Academic literature on the topic 'Cimentous matrix'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Cimentous matrix.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Cimentous matrix":

1

Oliveira, I. R., and V. C. Pandolfelli. "Hidratação de ligantes na presença de matriz e aditivos." Cerâmica 53, no. 327 (September 2007): 240–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132007000300005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Ligantes hidráulicos, como os cimentos de aluminato de cálcio e as aluminas hidratáveis, são os responsáveis pelo desenvolvimento de resistência mecânica de concretos refratários (desmoldagem) influenciando também as suas propriedades reológicas (trabalhabilidade). Tal influencia se deve ao processo de hidratação desses materiais cujo controle depende do conhecimento do efeito das diferentes variáveis na cinética desse processo. A adição de matriz ao cimento influencia o seu comportamento de hidratação, bem como a extensão do período de indução, a composição das fases e dos produtos de hidratação. Aditivos podem atuar como retardadores dificultando o processo de dissolução do cimento, por meio da formação de barreiras insolúveis ao redor das suas partículas e favorecendo a formação de hidratos mais solúveis. Podem também atuar como aceleradores favorecendo a formação de hidratos menos solúveis e pela formação de núcleos iniciadores do processo de crescimento dos cristais dos hidratos. Assim, neste trabalho foi estudada a influência de diferentes tipos de matriz e aditivos no processo de hidratação de diferentes ligantes hidráulicos.
2

Oliveira, I. R., J. R. Garcia, and V. C. Pandolfelli. "Influência de aditivos dispersantes e acelerador na hidratação de cimento e cimento-matriz." Cerâmica 52, no. 323 (September 2006): 184–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132006000300012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A aplicação de concretos refratários, principalmente na siderurgia, é um processo em constante evolução, que apresenta uma forte dependência dos avanços dos conhecimentos sobre os ligantes hidráulicos. Isso se deve a influência exercida por estes ligantes nas propriedades reológicas e desenvolvimento de resistência mecânica de concretos. O processo de hidratação dos ligantes é sensivelmente influenciado pela presença de aditivos, afetando o tempo requerido para efetuar a desmoldagem do corpo conformado. Além disso, a adição de alumina ao cimento também influencia o seu comportamento de hidratação, bem como a extensão do período de indução, a composição das fases e dos produtos de hidratação. Assim, neste trabalho foi estudada a influência da presença de aditivos dispersantes e/ou acelerador no processo de hidratação de cimento e cimento-matriz. Independente do sistema, os aditivos dispersantes atuaram como retardadores do processo de hidratação, principalmente para o caso do ácido cítrico e citrato de diamônio. Tais aditivos apresentaram-se também como os mais eficientes para a combinação com o acelerador Li2CO3, resultando em um tempo de pega intermediário. Isto mostra ser possível controlar a trabalhabilidade reduzindo o tempo para a desmoldagem.
3

Studart, A. R., W. Zhong, and V. C. Pandolfelli. "Obtenção de concretos auto-escoantes zero-cimento a partir do controle reológico da matriz." Cerâmica 46, no. 297 (March 2000): 22–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132000000100005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Os concretos refratários auto-escoantes com reduzido teor de cimento têm se destacado pelo fato de associarem a facilidade de aplicação dos concretos de elevada fluidez, com o bom desempenho termomecânico dos refratários contendo baixo teor de CaO. Através do controle simultâneo da distribuição granulométrica e do estado de dispersão da matriz, é possível eliminar o cimento aluminoso (fonte de CaO) e quaisquer outros ligantes hidráulicos do concreto, mantendo sua auto-escoabilidade. Os concretos obtidos, denominados zero-cimento, apresentam resistência mecânica a verde compatível com aplicações industriais e excelentes propriedades a altas temperaturas. Neste trabalho, são apresentadas as condições de dispersão da matriz necessárias para a obtenção dos concretos zero-cimento, após um ajuste granulométrico prévio. As faixas de pH e de teor de dispersante ideais para a otimização da reologia da matriz são apresentadas graficamente em um mapa de estabilidade, o qual mostrou-se uma ferramenta bastante útil para a formulação dos concretos auto-escoantes zero-cimento.
4

Missagia, Zélia Maria Velloso, Júlio Cesar Santos, Túlio Hallak Panzera, Lincoln Cardoso Brandão, Diogo Aparecido Lopes Silva, and André Luis Christoforo. "Materiais compósitos particulados em matriz epóxi reforçados com serragem, cimento e silicato de magnésio." Ambiente Construído 13, no. 3 (September 2013): 285–302. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212013000300017.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo investigar propriedades físicas (densidade volumétrica e absorção de água) e mecânicas (módulo de elasticidade e resistência à compressão) de materiais compósitos particulados em matriz epóxi reforçados com serragem de madeira, cimento Portland e silicato de magnésio. Um planejamento experimental inicial foi elaborado envolvendo apenas a resina epóxi e a serragem de madeira. Posteriormente, elegeu-se o tratamento que forneceu os maiores valores para o módulo de elasticidade na compressão. Sobre a condição escolhida, foram desenvolvidas outras quatro, incorporando-se 10% e 20% em frações mássicas de partículas de silicato de magnésio e cimento Portland sobre a resina. Os compostos com 30% de serragem de madeira Eucalyptus grandis e faixa granulométrica 50-80 US-Tyler apresentaram os melhores valores para o módulo de elasticidade na compressão, sendo utilizados como condição de referência para a inclusão das partículas de cimento e do talco. O emprego do cimento nos compostos conferiu aumentos significativos no módulo de elasticidade à compressão, densidade e redução na absorção de água.
5

Anjos, Marcos A. S. dos, Khosrow Ghavami, and Normando P. Barbosa. "Compósitos à base de cimento reforçado com polpa celulósica de bambu. Parte II: Uso de resíduos cerâmicos na matriz." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 7, no. 2 (August 2003): 346–49. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662003000200027.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Este é o segundo dos dois artigos relativos aos resultados experimentais da combinação de matriz cimentícia reforçada com polpa celulósica de bambu. Neste trabalho, são mostrados os resultados da investigação da substituição parcial do cimento por resíduo de fábrica de blocos cerâmicos. O cimento foi substituído em percentagens de 20, 30 e 40% em relação à massa de cimento. Essas combinações foram reforçadas com polpa de bambu refinada. Os procedimentos e programas experimentais foram os mesmos adotados no artigo anterior (Parte 1). Considerando-se os resultados dos ensaios de obtenção das propriedades mecânicas, a substituição de 20% foi a que apresentou melhor performance.
6

Brekailo, F., Eduardo Pereira, Elias Pereira, J. Hoppe Filho, and M. H. F. de Medeiros. "Avaliação do potencial reativo de adições de resíduos de blocos de cerâmica vermelha e de concreto cominuído de RCD em matriz cimentícia." Cerâmica 65, no. 375 (September 2019): 351–58. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132019653752552.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Resumo Neste trabalho avaliou-se o potencial reativo de adições de resíduo de cerâmica vermelha (RCV) e de concreto de RCD, além de fíler calcário para referência. Avaliou-se o potencial pozolânico das adições por índice de atividade pozolânica (IAP) com cal, índice de desempenho (ID) com cimento, teor de hidróxido de cálcio fixado no Chapelle modificado e caracterização por difratometria de raios X (DRX). Os resultados mostram que o RCV atendeu aos requisitos químico-físicos para pozolanas, IAP com cal, ID com cimento e apresentou singelo halo amorfo na DRX indicando baixa reatividade, porém o material não atendeu requisitos mínimos no ensaio de Chapelle. O pó de concreto, apesar de não ser uma pozolana, foi submetido aos ensaios de IAP com cal e ID com cimento e apresentou resistências à compressão abaixo das mínimas prescritas nas normas pertinentes. Este material também apresentou halo amorfo na DRX, atribuído ao C-S-H da pasta de cimento hidratada.
7

Costa, Eliane Betânia Carvalho, Fábio Alonso Cardoso, and Vanderley Moacyr John. "Efeito do teor e da dispersão de fino calcário na aderência substrato-matriz cimentícia." Ambiente Construído 16, no. 2 (June 2016): 21–34. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212016000200077.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Resumo Este artigo tem como objetivo avaliar o efeito do teor e da dispersão de partículas de fino calcário em substituição ao ligante para a aderência substrato-matriz cimentícia. Para tal, foram produzidas argamassas com 0%, 30% e 60% de substituição do teor de cimento por fino calcário, de granulometria inferior à do cimento; também foi avaliada a dispersão das partículas pela adição de 0,02% de dispersante à base de policarboxilato às argamassas aplicadas sobre blocos cerâmicos hidrofugados. O comportamento reológico das argamassas, medido por reometria rotacional, variou conforme o teor de fino calcário e o uso de dispersante. Apesar da redução das propriedades mecânicas, a substituição de 60% de ligante por finos calcários combinado ao uso de dispersante pode aumentar a aderência em 76%. O acréscimo de aderência pode ser explicado pelo aumento da área de contato entre a argamassa e o substrato. Essa conclusão é de interesse prático, pois mostra que é possível reduzir a quantidade de ligante da matriz sem afetar sua resistência de aderência.
8

Hoppen, C., K. F. Portella, A. Joukoski, O. Baron, R. Franck, A. Sales, C. V. Andreoli, and V. A. Paulon. "Co-disposição de lodo centrifugado de Estação de Tratamento de Água (ETA) em matriz de concreto: método alternativo de preservação ambiental." Cerâmica 51, no. 318 (June 2005): 85–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132005000200003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O crescimento da demanda por água potável tem implicado em um aumento da quantidade de resíduos nas estações de tratamento de água (ETA). Apesar destes terem sido gerados por processo erosivo do solo nos mananciais que antecedem as ETAs, o tratamento químico requerido para a sua remoção obriga a uma disposição correta para não impactar, negativamente, o meio ambiente. Até agora, o destino mais comum para o lodo de ETA são os cursos d'água, mesmo ele sendo considerado um resíduo sólido. Neste trabalho, é proposta alternativa de co-disposição deste resíduo, ainda úmido, em matrizes de concreto, substituindo-se parcialmente seus insumos: os agregados miúdos e o cimento, cuja extração e emprego também causam impacto ambiental. Inicialmente, caracterizaram-se os insumos do concreto (cimento Portland CPII-F 32, areia e brita), além do lodo extraído da ETA Passaúna, localizada na região metropolitana de Curitiba. Para os estudos de dosagem, utilizou-se um concreto-referência (sem adição de lodo) e traços de concreto com teores de 3, 5, 7 e 10% de lodo em relação ao peso de areia e em substituição à mesma. Nos concretos resultantes foram avaliadas propriedades tanto no estado fresco quanto no endurecido. O lodo é constituído, praticamente, de compostos de Si, Al e Fe, e do argilomineral do grupo caulinita, tendo teor de umidade em torno de 87%. Nos ensaios de resistência à compressão, as dosagens até 5% apresentaram um f c28 maior que 25 MPa. Para as dosagens com teores de lodo superiores a 5%, o f c28 foi menor, principalmente, para a dosagem de 10%. A análise dos dados permite concluir que os traços com até 5% de lodo podem ser aplicados em situações que vão desde a fabricação de artefatos e blocos até a construção de pavimentos em concreto de cimento Portland. Em relação às misturas com teores acima de 5%, a sua utilização é restrita a aplicações em que a trabalhabilidade não é um parâmetro primordial, como contrapisos, calçadas e pavimentos residenciais.
9

Almeida, Leonardo de, Luiza Roberta Bin, Luís César Lopes, Carlos Augusto Nassar, and Marcio José Mendonça. "Matriz oclusal como auxílio para restaurações posteriores de dentes: o uso de um material alternativo." E-Acadêmica 3, no. 3 (October 16, 2022): e2333280. http://dx.doi.org/10.52076/eacad-v3i3.280.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Introdução: A cárie dentária é uma doença oral da etiologia multifatorial. É considerada a doença oral crônica mais prevalente que leva à perda dentária. O termo cárie oculta é usado para descrever lesões cariosas de dentina que não são clinicamente diagnosticadas. Objetivo: apresentar um relato de caso sobre a técnica do index oclusal (carimbo), bem como a técnica restauradora nos dentes posteriores. Relato do Caso: Após o isolamento adequada, foi realizada uma impressão dentária do dente oclusal com uma barreira de gengival. Foi seguido para o acesso à cavidade e remoção do tecido contaminado com broca esférica diamantada em alta velocidade com irrigação de água e broca de carboneto. Em seguida, o dente recebeu o tratamento restaurador com cimento ionômero de vidro, resina bulk flow e resina bulk. Uma pressão suave foi aplicada com o carimbo oclusal na superfície oclusal do dente. Discussão: A técnica é eficaz em termos de cópia da superfície oclusal, tanto na estética quanto na função, além de ser fácil e rápida de executar. Conclusão: Esta técnica minimiza o tempo de operação, apresentando uma estética e função ótimas sem alterar a oclusão do paciente.
10

Braga, Ediane P. P., Ester Gusmão, and Adriane D. V. de Sousa. "Propriedades Físicas de Cerâmicas de Alumina Moldada com Alumina Hidratável: Efeito do Tamanho de Partícula da Matriz." Revista Processos Químicos 12, no. 23 (January 2, 2018): 75–77. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v12i23.431.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Ligantes hidráulicos são amplamente utilizados na indústria de materiais refratários. Dentre os diversos tipos, a alumina hidratável destaca-se como importante alternativa à substituição do cimento de aluminato de cálcio para concretos refratários aluminosos. Entretanto, necessita-se estudar de forma sistêmica aspectos como sua concentração no sistema, a perda de resistência mecânica durante o aquecimento, bem como sua interação com a alumina calcinada de diferentes tamanhos médios de partículas. Neste estudo foi avaliado o comportamento do ligante hidráulico mediante a matriz de alumina calcinada com diferentes tamanhos médio de partículas (1 mm e 2,4 mm). As amostras verdes/ secas (120 °C) e após tratamento térmico (300-1500 °C) foram avaliadas por meio de pcnometria de hélio, método geométrico para a determinação da porosidade total geométrica, módulo elástico para avaliar as propriedades mecânicas e microscopia eletrônica de varredura. Os resultados indicam que o tamanho médio das partículas da matriz de alumina calcinada apresentam forte influência na porosidade total e propriedades mecânicas das cerâmicas, especialmente em temperaturas próximas a 900 °C.

Dissertations / Theses on the topic "Cimentous matrix":

1

Abriak, Yassine. "Valorisation des sédiments de dragage et des granulats de béton recyclés." Electronic Thesis or Diss., Ecole nationale supérieure Mines-Télécom Lille Douai, 2023. http://www.theses.fr/2023MTLD0004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Ces dernières années, l’extraction des matières premières a été considérable. En cause, l’augmentation des besoins mondiaux en matières premières ayant pour conséquence une diminution drastique de ces ressources non renouvelables. Parallèlement, d’une part selon l’ADEME (agence nationale de la transition écologique) 342 Mt de déchets sont produits par an dont 240 Mt provenant du BTP. D’autre part afin de maintenir les activités portuaires, maritimes et fluviales, 50 mm3 de sédiments sont dragués chaque année. La gestion à terre des sédiments est de plus en plus compliquée du fait de la saturation des espaces de stockage et de la présence de contaminants. Il est nécessaire de mettre en œuvre une stratégie nationale afin de préserver les matériaux de carrière et d’approvisionner au mieux notre territoire. Ainsi l’usage des granulats recyclés et des sédiments devient un impératif et peut constituer une ressource minérale qui peut permettre de limiter l’usage des ressources naturelles. L’objectif principal de ces travaux de thèse est la valorisation des sédiments et granulats de béton recyclés dans différentes application du génie civil. La première application vise la covalorisation des sédiments et des granulats recyclés en couche de forme. La seconde la valorisation des fines de béton recyclées en tant qu’addition minérale dans le ciment. Enfin la dernière la covalorsation des sédiments et du sable de béton recyclé dans le mortier en tant que substituant du sable
In the last years, the extraction of raw materials has been considerable. This is due to the increase in the world's need for raw materials, resulting in a drastic reduction in these non-renewable resources. At the same time, according to ADEME (Agence Nationale de la Transition Ecologique), 342 Mt of waste are produced every year, including 240 Mt from the construction industry. On the other hand, in order to maintain port, maritime and river activities, 50 Mm3 of sediment is dredged every year. Management of sediments on land is becoming more and more complicated due to the saturation of storage areas and the presence of contaminants. We need to implement a national strategy to preserve raw quarry materials and supply our territory as effectively as possible. The use of recycled aggregates and sediments is becoming an imperative and can provide a mineral resource that can help limit the use of natural resources. The main objective of this thesis work is the valorization of recycled sediments and concrete aggregates in various civil engineering applications. The first application is the covalorization of recycled sediments and aggregates in subgrades. The second is the valorization of recycled concrete fines as a mineral additive in cement. Finally, the covalorization of sediments and recycled concrete sand in mortar as a sand substitute
2

Batiston, Eduardo Roberto. "Incorporação de nanotubos de carbono em matriz de cimento Portland." Florianópolis, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99441.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Made available in DSpace on 2013-03-04T20:26:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 304585.pdf: 5914184 bytes, checksum: e219e92366cff420384043d5de7dbabc (MD5)
A modificação do cimento Portland pela nanoengenharia é um campo em expansão. Por ser um material de importância econômica relevante, a melhoria nas características dos produtos a base de cimento Portland é de interesse da indústria e da sociedade. Sua estrutura complexa, o torna candidato natural para a nanomanipulação e,, a utilização de nanoobjetos é uma alternativa para o aprimoramento de suas características. Nanotubos de carbono, com suas características químicas e físicas singulares vem ganhando relevância na produção dos mais diversos tipos de compósitos. Estudou-se neste trabalho as modificações causadas pela presença de nanotubos de carbono na matriz de cimento. Foram estudadas também duas metodologias de funcionalização para melhorar a interação dos nanotubos com os hidratos presentes na pasta e aprimorar sua dispersão na matriz. Utilizaram-se quatro tipos de nanotubos e um tipo de nanofibra com os quais foram produzidas pastas de cimento de alta resistência. Avaliaram-se as características reológicas das pastas através do squeeze flow, e foi acompanhada a cinética de hidratação através de calorimetria por condução. A resistência mecânica foi medida através de ensaios de resistência à compressão e resistência à flexão e puderam ser estudados ainda os efeitos da presença dos nanotubos no comportamento termofísico das matrizes. Os processos de funcionalização mostraram-se capazes de alterar as características dos nanotubos, porém não foram eficientes em melhorar sua dispersão e a interação com a matriz de cimento. A resistência mecânica não foi afetada de forma significativa pelos nanotubos que modificaram a reologia das pastas provocando aumento da viscosidade e da tensão de escoamento para todas as misturas. As características termofísicas foram alteradas de forma bastante acentuada chegando a aumentos de 20 vezes na difusividade térmica de algumas composições. Os ensaios de difusividade térmica mostraram-se ainda uma potencial ferramenta para identificar o grau de dispersão dos nanotubos na matriz
The changing of nano-structure of Portland cement is a growing field. Due to their economic importance, the improvement of the characteristics of Portland cement-based products is highly interesting for the industry and society. Its complex structure, makes it a natural candidate for nanomanipulation and, the use of nano-objects is an alternative for the improvement of their characteristics. Carbon nanotubes, with their singular physical and chemical characteristics are gaining importance in the production of the most varied types of composites. The modifications caused by the presence of carbon nanotubes in the cement matrix were studied in this work. Two kind of functionalization were tested to improve nanotubes interaction with cement hydrates. Four types of nanotubes and one type nanofiber were used to produce high-strength cement pastes. The rheological characteristics of the pastes were assessed through the squeeze flow method, and cement hydration kinetics was followed by conduction calorimetry. Flexural and compressive strength and thermophysical properties were also assessed.. Results showed that although the functionalization processes were able to change the nanotubes characteristics, these treatments have not been effective in improving their dispersion and interaction with the cement matrix. Thus, mechanical strength was not significantly affected. However viscosity and yield stress were increased by carbon nanotubes for all mixtures. The thermophysical properties, as diffusivity, were highly affected by the presence of nanotubes: up to 20 times increase for some compositions. Thermal diffusivity also showed a potential tool to estimate the degree of dispersion of carbon nanotubes in the cement matrix
3

Bezerra, Eduardo Marcelo. "Compósitos de matriz cimento Portland reforçados com fibras sintéticas de PVA/PP/PAN." Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2005. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=148.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O principal objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da incorporação de diferentes tipos e concentrações de fibras sintéticas em matriz à base de pasta de cimento Portland avaliando-se o comportamento físico-mecânico após diferentes condições de exposição: cura ao ar e envelhecimento cíclico acelerado. Quinze formulações foram preparadas com diferentes concentrações de fibras sintéticas (1,8-3,7% em fração volumétrica do compósito). As amostras foram produzidas em laboratório pela mistura das matérias-primas em solução aquosa (20% de sólidos) seguido pela drenagem do excesso de água sob vácuo e prensagem das placas (3,2 MPa). Dez amostras de cada formulação foram submetidas a cura úmida por sete dias e cura ao ar até completar vinte e oito dias quando as propriedades mecânicas e físicas foram determinadas. Outras vinte amostras para cada formulação foram expostas ao ensaio de envelhecimento acelerado. Os compósitos reforçados com fibras de álcool polivinílico (PVA) e de poliacrilonitrila (PAN) apresentaram módulo de ruptura (MOR) superiores aos compósitos reforçados com fibras de polipropileno (PP). As fibras de PVA aderem à matriz de cimento Portland devido à sua natureza hidrofílica e suas características geométricas. Os resultados mostraram que as formulações reforçadas com de fibras de PP apresentaram tenacidade superior após os ciclos de envelhecimento o que está associado com a facilidade de escorregamento desta fibra na matriz cimentícia. Em relação ao parâmetro concentração volumétrica, concluiu-se que, após os ciclos de envelhecimento as formulações reforçadas com concentrações menores de fibras sintéticas (1,8 e 2,3%) apresentaram maior degradação do desempenho mecânico - MOR e tenacidade.
4

Mantovani, Franciéli. "Viabilidade do uso de lodo de fosfatização como pigmento em matriz de cimento Portland branco." Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2014. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3974.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Submitted by Silvana Teresinha Dornelles Studzinski (sstudzinski) on 2015-06-23T17:59:08Z No. of bitstreams: 1 Franciéli Mantovani..pdf: 7765122 bytes, checksum: 82188db720f66cecd4ec2033f19918df (MD5)
Made available in DSpace on 2015-06-23T17:59:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Franciéli Mantovani..pdf: 7765122 bytes, checksum: 82188db720f66cecd4ec2033f19918df (MD5) Previous issue date: 2014-04-04
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
FAPERGS - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul
FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos
PROSUP - Programa de Suporte à Pós-Gradução de Instituições de Ensino Particulares
O desenvolvimento de materiais com tecnologia avançada faz parte do processo de modernização em que se encontra a construção civil. O aperfeiçoamento de concretos coloridos produzidos com pigmentos merece atenção especial por suas propriedades físicas e químicas aliadas às questões estéticas, o qual permite o uso de elementos de concreto aparentes suscetíveis à ação das intempéries. A incorporação de pigmentos resistentes e com alto poder de coloração possibilita o uso do concreto colorido aparente, eliminando-se gastos com revestimento e manutenção excessiva. O emprego de cinza volante (CV) pode trazer melhorias nas propriedades do concreto além de, a partir da substituição do cimento, aumentar a sustentabilidade e ecoeficiência da edificação. Muitos dos pigmentos empregados na produção destes concretos originam-se de óxidos metálicos, em particular de óxidos de ferro. Alguns resíduos contém ferro em sua composição, como é o caso do lodo de fosfatização (LF), um resíduo da indústria metal mecânica, gerado no tratamento de efluentes do processo de revestimento fosfático do aço. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é avaliar a viabilidade do uso do resíduo lodo de fosfatização como pigmento em matriz de cimento Portland branco e cinza volante. Como é a argamassa do concreto que proporciona coloração na face aparente dos mesmos, o programa experimental empregou esta fração como matriz para conduzir os ensaios, com uma única proporção de cimento e areia e relação água/aglomerante de 0,40. Para efeitos de comparação trabalhou-se com um pigmento inorgânico, de cor alaranjada, disponível comercialmente. Conforme a prática corrente na produção de concretos pigmentados, e de acordo com a indicação do fabricante, os teores utilizados foram de 0%, 1% e 5%, em relação à massa de cimento, substituindo o agregado natural em volume. Da mesma forma, o lodo de fosfatização foi utilizado nos teores de 0%, 5%, 10% e 20%. Pesquisou-se também a influência da substituição do cimento Portland branco por cinza volante, com teores de 0%, 10% e 20%. Testou-se a resistência à compressão em corpos de prova cilíndricos aos 7 e 28 dias de idade e a resistência à tração na flexão, aos 28 dias, em corpos de prova prismáticos. Os ensaios de absorção de água por capilaridade e retração avaliaram o comportamento físico das argamassas. O controle cromático foi realizado pelo método espectrofotométrico, sendo monitorados os parâmetros L*a*b* e ∆E em corpos de prova submetidos a dois estados de exposição: testemunho e natural. Para a verificação de quais fatores exercem efeito significativo sobre as variáveis de resposta, todos os resultados experimentais foram analisados estatisticamente através de uma análise de variância (ANOVA). Os resultados mostram que, em média, a cinza volante trouxe benefícios para a maior parte das propriedades estudadas, representando um ganho ambiental por ser capaz de reduzir o consumo de cimento sem causar perdas em relação à durabilidade e resistência mecânica. Os teores de materiais pigmentantes estudados foram considerados significativos para quase todas as variáveis analisadas, representando uma diminuição nos valores para os ensaios de resistência à compressão conforme o aumento do teor. Entretanto, os dois tipos de pigmentos estudados trouxeram benefícios em relação à retração e taxa de absorção capilar. Quanto à cromacidade, a pigmentação com LF foi menos intensa do que a proporcionada pelo PG, entretanto apresentou valores de variação de cor semelhantes, o que pode indicar estabilidade na matriz cimentícia. Além disso, observou-se que a incorporação de CV não trouxe prejuízos à cor.
The development of materials with advanced technology is part of the modernization process that construction area is facing. The improvement of colored concrete produced with pigments deserves special attention for their physical and chemical properties allied to aesthetic issues, which allows the use of apparent colored concrete elements susceptible to weather attack. The incorporation of resistant and high power coloring pigments allows the use of colored apparent concrete, eliminating excessive expenses with maintenance coatings. The use of fly ash (FA) can bring improvements in the properties of concrete, as well as, from the replacement of cement, leads to increase the sustainability and eco-efficiency of the building. Many of the pigments used in the actual colored concrete production are originate from metal oxides, particularly iron oxides. Some wastes contain iron in its composition, such as phosphate sludge (FS), a waste of the metalworking industry generated by the treatment of effluents in the process of steel phosphate coating. In this context, the aim of this research is to evaluate the feasibility of using phosphate sludge as a pigment, combined with white Portland cement and fly ash. As the concrete mortar is responsible for the coloration of the face side of a concrete, this fraction was employed on this experimental program as a pattern to conduct the tests with a single cement and sand ratio and a water/binder ratio of 0.40. For comparison, an inorganic pigment, commercially available, was also used. According to current practice in the production of colored concrete, and according to the pigment manufacturer, the levels used were: 0 %, 1% and 5% by mass of cement, replacing natural aggregate by volume. Similarly, the phosphate sludge was used in concentrations of: 0 %, 5 %, 10% and 20%. The influence of white Portland cement replacement by fly ash, with levels of 0%, 10% and 20%, was also evaluated. The tests included compressive strength in cylindrical specimens at ages of 7 and 28 days and tensile strength in bending, at 28 days, in prismatic specimens. The tests of water absorption by capillarity and shrinkage, evaluated the physical behavior of mortars. The color control was performed by the spectrophotometric method, monitoring the parameters L*a*b* and ∆E in specimens submitted to two states of exposure: witnessing and natural. To investigate which factors have a significant effect on the response variables, all experimental results were statistically analyzed using an ANOVA. The results show that, on average, fly ash benefited most of the studied properties with also an environmental gain by being able to reduce the consumption of cement without causing losses in relation to the durability and the mechanical strength. The contents of pigments studied were considered significant for almost all variables, representing a decrease in values for tests of compressive strength while increasing its content. However, both types of the studied pigments brought benefits in relation to the rate of shrinkage and capillarity absorption. As for the chromaticity, the FS pigmentation was less intense than that provided by the inorganic pigment. Anyway, the values showed similar color variation, which can indicate some stability in the cementitious matrix. It was observed that the incorporation of FA not bring damage to color.
5

GIRALDELLI, MARILENE A. "Alguns aspectos sobre a utilizacao de cimento Portland como matriz para imobilizacao de rejeitos radioativos." reponame:Repositório Institucional do IPEN, 1990. http://repositorio.ipen.br:8080/xmlui/handle/123456789/10236.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-10-09T12:36:22Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Made available in DSpace on 2014-10-09T13:59:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 03996.pdf: 3342659 bytes, checksum: 712f3dbe2d259d924e05243e956d4e94 (MD5)
Dissertacao (Mestrado)
IPEN/D
Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP
6

Ribeiro, Daniel Véras. "Influência da adição de pó de retífica em uma matriz de cimento de fosfato de magnésio." Universidade Federal de São Carlos, 2006. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/646.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:09:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissDVR.pdf: 5488328 bytes, checksum: b0135acb3097c3d8a17382a983b83b7b (MD5) Previous issue date: 2006-08-04
In the present work, the magnesium phosphate cement use feasibility in the organic and inorganic hazardous industrial wastes encapsulation and the grinding dust of clutch discs influence (hazardous waste - classroom I) in the final properties of composites and mortars formed by this kind of cement was evaluated. The magnesium phosphate cements are material formed from the reaction between the magnesium oxide and soluble phosphates in water, such as the ammonium dihydrogen phosphate, which becomes solid at the ambient temperature from the formation of hydrated phases in the material. They are extreme-fast setting time cements, which acquire high mechanical resistance at early ages, comparing to the ordinary Portland cement. Initially, it was obtained the reference composition proportion constituents (without the waste and sand), adding, later, waste in 10% to 40% contents in relation to the cement mass. These compositions were analyzed comparatively with regard to the reference sample (0%) in regards to the physical and mechanical characteristics, setting time, analysis of the phases formed by DRX and the microstructure (MEV), choising of the 3 more promising compositions (with 10%, 20% and 30% of waste), that were evaluated by leaching/solubilization tests. After to be approved, mortar specimens with the wastes contents chosen in the previous stages were been molded and analyzed by mechanical tests (axial compression and traction by diametrical compression), water absorption by capillarity (NBR 9779) and comment of the microstructure (MEV). Finally, the compositions and mortars were submitted to an artificially-accelerated aging process corresponding to 1 year to the verification of this waste containing matrix durability with the presence of waste. The analyses of the results showed that the magnesium phosphate cement has the capacity to encapsulate the grinding dust, resulting in composites classroom II-A.
No presente trabalho, avaliou-se a viabilidade da utilização do cimento de fosfato de magnésio no encapsulamento/inertização de resíduos industriais perigosos orgânicos e inorgânicos e a influência da adição do pó de retífica dos discos de embreagem (resíduo perigoso - classe I) nas propriedades finais de compostos e argamassas formadas por este tipo de cimento. Os cimentos de fosfato de magnésio são materiais formados a partir da reação entre o óxido de magnésio e fosfatos solúveis em água, como o monofosfato dihidrogênio amônio, que se solidificam a temperatura ambiente a partir da formação de fases ligantes hidratadas no material. São cimentos de pega ultra-rápida que adquirem resistência mecânica elevada em um curto intervalo de tempo, se comparados ao cimento Portland comum. Inicialmente, obteve-se um traço para a composição de referência (sem as presenças de resíduo e areia), adicionando-se, a seguir, resíduo nos teores de 10% a 40% em relação à massa de cimento. Estas composições foram então analisadas comparativamente com relação à amostra de referência (0%) no tocante às características físicas e mecânicas, tempo de pega, análise das fases formadas por difração de raios X (DRX) e da microestrutura (MEV), com posterior escolha das 3 composições mais promissoras (contendo 10%, 20% e 30% de resíduo), que foram analisadas quanto à periculosidade (ensaios de lixiviação e solubilização). Após serem aprovados, foram moldados corpos-de-prova de argamassas com os teores de resíduos escolhidos nas etapas anteriores, que foram, então, analisados por ensaios mecânicos (compressão axial e tração por compressão diametral), absorção de água por capilaridade (NBR 9779) e microestrutura (MEV). Para finalizar, as composições e as argamassas passaram por um processo de envelhecimento acelerado artificialmente correspondente a 1 ano para a verificação da durabilidade desta matriz com a presença do resíduo. As análises dos resultados mostraram que o cimento de fosfato de magnésio tem a capacidade de encapsular o pó de retífica, resultando em compostos classe II-A.
7

Kamozaki, Maria Beatriz Beber [UNESP]. "Fnfluência de agentes antiproteolíticos na resistência de união da interface dentina, adesivo e cimento resinoso." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/148584.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Submitted by Maria Beatriz Beber Kamozaki null (maria.kamozaki@ict.unesp.br) on 2017-01-20T12:46:41Z No. of bitstreams: 1 Tese Final impressão.pdf: 5601023 bytes, checksum: c194d9b1ef2e3281f88141631e69352d (MD5)
Approved for entry into archive by Juliano Benedito Ferreira (julianoferreira@reitoria.unesp.br) on 2017-01-24T17:01:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 kamozaki_mbb_dr_sjc.pdf: 5601023 bytes, checksum: c194d9b1ef2e3281f88141631e69352d (MD5)
Made available in DSpace on 2017-01-24T17:01:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 kamozaki_mbb_dr_sjc.pdf: 5601023 bytes, checksum: c194d9b1ef2e3281f88141631e69352d (MD5) Previous issue date: 2016-12-02
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O objetivo deste trabalho, foi avaliar a influência de agentes antiproteolíticos, imediatamente e após 12 meses, na cimentação adesiva. Foram utilizadas as porções coronárias de 64 molares humanos hígidos. As amostras foram divididas aleatoriamente em 4 grupos, de acordo com o tratamento da dentina: CT (grupo controle); CXL (grupo clorexidina); EGCG (grupo epigalocatequina-3-galato); AT (grupo antocianina). Para a restauração, foram confeccionados cilindros em resina composta Filtek Z350 XT. Após o condicionamento ácido da dentina, as soluções antiproteolíticas foram aplicadas e mantidas sobre a superfície por 60 s, em seguida as restaurações foram cimentadas às amostras com o adesivo Adper Single Bond 2 + cimento resinoso Variolink II. Todos os grupos foram subdivididos de acordo com o tempo de armazenamento em água destilada para o ensaio mecânico: I (Imediato = após 24 h); A (Armazenado = após 12 meses). As amostras foram cortadas em palitos e submetidas ao teste de microtração. Os dados obtidos foram submetidos ao teste de ANOVA a 2 fatores, seguido do teste de Tukey (α=5%). Foram encontradas diferenças para os fatores Tratamento (p=0,03) e Armazenamento (p=0,00). Os valores em MPa de média e desvio padrão para interação entre os fatores Tratamento X Armazenamento, foram: CT.I: 42.56 (±7,60) A; EGCG.I: 39.6 (±8,99) A; CLX.I: 39.37 (±9,44) A; AT.I: 38.69 (±8,65) A; CT.A: 31.85 (±6,96) A; AT.A: 31.29 (±4,89) AB; EGCG.A: 30.94 (±9,91) AB; CLX.A: 18.68 (±4,53) B. Foram confeccionadas duas amostras adicionais de cada grupo para avaliação descritiva da microdureza knoop de subsuperfície e avaliação qualitativa da interface adesiva em MEV. Conclui-se que as soluções de EGCG e AT foram capazes de manter a estabilidade da resistência de união após 12 meses de armazenamento e que a solução de CLX afetou negativamente os valores de resistência de união comparado aos demais subgrupos.
The aim of this study was to evaluate immediately and longitunally the antiproteolytic agent influence to adhesive cementation. Were used 64 coronary portion of sound human molars. The samples were divided into 4 groups according to the dentin treatment: CG (Control group); CLX (chlorhexidine group); EGCG (epigallocatechin-3-gallate group); AT (anthocyanin group). Cylindrical composite blocks were prepared using a resin composite Filtek Supreme for the restorations. The solutions were applied on the acid-etched dentin and were kept for 60 s. The resin composite blocks were cemented with the adhesive system Adper Single Bond 2 + resin cement Variolink II. All groups were subdivided according to the storage time in distilled water for mechanical testing: I (Immediate = after 24 h); S (Stored = after 12 months). Samples were cut into beams and tested in a universal testing machine at a crosshead speed of 0.5 mm/min until failure. The data were submitted to two-way ANOVA, followed by the Tukey test (α = 5%). Significant differences were found for the Treatment factor (p = 0.03) and Storage factor (p = 0.00). The mean values and standard deviation for interaction between the factors Treatment X Storage, were CG.I: 42.56 (± 7.60) A; EGCG.I: 39.6 (± 8.99) A; CLX.I: 39.37 (± 9.44) A; AT.I: 38.69 (± 8.65) A; CG.S: 31.85 (± 6.96) A; AT.S: 31.29 (± 4.89) AB; EGCG.S: 30.94 (± 9.91) AB; CLX.S: 18.68 (± 4.53) B. Two additional samples from each group were confectioned to descriptive analyses of microhardness knoop of dentin subjacent to the bonding interface and a qualitative interface evaluation with SEM (scanning electron microscope). It can be conclude that EGCG and AT solutions were able to maintain the bond strength stability after 12 months of storage and CLX solution adversely affect the bond strength values compared to other subgroups.
8

Dolores, Gonzalo Mármol de los. "Low-alkalinity matrix composites based on magnesium oxide cement reinforced with cellulose fibres." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74133/tde-17082017-113846/.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A lower-alkalinity cement based on MgO and SiO2 blends is analysed to develop clinker-free Fibre Reinforced Cementitious Composites (FRCC) with cellulosic fibres in order to solve the durability problems of this type of fibres when used in FRCC with Portland cement. Hydration evolution from 7 to 28 days of different MgO-SiO2 formulations is assessed. The main hydration products are Mg(OH)2 and M-S-H gels for all the formulations studied regardless of age. Hardened pastes are obtained with pH values < 11 and good mechanical properties compared to conventional Portland cement. 60% MgO-40% SiO2 system is chosen as optimal for the development FRCC since is the most mechanical resistant and is less alkaline compared with 70% MgO-30% SiO2. FRCC based on magnesium oxide and silica (MgO-SiO2) cement with cellulose fibres are produced to study the durability of lignocellulosic fibres in a lower pH environment than the ordinary Portland cement (PC). Flexural performance and physical tests (apparent porosity, bulk density and water absorption) of samples at 28 days and after 200 accelerated ageing cycles (aac) are compared. Two types of vegetable fibres are utilised: eucalyptus and pine pulps. MgO-SiO2 cement preserves cellulosic fibres integrity after ageing, so composites made out of MgO-SiO2 exhibit significant higher performance after 200 cycles of accelerated ageing than Portland cement composites. High CO2 concentration environment is evaluated as a curing treatment in order to optimise MgO- SiO2 matrices in FRCC. Samples are cured under two different conditions: 1) steam water curing at 55°C and 2) a complementary high CO2 concentration (20% by volume). In carbonated samples, Mg(OH)2 content is clearly lowered while new crystals of hydromagnesite [Mg5 (CO3)4⋅(OH) 2⋅4H2O] are produced. After carbonation, M-S-H gel content is also reduced, suggesting that this phase is also carbonated. Carbonation affects positively to the composite mechanical strength and physical properties with no deleterious effects after ageing since it increases matrix rigidity. The addition of sepiolite in FRCC is studied as a possible additive constituent of the binding matrix. Small cement replacement (1 and 2% wt.) by sepiolite is introduced and studied in hardened cement pastes and, later, in FRCC systems. When used only in cement pastes, it improves Dynamic Modulus of Elasticity over time. Bending tests prove the outcome of this additive on the mechanical performance of the composite: it improves composite homogeneity. Ageing effects are reported after embedding sisal fibres in MgO-SiO2 and PC systems and submitting them to different ageing conditions. This comparative study of fibre degradation applied in different cementitious matrices reveals the real compatibility of lignocellulosic fibres and Mg-based cements. Sisal fibres, even after accelerated ageing, do neither suffer a significant reduction in cellulose content nor in cellulose crystallinity and crystallite size, when exposed to MgO-SiO2 cement. Fibre integrity is preserved and no deposition of cement phases is produced in MgO-SiO2 environment.
Um cimento de baixa alcalinidade à base de blendas de MgO e SiO2 é analisado para o desenvolvimento de Compósitos Cimentícios Reforçados com Fibras (CCRF) celulósicas sem clínquer para resolver os problemas de durabilidade de este tipo de fibras quando são usadas em CCRF com cimento Portland. A evolução da hidratação, desde 7 aos 28 dias, das diferentes formulações é avaliada. Os principais produtos hidratados são o Mg(OH)2 e o gel M-S-H para todas as formulações independentemente da idade estudada. As pastas endurecidas apresentam valores de pH < 11 e bom desempenho mecânico comparado com o cimento Portland convencional. O sistema 60% MgO-40% SiO2 é escolhido como a formulação ótima para o desenvolvimento de CCRF já que é a mais resistente e menos alcalina comparada com 70% MgO-30% SiO2. CCRF com cimento à base de óxido de magnésio e sílica (MgO-SiO2) e fibras celulósicas são produzidos para a análise da durabilidade das fibras lignocelulósicas em ambientes com valores de pH mais baixos comparados com o cimento Portland (PC). O desempenho mecânico a flexão e os ensaios físicos (porosidade aparente, densidade aparente e absorção de água) são comparados aos 28 dias e após de 200 ciclos de envelhecimento acelerado. O cimento à base de MgO-SiO2 preserva a integridade das fibras após o envelhecimento. Os compósitos produzidos com este cimento exibem melhores propriedades após 200 ciclos de envelhecimento acelerado que os compósitos produzidos com cimento Portland. Ambientes com alta concentração de CO2 são avaliados como tratamento de cura para otimizar as matrizes MgO- SiO2 nos CCRF. As amostras são curadas sob 2 condições diferençadas: 1) cura com vapor de água a 55oC e 2) cura com alta concentração de CO2 (20% do volume). As amostras carbonatadas apresentam teores reduzidos de Mg(OH)2 enquanto é produzida uma nova fase cristalina: hidromagnesita [Mg5 (CO3)4⋅(OH) 2⋅4H2O]. Após a carbonatação, o conteúdo de gel M-S-H é reduzido também, indicando uma carbonatação desta fase. A carbonatação aumenta a rigidez da matriz o que influi positivamente no desempenho mecânico e as propriedades físicas dos compósitos sem efeitos prejudiciais ao longo prazo. A adição de sepiolita em CCRF é estudada como possível adição na composição da matriz aglomerante. Baixos teores (1 e 2% em massa) de cimento são substituídos por sepiolita para o estudo das pastas de cimento hidratado e, posteriormente, dos compósitos. O Módulo Elástico Dinâmico das pastas é incrementado com o tempo pela adição de sepiolita. Os ensaios a flexão demostram que a adição de sepiolita melhora a homogeneidade dos compósitos. Reportam-se os efeitos das fibras de sisal após da exposição a sistemas MgO-SiO2 e PC e submetidas a diferentes condições de envelhecimento. Este estudo comparativo da degradação das fibras expostas a diferentes matrizes cimentícias mostra a compatibilidade das fibras lignocelulósicas com os cimentos à base de Mg. As fibras de sisal, inclusive após o envelhecimento acelerado, não apresentam nem redução significativa no conteúdo de celulose nem na cristalinidade da celulose assim como do tamanho de cristalito, quando expostas a cimentos MgO-SiO2.
9

Vaillant, João Marcos Miranda. "Avaliação dos parâmetros de lixiviação de metais pesados em matriz de cimento Portland por meio da condutividade elétrica." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107025.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2013.
Made available in DSpace on 2013-12-05T23:00:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 321423.pdf: 4114215 bytes, checksum: 29426d238ea097e10d8d5b386204ac3c (MD5) Previous issue date: 2013
Esta pesquisa analisou a condutividade elétrica como alternativa à obtenção de parâmetros de lixiviação de metais pesados em materiais cimentícios. Utilizaram-se corpos de prova cilíndricos de argamassas produzidas nos moldes recomendados para ensaios de resistência do cimento (NBR 7215:1997). O cimento escolhido foi do Tipo V e o agregado miúdo foi areia padrão. A contaminação das amostras se deu a partir de nitratos de metal pesado, por esta ser uma forma mais solúvel e susceptível à lixiviação. Foram utilizados nitratos de cromo, chumbo e zinco nas dosagens de 250 mg/kg, 500 mg/kg, 750 mg/kg e 1000 mg/kg. Os testes de lixiviação foram realizados de acordo com os procedimentos da norma holandesa NEN 7375:2004, na sua versão mais recente, no qual o extrato utilizado é a água deionizada. Trabalhou-se com tempos de cura variando de 28, 60 e 100 dias, para averiguação dessa influência sobre as taxas de liberação. As medidas da condutividade elétrica da solução lixiviada fazem parte dos procedimentos normalizados e servem para indicação da presença de elementos solubilizados. A condutividade elétrica da amostra monolítica foi tomada nos intervalos da troca do extrato a partir de eletrodos de cobre pressionados nas extremidades do corpo cilíndrico. Os equipamentos elétricos utilizados para leitura da condutividade do material consistiram de um gerador de tensão alternada e um medidor de corrente, posicionados em série. A tensão gerada foi fixada em 30 V e a frequência de 60 Hz, conforme a rede local. Os resultados mostraram existir semelhanças no comportamento à lixiviação das espécies e a condutividade elétrica, medida tanto na solução quanto no sólido. As correlações observadas permitiram a estimativa da concentração máxima de uma espécie qualquer disponível para liberação e, também, do tempo máximo decorrido até o seu esgotamento. Este procedimento pode substituir a realização dos ensaios prévios para determinação da disponibilidade de elementos susceptíveis à lixiviação. Os resultados parecem indicar não haver alteração na cinética de transporte das espécies iônicas ao longo do tempo e nem influência da concentração nesse movimento.

Abstract : This research examined the electrical conductivity as an alternative to obtaining parameters of metal leaching in cementitious materials. Cylindrical specimens of mortars produced in the manner recommended for testing the compressive strength of cement were used (NBR 7215:1997). The chosen cement was Type V, and the fine aggregate was default standard sand. The contamination of the samples occurred from heavy metal nitrates, as this is more soluble and susceptible form to leaching. Nitrates of chromium, lead and zinc in doses of 250 mg/kg, 500 mg/kg, 750 mg/kg and 1000 mg/kg were used. The leaching tests were performed according to standard procedures of the Dutch NEN 7375:2004, in its latest version, in which the liquid solvent used is deionized water. The cure times ranged from 28, 60 and 100 days to investigate its influence on rates of release. The measurements of the electrical conductivity of the leach solution are part of the standard procedures and serve to indicate the presence of solubilized elements. The electrical conductivity of monolithic sample was taken at the intervals of exchange of the liquid solvent from pressed copper electrodes at the ends of the cylindrical specimens. The electrical equipment used for reading the conductivity of the material consisted of an alternating voltage generator and a current meter positioned in series. The generated voltage was set at 30 V and the frequency of 60 Hz, according to the mains. The results showed similarities in the leaching behavior of the species and the electrical conductivity, measured both in solution and in the solid. The observed correlations allowed the estimation of the maximum concentration of any species available for release and also the maximum time elapsed until its exhaustion. This procedure can replace the prior tests for determining the availability of elements susceptible to leaching. The results seem to indicate there is neither change in the kinetics of transport of ionic species over time nor influence of the concentration in this movement.
10

Kamozaki, Maria Beatriz Beber. "Influência de agentes antiproteolíticos na resistência de união da interface dentina, adesivo e cimento resinoso /." São José dos Campos, 2016. http://hdl.handle.net/11449/148584.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Orientador: Clovis Pagani
Coorientadora: Anuradha Prakki
Banca: Eduardo Bresciani
Banca: Ricardo Amore
Banca: Eron Toshio Colauto Yamamoto
Banca: Graziela Ribeiro Batista
Resumo: O objetivo deste trabalho, foi avaliar a influência de agentes antiproteolíticos, imediatamente e após 12 meses, na cimentação adesiva. Foram utilizadas as porções coronárias de 64 molares humanos hígidos. As amostras foram divididas aleatoriamente em 4 grupos, de acordo com o tratamento da dentina: CT (grupo controle); CXL (grupo clorexidina); EGCG (grupo epigalocatequina-3-galato); AT (grupo antocianina). Para a restauração, foram confeccionados cilindros em resina composta Filtek Z350 XT. Após o condicionamento ácido da dentina, as soluções antiproteolíticas foram aplicadas e mantidas sobre a superfície por 60 s, em seguida as restaurações foram cimentadas às amostras com o adesivo Adper Single Bond 2 + cimento resinoso Variolink II. Todos os grupos foram subdivididos de acordo com o tempo de armazenamento em água destilada para o ensaio mecânico: I (Imediato = após 24 h); A (Armazenado = após 12 meses). As amostras foram cortadas em palitos e submetidas ao teste de microtração. Os dados obtidos foram submetidos ao teste de ANOVA a 2 fatores, seguido do teste de Tukey (α=5%). Foram encontradas diferenças para os fatores Tratamento (p=0,03) e Armazenamento (p=0,00). Os valores em MPa de média e desvio padrão para interação entre os fatores Tratamento X Armazenamento, foram: CT.I: 42.56 (±7,60) A; EGCG.I: 39.6 (±8,99) A; CLX.I: 39.37 (±9,44) A; AT.I: 38.69 (±8,65) A; CT.A: 31.85 (±6,96) A; AT.A: 31.29 (±4,89) AB; EGCG.A: 30.94 (±9,91) AB; CLX.A: 18.68 (±4,53) B. Foram confe... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract : The aim of this study was to evaluate immediately and longitunally the antiproteolytic agent influence to adhesive cementation. Were used 64 coronary portion of sound human molars. The samples were divided into 4 groups according to the dentin treatment: CG (Control group); CLX (chlorhexidine group); EGCG (epigallocatechin-3- gallate group); AT (anthocyanin group). Cylindrical composite blocks were prepared using a resin composite Filtek Supreme for the restorations. The solutions were applied on the acid-etched dentin and were kept for 60 s. The resin composite blocks were cemented with the adhesive system Adper Single Bond 2 + resin cement Variolink II. All groups were subdivided according to the storage time in distilled water for mechanical testing: I (Immediate = after 24 h); S (Stored = after 12 months). Samples were cut into beams and tested in a universal testing machine at a crosshead speed of 0.5 mm/min until failure. The data were submitted to two-way ANOVA, followed by the Tukey test (α = 5%). Significant differences were found for the Treatment factor (p = 0.03) and Storage factor (p = 0.00). The mean values and standard deviation for interaction between the factors Treatment X Storage, were CG.I: 42.56 (± 7.60) A; EGCG.I: 39.6 (± 8.99) A; CLX.I: 39.37 (± 9.44) A; AT.I: 38.69 (± 8.65) A; CG.S: 31.85 (± 6.96) A; AT.S: 31.29 (± 4.89) AB; EGCG.S: 30.94 (± 9.91) AB; CLX.S: 18.68 (± 4.53) B. Two additional samples from each group were confectioned to descriptive analyses of microhardness knoop of dentin subjacent to the bonding interface and a qualitative interface evaluation with SEM (scanning electron microscope). It can be conclude that EGCG and AT solutions were able to maintain the bond strength stability after 12 months of storage and CLX solution adversely affect the bond strength values compared to other subgroups
Doutor

Books on the topic "Cimentous matrix":

1

Marques, Marcia, ed. Estudos Avançados em Engenharia Civil. Bookerfield Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21111100.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
No Brasil a Engenharia Civil se utiliza de ciência aplicada na execução de ações indispensáveis prestadas à sociedade. Além da grande área das Engenharias, sua abrangência multidisciplinar frequentemente colabora com as demais áreas do conhecimento com soluções em benefício da sociedade. Este livro reúne capítulos que trazem importantes avanços relacionados a estruturas, construção civil, eletrotécnica, hidráulica ambiental e geotecnia. Visando uma melhor organização, os capítulos estão agrupados nas seções: Ciência Onshore e Ciência Offshore. A seção de Ciência Onshore é composta por cinco capítulos. Pelo primeiro capítulo é avaliada a resistência e a rigidez de diafragmas horizontais, construídos em Sistemas Leves de Madeira. Foram ensaiados protótipos em escala real com diferentes arranjos construtivos concluindo-se que o emprego de dispositivos enrijecedores permite o aumento da resistência e rigidez dos diafragmas. O segundo capítulo aborda construções em madeira sob a ótica de sistemas com estruturas leves, apresentando análise computacional através de modelagem pelo método de elementos finitos. As análises demonstraram que a flecha real e a calculada para as vigas individuais, que compõem o diafragma de piso, apresentam reduções que variam de 18 a 30% quando comparadas com valores calculados para vigas isoladas. No contexto dos sistemas construtivo e estrutural da Construção Civil, observa-se uma inevitável e progressiva tendência de substituição dos sistemas convencionais por sistemas industrializados. Por meio do terceiro capítulo é apresentada uma revisão bibliográfica sobre conceitos de construção industrializada, abordando o atual cenário técnico no Brasil, e confrontando algumas das principais tecnologias industrializadas presentes hoje no segmento da Construção Civil. O quarto capítulo trata da engenharia aplicada ao ambiente offshore e apresenta uma análise de fadiga estrutural de conexões entre um reforçador longitudinal do costado e uma antepara transversal de uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência (FPSO) convertida a partir de um navio petroleiro, sendo possível estimar a vida remanescente do FPSO. Por meio do capítulo cinco são apresentados detalhes de um reforço estrutural utilizando polímero reforçado com fibra de carbono (PRFC) em uma plataforma offshore de concreto armado. Apesar de adotada uma técnica consolidada, pouco se sabe sobre o desempenho do reforço ao longo do tempo quando exposto ao ambiente marinho. Pelo capítulo é apresentado um panorama geral da estrutura após 17 anos da execução do reforço que comprovou o bom desempenho da técnica empregada. A seção de Ciência Offshore é composta por quatro capítulos. Pelo capítulo seis é abordada a utilização de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede (SFVCR), enquanto apresenta uma proposta de metodologia para avaliar o potencial fotovoltaico para a Região Metropolitana de Curitiba. Foi realizado ainda, um levantamento do montante de gases de efeito estufa que são deixados de emitir. O capítulo contribui para a implantação de políticas públicas de incentivo para esta fonte energética. Geopolímeros são materiais alternativos ao cimento Portland, apresentando alta resistência mecânica e durabilidade química e térmica. Pelo capítulo sete são avaliadas as propriedades mecânicas de argamassas geopoliméricas contendo adição de Nanotubos de Carbono (NTC) assim como o método de incorporação do nanocompósito a argamassa. Os resultados mostram que os NTC quando bem distribuídos na matriz promovem um aumento de resistência à compressão e flexão das amostras. O capítulo oito trata do fetch, importante elemento na quantificação de fenômenos gerados pelo vento em reservatórios de Usinas Hidrelétricas. A abordagem apresentada amplia a compreensão do fetch através de um conceito bidimensional via processamento computacional, permitindo a geração de mapas e a determinação segura dos valores máximos para cada direção e a localização dos maiores comprimentos para o reservatório de Tucuruí, este importante reservatório no Brasil. Na quantificação dos fenômenos hidrodinâmicos em lagos e reservatórios é frequente a necessidade de conhecer o alcance das perturbações alcançadas pelas ondas ao se propagarem. Este fenômeno está relacionado à ressuspensão de sedimentos, desestratificação térmica, e erosão das margens, afetando o ecossistema aquático, as cadeias produtivas aquícolas e a vida útil de componentes mecânicos das UHE’s. Por meio do capítulo nono é apresentado o conceito de profundidade de mistura aplicado ao reservatório da hidrelétrica de Lajeado, Tocantins. É realizado o mapeamento das profundidades máximas perturbadas pelas ondas de vento ao se propagarem, contribuindo para uma melhor compreensão da estratificação térmica e da ressuspensão de sedimentos no reservatório desta importante usina hidrelétrica.

Book chapters on the topic "Cimentous matrix":

1

Silva, Daniele Silvéria Brandão e., Paulo Henrique Ribeiro Borges, and Peter Ludvig. "EFEITOS DA ADIÇÃO DE NANOTUBOS DE CARBONO EM GEOPOLÍMEROS A BASE DE METACAULINITA." In Estudos Avançados em Engenharia Civil, 75–93. Bookerfield Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21111105.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Geopolímeros são materiais alternativos ao cimento Portland, apresentando alta resistência mecânica e durabilidade química e térmica. Trata-se de um polímero inorgânico que apresenta vantagens ambientais em sua produção, além de ser considerado material de alto desempenho. Este trabalho tem o objetivo de avaliar as propriedades mecânicas de argamassas geopoliméricas contendo adição de Nanotubos de Carbono (NTC) assim como o método de incorporação do nanocompósito a argamassa. Os NTC são materiais promissores como reforços em matrizes geopoliméricas para o desenvolvimento de materiais de construção com aplicação específica visando melhor desempenho. A matriz estudada é resultante da ativação alcalina de metacaulim (MC) com silicato de sódio e hidróxido de sódio. Os NTC foram adicionados em percentuais de 0,1%, 0,3% e 0,5% em massa de metacaulim. As propriedades avaliadas para o compósito resultante foram resistência à compressão, resistência à flexão e Porosimetria por Intrusão de Mercúrio (MIP). Ensaios de Microscopia de Varredura Eletrônica (MEV) e Infravermelho (FTIR) foram realizados para a avaliação da dispersão dos NTC no MC (antes da ativação). Os resultados mostram que os NTC quando bem distribuídos na matriz promovem um aumento de resistência à compressão e flexão das amostras.
2

Nakata, Roberto Hiroshi, Danilo Renan Marques Ogata, and Jefferson Maia Lima. "Potencial da aplicação de fibras de coco em matriz à base de cimento Portland." In Engenharia no Século XXI – Volume 11. Editora Poisson, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-190-6.cap.05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Macedo, JE, CS Pereira, Herbet Oliveira, Fernanda Martins Cavalcante De Melo, and Vanessa Gentil De Oliveira Almeida. "ARGAMASSA IMPERMEABILIZANTE A BASE DE POLIACETATO DE VINILA E ARGILA PARA BALDRAMES: ARGAMASSA DE IMPERMEABILIZAÇÃO." In Tecnologias e Inovações na Construção Civil: os avanços em técnicas, materiais e processos de construção - Volume 2, 52–74. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240115532.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A falta de impermeabilização provoca inúmeros problemas decorrentes da degradação precoce das estruturas de construção civil. Os impermeabilizantes a base de asfalto aplicado em fundações baldrames, são considerados dispendiosos e ineficientes. O crescente interesse nos estudos de novos compósitos tem instigado o desenvolvimento de materiais com melhores propriedades mecânicas, térmicas e químicas. Na literatura ainda existem poucos relatos de impermeabilizantes que exercem com eficácia a função de impedir a ascensão da água do solo pela parede. Diante da problemática apresentada, este trabalho tem como finalidade desenvolver uma argamassa impermeabilizante inovadora a base de uma matriz polimérica de acetato de polivinila (PVAc) e incorporação de argilomineral, bem como alcançar as seguintes propriedades: impermeável e resistente à compressão. Foram desenvolvidas treze formulações, e analisadas por meio dos ensaios no estado fresco: índice de consistência, massa específica aparente e teor de ar incorporado, sendo confeccionados doze corpos de prova, para cada formulação, para analisar as propriedades no estado endurecido: permeabilidade, resistência à compressão, porosidade, massa específica aparente e absorção de água. Os resultados obtidos nos ensaios foram analisados através da metodologia de análise de variância (ANOVA), e as propriedades classificadas segundo os requisitos estabelecidos pela norma ABNT NBR 13281:2005. A adição de PVAc, melhorou a trabalhabilidade, devido ao aumento da incorporação de ar no ato da mistura, o que acarretou no aumento da quantidade de poros e consequentemente redução da resistência à compressão. Embora, a porosidade tenha aumentado, houve redução da permeabilidade em 28,17%, possivelmente devido a formação de uma película que envolve os grãos de cimento hidratado. A incorporação da argila, na argamassa modificada polimericamente pela adição de PVAc, influenciou no aumento da resistência a compressão em 34,68% em relação a formulação padrão, supostamente por conta da formação de aluminatos e silicatos de cálcio, através de reações com as ligações químicas insaturadas (Al-O e Si-O), influenciando positivamente no processo de hidratação do cimento. Para escolha da melhor formulação foi realizada a análise por decisão, para chegar à conclusão que a formulação H: AP2A10, com adição de 2% de PVAc e 10% de argila, foi a que apresentou melhor desempenho, enquanto a formulação D: AP10, com adição de 10% de PVAc, apresentou o pior resultado. Apesar de ter apresentado o pior resultado pela análise de escolha, a formulação D: AP10, foi a que apresentou os melhores resultados no ensaio de permeabilidade.
4

Galindo, Eder Saulo de Freitas, and André Luiz Fiquene de Brito. "TRATAMENTO DE METAIS PESADOS PRESENTES EM RESÍDUOS SÓLIDOS PERIGOSOS POR ESTABILIZAÇÃO E SOLIDIFICAÇÃO EM MATRIZ DE CIMENTO." In Ampliação e Aprofundamento de Conhecimentos nas Áreas das Engenharias 3, 94–108. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8972017098.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Cimentous matrix":

1

Silva, Micael Rubens Cardoso da, Camila Salvi Malacarne, and Ana Paula Kirchheim. "COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE CIMENTOS LC³ COM ARGILAS CAULINÍTICAS DO PARÁ." In XVIII ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFRGS, 2020. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v18i.1264.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A utilização de argilas de elevada pureza como material cimentício suplementar é geralmente associada a um aumento na demanda de água da mistura e na diminuição de sua trabalhabilidade. Este estudo teve como objetivo avaliar o comportamento no estado fresco de um cimento ternário LC³ produzido com um resíduo do beneficiamento do caulim, em comparação ao caulim, que possui maior pureza. Foram produzidos três cimentos em laboratório, na proporção de 50% de clínquer Portland, 30% de argila calcinada, 15% de calcário e 5% de gipsita, cuja fração correspondente às argilas foi substituída pelo resíduo, o Lodo de Caulim Calcinado (LCC), por Caulim Calcinado (CC) e por um material inerte (pó de quartzo). Os cimentos foram caracterizados em pasta quanto aos tempos de início e fim de pega, demanda de água, espalhamento e propriedades reológicas. Os resultados demonstraram o elevado potencial do LCC como matéria-prima para produção de cimentos LC³, uma vez que os cimentos produzidos com esse material apresentaram menor demanda de água, menor viscosidade plástica e tensão de escoamento, além de uma maior homogeneidade do que o cimento produzido com o CC.
2

Cunha, Ana Carolina Silva Da, Ketlyn Marley Gomes Oliveira, Bruno Leonardo De Sena Costa, Júlio Cézar De Oliveira Freitas, Daniel Nobre Nunes Da Silva, Cláudio Regis Dos Santos Lucas, and Pedro Tupã Pandava Aum. "Estudo da Carbonatação de Matriz de Cimento Portland Utilizando Microtomografia de Raio-X." In ANAIS DO 11º CONGRESSO BRASILEIRO DE PETRóLEO E GáS. Galoa, 2022. http://dx.doi.org/10.17648/pdpetro-2022-159503.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lira, Julia, and André Assis. "INVENTÁRIO DE CICLO DE VIDA DO CIMENTO BRASILEIRO: META-ANÁLISE DE DADOS NACIONAIS." In XVIII ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFRGS, 2020. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v18i.981.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Com as medidas propostas pelo governo brasileiro em reduzir as emissões de gases de efeito estufa e incluir maior participação de matriz energética renovável em seus processos, a indústria do cimento no Brasil apresenta um grande potencial para atingir o objetivo. Este material de construção possui elevado valor de consumo energético e emissões de CO2, tanto oriundas da sua produção em si, quanto na queima de combustíveis fósseis para combustão. Para avaliar o potencial sustentável do cimento, uma ferramenta adequada é a Avaliação do Ciclo de Vida do material. Dentre suas etapas, uma delas consiste na coleta de dados de entrada e saída dos processos, denominada Inventário de Ciclo de Vida (ICV). O objetivo desta pesquisa é convergir os dados encontrados na literatura científica do Brasil a respeito dos impactos do cimento brasileiro para compor um intervalo de confiança desses valores que podem ser utilizados em pesquisas futuras. O resultado apresentou uma maior dispersão nos valores das amostras de energia incorporada e emissões de CO2 do CP II e CP IV.
4

NAKATA, Roberto Hiroshi, and JEFFERSON MAIA LIMA. "POTENCIAL DA APLICAÇÃO DE FIBRAS DE COCO EM MATRIZ À BASE DE CIMENTO PORTLAND." In Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Recife, Brasil: Even3, 2017. http://dx.doi.org/10.29327/13461.8-17.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Jupira, Jupira, Antonio Thomé, Alex Sander Zanchetta, and Bernardo Henrique Lirio. "BIOMINERALIZAÇÃO EM ARGAMASSA SEM ADIÇÃO DE CIMENTO PORTLAND." In XVIII ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFRGS, 2020. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v18i.1263.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Recentes pesquisas buscam o aprofundamento no conhecimento e na técnica de produzir materiais através da utilização de bactérias presentes na natureza, principalmente no solo, técnica esta conhecida como biocimentação. Este estudo tem como objetivo produzir uma bioargamassa, sem a utilização de cimento Portland, utilizando a bactéria Sporosarcina pasteurii (CCT 0538 ATCC 11859), a qual tem boa capacidade de precipitação de carbonato de cálcio. Estes microrganismos quando cultivados com nutrientes adequados e em condições de temperatura controlada produzem um material conhecido como biocimento, o qual possui características encontradas no cimento Portland. Foi confeccionada uma biomassa contendo esporos da bactéria e materia organica vegetal de ervilhaca, a qual foi revitalizada para confeccionar corpos de prova, utilizando materiais pozolânicos como agentes ligantes. Foram testadas as resistências mecânicas de tração e compressão aos 28 dias. Os resultados mostraram que houve um aumento nas resistências utilizando os microrganismos, com destaque para o metacaulim. Estudos posteriores serão realizados para comprovação da eficácia na precipitação de carbonato de cálcio pelos microrganismos.
6

Lima, R., M. Valenga, E. Pereira, and E. Pereira. "Desenvolvimento das reações álcali-agregado em matriz de cimento Portland com sílica ativa e agregado reativo." In CONGRESO LATINO-AMERICANO DE PATOLOGÍA DE CONSTRUCCIÓN. ALCONPAT, 2021. http://dx.doi.org/10.4322/conpat2021.568.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ribeiro, D. V., S. A. Pinto, and C. M. R. Dias. "Influência do uso de nanomateriais de elevada condutividade na durabilidade do concreto armado." In XVII Congreso Latinoamericano de Patología de la Construcción y XIX Congreso de Control de Calidad en la Construcción. Alconpat Internacional, 2023. http://dx.doi.org/10.21041/conpat2023/v2pc5722.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Nas últimas décadas, o uso da nanotecnologia tem crescido em vários setores, sendo incorporada em matrizes à base de cimento. Estudos recentes mostram o efeito benéfico dos nanotubos de carbono (NTC) quando adicionados à matriz cimentícia, todavia, poucos abordam a durabilidade dessas matrizes e, principalmente, quanto à corrosão do aço embutido em concretos com NTC. Foram avaliados os efeitos destas nanopartículas no fenômeno da corrosão em concreto armado, por meio de ensaios de potencial de corrosão e resistividade elétrica. A presença do NTC promoveu redução significativa da resistividade elétrica do concreto, devido à elevada condutividade deste material, no entanto, os ensaios de potencial de corrosão indicaram que a densificação ocasionada na matriz, devido ao uso do NTC, tem efeito preponderante na capacidade de proteção do aço, possibilitando redução na taxa de corrosão de 150 para 64 µm/ano.
8

Ribeiro, D. V., S. A. Pinto, and C. M. R. Dias. "Influência do uso de nanomateriais de elevada condutividade na durabilidade do concreto armado." In XVII Congreso Latinoamericano de Patología de la Construcción y XIX Congreso de Control de Calidad en la Construcción. Alconpat Internacional, 2023. http://dx.doi.org/10.21041/conpat2023/pc5722.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Nas últimas décadas, o uso da nanotecnologia tem crescido em vários setores, sendo incorporada em matrizes à base de cimento. Estudos recentes mostram o efeito benéfico dos nanotubos de carbono (NTC) quando adicionados à matriz cimentícia, todavia, poucos abordam a durabilidade dessas matrizes e, principalmente, quanto à corrosão do aço embutido em concretos com NTC. Foram avaliados os efeitos destas nanopartículas no fenômeno da corrosão em concreto armado, por meio de ensaios de potencial de corrosão e resistividade elétrica. A presença do NTC promoveu redução significativa da resistividade elétrica do concreto, devido à elevada condutividade deste material, no entanto, os ensaios de potencial de corrosão indicaram que a densificação ocasionada na matriz, devido ao uso do NTC, tem efeito preponderante na capacidade de proteção do aço, possibilitando redução na taxa de corrosão de 150 para 64 µm/ano.
9

Rezende, Emanuela Carvalho Lobo, and Angelo Just Costa e Silva. "ESTUDO DO EFEITO DO EMPREGO DE FIBRAS DE CELULOSE PARA A DEFORMABILIDADE DE ARGAMASSAS." In XVIII ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFRGS, 2020. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v18i.700.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O emprego de fibras vegetais, e especificamente de fibras de celulose, em compósitos à base de cimento tem sido uma interessante alternativa sustentável para pesquisadores. Nas argamassas, essa interação matriz-fibra permite ainda potencializar certas propriedades inerentes ao material. Este artigo avalia o efeito da incorporação de fibras de celulose em argamassas, focando no comportamento mecânico e na deformabilidade das argamassas. Para os compósitos adotou-se dosagens experimentais de argamassa mista cimento e cal na proporção de 1:1:6 em peso, com adição de fibras a 5% e 10% da massa total do traço, e uma relação água/aglomerantes fixa de 0,60. No estado fresco realizou-se ensaios para medir a consistência e a densidade de massa, e no estado endurecido, ensaios de resistência à compressão e à tração na flexão. Os resultados mostraram que o acréscimo da fibra resultou em redução das resistências à tração (21%) e à compressão (até 50%); porém, de forma antagônica, a adição de fibra proporcionou maior valor de tenacidade e de deformabilidade dos compósitos, comprovado na curva tensão versus deformação. Assim, mesmo suportando menor carga, o uso das fibras de celulose possibilita uma maior capacidade de suporte às deformações requeridas pelas argamassas, especialmente no estágio pós fissura, absorvendo maior energia antes de sua ruptura.
10

SILVA, MARCIA FERREIRA DA. "Aspectos ambientais do descarte dos resíduos sólidos de concreto armado da construção civil." In II Brazilian Congress of Development. DEV2021, 2021. http://dx.doi.org/10.51162/brc.dev2021-0064.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O objetivo do trabalho é compreender a diversidade dos Resíduos Sólidos de Concreto Armado da Construção Civil - RSCACC no contexto ambiental, no que diz respeito à gestão e a classificação abordada, além da realização da caracterização física e mineral de amostras desses resíduos. Nos grandes centros urbanos, a Construção Civil - CC desponta como uma das principais atividades econômicas, mas por outro lado, percebe-se as consequências desta atividade consideráveis, sobretudo, em relação aos Impactos Ambientais - IA, uma vez que, a CC, por natureza, gera quantidades notáveis e variedades de resíduos, sendo que os sólidos são os principais, e que apresentam consideráveis volumes nos canteiros de obras. Diante desta realidade, as medidas referentes as boas práticas ambientais e de gestão, tornam-se preponderantes, para fins de minimizar os danos ambientais causados pelos Resíduos Sólidos - RS, permitindo, portanto, que haja novas alternativas. Tem-se como por exemplo, a reutilização destes resíduos, podendo ser utilizados para a produção de inúmeros artefatos de cimento e de outros materiais alternativos para uso em várias áreas da Engenharia, contribuindo assim, para a sustentabilidade ambiental, à medida que possibilita de maneira real à minimização de exploração de recursos naturais para a produção do cimento, matéria de partida usado em grande quantidade na CC. ,

To the bibliography