To see the other types of publications on this topic, follow the link: Constexpr.

Journal articles on the topic 'Constexpr'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 36 journal articles for your research on the topic 'Constexpr.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Silva, Carla Cavalcanti. "“La Fenêtre Éclairée”: Uma Escrita Constelar." Manuscrítica: Revista de Crítica Genética, no. 17 (October 16, 2009): 108–39. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i17p108-139.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por finalidade discutir e analisar o episódio da “fenêtre éclairée” desenvolvido nos cadernos 53 e 55 de Marcel Proust, destinados à elaboração do romance A prisioneira. A análise das diversas versões deste episódio tenta investigar os procedimentos escriturais do escritor e a possibilidade de depreendê-los do texto publicado, que carrega em si muitos traços de sua gênese.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Winter Noble, André. "DO CAOS À COISA: NOTAS A UM ENSAIO CONSTELAR." Caderno de Letras, no. 36 (May 12, 2020): 81–92. http://dx.doi.org/10.15210/cdl.v0i36.17005.

Full text
Abstract:
Este artigo parte de uma aproximação vocabular ou mesmo um trocadilho com as palavras Caô e Caos, valendo-se de relações estabelecidas com autores como Ovidio e ao mesmo tempo encontra o contexto que permitiu a construção de vultos como os matemáticos Henri Poincaré e Edward Lorenz, autores da Teoria do Caos. Inobstante, recorremos ainda ao conceito de das Ding e objeto a, caros ao psicanalista Jacques Lacan. No entanto, esse texto tenta com esse percurso tortuoso alcançar as produções de Deleuze e Guattari, particularmente chamando a atenção para a Caosmose de Felix Guattari. Desse modo, essas linhas se oferecem como uma tentativa de decifração, a ousadia da leitura.Palavras-chave: Caô; Caos; Das Ding; Objeto a.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vieira, Márcia Maria Rosa. "Fernando Pessoa e Jacques Lacan: constelações, letra e livro." Em Tese 10 (December 31, 2012): 133. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.10.0.133-138.

Full text
Abstract:
Este artigo colocou lado a lado a poética do escritor Fernando Pessoa, principalmente no seu Livro do desassossego, e a teoria psicanalítica de Jacques Lacan, em especial aquela formulada nos anos 70, de modo a examinar o “funcionamento constelar” e o “livro” como modos de dar forma ao acaso, à contingência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Herrera Guevara, Asunción. "Justicia internacional e inmigración, necesidad de constelar diferentes principios normativos." Daímon, no. 73 (February 9, 2018): 79. http://dx.doi.org/10.6018/daimon/246971.

Full text
Abstract:
<p>Este artículo analiza la necesidad de repensar el concepto de justicia internacional. Si queremos una teoría de la justicia capaz de dar respuesta a problemas como el de la inmigración, es preciso marcar el comienzo de una nueva justicia global. Analizaré la obra <em>El derecho de gentes</em> de Rawls y la propuesta sobre inmigración de David Miller. En ambos casos, intentaré subrayar las carencias apoyándome en el trabajo de Nancy Fraser. El artículo concluye presentando una propuesta, en el campo de la justicia internacional, de constelación de principios y asumiendo el nuevo enmarque fraseriano.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Piñero, Gabriela A. "Re-estructurar el proyecto de un arte latinoamericano: el modelo constelar." Intervención Revista Internacional de Conservación Restauración y Museología 1, no. 1 (May 1, 2010): 11–20. http://dx.doi.org/10.30763/intervencion.2013.7.83.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Lara Luiza Spagnol. "Uma leitura benjaminiana do tempo em Dom Casmurro e Capitu." Cadernos Benjaminianos, no. 5 (June 30, 2012): 17. http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.0.5.17-24.

Full text
Abstract:
O presente artigo objetiva realizar aproximações entre a concepção temporal de Walter Benjamin - especificamente no que diz respeito às suas Teses Sobre o Conceito de História - e as obras Dom Casmurro, de Machado de Assis, e sua adaptação televisiva, a microssérie Capitu, dirigida por Luiz Fernando Carvalho. Almejamos compreender, especificamente, de que maneiras o tempo que percorre tais obras está próximo da imagem de um tempo constelar, múltiplo, não-linear e heterogêneo, tal qual conceituado por Benjamin.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cachopo, João Pedro. "Para uma Dialéctica Constelar: Theodor W. Adorno à entrada do Século XXI1." Trans/Form/Ação 39, no. 1 (March 2016): 213–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-317320160001000010.

Full text
Abstract:
RESUMO: Interrogando-se sobre o lugar da filosofia de Theodor W. Adorno no âmbito do pensamento crítico contemporâneo, o presente artigo procura dar conta dos revezes da recepção político-filosófica da dialéctica negativa (das posturas críticas de Habermas, Lyotard ou Agamben às mais favoráveis de Jameson e Holloway) e discutir a sua relevância actual. Defender-se-á que a politização do pensamento adorniano é possível, muito embora as suas valências críticas não se restrinjam a essa possibilidade. Hoje, a dialéctica negativa funcionaria também como antídoto contra os atalhos tomados pelas correntes "voluntarista" (Peter Hallward), "messiânica" (Agamben) e "ontológica" (realismo especulativo) da filosofia, à entrada do século XXI. Contudo, atendendo a que a relação entre teoria e prática é complexa em Adorno, a sua relevância actual ressaltaria em relação com as reacções críticas que o movimento do "realismo especulativo" tem suscitado. Em diálogo com alguns dos seus interlocutores (Markus Gabriel e Adrian Johnston), sugere-se que o desenvolvimento de uma "dialéctica constelar" depende da introdução de um elemento destotalizador no seio do diagnóstico radical - a um só tempo materialista e transcendental - da dialéctica negativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rosa, Márcia. "Da cadeia significante à constelação de letras: os signos do gozo." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 12, no. 1 (June 2009): 53–73. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-14982009000100004.

Full text
Abstract:
O funcionamento constelar, que começa com Mallarmé (1897) e vigora principalmente na primeira metade do século XX nas letras e nas artes, declina no início dos anos 1970, momento no qual entra em consideração no campo da psicanálise através do texto "Lituraterra" (1971), de Jacques Lacan. Essa entrada, a partir da qual a letra torna-se signo de gozo, é possibilitada pelo declínio do estruturalismo e da linearidade da linguística saussuriana e, de algum modo, abre as trilhas para uma escrita borromeana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Aladro Vico, Eva. "Palabras que crean a sus hombres. Sentido, narración y cognición en la construcción de lo real." CIC. Cuadernos de Información y Comunicación 25 (March 15, 2020): 95–108. http://dx.doi.org/10.5209/ciyc.67662.

Full text
Abstract:
Este texto reflexiona sobre la pragmática de la comunicación asociada al uso del sentido del lenguaje. Se plantea que el uso del lenguaje dirige la acción humana hacia determinados fenómenos semánticos, que a su vez, imprimen a las personas actitudes y capacidades. De esta manera, el lenguaje es una poderosa construcción de lo real, por su capacidad de constelar y captar formas, y generar actitudes humanas hacia las formas que desencadenan nuevas visiones de lo real. En este proceso, el avance en el conocimiento, el descubrimiento en las historias narradas y la generación de ideas son efectos, y en ellos podemos estudiar el proceso en profundidad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Flach Gomes, Isabella. "A PAISAGEM A PARTIR DE DOIS TEMPOS." PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade 7, no. 25 (July 7, 2023): 142–53. http://dx.doi.org/10.15210/pixo.v7i25.4186.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta a visão da natureza e da paisagem da China a partir dos relatos pessoais de dois autores franceses, Roland Barthes e Edgar Morin. O primeiro viajou nos anos 1970 com a comitiva da Tel Quel, a convite da agência de turismo chinesa, uma experiência controlada e organizada. Morin, duas décadas depois e após as reformas políticas, sociais e econômicas, visitou a China como convidado da Associação Chinesa para Compreensão Internacional (CAFIU), produzindo outras reflexões acerca do país em questão. Pode-se traçar, portanto, um entendimento histórico constelar a partir da ótica do estrangeiro e perceber como os relatos de viagem podem alargar o campo da arquitetura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Gambini, Roberto. "Corações partidos no porto de Gênova." Estudos Avançados 20, no. 57 (August 2006): 264–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142006000200020.

Full text
Abstract:
O ENSAIO é uma busca de sentimentos perdidos: partindo de uma apresentação histórica de uma Itália recém-unificada, sob o espectro ameaçador da falta de trabalho - e a correspondente situação de um Brasil pós-escravagismo, necessitado de mão-de-obra, o foco desse estudo é considerar os estados de alma dos imigrantes e acompanhar as dramáticas peripécias de suas transmigrações. Reconhecendo a importância da música para constelar sentimentos coletivos e expressá-los, o autor interpreta trechos de ópera de Verdi e também, em clave subjetiva, cartões-postais familiares, trocados entre membros separados de uma mesma família partida, discernindo conflitos afetivos que vieram a contribuir para a formação do grande amálgama anímico brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Bomfim, Edilma A. M. "A dupla face de Arlinda: uma leitura junguiana do conto "Uma janela"." Revista Leitura, no. 15-16 (April 15, 2019): 72–92. http://dx.doi.org/10.28998/2317-9945.199515-16.72-92.

Full text
Abstract:
O artigo procede a uma leitura do conto "Uma janela" do escritor alagoano Breno Accioly, levando em consideração o processo de individuação do personagem Coriolano. Perdido em sua trajetória, esse ser ficcional esbarra na dificuldade de constelar os opostos - anima e animus - desembocando na loucura e ruína físico-emocional. Essa narrativa permitiu uma leitura como a já feita poe C. G. Jung, uma vez que o contista, dentro da formulação íntima, de natureza romanesca, utiliza recursos como o conflito de caráter dual entre o inconsciente e o consciente, o primitivo e o ego, do qual encontramos o equivalente teórico na formulação junguiana dos arquétipos, à semelhança do par anima/animus. DOI: 10.28998/0103-6858.1995v2n15-16p72-92
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Bui, Xuan Dung, and Thi Kien Pham. "Educational ideas of pragmatism and its impact on education in the constext of present." Aufklärung journal of philosophy 8, no. 3 (December 14, 2021): 33–46. http://dx.doi.org/10.18012/arf.v8i3.60933.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Oliveira, George Fredman Santos, and Alexandre Fernandez Vaz. "Uma sociologia compreensiva sobre política e pandemia no Brasil." P2P E INOVAÇÃO 7 (September 26, 2020): 86–100. http://dx.doi.org/10.21721/p2p.2020v7n1.p86-100.

Full text
Abstract:
Este pequeno ensaio pretende refletir sobre as relações tensas entre o enfrentamento da pandemia do Covid-19 e a vida política no Brasil, abordadas em perspectiva constelar (figura presidencial, orla ministerial, séquito popular, poderes Judiciário e Legislativo, comunidade médica), verificadas na contumácia do presidente Jair Messias Bolsonaro para se manter no poder por dentro (ou a despeito) da pandemia contra a evidência dos registros de seus efeitos na saúde pública, arrevesando a política (lugar do poder) com o puro autoritarismo (lugar da violência). Os argumentos do ensaio percorrem as informações prestadas por diversos canais de comunicação no confronto entre objetividade-responsabilidade e as implicações éticas das/nas tomadas de posição política de um lado e da posição científica do outro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Rentería Díaz, Adrían. "EUTANASIA Y DERECHO: HACIA UNA ÉTICA DE LA AUTONOMÍA." Revista de la Facultad de Derecho de México 56, no. 246 (August 18, 2017): 325. http://dx.doi.org/10.22201/fder.24488933e.2006.246.61537.

Full text
Abstract:
Las aplicaciones prácticas de la medincina y de la biología están transformando de modo radical la vida humana, así como nuestra percepción de ella. Se puede decir, sin riesgo de exagerar, que estamos frente a una "medicalización" cada vez más acentuada de la vida humana, tanto en su inicio (el nacimiento) como en su final (la muerte). En efecto, si hasta hace pocos decenios las personas nacían y morían en su propia habitación, hoy por lo general la vida y la muerte son procesos que se verigfican en instituciones sanitarias, fuera del constexto familiar. Esta medicalización ha generado algunos efectos prácticos problemáticos que desde hace tiempo la medicina, y más recientemente otras disciplinas han tenido que afrontar, dando vida de ese modo a la bioética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Melo, Érico Coelho de. "Rumo a rumo de lá: a unidade constelada de Corpo de baile." Revista Diadorim 13 (June 28, 2013): 39–66. http://dx.doi.org/10.35520/diadorim.2013.v13n0a3983.

Full text
Abstract:
Dados toponímicos, corográficos e geodésicos colhidos em Corpo de baile permitem visualizar a unidade das partes (“poemas”) do livro no mapa de Minas Gerais. Ao seguir pelo avesso a “loxía” proferida por Gorgulho, o primeiro recadeiro de “O recado do morro”, percebe-se que as coordenadas geográficas dos cenários dos sete poemas desenham uma imagem constelar do “teatro de palcos múltiplos” rosiano. Na cartografia do Sertão, as posições dos membros do baile ficcional, quando carregadas comos atributos dos planetas enxergados no livro por Heloísa Vilhena de Araújo, determinam uma reveladora transposição anamórfica dos polos alegóricos que controlam os movimentos de motivos, temas e personagens entre os poemas. O mapa é a partitura em que se unificam as distintas temporalidades dos enredos, reproduzindo as correspondências entre micro- e macrocosmo sugeridas pelas epígrafes de Plotino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Panozzo-Zenere, Alejandra, and M. Cecilia Olivari. "La exhibición de arte en la contemporaneidad. Lecturas críticas entre los 'giros temáticos' y el 'esquema constelar'." Arte, Individuo y Sociedad 32, no. 4 (July 23, 2020): 903–16. http://dx.doi.org/10.5209/aris.64265.

Full text
Abstract:
El presente trabajo tiene como objetivo delinear y articular diferentes abordajes de la exposición que permiten problematizar los modos de exhibir el arte en la contemporaneidad. Dada la magnitud del desafío, se procura trazar algunos lineamientos desde el cruce de los Estudios Visuales con los enfoques teórico-críticos aplicados a la museología. Se propone una metodología cualitativa que parte de la museología de la idea (García Blanco, 1999) y se la amplía a partir de los giros temáticos de lo global (Guasch, 2016) y la noción de constelación (Benjamin, 2005; Didi-Huberman, 2008, 2011). Con esta articulación buscamos caracterizar y comparar estas propuestas museográficas que coexisten en una trama compleja y se contaminan entre sí. Si bien tenemos en claro que cada caso se pronuncia de manera específica, esta aproximación busca explorar los rasgos generales de la convivencia de estos modos de exhibir y los desafíos del tiempo presente, tomando en cuenta tanto la expansión de los límites del sistema del arte, como las incumbencias y los problemas disciplinares que allí se mixturan.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Araujo, Miguel Almir Lima. "O Estado Brincante." Revista Terceiro Incluído 7, no. 1 (December 11, 2017): 19. http://dx.doi.org/10.5216/teri.v7i1.48257.

Full text
Abstract:
O texto plasma ponderações/meditações acerca do estado brincante desde um horizonte compreensivo que prima por olhares polilógicos e transdisciplinares. Nessa perspectiva, trata do estado brincante como estado de dis-posição e de abertura do senso de humor que viceja a coexistência seminal e in-tensiva entre o corpo e o espírito humanos; como expressão do estado de espanto e de admiração que envolve a inteireza de nosso ser na fruição do impulso lúdico mediante as sensações e sentimentos de bem estar e altivez, de despojamento e gratuidade, de alegria e contenteza; como tradução da plasticidade e do dinamismo rítmico dos fluxos moventes da tragicomicidade do existir que insuflam processos criantes e libertários que implicam na transgressão da sisudez das fôrmas instituídas e compressivas e no envidar de processos de mutação e de emancipação; como o constelar da poeticidade do jogo que perfaz as proezas do cotidiano na expressão do riso e da vivacidade que dão cromaticidade e alumbramento ao existir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Souza, Fernando Artur de, and Kati Eliana Caetano. "A casa que sangra: expressão e subjetivação no fotojornalismo de longo prazo." Estudos em Jornalismo e Mídia 18, no. 1 (July 5, 2021): 187–98. http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2021.76842.

Full text
Abstract:
Premiações fotojornalísticas vêm reconhecendo a importância dos trabalhos seriados e de longo prazo. Em 2015, O World Press Photo criou a categoria Long-Term Projects que premia ensaios construídos em períodos longos de tempo. Utilizaremos o ensaio The House That Bleeds, do fotógrafo mexicano Yael Martínez, premiado nesta categoria em 2019, para refletirmos sobre o estatuto do fotojornalismo em suas dimensões expressivas e éticas. Para isto, vamos operar uma análise do ensaio e compará-lo a outros dois vencedores da mesma categoria a fim de reconhecer o papel da construção de subjetivação e da ação política do fotógrafo ao registrar a si e a sua família em seu drama pessoal enquanto vítimas da violência em seu país. Os operadores analíticos são buscados nos conceitos e categorias articulados ao processo reflexivo sobre as imagens, seus constituintes, sua sintaxe, sua dinâmica sensível, assim como na associação constelar que permitem quando pensadas em conjunto de imagens e texto-imagens. Assim, a narrativa vincula a percepção de si e do outro numa mesma experiência vivida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Ramos, Conrado. "A indignação dialética: paixão e resistência em Maria Helena Souza Patto." Psicologia USP 22, no. 3 (September 2011): 499–528. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65642011005000019.

Full text
Abstract:
Este trabalho dialoga com a obra de Maria Helena Souza Patto, não com o propósito de datar e reificar uma autora e seu pensamento, mas sim de reavivar seu conteúdo crítico sobre a psicologia numa época em que a mediocrização dos cursos esbarra no mais raso sentido do termo formação. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é sustentar a obra da autora como contracorrente do que se impõe, como resistência ainda possível. Não obstante, analisa-se como o pensamento da autora contribuiu para nos legar uma psicologia absolutamente diferente da que ela própria encontrou. Abordam-se temas estudados em profundidade pela autora, tais como a história da psicologia, o fracasso escolar, a psicologia escolar, a psicologia aplicada à infância, a crítica à psicologia e as relações entre psicologia e política, temas sempre reunidos pela denúncia à ideologia hegemônica e pela indignação diante dos novos movimentos ideológicos que visam manter intactas as condições da dominação. Entende-se que o resultado final permite constelar um pensamento crítico e dialético segundo os métodos de reflexão da própria autora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Capasso, Verónica Cecilia, Mariano Fernández, and Daniela Camezzana. "Ações performativas em contextos contenciosos. Análise de um caso de jovens de direita argentinos." Desafíos 36, no. 2 (July 24, 2024): 1–34. http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/desafios/a.13831.

Full text
Abstract:
Este artículo analiza una acción performática de la organización de derecha argentina Jóvenes Republicanos (jr). La elección del caso, que condensa rasgos de una categoría más amplia de fenómenos similares, permite testear el funcionamiento de las categorías teóricas y analíticas que estructuran nuestro argumento y contribuye a la caracterización del fenómeno de los movimientos de derecha contemporáneos. El análisis de caso se hará desde un abordaje transdisciplinar que asocia la teoría sociopolítica, los estudios sociales del arte y la performance, y los análisis sobre la mediatización de las sociedades contemporáneas. El propósito es contribuir al análisis de un fenómeno extendido en la vida pública argentina: el de las acciones performáticas realizadas en el marco de acciones contenciosas, considerando su estatuto polivalente: incorporan lenguajes estéticos, cuestionan el valor de lo común y disputan el direccionamiento de la atención pública, política y mediática. Este tipo de performance, cuando adopta una estructura constelar, se convierte en un discurso de potencia ubicua, con capacidad de circular por superficies mediatizadas y trascender el aquí y ahora situado original.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Ferreira, Rony Márcio Cardoso, and Luana Cavalieri de Alencar Dutra. "A teoria antropofágica da tradução no Brasil: o caso Haroldo de Campos." Acta Scientiarum. Language and Culture 45, no. 2 (November 10, 2023): e67056. http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v45i2.67056.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo principal analisar em que medida alguns ensaios de Haroldo de Campos (1929-2003), mais especificamente aqueles escritos durante a década de 1960, foram seminais para a construção de uma teoria antropofágica da tradução no Brasil. Entre eles, este estudo elege como objetos de discussão os textos ‘Da tradução como criação e como crítica’ (1962), ‘Arno Holz: da revolução da lírica à elefantíase do projeto’ (1962) e ‘Texto literário e tradução’ (1967), no intuito de perscrutar o caminho de uma possível epistemologia sobre a tarefa tradutória pensada a partir dos trópicos. Para tanto, procuramos investigar por meio de tais ensaios a importância das noções de ‘antropofagia’ e ‘história constelar’ frente ao projeto teórico elaborado por Campos durante o século XX. A partir da perspectiva da crítica literária, da literatura comparada e dos estudos da tradução literária, valemo-nos, atrelados aos preceitos cunhados pelo poeta-tradutor brasileiro, dos postulados de Oswald de Andrade (2017), Walter Benjamin (1994), Jacques Derrida (2009) e Leda Tenório da Motta (2002). Portanto, veiculamos a importância desses postulados para o pensamento de Campos e, por fim, ratificamos a relevância de seus ensaios quando se pensa na desconstrução de um pensamento mais tradicional sobre a tradução literária em solo latino-americano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Mortimer, Junia. "Urgências de arquivo: procedimentos de investigação estética em cinco acervos brasileiros." Paranoá, no. 32 (August 26, 2022): 1–15. http://dx.doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n32.2022.18.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende reunir diferentes práticas de pesquisa com arquivos, entre públicos e privados, no intuito de evidenciar a importância de uma disposição de escuta e observação, e não somente de questionamento e interrogativa, diante dos conjuntos documentais e suas formas de organização. As perguntas aos arquivos nos guiam nas pesquisas pelas quais chegamos a eles. Mas o arquivo tem também suas demandas, aquelas projetadas por seus gestores e aquelas solicitadas pela (sobre)vida das imagens (DIDI-HUBERMAN 2013) e documentos. Como corpo pulsante, o arquivo, existente ou inventado na pesquisa, que pode condicionar leituras pelos seus regimes de visibilidade, também sugere sutis movimentos, entre mostrar, ouvir, inventar, criar, constelar. Que perguntas emergiram diante de alguns arquivos, além das interrogativas que nos levaram até eles? Quais demandas os sujeitos gestores mas também os corpos documentais apresentaram? Que cidades podemos vislumbrar nessas urgências de arquivo? Para tentar responder a essas perguntas vamos apresentar 5 situações de pesquisa em arquivo que evidenciam 5 diferentes ações de investigação (investigAção) com conjuntos documentais. Esses 5 arquivos - Arquivo UFBA/MAP (Meta Arquivo UFBA70), Acervo Aracy Esteve Gomes, Laboratório de Fotodocumentação, Acervo Arlete Soares e Zumvi Arquivo Afro Fotográfico - colocaram diferentes solicitações em função das urgências emanadas daqueles acervos e de seus gestores, evidenciando que, ao tempo que precisamos fazer o arquivo falar, é também importante atentar-se a perscrutá-lo com uma escuta sensível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Martha, Diana Junkes Bueno. "Poesia-ideograma: a lua móbile de Li Bai reimaginada por Haroldo de Campos." Cadernos de Literatura em Tradução, no. 14 (April 24, 2015): 153–72. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2359-5388.i14p153-172.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente artigo é tecer algumas considerações sobre as traduções da poesia chinesa por Haroldo de Campos. Ao final do artigo, propõe-se uma leitura para uma tradução de um poema de Li Po (701-762 d.C.). Incansável leitor da tradição e exímio tradutor, o poeta paulista erigiu uma obra constelar em torno de várias culturas a partir do estabelecimento de diálogos entre textos e contextos, sobretudo por meio de um trabalho tradutório ao qual ele deu o nome geral de transcriação, tendo nomeado, particularmente, de reimaginações, as traduções da poesia oriental. É por meio desse trabalho transcriativo que ele contemporanizou poetas de tempos e espaços diversos. Se de um lado a situação contemporânea, pós-utópica, aponta para uma crítica do futuro, dos paraísos prometidos, a poética da transcriação, em Haroldo de Campos, sustenta-se, ainda, como um alicerce para o ressurgimento de uma utopia da escritura que reúna povos e lugares em tempos de globalização. Sob essa perspectiva, apontar caminhos para a leitura das reimaginações da poética chinesa empreendidas por Campos parece um meio de dar destaque aos intercâmbios entre as culturas de língua portuguesa e a China, esta última compreendida, nos dias atuais, como um potencial econômico e como um desafio político às relações internacionais, mas ainda à espera de uma leitura poética de sua realidade e língua que o Ocidente possa empreender. O trabalho de Haroldo é, pois, uma homenagem à China e uma provocação ao leitor de língua portuguesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Gonzales, Gill Velleda, Elizaldo Domingues dos Santos, Liércio André Isoldi, Luiz Alberto Oliveira Rocha, Antônio José da Silva Neto, and Wagner Rambaldi Telles. "Constructal Design of Double-T Shaped Cavity with Stochastic Methods Luus-Jaakola and Simulated Annealing." Defect and Diffusion Forum 370 (January 2017): 152–61. http://dx.doi.org/10.4028/www.scientific.net/ddf.370.152.

Full text
Abstract:
In this paper it is proposed a comparison between two stochastic methods, Simulated Annealing and Luus-Jaakola algorithms, applied in association with Constructal Design to the geometric optimization of a heat transfer problem. The problem consists in a solid body with an internal uniform heat generation, which is cooled by an intruded cavity that is maintained at a minimal temperature. The other surfaces are kept as adiabatic. The objective is to minimize the maximum excess of temperature (θmax) in the solid domain through geometric optimization of the isothermal double-T shaped cavity. The problem geometry has five degrees of freedom, but in this study four degrees of freedom are evaluated, keeping fixed the ratio H/L (ratio between the height and length of the solid domain) as well as the cavity constraints. The search for the optimal geometry is performed by Simulated Annealing and the Luus-Jaakola algorithm with different configurations or set of main parameters. Each algorithm is executed twenty times and the results for θmax, and corresponding geometry ratios, are recorded. Results of two heuristics are compared in order to select the best method for future studies about the complete optimization of the cavity, as well as, the evaluation of constraints over the thermal performance of the problem. The method employed to compare and rank the different versions of the two algorithms is a statistical tool called multi-comparison of Kruskal-Wallis. With this statistical method it is possible to classify the algorithms in three main groups. Results showed that the Simulated Annealing with hybrid parameters of Cooling Schedule (BoltzExp and ConstExp2) and traditional ones (Exponential) led to the highest probability to find the global optimal shape, while the results obtained with the Luus-Jaakola algorithm reached to several local points of minimum far from the best shape for all versions of the algorithm studied here. However, the Luus-Jaakola algorithm led to the lowest magnitude of maximum excess of temperature, showing that the implementation of hybrid methods of optimization can be an interesting strategy for evaluation of this kind of problem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Valentim, Felipe Vieira. "Imagens de pensamento em Benjamin: ética, estética e linguagem/ On Benjamin’s Thought-Images: ethics, aesthetics and language." Cadernos Benjaminianos 14, no. 2 (February 25, 2019): 21. http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.14.2.21-34.

Full text
Abstract:
Resumo: Esta proposta objetiva refletir as imagens constelares do pensamentobenjaminiano, evidenciando-se a plasticidade com que se organizam fragmentos, pequenos ensaios e aforismos, formas destoantes daquelas autorizadas pelo saber histórico-científico. O trabalho sobre as Passagens, iniciado em 1927, é projeto de um livro que problematiza o avanço da modernidade capitalista em grandes metrópoles – Paris é um exemplo. As imagens verbais de Benjamin expõem uma organização da linguagem pensada como um campo de onde emerge uma complexa e intricada rede de relações entre conhecimento e experiência. A conclusão destaca a materialização do pensamento como obra de arte, cujo agrupamento de recortes ocorre pela afinidade visível entre as ideias, as “imagens de pensamento” [Denkbilder]. Desta forma, a partir do fragmento, ruínas e representações são modos de pensar uma ética do presente escrita à contrapelo da modernização: um projeto contraditório, inacabado e mal resolvido. Palavras-chave: passagens; pensamento constelar; Denkbilder.Abstract: This proposal aims to reflect the Constellation in Benjaminian thought, evidencing the plasticity concerning the organization of fragments, small essays and aphorisms: forms disproven from those authorized by historical-scientific method. The Arcades Project (started in 1927) is a kind of research which problematizes the advance of capitalist modernity in large metropolises – Paris is an example. Verbal images in Benjamin’s thought present an organization of language as a field from which emerges a complex and intricate relation between knowledge and experience. The conclusion highlights the materialization of thought as a work of art, whose grouping of fragments occurs by the visible affinity between ideas, “Thought-Images” [Denkbilder]. In this way, from the fragment, ruins and representations are ways of thinking an ethics of the present time which is written against the modernization: a contradictory, unfinished and ill-resolved project.Keywords: the arcades project; constellation; Denkbilder.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Araujo, Miguel Almir Lima. "Dos DOS SENTIDOS DE POÉTICA/O. O ESTADO POÉTICO." Revista Terceiro Incluído 10, no. 1 (December 31, 2020): 75–92. http://dx.doi.org/10.5216/teri.v10i1.66044.

Full text
Abstract:
O texto apresenta a/o Poética/o como estado de dis-posição, de abertura dos sensos perceptivos, da consciência compreensiva, do laço da sensibilidade e da espirituosidade para uma forma de compreensão e de fruição dos fenômenos humanos, do existir e do coexistir humanos a partir do viger da poíesis. Ou seja, dos modos originários e originantes em que jorra o vigor seminal destes fenômenos, do existir, que potencializam o emergir de nossos fazeres e criares. A Poética, visceralmente, implica no despontar do fulcro germinal, impulsiona a insurgência das sendas abertas, do inaugural; a eclosão do extraordinário, o constelar da “eterna novidade do mundo”. O prisma da Poética, ao entrelaçar Pathos e Logos, suscita o despontar dos fluxos do espanto e da admiração, da perplexidade e das inquietações que nos interpelam, movem e insuflam no trilhar as dobras e curvas das travessias, dos laços das encruzilhadas que atravessamos impelidos pelas intensidades dos desafios de nosso ser sendo no mundo com os outros. Potencializa a abertura do corpo e do espírito, do corpoespírito – do “logos poético” – para o insurgente, o imprevisível e o surpreendente; para o pluriverso dos Sentidos humanos. Dispõe-nos para as proezas agridoces da tragicomicidade do existir. Desse modo, nos adentra nos meandros dos paradoxos e imponderáveis da complexidade humana, nos flancos de suas ambiguidades e incertezas, contradições e tortuosidades. O trançado da Poética, do estado poético, insufla a ruptura do anestésico que comprime e homogeneíza, e fomenta a plasticidade do estésico caracterizada pela expressão do jogo sincopado, da fluidez do movimento, do impulso lúdico, da imaginação criante, dos lampejos da policromia. Nesse rumo, podemos perceber, compreender e fruir os fenômenos, a vida, desde o seu pulsar originário, na movência de seu dinamismo, de suas obliquidades e de sua vivacidade com todos os sentidos juntos, interligados. Assim, estabelecemos com o mundo, com o viver contingente, uma relação pregnante/orgânica e anímica/simbólica em que penetramos na cromaticidade das intensidades e das extensidades dos núcleos das experiências, dos laços que nos entrelaçam uns com os outros movidos por nosso ser sensível e espirituoso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

ATOS - UFF, Grupo de Estudos Bakhtinianos. "CONSTELAR: APRENDENDO O EXERCÍCIO DE UMA HETEROCIÊNCIA." RevistAleph, no. 25 (May 31, 2016). http://dx.doi.org/10.22409/revistaleph.v0i25.25089.

Full text
Abstract:
ResumoCompreendendo, com Bakhtin, que ética e estética são dimensõeshumanas inseparáveis, apesar de distintas, colocamos em questão napesquisa as muitas formas que toma a identidade, assumindo-nos comosujeitos bakhtinianos em nossa radical situação de alteridade. A partirdessa perspectiva, contrapomo-nos a modelos que pensam a ciênciacomo discurso único da verdade, movendo-nos em uma reflexão emque o sujeito das Ciências Humanas seja um sujeito vivo, expressivo,falante. A constelação é usada como metáfora de que “somos juntose nos constituímos do outro”. Olhando para a arte, para as obras deDostoievski e segu-indo, com Bakhtin, pistas de como pensarmos aciência como ato responsável, trazemos os exercícios de reescritarealizados pelo Grupo Atos UFF.Palavras Chave: Ética, estética, metodologia, Dostoiévski
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Toneto, Diana Junkes Martha. "DISCURSO CONSTELAR E CONTINGÊNCIA: A PREGNÂNCIA CONTEMPORÂNEA DE MALLARMÉ." CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada 9, no. 2 (November 21, 2011). http://dx.doi.org/10.21709/casa.v9i2.4714.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é discutir o poema “Um lance de dados”, de Mallarmé, por meio do estabelecimento de convergências teóricas entre a leitura jakobsoniana, a psicanálise lacaniana e alguns elementos da análise do discurso de linha francesa. O poema, considerado marco da poesia na modernidade, já engendrou inúmeros discursos a seu respeito, o que nos autoriza a considerá-lo aqui como invenção permanente ou, ainda, como um lance de dados em eterno turbilhonar. Atenta aos ruídos desses discursos e disponível à escuta teórica que contribui para a análise crítica do poema, a leitura aqui empreendida aposta nos ganhos que a leitura do poema de Mallarmé tem para a percepção do estado das artes da poesia contemporânea, que dele herdou a dupla face da moeda lírica: a alta revisão das possibilidades de invenção e a excessiva metalinguagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Aguilera Torrado, Armando. "Compromiso ético y político del psicólogo colombiano de cara a la política pública de atención psicosocial a víctimas del conflicto armado." Poiésis 12, no. 24 (December 10, 2012). http://dx.doi.org/10.21501/16920945.508.

Full text
Abstract:
El articulo es un analisis del modelo de atención psicosocial asumido por las instituciones del estado a la hora de atender a víctimas del conflicto armado. Igualmente en el articulo se asumen algunos pronunciamientos de la corte frente a la necesidad de implementar un enfoque de atención psicosocial a víctimas del conflcito armado. Finalmente se reflexiona sobre el compromiso ético y político de la psicologia ante las demandas del constexto nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Guedes, Thiago, and Valentina Toaldo Brum. "PROJETO PARA CONSTELAR: O USO DO DESENHO PARAMÉTRICO NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO." PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade 5, no. 17 (May 9, 2021). http://dx.doi.org/10.15210/pixo.v5i17.21089.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Do Valle Zonno, Fabiola. "Urbano-Constelação – ensaios-lampejo sob trovões." Revista Thésis 8, no. 16 (December 21, 2023). http://dx.doi.org/10.51924/revthesis.2023.v8.401.

Full text
Abstract:
Rita Velloso abre seu livro Urbano-Constelação com uma imagem, gesto poético do artista Erreerre (Ricardo Reis) na série Vala (2016), obra intitulada Aqui e onde se lê “Imenso céu aqui abismo”. Logo de início, a autora, ao lembrar o convite de Benjamin para que pensemos por imagens, sublinha a constelação como estratégia do pensamento. Ao longo da leitura, a seguimos em seu pleno exercício ensaístico, montador e constelar – e nos sentimos movidos ao engajamento com as questões agudas que seu trabalho expõe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Araujo, Rodrigo Costa. "A poesia hatherlyana: desejo e representação." Revista Mosaicum, no. 35 (June 29, 2022). http://dx.doi.org/10.26893/rm.v35i35.513.

Full text
Abstract:
O caráter proteiforme da obra de Ana Hatherly (1929-2015) pode a princípio desconcertar; seu volume, provocar um misto de perplexidade e admiração; é uma obra continuamente interrogativa. Constelar, semelhante sua poesia, esta leitura acompanha esses prismas que conduzem a descobrir formas não convencionais, a desconstruir as certezas do saber para se aproximar da poesia e da visualidade. O recorte busca, pelos diversos prismas, a (re)invenção da leitura e da poesia, as escritas ilegíveis as cintilações da linguagem e a celebração da escrita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Scarpari Schmidt, Zilia Mara. "AS MINÚSCULAS REVOLUÇÕES DA ESCRITURA DE JEAN RICARDOU." Revista Letras 32 (October 13, 2010). http://dx.doi.org/10.5380/rel.v32i0.19341.

Full text
Abstract:
Este estudo quer mostrar a autogeração e as principais isotopias de uma coletânea de nove "novelas" interdependentes, as Révolutions Minuscules, de Jean Ricardou.Operações fundamentadas na polissemia e no anagramaengendram um texto que, por sua vez, desencadeia os textos subseqüentes. A rotação das palavras se projeta nummovimento de translação, efetuado pela migração dos signosde uma novela para outra, com uma reforma a cadamudança, numa semiese infinita.O jogo das conotações reflete três isotopias entrelaçadas:a isotopia constelar — percebida no mecanismo sideraldas revoluções dos signos, a isotopia da escritura — quandoo texto exibe e tematiza o seu próprio fazer, e a isotopiasexual ou a escritura do corpo — ir.ter-dita nas brechasdo tecido textual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Cardoso Ferreira, Rony Márcio, and Luana Cavalieri de Alencar Dutra. "A teoria antropofágica da tradução no Brasil: o caso Haroldo de Campos." Revista Desenredo 19, no. 2 (October 4, 2023). http://dx.doi.org/10.5335/rdes.v19i2.14850.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo principal analisar em que medida alguns ensaios de Haroldo de Campos (1929-2003), mais especificamente aqueles escritos durante a década de 1960, foram seminais para a construção de uma teoria antropofágica da tradução no Brasil. Para tanto, procuramos investigar por meio de tais ensaios a importância das noções de “antropofagia” e “história constelar” frente ao projeto teórico elaborado por Campos durante o século XX. A partir da perspectiva da crítica literária, da literatura comparada e dos estudos da tradução literária, valemo-nos, atrelados aos preceitos cunhados pelo poeta-tradutor brasileiro, dos postulados de Oswald de Andrade, Walter Benjamin e Leda Tenório da Motta. Portanto, veiculamos a importância desses postulados para o pensamento de Campos e, por fim, ratificamos a relevância de seus ensaios quando se pensa na desconstrução de um pensamento mais tradicional sobre a tradução literária na América Latina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

CAMPOS DE CAMARGO, HÉLIO, and DENECIR DE ALMEIDA DUTRA. "TERRITORIALIZAÇÃO E SAÚDE." Revista UNIANDRADE 24 (October 4, 2024). http://dx.doi.org/10.55391/1679-821x.2023.3178.

Full text
Abstract:
O territorio é o elo da saúde, e os elementos do espaço geografico, no sub campo da geografia da saúde e a saúde coletiva, cumpre este processo entre ver e planejar saúde. O objetivo geral foi destacar elementos e fatores, integrantes do território e saúde. No constexto metodológico, foi uma análise indutiva e qualitativa e integrativa como uma revisão bibliografica, onde foi utilizada a dinâmica dos descritores “território e saúde” saúde coletiva e territorialização. Destacando uma discussão sobre a função do território utilizado pelas populações na compreensão das situações de saúde. Desse modo, interagir a geografia da da saúde, território e suas áreas de atuação, bem como as noções de espaço, contribuindo assim para a multidisciplinariedade da Saúde Coletiva.Considerando as discussões aqui apresentadas, reconhecer o território em saúde vai além de visualizar e identificar os equipamentos sociais ou abordar os informantes chaves. Temos que compreender a gênese do território seus significados, suas representações e interconexões entre as comunidades, pois num território há diversas formas de ver e interpretar e vizualizar tal espaço.A Geografia da Saúde, e a saúde coletiva desde as suas origens tem sido calcada na resolução de problemas, permitindo a identificação de lugares e situações de risco, passando a atuar no planejamento territorial de ações de saúde e no desenvolvimento das atividades de prevenção e promoção de saúde, vigilância epidemiológica e ambiental. Portanto, um dos principais compromissos da Conclusão. Geografia da Saúde no Brasil é contribuir para a consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS e a redução das desigualdades sociaisA Saúde Coletiva abrange um conjunto de teorias e práticas que se estruturam e diversificam para aprofundar a compreensão, explicação e influência no processo de saúde-doença, considerando tanto os aspectos tangíveis quanto os intangíveis, em um contexto coletivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography