Academic literature on the topic 'Contaminação de rios'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Contaminação de rios.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Contaminação de rios"

1

Dellamatrice, Priscila M., and Regina T. R. Monteiro. "Principais aspectos da poluição de rios brasileiros por pesticidas." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 18, no. 12 (December 2014): 1296–301. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v18n12p1296-1301.

Full text
Abstract:
Os pesticidas utilizados na agricultura para combater pragas e doenças têm causado contaminação dos recursos hídricos cujas consequências são alterações nos ecossistemas e prejuízos à saúde, sobretudo quando as águas são utilizadas para consumo humano. A contaminação ocorre principalmente em áreas próximas aos locais de aplicação por deflúvio superficial ou contaminação do lençol freático. Alguns fatores que afetam o transporte para o meio aquático são as propriedades do agente químico e variáveis ambientais, como tipo de solo, declividade, presença de cobertura vegetal e clima; alguns desses fatores, como relevo planáltico e solo quartzoso, estão presentes em grande parte do país fazendo com que a poluição do meio aquático seja acentuada. A adoção de práticas agrícolas mais racionais pelos agricultores e medidas como proteção das matas ciliares, podem prevenir a contaminação por pesticidas dos recursos hídricos, sendo a forma mais eficiente de controle da poluição agrícola nas condições locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Nathalia Banharoto Dutra da, Isabella Borges, and Vitor Vieira Vasconcelos. "Análise do impacto potencial de áreas com contaminação de solos sobre cursos d’água e poços no município de São Paulo." Águas Subterrâneas 34, no. 3 (September 8, 2020): 250–63. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v34i3.29753.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo identificar corpos hídricos e poços no Município de São Paulo sob risco relativo à proximi-dade áreas de solos contaminados. Foram traçados raios de segurança entre as áreas contaminadas e os potenciais alvos de contaminação, conforme as características hidrogeológicas dos aquíferos. Assim, foi possível determinar inter-seções com rios e poços, mapeando-os como sob risco de contaminação. Em seguida, produziu-se um mapa de impacto acumulado da poluição na hidrografia, traduzindo a topologia hidrológica levando em consideração os potenciais pontos de contaminação à montante. Também foi mapeada a vulnerabilidade dos lençóis freáticos à contaminação, por meio de um índice de vulnerabilidade de aquíferos que considera a condutividade hidráulica e a profundidade da camada não saturada do aquífero. 49 poços (1,68%) apresentaram potencial de contaminação, sendo que 65,31% deles são declarados como de abastecimento humano, e localizam-se predominantemente em áreas com alta densidade popula-cional e vulnerabilidade extremamente alta de contaminação dos aquíferos. Nesse contexto, contribuiu-se para análise da situação dos recursos hídricos de São Paulo, para que usuários e o poder público possuam ciência dos riscos de contaminação e, assim, priorizar as medidas preventivas quanto a esses riscos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Borba, Willian Fernando de, Bruna Ruchel, Kananda Cabral Menegazzo, Leonardo Zuchetto Peil, and Cristiano Niederauer da Rosa. "Aplicação do método índice de susceptibilidade para estimativa da susceptibilidade à contaminação na Bacia hidrográfica dos rios Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo." Geologia USP. Série Científica 20, no. 1 (May 12, 2020): 125–36. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v20-160797.

Full text
Abstract:
Em razão do elevado nível de contaminação das águas superficiais e da consequente diminuição da reserva hídrica potável, os mananciais de águas subterrâneas se mostram uma alternativa para suprir a demanda de água para consumo humano. Em virtude disso, é essencial o monitoramento das fontes potenciais de contaminação que podem afetar a qualidade ou a quantidade de água disponível. Desse modo, este estudo visou identificar potenciais áreas e fontes poluidoras do Sistema Aquífero da Serra Geral na escala da Bacia hidrográfica dos rios Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo. Para isso, foi empregada a metodologia do índice de susceptibilidade à contaminação a partir do cruzamento de uma série de variáveis (topografia, uso do solo, material do aquífero, distância até o lençol freático e recarga). Os resultados indicaram que a susceptibilidade variou de muito baixa (4,89% da área) a elevada (0,004%), com predomínio da classe moderada a baixa. Isso indica que a área apresenta condições favoráveis à contaminação em sua maior porção. Destaca-se que grande parte das áreas próximas às zonas urbanas apresentaram elevada susceptibilidade à contaminação. O presente estudo apresenta o alto potencial das ferramentas de geoprocessamento na determinação do índice de susceptibilidade e mapeamento de áreas passíveis de contaminação, capaz de aprimorar a gestão das águas subterrâneas e na elaboração de planos ambientais municipais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Jordão, Cláudio Pereira, Alessandro Costa da Silva, José Luiz Pereira, and Walter Brune. "Contaminação por crômio de águas de rios proveniente de curtumes em Minas Gerais." Química Nova 22, no. 1 (February 1999): 47–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40421999000100010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Tatiana Figueiredo de, and Daniel Forsin Buss. "Protocolo de avaliação da probabilidade de uso recreativo de rios e sua aplicação para análise de risco." Ciência & Saúde Coletiva 23, no. 11 (November 2018): 3705–17. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320182311.22232016.

Full text
Abstract:
Resumo Águas contaminadas representam um risco à saúde não somente pelo consumo direto, mas também pelo uso recreativo. Estratégias de análise de risco visam à redução dos casos de contaminação e devem incorporar as percepções e aceitação das pessoas em assumir riscos. Um método rápido e simplificado foi desenvolvido para avaliar a probabilidade do uso de águas recreativas. Foram realizadas entrevistas em municípios com condições ecológicas distintas, para elencar fatores que embasam a decisão das pessoas pelo uso dos rios. Em seguida, foi elaborado e realizado pré-teste do Índice de Probabilidade de Uso Recreativo de Águas (I-PURA) que, após ajuste, foi aplicado em 26 balneários de 5 das 9 regiões hidrográficas do estado do Rio de Janeiro. Foram medidas, ainda, a frequência de uso, a contaminação bacteriana da água e um índice de avaliação do habitat (IAH). O I-PURA foi correlacionado à frequência de uso, mas não com o IAH, evidenciando que a percepção dos usuários é diferente de aspectos puramente ecológicos. Este método contribui com a análise de risco e manejo dos recursos hídricos. Locais em que há alta probabilidade de uso, ou uso observado, e alta contaminação são estratégicos para intervenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sande, Denise, Tauá A. Melo, Gílvia Simone Andrade Oliveira, Lidiane Barreto, Teddy Talbot, Guisla Boehs, and João Luciano Andrioli. "Prospecção de moluscos bivalves no estudo da poluição dos rios Cachoeira e Santana em Ilhéus, Bahia, Brasil." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 47, no. 3 (June 1, 2010): 190. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2010.26854.

Full text
Abstract:
Um levantamento sobre o nível de poluição dos Rios Cachoeira e Santana (Ilhéus, Bahia, Brasil) foi realizado durante um trimestre, por meio da avaliação da qualidade microbiológica da água e de frutos do mar (Crassostrea rhizophorae - ostra-do-mangue e Tagelus plebeius - moapem) extraídos desses rios. Tradicionais indicadores de poluição como coliformes totais (Ct) e coliformes termotolerantes (CT), além de contagem padrão de microrganismos, com isolamento e identificação das enterobactérias, foram determinados nas amostras dos rios, os quais exibiram diferentes níveis de poluição fecal. Foram isolados 68 microrganismos, distribuídos em dez espécies, dentre elas, Salmonella typhi, Escherichia coli e Shigella sp., alertando para o risco do consumo in natura desses moluscos, mesmo quando em conformidade com a legislação estabelecida para CT. A prospecção de moluscos para o acompanhamento dos índices de poluição não se mostrou efetiva considerando a pesquisa de CT em ostras e moapens. Verificou-se também o maior grau de contaminação no Rio Cachoeira, o qual serve de base para distribuição de água na região e como fonte de subsistência, por meio da atividade extrativista, para a população ribeirinha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Vitoria, Rafael Zucateli da, Felipe De Tássio Gonçalves de Oliveira, Stanley Bravo Buffon, Rafael Costa de Sant'Ana, Felipe Pereira Dal'col, Renan Garcia Malikouski, and Marcia Cristiane Kravetz Andrade. "AVALIAÇÃO DE CONTAMINAÇÃO POR ECHERICHIA COLI DA LINHA VERDE DA LAGOA DO MEIO, LINHARES-ES." Revista Univap 22, no. 40 (October 27, 2016): 47. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1330.

Full text
Abstract:
Atualmente os rios, lagos e lagoas, situados próximos às cidades estão recebendo altas cargas poluidoras. Devido estes fatores os eventos climáticos como chuvas e secas estão cada vez mais severos e as fontes hídricas saldáveis cada vez mais escassas, portanto, é muito importante manter os recursos hídricos limpos para em caso de necessidade hídrica poder contar com mais alternativas e fontes para capitação de água para consumo. Avaliou-se a localidade denominada Linha Verde da Lagoa do Meio no município de Linhares em relação à contaminação por Escherichia coli, sendo coletadas duas amostras de água da lagoa. Amostra 1 a montante da Linha Verde e Amostra 2 a jusante da Linha Verde e com base nos resultados obtidos a Lagoa do Meio está livre de contaminação por Escherichia coli na localidade da Linha Verde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vianna, Myriam Bandeira, Alynne Da Silva Barbosa, Valmir Laurentino Silva, Otílio Machado Bastos, and Julio Cesar Wasserman. "OCORRÊNCIA DE PARASITAS PATOLÓGICOS NOS RIOS MACACU, CACERIBU E GUAPI-MACACU, RIO DE JANEIRO, BRASIL." Engevista 16, no. 4 (June 19, 2013): 356. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v16i4.474.

Full text
Abstract:
No presente trabalho pretendeu-se realizar uma avaliação parasitológica da qualidade das águas dos rios Macacu, Caceribu e Guapi-Macacu, os quais vêm sendo utilizados para abastecimento de água e para atividades de laser. Amostras As amostras foram coletadas por filtração de 2000 L de água diretamente bombeada das estações. O material retido nos filtros foi submetido a análise pela técnica de Ritchie, modificada por Young e colegas, além dos testes de imunoensaios enzimáticos (ELISA) para a detecção dos parasitas Giardia spp, Entamoeba histolytica e Cryptosporidium spp. Embora os resultados indiquem a presença de ovos de Giardia spp e Cryptosporidium spp em apena três amostras, considerando o risco de contaminação e de doenças associados à presença destes organismos, é sugerido que novos procedimentos de gestão devam ser implantados, de forma a evitar a descarga direta de esgotos nos rios da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rocha, Aristides Almeida, Denise Navas Pereira, and Helcias Bernardo de Pádua. "Produtos de pesca e contaminantes químicos na água da Represa Billings, São Paulo (Brasil)." Revista de Saúde Pública 19, no. 5 (October 1985): 401–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101985000500003.

Full text
Abstract:
Através da análise dos surfactantes determinados pelo método colorimétrico com azul de metileno, e dos metais pesados determinados por espectrofotometria de absorção atômica, como o cádmio, chumbo, cobre, cromo, mercúrio e zinco, foi caracterizada a poluição na Represa Billings, SP (Brasil), enfatizando a qualidade sanitária da água e a contaminação dos peixes. Com base nos dados coligidos, é mostrado o perigo potencial que representa o consumo do pescado proveniente da Billings, se bem que a pesca comercial esteja hoje praticamente restrita às cabeceiras dos braços dos rios Capivari e Pequeno, na junção próxima a Ribeirão Pires e nos braços dos rios Curucutu e Taquacetuba. Os dados da CEAGESP - Companhia de Entreposto de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo - indicam que, no ano de 1980, apenas 64 toneladas de peixe provieram de São Bernardo do Campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Carneiro, Hellen Alves, Karoline de Sousa Oliveira, Luis Gustavo Almeida Simplício de Brito, Samara Galvão da Silva, José Marcelino de Lima Silva, and João Carlos de Miranda e Silva. "Monitoramento da qualidade da água de cinco rios do litoral da Paraíba: coliformes fecais." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 2, no. 3 (2015): 121. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.020304.

Full text
Abstract:
As águas que banham os rios urbanos compõem bacias hidrográficas que alimentam todos os ecossistemas são responsãveis pela manutenção da vida marinha, terrestre e essenciais a vida humana. O Brasil é um país banhado por grandes corpos hídricos que abastecem suas comunidades. Contudo, grande parte desses rios apresenta condições depressivas de qualidade de água, fazendo com que seus usos se restrinjam basicamente para navegação e usos secundários. Tendo em vista a importância dos corpos hídricos, o estudo tem como objetivo apresentar o monitoramento da qualidade da água de cinco rios do litoral paraibano, correlacionando o parâmetro medido 'temperatura' com a presença ou ausência e crescimento de microrganismos (coliformes termotolerantes) nesses corpos d'água. Os coliformes termotolerantes são capazes de se desenvolver e fermentar a lactose com produção de acido e gás a temperatura de 44-45 oC, em 24 h. Este grupo de microrganismos é usado como indicativo de contaminação sanitária pelo fato de estarem associados às fezes de animais de sangue quente. Através da análise desses dados, concluímos que o aumento da quantidade de coliformes termotolerantes nos rios amostrados, mesmo que esteja diretamente relacionado ao aumento da temperatura, não tem sido unicamente ocasionado por esses relativos aumentos. Ao invés disso, outros fatores como a grande quantidade de resíduos orgânicos depositados nestes corpos hídricos, através de esgotos, podem ser os responsáveis por esse 'boom' populacional de bactérias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Contaminação de rios"

1

Pitrat, Didier Marie Jacques Joel. "Avaliação da contaminação por metais em rios." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2010. http://hdl.handle.net/1884/24115.

Full text
Abstract:
Resumo: O rio Passauna, localizado no Sul do Brasil, alimenta um reservatorio artificial de grande importancia no abastecimento da regiao metropolitana de Curitiba. Desde sua implementacao em 1989, varios trabalhos academicos foram desenvolvidos para avaliar a contaminacao organica do rio e do reservatorio devido a pressao antropica crescente na regiao. A contaminacao metalica foi estudada em 2006; e mostrou um padrao de altas concentracoes em Cr (ate 275 mg/kg) e Pb (ate 497 mg/kg) nos sedimentos de fundo. Neste trabalho, a avaliacao da contaminacao metalica, a montante do reservatorio, foi feita atraves de duas abordagens complementares. A primeira consistiu em modelizar as cargas anuais e unitarias de Cd, Cu, Cr, Ni, Pb e Zn por meio do modelo PLOAD, pois havia suspeita da predominancia das fontes poluidoras difusas. A segunda abordagem consistiu em determinar as concentracoes dos mesmos metais em amostras de agua e sedimentos, coletadas com metodos limpos, por meio da absorcao atomica e dos metodos analiticos standards da USEPA. As analises dos sedimentos foram completadas por analises da granulometria e teores de carbono organico total. As estimativas de cargas fornecidas pelo modelo PLOAD confirmaram a predominancia das fontes poluidoras difusas, e os valores baixos de cargas metalicas recebidas a montante do reservatorio. A comparacao das cargas unitarias obtidas com as da literatura permitiu mostrar o carater rural da bacia do Passauna. Ja os resultados de amostragem revelaram que os sedimentos sao pobres em carbono organico (<5%), a maioria com fracao argilo-siltosa predominante (<63ƒÊm). As concentracoes de metais nos sedimentos do rio permitiram identificar um leve enriquecimento por cromo, e verificar o enriquecimento moderado por Pb, Cu e Zn a jusante de um aterro sanitario desativado. As analises das concentracoes na entrada do reservatorio revelaram um forte nriquecimento por Cr (ate 477mg/kg) e por Ni em menor nivel (ate 93mg/kg), levando a suspeita da existencia de uma nova fonte poluidora difusa a montante, diferente daquela ja suspeitada que polui com Zn e Cu. Entretanto, todas as amostras de sedimentos apresentaram concentracoes reduzidas de Pb (8-47mg/kg). O uso de indicadores de contaminacao, como o fator de enriquecimento e o index geoquimico, permitiu obter uma visao mais clara dos processos de contaminacao na zona de estudo, principalmente afetada pelo enriquecimento dos sedimentos por Cr e Ni, provavelmente oriundos de uma fonte pedogenica local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Puerari, Lucas. "Avaliação ambiental dos rios Barigüi E Alto Iguaçu (Paraná): a contaminação atual e a contaminação residual relacionada ao acidente da repar (2000)." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2011. http://hdl.handle.net/10183/56290.

Full text
Abstract:
Os rios Iguaçu e Barigüi, nos trechos afetados pelo vazamento da REPAR (2000), foram amostrados em 18 pontos, em 3 campanhas (2007-2008). TPH, BTEX e HPA ocorrem na água com concentrações muito baixas ou nem foram detectados. Não há aporte de hidrocarbonetos proveniente da REPAR. No sedimento, não foram detectados BTEX, HPA têm concentrações baixas ou não foram detectados; TPH ocorre em concentrações 10 vezes menores que o padrão ambiental, mas foi detectado em todas as amostras. As maiores concentrações ocorrem no rio Iguaçu, a jusante da foz do Barigüi. Alguns HPA presentes no óleo derramado só ocorrem neste trecho, sugerindo origem a partir do rio Barigüi. As razões diagnósticas de HPA no sedimento não estabelecem ligação direta com o vazamento da REPAR, por predominarem indicações de fonte pirolítica ou mista. Entretanto, estudo do sedimento do Banhado 4 mostrou que muitas das razões diagnósticas de HPA que indicavam fonte petrogênica no óleo original passaram a indicar fonte pirolítica 7 anos após o acidente. O índice pirogênico é a única razão que manteve indicação de fonte petrogênica. Na estação seca, as concentrações médias de esteróis no sedimento do rio Barigüi são coprostanol (25,97 μg/g), coprostanona (4,67 μg/g), colesterol (9,02 μg/g), colestanol (4,15 μg/g) e colestanona (0,42 μg/g). Na estação chuvosa, as concentrações reduzem-se pela metade (colestanona não foi detectada). O rio Iguaçu apresenta resultados similares a montante de Fazenda Rio Grande. Mas, nesta localidade, as concentrações aumentam apenas na estação chuvosa para coprostanol (249,63 μg/g), coprostanona (11,6 μg/g), colesterol (81,85 μg/g) e colestanol (49,99 μg/g), o que é atribuído à lavagem do solo pela água pluvial. A influência de Araucária é marcada por altas concentrações de coprostanol (329,8 μg/g na estação seca e 229,25 μg/g na estação chuvosa). Daí até General Lúcio as maiores concentrações ocorrem no canal principal, na campanha seca (média de 246,08 μg/g); na campanha chuvosa, a média cai para 101,51 μg/g. Nos canais secundários, o comportamento é contrário, relacionado ao acúmulo de sedimentos contaminados ocorrer aí apenas na cheia. No rio Iguaçu, os valores médios de COT na estação chuvosa e na seca são semelhantes (~28 mg/g) e bem maiores do que no rio Barigüi (estação chuvosa 5,2 μg/g; seca 8,9 mg/g). As relações entre coprostanol e COT indicam que o aporte de esgoto é o principal fator de definição do teor de carbono orgânico sedimentar apenas para o canal principal do rio Iguaçu e na estação chuvosa. Nos canais secundários deste rio e no rio Barigüi, em qualquer estação, ocorre contribuição importante de outras fontes (vegetação e/ou produção primária in situ). Coprostanol e coprostanona apresentam forte correlação nas duas estações. A ausência de correlação entre coprostanol e colesterol na estação seca, nos dois rios, pode ser explicada pela degradação do colesterol e/ou por parte deste provir de fonte diferente do coprostanol. As razões [5β/(5α+5β)estanona] e [5β/(5α+5β)estanol] são superiores a 7 (altamente contaminado) em 16 pontos na estação chuvosa e em todos os 18 pontos na estação seca.
The Iguaçu and Barigui rivers in parts affected by leakage REPAR (2000), were sampled in 18 points in three campaigns (2007-2008). TPH, BTEX and PAH occurring in water with very low concentrations or not detected. There is no input of oil from the REPAR. In the sediment, were not detected BTEX, PAH concentrations are low or not detected; TPH occurs in concentrations 10 times lower than the environmental standard, but was detected in all samples. The highest concentrations occur in the Iguaçu river, downstream from the mouth of Barigui. Some PAHs present in the oil spill occur only in this stretch, suggesting origin from the river Barigüi. The reasons diagnostic of PAH in the sediment do not establish a direct connection with the leaking of REPAR, predominate source of indication by pyrolytic or mixed. However, a study of sediment from the Wetland 4 showed that many of the reasons diagnostic for PAH that indicated petrogenic source in the original oil passed indicate source pyrolytic seven years after the accident. Pyrogenic index is the only reason that kept indication of petrogenic source. In the dry season, the average concentrations of sterols in the sediment of Barigüi river are coprostanol (25.97 μg/g), coprostanona (4.67 μg/g), cholesterol (9.02 μg/g), cholestanol (4.15 μg/g) and Cholestanones (0.42 μg/g). In the rainy season, the concentrations are reduced by half (Cholestanones was not detected). The Iguaçu river shows similar results upstream of Fazenda Rio Grande. But in this location the concentrations increase only during the rainy season to coprostanol (249.63 μg/g), coprostanona (11.6 μg/g), cholesterol (81.85 μg/g) and cholestanol (49.99 μg/g), which is assigned to wash the soil by rainwater. The influence of Araucaria is marked by high concentrations of coprostanol (329.8 μg/g dry season and 229.25 μg/g in the rainy season). Thence to General Lúcio the highest concentrations occur in the main channel in the dry campaign (average of 246.08 μg/g) in the rainy campaign, the average falls to 101.51 μg/g. In the secondary channels, the behavior is opposite, related to the accumulation of contaminated sediments occur there only in full. In the Iguaçu River, the average values of TOC in the rainy and dry seasons are similar (~ 28 mg/g) and much larger than the Barigüi river (wet season 5.2 μg/g dry 8.9 mg/g). The relationships between coprostanol and TOC indicate that the sewage discharges are the main factor defining the sedimentary organic carbon content just for the main channel of the Iguaçu river and the rainy season. In secondary channels this river and in the river Barigüi, in any season, there is significant contribution from other sources (vegetation and/or primary production in situ). Coprostanol and coprostanona have strong correlation in both seasons. The lack of correlation between cholesterol and coprostanol in the dry season in the two rivers can be explained by the degradation of cholesterol and/or part of this come from different source of coprostanol. The reasons [5β / (5α +5 β) estanona] and [5β / (5α +5 β) stanol] are superior to 7 (highly polluted) on 16 points in the rainy season and all 18 points in the dry season.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferreira, Raquel Jussara Sá. "Determinação de metais traço em sedimentos de rios." Florianópolis, SC, 2001. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79773.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemátecas. Programa de Pós-Graduação em Química.
Made available in DSpace on 2012-10-18T07:23:22Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T20:32:48Z : No. of bitstreams: 1 183603.pdf: 8108641 bytes, checksum: b89e5b2967c852c9a9c62fddca348d7d (MD5)
Determinação da concentração dos metais: cobre, níquel, prata, mercúrio, zinco, cromo, cobalto, chumbo e cádmio presentes em sedimentos de rios, que estão potencialmente disponíveis para a coluna d'água. Empregou-se ácido nítrico bidestilado diluído para a solubilização dos metais e o método do ICP-MS para a determinação da concentração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mazza, Felipe Cury. "Contaminação do Rio Paraíba do Sul por Endossulfan - avaliação dos modelos matemáticos de Mackay e dinâmico de Fick." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2012. http://hdl.handle.net/1884/28828.

Full text
Abstract:
Resumo: Nos últimos anos, os acidentes ambientais têm sido cada vez mais comuns. Esses acidentes vêm causando impactos significativos para o meio ambiente e às populações que fazem uso dos recursos naturais. Devido ao vazamento de endossulfan no rio Pirapetinga e consequentemente no rio Paraíba do Sul, ocorrido no ano de 2008, foi elaborado um estudo para analisar o desempenho de modelos matemáticos que descrevem o comportamento do poluente no meio ambiente, comparando os resultados obtidos com aqueles fornecidos pelos órgãos de controle e de fiscalização ambiental. Os modelos matemáticos empregados foram os modelos de comportamento de Mackay e o dinâmico de Fick. Visando a estimativa da distribuição do teor de endossulfan, determinaram-se os parâmetros dos compartimentos do modelo de Mackay, utilizando os valores reais para água e sedimentos. Para o modelo de Fick, os parâmetros foram obtidos com base nos relatórios do acidente. Para a determinação da distribuição espacial do endossulfan, realizou-se o georreferenciamento do domínio da solução do modelo de Fick, incluindo rios onde ocorreu a dispersão do poluente. Os resultados obtidos mostraram-se satisfatórios, e pode-se concluir ambos os modelos apresentam eficiência em prever a distribuição do composto, possibilitando uma rápida solução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Adelino, Denise Isabel Gaiato. "Bio-contaminação da fauna piscícola em rios de tipo mediterrânico: análise geo-espacial dos factores de invisabilidade." Master's thesis, Universidade de Évora, 2014. http://hdl.handle.net/10174/18308.

Full text
Abstract:
As bacias hidrográficas mediterrânicas, são consideradas importantes hotspots de biodiversidade piscícola, no entanto encontram-se sujeitas a elevada pressões antrópicas, nomeadamente devido à introdução de espécies piscícolas não-nativas. O presente estudo tem como objectivo determinar os padrões de abundância e riqueza de espécies piscícolas nas bacias hidrográficas do Sul de Portugal e avaliar a contaminação biológica e risco de bio-poluição causado por não-nativas, como também identificar os factores ambientais, incluindo pressões antropogénicas, que determinam os padrões de bio-contaminação. A densidade, a proporção, o número de espécies não-nativas assim como os índices de contaminação biológica foram superiores em locais degradados relativamente aos locais de referência, os quais apresentaram maior número de espécies nativas. A bacia do Sado destacou-se das restantes bacias com maiores valores médios de contaminação biológica e risco ecológico de bio-poluição devido a apresentar condições ambientais e de pressão antropogénicas favoráveis para o sucesso do estabelecimento de um grande número de espécies não-nativas introduzidas em Portugal. As bacias do Mira e das Ribeiras do Algarve apresentaram relativamente baixa contaminação biológica e risco ecológico por bio-poluição, devendo ser alvo de programas de prevenção para potenciais invasões. Os factores de invasibilidade estão relacionados tanto com aspectos ambientais puros, que tendem a variar de bacia para bacia e de espécie para espécie, como com o nível e o tipo de pressão antropogénica, que em conjunto, potenciam o sucesso de invasão das espécies não-nativas; Biological contamination of freshwater fish Mediterranean type streams: geospatial factors of invasibility Abstract Mediterranean basins are important fish biodiversity hotspots, however are subject to high anthropogenic pressures, particularly due to introduction of non-native fish species. This study aims to define patterns of fish species abundance and diversity in the river basins of southern Portugal and evaluate the biological contamination and bio-pollution risk caused by non-native species, but also identifies the environmental factors, including anthropogenic pressures, which determine biological contamination patterns. Non-native species density, proportion, number as well biological contamination indexes were higher in disturbed sites in relative to reference sites, which showed large number of native species. The Sado basin stood out from the other basins with higher mean values of biological contamination and ecological risk of bio-pollution because of environmental and anthropogenic pressure favorable conditions for the successful establishment of a huge number of non-native species introduced in Portugal. Mira and Ribeiras of Algarve basins showed relatively low biological contamination and ecological risk for bio-pollution, must be the prevention programs focus for potential invasions. The invasibility factors are related to pure environmental features, which tend to differ from basin to basin and from species to species, as well with the anthropogenic pressure level and type, which together increase the success of invasion by non-native species.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, David Neves de. "Hidrogeoquímica e indicadores de qualidade das águas superficiais no Município de Três Rios/RJ e seu entorno." Niterói, 2017. https://app.uff.br/riuff/handle/1/3740.

Full text
Abstract:
Submitted by Biblioteca de Pós-Graduação em Geoquímica BGQ (bgq@ndc.uff.br) on 2017-05-29T16:17:04Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO MESTRADO - DAVID NEVES.pdf: 7961414 bytes, checksum: a6e16e2489660cbcfdc1ee3990007b0a (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-29T16:17:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO MESTRADO - DAVID NEVES.pdf: 7961414 bytes, checksum: a6e16e2489660cbcfdc1ee3990007b0a (MD5)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Fluminense. Instituto de Química. Programa de Pós-Graduação em Geoquímica, Niterói, RJ
As águas superficiais brasileiras vêm sofrendo constantes alterações em sua qualidade devido às atividades antrópicas e influências do uso e ocupação da região do entorno das bacias hidrográficas. Diante da complexidade dos sistemas lóticos, através de mét odos estatísticos , muitos pesquisadores buscam identificar variáveis representantes d as condições do corpo hídrico. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi analisar temporal e espacialmente os aspectos hidrogeoquímico s e de qualidade das águas dos rios Piabanha, Paraibuna e Paraíba do Sul no município de Três Rios ( RJ ) , por meio de análise fatorial . Para isso foram selecionados oito pontos de amostragens ao longo dessas drenagens, sendo seis localizados no rio Paraíba do Sul, um no Piabanha e um no Parai buna. Além de medidas físico - químicas ―in situ‖ como pH, potencial oxi - redutor, condutividade elétrica e oxigênio dissolvido , a mostras foram coleta da s trimestralmente durante um ano hidrológico para análises de íons como Na + , K + , Mg 2+ , Ca 2+ , Cl - , SO 4 2 - , HCO 3 - , F - e B - , elementos traço Al, As, Ba, Cd, Cu, Cr, Fe, Hg, Mn, Mo, Ni, Se, Sr e V, nutrientes como N - total, NH 4 + , NO 2 - , NO 3 - , P - total e PO 4 3 - , SiO 2 , coliformes totais , termotolerantes, material particulado em suspensão - MPS , carbono orgânico dissolvido - COD e demanda bioquímica de oxigênio - DBO . Dentre os parâmetros físico - químicos, apenas o oxigênio dissolvido e a turbidez apresentaram discordância com os valores de referência estabelecido na Resolução CONAMA 357 de 2005. A concentração de MPS foi con dicionada ao regime pluviométrico da área de estudo, de modo que as maiores concentrações foram registradas no período chuvoso e as menores no período de estiagem. No entanto, as diversas barragens e/o u sistemas de contenções de erosões presente s a montant e dos segmentos amostrados , reduziram em maior ou menor grau os valores de MPS obtidos nos três rios. Para os períodos chuvoso e seco , as águas superficiais foram classificadas predominantemente como bicarbonatada sódica a mista. Entre as frações nitrogena das, o nitrato prevaleceu em época seca , como resultado da oxidação da matéria orgânica de efluentes domésticos. Dentre os metais, os elementos - traço Al, Fe e Hg foram os mais representativos para depreciação da qualidade hídrica. De modo geral, a qualidad e das águas superficiais durante o período chuvoso foi influenciada por processos erosivos, ao passo que no período seco foi controlada pel o escoamento de base e pelo lançamento de efluentes domésticos sem tratamento prévio
The Brazilian surface waters have been constantly changing th eir quality due to the anthropic activities and influences of the use and occupation of the region around the watersh eds. Given the complexity of the lotic systems, many researchers have sought through statistical methods to recognize variables that can represent the conditions of the hydric body. In this context, the aim of thi s work was to analyze in the time and in t he space the hydrogeochemical aspects and water quality of the Piabanha, Paraibuna and Paraíba do Sul rivers in Três Rios municipality, Rio de Janeiro State , and its surroundings by multivariate statistical analyzes. Therefore, eight sampling points were s elected along those wat er bodies, which six are situated in the Paraíba do Sul river, one in Piabanha and one in Paraibuna. The samples were collected quarterly during a hydrological year. In the field , the physicochemical parameters were measured in loco such as pH, oxy - reductive potential, electrical conductivity and dissolved oxygen and in the laboratory were carried out analyzes for the ions Na + , K + , Mg 2+ , Ca 2+ , Cl - , SO 4 2 - , HCO 3 - , F - and B - ; for the trace - elements Al, As, Ba, Cd, Cu, Cr, Fe, Hg, Mn, Mo, Ni, Se, Sr e V; for the main nutrients N - total, NH 4 + , NO 2 - , NO 3 - , P - total and PO 4 3 - , SiO 2 , the total coliforms and thermotolerants, the suspension particulate matter – SPM, the dissolved organic carbon – DOC and the biochemical oxygen demand – BOD. Among the physical - chemical parameters, only the dissolved oxygen and turbidity showed disagreement with the reference values s et out in Federal R esolution CONAMA 357/ 2005 . The concentration of SPM was conditioned by the rainfall behavior of the study area, disp laying the highest concentrations in the rainy season and the lowest ones in the dry season. However, the various dams and/or retaining walls present upstream from the segments sampled, reduced the SPM values obtained in the three rivers. The surface wate rs were chemically classified as sodium bicarbonate to mix for both wet and dry periods . Among the nitrogenous fractions present in surface waters , the nitrate prevailed in the dry season as a result of the oxidation of the organic matter from domestic eff luents. Regarding the trace elements Al e Hg were the most representative for the depreciation of water quality. In general, the quality of the surface waters during the rainy season was influenced by erosive processes in the rivers banks, while in the dry season the influence was based on the base flow and on the launch of domestic effluent without previous treatment
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Benchimol, Mariana Bernardes Borges. "DETERMINAÇÃO DE METAIS POLUENTES EM DIFERENTES NÍVEIS TRÓFICOS DE PEIXES COLETADOS NAS BACIAS DOS RIOS ARAGUAIA E TOCANTINS NO ESTADO DE GOIÁS." Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2011. http://localhost:8080/tede/handle/tede/2495.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-10T10:44:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIANA BERNARDES BORGES BENCHIMOL.pdf: 15746292 bytes, checksum: 6f409bc1d98f40023f1239cbe314ec0c (MD5) Previous issue date: 2011-08-30
This study was conducted in the Araguaia and Tocantins basins in the State of Goiás, during the drought period, and aimed to evaluate the content of polluting metals: aluminum, cadmium, lead, copper, chromium, iron, manganese and zinc in different trophic levels of fishes, and to compare the concentrations of these metals between the different trophic levels, sampling sites and between the two basins. Tests for determining the concentration of metals were performed by atomic absorption spectrometry, flame mode (AAS-flame). The similarity of the median concentrations of metal pollutants between trophic groups, between sampling sites and between basins was investigated by nonparametric Kruskal-Wallis test. The metals that most contributed to the pollution of basins studied were aluminum and manganese, possibly due to soil typical of the region (Oxisol) and the type of handling close to watercourses. The highest concentrations of metals were found in the Araguaia basin. There was significant difference in the levels of aluminum, iron and zinc between the basins. The trophic level most affected by metal pollution was the insectivore. Significant difference in the concentrations of pollutant metals (except lead) between trophic levels was observed. The data analysis indicates that the source of metal contamination of fish is the sediment of the aquatic environment. Results show a possible contamination of fish Araguaia and Tocantins basins with metal pollutants. Human activities observed in these basins appear to contribute to these results.
Esse estudo foi realizado nas bacias dos rios Araguaia e Tocantins, no Estado de Goiás, durante o período de estiagem, e teve como objetivo avaliar o teor de metais poluentes: alumínio, cádmio, chumbo, cobre, cromo, ferro, manganês e zinco em diferentes níveis tróficos de peixes, bem como comparar as concentrações destes metais entre os diferentes níveis tróficos, locais de coleta e entre as duas bacias hidrográficas. As análises para a determinação da concentração dos metais foram realizadas por espectrometria de absorção atômica, modalidade chama (EAA chama). A similaridade das concentrações medianas de metais poluentes entre os grupos tróficos, entre os locais de coleta e entre as bacias foi investigada pelo teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis. Os metais que mais contribuíram para a poluição das bacias estudadas foram o alumínio e o manganês, possivelmente em decorrência do solo típico da região (Latossolo) e do tipo de manejo próximo aos cursos d água. As maiores concentrações de metais foram encontradas na bacia do rio Araguaia. Observou-se diferença significativa nos teores de alumínio, ferro e zinco entre as bacias. O nível trófico mais afetado pela poluição por metais foi o insetívoro. Diferença significativa nas concentrações de metais poluentes (exceto para o chumbo) entre os níveis tróficos foi verificada. Análises dos dados indicam que a fonte de contaminação dos peixes por metais é o sedimento do ambiente aquático. Resultados mostram uma possível contaminação de peixes das bacias dos rios Araguaia e Tocantins com metais poluentes. As atividades antrópicas observadas nestas bacias parecem contribuir para esses resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Melo, Camila de Almeida [UNESP]. "Caracterização e dinâmica de metais em rios da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande. -." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010. http://hdl.handle.net/11449/97773.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:29:06Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010-06-18Bitstream added on 2014-06-13T20:38:20Z : No. of bitstreams: 1 melo_ca_me_sjrp.pdf: 1374566 bytes, checksum: 668f08f5e93758d8c822355201627410 (MD5)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Neste trabalho foi determinado o estoque de metais e avaliada a dinâmica destes em águas superficiais dos rios Preto, Turvo e Grande e seus afluentes (corpos aquáticos pertencentes à Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande). Numa primeira etapa, os elementos alumínio, antimônio, arsênio, bário, cádmio, chumbo, cobre, cromo, níquel e zinco foram quantificados mensalmente em 13 locais de amostragens empregando Espectrometria de Absorção Atômica com Atomização por Forno de Grafite. Nessas mesmas amostras foram monitorados em campo, com o auxílio de equipamentos multiparâmetros, os parâmetros temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade, pH e sólidos totais dissolvidos, bem como no laboratório o carbono orgânico total (COT) empregando um Analisador de Carbono Orgânico Total. Os resultados foram interpretados com o auxílio de Análise de Componentes Principais (PCA). Numa segunda etapa, substâncias húmicas aquáticas (SHA) foram extraídas das águas do rio Preto empregando método recomendado pela Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas. Em seguida, estudos da capacidade de complexação das SHA do Rio Preto com os metais alumínio, cromo (III), cromo (VI) e níquel foram realizados no laboratório e em campo empregando Espectrofluorimetria Molecular. A partir dos resultados obtidos pode se verificar que os corpos aquáticos Córrego Piedade e rio Preto próximo a ETE (COT variando de 2,9-225,8 mg L-1) encontraram-se impactados principalmente, devido ao lançamento de efluentes domésticos. Os dados de PCA discriminaram 4 grupos permitindo avaliar a influência da sazonalidade no aporte dos contaminantes monitorados. As constantes de estabilidade condicional dos complexos SHA-Cromo (VI), SHA-Cromo (III) e SHANíquel foram de 2,6 10-2, 2,0 10-2 e 1,1 10-5, respectivamente. Estes resultados, associados à caracterização das SHA permite concluir...
Quantify and metals environmental dynamics in waters from Preto, Turvo and Grande rivers and its main tributaries (water bodies belonging at Turvo/Grande Watershed) were evaluated in this work. As a first step, freshwater were sampling monthly at 13 sampling places during 12 months and the elements aluminum, antimony, arsenic, barium, cadmium, lead, copper, chromium, nickel and zinc were quantified using Graphite Furnace Atomic Absorption Spectrometry. In field, the characterization of these water samples were carried through measures of temperature, dissolved oxygen, conductivity, pH and total dissolved solids. Total organic carbon (TOC) was quantified using a Total Organic Carbon Analyzer. Principal Component Analysis (PCA) was employed to data treatment. In a second step, aquatic humic substances (AHS) were extracted from Preto River according International Humic Substances Society method. Complexation capacity studies of AHS with aluminum, chromium (III), chromium (VI) and nickel were performed in the laboratory and field using Fluorescence Molecular Spectroscopy. Results showed that Piedade and Preto rivers near ETE are the aquatic bodies more affected by domestic discharges presenting TOC ranged from 2.9 to 225.8 mg L-1. PCA discriminated four groups to evaluate seasonality influence on discriminated diffuse and point sources of monitored contaminants. Conditional stability constants of metal complexes with AHS were 2.6 10-2, 2.0 10-2 and 1.1 10-5 for chromium (VI), chromium (III) and nickel, respectively. Our results indicated that SHA-metal interactions are weak compared to other studies reported in the literature, whose may be associated to humification degree low. Atypical behavior was observed to complexation capacity study of the AHS-Aluminum. An increase of the fluorescence signal was noted with metal addition. Finally, solar radiation decrease the complexation... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Melo, Camila de Almeida. "Caracterização e dinâmica de metais em rios da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande. -." São José do Rio Preto : [s.n.], 2010. http://hdl.handle.net/11449/97773.

Full text
Abstract:
Orientador: Márcia Cristina Bisinoti
Banca: André Henrique Rosa
Banca: Edenir Rodrigues Pereira Filho
Resumo: Neste trabalho foi determinado o estoque de metais e avaliada a dinâmica destes em águas superficiais dos rios Preto, Turvo e Grande e seus afluentes (corpos aquáticos pertencentes à Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande). Numa primeira etapa, os elementos alumínio, antimônio, arsênio, bário, cádmio, chumbo, cobre, cromo, níquel e zinco foram quantificados mensalmente em 13 locais de amostragens empregando Espectrometria de Absorção Atômica com Atomização por Forno de Grafite. Nessas mesmas amostras foram monitorados em campo, com o auxílio de equipamentos multiparâmetros, os parâmetros temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade, pH e sólidos totais dissolvidos, bem como no laboratório o carbono orgânico total (COT) empregando um Analisador de Carbono Orgânico Total. Os resultados foram interpretados com o auxílio de Análise de Componentes Principais (PCA). Numa segunda etapa, substâncias húmicas aquáticas (SHA) foram extraídas das águas do rio Preto empregando método recomendado pela Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas. Em seguida, estudos da capacidade de complexação das SHA do Rio Preto com os metais alumínio, cromo (III), cromo (VI) e níquel foram realizados no laboratório e em campo empregando Espectrofluorimetria Molecular. A partir dos resultados obtidos pode se verificar que os corpos aquáticos Córrego Piedade e rio Preto próximo a ETE (COT variando de 2,9-225,8 mg L-1) encontraram-se impactados principalmente, devido ao lançamento de efluentes domésticos. Os dados de PCA discriminaram 4 grupos permitindo avaliar a influência da sazonalidade no aporte dos contaminantes monitorados. As constantes de estabilidade condicional dos complexos SHA-Cromo (VI), SHA-Cromo (III) e SHANíquel foram de 2,6 10-2, 2,0 10-2 e 1,1 10-5, respectivamente. Estes resultados, associados à caracterização das SHA permite concluir... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Quantify and metals environmental dynamics in waters from Preto, Turvo and Grande rivers and its main tributaries (water bodies belonging at Turvo/Grande Watershed) were evaluated in this work. As a first step, freshwater were sampling monthly at 13 sampling places during 12 months and the elements aluminum, antimony, arsenic, barium, cadmium, lead, copper, chromium, nickel and zinc were quantified using Graphite Furnace Atomic Absorption Spectrometry. In field, the characterization of these water samples were carried through measures of temperature, dissolved oxygen, conductivity, pH and total dissolved solids. Total organic carbon (TOC) was quantified using a Total Organic Carbon Analyzer. Principal Component Analysis (PCA) was employed to data treatment. In a second step, aquatic humic substances (AHS) were extracted from Preto River according International Humic Substances Society method. Complexation capacity studies of AHS with aluminum, chromium (III), chromium (VI) and nickel were performed in the laboratory and field using Fluorescence Molecular Spectroscopy. Results showed that Piedade and Preto rivers near ETE are the aquatic bodies more affected by domestic discharges presenting TOC ranged from 2.9 to 225.8 mg L-1. PCA discriminated four groups to evaluate seasonality influence on discriminated diffuse and point sources of monitored contaminants. Conditional stability constants of metal complexes with AHS were 2.6 10-2, 2.0 10-2 and 1.1 10-5 for chromium (VI), chromium (III) and nickel, respectively. Our results indicated that SHA-metal interactions are weak compared to other studies reported in the literature, whose may be associated to humification degree low. Atypical behavior was observed to complexation capacity study of the AHS-Aluminum. An increase of the fluorescence signal was noted with metal addition. Finally, solar radiation decrease the complexation... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Liliane Silva Câmara de. "A poluição em mananciais pode desencadear efeitos tóxicos em peixes? Um estudo de caso para o gênero tilapia no Rio Maxaranguape, Pureza/RN – 2016." Universidade Estadual da Paraíba, 2017. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3134.

Full text
Abstract:
Submitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2018-06-27T11:56:06Z No. of bitstreams: 1 PDF - Liliane Silva Câmara de Oliveira.pdf: 25636983 bytes, checksum: 0b12e9559d0756d268a1438a25de32ed (MD5)
Approved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2018-07-03T17:48:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Liliane Silva Câmara de Oliveira.pdf: 25636983 bytes, checksum: 0b12e9559d0756d268a1438a25de32ed (MD5)
Made available in DSpace on 2018-07-03T17:48:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Liliane Silva Câmara de Oliveira.pdf: 25636983 bytes, checksum: 0b12e9559d0756d268a1438a25de32ed (MD5) Previous issue date: 2017-03-23
The water is one of the most important resources for maintaining life on planet earth, and only a small part of the whole that is available is capable of favoring human life: is called fresh water. It is found in rivers, glaciers, lakes and subterranean vegetation with low salinity, and in these days he has been suffering it is suffering from anthropic actions related to urbanization, industrialization, bathing, fish farming, agronomy and agriculture. These actions cause contamination of these waters and degradation of the natural environment, putting at risk the maintenance of life. This research was carried out in the Municipality of Pureza, located 59 km from the capital of Rio Grande do Norte, Where is the source of the Maxaranguape River, considered one of the most important of the State, that was object of observation of this study during the year 2016. Its nascent and its margins are used as seaside resort and it has been showing signs of degradation from these actions. This environmental scenario motivated the accomplishment of this study, whose objective was to investigate the occurrence of possible genotoxic effects of the water pollution of the Maxaranguape River in fish of the genus Tilapia from an environmental perspective. For that was used as method observatory records with annotations and photos; listening to the surrounding residents and utilities of the river were performed, as well as microbiological, physical-chemical and Micronucleus (MN) tests from blood red blood cells of Tilapia fish. The results showed that the river is in the process of degradation and may still be a source of public health problems. It presents sandbanks and changes in its course, microbiological and physico-chemical changes in its waters and the extinction of species such as Tilapia, which made genotoxic study impossible. The river is being disrespected by city dwellers and public authorities, being used in many wrong ways, dying for lack of inspection, maintenance and preservation. It is an urgent need for control over the city's administrators, a serious job of cleaning, maintenance, inspection and conservation. As it is also necessary an educational intervention work with the environment residents and visitors who use the River and its source as recreational points.
A água é um dos recursos mais importantes para a manutenção da vida no planeta terra e apenas uma pequena parte do todo que está disponível é capaz de favorece a vida humana: é a chamada água doce. Ela é encontrada em Rios, geleiras, lagos e lenções subterrâneos com salinidade baixa, e nos dias atuais vem sofrendo com as ações antrópicas ligadas a urbanização, industrialização, balneabilidade, piscicultura, agronomia e agropecuária. Essas ações provocam a contaminação dessas águas e degradação do ambiente natural, colocando em risco a manutenção da vida. Essa pesquisa foi realizada no Município de Pureza, localizado a 59 km da capital do Rio Grande do Norte, onde está a nascente do Rio Maxaranguape, considerado um dos mais importantes do Estado, objeto de observação desse estudo durante o ano de 2016. Sua nascente e suas margens são utilizadas como balneário e ele vem apresentando sinais de degradação provenientes dessa ação. Este cenário ambiental motivou a realização desta pesquisa, cujo objetivo é investigar a ocorrência de possíveis efeitos genotóxicos da poluição aquática do Rio Maxaranguape em peixes do gênero Tilapia em uma perspectiva ambiental. Para tanto, foi utilizado como método de coleta de dados registros observatórios com anotações e fotos; escuta dos moradores do entorno e utilitários do rio foram realizados, além de testes microbiológicos, físico-químicos e do Micronúcleo (MN) a partir de eritrócitos sanguíneos de peixes Tilapia. Os resultados mostraram que o rio encontra-se em processo de degradação, podendo ainda ser fonte de problemas de saúde pública. Ele apresenta bancos de areia e modificações em seu curso, alterações microbiológicas e físico-químicas em suas águas e a extinção de espécies como a Tilapia, o que impossibilitou o estudo genotóxico. O Rio está sendo desrespeitado pelos moradores da cidade e autoridades públicas, sendo utilizado de muitas maneiras incorretas, morrendo pela falta de fiscalização, manutenção e preservação. É urgente a realização de um sério trabalho de limpeza, manutenção, fiscalização e conservação, assim como é necessário um trabalho de intervenção educacional com os moradores do entorno e visitantes que utilizam o Rio e sua nascente como pontos recreativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Contaminação de rios"

1

Pereira, Natália Jovita, Nayara Duarte da Silva, Sildiane Martins Cantanhêde, Janderson Bruzaca Gomes, Ligia Tchaicka, and Débora Martins Silva Santos. "ANORMALIDADES ERITROCÍTICAS EM Sciades herzbergii E FATORES BIÓTICOS E ABIÓTICOS NA AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO DE RIOS DA ILHA DO MARANHÃO." In Impactos das tecnologias nas ciências biológicas e da saúde 3, 118–29. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.37719160113.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

GOMES, Fernanda Bento Rosa, Taciane de Oliveira Gomes de ASSUNÇÃO, Emanuel Manfred Freire BRANDT, and Renata de Oliveira PEREIRA. "AVALIAÇÃO DO RISCO DE CONTAMINAÇÃO DOS MANANCIAIS DA BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO POR AGROTÓXICOS NÃO LISTADOS NO PADRÃO DE POTABILIDADE BRASILEIRO." In PESQUISAS EM TEMAS DE ENGENHARIAS. RFB Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.46898/rfb.9786558890379.2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Contaminação de rios"

1

Ribeiro, Antonia Francisca Santos. "CONTAMINAÇÃO E O USO DE ANTIMICROBIANOS EM ALIMENTOS: POSSIVEIS CAUSA DE RESITÊNCIA MICROBIANA." In I Congresso Nacional de Microbiologia Clínica On-Line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1173.

Full text
Abstract:
Introdução: Estudos mostram possíveis causas de resistência microbiana que está relaciona com a contaminação de alimentos e a aplicação de antimicrobianos em animais como aves e suínos para consumo humano. Metodologia: Fez-se um levantamento de revisão de literatura nas bases de dados: Scielo, Lilacs e Google acadêmico. Resultado e Discussão: Na análise de dados, verificou-se grandes fontes de contaminação através de microrganismos como bactérias, fungos protozoários e parasitas. Muitas fontes de contaminação foram encontradas, como por exemplo: água de rios poluídos que é utilizado por áreas de cultivos, má higienização de abatedouros, fatores socioeconômicos como o aumento de desemprego, que aumenta o número de vendedores de barraquinhas de comidas nas ruas, a crescente venda de alimentos em feiras livres, a facilidade de distribuição de alimentos industrializados, a exportação para outros países e o crescente consumo de alimentos nas ruas por pessoas que não tem tempo de comer em casa tem se tornado grandes fontes de contaminação alimentar, a ingestão de alimentos crus como maionese caseira tem ocasionado vários quadros de doenças e infecções alimentares . A aplicação de microrganismos para engordar aves e suínos tem sido vantajoso para os produtores de alimentos, porém tem sido uma das grandes causas de aumento de resistência microbiana. Conclusão: A grande demanda de produção de alimentos tem elevado a contaminação de alimentos e analisou-se que ocorrem principalmente em países subdesenvolvidos. Haja vista são fatores preocupantes para a saúde pública. Pode-se concluir então que é necessária ações como mais fiscalização sanitária sobre esses locais que produzem e vendem alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SILVA, VINICIUS SAMUEL PEREIRA, WELLINGTON PEREIRA SILVA, and MARCELO A. RUAS. "INCIDÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES EM ALUNOS DE 07 A 11 ANOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL SITUADA NO BAIRRO VILA ÁUREA NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS - MG." In Brazilian Congress. brazco, 2020. http://dx.doi.org/10.51162/brc.health2020-00027.

Full text
Abstract:
As enteroparasitoses representam um fator de grande relevancia no que se relaciona com a saude publica nos paises em desenvolvimento. Tendo como um dos principais fatores de contaminacao a exposicao e o convivio de pessoas em ambientes expostos a esgotos lancados a ceu aberto ou em rios urbanos. Motivo este que cominou na escolha da Escola Estadual Deputado Esteves Rodrigues do municipio de Montes Claros- MG, devido a falta de infraestrutura local: passagem de um corrego a ceu aberto contaminado com esgoto no fundo da escola e a precaria educacao sanitaria da comunidade local. O objetivo geral desse trabalho foi verificar qual as enteroparasitoses mais frequentes entre os alunos de 7 a 11 anos, dessa escola. Tendo como objetivos especificos, verificar as enteroparasitoses mais frequentes entre estes estudantes. A metodologia utilizada foi baseada na analise parasitologica de Hoffman, Pons, Janer, aplicada em um total de 75 amostras, seguido por uma discursao tecnica do resultados obtidos. Ao final, foi concluido um taxa de contaminacao de 33% das amostras, onde 6% apresentavam Strongyloides stercoralis, 3% Hymenolepis nana, 3% Endolimax nana, 44% Giardia lamblia, 19% Entamoeba histolytica e 25% Entamoeba coli. Ocorrendo 64% dos casos de monoparasitismo, 24% dos casos de biparasitismos, 12% dos casos de triparasitismo , demonstrando que apesar dos fatores adversos, apenas 25 criancas apresentavam algum tipo de contaminacao. ,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alves, Ana Karoline Ramos, Gleide Alencar Nascimento Dias, and Marco Antônio da Silva Braga. "MODELAGEM DE DADOS ERT EM CONTAMINAÇÃO DE TERMINAIS." In 15th International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEF, Rio de Janeiro, Brazil, 31 July-3 August 2017. Brazilian Geophysical Society, 2017. http://dx.doi.org/10.1190/sbgf2017-121.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bortolin, José Ricardo Melges, and Walter Malagutti Filho. "Monitoramento temporal de contaminação por chorume usando métodos geoelétricos." In 12th International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEF, Rio de Janeiro, Brazil, 15-18 August 2011. Society of Exploration Geophysicists and Brazilian Geophysical Society, 2011. http://dx.doi.org/10.1190/sbgf2011-063.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

da Silva*, Jorge Eduardo, Leandro Moura Leite Yokoyama, Welitom Rodrigues Borges, Vagner Roberto Elis, and Francisco Y. Hiodo. "Mapeamento tridimensional de pluma de contaminação através de resistividade elétrica." In 10th International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEF 2007, Rio de Janeiro, Brazil, 19-23 November 2007. Society of Exploration Geophysicists and Brazilian Geophysical Society, 2007. http://dx.doi.org/10.1190/sbgf2007-065.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Filho, Walter Malagutti, and César Augusto Moreira. "Métodos geoelétricos no estudo da contaminação subterrânea na área do Cemitério Municipal de Rio Claro - SP." In 12th International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEF, Rio de Janeiro, Brazil, 15-18 August 2011. Society of Exploration Geophysicists and Brazilian Geophysical Society, 2011. http://dx.doi.org/10.1190/sbgf2011-258.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

de Almeida*, Fabíola Magalhães, Danusa Mayara de Souza, and José Gouvêa Luiz. "Estudo da contaminação por hidrocarbonetos em postos de serviços de Abaetetuba-PA utilizando georadar." In 10th International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEF 2007, Rio de Janeiro, Brazil, 19-23 November 2007. Society of Exploration Geophysicists and Brazilian Geophysical Society, 2007. http://dx.doi.org/10.1190/sbgf2007-048.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

da Silva*, Ariveltom Cosme, Antônio Carlos Dourado, and César Augusto Moreira. "Estudo de contaminação de águas subterrâneas em Ji-Paraná- Rondônia pelo método da eletrorresistividade." In 10th International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEF 2007, Rio de Janeiro, Brazil, 19-23 November 2007. Society of Exploration Geophysicists and Brazilian Geophysical Society, 2007. http://dx.doi.org/10.1190/sbgf2007-156.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rocha*, Lis Franco, and Emanuele F. La Terra. "Uso do método TDEM (eletromagnético no domínio do tempo) na investigação de pluma de contaminação." In 12th International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEF, Rio de Janeiro, Brazil, 15-18 August 2011. Society of Exploration Geophysicists and Brazilian Geophysical Society, 2011. http://dx.doi.org/10.1190/sbgf2011-068.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lago*, Alexandre Lisboa, Vagner Roberto Elis, Welitom Rodrigues Borges, Sérgio Jr S. Fachin, and Andrea Ustra. "Resistividade elétrica utilizada no imageamento da contaminação proveniente da disposição de resíduos de óleos lubrificantes." In 10th International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEF 2007, Rio de Janeiro, Brazil, 19-23 November 2007. Society of Exploration Geophysicists and Brazilian Geophysical Society, 2007. http://dx.doi.org/10.1190/sbgf2007-014.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography