Journal articles on the topic 'Classe dirigente'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Classe dirigente.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Classe dirigente.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Codato, Adriano. "Estado Novo no Brasil: Um Estudo da Dinâmica das Elites Políticas Regionais em Contexto Autoritário." Dados 58, no. 2 (June 2015): 305–30. http://dx.doi.org/10.1590/00115258201545.

Full text
Abstract:
Este artigo reconstrói a lógica de reconstituição da classe política estadual durante o Estado Novo no Brasil. Expomos os mecanismos de formação de apoios por parte da elite nacional, os princípios que guiaram as relações entre a elite regional e a cúpula dos Executivos estadual e federal e, especificamente, o modo pelo qual o presidente da República exerceu suas prerrogativas autoritárias diante das classes dirigentes regionais. É privilegiado o caso de São Paulo, mas as situações políticas de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná são também comentadas. Foram propostas duas noções para explicar esse processo: "geometria variável" e "personalismo institucionalizado". Como conclusão, contesta-se a ideia segundo a qual a política seletiva de conservação/renovação das classes dirigentes estaduais deva ser descrita como cooptação de elites. O mais apropriado seria a noção de transformismo político, que implica na fabricação de uma nova classe dirigente através da destituição seletiva do grupo inimigo por uma elite mais poderosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fortunato, Vincenzo. "Classe dirigente, cultura manageriale e sviluppo nel Mezzogiorno." SOCIOLOGIA DEL LAVORO, no. 162 (March 2022): 184–207. http://dx.doi.org/10.3280/sl2022-162009.

Full text
Abstract:
L'articolo analizza alcuni dei principali risultati che emergono da una recente ricerca sulla presenza di manager e dirigenti nelle imprese meridionali e, più in generale sulla scarsa diffusione della cultura manageriale al Sud. Il ruolo svolto dai dirigenti d'impresa nello sviluppo del Mezzogiorno è un tema tanto rilevante quanto poco o affatto esplorato dalla letteratura socioeconomica che focalizza, invece, l'attenzione soprattutto sul ruolo degli imprenditori, dei sindacati e delle istituzioni. I manager e i dirigenti aziendali costituiscono, invece, un banco di analisi privilegiato e utile a comprendere le dinamiche all'interno delle imprese, le tensioni con l'imprenditore, gli elementi di arretratezza e innovazione, le potenzialità e i vincoli allo sviluppo di imprese moderne, competitive e in grado di affrontare con successo le sfide dei mercati globali. Utilizzando i dati, l'obiettivo è quello di approfondire la nostra conoscenza sul ruolo del management; di comprendere se e in quale misura la diffusione della cultura manageriale rappresenta un fattore in grado di influire sullo sviluppo; attraverso quali politiche e interventi è possibile rimuovere gli ostacoli e promuovere lo sviluppo della cultura manageriale nelle realtà del Mezzogiorno; qual è il ruolo dei contesti locali e degli altri attori dello sviluppo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carvalho Filho, Juarez Lopes de. "Pierre Bourdieu, Edmond Goblot e a educação burguesa." Política & Sociedade 14, no. 31 (April 2, 2016): 180. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p180.

Full text
Abstract:
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p180Este artigo propõe uma discussão sobre duas obras clássicas da sociologia contemporânea:A Barreira e o Nível: estudo sociológico sobre a burguesia francesa moderna (1925), de Edmond Goblot (1858-1935) e A Distinção: crítica social do julgamento (1979), de Pierre Bourdieu (1930- 2002), que contribuíram na França na elaboração de um quadro analítico para uma sociologia disposicional da burguesia e de uma sociologia da educação e da cultura, nos estudos da classe dirigente e o poder. Goblot coloca, antes de Bourdieu, os fundamentos de uma sociológica da distinção social. Se distanciando da concepção materialista de classes sociais, inaugura uma perspectiva cultural descrevendo etnograficamente os costumes da burguesia francesa. Bourdieu nessa perspectiva, mas de maneira mais sofisticada do ponto de vista do método, da análise sociológica e mobilizando campos próximos das ciências sociais (psicanálise, linguística, analise de correspondência...) rompe com os substancialismos de classe e a naturalização do habitus eos estilos de vida socialmente distintos. A lógica social da distinção não está nos critérios quantitativos (patrimônio), mas nas propriedades qualitativas (capital cultural, simbólico...) partilhadas por aqueles que são membros de um mesmo grupo social. Este artigo objetiva, além de identificar as afinidades destes dois trabalhos, demonstrar suas contribuições para a sociologia da educação e da cultura, notadamente para as pesquisas sobre as escolas da classe dirigente no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nascimento, Gabriel Alves do, and Charliton José dos Santos Machado. "Ensino agrícola na formação da infância e adolescência desvalida dos anos de 1930 na Paraíba: O caso de Pindobal." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 11, 2021): e24410817335. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17335.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata de uma investigação em andamento, sobre a Escola Profissional Presidente João Pessoa (Pindobal) localizada no município de Mamanguape no Estado da Paraíba, fundada em 1930. Esta investigação tratará de abordar o Ensino Agrícola (Mendonça, 2007) como principal ferramenta pedagógica controladora da infância e adolescência masculina desvalida. A abordagem metodológica é qualitativa (Bogdan & Bikclen, 1999) e a postura analítica utilizada é o Paradigma Indiciário (Ginzburg, 1989) e a Micro-História (Vainfãs, 2002). Os resultados preliminares que encontramos validam Pindobal como uma instituição correcional, destinada a recolher os menores vadios e delinquentes para ministrar um ensino útil para o Estado brasileiro e paraibano. O Estado brasileiro tratou de fundar instituições para dois tipos de Brasil: o Brasil da classe trabalhadora e dos pobres, fundando instituições a exemplo de Pindobal no século XX para imputar o trabalho agrícola como única maneira de salvação dessa população e o Brasil da classe dirigente, que fundou instituição como o Colégio do Caraça destinado aos homens do futuro. Ambas instituições são austeras e trata a questão moralizante em sua centralidade, embora uma destina-se aos pobres e a outra destina-se aos filhos da classe dirigente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Simionatto, Ivete, and Carolina Rodrigues Costa. "COMO OS DOMINANTES DOMINAM: O CASO DA BANCADA RURALISTA." Temporalis 12, no. 24 (November 4, 2012): 215–37. http://dx.doi.org/10.22422/2238-1856.2012v12n24p215-237.

Full text
Abstract:
Uma das questões necessárias para que as correlações de força sejam alteradas e a classe trabalhadora possa ganhar a hegemonia, tornando-se dirigente, é buscar a compreensão de como os dominantes dominam, suas ideologias, formas de ação e criação de consensos, entre outros. O presente artigo, feito através de pesquisa documental, tem por objetivo analisar como os interesses das camadas da classe dominante são organizados e representados no âmbito do Parlamento brasileiro na defesa de seus interesses particulares. Estudar a forma como os grupos hegemônicos estão organizados é, pois, imperioso para explicar as relações sociais entre classes e camadas de classe na disputa pela hegemonia. Para tal, recupera-se o legado gramsciano como perspectiva analítica, evidenciando que a realidade, mais do que nunca, necessita da teoria social crítica para ser desvendada em todas as suas contradições, como é o caso do objeto de estudo deste artigo: a Bancada Ruralista Brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Wacquant, Loïc. "Poder simbólico e fabricação de grupos: como Bourdieu reformula a questão das classes." Novos Estudos - CEBRAP, no. 96 (July 2013): 87–103. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-33002013000200007.

Full text
Abstract:
A reformulação da questão de classe empreendida por Pierre Bourdieu exemplifica os traços principais da sua sociologia e a maneira pela qual ele amplia, mescla e corrige visões clássicas num quadro próprio. O artigo revela a motivação existente por detrás dos deslocamentos conceituais-chave que Bourdieu efetua, de estrutura de classe a espaço social, de consciência de classe a habitus, de ideologia a violência simbólica, e de classe dirigente a campo de poder. Destaca também estudos recentes que investigaram, testaram e refinaram os princípios centrais do modelo de Bourdieu e oferece uma bibliografia das suas publicações sobre classe, documentando um duplo deslocamento, empírico e analítico, para uma sociologia da realização de categorias, o que evidencia o poder constitutivo das estruturas simbólicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Empoli, Domenico da. "Gigliobianco A., Via Nazionak – Banca d’Italia e classe dirigente, cento anni di storia." Journal of Public Finance and Public Choice 23, no. 3 (January 2005): 197–99. http://dx.doi.org/10.51952/hlol2070.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rossi, Mario G. "Dalla Resistenza alla Costituzione. La formazione della nuova classe dirigente nella Toscana postfascista." ITALIA CONTEMPORANEA, no. 265 (June 2012): 552–66. http://dx.doi.org/10.3280/ic2011-265002.

Full text
Abstract:
L'antifascismo e l'ereditŕ della Resistenza, oltre che fattore costitutivo dell'aggregazione del nuovo blocco di forze politiche e sociali alternativo a quello dominante nella Toscana liberale e fascista, rappresentano un vero carattere originale profondamente radicato nelle masse popolari e nelle élite dirigenti della Toscana contemporanea. A questo risultato ha contribuito in modo determinante il Comitato toscano di liberazione nazionale (Ctln) che, ponendosi come organo unitario di autogoverno, al di sopra delle contrapposizioni ideologiche e politiche, ha diretto la battaglia per le autonomie locali e il governo regionale e ha promosso un ampio processo di rinnovamento in tutti i settori delle classi dirigenti, operanti non solo nella politica e nell'amministrazione, ma anche nell'economia e nella societŕ civile. L'ampiezza e il radicamento della scelta antifascista si sarebbero consolidati nel tempo, impedendo, anche dopo la rottura provocata dalla guerra fredda, il recupero delle posizioni e degli interessi dei gruppi piů retrivi e consentendo lo sviluppo in termini articolati e non rigidi della dialettica tra le forze politiche della regione.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gabrielli, Chantal. "Violenza e giustificazione del delitto politico a partire dai Gracchi." Klio 100, no. 3 (December 19, 2018): 825–76. http://dx.doi.org/10.1515/klio-2018-0131.

Full text
Abstract:
Riassunto Il tragico epilogo delle vicende graccane non lasciò indifferente la classe dirigente romana. La violenza e il ricorso legittimo ad essa furono oggetto di un’articolata riflessione storiografica presso le élites. La violenza (vis nelle fonti latine, bia nelle fonti greche) diventò parametro interpretativo della storia politica dell’ultimo secolo della res publica. La rilevanza del problema influenzò profondamente la successiva riflessione storiografica, suscitando interesse anche nella storiografia moderna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vannuchi, Maria Lúcia. "A interseccionalidade de classe, gênero e geração nas práticas sindicais em campo português." Simpósio Gênero e Polí­ticas Públicas 6 (January 13, 2021): 1458–74. http://dx.doi.org/10.5433/sgpp.2020v6.p1458.

Full text
Abstract:
Este texto é parte de um projeto de pesquisa desenvolvido em estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais/Universidade de Coimbra, em 2017 que, em análise comparativa internacional, investigou a divisão sexual do trabalho no setor da produção de calçados, a partir de pesquisas empíricas realizadas em centros produtivos do Brasil e de Portugal. O recorte ora apresentado focaliza apenas a interseccionalidade de classe, gênero e geração nas práticas sindicais no espaço empírico português estudado. Questão esta, que surgiu a partir de entrevistas realizadas com uma dirigente sindical, face à observação de que a nova geração apesar de vivenciar maior igualdade de gênero, apresenta menor nível de consciência de classe e combatividade do que a geração mais velha; possíveis reflexos, de um lado, dos movimentos de mulheres e das lutas e conquistas feministas pela igualdade, de outro, do arrefecimento das mobilizações de trabalhadores (as), decorrente do avanço das práticas neoliberais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Lucarelli, Massimo. "L’ autobiografia di un ribelle padre della patria." Mnemosyne, no. 5 (October 15, 2018): 13. http://dx.doi.org/10.14428/mnemosyne.v0i5.13543.

Full text
Abstract:
Tra le opere autobiografiche risorgimentali, le Note mazziniane risultano particolarmente funzionali a un’analisi dei legami tra scrittura di sé, autolegittimazione e ribellione. Mazzini cominciò a redigerle a Londra, in esilio, nel marzo del 1861, proprio mentre a Torino si proclamava il Regno d’Italia. Lungi dal romanzesco e dall’individualismo tipici dell’autobiografia preromantica, le Note si presentano come un «sommario storico» il cui fine politico e nazionale giustifica la scrittura autobiografica. Esse sono infatti, soprattutto, un’autolegittimazione dell’azione politico-rivoluzionaria mazziniana e un documento di polemica contro la classe dirigente del neonato Regno d’Italia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Barausse, Alberto. "“Una impronta di italianitá”: os livros didáticos para as escolas étnicas italianas no Brasil entre o liberalismo e o fascismo." Cadernos de História da Educação 18, no. 2 (August 27, 2019): 329–50. http://dx.doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-4.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende investigar o processo histórico das políticas de produção dos livros escolares adotadas pela classe dirigente italiana para as escolas no exterior a fim de oferecer uma contribuição para o entendimento das dinâmicas e complexas ações que têm caracterizado e acompanhado o desenvolvimento da escolarização e dos processos culturais e formativos, sobretudo identitários, dos colonos italianos no Brasil, entre a segunda metade do século XIX e a fim dos anos 30, do século XX. Os livros didáticos foram, desde o começo da experiência da unificação italiana, um instrumento fundamental para as classes dirigentes italianas que tinham por finalidade modernizar e, sobretudo, homogeneizar e uniformizar o ensino nas escolas em sentido nacional. No curso das décadas seguintes, a produção e a circulação dos livros didáticos aumentaram significativamente também em relação ao desenvolvimento das publicações escolares. A questão assumiu uma grande importância também quando os governos italianos promoveram uma nova política de expansão colonial e de emigração de massa para o exterior. Após a aprovação da lei com a qual o governo Crispi, no ano 1889, instituiu o sistema das escolas italianas coloniais e subsidiadas, se colocou o problema de quais livros didáticos introduzir nos países que recebiam emigrantes italianos e quais características os mesmos deveriam ter. O artigo enfatiza o processo de continuidade e descontinuidade das políticas e da produção de libros didáticos introduzidos nas escolas italianas no exterior e no Brasil, em específico até a ascensão do fascismo para fomentar diferentes ideias de italianidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Bianchi, Alvaro. "Classe política e crise da democracia na crítica de Antonio Gramsci." Tempo Social 31, no. 2 (August 7, 2019): 7–29. http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2019.157651.

Full text
Abstract:
No início dos anos 1880 um novo gênero de literatura política começou a ganhar vigor e a expandir-se, a análise crítica das democracias parlamentares existentes. Na Itália, esse gênero teve uma importante expressão na obra de Gaetano Mosca. Antonio Gramsci confrontará essa literatura, preocupado com sua reapropriação e revalorização no debate político a partir do imediato pré-guerra, quando a crise da democracia liberal assumiu contornos mais fortes. O artigo mostra como Gramsci traduz o conceito mosquiano de classe política como “a categoria intelectual do grupo social dominante” e integra-o à sua reflexão sobre os partidos políticos. Desse modo pode interpretar a crise do regime parlamentar como uma crise marcada pela decomposição dessa “categoria intelectual” e pela perda de sua capacidade dirigente. Aquilo que na teoria elitista aparecia como decomposição do princípio de autoridade era interpretada como uma crise de hegemonia, crise do Estado em seu conjunto, da qual o afastamento entre governantes e governados seria a manifestação mais evidente. Na seção conclusiva, apresenta-se a hipótese aventada nos Quaderni del carcere de um regime representativo não parlamentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Goyena Soares, Rodrigo. "Os militares e os usos políticos do abolicionismo." Anos 90 27 (January 29, 2020): 1–15. http://dx.doi.org/10.22456/1983-201x.85495.

Full text
Abstract:
O artigo discute o sentido do abolicionismo militar na crise do Império. Malgrado sua heterogeneidade, a caserna foi mais uníssona quanto à abolição do que em outras matérias ideológicas. Sem prejuízo para as razões corporativas, foram sobretudo motivos políticos que levaram o segmento militar a endossar o fim do cativeiro. O argumento assenta-se sobremaneira na releitura da imprensa militar e da correspondência civil, fontes nas quais o abolicionismo castrense se afigura como mecanismo de ingresso na política nacional: compreendeu-se a abolição como medida de enfraquecimento da classe dirigente e, portanto, como forma de introduzir novos rostos na administração pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Lobato, Sidney Da Silva. "Movimentos sociais contra autoritarismos locais e inseguranças estruturais: as lutas de partidos, associações e sindicatos amapaenses, entre 1944 e 1964." Mundos do Trabalho 7, no. 13 (March 8, 2016): 233. http://dx.doi.org/10.5007/1984-9222.2015v7n13p233.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1984-9222.2015v7n13p233Neste artigo, enfocamos as trajetórias de partidos, associações e sindicatos do Amapá, visando compreender a luta deles contra os grupos hegemônicos locais e contra as incertezas vividas pelos trabalhadores quanto à aquisição dos meios de sobrevivência, entre 1944 e 1964. Por meio da análise de entrevistas e de artigos de jornal, pudemos inferir que a aliança entre as entidades que representavam os trabalhadores e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) foi forjada a partir da formulação de uma agenda social comum. Argumentamos, também, que a imprensa trabalhista teve um papel importante na consolidação do processo de aproximação entre as organizações que faziam oposição à classe dirigente amapaense.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Bosi, Antonio de Pádua. "Trabalho, imigrantes e política em “Greve na Fábrica”." albuquerque: revista de história 12, no. 24 (December 26, 2020): 42–61. http://dx.doi.org/10.46401/ardh.2020.v12.12009.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a relação entre trabalho, imigrantes e política presente no livro “Greve na Fábrica”, de Robert Linhart, publicado em 1978, articulado às experiências vividas no maio de 68, como estudante, dirigente político e operário “integrado”. Trata-se de uma relação historicamente datada, cujo fato principal aqui destacado é a experiência de entrosamento entre operários de diversas nacionalidades na linha de montagem da Citroën em 1969. Num plano paralelo está a narrativa de Linhart sobre seus vínculos com a classe operária encontrados no cotidiano do trabalho. Espera-se abordar tais pontos orbitando em torno de distintas identidades culturais face a experiência do trabalho industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Couto, Elvis Paulo. "Roberto Schwarz e a desativação da universalidade do Brás Cubas." Alea: Estudos Neolatinos 22, no. 2 (August 2020): 90–104. http://dx.doi.org/10.1590/1517-106x/202022290104.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste artigo é questionar a validade de um dos argumentos de Roberto Schwarz em Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis. Nesta obra, o crítico contrapõe-se frontalmente à possibilidade de investigação das Memórias póstumas de Brás Cubas a partir de um viés universalista, apresentando, ao invés disso, uma análise marxista centrada no processo de formalização da conduta da classe dirigente brasileira à época do Império. Alguns apontamentos dos principais representantes da fortuna crítica machadiana são usados para refutar a tese de que somente a interpretação histórico-sociológica é capaz de descortinar o sentido do primeiro romance moderno brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Luconi, Stefano. "Fabrizio Amore Bianco, Il cantiere di Bottai: La scuola corporativa pisana e la formazione della classe dirigente fascista." Forum Italicum: A Journal of Italian Studies 48, no. 1 (April 11, 2014): 168–70. http://dx.doi.org/10.1177/0014585814521132.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Ramos, Marise Nogueira. "O currículo para o Ensino Médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas." Educação & Sociedade 32, no. 116 (September 2011): 771–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302011000300009.

Full text
Abstract:
O artigo discute políticas curriculares para o ensino médio no Brasil, problematizando a reforma curricular de fhc, passando às ações do governo Lula, bem como ao movimento de defesa do ensino médio integrado. Aborda as políticas atuais, considerando perspectivas virtuosas trazidas pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais. Considera que o programa de incentivo a propostas curriculares "inovadoras" no ensino médio transita entre o avanço conceitual da relação entre trabalho, ciência e cultura, e a reificação de atividades e métodos ativos. Conclui que as dificuldades enfrentadas na luta de uma proposta contra-hegemônica não são somente de ordem conceitual, mas uma expressão da capacidade da classe dirigente em manter seus princípios vigorando no senso comum da sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Rubini, Antonia. "Il meccanismo potente ed imperfetto della democrazia1: la politica democratica tra crisi e prospettive future." EDUCATION SCIENCES AND SOCIETY, no. 1 (June 2020): 552–71. http://dx.doi.org/10.3280/ess1-2020oa9577.

Full text
Abstract:
Il presente articolo vuole indagare la crisi interna al sistema democratico, specie nel contesto italiano, cercando di definirne sia il quadro delle cause, che quello delle conseguenze, interrogandosi sul senso del «fare politica» ai nostri giorni, in un mondo sempre più pervaso dalla «dromologia», dall'iperattività incessante, dal costante esibizionismo, che non risparmia una classe dirigente pericolosamente sedotta dagli accattivanti tools dell'era del web 3.0 e impegnata in un governo della perpetua contingenza, in cui le ideologie sembrano ormai impolverato materiale per rigattieri. L'uomo è ancora "l'animale politico" di aristotelica memoria? La politica ha bisogno di eroi? In cosa è cambiata la partecipazione? E i giovani, sono davvero sideralmente distanti dalla e disinteressati alla politica? Si è cercato di dare risposta a tutti questi interrogativi.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Malheiros, Rogério Guimarães, and Genylton Odilon Rêgo da Rocha. "Instrução, ciência e civilização: a província do Grão Pará e as influências francesa e estadunidense nas questões educacionais (1860 a 1870)." Revista HISTEDBR On-line 12, no. 48 (March 21, 2013): 77. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640010.

Full text
Abstract:
Neste artigo privilegiamos o debate acerca das influências do “modelo” educacional francês e estadunidense nas discussões, aspirações e medidas propostas por políticos e intelecutais paraenses, na tentativa de estabelecer melhorias ao sistema de instrução pública da Província do Grão-Pará na segunda metade do século XIX. Deste modo, por meio de um ideal científico e de instrução do cidadão paraense tivemos a concorrencia de modelos de instrução na Província do Grão-Pará que nos leva a repensar acerca da predominância francesa entre a classe abastarda e dirigente da mencionada Província do Império do Brasil, pois tivemos a nítida defesa do modelo educacional dos Estados Unidos da América, tecida pelo naturalista e etnólogo Ferreira Penna, que se destacou na Província pela sua atuação científica que resultou na organização do Museu Paraense de História Natural e Etnolografia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Frosch, Friedrich. "Memória e história através dos narradores de Beatriz Bracher." Revista Diadorim 13 (June 28, 2013): 79–98. http://dx.doi.org/10.35520/diadorim.2013.v13n0a3985.

Full text
Abstract:
Os romances de Beatriz Bracher são discutidos em relação ao tratamento respectivo do tempo interior, psicológico, e exterior, histórico, já que a autora, certa vez, afirmou que toda sua literatura é uma consequência e reflexão dos acontecimentos de 1968. Mostra-se, neste ensaio, como em Azul e dura (2002) a tragédia pessoal de uma representante de meia-idade da classe média paulistana revela a culpa pessoal e, além dessa, as relações de favores que regem o funcionamento da classe dirigente. A narrativa introspectiva deixa perceber como os ideais humanistas e estéticos da juventude se diluem diante do sistema capitalista. Se, nesse caso, a autocrítica e a contestação política correm subterrâneas e largamente implícitas, o questionamento da própria pessoa e de uma sociedade que gerou, de certa maneira, a ditadura militar pós-1964, em Não falei (2004), se radicaliza e leva a um inquérito nas possibilidades de manter a integridade pessoal frente a opressões, intimidações e tortura. Contrastando com a discussão ético-política prevalente em Não falei, desenvolve-se, na terceira obra analisada, Antonio, de 2007, um panorama social da classe média alta e da elite intelectual através de várias vozes narradoras, em cujo centro se encontra a rebeldia “romântica” do protagonista implícito Teo, insurreição que infalivelmente leva o personagem à loucura. Assim, nesses três romances, se delineiam as várias formas de resistir aos “podres poderes” predominantes em política e sociedade, uma resistência sempre ameaçada pelo fracasso individual e pelo escorrego fatal na banalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Perini, Edoardo. "La consulenza nel contesto scolastico: una proposta di intervento sistemico con l'uso del sociogramma." TERAPIA FAMILIARE, no. 126 (November 2021): 29–44. http://dx.doi.org/10.3280/tf2021-126003.

Full text
Abstract:
L'autore propone un modello di intervento nell'ambito della psicologia scolastica, che si ispira all'approccio sistemico-relazionale. Attraverso l'esemplifi cazione di casi clinici, viene sottolineata l'importanza di lavorare a scuola in un'ottica preventiva. Tenendo conto delle gerarchie presenti nella scuola in cui si trova ad operare ed evitando di contrastarle, lo psicologo scolastico può utilizzare lo strumento della convocazione in un modo nuovo per la tradizione sistemico-relazionale, estendendo l'invito agli incontri a docenti e dirigente. L'autore sottolinea altresì l'importanza di utilizzare il sociogramma, un'ecomappa che integra i classici strumenti sistemici e permette di comprendere le interazioni orizzontali tra i compagni di classe, offrendo una visione "globale" sulle preferenze soggettive di ciascun alunno. Lo psicologo scolastico ha così la possibilità di individuare vincoli e risorse nel gruppo dei pari ed effettuare una diagnosi della situazione di un alunno raffrontando la storia vissuta a scuola con le narrazioni che gli vengono riferite nel corso della consultazione.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Stramaccioni, Alberto. "L'eredità di Raniero Panzieri. Una nuova cultura anticapitalistica." SOCIETÀ E STORIA, no. 174 (January 2022): 724–46. http://dx.doi.org/10.3280/ss2021-174003.

Full text
Abstract:
L'autore ricostruisce l'azione politica e l'elaborazione teorica compiuta da Raniero Panzieri (1921-1964) negli anni della modernizzazione economica e sociale del secondo dopoguerra al fine di individuare le principali tematiche che, sulla base di una consistente produzione memorialistica e di un altrettanto rilevante indagine storiografica, hanno costituito i riferimenti per una nuova cultura anticapitalistica alternativa a quella della sinistra storica. Il dirigente socialista-secondo l'autore- esprimendo forti critiche alle politiche del Pci e del Psi , considerate riformiste, propone di realizzare una nuova sinistra per una migliore efficacia nella difesa degli interessi dei lavoratori. In questa prospettiva ritiene che si debba superare il modello leninista nella gestione del partito per dar vita ad una struttura organizzativa realmente al servizio della classe operaia; intende poi affermare nuove forme di democrazia diretta contro la tradizionale mediazione sindacale e politico-parlamentare; sostiene inoltre di dover rileggere la teoria marxista oltre il dogmatismo storicista al fine di elaborare una nuova sociologia della classe operaia. Queste tematiche "secondo l'autore-non trovano consenso nell'area della sinistra storica ma alimentano l'azione politica di una nuova generazione di militanti attiva nel biennio ‘68-'69 e poi trovano spazio negli anni settanta e ottanta in molteplici riviste e gruppi politici e ancora oggi ,fuori da ogni anacronismo o analogia comparativa, possono comunque suscitare un qualche interesse difronte ai profondi mutamenti del sistema capitalistico indotti dal rapido progresso tecnologico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Favaro, Orietta, and Graciela Iuorno. "¿La integridad territorial argentina en peligro? La integración norpatagónica y la historia política." Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais 4, no. 1/2 (May 31, 2002): 129. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2002v4n1-2p129.

Full text
Abstract:
O presente artigo propõe uma reflexão sobre a situação da Argentina, caraterizada pela atitude de uma classe dirigente sem um projeto que a unifique; pela heterogeneidade espacial; pelo padrão de acumulação dominante, que tende a enfraquecer os Estados nacionais; pela possibilidade de mobilidade das fronteiras; e pelos interesses do centro hegemônico. Essa situação pouco contribui para a estabilidade socioeconômica dos países periféricos. A desestatização e a desnacionalização da economia em países como a Argentina geram o atual estado de mal-estar, que induz a perguntarmo-nos se o que antecede poderia se constituir em causas de tensões que indicam a fragmentação do território. Nessa ordem de coisas, mencionam-se os projetos, chamados de integração pelos setores governamentais, para a Patagônia, em geral, e, em específico, para Neuquén e Río Negro, dois Estados do norte da Patagônia argentina.Palavras-chave: Argentina – províncias; crise; elite dirigente; política; integração; desintegração; soberania. Abstract: This work is focused on the reflection about Argentine's special situation. This is characterized by the ruling class' attitude, which does not have a project for becoming unified; the space heterogenic, the dominant pattern of accumulation, which tends to weaken national states, the possibility of frontier mobility, and the interests of hegemonic center. As a whole, it little contributes to the social and economic stability of the peripheral countries. In countries like ours, because of the economy lack of nationalization, and the malaise, we wonder if what has been explained may be the reason for tension, which aim the division of the territory. In this order, the projects named of integration by the government sectors for the Patagonia in general and in particular, at a first stage for Neuquén and Río Negro, two states of the Argentine Northpatagonia, are referred to. Keywords: provincial states; crisis; leadership; politics; integration; desintegration; sovereignty.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Violante, Luciano. "INTRODUZIONE." Il Politico 251, no. 2 (March 3, 2020): 5–24. http://dx.doi.org/10.4081/ilpolitico.2019.233.

Full text
Abstract:
La storia delle istituzioni repubblicane è caratterizzata da profonde fratture, a partire dalla nascita della Repubblica. Il regime democratico nasce e si afferma sulla base di tre radicali discontinuità. La prima fu la guerra di Liberazione dal nazismo e dal fascismo che fu anche guerra tra italiani. La seconda fu il referendum tra monarchia e repubblica, che mise fine alla dinastia sabauda. La terza frattura nacque dalla prima decisione della Corte Costituzionale, che, respingendo le istanze dell’Avvocatura dello Stato, intervenuta in difesa dell’art.113 TULPS, affermò la propria competenza a giudicare della conformità alla Costituzione di tutte le leggi, comprese quelle precedenti alla sua istituzione, riconfermando la felice frattura tra fascismo e Repubblica. Negli anni successivi, il paese è stato colpito da undici stragi politiche, due opposti terrorismi con 460 uccisi in quindici anni (1969-1984), due stragi di mafia, tre tentativi di rovesciamento violento del governo, l’omicidio di un uomo di Stato, di 24 magistrati e di 11 giornalisti. A queste tragedie possono aggiungersi l’autodistruzione di una classe politica dirigente incapace di assumersi le proprie responsabilità in seguito alle vicende di Tangentopoli, il processo di crescente denigrazione [Continua]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Ferrari, Paolo. "Introduzione a L'industria bellica nella storia d'Italia. Economia e tecnologia negli studi di Andrea Curami." ITALIA CONTEMPORANEA, no. 261 (February 2011): 575–84. http://dx.doi.org/10.3280/ic2010-261001.

Full text
Abstract:
Andrea Curami (1947-2010) č stato docente di Meccanica applicata e di altre materie al Politecnico di Milano, esperto di motori e di automobilismo, storico delle vicende militari ed economiche italiane tra Ottocento e seconda guerra mondiale. Si č occupato anche di storia dei trasporti e ha promosso le ricerche di un gruppo di studiosi riunito attorno a sé. A partire dagli studi sull'aeronautica, ha sviluppato un'analisi originale dell'industria bellica italiana, coniugando storia delle vicende militari e storia economica e della tecnologia, ponendo al centro i rapporti tra committenza pubblica e un mondo dell'industria, continuamente oscillante tra innovazione e sfruttamento delle risorse pubbliche, che progressivamente si afferma quale componente decisiva della classe dirigente. Curami ha in particolare studiato la Grande guerra quale snodo cruciale di questo processo, e il riarmo fascista, quando l'industria č in grado di imporre alle forze armate mezzi spesso obsoleti e inadeguati. Del riarmo fascista e della mancata mobilitazione nel secondo conflitto mondiale egli propone un modello interpretativo nel quale l'analisi tecnica diviene funzionale alla comprensione delle politiche seguite dalle imprese, con un'interpretazione originale dei rapporti tra forze armate, politica e grande industria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Scheid-Tissinier, Évelyne. "Classe dirigeante, classe dangereuse ?" Histoire urbaine 10, no. 2 (2004): 27. http://dx.doi.org/10.3917/rhu.010.0027.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Coggiola, Osvaldo. "O trabalho na segunda metade do século XX." Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional 4, no. 1 (September 22, 2016): 031. http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2016v4n1p031-076.

Full text
Abstract:
Neste artigo se examina o trabalho na segunda metade do século XX. Nos anos que se seguem à Segunda Guerra Mundial houve uma expansão econômica na qual a estabilidade capitalista existiu apenas no centro do sistema, já que uma onda de guerras e revoluções continuou a varrer as nações periféricas. Na Europa oriental, incorporada ao “bloco socialista”, rebeliões operárias contra a burocracia dirigente alcançaram Berlim oriental (1953), Hungria (1956), Tchecoslováquia (1968), Polônia (1956, 1971). Ainda tiveram lugar desenvolvimentos revolucionários da classe operária na Ásia e na América Latina nas décadas de 1960 e 1970, no esteio da revolução cubana de 1959-61. Na Europa ocidental, o proletariado também protagonizou situações revolucionárias, desde o maio francês de 1968, passando pelo outono quente italiano (1969) até a revolução portuguesa (1974). Nos EUA houve inúmeros conflitos entre trabalho e capital a partir da década de 1950. São destacáveis, sobretudo, além de dezenas de greves, o surgimento de uma nova militância operária, as pressões da base trabalhadora em favor de mudanças na política de negociação coletiva e o aumento na consciência racial e de gênero. O objetivo, então, é oferecer um quadro da realidade do trabalho que se constituiu nas últimas décadas.Código JEL | F16; J82; R23.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Maciel, Cosme Leonardo Almeida, and Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho. "Educação integral e trabalho." Revista HISTEDBR On-line 21 (August 2, 2021): e021040. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659779.

Full text
Abstract:
Este artigo tem, como objetivo, analisar as apropriações dos conceitos de Educação Integral e de Trabalho no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e no Manifesto Mais Uma Vez Convocados (1959), ambos produzidos por intelectuais de diferentes orientações político-filosóficas e publicados em conjunturas importantes no cenário educacional brasileiro. Os dois documentos, apesar da distância no tempo de quase três décadas, tornaram-se marcos na história da educação brasileira pelo seu caráter democrático, ao congregar diferentes grupos em defesa da escola pública, laica e gratuita. Neste estudo, buscamos compreender qual concepção de educação integral prevalece nos referidos documentos, e o sentido atribuído ao trabalho enquanto categoria pedagógica, na medida em que também é tematizado pelos seus signatários. Em termos teóricos e metodológicos, nos orientamos pelo materialismo histórico e dialético, evidenciando contradições, limites e, sobretudo, os projetos societários em disputa nesse material que se tornou um de nossos objetos de pesquisa. Por meio das análises realizadas, constatamos que nos documentos supracitados existem relações diretas entre Educação Integral e Trabalho e que a concepção de Educação Integral, bem como o sentido pedagógico atribuído ao Trabalho estão ancorados pela hegemonia do projeto nacional-desenvolvimentista de capitalismo dependente, cujas oscilações se devem às disputas internas no interior da própria classe dirigente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Mussari, Bruno. ""Una barriera allo incremento e alla salubritŕ del paese": le mura di Crotone tra dismissioni e sviluppo urbano." STORIA URBANA, no. 136 (March 2013): 165–95. http://dx.doi.org/10.3280/su2012-136006.

Full text
Abstract:
Le fortificazioni di Crotone hanno rappresentato per secoli un nodo cruciale nella rete difensiva del tratto della costa ionica tra Taranto e Reggio Calabria. Ad esse č legata la storia del centro calabrese, identificato da sempre dalla cinta muraria cinquecentesca e dal castello. La dismissione delle cinte murarie, fenomeno che interessň molte cittŕ a partire dalla seconda metŕ del XIX secolo, investě anche Crotone, dopo l'abolizione delle servitů militari del 1865, cui la cittŕ era sottoposta. Alle mura non fu riconosciuto alcun valore di testimonianza storica architettonica; la loro demolizione fu giustificata da prioritarie motivazioni di salubritŕ e igiene pubblica - avallate da un effettivo sovraffollamento del centro urbano - dietro le quali si celavano interessi privati alimentati dal miraggio di una speculazione fondiaria remunerativa. Tuttavia le filantropiche intenzioni iniziali furono accantonate. Gli interessi della classe dirigente, espressione della ricca proprietŕ terriera, prevalsero. In una quasi totale assenza di dibattito, l'amministrazione comunale decise di cedere gran parte delle mura a privati, che le avevano in parte occupate da tempo, consentendo, nonostante le alterazioni subite, una loro parziale conservazione. Una porzione della cinta muraria fu effettivamente demolita, oltre alla porta della cittŕ, anche per realizzare una strada di circonvallazione, che avrebbe marcato ulteriormente il confine tra la cittŕ antica e quella contemporanea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Machado, Evelcy Monteiro, and Maria Da Glória Lima Pereira Vernick. "REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NACIONAL E NO ESTADO DO PARANÁ." Nuances: estudos sobre Educação 24, no. 2 (August 23, 2013): 49–67. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i2.2479.

Full text
Abstract:
Trata-se de um estudo analítico reflexivo sobre as políticas de educação especial no Brasil e o direito à educação. Parte das transformações previstas para a área a partir da aprovação da Constituição Federal em 1988 e das influências advindas dos movimentos e organismos internacionais. Segue com as possibilidades de implantação de nova organização em decorrência da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008a). E encerra apresentando o posicionamento do governo do Paraná que mantém as escolas especiais. Este estudo bibliográfico e a análise documental dos principais documentos legais que norteiam a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008a) revelam que a configuração da educação especial no âmbito nacional e no Estado do Paraná ocorreu com impasses e embates políticos, influenciando as transformações ocorridas nas redes locais sendo que no Paraná a “escolarização” dos alunos com necessidades educacionais especiais vem se dando nas escolas de ensino comum e nas instituições especializadas evidenciando um sistema dual. As escolas especiais, enquanto parte de um contexto social, político e econômico do sistema educacional brasileiro, mantém as relações hegemônicas da classe dirigente e contribuem com a persistência da relação entre o público e o privado.http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i2.2479
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Skalle, Camilla. "Il futuro cannibale: Riflessioni intempestive su Free Karma Food di Wu Ming 5 e Sirene di Laura Pugno." Quaderni d'italianistica 39, no. 1 (May 9, 2019): 95–110. http://dx.doi.org/10.33137/q.i..v39i1.32635.

Full text
Abstract:
I due romanzi analizzati nel presente articolo, Free Karma Food (Wu Ming 5 2006) e Sirene (Pugno 2007), sono ambedue ambientati in un futuro distopico molto vicino al tempo contemporaneo. Nel romanzo di Laura Pugno sono state scoperte delle sirene nell’oceano, e le mitologiche cantatrici sono catturate, allevate e mangiate come sushi dalla classe dirigente della società, la mafia yakuza. Il romanzo di Wu Ming 5, ambientato nel 2025, offre una visione distopica simile a quella del futuro rappresentato in Sirene. In Free Karma Food, dopo la cosiddetta grande Morìa, con l’estinzione delle vacche, dei maiali e animali simili, la gente si nutre di carne di gatto, di cane e di carne umana. Come nel romanzo di Pugno, la carne uman(oide) è ammessa soltanto agli uomini ricchi e potenti. Perché l’antropofagia diventa un tema nella letteratura e nella cultura contemporanee? È possibile leggere le interpretazioni dell’avvenire dei due romanzi come una critica alla società odierna e una riflessione sulla nostra crisi ecologica? Quali legami (simbolici) tra carne, genere e potere sono rappresentati nei romanzi? Attraverso studi sul cannibalismo nella letteratura, teoria della carne e la filosofia ecofemminista di Val Plumwood, il presente articolo propone delle risposte a queste domande, mostrando alla fine in che modo l’antropocentrismo cannibalistico dei due universi letterari, attraverso il cannibalismo propriamente detto e quello del nostro simile, diventa critica dell’antropocentrismo stesso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Berardi, Silvio. "Le colonie italiane nel secondo dopoguerra: il Partito repubblicano e la questione somala (1948-1950)." MONDO CONTEMPORANEO, no. 1 (July 2012): 91–118. http://dx.doi.org/10.3280/mon2012-001004.

Full text
Abstract:
Il saggio intende ricostruire una tra le pagine piů complesse della politica coloniale italiana: la questione somala dai tragici fatti di Mogadiscio dell'11 gennaio 1948 al ritorno italiano in Somalia del 1950. La stampa nazionale fu concorde nel ritenere indirettamente responsabili dell'eccidio i funzionari britannici in Somalia, incapaci di tutelare e proteggere la comunitŕ italiana presente sul territorio. Il Partito repubblicano, impegnato in una difficile e complessa riorganizzazione interna, evitň di prendere nell'immediato una posizione ufficiale. Il ministro degli Esteri, il repubblicano Carlo Sforza, intervenendo a Napoli al XX congresso del partito, in cui l'orientamento prevalente fu quello di continuare a sostenere l'esecutivo e le politiche democristiane, escluse la responsabilitŕ del governo britannico nella strage. All'interno del partito, tuttavia, si stavano delineando delle frizioni, del resto sempre presenti, ma mai cosě ben avvertite: mentre la maggioranza era vicina alla posizione di Sforza di favorire il ritorno degli italiani negli antichi territori somali al fine di stimolare la collaborazione tra Europa ed Africa e salvare l'onore nazionale, una piccola minoranza, composta tra gli altri da Giovanni Conti e Giulio Andrea Belloni, richiamandosi agli antichi ideali del Partito repubblicano, era contraria a tale ritorno. La posizione "colonialista" risultň vincitrice, anche per l'emergere di una nuova classe dirigente, destinata a modificare, non senza contraccolpi, gli orientamenti del partito stesso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Paolucci, Caterina. "FORZA ITALIA A LIVELLO LOCALE: UN MARCHIO IN FRANCHISING?" Italian Political Science Review/Rivista Italiana di Scienza Politica 29, no. 3 (December 1999): 481–516. http://dx.doi.org/10.1017/s0048840200028926.

Full text
Abstract:
IntroduzioneIn questo saggio presenterò alcuni risultati di una ricerca empirica sugli amministratori locali di Forza Italia, che si inserisce in un più ampio progetto di analisi del processo di istituzionalizzazione di questo partito. La scelta di concentrare l'attenzione sugli eletti locali nasce dalla convinzione che il futuro di Forza Italia sia legato non solo agli eventi organizzativi e politici che la riguardano a livello nazionale e di leadership, ma anche allo sviluppo di strutture e procedure preposte alla formazione e al consolidamento di una classe dirigente locale. In altri termini, la persistenza organizzativa di questo nuovo partito dipenderà dalla realizzazione, quantomeno a livello locale, di quella «infusione di valori» che rappresenta la premessa indispensabile di ogni compiuta istituzionalizzazione (Huntington 1968, 15; Selznick 1957, 21-22). Il fatto che a cinque anni dalla sua fondazione Forza Italia sia ancora un'organizzazione patrimoniale fortemente caratterizzata in senso personalistico ed aziendalista (Maraffi 1996; Panebianco 1995), suggerisce che tale infusione di valori, e dunque l'inizio del processo di consolidamento organizzativo, non possa aver luogo per impulso delle élites nazionali. A livello centrale questo processo è reso infatti assai difficile dalle modalità di reclutamento e selezione del personale partitico e parlamentare, miranti a creare o confermare un rapporto di fiducia personale con il leader Silvio Berlusconi, tale per cui la legittimazione dei prescelti diventa una funzione diretta delle oscillazioni del rapporto fiduciario che li lega al capo. E a quest'ultimo, non già all'organizzazione, che si dirige la lealtà delle élites centrali, e non potrebbe essere altrimenti, data la natura del partito. A livello locale, al contrario, la distanza dal centro potrebbe aver favorito un reclutamento più aperto e una selezione meno personalistica, e dunque l'emergere di un personale politico più libero di dirigere la propria lealtà verso l'organizzazione in sé, piuttosto che esclusivamente verso il suo capo. Pertanto, se esiste una possibilità di consolidamento per Forza Italia, essa è sicuramente maggiore a livello locale. In questa prospettiva è necessario dunque valutarne le dinamiche organizzative sul territorio, tenendo presente tuttavia che l'istituzionalizzazione presuppone l'esistenza di un legame tra centro e periferia che favorisca coesione e coordinamento tra i diversi livelli, senza le quali difficilmente l'organizzazione potrà stabilizzarsi nel tempo (Huntington 1968, 23).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Malheiros, Rogério Quimarães, and Genylton Odilton Rêgo da Rocha. "ESCOLA NORMAL DO PARÁ: ASPECTOS HISTÓRICOS, ECONÔMICOS E SOCIAIS ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DOS IDEAIS DE INSTRUÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENTRE A CLASSE DIRIGENTE DA PROVÍNCIA DO GRÃO-PARÁ (1850-1871)." Revista Margens Interdisciplinar 8, no. 10 (May 22, 2016): 227. http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2736.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo o percebimento da constituição imagética acerca do ideal de instrução e de formação de professores que fora implantada na Província do Grão-Pará na segunda metade do século XIX. Neste sentido, como nosso objeto de estudo está demarcado no passado, desenvolvemos este trabalho pelo viés qualitativo e de cunho documental, de forma que para sua análise utilizamos conceitos e técnicas da análise do discurso, na perspectiva de Mikhail Bakhtin. No campo da história, teorica e metodologicamente, demarcamos este trabalho na perspectiva dos Annales. Destarte, utilizamo-nos de Relatórios dos Presidentes daProvíncia do Pará, de relatos de viajantes, além de dados socioeconômicos que melhor embasaram nossa narrativa, levando-nos a depreender as nuanças políticas e sociais acerca da constituição dos ideais de uma instrução e de um processo de formação de professores que pudessem garantir a ilustração da sociedade e anseio social pela industrialização da Província.Palavras-chave: Civilização e Progresso. Discursos Políticos. Escola Normal doPará. Instrução. Modernidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Lucotti, Eugenio. "Padrões culturais controversos em Amar, verbo intransitivo, de Mário de Andrade / Controversial Cultural Patterns: The Case of Amar, verbo intransitivo by Mário de Andrade." O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira 29, no. 1 (March 30, 2020): 131. http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.29.1.131-154.

Full text
Abstract:
Resumo: O presente artigo procura destacar a contribuição de Amar, verbo intransitivo para o projeto de compreensão da realidade brasileira de Mário de Andrade. Numa ótica que vai além da intentio específica da obra, a reflexão sugere se adoperar das Considerações Intempestivas de Nietzsche como chave hermenêutica para compreender uma faceta da sátira que se dirige à burguesia paulistana da época. O cotejamento de dois textos tão distantes ressalta o caráter medíocre da protagonista alemã, criando um paradoxo com a atitude reverencial que as demais personagens lhe tributam. Sob esse enfoque, o idílio se aproxima dos temas mais explorados pelo autor através da apresentação de um imaginário partilhado pela burguesia, onde domina a devoção acrítica às formas culturais estrangeiras em detrimento das brasileiras. Ressalta, assim, a imagem tragicômica de uma classe dirigente ridícula, mas consciente de seu poder.Palavras-chave: Mário de Andrade; Amar, verbo intransitivo; Nietzsche; modernismo; burguesia.Abstract: This article aims to stress the contribution of Amar, verbo intransitivo to Mário de Andrades’s comprehension of Brazilian culture. Beyond the specific intention of the novel, the suggestion is to use Nietzsche’s Unfashionable Observations as a hermeneutic tool to highlight the satire against the Brazilian bourgeoisie. The mediocre feature of the German protagonist revealed by the approximation of the two texts suggests a paradox with the other characters’ reverential attitude towards her, thus unveiling a controversial universe of values and paradigms and contributing to understand the novel’s significance in Andrade’s whole production. This uncritical devotion towards foreign cultural patterns gives a tragicomic image of a ridiculous but powerful middle class.Keywords: Mário de Andrade; Amar, verbo intransitivo; Nietzsche; modernism; middle class.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Militão, Maria Socorro Ramos. "CRISE ORGÃNICA, HEGEMONIA E REVOLUÇÃO PASSIVA GRAMSCIANA." Revista Ideação 1, no. 39 (September 29, 2019): 20. http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i39.4524.

Full text
Abstract:
Visando compreender os fatores que originaram o Fascismo na Itália e as derrotas do movimento operário na Europa, o filósofo italiano Antonio Gramsci promoveu uma análise microscópica desses fenômenos e das dimensões que eles atingiram no período da Primeira Guerra e no posterior, assim pôs-se a investigar os fatores que se coligaram e caracterizaram a crise, desencadeada por eles. Essas seriam algumas das questões que receberiam a atenção doautor sardo em sua obra Cadernos do Cárcere, na qual construiria preciosas anotações acerca da crise capitalista que, para ele, não seria apenas uma crise esporádica própria ao sistema, mas uma crise orgânica por ser acompanhada de perda de poder hegemônico. Naquela obra, mostra que a assim chamada crise de hegemonia também desencadeia crises econômicas, políticas, de comando, de autoridade, etc. Por isso, ela deve ser interpretada como um movimento orgânico que se desenvolve em um processo histórico complexo, com sua multiplicidade de componentes e inter-relações em nível global, e não apenas como fenômeno imediato e conjuntural, daí ser provocada por um somatório de questões que se acumularam molecularmente. O autor dos Cadernos aponta como fracasso da política da classe dirigente a imposição do consenso dasgrandes massas pela força; a organização política de grandes massas anteriormente passivas e que passam a se movimentar, embora sem uma vontade política precisa; ou ainda porque as forças antagônicas se mostraram incapazes de organizar em seu favor esta desordem. Diante desse quadro é que se apresenta o objetivo deste artigo: explicitar o processo de desenvolvimento da crise orgânica e a inerente perda de hegemonia decorrente dela, e, com efeito, demonstrar a possibilidade de construção da hegemonia dos e para os subalternos. A investigação em âmbito filosófico-político terá como base teórica o legado gramsciano e, como método de orientação da pesquisa, a filosofia da práxis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Fresu, Gianni. "O transformismo permanente: Gramsci e a crítica do fetichismo histórico e da mitologia nacional." Revista Novos Rumos 53, no. 2 (December 18, 2018): 18–34. http://dx.doi.org/10.36311/0102-5864.2016.v53n2.03.p18.

Full text
Abstract:
A fraqueza das classes dirigente italianas é uma questão orgânica, presente em profundidade na obra de Gramsci, que abraça alguns plexos temáticos: a estagnação do desenvolvimento da civilidade comunal e a falta da formação de um estado unitário moderno; os limites do “Risorgimento” e a ausência de uma realizada dialética parlamentar na idade liberal, a «revolução passiva» como método permanente de modernização conservadora. Nessa temática tem um lugar central ainda o fenômeno da absorção, por parte do Estado e das classes dominantes, dos intelectuais e dirigentes do movimento operário nas fases de «inflexão histórica». A análise de Gramsci acerca deste fenômeno lança uma luz nova sobre o problema tipicamente italiano do «transformismo», não um simples fenômeno de maus costumes políticos, mas um preciso processo de cooptação, desde o “Risorgimento” e a partir desse período, através do qual as classes dominantes têm consolidado o seu poder, absorvendo metodicamente os elementos novos emersos dos acontecimentos políticos e sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Cunha, Célio Da, and Margareth Leber Macedo. "FORMAÇÃO DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (PRADIME-UFT): gestão da educação municipal em foco." Revista Observatório 3, no. 5 (August 1, 2017): 606. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p606.

Full text
Abstract:
Na busca de levar conhecimento e contribuir com as gestões educacionais municipais, a Universidade Federal do Tocantins, através da Diretoria de Tecnologias Educacionais – DTE/UFT ofereceu e certificou as primeiras turmas de Especialização em Gestão da Educação Municipal do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação - PRADIME. O programa utilizou a educação a distância para aproximar o público alvo e fez uso das tecnologias educacionais como agente de democratização do conhecimento. Esse artigo relata a execução da especialização que ocorreu nos estados do Tocantins e Maranhão, com a abordagem das questões da gestão municipal, política pública e educação a distância. PALAVRAS-CHAVE: Dirigente Municipal de Educação. Política Pública. Educação a Distância. ABSTRACT The Federal University of Tocantins, through the Directorate of Educational Technologies - DTE / UFT, offered and certified the first classes of Specialization in Municipal Education Management of the Support Program for Municipal Leaders of Education - PRADIME. The program used distance education to bring the target audience closer together and made use of educational technologies as an agent of democratization of knowledge. This article reports on the execution of the specialization that took place in the states of Tocantins and Maranhão, with the approach of issues of municipal management, public policy and distance education. KEYWORDS: Municipal Education Director. Public policy. Distance Education. RESUMEN En la búsqueda de llevar conocimiento y contribuir con las gestiones educativas municipales, la Universidad Federal de Tocantins, a través de la Dirección de Tecnologías Educativas - DTE / UFT ofreció y certificó las primeras clases de Especialización en Gestión de la Educación Municipal del Programa de Apoyo a los Dirigentes Municipales Educación - PRADEM. El programa utilizó la educación a distancia para acercar al público objetivo e hizo uso de las tecnologías educativas como agente de democratización del conocimiento. Este artículo relata la ejecución de la especialización que ocurrió en los estados de Tocantins y Maranhão, con el abordaje de las cuestiones de la gestión municipal, política pública y educación a distancia. PALABRAS-CLAVE: Dirigente Municipal de Educación. Política Pública. Educación a distancia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Lechat †, Thomas, and Olivier Torrès. "Les risques psychosociaux du dirigeant de PME : typologie et échelle de mesure des stresseurs professionnels1." Revue internationale P.M.E. 29, no. 3-4 (December 15, 2016): 135–59. http://dx.doi.org/10.7202/1038335ar.

Full text
Abstract:
Dans une approche multicritères du risque en PME, la santé du chef d’entreprise est rarement abordée. Or, plus l’entreprise est petite, plus son équilibre apparaît lié à celui de son dirigeant. La littérature demeure en particulier exsangue sur les facteurs de risques psychosociaux propres aux travailleurs non subordonnés, les principaux modèles explicatifs demeurant fondés sur les seuls salariés. L’objet de cet article est donc de proposer une première exploration des stresseurs de l’activité du dirigeant de PME. Pour ce faire, une enquête mixte a été conduite auprès de dirigeants de PME françaises (n = 357). Une phase longitudinale a catégorisé sémantiquement leurs événements professionnels perçus comme les plus négatifs. Une phase transversale a ensuite évalué l’intensité de stress associé aux événements vécus durant la phase longitudinale, et leur probabilité d’occurrence. Enfin une classification hiérarchique a été réalisée. Le résultat de cette étude est une typologie de 30 stresseurs du dirigeant de PME, qui se décompose en quatre classes principales. La rigueur méthodologique de cet inventaire de stresseurs le rend utile pour de futures recherches confirmatoires. Elle fournit également aux soignants, et aux dirigeants eux-mêmes, une échelle de mesure des principaux facteurs de risques pour la santé mentale.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Dudouet, François-Xavier. "« Élite(s) » et « classe(s) dirigeante(s) »." Savoir/Agir N°49, no. 3 (2019): 23. http://dx.doi.org/10.3917/sava.049.0023.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Kotovski, G. G. "La perestroïka et la classe dirigeante soviétique." Recherches Internationales 39, no. 1 (1992): 43–83. http://dx.doi.org/10.3406/rint.1992.3038.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Gramsci, Antonio. "O fascismo e a sua política (Escritos Políticos)." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 11, no. 2 (November 21, 2019): 253. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v11i2.34146.

Full text
Abstract:
Texto que aborda o fascismo, como movimento de reacção armada que se propõe o objetivo de desagregar e de desorganizar a classe trabalhadora para a imobilizar, enquadra-se no plano da política tradicional das classes dirigentes italianas e na luta do capitalismo contra a classe operária. E por isso favorecido, na sua origem, na sua organização e no seu caminho por todas os velhos grupos dirigentes, indistintamente, com preferência, porém, pelos agrários que sentem mais ameaçadora a pressão das plebes rurais. Socialmente, porém, o fascismo encontra a sua base na pequena burguesia urbana e numa nova burguesia agraria saída de uma transformação da propriedade rural em algumas regiões (fenómenos do capitalismo agrário na Emilia, origem de uma categoria de intermediários rurais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Ciliga, Ante. "Ante Ciliga & la nouvelle classe dirigeante soviétique." Agone, no. 41-42 (October 13, 2009): 47–58. http://dx.doi.org/10.4000/revueagone.736.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Vauchez, Antoine. "L'avocat d'affaires : un professionnel de la classe dirigeante ?" Savoir/Agir 19, no. 1 (2012): 39. http://dx.doi.org/10.3917/sava.019.0039.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Paiva, José Maria de. "O diferente na práxis educativa das comunidades eclesiais de base." Revista Eclesiástica Brasileira 53, no. 211 (September 30, 1993): 616–30. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v53i211.2747.

Full text
Abstract:
As Comunidades Eclesiais de Base, ou CEBs, historicamente devem ser entendidas no contexto de resistência popular ao esforço das classes dirigen¬tes de manter tudo “sob controle”. 1964 tinha sido um marco nessa direção e os anos que se seguiram, mormente 1968, tomaram patente a vontade dos dirigentes de não permitir quebra na ordem estabelecida. Esta atendia aos interesses econômicos e políticos do grande capital, levando a uma concentração de renda cada vez mais exigente, numa sociedade já partida em dois blocos contrastantes de todos os pontos de vista...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Díez, Juan José. "Entrevista con Felipe Rodríguez." Revista Indisciplinas 6, no. 11 (August 30, 2020): 81–88. http://dx.doi.org/10.24142/indis.v6n11a4.

Full text
Abstract:
Durante diez años, el Comité Cívico por la Dignidad de la Guajira, en cabeza de Felipe Rodríguez, ha liderado diferentes procesos de movilización e integración ciudadana en el departamento de la Guajira. Surgió en 2010 como reacción a la propuesta del entonces presidente Juan Manuel Santos Calderón de modificar el antiguo régimen de regalías, que, entre otras cosas, implicaba una centralización de los ingresos percibidos por la explotación minera. A partir de esto se inició un proceso para articular sectores indígenas, sindicales, estudiantiles e incluso un sector de las clases dirigentes. Una vez articulados, se conformó el Comité bajo el nombre de Comité Departamental en Defensa de las Regalías y se realizaron jornadas de protesta el 9 de noviembre de 2010 y el 26 de mayo de 2011, nombradas por el dirigente Felipe Rodríguez como las Marchas en defensa de las tierras y las regalías.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Charle, Christophe. "Le pantouflage en France (vers 1880-vers 1980)." Annales. Histoire, Sciences Sociales 42, no. 5 (October 1987): 1115–37. http://dx.doi.org/10.3406/ahess.1987.283438.

Full text
Abstract:
Les travaux sur les hommes d'affaires et sur les hauts fonctionnaires se sont multipliés au cours des dix dernières années. Ils ont permis d'enrichir et de nuancer les images monolithiques ou impressionnistes que l'on pouvait avoir sur les milieux dirigeants de la société française. Tous les auteurs ont rencontré au cours de leurs recherches un phénomène original, caractéristique des cent dernières années, donnée structurelle de la circulation des élites en France : le pantouflage. Le cadre monographique des études et leur inégal avancement selon les époques ou les groupes ont toutefois empêché d'en prendre une vue d'ensemble ou d'en proposer une interprétation qui ne caricature pas la réalité pour retomber dans les thèmes polémiques ou journalistiques habituels sur la « classe dirigeante ».
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Bresser-Pereira, Luiz Carlos. "Burocracia pública e classes dirigentes no Brasil." Revista de Sociologia e Política, no. 28 (June 2007): 9–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782007000100003.

Full text
Abstract:
O Brasil experimentou a industrialização e um grande desenvolvimento econômico entre 1930 e 1980. É o período da estratégia nacional-desenvolvimentista iniciada por Getúlio Vargas e retomada, depois de uma crise nos anos 1960, pelos militares no poder. Em todo esse período, a burocracia pública desempenhou papel-chave, sempre associada à burguesia industrial. Essas duas classes surgem para a vida política nos anos 1930 e, associadas aos trabalhadores que desempenham o papel de sócios menores, promovem a Revolução Industrial brasileira. Nos anos 1960, a radicalização de esquerda e o alarmismo de direita, provocados principalmente pela Revolução Cubana de 1959, levam a um golpe militar em que burguesia e militares associam-se aos Estados Unidos. Não obstante, burguesia e burocracia pública voltam a adotar uma política econômica nacionalista e desenvolvimentista nos anos seguintes. Nos anos 1980, porém, a grande crise da dívida externa leva ao rompimento desta aliança, e, a partir do início dos anos 1990, à rendição ao neoliberalismo vindo do Norte. Nesse momento, a burocracia pública, desorientada, tratou de defender seus próprios interesses corporativos. A partir dos anos 1990, porém, envolve-se na Reforma gerencial do Estado de 1995. O neoliberalismo, contudo, que tornara-se dominante, perde hegemonia nos anos 2000 devido a seu fracasso em promover o desenvolvimento econômico. Estes dois fatos, de um lado, restabelecem novas perspectivas republicanas para a burocracia pública; de outro, sugerem que uma aliança renovada entre a burocracia pública e a burguesia industrial pode ser novamente possível, de forma que o país retome o desenvolvimento econômico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography