To see the other types of publications on this topic, follow the link: Contaminação de rios.

Journal articles on the topic 'Contaminação de rios'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Contaminação de rios.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Dellamatrice, Priscila M., and Regina T. R. Monteiro. "Principais aspectos da poluição de rios brasileiros por pesticidas." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 18, no. 12 (December 2014): 1296–301. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v18n12p1296-1301.

Full text
Abstract:
Os pesticidas utilizados na agricultura para combater pragas e doenças têm causado contaminação dos recursos hídricos cujas consequências são alterações nos ecossistemas e prejuízos à saúde, sobretudo quando as águas são utilizadas para consumo humano. A contaminação ocorre principalmente em áreas próximas aos locais de aplicação por deflúvio superficial ou contaminação do lençol freático. Alguns fatores que afetam o transporte para o meio aquático são as propriedades do agente químico e variáveis ambientais, como tipo de solo, declividade, presença de cobertura vegetal e clima; alguns desses fatores, como relevo planáltico e solo quartzoso, estão presentes em grande parte do país fazendo com que a poluição do meio aquático seja acentuada. A adoção de práticas agrícolas mais racionais pelos agricultores e medidas como proteção das matas ciliares, podem prevenir a contaminação por pesticidas dos recursos hídricos, sendo a forma mais eficiente de controle da poluição agrícola nas condições locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Nathalia Banharoto Dutra da, Isabella Borges, and Vitor Vieira Vasconcelos. "Análise do impacto potencial de áreas com contaminação de solos sobre cursos d’água e poços no município de São Paulo." Águas Subterrâneas 34, no. 3 (September 8, 2020): 250–63. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v34i3.29753.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo identificar corpos hídricos e poços no Município de São Paulo sob risco relativo à proximi-dade áreas de solos contaminados. Foram traçados raios de segurança entre as áreas contaminadas e os potenciais alvos de contaminação, conforme as características hidrogeológicas dos aquíferos. Assim, foi possível determinar inter-seções com rios e poços, mapeando-os como sob risco de contaminação. Em seguida, produziu-se um mapa de impacto acumulado da poluição na hidrografia, traduzindo a topologia hidrológica levando em consideração os potenciais pontos de contaminação à montante. Também foi mapeada a vulnerabilidade dos lençóis freáticos à contaminação, por meio de um índice de vulnerabilidade de aquíferos que considera a condutividade hidráulica e a profundidade da camada não saturada do aquífero. 49 poços (1,68%) apresentaram potencial de contaminação, sendo que 65,31% deles são declarados como de abastecimento humano, e localizam-se predominantemente em áreas com alta densidade popula-cional e vulnerabilidade extremamente alta de contaminação dos aquíferos. Nesse contexto, contribuiu-se para análise da situação dos recursos hídricos de São Paulo, para que usuários e o poder público possuam ciência dos riscos de contaminação e, assim, priorizar as medidas preventivas quanto a esses riscos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Borba, Willian Fernando de, Bruna Ruchel, Kananda Cabral Menegazzo, Leonardo Zuchetto Peil, and Cristiano Niederauer da Rosa. "Aplicação do método índice de susceptibilidade para estimativa da susceptibilidade à contaminação na Bacia hidrográfica dos rios Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo." Geologia USP. Série Científica 20, no. 1 (May 12, 2020): 125–36. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v20-160797.

Full text
Abstract:
Em razão do elevado nível de contaminação das águas superficiais e da consequente diminuição da reserva hídrica potável, os mananciais de águas subterrâneas se mostram uma alternativa para suprir a demanda de água para consumo humano. Em virtude disso, é essencial o monitoramento das fontes potenciais de contaminação que podem afetar a qualidade ou a quantidade de água disponível. Desse modo, este estudo visou identificar potenciais áreas e fontes poluidoras do Sistema Aquífero da Serra Geral na escala da Bacia hidrográfica dos rios Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo. Para isso, foi empregada a metodologia do índice de susceptibilidade à contaminação a partir do cruzamento de uma série de variáveis (topografia, uso do solo, material do aquífero, distância até o lençol freático e recarga). Os resultados indicaram que a susceptibilidade variou de muito baixa (4,89% da área) a elevada (0,004%), com predomínio da classe moderada a baixa. Isso indica que a área apresenta condições favoráveis à contaminação em sua maior porção. Destaca-se que grande parte das áreas próximas às zonas urbanas apresentaram elevada susceptibilidade à contaminação. O presente estudo apresenta o alto potencial das ferramentas de geoprocessamento na determinação do índice de susceptibilidade e mapeamento de áreas passíveis de contaminação, capaz de aprimorar a gestão das águas subterrâneas e na elaboração de planos ambientais municipais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Jordão, Cláudio Pereira, Alessandro Costa da Silva, José Luiz Pereira, and Walter Brune. "Contaminação por crômio de águas de rios proveniente de curtumes em Minas Gerais." Química Nova 22, no. 1 (February 1999): 47–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40421999000100010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Tatiana Figueiredo de, and Daniel Forsin Buss. "Protocolo de avaliação da probabilidade de uso recreativo de rios e sua aplicação para análise de risco." Ciência & Saúde Coletiva 23, no. 11 (November 2018): 3705–17. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320182311.22232016.

Full text
Abstract:
Resumo Águas contaminadas representam um risco à saúde não somente pelo consumo direto, mas também pelo uso recreativo. Estratégias de análise de risco visam à redução dos casos de contaminação e devem incorporar as percepções e aceitação das pessoas em assumir riscos. Um método rápido e simplificado foi desenvolvido para avaliar a probabilidade do uso de águas recreativas. Foram realizadas entrevistas em municípios com condições ecológicas distintas, para elencar fatores que embasam a decisão das pessoas pelo uso dos rios. Em seguida, foi elaborado e realizado pré-teste do Índice de Probabilidade de Uso Recreativo de Águas (I-PURA) que, após ajuste, foi aplicado em 26 balneários de 5 das 9 regiões hidrográficas do estado do Rio de Janeiro. Foram medidas, ainda, a frequência de uso, a contaminação bacteriana da água e um índice de avaliação do habitat (IAH). O I-PURA foi correlacionado à frequência de uso, mas não com o IAH, evidenciando que a percepção dos usuários é diferente de aspectos puramente ecológicos. Este método contribui com a análise de risco e manejo dos recursos hídricos. Locais em que há alta probabilidade de uso, ou uso observado, e alta contaminação são estratégicos para intervenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sande, Denise, Tauá A. Melo, Gílvia Simone Andrade Oliveira, Lidiane Barreto, Teddy Talbot, Guisla Boehs, and João Luciano Andrioli. "Prospecção de moluscos bivalves no estudo da poluição dos rios Cachoeira e Santana em Ilhéus, Bahia, Brasil." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 47, no. 3 (June 1, 2010): 190. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2010.26854.

Full text
Abstract:
Um levantamento sobre o nível de poluição dos Rios Cachoeira e Santana (Ilhéus, Bahia, Brasil) foi realizado durante um trimestre, por meio da avaliação da qualidade microbiológica da água e de frutos do mar (Crassostrea rhizophorae - ostra-do-mangue e Tagelus plebeius - moapem) extraídos desses rios. Tradicionais indicadores de poluição como coliformes totais (Ct) e coliformes termotolerantes (CT), além de contagem padrão de microrganismos, com isolamento e identificação das enterobactérias, foram determinados nas amostras dos rios, os quais exibiram diferentes níveis de poluição fecal. Foram isolados 68 microrganismos, distribuídos em dez espécies, dentre elas, Salmonella typhi, Escherichia coli e Shigella sp., alertando para o risco do consumo in natura desses moluscos, mesmo quando em conformidade com a legislação estabelecida para CT. A prospecção de moluscos para o acompanhamento dos índices de poluição não se mostrou efetiva considerando a pesquisa de CT em ostras e moapens. Verificou-se também o maior grau de contaminação no Rio Cachoeira, o qual serve de base para distribuição de água na região e como fonte de subsistência, por meio da atividade extrativista, para a população ribeirinha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Vitoria, Rafael Zucateli da, Felipe De Tássio Gonçalves de Oliveira, Stanley Bravo Buffon, Rafael Costa de Sant'Ana, Felipe Pereira Dal'col, Renan Garcia Malikouski, and Marcia Cristiane Kravetz Andrade. "AVALIAÇÃO DE CONTAMINAÇÃO POR ECHERICHIA COLI DA LINHA VERDE DA LAGOA DO MEIO, LINHARES-ES." Revista Univap 22, no. 40 (October 27, 2016): 47. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1330.

Full text
Abstract:
Atualmente os rios, lagos e lagoas, situados próximos às cidades estão recebendo altas cargas poluidoras. Devido estes fatores os eventos climáticos como chuvas e secas estão cada vez mais severos e as fontes hídricas saldáveis cada vez mais escassas, portanto, é muito importante manter os recursos hídricos limpos para em caso de necessidade hídrica poder contar com mais alternativas e fontes para capitação de água para consumo. Avaliou-se a localidade denominada Linha Verde da Lagoa do Meio no município de Linhares em relação à contaminação por Escherichia coli, sendo coletadas duas amostras de água da lagoa. Amostra 1 a montante da Linha Verde e Amostra 2 a jusante da Linha Verde e com base nos resultados obtidos a Lagoa do Meio está livre de contaminação por Escherichia coli na localidade da Linha Verde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vianna, Myriam Bandeira, Alynne Da Silva Barbosa, Valmir Laurentino Silva, Otílio Machado Bastos, and Julio Cesar Wasserman. "OCORRÊNCIA DE PARASITAS PATOLÓGICOS NOS RIOS MACACU, CACERIBU E GUAPI-MACACU, RIO DE JANEIRO, BRASIL." Engevista 16, no. 4 (June 19, 2013): 356. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v16i4.474.

Full text
Abstract:
No presente trabalho pretendeu-se realizar uma avaliação parasitológica da qualidade das águas dos rios Macacu, Caceribu e Guapi-Macacu, os quais vêm sendo utilizados para abastecimento de água e para atividades de laser. Amostras As amostras foram coletadas por filtração de 2000 L de água diretamente bombeada das estações. O material retido nos filtros foi submetido a análise pela técnica de Ritchie, modificada por Young e colegas, além dos testes de imunoensaios enzimáticos (ELISA) para a detecção dos parasitas Giardia spp, Entamoeba histolytica e Cryptosporidium spp. Embora os resultados indiquem a presença de ovos de Giardia spp e Cryptosporidium spp em apena três amostras, considerando o risco de contaminação e de doenças associados à presença destes organismos, é sugerido que novos procedimentos de gestão devam ser implantados, de forma a evitar a descarga direta de esgotos nos rios da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rocha, Aristides Almeida, Denise Navas Pereira, and Helcias Bernardo de Pádua. "Produtos de pesca e contaminantes químicos na água da Represa Billings, São Paulo (Brasil)." Revista de Saúde Pública 19, no. 5 (October 1985): 401–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101985000500003.

Full text
Abstract:
Através da análise dos surfactantes determinados pelo método colorimétrico com azul de metileno, e dos metais pesados determinados por espectrofotometria de absorção atômica, como o cádmio, chumbo, cobre, cromo, mercúrio e zinco, foi caracterizada a poluição na Represa Billings, SP (Brasil), enfatizando a qualidade sanitária da água e a contaminação dos peixes. Com base nos dados coligidos, é mostrado o perigo potencial que representa o consumo do pescado proveniente da Billings, se bem que a pesca comercial esteja hoje praticamente restrita às cabeceiras dos braços dos rios Capivari e Pequeno, na junção próxima a Ribeirão Pires e nos braços dos rios Curucutu e Taquacetuba. Os dados da CEAGESP - Companhia de Entreposto de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo - indicam que, no ano de 1980, apenas 64 toneladas de peixe provieram de São Bernardo do Campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Carneiro, Hellen Alves, Karoline de Sousa Oliveira, Luis Gustavo Almeida Simplício de Brito, Samara Galvão da Silva, José Marcelino de Lima Silva, and João Carlos de Miranda e Silva. "Monitoramento da qualidade da água de cinco rios do litoral da Paraíba: coliformes fecais." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 2, no. 3 (2015): 121. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.020304.

Full text
Abstract:
As águas que banham os rios urbanos compõem bacias hidrográficas que alimentam todos os ecossistemas são responsãveis pela manutenção da vida marinha, terrestre e essenciais a vida humana. O Brasil é um país banhado por grandes corpos hídricos que abastecem suas comunidades. Contudo, grande parte desses rios apresenta condições depressivas de qualidade de água, fazendo com que seus usos se restrinjam basicamente para navegação e usos secundários. Tendo em vista a importância dos corpos hídricos, o estudo tem como objetivo apresentar o monitoramento da qualidade da água de cinco rios do litoral paraibano, correlacionando o parâmetro medido 'temperatura' com a presença ou ausência e crescimento de microrganismos (coliformes termotolerantes) nesses corpos d'água. Os coliformes termotolerantes são capazes de se desenvolver e fermentar a lactose com produção de acido e gás a temperatura de 44-45 oC, em 24 h. Este grupo de microrganismos é usado como indicativo de contaminação sanitária pelo fato de estarem associados às fezes de animais de sangue quente. Através da análise desses dados, concluímos que o aumento da quantidade de coliformes termotolerantes nos rios amostrados, mesmo que esteja diretamente relacionado ao aumento da temperatura, não tem sido unicamente ocasionado por esses relativos aumentos. Ao invés disso, outros fatores como a grande quantidade de resíduos orgânicos depositados nestes corpos hídricos, através de esgotos, podem ser os responsáveis por esse 'boom' populacional de bactérias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Machado, Aline Belem, Luciane Rosa Feksa, Daniela Montanari Migliavacca Osorio, and Daiane Bolzan Berlese. "NANOPARTÍCULAS NO AMBIENTE AQUÁTICO – DA PRODUÇÃO AO TRATAMENTO DA ÁGUA: UMA REVISÃO." Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) 55, no. 1 (May 7, 2020): 67–71. http://dx.doi.org/10.5327/z2176-947820200625.

Full text
Abstract:
Os investimentos em nanotecnologia estão crescendo e, juntamente com eles, sua aplicação em produtos de uso diário. O uso de nanomateriais implica em sua liberação no meio ambiente e na contaminação do rio, o que pode causar toxicidade para a biota aquática e para os seres humanos. A presença de nanomateriais em rios ocorre em diferentes países. Entretanto, a detecção de nanomateriais em amostras de rios é difícil, portanto métodos probabilísticos estão se tornando aplicáveis para determinar a concentração de nanomateriais em ambientes aquáticos. Felizmente, os tratamentos de água estão demonstrando eficácia na remoção desses nanomateriais. Portanto, o objetivo do presente estudo foi descrever os diversos caminhos que as nanopartículas podem ter desde sua produção até seu destino final, juntamente com sua possível detecção e toxicidade, baseado na pesquisa de manuscritos nas bases de dados da Science Direct, Wiley Online Library e Periódicos Capes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Arias, Ana Rosa Linde, Daniel Forsin Buss, Carla de Alburquerque, Alan Ferreira Inácio, Marina Moreira Freire, Mariana Egler, Riccardo Mugnai, and Darcilio Fernandes Baptista. "Utilização de bioindicadores na avaliação de impacto e no monitoramento da contaminação de rios e córregos por agrotóxicos." Ciência & Saúde Coletiva 12, no. 1 (March 2007): 61–72. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232007000100011.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise dos principais bioindicadores utilizados para avaliação do impacto ambiental em recursos hídricos, já que a simples mensuração dos níveis de substâncias químicas presentes no ambiente não é suficiente para revelar os reais efeitos adversos da contaminação, tornando-se necessário a avaliação dos efeitos biológicos da contaminação em diversos níveis hierárquicos. Os bioindicadores foram tratados neste artigo através de dois estudos de casos que abrangem diferentes níveis; no caso 1, foram utilizados três níveis de organização: individual, celular e molecular, para detecção precoce dos efeitos reais da exposição de peixes aos poluentes ambientais em três bacias hidrográficas. A inibição da atividade da AchE em peixes possibilitou a avaliação dos efeitos dos agrotóxicos organofosforados e carbamatos, evidenciando o efeito dos cultivos agrícolas; no caso 2, apresentamos uma avaliação no nível da comunidade de macroinvertebrados, empregando o Índice Biótico Estendido. Discutimos, as vantagens e limitações na produção de dados confiáveis que possibilitem a implementação de medidas adequadas para o diagnóstico em diferentes escalas, visando a proteção e/ou recuperação dos ecossistemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Sallun Filho, William, José Antonio Ferrari, Silvio Takashi Hiruma, Alethéa Ernandes Martins Sallun, and Ivo Karmann. "O carste no plano de manejo do Parque Estadual Intervales e zona de amortecimento, Estado de São Paulo, Brasil." Rem: Revista Escola de Minas 63, no. 3 (September 2010): 441–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672010000300004.

Full text
Abstract:
O Parque Estadual Intervales (PEI) e sua Zona de Amortecimento (ZA), inseridos nos vales dos rios Ribeira de Iguape e Paranapanema, situam-se em domínios de rochas carbonáticas proterozóicas de grande interesse para a mineração, onde se verifica a formação de carste com ocorrência expressiva de cavernas. A caracterização do carste no PEI e ZA para o plano de manejo foi baseada em estudos geológicos e geomorfológicos que permitiram definir o grau de vulnerabilidade à contaminação do aquífero cárstico. As regiões de maior vulnerabilidade do carste no PEI e ZA são aquelas que permitem a introdução direta de contaminantes no aquífero e se caracterizam pela presença de feições cársticas tais como cavernas e sumidouros. Para as regiões onde a recarga ocorre exclusivamente por infiltração difusa e o escoamento superficial converge para rios de superfície, foi associado grau de vulnerabilidade intermediário. Considerando essa análise, foram identificadas áreas com maior potencial para impactos e feitas recomendações para a gestão do parque e sua zona de amortecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Silva, Thaís Vasconcelos, and Tadeu Miranda De Queiroz. "Agrotóxicos em mananciais superficiais no Assentamento Antônio Conselheiro, Mato Grosso." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 7, no. 1 (January 20, 2016): 235–43. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-6858.2016.001.0020.

Full text
Abstract:
A contaminação da água utilizada para o consumo humano por agrotóxicos é preocupante e tem sido verificada em diversos estudos. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar a presença de um fungicida (protioconazol) e um herbicida (2,4-D) na água dos principais mananciais superficiais disponíveis no Assentamento Antônio Conselheiro (AAC), localizado no estado de Mato Grosso. As coletas foram realizadas no dia 5 de maio de 2015 em um ponto na entrada e outro na saída do AAC em cada manancial. As amostras de água foram analisadas por cromatografia líquida (HPLC) em laboratório credenciado. Os valores obtidos (<0,001 µg L-1) encontram-se abaixo do máximo permitido na legislação em todos os pontos de coleta e indicam que, caso exista contaminação, a concentração de 2,4-D e protioconazol é muito baixa e, por isso, pode não representar risco à saúde dos usuários da água dos rios Juba e Sepotuba e do ribeirão Tarumã. Tais resultados são importantes, pois os moradores do AAC fazem uso da água desses mananciais para os mais diversos fins, inclusive para o consumo humano e dessedentação de animais. Além disso, a pesca para complementação da alimentação é uma prática comum na região e pode ser comprometida em decorrência de contaminação da água por agroquímicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

EZAKI, Sibele, Geraldo H. ODA, Mara A. IRITANI, Carla VEIGA, and Márcia R. STRADIOTO. "Hidroquímica dos aquíferos Tubarão e Cristalino na região de Indaiatuba-Rafard, Estado de São Paulo." Pesquisas em Geociências 41, no. 1 (April 27, 2014): 65. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.78036.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma caracterização hidroquímica e da qualidade da água subterrânea dos aquíferos Tubarão (sedimentar, granular) e Cristalino (fissural) na porção sul da Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (UGRHI 05) que abrange os municípios de Indaiatuba, Salto, Monte Mor, Elias Fausto, Capivari e Rafard, Estado de São Paulo. O Aquífero Cristalino apresenta águas predominantemente bicarbonatadas cálcicas e sódicas, com pH médio de 7,35, enquanto as águas do Aquífero Tubarão são bicarbonatadas sódicas, com pH médio de 8,15, e ocorrência de águas sulfatadas sódicas. De modo geral, a salinidade e concentração de sódio destas águas tende a aumentar no sentido do fluxo subterrâneo das áreas de recarga para as de descarga nos principais rios da região. A correlação de dados isotópicos de δD e δ18O evidenciou a influência de águas meteóricas na composição de ambos os aquíferos, mas também indicou que algumas porções do Aquífero Tubarão estão confinadas com a presença de águas de recarga mais antigas e associadas a um período em que o clima era frio. Nas análises químicas de poços amostrados e de laudos de relatórios de poços, foram averiguados alguns parâmetros que se apresentam acima do padrão de potabilidade como fluoreto, sólidos totais dissolvidos, ferro total, manganês e nitrato. A ocorrência de elevados teores de F- e STD está associada a anomalias naturais da região; Fe(t) e Mn2+ podem estar relacionados às características das formações geológicas embora sejam necessários estudos complementares para averiguar a influência de fontes de contaminação ou de problemas construtivos de poços. Casos de contaminação por NO3 - são ainda pontuais, e indicam influência de cargas potenciais associadas à ocupação urbana e que merecem um monitoramento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Vieira, Vânia Bogorni, Daniela do Santos Reguelin, Felipe Cordeiro de Lima, and Driano Rezende Rezende. "QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO ESTADO DE RONDÔNIA." Revista Científica FAEMA 9, no. 2 (December 15, 2018): 760–66. http://dx.doi.org/10.31072/rcf.v9i2.679.

Full text
Abstract:
Águas subterrâneas exercem um importante papel na preservação da umidade do solo, do regime fluviométrico dos rios, e na utilização pelo homem em suas atividades, como irrigação, industrias e consumo doméstico. Por isso, a importância de se analisar a qualidade dessas águas, dessa forma o presente trabalho busca por meio de pesquisas científicas evidenciar a qualidade das águas subterrâneas no estado de Rondônia, verificando os incidentes de contaminação e seus diversos fatores, com o objetivo de contribuir para posteriores estudos que visem o desenvolvimento de métodos de preservação e recuperação desses recursos hídricos. Vários estudos apontam que o Brasil e em especial a região amazônica possui alto potencial hídrico subterrâneo, porém estes nem sempre são tratados de maneira correta, foram evidenciados contaminação por meio de fossas e tanques sépticos como destinação de esgoto doméstico e industrial. Com relação às águas subterrâneas de Rondônia não existem muitos trabalhos científicos referentes. Dos dados de parâmetros bacteriológicos estudados, alguns aspectos de padrões químicos estiveram fora dos percentuais aceitáveis, indicando, circunstancialmente, água para o consumo humano de qualidade imprópria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Silva, Priscila Itaitiana Azevedo Pinheiro, Joelza Silva Carvalho, Lili Ferreira Moura-Costa, Guiomar Ferreira Dominguez, Maria Roseleide Bezerra Carvalho, Maria Dolores Orge, and Vera Lúcia Costa Vale. "Condições sanitárias e ambientais das águas de irrigação de hortas e de Lactuca sativa (alface) nas cidades de Catu e Alagoinhas – Bahia, Brasil." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 9, no. 3 (January 1, 2010): 194. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v9i3.5159.

Full text
Abstract:
O consumo de hortaliças folhosas, em especial a Lactuca sativa (alface), tem aumentado devido à crescente preocupação em se obter uma alimentação mais saudável. Entretanto, quando contaminadas, elas são responsáveis pela transmissão de grande número de doenças infecciosas. Este trabalho tem como objetivo avaliar as condições sanitárias ambientais de hortaliças comercializadas nos municípios de Catu e Alagoinhas (Bahia, Brasil). Foi realizada uma avaliação ambiental para detectar possíveis fontes de contaminação das hortas. Após serem coletadas as amostras de alfaces e da água de irrigação, elas foram levadas para análises parasitológicas (técnica de sedimentação) e análises microbiológicas (número mais provável) na Universidade do Estado da Bahia (Campus II). As águas de irrigação obtidas eram provenientes de rios, nascentes e poços, sendo utilizados, como material de adubação, esterco de galinha e bovino, não existindo esgotamento sanitário nas hortas estudadas. As análises parasitológicas da alface mostraram 20% de contaminação por ancilostomídeos. Quando avaliado o grau microbiológico, os resultados mostram que 100% são positivos para coliformes na alface e 88,9% positivos para coliformes na água de irrigação, em desacordo, portanto, com a legislação vigente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Zuliani, Daniela Queiroz, Lívia Botelho Abreu, Nilton Curi, Geila Santos Carvalho, Adriana Monteiro Costa, and João José Marques. "ELEMENTOS-TRAÇO EM ÁGUAS, SEDIMENTOS E SOLOS DA BACIA DO RIO DAS MORTES, MINAS GERAIS." HOLOS 4 (September 19, 2017): 308. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.5451.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi determinar os teores de elementos-traço em solos de planícies de inundação e em sedimentos de fundo de rios para identificar áreas contaminadas por esses elementos comparando os teores obtidos em locais com e sem interferência antrópica. Foram amostradas águas superficiais, sedimentos e solos em 80 locais na Bacia do Rio das Mortes, em Minas Gerais, para determinação de Cd, Cu, Cr, Ni, Pb, Mn e Zn. Das 80 amostras, 40 localizavam-se em locais suspeitos de contaminação e 40 em locais-controle, denominados “locais naturais”. Os resultados mostraram que, na Bacia do Rio das Mortes, a agricultura não constitui um fator relevante de incremento dos elementos-traço estudados. Porém, verifica-se grande influência de centros urbanos, industrializados ou não, na dispersão de elementos-traço para o ambiente. Foi verificada contaminação nos solos das planícies de inundação por Pb nos Municípios de Dores de Campos e Prados, Cu, Cr, Ni, Pb e Mn em Nazareno e São Tiago, Cr e Ni em São João Del Rei e Cu em Barbacena.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Silvério, Guilherme Sebastião, Jocilaine Mezomo, Julio Caetano Tomazoni, and Vinícius Deotan Coletti. "As Condições Ambientais da Microbacia do Rio Passo da Pedra (The Environmental Conditions Regarding the Microbasin of Passo da Pedra River)." Revista Brasileira de Geografia Física 4, no. 5 (March 8, 2012): 1029. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v4i5.232755.

Full text
Abstract:
A bacia hidrográfica é considerada tecnicamente a área de planejamento de maior importância na preservação e recuperação dos recursos naturais. As áreas urbanas, industriais e agrícolas estão inseridas em bacias e/ou microbacias hidrográficas, exercendo seus impactos sobre as mesmas. Esses impactos são gerados pela destruição das matas, poluição e contaminação dos rios, do solo, da água entre outros. Por esses motivos, o presente trabalho tem como finalidade apresentar alguns dados coletados sobre a qualidade da água na Microbacia Hidrográfica do Rio Passo da Pedra, localizada na região sudoeste do Paraná, no município de Pato Branco. Entre outras coisas verificou-se a contaminação da água por um alto índice de coliformes fecais além da ausência da mata ciliar no curso dos rios que tem uma contribuição importante na proteção do solo, dos rios e na qualidade da água. Procurou-se através desse trabalho destacar a necessidade de implantação de um projeto que possa atender a preservação e a revitalização da microbacia em questão.Palavras-chave: Microbacia hidrográfica; Preservação; Planejamento. The Environmental Conditions Regarding the Microbasin of Passo da Pedra River ABSTRACTThe hydrological basin is considered technically as a planning area of the greatest importance regarding the preservation and restoration of the natural resources. The urban, industrial and agricultural areas are located in basins and/or microbasins, exerting their impact upon themselves. These impacts are originated from the forest devastation, pollution and contamination of rivers, soil and water among others. On account of this, the present paper has the purpose to expose some collected data concerning the water quality in the Microbasin of Passo da Pedra River, which is located in the southwestern region of Paraná, in Pato Branco city. In addition to other things, it was verified the water contamination by high levels of fecal coliforms besides the absence of native forest in the river courses, which has an important contribution in the soil and river protection and in the water quality. It was sought through this work to point out the need for implementation of a project that can take into account the preservation and revitalization of the microbasin at issue. Keywords: Microbasin; Preservation; Planning.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Araújo, Liliane Santos de, Paulo Oliveira Mafalda Jr., and Ícaro Thiago Andrade Moreira. "Avaliação de HPAs nos manguezais dos Estuários dos Rios São Paulo e Jaguaripe, Bahia de Todos os Santos, Bahia." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 5, no. 10 (2018): 599–606. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.051014.

Full text
Abstract:
Os manguezais são importantes ecossistemas para a proteção da linha costeira, abrigo para animais residentes e imigrantes, e ciclagem de nutrientes. No entanto, ações antrópicas como a queima de combustíveis fósseis resulta na liberação de contaminantes para o receptor hídrico, como os Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs), que possuem características tóxicas e carcinogênicas. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo avaliar os HPAs nos sedimentos do Estuário do Rio São Paulo e do Estuário do Rio Jaguaripe, assim como determinar a origem da contaminação. Para isto, foi realizada duas coletas em cada estuário, no período chuvoso, em agosto de 2015, e no período seco, em dezembro de 2015, em cinco pontos distribuídos ao longo de cada manguezal, sendo coletadas duas amostras por ponto, totalizando 10 unidades amostrais. O Estuário do Rio São Paulo localiza-se ao norte da Baía de Todos os Santos (BTS), no Município de Candeias, nas proximidades de indústrias químicas e petroquímicas, e o Estuário do Rio Jaguaripe localiza-se no Município de Nazaré, no sudoeste da BTS, uma área visivelmente menos impactada. A concentração total dos HPAs analisados variou de 3,38 ng.g-¹ a 189,02 ng.g-¹, no Estuário do Rio Jaguaripe, e de 3,00 ng.g-¹ a 128,63 ng.g-¹, no Estuário do Rio São Paulo, de acordo com o CONAMA não apresentam riscos de contaminação nos organismos marinhos presentes nestes locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Leite, Jéssika Kellyane da Silva, Silvana Gonçalves Brito de Arruda, Leonio Alves, and Luís André de Almeida Campos. "Envolvimento Sustentável: O UFPE Na Praça incentivando a Educação Ambiental." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 10, no. 1 (March 19, 2015): 301–15. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.2010.

Full text
Abstract:
O presente artigo parte da compreensão de que o homem, atualmente, esta consumindo os produtos industrializados excessivamente, resultando numa alta geração de resíduos sólidos. A gestão inadequada dos resíduos, juntamente com sua excessiva produção, provoca inúmeras doenças, problemas sanitários relacionados à poluição dos mananciais, o assoreamento dos rios e córregos, entupimento de bueiros, contaminação do ar, entre outros. Nesse contexto, a Educação Ambiental deve ser incorporada ao processo de formação dos cidadãos, contribuindo para que se tornem sujeitos mais responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade. E o Programa UFPE Na Praça compromete-se com a promoção da Saúde e Educação Ambiental, seja em âmbitos de educação formais e não formais. Palavras - chave: A prática dos 3 R’s; Educação Ambiental; Resíduos Sólidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Colaço, Waldêny, Sandoval Vieira da Silva Filho, Dália dos Prazeres Rodrigues, and Ernesto Hofer. "Vibrio cholerae O1 em amostras de ambientes aquáticos e de alimentos analisados no Estado de Pernambuco, Brasil." Cadernos de Saúde Pública 14, no. 3 (July 1998): 465–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1998000300002.

Full text
Abstract:
No período de 1992 a 1994, foram analisadas 2.585 amostras de águas de diferentes ecossistemas, acrescidas de 91 espécimens de alimentos visando ao monitoramento de Vibrio cholerae O1 no Estado de Pernambuco. Nas 2.676 amostras foram detectadas 193 cepas de Vibrio cholerae O1 (7,21%) com predominância do sorovar Inaba (183-94,8%) sobre Ogawa (10-5,1%), todas classificadas no biotipo El Tor e sensíveis à tetraciclina. Numa parcela de setenta amostras selecionadas ao acaso, mas incluindo todas do sorovar Ogawa, foi evidenciada a produção de toxina colérica. A maior incidência do vibrião colérico em águas de rios, canais e de esgoto, representando 86% dos isolados, indicou a contaminação fecal por excretores como a causa preponderante na disseminação da bactéria nos sistemas aquáticos. Assinala-se a discreta ocorrrência de V. cholerae O1 nos alimentos processados (2,1%).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

França, Carlos Laécio Evangelista, Fernanda Santos Carvalho dos Anjos, Débora Santos Carvalho dos Anjos, Layanny Samara da Silva Souza, Rafael Siqueira Souza, Guilherme Antonio Finazzi, and Adriana Moreno Costa Silva. "Caracterização físico-química das águas superficiais do Rio São Francisco nos municípios de Juazeiro/BA e Petrolina/PE." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 10, no. 6 (November 5, 2019): 218–30. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.006.0019.

Full text
Abstract:
A crescente expansão demográfica e industrial observada nas últimas décadas trouxe como consequência o comprometimento das águas dos rios, lagos e reservatórios. Além dos problemas relacionados à quantidade da água, a contaminação dos mananciais, principalmente, por atividades antrópicas, impede, por exemplo, seu uso direto para abastecimento humano e agrava o problema da escassez deste recurso. Isto é mais preocupante nas regiões áridas e semiáridas, onde a água se tornou um fator limitante para o desenvolvimento urbano, industrial e agrícola. O principal aspecto considerado em relação à disponibilidade de água neste trabalho é a qualidade da água de abastecimento para uso humano, o que indica a importância da conservação das nascentes dos rios, fontes naturais da água na superfície terrestre. Dentro deste contexto se ressalta a importância de realizar um diagnóstico do estado dessas águas, a partir de análises físico-químicas, com o objetivo de desenvolver um aporte de conhecimentos que serão úteis para identificar o impacto dos lançamentos oriundos da atividade humana sobre o rio São Francisco na região de estudo. Verificou-se que a atividade antrópica contribui para alterar a qualidade do rio, em especial com relação ao aumento do teor de fósforo total na água do rio. Apesar disso, a caracterização físico-química da água revelou concordância em grande parte com a Legislação, no caso de corpos d´água de classe 2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Ávila, Lucas Veiga, Luana Inês Damke, Fernando Burg, and Giovane Burg. "GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: O CASO DE UMA INDÚSTRIA CATARINENSE." Revista GESTO 3, no. 1 (September 9, 2015): 76. http://dx.doi.org/10.20912/2358-0216/2015.v3i1.1656.

Full text
Abstract:
<p>Os resíduos sólidos não devem ser expostos ou colocados em qualquer lugar, enterrados, ou lançados nos rios, mares, córregos ou depósitos clandestinos, é necessário encontrar soluções que possam reduzir a contaminação e os impactos ambientais ocasionados por esse tipo de resíduo tendo em vista a qualidade de vida e a preservação do Planeta. O presente estudo tem como objetivo analisar as estratégias de gerenciamento de resíduos sólidos, verificando os tipos e gerenciamento para melhoria no processo de destinação. Como método, classifica-se como um estudo de caso qualitativo e descritivo. As principais evidências destacam que a empresa possui uma preocupação entre as ações dos colaboradores em relação às práticas de gestão, bem como, verifica-se que a empresa necessita de mudanças para melhorar seus resultados na destinação dos seus resíduos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Wachholz, Lucas, Ricardo Vianna Nunes, Jomara Broch, and Cleison De Souza. "Possibilidade do uso de Mexilhão Dourado contaminado com metais tóxicos em dietas para frangos de corte." Revista Colombiana de Ciencia Animal - RECIA 9, no. 2 (July 1, 2017): 227. http://dx.doi.org/10.24188/recia.v9.n2.2017.562.

Full text
Abstract:
A avicultura brasileira ocupa posição de destaque no cenário mundial e existe a necessidade de que esta produção ocorra de forma sustentável, sendo assim a nutrição destes animais deve ser realizada de forma que provoque o menor impacto ambiental possível. Frente ao exposto surgem as conchas calcárias do mexilhão dourado que é um molusco invasor que ocupa grande parte dos rios de água doce da América do Sul e é responsável por gerar grandes impactos ambientais. O alto teor de cálcio (Ca) presente no mexilhão dourado faz com que este seja um potencial alimento com capacidade de substituir o calcário calcítico em dietas de frangos de corte, porém o seu hábito alimentar filtrador faz com que este possa conter teores de metais tóxicos como o cádmio (Cd) e o chumbo (Pb) que se contidos no interior do mexilhão podem causar contaminação dos frangos e conseqüentemente também dos produtos alimentícios derivados destes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Dalmagro, Sandra Luciana, and Janaina Goulart de Oliveira Queiroz. "Recursos hídricos em municípios catarinenses e o trabalho da escola." Revista Pedagógica 22 (May 19, 2020): 1–17. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v22i0.5143.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta resultados de pesquisa desenvolvida no âmbito do PET/Educação do Campo/UFSC acerca da problemática com os recursos hídricos em municípios catarinenses e o trabalho de escolas com esta temática. Os municípios investigados são Urubici, Três Barras e Passos Maia, nos quais, respectivamente, são abordados o uso de agrotóxicos, a indústria do papel e as PCHs. Foram realizadas entrevistas com estudantes, docentes e moradores, e observações nos rios, fontes de água, lavouras e indústrias em questão. As conclusões apontam problemas de poluição, contaminação e apropriação privada dos cursos de água, sua íntima articulação com os setores prioritários da economia catarinense e com a forma de produção que visa o lucro e degrada o meio ambiente. Quanto ao trabalho escolar, identificamos que o tema água é abordado em todas as escolas, porém de forma descontextualizada dos problemas concretos, restrito à esfera do consumo e da responsabilização individual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Krolow, Daniela da Rocha Vitória, Ivan Renato Cardoso Krolow, Danilo dos Santos Rheinheimer, André Carlos Cruz Copetti, and Gilmar Luis Schaefer. "IMPACTO DE PEQUENAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES NA QUALIDADE DA ÁGUA: QUARTA COLÔNIA DE IMIGRANTES ITALIANOS." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 11, no. 2 (June 29, 2018): 479. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2018v11n2p479-503.

Full text
Abstract:
Os impactos na qualidade da água ao longo de córregos e rios têm-se intensificado nas últimas décadas e a contaminação dos fluxos naturais de água tem ocorrido de maneira difusa e pontual. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o impacto de pequenas agroindústrias familiares na qualidade da água de córregos da região da Quarta Colônia de Imigrantes Italianos no Rio Grande do Sul/Brasil. Durante um período de nove meses a contar de setembro de 2008, monitoraram-se dois córregos de drenagem natural que receberam rejeitos das atividades de agroindústria familiar. Foram amostradas as águas dos córregos Abatedouro de aves e Embutidos em três pontos distintos (nascente, a montante e a jusante de cada pequena agroindústria). Buscou-se avaliar 24 variáveis que integram os parâmetros químicos, físicos e biológicos de qualidade da água, totalizando 162 amostras. Os resultados obtidos das análises evidenciam que os rejeitos das atividades desenvolvidas nas agroindústrias estão contribuindo para a redução da qualidade da água. A nascente do córrego Abatedouro de aves apresenta a maior área de mata ciliar e melhor qualidade de água do que na nascente do córrego Embutidos. Os pontos de coleta a jusante da nascente do córrego Abatedouro de aves encontra-se mais vulnerável à contaminação difusa. A qualidade da água no córrego Embutidos é menor do que no córrego Abatedouro de aves. Há necessidade de melhorar o tratamento de resíduos e promover a regeneração da mata ciliar às margens dos córregos de ambas as pequenas agroindústrias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Tundisi, José Galizia. "Recursos hídricos no futuro: problemas e soluções." Estudos Avançados 22, no. 63 (2008): 7–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142008000200002.

Full text
Abstract:
A crise atual da água tem muitos componentes de origem social, econômica e ambiental: usos excessivos da água, aumento de demanda, gerenciamento setorial e muito focado em quantidade. Contaminação da água, eutrofização e alterações no ciclo hidrológico em razão das mudanças globais são outros componentes. Para resolver esse conjunto de problemas e avançar estratégias de planejamento e gestão em longo prazo, os seguintes programas e abordagens são alguns mecanismos relevantes: a) Uma abordagem da bacia hidrográfica integrando gestão, planejamento e pesquisa científica; b) Um sistema avançado de governança dessas bacias hidrográficas com a participação de usuários, setor público e setor privado; c) Estudos estratégicos sobre água e economia, água em áreas metropolitanas, água e energia; d) Uma estrutura para cooperação internacional em bacias internacionais compartilhadas; e) Uma avaliação econômica dos serviços dos recursos hídricos (águas superficiais e subterrâneas, rios, lagos e represas); f) Programas de capacitação de gerentes com uma abordagem integrada, preditiva, técnica e tecnológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Machado, Letícia Ribeiro, Adriano Henrique Ferrarez, Jader Lugon Junior, and Fernando César Alves. "O ESTADO DA ARTE DA DIGESTÃO ANAERÓBIA DE SORO DE LEITE E DE DEJETOS DA SUINOCULTURA PARA PRODUÇÃO DE BIOGÁS." Revista Tecnológica 27, no. 1 (October 4, 2019): 104–19. http://dx.doi.org/10.4025/revtecnol.v27i1.45520.

Full text
Abstract:
Os setores de lácteos e da suinocultura, dentre as atividades agroindustriais, apresentam forte presença na economia brasileira. O soro de leite, resíduo originário da fabricação de queijos, e os dejetos suínos possuem carga orgânica elevada e a gestão inadequada deles, provoca a poluição do ar, comprometem rios e lençóis de água superficiais que abastecem tanto o meio rural como o urbano acarretando desequilíbrios ecológicos, disseminação de patógenos e contaminação das águas potáveis com amônia, nitratos e outros componentes tóxicos. Uma das alternativas de se tratar esses e outros tipos de resíduos se dá por meio do processo biológico na ausência de oxigênio. Neste trabalho foi realizada revisão de literatura para avaliar o estado da arte da digestão anaeróbia considerando esses efluentes como forma de gerenciamento e tratamento, com vista à geração e aproveitamento energético do biogás. Foram produzidos dados bibliométricos para identificação das datas e locais em que as pesquisas foram realizadas assim como os periódicos científicos em que foram publicadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Feitosa, Renato Castiglia. "Emissários submarinos de esgotos como alternativa à minimização de riscos à saúde humana e ambiental." Ciência & Saúde Coletiva 22, no. 6 (June 2017): 2037–48. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017226.15522016.

Full text
Abstract:
Resumo Emissários submarinos são apresentados como uma eficiente alternativa para o destino final de efluentes sanitários em regiões costeiras densamente povoadas em virtude da elevada capacidade de dispersão e depuração da matéria orgânica no ambiente marinho, e por demandar pequenas áreas para sua implementação. A probabilidade de condições improprias de balneabilidade, em áreas costeiras adjacentes aos emissários submarinos de esgotos de Ipanema, Barra da Tijuca e Icaraí, é avaliada com base em metodologia computacional probabilística que contempla em conjunto a modelagem hidrodinâmica, de transporte e decaimento bacteriano. Os resultados mostram que as concentrações de coliformes fecais são influenciadas fortemente pela radiação solar e todos os fatores responsáveis por sua mitigação no ambiente marinho. Os referidos emissários não comprometem a balneabilidade na região costeira, visto que as condições improprias de balneabilidade são restringidas às regiões adjacentes aos pontos de lançamento do efluente. A poluição observada nas praias é indicativa da contaminação que ocorre pelos sistemas lagunares, rios e canais ambientalmente degradados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Rodrigues, Dayane Otero, and Larissa Hellen dos Santos Pereira. "FATORES SOCIOAMBIENTAIS NA EPIDEMIOLOGIA DA ESQUISTOSSOMOSE NO OESTE DA BAHIA, BRASIL." Singular. Meio Ambiente e Agrárias 1, no. 2 (May 21, 2021): 21–24. http://dx.doi.org/10.33911/singular-maa.v1i2.102.

Full text
Abstract:
A Região Nordeste do Brasil é uma área de grande prevalência da esquistossomose, com destaque ao estado da Bahia, que apresenta grande parte do seu território como área endêmica da doença. A esquistossomose é um grave problema de saúde pública, já que a patogênese da doença pode levar o paciente ao óbito e dentre os fatores ambientais relacionados à sua transmissão destaca-se a falta de saneamento básico, uma vez que os ovos do parasita são eliminados nas fezes dos humanos podendo contaminar os mananciais aquáticos. O município de Barreiras, situado no Oeste da Bahia, é carente em condições básicas de saúde, principalmente nas áreas rurais, aumentando as chances de contaminação pelo helminto. Objetivos: Analisar a relação entre os fatores socioambientais e casos de esquistossomose em moradores do município de Barreiras, Oeste da Bahia. Metodologia: Foram coletados dados dos fatores de risco socioambientais e clínicos de 98 fichas de notificação obrigatória da Vigilância Epidemiológica de Barreiras de casos confirmados de esquistossomose dos anos de 2015 e 2018. Os dados foram analisados baseando-se nos testes qui-quadrado e exato de Fisher para verificar a associação entre as variáveis, sendo que o estudo se iniciou após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Resultados e Conclusão: A prevalência de esquistossomose em Barreiras é baixa em relação a outras regiões do estado. A maioria dos casos de infectados no município foi de moradores da zona rural, sendo que encontramos associação entre as variáveis forma clínica e idade dos infectados. Os fatores ambientais como a ausência de condições sanitárias adequadas com possível contaminação ambiental do município com os ovos do parasita e a presença de rios, córregos e represas na região com a presença do caramujo do gênero Biomphalaria favorecem a contaminação dos moradores principalmente da zona rural, mas também da urbana, em bairros sem infraestrutura e saneamento básico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Santos, Letícia Furtado dos, Adriano Marlisom Leao de Sousa, and Kelson Do Carmo Freitas Faial. "Análise de metais no sedimento na baía do Guajará Belém/PA." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, no. 4 (May 23, 2018): 314–25. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.004.0025.

Full text
Abstract:
É importante manter a qualidade dos corpos hídricos, já que o mesmo exerce um significativo papel para o ecossistema aquático e população. Na baía do Guajará em Belém/PA, não é diferente, a mesma desempenha importante papel para os organismos aquáticos e exerce uma considerável influência econômica para o estado. Entretanto, sua qualidade está sendo prejudicada devido as mudanças provocadas por atividades naturais e/ou antrópica. A avaliação ambiental por meio do estudo de sedimentos (fundo e suspensão) vem se destacando como um meio de avaliar as condições ambientais de um corpo hídrico, pois desempenha o papel de acumular, reprocessar e transferir os elementos químicos presentes nesse recurso natural, permitindo também quantificar o grau de poluição de um determinado local e verificar possíveis contaminações que a água e os organismos aquáticos podem estar sujeitos ao logo do tempo. É necessário a realização de estudos detalhados dos sedimentos de rios, a fim de saber as origens e o nível de contaminação que o ambiente está sendo afetado. Dessa forma o estudo analisou os metais Cr, Cd, Cu e Fe no sedimento de fundo, na forma total e lixiviado na baía do Guajará, Belém/PA, calculando o FC, Igeo e FE, no intuito de verificar o grau de contaminação do sedimento, a origem dessa poluição, e assim obter um diagnóstico do local de investigação. O estudo foi realizado em 4 pontos (PT01, PT02, PT03 e PT04). As coletas ocorrem no ano de 2015 e 2016, em períodos sazonais distintos (chuvoso e menos chuvoso). As amostras foram coletadas com dragas do tipo Van Veen. Foi realizado o processo de digestão ácida e lixiviação do sedimento coletado. Os metais foram quantificados através da técnica de Espectrometria de Emissão Ótica com Plasma Acoplado Induzido (ICP OES). Na análise do sedimento total, o Cd apresentou valores acima do permitido por PEL e CONAMA nº 454/2012, já na fase lixiviada, todos os metais ficaram dentro do permitido pela legislação. No geral, os pontos apresentaram de baixa à moderada contaminação, caracterizados como ambiente não poluído à moderadamente poluído e com deficiência de enriquecimento. É necessário o monitoramento contínuo da baía do Guajará, haja vista que a concentração de contaminantes no sedimento pode atingir valores que causam prejuízos para biota aquática, e isso também coloca em risco a saúde da população humana, considerando que o processo de contaminação pode começar no sedimento e atingir os níveis mais altos da cadeia alimentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Silva, Ronaldo Ferreira da, Leonardo De Lima Moura, Luiz Octavio Gavião, Gilson Brito Alves Lima, and Edison Dausacker Bidone. "AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE CONTAMINAÇÃO DE ÁGUAS COM FÁRMACOS ONCOLÓGICOS EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUL DO BRASIL." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7, no. 1 (February 19, 2018): 275. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e12018275-299.

Full text
Abstract:
Os rios e lagos recebem despejos poluentes, nem sempre diluídos ou degradados. A deterioração da qualidade da água e sua escassez em grandes centros urbanos resultam da alta densidade populacional, da ocupação irregular do solo, do uso indiscriminado e do despejo de contaminantes. As investigações sobre a ocorrência de substâncias químicas no meio ambiente iniciaram com foco nos metais pesados e, recentemente, nos fármacos. Estas substâncias são inseridas no ambiente após sua excreção pelos pacientes podendo persistir no meio após tratamento. No Brasil, o problema é agravado porque a maioria dos serviços de saúde não realiza tratamento prévio em seus efluentes, lançando os despejos na rede de esgotos. Se o município não coletar e tratar todo o esgoto produzido, se a vazão da rede for insuficiente para diluir estes despejos e se não houver uma eliminação no tratamento, os fármacos podem alcançar as águas de superfície. Este estudo compara a evolução das populações, da coleta de esgoto e do número de pacientes oncológicos atendidos pelo SUS em 30 municípios da Região Sul do Brasil com os dados do único município onde foi detectada a presença de fármacos oncológicos no país. Como variável referente ao saneamento, utilizou-se o índice de atendimento de esgoto. Como variável demográfica, a população residente nos municípios. Como variável de consumo de fármacos, o total de atendimentos oncológicos. Os resultados permitem uma avaliação preliminar da influência da evolução do saneamento, do componente demográfico e do número de pacientes atendidos pelo SUS na inserção de resíduos de fármacos oncológicos no ambiente, demostrando um descompasso entre a evolução do saneamento e o acesso à saúde. A evolução dos indicadores de atendimento demonstra a melhoria do acesso à saúde, e de desenvolvimento social, porém, a inserção de fármacos no ambiente devido à deficiências no saneamento demonstra um atraso ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Siqueira, Gilmar W., and Fabio M. Aprile. "Distribuição de mercúrio total em sedimentos da plataforma continental Amazônica: Brasil." Acta Amazonica 42, no. 2 (June 2012): 259–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672012000200012.

Full text
Abstract:
Este estudo foi desenvolvido na Plataforma Continental do Amazonas (PCA) com o objetivo de determinar os níveis de Hg total no sedimento de fundo, e assim contribuir como matriz ambiental indicadora para o plano geral de gerenciamento costeiro na região norte do Brasil. Foram amostrados 20 pontos entre maio e junho dos anos de 1999 a 2002, 2005 e 2007. Os resultados indicam não haver evidências de atividades antrópicas relacionadas à contaminação de mercúrio na região. Os teores encontrados variaram entre 0,047 e 0,166 mg kg-1 com média 0,085±0,026 mg kg-1, estando dentro do intervalo de "background" referido para os rios amazônicos não contaminados, que é de 0,05 a 0,28 mg kg-1. As concentrações de Hg no sedimento, especialmente no sedimento lamoso, mostraram uma estreita dependência com os teores de argila (material fino) e matéria orgânica, corroborando mecanismos geoquímicos importantes na dinâmica do metal. A maior adsorção do mercúrio pode estar associada ao aumento dos teores de compostos (óxidos e hidróxidos) de ferro, alumínio, manganês e os minerais primários e secundários formadores das rochas da bacia de drenagem amazônica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Silva, Felipe Pacheco. "Interações Geomorfológicas e Ecológicas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Ubá (MG)." Espaço Aberto 10, no. 2 (October 22, 2020): 27–52. http://dx.doi.org/10.36403/espacoaberto.2020.32495.

Full text
Abstract:
Considerando a importância de abordagens interdisciplinares no âmbito das ciências ambientais, esse trabalho busca estabelecer uma análise integrada de componentes ecológicos e geomorfológicos para a Bacia Hidrográfica do Ribeirão Ubá. Essa bacia reúne um quadro altamente ilustrativo para a gestão de rios, dispondo de uma rica diversidade de ambientes geomorfológicos e atividades antrópicas que direcionaram modificações no sistema fluvial. Desse modo, a análise integrada permitiu identificar as interrelações entre os aspectos ecológicos e geomorfológicos, sobretudo, para os segmentos próximo às cabeceiras e impactados pelo lançamento de efluentes não tratados. Os resultados expõem o peso das modificações antrópicas no leito e, desse modo, as relações com as recorrentes inundações que acometem o sítio urbano, assim como a degradação ambiental de nichos ecológicos ao longo do curso, resultando em um quadro de assoreamento, eutrofização e contaminação por efluentes urbano-industrias não tratados. Nesse sentido, a investigação permitiu identificar importantes desafios para a gestão hidrográfica da área, assim como a importância de se compreender os processos fluviais e ecológicos de maneira conjunta, assim como o potencial da análise desses processos como sólidos indicadores ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Melo, Renata Vieira de, and Flamarion Dutra Alves. "Mundialização da agricultura e o uso de agrotóxicos no município de Guaranésia - MG." REVISTA CAMPO-TERRITÓRIO 15, no. 36 Jul. (July 3, 2020): 199–229. http://dx.doi.org/10.14393/rct153608.

Full text
Abstract:
A utilização maciça de agrotóxicos impacta também a economia, apropriando o lucro agrícola dos pequenos agricultores, uma vez, que parte do capital é destinada a compra desse tipo de insumos. , percebe-se que nosso espaço agrícola é um retrato da subordinação da agricultura brasileira ao capital internacional já que a implantação da Revolução Verde ocorreu por meio da imposição das indústrias de agrotóxicos com a presença marcante do incentivo realizado pelo governo brasileiro cujos insumos são comercializados, principalmente, por empresas transnacionais. Nesta perspectiva levando em consideração o uso crescente de agrotóxicos, os casos de contaminação dos rios, a submissão dos agricultores ao uso destes produtos, a pressão exercida pelas cooperativas e pelo sul de Minas Gerais ser uma região grande produtora de café no país (conhecida pela ampla utilização de agrotóxicos) essa reflexão se justifica por buscar compreender a mundialização da agricultura e a territorialização do uso de agrotóxicos e consequentemente os impactos socioeconômicos para a agricultura familiar, e assim, poder elucidar a realidade agrária no município de Guaranésia-MG como também no cenário nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Oliveira, Débora Carvalho da Silva, Paulo Gabriel Ferreira de Azevedo, and Luiz Antônio Pimentel Cavalcanti. "Processos biológicos para o tratamento de efluentes: uma revisão integrativa." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 8, no. 18 (2021): 397–415. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2021)081826.

Full text
Abstract:
O aumento das atividades industriais juntamente com um crescimento exponencial da população mundial, tem gerado grandes quantidades de efluentes contaminados por resíduos orgânicos, que costumam ser descartados nos corpos hídricos sem o devido tratamento, provocando a contaminação e poluição de rios e lagos. A fim de mitigar os impactos ambientais causados por esses lançamentos, os métodos de tratamento biológico, divididos em aeróbios e anaeróbios, têm sido amplamente estudados e empregados, apresentando resultados satisfatórios no tratamento das águas residuais. O presente trabalho traz uma revisão integrativa e apresentação de diversos resultados encontrados na literatura entre os anos de 2015 a 2021, indexados nas bases de dados Google Scholar, Scielo e Science Direct, através de descritores em português e inglês, sobre os processos de tratamento biológico. Foram utilizados 30 artigos e 24 trabalhos monográficos, referentes ao tema proposto. Dos quais, 18 artigos foram selecionados para a apresentação dos resultados durante a discussão. Os resultados encontrados neste estudo mostraram que as maiores eficiências do tratamento biológico foram evidenciadas nos sistemas em que os processos aeróbios e anaeróbios atuaram em conjunto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Rodrigues, Isabella Robert, Mauro César Geraldes, Andréa Alves Ferreira, Marcelo Dos Santos Salomão, and Sérgio Vieira Anversa. "ANALYSIS OF THE WATER QUALITY INDEX OF THE NEGRO AND RESENDE RIVERS IN DUAS BARRAS DISTRICT, RIO DE JANEIRO (BRAZIL) / ANÁLISE DO ÍNDICE DE QUALIDADE DAS ÁGUAS DOS RIOS NEGRO E RESENDE NO DISTRITO SEDE DE DUAS BARRAS, RIO DE JANEIRO (BRASIL)." Journal of Sedimentary Environments 3, no. 2 (June 29, 2018): 121–30. http://dx.doi.org/10.12957/jse.2018.35715.

Full text
Abstract:
In Brazil, about 49% of the population does not have access to the sewage collection network, with the consequent direct discharge of their sewage network into water bodies. Due to this scenario, it is essential to investigate the quality of the water consumed by thousands of people along the Negro and Resende Rivers. The present study analysis the waters of the Negro and Resende rivers, located in Dois Rios River Basin, in the municipality of Duas Barras, Rio de Janeiro State (RJ, SE Brazil), based on the Water Quality Index proposed by the National Sanitation Foundation (United States). The population of the district located in the municipality of Duas Barras dumps the domestic sewage directly into the hydrographic network. The analyzed parameters were: turbidity, total solid residue, total phosphorus, total nitrogen, biochemical oxygen demand (BOD), hydrogenation potential, temperature, dissolved oxygen and thermotolerant coliforms. The values obtained from the calculation of the Water Quality Index (WQI) showed a variation from 40 to 68, meaning that the quality of water vary between bad and acceptable in the study area. The samples collected in the urban area contained values for thermotolerant coliforms in disagreement with the maximum value permissible for classes 2 and 3 of fresh water by CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente; a Brazilian Council for the Environment) Resolution 357/2005. The results of the analyzes confirmed the contamination of the two rivers by the discharge of domestic effluents, showing that actions are necessary to eliminate or minimize the discharge of sewage in the surveyed water bodies, since it may cause public health risks. ResumoNo Brasil, cerca de 49% da população não possui acesso à rede de coleta de esgoto, com o consequente despejo direto da sua rede de esgotos em corpos hídricos. Diante deste cenário, torna-se indispensável investigar a qualidade da água consumida por milhares de pessoas ao longo dos rios Negro e Resende. A presente pesquisa analisou qualitativamente as águas dos rios Negro e Resende, localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios, no município de Duas Barras/RJ, a partir do índice de qualidade das águas proposto pela National Sanitation Foundation. A população do distrito sede do município de Duas Barras despeja o esgoto doméstico diretamente na referida rede hidrográfica. Os parâmetros analisados foram: turbidez, resíduo sólido total, fósforo total, nitrogênio total, demanda bioquímica de oxigênio, potencial hidrogêniônico, temperatura, oxigênio dissolvido e coliformes termotolerantes. Os valores obtidos no cálculo do índice de qualidade das águas (IQA) mostraram uma variação de 40 a 68, significando uma qualidade da água entre ruim e razoável. As amostras coletadas na área urbana apresentaram valores para coliformes termotolerantes em desacordo com o valor máximo permitido para classes 2 e 3 de água doce, regulamentados pela Resolução CONAMA 357/2005. O resultado das análises confirmou a contaminação dos dois rios pelo lançamento de efluentes domésticos, os quais poderão originar riscos de saúde pública. Os resultado evidenciam a necessidade de se desenvolverem ações para eliminar ou minimizar os despejos de esgotos nos referidos corpos hídricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Oliveira, Luã Kramer de, Wanderlei Pignati, Marta Gislene Pignatti, Lucimara Beserra, and Luís Henrique da Costa Leão. "Processo sócio-sanitário-ambiental da poluição por agrotóxicos na bacia dos rios Juruena, Tapajós e Amazonas em Mato Grosso, Brasil." Saúde e Sociedade 27, no. 2 (June 2018): 573–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902018170904.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo do estudo foi compreender o processo de poluição ambiental por agrotóxicos nos municípios de Campo Novo do Parecis, Sapezal e Campos de Júlio, em Mato Grosso, Brasil. Utilizou-se modelo interpretativo integrado, multidimensionado e contextualizado, que compreende o fenômeno da contaminação como processo histórico, sócio-sanitário-ambiental, de modo a superar a abordagem restrita aos resultados das análises laboratoriais. Identificou-se no processo de poluição química rural real que os latifúndios, onde são produzidos anualmente milhões de toneladas de produtos agrícolas, são os principais responsáveis pelo uso de agrotóxicos, gerando processos de poluição ambiental e doenças no ser humano. Na poluição química rural atual, destacou-se uso elevado de agrotóxicos por habitante (350 a 600 litros/habitante) e do herbicida glifosato nas plantações de soja transgênica (45% do volume total), e as recentes autorizações do uso do inseticida benzoato de emamectina e da soja e do milho transgênicos resistentes ao herbicida 2,4-D. A aplicação deste modelo interpretativo ampliado permitiu expandir o olhar científico, incorporando aspectos indispensáveis para a compreensão do impacto negativo dos agrotóxicos à saúde e ao ambiente e para construção de ações coletivas de prevenção de doenças e promoção da saúde no contexto do agronegócio brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Bonfim, Osmar Toledo, Denilson Burkert, Mariana Ribeiro Fernandes, and Alan Lima dos Reis. "Análise da distribuição espacial e evolução do número de áreas contaminadas nas bacias hidrográficas dos rios Aguapeí e Peixe." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 9, 2021): e14710817264. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17264.

Full text
Abstract:
Área contaminada é definida como área, terreno, local, instalação ou edificação que contenha quantidades, ou concentrações de matéria, em condições que causem ou possam causar danos à saúde humana, meio ambiente ou a outro bem a proteger. Buscando obter um melhor entendimento a respeito das áreas contaminadas nas bacias hidrográficas do rio Aguapeí e do rio do Peixe (BHAP), o objetivo deste trabalho foi realizar o levantamento das áreas contaminadas nas BHAP, identificar as principais atividades potencialmente contaminantes e os meios físicos mais afetados, e simultaneamente, correlacionar os possíveis valores de contaminação com os parâmetros socioeconômicos dos respectivos municípios. Foram utilizados dados de áreas contaminadas no período de 2007 à 2019 dos municípios pertencentes às BHAP, obtidos através dos Relatórios de Áreas Contaminadas e Reabilitadas do Estado de São Paulo publicados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Foram identificados 26 municípios com áreas contaminadas, sendo os postos de combustíveis a principal atividade contaminante, enquanto os solventes aromáticos e os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos foram os contaminantes mais relatados. As águas subterrâneas e os subsolos foram, majoritariamente, os meios mais impactados pelos contaminantes. Uma correlação forte foi encontrada entre o maior número de contaminantes e as cidades com maior área e também com maior número de habitantes. De modo geral, a identificação dos locais contaminados em bacias hidrográficas configura-se como uma importante ferramenta que visa auxiliar no gerenciamento das áreas contaminadas e na adoção de ações mitigatórias e a produção de políticas públicas que visem amenizar os efeitos das contaminações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Nogueira, Joseli Maria da Rocha, Dália dos Prazeres Rodrigues, and Ernesto Hofer. "Viabilidade de Vibrio cholerae O1 em diferentes tipos de águas em condições experimentais." Cadernos de Saúde Pública 18, no. 5 (October 2002): 1339–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2002000500027.

Full text
Abstract:
A natureza endêmica e sazonal da cólera depende da sobrevivência de Vibrio cholerae O1 em estado viável, mas não necessariamente cultivável em nichos ambientais aquáticos durante períodos interepidêmicos, sendo de suma importância o estudo da sobrevivência deste microrganismo nesses locais. Para tal, foram coletadas, semanalmente, alíquotas de água pertencentes a duas lagoas e dois rios do Estado do Rio de Janeiro. Esses volumes foram divididos em duas porções idênticas, uma das quais foi autoclavada. Uma diluição padronizada de V. cholerae O1 Inaba e de V. cholerae O1 Ogawa, foi inoculada em três alíquotas de 100ml dessas diferentes águas e mantidas em diferentes temperaturas. A sobrevivência desses microorganismos no âmbito aquático sob esses diferentes fatores foi então analisada. Os resultados demonstraram que o V. cholerae sorogrupo O1, independente do sorotipo, é capaz de se manter em água com salinidade abaixo de 0,5‰ e em diferentes temperaturas, por períodos suficientes para sua disseminação através de "corpos d'água", demonstrando a necessidade de monitoramento constante em áreas de possível contaminação, principalmente onde a água é utilizada para o consumo, evitando assim, a disseminação da doença para as populações próximas a esses ambientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Gomes, Jéssica de Assis, and André Luiz Oliveira. "EFICÁCIA PARA O COMBATE DA BROCA DA CANA-DE-AÇÚCAR." Revista Interface Tecnológica 17, no. 1 (July 30, 2020): 467–78. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v17i1.818.

Full text
Abstract:
O objetivo desse artigo é demonstrar como a broca-da-cana age na cana-de-açúcar, abordando também como seu inimigo natural a Cotesia flavipes combate essa praga. Através de pesquisas bibliográficas, foi apresentado como o método natural é eficaz para combater a praga da cana, os seus benefícios e a importância desse método para o meio ambiente, já que o país é marcado por forte presença de agrotóxicos no setor do agronegócio. Também foi descrito como ele foi introduzido no Brasil, a história do controle biológico e o seu crescimento com o tempo. A pesquisa contemplou ainda a importância da cana-de-açúcar para a economia do país e a razão pela qual o controle biológico da broca-da-cana cresceu em larga escala no país, perpassando por temas como a nocividade dos agrotóxicos para a saúde humana, além de prejuízos de contaminação de vários ecossistemas, especialmente solos e rios. Por fim, o estudo demonstrou como é feito o controle e a produção da broca-da-cana e da Cotesia flavipes em laboratório de entomologia, desde a identificação de seus ciclos e a maneira como ocorre a liberação da vespa no campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Reginensi, Caterine. "Experimentar as mudanças ambientais com atores múltiplos e ativar um olhar crítico." Revista Vértices 23, no. 1 (April 30, 2021): 284–98. http://dx.doi.org/10.19180/1809-2667.v23n12021p284-298.

Full text
Abstract:
Nossa reflexão sobre mudanças ambientais analisa a ação de coletivos de arte em espaços alternativos em que sujeitos são atingidos por inundações derivadas de rios com barragens hidráulicas e por contaminação de ecossistemas terrestres e aquáticos por rejeitos oriundos de rompimento de barragem de minério. Mais além de afetar as atividades socioeconômicas (a pesca em particular), impactam a vida dos sujeitos como um todo. Situações de risco em relação à saúde, às enchentes, a desastres serão tratadas com uma abordagem transversal de experiências que cruzam antropologia, arte e desenvolvimento dos territórios. Vamos contemplar, por isso, duas intervenções: uma brasileira e outra europeia, que implicam artistas, antropólogos e urbanistas. Nosso questionamento deveria permitir uma nova grade de leitura dos desafios pelo desenvolvimento harmonioso dos territórios que irá trabalhar junto com os sujeitos (moradores/pescadores da Vila de Regência/ES, afetados pela intoxicação do rio Doce, no exemplo brasileiro, e os moradores de uma cidade média francesa, na beira do rio Loire, submetidos ao risco de enchente e participando de um plano de prevenção de risco). Nos dois casos, a participação de um coletivo de artistas permite um debate original e rico com as populações locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Souza, Damião Rodrigues de, Eduarda Marques de Menezes Benedito, João Victor de Paula Sales, Lucas Zanotti da Silva, Natalia Souza Silva, Maira Akemi Casagrande Yamato, Sandro de Miranda Colombo, Alessandra Cristina Pedro, and Melina Aparecida Plastina Cardoso. "Avaliação do Potencial de Adsorção de Cromo (VI) através da semente da Moringa oleifera." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 21, 2021): e40610212591. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12591.

Full text
Abstract:
Atualmente, diversas indústrias, como mineradoras, galvanoplásticas, curtumes, manufaturas de produtos eletrônicos, entre outras, lançam efluentes contendo metais pesados nos corpos d’água, contaminando-os. Outro fator que contribui para a contaminação das águas são os pesticidas e fertilizantes lançados no solo, que acabam sendo arrastados pelas chuvas até os rios e lagos. A água potável, um recurso básico e indispensável à vida, acaba por ser minimizada por conta do despejo industrial que contém metais pesados como o cromo, o chumbo e o cádmio. A busca por novas opções de tratamento a esses rejeitos torna-se cada vez mais constante e a utilização da moringa oleífera, uma planta de origem indiana que pode ser utilizada como biossorvente, se destaca por suas propriedades coagulantes e floculantes, e por ser um material orgânico de fácil manuseio. O presente trabalho possui por objetivo avaliar o potencial de adsorção de cromo (VI) através da semente da moringa oleífera. Para isso, as sementes foram avaliadas após extração por solvente a quente por Soxhlet, com n-hexano e seca em estufa por 24 horas a 60°C, metodologia proposta por Costa et al. (2013). Foram preparadas soluções de K2Cr2O7 de concentração 0,01 mol.L-1. As soluções foram mantidas sob agitação magnética por 24 horas com 0,5 g do material adsorvente, foram filtradas e analisadas por espectrofotometria de UV/VIS, metodologia adaptada de Tavares et al. (2015). O teor médio de lipídios encontrado no pó da semente, semente e casca foi de 30,2%, 26,7% e 4,7%, respectivamente, já o teor médio de umidade foi de 7,1%, 6,0% e 6,8%. Com base no resultado de adsorção, o pó da semente demonstrou potencial para a remoção de 43% de cromo (VI), enquanto a semente triturada apresentou potencial de remoção de 7,4% e a casca 12,6%.Incluir o resumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Costa de Jesus, Veruska, Helen Nébias Barreto, Amanda Ribeiro Bezerra, and Rafael Barra Amador. "Avaliação da qualidade da água superficial em bacias urbanas da Ilha do Maranhão." Revista de Geociências do Nordeste 5 (November 1, 2019): 54–72. http://dx.doi.org/10.21680/2447-3359.2019v5n0id18455.

Full text
Abstract:
O presente trabalho avalia a qualidade da água em duas microbacias urbanas (rios Urucutiua e Claro) situadas na Ilha do Maranhão, visando comparar os efeitos da urbanização e os impactos ambientais. Para isso, realizou-se análise laboratorial de parâmetros físico-químicos e microbiológicos de amostras de água superficial coletadas bimestralmente (2013-2014) em quatro pontos e; o mapeamento do uso e ocupação do solo das microbacias por meio do SIG ArcGIS, em recorte temporal (2007-2014) de imagens de satélite Quickbird. Os resultados indicaram, a contaminação em níveis elevados por microrganismos patogênicos em todas as amostras: Escherichia coli, na bacia do rio Urucutiua e; Escherichia coli, Proteus mirabilis, Proteus penneri, e Chromobacterium violaceum, na bacia do rio Claro. Os parâmetros físico-químicos mostraram acidez elevada em todas as amostras; Oxigênio Dissolvido abaixo do recomendado em 75% das amostras do rio Claro e 33% do rio Urucutiua; e Nitrogênio total acima do permitido em 91,7% das amostras. O uso do solo mostrou que a microbacia do rio Urucutiua sofreu as maiores alterações, com expressiva supressão da vegetação (71,6%, em 2007 e; 34,1% em 2014) e aumento das áreas de solo exposto, enquanto a bacia do rio Claro apresentou consolidação do processo de urbanização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Rattner, Henrique. "Meio ambiente, saúde e desenvolvimento sustentável." Ciência & Saúde Coletiva 14, no. 6 (December 2009): 1965–71. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232009000600002.

Full text
Abstract:
Os problemas do meio ambiente e seus impactos na saúde e bem-estar das populações, sobretudo dos mais carentes e excluídos do acesso a bens materiais e simbólicos proporcionados apenas a uma minoria privilegiada, devem ser analisados no contexto da crise econômica e financeira que varre o sistema capitalista, com seus desdobramentos na queda da produção, do emprego e de renda e a perda de inúmeros ativos fixos e de poupanças populares.A crise do paradigma capitalista evidencia a natureza predatória do sistema, levando a humanidade à beira de uma catástrofe, cujos impactos são sentidos em nível local, nacional e global. O ensaio aponta os principais aspectos da deterioração ambiental - o efeito estufa, a poluição de rios, lagos e águas costeiras, a contaminação dos solos por agrotóxicos e pesticidas; a erosão de solos e a desertificação pelo desmatamento de florestas; a ausência de saneamento básico nas regiões metropolitanas, onde se concentra uma parcela crescente da população carente e deserdada.Ao discutir as disfunções e paradoxos da acumulação e concentração do capital, o ensaio aponta para a necessidade de construir um novo paradigma de desenvolvimento, baseado na cooperação e solidariedade, na distribuição equitativa do produto social e na reformulação do sistema político, superando os padrões autoritários, através da construção de um modelo participativo e de cogestão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Giannotti, Oswaldo. "Resíduos de defensivos agrícolas nos alimentos." Revista do Serviço Público 40, no. 4 (July 4, 2017): 177–86. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v40i4.2164.

Full text
Abstract:
A descoberta e o rápido desenvolvimento do uso dos defensivos organossintéticos nos últimos anos, cuja enorme importância sobre a produtividade agrícola é sobejamente conhecida, ao lado das vantagens que proporcionaram no combate aos insetos nocivos, fungos e outros patógenos e ervas daninhas, reavivaram certos problemas até então não pesquisados suficientemente e cuja significação à saúde do homem não foi levada na devida consideração. Entre eles, deve-se destacar o que se refere aos possíveis resíduos tóxicos deixados nas plantas e nos animais que se destinam à alimentação do homem. A possibilidade de que a população em geral e os animais domésticos, como decorrência de contaminação do meio ambiente, venham a ingerir pequenas quantidades de inseticidas juntamente com seus alimentos, de forma a causar prejuízos à saúde, tem determinado certa apreensão entre pesquisadores e leigos. É isto perfeitamente justificável, tendo-se em vista pesquisas realizadas nos Estados Unidos da América do Norte, Canadá, América do Sul e na Europa, que demonstraram a existência de significativas quantidades de determinados praguicidas, tais como, DDT, aldrin, dieldrin e BHC, na natureza em geral, como rios, lagos, no solo, nos animais domésticos e silvestres, nos alimentos e finalmente no próprio homem. É preciso ficar bem esclarecido que, de um modo geral, os inseticidas são tóxicos, podendo determinar profundas modificações nas reações básicas e normais do organismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Paula, Dhavynci Lyonard Marques de, Alberto Carlos de Melo Lima, Marco Valério de Albuquerque Vinagre, and Altem Nascimento Pontes. "Saneamento nas embarcações fluviais de passageiros na Amazônia: uma análise de risco ao meio ambiente e à saúde por meio da lógica fuzzy." Engenharia Sanitaria e Ambiental 24, no. 2 (April 2019): 283–94. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522019150122.

Full text
Abstract:
RESUMO O transporte fluvial é um dos principais meios de locomoção de pessoas e cargas na Região Amazônica. Este trabalho tem como objetivo principal analisar por meio da Lógica Fuzzy o risco ao meio ambiente e à saúde em relação aos efluentes sanitários das embarcações fluviais de passageiros da Região Amazônica e da água para consumo humano distribuída a bordo. Para alcançar os objetivos, foram feitas coletas de água superficial em pontos específicos do rio Amazonas e da água para consumo humano a bordo durante uma viagem de 830 km entre Santarém (PA) e Belém (PA), em uma embarcação fluvial de passageiros. Os resultados mostraram que as embarcações que operam na linha regular Belém/Santarém/Belém não dispõem de mecanismos de captação, armazenamento e tratamento de efluentes sanitários e da água servida, lançando-os diretamente nos rios. A água consumida pelos passageiros e tripulantes, que foi objeto de estudo, é de péssima qualidade, apresentando 89% de amostras contaminadas por coliformes totais e 84% pela bactéria Escherichia coli. Todas as amostras da água superficial apresentaram contaminação por coliformes totais e E. coli. As estatísticas e o modelo propostos, utilizando a lógica fuzzy, apontaram que o risco para o meio ambiente e para a saúde é muito alto em razão da falta de saneamento nas embarcações fluviais de passageiros na Amazônia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Alves de Souza-Filho, Elton, Ieda Hortêncio-Batista, and Carlossandro Carvalho de Albuquerque. "Levantamento de aspectos físico-químicos das águas da microbacia do mindu em Manaus-Amazonas." Revista Geográfica de América Central 2, no. 63 (June 17, 2019): 341–67. http://dx.doi.org/10.15359/rgac.63-2.13.

Full text
Abstract:
A microbacia do Mindu, principal tributário da bacia hidrográfica do São Raimundo drena parte das águas urbanas da cidade de Manaus-AM para um dos maiores rios do mundo, o rio Negro. O córrego do Mindu, comumente chamado na região por igarapé em virtude de seu canal estreito, apresenta-se sob vasta ameaça de degradação de suas águas. A grande poluição e contaminação das águas é caracterizada pelo aporte de resíduos domésticos e industriais, assoreamento de seu leito e lançamento de resíduos sólidos sobre o leito do igarapé. Com o intuito de avaliar as caracteristicas físico-químicas da qualidade das águas da microbacia do Mindu foram analisados os seguintes parâmetros: pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, turbidez, temperatura, e sólidos dissolvidos totais realizados com auxílio de uma sonda multiparamétrica em 11 pontos de amostragem do canal principal do igarapé do Mindu. As análises de sulfetos, nitrogênio amoniacal, e fosfato total foram realizadas em laboratório. Os resultados evidenciaram que o córrego apresenta pH levemente ácido no ponto próximo as nascentes e sensivelmente alcalino nos demais trechos, teor de oxigênio dissolvido abaixo do estipulado para a legislação, caracterização de sólidos dissolvidos e suspensos que contribuem para altas concentrações de condutividade elétrica, turbidez, e sólidos dissolvidos totais. Os trechos analisados apresentaram-se ainda sob influência de aporte de efluentes domésticos e industriais com a caracterização de sulfetos, fósforo sob a forma de fosfatos e de nitrogênio na forma de nitrogênio amoniacal dissolvido nas águas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Freitas, G. P., K. A. Silva, G. B. Sá, S. T. L. Rodrigues Segundo, and M. K. L. Dantas. "Identificação de impactos ambientais em emprendimento ou atividade de indústria química." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 10, no. 5 (December 31, 2015): 66. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v10i5.4297.

Full text
Abstract:
<p class="Default"><strong>Resumo: </strong>A indústria química apresenta uma enorme variedade de processos e produtos, podendo ser considerado o setor mais diversificado da área industrial. É também o setor industrial sobre o qual se concentram de maneira mais intensa as preocupações quanto à contaminação ambiental. Objetivou-se com o trabalho destacar os aspectos ambientais dessa atividade e identificando os principais impactos ambientais provenientes deste empreendimento decorrentes das fases de planejamento, implantação e operação. Foi realizada uma revisão da literatura acerca de indústrias químicas e consultas a EIA/RIMAs, apresentando seus principais impactos potenciais e significativos (positivos e negativos), nas diversas fases do empreendimento. Tais impactos foram identificados a partir do método de Avaliação de Impactos Ambientais, listagem de controle simples (<em>Check lists</em>). Os principais impactos identificados foram compactação do solo, alteração nas características do solo, contaminação de rios e aquíferos, aumento da geração de empregos e aumento da perspectiva de vida da população. </p><pre><strong><em>Identification of environmental impacts in</em></strong> <strong><em>enterprise or chemical industry activity</em></strong></pre><pre><strong>Abstract: </strong>The chemical industry has a wide range of processes and products, and can be considered the most diverse sector of the industrial area. It is also the industrial sector on which they focus more intensively concerns about environmental contamination. From information gathered, the literature, the aim of this study is to highlight the importance of the chemical industry, as well as out on the environmental aspects of this activity and identify and assess the main environmental impacts from this development resulting from the stages of planning, implementation and operation of the enterprise. The methodology was carried out a literature review about chemical industries and consultations EIA / RIMA, with its major potential and significant impacts (positive and negative) in the various stages of the project. These impacts were identified from the Environmental Impact Assessment method, simple control Listing (check lists). The main impacts were identified soil compaction, changes in soil characteristics, pollution of rivers and aquifers, increased employment generation and increase in population life expectancy.</pre>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography