Academic literature on the topic 'Cursos internos de capacitação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Cursos internos de capacitação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Cursos internos de capacitação"

1

Richter Andolfato, Israel, and Guilherme Zasevski Almeida. "A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO TEMA “PROCESSO ADMINISTRATIVO DE APURAÇÃO DE RESPONSABILIDADE” EM CURSOS INTERNOS DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 3, no. 11 (November 24, 2022): e3112276. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2276.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objeto de análise a inclusão do tema “Processos Administrativos de Apuração de Responsabilidade” – processo administrativo sancionador que visa apurar as irregularidades cometidas por Pessoas Jurídicas em desfavor da Administração Pública durante o processo licitatório ou durante a execução contratual – em cursos internos da Polícia Militar do Paraná, sobretudo no Curso de Formação de Oficiais. Tal proposta visa difundir o tema, pouco conhecido até então, no âmbito da Corporação, qualificando os militares estaduais nomeados como Membros e Presidentes de Comissões Processantes dos referidos Processos, evitando-se incorreções que possam levar à nulidade destes, e, por consequência, mácula à Corporação e prejuízo à Administração Pública. A metodologia empregada embasou-se em elementos bibliográficos e estatísticos, obtendo-se resultados que comprovam a crescente relevância do tema e nomeação de Oficiais Subalternos em funções essenciais ao desenvolvimento dos trabalhos. Diante do estudo, conclui-se essencial a inclusão do Processo Administrativo de Apuração de Responsabilidade como disciplina autônoma do 3º ano do Curso de Formação de Oficiais, apresentando-se proposta de Plano de Disciplina para tal, bem como a criação de Curso de Capacitação, na plataforma de Ensino à Distância da PMPR, visando qualificar os demais militares estaduais nomeados como Membros de Comissões Processantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Calixto, Ana Elisa Barreto, Guilherme Rufino Marques Pellegrin, Luiza Dahbar Rodrigues, Matheus Pericles Belcavello, Nathalia Noyma Sampaio Magalhães, Patrick Ribeiro Reis, Thiago Cardoso Vale, and Marcelo Barros Weiss. "Conhecimento de internos de Medicina de Instituições de Ensino Superior de Juiz de Fora acerca das manifestações neurológicas da COVID-19." Brazilian Journal of Health Review 7, no. 3 (June 11, 2024): e70395. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv7n3-304.

Full text
Abstract:
Introdução. A pandemia de infecção por SARS-CoV-2 constitui um grave problema de saúde pública, com recorrente demanda assistencial. Em virtude de sua heterogeneidade de apresentações, com destaque para o acometimento do sistema nervoso, é imprescindível que o interno do curso de Medicina esteja capacitado para o adequado manejo e reabilitação dos pacientes. Objetivos. Avaliar o conhecimento dos internos de Medicina das Instituições de Ensino Superior de uma mesma cidade acerca das manifestações clínicas neurológicas da COVID-19. Métodos. Estudo descritivo do tipo transversal quali-quantitativo, que, por meio de questionário online via Google Forms de 20 questões, avaliou os internos de Medicina. Resultados. Dos 53 alunos que preencheram o questionário, 24 estavam no 9º período; 18 no 10º período; quatro no 11º período e sete no 12º período. 35 participantes tiveram COVID-19 e 18 negaram histórico da doença. As questões estruturadas foram subdividas nas áreas de epidemiologia, sintomatologia, fisiopatologia e tratamento, com uma prevalência geral de acertos de 52,9%. Não houve diferença significativa entre o número de acertos entre os períodos (p=0,547). Os participantes com história prévia de COVID-19 acertaram um total de 53,2%, enquanto aqueles que não tiveram a doença obtiveram uma média de acertos de 51,9%, não sendo observada uma diferença estatisticamente significativa entre esses dois grupos (p=0,431). Conclusão. Há certas lacunas na capacitação dos internos para o enfrentamento da pandemia no que diz respeito às repercussões neurológicas desta. Faz-se necessária uma reavaliação do cenário e discussão acerca de melhorias no ensino e preparo dos estudantes para necessidades futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Duarte, Francisco Ricardo, Marcos Alberto de Araújo, Tayronne de Almeida Rodrigues, Adriana Moreno Costa Silva, Tathiany Laisy Ramos Silva, Joselita Teodozina Cruz, Tassiane Feliciano Santana, and João Leandro Neto. "Universidade corporativa: uma estratégia para formar e capacitar os funcionários dentro de uma empresa." OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA 22, no. 7 (July 25, 2024): e6012. http://dx.doi.org/10.55905/oelv22n7-287.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar as Universidades Corporativos como um novo elemento de formação e capacitação dos funcionários de uma organização. Será um estudo bibliográfico, no qual terá como referencial teórico a Gestão do Conhecimento, Universidades Corporativas e Aprendizado Organizacional. Trata-se um estudo bibliográfico e serão apresentados dois casos de Universidades Corporativas de sucesso no Brasil. Assim a metodologia será predominantemente bibliográfica. Existe um hiato entre a formação de profissionais pelas universidades e faculdades tradicionais e o perfil requerido pelas empresas e organizações. A saída encontrada, conforme é mostrado neste estudo, foi a criação de Universidades Corporativas, através das quais, as próprias empresas complementam, via cursos internos, a formação do profissional com o perfil desejado por ela. São apresentados como experiências exitosas as Universidades Corporativa da Embasa – Empresa Baiana de Saneamento Básico – e da Petrobrás – Empresa Brasileira de Petróleo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Deganut, Rodolfo Gabriel, and Tatiane Da Silva. "Diagnóstico da evasão em cursos de educação profissional por intermédio do Projeto Político Pedagógico." Revista IPecege 5, no. 1 (March 22, 2019): 24–33. http://dx.doi.org/10.22167/r.ipecege.2019.5.24.

Full text
Abstract:
Abandonar a própria qualificação profissional é acabar com perspectivas de inserção no mercado de trabalho ou ainda interromper o próprio crescimento profissional. Diagnosticar e combater a evasão são ações que requerem a participação de todos os agentes escolares. Tendo em vista esse pressuposto, o objetivo deste trabalho consistiu na elaboração, por meio do Projeto Político Pedagógico, de ferramentas auxiliadoras que possam estimular a permanência dos alunos em uma instituição que promove cursos de capacitação profissional. Por intermédio de revisões bibliográficas e de aplicação de questionários com alunos que solicitaram o cancelamento de sua matrícula, bem como com docentes, coordenação e supervisão escolar, foi possível estabelecer alguns dos fatores preponderantes que estão relacionados à evasão escolar da instituição de ensino foco da pesquisa. Os resultados indicam que aproximadamente 50% dos alunos que se matriculam no ensino profissional realizaram o cancelamento de sua matrícula, justificado por dois tipos de fatores, internos e externos à escola, mas que em ambos os motivos se constatou que o colégio pode contribuir na promoção de meios que efetivem a profissionalização e conclusão do aluno no curso escolhido. O estreitamento de relações entre educandos e agentes escolares, priorizando o diálogo e estabelecendo estruturas favoráveis a permanência do aluno, é um dos conceitos básicos do Projeto Político Pedagógico, que elaborado coletivamente, resulta em uma escola colaborativa e acessível à comunidade, diminuindo assim a evasão dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mantovani, Solange Canevesse, Daniel Mantovani, Paulo Fernando Soares, Renan Araújo Azevedo, and Driano Rezende Rezende. "Capacitação de pessoas: um novo contexto empresarial." Revista Científica FAEMA 9, no. 1 (April 11, 2018): 221. http://dx.doi.org/10.31072/rcf.v9i1.515.

Full text
Abstract:
Com o grande crescimento econômico brasileiro, veio o aperfeiçoamento, qual inclui funcionários devidamente envolvidos com seus conhecimentos, incorporados ao longo de estudos e experiências profissionais. Nesse sentido, as empresas tornaram-se criteriosas em buscar profissionais habilitados com cursos externos, após a sua graduação, deixando de lado o quesito aperfeiçoamento interno, ou seja, na qual a empresa busca habilitar o seu funcionário para que o mesmo possa gerenciar o seu setor de trabalho. Diante do contexto argumentado, o presente estudo aborda a discussão sobre o perfil dos colaboradores empresariais buscando medir a satisfação no quesito treinamento aplicado para motivação pessoal, a fim de obter melhorias no local de trabalho. O questionário proposto apresentou resultados oportunos que permitiam a realização de discussões oportunas na capacitação de pessoas. Assim, com a aplicação do questionário semiestruturado aplicado aos colaboradores do setor de compras, funcionários da instituição de ensino, observou-se que em média 74% dos entrevistados, estão motivados na empresa, especialmente pela integração entre as equipes, reconhecimento pessoal/profissional por parte da empresa e seus gestores. Outro fator observado provém da relação na busca por melhoria contínua voltada na qualificação profissional, incentivo financeiro e planos de carreira que atendam a qualificação já obtida por seus colaboradores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nunes, Marcela Riccomi, Arlindo Philippi Jr, and Valdir Fernandes. "A Atuação de conselhos do meio ambiente na gestão ambiental local." Saúde e Sociedade 21, suppl 3 (December 2012): 48–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902012000700005.

Full text
Abstract:
A complexidade do desenvolvimento sustentável configura um paradigma em que são necessárias ações efetivas de gestão ambiental que, em última instância, têm relação com a formulação e a implementação de políticas públicas. Para que haja uma efetiva gestão ambiental no âmbito municipal é necessária a participação da sociedade nos processos de gestão. Logo, os conselhos municipais do meio ambiente são peças fundamentais na promoção da gestão ambiental local com vistas a uma melhor qualidade de vida. A literatura enfatiza que a efetividade dessas instâncias está ligada, principalmente, à sua estrutura e funcionamento. Assim sendo, essa pesquisa objetivou a identificação de oportunidades de melhoria na estrutura e no funcionamento do Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André (COMUGESAN) como uma contribuição para sua atuação na gestão ambiental. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e qualitativa, no ano de 2008, caracterizando-se como estudo de caso exploratório no Município de Santo André, SP. Observou-se que a atuação de Conselhos Municipais do Meio Ambiente na gestão ambiental transcende as ações de tomada de decisão, formulação e implementação das políticas locais, constituindo-se, sobretudo, como espaço educativo e de construção da cidadania. Como oportunidades de melhoria, identificaram-se seis aspectos primordiais a serem fortalecidos em sua atuação: estrutura; composição e representatividade; capacitação; educação em meio ambiente; informação; avaliação constante. Com os resultados obtidos, sugere-se que o COMUGESAN adote atividades de capacitação para aperfeiçoar a representatividade, instituindo cursos de formação de conselheiros e atividades em educação continuada, bem como a realização de diagnósticos internos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carvalho, Tiago Assis de, Luis Felipe Lima e. Silva, Heloisa Oliveira dos Santos, Diego Costa Lima, Rafael Cedric Möller Meneghini, and Adriano Bortolotti da Silva. "Implementação de Horta como terapia complementar numa casa de recuperação." Extensão em Foco, no. 31 (August 1, 2023): 68. http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i31.84488.

Full text
Abstract:
O objetivo foi implantar uma horta recreativa na Casa de Transformação Betânia, em Lavras, Minas Gerais, e capacitar os residentes desta instituição para realizar estas atividades posteriormente de forma independente. A atuação de estudantes, pesquisadores, técnicos e Engenheiros Agrônomos, juntos à Casa de Transformação Betânia surgiu como uma potencial ferramenta para a interação dos internos e para a aplicação e extensão de conhecimentos em diferentes segmentos, além de apresentar como alternativa o tratamento terapêutico dos residentes. O trabalho englobou além da implantação e da condução da horta terapêutica, a ministração de cursos de capacitação em planejamento e em técnicas para a implantação e condução da produção de espécies hortícolas, envolvendo agricultura orgânica, preparo e adubação dos canteiros, produção e plantio de mudas, manejo fitotécnico das culturas, controle biológico de pragas e de doenças, colheita, gerenciamento de resíduos sólidos, compostagem, empreendedorismo, dicas de culinária e aproveitamento dos produtos depois de colhidos. Os trabalhos foram ministrados e implantados junto aos internos por profissionais capacitados pertencentes à Universidade Federal de Lavras, profissionais da Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Lavras e pela EMATER regional. Houve conscientização dos residentes em relação ao meio ambiente, por meio do uso correto da água, do aproveitamento dos resíduos na produção dos compostos orgânicos, e na forma correta de controle biológico das doenças e na produção agronômica das culturas de agrião, alface, beterraba, brócolis, cebolinha, cenoura, coentro, couve, couve-flor, repolho, rúcula, e salsinha, além também da difusão de conhecimento sobre nutrição, alimentação e saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Grespan, Regina Maura Zetone, and João Carlos da Silva Bizário. "Percepção da inserção dos acadêmicos do internato do curso de Medicina da USCS no serviço de obstetrícia do município de São Caetano do Sul." Research, Society and Development 11, no. 8 (June 16, 2022): e21211830703. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i8.30703.

Full text
Abstract:
Introdução: Modificações ocorreram no Serviço de Obstetrícia do Hospital Euryclides de Jesus Zerbini, em São Caetano do Sul, decorrentes à inserção dos acadêmicos do internato do Curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, alterando a rotina da equipe de saúde, gerando a necessidade de identificar problemas e soluções. Objetivo: Analisar a percepção dos atores sobre a inserção dos internos do Curso de Medicina, nos processos de atendimento no Hospital. Método: Estudo qualitativo, mediante técnica de grupo, utilizando-se amostra por conveniência de acadêmicos do 9º semestre, pacientes/familiares atendidos pelos alunos, equipe em contato com os alunos e médicos/preceptores/docentes do curso, totalizando 4 grupos. Resultado: Observou-se despreparo na recepção dos alunos, na identificação e apresentação à equipe, aos pacientes/familiares, e também um déficit na integração com a equipe e serviço. Os preceptores não foram capacitados a realizar a preceptoria. Houve desconforto da equipe pela presença dos internos; estranhamento dos pacientes por desconhecimento da característica acadêmica do hospital; despreparo dos preceptores para acolher e orientá-los e sensação de falta de pertencimento dos internos no serviço por falta de integração. Conclusão: A desestruturação das atividades de prática em serviço no estudo pode prejudicar na formação, na qualidade do atendimento e no clima organizacional. Os achados fomentam a revisão dos processos de integração entre universidade e serviço estudado, colaboradores, usuários e alunos, bem como o desenvolvimento de estratégias de capacitação dos preceptores pela universidade para o aperfeiçoamento do ensino e prática em serviço aos alunos do curso de graduação da universidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Filho, Josfran Ferreira, Samuel Rocha França, Marcelo Ferraro Bezerra, and Marcelo Bonifácio Sampieri. "Liga de Anatomia e Trauma Buco-maxilo-facial de Sobral (LATIUM)." Revista Em Extensão 18, no. 2 (January 22, 2020): 155–64. http://dx.doi.org/10.14393/ree-v18n22019-47497.

Full text
Abstract:
A Liga de Anatomia e Trauma Buco-Maxilo-Facial (LATIUM) da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Sobral, proporciona atividades clínicas e científicas ao acadêmico. A Liga funciona há dois anos, conta com 220 pacientes atendidos, trabalhos científicos apresentados em jornadas e congressos pelo território brasileiro, publicação de artigos científicos e organização de cursos e aulas voltadas para comunidade acadêmica de Odontologia. O objetivo do presente texto é relatar a experiência do funcionamento e da logística de um projeto de extensão do interior do Ceará para a sociedade e para a comunidade científica. Foi realizada uma revisão dos registros internos do projeto, desde sua criação – junho de 2016 a março de 2019. O projeto já contribuiu com o atendimento de 220 habitantes da região Norte do Ceará e com a capacitação de, aproximadamente, 340 acadêmicos com interesse pela especialidade abordada. Conclui-se que a LATIUM promove diversas oportunidades e benefícios tanto para os acadêmicos da UFC-Sobral como para a população sobralense, atendida e a assistida pelas atividades promovidas, além de elevar a qualidade do ensino, incentivar a pesquisa e integrar a extensão de maneira eficaz e prática ao aluno que deseja participar de projetos de extensão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pereira, Heloísa São Thiago da Costa, Carlos Alberto Sanches Pereira, Ana Paula Cunha Pereira, and Lucas Peres Guimarães. "A importância do Ensino de Saúde na Medicina: abordagem familiar no internato durante a Estratégia Saúde da Família." Research, Society and Development 8, no. 12 (October 15, 2019): e248121718. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i12.1718.

Full text
Abstract:
É notória a dificuldade que alguns médicos têm dificuldades quando vão lidar com o público. Diante dessa problemática, objetivo deste trabalho foi apresentar uma metodologia de ensino que possibilita a capacitação dos preceptores no período de internato em Estratégia Saúde da Família em um curso de medicina. Foi realizado um estudo qualitativo, uma vez que a principal busca foi a melhoria da qualidade dos internos na estratégia Saúde da Família. Foi realizada uma oficina utilizando a metodologia da problematização e aplicado uma sondagem inicial e um questionário pós aplicação da oficina A sondagem inicial demonstrou que os preceptores pouco conheciam os recursos de abordagem familiar e após a oficina de abordagem familiar tão necessária a esse tipo de estratégia, percebeu-se que grande arte dos internos apresentou maior desenvoltura na maioria da resolução dos problemas da prática clínica. Conclui-se que a oficina foi um importante instrumento de ensino possibilitando capacitar os preceptores em ferramentas de abordagem familiar para transmitirem aos alunos tais conhecimentos de maneira crítico-reflexiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Cursos internos de capacitação"

1

Laguardia, Josué. "E-vasão em um curso de aperfeiçoamento on-line em saúde." reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ, 2007. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4388.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2012-09-05T18:23:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) 300.pdf: 1699742 bytes, checksum: 4854189137f69247ab93dd6fba7d36ea (MD5) Previous issue date: 2007
O uso crescente das tecnologias de informação e comunicação e da internet na constituição de ambientes virtuais de aprendizagem profissional implica em desafios às instituições de ensino frente às altas taxas de evasão registradas na educação a distância. O delineamento das ações que aumentem a retenção nos cursos on-line depende doconhecimento acerca dos fatores que influenciam a evasão dos alunos nesses ambientes. Desse modo, tomando o curso de aperfeiçoamento on-line Processos de Gestão e Tecnologias de Informação em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ como objeto de estudo, procedeu-se à investigação dos fatorespreditores da evasão neste ambiente. As respostas de 201 alunos, coletadas em três questionários que abordaram aspectos sócio-demográficos, situação no trabalho, condições de estudo, habilidades e abordagens de estudo e lócus de controle dos alunos,constituíram a base de dados para as análises de validação e multivariada. (...) As análises fatorial e de correspondência do ASSIST apontaram não confirmaram a estrutura em três fatores ou um padrão de distribuição das categorias compatível com o referido em outros estudos. Quanto à escala de lócus de controle interno-externo de Rotter, não foi identificado um padrão com um único fator que confirmasse o aspecto unidimensional da escala, nemtampouco os dois ou três fatores descritos na literatura. (...) Os achados desse estudo destacam a importância de se aprofundar as investigações relacionadas ao papel que desempenham as variáveis relacionadas às abordagens de estudo e às habilidades e percepções no uso do computador e da internet na permanência dos alunos em cursos on-line.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Camilotti, Luciane. "Modelo de avaliação de cursos de capacitação empresarial." Florianópolis, SC, 2007. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90025.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-23T05:18:33Z (GMT). No. of bitstreams: 0
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bressiani, Lucia. "A utilização da andragogia em cursos de capacitação na construção civil." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169906.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2016.
Made available in DSpace on 2016-10-25T03:13:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 342552.pdf: 21048659 bytes, checksum: 9e8dcc9c272dad2311ec901ffb46243b (MD5) Previous issue date: 2016
A construção civil pode ser caracterizada pela ampla utilização do trabalho humano como o centro da produção, apesar da evolução das técnicas e processos construtivos que o setor vem experimentando. Grande parte desse trabalho humano é representada por profissionais com baixa qualificação, baixa instrução e que trabalham em um ambiente de risco. E essa falta de mão de obra qualificada é vista como uma das principais dificuldades do setor. Pesquisas demonstram que houve um aumento das ações voltadas para a qualificação desses funcionários nos últimos anos, contudo muitas dessas ações foram consideradas insatisfatórias. Da mesma forma, as transformações que o mundo está experimentando têm modificado o mercado de trabalho, que se apresenta mais dinâmico. Nesse sentido, é exigido um novo perfil de trabalhador, ou seja, sujeito a menos supervisão e com mais autonomia. Diante dessa nova realidade, buscam-se metodologias mais adequadas para captar as competências requeridas nos novos processos de trabalho. Sendo assim, em função da alta demanda por qualificação no setor, foi elaborado um programa de capacitação considerando a Andragogia, que trata da aprendizagem de adultos. A literatura sobre esse assunto apresenta vários estudos teóricos, que buscam entender como os adultos aprendem. Porém, existe uma carência de pesquisas com aplicações dessa teoria, principalmente na educação profissional. Para elaborar o programa, primeiramente foram acompanhados cursos voltados para trabalhadores da construção, com o objetivo de analisar se a Andragogia vem sendo atendida e para avaliar, através da aplicação de questionários, a importância atribuída pelos alunos ao atendimento de cada princípio que norteia a educação de adultos. Em seguida, com base nos resultados e na análise dos conceitos apresentados na literatura, foi desenvolvido um programa de capacitação para alvenaria estrutural, procurando inserir os conceitos da Andragogia. Tal programa foi aplicado em três situações, buscando identificar dificuldades e o atendimento do modelo andragógico com as ações propostas. Com isso, foi possível constatar a importância da consideração da referida teoria em cursos voltados para a construção civil, proporcionando resultados satisfatórios em termos de aprendizagem e motivação para participação no curso. Também foi possível perceber que a teoria é composta por conceitos simples, masque contribuem para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, uma vez que a forma de abordagem considera o aluno como o centro do processo, com suas experiências, dificuldades e limitações. Nesse sentido, as ações inseridas mostraram-se importantes para discussão dos conteúdos necessários ao perfil profissional contempladona proposta.

Abstract : The construction industry is characterized by the intensive use of laboras the center of production, despite the evolution of construction techniques and processes which are being tested in this sector. A largepart of this labor is carried out by professionals with little training or instruction who work in a high-risk environment. This lack of skilled labor is seen as one of the main difficulties associated with the sector. Research studies have demonstrated that there has been an increase inactions aimed at training these workers in recent years, but many of them are considered to be unsatisfactory. In addition, the transformations being experienced globally have affected the work market, which is now more dynamic. Thus, a new profile is required of the worker, that is, he is subject to less supervision and has greater autonomy. Faced with this new reality, more suitable methodologies are sought to acquire the skills needed in the new work processes. Therefore, given the high demand for skills in the sector, a training program was developed considering andragogy, which deals with adult education. The literature on this subject presents several theoretical studies aimed at understanding how adults learn. However, there is alack of research on the application of this theory, particularly to professional training. To develop the program, firstly courses related to construction workers were monitored in order to analyze whether andragogy is being applied and to evaluate, through the application of questionnaires, the importance attributed by the students to adhering to each principle which guides the education of adults. Based on the results obtained and an analysis of the concepts presented in the literature, a training program for structural masonry was then developed, aiming to include the concepts of andragogy. This program was applied in three situations in order to identify the difficulties and adhere to the andragogical model with the proposed actions. In this way it was possible to verify the importance of considering the above-mentioned theory in courses related to the construction industry, providing satisfactory results in terms of learning and motivation for participation on the course. Also, it was noted that the theory is composed of simple concepts, but that it contributes to the development of knowledge, skills and attitudes, since the approach considers the student as the center of the process, with their experiences, difficulties and limitations. In this regard, the actions included are important in relation to discussions on the content needed for the professional profile considered in the proposal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

SOUZA, Bárbara Camila Bomfim de. "Cursos de capacitação geram aperfeiçoamento profissional? um estudo com servidores da UFPE." Universidade Federal de Pernambuco, 2011. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1256.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T15:08:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo6634_1.pdf: 4577230 bytes, checksum: 798f72d43b384a1b573a87235ca998aa (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2011
A presente dissertação é um estudo exploratório, de abordagem quantitativa, que tem como objetivo investigar a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos pela turma III através do curso de capacitação Ferramentas de Gestão para Gestores . Para isso, buscou-se comparar o nível de conhecimento dos participantes antes e depois do curso, bem como eventuais mudanças comportamentais decorrentes do aprendizado. A escolha da amostra se deu de forma não aleatória, uma vez que foi informado que a turma III teve como peculiaridade um planejamento em que foi previsto um acompanhamento, tanto do desenvolvimento dos conhecimentos quanto dos comportamentos de seus participantes, por se tratar de uma turma financiada com recursos do Ministério do Planejamento, para atender aos requisitos do edital. Para melhor compreensão, os referenciais teóricos perpassam pela contextualização da Era do Conhecimento e da exigência por trabalhadores do conhecimento, posicionando a UFPE nesse contexto. Inclui as formas de aprendizado e como acontecem nas organizações, inclusive nas públicas e na UFPE, especialmente; treinamento e avaliação de desempenho. Como resultados, ao que tudo indica, houve apenas uma evolução cognitiva dos participantes, que, no entanto, parece não ter relação com a participação no curso. Não foi possível notar mudanças de comportamento por parte dos participantes através de suas avaliações de desempenho, embora a maioria deles tenha informado que o conhecimento adquirido tenha sido aplicado, primeiro em sua vida pessoal depois na profissional. Como conclusão foi mencionado que o curso precisaria de uma avaliação mais crítica em seus módulos, sendo sugerido inclusive que a UFPE busque formas mais adequadas de mensurar a eficácia de seus programas de capacitação em termos práticos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cirino, Fernanda Oliveira. "Sistematização participativa de cursos de capacitação em solos para professores da educação básica." Universidade Federal de Viçosa, 2008. http://locus.ufv.br/handle/123456789/5422.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-26T13:53:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 466782 bytes, checksum: 0f9cc4eeca3d85f5fd1dd566dec73887 (MD5) Previous issue date: 2008-09-15
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Nowadays, the training of Basic Education teachers is placed as a key issue in the search for improvements in the quality of basic education, once the initial training of teachers is not sufficient to enable them to face the challenges of class rooms. Specifically in relation to soil contents, school teachers show both conceptual and pedagogical difficulties. Thus, with the objective of redefining and developing the teaching of soils, the Program for Education in Soils and Environment (PES), from the Department of Soils of the Federal University of Viçosa (UFV) started offering, since 2004, annual training courses in soils. For Basic Education teachers after three consecutive years of completion of the courses, it was already possible to observe the impacts of this approach in some schools in Viçosa-MG, and it became necessary to analyze and evaluate these results, which motivated this research. For that a participative systematization was outlined, with the aim to critically analyze and reflect the influence of courses in the teaching practices of its participants. The participatory systematization is characterized as a process that beyond the organization and analysis of the results, also allows collective and critical reflection of the whole process, where the participation of the subjects involved in the search provide lessons, learning and exchanging experiences. The systematization was done in phases, and for each were used participatory methods and techniques. The results of the systematization showed that the approach of the contents of soils developed by the teachers in their subsequent teaching had a strong influence of the training courses. Both content and methods were effectively appropriated by the teachers involved, which were able to give new meaning and value to the subject. This increased their self security related to the subject, enriching and diversifying the classes with the use of different methodological approaches. Moreover they could overcome the use of didactic books as their only conceptual and methodological support for classes.
Nos dias atuais, a formação em exercício de professores da Educação Básica tem se colocado como uma questão-chave na busca de melhorias na qualidade do ensino básico, uma vez que a formação inicial do professor não é suficiente para capacitá-lo diante dos desafios da sala-de-aula. E especificamente em relação aos conteúdos de solos, os professores geralmente encontram dificuldades tanto conceituais como pedagógicas. Assim, com o objetivo de ressignificar e desenvolver o ensino de solos, o Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente (PES), do Departamento de Solos da UFV passou a oferecer, a partir de 2004, cursos anuais de capacitação em solos para professores da Educação Básica. Após três anos consecutivos de realização dos cursos já era possível observar os impactos dessa abordagem em algumas escolas de Viçosa-MG, e tornou-se necessário analisar e avaliar esses resultados, o que motivou a presente pesquisa. Para isso foi definida uma sistematização participativa, com o objetivo de analisar e refletir criticamente a influência dos cursos nas práticas pedagógicas de seus participantes. A sistematização participativa é caracterizada como um processo que permite além da organização e análise dos resultados, a reflexão crítica e coletiva de todo o processo, onde a participação dos sujeitos envolvidos busca proporcionar ensinamentos, aprendizados e trocas de experiências. A sistematização foi dividida em etapas, e para cada uma utilizaram-se de métodos e técnicas participativas. Os resultados da sistematização mostraram que a abordagem dos conteúdos de solos desenvolvida pelos professores em sua prática pedagógica subseqüente teve forte influência dos cursos de capacitação. Tanto conteúdos como métodos foram efetivamente apropriados pelos cursistas, que valorizaram e ressignificaram o tema e isso lhes deu mais segurança em sua abordagem, enriquecendo as aulas e diversificando-as com o uso de diferentes abordagens metodológicas, possibilitando inclusive a superação do livro didático como único apoio conceitual e metodológico às suas aulas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Delfino, Nelson. "Compartilhamento do conhecimento nos cursos de capacitação da Universidade Federal de Santa Catarina." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2014. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123435.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014.
Made available in DSpace on 2014-08-06T18:12:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 326750.pdf: 1509441 bytes, checksum: c98fae291f67b1b06562cf2e61d0d427 (MD5) Previous issue date: 2014
Esta dissertação tem como objetivo verificar a contribuição do compartilhamento do conhecimento por meio dos cursos de capacitação e aprimoramento ofertados na UFSC ao seu corpo administrativo. Busca-se identificar, por meio do objetivo geral, as relações de troca existentes entre os sujeitos envolvidos nas atividades de capacitação e a forma de organização, e se neste processo de capacitar pessoas ocorrem o compartilhado do conhecimento e o seu entesouramento organizacional. Para tanto, por meio dos objetivos específicos, de descrever o plano de capacitação, categorizar o obtido com entrevistas junto aos gestores e a frequência dos questionamentos feitos aos participantes dos cursos de capacitação, estruturou-se a pesquisa, na forma de identificar a ocorrência e os meios estruturais de condução das formas de processos de capacitação pela organização. Através dos dados levantados junto aos sujeitos envolvidos na pesquisa, buscou-se identificar através dos fatores "comunidade" e "pessoal", se há o compartilhamento do conhecimento nos cursos por meio da percepção dos participantes da pesquisa. Desta forma, efetivou-se um estudo de caso, com abordagem pragmática (mista) nos cursos de capacitação da Universidade Federal de Santa Catarina, para evidenciar as relações existentes dentro de um ambiente de aprimoramento profissional. Usou-se a método de triangulação de dados, com o intuito de identificar a convergência destes para identificação, se as formas de gestão da capacitação de pessoas na Instituição geram o aprimoramento do conhecimento e se o que é gerado cria novas competências e se estas são entesouradas em um ciclo virtuoso de tácito-pessoal para explícito-organizacional. Destacaram-se, nos resultados, as formas de condução e estruturação desta comunidade de troca de conhecimento e as relações das pessoas envolvidas nos processos de capacitação. Foram identificadas as percepções dos envolvidos no processo de gestão, as visões dos participantes e as limitações existentes nos processos de troca e decisão. Concluiu-se que o compartilhamento do conhecimento acontece nos cursos, porém novas formas e meios de trocas devem ser incentivados para o constante aprimoramento do setor de gestão de pessoas da instituição.

Abstract : This thesis aims to determine the contribution of knowledge sharing through training courses offered at UFSC employees. It Seeks to identify, through the main objective, the existing exchange relations between those involved in training activities and organizational form, and if, in this process of empowering people, knowledge sharing and its organizational hoarding occur. For that, through specific objectives, which were to describe the training plan, to categorize the data obtained with the interviews with the managers and with the answers from the participants of the training courses; the research was structured in a way to identify the occurrence and structural means of conducting forms of training processes by the organization. Through the data collected from the sample, we sought to identify factors through the "community" and "personal" determined by Sulaiman (2010), if there is knowledge sharing in courses through the perception of the respondents. Thus, case study was carried out through mixed pragmatic approaches in training courses at the Federal University of Santa Catarina, in order to reveal the existing relations within an environment of professional development. The used method was data triangulation, to identify the convergence of these data for identification, aiming to understand if the forms of the institution's people training management generate the improvement of knowledge and if what is generated creates new skills and if these are enshrined in a virtuous cycle of personnel - tacit to organizational - explicit. The highlights of the results were the way of conducting and structuring this community of knowledge exchange and the people's relationships involved in the training processes. The perceptions of those involved in the management process, the views of participants and limitations in the processes of exchange and decision were identified. It was concluded that knowledge sharing happens in the courses, but new ways and means of exchange should be encouraged to constantly improve the institution's people management sector.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Timoteo, Marcelo Eduardo. "Acompanhamento de egressos e avaliação de cursos de pós-graduação stricto sensu: uma proposta para mestrados profissionais." reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ, 2011. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/12481.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-01-07T13:32:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 957.pdf: 3568766 bytes, checksum: ab02e9dd1681bfc24bf7c8dc5695bdfc (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2011
A avaliação de cursos e o acompanhamento de egressos são temas muito explorados e controversos na literatura sobre educação. Para o mestrado profissional, introduzido desde o final da década de 1990 no país, aumenta o desafio a ser enfrentado por uma instituição secular no campo da ciência e tecnologia como a Fiocruz, que o incorporou a partir de 2001. Com este estudo se desenvolveu uma proposta de instrumento para acompanhamento de egressos e avaliação dos cursos de mestrado profissional dessa instituição. Para isso, analisaram-se, criticamente,três questionários de uso consagrado na instituição, para desenvolver uminstrumento único para essas finalidades. A abordagem analítica foi a comparativa. À análise individualizada de cada instrumento, em seu contexto e finalidade, seguiu-se a análise do conteúdo de cada questionário, sendo as perguntas desagregadas ereestruturadas, vindo a constituir novos blocos organizados por classificaçãotemática. Comprovaram-se os pontos falhos dos questionários analisados, tanto no que concerne à sua forma, quanto ao conteúdo. Adaptaram-se os pontos positivos na elaboração de questões para compor o instrumento, cujos elementos centrais sãopassíveis de utilização em outros contextos educativos similares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ribeiro, Denise Aparecida. "Análise das bases da estruturação do currículo dos cursos profissionais de transportes na rede pública federal." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2012. http://repositorio.unb.br/handle/10482/10767.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Transportes, 2012.
Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2012-06-21T10:43:22Z No. of bitstreams: 1 2012_DeniseAparecidaRibeiro.pdf: 2351415 bytes, checksum: 4fd1256befb8b98d76f5cfeeaf40e860 (MD5)
Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2012-06-21T10:43:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_DeniseAparecidaRibeiro.pdf: 2351415 bytes, checksum: 4fd1256befb8b98d76f5cfeeaf40e860 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-06-21T10:43:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_DeniseAparecidaRibeiro.pdf: 2351415 bytes, checksum: 4fd1256befb8b98d76f5cfeeaf40e860 (MD5)
O trabalho na área de transportes abrange diversos serviços que interagem com outras áreas profissionais e outros sistemas sociais. A definição do perfil dos profissionais capacitados para atuar em um sistema tão abrangente é um desafio para que estes contribuam com a existência de um bom sistema de transportes; compreendendo suas relações com os sistemas sociais, políticos e ambientais. A formação desse profissional é parte da educação profissional e esta sempre esteve subordinada a um escopo legal que passou por muitas alterações no curto espaço das duas últimas décadas, deixando algumas dúvidas aos professores que atuam na área de transportes. Esses são os encarregados da criação dos cursos com pouca estrutura e uma grande carga de trabalho. As dificuldades e incertezas enfrentadas pelos professores ao decidir os cursos e seu currículo é o que motiva essa tese a buscar o suporte para entendimento nas bases teóricas da educação e currículo, nas políticas de educação, na legislação pertinente à educação profissional e nas transformações recentes do mundo do trabalho, campos estes ínter-relacíonados. As bases da educação, em sua maioria, buscam direcionar a educação para a formação humana completa, indo além de treinar pessoas, atender interesses unediatos e o poder econômico. Em outra vertente existem teóricos que ressignificam esses conceitos e estruturam bases teóricas que dão suporte ao sistema político econômico para a sustentação de políticas educacionais e seu arcabouço legal, direcionando as ações da educação. E assim que a educação profissional vem sendo estruturada: em bases legais contraditórias de difícil entendimento e aplicação pelos professores da educação profissional, encarregados da estrutura dos currículos e sua prática diária. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação criou 20 áreas profissionais, entre elas o transporte focado no setor de serviços. Esse novo foco foi detalhado nas Diretrizes Curriculares e nos Referenciais Curriculares Nacionais. O mundo do trabalho também interligado às questões sócio econômicas direciona a educação profissional e sofre as conseqüências da formação de trabalhadores. E nesse mundo em transformações econômicas, políticas e tecnológicas que os professores das Instituições Federais de Educação Profissional têm que definir seus cursos. A aplicação de um questionário, enviado aos responsáveis pelos sete cursos na área de transportes nas Instituições evidenciou a dificuldade em trabalhar com o arcabouço legal elaborado com termos ressignificados e contraditórios. Esses professores têm uma formação na área de ciências exatas e uma experiência profissional em transportes, mas. em sua maioria, não reúnem conhecimentos teóricos sobre educação e currículo. Portanto, os primeiros cursos profissionais de transportes foram então construídos, não havendo referencias anteriores, partindo da formação e experiência desses professores, ou seja, tais cursos mesmo sendo submetidos à legislação e à necessidade do mundo do trabalho são filtrados pela ótica desses professores. A construção desses cursos sofreu influência da formação da equipe que o elaborou, como também seguiu direcionamento legal e do mercado de trabalho. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The work on the transport encompasses various services, which interact with other professional areas. The definition of which professional profile is needed in order to obtain a good transportation system faces the complexity of the transport service areas along with all its interfaces with the social, political and environmental systems. In addition, professional education has always been subordinated to a legal scope, and it has changed a lot over the past two decades, leaving some doubts hovering over teachers who work on the area of transport. These professionals are hi charge of creating and structuring courses with little structure and heavy workload. In view of the difficulties and uncertainties faced in this process, this thesis seeks support towards understandmg starting from the theoretical basis of education and curriculum, educational policies, legislation pertaining to professional education, and the latest transformation in the labor field. These policies, theories and the labor field are mterrelated, while some theories seek to structure the education towards a whole human development rather than simply train people for the immediate interest of the economic system. The political economic system can reframe some critically developed ideas and use them as a support for the establishment of educational policies and the framework of laws, which guide social actions. These theories, and laws provide support for the implementation of policies that aim at reinforcmg the economic systems as well as the dominant ideology. So, this is how the professional education has been structured, in fact, it has been contradictory and misleading as for the understanding and the application by teachers, who are in charge of the structuring of curricula and their daily practices. The Law of Directives and Base of Education created twenty professional areas, includmg transportation, focused on the industry service, a new course to the professional development system, which later was edited as the Curriculum Guidelines and the National Curricula References. The labor world interconnected to the social economic guide professional education and suffer the consequences of workers development. Amidst this world of changes, teachers of the Federal Institute of Education, have to define which course to create. In this context, a questionnaire, sent to the professionals responsible for the ten courses in the area of transports in these institutions, highlighted the difficulty of working with the legal framework elaborated with contradictory and misleading terms. These teachers have academic background in the area of science and have professional experience in transport, however, the majority have no theoretical knowledge on education or curriculum. Therefore, the first transport professional courses were built without any previous references, based on the experience and the background knowledge of these teachers, that is, even if such courses were submitted to the legislation and to the demands of the labor market, they would be filtered by the lenses of teachers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lenzi, Greicy Kelli Spanhol. "Diretrizes para a gestão de projetos de cursos de capacitação na modalidade de educação a distância." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93440.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010
Made available in DSpace on 2012-10-24T22:23:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 278529.pdf: 2580395 bytes, checksum: a51dc094144376248ce03dc980a5084d (MD5)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferreira, Fernando Lo Feudo. "Proposta de mapeamento de processos para a gestão de projetos de cursos de capacitação a distância." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2014. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134756.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2014.
Made available in DSpace on 2015-09-08T04:02:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 333965.pdf: 3063001 bytes, checksum: 3f80b72039a40936b604bfb588678ef6 (MD5) Previous issue date: 2014
A educação a distância ? EaD vem crescendo, devido a facilidade com que se transmite os conteúdos, a flexibilidade de estudo em qualquer lugar com a utilização de tecnologia de comunicação adequada, e neste diapasão, determinar o mapeamento processos adequados para a gestão de projetos em EaD pode favorecer o alcance de definições claras e detalhadas, reduzindo as incertezas na gestão dos mesmos. Com o intuito de contribuir para a solução desse problema, a Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC por meio do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres ? CEPED vêm realizando projetos de cursos de capacitação a distância desde 2003, sendo que, desde então não houve o desenvolvimento de processos para a gestão desses projetos, além disso, a padronização dos processos pode contribuir para atuação do gestor de projetos na identificação, com antecedência, das fases críticas e das oportunidades na gestão dos mesmos. Entretanto para atingir o objetivo da pesquisa que é a de desenvolver processos para a gestão de projeto de curso de capacitação a distância com foco nas atividades do CEPED UFSC, foi necessário realizar na sequencia os objetivos específicos de selecionar as principais categorias de análise referentes à gestão de projeto de curso de capacitação a distância, verificar como ocorre a atual gestão de projeto de curso de capacitação a distância do CEPED UFSC, identificar pontos fortes e fracos na atual gestão de projeto de curso de capacitação a distância CEPED UFSC e estruturar os processos de gestão de projeto de curso de capacitação a distância do CEPED UFSC. Este estudo de caso utilizou-se da pesquisa científica aplica, com pesquisa documental e entrevista a gestores de projetos de EaD, financeiro e de fundação, com intenção de alcançar o que se espera como resultado da pesquisa. Por fim, o estudo possibilitou o desenvolvimento dos macros processos de planejamento, execução e monitoramento e avaliação, sendo que cada macro processo dispõe de subprocessos para a gestão de projetos de curso de capacitação do CEPED UFSC.

Abstract : Distance education has been growing due to the ease with which it transmits the contents, the study of flexibility anywhere with the use of appropriate communication technology, and in this vein, determine the mapping processes suitable for project management DE can enhance the achievement of clear and detailed definitions, reducing uncertainty in risk management. In order to contribute to the solution of this problem, the Federal University of Santa Catarina - UFSC by the University of Studies and Research on Disaster Center - CEPED have been carrying out projects of distance training courses since 2003, and since then not was the development of processes for the management of these projects, in addition, the standardization of processes can contribute to performance of the project manager to identify, in advance, of the critical stages and opportunities in risk management. However to achieve the goal of the research is to develop processes for the training course for project management the distance with a focus on activities CEPED UFSC activity involved in the sequence specific objectives of select major categories of analysis related to management a training course distance project, check how the current training course for project management is the distance from CEPED UFSC, identify strengths and weaknesses in the current training course for project management the distance CEPED UFSC and structuring processes training course for project management away from CEPED UFSC. This case study was used in scientific research applies, with documentary research and interview the managers of distance education projects, financial and foundation, intending to achieve what is expected as a result of the research. Finally, the study enabled the development of macro planning, implementation / monitoring and evaluation, each macro process has sub-processes for management training course for projects CEPED UFSC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Cursos internos de capacitação"

1

Avaliação dos cursos internos de capacitação da UNIRIO: Suporte à transferência de treinamento e seu impacto no trabalho. Pimenta Cultural, 2023.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida, Maria Irismar de, and Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur. Coletânea de Monografias do curso de medicina da UECE. Amplla Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.cmc563.1122-0.

Full text
Abstract:
A presente obra enfeixa uma coletânea extraída de dezesseis monografias da MedUece, apresentadas entre os anos de 2013 a 2020, representando uma boa amostra não-probabilística desses produtos, contemplando temáticas e métodos diversificados, tornando acessíveis ao público conhecimentos que estariam condenados ao esquecimento ou relegados a poucos depositários de acervo bibliográfico de uma instituição universitária. No que tange à adoção do TCC pela UECE, há um aspecto equivocadamente negativo, entre alguns poucos discentes, para os quais isso seria um desvio de esforços e uma redução da disponibilidade de tempo de estudos para a seleção da Residência Médica, porquanto colegas de outros cursos médicos sediados no Ceará não têm tal obrigação na matriz curricular de suas instituições de ensino. A dissonância acima colide frontalmente com o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da UECE que definiu a sua “identidade formativa nas dimensões humana, científica e profissional por meio de um desenho curricular voltado para a produção de conhecimento que responda às reais necessidades da sociedade e que seja capaz de formar profissionais com uma sólida formação geral, com capacitação técnica, ética e humana.” Digna de encômios, esta obra foi uma iniciativa das professoras Maria Irismar de Almeida e Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur, que reuniram em um livro de formato eletrônico (e-book) algumas monografias selecionadas da MedUece. Que este bem-sucedido resultado sirva de exemplo para obras similares no âmbito ueceano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bases do Diagnóstico Microscópico da Malária. Parte I. Guia do Aluno. Organización Panamericana de la Salud, 2020. http://dx.doi.org/10.37774/9789275722893.

Full text
Abstract:
Este manual (Parte I dos módulos de capacitação em Bases do diagnóstico microscópico da malária) ajudará os participantes durante seu treinamento em diagnóstico microscópico da malária humana. O manual foi concebido como base para um treinamento formal de quatro a cinco semanas de duração e destina-se a alunos com conhecimentos rudimentares de ciência. Ao concluir a capacitação, o aluno será responsável pelo diagnóstico de malária com lâminas de sangue de casos suspeitos na sua comunidade. Desse modo, decisões importantes referentes ao tratamento dependem da sua competência em garantir o diagnóstico de malária sem supervisão. Para ganhar a confiança do público e do sistema de saúde, a qualidade da formação desses agentes deve ser a mais alta possível e deve poder ser demonstrada. A estrutura do curso é “baseada em competências”, ou seja, apresenta informações técnicas essenciais para a aquisição de habilidades e instruções passo a passo em um formato facilmente compreensível. O treinamento é principalmente prático. Ao final do curso, os alunos devem demonstrar ter adquirido um alto nível de competência. A educação baseada em competências é uma maneira eficaz e comprovada para a aquisição das habilidades essenciais aos serviços públicos de saúde e de atenção à saúde. Além de capacitar os profissionais de saúde nos fundamentos do diagnóstico microscópico da malária, os módulos podem ser usados para a reciclagem de agentes já formados que realizam microscopia padrão da malária pelo método de Giemsa. Como esse pessoal já tem uma formação sólida e ampla experiência de trabalho, devem conseguir atingir os objetivos do curso em 11 ou 12 dias úteis. Para os laboratoristas e microscopistas de hospitais distritais ou estaduais/regionais já familiarizados com os procedimentos de laboratório, um curso mais curto pode ser benéfico, pois embora o diagnóstico microscópico da malária faça parte da rotina diária desses profissionais, os cursos de reciclagem ajudam a garantir a exatidão. Este manual está dividido em unidades de aprendizagem. As observações e instruções contidas em cada unidade são suficientes para reduzir ao mínimo possível a quantidade de anotações a serem tomadas pelos alunos, permitindo desse modo que participem plenamente das palestras e discussões. Ainda assim, há uma página em branco para anotações no final de cada unidade... Versão oficial em português da obra original em Inglês: Basic Malaria microscopy, 2nd ed (Part 1: Learner’s guide - Part 2: Tutor’s guide) © World Health Organization 2010. ISBN: 978-92-4-154782-6 (Part 1), 978-92-4-154791-8 (‎Part 2)‎.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Cursos internos de capacitação"

1

Mesquita, Edite Rosa de, and Joelma Freire Gandra dos Santos. "Metodologia para pré egressos – possibilidades de inserção pós cárcere." In Emancipação para além das grades, 159–83. Instituto Amendoeiras, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5234252.1-7.

Full text
Abstract:
O Projeto "Cidadania que Liberta" promoveu um Curso de Formação para Cidadania, enquanto uma capacitação visando colaborar para a formação de internos que cumpriam pena privativa de liberdade no regime semiaberto, através do desenvolvimento de atitudes e produção de reflexão acerca de perspectivas de vida pós-cárcere. O Projeto teve por objetivos, através da metodologia intitulada Curso de Formação para a Cidadania, o resgate da dignidade, o fortalecimento da autoestima, a criação de habilidades e atitudes pessoais e profissionais ao trabalho em equipe e valorização da família. As Unidades Prisionais onde foi implantado o Curso de Formação para Cidadania, foram: Penitenciária Moniz Sodré e Instituto Penal Plácido Sá Carvalho, integrantes do Complexo Gericinó, na zona oeste do Estado do Rio de Janeiro e ambas unidades masculinas de regime semiaberto Nessas unidades prisionais desenvolvemos a referida metodologia uma vez por semana, com duas turmas de 30 alunos em cada, sendo ao todo quatro turmas, duas por semestre, totalizando 120 internos. Foram realizados 8 (oito) encontros, com os temas: Identidade, Família, Cidadania e Inserção Social, Capacitação Profissional, Condições do Mercado de Trabalho, Planejamento Pessoal, Oficinas de Avaliação. Durante a realização do curso aconteceu a visita dos apoiadores e parceiros às unidades prisionais e ao final organizamos o evento de enceramento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

JOÃO VITOR FONSECA, FEITOZA, SANTOS EDILAYANE DE NÓBREGA, NOGUEIRA LÍDIA PALOMA DA SILVA, ANDRADE MICHELLE DE LIRA, and CAVALCANTI MÔNICA TEJO. "CONHECIMENTOS DE ALUNOS DE ESCOLAS DO INTERIOR DA PARAÍBA SOBRE DOENÇAS ALIMENTARES E INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS." In PERSPECTIVAS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS NA SOCIEDADE 5.0: EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E AMOR, 240–46. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-07-2.240-246.

Full text
Abstract:
Desde 2006 a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) atua na cidade de Pombal com o Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar (CCTA) e, entre seus quatro cursos de graduação, encontra-se o curso de Engenharia de Alimentos. Curso este que, através da capacitação de seus professores e alunos na área de Engenharia e Ciência e Tecnologia de Alimentos pode ser utilizado como uma ponte direta com a sociedade local para amenizar e resolver gargalos quanto à rotulagem de alimentos. O rótulo é um componente obrigatório e essencial nas embalagens de alimentos advindos de agroindústrias, estando o estabelecimento produtor sujeito a multa e apreensão do produto caso este seja comercializado sem ele. A rotulagem dos alimentos é obrigatória e está regulamentada por leis e regulamentos técnicos de órgãos como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (IMETRO). A população compreende pouco as informações contidas nos rótulos, o que torna-se necessário cada vez mais o trabalho dos agentes detentores de tais conhecimento na divulgação da importância de ler e compreender essas informações. Com base nisso, objetivou-se com este trabalho relatar a atuação dos discentes do curso de Engenharia de Alimentos, da UFCG, Campus Pombal, na investigação e disseminação dos conhecimentos acerca das doenças alimentares e das informações nutricionais para alunos das escolas da cidade de Pombal – PB.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

FERREIRA, LÍLLIAN FRANCIELE SILVA, CASSIANO HENRIQUE DE ALBUQUERQUE, RENATA IMACULADA SOARES PEREIRA, and PATRICIA SMITH CAVALCANTE. "ESPAÇOS 4.0 E A EDUCAÇÃO MAKER: MAPEAMENTO DO PERFIL DOCENTE PARA ATUAR EM CURSOS DE QUALIFICAÇÃO TECNOLÓGICA." In Tecnologias e Educação. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt19.029.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo analisar a transposição didática dos instrutores que participaram de uma formação em Educação Maker ofertada pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para que pudessem atuar em cursos práticos, tecnológicos e inovadores de curta duração no âmbito do projeto Espaço 4.0. O projeto Espaço 4.0 consiste em seis ambientes maker construídos em container customizado, equipados com impressoras 3D, computadores, drones, kits de Robótica Educacional e de Internet das Coisas, ferramentas e instrumentos; com foco na capacitação de jovens entre 15 e 29 anos da comunidade em tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0. A formação maker realizada pelos instrutores consistiu em abordar conteúdos relacionados às metodologias ativas, cultura maker, recursos digitais, design thinking e prototipação. Os instrutores que participaram da formação iniciaram efetivamente as atividades relacionadas aos cursos a partir de maio de 2022. Metodologicamente, esta pesquisa é de caráter exploratório e qualitativo, com foco na observação participante dos cursos que ocorreram simultaneamente nos Espaços 4.0 distribuídos em seis campi do Ifal. Além disso, foi realizada a análise documental, utilizando relatórios eletrônicos quinzenais produzidos pelos 24 monitores do projeto, planos de ensino dos cursos, além de atas de reuniões de acompanhamento realizadas com toda a equipe do projeto: coordenação, instrutores e monitores. Os resultados iniciais apresentados mostram que a maioria dos instrutores realizou a transposição didática dos saberes vivenciados durante a formação maker, como constatado nos planos de ensino dos cursos e na observação participante dos coordenadores e dos monitores. Por fim, foram identificadas limitações relacionadas às Hard Skills dos instrutores, ao potencial de internalização dos pilares da cultura maker (criatividade, colaboração, sustentabilidade e escalabilidade) e habilidades digitais com o manuseio das tecnologias inovadoras disponíveis nos Espaços 4.0, o que atenuou o processo de transposição didática em alguns casos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

MELO, VANEZA NASCIMENTO DE OLIVEIRA. "TECNOLOGIAS INTEGRADAS À SALA DE AULA: DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI." In Tecnologias e Educação. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt19.008.

Full text
Abstract:
O referido trabalho acadêmico tem por objetivo relatar os desafios das tecnologias de informação e comunicação (TDIC’s) integradas a sala de aula, a serem superados na educação do século XXI. A cultura digital nos dias atuais é relevante ao processo da aprendizagem escolar desde que haja mudanças e adequações para atender a demanda no cenário da educação atual. Associando as dificuldades enquanto recursos pedagógicos bem como dificuldades a serem superados nas escolas públicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de pesquisas bibliográficas através de revisão literária dos assuntos estudados: livros, revistas e artigos. No espaço escolar, as ferramentas digitais existentes facilitam o processo de ensino aprendizagem, mas outros fatores como a internet, a atualização do software e do hardware e a falta de cursos de capacitação e de formação de professores podem inviabilizar o processo de uma aprendizagem colaborativa e participativa. Os processos de implantação e regularização de sistemas de tecnologia e aparelhos eletroeletrônicos são lentos e mal distribuídos no país. Esta ideia envolve as dificuldades em reconhecer que as máquinas não são “inimigos da aprendizagem” e sim aliadas proporcionando mudanças significativas no modo de ensinar e na forma de aprender. Conclui-se que, dada a realidade social, existem recursos tecnológicos que não chegam às escolas, e este fato pode interferir no processo de aquisição do saber na educação do século XXI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carvalho, Eduarda Paz, Maria Dalva dos Santos Casal, and Ester Vitória Basílio Anchieta. "A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) PARA ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE: UMA PESQUISA REALIZADA COM DISCENTES DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (ICF) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, CAMPUS MACAÉ." In COLETÂNEA INTERDISCIPLINAR DOS ESPAÇOS SURDOS VOLUME I, 97–108. -, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/5345930.1-10.

Full text
Abstract:
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua recém reconhecida no Brasil, pois foi legitimada há apenas 21 anos. Desse modo, urge-se a necessidade de um olhar mais profundo sobre a importância do ensino de Libras para graduandos, principalmente dos cursos da área da saúde, em que a comunicação é essencial e demanda capacitação dos ouvintes para tornar, de modo humano e integral, a inclusão dos Surdos à sociedade, logo, também ao âmbito da saúde. Dito isso, este estudo busca demonstrar a necessidade de tornar a disciplina de Libras obrigatória a todos os cursos de graduação, dando a devida valorização da língua, assim como capacitação dos futuros profissionais atuantes. Por meio da análise dos dados coletados, observou-se a extrema carência de informações, a necessidade da inserção da disciplina e a elucidação de sua devida importância. Entende-se, então, que tornar obrigatória a disciplina de Libras seria o ideal para todos os cursos de graduação, com o intuito de capacitar os ouvintes e futuros profissionais, além de promover a devida inclusão dos Surdos no meio social como um todo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Neto, Sergio Tenorio Dos Santos, Marília Macorin de Azevedo, and José Manoel Souza das Neves. "CAPACITAÇÃO SIX SIGMA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DO BRASIL." In A engenharia de produção na contemporaneidade 5, 269–81. Antonella Carvalho de Oliveira, 2018. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.02518091220.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Breigeiron, Ricardo, and Daniela Cavalet Blanco. "Residência Médica e Cursos de Especialização na Escola de Medicina da PUCRS." In O Estudante de Medicina, 146–53. 4th ed. EdiPUCRS, 2024. http://dx.doi.org/10.15448/1758/11.

Full text
Abstract:
Após o término da graduação em Medicina, muitos médicos buscam complementar sua formação teórico-prática com treinamentos em áreas específicas da Medicina, que permitirão a atuação médica como especialistas e não apenas como generalistas. A Escola de Medicina (ESMED) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), atuando desde 1970, oferece diferentes oportunidades de aprimoramento da capacitação médica e dispõe de várias opções de formação complementar voltadas para médicos já graduados, tais como a residência médica e os cursos de especialização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

CUSTÓDIO DE OLIVEIRA, FABIANO. "A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEGORAFIA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (COVID – 19)." In Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vi.conapesc.2021.01.008.

Full text
Abstract:
ESSA PESQUISA RELATA A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE EXTENSÃO INTITULADO “A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFÍA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (COVID – 19)”, QUE FOI REALIZADO PELA LECAMPO/CDSA/UFCG NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE MARÇO A DEZEMBRO DE 2020, TEVE POR OBJETIVO PRODUZIR RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA AUXILIAR PROFESSORES QUE ESTAVAM DESENVOLVENDO ATIVIDADES REMOTAS NAS ESCOLAS DO CAMPO, ENFOCANDO A IMPORTÂNCIA DE PRODUZIR E UTILIZAR RECURSOS DIDÁTICOS CONTEXTUALIZADOS COMO POSSIBILIDADE DE POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO NESSE CONTEXTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (COVID-19). O CURSO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE PLATAFORMAS DIGITAIS A DISTÂNCIA PARA 15 (QUINZE) PROFESSORES DE GEOGRAFIA DAS ESCOLAS DO CAMPO DOS MUNICIPIOS DE AMPARO, CARAÚBAS, SUMÉ, SERRA BRANCA, MUNICIPIOS LOCALIZADOS NO CARIRI PARAIBANO (PÚBLICO EXTERNO), COMO TAMBÉM, 15 (QUINZE) ALUNOS MATRICULADOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFCG E NO CURSO TECNÓLOGO EM AGROECOLOGIA (PÚBLICO INTERNO).TOTALIZANDO A CAPACITAÇÃO DE 30 (TRINTA) PESSOAS QUE ATUAM NA ÁREA DE EDUCAÇÃO. AO FIM DO CURSO, FORAM PRODUZIDOS RECURSOS DIDÁTICOS QUE ARTICULAVAM O ENSINO DE GEOGRAFIA E A COVID-19, OS MESMOS SERVIRAM PARA DINAMIZAREM AS AULAS DE GEOGRAFIA NESSE CONTEXTO DA PANDEMIA E VERIFICAR O POTENCIAL DESSAS PRODUÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA NAS ESCOLAS DO CAMPO DO CARIRI PARAIBANO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, André Gomes dos, and Juliano Schimiguel. "Reflexões acerca do Ensino Remoto de exatas nos Cursos de Engenharia em um cenário pós pandemia." In Tendências de Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática. Even3 Publicações, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/5341896.1-10.

Full text
Abstract:
Este capítulo oferece uma análise crítica do ensino remoto das disciplinas de exatas em cursos de Engenharia após a pandemia, destacando desafios e vantagens dessa modalidade. Para os autores, o ensino remoto apresenta flexibilidade de horários, acesso a recursos tecnológicos e possibilidade de internacionalização do ensino, porém, enfrenta obstáculos como a falta de interação presencial e limitações em atividades práticas em laboratórios, afetando a formação dos estudantes. Entretanto, essa modalidade requer capacitação institucional e docente, além de pesquisas adicionais para entender seus impactos e identificar melhores práticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cardoso, Sandra Maria de Mello, Lucimara Sonaglio Rocha, Andressa Peripolli Rodrigues, Gisele Schliotefeldt Siniak, Suzete Maria Liques, Marieli Krampe Machado, and Rita Fernanda Monteiro Fernandes. "CAPACITAÇÃO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA ALUNOS DOS CURSOS INTEGRADOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA." In Enfermagem na linha de frente: experiências e lições aprendidas 4, 118–25. Atena Editora, 2024. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6732411049.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Cursos internos de capacitação"

1

Melo, Lafayette Batista, Paulo Roberto Santos Costa, Marcílio de Paiva Onofre Filho, Fernando Augusto Ferreira Lordão, and Leandro Cavalcanti De Almeida. "Uma Metodologia para Implementação da Disciplina Informática Básica em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio." In XXVI Workshop sobre Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/wei.2018.3506.

Full text
Abstract:
Este artigo mostra como foi reconstruída a disciplina de “Informática Básica” para cursos técnicos integrados ao ensino médio, empregando uma metodologia que envolve: 1) busca na Internet com técnicas avançadas; 2) consulta da visão de gestores, professores e discentes através de um questionário; 3) confronto de 1 com 2 para análise e categorização do que está em alta e em baixa na disciplina; 4) investigação de metodologias e tecnologias educacionais e 5) reconstrução do plano de ensino e capacitação de professores multiplicadores. A primeira turma de alunos aceitou bem a nova versão da disciplina e os professores multiplicadores da capacitação estão empregando a maioria das estratégias aprendidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barin, Cláudia Smaniotto, Taís Fim Alberti, Liziany Müller Medeiros, Ilse Abegg, and Elena Maria Mallmann. "Programação e monitoramento de atividade de estudo "Lição" na mediação tecnológico-educacional Moodle." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2011. http://dx.doi.org/10.5753/wie.2011.21745.

Full text
Abstract:
Analisamos potencialidades da ferramenta de atividade lição na mediação tecnológica-educacional Moodle. Os resultados de pesquisa-ação foram sistematizados a partir de registros e pesquisa de avaliação tipo survey em torno da atividade de estudo lição programada, implementada, monitorada e avaliada em curso de capacitação de 250 tutores. Conclusivamente, o destaque fica por conta da integração hipermidiática recurso-atividade por meio de coleção de páginas web com links internos e externos intercaladas com questões associativas, dissertativas, de múltipla escolha, verdadeiro ou falso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, José Bruno da Silva, Renata Imaculada Soares Pereira, Anne Karolyne Caetano, and Sandro César Silveira Jucá. "Robótica Educacional e Internet das Coisas como Ferramentas de Transformação Social." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/wie.2023.234831.

Full text
Abstract:
O presente artigo relata a realização de cursos presenciais para capacitação de 381 estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental de escolas municipais e estaduais, por meio de aulas práticas no âmbito da Robótica Educacional e da Internet das Coisas. O objetivo das capacitações é introduzir os conceitos de Programação Aplicada de forma lúdica, utilizando a cultura maker. Assim, é possível estimular o raciocínio lógico, a criatividade, a colaboração, a autonomia dos estudantes; além de promover inclusão digital e interdisciplinaridade, gerando interesse por Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM), promovendo transformação social através da Educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brasil, André de Oliveira Moura, Andrelina de Oliveira Moura Brasil, and Jhonatam Dias Amorim. "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A EVASÃO ESCOLAR NAS GRADUAÇÕES DE PEDAGOGIA E BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DE DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS." In I Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/879.

Full text
Abstract:
Introdução: Na última década tem crescido no Brasil a oferta de cursos superiores de Licenciatura públicos gratuitos na modalidade Educação à Distância (EaD) para a democratização do acesso ao ensino superior da população em geral e qualificação de professores da Educação Básica. Um dos principais problemas dessa modalidade é a evasão que tem uma multiplicidade de fatores que contribuem para esse fracasso escolar. Objetivo: descrever nossas concepções sobre as principais causas da evasão escolar na graduação de Licenciatura em Pedagogia e Biologia da EaD de duas Universidades Federais. Resultados: Podemos afirmar que as evasões acontecem porque os acadêmicos não tem domínio de Informática Básica, por não terem condição financeira de comprar computador e ter internet de qualidade em casa, por não terem se identificado com o curso, por terem passado em seleção para fazer outro curso e faltar tempo para conciliar dois cursos superiores, pela desmotivação de baixos salários para professores e desvalorização social, pela não adaptação em estudar de forma autônoma, por mudarem de cidade ou Estado para longe do Polo de Apoio Presencial, por não conseguirem conciliar o trabalho com o tempo necessário de dedicação aos estudos, por não terem condição financeira de custear passagens e alimentação e por motivo de doença. Conclusão: Para combater a evasão sugerimos a oferta de uma capacitação em Informática Básica para os acadêmicos que não tem domínio sobre as TICs na Educação, bem como implementação de políticas públicas de democratização para a permanência como o acesso à internet gratuita e de qualidade para graduandos de baixa renda e bolsa de estudo para custear despesas relacionadas a graduação, é necessário também orientações sobre como estudar de forma autônoma nos primeiros encontros e primeiras disciplinas e, por fim, os profissionais da Educação da EaD devem motivar os acadêmicos a concluírem seus cursos de graduação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Tamires Maria dos, Keylla Maria de Sá Urtiga Aita, Aline Montenegro Leal Silva, Francisco Renato Lima, and Bruna Gabriela de A. Silva. "A ausência do ensino da computação na Educação Básica e suas consequências para a formação do Licenciando: como ensinar computação sem o uso do computador?" In Encontro Unificado de Computação do Piauí. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/enucompi.2021.17754.

Full text
Abstract:
A ausência do ensino da computação nas escolas do interior do Estado do Piauí têm sido um desafio vivenciado pelos acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Computação em seu estágio curricular. Ante a esta realidade é necessário engajamento e criatividade para transpor as barreiras. O presente estudo apresenta um experimento para o ensino da computação sem o uso do computador, as denominadas atividades desplugadas. O resultado do experimento demonstrou que é possível ensinar a computação como ciência, sem o uso do computador, a despeito das limitações comprovadas, contribuindo para a disseminação de alternativas para as vivências de capacitação dos estagiários dentro da sua prática docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Carboni, Marcio Henrique de Sousa, Phadina Jephta Galbert, Vitória Stainzack Figueiredo, and Regina Coeli Ruschel. "Conteúdos BIM online." In IV ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. ANTAC, 2022. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v4i00.1883.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um levantamento que coletou na Internet 3 tipos de conteúdo sobre a Modelagem da Informação da Construção (BIM - Building Information Modeling): (i) material de disseminação, (ii) cursos de capacitação e (iii) tutoriais, disponíveis online para acesso aberto no Brasil ou no exterior. Ele é resultado das ações desenvolvidas pela Célula BIM da Universidade Federal do Paraná que foi escolhida para participar da submeta 7.2 do “Termo de colaboração para execução de ações para promover ganho de produtividade e competitividade do setor da construção civil” celebrado entre o Ministério da Economia do Governo Federal e a Rede Catarinense de Inovação (RECEPETi). O objetivo da submeta 7.2 é a instalação de Célula BIM em Instituição de Ensino Superior (IES) visando estimular o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias relacionadas ao BIM. Após definido quais tipos de conteúdos seriam levantados, foram definidas categorias de classificação a fim de orientar a consulta deste material. Tomou-se como referências para esta classificação o trabalho de Bilal Succar (2013, p.174-189) que considera os estágios de competência BIM. A primeira categoria (Componentes da competência) define se o material explora os conhecimentos conceituais que estão relacionados aos conteúdos que necessitam de uma base teórica, ou os conhecimentos aplicados que consideram o desenvolvimento de habilidades, ou seja, à aplicação produtiva desse conhecimento no manuseio de ferramentas. Na sequência, foram classificadas as próprias competências nas categorias de domínio ou executiva. As competências de domínio estão relacionadas ao ensino de uma atividade que pode ser realizada através de ferramentas. Já a categoria executiva está relacionada ao ensino do manuseio de uma ferramenta. A terceira categoria classificou o formato dos materiais encontrados. Os conteúdos foram encontrados nos sites oficiais das empresas desenvolvedoras de software BIM (como Autodesk e Bentley), Podcasts, palestras em universidades que abordam os conceitos do BIM, canais no Youtube e playlists com cursos de durações variadas, tutoriais e aulas gravadas. A quarta categoria classificou o conteúdo do material encontrado em Material de disseminação, Curso, mini-curso e Tutorial. E por fim, 3 categorias se forem aplicáveis. Levantou-se qual ferramenta BIM é abordada, a carga horária ou duração do curso e se emite certificado. Foram considerados neste levantamento, cursos que são ofertados gratuitamente, com conteúdos que estão sem restrição e de fácil acesso aos interessados. As buscas foram realizadas no Google, Youtube e em plataformas de Podcasts como Spotify com a utilização dos termos: BIM, cursos, educação e treinamento. Para chegar em resultados satisfatórios, foram considerados os sites oficiais das empresas desenvolvedoras de software BIM, como a Bentley e Autodesk, os quais contêm vários conteúdos sobre o assunto. Também utilizou-se em vários canais no Youtube tais como: Escola Bim, Labim, Bim cursos, que disponibilizam várias playlists contendo aulas gravadas com cursos, tutoriais e palestras que apresentam a metodologia, a influência e as expectativas do BIM no mercado de trabalho, além de outros que ensinam a manusear os ferramentas BIM como o Revit, Solibri, Archicad, ALTOQI entre outros. No Sptotify, eles disponibilizam eventos ou ainda “Bate papo” dos professionais e das empresas dos mais variados setores da indústria para conversar sobre as ferramentas e trocar experiências sobre o assunto, para encontrar esses conteúdos basta acessar no Spotify ou na web. Dos resultados encontrados e analisados, a maior parte se encontra na plataforma Youtube (52,8%). Do total, 27,8% são episódios ou canais de Podcasts e 19,4% são materiais encontrados em páginas da web (sites). Na classificação de componente da competência, houve um equilíbrio entre resultados que abordam “conhecimento conceitual” e “conhecimento aplicado”. Sendo que 41,7% são de conhecimento aplicado, 52,8% de conhecimento conceitual e 5,6% de ambos. Quanto à classificação da competência, prevalecem materiais que abordam competência de domínio (54,3%), ou seja, são materiais que visam o ensino de atividades específicas com o auxílio de ferramentas. Enquanto 28,6% abordam competências executivas, que ensinam o manuseio de alguma ferramenta BIM. E outros 17,1% abordam ambas as competências. Além disso, quando se tratava de uma competência executiva, ou seja, que ensinava alguma ferramenta BIM, foi realizado um levantamento mais detalhado para identificar quais ferramentas eram abordadas. Outros pontos importantes levantados durante a pesquisa foram a identificação da carga horária do conteúdo e se um certificado é disponibilizado pela participação. Estas categorias não foram aplicadas a todos os conteúdos, mas para o caso de cursos ou mini-cursos, julgou-se como informações valiosas quando se busca capacitação online sobre BIM. Este trabalho não visa encerrar o levantamento de conteúdos online sobre BIM disponíveis na internet, mas serve como diretriz para o levantamento que deve continuar a ser desenvolvido e poderá apoiar professores e estudantes no desenvolvimento de competências BIM para formação de profissionais aptos a utilizarem na vida acadêmica e profissional. Este material pode subsidiar professores na indicação de material de aprendizagem extraclasse e é útil no auxílio ao aprendizado autoguiado para estudantes ou profissionais que desejam se capacitar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Camila Cunha de, and Mônica Santos Salgado. "Abordagens discentes frente às estratégias de implantação do BIM nos cursos de graduação de Arquitetura e Engenharia." In V ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. ANTAC, 2023. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3410.

Full text
Abstract:
As mudanças no setor da construção com a crescente adoção do BIM requerem a adaptação dos processos de ensino-aprendizagem e esse movimento dinâmico traz à tona a discussão acerca do papel do estudante e sua posição mais central dentro de sala de aula. (Baldez et al., 2017) O aprendizado ativo, entretanto, não busca apenas promover apenas a participação dos estudantes em sala de aula, mas sim promover posturas autônomas e capazes de cooperar coletivamente. Quanto mais os alunos participam ativamente do processo de aprendizagem, mais eles compreendem o conteúdo, potencializando sua aplicação. (Cararo e Behrens, 2020) Nesse sentido, iniciativas que contam com o protagonismo discente se multiplicam nas universidades brasileiras abrangendo os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharias, em vistas de promover a difusão do BIM. Este trabalho, portanto, tem como objetivo analisar a participação discente na difusão do BIM em cursos de graduação de arquitetura e engenharia, realizando um diagnóstico dessas iniciativas tomando por base as competências necessárias à formação profissional em BIM. A partir de pesquisa exploratória realizada em publicações do ENEBIM, sites de busca e redes sociais, foram identificados 7 grupos de diferentes universidades públicas brasileiras que realizam ações com o uso do BIM e se caracterizam como Extensão universitária (processo educativo, cultural e científico que amplia, desenvolve, retroalimenta o ensino e a pesquisa, estabelecendo a troca de saberes entre sociedade e universidade). (SESU/MEC, 2001); Liga Acadêmica (associação estudantil, na qual alunos e professores abordam temas que por vezes são deixados de lado pela estrutura curricular da instituição). (Ferreira et al., 2011); ou Grupo de Estudos (sem uma definição clara, pode atuar ora como liga acadêmica, ora como extensão universitária). Entre os grupos identificados estão: o Laboratório de Práticas em BIM da UFBA, criado em 2018, formado por estudantes de graduação dos cursos de Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Bacharelado Interdisciplinar. Tem como objetivo desenvolver de estudos sobre BIM, produção acadêmica e desenvolvimento de projetos interdisciplinares (Silva et al., 2019); o Grupo de Extensão em BIM, formado por estudantes de graduação e pós-graduação da de arquitetura e engenharia da UFSC surgiu da necessidade de estudo, capacitação e desenvolvimento de atividades que envolvam a metodologia BIM dentro da universidade (em 2018 como Grupo de Estudos em BIM, e em 2019 como Programa de Extensão Universitária). Em 2021 o Grupo de Modelagem Avançada foi formalizado por meio do Programa de Extensão universitária da instituição com o propósito de promover eventos e cursos com temas relacionados a modelagem BIM, modelagem paramétrica, simulações e automatização na arquitetura. (Mattana et al., 2021; GEBIM UFSC, 2022); A Liga Acadêmica de Building Information Modeling e Novas Tecnologias da UFJF surgiu a partir de atividades extracurriculares voltadas para o tema, idealizado como instrumento de difusão do conhecimento em BIM e visando o desenvolvimento coletivo dos discentes da instituição. O grupo conta com alunos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Arquitetura e Urbanismo da UFJF e visa responder a demanda de mercado por profissionais capacitados; no IFRN, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Integração de Projetos surgiu a partir das discussões sobre BIM que se iniciaram em 2011, e deu origem a Liga Acadêmica de Building Information Modeling que atua como extensão universitária e tem como objetivo otimizar a formação extracurricular; o Escritório de Projetos Integrados de Engenharia, projeto de extensão da UFC teve início em 2015 como grupo de estudos e oficializado como extensão universitária em 2017. Conta com alunos bolsistas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Sistemas e Mídias Digitais e Engenharias. (EPE UFC, 2023); a Liga Acadêmica de BIM é um programa de extensão da UFCA, composta de alunos do curso de Engenharia Civil e tem a premissa de suprir a deficiência da adoção do BIM no currículo vigente do curso, buscando disseminar esse assunto na região do Cariri. (Moreira et al., 2021); o Grupo de extensão em BIM, com início proposto por discentes do CTEC da UFAL em 2020, propõe a articulação de atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento em torno da área de Projeto e Gestão, tendo como eixos principais Gerenciamento de Projetos, Tecnologias da Informação e BIM. Conta com discentes dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo da instituição. (Santos et al., 2022) A atuação promovida pelos grupos identificados se mostrou similar: em maioria, além de atividades internas com uso de ferramentas BIM, a capacitação em ferramentas é promovida tanto de maneira interna quanto externa. Eventos, produção e publicação de artigos, e apoio em disciplinas da instituição também ocorrem e, apesar do objetivo comum em prol da difusão do BIM em suas instituições de ensino, os grupos atuam, de maneira geral, primordialmente na capacitação em ferramentas BIM – seja ela voltada para discentes integrantes ou externos ao grupo, ou para o público externo à universidade. Ações que promovem maior aprofundamento nos aspectos de colaboração e trabalho integrado que o BIM oferece acontecem em alguns grupos, mas, na maioria das vezes, de maneira interna. Outro aspecto que fica evidente é a publicação dos grupos com foco na divulgação das ações ou no registro de formação e atuação, que não são suficientes para a completa caracterização do grupo e de suas atividades. Foi possível identificar aspectos relacionados a participação docente (que ocorre na maior parte dos grupos) e ao apoio institucional (indicado pela oferta de bolsas de estudo e/ou laboratórios disponíveis). Contudo, não fica evidente quais Competências BIM são de fato desenvolvidas pelos alunos participantes e se (e de que maneira) a disseminação do BIM na instituição ocorre. Apesar de positiva, a participação discente em grupos deste tipo deixa dúvidas se as ações são efetivas para o desenvolvimento das competências BIM demandadas pelo mercado de trabalho, uma vez que estão focadas em sua maioria no treinamento nas ferramentas de modelagem – especialmente Revit e Archicad. É preciso avaliar quais Competências BIM o mercado de trabalho espera dos futuros profissionais do setor e se a atuação do corpo discente responde a essa expectativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Borges, Vera Lúcia, Célia Regina Vieira de Souza-Leite, Maria Aparecida Bovério, and Raquel Gomes Meirelles. "EVASÃO ESCOLAR NO CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO." In IV Simpósio de Tecnologias da Fatec de Sertãozinho (SITEFA/Stz). Fatec Sertãozinho, 2022. http://dx.doi.org/10.33635/sitefa.v4i1.153.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa incide sobre a problemática da evasão escolar, e tem como objetivo principal, conhecer os fatores que levam à evasão dos alunos nos três módulos que compõem o curso Técnico de Administração da ETEC José Martimiano da Silva de Ribeirão Preto - SP - Brasil, do período vespertino, nos anos de 2016 até 1º semestre de 2018. Após o levantamento no sistema da Secretaria Acadêmica da escola, optou-se pela metodologia da pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, tendo como técnica a entrevista semiestruturada. Os resultados das entrevistas, de acordo com duas categorias principais construídas acerca dos elementos envolvidos na evasão escolar, indicam os motivos da escolha do curso e motivos da evasão do curso técnico em administração e, no âmbito dessas categorias, foram elencadas as subcategorias. Observou-se que o fator social e econômico dos alunos sobressai como primeiro ponto na evasão do curso, tornando vulneráveis as ações da instituição em busca de soluções para o controle dos números apresentados na pesquisa. Outro fator é o período do curso e a localização da escola que, por fatores educacionais e governamentais, contribuem para esses números. E, por fim, o fator socioeconômico da região, impactando nas decisões dos alunos para capacitação e desafios que o mercado de trabalho impõe. Concluiu-se que a ETEC deve dar especial atenção à evasão no período vespertino, no que diz respeito à dependência de disciplina e excesso de faltas, uma vez que as demais causas de evasão identificadas entre os participantes da pesquisa não dizem respeito ao contexto interno da escola, mas são atribuídos a fatores considerados “positivos” do ponto de vista dos estudantes, uma vez que remetem a fatores como conseguir emprego, estágio, ingressar em cursos superiores ou mudança de turno de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Kehl, Caroline, Sâmara Machado Cabral Melo, and Regina Coeli Ruschel. "Educação corporativa na implementação de BIM." In V ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. ANTAC, 2023. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3367.

Full text
Abstract:
Há poucos estudos publicados sobre o tema da Educação Corporativa em órgãos públicos e empresas envolvidas em Parcerias Público-Privadas, especialmente no setor de infraestrutura. Contudo, essas instituições são diretamente afetadas pelo Decreto Federal nº 10.306 (BRASIL, 2020), que estabelece o uso do BIM no Brasil. É importante destacar que, em relação à maturidade BIM para infraestrutura, ela é consideravelmente menor em comparação com a maturidade para edificações (CORREA et al., 2019). Portanto, relatos de experiências dentro desse setor podem contribuir para a implementação bem-sucedida do decreto e, consequentemente, para o avanço da adoção do BIM no país. Educação Corporativa tem como propósito incentivar a aprendizagem dos colaboradores, visando o alcance dos objetivos estratégicos das empresas. No contexto da Construção 4.0, ela desempenha um papel essencial no desenvolvimento de habilidades complexas para promover resiliência. Com o crescente uso do BIM devido aos decretos federais, surge a necessidade de uma mudança cultural no modo de desenvolver projetos. O engajamento das empresas com os princípios do Building Information Modeling (BIM) gera processos de conscientização e alinhamento, os quais implicam em investimentos financeiros e modificações na gestão, incluindo treinamentos que impulsionem a transformação da cultura organizacional. No entanto, de acordo com Santos, Souza e Salgado (2021), as ações atualmente em curso são fragmentadas em eventos organizados por entidades representativas e em cursos de pós-graduação, nos quais o foco ainda está inteiramente voltado para a tecnologia, revelando a necessidade de uma maior maturidade em relação às competências exigidas dos profissionais que desejam trabalhar com o processo BIM. Em um estudo conduzido por Delatorre e Santos (2014), constatou-se que existe uma grande ênfase nas habilidades de uso de software e uma capacitação insuficiente quanto aos processos e fluxos de trabalho. Eles concluíram que, em empresas de maior porte, há uma tendência de implementar um departamento ou núcleo específico responsável pela gestão da tecnologia, incluindo a capacitação dos profissionais e o desenvolvimento de processos. Esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência de ensino e aprendizagem de educação corporativa em empresa do setor de infraestrutura rodoviária. O estudo foi realizado em uma empresa brasileira do setor de infraestrutura, denominada CCR Rodovias, que compreende 11 concessionárias, tanto estaduais como federais. Esse conjunto de empresas é responsável pela administração de 3.615 quilômetros de malha rodoviária, contando com um grupo de Engenharia Projetos, Manutenção e Operação que agrega mais de 700 colaboradores. No intuito de nivelar os conhecimentos e estabelecer os processos BIM específicos para a CCR, foi iniciado em 2022 um programa de capacitação em BIM voltado especialmente para o subgrupo de Engenharia Projetos. A capacitação foi estruturada em três etapas: (1) Teórica – BIM Conceitual, (2) Prática – Coordenação de projetos em BIM e (3) Prática – Ferramentas BIM. Esse trabalho se refere exclusivamente à primeira etapa. A capacitação intitulada “BIM Conceitual” consistiu em oito módulos, de três horas semanais cada, em formato presencial, totalizando 24 horas. Foi realizada em duas edições, a primeira para a turma A (38 participantes), entre outubro e novembro de 2022 (KEHL et al., 2023, no prelo). A segunda edição foi realizada para 3 turmas (B, C e D) entre fevereiro e junho de 2023, de forma alternada, cada uma com média de 50 participantes. No total, foram capacitados 186 colaboradores. O público-alvo foi composto de colaboradores entre agentes, analistas, coordenadores, especialistas, estagiários, gerentes e supervisor das áreas funcionais listadas a seguir: Centro de Informação; Especialidades; Faixa de Domínio; Integração; Meio Ambiente, Desapropriação e Interferências; Novos Negócios; Orçamento; Planejamento; Projeto; Projetos Internos e Tráfego. Os conteúdos foram direcionados para as práticas da empresa. O propósito do curso consistiu em fomentar a participação e facilitar o nivelamento dos colaboradores. As sessões de aprendizado foram divididas em aulas expositivas e atividades práticas, aplicando uma metodologia ativa de gamificação, ou seja, uma competição entre grupos. Para promover uma maior integração, as turmas e grupos foram organizados de modo a incluir deliberadamente indivíduos de diferentes áreas e hierarquias. A preparação e condução dos módulos foram realizadas por um grupo composto por quatro profissionais da área de Engenharia Digital, que possuem formação especializada em BIM. Ao término da capacitação, foi aplicado questionário online para identificar a percepção dos participantes. Do total de 186 participantes, 103 (55%) responderam ao formulário. Foram colhidas informações de caracterização do perfil quanto a cargo e área funcional, porém os resultados discriminados não serão abordados neste trabalho. Na primeira seção do questionário analisado nesse trabalho foi utilizada a escala de Likert de 5 pontos: Muito Satisfatório (MS), Satisfatório (S), Neutro (N), Insatisfatório (I) e Muito Insatisfatório (MI) para medir a opinião sobre os seguintes critérios: Conteúdo teórico, Exercícios práticos, Instrutoras, Duração total (encontros), Duração por encontro (3h30), Frequência, Formato presencial e Satisfação geral. A Satisfação geral medida foi de 87% entre Muito Satisfatório (47%) e Satisfatório (40%). Os critérios de maior índice de satisfação foram medidos quanto às Instrutoras (98%) e ao Formato presencial (88%). Os critérios de maior índice de insatisfação foram medidos quanto à Duração por encontro (21%) e à Duração total (14%). Na segunda seção, foi utilizado o método de questão fechada com alternativas para medir a opinião sobre os seguintes aspectos: (1) nível de conhecimento teórico de BIM antes e depois do treinamento (usando escala de SUCCAR et al., 2013 – Nenhum, Básico, Intermediário e Avançado) e (2) módulos do treinamento considerados mais e menos relevantes para atividade profissional na CCR. O nível de conhecimento predominante passou de Básico (49%) antes do treinamento para Intermediário (53%) depois do treinamento. O nível Nenhum caiu de 40% antes para 3% depois. O módulo considerado mais relevante no geral foi o Módulo 4 – Ambiente comum de dados (CDE), com 23%. O módulo considerado menos relevante no geral foi Nenhum (ou seja, todos são considerados relevantes) com 37%, seguido do Módulo 7 – Normalização, com 15,5%. A partir da experiência, percebe-se que a oferta capacitação sobre BIM na educação corporativa permite a aquisição de conhecimento teórico e potencializa o desenvolvimento de competências BIM individuais atualmente demandadas no setor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ruschel, Regina Coeli, Caroline Kehl, and Sadi da Silva Seabra Filho. "Portal BIM Acadêmico." In IV ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. ANTAC, 2022. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v4i00.1903.

Full text
Abstract:
O objetivo do Portal BIM Acadêmico é auxiliar professores universitários, de escolas técnicas e de capacitação no desenvolvimento de planos de implantação BIM curriculares por meio do acesso a conteúdos relacionados à Modelagem da Informação da Construção (BIM). Também se objetiva que alunos e profissionais que desejam construir competência em BIM encontrem suporte neste esforço. Dois principais tipos de conteúdo são veiculados: (i) diretrizes para o desenvolvimento de Plano de Implementação BIM curricular e (ii) categorização de conteúdo online sobre BIM. Entretanto, este conteúdo demanda atualização constante. É proposta uma estratégia para o desenvolvimento de um Plano de Implementação BIM curricular (PIBc) para cursos de graduação ou técnicos. A estratégia incorpora as diretrizes para formação, planejamento e ação das Células BIM. As Células BIM são grupos organizados de professores e alunos de uma instituição de ensino, com apoio institucional, envolvidos na proposição e no desenvolvimento de um PIBc para realização de ações acadêmicas para transformação digital. O PIBc é resultado da atividade de planejamento da Célula BIM. Sobre a formação da Célula BIM são sugeridas orientações quanto a sua composição, vínculo institucional, espaço físico e treinamento inicial. Sugerem-se dois treinamentos iniciais para todos os envolvidos: (i) Fundamentos do BIM e (ii) Indústria 4.0. É apresentado um passo a passo para o desenvolvimento do PIBc que envolve 7 etapas: diagnóstico, identificação de potencial, definição de objetivos, definição de marcos temporais, proposição de transformações procedurais BIM no currículo, identificação das transformações tecnológicas necessárias, identificação das ações políticas de suporte às transformações e desenho de um roteiro de ações. As ações sugeridas são: de divulgação e disseminação do PIBc para a comunidade acadêmica e tomadores de decisão, de capacitação do corpo docente (workshops, seminários, treinamentos), de adaptação de disciplinas, aprovação junto aos órgãos competentes, desenvolvimento de material didático, oferecimento das disciplinas, chamamento de novos membros e de estabelecimento de programa de capacitação em BIM contínuo para docentes. Destaca-se que a alteração de um plano de disciplina pode implicar na: alteração de ementa, ampliação de competências, inclusão de conteúdo, inclusão de exercícios, inclusão de avaliação, inclusão de bibliografia. Tendo esta demanda em mente, foram realizados levantamentos para identificar e categorizar conteúdos que podem servir como material didático ou bibliografia. Cada levantamento teve seu objetivo e protocolo definido. Os levantamentos foram realizados pelos membros das Células BIM da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e de Pernambuco (UFPE). Este material é do tipo: teses e dissertações brasileiras na temática do BIM, artigos científicos brasileiros, conteúdo online, cursos de especialização, guias BIM e software BIM. Este material coletado também dá suporte a indivíduos realizando auto aprendizado em BIM. O resultado dos levantamentos é apresentado em forma de planilhas em nuvem (Airtable) para consulta dinâmica e pode ser baixado em forma de planilhas do tipo CSV disponibilizadas no repositório de ciência aberta Zenodo (https://zenodo.org/communities/bimacademia). Destacamos neste resumo, 3 dos 6 levantamentos realizados. O levantamento das pesquisas brasileiras em BIM é restrito a artigos nacionais publicados nos principais periódicos nacionais sobre a temática, sendo estes a PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Gestão e Tecnologia de Projetos e Ambiente Construído. Este levantamento permite o agrupamento dos estudos em BIM por: ano, instituição, localização e temáticas (usos do modelo). Assim, é possível extrair cenários temporais, regionais e de ênfases em pesquisa. O levantamento subsidia a identificação de referências para a inclusão em planos de ensino como material bibliográfico em disciplinas. O levantamento sobre conteúdos online coletou na Internet 3 tipos de conteúdo sobre BIM: (i) material de disseminação, (ii) cursos de capacitação e (iii) tutoriais, disponíveis online para acesso aberto no Brasil ou no exterior. Esta amostragem inicial pode subsidiar professores na indicação de material de aprendizagem extraclasse. O conteúdo apontado também é útil no auxílio ao aprendizado autoguiado. O levantamento de Guias BIM disponíveis online, nacionais ou internacionais, partiu de uma lista de referência apresentada em Sacks, Gurevich, e Shrestha (2016) e se expandiu com novas buscas na Internet. A síntese ou título dos guias permite ao professor, ou interessado em geral, identificar material de suporte ao processo de implementação do BIM em projeto. O levantamento de aplicativos BIM tomou como base a tabela de softwares apresentada no BIM Dictionary para Clash Detection e as tabelas de softwares da Coletânea BIM CBIC. Além disso, foram consultados os sites dos desenvolvedores de aplicativos BIM, que também foram contactados desenvolvedores nacionais para o fornecimento de dados. Acrescentamos a informação de disponibilidade de licenças educacionais. Os aplicativos são categorizados funcionalmente seguindo protocolo de classificação adotado pela buildingSmart na certificação de softwares. O Portal BIM Acadêmico foi desenvolvido no âmbito do Projeto Construa Brasil com o esforço das Células BIM na Universidade Federal do Paraná e na Universidade Federal de Pernambuco. É possível solicitar inclusão de novos conteúdos nos levantamentos ou a correção por meio de formulário associados a cada tipo de conteúdo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Cursos internos de capacitação"

1

Mendivil de la Ossa, José Alberto, and Lina María Gómez Duque. Exploración del sistema genitourinario. Ediciones Universidad Cooperativa de Colombia, December 2021. http://dx.doi.org/10.16925/gcgp.46.

Full text
Abstract:
Esta guía de práctica de los cursos en Semiología del Paciente Sano y Semiología Clínica se desarrolló con base en los textos guía para el syllabus de estos cursos del programa de Medicina, que corresponden a los textos "Manual Seidel de exploración física" [1] y "Semiología médica Cediel" [2]. La guía comprende los aspectos básicos de la semiotecnia y la interpretación de los hallazgos semiológicos del examen del ano, el recto y los genitales, siguiendo este orden: 1) realizar el tacto rectal adecuadamente, en función de la técnica descrita para pacientes masculinos y femeninos; en hombres, evaluación del ano, recto y próstata, y en mujeres, evaluación del ano, recto y fondo de saco, incluido el tacto rectovaginal. 2) Evaluar los genitales externos masculinos y la región inguinal adecuadamente, incluyendo la transiluminación testicular. 3) Evaluar adecuadamente los genitales externos femeninos, y los genitales internos a través del tacto vaginal, la palpación bimanual abdominovaginal y la región inguinal. Por último, 4) exploración de las mamas femeninas a través de su inspección activa y dinámica, sumada a la palpación del tejido mamario y los ganglios linfáticos próximos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography