Journal articles on the topic 'Constituicao Comentada'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Constituicao Comentada.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Constituicao Comentada.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

DALVI, Maria Amélia. "COLEÇÃO “LITERATURA COMENTADA”: LEITURA E POESIA*." Revista Texto Poético 12, no. 20 (June 22, 2016): 62. http://dx.doi.org/10.25094/rtp.2016n20a337.

Full text
Abstract:
Estudos anteriores a respeito do tratamento didático-editorial dispensado à poesia e aos poemas em livros didáticos contemporâneos indiciaram a importância da coleção “Literatura Comentada” na constituição de um corpus de textos literários a serem lidos no processo de educação de leitores. Desse modo, este artigo apresenta a coleção “Literatura Comentada” e escolhe, entre os títulos publicados pela coleção, um deles, dedicado a Tomás Antônio Gonzaga, para um estudo a respeito da abordagem dos textos poéticos. Focalizam-se, especialmente, os textos selecionados e as orientações de leitura em notas de rodapé. O mapeamento toma como horizonte teórico-metodológico considerações de Roger Chartier acerca das relações entre cultura escrita e literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Weber, Thadeu. "DIGNIDADE, RECONHECIMENTO E CONSTITUIÇÃO: ENTRE KANT E HEGEL." Síntese: Revista de Filosofia 47, no. 148 (August 11, 2020): 287. http://dx.doi.org/10.20911/21769389v47n148p287/2020.

Full text
Abstract:
O texto pretende evidenciar aspectos da atualidade do pensamento de Kant e Hegel. Além de destacar uma certa complementaridade entre eles, indica e comenta suas contribuições ao debate de temas importantes da Ética e da Filo­sofia Política Contemporâneas, tais como: dignidade, autonomia, fundamentação ética da Constituição, reconhecimento recíproco e liberdade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Zamorano, Miguel Ángel, and Leticia Rebollo Couto. "Tradução comentada: experiências com textos teatrais espanhóis dos séculos XV e XVII." Aletria: Revista de Estudos de Literatura 25, no. 2 (December 3, 2015): 39–58. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.25.2.39-58.

Full text
Abstract:
A tradução comentada é aqui aplicada ao processo de aprendizagem com tradução de textos do teatro espanhol, Peribáñez y el Comendador de Ocaña, de Lope de Vega (século XVII) e La Celestina, de Fernando de Rojas (século XV). A partir da sua constituição como texto dialogado, comentamos nas propostas de tradução feitas por aprendizes a relação de maior ou menor distanciamento, a partir da análise das formas de tratamento e da fala coloquial. As duas propostas de tradução apresentadas orientam-se por diferentes finalidades, mas têm em comum alguns problemas relacionados à especificidade temporal destes textos, e ao seu gênero, texto dramático para leitura. Trata-se de propostas de tradução para trabalhar a relação texto-texto e não texto-espetáculo, encenação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Alves Batista, Gercino, Pedro Ipiranga Júnior, and Renata Otto Diniz. "Performance and dance: Boi da Manta and the dramatic practice of the actor-dancer by Geraldo Vidigal." Dramaturgias, no. 19 (April 28, 2022): 15–37. http://dx.doi.org/10.26512/dramaturgias19.44610.

Full text
Abstract:
No presente trabalho se interseccionam dois objetivos: por um lado, comentar, discutir e repertoriar alguns aspectos genealógicos, teóricos, metodológicos e culturais subjacentes ao festejo popular, conhecido como “Boi da manta”, organizado e montado pelo grupo “Irmandade dos Atores da Pândega” da cidade de Lagoa Santa em Minas Gerais; por outro lado, fazer uma exposição da prática de performance realizada pelo grupo, em sua relação de filiação com o teatro-dança de Geraldo Vidigal. O artigo, em vista disso, se constitui de três partes: na primeira e na segunda partes são expostos e desenvolvidos respectivamente os dois eixos temáticos acima mencionados (comentários sobre o “Boi da Manta” e exposição da prática de performance adotada pela grupo), enquanto a terceira parte terá a forma de apresentação oral e entrevistas com o fundador do grupo, Gercino Alves Batista (que também trabalhou com Geraldo Vidigal), por um lado, comentando e fazendo o registro sobre a constituição do ‘Boi da Manta’ dentro das atividades do grupo ‘Irmandade dos Atores da Pândega’ em Lagoa Santa, por outro lado, discutindo e refletindo acerca da problemática e das especificidades da performance ritual, do ritual enquanto performance e da prática dramática, envolvendo teatro e dança, realizada por Geraldo Vidigal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Schechner, Richard. "Grotowski e os grotowskianos." Olhares 2, no. 1 (July 8, 2015): 6–13. http://dx.doi.org/10.59418/olhares.v2i1.22.

Full text
Abstract:
O artigo revisa a influência estética e técnica do diretor polonês Jerzy Grotowski, falecido em 1999, comentando as diferentes correntes que reivindicam o modelo grotowskiano. Schechner descreve projetos que desenvolvem pesquisas a partir das propostas de Grotowski e estabelece relações entre aqueles “designados” como herdeiros pelo mestre e outros seguidores, analisando a constituição de uma tradição grotowskiana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nascimento, A. C., and N. D. S. Mohallem. "Materiais usados na constituição dos principais componentes de células a combustível de óxido sólido." Cerâmica 55, no. 333 (March 2009): 46–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132009000100006.

Full text
Abstract:
As células a combustível de óxido sólido (SOFC) são dispositivos capazes de gerar energia elétrica com alta eficiência e baixa emissão de poluentes. As altas temperaturas de operação dessas células (600 a 1000 °C) são benéficas no sentido de possibilitar a reforma in situ do combustível utilizado, bem como sua aplicação em sistemas de co-geração de energia, aumentando sua eficiência teórica total que pode chegar entre 80 e 85%. Entretanto, essas altas temperaturas, o contato direto entre materiais de constituições químicas diferentes e a utilização de gases redutores e oxidantes, são alguns dos fatores que impõem severas restrições aos materiais usados na preparação de seus principais componentes. O presente artigo tem como objetivo revisar o desenvolvimento do estado da arte, com relação aos materiais de ânodo, cátodo, eletrólito, interconectores e selantes, usados em SOFCs. Os requisitos necessários para o bom funcionamento de cada componente e os materiais que melhor se adequam aos mesmos são descritos. As vantagens e desvantagens dos principais materiais encontrados na literatura são também comentadas e comparadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Castro, Gisela G. S. "Comunicação e consumo nas dinâmicas culturais do mundo globalizado." PragMATIZES, no. 6 (April 1, 2014): 58. http://dx.doi.org/10.22409/pragmatizes2014.6.a10373.

Full text
Abstract:
No conjunto dos estudos multidisciplinares que caracterizam o campo da Comunicação, o consumo tornou-se um tema de destaque que tem merecido análises a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Como denominador comum, entende-se que se trata de um vetor central na constituição da experiência contemporânea num mundo crescentemente regido por processos de globalização econômica e cultural. A principal motivação deste artigo é oferecer uma cartografia comentada das principais vertentes dos estudos do consumo nas ciências sociais. Pretende-se desse modo chamar a atenção para essa temática de investigação e dar a conhecer algumas das reflexões no campo ao dialogar com o oportuno tema selecionado pelos editores para este dossiê de Pragmatizes, a saber: cultura e práticas de consumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Azul, Carolina Serra, and Renan Nuernberger. "Do cosmos ao chão." Revista ARA 5, no. 5 (October 8, 2018): 135–50. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v5i5p135-150.

Full text
Abstract:
Este artigo recupera a reflexão crítica de Mário Pedrosa sobre a arte moderna em plano internacional, discutindo as estratégias de constituição de sua perspectiva acerca da arte concreta e neoconcreta em contexto brasileiro. Além disso, o texto pretende assinalar a articulação que Pedrosa estabelece entre forma artística e matéria social, comentando sua posição em relação à pop art norte-americana e seu correlato nacional após o golpe de 1964.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Redondo, Augustin. "Autocensura y audacia de Correas frente a los poderes, en sus comentarios al Vocabulario de refranes de principios del siglo XVII." Nueva Revista de Filología Hispánica (NRFH) 57, no. 2 (July 1, 2009): 629–56. http://dx.doi.org/10.24201/nrfh.v57i2.2427.

Full text
Abstract:
Los humanistas han valorado los refranes, considerados por ellos como un receptáculo de la sabiduría en lengua vernácula. Han coleccionado, pues, dichos refranes y los han comentado, relacionándolos con su propio contexto histórico-social. Gustavo Correas, profesor y humanista salmantino, ha constituido así la más amplia colección de refranes y comentarios, en una época dominada por la ideología tridentina. Por medio de sus comentarios vinculados al ámbito del poder civil y religioso, en este trabajo se examina qué autocensura debió practicar, pero también con qué audacia transgredió las normas establecidas y qué estrategia adoptó para ello.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pessoa, Epitácio, and Marcílio Franca. "CONDECORAÇÕES ESTRANGEIRAS: UM REGISTRO PARA A HISTÓRIA DO PENSAMENTO CONSTITUCIONAL BRASILEIRO." Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no. 489 (August 1, 2022): 155–74. http://dx.doi.org/10.23927/issn.2526-1347.rihgb.2022(489):155-174.

Full text
Abstract:
O paraibano Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa (Umbuzeiro, 23 de maio de 1865 - Petrópolis, 13 de fevereiro de 1942), sócio honorário, sócio benemérito e presidente honorário do IHGB, foi um eminente jurista nos campos do Direito Internacional, do Direito Civil e do Direito Constitucional. Há cerca de um século, Pessoa, ex-Ministro do Supremo Tribunal e então Presidente da República, ofereceu ao Senado um alentado parecer que comentava os efeitos do art. 72, § 29, da Constituição de 1891, sobre a (im)possibilidade de cidadão brasileiro receber condecorações estrangeiras. Pela sua relevância histórica e doutrinária, aquele parecer é aqui reproduzido, acrescido de notas e comentários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Rabêlo, Fabiano Chagas, and Karla Patrícia Holanda Martins. "A Metapsicologia do Infamiliar e seu Lugar na Constituição Psíquica." Estudos e Pesquisas em Psicologia 21, no. 2 (July 15, 2021): 730–48. http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.61066.

Full text
Abstract:
O artigo propõe discutir a inserção do Unheimliche no desenvolvimento do modelo de aparelho psíquico psicanalítico, relacionando-o com alguns conceitos metapsicológicos que o precederam e outros, posteriores, que se beneficiaram de sua influência. Para tanto, prioriza-se o tema da constituição psíquica na sua relação com as paramnésias. O conceito de narcisismo é trazido à baila para questionar as diferenças e semelhanças entre as definições de Infamiliar (Unheimliche) e estranhamento (Entfremdung). Comenta-se o conto de Borges O outro, o artigo freudiano Um distúrbio de memória na Acrópole e o texto de Tausk Ibsen, Der Apoteker para estabelecer um paralelo entre a ficção literária e as valências dos sentimentos de desrealização e dessubjetivação na clínica das neuroses. O conceito de fenômeno transicional de Winnicott e a problemática da alteridade que Lacan apresenta, em dois momentos de seu ensino, são debatidos a partir dos desdobramentos em torno do Infamiliar e da cisão do eu. Ao final, indaga-se o estatuto metapsicológico do Infamiliar como uma modalidade particular do retorno do recalcado, que mobiliza os limites do recalque primário, promovendo uma subversão temporária das fronteiras do Eu e da realidade, com consequências para pensarmos os modos diferenciais da constituição psíquica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Ribeiro, Vera Masagão. "A formação de educadores e a constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico." Educação & Sociedade 20, no. 68 (December 1999): 184–201. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73301999000300010.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é enquadrar o tema da formação de educadores de jovens e adultos na problemática mais ampla da constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico. Inicialmente, destaca-se o prejuízo que o tratamento compensatório e assistencialista acarreta para a construção da identidade dessa modalidade educativa e a profissionalização de seus agentes. Em seguida, são comentados alguns temas-chave que deveriam ser incluídos na formação inicial e contínua dos educadores de jovens e adultos: a dimensão política dessa prática, a funcionalidade das aprendizagens escolares para os jovens e adultos trabalhadores e a consideração das formas de pensamento que lhes são características. Finalmente, destaca-se a importância de se experimentar novas formas de organização do ensino dirigido a jovens e adultos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Campos, Gastão Wagner de Souza. "Efeito Paidéia e o campo da saúde: reflexões sobre a relação entre o sujeito e o mundo da vida." Trabalho, Educação e Saúde 4, no. 1 (March 2006): 19–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-77462006000100003.

Full text
Abstract:
Este ensaio reflete sobre o modo como o método Paidéia lida com a relação entre a constituição de sujeitos e o mundo da vida. Apresenta alguns núcleos temáticos utilizados para analisar essa relação em situações concretas. Discute critérios para avaliar a noção de desenvolvimento político ou institucional. Comenta implicações da adoção desta metodologia no campo da saúde, especificamente para a prática da clínica ou da saúde pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Andrade, Eliane Righi de. "A ironia como deslocamento no efeito de linearidade e imparcialidade do discurso jornalístico." Cadernos do IL, no. 34 (June 9, 2007): 201–37. http://dx.doi.org/10.22456/2236-6385.17559.

Full text
Abstract:
Este trabalho, numa perspectiva discursiva, tem como objetivo discutir o funcionamento da ironia dentro do discurso jornalístico, o qual rompe com a pretensa linearidade e imparcialidade desse discurso. Para a constituição de nosso corpus de pesquisa e análise, selecionamos recortes de reportagens e quadrinhos extraídos de diferentes edições diárias de um jornal, os quais se relacionam a um acontecimento muito narrado e comentado pela mídia. Através da análise da materialidade lingüística, no confronto entre diferentes discursos e textos, podemos concluir que o discurso jornalístico, constitutivo da memória discursiva, está sujeito também à porosidade da língua e seu caráter equívoco, aflorados nos efeitos de estranhamento e de humor provocados pela ironia.PALAVRAS-CHAVE: Ironia; Discurso Jornalístico; Memória Discursiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Castillo, Luis Andrés, Ivonne C. Sánchez, and Iran Abreu Mendes. "Descrição comentada das pesquisas sobre História da Matemática e Tecnologias no Ensino de Matemática nos Anais do HTEM." Revista de Educação Matemática 20, no. 01 (August 8, 2023): e023100. http://dx.doi.org/10.37001/remat25269062v20id478.

Full text
Abstract:
Na Educação Matemática tem se discutido, por um lado, que o uso de Informações Históricas do desenvolvimento de ideais e conceitos da Matemática podem potenciar a ação pedagógica dos professores para o ensino de matemática, por outro lado, também são atribuídas vantagens do uso de Tecnologias Digitais para potencializar essas práticas docentes. Neste trabalho, discutimos as possíveis contribuições presentes nos anais do Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática – HTEM, no intervalo de 2002-2013, onde caracterizamos os trabalhos publicados que tratam sobre Tecnologias Digitais e História da Matemática para o Ensino. Com o intuito de responder às seguintes questões: quais tecnologias, qual história da matemática, estão abordadas nos trabalhos? Com isto, apresentar-se um olhar sobre o que se tem publicado em relação ao ensino e aprendizagem da matemática no uso conjunto da História da Matemática e Tecnologias Digitais. Após análise emergiu de maneira predominante que os softwares de Geometria Dinâmica foram as tecnologias mais usadas nas pesquisas e experiências, de maneira a usar os mesmos para a representação e exploração gráfica de problemas e teoremas de tratados matemáticos antigos. Esse trabalho contribui, por um lado, para contar uma história sucinta do HTEM baseada nas informações dos anais e sites do evento, e por outro lado, para a disseminação das publicações, pois o HTEM foi um espaço para debater os primeiros estudos e pesquisas desenvolvidas no Brasil na constituição de uma tendência híbrida entre a História da Matemática e as Tecnologias para o Ensino da Matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Tovar, Jair. "A Desapropriação no Regime das Águas." Revista do Serviço Público 66, no. 03 (December 28, 2020): 527–35. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v66i03.5328.

Full text
Abstract:
A dicotomia de expressões ressurgiu com o advento da Constituição federal de 1946, que, como já vimos, ainda acresceu aos dois motivos da “utilidade” e da “necessidade”, o do “interêsse social” . O exímio comentador da lei vigente assim explica a inclusão feita pelo legislador constituinte: “Com base nêle (o interêsse social) terão lugar as expropriações que se façam para atender a plano de habitações populares ou de distribuição de terras, à monopolização de indústrias ou nacionalização de emprêsas, quando relacionadas com a política econômico-trabalhista dc govêrno, etc .”
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Oliveira, Lívia Sudare. "A Nova Mulher: Inquietações masculinas e burlas femininas no cabaré berlinense." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 2, no. 41 (September 14, 2021): 1–21. http://dx.doi.org/10.5965/1414573102412021e0105.

Full text
Abstract:
A Nova Mulher foi um fenômeno complexo, multidimensional, heterogêneo e gradual que alcançou expressão na Alemanha durante a República de Weimar. O direito à participação feminina na política, garantido pela Constituição de 1919 e o afluxo de mulheres no mercado de trabalho geraram tensões masculinas acerca dos papéis de gênero. O cabaré, enquanto um gênero comentador de seu tempo, trouxe para a cena as ansiedades geradas pela Nova Mulher, representando-a através de tipificações. Este artigo pretende analisar algumas destas tipificações - indício das inquietações masculinas - em contraponto às estratégias femininas para burlá-las.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Machado de Freitas, Ana Beatriz. "Inclusão-exclusão: desafios educacionais na dialética eu-outro." Revista Polyphonía 28, no. 1 (September 27, 2016): 15. http://dx.doi.org/10.5216/rp.v28i1.43431.

Full text
Abstract:
O presente artigo discorre sobre a compreensão histórica da deficiência e da educação de pessoas nessa condição até a atual proposta de educação inclusiva. Comenta perspectivas teóricas de desenvolvimento e aprendizagem humana e suas repercussões na educação. Aprofunda-se em fundamentos da psicologia histórico-cultural quanto à constituição do sujeito e da aprendizagem e à mediação intelectual e afetiva no processo. Discute a relevância de aspectos da intervenção do outro que, potencialmente, inclui/exclui.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Augusto Carra, César. "CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONSTITUCIONALIDADE DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL COMPULSÓRIA." Revista Direito e Política 10, no. 2 (April 30, 2015): 1103. http://dx.doi.org/10.14210/rdp.v10n2.p1103-1123.

Full text
Abstract:
Este artigo, valendo-se da metodologia dedutiva, tece algumas considerações sobre a constitucionalidade formal da contribuição sindical (imposto sindical). Comentando sobre a instituição da exação, e baseando-se numa interpretação histórica e progressiva, após mencionar precedente do Pretório Excelso quanto à recepção da contribuição pela atual Constituição, demonstrará que, ainda que certa tal conclusão sob a perspectiva material, na formal, a asserção é diversa. Citando a proibição dos arts. 13, d e 49 da Carta de 1937, e que a contribuição sindical deve ser aferida com base no tempus regit actum, valendo-se da orientação firmada pelo STF quanto ao parâmetro no controle de constitucionalidade difuso, demonstrará que, contrariando os preceitos, a contribuição sindical não poderia subsistir. Obstrutiva da recepção, e não se prestando, o poder constituinte originário, a convalidar diplomas nulos, a contribuição sindical compulsória deve ser considerada como revogada pela nova Constituição, sendo ilegítima a sua cobrança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

VIEIRA, EVALDO. "A política e as bases do direito educacional." Cadernos CEDES 21, no. 55 (November 2001): 9–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-32622001000300002.

Full text
Abstract:
Este ensaio alude à relação entre sociedade, Estado e direito, tendo como elemento mediador a educação. Inicialmente, faz-se a exposição dos momentos distintos e marcantes da política social no século XX no Brasil: o primeiro período: a política social como controle da política (1930-1954); o segundo período: a política social como política de controle (1964-1988); o terceiro período: a política social sem direitos sociais (depois de 1988). Em seguida, passam-se por exame as idéias de sociedade civil; de cidadania; de direitos civis, políticos e sociais; caracterizando o chamado estado de direito democrático e indicando alguns elementos básicos da democracia. A Constituição Federal de 1988 consagra o estado de direito democrático e explicita a política educacional a ser implementada no Brasil. Tal política educacional é amplamente comentada, levando em conta os inúmeros artigos do texto constitucional e seus vínculos com tratados internacionais, anteriores, contemporâneos e posteriores a ela, no campo educacional. Além disso, a Constituição Federal reforça a tradição jurídica da educação nos textos constitucionais brasileiros, dando a ela a presunção de constitucionalidade. Na verdade, a Constituição de 1988 estabelece o regime jurídico da educação, por meio de diferentes artigos espalhados ao longo dela, convertendo-a em direito público subjetivo, o que é fundamental, porque os habitantes do Brasil têm direito de requerer ao Estado a prestação educacional, sob pena de ser responsabilizada a autoridade competente para oferecê-la. Há no ensaio a demonstração de que o Direito Educacional não se limita à simples exposição da legislação do ensino, pois a educação é um bem jurídico, individual e coletivo, embora as determinações constitucionais nem sempre sejam cumpridas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Cardoso, Francisco José, Ériclis Pimenta Freire Freire, and Laura Machado de Mello Bueno. "PRODUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA E O PLANEJAMENTO URBANO TERRITORIAL DE POÇOS DE CALDAS DE 1970 A 2020." Cadernos de Arquitetura e Urbanismo 27, no. 40 (May 18, 2021): 89. http://dx.doi.org/10.5752/p.2316-1752.2020v27n40p89.

Full text
Abstract:
O presente trabalho discute as atividades técnico-científicas e o planejamento urbano na cidade de Poços de Caldas. As bases analíticas são apresentadas na forma de um “breve histórico da legislação urbana”, num contexto jurídico municipal e federal. Trabalhos técnicos e acadêmicos de temas específicos da cidade e de “Planejamento Urbano” em geral, são citados e comentados a partir da realidade do município. São também apresentados trabalhos relacionados ao “estado da arte” do urbanismo no Brasil. Destaca-se a “Constituição Federal de 1988” como um marco jurídico no Planejamento Urbano Brasileiro, e como instrumento básico na ordenação do território.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Johann, Maria Regina. "A percepção corporal da criança no desenvolvimento das marcas gráficas e dos desenhos: elementos motores, estéticos e expressivos para pensar a Educação Escolar." EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação 7, no. 17 (December 21, 2020): 1336. http://dx.doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4628.

Full text
Abstract:
O texto aborda a percepção corporal da criança expressa nas produções plásticas, desde as elaborações dos primeiros gestos e signos gráficos até a constituição do desenho, que evidencia o conhecimento e a imaginação por meio da representação simbólica e da escrita visual. Ilustra e comenta a gênese da figura humana a partir de produções plásticas de crianças e apresenta algumas questões em relação à percepção da sua própria corporeidade como desafios aos que se ocupam da instrução e da educação escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Flores, Natália. "Práticas reflexivas em blogs de ciência escritos por cientistas." MATRIZes 11, no. 3 (December 27, 2017): 197–219. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v11i3p197-219.

Full text
Abstract:
Investigamos a configuração discursiva de blogs de divulgação científica escritos por cientistas. Partindo do aporte de Foucault e Maingueneau, analisamos os enunciados de 1.329 posts de 43 blogs, identificando suas formações discursivas (FD). Identificamos enunciados que se inscrevem na FD da reflexividade constituindo: modalidades de enunciação de falar de si, falar da instituição científica e falar da ciência e funções-sujeito de Cientista-blogueiro-protagonista, que posiciona o enunciador como personagem do enunciado, e de Cientista-blogueiro-comentador, que o legitima a opinar sobre a prática científica. Os blogs moldam-se como espaços de reflexividade para o cientista e reiteram sua posição de guardião do discurso sobre a ciência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Rosenbaum, Yudith. "A ética na literatura: leitura de "Mineirinho", de Clarice Lispector." Estudos Avançados 24, no. 69 (2010): 169–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142010000200011.

Full text
Abstract:
O presente estudo aborda o texto "Mineirinho", de Clarice Lispector, buscando a partir dele depreender uma visão da constituição do sujeito à luz de alguns aspectos da psicanálise. A leitura analítico-interpretativa identifica os procedimentos estilísticos e temáticos que alicerçam o texto, desvendando suas implicações éticas e estéticas. Ao comentar a morte de um bandido pela polícia carioca nos anos 1960, a autora põe em xeque afirmações ideológicas tidas como inequívocas e subverte categorias políticas e sociais que se querem absolutas. No horizonte da interpretação proposta, o texto problematiza, ainda, as noções de normalidade e loucura, bem como as relações entre história social e trajetória individual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Filho, João Cardoso Palma. "Políticas públicas de financiamento da educação no Brasil." EccoS – Revista Científica 8, no. 2 (February 8, 2008): 291–312. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.v8i2.471.

Full text
Abstract:
Neste artigo, abordam-se os principais lances da política educacional brasileira no que se refere ao financiamento da educação básica. Comenta-se a questão do financiamento publico para a educação, desde o que e preceituado pela Constituição Federal de 1988, passando pela Lei de Diretrizes e Bases de 1996 (Lei Federal no. 9.394, de 20/12/1996) e pela Emenda Constitucional no. 14, de 12 de setembro de 1996, que altera vários artigos daquele texto constitucional e, com a alteração do artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, cria as condições legais para a instituição do Fundo para o Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef), por meio da Lei Federal no. 9.424/96. Por ultimo, tecem-se comentários sobre a recente Emenda Constitucional no. 53, que da nova redação aos arts. 7º, 23, 30, 206, 208 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Assunção, Teodoro Rennó. "Nourriture(s) dans l’Odyssée: fruits, légumes et les oies de Pénélope." Nuntius Antiquus 4 (December 31, 2009): 162–80. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3636.4..162-180.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta e comenta três tipos de comida possível (as frutas, os legumes e os gansos de Penélope) que na Odisséia jamais compõem o cardápio de uma refeição tradicional no mundo humano (ou seja: a carne assada de animais sacrificáveis, o pão de trigo ou de cevada, e o vinho misturado à água), mas que poderiam ser percebidos enquanto tais pelo auditório, constituindo assim no próprio poema – ainda que de uma maneira indireta – um repertório alimentar mais largo que, por contraste, revelaria a restrição e a escolha (muito bem marcadas) do que as personagens comem no mundo humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

David, Ricardo Santos. "A ÉTICA NA LITERATURA – VIOLÊNCIA, JUSTIÇA, LITERATURA E SOCIEDADE: NA CRÔNICA “MINEIRINHO”, DE CLARICE LISPECTOR." Eutomia 1, no. 24 (December 25, 2019): 270. http://dx.doi.org/10.51359/1982-6850.2019.14292.

Full text
Abstract:
RESUMO:O presente estudo aborda o texto "mineirinho", de Clarice Lispector, buscando a partir de ele depreender uma visão da constituição do sujeito à luz de alguns aspectos da psicanálise. A leitura analítico-interpretativa identifica os procedimentos estilísticos e temáticos que alicerçam o texto, desvendando suas implicações éticas e estéticas. Ao comentar a morte de um bandido pela polícia carioca nos anos 1960, a autora põe em xeque afirmações ideológicas tidas como inequívocas e subverte categorias políticas e sociais que se querem absolutas. No horizonte da interpretação proposta, o texto problematiza, ainda, as noções de normalidade e loucura, bem como as relações entre história social e trajetória individual.Palavras - Chave: Clarice Lispector; literatura brasileira; ética; psicanálise; loucura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Souza, Gabriel Frizzarin Ramalhães de. "A RECUSA DO HOMEM COMO SUBSTÂNCIA NA PROPOSIÇÃO X DA ÉTICA II DE ESPINOSA." Cadernos Espinosanos, no. 37 (December 28, 2017): 315–35. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2017.118466.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é comentar, na medida do possível, a maneira pela qual Espinosa argumenta no conjunto da proposição X da Parte II a recusa do homem como substância. Situando Espinosa à roda da tradição filosófica cartesiana, cuja concepção de homem é como composição substancial, veremos como o filósofo promove uma ruptura e distancia-se dela. Além disso, tendo em vista que o conjunto da proposição X da Parte II situa-se numa Ética demonstrada à maneira geométrica, teremos em conta a consequência da recusa do homem como substância para outros pontos do restante da obra, como a constituição modal do homem, a união de Corpo e Mente e a Ciência dos Afetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Araújo, Heros Falcão. "Uma análise e crítica do pensamento teórico em Herman Dooyeweerd." Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas 19, no. 34 (December 5, 2019): 104–12. http://dx.doi.org/10.36113/especiaria.v19i34.2545.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como foco principal a apresentação e breve explicação da filosofia de Herman Dooyeweerd, mais precisamente sua crítica ao pensamento teórico. Filósofo e Jurista holandês, Dooyeweerd desenvolve uma crítica construtiva deveras importante para a discussão dos limites da razão e do conhecimento, por meio de uma crítica transcendental. O insight dooyweerdiano de reformular a ideia neocalvinista de Kuyper da Teoria das Esferas mostrou-se muito importante no desenrolar de uma discussão acerca da constituição da realidade cosmológica. Exponho de forma simples a maneira que essas esferas modais nos possibilitam uma experiência com o cosmos e como isso nos leva a uma crítica epistemológica não reducionista. Por último, concluo comentando os quatro motivos-base e o porquê do motivo cristão ser diferente dos demais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Kassulke, Adelaide, and Antonio Vinícius Soares. "Envelhecimento: aprendizagem e vivência sob a perspectiva de Erikson." Revista Confluências Culturais 11, no. 2 (October 20, 2022): 72–82. http://dx.doi.org/10.21726/rcc.v11i2.1811.

Full text
Abstract:
O processo de envelhecimento populacional está ocorrendo ao redor do planeta. O artigo é uma revisão teórico-bibliográfica e tem como objetivo trazer olhares sobre o processo de envelhecimento na interatividade indivíduo-cultura sem a pretensão de visitar todas as visões sobre o tema. Menciona-se Erikson (1963) como um clássico, por apresentar já em sua época conceitos psicossociais ao longo da vida. Aborda-se também o contemporâneo sobre o envelhecimento como um processo do desenvolvimento contínuo, multidimensional e multidirecional, integral do ser humano, que apresenta dimensões ontogenéticas, genético-biológicas, socioculturais normativas e não normativas e com ganhos e perdas nos diferentes níveis e momentos da vida (NERI, 2006). A vida tem ciclos e estágios. A velhice, terceira idade, apresenta-se como uma temática discutida e inclusa na Constituição e legalmente apoiada pelo Estatuto do Idoso no fim do século XX. Do velho ao idoso, há construções de discurso oriundas do campo político, econômico e da medicina. A intervenção precoce no âmbito da educação, da saúde e do trabalho tem sido apontada para implementar o potencial do envelhecimento bem-sucedido. É comentada uma ação com idosos: uma experiência de educação, saúde, cultura e arte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Assunção, Teodoro Rennó. "Nourriture(s) dans l’Odyssée: fruits, légumes et les oies de Pénélope." Nuntius Antiquus 4 (December 31, 2009): 162. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3636.4.0.162-180.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo apresenta e comenta três tipos de comida possível (as frutas, os legumes e os gansos de Penélope) que na <em>Odisséia </em>jamais compõem o cardápio de uma refeição tradicional no mundo humano (ou seja: a carne assada de animais sacrificáveis, o pão de trigo ou de cevada, e o vinho misturado à água), mas que poderiam ser percebidos enquanto tais pelo auditório, constituindo assim no próprio poema – ainda que de uma maneira indireta – um repertório alimentar mais largo que, por contraste, revelaria a restrição e a escolha (muito bem marcadas) do que as personagens comem no mundo humano.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Espí Lacomba, Nora. "Líneas de trabajo compartidas en acreditación en Iberoamérica." Revista Iberoamericana de Educación 35 (May 1, 2004): 89–98. http://dx.doi.org/10.35362/rie350877.

Full text
Abstract:
En Iberoamérica el sector educacional, en particular el de nivel superior, constituye un espacio de interés común con amplias posibilidades para el establecimiento de mecanismos de cooperación y de integración. En mayo de 2003 quedó oficialmente constituida la Red Iberoamericana para la Acreditación de la Calidad de la Educación Superior (riaces), como una instancia encargada de promover la cooperación y el intercambio en materia de evaluación y de acreditación de la calidad de la educación superior, y para contribuir a la garantía de la calidad de ese nivel de enseñanza en los países de la región. A continuación se comentan las diferentes líneas de trabajo compartidas en acreditación en Iberoamérica, que la creación de dicha Red han evidenciado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

ATAIDE JUNIOR, VICENTE DE PAULA. "TRIBUNAL BRASILEIRO RECONHECE A CAPACIDADE DOS ANIMAIS PARA SEREM PARTES EM JUÍZO." Revista Inclusiones 9, no. 3 (November 15, 2022): 217–40. http://dx.doi.org/10.58210/fprc3375.

Full text
Abstract:
Trata-se do histórico precedente do Tribunal de Justiça do Estado Paraná (2021), oqual reconheceu que animais podem ser autores de demandas judiciais, porquantopossuem capacidade processual. Para essa exposição, introduzem-se notaspropedêuticas sobre o Direito Animal e responde-se à questão lógica anterior sobrese os animais têm direitos a serem defendidos por meio do processo. A partir disso,comentam-se os principais fundamentos da decisão, compreendendo que, seanimais têm direitos, torna-se inafastável a sua capacidade de ser parte, dada agarantia constitucional do acesso à justiça (art. 5º, XXXV, Constituição Federal).Apresenta-se o art. 2º, § 3º do Decreto 24.645/1934, ainda em vigor, como a basenormativa que estabelece, no Brasil, a capacidade de estar em juízo dos animais,mediante representação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Rocha, Ricardo. "O historiador e o sociólogo: Nicolau Sevcenko e Sérgio Miceli." Antíteses 13, no. 26 (December 9, 2020): 498. http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2020v13n26p498.

Full text
Abstract:
Este artigo procura discutir as relações entre as obras dos pesquisadores brasileiros Nicolau Sevcenko e Sergio Miceli – o historiador e o sociólogo. A partir da tentativa de explorar o “diálogo” entre estes pesquisadores através de sua produção, são feitas algumas considerações adicionais sobre as (diferentes) abordagens metodológicas da sociologia da cultura e da história social e cultural. Duas resenhas de Nicolau Sevcenko sobre livros de Sergio Miceli e um exemplar anotado pelo primeiro de obra do úlitmo, constituem as fontes principais. Além disso, comenta-se ainda sobre a constituição de um novo campo de estudos no Brasil, em relação a literatura e as artes, a partir do final da década de 1970.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Bido, Luiz Claudio. "Metodologias ativas nas demandas educacionais contemporâneas: uma discussão à luz dos processos constituintes da singularidade humana em Edith Stein." Revista Brasileira de Psicodrama 27, no. 1 (September 3, 2019): 97–105. http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20190010.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo discutir como o uso de metodologias ativas pode se constituir uma resposta às demandas contemporâneas da educação e do conhecimento. Apresenta casos em que a metodologia ativa foi aplicada em alunos universitários, comenta os resultados e os analisa sob o ponto de vista do desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Discute o tema e as experiências apresentadas, utilizando a filosofia de Edith Stein, procurando relacionar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a educação por valores com a busca de humanização dos processos de aprendizagem. Os resultados apontam que o uso de metodologias ativas numa perspectiva de desenvolvimento socioemocional pode contribuir para a constituição da singularidade, aspecto fundamental, segundo Edith Stein, da estrutura da pessoa humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Sposati, Aldaíza. "Pesquisa e produção de conhecimento no campo do Serviço Social." Revista Katálysis 10, spe (2007): 15–25. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-49802007000300002.

Full text
Abstract:
Este artigo trata dos caminhos da pesquisa na área do Serviço Social. Parte da polêmica quanto à possibilidade/capacidade do Serviço Social como prática social produzir conhecimentos. Resgata nesse debate a 'guerra das ciências' travada entre físicos e matemáticos com analistas do social, desconsiderando a dimensão científica da pesquisa no âmbito social. Analisa o crescimento da produção científica no Serviço Social através das dissertações e teses dos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social, para tanto comenta análises de Iamamoto, Silva e Silva e Carvalho, indica a necessidade da constituição de política de pesquisa a orientar a comunidade epistêmica em Serviço Social, que deve se articular em rede de núcleos de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Vives, Juan Martin. "LIBERDADE SEM IGUALDADE: AS MINORIAS RELIGIOSAS NA ARGENTINA." Acta Científica. Ciências Humanas 27, no. 1 (December 4, 2018): 69–85. http://dx.doi.org/10.19141/1519.9800.acch.v27.n1.p69-85.

Full text
Abstract:
A relação entre o Estado argentino e as igrejas e outras comunidades religiosas é uma questão complexa. Embora a constituição argentina reconheça a liberdade religiosa para todas as pessoas, ao mesmo tempo, concede um status privilegiado à Igreja Católica. Neste artigo, o autor argumenta que essas cláusulas são contraditórias e, portanto, a Argentina deve avançar para a separação da Igreja e o Estado. Além disso, o Estado deve escolher entre os modelos de neutralidade e de cooperação. Na primeira parte do artigo, analisa-se o modelo das relações Igreja-Estado na Argentina. Propõe-se primeiro uma tipologia, para então analisar qual categoria corresponde ao modelo argentino. Depois as consequências desse modelo para a liberdade religiosa são abordadas. Na segunda parte do artigo, essas ideias são aplicadas a três questões atuais na Argentina. Primeiro, o ensino da religião nas escolas públicas. Em segundo lugar, a sanção de várias leis de descanso dominical obrigatório. Finalmente, a mais recente lei de liberdade religiosa é brevemente comentada. Em todas essas questões, o autor compara as perspectivas do modelo de cooperação e o modelo de neutralidade. O autor conclui que o caminho para garantir o máximo grau possível de liberdade religiosa é através da neutralidade do Estado em matéria religiosa, uma vez que não pode haver plena liberdade sem igualdade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Figueiredo, Marcelo. "O ativismo do Supremo Tribunal Federal e a ausência de critérios claros em matéria de direitos fundamentais." A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional 18, no. 74 (October 1, 2018): 97–123. http://dx.doi.org/10.21056/aec.v19i74.910.

Full text
Abstract:
O Brasil adota dois sistemas básicos de controle da constitucionalidade: o sistema difuso de origem norte-americana e o sistema concentrado ou abstrato de controle de constitucionalidade de matriz européia. Através do controle concentrado, almeja-se expurgar do sistema lei ou ato normativo viciado (material ou formalmente), buscando-se, por conseguinte, a sua invalidação. O controle concentrado ou abstrato de constitucionalidade exercido pelo Supremo Tribunal Federal no Brasil é bem amplo e compreensivo. O Supremo Tribunal Federal tem feito um grande esforço para responder a uma gama enorme de temas e problemas regulados pela Constituição de 1988 e suas sucessivas emendas. Comentam-se casos em que são discutidos direitos fundamentais. Muitos o acusam de ser ativista, outros de não deixar claro quais os métodos e os critérios de interpretação constitucional que utiliza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Patrocínio Alves, Fabíola Fernanda. "A inclusão das crianças com deficiência na educação infantil: processo em construção." Educação 41, no. 2 (September 17, 2018): 270. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.26786.

Full text
Abstract:
O presente artigo resulta de um estudo teórico e visa discutir a inclusão das crianças com deficiência na educação infantil, ressaltando as práticas e os desafios deste processo em construção. Para tanto, apresenta considerações gerais sobre o conceito de infância, sinalizando que a deficiência é uma experiência que institui singularidades no modo como a criança vivencia sua infância. Comenta a constituição do campo da educação infantil, apresentando sua ascensão de um campo “clandestino” de atuação, ligado ao assistencialismo à etapa da Educação Básica, organizado por meio de referenciais que lhe concede importância e atribuições próprias dentro da política educacional. Por fim, contextualiza a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, apontando os desafios relacionados à inclusão das crianças com deficiência no âmbito da creche e pré-escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Amaral Júnior, José Levi Mello do. "O Supremo Tribunal Federal: composição, organização e competências." Revista Jurídica da Presidência 21, no. 124 (September 30, 2019): 411. http://dx.doi.org/10.20499/2236-3645.rjp2019v21e124-2022.

Full text
Abstract:
O ensaio examina como é o Supremo Tribunal Federal e como ele poderia ser relativamente às respectivas composição, organização e competências. Comenta aspectos históricos do Tribunal, avalia o volume de processos por ele decididos, cogita mecanismos para enfrentamento desse volume etc. Sugere que: (i) a ampliação da maioria para aprovação dos indicados à Corte; combinada com (ii) a adoção de mandatos para os respectivos membros; bem assim (iii) a possibilidade ampla de o Tribunal escolher julgar apenas alguns processos, e não outros tantos, seriam modificações a considerar para aperfeiçoar a Corte. Recorre, em especial, a dados e a exemplos das literaturas brasileira, americana e italiana. Afirma, em conclusão, a importância de o Tribunal adotar postura de profunda humildade frente à Constituição e à democracia, com rigoroso respeito à lógica da organização dos poderes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Lima, Paulo Ricardo Silva, and Edivanio Duarte de Souza. "Relações dinâmicas entre memória e esquecimento." Logeion: Filosofia da Informação 7, no. 2 (March 26, 2021): 186–201. http://dx.doi.org/10.21728/logeion.2021v7n2.p186-201.

Full text
Abstract:
Na atual sociedade da informação, regida por políticas de acesso e de privacidade, o direito ao esquecimento surge como ferramenta de proteção dos direitos fundamentais do cidadão. Assim, discute-se algumas ambivalências que envolvem esse direito e sua efetiva sua aplicabilidade. No Brasil, não há uma legislação específica que verse sobre a aplicação do direito ao esquecimento e sua relação com a memória individual e coletiva, sendo realizados julgamentos com base na ponderação de direitos fundamentais oriundos da personalidade humana. Além disso, Supremo Tribunal Federal considerou que o direito ao esquecimento é incompatível com a Constituição Federal, apontando para as análises de casos concretos que comentam excessos e abusos à liberdade de expressão e ao direito à informação. Considera, contudo, que o movimento de proteção de dados resultou em instrumentos normativos para atender às demandas sociais, políticas e econômicas do mundo contemporâneo, sobretudo, na produção dos direitos de personalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Moraes, José Geraldo Vinci de. "Lúcio Rangel comendo “ovos quentes com Noel Rosa”: a invenção de uma historiografia da música popular." Revista Brasileira de História 38, no. 77 (April 2018): 125–45. http://dx.doi.org/10.1590/1806-93472018v38n77-06.

Full text
Abstract:
RESUMO Durante as décadas de 1950 e 1960 uma geração de jornalistas que vivia na cidade do Rio de Janeiro se preocupou em comentar e analisar de maneira sistemática diversos aspectos da formação da música popular urbana no Brasil. Profundamente interessados no assunto que fazia parte também de suas próprias experiências de vida, eles ultrapassaram os limites da crônica jornalística e trataram de realizar exaustivos inventários, organizaram admiráveis coleções privadas e reuniram bibliografia sobre o assunto. O jornalista Lúcio Rangel (1914-1979) estava no centro desse processo. Sua trajetória de vida carioca foi importante na constituição de certa memória em torno do fenômeno, e seu trabalho jornalístico ocupou lugar de destaque na formação da crítica especializada sobre música popular. Este artigo tem como objetivo examinar de modo crítico aspectos desse conjunto para compreender melhor o papel de Lúcio Rangel na construção de certa narrativa historiográfica sobre a música popular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Martins, Ricardo Marcondes. "Teoria geral da interpretação jurídica: considerações críticas à obra de BLACK." Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura - RDAI 1, no. 3 (December 30, 2017): 299–334. http://dx.doi.org/10.48143/rdai/03.rmm.

Full text
Abstract:
Sob o pretexto de comentar o capítulo primeiro da obra Handbook on the construction and interpretation of the laws de Henry Campbell Black, apresenta-se verdadeira teoria geral da interpretação jurídica. Defende-se a impropriedade do conceito de construção, tendo em vista o correto significado da interpretação jurídica. As regras de hermenêutica positivadas e não positivadas integram o direito positivo desde que observados certos pressupostos. Todos são intérpretes da Constituição, mas os juízes são verdadeiros oráculos do direito. A interpretação de conceitos técnicos não jurídicos depende da manifestação dos respectivos técnicos e essa manifestação não pode ser dispensada mesmo que o magistrado também possua o conhecimento técnico. As normas estrangeiras devem ser interpretadas nos termos em que são compreendidas no direito estrangeiro. Trata-se de questão de fato, a ser provada, regra geral, por perícia. Esta pode ser substituída pela prova documental, mas não pode ser dispensada pelo magistrado, mesmo que ele conheça o direito estrangeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Agudelo, Amparo, María Jesús Cava, and Gonzalo Musitu. "Un análisis intercultural de la socialización familiar y los valores en adolescentes." Escritos de Psicología - Psychological Writings, no. 5 (May 1, 2001): 70–80. http://dx.doi.org/10.24310/espsiescpsi.vi5.13470.

Full text
Abstract:
El objetivo de esta investigación es analizar las relaciones existentes entre estilos de socialización familiar, familismo y valores desde una perspectiva intercultural. Se pretende demostrar que las características de cada cultura marcan diferencias sustanciales en la estructura de valores del adolescente y en el tipo de socialización familiar. La muestra está constituida por 1070 adolescentes con edades comprendidas entre los 13 y los 18 años. Mediante muestreo estratégico se seleccionaron los adolescentes en las ciudades de Valencia (España), y de Tadó, Armenia y Medellín (Colombia). Los instrumentos han sido la Escala de Socialización Familiar SOC30, la Escala de Familismo FAM-1 y la escala de valores de Schwartz. Se han realizado dos análisis discriminantes. Los resultados muestran la existencia de diferencias significativas en función del ámbito cultural al que pertenece el adolescente, en los procesos de socialización, familismo y valores. Se comentan y discuten los resultados obtenidos y se sugieren posibles líneas de investigación futura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Fischer, Rosa Maria Bueno. "O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV." Educação e Pesquisa 28, no. 1 (June 2002): 151–62. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022002000100011.

Full text
Abstract:
O texto discute o conceito de "dispositivo pedagógico da mídia", concebido e pensado com base nos conceitos de "dispositivo de sexualidade" e de "modos de subjetivação", de Michel Foucault. Com fundamentação em tal referencial, mostra-se de que modo opera a mídia (e, particularmente, a televisão) na constituição de sujeitos e subjetividades na sociedade contemporânea, na medida em que produz imagens, significações, enfim, saberes que de alguma forma se dirigem à "educação" das pessoas, ensinando-lhes modos de ser e estar na cultura em que vivem. Comentam-se no artigo resultados de recentes pesquisas da autora a respeito das estratégias de interpelação dos sujeitos de distintas camadas sociais, evidenciadas em diferentes produtos televisivos. Tais resultados apontam para o fato de que estão em jogo, no processo de comunicação através da TV, múltiplas e complexas questões relacionadas às formas pelas quais se produzem sentidos e sujeitos na cultura. Ao mesmo tempo, apoiando-se nas investigações feitas, o texto sugere a pesquisadores, professores e estudantes a urgente necessidade de transformar a mídia em objeto de estudo no âmbito das práticas pedagógicas escolares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Xavier, Fernando César Costa, and Natana Ferreira de Oliveira Xavier. "A pandemia como motor de um regime de segurança internacional baseada no cuidado: uma crítica a Giorgio Agamben." Saúde Ética & Justiça 27, no. 1 (July 20, 2022): 03–08. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v27i1p03-08.

Full text
Abstract:
Embora o filósofo italiano Giorgio Agamben não tenha escrito um livro utilizando suas categorias de análise mais conhecidas para comentar a pandemia da Covid-19, sua posição teórica sobre ela é bastante conhecida – e polêmica. Desde fevereiro de 2020, quando a pandemia se torna uma ameaça global, exigindo a adoção de medidas sanitárias restritivas pelos governos, Agamben publicou artigos de opinião contundentes contra essas medidas. Sob a alegação de que a pandemia seria uma “invenção” para justificar o paradigma do estado de exceção, ele seguiu criticando aquilo que muitos juristas consideram ações e políticas legítimas para proteger a saúde coletiva; chegou a dizer que a vacinação e o “passe verde” instituído em países europeus seriam formas deliberadas de criar cidadãos de segunda classe. Neste artigo, os autores sustentam que, a despeito das alegações de um intelectual influente como Giorgio Agamben, a pandemia criou bases para a constituição de regime de cooperação jurídica no âmbito sanitário que mais se aproximaria de um processo de consolidação de um regime de segurança internacional baseado no cuidado do que de um estado de exceção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Escobar, José Carlos. "Decires." Decires 20, no. 24 (July 6, 2020): 39–62. http://dx.doi.org/10.22201/cepe.14059134e.2020.20.24.13.

Full text
Abstract:
Son muchos los años, 22 para ser exactos, en los que Decires, la revista académica del CEPE, ha estado vigente gracias al entusiasmo de quienes la han visto como el espacio ideal y propio para publicar sus ideas, estudios, investigaciones y descubrimientos. Además, ha sido una revista que ha ayudado a cohesionar la teoría con la práctica en lo que se ha denominado “enseñanza del español a extranjeros”. En el área de español, ha sido un baluarte en la formación continua de sus profesores y profesoras, y se ha constituido en una fuente de referencia y en un instrumento de socialización del conocimiento entre el claustro de profesores sobre los temas más diversos. Surgida en respuesta a la labor universitaria de la difusión del conocimiento, tuvo como antecedentes las revistas Mascarones (de 1982 a 1988) y El Boletín (de 1989 a 1992), lo cual significa que es ahora una tradición académica, con un acervo de artículos que muestra las capacidades e intereses del CEPE. En esta contribución se presenta una relatoría comentada de lo publicado en Decires, que se inició en 1998 y transitó a lo digital en 2005 para facilitar el acceso a esta revista académica en beneficio de un público amplio, además de contribuir así al ahorro de papel y de espacio. Se reseñan las contribuciones hechas en 22 años y se deja constancia de lo publicado, lo cual sin duda es de interés no solo para los profesores del CEPE, sino para el público interesado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Cardoso Squeff, Tatiana, Lúcia Souza D'Aquino, and Maria Luiza B. Targa. "O IMPÉRIO DAS MEDIDAS PROVISÓRIAS E A PROTEÇÃO DO MERCADO NO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA." Revista Chilena de Derecho y Ciencia Política 11, no. 2 (January 21, 2021): 9–43. http://dx.doi.org/10.7770/rchdcp-v11n2-art2235.

Full text
Abstract:
Durante a pandemia de Covid-19 e diante da crise por ela gerada, nada mais natural que um governo atue na tentativa de conter não só o alastramento do vírus na sociedade, mas igualmente para mitigar as consequências diretas e indiretas por ele causadas nas mais diversas áreas, com especial atenção àquelas mais vulneráveis. O caso do Brasil não seria diferente se as medidas arquitetadas no âmbito do Poder Executivo não fossem largamente voltadas para setores e pessoas físicas e jurídicas que não necessariamente deveriam ser “socorridas” da forma como restou estipulado. Em vista disso, esse texto tem como objetivo discutir quatro Medidas Provisórias - MPs 925, 948, 958 e 966 - publicadas pelo Executivo brasileiro voltadas a proteção do mercado em detrimento da defesa do consumidor durante a pandemia, a fim de expor, a partir do método indutivo-dedutivo e de uma análise analítico-descritiva, o seu teor e verificar as suas incongruências, em especial, frente ao texto constitucional. Ao cabo, atento à Constituição de 1988 e à condição por ela reconhecida para a proteção da dignidade humana daquele que consome, conclui-se que o Poder Executivo deveria pugnar pela sua defesa em primeiro lugar mesmo em meio à crise múltipla corrente, o que não é o caso das MPs comentadas, cuja inconstitucionalidade demanda que as mesmas não sejam transformadas em Lei pelo Congresso Brasileiro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Sayão, Luís Fernando, and Luana Farias Sales. "A ciência invisível: por que os pesquisadores não publicam seus resultados negativos?" Informação & Informação 25, no. 4 (December 26, 2020): 98. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n4p98.

Full text
Abstract:
Introdução: Os resultados de pesquisas cientificas considerados negativos – hipóteses não confirmadas, dados inesperados, experimentos não concluídos e outros mais – estão sempre presente nos fluxos de construção do conhecimento científico, constituindo um componente essencial para uma visão mais abrangente e integral das múltiplas faces da rotina dos laboratórios. Além do mais, são esses estudos que refutam as ideias correntes e hipóteses consolidadas que fazem a ciência avançar. Entretanto, os estudos negativos não encontram meio de publicação formal de alto impacto e não são plenamente valorizados no ambiente científico e pelas suas instituições. São muitas as barreiras para a não publicação e compartilhamento desses resultados. Objetivo: Tentando compreender esse fenômeno, o presente estudo tem por objetivo identificar as principais causas da invisibilidade dos estudos negativos. Metodologia: A partir de uma pesquisa exploratória e qualitativa, adota-se como recurso metodológico, a busca e a análise da escassa literatura sobre a temática, investigando e sistematizando as principais causas da invisibilidade dos estudos negativos. Resultado: Como resultado, apresenta-se essas causas categorizadas e comentadas em cinco categorias: barreiras contextuais, cognitivas, profissionais, organizacionais e editoriais. Conclusões: Conclui-se que embora haja um movimento em torno da criação de periódicos e de outras plataformas dedicadas aos resultados negativos, esses ativos informacionais ainda precisam ser valorizados e integrado aos fluxos de comunicação científica proporcionando maior visibilidade aos estudos não confirmatórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Piccoli, Andrezza de Souza, Débora Cynamon Kligerman, Simone Cynamon Cohen, and Rafaela Facchetti Assumpção. "A Educação Ambiental como estratégia de mobilização social para o enfrentamento da escassez de água." Ciência & Saúde Coletiva 21, no. 3 (March 2016): 797–808. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015213.26852015.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo 225 da Constituição Brasileira estabelece que todos os brasileiros têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, como um bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida saudável, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Este artigo objetiva apresentar uma metodologia de mobilização para o enfrentamento da escassez dos recursos hídricos, tendo como pressuposto o Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (PEAMSS). Trata-se de um estudo orientado pelo método qualitativo do tipo bibliográfico documental, com caráter de pesquisa-ação, tendo a educação como propulsora da participação, mobilização e controle social sobre os recursos hídricos. Inicia-se pela abordagem teórica, a partir dos pressupostos da Educação Ambiental, continuamente com a apresentação do PEAMSS. Comentados e seguidos pela proposição do plano de ação. Conclui-se que o alcance e universalização dos direitos humanos à água e ao saneamento se darão somente com a gestão de águas de modo democrático e participativo. A partir deste estudo observou-se que são necessárias ações para avaliar o alcance do PEAMSS e para traçar novos caminhos para implementação do programa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography