Academic literature on the topic 'Circuito de Arte Contemporânea'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Circuito de Arte Contemporânea.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Circuito de Arte Contemporânea"

1

Fernandes, Thiago Spíndola Motta. "Circuitos heterogêneos de arte contemporânea no Rio de Janeiro." Revista Estado da Arte 2, no. 2 (October 18, 2021): 1–16. http://dx.doi.org/10.14393/eda-v2-n2-2021-61987.

Full text
Abstract:
O artigo aborda o contexto artístico carioca no início do século XXI a partir do conceito de circuitos heterogêneos, cunhado pelo artista e pesquisador brasileiro Newton Goto. No período em questão, o Rio de Janeiro assistiu à proliferação de ações artísticas em espaços públicos, além do surgimento de um grande número de iniciativas coletivas de artistas e espaços autônomos de arte contemporânea. Enfrentando dificuldade de inserção em um circuito restrito e incipiente, alguns artistas passam a criar seus próprios circuitos, buscando novos modos de circulação e existência para a arte. O objetivo deste texto é analisar alguns dos sintomas do surgimento de circuitos heterogêneos no Rio de Janeiro e seus impactos no sistema de arte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Machado, Martha Telles, and Fernanda Torres. "A relação entre crítica e produção na formação de um pensamento contemporâneo de arte no Brasil na década de 1970." ARS (São Paulo) 15, no. 29 (April 30, 2017): 174. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.128182.

Full text
Abstract:
Nos anos setenta, artistas e críticos do Rio de Janeiro e em São Paulo estabelecem singular colaboração, por meio de formação de grupos e parcerias que, como frentes de ação, propõem intervenções estratégicas no circuito de artes. Tais intervenções ocorreram simultaneamente a diagnósticos sobre impasses para viabilização da emergente produção artística, definidos na ideia de “precariedade” do circuito. Nesse processo, encontram-se discussões decisivas acerca do estatuto da arte contemporânea e da dimensão pública na arte brasileira. Junto aos debates políticos-culturais realizados no período da ditadura militar, identificamos nessas ações formulações teóricas e estéticas formadoras de um pensamento de arte contemporânea no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bragança, Maurício De. "O circuito das drogas: mídia e arte na crítica contemporânea." Estudos em Jornalismo e Mídia 16, no. 1 (July 9, 2019): 49–56. http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2019v16n1p49.

Full text
Abstract:
A exposição Una linea de polvo, arte y drogas en América Latina fez dialogarem o campo das artes plásticas e visuais, e o fenômeno do narcotráfico. Segundo o curador Santiago Rueda, a ideia era entender “as dimensões de um problema global”, fazendo expandir a ideia de “narcotráfico” para uma compreensão maior da questão como um “problema narco”, marcado por uma forte presença da cultura midiática. As obras expostas implodiam as distâncias entre mídia e arte, gerando um deslocamento do lugar da crítica de arte tradicional ao ter que lidar com questões que englobam um campo irrestrito de proposições que passam pela economia, medicina, direito e política internacional no âmbito da estética, ética e cultura. Dessa forma, a crítica de arte se constrói na interface com outros domínios para dar conta desse tipo de produção contemporânea, privilegiando o campo midiático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rivera, Tania. "O sujeito na psicanálise e na arte contemporânea." Psicologia Clínica 19, no. 1 (2007): 13–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-56652007000100002.

Full text
Abstract:
Na arte, o sujeito se perfila como nada além de um efêmero efeito, surgindo em um circuito que necessita do outro e só com ele se completa. Ora, tal efeito é tomado por Freud como um dos pilares da teoria psicanalítica, a partir do momento em que ele apela para o Édipo-Rei para sustentar sua teoria do sujeito. Tal ligação nos permite ressituar a aproximação entre arte e psicanálise e fazer dela uma estratégia teórico-crítica para ambos os campos na contemporaneidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Albuquerque, Fellipe Eloy Teixeira. "A arte contemporânea e a falta de interesse." Jangada: crítica | literatura | artes, no. 10 (April 7, 2018): 104–22. http://dx.doi.org/10.35921/jangada.v0i10.86.

Full text
Abstract:
RESUMO: Atualmente a arte está chegando a um determinado ponto que sua complexidade de interpretação, ou confunde completamente ou exclui os observadores simplistas do seu circuito. Geralmente esses espectadores ainda mantêm um padrão estético forte, ligado a narrativa mestra da representação mimética, talvez por conta disso sintam dificuldades em apreciar uma obra de arte conceitual. Se não bastasse a limitação de grande parte do público, a arte contemporânea ainda precisa lidar consigo mesma, com questões financeiras e de mercado além das novas possibilidades de espaços para exposição. Esse texto discutirá sobre os diferentes segmentos da arte que sofreram recentemente pelo desinteresse evidente, o objetivo é desvendar se isso é apenas mais um reflexo de nossa sociedade, ou se acontece propositalmente, indicando um novo caminho para as artes. PALAVRAS-CHAVE: Arte, desinteresse, sociedade. _________________________________ ABSTRACT: Currently the art is coming to a point that the complexity of interpretation, or confused or completely excludes simplistic observers of your circuit. Generally these viewers still maintain a strong aesthetic standard, on the master narrative of mimetic representation, perhaps because of that feel difficult to appreciate a work of conceptual art. Not only that the limitation of much of the public, contemporary art has yet to deal with herself, with financial issues and market as well as new possibilities for exhibition spaces. This paper discusses about the different segments of art that recently suffered by the apparent lack of interest, the goal is to discover if this is just another reflection of our society, or if it happens on purpose, indicating a new path for the arts. KEYWORDS: Art, disinterest, society.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Tavares, Jordana Falcão. "Das Galerias para as Lojas: o grafite entre a arte contemporânea e o consumo." Revista Panorama - Revista de Comunicação Social 1, no. 2 (June 22, 2022): 43. http://dx.doi.org/10.18224/pan.v1i2.1863.

Full text
Abstract:
Resumo: Recortado de uma dissertação, esse artigo discute as construções sobre grafite, apresentando brevemente a história da prática e contextualiza seu entendimento de hoje. Também discute os mecanismos de autoproteção do circuito artístico. Por fim usa o grafite como exemplo das negociações tácitas estabelecidas arte e consumo. PALAVRAS-CHAVE: grafite, arte e consumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lucena de Araujo, Fabiano. "Musealizando a Natureza Barata." Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política 15, no. 45 (January 29, 2023): 95–116. http://dx.doi.org/10.23925/1982-6672.2022v15i45p95-116.

Full text
Abstract:
Este trabalho almeja investigar a operação de musealização na relação com os processos tributários da arte contemporânea e da dimensão da ruína, que estão alinhados à problemática da desmaterialização e da degradação dos objetos, convergindo com a recente ênfase de interesses multidisciplinares no conceito de Antropoceno. Chamando atenção para a crise ambiental como emergência política e um contexto de dano material e ecológico para além das obras de arte e espaços de exibição já descartados como objeto durável, segundo o contraponto atual à perspectiva da arte antropocêntrica vigente na experiência moderna. Ao longo do estudo, serão exploradas algumas poéticas de interlocutores da cena contemporânea das artes visuais, com trabalhos selecionados que dialogam com a paisagem rural conformada pela plantation tradicional, expostos no Parque Artístico Botânico da Usina de Arte, que pode ser encarado como um Museu Paisagem de Arte Contemporânea (MPAC). Partindo do geral (a desmaterialização conceitual da arte contemporânea, a ruína como poética, o apelo do antropoceno) para o particular (a experiência regional dos processos artísticos com a paisagem da plantation na Mata Sul pernambucana), a pesquisa adota como objetivo específico analisar como se comportam os procedimentos de musealização dentro das especificidades temporais (históricas) e regionais que situam esta fração do circuito das artes visuais num contexto de revisão crítica da museologia tradicional e da modernidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Babel, Júlia, and Alvaro Seixas. "CIBERESPAÇO: VEICULAÇÃO E LEGITIMAÇÃO DE ARTISTAS NO CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA ATRAVÉS DAS PLATAFORMAS DIGITAIS." Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação 16, no. 2 (December 21, 2022): 144. http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n2p144-158.

Full text
Abstract:
O Ensaio Visual tem como tema a relação entre linguagens no ciberespaço, excitando a legitimação de um novo circuito na arte brasileira. Demonstra à interferência a partir do contato de artistas brasileiros, que dialogam visualmente em redes sociais específicas, e que nelas veiculam suas pesquisas e produções. O Ensaio conta com obras de arte de: Alvaro Seixas, babel, bicha rata, Gustavo Magalhães e Nuno Ramalho. Na arte contemporânea a linguagem se expande por meio da virtualidade, em processos de criação, compartilhamento e divulgação de maneira singular. Observa-se aqui o diálogo implícito e explícito entre obras e artistas que tensionam citações diretas utilizando palavras e imagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Teixeira, Rodrigo Sacco Flores Almeida, and Suzane Weber da Silva. "escenario sonoro de los pod-dramas en la perspectiva brasileña contemporânea." Voz e Cena 3, no. 01 (June 27, 2022): 76–96. http://dx.doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42320.

Full text
Abstract:
A tendência na imersão em audiodramas indica uma emergente cultura que tem cada vez mais se adaptado às plataformas de streaming sonoro, potencializando um circuito que preconiza o lugar da escuta, ao invés da visão. Este artigo contextualiza o estado da arte da linguagem audiodramática na contemporaneidade, partindo-se da análise de alguns pod-dramas, espetáculos sonoros e trabalhos de pesquisa produzidos por companhias e artistas brasileiros entre 2018-2022.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Basbaum, Ricardo. "Trabalho de arte/Evento curatorial." POIÉSIS 16, no. 26 (September 29, 2018): 41. http://dx.doi.org/10.22409/poiesis.1626.41-50.

Full text
Abstract:
Neste texto são discutidas algumas questões relacionadas à práticacuratorial, tendo como referência a relação entre o gesto de construção da exposição enquanto evento-obra e o contato com obra de arte como dispositivo singular: na medida em que as fronteiras entre exposição e obra se tornam cada vez menos nítidas, como organizar a ativação da exposição enquanto ativação da obra e vice-versa? Em que medida a construção da exposição, ao colocar em movimento interesses diversos, intensifica ou não o contato do visitante com a obra, quando este é cada vez mais capturado pela intensidade do evento-exposição? Do mesmo modo, serão discutidos os limites entre os papéis do curador e do artista, em proximidade também com o crítico, o historiador e outros agentes do circuito da arte contemporânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Circuito de Arte Contemporânea"

1

Gasparetto, Débora Aita. "ARTE DIGITAL E CIRCUITO EXPOSITIVO: UM CURTO EM TORNO DO FILE." Universidade Federal de Santa Maria, 2012. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/5209.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The objective of this research is to discuss the expositive circuit of digital art in contemporaneity, verifying how digital art is articulated, what its particularities are and how it fits in the art circuit. This route is based on the experiences in FILE (Electronic Language International Festival), in the São Paulo 2010 and Porto Alegre 2011 editions, in addition to visits to its virtual environment. This is the most representative event of its kind in Brazil and Latin America, a festival with international projection, which allows discussing the matter. To develop a research about art, it is used a qualitative approach. This is established from a literature survey; field research on spaces in loco and virtual environments of the FILE; interviews with one of the idealizers of the event, Paula Perissinotto, and some artists who have excelled in the course of the festival, among them, Anna Barros, Guto Nobrega and Yara Guasque; in addition to a research by the virtual environments of other spaces and festivals that move the exposition circuit of digital art. Are also conducted visits to some of the major events that discuss the production in Brazil, observing their dissemination strategies and analyzing how they debate, disseminate, exhibit, preserve and commercialize digital art. All these instruments allows to think the digital art in the exposition circuit, reflecting on the observations analyzed around FILE. Thus, the proposal of this dissertation is intended to bring a contribution to the field of history, theory and critical of contemporary art through a study based on recent changes in society, provided by communication, science and technology, which reflects in the relationship between the public, work, artists, institutions and expositive circuits.
O objetivo desta pesquisa é discutir o circuito expositivo da arte digital na contemporaneidade, verificando como se articula a arte digital, quais são suas particularidades e como se insere no circuito da arte. Este percurso tem como base as experiências vivenciadas no FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica), nas edições São Paulo 2010 e Porto Alegre 2011, além das visitas realizadas ao seu ambiente virtual. Este é o evento mais representativo do gênero, no Brasil e na América Latina, um festival com projeção internacional. Ao tecer uma pesquisa sobre arte, utiliza-se uma abordagem qualitativa. Isto se estabelece a partir de um levantamento bibliográfico; da pesquisa de campo aos espaços in loco e ambientes virtuais do FILE; de entrevistas, com uma das idealizadoras do evento, Paula Perissinotto, e alguns artistas que se destacaram no percurso do festival, entre eles, Anna Barros, Guto Nóbrega e Yara Guasque; além de uma pesquisa pelos ambientes virtuais de outros espaços e festivais que movimentam o circuito expositivo da arte digital. Também são realizadas visitas a alguns dos principais eventos que discutem a produção no Brasil, observando suas estratégias de disseminação e analisando como debatem, expõem, preservam e comercializam a arte digital. Todos estes instrumentos permitem pensar a arte digital no circuito expositivo em torno do FILE. Assim, a proposta desta dissertação tem a intenção de trazer uma contribuição para o campo da história, teoria e crítica da arte contemporânea, por meio de um estudo baseado nas mudanças recentes na sociedade, proporcionadas pela comunicação, ciência e tecnologia, as quais refletem nas relações entre público, obras, artistas, instituições e circuitos de exposição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bertolossi, Leonardo Carvalho. "Arte enquadrada e gambiarra: identidade, circuito e mercado de arte no Brasil (anos 80 e 90)." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-06082015-133310/.

Full text
Abstract:
Essa tese é uma etnografia das ideias, práticas, histórias, memórias, teorias nativas, conflitos, desigualdades, imaginações e experiências de artistas, críticos, curadores, galeristas e colecionadores brasileiros ao longo dos anos 80 e 90. Embora o escopo temporal e espacial oscile, ancoramo-nos nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, e na interseção entre o circuito e o mercado primário de arte contemporânea brasileira nestas décadas. O trabalho aborda diversos temas e problemas acessados através do meu campo em galerias, museus, bienais, bibliotecas, arquivos públicos e privados, cursos de história da arte e depoimentos. Dentre os objetos tangenciados, se destacou: o retorno internacional à pintura, a invenção da geração 80 e sua relação com o mercado; as exposições Primitivism in the Twentieth Century no MoMA, em Nova York, em 1984, e Magiciens de la Terre, no Centre Pompidou, na França, em 1989; a redescoberta do corpo, do eu e da narrativa nos anos 90; a arte abjeta e suas principais exposições internacionais; a Bienal de São Paulo Antropofágica de 1998; a internacionalização da arte brasileira na Europa, Estados Unidos e América Latina; a trajetória e as contendas entre diferentes gerações de galeristas no Brasil; a entrada do empresariado e dos bancos na política cultural; e, sobretudo o estatuto da arte brasileira e latino-americana diante da globalização. Desde a Escola Fluminense de Pintura, passando pelo Modernismo, pelo Neoconcretismo, pela Tropicália até o período em destaque neste trabalho, o sistema artístico brasileiro e seus personagens se questionaram sobre uma arte genuinamente brasileira. A antropofagia foi novamente mobilizada como alternativa às hierarquias de poder e imposições euro-americanas, sobretudo na Bienal Antropofágica de 1998. Mas quando todos são canibais, quem canibaliza quem? Oswald de Andrade ou Montaigne? Minha hipótese é a deformação da questão em direção à superação do problema da representação para o da presença, a partir da filosofia deleuziana sobre a experiência barroca. Superar a antropofagia em favor do barroco de modo a imaginar outro conceito de criação que conceba a invenção da diferença através de uma exterioridade em contínua descontinuidade, devires, dobra que se desdobra, antropofagia e regurgitofagia, dentro e fora, figura e fundo, interpretação e contrainterpretação, arte enquadrada e gambiarra.
This thesis is an ethnography of the ideias, practices, histories, memories, native theories, conflicts, inequalities, imaginations and experiences of Brazilian artists, critics, curators, art dealers and art collectors throughout the 1980s and 90s. The temporal and spacial breadth covered oscillates; we have, however, decided to focus the cities of Rio de Janeiro and São Paulo, and the intersection between the contemporary art circuit and its market through fieldwork done in galleries, museums, bienals, libraries, public and private archives, courses on art history, and testimonials. Between the many objects described, an emphasis is made on the international return to painting; the invention of the 80s generation and its relations to the market; the exhibitions Primitivism in the Twentieth Century (MoMA, New York, 1984) and Magiciens de la Terre (Centre Pompidou, Paris, 1989); the rediscovery of body, self and narrative during the 1990s; abject art and its main international exhibitions; the Anthropophagic Bienal of São Paulo (1998); the internationalization of Brazilian art in Europe, United States and Latin America; the trajectories and quarrels between different generations of art dealers in Brazil; the introduction of the entreprenurial and financial classes into cultural policies; and, above all, the status of Brazilian and Latin American art in a globalized context. From the Fluminense school of painting, through Brazilian Modernism, Neoconcretism, Tropicália, to the period emphasized in this work, the Brazilian artistic system and its characters have put a genuinely Brazilian art into question. Anthropophagy has been newly engaged as an alternative to euro-american power hierarchies and impositions, especially in the Anthropophagic Bienal of 1998. Nevertheless, when everyone is a cannibal, who cannibalizes whom? Oswald de Andrade or Montaigne? My hypothesis is the deformation of that matter, overcoming the problem of representation towards that of the presence, drawing on the deleuzian philosophy of the baroque experiments. Overcoming anthropophagy in benefit of the baroque is a way of inventing a different concept of creation, one that conceives the invention of difference through an exteriority in continued discontinuity, becomings, foldings that unfold, anthropophagy and regurgitophagy, inside and outside, figure and ground, interpretation and counter interpretation, framed art, and improvisation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Moreira, Junior Roberto. "Práticas artísticas contemporâneas: articulação entre as diferentes esferas do circuito." Universidade do Estado de Santa Catarina, 2007. http://tede.udesc.br/handle/handle/740.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-12-08T16:19:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Roberto moreira.pdf: 3725568 bytes, checksum: f594550d76b5ceb543f47b338ec8673e (MD5) Previous issue date: 2007-08-22
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A dissertação de mestrado Práticas Artísticas Contemporâneas:articulação entre as diversas esferas do circuito compreende de descrição e análise de atuação no circuito de arte empreendida por ações artistícas, ações curatoriais e ações críticas, tendo em vista as diferentes posições que vêm tomando desde o princípio da década de 1960. Os mecanismos que desenvolvem práticas para expandir as atividades institucionais são versões possíveis de uma estrutura insatisfatória. O que move a maioria dos projetos aqui abordados é uma necessidade de criar espaços de discussão para produção artística, configurando e constituindo um circuito. Tais práticas, sejam vinculadas a instituições ou não, formam um importante núcleo de atividades que desencadeiam outras possibilidades de leitura, entendimento e circulação de arte, estabelecendo zonas temporárias de intercâmbio por meio de proposições artísticas tais como: publicações, exposições, seminários, encontros, palestras, passeios, viagens, entre outros. A ação de reunir, negociar, produzir, organizar e difundir, envolve etapas imprescindíveis que se tornaram práticas recorrentes no atual circuito de arte. Aquela posição do artista que produz em seu ateliê, longe dos processos que antecedem a publicação/exposição/recepção de sua obra, não é mais a única condição. A hibridização das funções entre artista - curador - critico - agenciador - professor - etc, são princípios para se pensar a produção artística na atualidade. Neste sentido, insiro minha própria produção de artista, como um deflagrador de situações e processos que dizem respeito às relações híbridas da contemporaneidade. As múltiplas possibilidades existentes neste contexto fizeram com que os trabalhos realizados durante a pesquisa, estivessem sempre no limite, tencionando a permissividade frente ao circuito
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fernandez, Alexandre Marino. "Circuito alterado em três atos: abrir, tatear e multiplicar." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-28012014-161653/.

Full text
Abstract:
Nesta pesquisa analiso as metodologias de luteria experimental chamadas Circuit-Bending e Hardware Hacking, as quais englobo no termo Circuito Alterado, criado especificamente para este trabalho. Tais metodologias baseiam-se na construção de aparelhos musicais a partir da reutilização de componentes eletrônicos descartados. O principal objetivo desta dissertação é estabelecer relações contextuais entre os três atos fundamentais envolvidos na alteração de circuitos - abrir o circuito, tateá-lo em busca de sonoridades interessantes e multiplicar a metodologia, através de concertos, blogs e/ou oficinas - e questões culturais relacionadas a cada ato.
On this research I analyze the experimental luthier methodologies called Circuit-Bending and Hardware Hacking, which I call Circuito Alterado (Altered Circuits). This methodologies are based in the construction of musical instruments from the reuse of obsolete electronic components. The main goal of this dissertation is to establish contextual relationships between the tree acts involved in the methodologies - to open-up the circuit, to touch it, in the search of interesting sonorities and to multiply it, through concerts, blogs and/or workshops - and cultural issues related to each act.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pitol, André Luis Castilho. "Ask me to send these photos to you: a produção artística de Alair Gomes no circuito norte-americano." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-15032017-151252/.

Full text
Abstract:
\"Ask me to send these photos to you\" tem como foco principal a produção fotográfica realizada por Alair Gomes durante as décadas de 1970 e 1980 nos Estados Unidos (EUA). As análises abarcam o ensaio The Balcony (a photo portfolio), publicado na revista Performance, em 1971; a participação no livro de artista Artists Almanac, em 1975; o ensaio Carnival in Rio: a photo essay, que fez parte de Gay Sunshine - Journal of Gay Liberation em 1979 e, finalmente, as suas fotografias que estiveram presentes nas revistas The Advocate, em 1983 e em Advocate MEN, em 1987. O conjunto dos cinco trabalhos obteve uma circulação pública efetiva tanto no meio das artes quanto no de uma homossociabilidade norte-americana. Ele apresenta uma série de elementos formais e estruturais que caracterizam esta produção de Alair Gomes, como a sequencialidade de múltiplas imagens fotográficas e o suporte impresso como espaço de produção do trabalho de arte. A proposta foi a de realizar uma leitura sobre a produção de Alair Gomes que amplie o relação estabelecida entre a sua fotografia e o homoerotismo, destacando a aproximação do fotógrafo de agentes e instituições dos campos científico, universitário e cultural, tanto carioca quanto norte-americano. Essa multiplicidade de pontos de contato elemento-chave da nossa proposta de análise, pois incidiu sobre os caminhos artísticos de sua produção fotográfica.
\"Ask me to send these photos to you\" is mainly focused on the photographic work of Alair Gomes during the 1970s and 1980s in the United States (US). The analyses include the essay The Balcony (the photo portfolio), published in magazine Performance in 1971; a participation in artist\'s book Artists Almanac in 1975; the essay Carnival in Rio: a photo essay which was part of Gay Sunshine - Journal of Gay Liberation in 1979 and finally his photos that were shown in the magazine The Advocate in 1983 and Advocate MEN in 1987. The five papers obtained an effective public circulation both in the form of art as well as in the circulation within the American homosociability. It features a series of formal and structural elements that characterize the work of Alair Gomes, like the sequential and multiple photographic images and print media as the space for producing the artwork. Our proposition was to perform a new reading of the work of Alair Gomes to broaden the relationship established between his photographs and the homoeroticism, highlighting his approximation to agents and institutions within the scientific, academic and cultural fields in Rio and the US. This multiplicity of contacts between these key points is the object of our analysis, as we focused on the artistic paths of his photographic work.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bosco, Maria Cristina. "O ensino da Arte Contemporânea." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-11072012-124749/.

Full text
Abstract:
Este trabalho disserta sobre o ensino da arte contemporânea a partir de duas questões básicas: (1) por que se resiste ao ensino da arte atual, e (2) de que forma é possível exercê-lo. O tema proposto divide-se em cinco capítulos. O primeiro deles propõe uma reflexão sobre a união entre arte e educação, os valores resultantes dessa relação e seus objetivos. No segundo capítulo, são abordadas as heranças e as influências provenientes da Europa e da América do Norte, que contribuíram para a formação do ensino de arte no Brasil durante o período de 1816 a 1960. Em seguida, a pesquisa apresenta teorias contemporâneas do ensino da arte ainda sob a influência estrangeira, entre os anos 1960 e 1990. No Capítulo III, passamos aos fundamentos e conceitos de cultura e arte contemporânea para que, a partir deles, possamos entender o nosso tempo e a arte como pontos fundamentais para o pensamento do ensino de arte. O quarto capítulo traz, como exemplo de proposta curricular atual, o novo currículo de arte da Secretaria da Educação do Estado São Paulo para que, por meio de sua análise, possamos desenvolver uma reflexão sobre o ensino da arte contemporânea nas escolas formais. Essa reflexão é apresentada no quinto e último capítulo do presente estudo e não objetiva formular uma metodologia para o ensino de arte contemporânea, mas buscar aproximações e elaborar sugestões que possam auxiliar o educador de arte em sua prática de sala de aula.
This dissertation is a research study concerning teaching practices of Contemporary Art in Brazil and it was based on two major issues: (1) why is it that Art Professors still struggle when it comes to teaching Contemporary Art?, and (2) which are the teaching strategies to help them in their classroom practices? This theme has been divided into five chapters. The first chapter proposes some reflection concerning the association between education and art and looks at the values resulting from this union, as well as its main objectives. In the second chapter, we speak of the foreign heritage and influences from Europe and North America, which have contributed to the introduction of Art teaching in Brazilian schools, during the time between 1816 and 1960. Following that, this research presents the contemporary theories involved in the teaching practices of Art Education, still under foreign influence, between 1960 and 1990. In Chapter III, we move to the basics and concepts of Contemporary Culture and Contemporary Art in order to encourage better understanding of our present time and art, as the key point for deeper reflection on Art Education. The fourth chapter presents the content of the new Arts Curriculum of the Department of Education in the State of São Paulo, as a case study and example of current curriculum, so that, through its analysis, we could develop more thinking on current Contemporary Art teachings in formal schools. This reflection is presented in the fifth and last chapter of this study and does not aim to build a methodology for Contemporary Art teaching but to seek new approaches and offer suggestions which may encourage Art Professors in their classroom practices.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Nunes, Lilian do Amaral. "Derivações da arte pública contemporânea." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-19082015-113810/.

Full text
Abstract:
Projeto de investigação transdiciplinar com ênfase nas atuais abordagens dialógicas estabelecidas entre arte e esfera pública. Discute o estatuto contemporâneo da Arte Pública e decorrentes hibridizações bem como do museu como espaço de investigação e interlocução artística, com base em ações e experiências processuais e colaborativas. Desenvolve procedimentos inspirados nas práticas museais, tendo os imaginários urbanos como território de análise, confi gurando novas arqueologias da memória urbana contemporânea. Do espetáculo à experiência da cidade, passa-se às diferenças entre visualidade e visibilidade, passa-se da cidade ao lugar. Opera-se uma distinção entre visualidade e visibilidade, entre recepção e percepção, entre comunicação e informação. Em todas essas diferenças se produzem metamorfoses do olhar.
Transdisciplinary research project focused on contemporary dialogic aproach based on art and public sphere. It discusses the role of contemporary Public Arte and current hybridizations as well as the museum as a research\'s space and artistic conversation. It develops procedures inspired on museum practices and it has the urban imaginaries as territories of analyses, confi gurating new archeologys of contemporary urban memory. From the spectacle to the city\'s experience, it pass through differences betwenn visuality and visibility, the city and the site. It operates a distinction between visuality and visibility, reception and perception, communication and information. In all those differences metamorphosys of the look are produced.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Elaine Mathias da. "Arte contemporânea em espaço multidisciplinar." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2012. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1868.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:42:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Elaine Mathias da Silva.pdf: 12187224 bytes, checksum: 29f7a16c156ee18771f4defd71a1cf51 (MD5) Previous issue date: 2012-08-02
This research project is aimed at delivering the outcomes of a study on the presence of contemporary works of art in multidisciplinary art exhibition spaces, and the dimensions assumed by them there. These places are unrelated to the neutrality of the white cube a term used to name spaces which are specifically set to host art exhibitions. In order to attain this goal, the development of this research paper is supported by the procedures and initiatives taken to make art exhibitions possible in the spaces previously mentioned, attempting to clarify the relational aspects that have grounded the curatorial actions as well as the artistic poetics which turned out to be part of the institutional collection. In this sense, the function that an institution can fulfill as a mediator space for art is investigated, and the circumstances where the curatorial critical position and bias adopted to select the works of art are made relevant, permeating the instances which articulate the art system: production, communication, reception. The research project is presented as a reflection on the curatorial activity that has involved artistic poetics entirely formulated in relation to multidisciplinary spaces belonging to three SESC s branches in São Paulo city, which started operating between 2010 and 2011 and have been inserting Brazilian contemporary works of art in several places which house its social cultural actions. Its purpose is to assess the art object as a factor of interaction and knowledge, as well as the institution s role in educating the audience on contemporary art.
Esta pesquisa destina-se a apresentar um estudo relativo à presença de obras de arte contemporânea e as dimensões que estas assumem em espaços expositivos de característica multidisciplinar, espaços portanto desvinculados da neutralidade do cubo branco termo que denomina o espaço específico para exposições de arte. Para tanto, a pesquisa tem como subsídio de seu desenvolvimento, os procedimentos e iniciativas realizados para exposição de obras em tais espaços, procurando esclarecer os aspectos relacionais que fundamentaram a ação curatorial bem como as poéticas artísticas que passaram a integrar um acervo institucional.Neste sentido, é investigada a função que uma instituição pode exercer como espaço mediador da arte bem como as circunstâncias que relevam o posicionamento e o viés curatorial e crítico na seleção de obras, permeando as instâncias que articulam o sistema de arte: produção/comunicação/recepção. Apresenta-se como reflexão da atividade em curadoria que envolveu poéticas artísticas formuladas com relação imediata aos espaços multidisciplinares de três unidades operacionais do SESC na capital de São Paulo, as quais iniciaram suas atividades entre 2010 e 2011, inserindo obras de arte brasileira nos múltiplos ambientes que abrigam suas ações socioculturais. Tem como proposição acentuar o objeto artístico como fator de interação, de conhecimento e o papel institucional na formação de público para a arte contemporânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Patrícia Isabel Bastos. "O quotidiano na arte contemporânea." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2013. http://hdl.handle.net/10773/11368.

Full text
Abstract:
Mestrado em Criação Artística e Contemporânea
Por quotidiano entende-se aquilo que engloba a rotina, o ordinário, o dia-a-dia. É, no entanto, uma palavra que representa algo muito mais amplo e indeterminável do que se possa conseguir compor numa simples definição, uma vez que é quase impossível a tarefa de conseguir descrever nele tudo o que dele faz parte, de tão ambíguo que pode também ser. Essas suas qualidades de ser ambíguo e indeterminável são valorizadas por alguns artistas desde o início do séc. XX (Johnstone, 2008:15). Os Dadaístas usaram-no para desenvolver uma crítica social em torno de uma cultura que viam marcada por repetitivos e vulgares trabalhos, justificados com a necessidade de produção numa sociedade capitalista que renunciava ao prazer. O presente artigo propõe uma análise da evolução das diferentes formas de uso do quotidiano na arte desde os Dadaístas até aos dias de hoje, tomando como referência alguns artistas contemporâneos que são motivados pelo quotidiano, numa mesma vontade de reformular, de valorizar e não deixar perdido ou fechado, acontecimentos, objetos e experiências vividas. Ajudando no atenuar da barreira entre o público e o privado e acompanhando assim as tendências de uma sociedade onde essa fronteira se torna cada vez mais ambígua.
For everyday can be understood what encompasses the routine, ordinary, daily life, although is always a much more complex word that represents something indeterminable and, the simple task of describes everything that makes part of it, is such ambiguous too. That quality of being ambiguous and indeterminable is prized by some artists since the beginning of the XX century (Johnstone, 2008:15). The Dadaists developed a social critique about the culture, because for them the modern daily life was marked by repetitive and vulgar works, justified by the need to produce a society which stated capitalist, in a clear renunciation of pleasure. This study proposes an analysis of the evolution of different forms of using everyday in art since the Dadaists till today. Referring few contemporary artists who are motivated by everyday life and for what he gives us, in the same willingness to reshape, to value and not let lost or closed events, objects and experiences. The barrier of public and private becomes increasingly blurred, following as well the demands of a society increasingly exposed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gurgel, Thais Macedo. "Exposição e texto na arte contemporânea." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03122013-134630/.

Full text
Abstract:
Os textos apresentados nas exposições de arte são importantes recursos de mediação nesse ambiente. Este trabalho faz uma aproximação a essa produção textual, usualmente desenvolvida pela curadoria e que se constitui como o principal canal de comunicação entre o realizador da mostra e o seu público. Em especial, há a preocupação em compreender a dinâmica de relações proporcionada pelo uso de textos em exposições de arte contemporânea, cuja recepção estética pressupõe a participação do espectador. A partir de exposições e textos tomados como exemplares, busca-se delinear as formas mais comuns desses escritos, bem como regularidades em termos de conteúdo. Um panorama histórico do uso de textos em museus de diferentes partes do mundo também ajuda a situar as demandas por essas produções textuais e o seu emprego ao longo do tempo. Propõe-se, por fim, o texto de exposição em interação com os demais elementos do espaço expositivo como a expressão de um entendimento sobre a função educativa da exposição, a julgar pela forma de endereçamento assumida em relação ao visitante.
The texts shown in art exhibitions are important resources for mediation. The present thesis overlooks this textual production, which is usually written by the curators and is commonly the main source of communication between the exhibit producer and its audience. In particular, there is a concern on understanding the dynamics provided by the use of texts in contemporary art exhibitions, which aesthetic response requires viewer participation. From exhibitions and texts taken as examples, we seek to outline the most common forms of writing in art spaces, as well as content patterns. A historical overview of the use of texts in museums in different parts of the world also adds to place the demands for this textual production and its use over time. Finally, it is suggested that text interacting with other elements in the exhibition room express an understanding of the educational role of the exhibition, considering the way to address the spectator.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Circuito de Arte Contemporânea"

1

Lopes, Artur Alípio Barrio de Sousa, 1945-, ed. Arte contemporânea no século XXI: 10 brasileiros no circuito internacional. [Rio de Janeiro, Brazil]: Capivara, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

1945-, Resende José, Venosa Angelo 1954-, and Museu do Açude (Rio de Janeiro, Brazil), eds. Angelo Venosa, José Resende, Waltercio Caldas. Rio de Janeiro: Circuito de Arte Contemporânea do Museu do Açude, 2016.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sacramento, Enock. Arte contemporânea. [Brazil]: Alexa Cultural, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Matos, Sara Antónia. Espaço: Arte contemporânea. Montemor-o-Novo: Oficinas do Convento, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Weidle, Carina. Dilemas: Da arte contemporânea. Curitiba: Marcelo Conrado, 2018.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Milton, Guran, Oi Futuro (Rio de Janeiro, Brazil), and FotoRio (Exhibition) (4th : 2009 : Rio de Janeiro, Brazil), eds. Foto+vídeo+arte contemporânea. Rio de Janeiro, RJ: Aeroplano Editora, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Maria Margarida. A arte asiática contemporânea. Lisboa, Portugal: Chiado Editora, 2016.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Duarte, Luísa. Abc: Arte brasileira contemporânea. Sao Paulo: Cosac Naify, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Duarte, Paulo Sérgio. Arte brasileira contemporânea: Um prelúdio. [Rio de Janeiro, Brazil]: Silvia Roesler Edições de Arte, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Caeiro, Mário. Arte na cidade: História contemporânea. Lisboa: Temas e Debates, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Circuito de Arte Contemporânea"

1

Abdala, Felipe. "Arte e China contemporânea." In História da arte: ensaios contemporâneos, 333–34. EDUERJ, 2011. http://dx.doi.org/10.7476/9786588808115.0030.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fialho, Ana Leticia, Ilana Seltzer Goldstein, and Renata Bernardes Proença. "Economias da arte contemporânea." In Arte e vida social. OpenEdition Press, 2016. http://dx.doi.org/10.4000/books.oep.579.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Prado, Gilbertto, and Jorge La Ferla. "Una introducción a la muestra Circuito Alameda." In Dimensiones del arte y la tecnología. Universidad de Bogotá Jorge Tadeo Lozano, Colombia, 2022. http://dx.doi.org/10.21789/9789587253184-prado-feria.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Karasek, Felipe. "Uma ontologia da arte contemporânea." In Necropolítica(s), sobrevivência(s) e intermitências: ensaios interdisciplinares, 29–35. Editora Fundação Fênix, 2021. http://dx.doi.org/10.36592/9786581110543-02.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tegão, Afrânio William. "A nona arte visita o museu: História em quadrinhos como obra de arte." In Educação Contemporânea – Volume 32. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-131-3.cap.02.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Maria José da, Maria Izabel Batista Vasconcelos, Raimunda Lima dos Santos Nunes, and Francineide de Souza Maia Sá. "Arte-Educação: A importância da arte no ensino aprendizagem." In Educação Contemporânea – Volume 10 – Avaliação, Metodologias. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-015-6.cap.16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lutif, Ellen Yoshie Sudo. "Educação, Física E Arte: Conexões e possibilidades." In Educação Contemporânea - Volume 43. Editora Poisson, 2022. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-232-7.cap.12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

V.G., CIOLA. "ARTE CONTEMPORÂNEA, INFÂNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE." In CAMINHANÇAS DE FEITOS PEDAGÓGICOS COM AFETO, 39–44. EDITORA CRV, 2023. http://dx.doi.org/10.24824/978652514142.8.39-44.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Junior, Carlos Dalla Bernardina. "POLÍTICA CULTURAL PARA AS ARTES: EM BUSCA DE UM CURTO-CIRCUITO." In Arte: Multiculturalismo e diversidade cultural 2, 57–64. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3172104106.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mello, Marlone Borges. "O ensino da arte contemporânea: Lygia Clark arte sem moldura." In Pesquisas em educação e ensino: temas clássicos e emergentes, 217–34. Pimenta Cultural, 2021. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.608.217-234.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Circuito de Arte Contemporânea"

1

Scovino, Felipe. "Táticas, circuitos e invenções: dispositivos da ironia na arte contemporânea brasileira." In Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2006. http://dx.doi.org/10.20396/eha.2.2006.3915.

Full text
Abstract:
O estudo coloca a produção da ironia dentro de um campo amplo (discussões que envolvem a política do mercado de arte, Ética, participação do espectador, o jogo entre aparência e ilusão proporcionado pelo objeto e a relação da ironia com o sexo e o humor negro). Este ensaio estabelece conceitos críticos e constrói o panorama de uma rede de atravessamento do “objeto de arte irônico” em seus diferentes suportes e ações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Stori, Norberto, and Petra Sanchez. "ARTE CONTEMPORÂNEA OU UMA NOVA ACADEMIA?" In VII World Congresson Communication andArts. Science and Education Research Council (COPEC), 2014. http://dx.doi.org/10.14684/wcca.7.2014.60-63.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

MALARD MONTEIRO, GABRIEL. "Validação da Fotografia como Arte Contemporânea." In 31º Encontro Nacional da ANPAP - EXISTÊNCIAS. ,: Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/31enanpap2022.513365.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Zacarias, Gabriel Ferreira. "Variantes do silêncio na arte contemporânea." In Encontro de História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2017. http://dx.doi.org/10.20396/eha.12.2017.4520.

Full text
Abstract:
Há sem dúvida diversas formas de se pensar o silêncio na arte. Ele pode ser compreendido como aquilo que não é dito, porque não precisa ser dito, permanece como subentendido; ou pode ser aquilo que não pode ser dito, que é interdito, por inflexão de uma lei. A interdição pode ser fruto da ingerência de uma autoridade externa ao campo artístico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Marcondes, Neide. "Arte contemporânea: poéticas em mundo líquido." In Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2008. http://dx.doi.org/10.20396/eha.4.2008.3941.

Full text
Abstract:
Como estará ou como se encontra a arte contemporânea neste chamado mundo líquido? Mundo este na concepção do sociólogo polonês Zygmunt Bauman e mundo em espumas, segundo a teoria do filósofo alemão Peter Sloterdijk. Diferente da sólida modernidade, neste ambiente líquido, espumoso , nesta hipermodernidade o valor da novidade parece estar acima do valor da permanência. Se neste momento atual é possível situar a estética de Nietzsche sobre destruição e criação (invenção), como se insere nesta idéia a atual poética? O tempo flui, não marcha e cada momento tem um novo começo, um novo fim. Algumas modalidades desta arte atual, como instalações, performances, a arte para os não lugares, a arte que habita o ciberespaço serão oportunamente demonstradas e analisadas. A obra sempre abre mundos históricos. A obra nasce da concepção e atividade do artista; quando no seu evento, a arte permite ao historiador/intérprete/crítico tentar desvelar esta dimensão, esta modalidade da obra contemporânea. Compete a este especialista estar conectado com esta situação e mutação da contemporaneidade, com a sociedade atual e suas características glocais e globais, a dimensão multi e transdisciplinar desta época em que ou na qual vivemos, que induz ou permite novas estéticas, novas poéticas ou mesmo revisitar um passado e prescrever um mundo futuro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Costa Oliveira, Priscila. "Donna Kukama - oralidade na arte contemporânea." In 30º Encontro Nacional da ANPAP - (RE)EXISTÊNCIAS. ,: Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/30enanpap2021.383544.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

MARTINS DOS SANTOS, VALDICELIO. "ARTE CONTEMPORÂNEA COM INSTALAÇÕES DE INHOTIM." In XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". Grupo de Estudos e Pesquisas "Educação e Contemporaneidade", 2020. http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.15.22.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Zonno, Fabiola do Valle. "Campo ampliado: desafios à reflexão contemporânea." In Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2008. http://dx.doi.org/10.20396/eha.4.2008.4110.

Full text
Abstract:
O discurso contemporâneo trata de uma “morte da história da arte” em função tanto da falência da noção de história como narrativa legitimadora como do aparecimento de um outro complexo de práticas artísticas. A arte, criticando sua institucionalização, buscou escapar aos rótulos, à especificidade dos meios; estende-se em um campo ampliado. O importante trabalho de Rosalind Krauss deu-nos a chave para que possamos, hoje, ampliar sua compreensão e caracterizá-lo como imagem da multiplicidade. O experimentalismo e a externalidade são conceitos-chave para os trabalhos que se encontram em um entrelugar; também o são para pensar o discurso da história? Haverá um entrelugar crítico, em que uma disciplina transversalmente critica às demais, diferentes modos de ver se encontram? Trata-se não só da contaminação entre as disciplinas artísticas, quando o artista assume um perfil multidisciplinar, mas também de uma renúncia ao papel central processo de criação; dá-se uma “colagem de agentes” entre o público, o sítio, as ficções, as narrativas. O paradigma da colagem também está presente quando constatamos realidades temporais distintas tornarem-se próximas através do trabalho artístico. Os artistas liberam-se do peso da história: não há estilo contemporâneo, não há um critério a priori sobre a aparência que a arte deve ter; há, sim, uma apropriação de imagens. E o historiador? Cola os tempos, desloca-se, dá voz a interlocutores de outras disciplinas em seu discurso, busca multiplicar também o seu olhar tornando-se interdisciplinar? É consciente de que produz uma interpretação, um comentário que pode ampliar a própria obra? Assim faz história, crítica ou poética? Hoje as noções de artista, de arte, e de história encontram-se multiplicadas, seus limites são tencionados. O que resta? Tudo. Primordialmente, o nosso esforço em buscar os fios para tecer as conexões que possam sempre tornar vivo o exercício do pensamento, sob qualquer rótulo ou mesmo nenhum.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia. "Os salões de arte contemporânea de Campinas." In Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2005. http://dx.doi.org/10.20396/eha.3.2007.3760.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ottoni, Ana Paula Barbosa Ferreira. "Convocação de espaços afetivos pela fotografia contemporânea." In Encontro de História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/eha.vi14.3445.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Circuito de Arte Contemporânea"

1

2da Bienal Interamericana de Video Arte del Centro Cultural del BID. Inter-American Development Bank, October 2005. http://dx.doi.org/10.18235/0006115.

Full text
Abstract:
Después de su presentación en Washington, D.C., la bienal comenzó el circuito itinerante en junio de 2005, en el Istituto Italo-Latino Americano (IILA) en Roma. Luego viajará a varios países que forman parte de un circuito de más de 13 países incluyendo Rusia, terminando en el XXII Festival de Cine de Santafé de Bogotá, Colombia www.bogocine.com/xxii/. Las instituciones del circuito incluyen: Espacio Fundación Telefónica, Buenos Aires, Argentina; Fundação Cultural de Curitiba, Curitiba, Brasil; 15 Videobrasil Internacional Electronic Art Festival, São Paulo, Brasil; Cine a la Calle, Cinemateca del Caribe, Barranquilla, Colombia; Museo de Arte Moderno, Cartagena, Colombia; Escuela Superior de Bellas Artes, Cartagena, Colombia; Fundación Museos del Banco Central de San José, Costa Rica; Fundación Octaedro, Quito, Ecuador; MECAD\Media Centre d'Art i Disseny de la Escola Superior de Disseny ESDi, Barcelona, España; Centro de Artes Visuales Contemporáneo de Mujeres en las Artes y Asociación de Mujeres en las Artes "Leticia de Oyuela," CAVC/ MUA, Tegucigalpa, Honduras; Museo de Arte Contemporáneo de Panamá, Panamá; Alta Tecnología Andina, Lima, Perú; Centro Cultural Eduardo León Jimenes, Santiago de los Caballeros, República Domnicana; y Do Vostrebovaniya, Volgograd, Russia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography