Academic literature on the topic 'Desempenho das Equipes'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Desempenho das Equipes.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Desempenho das Equipes"

1

Montanari, Robson Luiz, Luiz Alberto Pilatti, Isaura Alberton de Lima, and Cezar Augusto Romano. "A maturidade e o desempenho das equipes no ambiente produtivo." Gestão & Produção 18, no. 2 (2011): 367–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2011000200011.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo identificar a influência da maturidade das equipes no desempenho das suas atividades. Para tanto, sete equipes de uma prestadora de serviços foram analisadas. Os procedimentos metodológicos foram permeados por entrevistas, observações não participantes, aplicação de dois questionários e três instrumentos. Os resultados permitiram identificar influências da maturidade no desempenho das equipes em ambiente produtivo, bem como verificar que ela está intimamente relacionada ao comportamento revelado no desempenho dentro do grupo. Nas equipes com maior maturidade, comportamentos indesejáveis ao desempenho coletivo não apareceram na mesma proporção aos das equipes com menor grau de maturidade. Infere-se que, à medida que a maturidade dos grupos é aumentada, pela presença de integrantes mais comprometidos e com confiança mútua, os membros das equipes mudam o comportamento alterando a forma de funcionamento do grupo e transformando-se em uma equipe. Se as equipes em estudo, dentro de uma sequência evolutiva de funcionamento, aumentarem sua maturidade, tendem a influenciar positivamente o seu desempenho no ambiente produtivo em que estão inseridas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Coelho, Francisco das Chagas Araújo, and Ronny Batista de Sousa. "Equipes de alta performance e o papel do líder para sua construção e desenvolvimento." Research, Society and Development 10, no. 3 (March 21, 2021): e42310313216. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13216.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa versa sobre as equipes de alta performance e o líder. As equipes de trabalho efetivamente tornaram-se uma finalidade no mundo institucional, no presente estas equipes têm angariado ênfase pelo seu desempenho e a efeito disto verificou-se a utilidade de desenvolver equipes eficazes e de alta performance. Assim questionou-se, qual o papel do líder como construtor e avaliador de desempenho em equipes de alta performance? Sustentada pela hipótese de que o líder tem o papel de motivador, avaliador, gerenciador nas equipes de alta performance. A pesquisa tem como objetivo, compreender as distintas concepções teóricas sobre equipes de alta performance e observar o papel do líder como construtor e avaliador de desempenho. A fim de responder o objetivo proposto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica de cunha qualitativo dedutivo. Os resultados indicam que, o líder possibilita o desenvolvimento e o crescimento da equipe, e estimula a resolução de conflitos, a participação, correlação de conhecimentos, competências e ações que provêm de seus componentes, favorecendo para que estas equipes sejam competentes e se tornem um diferencial para a instituição. Conclui-se que as instituições precisam adotar estruturas de equipes com foco no desempenho e um líder capacitado para guiar na direção a alta performance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Araujo, João Bosco Castro, and Vera L. Cançado. "Confiança e Desempenho de Equipes." Revista Eletrônica de Ciência Administrativa 12, no. 1 (April 30, 2013): 75–91. http://dx.doi.org/10.5329/recadm.2013005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Weisz, Natalia, and Roberto S. Vassolo. "O capital social das equipes empreendedoras nascentes." Revista de Administração de Empresas 44, no. 2 (June 2004): 26–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902004000200004.

Full text
Abstract:
O capital social tem sido considerado uma força impulsionadora no surgimento e crescimento de novas organizações. Esta pesquisa investiga os efeitos do capital social sobre os projetos de empresas nascentes, conduzidos por equipes empreendedoras. Usando uma amostra de 33 equipes empreendedoras nascentes, o estudo explora: 1) a estrutura social interna da equipe, refletida pelos padrões de comunicação e sentimentos entre seus membros; e 2) a estrutura social externa da equipe, refletida na diversidade de laços que seus membros mantêm com terceiros e que influencia no avanço de uma idéia para negócios. Concluiu-se que equipes com elevado capital social externo apresentam um desempenho superior, ao passo que os resultados empíricos não sustentaram que o capital social interno seja melhor para o desempenho da equipe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Zin, Roque Alberto, Ligia Pichetti Bombana, and Paulo Fernando Pinto Barcellos. "Avaliação das equipes de vendas de duas empresas com a matriz BCG utilizando lucro e margem de contribuição." Gestão & Produção 25, no. 4 (July 30, 2018): 826–38. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x634-18.

Full text
Abstract:
Resumo No presente trabalho o método da matriz BCG foi adaptado para ser utilizado na avaliação do desempenho das equipes de vendas de duas empresas de segmentos e tamanhos diferentes, sendo uma empresa fabricante de móveis e a outra uma fabricante de fios especiais para tricô e decoração. Depois de apurados os resultados, as equipes de vendas de ambas as empresas foram classificadas em uma matriz que relaciona o seu faturamento com a margem de contribuição e o lucro de cada uma. A classificação das equipes foi feita em relação aos resultados das empresas. A sua alocação em quadrantes ilustra o desempenho quantitativo e qualitativo de cada equipe de vendas em relação à média da empresa. Os resultados mostram a similaridade de posicionamento das equipes de venda, mesmo tratando-se de empresas em segmentos diferentes, bem como as distorções geradas com o uso de rateio de custos fixos na análise de desempenho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alves, Carolina dos Reis, Mariléia Chaves Andrade, and Claudio Luis de Souza Santos. "Longitudinalidade e formação profissional: fundamentos para o desempenho das equipes de saúde da família." Saúde em Debate 40, no. 111 (December 2016): 268–78. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201611121.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo tem como objetivo avaliar o desempenho de equipes de saúde da família por meio do monitoramento dos indicadores de saúde contratualizados no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Trata-se de estudo transversal, de cunho descritivo e abordagem quantitativa. Os resultados revelam que as equipes com desempenho satisfatório em todos os indicadores e em todos os anos analisados possuem maior tempo de implantação associado ao tempo de permanência do enfermeiro. Demonstram, também, que o tempo influencia diretamente o resultado, já que longitudinalidade e continuidade são atributos específicos da atenção primária construídos e estabelecidos com os usuários, o que favorece o estabelecimento do vínculo do usuário à equipe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dias, Maria Aparecida Muniz Jorge, and Renata Simões Guimarães e. Borges. "Estilos de liderança e desempenho de equipes no setor público." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 21, no. 1 (April 2015): 200–221. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.0542014.53468.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo analisar como os estilos de liderança dos gestores públicos influenciam o desempenho das equipes. Com base em pesquisas anteriores, a hipótese colocada neste estudo é que o estilo de liderança transformacional levaria aos melhores resultados de desempenho. Com isso, foi realizado um survey no poder executivo do estado de Minas Gerais, cuja amostra obtida foi de 315 servidores representando 82 equipes. Questionários padronizados e baseados em instrumentos amplamente testados foram aplicados. Os resultados desta pesquisa não confirmam a literatura sobre liderança, pois os servidores apontam que o desempenho das equipes é influenciado positivamente pelo estilo de liderança transacional e não transformacional. Ou seja, os líderes que utilizam mecanismos de negociação que atrelam o desempenho a recompensa são os que obtêm melhores resultados. Esta pesquisa revela que na administração pública o estilo de liderança transacional está associado ao melhor desempenho das equipes, cujas características possuem uma interface com o novo modelo da política de gestão de pessoas, que tem como um de seus pilares a meritocracia. No entanto, é preciso repensar o papel da liderança no setor público uma vez que a liderança transacional excessiva leva a um baixo envolvimento do funcionário. Este aspecto é evidenciado na medida de desempenho que revela que o comprometimento profissional das equipes é o mais baixo índice de desempenho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Borges, Andrew Carneiro, Leonardo dos Santos Oliveira, Antônio Meira Neto, Gilmário Ricarte Batista, and Elaine Cappellazzo Souto. "Desempenho Técnico em Equipes de Voleibol Sentado Masculino." Journal of Health Sciences 18, no. 1 (March 4, 2016): 28. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2016v18n1p28-31.

Full text
Abstract:
<p>A análise do jogo consiste em uma das estratégias para o técnico identificar os fatores que interferem no rendimento de suas equipes. O presente estudo teve como objetivo comparar o desempenho técnico do saque e ataque no voleibol sentado entre equipes finalistas de uma competição da Região Nordeste. Participaram do estudo quatro equipes do Campeonato Alagoano de Voleibol Sentado Masculino de 2014. Foram filmados seis jogos e analisados 522 saques e 267 ataques. A análise de jogo foi realizada por meio de uma escala <em>likert</em> de cinco pontos e o desempenho técnico foi avaliado por coeficientes de performance de saque (CPS) e ataque (CPA). Para comparar o desempenho entre as equipes foi utilizada a ANOVA one-way, com post hoc de Tukey, com significância de 5%. Os resultados revelaram uma tendência linear no CPS (1º lugar=2,47±0,30; 2º lugar=2,09±035; 3º lugar=2,04±0,35; 4º lugar=1,57±0,35), mas foi encontrada diferença significativa apenas entre o 1º lugar e o 2º lugar (p=0,02). Em adição, não foram encontradas diferenças estatísticas no CPA (1º lugar=2,13±0,31; 2º lugar=21,66±055; 3º lugar=1,87±0,33; 4º lugar =2,38±1,06). Concluiu-se que o saque foi um fator determinante para o sucesso na competição de voleibol sentado e o ataque pode variar.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Marotz, Daniela Patrícia, Luiz Henrique Figueira Marquezan, and Carlos Alberto Diehl. "Clubes de futebol: relações entre investimento, desempenho e adesão ao PROFUT." Revista Contemporânea de Contabilidade 17, no. 43 (June 25, 2020): 3–18. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2020v17n43p3.

Full text
Abstract:
Nos clubes de futebol são esperadas relações favoráveis entre a formação de equipes competitivas, desempenho esportivo e desempenho financeiro. No Brasil, após a Lei 13.155/2015, a gestão dos clubes sofre uma série de exigências e aqueles que aderiram ao PROFUT adicionam exposição de suas finanças. Neste cenário, o estudo analisa as relações entre o investimento nas equipes, os desempenhos financeiro e esportivo de clubes brasileiros de futebol, pré e pós adesão ao PROFUT. Para isso, utiliza dados dos clubes que participaram da Série A do Campeonato Brasileiro em 2016, ano seguinte ao limite para adesão ao PROFUT, submetidos à análise de regressão com dados em painel. Os resultados revelam relações favoráveis do investimento na formação e contratação de atletas sobre o desempenho esportivo e financeiro, com efeitos inclusive após adesão ao PROFUT. Entretanto, as relações esperadas entre desempenho esportivo e financeiro não foram identificadas e alertas são feitos ao longo da pesquisa. O trabalho contribui para discussões sobre futebol e finanças, discute efeitos moderadores da adesão ao PROFUT, propõe variáveis e faz recomendações aos clubes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

De Almeida, Gabriel Mácola, Pettra Blanco Lira Matos, Lucas Oliveira Da Silva, Diandra Costa Arantes, Adalberto Lírio de Nazaré Lopes, Rosana Nazaré Leão Souza, Cecília Abrahão Nascimento De Santi, Flávia Sirotheau Corrêa Pontes, Helder Antônio Rebelo Pontes, and Liliane Silva Do Nascimento. "Influência do monitoramento de indicadores e informações de saúde bucal no desempenho das equipes de saúde bucal em estado Amazônico." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 51 (July 16, 2020): e3513. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e3513.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Verificar a situação e impacto do monitoramento e avaliação dos indicadores e informações de saúde bucal sobre o desempenho das Equipes de Saúde Bucal (ESB) no estado do Pará. Métodos: Estudo ecológico descritivo que utilizou dados secundários das ESB participantes do 2º ciclo do PMAQ-AB Pará. Para avaliação da relação entre o monitoramento de indicadores e o desempenho das ESB, foram utilizados os testes qui-quadrado e regressão logística multinominal. Resultados: Participaram 500 ESB. A maioria das equipes não realiza monitoramento e análise dos indicadores e informações de saúde bucal (245; 49,0%), tendendo a apresentar desempenho regular e insuficiente. Cento e oitenta e três (36,6%) equipes recebem apoio para a discussão dos dados de monitoramento, apresentando diferenças estatisticamente significativas entre as equipes que recebem e as que não recebem este apoio (p<0,05). Verificou-se que as ESB que realizam monitoramento dos indicadores têm 8,86 mais chances de receber um bom desempenho e 29,85 mais chances de apresentar um ótimo desempenho. Conclusão: Houve impacto positivo no desempenho das ESB que realizaram e receberam apoio no monitoramento dos indicadores, reafirmando esta prática como ferramenta fortalecedora e necessária dos serviços de atenção à saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Desempenho das Equipes"

1

Bandeira, Luciano da Costa. "Equipes estratégicas: uma estrutura de alto desempenho." Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82856.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-19T18:55:47Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2015-02-04T21:06:05Z : No. of bitstreams: 1 185157.pdf: 354233 bytes, checksum: 7e450cebab7ae239f5c75f3a7724d114 (MD5)
Esta pesquisa tem como propósito detalhar elementos que proporcionem o aumento da produtividade do trabalho em equipes. A partir da argumentação de vários autores, é possível levantar aspectos que facilitam o desenvolvimento deste tipo de trabalho, desde a verificação da necessidade de adoção do método em evidência, até a escolha dos componentes, determinação de metas e objetivos através de um planejamento estratégico, treinamento, coordenação das atividades, utilização das principais ferramentas de otimização e reconhecimento dos principais problemas, com a sugestão de possíveis caminhos a serem seguidos para a solução dos mesmos. Com a aplicação desta visão conjunta em uma situação real, representada por uma equipe estrategicamente montada com o objetivo de construir uma página para a internet do Consórcio Saga, em Goiânia, Goiás, foi possível perceber a aplicabilidade da fisionomia organizacional apresentada, com uma análise crítica da situação. Procura-se, desta forma, não oferecer uma receita para a formação e execução do trabalho em equipes estratégicas, mas levantar pontos importantes a serem considerados na execução deste tipo de trabalho que comumente são esquecidos durante a estruturação do trabalho nas organizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Aleixo, Adriane Inês de Sarro. "Procedimentos para implantar equipes." Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85406.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-20T18:22:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 193138.pdf: 384093 bytes, checksum: 932b9bab3a5bb285d80615bff63feb6c (MD5)
No cenário mundial dos negócios, na transformação da Era Industrial para a Era do Conhecimento, os ativos intangíveis são fundamentais para assegurar o sucesso competitivo das organizações. As equipes se tornaram uma importante estratégia de negócios neste ambiente competitivo. Este estudo foi desenvolvido para averiguar se são as equipes a base de apoio às organizações. Propõem-se procedimentos para a implantação e o desenvolvimento de equipes que permita uma melhoria no desempenho organizacional. Identificaram-se os fundamentos conceituais e metodológicos do desenvolvimento de equipes, enfatizando a importância das mesmas num ambiente de mudanças, suas vantagens e sua viabilidade, abordando desde a formação de equipe ao seu desenvolvimento, a relevância da liderança, como agendar reuniões eficazes, a importância de estabelecer as metas e a missão da equipe, como estimular a criatividade dos membros, maneiras de premiá-las e o reconhecimento oferecido pela organização. A pesquisa apresenta uma dimensão exploratória, tendo sido desenvolvido uma aplicação. Os procedimentos foram testados em uma agência do Banco do Brasil, durante quatro meses, incluindo relatos da evolução dos membros da equipe, suas dificuldades e os seus momentos de sucesso. O desafio foi lançado aos funcionários que informalmente prontificaram a se reunirem para tratarem de estratégia de vendas da agência. Para medir o desempenho da equipe foi utilizada a Gestão de Desenvolvimento Profissional e adotado como referencial teórico o Balanced Scorecard, de Norton e Kaplan, analisando individualmente todos os funcionários, avaliando a evolução dos membros da equipe em relação aos demais funcionários daquela agência e sua vinculação com o alcance dos objetivos da organização. A pesquisa permitiu concluir, dentre outros aspectos, que as equipes bem implantadas e desenvolvidas são a base de apoio às organizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barbosa, Flávia Lucena. "Escala de desempenho de equipes : um estudo exploratório." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/19299.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2009.
Submitted by Guimaraes Jacqueline (jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2015-11-23T11:31:53Z No. of bitstreams: 1 2009_FlaviaLucenaBarbosa.pdf: 2847208 bytes, checksum: 7b988e32a6b0aeac0cfb45d17fbc4df9 (MD5)
Approved for entry into archive by Marília Freitas(marilia@bce.unb.br) on 2016-01-25T14:43:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_FlaviaLucenaBarbosa.pdf: 2847208 bytes, checksum: 7b988e32a6b0aeac0cfb45d17fbc4df9 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-01-25T14:43:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_FlaviaLucenaBarbosa.pdf: 2847208 bytes, checksum: 7b988e32a6b0aeac0cfb45d17fbc4df9 (MD5)
As equipes de trabalho são cada vez mais freqüentes no cenário organizacional. Porém, ainda são poucas as ferramentas adequadas para avaliar o comportamento dos seus membros ou os resultados do seu desempenho. Assim, o presente estudo teve por objetivo construir e validar uma escala de desempenho de equipes, visto que não existe um instrumento como esse no Brasil. Participaram da pesquisa 399 funcionários, distribuídos em uma rede de 38 farmácias, uma matriz e um call center. A validação psicométrica indicou uma solução de 2 fatores com índices de confiabilidade satisfatórios. Eles são: Fator 1 - Desempenho de tarefa (10 itens; a= 0,88); e Fator 2 - Desempenho contextuai (11 itens; a= 0,88). Realizaram-se comparações entre avaliações dos gestores e de suas equipes, que não indicaram diferença estatística. Também foram executadas análises de correlação entre os resultados deste instrumento e os relatórios financeiros da empresa, que não apresentaram resultados significativos. Concluiu-se que a ferramenta desenvolvida é um instrumento válido para mensurar do desempenho de equipes. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Work teams are more and more frequent in the organizational set. However, proper tools for measuring their members’ behaviors or performance results are few. Thus, the presen; study’s objective was to build and validate a team’s performance scale, for there is no such instrument in Brazil. The study sample was composed of 399 employees, distributed on 38 drugstores branches, a central office and a call center. The psychometrical validation indicated a two factor solution that has satisfactory reliability results. They are: Factor 1 - Task Performance (10 items; a= 0,88); and Factor 2 - Contextual Performance (11 items; a= 0,88). Comparisons between managers evaluations and their teams were made, which showed no statistical difference. Also, correlation analysis between this instrument’s results and the company’s financial reports were made, which didn’t present significant results. It was concluded that the present tool is a valid instrument for the evaluation of the team’s performance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Reis, Júnior Dálcio Roberto dos. "Liderança, virtuosidade e criatividade explicando o desempenho de equipes." Doctoral thesis, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/12653.

Full text
Abstract:
Doutoramento em Gestão Industrial
As organizações estão se tornando cada vez mais competitivas e buscando, constantemente, formas de aumentar o seu desempenho através da compreensão dos fatores que o antecedem. A nossa investigação incorpora dois estudos, ambos incidentes sobre as lojas de uma grande cadeia de varejo brasileira. O primeiro estudo, envolvendo 68 lojas, investiga como a liderança autêntica explica o desempenho das lojas através do efeito mediador da virtuosidade e da potência das equipes (uma espécie de sentido de eficácia coletiva). O segundo estudo, abrangendo 46 lojas, testa como a potência das equipes explica o respetivo desempenho através do efeito mediador da criatividade. Os principais resultados são: (a) a relação entre a liderança autêntica e o desempenho das lojas é totalmente mediada pela virtuosidade e pela potência das equipes; (b) a criatividade medeia a relação entre a potência das equipes e o desempenho das lojas; (c) a criatividade não explica diretamente o desempenho, mas parece influenciá-lo através do efeito mediador da potência. Os cuidados metodológicos destinados a diminuir os riscos de variância do método comum aumentam a validade dos estudos. Ao focar variáveis relacionadas com a virtuosidade, a liderança autêntica, e as forças das equipes, e ao incluir dados de desempenho objetivo, a nossa investigação é um contributo relevante para o movimento dos “Estudos Organizacionais Positivos”.
Organizations are becoming increasingly competitive and constantly seeking ways to improve its performance through understanding the fators that precede it. Our research incorporates two studies, both applicable in stores of a brazilian retail chain. The first study, involving 68 stores, investigates how authentic leadership predicts stores’ performance through the mediating role of group virtuosness and group potency. (a kind of sense of collective efficacy). The second study, involving 46 stores, shows how group’s potency predicts their performance through the mediating role of creativity. The main results are: (a) the relationship between authentic leadership and store’s performance is fully mediated by the group virtuosness and group potency; (b) creativity mediates the relationship between group’s potency and performance; (c) creativity not directly predicts the group performance, but it seems to influence it through the mediating role of potency. The methodological steps for reducing the risk of common method variance increase the validity of the studies. By focusing on variables related to virtuosness, authentic leadership, and teams’ potency, and by including objective performance data, our research is a relevant contribution to the movement of "Positive Organizational Scholarship”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Jorge, Maria Aparecida Muniz. "Estilos de liderança e desempenho das equipes no setor público." Universidade Federal de Minas Gerais, 2014. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9MHG43.

Full text
Abstract:
This research aims to analyze how leadership styles of public managers influence the performance of the direct administration, independent and foundation management teams in the Executive Power in the State of Minas Gerais. From the Bass and Avoio (2000) model - which establishes three leadership styles - transactional, transformational and laissez-faire and Fernandes (2013) model, related to the performance - outputs expressed in terms of deliveries and results - the existing leadership styles were identified in the agencies and entities of the Executive Power in Minas Gerais and it was made a influence analysis of the team performance levels. The importance of researching the leadership themes and team performance in the public sector comes from the transformation context that it has experienced. From the New Public Management movement, started in Brazil during the 1990s, and in Minas Gerais in 2013, with the Choque de Gestão (Shock Management) implementation. The public organizations are increasingly charged for achieve results and, therefore, an effective leadership are necessary to be able to mobilize their teams towards to the objectives and goals established. A quantitative survey was conducted, through the application of a questionnaire to a sample of 82 leaders and 233 subordinates, who answered questions related to leadership styles and the team performance concerning the deliveries made. Secondary data were also used to measure the teams performance regarding the results, represented by the note of the 2° stage Results Agreement (agreed targets instrument with teams, existing in the agencies and entities in the Executive Power of State). Based on the data analysis, it was verified that the transformational and transactional leadership styles positively affects the team performance and the laissez-faire leadership style does not significantly influence team performance, regarding to deliveries variable. Contrary to the literature signaled, it was identified that the transactional leadership style affects more positively the teams deliveries compared to transformational leadership style. Another result that deserves mention concerns the fact that leadership style did not significantly explain the teams performance regarding to the note of the Results Agreement, despite all the logic to manage for results that have been implemented in the Executive Power of the State. When separated the results by leaders group and subordinates, it was identified a difference perception between them regarding leadership styles that influence the deliveries of each team. In this aspect, the leaders consider the transformational leadership style creates a higher level of deliveries, converging with that theory proclaims about leadership styles, while the subordinates understand that transactional leadership is the one that obtains a higher level of deliveries. Therefore, it is believed that the proposed objectives of this research were fulfilled and it could contribute to a better understanding of leadership styles and their influences on the team performance of the agencies and entities in the Executive Power of the State. Futhermore, the results creates subsidies for development policies design and leardeship formation.
A presente pesquisa tem por objetivo analisar como os estilos de liderança dos gestores públicos influenciam o desempenho das equipes da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais. A partir do modelo de Bass e Avoio (2000), que estabelece três estilos de liderança - transacional, transformacional e laissez-faire -, e do modelo de Fernandes (2013) referente ao desempenho saídas expressas em termo de entregas e resultados foram identificados os estilos de liderança existentes nos órgãos e entidades do Poder Executivo mineiro e feita uma análise da influência destes nos níveis de desempenho das equipes. A importância de se pesquisar os temas liderança e desempenho de equipes no setor público advém do contexto de transformação que este vem vivenciando, a partir do movimento da Nova Gestão Pública (New Public Management), iniciado no Brasil na década de 1990, e em Minas Gerais no ano de 2003, com a implementação do Programa Choque de Gestão. As organizações públicas cada vez mais vêm sendo cobradas para obterem resultados e, assim, são necessárias lideranças eficazes que consigam mobilizar suas equipes em prol do atingimento dos objetivos e metas estabelecidas. Foi realizado um survey de natureza quantitativa, por meio da aplicação de questionário a uma amostra de 82 líderes e 233 liderados, que responderam perguntas relacionadas aos estilos de liderança e ao desempenho das equipes relativo às entregas. Também foram utilizados dados secundários para medir o desempenho das equipes em relação aos resultados, representados pela nota do Acordo de Resultados de 2ª etapa (instrumento de pactuação de metas com as equipes, existente nos órgãos e entidades do Poder Executivo mineiro). A partir da análise dos dados, foi verificado que os estilos de liderança transformacional e transacional influenciam positivamente o desempenho das equipes e o estilo de liderança laissez-faire não influencia significativamente o desempenho das equipes, no que diz respeito à variável entrega. Contrariamente ao que a literatura sinaliza, foi identificado que o estilo de liderança transacional influencia mais positivamente as entregas das equipes, comparativamente ao estilo de liderança transformacional. Outro resultado que merece destaque diz respeito à constatação de que os estilos de liderança não explicam significativamente o desempenho das equipes em relação à nota do Acordo de Resultados, apesar de toda a lógica de gestão por resultados que vem sendo implementada no Poder Executivo mineiro. Quando se separou os resultados por grupo de líderes e liderados, foi identificada uma diferença de percepção entre eles em relação aos estilos de liderança que influenciam as entregas de cada equipe. Nesse aspecto, os líderes consideram que o estilo de liderança transformacional gera um nível maior de entregas, convergindo com o que a teoria apregoa sobre os estilos de liderança, enquanto os liderados entendem que a liderança transacional é a que obtém um maior nível de entregas. Assim, acredita-se que os objetivos propostos neste trabalho foram cumpridos e que se pôde contribuir para uma melhor compreensão dos estilos de liderança e suas influências no desempenho das equipes dos órgãos e entidades do Poder Executivo mineiro. Além disso, os resultados geram subsídios para o delineamento de políticas de desenvolvimento e formação de lideranças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moura, Júnior Pedro Jácome de. "Se quer que seja bem feito, faça em equipe: flow e desempenho em equipes de tecnologia da informação." Universidade Federal da Paraíba, 2015. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/7942.

Full text
Abstract:
Submitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-02-26T14:23:00Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1608246 bytes, checksum: d413321e8f56ef27fe1d4c30fb99ae01 (MD5)
Approved for entry into archive by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2016-03-01T10:24:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1608246 bytes, checksum: d413321e8f56ef27fe1d4c30fb99ae01 (MD5)
Approved for entry into archive by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2016-03-01T10:25:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1608246 bytes, checksum: d413321e8f56ef27fe1d4c30fb99ae01 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-03-09T17:39:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1608246 bytes, checksum: d413321e8f56ef27fe1d4c30fb99ae01 (MD5) Previous issue date: 2015-08-25
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Work teams are seen as flexible structures for collective work organization, with superior ability to improve organizational performance when compared to traditional hierarchical structures. Work teams in information technology (IT) can be perceived as high-performance drives, dynamic and productive, especially important in times of organizational change or leading complex and critics organizational (re)designs. Specifically in the software development field (an IT specialization) these teams performance is a measure of quality, functionality/applicability and reliability of IT artifacts, as their main outcomes. It is also expected that software development teams could be self-managed, so that the main concerns relating to the composition, internal processes, tasks, and performance are of intrinsic nature. This document reports the course of actions for building issues for the thesis demonstration, one that establishes that teams working with intrinsic motivations have better performance than teams that rely solely on extrinsic motivations or controls. Drawing on flow theory (Csikszentmihalyi, 1990) as a theoretical guidance for explanation of intrinsic motivation, antecedents and consequents of flow on work teams were identified and an instrument was developed for flow measurement in work teams, specifically on IT teams, with also a model proposition for the measurement of flow influence on IT teams performance. Discussions on the findings suggest (1) theoretical implications, especially compilation of empirical evidence linking flow, antecedents and consequences, as a complement and update for classic studies of the same nature, and instrument offering focused on collective perceptions and developed specifically for flow measurement on IT work teams; and (2) practical implications, highlighting the perception of interest in the matter by the practitioners (managers and developers) and rationale offered to subsidize maintaining positive vibe in teams as a way for turnover reduction and widening the appeal to new members, for instance.
Equipes de trabalho podem ser definidas como estruturas flexíveis de organização do trabalho coletivo, com capacidade superior de contribuição para o desempenho organizacional quando comparadas a estruturas hierárquicas tradicionais. Equipes de trabalho em tecnologia da informação (TI) podem ser percebidas como unidades de elevado desempenho, dinâmicas e produtivas, especialmente importantes em tempos de mudança organizacional ou em liderança de projetos organizacionais complexos e críticos. Especificamente em desenvolvimento de software (uma especialidade dos estudos em TI), o desempenho dessas equipes é medido por meio de parâmetros relacionados à qualidade, funcionalidade/aplicabilidade e confiabilidade dos artefatos gerados. Espera-se, ainda, que equipes de desenvolvimento de software sejam autogerenciadas, de modo que as principais preocupações relativas à composição, processos, tarefas e desempenho sejam de natureza intrínseca. O presente documento reporta o percurso de elaboração e provimento de recursos de demonstração da tese de doutoramento que estabelece que equipes que trabalham com motivações intrínsecas apresentam melhor desempenho que equipes que dependem exclusivamente de motivações ou controles extrínsecos. Adotando-se flow (Csikszentmihalyi, 1990) como orientação teórica para explicação de motivação intrínseca, identificaram-se antecedentes que levam ao estado de flow em equipe, e consequentes desse estado, especificamente em equipes de trabalho; e elaborou-se instrumento de mensuração do estado de flow em equipes de trabalho, especificamente em equipes de TI, com proposição de modelo de mensuração da influência de flow sobre o desempenho de equipes de TI. Discussões sobre os resultados sugerem (1) implicações teóricas, especialmente compilação de evidências empíricas relacionando flow, antecedentes e consequentes, e oferta de instrumento focado em percepções coletivas e desenvolvido especificamente para mensuração de flow em equipes de trabalho em TI; e (2) implicações práticas, com destaque para a oferta de base conceitual que subsidie a manutenção de vibração positiva nas equipes como forma de redução de rotatividade (turnover) e ampliação da atração a novos profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Marcus Vinicius Damacena da. "Avalia??o das caracter?sticas que influenciam o desempenho de equipes." Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2006. https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1783.

Full text
Abstract:
Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-06-14T13:10:00Z No. of bitstreams: 1 2006 - Marcus Vinicius Damacena da Silva.pdf: 542975 bytes, checksum: fad4cb331b7b978cecf0b9fb3ab38d4b (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-14T13:10:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006 - Marcus Vinicius Damacena da Silva.pdf: 542975 bytes, checksum: fad4cb331b7b978cecf0b9fb3ab38d4b (MD5) Previous issue date: 2006-12-13
This research has as objective detail elements that provide the increase of the productivity of the work team working. From the argument of some authors, it is possible to detail aspects that facilitate the development of this type of work and as the teams if they hold. It is possible to identify the conceptual beddings of the teams' development, with emphasys at the importance of the same ones in a changing environment, its advantages and its viability, approaching since the begging of team to its development, the relevance of the leadership, how to set up efficient meetings, the importance to establish the goals, how to stimulate the creativity of the members, how to prize them and recognizes from the organization. The research has been done in a steel industry with the objective to evaluate the behavior of different business at same environment. The objective was to verify if the teams' behavior would be similar or different front to several questions. The research was applied at the first semester with the Six Sigma, CCQ, Projects, Routine and Improvements teams'. Analyzing the result of the research and comparing with each type of team and theirs characteristics, it is possible to conclude, amongst other aspects, that the teams do not behave in the same way although acting at the same company, with similar resources and enterprise culture
Esta pesquisa tem como objetivo detalhar elementos que proporcionem o aumento da produtividade do trabalho em equipes. A partir da argumenta??o de v?rios autores, ? poss?vel detalhar aspectos que facilitam o desenvolvimento desse tipo de trabalho e como as equipes se comportam. Identificam-se os fundamentos conceituais e metodol?gicos do desenvolvimento de equipes, enfatizando a import?ncia das mesmas num ambiente de mudan?as, suas vantagens e sua viabilidade, abordando desde a forma??o da equipe ao seu desenvolvimento, a relev?ncia da lideran?a, o papel da motiva??o como alavancador de resultado, a import?ncia de estimular a criatividade dos membros e reconhecer os resultados obtidos pelas equipes. A pesquisa foi realizada em uma empresa de grande porte do ramo sider?rgico com o objetivo de avaliar o comportamento de diferentes tipos de equipes frentes a um mesmo ambiente de neg?cios. O objetivo era verificar se o comportamento das mesmas seria semelhante ou diferente frente ? diferentes questionamentos. A pesquisa foi aplicada no primeiro semestre de 2006 aos participantes de equipes de Seis Sigma, CCQ, Projetos, Rotina e Melhorias. Analisando o resultado da pesquisa e confrontando com cada tipo de equipe e suas caracter?sticas predominantes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gomensoro, Eduardo Eugênio Bittencourt de. "Confiança na gestão de equipes de alto desempenho da indústria farmacêutica." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2015. http://hdl.handle.net/10438/15104.

Full text
Abstract:
Submitted by Eduardo Gomensoro (eduardo.gomensoro@hotmail.com) on 2016-01-13T18:04:57Z No. of bitstreams: 1 Dissertação MEX 2014_Eduardo Eugênio Bittenourt de Gomensoro.pdf: 3249581 bytes, checksum: 6b2303bb623756497a892a0212462b9f (MD5)
Approved for entry into archive by Janete de Oliveira Feitosa (janete.feitosa@fgv.br) on 2016-01-14T19:17:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação MEX 2014_Eduardo Eugênio Bittenourt de Gomensoro.pdf: 3249581 bytes, checksum: 6b2303bb623756497a892a0212462b9f (MD5)
Approved for entry into archive by Marcia Bacha (marcia.bacha@fgv.br) on 2016-01-21T13:35:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação MEX 2014_Eduardo Eugênio Bittenourt de Gomensoro.pdf: 3249581 bytes, checksum: 6b2303bb623756497a892a0212462b9f (MD5)
Made available in DSpace on 2016-01-21T13:35:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação MEX 2014_Eduardo Eugênio Bittenourt de Gomensoro.pdf: 3249581 bytes, checksum: 6b2303bb623756497a892a0212462b9f (MD5) Previous issue date: 2015-12-14
In the pharmaceutical industry relationships based on trust are fundamental for work team function in all levels. There is a strong impact of change, and derived uncertainty, in the trust dynamics between the work teams and their motivation. In recent academic production, the liaisons between trust and performance have been explored and, particularly, we bring forth the results of the first empirical research conducted in Brazil to measure the interpersonal trust levels, trust indicators and employee commitment inside a representative sample of private sector Brazilian organizations. The organizations researched and compared by Prof. Marco Túlio Zanini were selected as being representative of the 'new' and 'old' economies, among which the main differentiators are the knowledge management and the high level of uncertainty secondary to the frequent organizational and environmental change. These aspects associate companies of the research-based pharmaceutical industry to companies of the 'new' economy, in accordance to Prof. Zanini’s study. Companies of the pharmaceutical industry are going to implement important changes in their ways of doing business in the coming years, most of all in which concerns their communication, promotion and management of commercial work teams, and this seems to be a particularly interesting time for a study like the described in this dissertation. The aim of this work was to determine the level of similarity between the trust indicators among a commercial workforce from the biotechnological product segment (vaccines) of a major global organization of the research-based pharmaceutical industry, and the indicators obtained from organizations of the 'new' economy. We intended to measure the interpersonal trust and commitment indicators among the commercial workforce of the organization, in order to access the effects of enterprise uncertainty upon them. Our research tools were a previously validated survey, conducted upon the whole promotional team (56 members) of a specific area of the studied organization; public and private company data (the company remains undisclosed and identified as Company 'J'), and complementary in-depth interviews with key managers of the subject team: national and regional managers. Some similarity was found between the trust and commitment indicators of the companies of the 'old' economy and the indicators from Company 'J', for most of the evaluations. Nevertheless, some resemblance was also found between the indicators from companies of the 'new' economy and Company 'J', most of all among the managers of the latter. This could be an indicator of the impact of some measures recently implemented by Company 'J', which could have increased organizational uncertainty and instability. From the acquisition, analysis and comparison of this indicators we propose some discussion on the impact of the recent changes implemented on the relational work contract within Company 'J' and the relative relational dynamics inside its commercial workforce.
Na indústria farmacêutica (IF) são fundamentais as relações de confiança nas equipes de trabalho em todos os níveis. Há um forte impacto das mudanças, e da consequente incerteza, na confiança entre as equipes e sua motivação. Na produção acadêmica recente, as relações entre confiança e desempenho são exploradas e, particularmente, temos os resultados da primeira pesquisa feita no Brasil para mensurar os níveis de confiança interpessoal, indicadores de confiança e comprometimento dos colaboradores dentro de grandes empresas privadas. As empresas estudadas, e comparadas pelo Prof. Zanini, foram representantes da 'nova' e 'velha' economia, entre as quais os grandes diferenciadores são a gestão do conhecimento e o nível de incerteza decorrente das frequentes mudanças. Estes são pontos que aproximam as empresas da indústria farmacêutica de pesquisa às da 'nova' economia segundo a abordagem proposta na pesquisa do Prof. Zanini. As empresas da indústria farmacêutica estarão implementando mudanças importantes em sua forma de conduzir o negócio, principalmente no que toca à comunicação, promoção e gestão das equipes comerciais nos próximos anos e este parece ser um momento particularmente interessante para uma pesquisa como esta. O objetivo deste trabalho foi determinar o nível de similaridade das equipes de propaganda (comerciais) do segmento de produtos biológicos (vacinas) de uma grande empresa multinacional da indústria farmacêutica de pesquisa, com os as equipes de empresas da nova economia. Pretendemos mensurar os níveis de confiança interpessoal, indicadores de confiança e comprometimento dos componentes das equipes comerciais da empresa, com vistas a examinar os efeitos das incertezas institucionais sobre os mesmos. As ferramentas de pesquisa foram: um formulário previamente validado aplicado aos 56 membros da força de vendas de uma área específica da empresa; dados públicos e privados da empresa (que permanecerá identificada como Empresa 'J') e entrevistas em profundidade com os gestores-chave da equipe sob avaliação: gerentes nacionais e distritais da força de vendas. Foi encontrada alguma similaridade entre os índices das empresas da 'velha' economia e os da empresa 'J', para a maioria das avaliações. Entretanto, alguma semelhança entre os índices da Empresa 'J' e os das empresas da 'nova' economia também foi evidenciada, sobretudo na avaliação dos gerentes desta. Isto poderia indicar o impacto de algumas medidas implementadas pela Empresa 'J' mais recentemente, que podem ter colaborado na geração de um ambiente de incerteza institucional e instabilidade. A partir da obtenção e comparação destes índices, são propostas considerações sobre as mudanças ocorridas nos contratos relacionais de trabalho dentro da Empresa 'J' nos últimos anos e sobre as dinâmicas aparentes nas relações de sua equipe comercial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lemos, Nicio Augusto. "Uma contribuição ao estudo das equipes." [s.n.], 1996. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/306734.

Full text
Abstract:
Orientador: Ademir Jose Petenate
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação
Made available in DSpace on 2018-07-21T21:39:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lemos_NicioAugusto_M.pdf: 3424143 bytes, checksum: ed3e0ea9263083c3707a68191658e096 (MD5) Previous issue date: 1996
Resumo: O elemento humano é um ser que, a semelhança dos outros animais, tem uma necessidade básica de viver em comunidade, tendo descoberto rapidamente as enormes vantagens advindas, tais como maior segurança, troca de serviços, facilidade na obtenção de alimentos etc . Entretanto, mesmo a despeito conhecer perfeitamente estas vantagens, mostra-se extremamente individualista, buscando sempre o seu bem estar pessoal, em detrimento das demais pessoas, mesmo em se tratando daqueles mais próximos. Este trabalho representa, em primeiro lugar, a contribuição de um engenheiro de manutenção para aqueles que desejam implantar um modelo de gerenciamento baseado num sistema de equipes. Reflete também a descoberta das inúmeras vantagens proporcionadas pelas equipes, quando comparadas ao desempenho de grupamentos ou de indivíduos, bem como a enorme satisfação experimentada, resultante da atuação num ambiente altamente sinérgico e quase ilimitadamente produtivo. Procura explorar alguns conceitos e características fundamentais necessários à criação e desenvolvimento das equipes e os fatores que favorecem sua evolução, influenciando sua caminhada rumo ao alto desempenho
Abstract: The human element is someone who, as other animals, has the need of living in communities, based on the advantages he has discovered on it, like personal security, communication, mutual help to get food and other facilities. However despite the knowledge of these advantages perfectly, he seems to be extremely individualist, searching at first time, his personal satisfaction and do not esitate to input some sacrifice to the others, without considering so closely they are. This work, at first time, is the contribuition of a maintenance engenner to that ones who wich to adopte a managing mo dei based on teamwork system. In addition it relates some advantages suppplied by teams, mainly when their performance is compared with a performance of groups or persons working alone and the great satisfaction proportioned by the experience resulting ftom working on an almost unlimited ambient in terms of sinergy and productivity. By the way, it looks to clarify some concepts and fundamental characteristics needed to criate and to develope teams and the factors that contribuite to their evolution in direction to the hight performance
Mestrado
Mestre em Qualidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Moreira, Tatiana Farias. "O papel do consenso estratégico em equipes pedagógicas." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/10034.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2011.
Submitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2012-02-29T12:56:16Z No. of bitstreams: 1 2011_TatianaFariasMoreira.pdf: 529024 bytes, checksum: 36c79624d381dffad6ab00ead93f2ed3 (MD5)
Approved for entry into archive by Marília Freitas(marilia@bce.unb.br) on 2012-03-05T14:06:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_TatianaFariasMoreira.pdf: 529024 bytes, checksum: 36c79624d381dffad6ab00ead93f2ed3 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-03-05T14:06:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_TatianaFariasMoreira.pdf: 529024 bytes, checksum: 36c79624d381dffad6ab00ead93f2ed3 (MD5)
Estudos recentes defendem que o trabalho em equipe favorece o compartilhamento de interpretações, denominado cognições compartilhadas, e que estas têm impacto positivo em seu desempenho. O consenso estratégico, uma das formas de cognições compartilhadas, é o grau de concordância dos membros a respeito das estratégias utilizadas pela equipe. Estudos sobre o tema têm evidenciado que, a depender do contexto, o nível ótimo de consenso varia. Esse construto vem sendo estudado, principalmente, entre membros de equipes de alta gestão. Nesse sentido, o presente estudo se diferencia dos demais por investigar não o nível, e sim o conteúdo do consenso, e por considerar não só gestores de equipes, mas também os responsáveis pela operacionalização das estratégias. Uma vez que o trabalho foi realizado em escolas, o conteúdo do consenso se refere à busca por concordância na tomada de decisão e às práticas pedagógicas voltadas para o desempenho integral do aluno. Assim, o objetivo da pesquisa foi verificar a relação entre essas variáveis e o desempenho, bem como identificar de que forma a percepção de suporte social no trabalho, em suas dimensões informacional e emocional, impacta na relação entre busca por concordância e práticas pedagógicas e o desempenho. Todas as variáveis foram analisadas em nível grupal e cada escola foi considerada uma equipe. Os dados foram coletados junto a professores e coordenadores pedagógicos de uma rede estadual de ensino durante a realização de uma avaliação discente no estado em questão. A amostra para a análise de confiabilidade das medidas foi composta por 8.924 respondentes de 534 escolas. Para o teste de hipóteses, utilizou-se uma amostra de 424 equipes que apresentaram consenso em todas as variáveis antecedentes do estudo. A busca por concordância não apresentou relação significativa com o desempenho. Por outro lado, as práticas pedagógicas impactaram positivamente nesta variável. Enquanto o suporte emocional não moderou a relação entre as variáveis, o suporte informacional teve impacto na relação entre as práticas pedagógicas e o desempenho: em equipes que afirmam que realizam parcialmente ou não realizam tais práticas, a alta percepção de suporte informacional melhora o desempenho; porém, nas escolas onde se relata que as práticas são realizadas, a alta percepção desta dimensão de suporte reduz o desempenho. Foram discutidas as implicações práticas desses achados em contexto escolar. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Recent studies argue that teamwork fosters sharing of interpretations, called shared cognitions, and that they have a positive impact on their performance. Strategic consensus, one type of shared cognition, is the degree of agreement among the members of a team about the strategies used by them. Studies on the subject have shown that, depending on the context, the optimal level of consensus varies. This construct has been studied mainly among members of top management teams. In this sense, the present study differs from others because of its focus not on the level, but on the content of consensus, and because it considers not only managers of teams, but also those responsible for the execution of the strategies. Since the work was carried out in schools, the content of consensus refers to the search for agreement in the decision-making process and the pedagogical practices aimed at the full performance of the student. In this sense, the main objective of the research was to investigate the relationship between those variables and performance as well as to identify how the perception of social support at work, in its emotional and informational dimensions, impacts on the relationship between the search for agreement and pedagogical practices and performance. All variables were analyzed at the group level and each school was considered a team. Data were collected from teachers and coordinators of a state school system during an educational evaluation in that state. The sample for the forms‘ reliability analysis was composed of 8,924 respondents in 534 schools. For hypothesis testing, a sample of 424 teams that showed consensus on all the antecedent variables of the study was used. The search for agreement did not show significant relationship with performance. On the other hand, there was a positive impact of the pedagogical practices on this variable. While emotional support did not moderate the relationship between the variables, informational support had an impact on the relationship between pedagogical practices and performance: in teams who claim that develop partially or do not develop such practices, high perception of informational support improves performance; on the other hand, in schools where it is reported that the practices are developed, high perception of this dimension of support reduces performance. In this work, the practical implications of these findings in a school context were discussed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Desempenho das Equipes"

1

Parker, Glenn M. O poder das equipes: um guia pratico para implementar equipes interfuncionais de alto desempenho. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gorin, Jorge, and Richard Y. Chang. LA Construccion De UN Equipo Dinamico: Guia Practica Para Maximizar Su Desempeno (Equipos de Alto Desempeno). Ediciones Granica, S.A., 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Chang, Richard Y., and Gloria E. Bader. La Medicion del Desempeno de Un Equipo. Ediciones Granica, S.A., 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bogoya Maldonado, José Daniel, Mauricio Morales Saldarriaga, Carlos Andrés Marín Suárez, Leonardo Fabio Galindo López, Alba Luz Muñoz Restrepo, Anabela Villa Saavedra, and Johann Leonardo Campos Alvarado. Sistema de evaluación del desempeño profesoral: marco teórico. Ediciones Universidad Cooperativa de Colombia, 2020. http://dx.doi.org/10.16925/wpgp.02.

Full text
Abstract:
La Universidad Cooperativa de Colombia, comprometida con la calidad de la educación que ofrece, actualiza el modelo de evaluación del desempeño profesoral, en la perspectiva de aproximar una mirada de 360 grados y constituir una herramienta técnica, consolidada y potente para gestionar procesos institucionales de mejoramiento. La evaluación en mención brinda información confiable y robusta que permite verificar el grado de cumplimiento de las metas trazadas, y nutre la toma de decisiones oportunas respecto a los ajustes que sean necesarios en los procesos que se adelantan. En coherencia con la mejora continua, la Universidad asume el reto de actualizar su modelo de evaluación del desempeño profesoral, con el concurso de una colegiatura encargada de adelantar un ejercicio concertado y argumentado, que ha sido socializado con la comunidad, para recibir la realimentación respectiva e incorporar lo pertinente. La actualización responde al Modelo Educativo Crítico con Enfoque de Competencias, adoptado por la Universidad desde el año 2010, que considera criterios de gestión y desempeño por parte del profesor, así como la exigencia de valorar sus competencias. La colegiatura conformada por directivos, profesores y profesionales, más otros expertos en el campo, desarrolló un trabajo —en el que también participó la comunidad académica: representantes profesorales, representantes estudiantiles y equipo académico de los campus Bogotá, Bucaramanga y Pasto— para construir la propuesta de modelo de evaluación del desempeño del profesor de la Universidad Cooperativa de Colombia que aquí se presenta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Estévez Lizarazo, Jaqueline. Los concejos municipales bajo la lupa de la ciudadanía. Una propuesta metodológica para la evaluación de desempeño. Editorial Universidad Pontificia Bolivariana, 2021. http://dx.doi.org/10.18566/978-958-764-922-2.

Full text
Abstract:
El diseño de sistemas de evaluación de la gestión pública es fundamental para el fortalecimiento de la democracia, desafiando a los gestores públicos a construir estrategias para sistematizar y comunicar los efectos logrados por el ejercicio del buen gobierno. Los resultados expuestos en este libro consolidan la participación de la Universidad Pontificia Bolivariana-Bucaramanga y la Universidad Autónoma de Bucaramanga, en el Programa Bucaramanga Metropolitana Cómo Vamos?, en su capítulo “Bucaramanga Concejo Cómo Vamos”, y con ello contribuye al seguimiento de la labor del Concejo y a medir el desempeño de los concejales, evaluando sus resultados y el impacto sobre la participación ciudadana y el ejercicio de la cultura política. El sistema de evaluación se consolidó con el trabajo de un equipo multidisciplinar conformado por investigadores de cuatro universidades de la ciudad de Bucaramanga.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Kozubsky, Leonora, and María Elena Costas, eds. Parasitología humana para bioquímicos. Editorial de la Universidad Nacional de La Plata (EDULP), 2017. http://dx.doi.org/10.35537/10915/67179.

Full text
Abstract:
Este libro es producto de una larga maduración, de nuestra práctica docente y profesional en Parasitología, de analizar y comprender las dificultades en el aprendizaje de la asignatura de numerosas generaciones de estudiantes. Es un desafío que tomamos con placer y responsabilidad. Percibimos la necesidad de un texto que contemple todos los aspectos de la materia, con especial énfasis en brindar herramientas para el desempeño del futuro bioquímico en sus ámbitos de ejercicio profesional, en el equipo interdisciplinario de salud, contemplando aspectos de la biología parasitaria, epidemiología, diagnóstico, etc. Asimismo creemos que contiene elementos para comprender la dinámica parasitaria para aquellos que quieran avanzar en investigaciones en el campo de la Parasitología. Los esquemas y fotografías fueron realizados con materiales utilizados en los trabajos prácticos de la asignatura, siendo representativos de las necesidades del estudiante en la comprensión de las parasitosis. Parte de los textos fueron escritos por jóvenes en los que se ha desarrollado la pasión compartida por la Parasitología. Creemos que este texto podrá ser utilizado no solo por estudiantes sino también por los egresados en la práctica bioquímica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Desempenho das Equipes"

1

Veraldo Junior, Lucio Garcia. "Equipes do Projeto Integrador do Curso de Administração definidas pela autoavaliação de competências." In Administração Contemporânea Vol 4, 7–18. 4th ed. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20218-8-p7-18.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento das competências profissionais está em total evidência diante das necessidades do mercado na qual os cursos de graduação passam a ter papel fundamental propiciando aos alunos muito mais que conhecimento e informação. Neste aspecto, o uso de projetos no percurso formativo permite o trabalho de diversas habilidades pelo fato de ser realizado em equipes. Para um melhor desempenho, estabelecer grupos homogêneos por meio da percepção dos alunos quanto ao nível de suas competências espera-se resultados no cumprimento da atividade acadêmica. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é apresentar o processo de escolha das equipes diante da análise das competências dos alunos realizadas por autoavaliação. Por fim, mostrar como foi o desempenho das equipes ao final do projeto integrador da turma do 1° semestre do curso de Administração de uma instituição de ensino privada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pilatti, Gustavo Rodrigues, and André Luís de Castro Moura Duarte. "EFEITOS DO MONITORAMENTO NO DESEMPENHO DE EQUIPES DE VENDAS: MAIOR CONTROLE IMPLICA EM MELHOR DESEMPENHO?" In Elementos de Administração 4, 19–31. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.7701913032.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

SILVA, JOSÉ CRISTIANO PAES LEME DA. "AVALIAÇÃO EM IDOSOS: PERFIS DE MOBILIDADE FUNCIONAL EM INDIVÍDUOS FISICAMENTE ATIVOS DE AMBOS OS SEXOS." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.042.

Full text
Abstract:
AGRAVOS DO ENVELHECIMENTO IMPACTAM A ESTRUTURA MORFOFUNCIONAL REPERCUTINDO NA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO MOTOR. OBJETIVO: APLICAR TESTE DE MOBILIDADE FUNCIONAL (TMF) PARA RISCO DE QUEDA (RQ), FRAGILIDADE E DÉFICIT FUNCIONAL, COMPARAR DIFERENÇA ENTRE MÉDIAS DO ESTUDO E DE REFERÊNCIA (P<0,05). AMOSTRA: PARTICIPANTES (N = 2262) MULHERES (1790) E HOMENS (472). IDADE ENTRE 60 A 95 ANOS (69,2 MULHERES E 71,2 HOMENS), EM PROGRAMA OFERECIDO PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA/RJ. RESULTADOS: - AS MÉDIAS OBTIDAS (MULHERES - 9.78 SEGS. - P<0.000), (HOMENS- 9.72 SEGS. - P <0.009) SUPERAM A MÉDIA DE REFERÊNCIA (10,0 SEGS.) NO TMF EM 77.1 % ENTRE MULHERES E 76.3 % HOMENS. - O AGRUPAMENTO DE IDOSOS EM INTERVALOS ETÁRIOS DE: 60-69, 70-79 E 80 E ACIMA IDENTIFICOU QUE, AS MÉDIAS DE DESEMPENHO NO TMF FORAM 9.22, 10.29 E 11.58 SEGUNDOS/MULHERES E 8.86, 10.08 E 11.48 SEGUNDOS/HOMENS, SUGERINDO REDUÇÃO DE DESEMPENHO COM AVANÇO DA IDADE CRONOLÓGICA. CONCLUSÃO: 1 - HÁ ASSOCIAÇÃO ENTRE ESTILO DE VIDA ATIVO E MELHOR DESEMPENHO NO TMF. 2 - HÁ CASOS MERECEDORES DE REVISÃO NA MEDIDA EM QUE, MESMO NA CONDIÇÃO DE GRUPO FISICAMENTE ATIVO, FORAM ENCONTRADOS DADOS CONFLITANTES ÀS EVIDÊNCIAS QUE RESPALDAM A ASSOCIAÇÃO AQUI DESCRITA. 3 - RECOMENDA-SE NECESSIDADE DE SUPERVISÃO DE EQUIPE MULTI PROFISSIONAL NA ORGANIZAÇÃO DOS PROGRAMAS DE AEF."
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Viegas, Claudia Luciana Ferreira de Souza, Daniela de Aquino Freire, Tanúbia Macedo dos Passos, Maria das Neves da Silva, Susan Gleisse Capelo Barros, Júlio César Alves dos Santos, and Raphaela Delmondes do Nascimento. "ABORDAGEM FAMILIAR DE UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA A UM INTEGRANTE PORTADOR DA SÍNDROME DA PESSOA RÍGIDA." In Movimento Humano, Saúde e Desempenho, 52–62. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6612012086.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Paula Gabriel, Juliana Pedroso Bauab Geraldo, and Fernanda Bittencourt Moura. "TERAPIA OCUPACIONAL NAS DISFUNÇÕES MUSCULOESQUELÉTICAS." In Terapia ocupacional, saberes e fazeres, 355–74. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-381-7-18.

Full text
Abstract:
A dor e o déficit funcional são referidas como queixas comuns aos sujeitos acometidos por lesões traumato-ortopédicas e por doenças reumáticas, sendo fatores desencadeantes na procura aos atendimentos e serviços de saúde, como também consequência aos afastamentos do trabalho; além de poder causar limitações não só no aspecto físico e funcional, mas também psíquico e social, em padrões variados, que requer uma intervenção multidisciplinar. O objetivo do terapeuta ocupacional na equipe de cuidados à saúde se dá na melhora do desempenho ocupacional, sendo sua atuação centrada em estabelecer a consciência e a promoção da vida com significado e produtiva, onde o indivíduo é encorajado a encontrar meios para prevenção de incapacidades, promoção da função e do bem-estar no desempenho das atividades cotidianas. Desta forma se permite que o indivíduo se reconheça e, retorne ao domínio de si mesmo e do seu contexto, sendo participativo e atuante em suas ocupações e papéis ocupacionais (PEDRETTI; EARLY, 2005; DE CARLO et al., 2004). Para tanto, avalia e atua diretamente nas habilidades e padrões de desempenho, considerando as ocupações e atividades diárias desenvolvidas e o contexto nos quais elas estão inseridas. A profissão também se utiliza de conhecimentos provenientes da anatomia, cinesiologia, biomecânica e do sistema sensóriomotor para a recuperação e tratamento das estruturas e funções do corpo, visando, “criar ou facilitar oportunidades de se envolver em ocupações que levam à participação em situações de vida desejadas” (p.4, AOTA, 2015). Neste contexto este capítulo abordará estratégias de raciocínio clínico do terapeuta ocupacional inserido na reabilitação física de lesões traumatológicas e das doenças reumáticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

"Prácticas seguras en terapia respiratoria." In Control de riesgos ocupacionales en prácticas formativas en salud, 59–71. Editorial Universidad Santiago de Cali, 2017. http://dx.doi.org/10.35985/9789588920641.5.

Full text
Abstract:
El profesional en Terapia Respiratoria como miembro del equipo de salud, debe adquirir competencias con una sólida formación humanística, ética, científica con vocación de servicio, que le permita desarrollar un espíritu crítico, creativo y con capacidad de trabajo interdisciplinario; para que en su actuar profesional logre el abordaje del individuo, la familia y la comunidad en sus áreas de desempeño tales como: promoción de la salud y prevención de la enfermedad, salud ocupacional, evaluación y cuidado cardiorrespiratorio del paciente hospitalizado, rehabilitación cardiopulmonar y atención domiciliaria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cejas M., Magda F., Mayra F. Quiñonez B., and Juan P. Morales C. "La formación por competencias en el docente universitario de la zona 3 del Ecuador." In Experiencias educativas en el contexto universitario latinoamericano. Fondo Editorial UPEL (FEDUPEL), 2021. http://dx.doi.org/10.46498/upelipb.lib.000807.

Full text
Abstract:
La flexibilidad y la capacidad de adaptarse a los cambios son requisitos indispensables en las instituciones por lo que abordar la formación por competencias esclave. El tema abordado en esta investigación tiene como objetivo identificar las competencias laborales que determinan el desempeño del docente universitario de la zona 3 del Ecuador. Se adoptóuna investigación no experimental, de nivel descriptivo, empleándose como técnica la encuesta a una muestra intencional caracterizada por 20 docentes aplicándose un google forms, con un total de 24 ítems con escala Likert. La validez del instrumento se realizó a través de juicio de expertos y el coeficiente de confiabilidad fue de 0.854, obtenido mediante la fórmula Alfa Cronbach. Se concluye que el profesional docente posee entre las competencias más destacables la planificación del proceso enseñanza aprendizaje, la iniciativa, el Liderazgo de equipos, pensamiento analítico y crítico, competencia comunicativa, deber social, entre otros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

GONÇALVES, Nágila Maccarteney Baena, Taynara Sarges TAVARES, and Claudio Joaquim Borba PINHEIRO. "DEZESSEIS SEMANAS DE TREINAMENTO FUNCIONAL SOBRE INDICADORES DE SAÚDE E DESEMPENHO FÍSICO DE UMA EQUIPE MUNICIPAL DE VOLEIBOL ADULTO-FEMININO." In COLEÇÃO LABEES DE ESTUDOS EM CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE, 71–82. Even3 Publicações, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/529044.1-6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Roberto de Souza e., and Fabiana Rocha Pinto. "UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE SWOT COMO FERRAMENTA PARA VERIFICAÇÃO DE DESEMPENHO PRODUTIVO DE UMA EQUIPE DE MANUTENÇÃO, EM UMA EMPRESA, DO ESTADO DO AMAZONAS." In Made in AMazônia, 254–58. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.53021010448.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Molero Suárez, Lisbeth Marina, and Allyson Karen Venegas Camargo. "Líder coach. Herramienta de formación profesional basada en el trabajo decente para la gestión humana universitaria." In Tendencias en la investigación universitaria. Una visión desde Latinoamérica. Volumen IX, 122–36. Fondo Editorial Universitario Servando Garcés de la Universidad Politécnica Territorial de Falcón Alonso Gamero / Alianza de Investigadores Internacionales S.A.S., 2020. http://dx.doi.org/10.47212/tendencias2020vol.ix.10.

Full text
Abstract:
El presente artículo tuvo como objetivo analizar el enfoque del Líder Coach como Herramienta de formación profesional basada en el trabajo decente para la gestión humana universitaria. Se trata de una investigación analítica y descriptiva, con un diseño no experimental transeccional descriptivo. La población se conformó por 4 directivos de cuatro universidades privadas a nivel nacional la recolección de información se efectuó mediante un cuestionario, integrado por (11) preguntas, con alternativas de respuestas múltiples abordando las competencias del “líder coach” así como las estrategias de formación profesional basado en el trabajo decente enfoque que configura la dignificación del individuo en su lugar de trabajo brindándoles las herramientas necesarias para el desarrollo de sus actividades, específicamente las que corresponden el desarrollo de competencias específicas como herramienta en la gestión humana universitaria. Entre los autores que sustentan los argumentos teóricos del líder coach están: Moreano (2018) García (2015) y para la gestión universitaria: Veliz (2017), (Castro, 2011), y (Rosario 2015). Entre las consideraciones finales se propone al líder coach como herramienta estratégica para la gestión universitaria humana por tres consideraciones fundamentales:1) Por el valor humano que genera en las personas y su capacidad de transformar el ser para el hacer universitario 2) Por favorecer a través de estrategias de formación profesional el trabajo decente en el sector universitario y crecimiento personal y profesional en la búsqueda de elevar el rendimiento de los colaboradores para beneficio de la universidad y 3) Por ser una herramienta estratégica que busca una gestión humana efectiva y afectiva, capaz de crear equipos de alto desempeño que contribuyan al logro de objetivos, misión y visión y de humanizar el contexto universitario por su empatía, escucha activa, conversaciones productivas, comunicación asertiva e interrelaciones personales positivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Desempenho das Equipes"

1

Resende, Danilo Gazzoli, Luiz Celso Gomes Jr, and Rita Cristina Galarraga Berardi. "A influência da diversidade de gênero e da sociabilidade no desempenho acadêmico de equipes de estudantes de graduação em Computação - uma análise preliminar." In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1363.

Full text
Abstract:
Para que equipes de alunos funcionem da maneira mais eficaz é importante que elas sejam as mais diversas possíveis de acordo com a metodologia Aprendizagem baseada em Times (TBL). Com esta prerrogativa, este estudo visa o entendimento da relação entre o desempenho acadêmico e o contexto da diversidade de gênero e sociabilidade, em equipes de uma disciplina de Banco de Dados em cursos de graduação em Computação. Dados de conexões sociais, gênero, formação de equipes e desempenho foram agregados para a realização das análises. Os resultados preliminares sugerem que equipes mais diversas tendem a ter desempenho melhor. Em termos de sociabilidade, identificamos que as equipes com mais amigos entre si e os formados por indivíduos mais sociáveis tendem a ter melhor desempenho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pereira, Ricardo, and Cristiano José Castro de Almeida Cunha. "LIDERANDO EQUIPES À DISTÂNCIA UMA CONTEXTUALIZAÇÃO NECESSÁRIA SOBRE LIDERANÇA REMOTA E EQUIPES VIRTUAIS." In Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi). Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi), 2020. http://dx.doi.org/10.48090/ciki.v1i1.873.

Full text
Abstract:
A crise causada pelo coronavirus acentuou uma tendência que já vinha ocorrendo há alguns anos: a adoção do trabalho remoto. Nos últimos meses, muitas empresas aderiram a este novo modelo que usa as tecnologias da informação e comunicação como meio para conectar líderes e liderados nas equipes virtuais. O objetivo deste artigo é identificar os desafios dos líderes e os estilos de liderança mais adequados para manter o bom desempenho de uma equipe virtual. A pesquisa foi realizada utilizando-se o método da revisão integrativa da literatura e foram analisados artigos coletados nas bases de dados Scopus e Web of Science. O estudo revelou que os principais desafios dos líderes de equipes virtuais estão relacionados com: comunicação, cooperação, estabelecimento de normas de trabalho e acompanhamento do trabalho da equipe. Além disso, a literatura não aponta um estilo ideal de liderança, mas sugere que os lideres transformacionais têm maior probabilidade de sucesso nas equipes virtuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

FERNANDA DA SILVA OLIVEIRA, RAYSSA, RAIANE KARINA DE CAMPOS, RAYSSA ALVES DA SILVA, LAURA BORBA NICOLAU, and LUCIANO ALLEGRETTI MERCADANTE. "Análise da evolução do desempenho técnico das equipes brasileiras de alto nível." In XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP - 2016. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2016. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2016-51796.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Kuhnen, Gabriela, and Célio T. dos Santos. "Relações de Interação, Comunicação e Desempenho entre Membros de Equipes Virtuais: Uma Revisão Bibliográfica Sistemática." In 8º Congresso Internacional de Design da Informação / 8º Congresso Nacional de Iniciação Científica em design da informação. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/cidi2017-098.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos Junior, Mauro F., and Sergiana Alves Da Silva. "Mostra de Ideias: aplicação de uma metodologia gamificada e baseada em problemas no curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Mato Grosso." In Workshop sobre Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wei.2020.11148.

Full text
Abstract:
Para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais motivador no Curso de Sistemas de Informação, foi desenvolvido o projeto Mostra de Ideias: uma metodologia gamificada e baseada em problemas. Foi estruturada no formato de competição, e as equipes tinham como objetivo criar startups para apresentar a melhor e mais viável solução tecnológica para problemas reais. As fases da competição incluíam oficinas com especialistas convidados, incrementando o conteúdo da disciplina e o engajamento dos alunos. A validação desta proposta ocorreu através de análise qualitativa e quantitativa, e foi verificado o aumento do desempenho acadêmico na disciplina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Dias, Cesimar, Frederico Lopes, and Jair Leite. "SmartNode Dashboard: um framework front-end baseado em Node-RED para criação de City Dashboards." In II Workshop Brasileiro de Cidades Inteligentes. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wbci.2019.6744.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta o SmartNode Dashboard (SND), uma ferramenta baseada em tecnologias front-end para criação de dashboards para cidades inteligentes. O SND implementou padrões de projetos e de interface web focados em conteúdos com estruturas reaproveitáveis. Além disso, foi criado um caso de estudo utilizando o Node-RED como plataforma de execução. Como resultados deste trabalho, foi desenvolvido o SmartNode Dashboard, um framework para criação de interfaces padronizadas e extensíveis. Além disso, ele oferece aos desenvolvedores de dashboards uma metodologia de implantação do framework com o Node-RED para facilitar e ampliar a capacidade das equipes no tocante ao desempenho, tempo e qualidade na criação de dashboards.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

C. Resende, Igor, Lucas A. A. Cardoso, Ana Cláudia B. H. Ferreira, Bruno H. G. Barbosa, and Danton D. Ferreira. "Identificação de Grau de Risco de Pé Diabético por meio de Técnicas de Aprendizado de Máquinas." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1231.

Full text
Abstract:
O pé diabético está entre as mais sérias e dispendiosas complicações causadas pela Diabetes Mellitus. A amputação de extremidades inferiores geralmente é consequência de uma úlcera nos pés. Para prevenir o pé diabético, este trabalho propõe um sistema automático baseado em K-means, árvores de decisão e algoritmos genéticos para identificar os pacientes com alto risco de desenvolver o pé diabético. No projeto do método, informações sobre a situação social e autocuidados dos pacientes com os pés são consideradas. Ambos dados reais e simulados foram usados para avaliar o método proposto. Um desempenho superior a 90% foi obtido, mostrando que o método pode ser útil em Unidades Básicas de Saúde na triagem de pacientes diabéticos em apoio às equipes de saúde, com consequências na redução do número de casos de pés diabéticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Matos de Vasconcelos, Fillipe, Carlos Frederico Meschini Almeida, Nelson Kagan, James D. S. Júnior, Fabrício Expedito Viana, Alexandre Dominice, and José Dorlando De Souza Júnior. "Uma Metodologia Baseada em Algoritmo Genético para Priorização de Inspeções em Concessionárias de Distribuição de Energia Elétrica." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2289.

Full text
Abstract:
A crescente necessidade de garantir níveis adequados de confiabilidade, lucratividade e satisfação do consumidor leva as concessionárias a desenvolver estratégias para identificar ativos obsoletos por meio de inspeções programadas. No entanto, considerando a necessidade de aplicação criteriosa de recursos, , é desejável a definição de uma estratégia eficiente para alocação de equipes nos segmentos mais críticos das redes de distribuição. Até recentemente, o planejamento da inspeção era realizado com base no desempenho dos indicadores de continuidade compilados em planilhas eletrônicas. Este artigo propõe uma abordagem baseada em Algoritmo Genético (AG) para avaliar os parâmetros das redes, definir metablocos (ou seja, segmentos de alimentador entre dispositivos de proteção) e priorizar aqueles que melhoram ainda mais os indicadores de qualidade de energia. Os resultados demonstram que o conceito de metablocos priorizados é viável para aplicação na realidade de uma maneira abrangente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Costa, Rogério Fernandes da, and Alessandro Marco Rosini. "ESTUDO DO IMPACTO DA GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA MEMBROS DE EQUIPES DE TIPERSPECTIVA DOS EXECUTIVOS, USUÁRIOS E." In 12th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI, 2015. http://dx.doi.org/10.5748/9788599693117-12contecsi/rf-2811.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva Nery, Carla Fabiana, Lucas Apolonio Almeida Martins, and Victor Thomaz Cunha Aragão. "AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO APLICADA A UMA EQUIPE DE FÓRMULA SAE." In IX CONGRESSO DE ENGENHARIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SãO JOãO DEL-REI. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/coen-2019-115382.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography