Academic literature on the topic 'Cidades (aspectos sociais;aspectos culturais)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Cidades (aspectos sociais;aspectos culturais).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Cidades (aspectos sociais;aspectos culturais)"

1

Pereira, Mariana Cunha. "Processos migratórios na fronteira Brasil-Guiana." Estudos Avançados 20, no. 57 (August 2006): 209–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142006000200016.

Full text
Abstract:
NESSE TEXTO elaboro uma discussão sobre os processos migratórios que carac-terizam a fronteira Brasil-Guiana. São elencados aspectos históricos, sociais, culturais das cidades que compõem aquela região de fronteira e também da vida local dos grupos étnicos que ali vivem um deslocamento contínuo ou permanente, aqui entendido como migração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Luana do Carmo Araujo de, Cristiana Guimarães Alves, and Bruno Martins Dala Paula. "Agricultura urbana e migrações." Revista da Universidade Federal de Minas Gerais 25, no. 1 e 2 (December 31, 2018): 198–223. http://dx.doi.org/10.35699/2316-770x.2018.19538.

Full text
Abstract:
Neste artigo, promove-se uma reflexão sobre o papel da agricultura urbana (AU) no uso e ocupação do espaço urbano e sua conexão com os processos migratórios. A AU é uma prática com multifuncionalidades, uma vez que integra aspectos ecológicos, sociais, culturais e políticos para o desenvolvimento de cidades economicamente justas, ecologicamente sustentáveis e culturalmente sensíveis. No entanto, o que se pretende neste texto é visibilizar os aspectos sociopolíticos, bem como simbólicos e culturais da AU, ou seja, discutir seu caráter promotor de direitos e coesão social, nos processos de vínculo comunitário, na expressão de práticas tradicionais, em resistência às imposições do modelo de vida ditado pelo sistema socioeconômico dominante, visando à valorização da identidade cultural e das novas territorialidades em experiências de migrações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Savelli, Miller, and Marcos Antônio Silvestre Gomes. "A DIMENSÃO SOCIOESPACIAL DAS PRAÇAS PÚBLICAS EM UBERABA-MG." GEOGRAFIA 47, no. 1 (February 2, 2022): 1–26. http://dx.doi.org/10.5016/geografia.v47i1.16221.

Full text
Abstract:
As praças públicas são elementos do espaço urbano que favorecem o lazer e o descanso, mas também podem contribuir para a compreensão das dinâmicas sociais, políticas, econômicas, ambientais e culturais das cidades. Neste trabalho, buscou-se analisar quali-quantitativamente as praças públicas de Uberaba-MG, demonstrando a distribuição no tecido urbano, as características de suas infraestruturas e os aspectos dos usos e apropriações. Através de levantamentos bibliográficos, consultas em órgãos públicos e legislações, observações em campo, entre outros, apresenta-se como resultado o mapeamento das praças e um quadro analítico que aponta as reais condições desses espaços e seu envolvimento na trama social. Conclui-se que os aspectos das políticas públicas adotadas nesses logradouros interferem nos usos e apropriações e denunciam a diferenciação socioespacial em Uberaba, como em outras cidades brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Laurentino, Sofia, and Samuel Nogueira. "CIDADE E IDENTIDADE: UMA ANÁLISE DO PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO CENTRO DE TERESINA." REVISTA EQUADOR 2, no. 2 (January 1, 2014): 84–99. http://dx.doi.org/10.26694/equador.v2i2.1442.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como finalidade a realização de uma análise crítica do Projeto de Revitalização do Centro de Teresina, tomando por base seus aspectos históricos, sociais, culturais e econômicos. Adquire importância dentro do debate sobre a dinâmica urbana, as políticas públicas e ação dos governos municipais nas grandes cidades brasileiras, a partir de 1990. Para tal, foi feito um levantamento bibliográfico, tomando como temas centrais a Política de Desenvolvimento Urbano no Brasil e em Teresina, assim como o Planejamento Urbano, os Processos de Gestão Pública, além de um estudo acerca da evolução das cidades e sua transformação com o capitalismo globalizado, bem como um histórico da cidade de Teresina. Dessa forma, a Revitalização do Centro de Teresina será abordada além de sua dimensão de desenvolvimento econômico, mas principalmente enquanto local da constituição da cultura da cidade, da identidade, lugar de memória e de pertencimento ao longo do tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Piekas, Andrezza Aparecida Saraiva, Rógis Juarez Bernardy, Simone Sehnem, and Juliana Fabris. "Aspectos legais e percepções sobre as estratégias para cidades inteligentes e criativas: estudo da cidade de Chapecó (SC)." urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 10, suppl 1 (October 8, 2018): 197–211. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.010.supl1.ao11.

Full text
Abstract:
Resumo As cidades brasileiras tiveram um impulso para o desenvolvimento econômico a partir da intensificação do processo de globalização, o qual contribuiu para a pulverização de atividades econômicas para além dos grandes centros urbanos. Nesse contexto está Chapecó (SC), cidade-polo regional que possui uma rede urbana centrada em pequenos municípios. Na perspectiva da dinamização das atividades econômicas, a pesquisa teve como objetivo verificar os aspectos legais e o ponto de vista de lideranças sobre a perspectiva da formação de uma cidade inteligente e criativa. As contribuições da pesquisa estão associadas à análise do processo de formação de Chapecó (SC) como cidade inteligente e criativa. O estudo de caso qualitativo contemplou a análise de documentos legais municipais aliada à análise de conteúdo das entrevistas com lideranças comunitárias e de entidades locais. Como resultado, constatou-se que Chapecó (SC) possui diretrizes para a criação de uma cidade inteligente e criativa. Todavia, a transição para uma cidade inteligente e criativa é embrionária, com demandas estruturais, culturais, sociais, econômicas, institucionais e ambientais a serem atendidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vieira Marques, Jéssika, and Sandra Maria Almeida Cordeiro. "EXPANSÃO URBANA E EXCLUSÃO TERRITORIAL: A OCUPAÇÃO DO JARDIM CAMPOS VERDES – CAMBÉ / PR." Geographia Opportuno Tempore 4, no. 3 (July 20, 2018): 106–24. http://dx.doi.org/10.5433/got.2018.v4.36119.

Full text
Abstract:
Resumo: A expansão urbana que se desenvolveu no Estado brasileiro pode ser caracterizada pelo forte incremento as disparidades entre os grupos sociais, isto porque a lógica da divisão territorial das cidades tende a privilegiar as elites e penalizar a classe trabalhadora. Neste sentido, o território acaba por se tornar o palco das exclusões, sejam elas sociais, econômicas ou até mesmo culturais. Quando se trata das moradias irregulares – as ocupações – este aspecto se torna ainda mais evidente, dado o padrão de informalidade e ilegalidade que estigmatiza estes territórios. Assim, a proposta deste artigo é identificar a relação entre o explosivo crescimento urbano com a exclusão territorial. Desta forma, primeiramente levantamos alguns aspectos conceituais acerca de território e em seguida discutimos alguns elementos sobre a expansão urbana e seu papel junto a exclusão territorial. Por último, utilizamos uma referência empírica – a ocupação localizada no Jardim Campos Verdes, de Cambé/PR – para compreender os reflexos da exclusão que advém do crescimento urbano. Palavras-Chave: Território; crescimento urbano; desigualdades sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santana, Joseval Melo. "MOBILIDADE URBANA E A POBREZA DA CIDADANIA." Revista Ambivalências 2, no. 4 (May 9, 2015): 214. http://dx.doi.org/10.21665/2318-3888.v2n4p214-229.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar mediante um debate crítico, dialético, histórico e bibliográfico a mobilidade urbana nas cidades brasileiras sob a égide da sua cidadania. As cidades não só nasceram em virtude da mobilidade humana, como também se mantêm por causa dela. Por sua vez, as cidades refletem e são refletidas pelas condições econômicas, sociais e culturais do seu povo, ou melhor, dos cidadãos (indivíduos em pleno gozo dos seus direitos civis e políticos e sujeitos as obrigações inerentes a sua condição). A mobilidade humana é, foi, e sempre será condição da própria existência e sobrevivência humana. Desde os tempos remotos, observa-se que a mobilidade humana segue pari passu com o desenvolvido tecnológico e o estágio social, cultural e econômico de cada povo. Pelo exposto, o estudo da mobilidade urbana não pode se restringir a uma análise sistêmica de domínio da engenharia de trânsito, uma vez que a mobilidade urbana tem raízes profundas na dimensão do próprio ser humano e do seu estado evolutivo. Muito além de um trânsito lento, marcado por longos engarrafamentos, a mobilidade urbana revela-se como um indicador, um “termômetro” do estado “civilizatório” ou da cidadania de um povo. É mister reconhecer que a mobilidade urbana afeta e é afetada de forma diferente nas diferentes culturas. Isso pode explicar, em parte, porque grandes cidades da Inglaterra, dos Estados Unidos, do Japão etc. tiveram êxito na minimização dos problemas do trânsito nas suas vias urbanas, enquanto no Brasil, mesmo diante de esforços pontuais dos gestores da administração pública, em particular dos órgãos de engenharia de trânsito, têm até o presente momento revelado resultados insatisfatórios, conforme pode ser observado pelos engarrafamentos que surgem ou tornam-se cada vez maiores. Assim, ao retratar as origens e desenvolvimento das cidades brasileiras com a sua cidadania busca-se, aqui, compreender como os aspectos sociais, econômicos e culturais afetaram, e ainda afetam, a mobilidade urbana brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Marques, Ronualdo, Diego Andrade de Jesus Lelis, Bárbara Olsson Cunha, and Rosicler Maria Alchieri. "Os paradigmas entre a educação ambiental crítica, desenvolvimento sustentável e cidades sustentáveis." Revista INTER EDUCA 5, no. 3 (September 1, 2023): 85–98. http://dx.doi.org/10.53660/rie.197.110.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo apresentar os pontos em comum da Educação Ambiental Crítica, Desenvolvimento Sustentável e cidades sustentáveis e desvelar características que integram e são fundamentais para garantir um futuro mais equilibrado e saudável para as próximas gerações. Nesse contexto, compreende-se que a Educação Ambiental como dimensão da educação é uma das principais ferramentas para que se possa aprofundar os limites, potencialidades e desafios entre Educação Ambiental Crítica e Desenvolvimento Sustentável para se alçar sociedade sustentáveis. Concluísse que a Educação Ambiental deve ser pautada sob a égide dos aspectos histórico-culturais, sociais e políticos buscando a integração dos conhecimentos, tendo enfoque uma temática transversal com abordagem interdisciplinar e transdisciplinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Viana, Viviane Rocha. "A Dança nos Clubes Sociais da Cidade do Salvador." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 26, no. 2 (July 26, 2023): 297–98. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2023.47469.

Full text
Abstract:
Este estudo discorre sobre a presença da dança nos clubes sociais da cidade do Salvador nas primeiras décadas do século XX. Trata de uma pesquisa qualitativa, descritiva e histórica, cuja metodologia está respaldada na Nova História Cultural (NHC). A questão investigativa apresenta-se a partir da seguinte pergunta: de que maneira a dança presente nos clubes na cidade do Salvador, entre as décadas de 1912 e 1935, expressa as mudanças sociais e culturais advindas do processo de modernização? O objetivo geral do estudo foi analisar de que maneira o processo de modernização dialogou com a dança presente nos clubes sociais da cidade do Salvador. Como objetivos específicos buscou mapear os clubes sociais em que a dança se fez presente na época, destacando seus aspectos históricos e suas principais características; identificar as manifestações culturais dançantes presentes nos diferentes clubes sociais da capital baiana no período de tempo estabelecido na pesquisa; e discutir as relações entre as danças presentes nos diferentes clubes da cidade do Salvador e os aspectos culturais da população soteropolitana. Para a obtenção dos dados, debruçou sobre alguns dos periódicos em circulação à época, dentre eles os jornais “A Capital”, “O Imparcial”, “Gazeta de Notícias”, “Etc - BA”, “O Combate”, “A Notícia” e o Jornal “A Tarde”. O recorte temporal da pesquisa compreendeu os anos entre 1912 e 1935. Este recorte se deu, inicialmente, por este período apresentar dois marcos de ideários de modernidade relevantes. O ano de 1912 foi escolhido como início da investigação por ser marco introdutório de um projeto de modernização da cidade do Salvador que proporcionou diversas mudanças na estrutura urbana e consequentemente nos hábitos de vida sociocultural da população. Já o ano de 1935 foi escolhido como delimitador final da investigação por ser um marco importante na agenda modernista baiana, com a realização da Semana de Urbanismo, promovendo à população outro espaço-tempo no que se refere à visão urbanística e as consequências dela nos aspectos socioculturais de quem vivia na capital baiana. Logo, foi possível identificar a presença marcante de diferentes danças em alguns dos clubes também identificados como importantes espaços de convivência social e cultural dos soteropolitanos e das pessoas que moravam na cidade do Salvador. Neste sentido, pode inferir, através de diferentes manifestações dançantes, as consequências sociais e culturais advindas dos ideários de modernidade e civilidade que marcaram as primeiras décadas do século XX na cidade do Salvador, muitas vezes expressas nos elementos simbólicos presentes no cotidiano da elite soteropolitana e da população em geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Amorim, Simone. "Criativa e maravilhosa para quem." Revista Nava 3, no. 2 (September 12, 2019): 72–95. http://dx.doi.org/10.34019/2525-7757.2018.v3.27941.

Full text
Abstract:
Movimentos de redesenho das cidades na contemporaneidade têm seguido uma tendência de monumentalização urbana desencadeada a partir de aspectos culturais e que nem sempre observa o patrimônio histórico e cultural dos territórios e dos grupos sociais em sua estratégia. O efeito disso é percebido na ruptura da temporalidade dos bens de cultura da cidade e na consequente adoção de um novo parâmetro em que os tomadores de decisão aderem como o modelo capaz de inserir a cidade no circuito mundial da cidade global. Aquela capaz de atrair investidores, gerar desenvolvimento e por conseguinte melhorar as condições de vida de suas populações. Diante desses parâmetros os planos de reestruturação urbana têm dedicado um espaço ampliado à cultura, mas por outro lado, e por paradoxal que se apresente, têm impactado decisivamente o conjunto de práticas culturais tradicionais de determinados espaços. A metáfora do progresso abrindo caminho para o novo e legando ao tradicional um espaço estático na construção do simbólico na cidade nunca esteve tão presente. Este artigo analisa estes e alguns outros aspectos presentes no maior processo de reestruturação urbana que a cidade do Rio de Janeiro já experimentou, iniciado a partir de 2009 e ainda em curso. O Projeto Porto Maravilha legou importantes conquistas para a cidade, inclusive no plano das artes e da cultura e igualmente operou marcantes omissões à memória de um espaço icônico, que como maior porto mundial de comercialização de escravos da história teve a memória dos negros subalternizada no projeto de monumentalização em curso
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Cidades (aspectos sociais;aspectos culturais)"

1

Nunes, Sandra Maria Andrade. "O tema nordestino no comércio e no turismo da cidade de São Paulo : estudo de caso: Restaurante Andrade." Universidade Anhembi Morumbi, 2006. http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1510.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-08-18T17:46:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sandra Maria Andrade_304325.pdf: 18744 bytes, checksum: 5bd2c9619e68594eb3265fb81a7aa255 (MD5) Previous issue date: 2006-03-22
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
O desenvolvimento do turismo na cidade de São Paulo nem sempre fez parte dos principais objetivos econômicos do poder público, não obstante os segmentos de negócios e de eventos, relevantes para a cidade, apresentarem números expressivos nas estatísticas do turismo nacional. A população paulistana, formada por imigrantes de diversas origens, assim como por migrantes das regiões brasileiras, principalmente, a nordestina, influencia o lazer, a cultura e, conseqüentemente, a oferta turística da cidade. A população nordestina ali presente é significativa e, apesar das dificuldades encontradas durante o processo de migração e de adaptação ao novo espaço, os referenciais da sua cultura foram reconstruídos e encontram-se espalhados por todos os bairros da cidade. O objetivo deste trabalho é apresentar o aproveitamento do tema nordestino no comércio e no turismo de São Paulo, tendo o elemento nordestino no papel de anfitrião, sob a ótica do visitante. Os aspectos selecionados para a identificação dos símbolos da cultura nordestina relacionados ao turismo foram a gastronomia, a música e a dança, contextualizados no ambiente do receber comercial. Para o desenvolvimento da pesquisa, fez-se uso da metodologia de pesquisa exploratória e bibliográfica, complementada por pesquisa de campo e um estudo de caso elaborado com informações obtidas no Restaurante Andrade, estabelecimento de restauração, localizado no bairro de Pinheiros, apontado por guias gastronômicos como típico ordestino, onde foi realizada uma entrevista com o proprietário, e aplicados questionários com os clientes, além de observação direta durante a pesquisa de campo. Os resultados da pesquisa mostram que os espaços de lazer da cidade relacionados ao tema nordestino são freqüentados, mormente, por nordestinos e descendentes, moradores da cidade levando à conclusão que o tema nordestino é aproveitado no comércio e no lazer da cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Collus, Denise Orlandi. "Envelhecer longe de casa: aspectos culturais e sociais de refugiados na cidade de São Paulo." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12459.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T18:47:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Denise Orlandi Collus.pdf: 1611840 bytes, checksum: dea0bba6d60f57b13b7fea4d3ed456e9 (MD5) Previous issue date: 2015-03-10
The objective of this research work was to identify and analyze the variables that contributed to the adaptation to the aging process by refugees aged over 55 years in the city of São Paulo. A review of the literature on refugees and aging was undertaken to assist in understanding the issue selected for study: aging away from home: refuge and old age. Based on the oral life history - obtained through open interviews - of nine refugees from different nationalities, some variables were identified that were similar among the interviewees regarding life experience and/ or expectations about aging. Among the variables that may increase the likelihood of successful aging are autonomy, mastery of the host country s language, religious beliefs, hospitality, family and freedom. However, three other features can hinder adaptation to old age: financial dependency, disease and family vulnerability. The result of the research supports this assertion, and reveals these refugees extraordinary capacity to overcome challenges, which derives perhaps from the abilities they were forced to develop throughout their lives marked by challenges and achievements
O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as variáveis que contribuíram para a adaptação ao processo de envelhecimento por parte refugiados com mais de 55 anos de idade na cidade de São Paulo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do refúgio e do envelhecimento para subsidiar a compreensão do problema selecionado: envelhecer longe de casa: refúgio e velhice. Com base na história oral obtida por meio de entrevistas abertas com nove refugiados de distintas nacionalidades, identificaram-se algumas variáveis que foram similares entre os pesquisados quanto à sua vivência e/ ou expectativa de envelhecer. Dentre as variáveis que podem aumentar a probabilidade de um envelhecimento bem-sucedido destacam-se a autonomia, domínio da língua falada no país da acolhida, crença religiosa, hospitalidade, família e liberdade. Entretanto, três outras características podem dificultar essa adaptação à velhice: a dependência financeira, a doença e a vulnerabilidade da família. O resultado da pesquisa corrobora tal afirmação, e revela uma capacidade extraordinária de superação desses refugiados, capacidade talvez advinda das muitas habilidades a que foram obrigados a desenvolver ao longo de vidas marcadas justamente por desafios e superações
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nóbrega, Zulmira. "A festa do maior São João do mundo: dimensões culturais da festa junina na cidade de Campina Grande." reponame:Repositório Institucional da UFBA, 2013. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8976.

Full text
Abstract:
316 f.
Submitted by Cynthia Nascimento (cyngabe@ufba.br) on 2013-03-18T14:09:31Z No. of bitstreams: 1 Zulmira Nóbrega.pdf: 5903558 bytes, checksum: 535e0301390edadc91abac3989ff6c54 (MD5)
Approved for entry into archive by Valdinéia Ferreira(neiabf@ufba.br) on 2013-03-18T16:07:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Zulmira Nóbrega.pdf: 5903558 bytes, checksum: 535e0301390edadc91abac3989ff6c54 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-03-18T16:07:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Zulmira Nóbrega.pdf: 5903558 bytes, checksum: 535e0301390edadc91abac3989ff6c54 (MD5)
Pesquisamos a festa popular denominada O Maior São João do Mundo, realizada durante os 30 dias do mês de junho na cidade de Campina Grande, estado da Paraíba. Um megaevento reconhecido como a mais expressiva realização festivo-cultural do ciclo junino do Nordeste do Brasil, em virtude de sua grande estrutura organizacional, movimentação financeira, envolvimento da sociedade local, interesse turístico, cobertura da mídia, quantidade de atrações artísticas e estéticas e enorme participação popular. Recortamos e analisamos diversificados e complexos fenômenos do evento que influenciam na vida societária regional, representativos do rico mosaico de manifestações identitárias e culturais do mundo nordestino junino, pertencentes ao um abrangente campo cultural que desdobramos conforme suas dimensões políticas, econômicas, sócio-espaciais, midiáticas, artísticas, estéticas e lúdicas. Representações que se relacionam entre si, dicotomicamente: atos de consensos, convivendo com tensões e conflitos, mediante os interesses políticos e econômicos que permeiam o evento. Contextualizamos o hibridismo das expressões sociais e artístico-culturais da festa, conforme seu modelo de celebração da contemporaneidade, caracterizado por se inspirar na base monotemática histórico-religiosa da cultura junino-nordestina, contemplando manifestações tradicionais, mostradas de forma original ou adaptadas aos dispositivos de expressões da atualidade, além de admitir representações massivas da indústria cultural. Empregamos a etnometodologia, com observações diretas e pessoais em diferentes cenários dos festejos, registros e entrevistas com muitos atores envolvidos, além de pesquisas bibliográficas, documentais e midiáticas.
Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Comunicação. Salvador-Ba, 2010.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nór, Soraya. "Paisagem e lugar como referências culturais." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93552.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2010
Made available in DSpace on 2012-10-25T00:09:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 288278.pdf: 7964143 bytes, checksum: 55f9d1120617641d126e9e89af803e8a (MD5)
Esta tese trata do estudo das categorias geográficas paisagem e lugar compreendidas por meio da evolução de seus conceitos e articuladas com as novas perspectivas no âmbito do patrimônio, que se fundamentam nas interações entre os aspectos natural e cultural, material e imaterial. Para tanto, foi examinado o desenvolvimento das noções de cultura e patrimônio, ao longo do tempo, no âmbito dos organismos internacionais e nacionais. Na compreensão da paisagem e do lugar como referências culturais, à luz da História, estudou-se o Ribeirão da Ilha, por ser considerado o local que melhor conservou a herança cultural da conformação social da cidade de Florianópolis - SC. A pesquisa, com a população local, se deu por meio do acompanhamento das reuniões distritais para discussão do Plano Direto Participativo, bem como, entrevistas abertas e estruturadas e elaboração de mapas mentais. Constatou-se que o lugar e a paisagem apresentam-se como categorias espaciais reveladoras dos modos de viver e conceber a vida, ancorados no processo histórico de produção e interação com o meio natural. Concluiu-se que o Ribeirão da Ilha apresenta as possibilidades de ter reconhecida sua paisagem cultural, seu "espírito de lugar" e ser caracterizado como lugar, nos termos de patrimônio imaterial. Observou-se, entretanto, que as transformações socioespaciais promovidas pela crescente influência dos setores imobiliário e turístico, compreendidas como vinculadas ao processo de evolução do modo de produção capitalista, ameaçam a manutenção de sua memória coletiva e identidade cultural. Empreendeu-se uma reflexão sobre esse processo e suas tendências, bem como sobre a necessidade de encontrar outras formas de promover o planejamento e a gestão da cidade. Defende-se que estes devam estar vinculados com a conservação cultural e ambiental, centrados no homem e no valor de uso da cidade, em detrimento do mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vasconcelos, Monica Monteiro da Costa. "A cidade em movimento: práticas educativas do morar e conviver no bairro Benfica." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2017. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23801.

Full text
Abstract:
VASCONCELOS, Monica Monteiro da Costa. A cidade em movimento: práticas educativas do morar e conviver no bairro Benfica. 2017. 105f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
Submitted by Gustavo Daher (gdaherufc@hotmail.com) on 2017-07-03T14:46:55Z No. of bitstreams: 1 2017_dis_mmcvasconcelos.pdf: 7223588 bytes, checksum: 0e7c53f9f53873cd23c2759848d38f6a (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2017-07-03T22:57:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_dis_mmcvasconcelos.pdf: 7223588 bytes, checksum: 0e7c53f9f53873cd23c2759848d38f6a (MD5)
Made available in DSpace on 2017-07-03T22:57:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_dis_mmcvasconcelos.pdf: 7223588 bytes, checksum: 0e7c53f9f53873cd23c2759848d38f6a (MD5) Previous issue date: 2017
The city of Fortaleza underwent significant changes, related to the rational guidelines, inserted in its urban space. The evolution of the economic system renewing and recreating new processes of accumulation through the advancement of technology and science reached social practices and restructured the urban fabric. Some areas in the city were more affected by these transformations than others. In the neighborhoods there was in most cases an oscillation between deterioration and renovation, reorganization and expansion of its functions and characteristics. Among these neighborhoods, Benfica stands out. This is perceived in several ways: Construction of condominium buildings and shopping center, contrasting with the oldest fair-free of Fortaleza; The permanence of families, who do not want to move out of the neighborhood and who live there for more than 50 years, from the wheels of friends (residents, students, employees, teachers and residents of the neighborhood) in bars and steakhouses, Already lived in the neighborhood and who always visit him to "kill a little of nostalgia, chatting with old friends", in the pre-carnival and carnival, a reference in the search of an identity for the Carnival of Fortaleza and in the various educational institutions Installed there. Through the study of the educational practices developed in the Benfica neighborhood, by its residents, students, teachers and employees of educational institutions, merchants and traders, trade unionists, among others, we will realize that more than anywhere in our culture, the neighborhood is the space that Speaks of our emotional experience, a self-reference of social life. In addition to the educational function that differentiates Benfica from the other neighborhoods of Fortaleza, it is also a space loaded with symbolism, a product of everyday life, resulting from the population segments that transformed it into a space for social integration. Our study aims to present the educational practices that develop in Benfica, based on the narratives of those who inhabit and live in the neighborhood, associated with other sources such as images and written documents, for an interpretation using the hermeneutical method and a theoretical contribution that is based on the New Cultural History, New Cultural Geography, Memory, Oral History, Microhistory, History and Local Geography and the concept of Educational Practices.
A cidade de Fortaleza passou por significativas mudanças, relacionadas às diretrizes racionais, inseridas no seu espaço urbano. A evolução do sistema econômico renovando e recriando novos processos de acumulação através do avanço da técnica e da ciência atingiram as práticas sociais e reestruturaram a malha urbana. Algumas áreas na cidade foram mais afetadas por essas transformações que outras. Nos bairros, houve na maioria dos casos uma oscilação entre deterioração e renovação, reorganização e ampliação de suas funções e características. Entre esses bairros, destaca-se o Benfica. Isso é percebido de várias maneiras: construções de prédios em condomínio e shopping center, contrastando com a feira-livre mais antiga de Fortaleza; a permanência de famílias, que não querem mudar-se do bairro e que ali moram a mais de 50 anos, das rodas de amigos (moradores, estudantes, funcionários, professores e frequentadores do bairro) nos bares e churrascarias, da presença de pessoas que já moraram no bairro e que sempre o visitam para “matar um pouco da saudade, batendo um papo com os velhos amigos”, no pré-carnaval e carnaval, referencial na busca de uma identidade própria para o carnaval de Fortaleza e nas várias instituições educacionais ali instaladas. Através do estudo das práticas educativas desenvolvidas no bairro Benfica, por seus moradores, alunos, professores e funcionários de instituições educacionais, comerciantes e comerciários, sindicalistas, entre outros, perceberemos, que mais que qualquer lugar da nossa cultura, o bairro é o espaço que fala da nossa experiência emocional, uma autoreferência da vida social. Além da função educacional que diferencia o Benfica dos demais bairros de Fortaleza, ele, também, é um espaço carregado de simbologia, produto do cotidiano, resultante dos segmentos populacionais que o transformaram em espaço de integração social. Nosso estudo objetiva apresentar as práticas educativas que se desenvolvem no Benfica, a partir das narrativas daqueles que moram e convivem no bairro, associada a outras fontes como imagéticas e documentos escritos, para uma interpretação utilizando o método hermenêutico e um aporte teórico que se sustenta na Nova História Cultural, na Nova Geografia Cultural, na Memória, na História Oral, na Micro-História, na História e Geografia Local e no conceito de Práticas Educativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Patrícia Gonzaga de. "Pousada e território: um estudo de caso da cidade de Tiradentes - MG." Universidade Anhembi Morumbi, 2006. http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1533.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-08-18T17:46:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Patricia_Gonzaga_311786.pdf: 1606309 bytes, checksum: 729edb9d653340f4a476803852cf20af (MD5) Previous issue date: 2006-08-14
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Esta pesquisa propõe um estudo sobre a urbanização de um território a partir do desenvolvimento do turismo e da hotelaria. Para verificação e análise da pesquisa teórica, buscou-se compreender a relação entre as pousadas e o processo de turistificação na cidade de Tiradentes-MG. A atividade turística pode ser compreendida por meio das relações estabelecidas entre a sociedade, o espaço e a cultura. O processo de organização e utilização do espaço para o turismo pode se tornar um instrumento de valorização ou degradação dos bens culturais. Optou-se por uma abordagem predominantemente qualitativa. Contudo, parte dos dados foi tratada de forma quantitativa. A principal técnica utilizada durante os trabalhos de campo foi a entrevista: com formulário semi-estruturado aplicada a moradores da cidade; com formulários estruturados a proprietários de pousadas ou a responsáveis por elas. No total, foram entrevistados 15 moradores e 43 proprietários ou responsáveis por pousadas. Verificou-se que o processo de formatação do produto turístico Tiradentes ocorreu sob a influência de diversos atores sociais demonstrados neste trabalho, por meio de um sistema. No caso das pousadas, um dos principais agentes da turistificação na cidade, a ausência de atividades em conjunto e a externalização das responsabilidades ambientais constituem-se em aspectos negativos. Constatou-se, porém, que a maioria dos moradores não percebe nenhum tipo de problema com relação à expansão do número de pousadas. Eles fazem questão de destacar as oportunidades de trabalho e renda que os meios de hospedagem oferecem à população local. O patrimônio cultural é visto pela comunidade e pelos empreendedores como o principal vetor do desenvolvimento turístico da cidade, portanto lhe concedem um expressivo destaque e importância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

ALEXANDER, Mayra Ferreira Mártyres. "O design urbano da cidade de Belém: possibilidade de elaboração de um ecomuseu." Universidade Anhembi Morumbi, 2017. http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1709.

Full text
Abstract:
Submitted by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2018-10-04T15:01:47Z No. of bitstreams: 1 Mayra Ferreira Martyres Alexander.pdf: 5800165 bytes, checksum: e2b95c0e12973de9cd47a71d20b9ff44 (MD5)
Approved for entry into archive by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2018-10-04T19:17:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mayra Ferreira Martyres Alexander.pdf: 5800165 bytes, checksum: e2b95c0e12973de9cd47a71d20b9ff44 (MD5)
Approved for entry into archive by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2018-10-04T19:18:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mayra Ferreira Martyres Alexander.pdf: 5800165 bytes, checksum: e2b95c0e12973de9cd47a71d20b9ff44 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-10-04T19:18:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mayra Ferreira Martyres Alexander.pdf: 5800165 bytes, checksum: e2b95c0e12973de9cd47a71d20b9ff44 (MD5) Previous issue date: 2017-08-18
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The present research presents as main focus on the possibility of the creation of the Ecomuseum of Belém, considering as reference the new museology that when recognizing the city as an open place for interaction, it allows a dialogue between the urban design of the city and museum. The urban restructuring actions that occurred in the city triggered the need to safeguard the goods through the preservation of cultural heritage, this scenario associated with the dynamics of the city and the appreciation of its architectural, natural and cultural heritage, in addition to local customs and rituals, contributed to the elaboration and implantation of the ecomuseum. This configuration of museum emerged in the face of the restlessness of new habits, the processes of communication and technologies that instigate to add other possibilities of interactions in the quotidian of the city. It is believed that the present characteristics in the city of Belém qualify it to be classified as an ecomuseum, since they are aligned with the debate of the contemporary museum and can transform the look on Belém and its urban landscape, fomenting an open museum for exchanges, either with the visitor/ inhabitant, with the institutions, and/or with the public and urban space. Based on this premise, a development, management and action plan was developed, with the participation of the community and public and private institutions, for the ecomuseum. This proposal seeks to debate the preservation and appropriation of urban space through design, art, architecture and nature.
A presente pesquisa apresenta como foco principal a possibilidade de elaboração do Ecomuseu de Belém, considerando como referência a nova museologia que ao reconhecer a cidade como local aberto à interação, possibilita um diálogo entre o design urbano da cidade e museu. As ações de mudanças na paisagem urbana ocorridas na cidade, desencadearam a necessidade de salvaguardar os bens através da preservação do patrimônio cultural, cenário este que associado a dinâmica da cidade e tendo como referência a valorização de seu patrimônio arquitetônico, natural e cultural, além dos costumes e rituais locais, contribuíram para a elaboração do ecomuseu. Essa configuração de museu surgiu diante da inquietude de novos hábitos, dos processos de comunicação e das tecnologias que instigam a agregar outras possibilidades de interações no cotidiano da cidade. Acredita-se, que as características presentes, na cidade de Belém, a qualificam para classificá-la como ecomuseu, pois elas se encontram alinhadas com o debate do museu contemporâneo e podem transformar o olhar sobre Belém e sua paisagem urbana, fomentando um museu aberto para trocas, seja com o visitante/habitante, com as instituições, e/ou com o espaço público e urbano. A partir dessa premissa, foi elaborado um plano de desenvolvimento, de gestão e de ações, com participação da comunidade e instituições públicas e privadas, para o ecomuseu. Essa proposta busca debater a preservação e apropriação do espaço urbano por meio do design, arte, arquitetura e natureza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Leite, Rogerio Proença de Sousa. "Espaço publico e politica dos lugares : usos do patrimonio cultural na reinvenção contemporanea do Recife Antigo." [s.n.], 2001. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/280170.

Full text
Abstract:
Orientador : Antonio Augusto Arantes Neto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-07-28T03:05:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leite_RogerioProencadeSousa_D.pdf: 34638848 bytes, checksum: 5d5c2dcf18ebd252548381cfde7eb108 (MD5) Previous issue date: 2001
Resumo: Esta tese analisa as transformações do espaço público na experiência urbana .contemporânea, através das relações entre as políticas de gentrification e as práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil, tendo corno referente empírico o caso do antigo Bairro do Recife, em Pemambuco. A hipótese do trabalho se refere à possibilidade dos usos cotidianos e públicos desses espaços de patrimônio contribuírem na qualificação de certos espaços urbanos corno espaços públicos. O argumento central da tese, portanto, é que os usos e contra-usos dos espaços de gentrijlcation - que criam fissuras e demarcações socioespaciais na paisagem urbana -, constituem lugares e que estes qualificam os espaços urbanos corno espaços públicos, na medida em os tomam centros de disputas práticas e simbólicas pelo reconhecimento político e pela visibilidade pública das diferenças
Abstract: This dissertation analyses the transformations of the public space in the contemporary urban experience through relations between the politics of gentrification and the practices of preservation of cultural heritage, having as an empirical reference the case of the old Bairro do Recife (Recife Quarter), in Pemambuco, Brazil. The hypothesis of the work concems to the possibility of the everyday and public uses of these heritage spaces contributing to the qualification of certain urban spaces as public spaces. The central argument of the dissertation is therefore that the uses and the counter-uses of the gentrification spaces - which create fissures and socio-spatial demarcations in urban landscape - constitute places, and that these places qualify urban spaces as public ones, insofar as they make these spaces centers of practical and symbolic disputes for political acknowledgment and for the public visibility of differences
Doutorado
Doutor em Antropologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gonçalves, Fabíolla Valéria. "Determinação da receita bruta gerada na cultura do café arábica em algumas das cidades polos do Brasil." Universidade Federal de Uberlândia, 2015. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12008.

Full text
Abstract:
Studies indicate that the primary and secondary sectors have registered declines over the years while the tertiary sector tends to gain relative importance in the economy. The relative reduction of these activities throughout the development process of the most advanced economies boosted discussions on the Dutch disease, deindustrialization and the reprimarization, grounded in studies by Winjnberg (1984), Torkik (2001), Oreiro and Feijó (2010), Marquetti (2002) Rowthorn and Ramaswamy (1999), among others. When the agribusiness increased exportation and contributed to the increase in national reserves, it represented one of the sectors that had generated employment in the last decade (Almeida et al., 2009). The coffee as a commodity gains more status on the world market and generates employment in agribusiness. Brazil is the third largest exporter and the first in production. This study aims to analyze the behavior of the wealth generated and distributed by Arabica coffee culture in terms of gross revenue, the main producing areas of Brazil (Franca-SP; Guaxupé, Luís Eduardo Magalhães-BA, Patrocínio, Manhuaçu and São Sebastião do Paraíso- MG; Londrina-PN; Venda Nova dos Imigrantes-ES) between 2001 and 2013, through a quantitative research, descriptive approach and a source of bibliographic data and documents. The technical analysis of variance (ANOVA) and the panel data were used to achieve the results. The first technique was used to investigate the distribution of gross revenue in Arabica coffee culture and its evolution over the period studied. The second technique was used to analyze the determinants of gross revenues which were observed during the analysis of these various Brazilian regions. The results showed that the gross revenue of Luís Eduardo Magalhães was statistically significant and greater than Franca, Londrina, Manhuaçu and Guaxupé, and in terms of changes in gross revenue, the regions that had grown were Patrocínio, Guaxupé, Londrina and Venda Nova dos Imigrantes. Regarding the variable farm work costs, production factor and income factor, these were positively significant, indicating that they are relevant in determining the gross revenue of Arabica coffee culture.
Estudos indicam que os setores primários e secundários têm registrado quedas ao longo dos anos, enquanto que o setor terciário tende a ganhar um peso relativo na economia. Essa redução relativa dessas atividades, ao longo do processo de desenvolvimento das economias mais avançadas, alavancou discussões sobre a doença holandesa, a desindustrialização e a reprimarização, alicerçadas nos estudos de Winjnberg (1984), Torkik (2001), Oreiro e Feijó (2010), Marquetti (2002), Rowthorn e Ramaswamy (1999), entre outros. Ainda assim, o agronegócio, ao elevar as exportações e contribuir com o aumento das reservas nacionais, representou um dos setores que mais geraram emprego na última década (ALMEIDA et al., 2009). O café, enquanto commodity, ganha cada dia mais status no mercado mundial e gera mais empregos no agronegócio. O Brasil é o terceiro maior exportador e o primeiro em produção deste produto. O objetivo deste estudo, através de uma pesquisa quantitativa, de abordagem descritiva e fonte de dados bibliográficos e documental, é estudar o comportamento da riqueza gerada e distribuída pela cultura do café arábica, em termos de receita bruta, nas principais regiões produtoras do Brasil (Franca-SP; Guaxupé, Luís Eduardo Magalhães-BA, Patrocínio, Manhuaçu e São Sebastião do Paraíso-MG; Londrina-PN; Venda Nova dos Imigrantes-ES), entre os períodos de 2001 e 2013. Para atingir os resultados, foram utilizadas as técnicas de análise de variância (ANOVA) e dados em painel. A primeira técnica foi utilizada para investigar a distribuição da receita bruta na cultura de café arábica e sua evolução ao longo do período estudado. A segunda técnica foi utilizada para analisar os determinantes da receita bruta observada ao longo das diversas regiões brasileiras estudadas. Os resultados apontaram que, a receita bruta de Luís Eduardo Magalhães foi estatisticamente significante e maior que Franca, Londrina, Manhuaçu e Guaxupé, e em termos de evolução de receita bruta as regiões que mais apresentaram crescimento foram Patrocínio, Guaxupé, Londrina e Venda Nova dos Imigrantes. Em relação às variáveis custos da lavoura, fator de produção e fator rendimento, estas foram positivamente significantes, indicando que estas são relevantes na determinação da receita bruta da cultura do café arábica.
Mestre em Administração
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferraro, Eduardo Hector. "Transformações culturais no gauchismo através da música." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122843.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2013.
Made available in DSpace on 2014-08-06T17:27:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 324725.pdf: 3386338 bytes, checksum: 9de2c61e7c2d16ca5516812bb067ebfa (MD5) Previous issue date: 2013
Esta pesquisa apresenta resultados sobre as transformações no contexto do gauchismo brasileiro, analisado como um movimento cultural e social. Importantes transformações podem ser associadas às tendências para sua formalização, como a criação do Partenon Literário (1868), a do Grêmio Gaúcho (1898), a do 35 Centro de Tradições Gaúchas (1948) e a realização do XII Congresso Tradicionalista de Tramandaí (1966), onde se configurou o Movimento Tradicionalista Gaúcho como instituição pública e organismo regulador da tradição. A partir de 1971, com a realização do festival Califórnia da Canção Nativa, a música se institui um campo de disputas entre tendências inovadoras e tradicionalistas, e nas últimas quatro décadas assume um papel central no movimento, constituindo-se numa linguagem que agencia transformações nos discursos e na ordem cultural do gauchismo. Descreverei as transformações no movimento através de uma análise da bibliografia, como também das entrevistas e conversas com músicos, poetas e compositores, artistas que participam em eventos de música regional gaúcha.

Resumen : Esta investigación presenta los resultados de las transformaciones en el contexto del gauchismo brasileño analizado como un movimiento cultural y social. Los cambios importantes pueden estar asociados con las tendencias de su formalización como la creación del Partenón Literario (1868 ), el Grêmio Gaúcho (1898 ) , el 35 Centro de Tradições Gaúchas ( 1948) y la realización del XII Congresso Tradicionalista de Tramandaí ( 1966 ), donde se configuró el Movimiento Tradicionalista Gaúcho como institución pública y el organismo regulador de la tradición. Desde 1971, com la realización del festival California da Canción Nativa , la música se constituye en las últimas cuatro décadas un campo de disputas entre los tradicionalistas y las tendencias innovadoras, y juega un papel central en el movimiento, convirtiéndose en un lenguaje que agencia transformaciones en los discursos y en el orden cultural del gauchismo. Describiré las transformaciones en el movimiento a través de un análisis de la literatura y de la bibliografia, como también de entrevistas y conversaciones con los músicos, poetas y compositores, artistas que participan en eventos regionales de música gaúcha .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Cidades (aspectos sociais;aspectos culturais)"

1

Ribas, Oscar. Temas da vida angolana e suas incidências: Aspectos sociais e culturais. Luanda: Caxinde, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

́Ribas, Oscar. Temas da vida Angolana e suas incidências: Aspectos sociais e culturais. Luanda, Angola: Caxinde Edicoes Cha de Caxinde, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ribas, Oscar. Temas da vida Angolana e suas incidências: Aspectos sociais e culturais. Luanda, Angola: Caxinde Edicoes Cha de Caxinde, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Chaves, Nelson. Nelson Chaves, alimentação e sociedade: A inter-relação dos aspectos antropológicos, culturais e sociais com a nutrição. Recife, PE: CEPE Editora, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Marcelo J. L. A prisão e a ágora: Reflexões em torno da democratização do planejamento e da gestão das cidades. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pedro, Abramo, and Taschner Suzana Pasternak, eds. A cidade da informalidade: O desafio das cidades latino-americanas. Rio de Janeiro: Livraria Sette Letras, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pontes, Sposito Marília, ed. Espaços públicos e tempos juvenis: Um estudo de ações do poder público em cidades de regiões metropolitanas brasileiras. São Paulo, SP: Global Editora, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Brueggemann, Brenda Jo. Lend me your ear: Rhetorical constructions of deafness. Washington, D.C: Gallaudet University Press, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Britto, Iêda Marques. Samba na cidade de São Paulo (1900-1930): Um exercício de resistencia cultural. [São Paulo]: FFLCH-USP, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Jaguaribe, Beatriz. Fins de século: Cidade e cultura no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Cidades (aspectos sociais;aspectos culturais)"

1

Carvalho, Gabriel Lincoln Lopes. "ABANDONADO, POR QUÊ?: DISCUSSÃO DE USOS E DESUSOS DE ÁREAS ANTIGAS EM ESTADO DE ABANDONO, COM FOCO NAS ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS." In Desvendando a Arquitetura: sua abrangência e multidisciplinaridade, 29–42. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230312498.

Full text
Abstract:
Os centros históricos exercem/exerceram papéis essenciais como núcleo de origem e desenvolvimento das cidades, estes espaços são palcos de transformações sociais e morfológicas de um município, além de perpassarem a identidade da sociedade e de sua cultura. Atualmente muitas áreas históricas encontram-se em estado de abandono ou em ruínas, sendo alarmante o fato de ter berços históricos e espaços essenciais na construção da cidade e de sua memória coletiva e individual, se tornar espaços invisíveis para a sociedade e gestão. Este trabalho discute sobre os processos e tipos de abandonos envolvendo áreas antigas, enfatizando a essencialidade da sua conservação e adequação de usos. Tem como objetivo principal discutir sobre a importância e o papel estruturador de áreas com valor histórico para a cidade, como também debater sobre os aspectos histórico-conceituais que caracterizam e favorecem o abandono de patrimônios de áreas históricas, utilizando como objeto de estudo as estações ferroviárias. Foi feita uma revisão bibliográfica para a obtenção dos dados necessários para panorama construído e discutido. Obteve como resultado uma construção cronológica e debruçada sobre áreas antigas e seus estados de abandono, como também as nuances e características envolvidas neste processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moraes, Lídia Ferreira, Ingred Dagmar Vieira Bezerra, Pedro do Carmo Barbosa Neto, Ramón Yuri Ferreira Pereira, Brenda Ellen Lima Rodrigues, Vanessa Brito Barroso, Maurivan Barbosa Pachêco, Edson Dias de Oliveira Neto, Amália Santos da Silva, and Raissa Rachel Salustriano da Silva-Matos. "ASPECTOS CULTURAIS DA ÁRVORE-DA-FELICIDADE." In Desenvolvimento rural e processos sociais nas ciências agrárias, 60–68. Atena Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6462231016.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silveira, Eduarda Coelho, Ivo Fogaça de Almeida Filho, Júlia Melchioretto Ferreira, Laura Berlitz, Maria Eduarda Ribas Bissani, Vitória Ritter Maldaner, Clarice Maria Specht, and Rita de Cássia Gabrielli Souza Lima. "TUBERCULOSE NO BRASIL: ASPECTOS HISTÓRICOS, CULTURAIS E CLÍNICOS." In Medicina: avanços recentes e necessidades sociais, 146–58. Atena Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.96123280813.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Castrillon, Maria de Lourdes Fanaia, Solange Fátima de Oliveira Cruz, Maria Teresinha Dias Curvo, and Vânia Auxiliadora Siqueira Ojeda. "Aspectos culturais das ações humanas em grupos sociais." In Metodologias e subjetividades: relatos de pesquisas em Cultura Contemporânea, 123–34. Pimenta Cultural, 2024. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2024.98843.13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Soares, Maria de Lourdes, and Maria José das Neves Silva. "A revitalização do centro histórico da cidade de João Pessoa: as Famílias Ribeirinhas do Porto do Capim, Centro Histórico de João Pessoa, Brasil." In Teias Urbanas: Estratégias de Sobrevivência, Transformação e Inovação, 84–94. Editora Licuri, 2023. http://dx.doi.org/10.58203/licuri.21026.

Full text
Abstract:
As Revitalizações dos centros Históricos da cidade de João Pessoa, Projeto na área tradicional, se deparam com a Comunidade Ribeirinha, o Porto do Capim. Este trabalhão trata da reconstrução do harmonioso conjunto arquitetônico e paisagístico para reaproveitamento de incomparável valor histórico, paisagisto e beleza. A reconstrução arquitetônica e paisagística expressava considerar antigos moradores, no sentido de melhorar sua condição de moradia e de vida. Através de pesquisa documental e campo, foi trabalhado o transcurso do projeto, com ações de restauração dos prédios semidestruídos através da Oficina Escola e até a profissionalização de jovens e adultos da localidade (eletricistas, bombeiros, pintores, jardineiros, etc) para geração de emprego e renda. O estranhamento dos moradores foi em relação a proposta de remoção de famílias localizadas das margens do rio, consideradas ¨em risco¨, para assentamento em ¨local mais adequado¨ e distanciado. A proposta de remoção dos moradores desconsiderou a condição de Sociedade Ribeirinha do Porto do Capim, nos aspectos culturais, econômicos, religiosos e sociais. Quando os moradores reagiram, particularmente relativo as intenções das ações de relocação e assentamento das famílias situadas nas margens do rio, considerada área de risco, para local ¨mais adequado¨ e distante, sem considerar as especificidades do papel das famílias e a sobrevivência e as relações tecidas na localidade importantes da preservação da natureza, da histórica e da cultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

DE AGUIAR MUNIZ, KARLA RENATA, JOSÉ ROGÉRIO SANTANA, and SAMIA NAGIB MALUF. "POLÍTICAS PÚBLICAS CULTURAIS NO BRASIL: ASPECTOS CONCEITUAIS E CONTEXTUAIS." In Planejamento, políticas públicas e gestão sustentável: demandas sociais contemporâneas, 29–53. EdUECE, 2021. http://dx.doi.org/10.47149/978-85-7826-787-2/cap2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

de Lima Medeiros, Janiara. "Transformações sociais e a carga das experiências concretas." In Reflexões sobre o Ensino e a Educação, 123–36. Editora Licuri, 2023. http://dx.doi.org/10.58203/licuri.83398.

Full text
Abstract:
As Políticas Públicas Educacionais buscam com incansável afinco vincular uma escola de qualidade para uma educação eficiente. No entanto, a tarefa se apresenta como das mais complexas considerando os aspectos culturais e sociais bem como os aspectos político-governamentais e econômicos. Assim é que este artigo busca como objetivo principal, por meio dos textos de Lisete Regina Gomes Arelaro em seu livro “Escritos sobre Políticas Públicas em Educação” , analisar possibilidades de intervenções reais com o fim de que a melhoria das escolas, principalmente as públicas, sejam palco de uma educação renovadora, atualizada e eficiente para um novo mundo que se descortina diante do Brasil da nova política. Sabemos, também que essas características não se esgotam e não são únicas, mas que são importantes para a qualificação profissional.As Políticas Públicas Educacionais buscam com incansável afinco vincular uma escola de qualidade para uma educação eficiente. No entanto, a tarefa se apresenta como das mais complexas considerando os aspectos culturais e sociais bem como os aspectos político-governamentais e econômicos. Assim é que este artigo busca como objetivo principal, por meio dos textos de Lisete Regina Gomes Arelaro em seu livro “Escritos sobre Políticas Públicas em Educação” , analisar possibilidades de intervenções reais com o fim de que a melhoria das escolas, principalmente as públicas, sejam palco de uma educação renovadora, atualizada e eficiente para um novo mundo que se descortina diante do Brasil da nova política. Sabemos, também que essas características não se esgotam e não são únicas, mas que são importantes para a qualificação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

SILVA, J. V. O. "ASPECTOS ECONÔMICOS DA AUTOMAÇÃO: UMA PERSPECTIVA NORMATIVA CRISTÃ." In HUMANIDADES E PENSAMENTO CRÍTICO - PROCESSOS POLÍTICOS, ECONÔMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS: VOLUME 1. Dialética, 2022. http://dx.doi.org/10.48021/978-65-252-4232-3-c2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Tourinho, Cristina, Otávio Jorge Fidalgo, and Renato Alves. "Aspectos motivacionais, violonistas iniciantes em projetos sociais, Covid-19: o que será como antes?" In Manifestações culturais e Arte-Educação na América Latina. CLAEC e-Books, 2021. http://dx.doi.org/10.23899/9786589284130.3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Berr Elias, Beatriz. "Relatos de Pesquisa: "Sempre à Mulher, pela Mulher": A Coluna Feminismo no Jornal O Pai (RJ) e a Questão do Voto Feminino (1927-1930)." In Mídias e História: Metodologias & Relatos de Pesquisa, 211–29. ediPUCRS, 2024. http://dx.doi.org/10.15448/1725.9.

Full text
Abstract:
Neste relato de Pesquisa e Metodologias, a proposta é refletir sobre a enriquecedora experiência com a pesquisa em Imprensa e História e sua vinculação ao processo de produções e resgates acerca das Histórias das Mulheres. O jornal e a imprensa são importantes fontes e objetos que possibilitam uma conexão entre aspectos políticos, sociais e culturais, por isso tiveram fundamental importância no processo de pesquisa sobre as Histórias das Mulheres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Cidades (aspectos sociais;aspectos culturais)"

1

Bueno, Ayrton Portilho. "Benidorm e Balneário Camboriú: comparações entre ícones do turismo de sol e praia urbano." In Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo. Barcelona: Curso de Arquitetura e Urbanismo. Universidade do Vale do Itajaí, 2016. http://dx.doi.org/10.5821/siiu.6348.

Full text
Abstract:
Benidorm, na costa alicantina, na Espanha, e Balneário Camboriú, no sul do Brasil, são cidades onde o turismo de sol e praia assumiu características urbanas. Têm similitudes paisagísticas e funcionais, pelos seus skylines e por apresentarem alojamentos turísticos e de segunda residência. Buscando entender comparativamente as duas cidades, analisaram-se suas relações com o território e o ambiente, acompanhando a evolução urbana de cada uma, relacionando-as aos processos sócio-econômicos, culturais e aspectos institucionais que permitiram e orientaram seus desenvolvimentos. Num recorte morfológico, analisou-se o tecido urbano, em especial das primeiras franjas junto à costa, comparando-se alguns aspectos visíveis dos tecidos urbanos que estão relacionados com a ambiência e a qualidade de vida nesses assentamentos. Percebeu-se que os tecidos urbanos de cada cidade, tiveram processos de ordenação territorial diferenciados que se refletem em ambientes urbanos de qualidades também diferentes. Benidorm, in alicantina coast, Spain, and Camboriú in southern Brazil, are cities where the sun and beach tourism has developed with urban model. They have similarities landscape and functional by their skylines and by present tourist and second home accommodations. Seeking understand the two cities comparatively, we analyzed their relations with the territory and the environment, following the urban evolution of each one, relating them to the social-economic processes, cultural and institutional aspects that led and guided their development. In a morphological approach, the urban tissue was analyzed, especially the first fringes along the coast, compared to some visible aspects of the urban fabric that are related to the ambience and quality of life in these settlements. It was noticed that the urban fabric of each city, had distinct territorial ordering processes that are reflected in urban environments also different qualities.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carminatti, Karol Diego, and Almir Francisco Reis. "FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS CENTRALIDADES: Uma análise comparativa entre as cidades de Chapecó e Blumenau /SC." In Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo. Universitat Politècnica de Catalunya, Grup de Recerca en Urbanisme, 2022. http://dx.doi.org/10.5821/siiu.12215.

Full text
Abstract:
The state of Santa Catarina, in southern Brazil, presents a peculiar urban structure when compared to the national context. Presenting several geographical, cultural and social conditions, it brings together cities that express varied urban fabrics, sometimes with very dispersed and segregated configurations, sometimes very reticulated and integrated. In this opportunity we bring to study Blumenau, a city that expresses the first characteristic, and Chapecó, a municipality representing the second situation. Different centralities have emerged and transformed in these contexts, directly influencing the use and experience of urban space. Based on this observation, we compared the structure of these two medium-sized cities identifying attributes of urban centralities through formal, functional and historical aspects. To assist in the analysis of the distinct centralities, we bring as an important methodological contribution the studies by Holanda et al. (2015) and the Spatial Syntax theory, developed by Hillier and Hanson (1984). The results found point to a strong correlation of the configurational structure with the network of centralities present in both cities analyzed, revealing places with greater or lesser possibility of gathering urban qualities and expressing diversity, attendance and quantity of people in urban space. Keywords: Centrality, spatial configuration, urban layout, public space. O estado de Santa Catarina, no sul do Brasil, apresenta uma estrutura urbana peculiar quando comparado ao contexto nacional. Apresentando diversas condições geográficas, culturais e sociais, reúne cidades que expressam tecidos urbanos variados, ora com configurações bastante dispersas e segregadas, ora bastante reticuladas e integradas. Nesta oportunidade trazemos para estudo Blumenau, cidade que expressa a primeira característica, e Chapecó, município representando a segunda situação. Diferentes centralidades surgiram e se transformaram nestes contextos, influenciando diretamente o uso e vivência do espaço urbano. Partindo dessa constatação, comparamos a estrutura destas duas cidades médias identificando atributos de centralidades urbanas mediante aspectos formais, funcionais e históricos. Para auxiliar na análise das distintas centralidades, trazemos como importante aporte metodológico os estudos de Holanda .et al. (2015) e a teoria da Sintaxe Espacial, desenvolvida por Hillier e Hanson (1984). Os resultados encontrados apontam forte correlação da estrutura configuracional com a rede de centralidades presentes em ambas as cidades analisadas, revelando lugares com maior ou menor possibilidade de reunir qualidades urbanas e expressar diversidade, assiduidade e quantidade de pessoas no espaço urbano. Palavras-chave: Centralidade, configuração espacial, traçado urbano, espaço público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Piccoli Campoy, Camila Cristina, and Maria Cristina da Silva Schicchi. "TERRITÓRIO, PAISAGEM E IDENTIDADE CULTURAL: O centro histórico de Rio Claro/SP – Brasil." In Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo. Bogotá: Universidad Piloto de Colombia, 2022. http://dx.doi.org/10.5821/siiu.10287.

Full text
Abstract:
This work aims to study the preservation of cultural heritage in the city of Rio Claro/SP. It seeks to understand the population's relationship with cultural heritage and their degree of feeling of belonging and identity with the city's historic center, which has been listed by the Condephaat (state preservation agency) and privileged area in terms of investments. However, this listing prioritized construction aspects, historical and architectural relevance and the tourist potential of the center, without the necessary intertwining with other values, such as affective and immaterials, resulting from social practices such as, for example, those related to railway´s remnants, also present in the center. This article discusses the different preservation actions on officially recognized property and other cultural references present in the center. As a result, it is expected to contribute to a critical review of the criteria for valuing and recognizing cultural heritage in order to support future municipal policies. Keywords: Heritage, memory, identity, territory. Topic: Análisis y ordenación del paisaje. Subtopic: Paisajes culturales O presente trabalho se propôs a estudar a preservação do patrimônio cultural do município de Rio Claro/SP. Busca-se compreender a relação da população com o patrimônio cultural e seu grau de sentimento de pertencimento e de identidade com o centro histórico da cidade, objeto de tombamento pelo Condephaat (órgão estadual de preservação) e área privilegiada em termos de investimentos. Contudo, esse tombamento priorizou os aspectos construtivos, a relevância histórica, arquitetônica e o potencial turístico do centro, sem o necessário entrelaçamento a outros valores, como os afetivos e os imateriais, decorrentes das práticas sociais como, por exemplo, os relacionados aos remanescentes ferroviários, também presentes no centro. Esse artigo discute as distintas ações de preservação sobre os bens reconhecidos oficialmente e outras referências culturais presentes no centro. Como resultado, espera-se contribuir com uma revisão crítica dos critérios de valorização e reconhecimento do patrimônio cultural de forma a fundamentar futuras políticas municipais. Palabras clave: Patrimônio cultural, memória, identidade, território. Bloque temático: Análisis y ordenación del paisaje. Subtema: Paisajes culturales
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Freire, Renata Bianca Oliveira, and Andreza Gomes Weil. "A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO E O ACESSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES MIGRANTES NA CIDADE DE MANAUS - AMAZONAS." In II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS. CEEINTER, 2024. http://dx.doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1261.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo analisar as estratégias para efetividade do acesso à política de educação de estudantes migrantes previstas no marco legal no Brasil e sua aplicabilidade na cidade de Manaus. Deste modo, este estudo tem como questão central a inclusão e o atendimento da população migrante na política de educação na cidade de Manaus, compreendendo a educação como um direito de todos, incluindo os migrantes. O artigo foi elaborado a partir de levantamento documental coletado na Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Estado do Amazonas (SEDUC/AM) e Secretaria Municipal de Educação da cidade de Manaus (SEMED), bem como no Portal de Imigração do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Verificou-se que os marcos legais relacionados ao direito a educação dos migrantes no Brasil à educação têm apresentado avanços significativos, embora sejam identificadas a precarização nos aspectos sociais, econômicos e culturais que interferem diretamente na efetivação plena do direito à educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Galiano, Leonardo Oliveira. "A RELAÇÃO HUMANAS E URBANAS ENTRE CURITIBA E SÃO JOSÉ DOS PINHAIS." In I Congresso Nacional de Ensino e Pesquisa em Geografia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1318.

Full text
Abstract:
Introdução: Analisar a composição e distribuição da população, implicações políticas, econômicas na organização socioespacial. Essas estruturas que configura o espaço urbano da cidade de São José de Pinhais, acaba se tornando um polo de atração de população, promovendo uma fluxo e densidade maior na cidade. Objetivos: Analisar a composição e distribuição da população, implicações políticas, econômicas na organização socioespacial na RMC e interpretar e relacionar a cidade de Curitiba e de São José dos Pinhais. Atualmente, um desafio fundamental para a gestão das regiões metropolitanas tem a ver com a capacidade dos órgãos gestores de exercerem o seu papel. Materiais e Métodos: A pesquisa foi feita através de método documental, através de bibliografias e documentos de órgãos públicos oficiais da Região Metropolitana de Curitiba, com o intuito de encontrar a relação dinâmica e codepedentes, suas causas e feitos dentro de um espaço geográfico na cidade de Curitiba e São José dos Pinhais. Resultados: O resultado encontrado foi de as pessoas) também deixam suas marcas de maneira “invisível”. Ao trazerem expressões do vocabulário presente na região de onde vieram, a sua cultura e o modo de portar em sociedade e de lidar com a vida, contribuem ainda mais, não apenas a cidade de Curitiba, mas a RMC – este artigo dá destaque a São José dos Pinhais – uma configuração mais cosmopolita e multiétnica. Que por sua vez, além de atrair mais turistas, e povos de outras regiões para morar na região, também traz desafios quanto a convivência e relação de ideais muitas vezes, antagônicos e até conflitantes. Se torna conflito, pois a paisagem de São José dos Pinhais se configura como território, da qual existe classes sociais e administrativas que pelejam para exercerem uma maior influência no local. Conclusão: A reconfiguração urbana é imprescindível, uma vez que as cidades vêm crescendo, e constantes transformações são sofridas por elas. O modo como a cidade está disposta – o seu sistema de transportes, espaço público, entre outros aspectos – está diretamente ligado à sua capacidade para melhorar a produtividade e aumentar a riqueza, e de promoção de cidadania aos seus munícipes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Machado, Sofia M. B., Juliana C. S. do Outão, Victor M. G. Chaves, Bruna Diirr, and Rodrigo Pereira dos Santos. "Caracterização da Colaboração Apoiada por Sistemas de Informação em Cidades Inteligentes." In Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2022. http://dx.doi.org/10.5753/washes.2022.222891.

Full text
Abstract:
A concentração da população em áreas urbanas aumenta as questões econômicas, sociais e ambientais, que podem ser resolvidas por meio da articulação entre governos, universidades, empresas e sociedade, em iniciativas de cidades inteligentes. Este estudo busca sistematizar o que tem sido abordado sobre colaboração em iniciativas de cidades inteligentes apoiadas por sistemas de informação, por meio de um mapeamento sistemático da literatura. Os resultados indicam que as iniciativas relacionadas à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos são as mais frequentes. Como contribuição, o trabalho identifica desafios e oportunidades no tema e pode subsidiar formulações de teorias em trabalhos futuros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Aragão, Alexandre, Nathyane Moreno, Davi Viana, Francisco Silva, Tercio Sousa, Luis Rivero, Ariel Teles, Arlindo Da Conceição, and Inaldo Costa. "Utilizando Métricas de Qualidade na Avaliação de uma Aplicação para Cidades Inteligentes." In IV Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/washes.2019.6409.

Full text
Abstract:
Diversas aplicações de software vêm modificando o estilo de vida das pessoas em aspectos tecnológicos e sociais. Um conjunto dessas aplicações possibilitam a criação das chamadas Cidades Inteligentes (CIs). Assim como qualquer outro tipo de aplicação, estas aplicações precisam ser avaliadas para garantir uma qualidade adequada e fornecer uma melhor experiência aos usuários. Contudo, aplicações no contexto de CIs podem conter caracterı́sticas tecnológicas especı́ficas que não são avaliadas em aplicações tradicionais, tais como aspectos de interoperabilidade e mudança de contexto da aplicação de acordo com a alteração do ambiente do usuário. Desta forma, este artigo apresenta um estudo sobre a avaliação de duas caracterı́sticas de qualidade relevantes para CIs (sensibilidade ao contexto e calmness). Adicionalmente, apresentamos uma discussão sobre essas caracterı́sticas e suas métricas em relação aos aspectos humanos da interação com a aplicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Raize, Juliana Teixeira. "Mafalda e a Argentina: Aspectos culturais e sociais das décadas de 1960 e 1970." In VI Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História – Universidade Estadual de Maringá – UEM, 2013. http://dx.doi.org/10.4025/6cih.pphuem.173.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Graciano Neto, Valdemar Vicente, and Emanuel Coutinho. "Modelagem e Simulação: Um Grande Desafio para Aspectos Humanos, Sociais e Econômicos de Software." In Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2024. http://dx.doi.org/10.5753/washes.2024.2067.

Full text
Abstract:
A Modelagem e Simulação (M&S) é uma prática essencial para antecipar propriedades de sistemas complexos, especialmente em domínios críticos como militares, energéticos e urbanos. A aplicação de M&S na Engenharia de Software, incluindo para cidades inteligentes, tem ganhado destaque devido à sua capacidade de avaliar arquiteturas, prototipar, conduzir experimentos e prever propriedades do projeto. Surgem desafios adicionais com os Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (ASHES), levantando questões sobre a modelagem do comportamento humano, aspectos econômicos e abordagens de M&S adequadas. Este artigo destaca a modelagem e simulação como um Grande Desafio para ASHES, provocando reflexões sobre como enfrentar esses desafios e explorar oportunidades em áreas críticas para a sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Coutinho, Emanuel F., Italo Santos, and Ernesto Trajano. "Modelagem de Ecossistemas de Software para Tecnologias Aplicadas a Cursos de Graduação EAD." In III Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/washes.2018.3479.

Full text
Abstract:
A UAB é um sistema que oferece cursos de nível superior para a população com dificuldade de acesso à formação universitária, por meio da EAD. Diversos cursos de graduação semi-presenciais da UAB utilizam o AVA SOLAR, possuindo cada um diversas disciplinas em cidades distintas, com infraestruturas e tecnologias variadas. O SOLAR ECOS foi modelado para possibilitar uma visão geral de todo o ambiente que circunda o AVA SOLAR. O objetivo deste trabalho é mapear as tecnologias e tipos de recursos multimídia envolvidos nas disciplinas EAD oferecidas no AVA SOLAR.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Cidades (aspectos sociais;aspectos culturais)"

1

Nobre, Carlos, Andrea Encalada, Elizabeth Anderson, Fernando Hector Roca Alcazar, Mercedes Bustamante, Carlos Mena, Marielos Peña-Claros, et al., eds. Relatório de Avaliação da Amazônia 2021. Sustainable Development Solutions Network (SDSN), June 2022. http://dx.doi.org/10.55161/pqve6369.

Full text
Abstract:
O primeiro Relatório (2021) do Painel Científico da Amazônia (SPA) está organizado em três partes: estado atual, ameaças e soluções, destacando as importantes características biológicas, biogeoquímicas e físicas da Bacia Amazônica, bem como suas características sociais, culturais. aspectos políticos-históricos e econômicos. O Painel é composto por mais de 200 cientistas de toda a região, bem como parceiros globais, e mobilizou uma rede mais ampla de cientistas, comunidades, profissionais e gestores através de workshops e webinars.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography