últimas três décadas e as evidências apontam para efeitos positivos sobre uma série de resultados desejáveis. No entanto, os estudiosos tecem críticas relativas ao fato dos modelos de pesquisa, neste campo do comportamento humano, não considerarem as variáveis contextuais, sugerindo que estes fatores podem desempenhar um importante papel na relação entre liderança e variáveis de resultado. O modelo substituto da liderança proposto por Kerr e Jermier (1978) defende que sejam consideradas características do indivíduo, da tarefa e da organização que podem ajudar a explicar porque alguns comportamentos dos líderes podem ser efetivos em algumas situações e não ter qualquer efeito, ou até mesmo terem efeitos disfuncionais, em outras situações. Neste contexto, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar se o clima social das equipes pode substituir o papel do líder na predição da efetividade das equipes de trabalho, estabelecida a partir de três critérios: desempenho (auto e heteroavaliado), satisfação com a equipe e coesão da equipe. Tendo em vista esse modelo, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: avaliar o poder preditivo da liderança em relação à efetividade das equipes; mensurar a intensidade da associação entre liderança e clima social da equipe; e quantificar o efeito do clima social na relação entre liderança e efetividade da equipe. Para atender a esses objetivos, foram definidas três hipóteses: H1) liderança será positivamente associada à efetividade da equipe; H2) liderança será positivamente associada ao clima social da equipe; H3) clima social da equipe irá substituir a liderança na relação com a efetividade da equipe. Para testar essas hipóteses, foram realizadas análises no nível meso com 38 equipes de Saúde da Família e análises no nível individual, com os 177 membros integrantes destas equipes. As interpretações coletivas da equipe foram calculadas a partir do índice ADMd ou análise dos desvios médios com base na mediana, que revela a intensidade da similaridade das respostas fornecidas pelos membros. Os resultados obtidos no nível grupal revelaram que a liderança possui um poder preditivo de 34% (p<0,001) para desempenho autoavaliado, de 71% (p<0,001) para satisfação e de 31% (p<0,001) para coesão de equipe. O resultado para a variável-critério desempenho da equipe avaliado pelo coordenador não foi significativo. Deste modo, a hipótese 1 foi corroborada parcialmente. Por sua vez, a hipótese 2 foi suportada uma vez que a liderança demonstra poder preditivo para todos os fatores do clima social da equipe. A hipótese 3, no banco grupal, não pôde ser testada. No banco individual, as hipóteses 1 e 2 foram corroboradas. O modelo substituto foi testado (hipótese 3) e os resultados permitem concluir que o clima de inovação e o clima de relacionamento substituem a liderança na relação com coesão de equipes. Na relação com satisfação não ocorreu substituição, mas houve redução do poder explicativo da liderança. Quanto aos resultados relativos ao desempenho da equipe, constata-se que o clima social não substitui a liderança. A hipótese 3, portanto, foi parcialmente suportada. Os resultados encontrados reforçam a pertinência de investigar os mecanismos e processos subjacentes pelos quais a liderança exerce influência nos seguidores; e evidenciam a importância de considerar nos modelos teóricos não apenas os atributos e comportamentos do líder, mas também outras características contextuais e analisar o seu impacto na efetividade dos indivíduos e equipes. _________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In the last three decades, international studies on transactional and transformational leadership have been quite successful and their results indicate positive effects on a number of desirable outcomes. Specialists, however, criticize the fact that the research models used in this field of human behavior do not consider contextual variables, suggesting that these variables can play an important part in the relationship between leadership and outcome variables. The substitute model of leadership proposed by Kerr and Jermier (1978) proposes that characteristics of the individual, of the task and of the organization should be considered, to help to explain why some of the leaders' actions can be effective in some situations and not have any effect, or even have a negative effect in other situations. In this context, the general objective of the present study was to investigate whether the social climate of teams can substitute the leader´s role in the prediction of the effectiveness of work teams, based on three criteria: performance (self-evaluation and evaluation by others), satisfaction with the team and team cohesion. The following specific objectives were established: to assess the predictive power of leadership in relation to team effectiveness; to measure the intensity of the association between leadership and the team´s social climate; to quantify the effect of social climate in the relationship between leadership and team effectiveness. To meet these objectives, three hypotheses were defined: H1: leadership will be positively related to the team effectiveness; H2: leadership will be positively related to the team´s social climate; H3: the team´s social climate will substitute leadership in the relationship with team effectiveness. To test these hypotheses, analyses were realized at meso-level with 38 teams of family health and at individual level with the 177 members of these teams. The collective interpretations of the team were calculated based on the ADMd index, an analysis of the mean deviations from the median, which expresses the intensity of the similarity of the answers supplied by the individual team members. The results obtained at group level revealed that leadership has a predictive power of 34% (p<0,001) for self-evaluation of performance, of 71% (p<0,001) for satisfaction and of 31% (p<0,001) for team cohesion. The result for team performance evaluated by the coordinator was not significant. Thus, hypothesis 1 was partially sustained. Hypothesis 2 was supported since leadership was positively related to all factors of the team´s social climate. Hypothesis 3, at group level could not be tested. At the individual level, hypotheses 1 and 2 were corroborated. At the individual level, the substitute model was tested (hypothesis 3) and the results indicate that innovation climate and relationship climate substitute leadership in the relationship with team cohesion. In the relationship with satisfaction no substitution occurred, but a reduction of the explanatory power of leadership was observed. As for the results related to team performance, it was observed that social climate did not substitute leadership. Hypothesis 3, therefore, it was only partially supported. The obtained results reinforce the appropriateness of investigating the mechanisms and underlying processes of how leadership exercises influence on the followers; the results not just confirm the importance of considering the characteristics and the actions of the leader in the theoretical models, but also of other contextual characteristics and to analyze their impact on the effectiveness of individuals and teams.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Rodrigues, Ivete. "Cultura e desempenho de equipes de projetos globais: um estudo em empresas multinacionais brasileiras." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-13102010-200053/.

Full text
Abstract:
A internacionalização das empresas brasileiras traz uma nova realidade: a necessidade de implementação de projetos globais. Estes trazem, em seu bojo, o desafio do gerenciamento de equipes multiculturais. Sendo um fenômeno recente, com pouco desenvolvimento teórico, o presente estudo buscou entender as relações entre características culturais e desempenho de equipes de projetos globais em multinacionais brasileiras, em contextos de alta e baixa distância cultural. Uma vez identificadas estas relações, tratou-se de entendê-las à luz do processo de gerenciamento de equipes. Para levar avante esta discussão, empreendeu-se um estudo de campo com enfoque tanto quantitativo quanto qualitativo junto a 34 projetos globais de multinacionais brasileiras, em que participaram pessoas oriundas de 22 países. Os resultados indicam que características culturais estão, sim, associadas ao desempenho da equipe, seja técnico ou humano, e que essa associação tem diferentes intensidades a depender do contexto. A proximidade hierárquica e o coletivismo foram mais importantes em contextos de baixa distância, enquanto que a feminilidade e a propensão ao risco foram mais importantes em contexto de alta distância cultural. Em que pesem estes resultados, verificou-se que há, entre os projetos pesquisados, pouca preocupação concreta com a questão da multiculturalidade e pouco incentivo ao desenvolvimento intercultural dos membros da equipe, o que acaba prejudicando a construção de um mindset global, importante para as empresas multinacionais brasileiras atuarem com sucesso no exterior. Ao final do estudo, foram propostas recomendações para que as empresas brasileiras comecem a gerenciar suas equipes globais de forma a evitar os problemas que a multiculturalidade pode trazer, que vão desde conflitos entre pessoas até o fracasso do projeto.
The internationalization of Brazilian companies brings a new reality: the need for implementation of global projects. These, in turn, carry in their essence the challenge of managing multicultural teams. Being a recent phenomenon, with little theoretical development, this study sought to understand the relationships between cultural features and performance of project teams in global projects of Brazilian multinationals, in contexts of high and low cultural distance. Once these relations were identified, we tried to understand them in light of the teams management process. To carry out this discussion, we undertook a field study, with both quantitative and qualitative focus, of 34 global projects of Brazilian multinationals, in which people from 22 countries took part. The results indicate that cultural traits are associated to team performance, whether technical or human, and this association has different intensities depending on the context. At the end of the study, recommendations were proposed for Brazilian companies to start managing their global teams so as to avoid the problems that multiculturalism can bring, which range from conflicts between people until the complete failure of the project.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Porath, Margareth. "Nível de desempenho técnico-tático das equipes catarinenses de voleibol nas categorias de formação." Florianóplis, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96461.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Made available in DSpace on 2012-10-26T12:18:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 304616.pdf: 1863801 bytes, checksum: a89249d95516505c6725b2c6a3f3399e (MD5)
O principal objetivo deste estudo foi avaliar o nível de desempenho técnico-tático das equipes de voleibol catarinenses das categorias de formação. Além disso, foram realizadas associações entre o nível de experiência esportiva e a classificação final no campeonato, entre o nível de desempenho e o sexo, a experiência esportiva e a classificação final. Participaram desse estudo descritivo as equipes de voleibol finalistas do Campeonato Estadual de Santa Catarina de 2010, sendo oito equipes da categoria mirim (sub-15), oito equipes da categoria infantil (sub-16), e oito equipes da categoria infanto-juvenil (sub-17), totalizando 29 equipes e 313 atletas. Os instrumentos utilizados foram um questionário aplicado aos atletas com perguntas acerca do tempo de prática e do nível de competições em que participaram, no intuito de identificar o nível de experiência esportiva e o Instrumento de Avaliação do Desempenho Técnico-Tático (IAD-VB) de Collet et al. (2011) para analisar as ações técnico-táticas. Para análise dos dados, recorreu-se a estatística descritiva, estatística inferencial (correlação linear de Pearson), e a regressão logística multinomial, do programa SPSS versão 17, adotando-se o nível de significância de p<0,001. Os resultados revelaram, no que diz respeito ao nível de associação entre a experiência esportiva e a classificação final no campeonato, considerando as categorias de formação do voleibol catarinense, que a experiência esportiva competitiva demonstrou ter relação positiva com a classificação final no campeonato dos jovens jogadores de voleibol, principalmente nas categorias infantil e infanto-juvenil. Com relação ao nível de desempenho técnico-tático das equipes de voleibol nas categorias de formação, considerando o sexo dos jogadores, as evidências encontradas revelaram que os atletas do sexo masculino, em todas as categorias investigadas, apresentaram melhor desempenho nos componentes ajustamento e eficiência do que as atletas do sexo feminino. Embora a maioria dos atletas tenha demonstrado nível de desempenho intermediário nos componentes tomada de decisão e eficácia, as atletas da categoria infantil demonstraram melhor desempenho no componente eficácia do que os atletas do sexo masculino. Quanto à comparação do nível de desempenho técnico-tático das equipes de voleibol, considerando a experiência esportiva dos jogadores, os resultados demonstraram que a experiência esportiva tem favorecido o desenvolvimento técnico-tático de jovens jogadores de voleibol, principalmente nas categorias infantil e infanto-juvenil. No que diz respeito ao nível de associação entre o desempenho técnico-tático e a classificação final do campeonato, os resultados indicam que as equipes que apresentaram o melhor desempenho técnico-tático geral foram aquelas que obtiveram as primeiras colocações nas competições de cada categoria de formação.
This aim of this study was to evaluate the level of technical and tactical performance in the categories of formation in the state of Santa Catarina, regarding the gender and experience in sports of the participants as well as its relation with their final rank in the championship. All the finalists in the 2010 State Championship of Santa Catarina were assessed; ten teams from the under-15 category, ten teams from the under-16 category and nine teams from the under-17 category, summing up 29 teams and 313 athletes. The instruments used were a questionnaire given to athletes with questions about the length of their experience and about the level of the competitions they had participated, to identify their level of experience in sports and the Technical-Tactical Performance Evaluation Tool in Volleyball (IAD-VB) by Collet et al. (2011) to evaluate the technical-tactical actions. Data were analyzed using Pearson#s linear correlation coefficient and the multinomial logistic regression analysis, contained in the SPSS program, version n.17, adopting the significance level p< 0,001. The results showed that the experience in sports manifested a positive relation with the final rank in the young volleyball players, mainly in the under-16 and under-17 categories. The male players, in all the categories assessed, manifested a better performance in the adjustment and efficiency elements than the female athletes. Although most of the players showed an intermediate level of performance in the decision making and effectiveness, the female athletes of the under-16 category showed a better performance in the effectiveness element than the male players. Regarding the comparison of the level of technical-tactical performance of the volleyball teams, taking into consideration the experience in sports of the athletes, the results showed that the experience in sports has favored the technical-tactical development of young volleyball players, mainly in the under-16 and under-17 categories. Moreover, the teams which showed the best technical-tactical general performance were the ones that reached the first ranks in the competition of each categories of formation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

RIBEIRO, Danilo Monteiro. "Um mapeamento sistemático sobre equipes na engenharia de software." Universidade Federal de Pernambuco, 2015. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17695.

Full text
Abstract:
Submitted by Fabio Sobreira Campos da Costa (fabio.sobreira@ufpe.br) on 2016-08-18T11:54:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) [2015] Final - Danilo Monteiro - CIn.pdf: 2684965 bytes, checksum: 37b1f989944a34f3eb3f6bb97a950581 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-08-18T11:54:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) [2015] Final - Danilo Monteiro - CIn.pdf: 2684965 bytes, checksum: 37b1f989944a34f3eb3f6bb97a950581 (MD5) Previous issue date: 2015-02-23
CNPq
Contexto – O interesse sobre equipes na Engenharia de Software vem aumentando e para facilitar a pesquisa sobre equipes os pesquisadores usam um enfoque entrada-processo-saída. No entanto, este enfoque faz com que a pesquisa sobre equipe seja fragmentada. Portanto, é importante também que exista uma compilação desses resultados para que se tenha um maior entendimento da área, identificando novos gaps e possíveis soluções. Objetivo – Este Mapeamento Sistemático tem objetivo prover um melhor entendimento do estado da pesquisa sobre equipes de desenvolvimento de software. Método – Foi utilizada a Engenharia de Software Baseada em Evidência, realizando um Mapeamento Sistemático sobre equipes na Engenharia de Software. Foi realizada uma busca manual em revisões sistemáticas anteriores. Além disso, foi realizada uma síntese integrativa mais detalhada dos estudos que relacionam diversas variáveis com o desempenho do trabalho em equipe. Resultado – Foram encontrados 117 pesquisadores que publicaram pesquisas sobre equipes afiliados a 71 instituições de pesquisa em 59 estudos. Nestas pesquisas, foram estudados 189 diferentes relacionamentos entre variáveis, sendo que 64 destes relacionamentos envolvem o fator desempenho. As principais variáveis que afetam a desempenho da equipe são: personalidade, coesão, comunicação, autonomia, e habilidade dos membros. Conclusões – Foram observados um conjunto de informações demográficas e metodológicas que ajudam a entender melhor a pesquisa sobre equipes na Engenharia de Software. Alguns fatores estão mais consolidados, como a personalidade que tem 12 relacionamentos afetando desempenho. Outros precisam ser melhor estudados, como a coesão cuja pesquisa ainda apresenta resultados controversos sobre seu efeito no desempenho das equipes.
Context – The Interest about teams in Software Engineering is increasing and to facilitate the research about it the researchers use an approach input-process-output. However, this approach makes the research about team fragmented, so it is important to have a compilation of these results to have a better understanding of the area, identifying new gaps and solutions. Objective – This systematic review has aimed to provide a better understanding of state of research on software development team. Method – It was used the Software Engineering Evidence Based, to perform a mapping study systematic review about teams in software engineering. It was performed a manual research at previous systematic reviews. In addition, it was performed a more thorough synthesis about team performance. Results – Were found 71 institutions, 117 authors, were only 20 of them conducted more than one study. The SINTEF was the institution that conducted more research, in addition was found 189 relationship, 64 affect response variable “performance”. The main factors that affect the team's performance are: personality, cohesion, communication, autonomy, and member’s skills. Conclusions – The aim of better understanding the state of research about teams in Software Engineering has been achieved in this research. We observed a set of demographic and methodological information will help a better understand the research teams in software engineering. Some factors apparently are more consolidated as the personality they have 12 relationships affect performance. Others must be better evaluated, such as cohesion whose research still presents conflicting results about its effect on the team’s performance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

das, Chagas Almeida Lima Douglas. "A monitoração de equipes baseada na gestão de desempenho suportada por sistemas de informação : um estudo com a equipe de basquete universitário da UNICAP." Universidade Federal de Pernambuco, 2009. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1208.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T15:08:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo2736_1.pdf: 6956105 bytes, checksum: 0b21a400832caf3553f9d2765d6fc6a6 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2009
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A utilização de sistemas de informação em busca de melhores resultados empresariais é uma realidade comum e consolidada nas organizações competitivas, contudo por demandarem grandes investimentos surgem dificuldades para que pequenas empresas usufruam de seus benefícios. Esta dificuldade se repete mais agressivamente no ambiente desportivo, onde pequenas, medias e até grandes equipes sofrem com a carência de recursos computacionais e informações de seus atletas e equipe. Neste cenário esta pesquisa procura realçar essa carência informacional, mostrando a viabilidade de aplicação de técnicas administrativas (processos, sistemas de informação, gestão de desempenho e indicadores) no ambiente esportivo, a fim de promover uma base de conhecimento para o técnico de equipes esportivas alinhar o planejamento de treinamentos às necessidades dos atletas e equipe. Justifica-se esta pesquisa pela falta de estudos deste em âmbito nacional, que levem em consideração sobretudo a realidade de equipes com poucos recursos. A execução da pesquisa ocorreu em duas etapas. A primeira, realizada no primeiro semestre de 2008, teve um teor descritivo, e realizou-se através da monitoração de indicadores esportivos com o intuito de se criar um banco de dados sobre o desempenho dos atletas, equipe e adversários da equipe de basquete universitária da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Já a segunda etapa da pesquisa teve um teor intervencionista, caracterizando-se pela monitoração dos eventos e resultando em relatórios informacionais de desempenho, promovendo feedback constante do desempenho esportivo de atletas e equipe, viabilizando um treinamento mais adequado à realidade de equipe e jogadores. Ao final da pesquisa comprovou-se a viabilidade e funcionalidade de um processo de monitoração de baixo custo com bons resultados ao planejamento de treinamentos ancorado em sistemas de informação gerencial (SIG) e em preceitos da gestão de desempenho
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Silva, Rafael Almeida Costa Dutra da. "Acreditar é poder? Investigação sobre a relação entre a potência e o desempenho de equipes." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/10039.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2011.
Submitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2012-02-29T13:52:14Z No. of bitstreams: 1 2011_RafaelAlmeidaCostaDutraSilva.pdf: 922776 bytes, checksum: 3087976ff6262e8177b382ad9c6a913c (MD5)
Approved for entry into archive by Marília Freitas(marilia@bce.unb.br) on 2012-03-05T14:13:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_RafaelAlmeidaCostaDutraSilva.pdf: 922776 bytes, checksum: 3087976ff6262e8177b382ad9c6a913c (MD5)
Made available in DSpace on 2012-03-05T14:13:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_RafaelAlmeidaCostaDutraSilva.pdf: 922776 bytes, checksum: 3087976ff6262e8177b382ad9c6a913c (MD5)
As equipes mudaram a forma como as pessoas trabalham e se relacionam dentro das organizações contemporâneas. Em decorrência do papel de destaque que estas unidades vêm ocupando no cotidiano organizacional, tornou-se necessário que pesquisadores da área da psicologia organizacional empreendessem esforços para ampliar o conhecimento sobre os elementos que influenciam o trabalho na equipe e a sua efetividade. A Potência de equipe é uma cognição compartilhada, pertencente ao nível grupal, que vem sendo consistentemente correlacionada com a efetividade e o desempenho das equipes. O presente estudo se propõe a buscar uma maior compreensão da relação direta da Potência com o desempenho da equipe. Para tal lançou mão de duas medidas: uma subjetiva, baseada na percepção dos membros sobre o desempenho da equipe; outra objetiva, baseada em um indicador duro, o desempenho financeiro. Além da relação direta, destina-se a investigar o efeito moderador de outras variáveis sobre esta relação. No modelo preditivo proposto, tais moderadoras são o comprometimento afetivo da equipe e o suporte organizacional, duas variáveis tradicionalmente teorizadas no nível individual que passam por um processo de emersão, tornando-se variáveis do nível meso. Os resultados obtidos reforçam a relação de predição direta da Potência não só sobre o desempenho percebido da equipe, mas também com seu desempenho financeiro, resultado poucas vezes demonstrado na literatura. As hipóteses de moderação, ao serem corroboradas, evidenciaram que o comprometimento afetivo com a equipe quando compartilhado entre os membros, exerce influência significativa sobre a relação entre a Potência e o desempenho financeiro da equipe, neutralizando os efeitos negativos da variável antecedente sobre este tipo de desempenho. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Teams changed the way people work and interact with each other inside contemporary organizations. Due to the central role these units have been occupying in organizational daily activities, it became necessary that organizational psychology researchers put effort on broadening knowledge about elements that could influence team work as well as its effectiveness. Team Potency is a shared cognition, from the group level of analysis that has been consistently correlated with team effectiveness and performance. This study intends to attain a greater comprehension of the direct relation between Team Potency and team performance. In order to do that, two measurements of performance will be used: one subjective, based on members´ perception of team performance; the other objective, based on the team financial performance. Aside from the direct relation, its also an objective to investigate the moderator effect of other variables. On the suggested predictive model these moderators are the affective commitment to the team, and organizational support, two constructs originally theorized on the individual level, which go through an emersion process, becoming group level variables. The results reinforced the predictive relation established between Potency and performance for both financial and perceived performance. The moderation hypothesis showed that when affective commitment with the team is shared among its members, it can excerpt a significant influence on the relation between Potency and team financial performance, neutralizing the negative effects that the antecedent variable may have on this particular kind of performance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Silva, Ramiro Zinder da. "Processos de aprendizagem e construção psicossocial de uma equipe de alto desempenho em um clube de futebol." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100724.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2012
Made available in DSpace on 2013-06-25T22:00:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 314509.pdf: 2124972 bytes, checksum: ba316ac67b0fadb7ce335b216d181315 (MD5)
O objetivo desta tese é caracterizar as relações entre processos de aprendizagem e construção psicossocial de uma equipe de alto desempenho. A pesquisa foi realizada em um clube de futebol de Santa Catarina que obteve resultados expressivos no âmbito nacional durante os anos de 2008 e 2009. Foi utilizada a triangulação intramétodo qualitativa, na qual se recorreu às técnicas da análise documental, observações e entrevistas com dirigentes, membros da comissão técnica, atletas e membros de torcida organizada. Ao total foram entrevistados treze sujeitos de pesquisa. Nos resultados da pesquisa pôde-se identificar que a gestão da equipe se consolidou como um fator determinante para o aumento do rendimento. As estruturas de ação para a aprendizagem foram investigadas e, por meio dos resultados obtidos, pode-se afirmar que são componentes fundamentais para a construção de uma organização de aprendizagem. Aspectos ligados às experiências pessoais e ao compartilhamento dessas vivências entre os membros das equipes também foram mencionados pelos participantes como fatores influenciadores do desempenho. Embora não tenham sido mencionados fatores relacionados à arbitragem pelos sujeitos desta pesquisa, foram identificados estudos que revelam a influência da arbitragem no desempenho das equipes de futebol. Portanto, sugerem-se pesquisas para compreender tal interferência da arbitragem nos resultados dos clubes de futebol profissional
The aim of this thesis is to characterize the relationship between learning and psychosocial construction of a high performing team. The research was conducted in a soccer club of Santa Catarina that has nationally significant results during the years 2008 and 2009. It was used a qualitative intramethod triangulation, in which appealed to the techniques of document analysis, observations and interviews with leaders, members of the coaching staff, athletes and members of organized supporters. In total it was interviewed thirteen subjects. In the search results could identify that the management team has established itself as a determining factor for the increase in yield. The building blocks for learning were investigated in this research, and through the results, one can say that are key components for building a learning organization. Aspects related to personal experiences and sharing these experiences among members of the team were also mentioned by participants as factors that influencing performance. Although not mentioned factors related to referees by the subjects in this study were identified studies that reveal the influence of referees in the performance of soccer teams. Therefore, it is suggested research to understand the interference of referees on the results of professional soccer clubs
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Feitosa, Douglas de Lima. "Combinação social e construção de equipes: um estudo sobre os fatores relevantes para o processo de composição de equipes na educação executiva brasileira." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2016. http://hdl.handle.net/10438/16499.

Full text
Abstract:
Submitted by Douglas de Lima Feitosa (douglas-feitosa@uol.com.br) on 2016-05-09T13:13:57Z No. of bitstreams: 1 Tese Douglas Feitosa Publicação VF 06052016.pdf: 3487395 bytes, checksum: fad1d379b25c34e22e9e71c58c9056b0 (MD5)
Approved for entry into archive by Pamela Beltran Tonsa (pamela.tonsa@fgv.br) on 2016-05-09T13:14:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Douglas Feitosa Publicação VF 06052016.pdf: 3487395 bytes, checksum: fad1d379b25c34e22e9e71c58c9056b0 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-05-09T13:16:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Douglas Feitosa Publicação VF 06052016.pdf: 3487395 bytes, checksum: fad1d379b25c34e22e9e71c58c9056b0 (MD5) Previous issue date: 2016-04-08
Team Composition is a recurring theme in different areas of knowledge. Researchers, practitioners and developers of information ystems (IS) are constantly seeking answers with regards to the steps and relevant variables of this process, which is considered complex. However, while some theoretical streams from organizational studies pursue the development of mathematical models, which reflect the relationship between team composition variables and team performance, emerging theories, such as Social Matching, add new elements to this discussion. Additionally, context-specific variables, like the ones found in Brazilian executive education, are also mentioned as having relevance for team building. Given the interest and variety of theoretical perspectives which address this phenomenon, this research sought to describe the teaching staff composition process and to identify the variables considered important on this process. An initial theoretical model was developed and applied considering multiple knowledge streams. Given the characteristics of the research question, exploratory and descriptive methodological approach was used, based on multiple case studies, carried out in four Brazilian higher education institutions which offer executive education courses. Data collection and data analysis were conducted considering methods proposed by Huberman and Miles (1983) and Yin (2010), com prising the use of a case study protocol, as well as the use of tables and charts, standardized in compliance with the proposed theoretical model. The results indicate mainly that: theories of social matching and education add elements which are relevant to understanding the team composition process; there are non-structured variables which are not considered in documents used to evaluate and to select professionals for teaching staff; and there are team composition variables which are only considered after the end of the first activity cycle. Based on empirical findings, the theoretical model was adjusted and displayed. Additional contributions, insights, limitations and proposals for future studies are presented in the conclusions chapter.
A composição de equipes é um tema recorrente em diferentes áreas do conhecimento. O interesse pela definição das etapas e variáveis relevantes desse processo, considerado complexo, é manifestado por pesquisadores, profissionais e desenvolvedores de Sistemas de Informação (SI). Todavia, enquanto linhas teóricas, oriundas dos estudos organizacionais, buscam a consolidação de modelos matemáticos que reflitam a relação entre variáveis de composição de equipes e o seu desempenho, teorias emergentes, como a de Combinação Social, acrescentam novos elementos à discussão. Adicionalmente, variáveis específicas de cada contexto, que no caso dessa pesquisa é a educação executiva brasileira, também são mencionadas como tendo relevância para estruturação de grupos. Dado o interesse e a variedade de vertentes teóricas que abordam esse fenômeno, essa pesquisa foi proposta para descrever como ocorre a construção de equipes docentes e identificar as variáveis consideradas relevantes neste processo. Um modelo teórico inicial foi desenvolvido e aplicado. Dada a característica da questão de pesquisa, foi utilizada uma abordagem metodológica exploratório-descritiva, baseada em estudos de casos múltiplos, realizados em quatro instituições de ensino superior brasileiras, que oferecem cursos de educação executiva. A coleta e a análise de dados foi norteada pelos métodos propostos por Huberman e Miles (1983) e Yin (2010), compreendendo a utilização de um protocolo de estudo de caso, bem como o uso de tabelas e quadros, padronizados à luz do modelo teórico inicial. Os resultados desse trabalho indicam, majoritariamente, que: as teorias de Combinação Social e as teorias de Educação adicionam elementos que são relevantes ao entendimento do processo de composição de equipes; há variáveis não estruturadas que deixam de ser consideradas em documentos utilizados na avaliação e seleção de profissionais para equipes docentes; e há variáveis de composição que só são consideradas após o fim do primeiro ciclo de atividades das equipes. Com base nos achados empíricos, a aplicação do modelo teórico foi ajustada e apresentada. As contribuições adicionais, as reflexões, as limitações e as propostas de estudos futuros são apresentadas no capítulo de conclusões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Oliveira, Evelyn Rosa de. "Avaliação do padrão de desempenho das equipes técnicas de mamografia frente ao uso de tecnologias digitais." Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2626.

Full text
Abstract:
Este estudo apresenta uma análise de rejeição, realizada na clínica Diagnóstico Avançado Por Imagem – DAPI, com dados de 647 mamografias rejeitadas realizadas de março a novembro de 2015, antes e após treinamentos realizados com a equipe técnica de mamografia, para análise do desempenho. As informações foram coletadas na base de dados do software de análise de rejeição dos mamógrafos, e incluem: incidência; quantidade de repetições; motivo da repetição; identificação da profissional; compressão do exame rejeitado e do exame aceito. Observou-se que após o treinamento os índices de rejeição por posicionamento (a maior causa das rejeições) foram reduzidos em 2%. Identificou-se que as profissionais desenvolveram critérios mais rigorosos, o que também contribuiu para aumento das repetições após o treinamento. A incidência mais rejeitada foi a Crânio Caudal Direita – CCD, tanto antes (32%) quanto após o treinamento (36%). A análise do desempenho da equipe técnica em relação aos critérios de qualidade em mamografia digital pôde ser realizada, uma vez que houve a análise individual das profissionais para contribuição da qualificação da equipe e aumento da qualidade dos exames. A profissional “A”, que possuía o maior índice de rejeição por posicionamento, após o treinamento houve uma redução de 17% das repetições devido a posicionamento inadequado. Foram identificadas imagens com qualidade aceitável que foram rejeitadas desnecessariamente: 8% antes e 3,6% após o treinamento. Antes do treinamento, a equipe técnica realizava as mamografias com valores de compressão entre 80 a 89 N, e após o treinamento a maioria dos exames foi realizada com 90 N ou mais. Esse aumento resulta em exames com melhor qualidade e menor dose para a paciente.
This study presents a rejection analysis performed at the clinic Diagnóstico Avançado Por Imagem - DAPI, with data from 647 rejected mammograms performed three months before and three months after a training session of the mammography team, to analyze the performance of them after the training. The information was collected in the database of mammography rejection analysis software,these data include: Incidence; Number of repetitions; Reason for the repetition; Identification of the professional; Rejection examination and accepted examination. It was observed that, after the training, the rejection indexes by positioning (the greatest cause of the rejections) were reduced. It was observed that the group developed rigorous criteria, which also contributed to increase the repetitions after the training. The most rejected incidence was Cranio Caudal Right - CCD, both before (32%) and after training (36%).The analysis of the performance of the technical team, in relation to the quality criteria in digital mammography, could be performed by the individual analysis of the professionals to contribute to the qualification of the team and to increase the quality of the exams. The "A" professional, who had the highest index of rejection by positioning, after the training there was a reduction of 17% of the repetitions due to improper positioning. Acceptable quality images have been identified that are rejected unnecessarily 8% before and 3,6% after training. Before the training, the technical team performed the mammograms with values of compression between 80 and 89 N, and after training most of the exams were performed with 90 N or more. This increase which results in better quality tests and lower dose for the patient.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Oliveira, Nóbrega Rafael. "Balanced testing scorecard: um modelo para avaliação e melhoria de desempenho de equipes de testes de software." Universidade Federal de Pernambuco, 2008. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2065.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T15:54:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo1969_1.pdf: 2882917 bytes, checksum: 36ee907cc40f94325100a5c06710405e (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2008
A realização de testes é uma atividade vital para o desenvolvimento de software com qualidade. Muitas empresas têm investido alto visando a melhoria do desempenho das equipes de testes. Para ajudar na satisfação deste objetivo, os modelos de maturidade de testes são ferramentas bastante utilizadas atualmente. Porém, segundo James Bach (1994), estes modelos não são populares entre empresas desenvolvedoras de software altamente competitivas e inovadoras porque, entre outros motivos, encorajam as organizações a utilizarem objetivos que realizam uma missão fictícia de "atingir um maior nível de maturidade", ao invés de realizar a missão definida pela própria organização. O que, segundo ele, geralmente impede que a empresa utilize seus recursos da melhor maneira possível. Desta forma, esta dissertação propõe o modelo Balanced Testing Scorecard (BTSC) para avaliação e melhoria do desempenho de equipes de testes, que usa como base o Balanced Scorecard (KAPLAN & NORTON, 2004) e modelos de maturidade de testes (ERICSON et al., 1998) (SOGETI, 2008) (BURNSTEIN et al., 1996a, 1996b). O BTSC é capaz de alinhar os objetivos da organização e dos seus clientes, com os objetivos dos modelos de maturidade de testes, a fim de melhorar seu desempenho. O modelo foi refinado por especialistas de testes e aplicado em uma equipe de testes. Os resultados mostraram resultados concretos para a avaliação do desempenho da equipe, além dos benefícios já conhecidos dos modelos de maturidade de testes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Fernandes, de Lucena Évisson. "Um estudo sobre critério de formação de equipes e seus impactos no desempenho dos projetos de software." Universidade Federal de Pernambuco, 2009. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1852.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T15:52:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2009
Pesquisas recentes têm demonstrado que a composição de equipes na área de desenvolvimento de software é um fator que pode contribuir significativamente tanto para o sucesso quanto para o fracasso dos projetos. Apesar da importância desta conclusão, ainda existem poucos estudos que se dediquem a exemplificar modelos de composição destas equipes. Foram estes os fatores que motivaram o presente estudo a investigar critérios de formação de equipes de software e suas influências no desempenho dos projetos. O problema que norteia este estudo centrou-se em um questionamento básico: existe um conjunto de critérios de formação de equipes de software que são utilizados pelos gerentes de projeto que influencia no desempenho do projeto? Para responder este questionamento, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa divida em duas fases: pesquisa de campo exploratória e pesquisa de campo descritiva. Na primeira fase foram entrevistados seis gerentes de projeto com o intuito de realizar um estudo preliminar e descobrir quais são os critérios de formação de equipes de software utilizados pelos gerentes de projeto. Na segunda fase também foi realizada uma pesquisa de campo, porém desta vez descritiva. Foram entrevistados mais vinte e quatro gerentes de projeto, tendo o objetivo de determinar a distribuição e as características dos critérios de formação de equipes de software levantados na primeira fase, identificando o grau de importância dos mesmos e a relação com o sucesso ou fracasso dos projetos de software. Portanto, a partir destas pesquisas qualitativas e de uma revisão bibliográfica, conseguiu-se montar uma estrutura de formação de equipes baseado em múltiplos critérios, classificando-os em categorias de acordo com a liberdade de uso dos mesmos pelos gerentes de projeto. A principal contribuição deste trabalho é a organização de como os gerentes de projetos montam suas equipes de software, identificando quais são os critérios mais importantes, e a relação do uso dos mesmos com o sucesso ou fracasso de um projeto. Isto irá possibilitar aos gerentes repetir os critérios utilizados em projetos que obtiveram sucesso, e identificar a ausência do uso de critérios em projetos que não obtiveram sucesso
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Pieruccini, Janay Caon. "O desenvolvimento de equipes na melhoria de resultados organizacionais." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2002. http://hdl.handle.net/10183/3500.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve por objetivo geral verificar como o processo de desenvolvimento de equipes afetou os resultados de uma empresa do ramo moveleiro. Os objetivos específicos alcançados foram: comparar o desempenho da equipe observada antes de depois do processo de desenvolvimento, observar as mudanças promovidas nas relações interpessoais no âmbito de trabalho da equipe estudada, bem como sua evolução comportamental. Partindo de considerações teóricas foram elaborados um programa de desenvolvimento de equipes e também um instrumento de acompanhamento para cada encontro. O método utilizado foi o quase experimental, com grupo de controle, o que permitiu uma comparação de efeitos e resultados. A empresa escolhida como objeto de estudo tem desenvolvido um programa da qualidade total, o qual apresenta indicadores de eficiência, que também foram fontes de estudo, pois espelham a evolução de resultados dos setores e de suas equipes. O período de aplicação foi de fevereiro a agosto de 2002, e a partir do método aplicado, pode-se identificar as diferenças promovidas pelo processo na equipe e nos resultados organizacionais da mesma. Os principais resultados evidenciados foram: melhoria de habilidades interpessoais de comunicação, percepção, saber ouvir e feedback; aperfeiçoamento da integração, estabelecimento de canais de comunicação e de exposição de opiniões, idéias e sentimentos; respeito às diferenças e sua utilização construtiva e criativa; e amadurecimento comportamental. Enfim, tornou-se um grupo com funcionamento qualificado, isto é, uma equipe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Gomes, Marcelo Vasconcellos. "Avalia??o de desempenho de equipes de projetos de desenvolvimento de software atrav?s de modelos probabil?sticos." Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, 2016. http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6967.

Full text
Abstract:
Submitted by Setor de Tratamento da Informa??o - BC/PUCRS (tede2@pucrs.br) on 2016-09-27T12:01:23Z No. of bitstreams: 1 DIS_MARCELO_VASCONCELLOS_GOMES_COMPLETO.pdf: 2508819 bytes, checksum: 8ffeedd7b3c2ed3f9322ffff87185a34 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-27T12:01:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_MARCELO_VASCONCELLOS_GOMES_COMPLETO.pdf: 2508819 bytes, checksum: 8ffeedd7b3c2ed3f9322ffff87185a34 (MD5) Previous issue date: 2016-06-30
This study presents a method to evaluate the performance of teams of software development projects using Stochastic Automata Networks. For the application of this method, a ?Performance Evaluation? tool was created. This tool can be used by Project Managers and Metrics Analysts to simulate scenarios of execution in the projects. According to the present performance of the project team, the Project Manager can foresee the necessary effort to accomplish the project, probable date for its conclusion and its total cost.Through the result of this simulation, the Project Manager will be able to take the necessary actions to mitigate the impact in the project deadlines and cost. Furthermore, the Metrics Analyst can validate the best productivity to be used in the project. The tool has a great potential to be used together with good project management practices described in the PMBoK Guide. The study describes all the processes of the PMBoK with focus in the group of monitoring and control processes and how the Performance Evaluation tool can contribute to the project management. The study also presents related works where Stochastic Automata Networks can contribute significantly to Software Engineering area. The study also presents the evaluation of two scenarios that were created in the tool using real data of two projects and in the end a comparison was made between the real data and the simulation results. Finally, improvements and suggestions are presented for future implementations in the ?Performance Evaluation? tool.
Este estudo apresenta um m?todo para avaliar o desempenho de equipes de projetos de desenvolvimento de software usando Redes de Aut?matos Estoc?sticos. Para a aplica??o deste m?todo foi criada a ferramenta ?Avalia??o de Desempenho?. Esta ferramenta pode ser usada por Gerentes de Projetos e Analistas de M?tricas para simular cen?rios de execu??o dos projetos. De acordo com o desempenho atual da equipe do projeto, o Gerente de Projetos poder? prever o esfor?o necess?rio para realizar o projeto, a data prov?vel para a sua conclus?o e o seu custo total. Atrav?s do resultado desta simula??o, o Gerente de Projetos ser? capaz de tomar as a??es necess?rias para mitigar o impacto no prazo e custo do projeto. Al?m disso, o Analista de M?tricas poder? validar a melhor produtividade a ser usada no projeto. A ferramenta tem um grande potencial para ser usada em conjunto com as boas pr?ticas de gest?o de projetos descritas no Guia do PMBoK. O estudo descreve todos os processos do PMBoK com foco no grupo de processos de monitoramento e controle e como a ferramenta de avalia??o de desempenho pode contribuir na gest?o do projeto. O estudo tamb?m apresenta trabalhos relacionados onde Redes de Aut?matos Estoc?sticos podem contribuir significativamente para a ?rea da Engenharia de Software. O estudo tamb?m apresenta a avalia??o de dois cen?rios que foram criados na ferramenta com dados reais de dois projetos e no final foi realizada uma compara??o entre os dados reais e os resultados da simula??o. Por fim, s?o apresentadas melhorias e sugest?es para futuras implementa??es na ferramenta ?Avalia??o de Desempenho?.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silva, Viviane Aparecida Alvares da. "Desempenho dos médicos na saúde da família: um estudo a partir das equipes de Belo Horizonte, Minas Gerais." Universidade Federal de Minas Gerais, 2014. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NMJNU.

Full text
Abstract:
The aim of this dissertation was to describe the contributions of physicians Family Health Strategy (FHS) to achieve the ordering principles governing the operation and mode of organization of the health care model. Performance indicators compiled from the duties of doctors FHS were used in order to measure the performance of these professionals in the city of Belo Horizonte. Furthermore, we sought to investigate whether the performance of this medical model of health care is influenced by variables team performance family health, infrastructure Basic Health Unit, vocational training and length of stay in the medical health team family. The results generally indicated that the family doctor will give satisfactory performance in relation to their duties as the ordering principles, which we infer that it contributes to the achievement of the results of Primary Care. The results showed that the variable performance of the healthcare team influences the performance of the physician, which reinforces the importance of this new form of work organization in the health system, since teamwork is one of the pillars of FHS. The other variables investigated did not contribute to explaining the variation in the performance of the family doctor.
O objetivo desta dissertação consistiu em descrever a contribuição dos médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF) para a consecução dos princípios ordenadores que regem o funcionamento e forma de organização deste modelo de atenção à saúde. Foram utilizados indicadores de desempenho elaborados a partir das atribuições dos médicos da ESF, a fim de mensurar a performance destes profissionais no município de Belo Horizonte. Além disso, buscou-se investigar se o desempenho do médico deste modelo de atenção à saúde é influenciado pelas variáveis desempenho da equipe de saúde da família, infraestrutura da Unidade Básica de Saúde, formação profissional e tempo de permanência do médico na equipe da saúde da família. Os resultados encontrados, em geral, indicaram que o médico da família apresenta desempenho satisfatório em relação a suas atribuições quanto aos princípios ordenadores, o que permite inferir que ele contribui para a consecução dos resultados da Atenção Básica. Os resultados demonstraram que a variável desempenho da equipe de saúde influencia a performance do médico no trabalho, o que reforça a importância dessa nova forma de organização do trabalho no sistema de saúde, já que o trabalho em equipe é um dos pilares de sustentação da ESF. As demais variáveis investigadas não contribuíram para explicar a variação do desempenho do médico da família.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Rodríguez-Ponce, Emilio, Liliana Pedraja-Rejas, and Francisco Ganga-Contreras. "La relación entre los estilos de liderazgo y el desempeño de los equipos de dirección intermedia: un estudio exploratorio desde Chile." Pontificia Universidad Católica del Perú, 2017. http://repositorio.pucp.edu.pe/index/handle/123456789/114846.

Full text
Abstract:
This research aims to explore the relationship between leadership styles and the performance of work teams. For this purpose, we work with a sample of 38 intermediate management teams in an organization in northern Chile. The results  show that leadership styles explain 58.2% of the variance in the performance of the teams in the analyzed sample. Similarly, it should be noted that the transformational leadership (Test t = 1,907, p <0.065), transactional leadership (Test t = 2,610, p <0.013) and laissez-faire style (Test t = -1,867, p <0,071) are statistically relevant to explain the performance of the teams studied. With these results the scopes, limitations and implications of the research are discussed.
La presente investigación tiene como objetivo explorar la relación entre los estilos de liderazgo y el desempeño de los equipos de trabajo. Para este efecto, se trabaja con una muestra de 38 equipos de dirección intermedia en una organización del norte de Chile. Los resultados muestran que los estilos de liderazgo explican el 58,2% de la varianza en el desempeño de la muestra analizada. De igual modo, se debe destacar que el liderazgo transformacional (Test t= 1,907; p < 0,065), el liderazgo transaccional (Test t= 2,610; p< 0,013) y el estilo laissez faire (Test t= -1,867; p< 0,071) revelan pertinencia estadística a la hora de exponer el desempeño de los equipos estudiados. Con estos resultados, se discuten los alcances, limitaciones e implicancias de la investigación.
Esta pesquisa visa explorar a relação entre os estilos de liderança e o desempenho das equipes de trabalho. Para isso, trabalhamos com uma amostra de 38 equipes de gerenciamento intermediário em uma organização no norte do Chile. Os resultados mostram que estilos de liderança explicam 58,2% da variância no desempenho das equipes na amostra analisada. Do mesmo modo, deve-se notar que a liderança transformacional (Teste t = 1,907, p <0,065), liderança transacional (Teste t = 2,610, p <0,013) e estilo de laissez-faire (Teste t = -1,867, p <0,071) são estatisticamente relevante para explicar o desempenho das equipes estudadas. Com esses resultados, os escopos, as limitações e as implicações da pesquisa são discutidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Brito, Luiz Carlos Mendes de. "COMPARAÇÃO DE MODELOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE EQUIPES MULTIFUNCIONAIS BASEADOS EM CONCEITOS DE INTERAÇÃO DE GRUPOS E FERRAMENTAS DE ANÁLISE COMPORTAMENTAL." Universidade Metodista de São Paulo, 2009. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/141.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-02T21:42:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luiz Carlos Mendes de Brito.pdf: 1846772 bytes, checksum: 22d80787dffefa29afa621966a802efb (MD5) Previous issue date: 2009-02-19
Multifunctional team evaluation is a concept that has been approached by the academy more often on the last two decades. Several theories and methodologies have been developed to reduce the qualitative and perceptive effect on the evaluations, comprising a number of different techniques that aim to describe and decode the components of a complex system of meanings. Focusing these techniques this project assessed and compared three models to evaluate team performance. The first model based on team member personality states that team results are influenced by individual personality and the right components previous selection are critical factors for the team performance. The second model correlates team member relationship with the level of performance. The third model evaluates the interaction among the members but did not measure the level of performance. The models were evaluated based on a case study methodology developed on a chemical industry located in S. Paulo. Evaluation data were compared with the team goals results after completion. The results approached the models selected satisfactorily and confirmed the influence suggested by authors. The three models comparison results did not allow to select one model as the most effective to evaluate team performance. It is possible, however, to suggest that a practical and effective evaluation for team performance could be built based on the combination of the three models.(AU)
Avaliação de desempenho de equipes multifuncionais é um conceito que tem sido abordado mais freqüentemente nas últimas duas décadas. Diversas teorias e conceitos foram desenvolvidos para tornar as avaliações menos qualitativas ou fundamentadas em percepções, compreendendo um conjunto de diferentes técnicas interpretativas que visam descrever e decodificar os componentes de um sistema complexo de significados. Com esse foco o projeto comparou três modelos de avaliação de desempenho de equipes. O primeiro modelo baseado na personalidade do participante, afirma que os resultados das equipes são influenciados pela seleção prévia dos participantes e que as características individuais desses participantes são críticas para o desempenho da equipe. O segundo modelo fundamenta suas afirmações nas relações interconectadas de positividade e negatividade; questionamento e argumentação e atuação em equipe. O terceiro modelo baseado no processo de interação de grupos também avalia as relações que influenciam o alto desempenho de equipes multifuncionais. Os três modelos foram comparados, através de um estudo de caso único em indústria química paulista, medindo-se os resultados de correlação das equipes e as interações entre os participantes das equipes. As metas atingidas pelas equipes foram utilizadas para suportar os resultados das avaliações dos modelos como sistema de avaliação de equipes. Pode-se concluir que houve uma aproximação satisfatória confirmando a influência sugerida pelos modelos avaliados. A comparação entre os três modelos não permitiu afirmar qual dos três modelos é mais eficaz para avaliação de equipes. Entretanto, é possível, sugerir que a combinação de elementos dos três modelos permitirá a construção de um processo eficaz e prático de avaliação de equipes.(AU)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

NASCIMENTO, JUNIOR Fernando Felix do. "Caracterização de perfis de comportamento de equipes em League of Legends." Universidade Federal de Campina Grande, 2017. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1617.

Full text
Abstract:
Submitted by Emanuel Varela Cardoso (emanuel.varela@ufcg.edu.br) on 2018-08-31T19:40:20Z No. of bitstreams: 1 FERNANDO FELIX DO NASCIMENTO JUNIOR – DISSERTAÇÃO (PPGCC).pdf: 3433404 bytes, checksum: b5c42ff5d239a6628e636523baabae45 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-31T19:40:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FERNANDO FELIX DO NASCIMENTO JUNIOR – DISSERTAÇÃO (PPGCC).pdf: 3433404 bytes, checksum: b5c42ff5d239a6628e636523baabae45 (MD5) Previous issue date: 2017-12-15
Capes
Apesar da crescente popularidade dos esportes eletrônicos (eSports), ainda há uma escassez de trabalhos acadêmicos que exploram o comportamento de jogo das equipes. Compreender as características que ajudam discriminar entre equipes bem-sucedidas e malsucedidas poderia ajudar as equipes a melhorar suas estratégias, como determinar métricas de desempenho a serem alcançadas. Nesta dissertação, identificamos e caracterizamos padrões de comportamento de equipes com base nos dados de histórico de partidas de League of Legends, um eSport muito popular. Ao aplicar métodos de mineração de dados, como aprendizado da máquina e análise estatística, agrupamos o desempenho das equipes e investigamos para cada grupo como e em que medida essas características influenciam o sucesso e fracasso das equipes. Alguns grupos são mais propensos a terem equipes mais vencedoras do que outros, os resultados do nosso estudo ajudaram a descobrir as características que estão associadas a essa propensão e permitiram modelar métricas de desempenho de perfis de equipe bem sucedidas e malsucedidas. Encontramos ao todo 7 perfis, que foram categorizados em quatro grandes níveis em termos de proporção de equipes vencedoras: Fraco, Mais ou Menos, Bom e Top.
Despite the increasing popularity of electronic sports (eSports), there is still a scarcity of academic works exploring the playing behavior of teams. Understanding the features that help to discriminate between successful and unsuccessful teams would help teams improving their strategies, such as determine performance metrics to reach. In this dissertation, we identify and characterize team behavior patterns based on historical matches data from League of Legends, a very popular eSport. By applying methods from data mining, such as machine learning and statistical analysis, we clustered teams’ performance and investigate for each cluster how and to what extent these features have an influence on teams’ success and failure. Some clusters are more likely to have winning teams than others, the results of our study helped to discover the characteristics that are associated with this predisposition and allowed us to define performance metrics of successful and unsuccessful team profiles. At all, we found 7 profiles in which were categorized into four big levels in terms of winning team proportion: Weak, So-So, Good and Top.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Dias, Alessandro Val?rio. "Rela??o entre personalidade, satisfa??o e desempenho individual : um estudo explorat?rio com equipes ?geis de desenvolvimento de software." Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, 2016. http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7084.

Full text
Abstract:
Submitted by Setor de Tratamento da Informa??o - BC/PUCRS (tede2@pucrs.br) on 2016-12-09T11:09:25Z No. of bitstreams: 1 DIS_ALESSANDRO_VALERIO_DIAS_COMPLETO.pdf: 1514565 bytes, checksum: 1a0d2d421ac9a450963b47a4bb42a480 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-12-09T11:09:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_ALESSANDRO_VALERIO_DIAS_COMPLETO.pdf: 1514565 bytes, checksum: 1a0d2d421ac9a450963b47a4bb42a480 (MD5) Previous issue date: 2016-08-31
This study is an exploratory study on the individual characteristics of the Task-Technology Fit model (TTF), created by Goodhue (1995), through the search for relationships between personality, job satisfaction and performance in the agile methodologies scenario. The study was conducted by applying a socio-demographic questionnaire as well as structured and validated scales and inventories. The purpose of the application was to assess subjective and individual aspects and also obtain material to find the relationship between the objective personality profiles with job satisfaction and performance of individuals working with agile methods. To this end, there were assessed: personality through the Factorial Personality Inventory II (IFP-II; RUDDER; RABELO; ALVES, 2014); satisfaction evaluation at work through the implementation of Satisfaction Scale at Work (Siqueira, 1995); evaluation of symptoms of burnout by applying the Maslach, Jackson and Leiter (1996) instrument called the Maslach Burnout Inventory (MBI), translated in Brazil by (Tamayo, 1997); and performance evaluation through performance measurement issues by Chung, Lee and Kim (2014). The sample consisted of 87 individuals from teams studying agile methods or working in projects conducted by adoption of agile methods (FOWLER, BECK, 2000; BECK, 2001; Schwaber, SHUTERLAND, 2015), and the teams were selected in an emancipatory way. Although the study use quantitative data, the purpose is to qualitatively understand the phenomenon studied. The result were four distinct personality profiles that differ significantly from each other in several characteristics analyzed, named according to the emerging profiles from the cluster analysis: consume dream, bellicose energetic, low profile and negative resistant. Of these four, assuming that agile methods represent a new way of organizing work teams and that they contribute not only for software development, we suggest the first profile as the most adjusted. In addition, there are some other findings, are raised limitations of the study and pointed out future directions.
O presente estudo ? um estudo explorat?rio sobre as caracter?sticas individuais do modelo Task-Technology Fit (TTF, em portugu?s Ajuste Tarefa-Tecnologia), criado por Goodhue (1995), atrav?s da busca por rela??es entre personalidade, satisfa??o no trabalho e desempenho no cen?rio de m?todos ?geis. O estudo foi realizado atrav?s da aplica??o de um question?rio sociodemogr?fico, bem como de escalas e invent?rios estruturados e validados. A finalidade da aplica??o foi a de conhecer aspectos subjetivos e individuais como, tamb?m, obter material para encontrar a rela??o entre os dados de perfil objetivo de personalidade com a satisfa??o no trabalho e o desempenho dos indiv?duos que trabalham com m?todos ?geis. Para tal, foram realizadas: avalia??o de personalidade atrav?s do Invent?rio Fatorial de Personalidade II (IFP-II; LEME; RABELO; ALVES, 2014); avalia??o de satisfa??o no trabalho atrav?s da aplica??o da Escala de Satisfa??o no Trabalho (SIQUEIRA, 1995); avalia??o de sintomas de burnout atrav?s da aplica??o do instrumento de Maslach, Jackson e Leiter (1996) denominado Maslach Burnout Inventory (MBI), traduzido no Brasil como Invent?rio de Burnout de Maslach (TAMAYO, 1997); e avalia??o de desempenho atrav?s de quest?es de medida de desempenho segundo Chung, Lee e Kim (2014). A amostra foi composta de 87 indiv?duos oriundos de equipes que estudam m?todos ?geis ou realizaram projetos adotando m?todos ?geis (FOWLER; BECK, 2000; BECK, 2001; SCHWABER; SHUTERLAND, 2015), sendo as equipes selecionadas de forma emancipat?ria. Embora o estudo utilize dados quantitativos, o prop?sito ? compreender qualitativamente o fen?meno estudado. O resultado s?o quatro perfis distintos de personalidade que apresentam diferen?as significativas entre si em v?rias caracter?sticas analisadas, denominados de acordo com os perfis emergentes da an?lise de clusters: sonho de consumo, belicosos en?rgicos, low profile e negativos resistentes. Destes quatro, partindo do pressuposto que os m?todos ?geis representam uma nova forma de organiza??o de equipes de trabalho e que se prestam n?o somente para o desenvolvimento de software, ? sugerido que o primeiro perfil parece ser o mais ajustado. Al?m disto, s?o apresentados alguns outros achados, levantadas limita??es do estudo e s?o apontados direcionamentos futuros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Simões, Ana Célia Araújo. "Desempenhos e afetos na solução de problemas em grupo." reponame:Repositório Institucional da UFBA, 2013. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12255.

Full text
Abstract:
109f.
Submitted by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2013-07-17T13:13:04Z No. of bitstreams: 1 dissertacao ana simões versao final_2013.pdf: 1159086 bytes, checksum: 2272551c83bb5d27dac5208dc44e904f (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Portela(anapoli@ufba.br) on 2013-07-18T16:56:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertacao ana simões versao final_2013.pdf: 1159086 bytes, checksum: 2272551c83bb5d27dac5208dc44e904f (MD5)
Made available in DSpace on 2013-07-18T16:56:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao ana simões versao final_2013.pdf: 1159086 bytes, checksum: 2272551c83bb5d27dac5208dc44e904f (MD5) Previous issue date: 2013
CAPES
Este estudo experimental teve o objetivo de comparar o desempenho na condição de grupo e individual, em um jogo virtual de construção de pontes. Analisaram-se as diferenças na percepção de conflitos sobre o trabalho em equipe e de estados afetivos antes e após a realização do jogo. Foi testado também o papel mediador dos estados afetivos na qualidade do desempenho de grupo e na percepção de conflitos. Participaram 114 estudantes de nível superior e pós-graduação (70 mulheres e 44 homens), 65% da área de ciências sociais e humanas, com idade média de 24 anos. Foram alocados, aleatoriamente, 54 participantes na condição individual e 60 na condição de grupo. Por meio de um questionário eletrônico, foram mensurados os afetos positivos e negativos e a percepção de conflitos sobre o trabalho em equipe, antes e após o jogo. O desempenho foi medido em termos de resultado e de processo. A percepção de conflitos sobre o trabalho em equipe foi baixa para os participantes das duas condições, antes e após o jogo. Os estados afetivos eram mais positivos que negativos e se mantiveram assim após a realização do jogo para ambas as condições, embora se tenha observado uma redução de intensidade. Grupos apresentaram melhor desempenho que os indivíduos. Participantes na condição de grupo relatam maior uso de etapas de resolução de problemas que os indivíduos isoladamente. Apenas a etapa de organização das informações se correlacionou ao desempenho em ambas as condições experimentais, sinalizando ser uma etapa-chave no ciclo de resolução de problemas. Os estados afetivos não exerceram papel mediador na relação entre a condição (individual e grupal) e o desempenho, o que também ocorreu em relação à percepção de conflitos. Sugere-se, em estudos futuros, o uso de priming para ativar mais intensamente os estados afetivos dos participantes. This experimental study aimed to compare the performance in group and in individual condition in a bridge construction virtual game. We analyzed the differences in teamwork conflicts perception and affective states before and after the game. It was also tested the mediating role of affective states on the quality of group performance and conflicts perception. Participants for this study included 114 pos-graduate and graduate students (70 women and 44 men), 65% from social sciences and humanities, whose average age was 24 years. 54 participants were randomly assigned to individual and 60 to team condition. An electronic questionnaire measured positive and negative affects and conflicts perception, before and after the game. Performance was measured in terms of outcome and process. Conflicts perception was low for participants of the two experimental conditions before and after the game. Affective states were more positive than negative and remained so after the completion of the game for both conditions, however with a reduction in intensity. Groups performed better than independent individuals. In the group condition, participants reported greater use of problem-solving steps than individuals alone. Only organizing information correlated with performance in both experimental conditions, signaling is a key step in problem solving cycle. The mediating role of affective states in the relationships between experimental condition (individual and team) and performance and with conflict perception was not found. It is suggested that priming can be used in future studies to activate more participants’ affective states.
Salvador
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Eschberger, Junior Waldir. "O impacto do estilo de mobiliza????o do gestor na produtividade de equipes de venda." FECAP - Faculdade Escola de Com??rcio ??lvares Penteado, 2006. http://132.0.0.61:8080/tede/handle/tede/309.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-12-03T18:32:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Waldir_Eschberger_Junior.pdf: 483800 bytes, checksum: 67f2552e71c518a11a9bb4e30f782797 (MD5) Previous issue date: 2006-11-29
This work has sought to identify the relationship between management's mobilization styles and the productivity of the sales force in a pharmaceutical company. Sales Managers from large pharmaceutical companies were studied. The individual mobilization style of each manager was identified through the M.A.R.E.?? Motivational Guidelines and afterwards correlated to the marks given for productivity to his/her team as supplied by their individual companies, in order to identify the existing relationship between the results of the teams and the mobilization style of each of their leaders. It was noticed during the study that there was a great difference in behavior as regards the challenges faced by the team members on a day-to-day basis and how much the human factor was responsible for the results obtained. In order to adequately reflect on the leadership theme, this study was based on authors such as Bass, Bennis, Burns, Machiavelli, Nannus and Spector. As regards the motivational aspects, the authors chosen for reflection were Alderfer, Herzberg, Maslow, McClelland, McGregor, Mitchel, Sinha, Vroom, Zoltners and Zoltners. The Mobilization Styles identified were based on contributions made by Coda and Ricco as well as studies carried out by Erich Fromm. The use of performance indicators has facilitated the identification of the results of each team for comparison to the Mobilization Styles. This factor determines the importance of the use of standard criteria so as to have an appropriate measurement of the people evaluated as well as give fairness to the process and guarantee credibility in the system to those involved. The study shows that certain mobilization styles are associated to favorable sales results, whereas other styles are not as favorable to a better performance of the teams. The study associates better productivity to the Competitive style and demonstrates that the Collaborative style is not conducive to adequate results for the sales teams of pharmaceutical products. The results obtained suggest towards a continuity of this study, initially in institutions working in the same field as the one studied here, so as to verify the data identified. Afterwards, attempting to corroborate the relationship between Managers and Mobilization Styles in the sales areas of companies in other segments, and finally searching for this relationship in other areas of the company.
Este trabalho procurou identificar a rela????o entre o estilo de mobiliza????o do gestor e a produtividade da for??a de vendas de uma empresa do ramo farmac??utico. Foram estudados Gerentes de Vendas de uma grande Ind??stria Farmac??utica. Cada Gerente teve identificado seu Estilo de Mobiliza????o atrav??s do Diagn??stico M.A.R.E.?? de Orienta????es Motivacionais e este relacionado ??s notas dadas ?? produtividade de sua equipe fornecidas pela empresa, buscando identificar a exist??ncia de uma rela????o entre o resultado da equipe e o estilo de mobiliza????o de seu l??der. No decorrer deste estudo percebeu-se a grande diferen??a de comportamento das pessoas frente aos desafios do dia-a-dia de uma empresa e quanto o fator humano tem sido respons??vel pelo resultado obtido. Para possibilitar uma adequada reflex??o sobre o tema de lideran??a, este estudo est?? baseado em autores como Bass, Bennis, Burns, Maquiavel, Nannus e Spector e quanto aos aspectos de motiva????o os autores escolhidos foram Alderfer, Herzberg, Maslow, McClelland, McGregor, Mitchel, Sinha, Vroom, Zoltners e Zoltners. Os Estilos de Mobiliza????o identificados s??o baseados nas contribui????es de Coda e Ricco aos estudos de Erich Fromm. A utiliza????o de indicadores de performance facilitou a identifica????o dos resultados das equipes para compara????o aos Estilos de Mobiliza????o. Este fator determina a import??ncia da utiliza????o de crit??rios padr??es para que haja uma mensura????o adequada das pessoas avaliadas, dando justi??a ao processo e garantindo aos envolvidos credibilidade no sistema. O estudo mostra que determinado estilo de mobiliza????o esta associado a resultados favor??veis de vendas, mas em contrapartida outros estilos n??o favorecem um melhor desempenho de suas equipes. O estudo associa melhor produtividade ao estilo Competidor e demonstra que o estilo Colaborador n??o est?? ligado a resultados adequados para equipes de vendas de produtos farmac??uticos. Os resultados obtidos sugerem a continuidade desta pesquisa , inicialmente em institui????es de mesmo ramo de atividade da que foi aqui estudada, visando confirmar os dados identificados, e posteriormente buscar evidenciar a rela????o entre Gestores e Estilos de Mobiliza????o na ??rea de vendas de empresas de outros segmentos, e finalmente buscar esta rela????o em outras ??reas das empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Santos, Nathália Maria Lopes dos. "Formação em saúde da família e sua associação com desempenho em processos de trabalho das equipes de saúde bucal da atenção básica: uma análise dos dados." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2015. http://hdl.handle.net/10183/131269.

Full text
Abstract:
Frente à expansão e consolidação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) como reorientadora do modelo assistencial de saúde no Brasil, o Ministério da Saúde (MS) vem investindo cada vez mais na capacitação dos profissionais que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS), através de cursos voltados para a Saúde da Família (SF), na forma de especialização ou residência. Desta forma, o objetivo deste trabalho é investigar a associação entre a formação profissional dos Cirurgiões-Dentistas (CD) na área de SF e o processo de trabalho – agenda programática e realização de visitas domiciliares - que é desenvolvido pelas Equipes de Saúde Bucal (ESB) participantes do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Trata-se de um estudo observacional transversal, realizado a partir dos dados da Avaliação Externa do segundo ciclo do PMAQ-AB, realizada entre 2013 e 2014. Abrangeu 5.070 municípios brasileiros (91%), 30.424 Equipes de Atenção Básica (EAB) entrevistadas em todas as regiões do Brasil. As informações advindas deste estudo referem-se à etapa de Avaliação Externa do Programa, sobre as ESB (n= 18.114), do Módulo VI, respondidas pelos CD das ESB nas Unidades de Saúde que aderiram ao PMAQ-AB, mediante entrevista e verificação de documentações in loco. Os dados foram analisados no software SPSS v18, sendo realizadas análises das frequências das variáveis através do teste qui-quadrado de Pearson (p<0,05), segundo formação profissional, para os desfechos de interesse. Foram realizadas também análises multivariadas por meio de Regressão de Poisson com variância robusta no caso de desfechos categóricos dicotômicos (Razões de Prevalência), e da Regressão Multinomial no caso de desfechos politômicos (Odds Ratios) com intervalos de 95% de confiança e nível de significância de 5%. Profissionais com formação em SF compartilham mais sua agenda com os demais profissionais da EAB (RP: 1,04; IC de 95%: 1,03 – 1,06), organizam mais a agenda para ofertar atividades educativas de saúde bucal no território (RP:1,03; IC de 95%: 1,02 – 1,04), garantem conclusão de tratamento dos usuários mais frequentemente (OR: 1,68; IC de 95%: 1,19 – 2,38), realizam mais visitas domiciliares (VD) ( RP: 1,08; IC de 95%: 1,07 – 1,09) e utilizam mais protocolo para definição de ações prioritárias nas mesmas (RP: 1,06; IC de 95%:1,04 – 1,07). Há necessidade, portanto, de qualificar os recursos humanos em Saúde Bucal (SB) para o SUS, investindo na formação em SF, para superar os efeitos do ensino em saúde, especificadamente em odontologia, ainda curativista e individualista, fragmentado, que não se orienta pela situação epidemiológica, social, cultural e econômica da população.
With the expansion and consolidation of the Family Health Strategy as the reorienting care model Brazil’s Primary Care, the Ministry of Health (MH) has been investing more in the qualification of professionals working in the Health System (HS) through courses focusing on Family Health (FH) - specialization or residence. The aim of this study is to investigate the association between professional qualification of Dentists in FH and the work processes - schedule and home visits - that are performed by the Oral Health Teams (OHT) participating in the National Program for Improving Access and Quality of Primary Health Care (PMAQ-AB). This is a cross-sectional study, based on data of the External Evaluation of the second cycle of PMAQ-AB, conducted between 2013 and 2014. It covered 5.070 Brazilian municipalities (91%) and 30.424 Primary Health Care Teams (PHCT) interviewed in all regions of Brazil. The information of this study was retrieved from the External Evaluation phase of the program, sixty module, answered by OHT (n = 18.114) in the primary care services that have joined the PMAQ-AB. Data were analyzed using SPSS v18 software, frequencies of the variables and Pearson’s chi-square tests (p <0.05), according to professional qualification in relation to the outcomes of interest were carried out. Multivariate analysis using Poisson Regression with robust variance in the case of dichotomous categorical outcomes (Prevalence Ratios), and Multinomial Regression in the case of polytomous outcomes (Odds Ratios) were also carried out and data are presented with its respective 95% Confidence Intervals at a significance level of 5%. Professionals with qualification in FH share their schedule with other professionals (PR: 1.04; CI: 1.03 to 1.06), organize their schedule to offer educational activities in oral health (PR: 1.03; CI: 1.02 to 1.04), complete the treatment of much more users (OR: 1.68; CI: 1.19 to 2.38), perform home visits (RP: 1.08; CI: 1.07 to 1.09) and use protocol for priority actions more frequently (OR: 1.06; CI: 1.04 to 1.07) more frequently than professionals without a degree in FH. Therefore, the findings suggest the importance of providing qualification in FH to Dentists working in Brazil’s Primary Care. It is very important to overcome the effects of biomedical education on health care workforce, specifically in dentistry, in order to surpass the restorative and individualistic approach that is currently part of many of PHC’s dental teams, which is not guided by the epidemiological, social, cultural and economic situation of the population.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Burdelis, Sergio. "Caracter??sticas de equipes multifuncionais eficazes : um estudo explorat??rio a partir de um caso de sucesso na busca de resultados empresariais." FECAP - Faculdade Escola de Com??rcio ??lvares Penteado, 2005. http://132.0.0.61:8080/tede/handle/tede/355.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-12-03T18:33:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sergio_Burdelis.pdf: 488535 bytes, checksum: 02099c73b993e649454923c5fd157c3c (MD5) Previous issue date: 2005-04-26
Teams, in the contemporary world, have become the basic form of work. Companies realized that work teams are more flexible and reacts faster to changes than others permanents organizations forms. In the present moment, this flexibility may be a distinct marketing competition factor, manly in service business. The misunderstanding of working team concept makes organizations not succeed on the implementation of this form of work organization. The goal of this study is analyze the main characteristics that could be related to successful use of multifunctional teams work in implementing strategic plans. The first step done, in order to reach this goal, was to perform a theoretic study in order to select preliminaries characteristics that could be related to successful utilization of teams. The results obtained from the theoretic study were utilized as bases for an analytic study of a successful practical experiment involving a project that took place on a telecom service company. The analyses indicated some characteristics that could be, in advance, related to the success of a practical experiment. Than a research through the wide company was made involving samples of employees that had participated before in similar projects, in order to evaluate the importance of the characteristics previously selected. The characteristics chosen as more important to successful use of multifunctional work teams are: to check if the work proposed should really be done by a work team; existence of clearly defined parameters for final results evaluations of the work done by the work team; work teams personnel selected in accordance of the project's characteristics; to inform the personnel about the real importance of the project that will be performed by the team; the previous knowledge of areas and processes involved with the project; autonomy given to work team personnel in order to permit them to plan their job in the seeking for the proposed results; to settle measurable indicators in order to permit the tasks follow-up; sponsors' feed back in order to inform the team components about the impact of their job in the company performance. The employees that took part of the research considered the following characteristics/dimensions as minor importance: group integration via previous event in order to promote people involvement to the project's objectives; group integration via periodic informal events along the duration of the project; selection of the largest possible number of flexible and cooperative people for participating of the team work; external coordination of a leader in order to follow-up the tasks performance in accordance to the established program; diversity of opinions in between the team personnel about the way to perform the tasks needed to reach the objectives of the project. Because of the method adopted, the present study doesn't intend to propose conclusions beyond the interpretation of the data obtained from the specific research made. The sample shows a situation in a specific moment and is restrict to a specific company. But it can be adopted as a base for similar studies.
Cada vez mais as equipes t??m se tornado a forma b??sica de trabalho no mundo contempor??neo. As empresas descobriram que as equipes s??o mais flex??veis e reagem melhor ??s mudan??as do que outras formas de agrupamentos organizacionais permanentes. No mercado atual, esta flexibilidade pode ser um fator diferencial de competitividade, notadamente na presta????o de servi??os. O n??o entendimento do que vem a ser o trabalho em equipe geralmente faz com que as organiza????es n??o consigam implementar essa forma de trabalho de maneira satisfat??ria. O objetivo deste estudo foi analisar as caracter??sticas que podem estar relacionadas com o sucesso do uso de equipes multifuncionais na implementa????o de estrat??gias empresariais. Buscando este objetivo foi realizado um estudo te??rico para selecionar as caracter??sticas preliminares de sucesso na utiliza????o de equipes. Com base nos resultados da pesquisa te??rica foi analisada uma experi??ncia pr??tica de sucesso, de um projeto realizado numa empresa prestadora de servi??os de telecomunica????es. A partir da an??lise foram selecionadas caracter??sticas que poderiam estar relacionadas com o sucesso da experi??ncia. A seguir, foi efetuada uma pesquisa na empresa envolvendo os empregados que participaram de projetos semelhantes para avaliar a import??ncia das caracter??sticas previamente selecionadas. As caracter??sticas/dimens??es consideradas como mais importantes pelos participantes foram: possibilidade real de o trabalho proposto ser feito em equipe; exist??ncia de indicadores precisos e claros para a avalia????o dos resultados obtidos ao final dos trabalhos da equipe; sele????o dos componentes da equipe de acordo com as caracter??sticas do projeto; divulga????o da import??ncia do projeto que ser?? realizado pela equipe; conhecimento dos processos e as ??reas da empresa afetadas pelo projeto que a equipe ir?? desenvolver; autonomia para a equipe planejar as tarefas visando obter os resultados propostos; estabelecer indicadores mensur??veis para acompanhamento das tarefas a serem executadas; feed back dos patrocinadores aos componentes da equipe sobre o impacto dos resultados obtidos, nos resultados da empresa. Os participantes atribuem uma import??ncia menor ??s seguintes caracter??sticas/dimens??es: integra????o da equipe via evento pr??vio de sensibiliza????o; integra????o da equipe via eventos informais peri??dicos ao longo do trabalho; integra????o da equipe com eventos especializados para tratar conflitos ao longo do trabalho; sele????o um maior n??mero poss??vel de pessoas flex??veis e cooperativas para o trabalho em equipe; coordena????o externa de um l??der para acompanhar a evolu????o das tarefas programadas; a diversidade de opini??o entre os indiv??duos da equipe sobre a melhor forma de executar as tarefas necess??rias para atender os objetivos do projeto. O presente estudo n??o pode se propor conclus??es al??m interpreta????o dos dados levantados, em virtude do m??todo utilizado. A amostra retrata uma situa????o pontual no tempo e se restringe ?? empresa pesquisada. No entanto, pode servir como base inicial para estudos semelhantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Moura, Junior Pedro Jácome de. "Verificação de framework conceitual de avaliação do desempenho de equipes-cliente: investigação a partir da construção de mapas cognitivos de profissionais de TI atuantes em projetos de implantação ERP." Universidade Federal da Paraí­ba, 2012. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/3802.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-04-16T14:48:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2591414 bytes, checksum: 7d0876b45145b2d4909efd2ccc9586f4 (MD5) Previous issue date: 2012-04-30
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
With high degree of breadth on the organisation and interdependence with its processes, the deployment of integrated management systems (ERP Enterprise Resource Planning) is not a simple task. Project management failures, unmet expectations, lengthy deployment deadlines and costs that reach up to five times the value of product licensing itself are among the factors that stimulate the development of research on the organizational consequences of deploying such systems and managerial factors that influence or hinder the success of deployments. It can be seen a predominance of technical focus on the issues inherent in deploying ERP. However, it's growing discontent with the inability of that focus to explain some important aspects in CISS projects. In fact, software development is a complex sociotechnical activity, whose success lies in the collective sense of work teams as to their efficiency and ability to solve problems in joint effort. Accordingly, the focus of research, even in those involving technical and social prospects, has prioritized the technology provider teams performance, or development teams, thus ignoring completely the performance of its counterpart in the success of a deployment the customer team. Working on this subject, Bellini (2006) proposed a conceptual framework, METRICS, for planning, control and evaluation support on the performance of the "CuTe" (customer teams), in implementing customized information systems software (CISS). The framework was applied in the execution of a major project ERP deployment in southern Brazil, adopting case study and indepth interviews with analysts, developers and users-keys (lead users) from the system. Considering the relevance of this discussion, the demand for validation of theoretical models, the calling to methodological diversity in the field and regional differences that may interfere in this validation, this dissertation seeks answer to question: the METRICS framework members constructs are verifiable from the construction of cognitive maps of professionals engaged in CISS projects in Brazilian Northeast? Aiming, therefore, to obtain empirical evidence that contribute to a new and original assessment of the original theoretical constructs and nomological networks contained within the framework. Data collection to answer the research question was enlighted by the theory of personal constructs and repertory grid method, integrated with laddering techniques and content analysis, applied on interviews with 16 professionals involved in CISS projects, while the outcomes were discussed from the socio-technical perspective of work systems. With 68 measures empirically verified, 77.3% METRICS framework found backing in professional practice of individuals engaged in CISS projects in the Brazilian states of Bahia, Paraíba and Pernambuco. Discussion of conceptual and theoretical results suggests METRICS framework s actuality, as well as its suitability for broader research on professional management and IT teams.
Com elevado grau de abrangência sobre a organização e interdependência com seus processos, a implantação de sistemas integrados de gestão (ERP enterprise resource planning) não é tarefa simples. Falhas de gestão de projetos, expectativas não atendidas, longos prazos de implantação e custos que alcançam até cinco vezes o valor de licenciamento do produto em si estão entre os fatores que estimulam o desenvolvimento de pesquisas sobre as consequências organizacionais da implantação de tais sistemas e os fatores gerenciais que influenciam ou dificultam o sucesso das implantações. Observa-se predominância de enfoque técnico sobre as questões inerentes à implantação ERP. No entanto, é crescente o descontentamento com a incapacidade desse enfoque em explicar alguns aspectos importantes em projetos. De fato, o desenvolvimento de software é uma complexa atividade sociotécnica, cujo sucesso reside no senso coletivo das equipes de trabalho quanto à sua eficiência e capacidade de resolver problemas em esforço conjunto. Nesse sentido, verifica-se que o foco das pesquisas, mesmo aquelas envolvendo as perspectivas técnica e social, tem priorizado o desempenho das equipes provedoras de tecnologia, ou equipes de desenvolvimento, assim ignorando quase por completo o desempenho de sua contraparte no sucesso de implantações a equipe-cliente. Trabalhando sobre essa temática, Bellini (2006) propôs o framework conceitual METRICS para apoio ao planejamento, controle, avaliação e registro do desempenho de equipes-clientes (CuTes customer teams) em projetos de desenvolvimento de sistemas de informação customizados (CISS). O framework foi aplicado na execução de um grande projeto de implantação ERP na Região Sul do Brasil, adotando estudo de caso e entrevistas em profundidade com analistas, desenvolvedores e usuários-chaves (lead users) do sistema. Considerando a relevância dessa discussão, a demanda por validação de modelos teóricos, o chamado à diversidade metodológica no campo e diferenças regionais que possam interferir nessa validação a presente dissertação busca resposta à seguinte questão de pesquisa: Os construtos do framework METRICS são verificáveis a partir da construção de mapas cognitivos de profissionais de TI atuantes em projetos CISS no Nordeste? Objetiva-se, portanto, obter evidências empíricas que contribuam para uma nova e original validação dos construtos e redes nomológicas daquele framework. A obtenção dos dados para resposta à questão de pesquisa se deu à luz da teoria dos construtos pessoais e do método repertory grid integrado a técnicas de laddering e análise de conteúdo, com aplicação em entrevistas com 16 profissionais de TI atuantes em projetos CISS, e os resultados foram discutidos sob a perspectiva sociotécnica dos sistemas de trabalho. Com 68 medidas verificadas empiricamente, 77,3% do framework METRICS encontrou respaldo na prática profissional de indivíduos engajados em projetos CISS nos estados da Bahia, Paraíba e Pernambuco. Os resultados sugerem a atualidade conceitual e aplicada do framework METRICS em projetos CISS, bem como sua adequação para a realização de pesquisas mais abrangentes sobre gestão de profissionais e equipes de TI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Cunha, Katia Ellaine Barros. "Avalia??o de economias de escala e escopo no desempenho de equipes de servi?os aplicando An?lise de Envolt?ria de Dados DEA: um estudo em Empresa de Telecomunica??es no Brasil." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14881.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-12-17T14:52:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KatiaEBC.pdf: 420245 bytes, checksum: ea933f78f725cdad42680643833f131a (MD5) Previous issue date: 2008-12-31
This Master s Thesis proposes the application of Data Envelopment Analysis DEA to evaluate economies of scale and economies of scope in the performance of service teams involved with installation of data communication circuits, based on the study of a major telecommunication company in Brazil. Data was collected from the company s Operational Performance Division. Initial analysis of a data set, including nineteen installation teams, was performed considering input oriented methods. Subsequently, the need for restrictions on weights is analyzed using the Assurance Region method, checking for the existence of zero-valued weights. The resulting returns to scale are then verified. Further analyses using the Assurance Region Constant (AR-I-C) and Variable (AR-I-V) models verify the existence of variable, rather than constant, returns to scale. Therefore, all of the final comparisons use scores obtained through the AR-I-V model. In sequence, we verify if the system has economies of scope by analyzing the behavior of the scores in terms of individual or multiple outputs. Finally, conventional results, used by the company in study to evaluate team performance, are compared to those generated using the DEA methodology. The results presented here show that DEA is a useful methodology for assessing team performance and that it may contribute to improvements on the quality of the goal setting procedure.
Esta tese de mestrado prop?e utilizar a An?lise de Envolt?ria de Dados - DEA (Data Envelopment Analysis) na avalia??o de economias de escala e economias de escopo no desempenho de equipes de instala??o de circuitos de comunica??o de dados a partir de um estudo em uma empresa de telecomunica??es do Brasil. S?o utilizados dados obtidos junto ? ?rea de Desempenho Operacional da empresa. O resultado da an?lise inicial do conjunto de dados das dezenove equipes de instala??o considera os m?todos orientados a insumos. A partir da? analisa-se a necessidade de restri??es de pesos, pelo m?todo da Regi?o de Garantia, analisando a exist?ncia de pesos com valor igual a zero. Ap?s essa an?lise ? verificado o retorno de escala gerado pelo sistema. Atrav?s de an?lises utilizando os modelos AR-I-C e AR-I-V ? verificada a exist?ncia de retornos vari?veis de escala ao inv?s de retornos constantes, em fun??o disso todos os comparativos finais usam escores obtidos pelo modelo AR-I-V. Em seguida ? verificado se o sistema ? economicamente de escopo pela an?lise do comportamento dos escores em termos de produtos individuais ou m?ltiplos produtos. Por ?ltimo ? feito um comparativo entre os resultados convencionais utilizados pela empresa em quest?o para avaliar o desempenho das equipes e aqueles gerados pela Metodologia DEA. Os resultados apresentados garantem a utilidade da DEA como metodologia para a avalia??o de desempenho dessas equipes podendo contribuir para a melhoria da qualidade do processo de defini??o de metas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Almeida, Samary Carvalho de. "An?lise de retorno de escala e tamanho do mercado no desempenho de equipes de vendas aplicando an?lise de envolt?ria de dados DEA: um estudo em empresa de Telecomunica??es no Brasil." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14882.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-12-17T14:52:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SamaryCA.pdf: 539977 bytes, checksum: 04f5275248b46b145b22c75ed28b86b2 (MD5) Previous issue date: 2007-12-31
This Master s Thesis proposes the application of Data Envelopment Analysis DEA to evaluate the performance of sales teams, based on a study of their coverage areas. Data was collected from the company contracted to distribute the products in the state of Cear?. Analyses of thirteen sales coverage areas were performed considering first the output-oriented constant return to scale method (CCR-O), then this method with assurance region (AR-O-C) and finally the method of variable returns to scale with assurance region (AR-O-V). The method used in the first approach is shown to be inappropriate for this study, since it inconveniently generates zero-valued weights, allowing that an area under evaluation obtain the maximal score by not producing. Using weight restrictions, through the assurance region methods AR-O-C and AR-O-V, decreasing returns to scale are identified, meaning that the improvement in performance is not proportional to the size of the areas being analyzed. Observing data generated by the analysis, a study is carried out, aiming to design improvement goals for the inefficient areas. Complementing this study, GDP data for each area was compared with scores obtained using AR-O-V analysis. The results presented in this work show that DEA is a useful methodology for assessing sales team performance and that it may contribute to improvements on the quality of the management process.
Esta tese de mestrado prop?e utilizar a An?lise de Envolt?ria de Dados - DEA (Data Envelopment Analysis) na avalia??o de desempenho das equipes de vendas a partir de um estudo de suas ?reas de atua??o. S?o utilizados dados obtidos junto ? empresa contratada para distribui??o dos produtos no estado do Cear?. As an?lises das treze ?reas de vendas foram realizadas considerando o m?todo de retorno constante de escala orientado a produto (CCR-O), em seguida, esse m?todo com utiliza??o de regi?o de garantia (AR-O-C) e por ?ltimo o m?todo de retorno vari?vel de escala com utiliza??o de regi?o de garantia (AR-O-V). O m?todo utilizado na primeira abordagem mostra-se inapropriado para este estudo pois apresenta o inconveniente de gerar pesos com valor igual a zero, permitindo que uma ?rea avaliada obtenha escore m?ximo n?o produzindo. Utilizando-se restri??es de pesos, atrav?s dos m?todos da Regi?o de Garantia AR-O-C e AR-O-V, identificam-se a exist?ncia de retornos decrescentes de escala significando que a melhoria de desempenho n?o ? proporcional ao tamanho das ?reas analisadas. Atrav?s do m?todo AR-O-V foram encontradas nove ?reas eficientes. Observando os dados gerados pelas an?lises faz -se um estudo para projetar metas de melhoria para as ?reas ineficientes. Complementando o estudo, comparam-se os dados do PIB de cada ?rea com os escores obtidos na an?lise A R-O-V. Os resultados apresentados nesse trabalho garantem a utilidade da DEA como metodologia para a avalia??o de desempenho das equipes de vendas podendo contribuir para a melhoria da qualidade do seu processo de gest?o.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Luís, Carla Sofia Nogueira. "Os determinantes da performance das equipas." Master's thesis, FEUC, 2012. http://hdl.handle.net/10316/21507.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado em Gestão (Comportamento Organizacional), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho.
A presente dissertação tem como objetivo estudar a Performance das Equipas, e os seus determinantes. O modelo foi desenvolvido tendo em conta duas premissas, “eu na minha equipa” e “eu na minha organização”, que agregam a generalidade destes determinantes. O envolvimento organizacional dos colaboradores e o desempenho individual funcionarão como variáveis mediadoras nesta relação. Também serão alvo de estudo a satisfação, a realização dos colaboradores e a satisfação com a gestão, avaliando o seu impacto no desempenho. O propósito deste estudo insere-se na revisão da literatura sobre o conceito do desempenho das equipas no contexto organizacional português. Analisam-se as características organizacionais e funcionais das equipas que possam promover o envolvimento organizacional, o desempenho individual e por último a performance das equipas. Este trabalho será efetuado com base num modelo teórico de investigação, que procura explorar os resultados atitudinais dos membros das equipas em organizações a laborar no território português. No atual cenário de globalização as organizações têm de ser mais competitivas e dependem do trabalho em equipa para responder eficazmente. O bom desempenho das equipas permitirá originar organizações eficazes, com elevados níveis de produtividade, qualidade e satisfação dos seus membros no trabalho, bem como satisfazer os seus clientes, sendo estas equipas de elevado desempenho. De acordo com Jordão (2006) as pessoas que trabalham em equipa são mais produtivas (menos perdas de tempo e de materiais), produzem trabalho de qualidade superior, sentem uma maior satisfação no trabalho e incutem uma boa satisfação aos clientes. Citando Aristóteles “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente”. A excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito. Trabalhar em equipa pode-se tornar um hábito após ultrapassar diversas zonas de desconforto. Atualmente, já não chega trabalhar apenas em equipa, o presente e o futuro exigem-nos equipas que consigam atingir elevados desempenhos, para que as mesmas consigam sobreviver e destacar-se.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Barros, Fernando Rafael Casado de. "Avaliação de desempenho profissional produzido pela equipe gestora de uma escola." Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1318.

Full text
Abstract:
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2016-04-29T13:26:53Z No. of bitstreams: 1 fernandorafaelcasadodebarros.pdf: 1897916 bytes, checksum: ddc5fbbfe75f88cd61d2d246877e778a (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2016-05-02T01:19:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 fernandorafaelcasadodebarros.pdf: 1897916 bytes, checksum: ddc5fbbfe75f88cd61d2d246877e778a (MD5)
Made available in DSpace on 2016-05-02T01:19:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 fernandorafaelcasadodebarros.pdf: 1897916 bytes, checksum: ddc5fbbfe75f88cd61d2d246877e778a (MD5) Previous issue date: 2014-09-30
O presente trabalho tem o objetivo de propor uma ferramenta de auxílio à gestão de uma escola estadual do Rio de Janeiro com enfoque no desempenho docente. Trata-se de um instrumento de avaliação profissional, elaborado por Rezende (2012), com base em modelos de gestão por competências (FRIOZI, 2009) e pautadas em Perrenoud (2000). A justificativa para tal proposta está atrelada aos desafios que a atual equipe gestora tem enfretado no que se refere aos aspectos administrativo-pedagógicos, em virtude de um histórico vivenciado pela escola. Em 2005, houve a substituição da diretora geral em função de um novo processo de indicação implementado pelo Estado do Rio de Janeiro. Esta nova forma de indicação alterou o sistema de nomeação e exoneração dos diretores escolares. A nova diretora nomeou uma equipe gestora, composta por um diretor adjunto e uma secretária, e procurou renovar a equipe de docentes, o que ocorreu de forma gradativa e por ações administrativas indiretas, dentre elas: alteração e ajuste do horário de trabalho, redistribuição das tarefas dos professores desviados com seu respectivo retorno à função de origem e a não oposição para aqueles que desejaram a relotação e aumento na agilidade de autuação dos processos de aposentadoria para os que tinham o direito. Assim ocorreram diversas substituições e a equipe da atual gestão encontra-se renovada. Nesse novo cenário, e entendendo a importância da avaliação do desempenho docente para o processo ensino-aprendizagem e para a gestão escolar, busca-se estabelecer um critério que seja capaz de medir, avaliar e conferir transparência ao trabalho docente. O presente estudo foi realizado à luz de conceitos gerenciais em voga na gestão pública da Educação, especialmente na esfera regional, do Estado do Rio de Janeiro. Os dados resultantes do instrumento de avaliação profissional, sob a forma de questionário direcionado ao próprio docente, ao aluno e à equipe gestora, servirão de referência para que a gestão da escola possa avaliar o trabalho do docente e criar um alinhamento da prática pedagógico-administrativa.
This paper aims to propose a support tool for the management of a public school in Rio de Janeiro with a focus on teacher performance. This is a professional assessment tool, developed by Rezende (2012), based on competency management models (FRIOZI, 2009) and guided by Perrenoud (2000). The justification for this proposal is linked to the challenges that the current management team has faced with regard to administrative and pedagogical aspects, due to a history lived by the school. In 2005, there was the replacement of the Principal on the basis of a new nomination process implemented by the State of Rio de Janeiro. This new fashion statement changed the naming system and dismissal of school principals. The new principal has appointed a management team consisting of a principal and a secretary, and sought to renew the team of teachers, which occurred gradually and indirect administrative actions, such as: change and adjustment of working hours, redistribution of tasks of the diverted teachers with their respective homing function and no opposition to those who wished to relocation and increased agility assessment of retirement processes for which they were entitled. So there were several substitutions and the current management team is renewed. In this new scenario, and understanding the importance of teacher performance assessment for teaching-learning process and school management, we seek to establish a criterion to be able to measure, evaluate and provide transparency to teaching. This study was conducted in the light of managerial concepts in vogue in the public administration of education, especially at the regional level, the State of Rio de Janeiro. Data from professional assessment tool, in the form of a questionnaire given to the teachers themselves, the student and the management team, will serve as a reference for the school management to evaluate the work of teachers and create an alignment of teaching and administrative practice .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Sanchez, Paulo José. "Avaliação do desempenho em equinos suplementado com coenzima Q10." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10135/tde-08042015-113247/.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de se investigar o efeito da suplementação de coenzima Q10 sobre o desempenho de equinos em treinamento aeróbio, foram utilizados dez equinos do sexo masculino, castrados, da raça Puro Sangue Árabe, com idade de 48±8,15 meses e peso 473±34,75 kg, divididos em grupo controle (GC) e grupo suplementado (GS). O experimento foi conduzido no Laboratório de Pesquisa em Alimentação e Fisiologia do Exercício de Equinos (LABEQUI), pertencente à FMVZ-USP, no Campus Administrativo de Pirassununga, São Paulo, adotando-se o consumo diário individual de 2% do peso corpóreo, com base na matéria seca, sendo 50% de volumoso composto por feno de gramínea e 50% de concentrado comercial. Os animais inseridos no grupo suplementado (GS) receberam individualmente a inclusão diária de 800mg de coenzima Q10 adicionado à dieta de concentrado durante os 90 dias de experimento. Todos os animais foram exercitados cinco vezes por semana, durante sessenta minutos, na velocidade máxima de 15 km/h, em exercitador circular mecânico para cavalos, controlado eletronicamente. Durante o experimento foram realizados análise hematológica e bioquímica (AST, CK e LDH), mensuração da curva de glicose e de lactato, monitoramento da frequência cardíaca e sudorese dos equinos. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado com medidas repetidas no tempo, com dados estatisticamente significantes sendo submetidos à análise de regressão. Através das análises hematológicas, bioquímicas, da curva glicose e de lactato, pode-se observar a higidez e a adaptação dos animais frente ao protocolo de treinamento. O grupo suplementado apresentou efeito de tratamento para a enzima creatinaquinase, e apresentou menor oscilação da frequência cardíaca e da taxa de sudação. Conclui-se que a suplementação de equinos atletas com coenzima Q10 submetidos a exercício aeróbio influenciou no desempenho atlético dos cavalos
With the goal of investigating the effect of Coenzyme Q10 supplementation on the performance of equines subject to aerobic exercise, ten pure Arabian geldings, aged 48±8,15 months and weighing 473±34,75 kg were divided into control group (GC) and supplemented group (GS). The experiment was performed at LABEQUI - Equine Nutrition and Exercise Physiology Research Laboratory, which belongs to FMVZ - USP, School of Veterinary Medicine and Animal Science of USP (São Paulo University), which belongs to Campus Pirassununga. Individual intake of food was considered 2% of body weight, of which 50% corresponded to grass hay and 50% to commercial pelleted concentrate. The horses in the supplemented group (GS) received a daily inclusion of 800 mg of coenzyme Q10, added to the concentrated food during the 80 days of the experiment. All animals were exercised five days per week, during sixty minutes, at a top speed of 15 km/h, in a electronically controlled circular mechanical walker. During the experiment, blood tests and biochemical analysis (AST, CK, and LDH) were conducted, as well as measurements of glucose and lactate curves and monitoring of heart frequency and perspiration. The method used was totally casual lineation with measures repeated in time, with statistically significant data being submitted to regression analysis. Animals’ healthiness and adaptation to the training protocol could be observed through hematological and biochemical analysis and glycemic and lactate curves. The supplemented group showed a treatment effect for the enzyme creatinekinase, and showed less fluctuation in heart rate and sweating rate.. It was concluded that supplementation with coenzyme Q10 of equine athletes submitted to aerobic exercise had a positive effect on the athletic performance of the horses
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Seguel, Martínez Hugo Germán. "Creación y gestión de equipos virtuales globales de alto desempeño." Tesis, Universidad de Chile, 2013. http://www.repositorio.uchile.cl/handle/2250/114025.

Full text
Abstract:
Magíster en Gestión y Dirección de Empresas
La presente tesis propone un modelo funcional para la creación y gestión de un equipo virtual global de alto desempeño (EVGAD), uno de los factores principales para el éxito de organizaciones multinacionales en una economía globalizada. En dicho modelo, se identifican las variables exógenas que proporcionan las condiciones de estabilidad del equipo; y las variables endógenas que son fundamentales para alcanzar el desempeño óptimo requerido bajo un régimen estable del equipo durante todo su ciclo de vida. Estas variables, además, dan a conocer la dinámica interna desde la óptica de la gestión del equipo y de la aplicación de la teoría motivacional basada en el Self Determination Theory y en el modelo OSAR con el fin de alcanzar robustez en completa conspiración con el desempeño. Además, se analizan las fronteras culturales que un equipo virtual debe atravesar, se construye una definición como sustento teórico para este estudio y las distinciones de un equipo virtual global de alto desempeño en relación a un equipo virtual tradicional. Se analiza y sugiere una serie de consideraciones como mejores prácticas para la creación de un EVGAD y las competencias necesarias que debe tener su líder. Este estudio destaca la importancia de incluir en la estrategia de crecimiento y expansión de organizaciones globales la utilización de EVGAD en sus actividades primarias con el objeto de buscar una constante flexibilidad frente a la dinámica de mercado y al mismo tiempo seguir siendo competitivas. Evidentemente, mientras más aumenta la necesidad de crear ventajas competitivas en las organizaciones globales, mayor será el protagonismo de los equipos virtuales de alto desempeño. El desafío principal de los EVGAD no es qué tecnologías usar sino cómo lograr que sus miembros trabajen unidos en armonía, compartan una visión y logren sus metas con éxito. Como se menciona en este estudio, la capacidad del líder para gestionar y dirigir un EVGAD es una competencia gerencial crucial para el presente y futuro en el creciente mercado global.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Gomes, Luís Pedro Carriço Pita. "Cultura organizacional e desempenho das equipas dos cuidados de saúde primários do Alentejo Central." Master's thesis, Universidade de Évora, 2020. http://hdl.handle.net/10174/29035.

Full text
Abstract:
A reforma de 2005 dos cuidados de saúde primários portugueses, promoveu mudanças na cultura organizacional. Através de uma abordagem quantitativa, tendo como estratégia de investigação a sondagem, aplicou-se o Denisson Organizational Culture Survey, com o objetivo de caracterizar a cultura organizacional das Equipas dos Cuidados de Saúde Primários do Alentejo Central. Pretende-se investigar a existência de subculturas (profissionais e tipo de unidade), bem como de correlações entre a cultura organizacional e o desempenho das unidades (medido através do Índice de Desempenho Setorial: Área do Desempenho Assistencial). Foi encontrada evidência empírica das referidas subculturas e de correlações positivas entre a cultura percecionada pelos colaboradores e o desempenho das unidades. A dimensão envolvimento foi a que apresentou média mais elevada face às restantes dimensões. Os resultados apontam para a necessidade de reforço, através das políticas de recursos humanos, da dimensão missão, com o intuito de melhorar o desempenho das unidades; Abstract: Organizational Culture and Performance in the Alentejo Central Primary Healthcare Units In 2005, the primary health care reform in Portugal, promoted changes in the organizational culture. Using a quantitative approach, through survey as a research strategy, the Denisson Organizational Culture Survey was applied with the goal of characterizing the organizational culture of the Alentejo Central Primary Health Care Teams. We intend to investigate the existence of subcultures (professionals and of type of unit), as well of correlations between organizational culture and performance (measured through the Índice de Desempenho Setorial: Área do Desempenho Assistencial). Empirical evidence was found of the referred subcultures and of the existence of positive correlations between the organizational culture perceived by employees and the performance of the healthcare units. The involvement dimension was the one with the highest average compared to the other dimensions. The results point to the need to reinforce, through human resources policies, the mission dimension, to improve the performance of the healthcare teams.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Möller, Gabriella. "Desempenho reprodutivo da égua crioula." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2014. http://hdl.handle.net/10183/96906.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar alguns aspectos reprodutivos de éguas Crioulas a fim de verificar a influência destes nos índices de prenhez: idade das éguas, status reprodutivo, uso do cio do potro, presença de líquido intra-uterino (LIU), eficiência dos tratamentos pós-cobertura, presença de cistos endometriais, realização de vulvoplastia, incidência de ovulações duplas e gestações gemelares. Foram utilizados 517 ciclos de 406 éguas Crioulas de um rebanho comercial, com idades entre dois e vinte e dois anos. O índice de prenhez por ciclo foi de 80,5% aos 12 dias, 76,5% aos 42 dias e a mortalidade embrionária foi de 3,9%. O índice de prenhez foi influenciado pela idade das éguas (P < 0,01). O índice de prenhez no cio do potro foi de 85,4%, melhor que o índice obtido pelas éguas em que não se utilizou este cio e que foram cobertas no subseqüente (P = 0,07). O método de cobertura influenciou a prenhez, sendo a inseminação superior à monta natural (P = 0,01). A idade influenciou a presença de LIU sendo a incidência em éguas com mais de 12 anos maior que nas mais jovens (P < 0,01). A presença de cistos endometriais influenciou negativamente a taxa de prenhez aos 12 e aos 42 dias (P = 0,00). A correção cirúrgica da região perineal melhorou os índices de prenhez aos 12 e aos 42 dias (P < 0,05). A taxa de ovulações duplas foi de 4,84% e não influenciou os índices de prenhez aos 12 e aos 42 dias (P > 0,5). Em 6 ciclos (1,16%) de 5 éguas solteiras foram observadas gestações gemelares. Concluímos que a fertilidade das éguas Crioulas é influenciada pela idade das éguas, pela conformação vulvar, pela presença de cistos endometriais e pelo status reprodutivo. O acúmulo de LIU é um fator importante na reprodução da égua Crioula e deve ser observado e devidamente tratado para a obtenção de melhores índices de prenhez.
The aim of this study was to evaluate the reproductive aspects of Crioulo mares to verify the influence of the following aspects on the pregnancy rates: mare’s age, reproductive status, use of foal heat, presence of intrauterine fluid (IUF), efficiency of post-breeding treatments, presence of endometrial cysts, incidence of double ovulations and twin pregnancies. There were used 517 cycles of 406 Crioulo mares of a commercial herd, with ages varying from 2 to 22 years old. Pregnancy rate per cycle was 80.5% at 12 days, 76.5% at 42 days and embryo mortality was 3.9%. The pregnancy rate was influenced by the age of the mares (P < 0.01). Pregnancy rate on foal heat was 85.4%, better than the rate obtained by the mares which foal heat was not used and the subsequent cycle was (P = 0.07). The breeding method influenced pregnancy, being artificial insemination superior to natural breeding (P = 0.01). Age influenced the presence of IUF, once the incidence was higher in mares with more than 12 years old than in younger mares (P < 0.01). The presence of endometrial cysts negatively influenced the pregnancy rate at 12 and 42 days (P = 0.00). Surgical repair of perineal region improved the pregnancy rates at 12 and 42 days (P < 0.05). The rate of double ovulations was of 4.84% and did not influence the pregnancy rates either at 12 and 42 days (P > 0.5). In 6 cycles (1.16%) of 5 single mares there were observed twin pregnancies. We concluded that the fertility of Crioulo mares is influenced by the age of the mares, vulvar conformation, presence of endometrial cysts and reproductive status. The accumulation of IUF is an important factor on the reproduction of Crioulo mares and must be observed and correctly treated in order to obtain better pregnancy rates.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Reyes, Guevara Rocío del Pilar, and Tito Ruth Damaris Zegarra. "Productividad de equipos no jerárquicos y el desempeño de las empresas." Bachelor's thesis, Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC), 2020. http://hdl.handle.net/10757/653248.

Full text
Abstract:
La confianza es un elemento primordial en todas las dimensiones de la vida, es necesaria para las relaciones intrapersonales y para el intercambio de conocimientos, por lo cual resulta ideal confiar en la tarea del otro. El propósito de este trabajo es que las organizaciones evalúen sus estructuras y las divisiones de trabajo de cada área con el objetivo de cerrar brechas y mantener al personal motivado. Por ese motivo, se utilizaron treinta fuentes científicas que permitieron conocer cómo la confianza es fundamental para que un equipo de trabajo obtenga un resultado de calidad, incluyendo en este proceso otros factores como la manipulación de confianza, una cultura organizacional estable, liderazgo transformacional y recursos para llegar al objetivo. Se utilizó el método explicativo para determinar el impacto de la confianza en las estructuras organizacionales y los factores que participan para obtener un resultado exitoso. El objetivo principal es evaluar los factores y los mecanismos que impactan de manera positiva en el desempeño, especialmente, la confianza. Así mismo, sobresalió la importancia del intercambio de conocimientos entre los miembros de un equipo, además de la comunicación efectiva.
Trust is an essential element in every dimension of life. It is necessary for intrapersonal relationships and for the exchange of knowledge, thus, it becomes imperative to trust in others’ work. The purpose of this research is that organizations evaluate their structures and the divisions of each area with the aim of closing gaps and keeping the staff motivated. For this reason, thirty scientific sources were analyzed that allowed us to know how trust is essential for that a work team obtains a quality result, including in this process other factors such as the manipulation of trust, a stable organizational culture, transformational leadership and resources to reach the objective. An explanatory method was used to determine how trust impacts organizational structures and to identify the factors needed to obtain a successful result. The main objective is to evaluate the factors and mechanisms that positively impact performance, considering confidence as a starting point. In addition, the importance of the exchange of knowledge between team members and of effective communication was highlighted.
Trabajo de Suficiencia Profesional
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Medeiros, Bethânia da Rocha. "Análise da estrutura populacional e estimativa de parâmetros genéticos para medidas de desempenho esportivo na modalidade salto de cavalos da raça brasileiro de hipismo." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2014. http://hdl.handle.net/10183/102612.

Full text
Abstract:
A raça Brasileiro de Hipismo (BH) consiste em uma população aberta, selecionada para a modalidade Salto, entre outros esportes equestres. Os objetivos deste estudo consistiram na pesquisa de parâmetros genéticos para características avaliadas subjetivamente durante a Aprovação de Garanhões, e suas correlações genéticas com medidas de desempenho esportivo em competições de salto. A estimativa de indicadores de variabilidade genética e descrição da contribuição individual dos ancestrais de maior importância para a geração atual da raça foi também realizada. Três bancos de dados foram utilizados: um com informações genealógicas de 34.393 animais (PEDIGREE); o segundo com avaliações subjetivas das características morfológicas e funcionais de 294 cavalos (APROVAÇÃO) e o terceiro com 54.852 resultados de competições de salto de 1.596 animais (DESEMPENHO). A análise de PEDIGREE foi realizada duas vezes: para a subpopulação de cavalos nascidos até 1995 (ANTERIOR) e para aquela nascida nos últimos 15 anos (15ANOS) representando a geração atual; e permitiu a estimativa dos parâmetros: endogamia (F) individual e média, tamanho efetivo da população (Ne), número efetivo de fundadores (fe), número efetivo de ancestrais (fa) e número de fundadores genoma equivalentes (fg). A análise conjunta das três bases de dados permitiu a estimação de parâmetros genéticos e correlações genéticas entre os aspectos funcionais avaliados subjetivamente em APROVAÇÃO com os resultados de competições oficiais: classificação em cada percurso de salto executado (CLASSI) e pontuação final resultante de cada classificação (PONTF). Os componentes de (co)variância foram obtidos com a aplicação do Modelo Animal, via metodologia de Máxima Verossimilhança Restrita Livre de Derivadas. O parâmetros Ne estimado por aumento na coancestria foi igual a 188.59 (±3.24). O parâmetro fe foi estimado em 466 e 222 para ANTERIOR e 15ANOS; fa representou o número de ancestrais igual a 274 e 129, respectivamente. A diferença encontrada em fe e fa para ANTERIOR e 15ANOS indicou a perda de alelos originais. O aumento na contribuição de alguns fundadores informou a preferência dos criadores por algumas linhagens, sem impactos negativos sobre os níveis de endogamia. As estimativas de herdabilidade (h²) foram de maior magnitude para as características avaliadas em APROVAÇÃO; particularmente para temperamento (h²=0,43), conformação de dorso-lombo (h²=0,42) e de casco (h²=0,40). Em menor grau, foram importantes para outras características morfológicas como: membro anterior (h²=0,37), cabeça-pescoço (h²=0,36), garupa (h²=0,32), aprumos dinâmicos (h²=0,32) e peito-tórax-ventre (h²=0,30). As características funcionais de maior herdabilidade e com correlações genéticas (ϒg) favoráveis com resultados de competição esportiva foram: passo (h²=0,36), mecânica de posteriores no salto (h²=0,36) e galope (h²=0,35). As estimativas para CLASSI (h² entre 0,00 e 0,09) e PONTF (h² entre 0,07 e 0,67) indicaram grande variação ambiental e possibilidade de redução da mesma com a utilização de resultados de eventos específicos, voltados para cavalos com idades padronizadas. As avaliações subjetivas do salto com potencial de resposta favorável à seleção indireta para PONTF, e sem prejuízos à CLASSI, foram elencadas em ordem de importância: potência (ϒg=1,00), mecânica de membros posteriores (ϒg=0,39), respeito (ϒg=0,20), e regularidade (ϒg=0,08). As estimativas de herdabilidade e correlações genéticas obtidas permitem o direcionamento futuro de um programa de seleção baseado em valores genéticos e critérios passíveis de maior resposta à seleção.
Brasileiro de Hipismo (BH) represents an open population under selection for show jumping and other equestrian sports. The objectives of this study consisted in the estimation of genetic parameters for traits evaluated subjectively during the Stallion’s Approval procedure, and their genetic correlations with measures performance in jumping competitions. Indicators of genetic variability and the individual contribution of the most important ancestors for the current generation were also estimated. Three databases were used: one with genealogical information on 34,393 animals (PEDIGREE); the second with subjective assessments of morphological and functional characteristics on 294 horses (APPROVAL) and the third with 54,852 results of jumping competitions on 1,596 horses (PERFORMANCE). PEDIGREE analysis was performed twice: for the subpopulation of horses born until 1995 (PREVIOUS) and the subpopulation of horses born in the last 15 years (15YEARS), representing the current generation. The following parameters were estimated: individual and average inbreeding (F); effective population size (Ne), effective number of founders (fe), effective number of ancestors (fa) and number of founder genome equivalents (fg). Heritability (h²) was estimated for the available traits, as well as genetic correlations between those subjectively evaluated in APPROVAL with the classification in each competition (CLASSI) and the points resulting from each classification (PONTF) in PERFORMANCE. The (co)variance components were estimated by applying the Animal Model, via Derivative-Free Restricted Maximum Likelihood methodology. Phenotypic relationships between the APPROVAL traits and PERFORMANCE were also described. Ne estimated by increase in coancestry was equal to 188.59 (± 3:24). fe was estimated at 466 and 222 for PREVIOUS and 15YEARS subpopulations; fa was equal to 274 and 129, respectively. The difference in fe and fa from PREVIOUS to 15YEARS indicated a loss of alleles. The increase in the contribution of some founders represented the breeder’s preference for some strains, without negative impacts on inbreeding levels. Estimates of heritability (h²) for each trait were greater for the traits evaluated in APPROVAL; particularly for temperament (h²=0,43), conformation of the back (h²=0,42) and hooves (h²=0,40). Additive genetic variance was also important for some other morphological characteristics including: forelimb (h²=0,37), head-neck (h²=0,36), rump (h²=0,32), pace correctness (h²=0,32) and chest-thorax-abdomen (h²=0,30). The functional traits of greater heritability and favorable genetic correlation (ϒg) with jumping performance in competitions (PONTF) were: walk (h²=0,36), hind limbs mechanics during jumping (h²=0,36) and canter (h²=0,35). Estimates for CLASSI (h² from 0,00 to 0,09) and PONTF (h² entre 0,07 e 0,67) indicated strong environmental influence. As lower heritabilities were estimated for performance in competitions with high environmental variation the possibility of reduction of such variation was demonstrated by including exclusively results from specific competitions designed for young horses. Subjective assessments for jumping potential which could provide a favorable response to indirect selection for PONTF, were listed in order of importance: power (ϒg=1,00), hind limbs mechanics during jumping (ϒg=0,39), respect (ϒg=0,20), and regularity (ϒg=0,08). Estimates obtained of heritability and genetic correlations should allow for the future direction of a selection program based on breeding values and scientific criteria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Rocha, Rodrigo Vilela da. "Avaliação de desempenho humano individual e em equipe em simulações interativas distribuídas de treinamento." Universidade Federal de São Carlos, 2012. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/530.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:06:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 5247.pdf: 4506683 bytes, checksum: c96faa985ac336ef47e06d250cb3dc14 (MD5) Previous issue date: 2012-09-25
The distributed interactive simulations can be used to train human actions and behaviors in dangerous situations, which way reduce the risks to life and/or patrimony. As part of the training in virtual environments, is important that learners are assessed not only after exercise virtual training, but also during this period that there may be occasional interventions by the coach in the learning process. However, the development of training simulations is complex and not always the human evaluation, post and share in real time, is offered to the learner as a learning resource and training support as coach. A computer systemis being developed in the WINDIS Laboratory at UFSCar s Computer Department, to support the modeling, construction, execution, management and control of complex training simulations, using emergency preparedness and response as application areas. This work is part of that system and aims to create an individual and/or group performance evaluation sub system in distributed interactive simulations in order to better train apprentices in emergency management processes. It had been used theories, methods and best practices for evaluating human performance to create this sub system. During the preparation of simulations and human performance evaluations, it had been used preparedness and response to emergencies standards and protocols for conducting drills accordingly to São Paulo State, as well as the support of professional experts (São Carlos Fire Department). The modeling, simulations and ontologies used in this project were developed by the students in an integrated manner at WINDIS laboratory. As an individual part of this paper, it has been developed three modules that enable, respectively, the training assessments configuration, the monitoring and evaluation at runtime (with proper measurement for the proposed scenario, the instructor interaction in the simulation and analysis of competences Individual and team), and the analysis and after-action orientation. Two scenarios were developed a concept proof, one for fire department truck s control panel and other to conduct fire-fighting with indirect attack.
As simulações interativas distribuídas podem ser utilizadas para treinar ações e comportamentos humanos em situações de emergência, podendo reduzir os riscos à vida e/ou ao patrimônio. Como parte do treinamento em ambientes virtuais, é importante que os aprendizes sejam avaliados não só após os exercícios virtuais de treinamento, mas também durante este período para que possa haver intervenções pontuais do treinador no processo de aprendizagem. Entretanto, o desenvolvimento de simulações de treinamentos é complexo e nem sempre a avaliação humana, pós-ação e em tempo real, é oferecida ao aprendiz como recurso de aprendizagem e ao treinador como apoio ao treinamento. Um sistema está sendo desenvolvido no Laboratório WINDIS do Departamento de Computação da UFSCar, para apoiar a modelagem, construção, execução, gerenciamento e controle de simulações complexas de treinamento, tendo a preparação e resposta à emergência como uma das áreas de aplicação. O presente trabalho é parte desse sistema e tem como objetivo criar um subsistema de avaliação de desempenho individual e/ou em equipe em simulações interativas distribuídas, com a finalidade de melhor treinar aprendizes nos processos de gerenciamento da emergência. Para a criação desse subsistema foram utilizados teorias, métodos e boas práticas de avaliação de desempenho humano. Na elaboração das simulações e avaliações de desempenho humano foram utilizadas normas de preparação e resposta a emergências e protocolos para realização de exercícios simulados, vigentes no Estado de São Paulo, além do apoio de profissionais especialistas (Corpo de Bombeiros de São Carlos). A modelagem, as simulações e as ontologias utilizadas neste projeto foram desenvolvidas de maneira integrada pelos alunos do laboratório WINDIS. Como parte individual deste trabalho, foram desenvolvidos três módulos que possibilitam, respectivamente, a configuração de avaliações de treinamentos, o monitoramento e avaliação de treinamentos em tempo de execução (com medição adequada para o cenário proposto, interação do instrutor com a simulação e análise de competências individuais e em equipe) e a análise e orientação pós-ação. Dois cenários foram desenvolvidos como prova de conceito, um para o treinamento do painel de controle do caminhão do corpo de bombeiros e outro de combate a incêndio com ataque indireto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography