Journal articles on the topic 'Contribuição para o trabalho'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Contribuição para o trabalho.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Contribuição para o trabalho.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Bernardo, João, and Rita Delgado. "Acidentes de trabalho: contribuição para uma análise." Revista de Administração de Empresas 27, no. 3 (September 1987): 39–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901987000300005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Matos, Eliane, Denise Elvira Pires de Pires, and Gastão Wagner de Sousa. "Relações de trabalho em equipes interdisciplinares: contribuições para novas formas de organização do trabalho em saúde." Revista Brasileira de Enfermagem 63, no. 5 (October 2010): 775–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672010000500013.

Full text
Abstract:
Estudo de natureza qualitativa realizado com equipes interdisciplinares de saúde em dois hospitais públicos do sul do Brasil. Uma equipe presta cuidados paliativos a doentes com câncer e outra cuidados a idosos. O estudo contribui para pensar as relações de trabalho ao analisar a contribuição destas experiências para constituição de novas formas de organização do trabalho (NFOT) em saúde. Os resultados revelam que a perspectiva interdisciplinar possibilita melhores relações de trabalho entre profissionais e entre eles e doentes/família, aproxima os profissionais das necessidades do doente e contribui para uma assistência de melhor qualidade. Conclui que a prática interdisciplinar aproxima-se de NFOT favorecendo o vínculo, o acolhimento o acesso e contribuindo para a efetivação do Sistema Único de Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lima, Rafael Santos, Luciana Almeida Costa de Oliveira, Tacyanne de Castro Genaio Fernandes, Tarcisio Cardoso Guimarães, Lilia Santos de Oliveira Guimarães, Cristina Rodrigues Ferreira, Alcilene dos Santos, et al. "EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UMA CONTRIBUIÇÃO INTEGRATIVA PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO." REVISTA FOCO 17, no. 5 (May 9, 2024): e5080. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v17n5-056.

Full text
Abstract:
Sabemos das grandes dificuldades enfrentadas no interior da sala de aula e dos processos de ensino e aprendizagem que são extremamente relevantes para o educando enquanto cidadão em formação. Por isso, estaremos destacando nesta pesquisa bibliográfica a relevância da psicomotricidade enquanto integradora e socializadora nas práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento global do aluno. Atualmente o que mais preocupa o educador no âmbito da sala de aula é a falta de acompanhamento dos pais quanto ao processo de ensino e aprendizagem, e, a dificuldade dos educandos em assimilar o conteúdo da grade curricular, muitas vezes, barateado, para estar adaptado ao ritmo de compreensão do educando. Nesta visão, sabemos que o que o aluno mais gosta nas aulas enquanto disciplina é a Educação Física, este é um contexto geral na maioria das escolas públicas e particulares. Talvez por que tenham necessidade de liberar movimentos que os ajude estar mais integrados com os espaços, talvez por que, tenham real necessidade de articular o corpo sem o engessamento da sala de aula. Por esta ótica, a Educação pode estar utilizando a psicomotricidade como uma forma a mais para, dentro de um planejamento contextualizado, dar novas formas a Pedagogia do Sucesso, minimizando assim, as práticas educativas que geram fracasso escolar, e índices cada vez mais desgovernados com relação a reprovação e evasão escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Matos, Eliane, Denise Elvira Pires de Pires, and Gastão Wagner de Sousa Campos. "Relações de trabalho em equipes interdisciplinares: contribuições para a constituição de novas formas de organização do trabalho em saúde." Revista Brasileira de Enfermagem 62, no. 6 (December 2009): 863–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672009000600010.

Full text
Abstract:
Estudo de natureza qualitativa realizado com equipes interdisciplinares de saúde em dois hospitais públicos da Região Sul do Brasil. Uma equipe presta cuidados paliativos a doentes com câncer e outra cuidados a idosos. O estudo contribui para pensar as relações de trabalho ao analisar a contribuição destas experiências para a constituição de novas formas de organização do trabalho em saúde. Os resultados revelam que a perspectiva interdisciplinar possibilita melhores relações de trabalho entre profissionais e entre eles e doentes/família, aproxima os profissionais das necessidades do doente e contribui para uma assistência de melhor qualidade. Conclui que a prática interdisciplinar aproxima-se de novas formas de organização do trabalho, favorecendo o vínculo, o acolhimento o acesso e contribuindo para a efetivação do Sistema Único de Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Machado, João Carlos, Helena Maria Ribeiro, Renata Carvalho Durães Pena, and Rodi Narciso. "A CONTRIBUIÇÃO DO CICLO PDCA PARA A GESTÃO ESCOLAR." Revista Ilustração 4, no. 6 (November 20, 2023): 151–58. http://dx.doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.227.

Full text
Abstract:
Muitos estudiosos definem as organizações como sendo um amplo processo, o qual se mostra dividido em múltiplos e importantes subprocessos. Com isso, entende-se que deve haver um bom gerenciamento nessas organizações, devendo ainda existir o aproveitamento de ferramentas que se mostrem realmente palpáveis, o que se faz claramente elementar quando se busca um desempenho de qualidade em cada um destes processos. Neste horizonte, encontra-se o ciclo PDCA, o qual colabora de maneira satisfatória no trabalho pertencente à gestão escolar. Pensando nisso, o desígnio deste estudo está em salientar a importância de um trabalho alicerçado pelo sistema PDCA no tão debatido sistema educacional. Para se discutir tal temática usou-se como metodologia a revisão bibliográfica, por meio da qual colheu-se dados encontrados em trabalhos publicados por outros estudiosos, tanto em livros, como em teses, periódicos e dissertações lidas em sites de pesquisas que se mostram confiáveis. Com isso, compreendeu-se o ciclo PDCA como sendo um exame e intervenção de apurado (s) processo (s), numa determinada organização (inclusive no campo educacional), buscando-se qualidade, sendo relevante lembrar ainda que sua sigla reflete importantes processos como: planejar, fazer, verificar e agir. Assim, compreende-se que, a partir do instante em que a gestão escolar aplica junto ao seu trabalho o ciclo PDCA ela mostra estar buscando uma melhoria no ensino de sua unidade escolar, entendendo que o ciclo PDCA contribui de maneira benéfica, para que haja realmente sucesso durante o andamento das atividades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Villas Boas, Benigna Maria de Freitas. "Contribuição do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógico." Estudos em Avaliação Educacional, no. 23 (June 30, 2001): 137. http://dx.doi.org/10.18222/eae02320012212.

Full text
Abstract:
<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">Este texto relata a organização do trabalho desenvolvido na disciplina Avaliação da Aprendizagem, do Curso de Pedagogia da UnB, adotando-se como eixo norteador o porta-fólio. O trabalho da disciplina enfrenta o seguinte desafio: possibilitar aos alunos estudar, pesquisar e analisar a avaliação que defendemos e, ao mesmo tempo, praticá-la de forma convencional, isto é, para aprovar ou reprovar os alunos, ou vivenciar e construir, juntamente com eles, práticas avaliativas que apoiem a sua aprendizagem e os ajudem a selecionar as que poderão utilizar quando estiverem atuando em escolas. Pensando nisso é que se introduziu a construção do porta-fólio por aluno, com o propósito de preparação dos futuros profissionais para uma prática reflexiva, em todas as dimensões do trabalho escolar. O porta-fólio tem possibilitado a prática da co-responsabilidade (professora e alunos) no desenvolvimento das atividades e das práticas avaliativas e tem se “constituído um exemplo vivo de que a avaliação pode ser um processo prazeroso e construtivo para o aluno, servindo-lhe, inclusive, como ferramenta para se auto-avaliar, visto ser um instrumento que traduz a subjetividade de cada um” (aluna da disciplina, 1999).</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gualda, Dulce Maria Rosa, Miriam Aparecida Barbosa Merighi, and Sônia Maria Junqueira Vasconcelos de Oliveira. "ABORDAGENS QUALITATIVAS: SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A ENFERMAGEM." Revista da Escola de Enfermagem da USP 29, no. 3 (December 1995): 297–309. http://dx.doi.org/10.1590/0080-6234199502900300297.

Full text
Abstract:
Este trabalho aborda algumas características que configuram a metodologia qualitativa. Comenta sobre os métodos que tem sido mais utilizados, como: a fenomenologia, a teoria fundamentada nos dados, a etnografía e a pesquisa participante, ressalta a perspectiva de utilização destes métodos qualitativos para a enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Hirata, Cristiane Yuri, and Renata Ribeiro Marinho. "Contribuição das neurociências para a alfabetização." Revista Acadêmica Licencia&acturas 7, no. 1 (December 12, 2019): 21. http://dx.doi.org/10.55602/rlic.v7i1.209.

Full text
Abstract:
Nos dias atuais, destaca-se a importância das neurociências para à educação sobretudo nos processos de ensino-aprendizagem da alfabetização. O presente trabalho surgiu da problemática: será que as neurociências podem contribuir para o aprendizado da alfabetização em crianças pré-escolares? Caracterizada como uma pesquisa bibliográfica, utilizaram textos relacionados com as neurociências, alfabetização e aprendizagem. Também foram usados artigos científicos de pesquisadores que já se interessaram pela temática em busca de uma boa qualidade na alfabetização. As conclusões apontam para a necessidade dos profissionais da educação se aprofundarem com os processos envolvidos na aquisição da alfabetização com bases cientificas para que o aprendizado seja significativo na vida acadêmica dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

David, Ricardo. "A CONTRIBUIÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL PARA PROFESSORES E ALUNOS." Revista Ciências Humanas 10, no. 1 (June 30, 2017): 108–15. http://dx.doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo11.

Full text
Abstract:
RESUMO Entender a orientação educacional quando esta surge e como esta se configura hoje é de suma importância para entender a importância da mesma no desenvolvimento humano e social. O trabalho pedagógico necessário à sociedade democrática não é o de implementação passiva de diretrizes educacionais e a consequente preparação dos alunos para apenas executarem ordens. A escola tem o direito e o dever de organizar o trabalho pedagógico que continua para formação do cidadão. O direito se refere ao respeito pelo trabalho dos profissionais da educação, sobretudo, o supervisor pedagógico, que nela atuam, assim como o direito do aluno de ter uma educação que necessita como pessoa. Portanto, a necessidade de construção coletiva do projeto político pedagógico implica que todos participem também da sua avaliação em todos os momentos e dimensões do trabalho. O projeto pedagógico é a própria organização do trabalho pedagógico da escola, construída e reconstruída continuamente pela equipe escolar, executado e avaliado por todos os que atuam na escola. Por ser a avaliação da aprendizagem uma comprovação e qualificação de um projeto, se faz necessário que saiba distinguir as mesmas de acordo com sua finalidade. Assim, o objetivo deste estudo é demonstrar a gênese da orientação educacional, demonstrando sua importância na sociedade até os dias atuais. Para isso a metodologia utilizada foi à revisão crítica de literatura em educação e orientação educacional. Palavras chave: Gestão pedagógica, orientação educacional, educação, supervisão escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Petroianu, Andy. "Autoria de um trabalho científico." Acta Fisiátrica 9, no. 3 (December 9, 2002): 141–48. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v9i3a102374.

Full text
Abstract:
Durante a elaboração de um trabalho científico, uma das dificuldades que por ventura podem ocorrer é a escolha dos participantes da pesquisa que devem compor a sua autoria. Situação ainda mais desagradável é a ordenação dos autores, de acordo com o mérito de cada um no trabalho. Objetivo: Apresentar, de maneira justificada, uma proposta para a autoria do trabalho científico, mediante a contribuição de cada membro da equipe de pesquisadores. Método : Foi realizada uma avaliação da maneira de se propor a autoria científica nos principais centros de pesquisa do Brasil e na literatura pertinente, para a aquisição de subsídios com vista à presente proposta. Resultados: São apresentados em ordem de entrada os principais autores do trabalho e aqueles que devem merecer apenas agradecimento. Propõe-se uma escala numérica, com vistas à participação de cada membro da equipe, para facilitar a inclusão de cada um dos autores. Conclusões: O mérito da autoria científica deve ser restrito aos participantes que tiveram uma colaboração intelectual ao trabalho realizado, aliada a uma contribuição efetiva para a pesquisa ser realizada e concluída.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Cavalcanti, Maria Fernanda Rios. "Um Encontro com Robert Cooper: os Primórdios e o Futuro da Abordagem Processual nos Estudos Organizacionais." Organizações & Sociedade 22, no. 75 (December 2015): 603–20. http://dx.doi.org/10.1590/1984-9230757.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é examinar a contribuição teórica dos trabalhos de Robert Cooper aos estudos organizacionais. Cooper foi um dos primeiros autores a elaborar uma abordagem processual para a análise do fenômeno organizacional. Para alcançar este objetivo, o trabalho irá discutir ideias presentes nos principais textos de Cooper. Primeiramente será feita uma análise das ideias deThe open field para depois tratar dos textosOrganization/disorganization e Formal organization as representation; após isso, serão analisados trabalhos de Cooper dedicados a situar o corpo na análise das organizações, bem como os que elaboraram o que Chia (1998a) chamou de ‘lógica do outro’ que permeou todos os seus escritos. Por fim, será discutido o que constitui uma contribuição teórica e qual foi a contribuição teórica dos escritos de Cooper aqui analisados para os estudos organizacionais. Serão tecidas também algumas considerações finais a respeito de como Cooper vem sendo lido no Brasil e como este encontro teórico com o autor pode suscitar novas possibilidades de pesquisas nos estudos organizacionais brasileiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

DA SILVA JUNIOR, LUIS OTAVIO SALES, and Mateus Eduardo Siqueira Nunes Bertoncini. "A CONTRIBUIÇÃO DA EMPRESA PARA A CRISE PENITENCIÁRIA." Revista de Criminologias e Politicas Criminais 3, no. 1 (June 1, 2017): 115. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0065/2017.v3i1.1820.

Full text
Abstract:
O presente artigo objetiva examinar em que medida a sociedade civil, por meio da empresa, pode contribuir para o abrandamento da crise do sistema carcerário brasileiro, especialmente mediante o aumento da oferta de postos de trabalho a encarcerados. O estudo, pautado no método dedutivo, questiona se o incentivo ao trabalho dos presos poderia colaborar para a redução da violência e da reincidência. O presente estudo refere ainda algumas iniciativas do Executivo e do Legislativo para aumentar a integração entre comunidade e o sistema penitenciário, como a criação de incentivos e premiações a ações privadas que facilitem a reabilitação social de apenados. Contextualiza-se o tema com notícias de episódios recentes de chacinas em presídios e com dados estatísticos sobre a atual situação carcerária brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Soares Della Fonte, Sandra. "FORMAÇÃO NO E PARA O TRABALHO." Educação Profissional e Tecnológica em Revista 2, no. 2 (December 15, 2018): 6–19. http://dx.doi.org/10.36524/profept.v2i2.383.

Full text
Abstract:
Tendo em vista a proposta de alinhamento conceitual do ProfEPT, destaca-se a contribuição de Marx quanto à relação entre formação humana e trabalho. Esse autor apresenta o trabalho como uma ação que instaura relações do ser humano com a natureza e com outros seres humanos. O trabalho representa, assim, um agir formativo sob relações historicamente determinadas. Quando analisa as formas da produção no capitalismo, Marx aponta que o trabalho explorado engendra uma formação unilateral. Contudo, a produção mecanizada traz gérmens não apenas de uma formação omnilateral, mas também de uma educação do futuro que articula educação intelectual, física/estética e tecnológica a partir dos interesses dos trabalhadores. Desde seu estabelecimento em 2008, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia têm ensaiado, em meio a contradições diversas, experiências nesse horizonte políticopedagógico. Por essa razão, podem apresentar-se como agente importante na defesa da frágil, mas necessária perspectiva de educação integrada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Valle, Rogério. "Contribuição para a análise do Documento de Trabalho de São Domingos." Revista Eclesiástica Brasileira 52, no. 207 (September 30, 1992): 681–85. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v52i207.2872.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Durães, Bruno José Rodrigues. "Trabalho de rua de Salvador e sua contribuição para acumulação capitalista." Tematicas 13, no. 25 (March 1, 2005): 217–38. http://dx.doi.org/10.20396/tematicas.v13i25/26.13622.

Full text
Abstract:
Nosso objetivo central aqui neste texto é caracterizar o trabalho de rua em Salvador (vendedores ambulantes, camelôs...) dentro do cenário mais geral de acumulação capitalista, ou seja, situar a informalidade de rua dentro do contexto de subsunção ao capital. Assim, pretende-se, em certa medida, demonstrar as determinações contidas na atividade de rua que estão para além da sua forma primeira, para além da aparência. Dessa maneira, este texto delineia-se como uma tentativa de rompimento com o “pensamento comum” sobre a Coisa e sua forma superficial, aparente. Forma essa que, segundo Kosik (1976, p.15), “...não constitui uma qualidade natural da coisa e da realidade: é a projeção, na consciência do sujeito, de determinadas condições históricas petrificadas”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Cunha, Rogério I. de Almeida. "Trabalho, teimosia e esperança." Revista Eclesiástica Brasileira 52, no. 208 (December 31, 1992): 877–93. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v52i208.2848.

Full text
Abstract:
O que é que o Oitavo Intereclesial disse a respeito do trabalho? Como é que os membros das CEBs vêem o trabalho? Que consciência têm de serem trabalhadores? Segundo eles, quem é o trabalhador? Que eco tem entre eles a proposta da PO, e que contribuição prestaram para a proposta da Pastoral Operária?...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Santos, Maria Arlete. "Contribuição do negro para a cultura brasileira." Temas em Educação e Saúde 12, no. 2 (December 1, 2016): 217–29. http://dx.doi.org/10.26673/tes.v12i2.10229.

Full text
Abstract:
A proposta desse trabalho é apresentar uma revisão geral da influência dos africanos na cultura brasileira, nos seus diversos elementos. Ao negro, desafricanizado pela escravidão, não sendo índio nativo nem branco colonizador, restou-lhe encontrar sua identidade como brasileiro, construindo um enorme legado, abrangendo desde as artes e religiões até as ciências. As religiões afrobrasileiras, além da orientação espiritual, são um espaço terapêutico que exerce função social, cultural e psicológica, atuando numa ação biopsíquica, promovendo, desta forma, paz, tranquilidade, cura e solução de problemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Nascimento, Úlpio. "Contribuição da geotecnia para o eventual surgimento de uma sismotecnia." Geotecnia, no. 100 (February 20, 2004): 187–200. http://dx.doi.org/10.14195/2184-8394_100_15.

Full text
Abstract:
Na sequência de trabalhos publicados na GEOTECNIA sobre fricção, fluência friccionai e mecanismo da fonte sísmica, e como resultado de uma conferência realizada na Academia de Engenharia em 25/05/00 sobre "O distante objectivo da previsão dos sismos", foi constituído na AE um Grupo de Trabalho da Previsão dos Sismos (GTPS). Nos relatórios anuais respectivos descrevem-se as actividades desenvolvidas pelo GTPS. No presente artigo resume-se a referida conferência bem como algumas exposições do autor nas reuniões da GTPS sobre o modelo que propõe para o mecanismo da fonte sísmica; e conclui-se com algumas considerações sobre o eventual surgimento de uma Sismotecnia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Pissarra, Maria Constança Peres, and Sônia Campaner Miguel Ferrari. "Contribuição para a Discussão da BNCC 2017." Revista Portuguesa de Pedagogia 54 (December 31, 2020): e054006. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_54_4.

Full text
Abstract:
Lemos na BNCC recentemente publicada: “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho" (Brasil, 2017). A BNCC estabelece os fundamentos que orientam a educação pública brasileira do ensino infantil e fundamental. Vamos centrar nossa análise do documento na introdução e principalmente no item “Os fundamentos pedagógicos da BNCC, para então tecermos alguns comentários sobre a visão geral de educação do documento, e o tratamentos que o documento dá às várias áreas. Partimos da concepção de que ao mesmo tempo em que a educação atual enfatiza a importância de uma educação tecnicista, com ênfase na formação de técnicos especializados para o mercado de trabalho, ela, de forma contraditória, prevê a presença de elementos de uma educação humanista – cujo sentido precisaremos também especificar – que aparecem de maneira vertical nos currículos. Para nós o prejuízo de tal tratamento é tanto para as chamadas ciências humanas, que são tratadas como apêndices de uma educação técnica, como para as ciências da natureza, cujo desenvolvimento se vê prejudicado por uma concepção técnica que vê a ciência não como um ramo da atividade humana que tem potencial para alargar o conhecimento, mas como atividade com fins lucrativos. Por fim, este último tema já por si só bastante problemático será discutido ao final visando comparar a frase colocada no início com a proposta geral da BNCC e um pouco da prática escolar das últimas décadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Campos, Herculano Ricardo, and Alex Reinecke de Alverga. "Trabalho infantil e ideologia: contribuição ao estudo da crença indiscriminada na dignidade do trabalho." Estudos de Psicologia (Natal) 6, no. 2 (2001): 227–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2001000200010.

Full text
Abstract:
No Brasil, a maioria das ações de combate ao trabalho infantil busca assegurar às famílias das vítimas apoio financeiro para compensar a renda até então auferida por elas. Contudo, pesquisas constatam que, aliada à permanência de grande número de crianças no trabalho, observa-se a crença das famílias, das próprias crianças, dos empregadores e até mesmo de muitos agentes encarregados do combate a esse tipo de trabalho, de que ele só trará benefícios para as crianças. Neste sentido, avalia-se, as ações de combate encontram-se comprometidas em face de aspectos subjetivos afirmativos do trabalho, de modo que seu sucesso parece condicionado ao desvelamento desses aspectos. O presente estudo oferece dados que permitem uma maior compreensão do processo social e histórico por meio do qual a ideologia do trabalho como educador, dignificante, se estabeleceu nas mentalidades do povo brasileiro e orientou as políticas públicas voltadas para a criança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Arabe, Maria Catarina Cândido. "professor, os museus de ciência e a mediação como itinerário para o conhecimento cientifico." Revista Triângulo 15, no. 2 (August 12, 2022): 43–56. http://dx.doi.org/10.18554/rt.v15i2.6219.

Full text
Abstract:
Os museus de ciências são instituições reconhecidas por seu caráter educativo além da contribuição para a divulgação científica. Nesse contexto o papel do professor mediador se apresenta como elemento importante na compreensão das exposições pelos alunos. Para a realização do trabalho foi utilizado a revisão da literatura acerca do tema. O estudo teve por finalidade apresentar as instituições museológicas como espaços de educação não formal e a importância da mediação na interação público-conhecimento. Ao final do trabalho foi possível compreender que a mediação colabora substancialmente para a divulgação científica contribuindo para que os museus sejam de fato um espaço educativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Tonus, Karla Paulino. "Psicologia e Educação: repercussões no trabalho educativo." Psicologia Escolar e Educacional 17, no. 2 (December 2013): 271–77. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85572013000200009.

Full text
Abstract:
Este trabalho resultou de indagações a respeito da contribuição da Psicologia da Educação para o trabalho educativo. Entende-se que um dos modos de efetivar tal contribuição é a inserção da disciplina Psicologia da Educação na grade curricular dos cursos de formação de professores. Neste artigo defende-se que o ensino de Psicologia se desenvolva numa perspectiva crítica, em que o homem seja concebido como constituído historicamente. A ênfase nesta perspectiva deveu-se à análise da literatura que oferece embasamento teórico às práticas educativas orientadas pela Psicologia da Educação. O objetivo é oferecer elementos para se pensar uma educação dirigida ao homem concreto como uma das contribuições que a Psicologia pode oferecer a um trabalho educativo comprometido com a superação do subjetivismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Guerra, Avaetê de Lunetta e. Rodrigues, Jefferson Florencio Rozendo, Diego de Vargas Matos, and Giselle Carmo Maia. "A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: AVALIAÇÃO FORMATIVA." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 9, no. 3 (March 31, 2023): 1047–56. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v9i3.8914.

Full text
Abstract:
A utilização de avaliações como didática, é um meio para conseguir medir o nível do conhecimento dos alunos, tanto em escolas, universidades, cursos, quanto também em outros ambientes que não são voltados apenas para o ensino. O presente trabalho tem como objetivo, compreender como a avaliação pode contribuir para o desenvolvimento dos alunos, propondo diferentes metodologias de ensino. Foi utilizada a metodologia com base na pesquisa bibliográfica, abordando conceitos de ensino e aprendizagem, com a utilização de trabalhos anteriores sobre a temática em questão que servirão de base para a presente pesquisa. Os resultados obtidos apontam que, ao conceber a avaliação como um processo contínuo de aprendizagem, sugere-se o uso da avaliação formativa e das questões discursivas como tipo de avaliação e instrumento avaliativo, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Figueirêdo Coelho, Manuela de Mendonça, Karla Corrêa Lima Miranda, Sara Taciana Firmino Bezerra, Maria Vilaní Cavalcante Guedes, and Riksberg Leite Cabral. "Supervisão como tecnologia para a melhoria da atenção básica à saúde." Rev Rene 13, no. 3 (2012): 704–11. http://dx.doi.org/10.15253/2175-6783.20120003000025.

Full text
Abstract:
Objetivou-se descrever a experiência de planejamento e realização de supervisão junto às equipes de Saúde da Família, realizada por enfermeiros como integrantes de equipe gestora da Atenção Básica do município de Maracanaú-CE. Foram realizadas 86 visitas em unidades de saúde, de junho de 2010 a junho de 2011. Os momentos de coleta de dados sobre o processo e a organização do trabalho foram intensificados, apresentando-se como momento singular para imediata intervenção, mediação e reflexão sobre as problemáticas encontradas e as possibilidades de superação. A experiência evidenciou a efetiva contribuição do trabalho da enfermagem na gestão dos serviços na Estratégia Saúde da Família, contribuindo decisivamente na qualificação da atenção primária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Mariz, Renato Nunes, and Flávio Augusto Picchi. "Método para aplicação do trabalho padronizado." Ambiente Construído 13, no. 3 (September 2013): 7–27. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212013000300002.

Full text
Abstract:
O trabalho padronizado tem sido amplamente utilizado na manufatura. Através de sua aplicação, resultados positivos em termos de produtividade e estabilização de processos tem alcançados. Na construção, a adoção desta forma de padronização é ainda incipiente, sendo observadas apenas aplicações parciais. Como consequência, não existe ainda conhecimento suficiente sobre as formas eficazes de adaptação deste conceito ao contexto da construção, com resultados tão significativos quanto os observados na manufatura. O objetivo deste artigo é propor um método para aplicação do trabalho padronizado ao contexto da construção. Foram realizados dois estudos de caso exploratórios em atividades de características diferentes: assentamento de porcelanato no piso e execução de estaca Franki. O método proposto consiste em uma adaptação de outro método de aplicação do trabalho padronizado, que vem sendo utilizado na manufatura. Constatou-se, ao final da pesquisa, que este método pode ser adaptado ao setor da construção, possibilitando uma análise estruturada com foco na otimização de recursos utilizados. A principal contribuição do trabalho é evidenciar a potencialidade de aplicação do trabalho padronizado no contexto da construção e despertar o interesse na aplicação prática deste conceito, e na continuidade de pesquisas neste tópico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Alves, Marcos Manuel Santiago, Raquel do Rosário Santos, and Pamela Oliveira Assis. "Intercrossed narratives and paths under construction." Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 16, no. 3 (November 8, 2023): 628–44. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v16.n3.2023.47184.

Full text
Abstract:
A contribuição da biblioteca escolar para as atividades pedagógicas e consequentemente para a formação dos discentes, segundo a percepção dos docentes, é o tema deste estudo. Este trabalho teve por objetivo analisar quais as percepções dos docentes do Colégio Estadual Vitor Soares sobre a biblioteca escolar dessa instituição, de modo a identificar se e como esse ambiente de informação vem contribuindo para suas atividades pedagógicas. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caráter descritivo e natureza qualitativa e quantitativa, realizado por meio do método de estudo de caso, tendo como objeto de estudo a Biblioteca do Colégio Estadual Vitor Soares. Para coleta de dados foi utilizada a técnica de aplicação de questionário junto aos docentes e a bibliotecária do referido Colégio. Como resultado, foi identificado que a Biblioteca do Colégio Estadual Vitor Soares contribui para as atividades pedagógicas desenvolvidas pelos docentes, identificou-se também que parte significativa dos docentes colabora para mudar a realidade e dificuldades apresentadas na Biblioteca. Além disso, ficou evidente a importância da Bibliotecária para a Biblioteca e a sua contribuição para o desenvolvimento individual e coletivo da comunidade escolar. Assim, conclui-se que, as percepções apresentadas neste trabalho demonstram a contribuição da biblioteca escolar para a formação dos estudantes, ao apoiar as atividades pedagógicas, como também apresentar-se como espaço de acolhimento e interação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

LEMES GOMES, JOSÉ VITOR. "A CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA DE HABERMAS PARA A GESTÃO SOCIAL." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 24, no. 1 (June 1, 2022): 59–71. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v24i1.680.

Full text
Abstract:
Esse artigo tem como questão central compreender o pensamento de Habermas sobre os potenciais de participação na democracia e avaliar suas contribuições para fundamentação teórica e conceitual da gestão social. Desse modo, o trabalho objetiva compreender os principais argumentos teóricos de Habermas, assim como refletir a utilidade dos mesmos para a efetivação da gestão social. Essa reflexão justifica-se na compreensão de que o ideal habermasiano de uma democracia participativa, promovida pelo agir comunicativo, é uma alternativa para vários dilemas da modernidade identificados pelo autor. A gestão social é entendida como um processo imbuído de potencial para a participação dialógica de atores da sociedade civil na tomada de decisões sobre temas de interesse público. Esse trabalho é desenvolvido através de pesquisa bibliográfica sobre algumas das principais obras de Habermas, assim como sobre referências relevantes da gestão social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Ferreira, Fátima Conceição de Araújo Alves, Sheila de Souza Corrêa de Melo, and Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro. "Indicação geográfica: perspectivas quanto ao trabalho decente, crescimento econômico e a contribuição para erradicação da pobreza." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, no. 7 (July 15, 2024): e8478. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.7-240.

Full text
Abstract:
As Indicações Geográficas (IG) têm raízes históricas, relacionando produtos à sua origem geográfica através dos tempos. Elas valorizam produtos locais, certificando sua origem e qualidade. No entanto, é crucial avaliar se essa valorização efetivamente melhora as condições de trabalho e remuneração dos produtores locais. o objetivo do estudo é identificar as perspectivas da Indicação Geográfica (IG) quanto ao trabalho decente, crescimento econômico e contribuição para a erradicação da pobreza do Brasil. A pesquisa trata-se de uma revisão integrativa da literatura, as bases de dados de pesquisas foram: Latindex, Scielo e Portal da Capes. Inicialmente, foram identificados 388 trabalhos, e excluídos 378 artigos de acordo com critérios estabelecidos e ao final foram selecionados 10 artigos que tratavam sobre o tema do estudo. A IG impulsiona a economia local ao criar novas oportunidades de trabalho decente em diversos setores. Promove a valorização do trabalho dos produtores e de todos os trabalhadores envolvidos na cadeia produtiva, assegurando melhores condições de trabalho e remuneração justa. A IG contribui para o crescimento econômico inclusivo, distribuindo renda de maneira mais equitativa e beneficiando diretamente as comunidades produtoras. Além disso, valoriza a agricultura familiar e a economia solidária, contribuindo para o desenvolvimento social e ambiental das comunidades. E estimula o crescimento econômico regional ao adicionar valor aos produtos certificados, tornando-os mais competitivos tanto no mercado nacional quanto internacional. Este acréscimo de valor leva a uma maior demanda e, por conseguinte, a uma expansão da produção, gerando novos postos de trabalho e promovendo o desenvolvimento das cadeias produtivas locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Gernet, Marcos De Vasconcellos, Carlos Eduardo Belz, Carlos João Birckolz, Luiz Ricardo Lopes de Simone, and Claudia Inês Parellada. "A contribuição de Frederico Lange de Morretes para a malacologia brasileira." Arquivos de Zoologia 49, no. 3 (December 18, 2018): 153–65. http://dx.doi.org/10.11606/2176-7793/2018.49.03.

Full text
Abstract:
Frederico Lange de Morretes nasceu em 5 de maio de 1892, no município de Morretes, litoral do Estado do Paraná, Brasil. Artista plástico renomado, foi também um importante malacólogo e sua produção científica na área o tornou um referencial para os pesquisadores brasileiros. O principal objetivo deste trabalho é a compilação comentada dos estudos malacológicos produzidos por Lange de Morretes. Ao todo, ele publicou 13 trabalhos científicos na área da malacologia, sendo oito deles relacionados à descrição de 25 novas espécies, dois novos gêneros e três subgêneros. Também escreveu três relatórios técnicos institucionais a respeito de atividades desenvolvidas no Museu Paulista e no Museu Paranaense.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Sousa, Leilane Barbosa de, and Maria Grasiela Teixeira Barroso. "Pesquisa etnográfica: evolução e contribuição para a enfermagem." Escola Anna Nery 12, no. 1 (March 2008): 150–55. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452008000100023.

Full text
Abstract:
Diante da expressão que a etnografia adquiriu na pesquisa em Enfermagem, realizamos este estudo com o objetivo de promover reflexão sobre a evolução da etnografia e suas possibilidades de aplicação no contexto atual. O trabalho apresenta a análise reflexiva da etnografia desenvolvida nas tribos e as considerações sobre sua aplicação em ambiente urbano, inclusive abordando a pesquisa sobre o fenômeno do cuidado transcultural de Enfermagem. Esperamos que o artigo contribua para a reflexão sobre a importância da abordagem etnográfica e incentive sua utilização adequada na Enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Azevedo, Luiz Alberto de. "A universidade tecnológica brasileira: contribuição para outra sociabilidade?" Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia 1, no. 2 (February 24, 2011): 38. http://dx.doi.org/10.3895/recit.v1.n2.4111.

Full text
Abstract:
O trabalho objetiva debater a Universidade Tecnológica Federal (UTF) como instituição educacional supostamente voltada às necessidades de formação tecnológica da sociedade brasileira. Para tanto, apoiamo-nos na concepção de institucionalidade de Anísio Teixeira para as universidades, o que pode ser apropriado para pensar de forma crítica a educação tecnológica redimensionada e em expansão hoje, iniciada a partir da instalação das 19 “Escolas de Aprendizes e Artífices” destinadas “aos pobres e humildes” por Nilo Peçanha, em 1909. Imbuídos de uma base teórico-metodológica de caráter ontológica associada à análise documental, pretendemos problematizar a atual política de educação tecnológica do governo federal que, munido do argumento discursivo da visão de outra “institucionalidade”, inibiu Escolas Técnicas, Escolas Agrotécnicas e Centros Federais de Educação Tecnológica a potencializar essa mesma Rede consolidando o modelo de UTF, como fez ao transformar o CEFETPR em UTF (Lei no 11.184/2005). O governo ainda publica a Lei no 11.892/2008, instituindo a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, numa perspectiva de atendimento unilateral aos arranjos produtivos, ficando aquém da concepção de ser social para uma educação tecnológica que implique radicalmente outra sociabilidade e, nesse ínterim, da formação omnilateral e politécnica. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva debater uma Educação Tecnológica e Universidade Tecnológica Brasileira para além das determinações sob a lógica do capital e, portanto, centradas nos conceitos de omnilateralidade e de politecnia (Marx e Manacorda), comprometidas com o desenvolvimento científico-tecnológico-social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Souza, Thais Andreia Araujo de, and Marina Silva da Cunha. "O impacto do desempenho da produtividade do capital para o crescimento econômico nos setores e regiões brasileiras: uma análise de 2004 a 2014." Revista de Economia 42, no. 78 (June 21, 2021): 419. http://dx.doi.org/10.5380/re.v42i78.69931.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetivou estudar a produtividade brasileira entre 2004-2014 e o impacto no crescimento. Esse assunto é importante porque a produtividade é considerada determinante fundamental do crescimento econômico. Para isto, foi estudado o seu desempenho por meio da produtividade capital e análises setoriais e regionais, buscando verificar onde mais se contribuiu para a baixa produtividade agregada. Ademais, constatado o desempenho da produtividade, foram realizadas decomposições do crescimento para verificar como decorreu a contribuição da produtividade para o crescimento. Dentre os resultados obtidos, se verificou que ocorreu diminuição na produtividade do capital em todas as regiões e setores, exceto nos serviços, contribuindo negativamente no crescimento. Portanto, se verifica que o baixo crescimento brasileiro tem se pautado na contribuição negativa da eficiência produtiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Assunção, Ada Ávila. "Uma contribuição ao debate sobre as relações saúde e trabalho." Ciência & Saúde Coletiva 8, no. 4 (2003): 1005–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232003000400022.

Full text
Abstract:
O objetivo é apresentar os pressupostos teórico-metodológicos das investigações sobre problemas de saúde atuais marcados pelas mutações nos processos de trabalho em curso. Para isso, o artigo apresenta os resultados de algumas pesquisas recentes realizadas no campo de estudo das relações saúde e trabalho que observam os efeitos das mutações do trabalho, a partir das queixas que os trabalhadores vêm apresentando no que diz respeito à sua saúde e disposição para o enfrentamento cotidiano. Os resultados dos estudos descritos permitem visualizar um quadro de adoecimento dos trabalhadores em que as queixas são inespecíficas e suscitam o interesse pela abordagem da etnografia e pela metodologia da análise ergonômica do trabalho. As abordagens tradicionais são criticadas e o autor vislumbra a possibilidade de articular as disciplinas, a fim de resolver impasses colocados pelas abordagens clássicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Sousa, Rosângela do Socorro Nogueira de. "A TEORIA SISTÊMICO-FUNCIONAL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O TRABALHO COM O TEXTO." Revista Margens Interdisciplinar 9, no. 13 (May 18, 2016): 208. http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2695.

Full text
Abstract:
O presente artigo pretende uma reflexão sobre a contribuição da gramática sistêmico-funcional de base hallidayana para o trabalho com o gênero em sala de aula de língua materna sob o rótulo das metafunções. Não se pretende aqui nenhuma análise de corpus, mas uma discussão sobre como a sistêmico-funcional pode contribuir para as práticas metodológicas nas aulas de produção de texto. Palavras-Chave Funcionalismo. Halliday. Metafunção. Texto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Silva, Cristiane Monteiro da, Maria da Fé Silva Moreira, Maria Valdeli Matias Batista, Simone Barbosa Fernandes, and Solange Lopes Lino Silveira. "A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE." Revista Ilustração 5, no. 3 (April 10, 2024): 201–5. http://dx.doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.298.

Full text
Abstract:
Este trabalho trata da avaliação da aprendizagem como procedimento didático intencional e processual, embasada nos estudo de Luckesi (1990), Veiga (2012) e Candau (2012), ainda assim, relaciona -se essa concepção de avaliação como integrante da Didática fundamentada por Libâneo (2015). Em suma, articula-se os pontos de intersecção entre didática, avaliação e formação docente. Na elaboração deste estudo, pode-se sustentar a ideia da avaliação como parte integrante da Didática, por sua vez, os processos avaliativos precisam ganhar um caráter intencional, sistemático e processual para a manifestação do ensino e da aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Ferreira, Carlos Roberto, and Solange de Cássia Inforzato de Souza. ""Aposentadorias e Pensões" e desigualdade da renda: uma análise para o Brasil no período 1998-2003." Revista de Economia Contemporânea 12, no. 1 (2008): 41–66. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-98482008000100002.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo avaliar a contribuição do componente do rendimento domiciliar "aposentadorias e pensões" para a desigualdade da distribuição do rendimento domiciliar per capita no Brasil, nos meios rural e urbano, em 1998, 1999, 2001, 2002 e 2003. Para isso, utilizaram-se estratos de rendimento domiciliar per capita e a metodologia de decomposição do índice de Gini dos seguintes componentes: rendimento do trabalho principal, rendimento de outros trabalhos, aposentadorias e pensões, doações, rendimentos de aluguel e outros rendimentos (juros, dividendos etc.). Destaca-se, nos resultados, a substancial contribuição das aposentadorias e pensões para a desigualdade da distribuição da renda no Brasil. A estratificação dos rendimentos domiciliares permitiu a constatação de que, no Brasil rural, o percentual de domicílios e pessoas na população e os rendimentos total e das aposentadorias e pensões estão localizados nos estratos inferiores da renda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Sforni, Marta Sueli de Faria, and Maria Terezinha Bellanda Galuch. "Gestão escolar e trabalho coletivo: contribuição da teoria da atividade." Educativa 19, no. 2 (February 13, 2017): 474. http://dx.doi.org/10.18224/educ.v19i2.5403.

Full text
Abstract:
Resumo: Neste artigo busca-se refletir sobre o trabalho coletivo no espaço escolar. Para isso, recorre-se a escritos de Leontiev, para o qual a coletividade manifesta-se no compartilhamento físico e psíquico do que é comum entre as pessoas que realizam determinada atividade, havendo uma unidade entre o sentido pessoal de cada ação e o significado social da atividade. O trabalho coletivo na escola pode ser um meio de desenvolvimento dos sujeitos envolvidos, bem como de melhoria da atividade escolar se, orientando-se pelo significado social da instituição escolar, buscar a unidade entre as diferentes ações realizadas, não se restringindo ao aspecto formal da gestão democrática. Palavras-chave: trabalho coletivo; Teoria da Atividade; gestão escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Kato, Mary A. "A contribuição chomskiana para a compreensão da aprendizagem de L2." Trabalhos em Linguística Aplicada 44, no. 2 (December 2005): 185–99. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-18132005000200002.

Full text
Abstract:
Este trabalho procura mostrar as contribuições de Chomsky para a área da psicolingüística, mais diretamente para explicar a aquisição de L1, e indiretamente para levantar questões de pesquisa em L2. Pode-se dizer que Chomsky contribuiu, primeiramente, ao argumentar contra outras abordagens, mas, sobretudo, por a) propor uma teoria sobre as línguas que dá conta de seus princípios universais e de seus parâmetros de variação e b) demonstrar que a teoria é diretamente relevante para as questões de aprendizagem e mais interessante do que a visão behaviorista e a construtivista piagetiana. O presente trabalho apresenta, a seguir, as teorias sobre L2 que surgiram a partir do modelo chomskiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Santos, Iraci dos, Aila Cristina dos Santos Alves, Fabíola Soares Silva, Lucia Helena Garcia Penna, and Neide Aparecida Titonelli Alvin. "Fundamentos filosóficos e teóricos para novas concepções do cuidar em enfermagem: contribuição da sociopoética." Revista Brasileira de Enfermagem 63, no. 4 (August 2010): 644–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672010000400022.

Full text
Abstract:
Este trabalho identifica a aplicação de princípios filosóficos e fundamentos teóricos da sociopoética em novas concepções do cuidar. Revisão sistemática de 30 trabalhos científicos. Categorias delimitadas: Dialogicidade no cuidar como instrumento tecnológico; Cuidar em enfermagem como tecnologia não invasiva. Nas novas concepções do cuidar, o cliente é o principal alvo do trabalho em enfermagem. Concluiu-se que os fundamentos da sociopoética foram aplicados revelando uma perspectiva onde a ética do cuidar, traduzida no respeito aos clientes e aos seus saberes para o autocuidado, conduz à autonomia e à solidariedade entre estes e os profissionais. A sociopoética, como método de pesquisa e prática social, revela aspectos orientadores de uma nova perspectiva a ser desenvolvida no cuidar em enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Viana, Marcelo Machado, and Atenildo Gonçalves Barbosa Junior. "Simulações Envolvendo Eletroquímica: Contribuições para o Ensino Médio." Abakós 9, no. 1 (May 27, 2021): 60–82. http://dx.doi.org/10.5752/p.2316-9451.2021v9n1p60-82.

Full text
Abstract:
As simulações computacionais têm sido uma importante ferramenta de ensino frequentemente utilizada no ensino médio, contribuindo para a interatividade e inserção de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no contexto escolar. No Ensino de Química, vários temas podem ser abordados utilizando essa tecnologia de ensino. Neste trabalho, o conteúdo eletroquímica foi escolhido por apresentar diversos exemplos tecnológicos e aplicação direta em nosso cotidiano. Inicialmente, foram realizadas uma revisão bibliográfica e uma análise das simulações deste tema disponíveis na internet, com base em critérios abordados na literatura sobre a qualidade de softwares educacionais. Alguns critérios como: facilidade de uso, recursos motivacionais, adequação dos recursos de mídia às atividades pedagógicas e conteúdos foram discutidos. Em particular, este trabalho traz uma contribuição para professores e alunos do Ensino Médio no sentido de auxiliar na escolha pela simulação a ser explorada nos processos de ensino e de aprendizagem do conteúdo eletroquímica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Signorini, Carolina Rafaldini, Karen Ueda, Thelma Valeria Rocha, and Christiane Coutheux Trindade. "BEM-ESTAR SUBJETIVO, BEM-ESTAR NO TRABALHO E OPORTUNIDADES NO TRABALHO." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 9, no. 11 (December 8, 2023): 1923–39. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v9i11.12222.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo entender a influência do bem-estar no trabalho e o bem-estar subjetivo nas oportunidades de trabalho no Brasil. Como revisão teórica, estudou-se o bem-estar subjetivo, o bem-estar do trabalho e as oportunidades de trabalho. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva, com o método survey, com 150 respondentes, utilizando escalas já testadas, para comparar o impacto do bem-estar. Como resultado, verificou-se que o bem-estar subjetivo e o bem-estar no trabalho podem influenciar nas oportunidades que o indivíduo possa ter na carreira profissional, e que o fator de bem-estar subjetivo positivo é o mais importante para uma maior quantidade de oportunidades no trabalho. Estes resultados marcam o caráter inovador da articulação entre o dois tipos de bem-estar com as oportunidades profissionais, sendo a principal contribuição desta pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Camacho, Rodrigo Simão. "A contribuição do pensamento de Carlos Rodrigues Brandão para a Educação do Campo." Revista Campo-Território 19, no. 53 (April 14, 2024): 51–80. http://dx.doi.org/10.14393/rct195371464.

Full text
Abstract:
A Educação do Campo tem como parte constitutiva teórico-metodológica de sua totalidade, as concepções crítico-emancipatórias de “Educação” e de “Campo”. São poucos os intelectuais que conseguem contribuir de maneira interdisciplinar e interdependente para esse debate. Um desses intelectuais foi Carlos Rodrigues Brandão. Esse artigo tem o objetivo de refletir acerca do legado do autor para a Educação do Campo a partir de duas de suas obras: “O que é educação” (Brandão, 1988) e “O trabalho de saber: cultura camponesa e escola rural” (Brandão, 1999). A partir dessas obras refletiremos acerca de sua contribuição na teoria pedagógica crítico-emancipatória de educação formal e não-formal e, também, na discussão, pelo viés campesinista, de infância camponesa. A metodologia do trabalho é uma discussão teórica baseada nas obras citadas e nos trabalhos anteriormente publicados por Camacho (2008, 2011, 2022) cujos resultados da pesquisa foram produzidos sob a influência da perspectiva teórico-metodológica do autor em questão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Mello, Marlise Capa Verde Almeida de, Lauro Roberto Witt da Silva, Clarice Alves Bonow, and Marta Regina Cezar-Vaz. "Eletromiografia de superfície da região cervical - contribuição para a saúde muscular." Acta Paulista de Enfermagem 30, no. 5 (October 2017): 512–19. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700074.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo: Verificar sintomatologias dolorosas cervicais em um grupo de trabalhadores administrativos e investigar os sinais eletromiográficos do músculo trapézio superior de trabalhadores administrativos em repouso. Métodos: Estudo exploratório, de abordagem intervencionista, realizado com trabalhadores da área portuária. Analisaram-se variáveis pessoais, sintomatológicas, ocupacionais e eletrofisiológicas a partir da eletromiografia da região cervical. Foram aplicados os testes qui quadrado, teste t de Student e Mann Whitney. Resultados: Participaram 43 trabalhadores, que apresentaram média de nota para dor nas regiões do ombro e posterior do pescoço estatisticamente maiores entre mulheres do que entre homens. A formação de ondas positivas ocorreu antes e após o trabalho, afetando dez trabalhadores. A concretização da jornada de trabalho não produziu modificações significativas de atividade eletrofisiológica cervical. Conclusão: O estudo identificou variáveis ergonômicas e a autorreferência de cervicalgia, bem como o recrutamento de ondas positivas em um pequeno grupo de trabalhadores, apresentando que o uso de novos instrumentos de avaliação muscular pela enfermagem pode contribuir para a atuação profissional à saúde do trabalhador. O sexo mostrou-se variável importante na avaliação à dor muscular, especialmente ao sexo feminino, assim como o período pré-jornada, indicando que as ações produzidas anteriormente ao trabalho podem influenciar, positiva ou negativamente, nas condições musculares para o desenvolvimento da jornada de trabalho. Desta forma, delimitou-se um grupo de trabalhadores que demandam promoção a saúde muscular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Mota, Teresa Lenice Nogueira da Gama, Sarah Monteiro Galdino, José Wellington Alves Grangeiro Filho, Quitéria Livia Farias Martins, and Francisco Davi Pinheiro Leal. "Empreendedores “pós” pandemia: contribuição na gestão da inovação." Revista de Administração da UFSM 15, no. 2 (July 20, 2022): 370–87. http://dx.doi.org/10.5902/1983465968131.

Full text
Abstract:
Objetivo - Esta pesquisa objetivou conhecer a prática da gestão da inovação no comércio varejista de Sobral, Ceará, visando oferecer uma contribuição para a sustentabilidade desses empreendimentos, que representam mais de 50% do PIB do município e vem sofrendo as consequências da pandemia do COVID-19, além de estimular novas frentes de pesquisa na área de inovação no comércio varejista. Design / metodologia / abordagem - Trabalhou-se com uma investigação de campo através de respondentes não identificados, utilizando-se de questionário semiestruturado, com as categorias teóricas de criatividade, inovação e gestão do conhecimento, para analisar o processo de gestão da inovação. Trata-se de um trabalho que utilizou método qualitativo, com objetivos descritivos, sendo a análise dos dados feita através da análise de conteúdo. Resultados - Os resultados mostram que já existe um clima favorável à gestão da inovação no segmento empresarial do comércio varejista de Sobral. No entanto, observa-se que é necessário organizar a governança do segmento e estimular a criatividade e a gestão do conhecimento como fatores de inovação. A transferência de tecnologia, através da parceria universidade-empresa, precisará ser induzida para que os impactos e as transformações competitivas para o setor se completem. Originalidade / valor - Considera-se a pesquisa relevante uma vez que o tema da gestão da inovação no comércio varejista é relativamente novo na área científica, podendo orientar pesquisas futuras em outros municípios, além de aprofundar os elementos que viabilizarão a aproximação universidade-empresa como fator de competitividade, principais limitações do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

França, Raiane Caroline da Silva, Ana Tânia Lopes Sampaio, Alcivan Nunes Vieira, and Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso Nelson. "A contribuição do Pronto Socorro Energético Hospitalar para a saúde do trabalhador." Research, Society and Development 9, no. 12 (December 15, 2020): e14191210902. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10902.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a contribuição do Pronto Socorro Energético Hospitalar para a saúde laboral dos profissionais de um hospital geral em Mossoró-RN, e avaliar a presença de danos físicos, psicológicos e sociais relacionados ao contexto de trabalho. Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos, realizou-se um estudo transversal e uma pesquisa­ação. Os dados quantitativos foram coletados por meio da Escala de Avaliação dos Danos relacionados ao Trabalho; os dados qualitativos foram obtidos a partir de grupo focal e questionário estruturado. A pesquisa foi realizada no Hospital Regional Dr. Tarcísio de Vasconcelos Maia, no município de Mossoró-RN, cujo público alvo da pesquisa foram os profissionais da referida instituição, totalizando 205 participantes. Os resultados apontaram danos significativos à saúde relacionados ao trabalho, principalmente no domínio físico, com destaque para os danos osteomusculares, seguido de domínio psicológico e social. Os participantes da pesquisa relatam melhorias na vida pessoal e no ambiente de trabalho após a implantação do Pronto Socorro Energético Hospitalar. As práticas integrativas no ambiente de trabalho hospitalar promovem saúde aos profissionais, de maneira integral, bem-estar e equilíbrio entre mente, corpo e espírito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Santana Pereira, Rafaela Kaline, Miguel Xavier de Souza Neto, and José Jefferson Marques de Sousa. "PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E A IMPORTÂNCIA DA CONTRIBUIÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL." Revista Multidisciplinar do Sertão 1, no. 3 (September 30, 2019): 435–43. http://dx.doi.org/10.37115/rms.v1i3.41.

Full text
Abstract:
Este trabalho justica-se por sua relevância e contribuição para os usuários das informações contábeis, salientando o importante papel do profissional contábil na gestão do planejamento tributário e sua contribuição para atingir a redução do ônus tributário. De acordo com os dados analisados, observa-se que o planejamento tributário é um elemento essencial para qualquer tipo de empresa que buscam alternativas licitas dentro da legislação com a finalidade de reduzir a carga tributaria da empresa. O presente trabalho teve como objetivo analisar a contribuição do profissional contábil no planejamento tributáriode seus clientes. A metodologia utilizada no desenvolvimento desse estudo foi feita mediante levantamento bibliográfico e exploratório, utilizando o método de pesquisa qualitativo. Diante do exposto, este trabalho busca responder a seguinte pergunta da pesquisa: Como os prossionais contábeis contribuem no planejamento tributário de seus clientes? Observou-se ainda a importância do prossional contábil na efetiva contribuição do planejamento tributário realizando planos de ações por meio da utilização de procedimentos e ferramentas para que se consiga atingir o objetivo almejado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Ribeiro, Ana Carolina. "A contribuição da educação financeira para o planejamento da aposentadoria." Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento 01, no. 03 (March 2, 2022): 29–46. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/contabilidade/planejamento-da-aposentadoria.

Full text
Abstract:
Estudos sobre educação financeira têm crescido nos últimos anos e debates sobre a aposentadoria também. Dessa forma, este trabalho buscou responder a seguinte questão de pesquisa: qual é a contribuição da educação financeira para o planejamento da aposentadoria? O objetivo geral deste trabalho é identificar como a educação financeira contribui para o planejamento da aposentadoria. A metodologia foi realizada mediante uma pesquisa qualitativa, foi estruturado um questionário direcionado a administradores, contadores, discentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, com perguntas sobre o tema. Por meio desta pesquisa foi possível observar que aqueles que tiveram conhecimentos financeiros conseguem administrar melhor suas finanças e se planejar para o longo prazo, em relação àqueles que não tiveram esses conhecimentos, os quais, em alguns casos, não conseguem pagar suas contas do mês e estão despreparados para gastos de longo prazo, inclusive em relação à aposentadoria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Amador, Fernanda Spanier. "Produção de imagens, subjetivação e trabalho penitenciário: uma contribuição às clínicas do trabalho." Psicologia: Ciência e Profissão 31, no. 2 (2011): 358–73. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932011000200012.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda aspectos desenvolvidos em nossa tese de doutorado. Seus temas centrais são imagem e subjetivação, que se desdobram em outros três, de forma transversa: trabalho, que ganha a cena como atividade, clínica, considerada por entre as formulações da clínica da atividade e dos procedimentos de crítica e clínica, e tecnologias digitais de imagem, em seus potenciais de estetização de si mesmo e do trabalho. Situada em uma casa destinada a mulheres que cumprem pena em regime semiaberto, a pesquisa teve como objetivo geral a criação de um campo de experimentação da atividade prisional pelo emprego de recursos tecnológicos de videografia digital junto a trabalhadoras agentes do sistema penitenciário. Exploramos as peculiaridades da atividade de produção de imagens sobre o trabalho prisional, o que caracteriza uma vertente metodológica em nosso percurso de pesquisa. Dedicamo-nos, ainda, a uma vertente teórica pela qual operamos um tensionamento conceitual visando a abrir veredas no que se refere à construção de possibilidades para uma clínica do trabalho valendo-nos das ferramentas analíticas da Filosofia da Diferença, da Ergologia e da Clínica da Atividade, enlaçando, assim, os planos dos fazeres profissionais, das tramas institucionais e da subjetivação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de. "Formação em gestão do trabalho e da educação na saúde: relatando uma experiência educativa." Saúde em Debate 44, no. 126 (September 2020): 919–29. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104202012625.

Full text
Abstract:
RESUMO O artigo relata a experiência de um curso de especialização em gestão do trabalho e da educação na saúde, voltado para gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde, no estado do Rio de Janeiro. Composto por 380 horas e organizado em quatro unidades didáticas, cada uma com seus respectivos módulos, o curso foi realizado entre agosto de 2018 e junho de 2019, na modalidade a distância, tendo a problematização como concepção pedagógica. Ademais, o curso visou apoiar as equipes gestoras, oportunizando o acesso a novos conhecimentos teóricos e práticos, contribuindo para o fortalecimento da gestão do trabalho e da educação na saúde. Ao final da especialização, os cursistas apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso, de caráter interventivo, sendo preciso identificar, inicialmente, um problema dentro do seu lócus de trabalho e, por conseguinte, escolher as formas de como solucioná-lo. Espera-se que a presente proposta possa contribuir com a reflexão crítica e a discussão acerca da importância da educação permanente para os trabalhadores da saúde. Além disto, dentro de suas limitações, pretende-se destacar a contribuição da educação a distância para a qualificação profissional e para a sustentação do Sistema Único de Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Albuquerque, Guilherme Souza Cavalcanti de, Ana Áurea Revoredo Torres, Bárbara do Nascimento, Beatris Mario Martin, Diego Fabian Karvat Gracia, Juliana Myriam Machado Orlando, Rodrigo Pirard Basso, and Paulo de Oliveira Perna. "Educação pelo trabalho para a formação do médico." Trabalho, Educação e Saúde 11, no. 2 (August 2013): 411–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-77462013000200009.

Full text
Abstract:
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) visa qualificar a força de trabalho para o Sistema Único de Saúde. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a contribuição de três experiências do PET-Saúde para a formação médica. Com base no materialismo históricodialético, buscou-se compreender a inserção do PET-Saúde na educação médica como fenômeno social subordinado às condições históricas de produção econômica. Os dados foram colhidos de relatos dos estudantes, tutores, preceptores e coordenadores de três grupos do PET-Saúde de duas universidades de Curitiba, por meio de entrevistas e grupos focais. Concluiuse que, em dois grupos, as experiências vivenciadas contribuíram para a formação de trabalhadores flexíveis, efetivos na aplicação da tecnologia para a solução dos problemas nos limites impostos pela ordem vigente. No terceiro grupo, a experiência contribuiu para a formação de sujeitos críticos, capazes de questionar os limites impostos pelo Estado e pela sociedade à plena realização da vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography