Academic literature on the topic 'Comunidade israelita brasileira'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Comunidade israelita brasileira.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Comunidade israelita brasileira"

1

Airton de Farias, José. "Anticomunismo, antissemitismo e atentados de extrema-direita na abertura da ditadura civil-militar." Revista Discente Ofícios de Clio 7, no. 12 (January 3, 2023): 123–41. http://dx.doi.org/10.15210/clio.v7i12.4693.

Full text
Abstract:
O anticomunismo foi, sobretudo, nas décadas iniciais do século XX, vinculado ao antissemitismo. Para diversos grupos conservadores, o povo israelita integrava uma conspiração internacional visando à expansão do comunismo. No processo de abertura da ditadura civil-militar brasileira, a partir do no final da década de 1970, indivíduos e grupos de extrema-direita praticaram diversos atentados terroristas, acreditando que as mobilizações em favor da democracia teriam embutido um projeto comunista de inserção social e tomada do poder. Os extremistas chegaram a atacar e ameaçar judeus e entidades israelitas, tendo-se em contar o apoio que parte da comunidade judaica manifestou à democratização do País. Em paralelo, realizaram proselitismo a favor do nazismo, por meio de pichações, panfletos e até com a organizações de grupos políticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nunes, Guilherme Machado. "Elisa Kauffman Abramovich: classe, gênero e identidade na vida de uma professora judia e comunista." Cadernos de História 20, no. 32 (March 5, 2020): 48. http://dx.doi.org/10.5752/p.2237-8871.2019v20n32p48.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata da vida de Elisa Kauffmann Abramovich. Judia descendente de imigrantes do Leste Europeu, Elisa cresceu e se tornou uma importante liderança da comunidade judaica do bairro do Bom Retiro, em São Paulo, atuando em suas associações de assistência social, tornando-se professora e fundando a Escola Israelita Brasileira Scholem Aleichem. Elisa – assim como boa parte dessa comunidade – ingressou no Partido Comunista do Brasil (PCB) entre os anos 1930 e 1940, militando nele até a sua morte em 1963. Em 1947, Elisa foi eleita a primeira vereadora da história da cidade de São Paulo, e é nosso objetivo compreender como seus diferentes percursos e experiências lhe proporcionaram ocupar esse espaço – mesmo que ela nunca tenha, de fato, tomado posse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Toledo, Paulo. "Ruínas vivas do Teatro de Arte Israelita Brasileiro no livro “TAIB: Uma história do teatro”." Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas 1, no. 50 (April 28, 2024): 1–11. http://dx.doi.org/10.5965/1414573101502024e0801.

Full text
Abstract:
Resenha do livro Taib: uma história do teatro sobre a trajetória de teatro construído pelo Instituto Cultural Israelita Brasileiro (ICIB), mantido pela comunidade judaica de cultura ídiche em São Paulo na década de 1960. A análise destaca como o livro apresenta o caráter singular daquele teatro, seja para a cultura ídiche dos anos 1950 e 1960, seja para o teatro político brasileiro das décadas seguintes. Na pesquisa realizada pelos autores e autoras dos textos reunidos no livro, é possível ver ainda como as ruínas atuais do TAIB ainda guardam as marcas fantasmagóricas de uma trajetória marcante e com potencial para ser reativada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Barbosa, Renata Mazzeo. "Laços de Solidariedade em Tempos Sombrios: As Associações Judaicas no Estado de São Paulo (1937-1955)." Vértices, December 8, 2020, 11–30. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-5894.ip11-30.

Full text
Abstract:
As décadas de 1930-40 causaram uma grande transformação, em nível mundial, na comunidade judaica. Fuga da Europa hitlerista, holocausto, criação do Estado de Israel e guerra pela independência contra os árabes-palestinos foram alguns dos acontecimentos que, apesar de acometerem principalmente os judeus ashkenazi, refletiram mudanças na trajetória de toda a comunidade. A emigração forçada iniciada em 1933 gera a busca por refúgios livres do antissemitismo. O ischuv [1] na Palestina, região sob o domínio do mandato inglês, não constituía uma opção devido ao regime de cotas imposto à imigração judaica naquele momento. Nessa ocasião, portanto, o Brasil era visto como um “porto seguro”. No entanto, essa visão transformava-se em miragem assim que esses imigrantes chegavam ao país. Sem contar com a ajuda de um governo, em muitos momentos antissemita manifesto, esses israelitas se viram num território estranho, no qual não possuíam conhecimento da língua, emprego, abrigo ou referências. Esse vácuo deixado pelo governo, pela solidariedade brasileira, foi preenchido pela comunidade judaica já estabelecida no país, que, preocupada em receber os recém-chegados, reservava a si a tarefa de ensinar o português, dar abrigo e encaminhar a um emprego. Solidariedade, preocupação com a manutenção da cultura, da identidade e da religião judaicas, além de manifestações políticas e ideológicas foram algumas das principais bandeiras levantadas pelas associações judaicas estabelecidas no Brasil durante as décadas de 1930-50.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Comunidade israelita brasileira"

1

Bentes, Abraham Ramiro. Primeira comunidade israelita brasileira: Tradições, genealogia, pré história. Rio de Janeiro: [s.n.], 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bentes, Abraham Ramiro. Das ruínas de Jerusalém à verdejante Amazônia: Formação da 1a. comunidade israelita brasileira. Rio de Janeiro, Brasil: Edições Bloch, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bezerra, Ewertton de Souza. Desempenho humano: vertentes do exercício físico e esporte. Brazilian Journals Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0001558.

Full text
Abstract:
Dez anos se passaram desde daquele 5 de novembro de 2009 - o sonho de criar um laboratório que pudesse estudar afundo as interações do exercício em contexto de aumento de rendimento humano e recuperação deste pudesse proporcionar aos estudantes de graduação em educação física e fisioterapia - não só da Universidade Federal do Amazonas - mas de toda uma região, um aprofundamento nas áreas do esporte, atividade física e saúde, e reabilitação do movimento. O Laboratório de Estudo do Desempenho Humano carinhosamente chamando de LEDEHU, surgiu da experiência positiva que muitos de seus membros fundadores tiveram dentro de laboratórios pelo país a fora. Mas um laboratório de pesquisa na sua essência desenvolve trabalho com preceitos no método científico, todavia no caso do LEDEHU este caminho foi arraigado pela conexão com a comunidade acadêmica e por aquela que usufrui dos serviços da universidade, eis o motivo de termos tantos projetos de extensão e ações dentro das disciplinas de formação dos cursos da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia. E hoje, não obstante, é notório o peso que este laboratório teve no processo de aprovação do recém iniciado programa de pósgraduação Stricto Sensu em Ciência do Movimento Humano, uma conquista de muitos, mas com amparo deste laboratório, que no seu cerne tem missão, visão e valores bem definidos. Visão: Estar entre os laboratórios científicos de maior referência no Brasil. Missão: Contribuir para a realização de descobertas científicas no contexto da atividade física, esporte e reabilitação favorecendo a compreensão e aplicação deste conhecimento pela sociedade. Valores: * Compromisso com a sociedade - Oferecer para a sociedade profissionais capacitados com a interface da ciência aplicada; * Pensamento inovador - Compreender que mudanças na área da atividade física, esporte e reabilitação podem agregar importantes mudanças na vida das pessoas; * Ética nas ações - Seguir com rigor aspectos éticos norteadores. Na análoga história entre Davi e Golias, embora Golias um guerreiro Filisteu fosse mais bem preparado, ele foi derrotado pelo jovem israelita Davi, não um super guerreiro com armadura, escudo, lança e espada, como Golias, apenas um pastor com seu cajado e sua funda. O LEDEHU, em 10 anos, apresentou grandes vitórias, mostrando que a coesão de objetivos pode tornar algo inicialmente pequeno em grande, não fisicamente, mas em conquistas. Neste período foram mais de 180 artigos em revistas indexadas, seis ex-alunos tornaramse doutores e 19 mestres, mais de 50 fizeram iniciação cientifica e mais de 80 seu trabalho de conclusão de curso. Um impacto digno de Davi na estrutura gigantesca e desigual do sistema científico brasileiro. E tudo sempre com uma certeza, o LEDEHU seria eternizado pela vontade coletiva de progredir em prol de um avanço científico respaldado pelos valores expostos acima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography